MP - Ministério Público - Bandeirantes - PR

Notícia:   MPE - PR abre vaga para estagiário de Direito na Comarca de Bandeirantes

MINISTÉRIO PUBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE BANDEIRANTES

EDITAL Nº 01/2013

TESTE SELETIVO PARA INGRESSO AO QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ.

O Promotor de Justiça Substituto da 21ª Seção Judiciária, que responde atualmente pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Bandeirantes, JOSÉ AUGUSTO MARCONDES BERNARDES GIL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Protocolo nº 8909/2013, resolve

TORNAR PUBLICO

o presente edital, que estabelece as instruções destinadas à seleção e contratação de estagiário para atuar. junto à 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Bandeirantes.

1 - Dos requisitos: poderão se inscrever os acadêmicos do curso de Direito devidamente matriculados a partir do 3º ano ou 5º semestre, desde que não conte com mais defuma dependência de aprovação em quaisquer disciplinas do curso.

2 - Das vagas a serem preenchidas: inicialmente destina-se ao preenchimento de uma vaga existente na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Bandeirantes (vaga nº 1013 protocolo nº 8909/2013). Os demais aprovados formarão cadastro de reserva, para eventuais vagas que venham surgir, durante o prazo de Validade do concurso.

3 - Do programa:

3.1 - Direito Constitucional.

- Princípios fundamentais; direitos e garantias fundamentais; funções essenciais à justiça: do Ministério Publico.

3.2 - Direito Perza

- Princípios gerais do Direito Penal; Parte Geral (aplicação da lei penal, crime, concurso de pessoas, penas, medidas de segurança, ação penal, extinção de punibilidade); crimes contra a pessoa; crimes contra o patrimônio; crimes contra os costumes; crimes da Lei de Tóxico, Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

3.3 - Direito Processual Penal:

- Princípios gerais do Direito Processual Penal; inquérito policial; ação penal; competência Ministério Público; prisão e liberdade provisória; procedimento comum; Juizado Especial Criminal.

3.4 - Direto Processual Civil:

- Do Ministério Público (artigos 81/85 CPC):

3.5. - Direito Civil:

- Direito de Família;

3.6 Infância:

- Estatuto da Criança e do Adolescente.

4 - Das inscrições: deverão ser realizadas junto á 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Bandeirantes, situada no Edifício do Fórum local, Avenida Edelina Meneghel Rando, 425, no horário das 15:00 as 17:00, do dia 06 de junho de 2013 até 19 de junho de 2013, através de preenchimento de requerimento padrão fornecido no local isento de custas.

5 - Da documentação necessária: o candidato deverá anexar no momento da inscrição os seguintes documentos:

a) ficha de inscrição preenchida com os dados do candidato, fornecidas pelo órgão ministerial;

b) Certidão de matricula e freqüência a partir do 3º ano ou 5º semestre equivalentes do curso de bacharelado em Direito ou Ciências Jurídicas e Sociais, reconhecidas ou autorizadas a funcionar pelo Ministério da Educação;

c) Fotocópias da cédula de identidade e do CPF;

6 - Do teste seletivo:

- Será realizado no dia 21 desunho de 2013, no Salão do Júri desta Comarca, Fórum local, às 13:30 horas, com duração de 03 horas, e consistirá em 01 (uma) prova escrita e de múltipla escolha, classificatória e eliminatória, no valor total de 10,0 (dez) pontos, composta, 20 (vinte) questões objetivas e 01 (uma) dissertação, todas sobre os temas do programa.

- Cada questão objetiva tem o valor de 0,25 totalizando 5,0 (cinco) pontos. A dissertação terá o valor de 5,0.

- O local está sujeito à alteração, havendo, na hipótese, prévia comunicação aos inscritos, com afixação de edital no Fórum local e na 1ª Promotoria de Justiça, até dia 20/06/2013:

- NÃO é permitida a utilização de nenhum material de consulta.

Observação: O não comparecimento do candidato no horário acima especificado implicará sua desclassificação do teste seletivo.

7 - Da Aprovação:

- Serão considerados aprovados os candidatos que atingirem nota mínima equivalente a 10 questões objetivas, bem como o valor de 25 pontos na dissertação, totalizando nota superior a 5,0 (seis), desde que preencham os requisitos constantes deste Edital estejam em conformidade com os dispositivos da Resolução 2346/08, da PGJ.

- Em caso de empate, serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem mais nota, da dissertação. Se o empate persistir, será considerado aprovado o candidato de maior idade.

8 - Do resultado:

- o resultado da classificação final será afixado na sede da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Bandeirantes, em data de 28 de junho de 2013;

9 - Disposições Gerais:

- A presente seleção terá validade de 01 (ano) a partir da data de divulgação da classificação final.

- A contratação do candidato aprovado dependera da conveniência ao Ministério Público do Estado do Paraná.

- Os casos omissos serão resolvidos pela Procuradoria-Geral de Justiça.

Bandeirantes/PR, 05 de junho de 2013.

JOSÉ AUGUSTO MARCONDES BERNARDES GIL
Promotor de Justiça Substituto