Prefeitura de Araras - SP

Notícia:   Prefeitura de Araras - SP oferece várias vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARAS

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 21/2009

"Dispõe sobre o Processo Seletivo n° 001/2009 para contratação por prazo determinado, nos termos do art. 37, inciso IX da Constituição Federal do Brasil, bem como da Lei Municipal nº 3759/05 nos termos do capitulo VI, art. 47 a 54, para provimento em caráter provisório e temporário de cargos públicos".

O Prefeito do Município de Araras-Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrição para o Processo Seletivo nº. 001/2009, o qual visa a contratação em caráter temporário e por prazo determinado para os cargos públicos abaixo elencados, nos termos do art. 37, inciso IX, da Constituição Federal do Brasil, e da Lei Municipal nº 3759 / 05.

DOS CARGOS PÚBLICOS

Código

CARGOS

Jornada de Trabalho Semanal

1

Professor de Educação Infantil

30 horas

2

Professor de Educação Infantil - Auxiliar

30 horas

3

Professor de Educação Básica I

30 horas/24 horas (EJA)

4

Professor de Educação Básica I - Auxiliar

30 horas/24 horas (EJA)

5

Professor de Educação Básica I - Educação Especial

30 horas

6

Professor de Educação Básica II - Auxiliar

30 horas

7

Professor de Educação Básica II - Ciências

hora/aula

8

Professor de Educação Básica II - Arte

hora/aula

9

Professor de Educação Básica II - Educação Física

hora/aula

10

Professor de Educação Básica II - Geografia

hora/aula

11

Professor de Educação Básica II - História

hora/aula

12

Professor de Educação Básica II - Inglês

hora/aula

13

Professor de Educação Básica II - Matemática

hora/aula

14

Professor de Educação Básica II - L íngua Portuguesa

hora/aula

15

Professor de Educação Básica II Língua Portuguesa com Habilitação em Educação Especial

hora/aula

16

Professor de Educação Básica II Matemática com Habilitação em Educação Especial

hora/aula

17

Professor de Educação Básica I - Educação Especial- Auxiliar

30 horas

Os professores serão contratados de acordo com a necessidade da Secretaria Municipal da Educação de Araras e por prazo determinado para efetuarem docência de aulas de reforço ou em caráter de substituição para Professores efetivos da rede, nos casos de afastamentos ou licenças dos mesmos.

Não haverá coincidência de horários de provas para os cargos abaixo relacionados, podendo o candidato inscrever-se em um cargo constante do QUADRO "A" em um cargo constante do QUADRO "B", em um cargo constante do QUADRO "C" e em um cargo constante do QUADRO "D".

QUADRO "A" - das 8h às 10 horas

Código

Cargo

01

Professor de Educação Infantil

05

Professor de Educação Básica I - Educação Especial

14

Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa

13

Professor de Educação Básica II - Matemática

11

Professor de Educação Básica II - História

09

Professor de Educação Básica II - Educação Física

QUADRO "B" - das 10h30 às 12h30

Código

Cargo

02

Professor de Educação Infantil - Auxiliar

17

Professor de Educação Básica I - Educação Especial - Auxiliar

12

Professor de Educação Básica II - Inglês

07

Professor de Educação Básica II - Ciências

10

Professor de Educação Básica II - Geografia

08

Professor de Educação Básica II - Arte

QUADRO "C" - das 13h 30 às 15h30

Código

Cargo

3

Professor de Educação Básica I

15

Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa com habilitação em Educação Especial

16

Professor de Educação Básica II - Matemática com habilitação em Educação Especial

QUADRO "D" - das 16h às 18h

CódigoCargo
04Professor de Educação Básica I - Auxiliar
06Professor de Educação Básica II - Auxiliar

Das inscrições

1.1 - As inscrições realizar-se-ão na Faculdade Municipal de Araras, Alameda Clementino Dalla Costa - nº 402 - Centro - CEP: 13.600-310 - Araras /SP, no período de 07 a 10 de dezembro de 2009, no horário das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, impreterivelmente.

1.2 - A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento de qualquer natureza.

1.3 - Para inscrever-se o candidato deverá primeiramente, efetuar o recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais), através de depósito bancário para Prefeitura Municipal de Araras: Banco Nossa Caixa - Agência:1275 - 1, Conta Corrente: 000004-8 e se dirigir ao local de inscrição, determinado no item 1.1 munido de um envelope etiquetado com nome do candidato e descrição dos documentos contidos dentro desse envelope (todos os documentos abaixo relacionados deverão ser cópia xerográfica autenticada ou cópia xerográfica com apresentação do documento original para conferência ‘in loco'): cópia xerográfica da Cédula de Identidade ou Carteira Profissional e preencher o Requerimento de Inscrição com os dados solicitados, devendo sob as penas da Lei indicar;

1.3.1 - Ser brasileiro ou se estrangeiro, atender as disposições legais;

1.3.2 - Ter, na data da inscrição, 18 (dezoito) anos completos;

1.3.3 - Apresentar cópia do documento comprobatório da conclusão da habilitação para função a que concorre, no ato da inscrição;

1.3.4 - Estar quite com as obrigações militares, quando for o caso;

1.3.5 - Estar em gozo de seus direitos civis, políticos e eleitorais;

1.3.6 - Gozar de boa saúde física e mental e não ser portador de deficiência incompatível com o exercício das funções atinentes ao cargo público a que concorre;

1.3.7 - Não haver sofrido, no exercício de atividade pública, penalidades por atos incompatíveis com o serviço público;

1.3.8 - Não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória, ou seja, 70 (setenta) anos para homens e 65 (sessenta e cinco) para mulheres;

1.3.9 - Apresentar atestado de antecedentes criminais, no ato da contratação.

1.4 - A Inscrição deverá ser feita pessoalmente ou por procurador formalmente constituído, não se aceitando inscrição condicional, por via postal ou meio eletrônico (Internet).

1.4.1 - Em se tratando de procuração, a mesma deverá ser com firma reconhecida do outorgante e acompanhada de cópias reprográficas do documento de identidade do procurador e do candidato que ficarão retidas juntamente com a procuração que será anexada ao requerimento.

1.5 - O deferimento das inscrições dependerá do correto preenchimento pelo candidato do documento de inscrição, devendo o candidato indicar forma de contato para dirimir eventuais dúvidas.

1.6 - A Secretaria Municipal da Educação de Araras poderá, se necessário, anular todo e qualquer ato, desde que verificada falsidade na documentação apresentada pelo candidato.

1.7 - A inscrição será confirmada mediante a compensação do depósito efetuado pelo candidato.

1.8 - O comprovante do depósito efetuado pelo candidato será retido no momento da inscrição.

2. Das Provas:

2.1 - O processo seletivo constará de prova composta de questões objetivas de múltipla escolha, com 20 (vinte) questões, de 04 (quatro) alternativas cada e de caráter classificatório, onde cada questão terá o valor de 5 (cinco) pontos.

Cargo

Prova Objetiva

Nº. de questões

Professor de Educação Infantil e Professor de Educação Infantil - Auxiliar.

Conhecimentos Específicos

10

Conhecimentos Pedagógicos e Legislação

10

Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica I - EJA , Professor de Educação Básica I - Educação Especial e Professor de Educação Básica I - Auxiliar.

Conhecimentos Específicos

10

Conhecimentos Pedagógicos e Legislação

10

Professor de Educação Básica II (Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Arte, Inglês), Professor de Educação Básica II - Auxiliar.

Conhecimentos Específicos

10

Conhecimentos Pedagógicos e Legislação

10

Professor de Educação Básica II (Língua Portuguesa com Habilitação em Educação Especial e Professor de Educação Básica II Matemática com Habilitação em Educação Especial, Professor de Educação Básica I - Educação Especial - Auxiliar

Conhecimentos Específicos

10

Conhecimentos Pedagógicos e Legislação

10

2.2 - O programa e a bibliografia do Processo Seletivo fazem parte do presente Edital (Anexo III).

2.3 - O candidato deverá acompanhar a publicação do Edital de Convocação para realização das provas no Jornal Oficial local.

2.4 - O presente Edital também será afixado na Secretaria Municipal da Educação, Av. Dona Renata - nº. 990 - CEP: 13.600-001 - Centro - Araras/ SP.

3. Dos Títulos

3.1 - Os candidatos inscritos no Processo Seletivo Simplificado, selecionados nos termos do item 2.1, terão a pontuação da nota da prova escrita somada à pontuação por títulos para fins de classificação final.

3.2 - A entrega dos títulos será, obrigatoriamente, realizada no ato de inscrição do processo seletivo, no local e horários estipulados no item 1.1, não sendo permitida a juntada ou a substituição de quaisquer documentos extemporâneos.

3.3 - Serão considerados os títulos, discriminados no anexo II, limitados ao valor máximo de 12,0 (doze) pontos, sendo desconsiderados os demais.

3.4 - Não serão computados os pontos cumulativos dos títulos de Doutor e Mestre.

3.5 - Os requisitos e os títulos poderão ser entregues por procuração, com firma reconhecida, acompanhados de cópias xerográficas do documento de identidade do procurador e do candidato, que ficarão retidas.

3.6- Os títulos deverão ser entregues mediante cópias xerográficas devidamente autenticadas por Cartórios competentes ou então o candidato deverá apresentar o original e cópia para devida autenticação pela Comissão de Concursos e Processos Seletivos no ato de inscrição.

4. Da Prestação das Provas

4.1 - As provas objetivas realizar-se-ão no dia 19 de dezembro de 2009, no horário das 08h00 às 10h00, das 10h30 às 12h30, das 13h30 às 15h30e das 16h às 18horas, horário de Brasília, com duração 02 (duas) horas, em locais a serem divulgados no dia 12 dezembro de 2009 , através da imprensa local.

4.2 - Os candidatos deverão apresentar-se no mínimo 30 (trinta) minutos antes do horário determinado para o início das provas, sendo que não serão admitidos nos locais de provas os candidatos que se apresentarem após o horário estabelecido para os exames.

4.3 - O ingresso nos locais de prova será permitido apenas aos candidatos que apresentarem o comprovante de inscrição, acompanhado de documento hábil de identificação com foto, não sendo aceito protocolos, crachás, identidade funcional, título de eleitor e outros não admitidos oficialmente como documento hábil de identificação.

4.4 - O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto nº 02 e borracha.

4.5 - A inviolabilidade das provas será comprovada no posto de execução, no momento do rompimento do lacre das provas na presença dos candidatos.

4.6 - Durante a execução das provas não será permitido consultar nenhuma espécie de legislação, livro, revista ou folheto, bem como o uso de máquina calculadora, telefone celular, Pager ou qualquer outro meio de comunicação, como também não será admitida comunicação entre os candidatos.

4.7 - No decorrer da prova se o candidato observar qualquer anormalidade gráfica ou irregularidade na formulação de alguma questão, ou mesmo que não esteja ela prevista no programa, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala que, anotará na folha de ocorrências para posterior análise da banca examinadora.

4.7.1 - Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente da formulação de recurso.

4.7.2 - Sempre que o candidato observar a anormalidade prevista no item 4.7 deverá manifestar-se, sob pena de não poder apresentar, posteriormente, eventual recurso.

4.8 - Ao terminar a prova, o candidato deverá entregar ao Fiscal o caderno de questões, a folha de respostas e todo e qualquer material cedido para a execução das provas.

4.9 - Não haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando ausência ou atraso do candidato na sua eliminação, seja qual for o motivo alegado.

4.10 - O candidato só poderá retirar-se da sala após 30 (trinta) minutos de seu início.

5. Do Julgamento das Provas

5.1 - As provas, de caráter classificatório, serão avaliadas na escala de 00 (zero) a 100 (cem) pontos.

5.2 - Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada, vista ou revisões de provas.

5.3 - O candidato poderá interpor recurso contra erros formais ou classificação, desde que devidamente fundamentado, que deverá ser dirigido à Comissão do Processo Seletivo da Prefeitura Municipal de Araras, no prazo de 02 (dois) dias úteis, após a publicação da classificação final do Processo Seletivo.

6. Da Classificação

6.1 - Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente, considerando-se o total de pontos obtidos na prova objetiva acrescidos dos pontos atribuídos aos títulos.

6.2 - A Prefeitura Municipal de Araras publicará, através da imprensa local, a lista da classificação final.

6.3 - Caso alguma questão venha a ser anulada a mesma será considerada correta a todos os candidatos.

7. Do Desempate

7.1 Para os candidatos que obtiveram o mesmo número de pontos, o processo de desempate obedecerá aos seguintes critérios:

7.1.1. Maior idade cronológica do candidato;

7.1.2. Maior número de filhos dependentes.

8. Da Admissão:

8.1 - A classificação no Processo Seletivo assegurará ao candidato, obedecida à ordem de classificação, sua contratação por prazo determinado em substituições no ano letivo de 2.010.

8.2 - Perderá os direitos decorrentes do Processo Seletivo, o candidato que não comparecer na data e local estabelecidos pela Prefeitura Municipal de Araras para atribuições de classes/aulas ou em qualquer tipo de convocação oficial.

8.3 - Por ocasião da admissão, serão exigidos dos candidatos classificados os documentos relativos à confirmação das condições estabelecidas no item 1.3 deste Edital, sendo que a não apresentação de quaisquer deles importará na exclusão do candidato da lista de classificação final.

8.4 - Na admissão o candidato será submetido à inspeção de saúde de caráter eliminatório para avaliação de suas condições físicas e mentais.

8.5 - Os candidatos com necessidades especiais serão submetidos à avaliação perante uma Junta Multidisciplinar que fornecerá o laudo comprobatório de sua capacidade para o exercício das funções inerentes no qual venha a ser investido.

9. Da divulgação dos resultados

9.1. A Prefeitura Municipal de Araras e a Secretaria Municipal da Educação afixarão a relação dos candidatos classificados em seus estabelecimentos.

9.2. A classificação final será publicada oportunamente através da imprensa local.

10. Das Disposições Finais:

10.1 - A inscrição do candidato importará no conhecimento da presente instrução e na aceitação das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes.

10.2 - Será excluído do Processo Seletivo, por ato da Prefeitura Municipal de Araras, sem prejuízo das medidas de ordem administrativas, civil e criminal, o candidato que:

a) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) agir com incorreção, violência, descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas e demais atividades, ou mesmo, por qualquer razão tentar tumultuá-la;

c) for surpreendido utilizando-se de meios proibidos por este Edital;

d) for responsável por falsa identificação pessoal;

e) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros em qualquer etapa do Processo Seletivo;

f) não devolver integralmente o material recebido;

g) efetuar pagamento da taxa de inscrição fora do prazo previsto;

h) deixar de atender a convocação ou qualquer outra orientação da Prefeitura Municipal de Araras.

10.3 - Os Candidatos quando de sua convocação para admissão deverão mencionar qualquer tipo de impedimento para a contratação e sendo impossibilitados, a Prefeitura convocará o próximo da lista, e depois de corrida toda lista, os que apresentaram qualquer tipo de impedimento poderão novamente ser convocados.

10.4 - Os Candidatos classificados, desde já ficam cientes de que a admissão será por prazo determinado, desta forma não terão qualquer vínculo permanente de emprego com a Administração e que sua admissão findará automaticamente com a data final estipulada como prazo determinado ou que a licença ou afastamento do titular do emprego seja interrompida pelo mesmo ou a critério da Secretaria Municipal da Educação.

10.5 - As Candidatas classificadas que forem admitidas grávidas ou que vierem a ficar grávidas durante o prazo determinado, não farão jus a qualquer tipo de estabilidade ou indenização, sendo suas admissões finalizadas na data prevista para o término das mesmas.

10.6 - Os Candidatos classificados que vierem a ser admitidos e que durante a vigência da admissão afastarem-se por motivos não relacionados no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Araras, terão automaticamente seus contratos de trabalhos rescindidos, procedendo a contratação do próximo classificado.

10.7- Os candidatos que vierem a ser contratados e que faltarem injustificadamente, consecutiva ou intercaladamente 03 (três) vezes, terão seus contratos automaticamente rescindidos.

10.7.1 - Os candidatos que vierem a ser contratados deverão cumprir o estabelecido no Estatuto e Plano de Cargos e Remuneração do Magistério Público Municipal de Araras.

10.8 - Os candidatos que forem considerados inabilitados poderão ser dispensados sem justa causa e sem qualquer tipo de direito a indenização, exceto a proveniente por seu contrato de trabalho temporário.

10.9 - Caso haja interesse da Administração Pública Municipal de Araras, as contratações poderão ser prorrogadas até o prazo máximo de 01 (um) ano.

10.10 - No caso de prorrogação contratual permanecerão inalteradas as cláusulas do contrato, sendo os contratados regidos pelo Estatuto e Plano de Cargos e Remuneração do Magistério Público Municipal de Araras e pelas normas estabelecidas no presente Edital.

10.11 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão nomeada especificamente para acompanhar o Processo Seletivo.

Araras (SP), 4 de dezembro de 2009.

Dr. NELSON DIMAS BRAMBILLA
Prefeito Municipal em exercício

ANEXO I

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

I - Professor de Educação Infantil - Campo de atuação nas creches e pré-escolas ).

Habilitação: Curso Superior com Licenciatura de Graduação Plena juntamente com Curso Normal em nível médio, e/ou curso Normal Superior, e/ou Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil e/ou Pós Graduação em Educação Infantil.

II - Professor de Educação Infantil Auxiliar - Campo de atuação nas creches e pré-escolas.

Habilitação: Curso Superior com Licenciatura de Graduação Plena juntamente com Curso Normal em nível médio, e/ou curso Normal Superior, e/ou Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil e/ou Pós Graduação em Educação Infantil.

III - Professor de Educação Básica I - Campo de atuação: Ensino Fundamental (1ªs às 4ªs série/ ou Ensino Fundamental de 09 (nove) anos/ 1º ao 4º ano), na Educação de Jovens e Adultos (das 1ªs às 4ªs séries).

Habilitação: Curso Superior com Licenciatura de Graduação Plena juntamente com Curso Normal em nível médio, e/ou curso Normal Superior, e/ou Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação de Magistério nas séries iniciais.

IV - Professor de Educação Básica I Auxiliar - Campo de atuação: Ensino Fundamental (1ªs às 4ªs série/ ou Ensino Fundamental de 09 (nove) anos/ 1º ao 4º ano), na Educação de Jovens e Adultos (das 1ªs às 4ªs séries) .

Habilitação: Curso Superior com Licenciatura de Graduação Plena juntamente com Curso Normal em nível médio, e/ou curso Normal Superior, e/ou Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação de Magistério nas séries iniciais.

V - Professor de Educação Básica II - Campo de atuação: Ensino Fundamental (5ªs às 8ªs séries), na Educação de Jovens e Adultos (das 5ªs às 8ªs séries).

Habilitação: Curso superior com Licenciatura com Graduação Plena e/ ou formação superior em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

VI - Professor de Educação Básica II Auxiliar - Campo de atuação: Ensino Fundamental (5ªs às 8ªs séries), na Educação de Jovens e Adultos (das 5ªs às 8ªs séries).

Habilitação: Curso superior com Licenciatura com Graduação Plena e/ ou formação superior em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

VII - Professor de Educação Básica II Língua Portuguesa e Matemática com Habilitação em Educação Especial - Campo de atuação: Educação Especial (para educandos com necessidades especiais).

Habilitação: Curso superior com Licenciatura de Graduação Plena com habilitação especifica e ou pós-graduação em Educação Especial.

ANEXO II

TABELA DE TÍTULOS

ESPECIFICAÇÃO DOS TÍTULOS VALOR UNITÁRIOVALOR MÁXIMO COMPROVANTES
Doutorado na área de Educação 1010Diploma devidamente registrado, acompanhado do respectivo Histórico Escolar.
Mestrado na Área de Educação 88Diploma devidamente registrado, acompanhado do respectivo Histórico Escolar.
Curso de Pós-Graduação ou Especialização   Certificado devidamente registrado, acompanhado do respectivo Histórico
(lato-sensu) com no mínimo 360 (trezentos e sessenta ) horas na área da Educação de forma presencial 22Escolar, expedido por escolas oficiais ou particulares de ensino superior, devidamente reconhecido pelo MEC.

ANEXO III PROGRAMA E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

LEGISLAÇÃO

Constituição Federal/88 - Artigos 205 a 214 e artigo 60 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96 CNE/CEB - Resolução n.º 1/2004, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II - arts. 7.º a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Título III

Lei Federal n.º 11.114/05, de 16 de maio de 2005. Altera os artigos 6º, 30, 32 e 87 da Lei Federal n.º 9.394/96.

Lei Federal nº 11.274, de 06 de dezembro de 2006. Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.

Parecer CNE / CEB nº 22, de 17 de dezembro de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Parecer CNE/CEB nº 17/2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial. Resolução CNE / CEB nº 01, de 07 de abril de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.

Resolução CNE / CEB nº 02, de 11 de setembro de 2001. Institui diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica.

Resolução SME/06, de 13 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a organização da prática educativa dos anos iniciais do ensino fundamental, com nove anos de duração, nas escolas municipais de ensino fundamental e dá outras providências.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

CASTORINA, J.A. et al. Piaget-Vigotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática., 1998.

COLL,César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo. Editora Ática, 1999.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre. Mediação, 1998.

LIBANEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora (Série Formação Geral), 1994.

LUCKESI, C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994 - cap. 2 a 5, 7 a 9,

PERRENOUD, Philippe. Dez competências para ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas - Sul 2000, cap. 2 a 6.

PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Idéias nº 8. 1.990, p 17-24.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro. Editora WVA, 1997.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - AUXILIAR

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

ARIÈS, Philippe. História social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.

CAMPOS, Maria Malta. A legislação, as Políticas nacionais de educação infantil e a realidade: desencontros e desafios. In. MACHADO, Maria Lúcia de A. Machado. Encontros e desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002.

FERREIRA, Maria Clotilde R. et al. Os Fazeres na Educação Infantil, São Paulo: Cortez - 2002.

ZABALZA, Miguel A. Qualidade na Educação Infantil - Porto Alegre: Artmed. 1998.

SOLÉ, Isabel; BASSEDAS, Eulalia, HUGUET, Teresa; Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I - AUXILIAR

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

ABRANCHES, Mônica. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade. São Paulo: Cortez, 2003.cap. 1, 4 e conclusão.

AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. cap. 1, 2 e 4.

BRASIL, Ministério da Educação e do Esporte. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental: introdução dos parâmetros curriculares. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, violência e cotidiano escolar. In CANDAU, Vera Maria.Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 137-166.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Presença da pedagogia: teoria e prática da ação socioeducativa.São Paulo: Global, 1999. cap. II, V e X.

LUCKESI, Cipriano Carlos.Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1997. cap. II, III, IV e V. Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed. 2004. cap. 2, 3 e 8.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I - EDUCAÇÃO ESPECIAL

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I - EDUCAÇÃO ESPECIAL AUXILIAR

- Educação especial: conceito em evolução;

- Educação especial: tendências atuais;

- Inclusão e escola inclusiva;

- A educação de pessoas com necessidades educacionais especiais: legislação, recomendações, referenciais e currículo;

- Desafios para a educação especial frente aos novos paradigmas;

- A Sociedade, a escola e a família da criança com necessidades educacionais especiais.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA:

Resolução CNE/CEB - nº 02/2001 de 11 de setembro de 2001 que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

Lei 10.436 de 24/04/2002 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e dá outras providencias.

Decreto 3.298 de 20/12/99 que regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providencias.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília, CORDE, 1994.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares - estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF/SEESP, 2001.

BRASÍLIA, MEC, SEESP. Saberes e prática da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas; Brasília, MEC, SEESP, 2005.

BRASÍLIA, Saberes e prática da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez; educação infantil. Brasília: MEC, SEESP, 2005.

BRASÍLIA. Saberes e prática da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2005.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Editora Cortez, 1996.

STAINBACK, Susan e William Stainback. Inclusão: um guia para educadores; trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

CARVALHO, Rosita E. Removendo barreiras para a aprendizagem. Porto Alegre: Editora Mediação, 2000.

CAPOVILLA, G. S. e CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: método fônico. São Paulo: Memnom, 2002.

BUENO, J.G.S. A produção social da identidade do anormal. In: Freitas, M.C. (org). História da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001. p. 163-186

JANNUZZI, G. A política e os espaços para a criança excepcional. In Freitas, M.C. (org). História da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.p.187 - 228

AMARAL, L.A. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In AQUINO, Júlio Groppa. Diferenças e Preconceitos. São Paulo: Summus, 1998. p. 11-30.

REGO, T. C. R. Educação, cultura e desenvolvimento: o que pensam os professores sobre as diferenças individuais. In AQUINO, Júlio Groppa. Diferenças e Preconceitos. São Paulo: Summus, 1998. p. 49-71

BRUNO, Marilda M.G. Deficiência Visual. São Paulo, Laramara, 1997.

SUPERDOTADOS, Associação Brasileira de. Altas habilidades superdotação e talento: manual de orientação para pais e professores. Porto Alegre: ABSD, RS, 2000.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - AUXILIAR

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

ABRANCHES, Mônica. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade. São Paulo: Cortez, 2003.cap. 1, 4 e conclusão.

AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. cap. 1, 2 e 4.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, violência e cotidiano escolar. In CANDAU, Vera Maria.Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 137-166. COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Presença da pedagogia: teoria e prática da ação socioeducativa.São Paulo: Global, 1999. cap. II, V e X.

LUCKESI, Cipriano Carlos.Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1997. cap. II, III, IV e V.

Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed. 2004. cap. 2, 3 e 8.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.174p.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997.436p.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - LÍNGUA PORTUGUESA

A Língua Portuguesa na perspectiva tradicional

- Gramática normativa e histórica.

A Língua Portuguesa na perspectiva da lingüística

- Som / fonema

- Morfema e alormofia

- Processos sintáticos

- Propriedades semânticas das palavras, das orações e do enunciado. Literatura

- História literária

- Teoria da literatura

- A literatura infantil e juvenil na escola

- Obras literárias

Linguagem e ensino

- Linguagem: uso e função - Discurso ou texto

- Língua oral e língua escrita - Variação linguística e norma - Gramática e criatividade

- Leitura e produção de texto

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.106p.

BOSI. Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Pulo: CULTRIX, 1983.

CHIAPPINI, Lígia, CITELLI, Adilson (coord). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997.

CHIAPPINI, Lígia, NAGAMINE, Helena, MICHELETTI, Guaraciaba (coord). Aprender e Ensinar com Textos Didáticos e Paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.

COUTINHO, A. A literatura no Brasil. São Paulo: Global, 1997.

CUNHA, C. e CINTRA L. Nova Gramática do Português. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

GERALDI, J. W. e CITELLI, P. Aprendendo a escrever com textos dos alunos. São Paulo: Cortez, 1997.

GNERRE, M. Escrita linguagem e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1983. ILARI, Rodolfo;

GERALDI, J. W. Semântica. São Paulo: Ática, 1985.

KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. H. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KHÉDE, Sônia Salomão (org) Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico Petrópolis: Vozes, 1983.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1993.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2000.

KOCH, Ingedore G. Vilaça; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.

KOCH, Ingedore G. Vilaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1997.

MOISÉS, Massaud. A literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1965.

SARAIVA, A. J. História da literatura portuguesa. Porto: Editora Porto, 1974.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - MATEMÁTICA

Conjunto dos números reais.

Variação de grandezas Função polinominal do 1º grau Função polinominal do 2º grau. Função modular. Função Exponencial. Função logarítmica. Funções trigonométricas.

Sistemas lineares. Matrizes. Determinantes. Estudo dos sistemas lineares. Polinômios. Equações polinominais. Números Complexos.

Poliedros. Corpos Redondos. Planos. Paralelismo. Perpendicularismo. Projeções. Distâncias. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferência. Construções geométricas elementares.

- Isometrias (reflexões em retas, translações, e rotações) e homotetias. Congruência e semelhança.

Sistema de coordenadas cartesianas. Coordenadas polares. Distâncias entre dois pontos. Ponto médio de um segmento. Alinhamento de três pontos. Coeficiente angular de uma reta. Equações da reta (geral, segmentaria, reduzida). Posições relativas entre retas. Distância de ponto à reta. Pontos notáveis do triângulo. Equação da circunferência.

Noções básicas de estatística. Organização da informação. Medidas de tendência central e de dispersão. Distribuição normal.

Análise combinatória. Binômio de Newton.

Eventos mutuamente exclusivos, complementares e independentes. Probabilidade condicional

- Noções básicas de Matemática Financeira. Progressões Aritméticas e Geométricas.

O ensino da Matemática no Ensino Fundamental.

As atuais propostas curriculares de matemática para o ensino Fundamental e Médio.

Objetivos do ensino de Matemática e critérios de seleção de conteúdos

- Uso da sala-ambiente e de recursos no processo de ensino-aprendizagem de matemática: (livros, calculadora, vídeo, computador, jornal, revistas, jogos, outros materiais).

Alguns caminhos para "fazer Matemática" na sala de aula

O recurso à resolução de problemas;

O recurso à história da Matemática.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.148p.

BUSSAB, Wilson e MORETIN, Pedro. Estatística Básica. Editora Saraiva, 2002.

D' AMBRÓSIO, N e D'AMBRÓSIO, U. Matemática Comercial e financeira com complementos de Matemática e introdução ao cálculo. São Paulo: Nacional, 1977.

D' AMBRÓSIO, U. Da Realidade à ação: reflexões sobre Educação Matemática. UNICAMP, Campinas, 1986.

DANTE, L.R. Didática da resolução de problemas. São Paulo: Ática,1989.

DAVIS, PJ e HERSH, R O sonho de Descartes Trad Mário C Moura Livraria Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1988.

IEZZI, Gelson e outros. Coleção Fundamentos de Matemática Elementar. São Paulo: Atual, 1997. Volumes 1,5,9 e 10.

IFRAH, Georges. Os números: história de uma grande invenção. Trad. Stella M. F. Senra. 2. Ed. Rio de Janeiro: Globo, 1989.

LEDERGERBER-RUOFF, E.B. Isometria e ornamentos no Plano Euclidiano. São Paulo: Atual Editora, 1982

WAGNER, R.Eduardo. Construções geométricas. IMPA/VITAE, 1993.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - INGLÊS

English Language and Communicative Skills

- Phonology, Syntax and Morphology

- Language as discourse Comprehension Skills: Reading Literature Englysh and American Literature: Historical Background Remarkable writers in English and American Literature Theory and Teaching Practice

- Foreign Language Teaching Methods in the 20th Century

- The Communicative Approach

- Setting and Restricting Objectives Integrating the four Skills Techniques and Resources The Socio-cultural Dimension of Foreign Langhage Teaching Materials evaluation Language Assessment

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1997.120p.

CELANI, M. A. A. Ensino de Segunda Língua: redescobrindo as origens. São Paulo: EDUC, 1997.

CELCE-MURELA, M. e LARSEN-FREEMAN, D. The grammar book: an ESLIEFL Teachr's course. Heinle e Heinle, 1983.

CELCE-MURELA, M. e McINTOSH, L. Teaching English as a second or foreign Language. Newbury House Publishers: Heinle e Heinle, 1983.

GENESEE, F.; UPSHUR, F. Classrrom: based Evaluation in Second Language Education. Cambridge University Press, 1996

GOWER, R. Past into Present: an anthology of british and american literature. Longman, 1990

GRANT, L. Weel said. Heinle e Heinle, 1993.

GRELLET, F. Developing Reading Skills. Cambridge University Press, 1981.

HIGH, P. An Outline of American Literature. Longman, 1987.

MCCARTHY, M.; CARTER, R.Language as Discourse: Perspectives for Language Teachers, 1994.

NUNAN, D. Designing Tasks for the Communicative Classroom. Cambridge: University Press, 1989

OXFORD, R. Language learning strategies: what every teacher schould know. Newbury House, 1990.

RICHARD-AMATO, P. Making it happen. Longman, 1996.

RICHARDS, J.C. Approaches and Methods in Language Teaching: a description and analysis. Cambridge University Press, 1986.

STEVICH, E. W. Working with teaching methods: what's at stake? Heinle e Heinle, 1998.

UNDERHILL, A. Sound Foundations. Heinemann, 1994.

UR, P. A course in language teaching: practice and theory. Cambridge University Press, 1996.

WIDDOWSON, H. G. Teaching Language as Communication. Oxford University Press, 1978.

WIDDOWSON, H. G. O ensino de línguas para a comunicação. São Paulo: Editora Papirus. 1991.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - HISTÓRIA

- Cidadania: concepções históricas.

- A natureza, a terra e as relações sociais.

- Diversidade e identidade cultural.

- Estados nacionais, imperialismo e revoluções.

- Industrialização e Urbanização.

- A cidade e o campo.

- Abordagens historiográficas.

- Tendências Teórico-metodológicas.

- O ensino de História no Ensino Fundamental.

- Regimes autoritários do mundo contemporâneo e poder dos grupos organizados e reivindicatórios.

- Disputa étnicas no Brasil, Europa e África.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

AZEVEDO, Francisca L. Nogueira; MONTEIRO, John Manuel. Raízes da América Latina. São Paulo: Edusp, 1996.

BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: história. Brasília: MEC/SEF, 1997.108p.

FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas às independências - séculos XIII a XIX. Trad. Rosa Freire D'Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil, São Paulo: Nacional, 1995.

HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções: 1789 - 1848. Trad. Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). Trad Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MARTINS, J.S. O cativeiro da terra. São Paulo: Hucitec, 1996.

PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. As muitas faces da história - Nove entrevistas. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

SIMAM, Lana Mara de Castro & Fonseca, Thais Nívia de Lima e (orgs.). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SKIDMORE, T. E. Brasil de Getúlio e Castelo Branco: 1930-1944. Rio de Janeiro, Paz e terra, 1996.

SKIDMORE, T. E. Brasil de Castelo Branco a Tancredo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

SUZIGAN, W. Indústria brasileira: origem e desenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1980.

TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. Trad. Beatriz Perrone Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - GEOGRAFIA

- Globalização e as novas territorialidades: as redes de cidades.

- A urbanização brasileira e cidadania.

- Campo e a cidade: terra, trabalho e cidadania.

- Brasil diante das questões sócio-ambientais.

- Os desafios da conservação ambiental: as interações entre sociedade e natureza.

- O Ensino de Geografia no Ensino Fundamental e Médio.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

ALMEIDA, Rosangela Doin de e PASSINI, Elza Y.. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.

ANGELO, Sueli - A questão Ambiental. In: SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Geografia. São Paulo: SE/CENP, 1993. (Argumento).

BRASIL, Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997. v.5. CORRÊA, Roberto Lobato. Tragetórias geográficas. Rio de Janeiro: Berland Brasil, 1997.

DIEGUES, Antonio Carlos Sant'Ana. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 1996.

DREW, David. Processos interativos homem-maio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

IANNI, Otavio Teorias da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

KURZ, Robert. O Colapso da Modernização. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

LOMBARDO, Magda A. Ilha de Calor nas Metrópoles. São Paulo: Hucitec, 1985.

MARTIN, André Roberto. Fronteiras e Nações. São Paulo: Contexto, 1992.

MARTINS, J.S. O cativeiro da terra. 6.ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

MONBEIG, P. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: HUCITEC/Polis, 1984.

ROSA, Antonio Victor. Agricultura e o ambiente: plantar, conservar e matar a fome. São Paulo: Atual, 1998.

ROSS, Jurandyr L. Sanches, (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

Técnica, espaço e tempo - globalização e meio técnico-cientifico informacional. São Paulo: Hucitec, 1996.

Urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de geografia: 1º grau. 6.ed. São Paulo: SE/CENP, 1991.

Proposta curricular para o ensino de geografia: 2º grau. São Paulo: SE/CENP, 1993.

SPOSITO, Maria Encarnação B. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 1988.

TEIXEIRA Guerra, Antonio José e CUNHA, Sandra Baptista da (orgs.). Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996.

THOMAS, K. O homem e o mundo natural. São Paulo: Cia das Letras, 1988.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - CIÊNCIAS

I- Caracterização dos materiais encontrados no ambiente.

II- Transformações físicas e químicas dos materiais.

III- Organização das matérias na terra e suas transformações.

IV- Energia no ambiente.

V- Equilíbrio e movimento dos corpos.

VI- Organização funcional dos seres vivos.

VII- Organização do universo e do sistema solar.

VIII- Interações dos seres vivos.

IX- Origem e continuidade da vida.

X- Ecossistemas Brasileiros.

XI- Desequilíbrios ambientais.

XII- Qualidade de vida no mundo atual.

XIII- Saúde do Brasileiro.

XIV- O ensino de ciências no Ensino Fundamental.

- Desenvolvimento histórico e social da ciências e suas implicações para o ensino.

- Relações entre ciência, tecnologia, sociedade e educação.

- Metodologia do Ensino de ciências.

- Critérios para seleção dos conteúdos de ensino.

- Planejamento de atividades de ensino.

- Critérios para análise e seleção de livros didáticos e outros recursos.

- Procedimentos didáticos adequados.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

BRANCO, Samuel M. O meio ambiente em debate. 26. ed. Rev. E ampliada .São Paulo: Ed. Moderna, 1997- (Coleção Polêmica).

BRASIL - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais 3º e 4º ciclos - ciências - Secretária de Educação Fundamental - Brasília: MEC/ SEF, 1998.

BRASIL - Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio - Secretária de Educação Média e Tecnológica - Brasília: MEC, 1999.

- Parte 3 - ciências da natureza, matemática e suas tecnologias - Competências e habilidades - biologia e química

BUCHER, R. Drogas e drogadição no Brasil- Porto Alegre- Artes Médicas, 1992.

CURTIS, Helena. Biologia. 2. ed. Tradução Heni Sauaia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1977.

DALLARI, Sueli.G. A saúde do Brasileiro. São Paulo Ed. Moderna. 1987 - (Coleção Polêmica.)

FERRI, M.G. e MOTOYAMA, S. História das ciências no Brasil. São Paulo: EPU/EDUSP/CNPQ. 1980.

FRACALANZA, H., AMARAL, I, GOUVEIA, M. - O ensino de Ciências no 1º grau- 12ª ed. São Paulo, Atual, 1997.

HENNIG, G. J. Metodologia do ensino de ciências. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

LEINZ, Vitor, AMARAL, Sérgio E. Geologia Geral. 12. ed. Ver. São Paulo: Ed. Nacional, 1995.

MATSUURA, Oscar T. Atlas do Universo. São Paulo, Scipione, 1996.

NEIMAN, Zysman. Era verde? Ecossistemas brasileiros ameaçados. São Paulo., Atual 1989.

OLIVEIRA, Daisy L. (org) - Ciências nas salas de aula. Porto Alegre. Mediação, 1997. (Cadernos de Ed. Básica, 2).

PENTEADO, Heloísa D. Penteado. Meio ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994. (Questões de nossa época, v.38)

RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência. Tradução Jorge Rnéas Fortes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987. Vs. 3 e 4.

WEISSMANN, H.(org.). A didática das ciências Naturais: Contribuições e reflexões. Porto Alegre. Artmed, 1998.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO FÍSICA

- Contextualização sócio-politica da Educação Física - Esporte na Escola (teoria e prática conscientizadora) - A cultura popular, o lazer e a Educação Física escolar na escola de ensino

fundamental e médio

- O jogo

- Características sócio-afetivas, motoras e cognitivas - Jogo cooperativo

- O Ensino da Educação Física no ensino Fundamental e Médio - Procedimentos metodológicos e avaliatórios

- Seleção de conteúdos

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

BETTI, Mauro. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BRACHT, Valter. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo. capitalista. In: Oliveira (Org.). Fundamentos Pedagógicos- educação física. Rio de Janeiro: Ao livro Técnico, 1987.

_________. A educação física escolar como campo de vivência social. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. CBCE. Campinas, v.9, nº 3, maio 1988.

BRASIL, Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria da Educação Fundamental, vol. 7 - Brasília. MEC/SEF, 1997.

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. São Paulo, Cepeusp, 1995.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. 4 ed. Campinas.Papirus,1991.

COLETIVO DE AUTORES: Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.(Coleção magistério do 2º grau. Série Formação de professor). DAÓLIO, Jocimar. A importância da educação física para o adolescente que trabalha - uma abordagem psicológica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. São Paulo, v.8, n.1, 1986.

. Da Cultura do Corpo. Campinas, Papirus, 1995.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1989. (Pensamento e Ação no Magistério - Fundamentos para o Magistério).

HUIZINGA, Yohan. Homo Ludens: O jogo como elemento da Cultura. 4 ed. São Paulo. Perspectiva/ EDUSP, 1980.

LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

MARCELINO, Nelson Carvalho. Lazer e Educação. 3ª ed. Campinas. Papirus, 1990.

MEDINA, J.P.S. O brasileiro e o seu corpo: educação e política do corpo. Campinas: Papirus, 1990.

TANI, Go (et. Alii) Educação Física Escolar. Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo. EPU/EDUSP.1998.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - ARTE

- Teorias e concepções da arte: pensamento antigo e pós-moderno. - As dimensões da arte e suas principais articulares.

- Elementos básicos das composições artísticas (coreográficas, teatrais, musicais, visuais, audiovisuais) e suas gramáticas articuladoras.

- Das origens da dança, do teatro, da música e das artes visuais à contemporaneidade.

- Características, produções e produtores dos principais períodos, escolas, movimentos e tendências no Brasil e no Mundo.

- O ensino de educação artística no ensino fundamental.

- O conhecimento arte no currículo escolar: razões e finalidades.

- A metodologia do ensino de arte.

- O desenvolvimento expressivo nas diferentes áreas artísticas e suas relações com o desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo e sociocultural do ser humano.

- As diferentes linguagens artísticas e a educação.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

ARGAN, Giulio C. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Cia das letras, 1993.

BARBOSA, Ana Mãe Tavares Bastos. A imagem do ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo/Porto Alegre: Perspectiva/Iochpe, 1994.

BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: 1986.

BOAL, Augusto. O teatro do oprimido e outras poéticas, políticas. São Paulo: Civilização Brasileira, 1991.

BOSI, Alfredo. Reflexão sobre Arte. São Paulo. Ática, 1995.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.116p.

COLABRESE, Omar. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: globo, 2002.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. Fundamentos Estéticos da Educação. Campinas Papirus 1994.

FARO, Antonio José. Pequena história da dança. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1998.

FERRAZ, Maria Heloísa; FUSARI, Maria F. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993.

FUSARI, M.F.R. FERRAZ, M.H.C.T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

GARDNER, Howard. As artes e o desenvolvimento humano. Porto alegre: Artes Médicas, 1997.

GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. São Paulo: L.T.C., 1996.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e a formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1990.

MAGALDI, Sábato. Programa de teatro brasileiro. São Paulo: Difel, 1981.

NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Ática, 1989.

OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1998.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

PARSONS, Michel. Compreender a arte. Lisboa: Presença, 1992.

PORCHER, Louis (org). Educação Artística: luxo ou necessidade? 5ª ed. São Paulo. Summus, 1982.

ROCCO, Edwin Parra. Produção plástica da criança e novas tecnologias. In: PIMENTEL, Lúcia Gouveia (coord.). Dimensões da arte e seu ensino. Belo Horizonte: C/ Arte, 1996. p. 44-61.

SCHAFFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.

ZANINI, Walter (org). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1993.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II LÍNGUA PORTUGUESA COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II MATEMÁTICA COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

LEGISLAÇÃO

Resolução CNE/CEB - nº 02/2001 de 11 de setembro de 2001 que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

Lei 10.436 de 24/04/2002 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e dá outras providencias.

Decreto 3.298 de 20/12/99 que regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providencias.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília, CORDE, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares - estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1999.

BRASÍLIA, MEC, SEESP. Saberes e prática da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas; Brasília, MEC, SEESP, 2005.

BRASÍLIA. Saberes e prática da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2005.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

CASTORINA, J.A. et al. Piaget-Vigotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática., 1998.

COLL,César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo. Editora Ática, 1999.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre. Mediação, 1998.

LIBANEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora (Série Formação Geral), 1994.

LUCKESI, C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994 - cap. 2 a 5, 7 a 9,

PERRENOUD, Philippe. Dez competências para ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas - Sul 2000, cap. 2 a 6.

PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Idéias nº 8. 1.990, p 17-24.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro. Editora WVA, 1997.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II LÍNGUA PORTUGUESA COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Língua Portuguesa na perspectiva tradicional

- Gramática normativa e histórica.

A Língua Portuguesa na perspectiva da lingüística

- Som / fonema

- Morfema e alormofia

- Processos sintáticos

- Propriedades semânticas das palavras, das orações e do enunciado. Literatura

- História literária

- Teoria da literatura

- A literatura infantil e juvenil na escola

- Obras literárias

Linguagem e ensino

- Linguagem: uso e função - Discurso ou texto

- Língua oral e língua escrita - Variação linguistica e norma - Gramática e criatividade

- Leitura e produção de texto

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.106p.

BOSI. Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Pulo: CULTRIX, 1983.

CHIAPPINI, Lígia, CITELLI, Adilson (coord). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997.

CHIAPPINI, Lígia, NAGAMINE, Helena, MICHELETTI, Guaraciaba (coord). Aprender e Ensinar com Textos Didáticos e Paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.

COUTINHO, A. A literatura no Brasil. São Paulo: Global, 1997.

CUNHA, C. e CINTRA L. Nova Gramática do Português. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

GERALDI, J. W. e CITELLI, P. Aprendendo a escrever com textos dos alunos. São Paulo: Cortez, 1997.

GNERRE, M. Escrita linguagem e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

ILARI, Rodolfo; GERALDI, J. W. Semântica. São Paulo: Ática, 1985.

KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. H. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KHÉDE, Sônia Salomão (org). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1993.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2000.

KOCH, Ingedore G. Vilaça; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.

KOCH, Ingedore G. Vilaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1997.

MOISÉS, Massaud. A literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1965.

SARAIVA, A. J. História da literatura portuguesa. Porto: Editora Porto, 1974.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II MATEMÁTICA COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

- Conjunto dos números reais.

- Variação de grandezas. Função polinominal do 1º grau. Função polinominal do 2º grau. Função modular. Função Exponencial. Função logarítmica. Funções trigonométricas.

- Sistemas lineares. Matrizes. Determinantes. Estudo dos sistemas lineares. Polinômios. Equações polinominais. Números Complexos.

- Poliedros. Corpos Redondos. Planos. Paralelismo. Perpendicularismo. Projeções. Distâncias. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferência. Construções geométricas elementares.

- Isometrias (reflexões em retas, translações, e rotações) e homotetias. Congruência e semelhança.

- Sistema de coordenadas cartesianas. Coordenadas polares. Distâncias entre dois pontos. Ponto médio de um segmento. Alinhamento de três pontos. Coeficiente angular de uma reta. Equações da reta (geral, segmentaria, reduzida). Posições relativas entre retas. Distância de ponto à reta. Pontos notáveis do triângulo. Equação da circunferência.

- Noções básicas de estatística. Organização da informação. Medidas de tendência central e de dispersão. Distribuição normal.

- Análise combinatória. Binômio de Newton.

- Eventos mutuamente exclusivos, complementares e independentes. Probabilidade condicional.

- Noções básicas de Matemática Financeira. Progressões Aritméticas e Geométricas.

- O ensino da Matemática no Ensino Fundamental.

- As atuais propostas curriculares de matemática para o ensino Fundamental e Médio.

- Objetivos do ensino de Matemática e critérios de seleção de conteúdos.

- Uso da sala-ambiente e de recursos no processo de ensino-aprendizagem de matemática: (livros, calculadora, vídeo, computador, jornal, revistas, jogos, outros materiais).

- Alguns caminhos para "fazer Matemática" na sala de aula

- O recurso à resolução de problemas;

- O recurso à história da Matemática.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.148p.

BUSSAB, Wilson e MORETIN, Pedro. Estatística Básica. Editora Saraiva, 2002.

D'AMBRÓSIO, N e D'AMBRÓSIO, U. Matemática Comercial e financeira com complementos de Matemática e introdução ao cálculo. São Paulo: Nacional, 1977.

D'AMBRÓSIO, U. Da Realidade à ação: reflexões sobre Educação Matemática. UNICAMP, Campinas, 1986.

DANTE, L.R. Didática da resolução de problemas. São Paulo: Ática,1989.

DAVIS, P.J. e HERSH, R. O sonho de Descartes. Trad. Mário C. Moura. Livraria Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1988.

IEZZI, Gelson e outros. Coleção Fundamentos de Matemática Elementar. São Paulo: Atual, 1997. Volumes 1,5,9 e 10.

IFRAH, Georges. Os números: história de uma grande invenção. Trad. Stella M. F. Senra. 2. Ed. Rio de Janeiro: Globo, 1989.

LEDERGERBER-RUOFF, E.B. Isometria e ornamentos no Plano Euclidiano. São Paulo: Atual Editora, 1982

WAGNER, R.Eduardo. Construções geométricas. IMPA/VITAE, 1993.