IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - RJ

Notícia:   Instituto Federal - RJ prorroga por um ano o Concurso nº 26/2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA

IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

EDITAL N° 26/2009

Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, no uso de suas atribuições legais e considerando a autorização ministerial concedida pela Portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nº 370 de 04/12/2008, publicada no Diário Oficial da União, em 05 de dezembro de 2008, Portaria do Ministério da Educação nº 1.500, de 09 de dezembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União em 10 de dezembro de 2008, torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao provimento de Cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro Permanente do IFRJ, e estabelece normas relativas à sua realização.

1. DAS VAGAS

1.1. Serão oferecidas, para provimento em 2009, 13 (treze) vagas para a Educação Básica, Técnica e Tecnológica, destinadas ao Campus Pinheiral do IFRJ, conforme discriminado a seguir.

Cód.

Áreas de Atuação / Conhecimento

Formação Exigida

Vagas

S - 01

Arte / Educação Artística

Licenciatura Plena em Artes ou em Educação Artística.

1

S - 02

Engenharia Rural

Graduação em Ciências Agrícolas, Agronomia, Engenharia Agrícola ou área afim.

1

S - 03

Espanhol

Licenciatura em Letras: Português/ Espanhol.

1

S - 04

Gestão da Produção Agrícola

Graduação ou Pós-Graduação em Administração, Gestão da Produção, Engenharia de Produção, Ciências Agrícolas, Agronomia ou Engenharia Agrícola.

1

S - 05

História

Licenciatura em História ou em Estudos Sociais, com habilitação em História.

1

S - 06

Informática: Banco de Dados / Desenvolvimento Web/ Engenharia de Software

Graduação ou Pós-Graduação na área de Informática.

2

S - 07

Informática: Linguagem de Programação / Arquitetura de Computadores

Graduação ou Pós-Graduação na área de Informática.

1

S - 08

Inglês

Licenciatura em Letras: Português/ Inglês ou Inglês / Literaturas.

1

S - 09

Meio Ambiente

Graduação ou Pós-Graduação em Biotecnologia, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental ou em área afim.

1

S - 10

Produção Animal

Graduação em Zootecnia, Ciências Agrícolas ou Medicina Veterinária.

1

S - 11

Produção Vegetal

Graduação em Ciências Agrícolas, Agronomia ou Engenharia Florestal.

1

S - 12

Secretariado

Graduação em Secretariado Executivo ou Pós-graduação em Secretariado.

1

1.2. De acordo com o interesse e a necessidade da Administração Geral, o professor poderá ser deslocado do Campus Pinheiral para atuar, parcial ou integralmente, em qualquer um dos demais campi do IFRJ.

2. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

2.1. O candidato aprovado em todas as fases do Concurso e classificado dentro do número de vagas previsto neste Edital será investido no cargo, se atender às seguintes condições:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado ou, se de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, nos termos do § 1° do Art. 12 da Constituição Federal;

b) estar em pleno gozo dos direitos políticos;

c) possuir a idade mínima de 18 anos;

d) estar em dia com as obrigações eleitorais;

e) estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;

f) possuir a formação exigida no item 1.1 deste Edital;

g) deter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

h) estar registrado no respectivo Conselho de Classe, quando for o caso, bem como estar em dia com as demais exigências legais do órgão fiscalizador do exercício profissional;

i) apresentar outros documentos que forem necessários à época da posse;

j) atender ao disposto no artigo 37, incisos XVI e XVII, da Constituição Federal, com redação dada pela Emenda Constitucional Nº. 19, de 04 de junho de 1998.

2.2. Será desclassificado o candidato que não atender ao disposto no item 2.1 deste Edital.

3. DO REGIME JURÍDICO, DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO

3.1. O candidato aprovado será nomeado para exercer, em caráter efetivo, o cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, sob o regime jurídico da Lei Nº. 8.112/90 e suas alterações, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas com Dedicação Exclusiva.

3.2. A remuneração inicial é composta do somatório do Vencimento Básico, da Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (GEDBT) e da Retribuição por Titulação (RT), correspondentes à Classe DI, Nível 1, conforme art. 103 e anexos LXVIII, LXXI, LXXII e LXXIII da Lei 11.784/2008, podendo ser concedido o regime de dedicação exclusiva a critério da Instituição, de acordo com suas necessidades. A tabela de remuneração encontra-se a seguir:

REMUNERAÇÃO INICIAL Classe DI-1 - Dedicação Exclusiva

Vencimento Básico

GEDBT

RT

Aperfeiçoamento

Especialização

Mestrado

Doutorado

1.728,28

1.029,36

89,43

319,64

1.336,61

3.297,37

3.3. Os professores nomeados para o IFRJ poderão atuar no ensino médio, na educação profissional técnica de nível médio, na graduação ou pós-graduação, de acordo com as necessidades da Instituição.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições para o Concurso Público deverão ser efetuadas, exclusivamente, no Campus Pinheiral, localizado na Rua José Breves, 550, Centro, Pinheiral, Rio de Janeiro, no período de 13 a 31 de julho de 2009, das 10 às 16 horas.

4.2. No caso de inscrição por representante, deverão ser entregues a cópia do documento de identidade do procurador e o instrumento público ou particular de procuração, com firma reconhecida em cartório e com validade de até 6 (seis) meses, estabelecendo poderes específicos de representação.

4.2.1. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do formulário de inscrição e em sua entrega.

4.3. O candidato só poderá inscrever-se para uma única área dentre as especificadas no item 1.1.

4.3.1 Depois de efetivada a inscrição, a indicação da área não poderá ser modificada.

4.4. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) original e cópia do documento de identidade;

b) comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

c) ficha de inscrição devidamente preenchida.

4.5. Não serão aceitos pedidos de inscrição em caráter condicional, por via postal, fax, Internet, ou em locais diferentes do indicado neste Edital.

4.6. No ato da inscrição, o candidato receberá, em forma de Anexo a este Edital, a relação dos programas das áreas de atuação e das referências bibliográficas.

4.7. O candidato que se enquadrar nos casos dispostos nos Decretos nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e nº 6.593, de 02 de outubro de 2008, poderá solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, preenchendo requerimento próprio da Instituição, no período de 06 a 08 de julho de 2009, das 10 às 16 horas, no Campus Pinheiral.

4.7.1. O resultado com os nomes dos candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição será divulgado no dia 13 de julho de 2009 na página da Instituição na Internet e no local da inscrição.

4.7.2. O candidato contemplado com a isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá efetuar sua inscrição no período de 15 a 31 de julho de 2009, na forma definida no item 4.

4.8. A taxa de inscrição do Concurso será de R$80,00 (oitenta reais), devendo ser depositada, em espécie, em qualquer agência do Banco Real (nº 356), em favor da agência nº 1286 do mesmo banco, conta-corrente nº 2002358-9, não sendo aceito pagamento feito através de caixa eletrônico ou via Internet.

4.8.1. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do Concurso.

4.8.2. O candidato, ou seu representante legal, deverá preencher a ficha de inscrição com toda a atenção. Caso a ficha seja rasurada, será cobrada uma taxa de R$1,00 (um real) para a entrega de uma nova ficha. Ficha entregue rasurada ou preenchida de forma equivocada acarretará a eliminação do candidato do Concurso.

4.9. O Cartão de Confirmação de Inscrição, que informará o local da realização da Prova Escrita, poderá ser obtido via Internet, no endereço eletrônico www.ifrj.edu.br, ou retirado, pelo próprio candidato ou por seu representante legal, mediante a apresentação do recibo de inscrição, de 10 às 16 horas, no período de 25 a 28 de agosto de 2009, no posto de inscrição.

4.9.1. No ato da confirmação, o candidato deverá conferir, no Cartão de Confirmação de Inscrição, as seguintes informações:

a) nome;

b) data de nascimento;

c) número do documento de identidade e órgão expedidor;

d) nome e código do cargo a que concorre.

4.9.2. Caso haja alguma incorreção, ela deverá ser comunicada à Coordenação Geral de Concursos, pessoalmente, ou através de correio eletrônico para concursos@ifrj.edu.br, até o dia 02 de setembro de 2009, impreterivelmente.

4.9.3. No caso de extravio do Cartão de Confirmação de Inscrição, o candidato poderá obter 2ª via acessando a página da Instituição até a véspera da prova.

4.10. O candidato que apresentar necessidades especiais para a realização das provas deverá fazer essa notificação no item correspondente da Ficha de Inscrição e dirigir-se, pessoalmente ou por meio de seu representante legal, no período de inscrição, ao Campus Pinheiral, no endereço citado no item 4.1. Nessa ocasião, deverá solicitar por escrito, em formulário próprio da Instituição, o tipo de condição especial de que necessita, indicando claramente de que recurso necessita e anexando parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

4.10.1. O candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para a realização da prova deverá requerê-lo no formulário citado no item anterior, anexando parecer emitido por especialista da área de sua deficiência (Art. 40 do Decreto Federal nº 3298/99).

4.10.2. As condições especiais somente serão oferecidas no local onde se realizarão as provas, observados os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4.10.3. O candidato com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas neste Edital, participará do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, conforme previsto no Art. 41 do Decreto Federal nº 3298/99, no que concerne:

a) ao conteúdo das provas;

b) à avaliação e aos critérios de aprovação;

c) ao horário e ao local de realização das provas;

d) à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

4.10.4. À pessoa com deficiência é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público para áreas cujas atividades sejam compatíveis com sua condição.

4.11. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais ele não poderá alegar desconhecimento.

5. DAS PROVAS

5.1. O Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos para Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico constará de 03 (três) fases, conforme discriminadas a seguir:

FASES

PROVAS

NATUREZA

NOTA MÁXIMA

NOTA MÍNIMA EXIGIDA

Prova de Conteúdo (Escrita)

Eliminatória

60 pontos

40 pontos

Prova Didática (Aula ou Seminário)

Eliminatória

20 pontos

10 pontos

Prova de Títulos

Classificatória

20 pontos

--

5.2. A Prova de Conteúdo, discursiva, com duração de 04 (quatro) horas, visa avaliar a atualização e a profundidade do conhecimento do conteúdo da área de atuação, a clareza de argumentação, e a capacidade de síntese e de coordenação lógica do pensamento. Os conteúdos programáticos e a bibliografia recomendada serão disponibilizados na página da Instituição.

5.2.1. A Prova de Conteúdo será realizada no dia 13 de setembro de 2009, das 09 às 13 horas, em local a ser especificado no Cartão de Confirmação de Inscrição.

5.2.2. O candidato deverá chegar ao local de realização da Prova de Conteúdo com antecedência mínima de 01 (uma) hora do seu início. Os portões serão fechados exatamente às 08 (oito) horas e 45 (quarenta e cinco) minutos, horário após o qual o candidato não terá mais acesso à sala de realização da prova.

5.2.3. No dia da prova, o candidato deverá estar munido de caneta de corpo transparente de tinta azul ou preta, do Cartão de Confirmação de Inscrição e de documento original de identidade.

5.2.4. Só será permitido ao candidato retirar-se da sala de prova depois de decorridos 60 (sessenta) minutos do seu início. Ao final da prova, deverão permanecer juntos os três últimos candidatos, que somente serão liberados quando os três concluírem a prova.

5.2.5. Na hipótese de o candidato precisar ausentar-se da sala de prova temporariamente, ele deverá ser acompanhado por um fiscal.

5.2.6. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. Sem a presença do acompanhante, a candidata não poderá fazer a prova.

5.2.7. O candidato que, nos dias que antecederem a realização da prova, apresentar qualquer doença infectocontagiosa e necessitar de tratamento diferenciado para a sua realização deverá oficializar essa necessidade com a antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas e, em casos emergenciais, com a maior antecedência possível.

5.2.8. Durante a realização da Prova de Conteúdo, não será permitida qualquer forma de consulta.

5.2.9. Ao final da prova, o candidato entregará ao fiscal de sala os cadernos de questões e de respostas.

5.2.10. Será excluído do Concurso o candidato que, durante a realização da Prova de Conteúdo:

a) for surpreendido em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizar-se de livros, códigos, manuais, apostilas, impressos, anotações, telefone celular, aparelhos eletrônicos ou outros aparelhos de telecomunicações e qualquer outro recurso não previsto neste Edital;

b) efetuar qualquer registro que possa identificá-lo no caderno de questões e/ou de respostas;

c) afastar-se da sala de provas durante a sua realização, sem autorização e desacompanhado de um fiscal.

5.2.11. Caso alguma questão da Prova de Conteúdo seja, total ou parcialmente, anulada, os pontos referentes ao item anulado serão atribuídos a todos os candidatos.

5.2.12. As notas da Prova de Conteúdo serão divulgadas no Campus Pinheiral e na página da Instituição, www.ifrj.edu.br, no dia 28 de setembro de 2009, após as 14 horas.

5.2.13. O candidato que discordar da nota atribuída poderá entrar com recurso solicitando reavaliação de sua prova, conforme estabelecido na seção 7 deste Edital.

5.2.14. O resultado final da 1ª fase, com as notas que forem alteradas, será divulgado em 05 de outubro de 2009.

5.3. A Prova Didática constará de uma aula ou da apresentação de um seminário, a critério de cada Banca, conforme ficará estabelecido no dia do sorteio, com duração mínima de 30 (trinta) minutos e máxima de 50 (cinqüenta) minutos, a ser ministrada perante a Banca Examinadora. A Prova terá como objetivo avaliar a capacidade do candidato quanto aos procedimentos didáticos, ao domínio e ao conhecimento do assunto abordado e às condições para o desempenho das atividades docentes.

5.3.1. Estarão habilitados a prestar a Prova Didática os 08 (oito) primeiros candidatos, classificados de acordo com a nota obtida na Prova de Conteúdo, desde que tenham pontuação igual ou superior ao mínimo exigido no item 5.1. No caso de empate na última posição de habilitação, todos os candidatos com o mesmo total de pontos do 8º (oitavo) habilitado serão convocados para a Prova Didática.

5.3.2. Na data de divulgação do resultado final da Prova de Conteúdo (1ª fase), os candidatos habilitados, dentro do limite máximo estabelecido, estarão automaticamente convocados para as Provas Didáticas (2ª fase) e de Títulos (3ª fase).

5.3.3. Os temas e a ordem de apresentação da Prova Didática serão sorteados na presença dos candidatos no dia 13 de outubro de 2009, na secretaria do Campus Pinheiral, em horário a ser divulgado no dia da divulgação dos resultados finais da 1ª fase. O candidato que não comparecer ao sorteio poderá informar-se sobre a ordem de apresentação e o tema da Prova Didática até as 20 horas do dia do sorteio no Campus Pinheiral. Essa informação não estará disponível por telefone ou pela Internet.

5.3.4. A Prova Didática realizar-se-á no dia 15 de outubro, em local a ser determinado, conforme escala a ser divulgada no dia do sorteio dos temas de aula, em sessão pública, sendo vedada a presença dos demais candidatos.

5.3.5. As provas didáticas para as áreas S-06 e S-07 serão realizadas no laboratório de Informática.

5.3.6. Antes do início da Prova Didática, o candidato deverá entregar à Banca Examinadora o seu plano de aula ou roteiro de apresentação do seminário em 04 (quatro) vias.

5.3.7. Durante a Prova Didática, a banca e as demais pessoas presentes não poderão se pronunciar ou argüir o candidato. Porém, quando o tempo máximo de apresentação, previsto no item 5.3, expirar, a banca encerrará a aula ou o seminário.

5.3.8. Na realização da Prova Didática, o candidato poderá utilizar os seguintes recursos: retroprojetor, quadro-de-giz, giz branco e colorido, ou quadro branco e caneta, conforme informado no dia do sorteio dos temas.

5.3.9. A avaliação da Prova Didática levará em consideração o plano de aula ou roteiro de apresentação do seminário, o conteúdo, o nível, a adequação e a qualidade da exposição, e a propriedade na utilização dos recursos didáticos.

5.4. A Prova de Títulos obedecerá ao disposto nos itens 5.1 e na seção 6 deste Edital.

5.4.1. Os títulos comprobatórios, conforme previsto na seção 6, deverão ser entregues, em um envelope a ser lacrado no ato da entrega, até as 20 horas do dia do sorteio dos temas e da ordem de apresentação para a Prova Didática, no Campus Pinheiral.

5.4.2. Todas as cópias de documentos deverão estar autenticadas.

5.4.3. Juntamente com os títulos comprobatórios, deverá ser entregue um currículo resumido do candidato, para guiar a leitura e a avaliação dos títulos.

5.4.4. O candidato não classificado poderá retirar os documentos referentes à Prova de Títulos, no mesmo local onde os entregar, entre os dias 28 de outubro e 13 de novembro de 2009. Após esse período, os documentos serão incinerados.

5.5. Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas, seja qual for o motivo alegado.

5.6. Será excluído do Concurso o candidato que se enquadrar nas seguintes situações:

a) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos durante qualquer das fases do Concurso;

b) não comparecer ou chegar atrasado às Provas de Conteúdo e Didática;

c) deixar de assinar as listas de presença das Provas de Conteúdo e Didática;

d) utilizar-se de expediente ilícito para a inscrição ou para a realização das provas.

6. DOS TÍTULOS

6.1. A avaliação dos títulos apresentados será realizada por Banca Examinadora, constituída especificamente para esse fim, de acordo com os critérios estabelecidos neste Edital.

6.1.1. Os critérios de pontuação a serem utilizados são os seguintes:

ESPECIFICAÇÃO DOS TÍTULOS

PONTOS POR ITEM

PONTUAÇÃO MÁXIMA

CATEGORIAS

DISCRIMINAÇÃO

Formação Acadêmica

Doutorado

11

11

Mestrado

07

Especialização

03

Experiência no Magistério

Na Educação Básica ou Profissional

1,5 por ano de serviço

09

Na Educação Superior

Experiência Profissional

Na área específica

6.2. Só serão considerados, para fins de pontuação, os títulos relativos à área de atuação/ conhecimento para a qual o candidato concorre. Caberá à Banca Examinadora a apreciação da correlação entre a formação acadêmica e a experiência profissional com a área objeto do candidato.

6.3. Dos documentos comprobatórios da experiência no magistério e profissional deverão constar, de forma clara, a disciplina lecionada ou a função exercida e o tempo de serviço.

6.4. O tempo de serviço concomitante de mesma categoria será considerado uma única vez.

6.5. Só será considerado para a pontuação de tempo de serviço o período de um ano (365 dias) de atividades, sendo desprezadas as frações inferiores a esse período.

6.5.1. O período de estágio curricular não será levado em consideração para fins de pontuação.

6.5.2. As atividades de pesquisa ou docência inerentes à obtenção dos graus de mestre ou doutor não serão levadas em consideração para fins de pontuação.

6.6. No que diz respeito aos títulos referentes à Formação Acadêmica, será considerado apenas o de maior titulação. Não será considerada a pontuação cumulativa da mesma titulação ou de titulações diferentes.

6.7. Somente serão aceitos os títulos que atenderem à legislação vigente. No caso dos títulos de mestrado e doutorado, somente serão aceitos aqueles relativos a cursos credenciados pela CAPES.

6.8. Os documentos relativos aos cursos realizados no exterior só serão considerados quando traduzidos para a língua portuguesa por tradutor público juramentado e convalidados para o Território Nacional.

6.9. Não serão avaliados os títulos apresentados fora do prazo, observado o item 5.4.1.

7. DOS RECURSOS

7.1. Para cada candidato, admitir-se-á um único recurso por fase, desde que específico e fundamentado, relativo exclusivamente às 1ª e 3ª fases.

7.2. Os recursos poderão ser interpostos mediante formulário próprio, não sendo aceitos os enviados via SEDEX, fax, correio eletrônico ou por procuração.

7.3. A interposição de recursos poderá ser feita entre 10 e 16 horas, no local onde os títulos foram entregues, nas datas previstas no cronograma que consta da seção 9 deste Edital.

7.4. É vedado ao candidato entrevistar-se com os componentes da Banca Examinadora ou ter vista de prova.

7.5. O parecer da Banca Examinadora sobre os recursos interpostos é irrecorrível.

8. DA CLASSIFICAÇÃO

8.1. A classificação dos candidatos aprovados obedecerá à ordem decrescente do número total de pontos resultantes da soma dos pontos obtidos nas três fases do Concurso.

8.2. Na hipótese de empate, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

a) o candidato de maior idade entre os idosos (maiores de 60 anos), conforme previsto no Art. 27, parágrafo único, da Lei nº. 10.741/2003;

b) desempenho na Prova de Conteúdo;

c) desempenho na Prova Didática.

8.2.1. Após a aplicação dos critérios previstos no item 8.2, persistindo o empate, o desempate será feito por meio de sorteio público para o qual os candidatos empatados serão convocados com antecedência.

8.3. Os resultados de todas as fases do Concurso serão divulgados no Campus Pinheiral e na página da Instituição na Internet.

9. DO CRONOGRAMA

ETAPA / ATIVIDADE

DATA DE REALIZAÇÃO

Inscrições

13/07 a 31/07

Confirmação das Inscrições

25/08 a 28/08

Prova de Conteúdo (1ª fase)

13/09

Divulgação das notas da Prova de Conteúdo

28/09

Interposição de recurso em relação à Prova de Conteúdo

29/09 e 30/09

Divulgação do resultado dos recursos da Prova de Conteúdo e Resultado Final da 1ª fase

05/10

Sorteio dos temas e da ordem de apresentação para a Prova Didática

13/10

Entrega dos títulos comprobatórios para a Prova de Títulos (3ª fase)

13/10

Prova Didática (2ª fase)

15/10

Divulgação dos Resultados da Prova Didática e da Prova de Títulos

22/10

Interposição de recurso em relação à Prova de Títulos

23/10

Divulgação do resultado dos recursos à Prova de Títulos e Resultado Final do Concurso

29/10

Retirada dos Títulos pelos candidatos não-habilitados

29/10 a 13/11

10. DA HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS

10.1. Decorrido o último prazo para a interposição de recursos, o resultado final, com a classificação dos candidatos aprovados, será homologado pelo Reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro e publicado no Diário Oficial da União, Seção 1.

11. DA NOMEAÇÃO

11.1. A nomeação do candidato habilitado e classificado far-se-á com a rigorosa observância da ordem de classificação, conforme publicação no Diário Oficial da União, após autorização do MEC e de acordo com a necessidade institucional.

11.2. A habilitação do candidato não lhe assegura a nomeação automática, mas lhe garante a expectativa do direito de nomeação, dentro da ordem de classificação, ou de reposicionamento, e do número de vagas deste Edital, ficando a concretização do ato de nomeação condicionada à observância da legislação pertinente.

12. DA POSSE

12.1. O candidato habilitado em todas as fases do Concurso Público e classificado de acordo com o número de vagas disponíveis somente poderá tomar posse após inspeção médica realizada no IFRJ, se julgado apto física e mentalmente, deverá apresentar a documentação comprobatória do cumprimento dos requisitos previstos nos itens 1.1 e 2.1 deste Edital.

12.2. A posse ocorrerá no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data da publicação do ato de nomeação.

12.3. Será eliminado do Concurso e excluído da relação de candidatos classificados, o candidato que não apresentar a documentação comprobatória da formação exigida no item 1.1 deste Edital.

12.4. Será tornado sem efeito o ato de nomeação se a posse não ocorrer no prazo estabelecido no item 12.2, bem como se o candidato não atender ao disposto no item 12.1.

12.5. Os documentos comprobatórios das condições acima especificadas deverão ser entregues até a data da posse, em cópias acompanhadas dos respectivos originais.

13. DO PRAZO DE VALIDADE

13.1. De acordo com o Decreto nº. 4.175, de 27 de Março de 2002, publicado no Diário Oficial da União de 28/03/02, o Concurso terá validade por até um ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data de publicação e homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1. A falsidade de informações e/ou de documentos, ainda que verificada posteriormente à realização do Concurso, implicará a eliminação sumária do candidato. Serão declarados nulos de pleno direito a inscrição e todos os atos posteriores dela decorrentes, sem prej uízos de eventuais sanções de caráter judicial.

14.2. Será eliminado do Concurso o candidato que desrespeitar as disposições deste Edital.

14.3. Observadas as necessidades da Instituição, o candidato habilitado e classificado conforme as normas deste Edital, será convocado para nomeação através de telegrama expedido com "Aviso de Recebimento", encaminhado unicamente para o endereço constante da ficha de inscrição, ficando o convocado obrigado a declarar a aceitação ou não da nomeação para o cargo, no prazo estabelecido no telegrama.

14.3.1. O não-pronunciamento do interessado no prazo estabelecido na convocação será interpretado como desistência da vaga, permitindo, conforme previsto em Lei, à Administração excluí-lo do processo de admissão.

14.4. No caso de mudança de domicílio na vigência do prazo de validade do Concurso, tem o candidato habilitado a obrigação de informar o novo endereço ao IFRJ, contatando a Diretoria de Gestão de Pessoas.

14.5. O candidato nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito ao disposto no artigo 41 da Constituição Federal, com redação dada pela Emenda Constitucional nº. 019, de 04 de junho de 1998, e no artigo 20 da Lei 8.112/90.

14.6. O IFRJ fará divulgar em sua página na Internet, sempre que forem necessários, avisos oficiais e normas complementares ao presente Edital.

14.7. Todas as informações disponibilizadas na Internet, na página do IFRJ, www.ifrj.edu.br, bem como os programas e a folha de rosto da Prova de Conteúdo, o formulário específico para interposição de recurso, as informações complementares e os avisos oficiais constituem normas que complementam este Edital.

14.8. O presente Edital poderá ser cancelado ou alterado, em parte ou no todo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que isso venha a gerar direito e obrigações em relação aos interessados, excetuando-se a devolução da taxa de inscrição, conforme o estabelecido no item 4.8.1.

14.9. As situações não-previstas neste Edital serão analisadas pela Coordenação Geral de Concursos e encaminhadas à Reitoria, visando à definição.

Nilópolis, 02 de junho de 2009.

LUIZ EDMUNDO VARGAS DE AGUIAR
Reitor

ANEXO I

PROGRAMAS

S-01 - ARTE / EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Conhecimentos específicos

Conteúdo:

1. História geral da arte;

2. Arte no Brasil;

3. Arte e cultura;

4. Ensino de arte no Brasil: história, metodologias e concepções atuais;

5. Ensino de arte: métodos, teorias, tendências;

6. Arte no ensino fundamental e médio;

7. Conteúdos, procedimentos e recursos de Educação em Arte no Ensino Médio;

8. Arte e novas tecnologias;

9. Noções básicas de desenho geométrico.

Referências bibliográficas:

ARCHER, Michel. Arte contemporânea: uma história concisa. Trad. Alexandre Krug e Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ARGAN, Giulio C. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Trad. Denise Bottmann e Frederico Carott. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1998.

BASBAUM, Ricardo (org.). Arte contemporânea brasileira: textura, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

BUORO, Anamélia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. São Paulo, Cortez, 1996.

DUARTE Jr., João Francisco. Por que arte educação? São Paulo: Papirus, 1985.

FERRAZ, Maria Heloísa e FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1993.

JANSON, H.W. História geral da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (3 vol.)

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2003.

OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. 7 ed. Rio de Janeiro, Campus, 1991.

Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. ( www.mec.gov.br/sef/estrut2/pcn/pdf/arte.pdf )

Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 1998. ( www.mec.gov.br/semtec/ensmed/ftp/pcn/arte.pdf )

ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983. ABNT - Normas:

PUTNOKI, José Carlos. Elementos de Geometria e Desenho Geométrico, vol 1 e 2. São Paulo: Ed. Spione.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. (Org). Arte Brasileira no século XX. São Paulo: IMPRENSA OFICIAL, 2007

S-02 - ENGENHARIA RURAL

Conhecimentos específicos

Conteúdo:

1. Topografia: estudo do relevo do solo. Instrumentos de topografia. Processos de levantamento baixa, média e alta pressão. Planimetria e altimetria. Cartas topográficas. Desenho topográfico. Reconhecimento e levantamento de faixas. Estudos de relevo para traçado de estradas. Elementos básicos de fotogrametria. Locação de curvas de nível. Noções de georreferenciamento;

2. Construções rurais: resistência dos materiais. Materiais de construção. Ambiência em edificações Rurais. Conforto Animal. Custos de Construções. Sistemas de ventilação forçada para abrigos de animais. Instalações para animais. Instalações para Armazenamento de pesticidas e fertilizantes. Energia na agricultura. Construções rurais e ambientes. Armazenamento;

3. Hidráulica Agrícola: Hidrostática e hidrodinâmica. Escoamento em condutos forçados. Escoamentos em condutos livres. Elevação de água. Medição de vazão. Pequenas barragens de terra;

4. Mecanização: elementos básicos de mecânica. Materiais de construção de máquinas agrícolas. Esforços nos elementos de máquinas. Resistências passivas. Lubrificação e lubrificantes. Fontes de potência no setor agrícola. Motores de combustão interna. Medição de potência. Mecanismos de transmissão de potência. Tratores Agrícolas. Planejamento das operações agrícolas. Máquinas agrícolas para preparo inicial do solo. Máquinas agrícolas para preparo periódico do solo. Máquinas agrícolas para implantação de culturas. Máquinas agrícolas para tratos culturais. Máquinas agrícolas para colheita. Agricultura de precisão;

5. Irrigação e drenagem: Agricultura irrigada. Solo, água, clima, planta e suas interações. Irrigação por aspersão. Irrigação localizada. Irrigação por superfície. Manejo da irrigação. Sistemas de drenagem do solo.

Referências bibliográficas:

ALDABÓ LOPEZ, Ricardo. Energia Eólica. 4 ed. São Paulo: Artliber, 2002.156 p.

ALDABÓ LOPEZ, Ricardo. Energia Solar. 4 ed. São Paulo: Artliber, 2002. 155 p.

AZEVETO NETTO, J. M. Manual de Hidráulica. São Paulo: Edgard Blücher, 1998. 669 p.

BAETA, F. C.; SOUZA, F. Anatomia em edificações rurais: conforto animal. Viçosa: UFV, 1997. 246 p.

BALASTREIRE, L.A. Máquinas Agrícolas. Ed. Manole, 1990. 310 p.

BAPTISTA, M. E LARA, M. Fundamentos de Engenharia Hidráulica. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. 437 p.

BERALDO, A.L.; NÃÃS, I.A.; FREIRE, W.J. Construções rurais: materiais. Rio de Janeiro: LTC, 1991.

BERNARDO, S. Manual de Irrigação. 2 ed. Viçosa: UFV, 2002. 657 p.

BEZERRA, A.M. Aplicações Práticas da Energia Solar. São Paulo: Nobel, 1990. 134 p.

BRANCO, Samuel Murgel. Energia e meio ambiente. 13 ed. São Paulo: Moderna, 1996. 96 p.

BRANDÃO, Filadelfo. Manual do Armazenista. Viçosa: UFV, 1989. 269 p.

BRASIL. MINISTERIO DAS MINAS E ENERGIA. Fontes alternativas de energia. 2 ed. 1 impr. Brasília: Ministério das Minas e Energia, Secretaria de Tec, 1983. 87 p.

CARVALHO, Nelson Moreira de. A secagem de sementes. 2 ed. Jaboticabal, São Paulo: UNESP, 1994. 165 p.

CASACA, J. M.; MATOS, J. L. de; DIAS, J. M. B. Topografia Geral; tradução Luis Felipe Coutinho Ferreira da Silva, Douglas Corbari Corrêa. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

COMASTRI, J.A.; TULER, J.C. Topografia - Altimetria. 3 ed. Viçosa: Editora UFV, 2005.

COMETTA, E. Energia Solar. Utilização e Empregos Práticos. Hemus, 1982. 127 p.

CREDER, H. Instalações hidráulicas e Sanitárias. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1987, 404 p.

ERBA, D.A.; THUM, A.B.; SILVA, C.A.U.; SOUZA, G.C.; VERONEZ, M.R.; LEANDRO, R.F.; MAIA, T.C.B. Topografia para estudantes de arquitetura, engenharia e geologia. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2005.

FREIRE, W. J. Tecnologia da construção. Campinas: 2000, 98 p.

GONÇALVES, J. A., MADEIRA, S. SOUSA, J. J. Topografia. Editora Lidel, 2008.

INSTITUTO MARIA. Pré-processamento de produtos agrícolas. 3 ed. Juiz de Fora, MG: Instituto Maria, 1995. 509 p.

LAMPARELLI, R. A. C.; ROCHA, J. V.; BORGHI, E. Geoprocessamento e agricultura de precisão: fundamentos e aplicações. Guaíba, RS: agropecuária, 2001. 118 p.

MACHADO, A.L.T. & REIS, A.V. Máquinas para o preparo do solo, semeadura, adubação e tratamentos culturais. Pelotas, Ed. UFPel, 1996. 280p.

MACHADO, P.; BERNARDI, A.; SILVA. C. A. Agricultura de Precisão para o Manejo da Fertilidade do Solo em Sistema Plantio Direto. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004. 209 p.

MILLAR, A. A. Drenagens de terras agrícolas: bases agronômicas. São Paulo: Editerra, 1988. 303 p.

MIRANDA, J. H.; PIRES, R. C. M. Irrigação. Piracicaba: FUNEP, 2001. 410 p.

MORAES, M.L.B. & REIS, A.V. Máquina para colheita e processamento dos grãos. Pelotas: Ed. UFPel, 1999.150 p.

MOREIRA, M. A. Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação. 2 ed. Viçosa, MG: UFV, 2003.

PEREIRA, M. F. Construções rurais. 4 ed. São Paulo: Roca, 1986. 330 p.

REIS, A.V.; MACHADO, A.L.T. & TILMANN, C.A. Motores, tratores, combustíveis e lubrificantes. Pelotas: Ed. UFPel, 1999. 315 p.

SILVA, J. de S. Secagem e armazenagem de produtos agrícola. Viçosa: Aprenda Fácil, 2000. 502p.

SILVEIRA, G.M. Máquinas para a pecuária. São Paulo: ed. Nobel, 1997. 167 p.

S-03 - ESPANHOL Conhecimentos específicos

Conteúdo:

1. Aspectos lingüístico-discursivos no ensino de espanhol língua estrangeira (E/LE);

2. Ensino/aprendizagem de espanhol mediado pelas novas tecnologias da comunicação;

3. O ensino de Espanhol no Brasil e os documentos normativos: PCN's e OCN's;

4. Gêneros discursivos e tipologias textuais no ensino de E/LE;

5. A compreensão leitora e seus diferentes enfoques teóricos no ensino de E/LE;

6. Unidade e diversidade da língua espanhola: a perspectiva da Sociolingüística;

7. O ensino do espanhol para fins específicos: o espanhol para secretariado;

8. Análise, seleção e preparação de materiais didáticos para o ensino de E/LE;

9. O uso do cinema e da literatura no ensino de E/LE;

10. Multiculturalismo e ensino de E/LE.

Referências bibliográficas:

Obs.: Além dos títulos citados abaixo, o candidato deverá fundamentar-se em bibliografia pertinente tomando como parâmetro os itens do Programa e as reflexões mais recentes nesta área do conhecimento.

ALBUQUERQUE, A.E.D.; JUNGER, C.S.V.; SANTOS, A.C. Lectura Interactiva en clases de E/LE. Revista Hispanista, vol. I, n. 3, out-nov-dez, 2000. Disponível em: www.hispanista.com.br/revista/uniminiesp.htm

ANDRADE, O. G.; BUTARELLO, N. A. L. "A formação em Secretariado Executivo no âmbito do espanhol com fins específicos". In: DURÃO, A. B. A. B., (org.) Anais das III Perspectivas teórico-práticas do ensino de espanhol a brasileiros: ensino / aprendizagem de espanhol no Brasil de hoje. Londrina: UEL, 2003.

Brasil MEC/SEB. Orientações Curriculares Nacionais - Linguagens, códigos e suas tecnologias /Secretaria de Educação Básica. - Brasília, 2006. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/bookvolume01internet.pdf

BRASIL/SEF. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua Estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DURÃO, A. B. A. B. "Reflexiones en torno a la gramática en los procesos de enseñanza / aprendizaje de español como lengua extranjera". In: Actas del I Simposio de Didáctica de E/LE: Teoría y prá ctica. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes, 2004.

FERNÁNDEZ MORENO, F. Qué español enseñar. Madrid: Arco/Libros, 2000.

GIORGI, M. C. O professor de espanhol e a leitura no ensino médio: escolha dos textos. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. VIII, n. 9, p. 114-121, 2004. www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno09-11.html

LEFFA, Vilson J. "Metodologia do ensino de línguas". In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. "Gêneros textuais: definição e funcionalidade". In: DIONÍSIO, A.P & MACHADO, A. R. & BEZERRA, M. A. (orgs.) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

MARESMA DURÁN, J. & ALMEIDA DE FREITAS, L. M. "Cine y Literatura". In: Actas del V Simposio Didáctica de E/LE José Carlos Lisboa. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes, 2008.

PARAQUETT, M. "Multiculturalismo y aprendizaje de lenguas extranjeras". In: Actas del II Simposio Didáctica de E/LE José Carlos Lisboa. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes, 2005.

ROJAS GORDILLO, C. Internet como recurso didáctico para la clase de E/LE. Brasília: Embajada de España. Consejería de Educación y Ciencia, 2001.

SANTOS, Ana Cristina. "El género literario y la comprensión lectora en clases de E/LE". In: Actas del II Simposio Internacional de Didáctica de Español para extranjeros. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, 2005.

SEDYCIAS, João. org. O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

SILVA JÚNIOR, A.F. "O trabalho com contos na sala de aula de E/LE: um relato de experiência". In: FREITAS, L. M. A.; BARRETO, Talita de Assis; BRAGA, Elda Firmo; GIORGI, Maria Cristina; LIMA, V. C. A.; MONTANDON, M.; SAMPAIO, F.; SILVA, Aline Machado da; SILVA, Flavia Augusto Severino da. (Orgs.). Estudos Hispânicos. Língua, Literatura, Ensino, Pesquisa. Rio de Janeiro: APEERJ, 2009, p. 63-71.

www.apeerj.org.br/documentos/estudoshispanicos.pdf;

SOLÉ, I. Estrategias de lectura. Barcelona: Graó, 2004.

S-04 - GESTÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Conhecimentos específicos

Conteúdo:

1. Economia: administração Financeira; avaliação de projetos agroindustriais; economia da produção; economia do consumidor; estruturas de mercado; comercialização agrícola; comércio Internacional;

2. Administração: teoria geral da administração. O Projeto organizacional da coorporação e a gestão da empresa global. Marketing: planejamento, estratégia de lançamento e posicionamento do mercado; planejamento estratégico. Administração da empresa rural;

3. Cooperativismo e associativismo: organização, estrutura e funcionamento de cooperativas; agronegócio e cooperativismo; empreendedorismo e agronegócio;

4. Projetos agropecuários: conceitos, níveis e tipos de planejamento, etapas da elaboração de projetos;

5. Gestão ambiental na agropecuária: sistemas de gestão da qualidade na agropecuária brasileira e sua certificação, planejamento do espaço rural, gestão ambiental nas cadeias produtivas e avaliação de impactos ambientais na agropecuária.

Referências bibliográficas:

ALOE, A. & VALLE, F. Contabilidade Agrícola. São Paulo: Atlas, 1981.

ANTUNES, L. M. et al. Projetos e Orçamentação Agropecuário. Guaíba: Agropecuária, 2001. 127 p.

ANTUNES, L. M. Manual de Administração Rural. Guaíba: Agropecuária, 1999. 196 p.

BARNEY, J.B.; HESTERLY, W.S. Administração estratégica e vantagem competitiva. Trad: Monica Rosemberg. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BARROS, G. S.A. C. Economia da Comercialização Agrícola. Piracicaba, São Paulo: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, 1987. 306 p.

BATALHA, O.M. (Org.). Grupo de estudos e pesquisas agroindustriais: Gestão agroindustrial. 3 ed. v. 1. São Paulo: Atlas.

CALLADO, A. Agronegócio. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

CARBAUGH, R. Economia internacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

FAERJ/SEBRAE-RJ. Diagnóstico da Cadeia Produtiva do leite do Estado do Rio de Janeiro: Relatório de Pesquisa - Rio de Janeiro: 2003. 264 p.

GEBLER, L.; PALHARES, J. C.P. Gestão Ambiental na Agropecuária. Brasilia - DF. Embrapa Informação Tecnológica. 2007. 310 p.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 3a. ed. São Paulo: Harbra, 1987.

HITT, M.A.; IRELAND, R.D.; HOSKISSON, R.E. Administração Estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

HOFFMANN, R. et al. Administração da Empresa Agrícola. São Paulo: Pioneira, 1987.

KRUGMAN, P.R; OBSTFELD, M. Economia Internacional: teoria e política. Trad: Eliezer Martins Diniz. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2005.

MARIANO, S. R. H.; MAYER, F. Empreendedorismo e inovação: criatividade e atitude. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2008. 350 p.

MOURA, L. A. A. Qualidade e Gestão Ambiental. São Paulo, 2008. 448 p.

NORONHA, J. F. Projetos Agropecuários: Administração Financeira, Orçamentação e Avaliação Econômica. Piracicaba: FEALQ, 1981.

OLIVEIRA, Djalma P. R. Manual de Gestão das cooperativas: uma abordagem prática. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 5 ed. São Paulo: Editora Prentice Hall, 2002. p. 711.

SANTOS, G. et al. Administração de Custos na Agropecuária. São Paulo: Atlas, 2002.

SLACK, N. et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2007.

VARIAN, H. R. Microeconomia: PrincÍpios Básicos. 6 ed. São Paulo: Campus, 2000.

S-05 - HISTÓRIA Conhecimentos específicos

Conteúdo:

1. Imperialismo, Liberalismo e Socialismo: Idéias Políticas e Sociais do XIX ao XX;

2. O século XX entre Golpes e Revoluções: tudo em nome da democracia;

3. Guerras Anticoloniais - Nações contra Impérios no Século XX;

4. Uma República para quem? Rupturas e Permanências com o Império;

5. A Primeira República: política, economia, sociedade e cultura;

6. Entre o Nacionalismo e o liberalismo: da tomada do poder por Vargas à derrubada de Jango;

7. Do golpe que se diz Revolução ao Brasil que se quer democrático;

8. O Neoliberalismo e seu impacto na América e África;

9. Mitos do progresso: da Segunda Revolução Industrial à Globalização;

10. Práticas e Desafios curriculares no Ensino de História;

11. Movimento Operário Brasileiro: formação, consolidação e embates.

Referências bibliográficas:

ARAÙJO, Maria Paula Nascimento. A utopia fragmentada: as novas esquerdas no Brasil e no mundo na década de 1970. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.

ARRIGHI,Giovanni. O longo século XX: dinheiro, poder e as origens do nosso tempo.Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Editora Unesp, 1996.

BADARÓ MATTOS, Marcelo (Coord.). Trabalhadores em greve, polícia em guarda: greves e repressão policial na formação da classe trabalhadora carioca. Rio de Janeiro: Bom Texto: FAPERJ, 2004.

BETHELL, Leslie. História da América Latina. v. 4 e 5 São Paulo: EDUSP, 2005

BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

CANDAU, Vera Maria (Org.) Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999.

CARVALHO, José Murilo de. A Construção da Ordem: a elite política imperial; Teatro de Sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, Relume-Dumará, 1996.

________ . Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.

________ . A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.

CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

COSTA, Emília V. Da monarquia a república: momentos decisivos. São Paulo: UNESP, 1998.

DREIFUSS, René Armand. 1964: A conquista do Estado. Ação Política, Poder e Golpe de Classe. Trad. Laboratório de Tradução da Faculdade de Letras da UFMG. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1981

DUPAS, Gilberto. O mito do progresso. São Paulo: Unesp, 2006.

FERREIRA, Jorge e REIS, Daniel (org.). As esquerdas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. 3 v.

FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste; REIS, Daniel Aarão (org). Século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. 3 v.

FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília (org). O Brasil Republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 4 v.

FICO, Carlos et alii(orgs.). 1964-2004: 40 anos do golpe: ditadura militar e resistência no Brasil. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.

FIGUEIREDO, Argelina C. Democracia ou reformas: alternativas democráticas à crise política 1961-1964. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

GOMES, Ângela de Castro. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: FGV, 2007. 3ª ed.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

________ . Globalização, democracia e terrorismo. Trad. José Viegas. São Paulo: Companhia das Letras,2007.

HORN, Geraldo Balduíno & GERMINARI, Geyso Dongley. O Ensino de História e seu currículo: teoria e método. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2006.

JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Editora Ática, 2007.

KI-ZERBO, Joseph. Para quando África? Tradução Carlos Aboim de Brito. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

MENDONÇA, Sônia Regina de. Estado e economia no Brasil: opções de desenvolvimento. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

MENDONÇA, Sônia Regina & FONTES, Virginia Maria. História do Brasil Recente: 1964-1992. São Paulo: Editora Ática, 2004.

MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiro & MAGALHÂES, Marcelo de Souza (Orgs.) Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: MauadX: FAPERJ, 2007.

SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SALLES, Ricardo. Nostalgia Imperial: a formação da identidade nacional no Brasil do Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.

SANTOS. Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SEVECENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI. No loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SILVA, Alberto da Costa e. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

SILVA, Francisco Carlos T. O século sombrio, uma história geral do Século XX. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier.

TOLEDO, Caio Navarro de. Governo Goulart e o golpe de 64. São Paulo: Brasiliense, 2004.

VIANNA, Luís Werneck. Liberalismo e sindicalismo no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1978.

WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. Trad. Paulo Cezar castanheira. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.

S-06 - INFORMÁTICA: BANCO DE DADOS/ DESENVOLVIMENTO WEB/ ENGENHARIA DE SOFTWARE

Conhecimentos específicos

Conteúdo:

1. Histórico dos bancos de dados, armazenamento distribuído e em uma única base, sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD), projeto conceitual, projeto lógico e projeto físico, a abordagem entidade- relacionamento (método de Peter Chen e outras abordagens), entidades, relacionamentos, atributos, especializações. Álgebra relacional. SQL: linguagem de definição, linguagem de manipulação, visões;

2. Normalização. Restrições de integridade (Entidade, Referência, Stored Procedures, Triggers). Construção do modelo físico do banco de dados (meio de armazenamento, RAID, Buffer). Ambiente de banco de dados: recuperação de paradas e falhas, controle de concorrência, controle de transações, segurança. Projeto de Banco de dados e UML. XML;

3. Especificação do projeto físico do BD. Uso de indexação e estrutura de arquivos. Gerenciamento de transações e controle de concorrência, recuperação e otimização. Mecanismos de proteção (segurança e recuperação em casos de falhas e falta de informação). Banco de dados distribuídos. Tópicos especiais em BD;

4. Conceituação de engenharia de software; paradigmas da engenharia de software. Processos de software; qualidade de software no nível pessoal; melhoria dos processos; requisitos; análise; projeto de interfaces com o usuário; tópicos especiais; ferramentas CASE;

5. Projeto e implementação de software. Testes de software. Distribuição do sistema. Manutenção de software. Sistemas críticos. Qualidade de software. Métodos ágeis. Métodos pesados versus métodos ágeis. Métodos híbridos;

6. Manipulação da Linguagem HTML. Instalação e configuração de um servidor web, de uma linguagem orientada a objetos para web e SGBD para web. Criação de bancos de dados para web. Acesso a bancos de dados, consultas complexas, sessões, upload de arquivos. Comércio eletrônico e segurança;

7. Web services: visão geral; descrições de serviços e IDL; serviços de diretório; segurança em XML; coordenação;

8. Informática básica: significado dos termos mais utilizados em computação, os componentes de um computador, os periféricos, redes e Internet. Sistema Operacional Windows XP: conceitos, manipulação de pastas, arquivos, janelas e utilização da Internet. MS Office 2003: criação de textos, tabelas, objetos gráficos, manipulação de planilhas, formatação, formulas e cálculos, terminologia de banco de dados, consultas, formulários, relatórios, apresentações, slides e efeitos especiais.

Referências bibliográficas:

SILBERSCATZ, Abraham; KORTH, Henry F. ; SUDARSHAN, S. Sistema de banco de dados. 3 ed. São Paulo: Makron Books, 1999. 778 p.

ABINADER, Jorge Abílio; LINS, Rafael Dueire. Web Services em JAVA. Rio de Janeiro: Brasport, 2006. 288p.

AMBLER, Scott W. Modelagem Ágil: Práticas Eficazes para a Programação Extrema e o Processo Unificado. São Paula: Bookman, 2003. 352 p.

BRAHA, Michael; RUMBAUGH, James. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos com UML. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006. 520 p.

BOOCH, Grady; JACOBSON, Ivar; RUMBAUGH, James. UML: guia do usuário. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006. 474 p. ISBN 8535217843

DA SILVA, Mário G. Terminologia Básica, Windows XP, Word 2003, Excel 2003, Access 2003, Power Point 2003. 6 ed. São Paulo: Érica, 2007. 380 p.

MALDONADO, José Carlos; DELAMARO, Márcio Eduardo; JINO, Mario. Introdução ao Teste de Software. Série Campus - SBC. Rio de Janeiro: Campus, 2007. 408 p.

PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: fundamentos, métodos e padrões. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2003. 602 p.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 5 ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill Interamericana do Brasil, 2002. 843 p.

ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant. B. Sistema de Banco de Dados. 4 ed. Addison-Wesley BRA , 2005. 744 p.

SANTOS, Rui R. Java na Web: Programando Sites Dinâmicos. Axcel Books, 2007. 380 p.

HUMPHREY, Watts S. Introduction to the Personal Software Process. Reading, Massachussets, Addison-Wesley, 1999.

S-07 - INFORMÁTICA: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO / ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Conhecimentos específicos

Conteúdo:

1. Desenvolvimento de algoritmos e programas de computador. Problemas de ordenação e Pesquisa. Listas, pilhas, filas e árvores. Complexidade de algoritmos. Classes de problemas. Conceitos de linguagens de programação, funções, modularidade, recursividade. Ponteiros e alocação dinâmica;

2. Sistemas numéricos. Aritmética binária: ponto fixo e ponto flutuante. Organização de computadores: memórias, unidade central de processamento, unidades de entrada e unidades de saída. Linguagens de montagem. Modos de endereçamento, conjunto de instruções. Mecanismos de interrupção e de exceção. Barramento, comunicações, interfaces e periféricos. Organização de memória. Memória auxiliar. Arquiteturas RISC e CISC. Pipeline;

3. Informática básica: significado dos termos mais utilizados em computação, os componentes de um computador, os periféricos, redes e Internet. Sistema Operacional Windows XP: conceitos, manipulação de pastas, arquivos, janelas e utilização da Internet. MS Office 2003: criação de textos, tabelas, objetos gráficos, manipulação de planilhas, formatação, formulas e cálculos, terminologia de banco de dados, consultas, formulários, relatórios, apresentações, slides e efeitos especiais.

Referências bibliográficas:

CORMEN, Thomas H. et al. Algoritmos: teoria e prática. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

DA SILVA, M. G. Terminologia Básica, Windows XP, Word 2003, Excel 2003, Access 2003, Power Point 2003. 6 ed. São Paulo: Editora Érica, 2007.

GUIMARÃES, A. M. ; LAGES, N. Introdução à Ciência da Computação. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos S.A, 1998

PATTERSON, H. Organização de Computadores: A interface hardware / software. LTC, 2000.

SZWARCFITER, Jayme Luiz; MARKENZON, Lilian. Estruturas de dados e seus algoritmos. Rio de Janeiro: LTC, 1994.

TANENBAUM. A Organização Estruturada de Computadores, 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

ZIVIANI, Nívio. Projeto de algoritmos: com implementações em Pascal e C. 2. São Paulo: Pioneira, 1993.

S-08 - INGLÊS

Conhecimentos específicos

Conteúdo:

1. Teorias de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras: behaviorismo, construtivismo interacionista e construtivismo sócio-interacionista;

2. Abordagem instrumental no ensino de inglês (ESP - English for Especific Purposes);

3. Análise do discurso: teoria de gêneros textuais e sua aplicabilidade em sala de aula;

4. Projetos interdisciplinares: elaboração e aplicabilidade em sala de aula.

Referências bibliográficas:

CELANI, M. A. A., DEYES, A. F., HOLMES, J. L., SCOTT, M. R. ESP in Brasil: 25 years of evolution and reflection. São Paulo: Editora PUC-SP/ Mercado de Letras, 2005.

DUDLEY-EVANS, T. & ST. JOHN, M. Developments in English for Specific Purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

GRELLET, Françoise. Developing reading skills. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

HUTCHINSON, T. & WATERS, A. English for Specific Purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

KLEIMAN, A & MORAES S. E. Leitura e interdisciplinaridade - Tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

MOITA LOPES, Luiz Paulo (org). Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Ed Parábola, 2006.

NUTTAL, C. Teaching reading skills in a foreign language. London, UK: Heineman, 1982.

SWALES, John M. Genre analysis - English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

RAMOS, R.C.G. "Gêneros textuais: uma proposta de aplicação em cursos de inglês para fins específicos". In The ESPecialist, vol.25, nº2, 2004: 107-1 29, São Paulo: EDUC,2004.

S-09 - MEIO AMBIENTE

Conhecimentos específicos

Conteúdo:

1. Ciclo Biogeoquímicos;

2. Poluição e Controle ambiental (ar, água, solo);

3. Avaliação e Gestão de riscos ambientais;

4. Estudo de impacto ambiental. Avaliação de Impactos Ambientais;

5. Resíduos Sólidos: classificação (NBR 10.004/04) e principais técnicas de tratamento e disposição;

6. Auditoria ambiental;

7. Enfoque ambiental do sistema de esgotamento sanitário e das estações de tratamento de efluentes. A gestão ambiental de uma estação de tratamento de esgoto. Análise de desempenho, risco e impactos ambientais dos processos de tratamento de esgotos;

8. Adensamento, digestão e remoção de umidade do lodo, fossas sépticas, filtração biológica, processo de lodos ativados, lagoas de estabilização. Tratamento primário, secundário e terciário;

9. Noções de hidráulica. Estudo generalizado de vertedouros. Princípios gerais do movimento dos fluidos. Hidrodinâmica;

10. Noções de direito ambiental (lei 6.938/81; CFRB/88, art. 225; lei 9.605/98; lei 9.433/97 e Resoluções Conama 01/86, 237/97 e 357/05);

11. Remediação de áreas impactadas.

12. Água: química das águas naturais; purificação de águas poluídas; tratamento convencional para obtenção de água potável.

Referências bibliográficas:

ARAÚJO, G. M. Sistema de Gestão Ambiental: ISO 14.001/2004 comentada, 1 ed. Rio de Janeiro, 2006.

AZEVEDO NETTO, J. M. Manual de Hidráulica, 8 ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1998.

BRAGA, B; et al. Introdução à engenharia ambiental, São Paulo: Pretice Hall, 2002.

CERQUEIRA, J. P.; MARTINS, M. C. Auditorias de Sistemas de Gestão: ISO 9001-ISO 14001 - OHSAS 18001 - ISSO/IEC 17025 - AS 8000 - ISO 19011. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J.T. Avaliação e Pericia Ambienta. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.

d`AVIGNON, A; et. ali. Manual de auditoria ambiental para estações de tratamento de esgoto doméstico. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

JORDÃO, E. P.; PESSOA, C. A. Tratamento de Esgoto Doméstico. 4 ed. Rio de Janeiro, 2005.

LIMA, L.M.Q. Lixo: Tratamento e Biorremediação. 3 ed. rev. e ampl. Hemus, 2004.

MACEDO, J. A. B. de. Introdução ä Química Ambiental: Química & Meio Ambiente & Sociedade. 2 ed. Juiz de Fora: CRQ-MG, 2006.

MACEDO, J.A.B. Águas & águas. Belo Horizonte: CRQ-MG, 2007.

MARTINI JR., L.C.; FIGUEIREDO, M.A.G.;GUSMÂO, A.C.F. Redução de resíduos industriais: como produzir mais com menos. Rio de Janeiro: Fundação BioRio: Aquarius, 2005.

PHILIPPI JR., A.; ROMERO, M. A. ; BRUNA, G. C. Curso de Gestão Ambiental. Barueri, São Paulo: Manole, 2004.

ROCHA, J.C. Introdução à Química Ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2004.

S-10 - PRODUÇÃO ANIMAL

Conhecimentos específicos

Conteúdo:

1. Avicultura: manejo sanitário, manejo alimentar, criação e manejo de frangos de corte, criação e manejo de poedeiras comerciais, ambiência, instalações e equipamentos.

2. Cunicultura: raças, sistemas de criação, manejo de criação, manejo de reprodução, manejo de alimentação, manejo sanitário;

3. Zootecnia geral: ciência e arte de criar, espécie em zootecnia, domesticação das espécies, espécies domésticas e origem, utilidades e serviços dos animais domésticos, raça e demais grupos zootécnicos, caracteres raciais e econômicos, sexo e neutralização sexual e ação do ambiente natural sobre os animais domésticos;

4. Sanidade animal: saúde e doença, medicamentos e via de aplicação. Doenças: febre aftosa, raiva, brucelose bovina, carbúnculo sintomático, colibacilose, leptospirose, mamites, salmonelose, tétano, tuberculose, anaplasmose, babesiose, pasteurelose, mixomatose, coccidiose, pneumonia, peste suína clássica, sarnas, garrotilho, mormo, anemia infecciosa eqüina, newcastle, bouba, doença de marek, aspergilose, influenza;

5. Suinocultura: sistemas de produção, raças, manejo alimentar, alimentação e nutrição, manejo reprodutivo, instalações e equipamentos, manejo sanitário, controle zootécnico e custos, resíduos, dejetos e meio ambiente;

6. Bovinocultura de corte: importância da bovinocultura de corte na pecuária brasileira. Noções de anatomia dos bovinos. Principais raças de bovinocultura de corte. Manejo por categoria. Sistemas de produção. Manejo nutricional. Reprodução. Rastreamento;

7. Bovinocultura de Leite: importância social e econômica, exterior, características indicativas da vaca leiteira, raças leiteiras européias e indianas, melhoramento do rebanho, reprodução dos bovinos, sistemas de produção de leite, manejo de criação de rebanho, manejo reprodutivo, manejo de ordenha (manual e ordenha), efeitos do ambiente sobre a saúde da glândula mamária e qualidade do leite;

8. Nutrição: alimentos utilizados na alimentação de aves e suínos; digestão: processos gerais e particularidades por espécie animal; princípios nutritivos e finalidades nutricionais; mineralização do rebanho bovino; forragicultura; principais espécies forrageiras e tipos de crescimento; formação e manejo de pastagens e capineiras; conservação de forragens silagem e fenação.

9. Apicultura: importância econômica da apicultura; criação, manejo, instalações e equipamentos apícolas; principais produtos apícolas.

10. Eqüinocultura: importância da eqüinocultura. Noções de anatomia dos eqüinos. Implementos utilizados para montaria e serviço. Equitação (conceitos e práticas). Ferrageamento. Principais raças de eqüinos. Manejo dos animais. Reprodução. Odontologia eqüina.

11. Piscicultura: fatores básicos na criação; construção de criadouros; sistemas de criação; qualidade da água; alimentação; espécies cultivadas no Brasil; produção de alevinos e larvas; processamento e comercialização do pescado.

Referências bibliográficas:

AGUIAR, A. de P. A. Manejo de pastagens. Guaíba: Agropecuária, 1998.

ALCÂNTARA, P. B.; BUFARAH, G. Plantas forrageiras: gramíneas e leguminosas. São Paulo: Nobel, 1998. 162 p.

ANDRIGUETTO,J.M. Nutrição Animal: As bases e os fundamentos da Nutrição animal. São Paulo: Nobel, 2002. 425 p.

ANDRIGUETTO. J. M. PERLY, L.; MINARDI, I. Nutrição Animal - Alimentação Animal. Vol.2. São Paulo: Nobel, 2001. 395 p.

BETERCHINI, A.G. Nutrição de monogástricos. Lavras, Minas Gerais: UFLA/FAEPE, 2006. 255 p.

CAMPOS, E. J. Avicultura: Razões, fatos e divergências. BeloHorizonte, Minas Gerais: FEPMVZ, 2000. 311p.

CARVALHO, M.M.; ALVIM, MJ. Pastagens para gado de leite em regiões de influencia da Mata Atlântica. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2000. 178 p.

COTTA, T. Frango de corte: criação abate e comercialização. Viçosa, Minas Gerais: Aprenda Fácil, 2003. 237 p.

COTTA, T. Galinha: Produção de ovos. Viçosa, Minas Gerais: Aprenda Fácil, 2002. 278 p.

COUTO, R.H.N.; COUTO, L. A. Apicultura: manejo e produtos. 2 ed. Jaboticabal: FUNEP, 2002.

DOM INGUES, Octavio. Elementos de zootecnia tropical. 6 ed. São Paulo: Nobel, 1984. 143 p.

FACTA, Coleção. Manejo da incubação. Campinas, São Paulo: Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícola. 1994. 196 p.

FACTA, Coleção. Manejo de frangos de corte. 2 ed., 2005. 187 p.

FACTA, Coleção. Manejo de matrizes. Campinas, São Paulo:, 1994. 208 p.

FERRANDO, P.R. Alimentação dos animais monogástricos: suínos, coelhos e aves. Obra coletiva redigida pelos pesquisadores e engenheiros do Departamento de Criação de Monogástricos. São Paulo: Roca, 1999, 245 p.

HAFEZ, E.S.E. Reprodução animal. 2 ed. Editora Manole, 2003.

INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO FORTALEZA, Suinocultura. Ministério da Ciência e Tecnologia, 2004.

LANA, G.R.Q. Avicultura. Recife, Pernambuco: 2000. 268 p.

MALAVAZZI, G. Manual de Criação de fragos de Corte. São Paulo: Livraria Nobel, 1982.

MARQUES, D.C. Criação de Bovinos. 6 ed. São Paulo: Livraria Nobel, 1988.

MARSENAC, L. N. et al. Enciclopédia do cavalo. São Paulo: Organização Andrei Ed. Ltda,1990.

MELLO, H. V.; SILVA, J.F. de. Criação de coelhos. Viçosa: Aprenda Fácil, 2003. 264 p.

MOURA, J. C. de; FARIA, V. P. de; MATTOS, N. R. S. Bovinocultura de leite. Piracicaba, São Paulo: FEALQ, 1991. 270 p.

NOGUEIRA-COUTO, R. H.; COUTO, L. A. Apicultura: manejo e produtos. 3 ed. Jaboticabal: FUNEP, 2006. 193 p.

PASSOS, L.P., CARVALHO, M.M., CAMPOS, O.F. Gado de leite 20 anos de pesquisa. Juiz de Fora: EMBRAPA- CNPGL, 1997.

PEREIRA, J. C. C. Melhoramento genético aplicado a produção animal. Belo Horizonte: FEP-MVZ, 1999.

PROENÇA. C. E. M.; BITTENCOURT, P. R. L. Manual de piscicultura tropical. Brasília: IBAMA. 1994. 196 p.

RIBEIRO, H. M. Bovinocultura de corte: fundamentos da exploração racional. 3 ed. Piracicaba: FEALQ, 1999. 551 p.

ROSTAGNO, H. Tabelas Brasileiras para aves e suínos: composição de alimentos e exigências nutricionais. 2 ed. Viçosa, Minas Gerais: UFV/DZO, 2005. 186 p.

SILVA, R,G, Introdução à Bioclimatologia Animal. São Paulo: Nobel, 2000. 286 p .

SOBESTIANSKY, J., WENTZ, I., SILVEIRA, P.R.S. et al. Suinociultura Intensiva: produção, manejo e saúde do rebanho. Brasília: Embrapa-SPI; Concórdia: Embrapa-CNPSA, 1998. 388 p.

TIBAU, A. O. Pecuária intensiva. São Paulo: Nobel, 1979. 211 p.

TORRES, A.P. Melhoramento dos Rebanhos. São Paulo: Livraria Nobel, 1991. 399 p.

TORRES. A.P., JARDIM.W.R. Criação de Cavalo e de outros Equinos. São Paulo: Livraria Nobel, 1992. 654 p.

VIEIRA, M.I. Produção de coelhos: caseira, comercial e industrial. 9 ed. São Paulo: 1995. 365 p.

WIESE, H. Novo manual de apicultura. Guaíba, Rio Grande do Sul: Agropecuária, 1995. 291 p.

S-11 - PRODUÇÃO VEGETAL

Conhecimentos específicos

Conteúdo:

1. Olericultura: classificação; sistema de cultivo das principais olerícolas produzidas no Rio de Janeiro; fatores climáticos; planejamento e implantação da horta; propagação sexuada e assexuada; tratos culturais; plasticultura; aspectos básicos relacionados à colheita, classificação e comercialização de hortaliças;

2. Fruticultura: classificação; sistema de cultivo das principais frutíferas cultivadas no Rio de Janeiro; fatores climáticos; planejamento e implantação do pomar; propagação sexuada e assexuada; tratos culturais; aspectos básicos relacionados à colheita, pós-colheita, classificação e comercialização;

3. Culturas anuais: sistema de cultivo de milho, mandioca, café, cana de açúcar e feijão;

4. Agroecologia: definição; a necessidade de sistemas sustentáveis de produção de alimentos; agroecologia como novo paradigma agrícola; aplicação dos princípios agroecológicos;

5. Sistemas alternativos de produção: agricultura orgânica, agricultura biológica, agricultura natural, agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, permacultura e sistemas agroflorestais;

6. Técnicas sustentáveis de produção: adubação verde, compostagem, vermicomposto, cobertura morta, adubação orgânica, policultivo/diversificação, manejo da vegetação espontânea, rotação de cultura, métodos alternativos de controle de pragas e doenças;

7. Legislação orgânicos: Instrução Normativa n°. 7 de 17 de maio de 1999; Instrução Normativa n°. 16 de 11 de junho de 2004; lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003; decreto 6323 de 27 de dezembro 2007.

8. Solos: conservação e recuperação, biologia, fertilidade e classificação de solos.

Referências bibliográficas:

ALTIERI, M. A. (Org.) Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável, Trad. Eli Lino de Jesus e Patrícia Vaz. Guaíba: Agropecuária/Rio de Janeiro: AS-PTA, 2002. 592 p.

AIDAR, H.; KLUTHCOUSKI, J. & STONE, L. F. Produção do feijoeiro comum em várzeas tropicais. Goiás: Embrapa Arroz e Feijão. Santo Antônio de Goiás/GO, 2003. 305 p.

AQUINO, A. M. [et al]. Processos biológicos no sistema solo-planta: ferramentas para uma agricultura sustentável. Embrapa Agrobiologia. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 368 p.

ARAÚJO, G. H. DE S.; ALMEIDA, J. R. DE; GUERRA, A. J. T. Gestão Ambiental de Áreas Degradadas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 320 p.

ARAUJO. R. S. [et al]. Cultura do feijoeiro comum no Brasil. Piracicaba, São Paulo: Ed. POTAFOS, 1996. 786 p.

CRUZ, J. C.; KARAM, D.; MAGALHÃES, P. C. & MONTEIRO, R, M. A. A Cultura do Milho. Minas Gerais: Embrapa Milho e Sorgo. Sete Lagoas/MG, 2008. 517 p.

EMBRAPA. Sistema Brasileiro de Classificação do Solo. Brasília: Embrapa Produção de Informação/Embrapa Solos. Brasília, 2002. 412 p.

FILGUEIRA, F.A.R. Novo Manual de Olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Viçosa: UFV, 2007. 421 p.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: UFRGS, 2001. 653 p.

JESUS, E. L. Diferentes Abordagens de Agricultura Não Convencional: História e Filosofia. In: Agroecologia: princípios e Técnicas para uma Agricultura Orgânica Sustentável. Aquino, A. M. e Assis, R. L. de (Ogs.). Embrapa Informação Tecnológica, 2005. pp 21-48.

LEPSCH, I. F. Formação e Conservação dos Solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002. 192 p.

MATIELLO,J.B.; SANTINATO,R.; GARCIA, A.W.R.; ALMEIDA,S.R.; FERNANDES,D.R.F. Cultura de Café no Brasil- Novo manual de Recomendações. Rio de Janeiro: MAPA/PROCAFE, 2005. 438 p.

MESQUITA, H. A. de; ALVARENGA, M. I. N. Áreas degradadas. Informe Agropecuária. Belo Horizonte, 2008. V. 29.

MOREIRA, F. M. de S.; SIQUEIRA, J. O. ; BRUSSAARD, L. Biodiversidade do Solo em Ecossistemas Brasileiros. Lavras. Editora UFLA, 2008. 1. 768 p.

NOVAIS, R. F.; ALVAREZ, V. H.V.; BARROS, N. F. DE, FONTES, R. L.F., CANTARUTTI, R. B.; NEVES, J. C. L. Fertilidade do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), 2007. 1017 p.

PENTEADO, S. R. Cultivo Orgânica de Tomate. Viçosa, Minas Gerais: Aprenda fácil, 2004. 324 p.

PENTEADO, S. R. Fruticultura Orgânica - Formação e Condução. Viçosa, Minas Gerais: Aprenda fácil, 2004. 324 p.

PRIMAVESI, A. Manejo Ecológico do solo em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, 2002. 546 p.

SEGATO, S V; SENE PINTO, A; JENDIROBA, E; NOBREGA, J C N. Atualização em produção de cana de açúcar. São Paulo: USP, 2006. 415 p.

SIMÃO, S. Tratado de Fruticultura. Piracicaba: FEALQ, 1998. 760 p.

SOUZA, J. L. RESENDE, P. Manual de horticultura orgânica. Viçosa, Minas Gerais: Aprenda fácil, 2006. 843 p.

SOUZA L. DA S.; FARIAS, A. R. N.; MATTOS, P. L. P. DE & FUKUDA, W. M. G. Aspectos socioeconômicos e agronômicos da mandioca. Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Cruz das Almas, Bahia. Sete Lagoas, Minas Gerais. 2006. 817 p.

S-12 - SECRETARIADO

Conhecimentos específicos

Conteúdo

1. História da profissão. Regulamentação. Ética profissional. O ambiente empresarial. Papel do secretário no contexto empresarial. As mudanças no mundo do trabalho e o perfil do secretário executivo contemporâneo;

2. Fundamentos profissionais. Competências e habilidades inerentes à função de secretariado. Desenvolvimento das técnicas de secretariado. O secretário executivo como gestor de pessoas: comunicação, liderança e motivação. Imagem pessoal. Networking. Gestão de conflitos. O secretariado e as relações Públicas;

3. Princípios e teorias Administrativas. Técnicas administrativas e gerenciais. Ambiente organizacional: pessoas, cultura, mudanças, processo decisório. Abordagens administrativas;

4. Conceito de Organização. Estratégia: missão, visão, valores e objetivos. Gestão da qualidade total. Processos de negociação. Consultoria interna. Avaliação de desempenho. Indicadores de resultados. Gestão do clima e qualidade de vida no trabalho;

5. Gestão organizacional. Análise e melhoria de processos. Principais etapas de projetos: planejamento, monitoramento e controle. Gestão pública orientada para resultados;

6. Atuação dos secretários no planejamento e organização de cerimonial e protocolo no âmbito das organizações. Organização de eventos. Etiqueta social e profissional para secretários. Etiqueta internacional;

7. Arquivos e documentos (conceitos, características). Organização e administração de arquivos. Gestão de documentos. Métodos, técnicas e sistemas de arquivamento. Automação dos arquivos.

Referências bibliográficas:

AZEVEDO, Ivanize; COSTA, Sylvia Ignacio da. Secretária: um guia prático. 4 ed. São Paulo: SENAC-RJ, 2004.

BALDAM, Roquemar de Lima; VALLE, Rogerio; CAVALCANTI, Marcos. GED: gerenciamento eletrônico de documentos. São Paulo: Érica, 2002. 204 p.

BARBOSA, Lívia. Cultura e Empresas. Coleção Passo a Passo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. 56 p.

BATEMAN, Thomas; SNELL, Scott. Administração - construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. 539 p.

BIANCHI, Anna C. Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Orientação para Estágio em Secretariado. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. 124 p.

CAMPOS, Vicente F. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia. Rio de Janeiro: Bloch, 1994. 274 p.

CARVALHO, Antonio Pires de; SILVA, Diller Grisson (Org.). Manual do secretariado executivo. 5 ed., rev. e atual. São Paulo: D'Livros, 2002. 572 p.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

COHEN, Allan; LINK, Stephen. Comportamento Organizacional - Conceitos e Estudos de Casos. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 2003. 651 p.

FEIJÓ, Virgílio de Mello. Documentação e arquivos. Porto Alegre: Sagra, 1988. 147 p.

FERREIRA, Ademir Antonio ; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira,1997. 256 p.

GRION, Laurinda; PAZ, Sebastião. Como ser uma secretária de sucesso. São Paulo: Érica, 2002. 190 p.

KANAANE, Roberto. Comportamento Humano nas Organizações - O homem rumo ao século XXI. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999. 131 p.

LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003. 542 p.

LAURINDO, Fernando J. Barbin; ROTONDARO, Roberto G. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 1999. 224 p.

MARTINEZ NUNES, Marina. Cerimonial para executivos: um guia para execução e supervisão de eventos empresariais. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1996. 148 p. (Comunicação viva )

MEDEIROS, João Bosco; HERNANDES, Sonia. Manual da secretária: Lei nº 9.261/96 código de ética profissional. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 337 p.

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3 ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997. 225 p.

PORTELA, Keyla C. Almeida; SCHUMACHER, Alexandre José. Ferramentas do Secretariado Executivo. Curitiba: Autores Paranaenses, 2006.

QUINN, Robert E. (Et al.). Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 416 p.

RIBEIRO, Célia. Boas maneiras & sucesso nos negócios: um guia prático de etiqueta para executivos. 20 ed. atual. e ampl. Porto Alegre: L&PM, 2002. 231 p.

RIBEIRO, Célia. Etiqueta na prática: um guia moderno para as boas maneiras. 23ed. Porto Alegre: L&PM, 1997. 169 p.

SABINO, Rosimeri Ferraz; ROCHA, Fabio Gomes. Secretariado: do escriba ao web writer. Rio de Janeiro: Brasport, 2004. 166 p.

SPEERS, Nelson. Cerimonial para relações públicas. São Paulo: Hexágono Cultural, 1984. 2 v.

VALENTINI. Renato. Arquivologia para Concursos. 2 ed. Elsevier, 2009. 184 p.

WERKEMA, Maria Cristina. As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos. Belo Horizonte: Fund. Christiano Ottoni, 1995. 128 p.