Prefeitura de Queluz - SP

Notícia:   Inscrições abertas na Prefeitura de Queluz - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUELUZ

ESTADO DE SÃO PAULO

CONCURSO PÚBLICO Nº 01 - EDITAL Nº 001/2007

Rua Prudente de Moraes, 100 - Tel. (12) 3147-1200

CEP: 12800-000 - Queluz-SP - CNPJ: 46.670.931/0001-06

e-mail: prefeitura_queluz@yahoo.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUELUZ torna público que se acham abertas as inscrições do CONCURSO PUBLICO DE PROVAS para provimento de vagas para o candidato aos cargos públicos relacionados neste Edital, de acordo com as Instruções Especiais abaixo transcritas.

DAS INSTRUÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 .1. As inscrições serão recebidas no período de 23/04/2007 a 14/05/2007, no Clube do Lazer do Trabalhador (CANECO), sito na Rua Prudente de Moraes, S/N - Centro, Queluz, no horário das 09:00 às 11:00 e das 13:00 às 15:00, de segunda a sexta-feira.

1 .2. Os cargos públicos, número de vagas, escolaridade, requisitos legais, carga horária, salário, tipos de avaliação e taxas de inscrição, são os estabelecidos no Anexo I, do presente Edital.

1 .3. O Concurso Público será realizado em todas as fases sob a coordenação da Comissão de Concurso, indicada pelo Senhor Prefeito Municipal.

1 .4. O Concurso Público terá validade por 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Prefeito Municipal de Queluz.

1 .5. O período de validade estabelecido para este Concurso Público, não gera obrigatoriedade para a Prefeitura Municipal de Queluz, de aproveitar neste período todos os candidatos aprovados. A aprovação em todas as fases gera para o candidato apenas o direito à prioridade na nomeação sobre os novos concursados.

1 .6. O Concurso Público será realizado no Município de Queluz.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 .São condições de inscrição:

2.1.1. Ser brasileiro nato, naturalizado, ou estar em processo de naturalização;

2.1.2. Idade mínima de 18 anos;

2.1.3. Encontrar-se em pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

2.1.4. Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital;

2.1.5. Ter escolaridade compatível com as exigências da função;

2.1.6. Possuir registro no órgão de classe relativo à função, quando for o caso;

2.2. No ato da inscrição, o candidato ou seu procurador deverá:

2.2.1. Apresentar documentos de identidade.

São considerados documentos de Identidade:

Carteiras e/ou Cédulas Identidade expedidas pela Secretaria de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Polícia Militar; Identidade para Estrangeiros; Carteiras Profissionais expedidas por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por Lei Federal, valham como documento de identidade, como por exemplo: as carteiras do CREA, OAB, CRC, etc.; a Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei nº. 9.503/97).

2.2.2. Preencher e submeter à conferência a ficha de inscrição, devidamente assinada;

2.2.3. Pagar a taxa de inscrição no valor estipulado no Anexo I deste Edital. O pagamento da importância poderá ser efetuado em dinheiro, ou em cheque próprio do candidato. Entretanto, os pagamentos efetuados em cheque, somente serão considerados quitados após a respectiva compensação, caso seja devolvido por qualquer motivo, a inscrição será considerada sem efeito;

2.2.4. Não haverá devolução da taxa de inscrição;

2.2.5. Entregar obrigatoriamente a ficha de inscrição, no local da inscrição, mantendo sob seu poder, exclusivamente, o comprovante de inscrição devidamente carimbado;

2.2.6. O candidato será responsável pelas informações prestadas no formulário de inscrição.

2.3. Será permitida a inscrição por procuração, através de instrumento público de procuração, que deverá ser apresentado em via original e único, para cada candidato (neste caso, a procuração ficará retida e anexada à ficha de inscrição).

2.3.1. No ato da inscrição, deverá ser exibido o documento de identidade original do procurador;

2.3.2. O candidato e o respectivo procurador respondem, civil e criminalmente, pelas informações prestadas na ficha de inscrição.

2.4. Somente serão aceitas inscrições para um dos cargos públicos constantes no Anexo I.

2.5. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de função, bem como, não haverá devolução da importância paga em hipótese alguma.

2.6. Não serão aceitas inscrições por depósito em caixa eletrônico, Internet, via postal, fac-símile, condicional e/ou extemporâneo, por qualquer outra via que não especificada neste edital. Verificando-se, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados, será cancelada.

2.7. A inscrição do candidato implicará na tácita e integral aceitação das condições estabelecidas neste Edital e nas instruções específicas, das quais não poderá alegar desconhecimento.

2.8. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, prova ou nomeação do candidato, desde que verificadas falsidades de declarações ou irregularidades nas provas e documentos.

2.9. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

2.10. Ao candidato fica atribuída total responsabilidade pelo preenchimento da ficha de inscrição.

2.11. No ato da inscrição NÃO serão solicitados comprovantes legais contidos no Anexo I do presente Edital. No entanto, será automaticamente eliminado o candidato que não os apresentar no ato da admissão na Prefeitura.

3. DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1. Nos termos da instrução normativa nº. 07/96 do egrégio órgão especial do Tribunal Superior do Trabalho, ficam reservados para fins de classificação final 5% (cinco por cento) dos empregos constantes no Anexo I às pessoas comprovadamente portadoras de deficiência física, desde que em condições de exercer as atribuições exigidas para o desempenho das funções pertinentes aos empregos para os quais se candidataram.

3.1.1. O candidato portador de deficiência física participará do concurso juntamente com os demais candidatos em igualdade de condições, no que diz respeito ao conteúdo e a avaliação das provas.

O candidato portador de deficiência física deverá comunicá-la especificando-a na ficha de inscrição, juntando:

a) Laudo médico atestando a espécie e o grau, o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência para assegurar previsão de adaptação de sua prova.

b) Solicitação de prova especial.

3.1 .2. Aos deficientes visuais (cegos), serão oferecidas provas especiais.

3.1 .3. Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas com tamanho de letra correspondente a corpo 24 (vinte e quatro).

3.1 .4. Os candidatos que não atenderem os dispositivos dentro do prazo do período das inscrições, mencionados nos itens:

3.1 .1. a) Serão considerados como não portadores de deficiência;

3.1 .1. b) Não terão a prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitado de realizar a prova.

3.1 .5. O candidato portador de deficiência que não realizar a inscrição conforme instrução constante neste capítulo, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação;

3.1 .6. Ao ser convocado para investidura no emprego público, o candidato deverá se submeter a exame clínico na Unidade Mista de Saúde de Queluz, que confirmará de modo definitivo o enquadramento de sua situação como deficiente físico.

Após a investidura do candidato, sua deficiência não poderá ser argüida para justificar a concessão de aposentadoria;

4. DAS PROVAS

4.1. As provas serão realizadas e avaliadas com base nos instrumentos identificados no Anexo I do presente Edital, de acordo com as exigências das respectivas funções: prova objetiva de conhecimentos básicos, específicos e prova prática.

4.2. As provas de conhecimentos básicos e específicos constarão de questões objetivas de múltipla escolha, e versarão sobre conteúdos programáticos constantes do Anexo I, do presente Edital.

4.3. Será considerado classificado para a segunda fase do Concurso, se exigida, o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

4.4. As provas escritas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 1 00 (cem) pontos, sendo classificatórias e eliminatórias.

4.5. Da prova prática constarão os seguintes fatores de avaliação: Qualidade, Conhecimento do Trabalho, Segurança, totalizando 100 pontos.

4.5.1. Define-se: Qualidade: Considerar a capacidade de executar o trabalho de acordo com os padrões e apresentação exigidos. Conhecimento do Trabalho: Considerar o grau de conhecimento e compreensão básicos do trabalho executado. Segurança: Considerar a capacidade de executar o trabalho seguindo as normas de segurança consigo e com terceiros.

4.5.2. As provas práticas serão aplicadas pela Comissão de Concurso, em conjunto com as chefias das áreas específicas;

4.5.3. O candidato não habilitado será excluído do concurso.

5. DOS PROCEDIMENTOS DAS PROVAS

5.1. A realização da prova escrita será no dia 10/06/2007 (domingo) das 9:00 às 13:00 horas, na EMEF Cap. José Carlos de Oliveira Garcez, localizada na Praça Francisco das Chagas Lima, 1 68 e EMEIEF Arco Íris, localizada na Rua Carolina de Melo e Souza, s/n - ambas em Queluz/SP.

5.2. A realização da prova Prática será no dia 01/07/2007 (domingo) às 9:00 horas, na EMEF Cap. José Carlos de Oliveira Garcez,localizada na Praça Francisco das Chagas Lima,1 68 e EMEIEF Arco Íris, localizada na rua Carolina de Melo e Souza, s/n ambas em Queluz/SP. Não serão admitidas solicitações, anteriores ou posteriores, de aplicação de provas em local, dia e horário fora dos preestabelecidos.

5.3. Somente será admitido na sala de provas o candidato que estiver munido de Carteiras e/ou Cédulas de Identidade descritas no item 2.2.1 deste edital. Como não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas. O documento deve estar em perfeito estado de conservação, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

5.4. Os candidatos deverão comparecer no local da prova pelo menos 30 (trinta) minutos antes da hora marcada, munidos de cartão de identificação (comprovante de inscrição) e de um dos documentos citados no item anterior, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto n° 2 e borracha.

5.5. O candidato deverá preencher o campo de identificação na folha de respostas com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

5.6. Não será admitido na sala de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido e que não estiver de posse dos documentos hábeis.

5.7. Durante as provas não será permitida comunicação entre os candidatos ou permanência de pessoas estranhas ao Concurso Público, bem como consulta de qualquer natureza a livros, revistas ou folhetos, uso de folha de rascunho e de máquina calculadora, Pager e telefone celular, sob pena de exclusão do candidato do Concurso Público.

5.8. Os candidatos só poderão se ausentar do recinto de provas após 30 (trinta) minutos do início das mesmas.

5.9. O não comparecimento a uma das fases de avaliação excluirá automaticamente o candidato do Concurso Público.

5.10. Será vedado ao candidato se ausentar do recinto. Em casos especiais, será acompanhado pelo fiscal.

5.11. Não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível. O candidato deverá assinalar as respostas da prova objetiva na Folha de Respostas que será o único documento válido para correção da prova, o preenchimento da Folha de Respostas é de inteira responsabilidade do candidato que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Questões.

5.12. Não será admitida em hipótese alguma a substituição da Folha de Respostas;

5.13. O candidato, ao terminar a prova objetiva, entregará ao fiscal, juntamente com a Folha de Respostas, seu caderno de questões.

5.14. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada para as provas, seja qual for o motivo alegado.

6. DOS RECURSOS

6.1. Os candidatos poderão interpor recurso no prazo de 03 (três) dias, contados a partir da data da publicação dos resultados.

6.2. Não se reconhecerá o pedido de revisão desprovido de fundamentação.

6.3. Somente serão apreciados os recursos interpostos no prazo previsto com indicação do nome do Concurso Público, nome do candidato, nº. de sua inscrição, cargo que está concorrendo e assinatura, conforme modelo a seguir:

Concurso:
Prefeitura Municipal de Queluz
Nome:
Inscrição nº:
Questionamento:
Assinatura:

6.4. Todos os recursos deverão ser dirigidos ao Prefeito Municipal de Queluz - Comissão de Concursos - na Sede da Prefeitura de Queluz, sito na Rua Prudente de Moraes, 100 - Centro.

6.5. O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, sendo considerada para tanto, a data da postagem da correspondência.

6.6. O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão (ões) eventualmente anulada(s) será (ão) atribuído(s) a todo(s) o(s) candidato(s) presentes.

6.7. A Comissão de Concurso constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

7. DA HABILITAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO

7.1. A nota final do candidato será a somatória das notas apuradas na prova escrita e prática.

7.2. As provas em suas respectivas modalidades terão caráter classificatório e eliminatório.

7.3. Os candidatos habilitados serão classificados por ordem decrescente da nota final, em lista de classificação para cada cargo.

7.4. Na hipótese de igualdade de nota final, terá preferência sucessivamente, o candidato que:

7.4.1. Obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Básicos e Específicos;

7.4.2. Tiver maior idade;

7.4.3. Tiver maior número de filho

7.4.4. For casado;

8. DO EXAME MÉDICO

8.1. Somente serão nomeados os candidatos considerados aptos no exame de saúde, de caráter eliminatório;

8.2. Dado seu caráter eliminatório, o não comparecimento para realização do Exame Médico, no local, data e horário agendados pela Prefeitura Municipal, implicará na sua eliminação do Concurso;

8.3. Não serão admitidos em hipótese alguma, pedidos de reconsideração de recurso do julgamento obtido no Exame Médico de Saúde;

8.4. Será realizado pela Unidade Mista de Saúde de Queluz ou entidades credenciadas, com o objetivo de avaliar as condições de saúde do candidato e detectar eventuais alterações orgânicas incompatíveis com as atividades da função a ser exercida. Terá caráter eliminatório.

9. DA ADMISSÃO

9.1. A admissão obedecerá rigorosamente à classificação obtida pelo candidato que será integrante de lista final de classificação, publicada no Diário Oficial do Estado.

9.2. A admissão dos candidatos ficará condicionada à aprovação no Concurso Público e apresentação dos documentos a seguir indicados:

9.2.1. Comprovação de idade mínima de 18 anos;

9.2.2. Declaração negativa de acumulação de função pública (ressalvados os casos previstos no art. 37inciso XVI da Constituição Federal);

9.2.3. Cadastro Nacional de Pessoa Física - CNPF (original e cópia sem autenticação);

9.2.4. Cédula de Identidade (original e cópia sem autenticação) ou protocolo de processo de naturalização;

9.2.5. Título de Eleitor e prova de quitação com a Justiça Eleitoral ou justificativa (original e cópia sem autenticação);

9.2.6. Certificado de Reservista ou C.A.M. constando dispensa (original e cópia sem autenticação);

9.2.7. Se solteiro, Certidão de Nascimento (original e cópia sem autenticação);

9.2.8. Se casado, Certidão de Casamento (original e cópia sem autenticação);

9.2.9. Certidão de Nascimento dos filhos (original e cópia sem autenticação);

9.2.10. Caderneta de Vacinação dos filhos com idade entre 1 e 5 anos (original e cópia sem autenticação);

9.2.11. Comprovante Escolar (original e cópia sem autenticação);

9.2.12. Três (3) fotografias 3x4 iguais, coloridas e recentes;

9.2.13. Não poderá assumir o cargo, o candidato que não apresentar toda a documentação exigida no ato de sua nomeação;

9.2.14. Os candidatos que recusarem o provimento de vaga serão excluídos do cadastro, sendo o fato formalizado mediante assinatura de Termo de Desistência.

9.2.1 5. Os candidatos convocados para o provimento de vaga que não comparecerem no prazo vigente do instrumento de convocação, serão excluídos do Cadastro.

9.2.16. O regime jurídico de admissão será o Celetista.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Não será fornecido ao candidato, qualquer documento comprobatório de classificação no Concurso Público, valendo para esse fim a homologação divulgada no Diário Oficial do Estado.

10.2. Por razões de ordem técnica de segurança, a Prefeitura Municipal Queluz , não fornecerá exemplares dos cadernos de questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Concurso Público.

10.3. O candidato obriga-se a manter atualizado seu endereço junto a Prefeitura Municipal de Queluz, durante o período de validade do Concurso Público.

10.4. A inexatidão das afirmativas contidas em documentos apresentados, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se os atos decorrentes da inscrição.

10.5. Os atos relativos ao Concurso Público serão publicados pela imprensa ou levados ao conhecimento do candidato através de edital afixado no saguão da Prefeitura Municipal de Queluz, com a indicação, sempre que necessário, do RG e do número de inscrição do candidato, não se aceitando justificativa para o desconhecimento dos prazos neles assinalados.

10.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concurso.

10.7. Decorridos 120 (cento e vinte) dias da homologação do Concurso Público e não se caracterizando óbice administrativo ou legal, é facultada a incineração das provas e demais registros escritos, mantendo-se, entretanto, pelo período de validade do Concurso Público, os registros eletrônicos a ele referentes.

10.8. À Prefeitura Municipal de Queluz é facultada a anulação parcial ou total do Concurso Público, antes de sua homologação, se constatada irregularidade substancial insanável.

Queluz, 20 de Abril de 2007.

MÁRIO FABRI FILHO
Prefeito Municipal

Anexo I

EMPREGO : ARQUIVISTA MUNICIPAL

Código: 01

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Ensino Superior Completo em Arquivistica

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 1.100,00

Taxa de Inscrição: R$ 41,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Fonética, acentuação gráfica, pontuação, ortografia, classes de palavras (classificação e Flexão), concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, colocação pronominal, figuras de linguagem, analise sintática, interpretação de texto. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Conhecimentos Específicos: Planejamento, organização e direção dos serviços de arquivo e acompanhamento do processo documental e manuscrito.

EMPREGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - COZINHA PILOTO

Código: 02

Vagas: 05 (cinco)

Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 380,00

Taxa de Inscrição: R$ 21,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Interpretação de texto (questões objetivas). Matemática: matemática básica do 10 grau, adição, subtração, multiplicação, divisão, fração e números decimais e regra de três. Prova prática

EMPREGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - FEMININO

Código: 03

Vagas: 18 (dezoito)

Escolaridade: Alfabetizado

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 380,00

Taxa de Inscrição: R$ 16,47

Formas de Avaliação: Prova Prática: serviço geral, capina de rua, varrição, limpeza de jardim.

EMPREGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - MASCULINO

Código: 04

Vagas: 57 (cinqüenta e sete)

Escolaridade: Alfabetizado

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 380,00

Taxa de Inscrição: R$ 16,47

Formas de Avaliação: Prova Prática: serviço geral, capina de rua, varrição, limpeza de jardim.

EMPREGO: AUXILIAR DO SETOR PESSOAL

Código: 05

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Ensino Médio Completo Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 971,42

Taxa de Inscrição: R$ 26,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Ortografia oficial, acentuação gráfica, estrutura das palavras, flexão, substantivo, adjetivos, verbos, termos da oração, concordância verbal e nominal, interpretação de texto. Matemática: conjunto, sistema de numeração, conjunto N, divisibilidade, números primos, maximização e minimização, conjuntos numéricos, conjunto dos números racionais absolutos, raiz quadrada, sistema métrico decimal, razões e proporções, regra de três, porcentagem e juros, números reais relativos, expressões algébricas, equações e inequações do 10 grau, fatoração MDC e MMC, equação 2° grau. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Prova Prática.

EMPREGO: CALCETEIRO

Código: 06

Vagas: 03 (três)

Escolaridade: Alfabetizado

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 571,28

Taxa de Inscrição: R$ 16,47

Formas de Avaliação: Prova Prática

EMPREGO: CONTADOR

Código: 07

Vagas: 01 (um)

Escolaridade: Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis - Registro no CRC

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 1.745,87

Taxa de Inscrição: R$ R$ 41,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Fonética, acentuação gráfica, pontuação, ortografia, classes de palavras (classificação e Flexão), concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, colocação pronominal, figuras de linguagem, analise sintática, interpretação de texto. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade.

Conhecimentos específicos: Contabilidade Pública: Conceito, objeto e regime. Campo de aplicação. Legislação básica (Lei n° 4.320/64). Receita e despesa pública: conceito, classificação econômica e estágios. Receitas e Despesas orçamentárias e extra-orçamentárias: interferências passivas e mutações ativas. Plano de contas da Administração Pública: conceito, estruturas e contas do ativo, passivo, despesa, receita, resultado e compensação. Balanços financeiro, patrimonial, orçamentário e demonstrativo das variações de acordo com a Lei n° 4.320/64. Orçamento. Conceito e espécies. Natureza jurídica. Princípios orçamentários. Normas gerais de direito financeiro (Lei n° 4.320, de 17.3.64). Fiscalização e controle interno e externo dos orçamentos. Despesa pública. Conceito e classificação. Princípio da legalidade. Técnica de realização da despesa pública: empenho, liquidação e pagamento. Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101, de 04/05/2000). Legislação Específica: Constituições Federal e Estadual com suas emendas. Regimento Interno, Lei Complementar 709/93 e Instrução Normativa N° 02/2002 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Prova Prática: INFORMÁTICA.

EMPREGO: ELETRICISTA

Código: 08

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 528,44

Taxa de Inscrição: R$ 21,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Interpretação de texto (questões objetivas). Matemática: matemática básica do 1° grau, adição, subtração, multiplicação, divisão, fração e números decimais e regra de três.raiz quadrada, sistema métrico decimal, razões e proporções, regra de três, porcentagem e juros. Prova Prática.

EMPREGO: ENCARREGADO DE COMPRAS

Código: 09

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 707,33

Taxa de Inscrição: R$ 26,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Ortografia oficial, acentuação gráfica, estrutura das palavras, flexão, substantivo, adjetivos, verbos, termos da oração, concordância verbal e nominal, interpretação de texto. Matemática: conjunto, sistema de numeração, conjunto N, divisibilidade, números primos, maximização e minimização, conjuntos numéricos, conjunto dos números racionais absolutos, raiz quadrada, sistema métrico decimal, razões e proporções, regra de três, porcentagem e juros, números reais relativos, expressões algébricas, equações e inequações do 1° grau, fatoração MDC e MMC, equação 2° grau. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Prova Prática

EMPREGO: ESCRITURÁRIO

Código: 10

Vagas: 09 (Nove)

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 571,28

Taxa de Inscrição: R$ 26,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Ortografia oficial, acentuação gráfica, estrutura das palavras, flexão, substantivo, adjetivos, verbos, termos da oração, concordância verbal e nominal, interpretação de texto. Matemática: conjunto, sistema de numeração, conjunto N, divisibilidade, números primos, maximização e minimização, conjuntos numéricos, conjunto dos números racionais absolutos, raiz quadrada, sistema métrico decimal, razões e proporções, regra de três, porcentagem e juros, números reais relativos, expressões algébricas, equações e inequações do 1° grau, fatoração MDC e MMC, equação 2° grau. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Prova Prática: Informática.

EMPREGO: INSPETOR DE ALUNOS

Código: 11

Vagas: 02(duas)

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 392,70

Taxa de Inscrição: R$ 26,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Ortografia oficial, acentuação gráfica, estrutura das palavras, flexão, substantivo, adjetivos, verbos, termos da oração, concordância verbal e nominal, interpretação de texto. Matemática: conjunto, sistema de numeração, conjunto N, divisibilidade, números primos, maximização e minimização, conjuntos numéricos, conjunto dos números racionais absolutos, raiz quadrada, sistema métrico decimal, razões e proporções, regra de três, porcentagem e juros, números reais relativos, expressões algébricas, equações e inequações do 1° grau, fatoração MDC e MMC, equação 2° grau. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Prova Prática.

EMPREGO: MECÂNICO

Código: 12

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 971,42

Taxa de Inscrição: R$ 21,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Interpretação de texto (questões objetivas). Matemática: matemática básica do 1º grau, adição, subtração, multiplicação, divisão, fração e números decimais e regra de três. Prova Prática.

EMPREGO: MOTORISTA

Código: 13

Vagas: 02(duas)

Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto e CNH categoria "D"

Carga Horária: 44 h/semanais

Salário: R$ 499,86

Taxa de Inscrição: R$ 21,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Interpretação de texto (questões objetivas). Matemática: matemática básica do 1º grau, adição, subtração, multiplicação, divisão, fração e números decimais e regra de três.raiz quadrada, sistema métrico decimal, razões e proporções, regra de três, porcentagem e juros. Conhecimentos Gerais Sobre a Atualidade. Conhecimentos Específicos: Código de Trânsito Brasileiro - Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997, atualização e Legislação Complementar; Resoluções do CONTRAN; Instrumentos e ferramentas; Noções básicas de: mecânica, operação e manutenção preventiva dos equipamentos automotivos de veículos. Conhecimento do sistema de funcionamento dos componentes dos veículos como: leitura do painel, nível de óleo, de água, condições do freio, pneus, etc. Prova Prática: Conduzir veículo e executar manobras em roteiro a estabelecer.

EMPREGO: OPERADOR DE TRATOR AGRÍCOLA

Código: 14

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Fundamental Incompleto e CNH categoria "C"

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 499,86

Taxa de Inscrição: R$ 21,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Interpretação de texto (questões objetivas).Matemática: matemática básica do 1º grau, adição, subtração, multiplicação, divisão, fração e números decimais e regra de três.raiz quadrada, sistema métrico decimal, razões e proporções, regra de três, porcentagem e juros. Conhecimentos Gerais Sobre a Atualidade. Conhecimentos específicos na função: Código de Trânsito Brasileiro - Lei nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997, atualização e Legislação Complementar; Resoluções do CONTRAN; Noções básicas de: mecânica, operação e manutenção preventiva dos equipamentos automotivos, veículos pesados, tais como trator, trator de lâmina, motoniveladora, pá carregadeira, esteira, retroescavadeira e outros, e implementos agrícolas em geral; Instrumentos e ferramentas; Conhecimentos operacionais de eletricidade das máquinas; Noções básicas de: mecânica, operação e manutenção preventiva dos equipamentos automotivos de veículos pesados; Conhecimento de sistema de funcionamento dos componentes dos equipamentos como: leitura do painel, nível de óleo, de água, condições de freio, pneus, etc; Diagnósticos de falhas de funcionamento dos equipamentos; Lubrificação e conservação do veículo; Normas de segurança do trabalho e do trânsito e uso de equipamentos. Prova Prática: Conduzir veículos pesados, trator agrícola, executar manobras em roteiro a estabelecer.

EMPREGO: PEDREIRO

Código: 15

Vagas: 15 (Quinze)

Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 499,86

Taxa de Inscrição: R$ 21,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Interpretação de texto (questões objetivas). Matemática: matemática básica do 1º grau, adição, subtração, multiplicação, divisão, fração e números decimais e regra de três. Prova Prática: o candidato deverá demonstrar habilidades para: examinar as características da obra a ser executada, orientando-se por plantas especificações técnicas; ministrar cimento, areia, cal, pedra, dosando as quantidades para obter argamassa e concreto; assentar tijolos, ladrilhos, mosaicos, manilhas, mármores, alvenarias, telhas, tacos e materiais afins; executar os serviços de reparos, reconstrução, demolições e edificações das obras de alvenaria; construir lajes e confeccionar peças de concreto; executar os serviços de revestimento de paredes, pisos e tetos; executar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçados e estruturas semelhantes; armar e desmontar andaimes, se necessário, na execução das obras; construir alicerces, levantar paredes, muros e construções similares; coordenar os serviços do cemitério, preparar sepulturas, abrindo e fechando covas; executar outras atividades afins.

EMPREGO: PROFESSOR PEB I

Código: 16

Vagas: 25 (Vinte e cinco)

Escolaridade: Ensino Médio - Habilitação em Magistério

Carga Horária: 30 horas semanais

Salário: R$ 860,39

Taxa de Inscrição: R$ 26,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Fonética, acentuação gráfica, pontuação, ortografia, classes de palavras (classificação e Flexão), concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, colocação pronominal, figuras de linguagem, analise sintática, interpretação de texto. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Conhecimentos Pedagógicos: Concepções de Educação e Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola. PCN (1ª a 4ª Série). Legislação: Constituição Federal/88 - artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.Lei Federal no 9394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal n.º 8069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II - arts.7º a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Título III; Lei Orgânica do Município - (área de Educação). Lei Federal no 9424, de 24 de dezembro de 1996 - Dispõe sobre o Fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério.

EMPREGO: PROFESSOR PEB II - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Código: 17

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Superior Completo com Habilitação Específica

Carga Horária: Hora/aula

Salário: R$ 7,09 p/ aula

Taxa de Inscrição: R$ 41,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Fonética, acentuação gráfica, pontuação, ortografia, classes de palavras (classificação e Flexão), concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, colocação pronominal, figuras de linguagem, analise sintática, interpretação de texto. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Conhecimentos Específicos: os tópicos relacionados a seguir são referenciais para avaliar o candidato em relação ao saber arte, enquanto área de conhecimento e linguagem, a história de sua produção, seu objeto de estudo e saberes específicos em dança, teatro, música e artes visuais. São também referenciais para avaliá-lo com relação ao saber ser professor de arte: quanto aos fundamentos que estruturam o trabalho curricular da Educação Artística e quanto aos aspectos didáticos- metodológicos desses conhecimentos na prática da sala de aula. ARTE - ÁREA DE CONHECIMENTO: A especificidade do conhecimento artístico e estético; a produção artística da humanidade em diversas épocas, diferentes povos, países, culturas; identidade e diversidade cultural; a contextualização conceitual, social, política, histórica, filosófica e cultural da produção artístico-estética da humanidade. ARTE - LINGUAGEM: O homem - ser simbólico; arte: sistema semiótico de representação; os signos não verbais; as linguagens da arte: visual, audiovisual, música, teatro e dança; construção/produção de significados nas linguagens artísticas; leitura e interpretação significativas de mundo; a fruição estética e o acesso aos bens culturais; percepção e análise; elementos e recursos das linguagens artísticas; ARTE E EDUCAÇÃO: O papel da arte na educação; o professor como mediador entre a arte e o aprendiz; o ensino e a aprendizagem em arte; fundamentação teórico/metodológica; o fazer artístico, a apreciação estética e o conhecimento histórico da produção artística da humanidade, na sala de aula. Conhecimentos Pedagógicos: Concepções de Educação e Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola. PCN (5ª a 8ª Série) Legislação: Constituição Federal/88 - artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96. Lei Federal n° 9394, de 20/1 2/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal n.°069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II - arts.7° a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Título III; Lei Orgânica do Município - (área de Educação). Lei Federal n° 9424, de 24 de dezembro de 1996 - Dispõe sobre o Fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério.

EMPREGO: PROFESSOR PEB II - CIÊNCIAS

Código: 18

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Superior Completo com Habilitação Específica

Carga Horária: Hora/aula

Salário: R$ 7,09 p/ aula

Taxa de Inscrição: R$ 41,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Fonética, acentuação gráfica, pontuação, ortografia, classes de palavras (classificação e Flexão), concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, colocação pronominal, figuras de linguagem, analise sintática, interpretação de texto. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Conhecimentos específicos: o conjunto de temas apresentado a seguir é um referencial para avaliar o candidato em relação aos conhecimentos específicos de Ciências Físicas e Biológicas - seus fenômenos, princípios, leis, modelos, suas linguagens, seus métodos de experimentação e investigação, sua contextualização histórica e social, suas tecnologias e relações com outras áreas do conhecimento. É também um referencial para avaliá-lo quanto aos fundamentos que estruturam o trabalho curricular em Ciências, bem como quanto à aplicação didática e metodológica desses conhecimentos nas práticas de sala de aula. TERRA E UNIVERSO: Concepção de Universo; modelos da origem e evolução do Universo e da Terra; Sistema Solar, movimentos da Terra, Lua e Sol, tempo e distâncias astronômicas, interações gravitacionais. Constituição da Terra; transformações geológicas; condições para a presença de vida, origem da vida; ritmos biológicos e períodos astronômicos. DIVERSIDADE DA VIDA:Organização da vida; biodiversidade; populações e interações ecológicas; distribuição dos seres vivos na Terra, em especial nos ecossistemas brasileiros; características adaptativas dos grandes grupos de seres vivos; dispersão e estratégias reprodutivas dos seres vivos em diferentes ambientes; variabilidade genética dos descendentes; evolução dos seres vivos. MATÉRIA E ENERGIA NO AMBIENTE E NA SOCIEDADE: Transformações químicas no ambiente, na prática da vida diária, na produção industrial e agropecuária; ciclos da matéria e transferências de energia; propriedades da matéria e sua relação com os diferentes usos dos materiais. Transformações de energia no cotidiano social e no meio físico, envolvendo: luz, calor, eletricidade, som e movimento; forças, pressão, equilíbrio térmico, ondas eletromagnéticas; aplicações tecnológicas: motores, refrigeradores, dispositivos eletro-eletrônicos, telecomunicações e transportes; aparelhos e instrumentos ópticos. SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E PROBLEMAS AMBIENTAIS: Interferência do ser humano e alterações ambientais; mudanças na composição e na fisionomia da biosfera, atmosfera e litosfera; interferência do ser humano nos ciclos naturais e impactos ambientais. Medidas de proteção e recuperação das regiões brasileiras degradadas; reaproveitamento dos materiais; redução da poluição ambiental; fontes alternativas de energia. SAÚDE AMBIENTAL E DAS POPULAÇÕES HUMANAS: Saúde e condições de vida nos espaços urbanos e rurais brasileiros; prevenção às doenças; preservação da saúde coletiva e individual e mudanças de estilo de vida; serviços e equipamentos para promoção e prevenção à saúde. Funções vitais do organismo humano, interação de fatores internos e externos, relações com o ambiente. Sexo e sexualidade humana, contracepção e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. CIÊNCIA E CULTURA: Conhecimento científico e tecnológico, parte integrante da cultura contemporânea; ciência como construção histórica e social; processos de produção dos conhecimentos científicos e tecnológicos; biotecnologia, riscos e benefícios de suas aplicações. Conhecimentos Pedagógicos: Concepções de Educação e Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola. PCN (5ª a 8ª Série) Legislação: Constituição Federal/88 - artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.Lei Federal n° 9394, de 20/1 2/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal n.° 8069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II - arts.7° a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Título III; Lei Orgânica do Município - (área de Educação). Lei Federal n° 9424, de 24 de dezembro de 1996 - Dispõe sobre o Fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério.

EMPREGO: PROFESSOR PEB II - EDUCAÇÃO FÍSICA

Código: 19

Vagas: 02 (duas)

Escolaridade: Superior Completo com Habilitação Específica

Carga Horária: Hora/aula

Salário: R$ 7,09 p/ aula

Taxa de Inscrição: R$ 41,47

Formas de Avaliação: Português: Fonética, acentuação gráfica, pontuação, ortografia, classes de palavras (classificação e Flexão), concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, colocação pronominal, figuras de linguagem, analise sintática, interpretação de texto. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Conhecimentos Específicos: Biodinâmica da Atividade Física/Movimento Humano (morfologia, fisiologia, biomecânica); Comportamento da Atividade Física/ Movimento Humano (mecanismos e processos de desenvolvimento motriz, aquisição de habilidade motoras); Cultura das Atividades Físicas/Movimento Humano (jogos, lutas, danças, ginásticas, esportes, lazer e recreação); Equipamento e Materiais (diferentes equipamentos e materiais e suas possibilidade de utilização na ação pedagógica e técnico científica com as manifestações de Atividade Física/Movimento Humano); Atividade Física/Movimento Humano e Performance (desempenho e condicionamento humano); Atividade Física/Movimento Humano Saúde e Qualidade de Vida (aptidão física e aspectos preventivos e terapêuticos do exercício físico); Abordagens da Educação Física Escolar (Desenvolvimentista, Críticas, Psicomotora, Construtivista); Motricidade Humana (Lateralidade, Tonicidade, Orientação Espaço-Temporal, Práxia Global e Fina); Corporeidade (Esquema Corporal, Imagem Corporal e Expressão Corporal); Cineantropometria (Antropometria); Crescimento e Desenvolvimento Corporal; Primeiros Socorros; Organização de Eventos; Modalidades de jogos; Jogos cooperativos e desportivos; Regras dos jogos Esportivos; Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Fundamental; Lei de Diretrizes e Bases da Educação n° 9394/96; Estatuto da Criança e do Adolescente Lei n° 8.069. Conhecimentos Pedagógicos: Concepções de Educação e Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola. PCN (5ª a 8ª Série) Legislação: Constituição Federal/88 - artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.Lei Federal no 9394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal n.º 8069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II - arts.7º a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Título III; Lei Orgânica do Município - (área de Educação). Lei Federal nº 9424, de 24 de dezembro de 1996 - Dispõe sobre o Fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério.

EMPREGO: PROFESSOR PEB II - GEOGRAFIA

Código: 20

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Superior Completo com Habilitação Específica

Carga Horária: Hora/aula

Salário: R$ 7,09 p/ aula

Taxa de Inscrição: R$ 41,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Fonética, acentuação gráfica, pontuação, ortografia, classes de palavras (classificação e Flexão), concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, colocação pronominal, figuras de linguagem, analise sintática, interpretação de texto. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Conhecimentos Específicos: 1. A regionalização do espaço mundial: os sistemas sócio-econômicos e a divisão territorial do trabalho, os espaços supra nacionais, países e regiões geográficas (suas organizações geopolíticas, geoeconômicas, e culturais. As diferenças geográficas da produção do espaço mundial e a divisão territorial do trabalho. Os mecanismos de dependência e dominação internacional, nacional e regional. A distribuição territorial das atividades econômicas e a importância dos processos de industrialização, da urbanização, da urbanização/metropolização, da transformação da produção agropecuária e das fontes de energia. Os organismos financeiros, o comércio internacional e regional, e a concentração espacial de riqueza. 2. A regionalização do espaço brasileiro: a processo de transformação recente e a valorização econômico-social do espaço brasileiro e a divisão territorial do trabalho as regiões brasileiras, o Estado e o planeja-mento territorial. As diferenças geográficas do processo recente de produção do espaço brasileiro e os mecanismos de dependência e dominação em nível internacional, regional e local. A distribuição territorial das atividades econômicas e a importância dos processos de industrialização, da urbanização/metropolização, da transformação, da produção agropecuária e da estrutura agrária, o desenvolvimento da circulação e das fontes de energia. A análise geográfica da população brasileira: estrutura, movimentos migratórios, condições de vida e de trabalho nas regiões metropolitanas, urbanas e agropastoris e os movimentos sócio-urbanos e rurais. A relação entre produção e consumo: o comércio interno e externo e a concentração espacial de riquezas. 3. Os grandes domínios geológicos: gênese, evolução, transformação, características físicas e biológicas e o aproveitamento de seus recursos. O espaço terrestre global e brasileiro em particular: configuração e diferenças naturais. As grandes unidades geológicas e geomorfológicas do globo e do Brasil caracterização geral e aproveitamento econômico. A dinâmica climática e a distribuição climatobotânica no mundo e no Brasil. A dinâmica da água na superfície da terra. A especificidade dos ambientes tropicais do globo terrestre: unidade e diversidade. O meio ambiente no Brasil e os domínios geológicos. 4. A questão ambiental: conservação, preservação e degradação. A degradação da natureza e suas relações com os principais processos de produção do espaço. A questão ambiental no Brasil e as políticas governamentais. A poluição nas grandes metrópoles do Brasil e do mundo. Os processos naturais e antropogênicos de erosão e de certificação, a devastação da vegetação natural e da fauna. A poluição das águas continentais e marinhas. As mudanças climáticas, o efeito estufa e as conseqüências das atividades humanas. Os agrotóxicos e a poluição dos solos e dos alimentos. 5. A cartografia como disciplina auxiliar da geografia subsidiando a observação, análise, correlação e interpretação dos fenômenos geográficos. A cartografia como instrumento de interligação do elo existente entre natureza e sociedade. A cartografia como recurso para a compreensão espacial dos fenômenos geográficos da superfície terrestre em diferentes escalas de representação: local, regional e mundial. Tratamento da informação e representação dos fenômenos físicos, sociais, econômicos, geopolíticos, etc, permitindo a visualização espacial dos fenômenos e a sua possível correlação e interpretação. Conhecimentos Pedagógicos: Concepções de Educação e Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola. PCN (5ª a 8ª Série) Legislação: Constituição Federal/88 - artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.Lei Federal no 9394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal n.º 8069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II - arts.7º a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Título III; Lei Orgânica do Município - (área de Educação). Lei Federal no 9424, de 24 de dezembro de 1996 - Dispõe sobre o Fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério.

EMPREGO: PROFESSOR PEB II - HISTÓRIA

Código: 21

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Superior Completo com Habilitação Específica

Carga Horária: Hora/aula

Salário: R$ 7,09 p/ aula

Taxa de Inscrição: R$ 41,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Fonética, acentuação gráfica, pontuação, ortografia, classes de palavras (classificação e Flexão), concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, colocação pronominal, figuras de linguagem, analise sintática, interpretação de texto. Conhecimentos Específicos: Civilizações antigas da pré-história a História: a Revolução Agrícola e Revolução Urbana no oriente próximo. O mundo grego e a polis: do período homérico ao helenismo (aspectos sócio-econômicos e políticos-culturais). Roma: da monarquia ao império (economia, política e sociedade). Europa Medieval: os elementos formadores do mundo feudal. As crises do império romano, o cristianismo e a igreja católica, os reinas germânicos, o islamismo. O sistema feudal, o desenvolvimento do comercio, o crescimento urbano e vida cultural, as monarquias feudais e os poderes locais (senhorias e cidades) e universais (império e papado). A crise do século XIV e da civilização medieval. O Ocidente Moderno: o renascimento, a expansão mercantil européia, as reformas religiosas e inquisição, o estado moderno e absolutismo monárquico (Portugal, Espanha, França e Inglaterra), mercantilismo e sistema colonial, guerras e revoluções na Europa nos séculos XVI e XVII, ilustração e despotismo esclarecido, capitalismo e revolução industrial na Inglaterra do século XVIII, a revolução francesa do século XVIII. O mundo contemporâneo: conservadorismo, liberalismo, nacionalismo e revolução na Europa na primeira metade do século XIX. Capitalismo e processo industriais, nos séculos XIX e XX. O mundo do trabalho: movimento e idéias sociais. O imperialismo e neocolonialismo. As duas grandes guerras mundiais. A revolução russa. Os regimes totalitários: fascismo, nazismo, stalinismo e franquismo. Descolonização, revolução e libertação nacional (China, Argélia, Egito e Vietnã). Movimentos sociais, políticos e culturais nas décadas de sessenta, setenta e oitenta. Historia da América: formas de organização social no novo mundo. Forma de colonização européia na América (espanhola, inglesa e francesa). Economia, trabalho, cultura, e religião nas colônias americanas. Idéias e movimentos de independência na América dos Estados Unidos nos séculos XIX e XX (expansão para o oeste, guerra de secessão, crise de 29 e new deal e a hegemonia do pós-guerra). Estados nacionais, oligarquias e caudilhismo na América espanhola. As revoluções mexicana e cubana. Industrialização. Urbanização e populismo na América Latina. Militarismo, ditadura e democracia na América Latina. História do Brasil: as populações indígenas do Brasil. O sistema colonial: engenho e escravidão. A atuação dos jesuítas na colônia. A interiorização: bandeirismo, extrativismo, pecuária e mineração. Vida urbana: cultura e sociedade. Apogeu e crise do sistema colonial. Reformismo ilustrado, rebeliões locais e tentativas de emancipação. O período joanino e movimento de independência. A consolidação do Estado Nacional; centralização e resistências.O Segundo Império: economia, urbanização, instituições políticas e vida cultural. A crise do sistema escravista e a imigração. O advento e consolidação da Republica. As oligarquias e os interesses regionais. Industrialização, movimento operário e crises políticas na Primeira República. O movimento modernista. A Revolução de 30 e o Estado Novo (1930-1945). A democracia populista (1945-1964). O estado Autoritário (1964-1985). Movimentos culturais e artísticos nos anos sessenta e setenta. O sistema político atual. Conhecimentos Pedagógicos: Concepções de Educação e Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola. PCN (5ª a 8ª Série) Legislação: Constituição Federal/88 - artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 1 4/96.Lei Federal n° 9394, de 20/1 2/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal n.° 8069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II - arts.7° a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Título III; Lei Orgânica do Município - (área de Educação). Lei Federal no 9424, de 24 de dezembro de 1996 - Dispõe sobre o Fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério.

EMPREGO: PROFESSOR PEB II - INGLÊS

Código: 22

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Superior Completo com Habilitação Específica

Carga Horária: Hora/aula

Salário: R$ 7,09 p/ aula

Taxa de Inscrição: R$ 41,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Fonética, acentuação gráfica, pontuação, ortografia, classes de palavras (classificação e Flexão), concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, colocação pronominal, figuras de linguagem, analise sintática, interpretação de texto. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Conhecimentos específicos: princípios metodológicos do ensino da língua inglesa. Leitura e interpretação de textos autênticas da língua inglesa tais como: jornalísticas e literárias. Estrutura e formação de palavras; processo de derivação e composição de vocábulos; antônimos, sinônimos, falsas cognatos. Aspectos morfossintáticas. Substantivos (caso, número, gênero, concordância). Pronomes (classificação uso concordância). Adjetivas (classificação concordância, posição, flexão). Advérbios (classificação, uso, posição na sentença). Conjunções (classificação, uso). Verbas (modo, aspecto, tempo, vozes). Preposições (uso, classificação, combinações nominais e verbais). Discurso direto e indireto. Sintaxe de sentença simples e complexa. Conhecimentos Pedagógicos: Concepções de Educação e Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola. PCN (5ª a 8ª Série) Legislação: Constituição Federal/88 - artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.Lei Federal no 9394, de 20/1 2/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal n.° 8069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II - arts.7° a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Título III; Lei Orgânica do Município - (área de Educação). Lei Federal no 9424, de 24 de dezembro de 1996 - Dispõe sobre o Fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério.

EMPREGO: PROFESSOR PEB II - MATEMÁTICA

Código: 23

Vagas: 02 (duas)

Escolaridade: Superior Completo com Habilitação Específica

Carga Horária: Hora/aula

Salário: R$ 7,09 p/ aula

Taxa de Inscrição: R$ 41,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Fonética, acentuação gráfica, pontuação, ortografia, classes de palavras (classificação e Flexão), concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, colocação pronominal, figuras de linguagem, analise sintática, interpretação de texto. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Conhecimentos Específicos: Números naturais e números inteiros: divisibilidade, mdc, decomposição em fatores primos. Números racionais. Noção elementar de números reais: operações e propriedades, relação de ordem, valor absoluto desigualdade. Porcentagem. Números complexos: representação e operações nas formas algébrica e trigonométrica, raízes da unidade. Seqüência, progressões aritméticas, progressões geométricas, noções de limites de uma seqüência, soma da serie geométrica, representação decimal de um numero real. Polinômios: grau, operações, divisão de um polinômio por um binômio na forma (x - a ). Equações algébricas: definição, raiz, multiciplicidade de raízes. Números de raízes de uma equação. Relações entre coeficientes e raízes. Pesquisa e raízes racionais. Raízes complexas conjugadas. Combinatória e Probabilidade: Problemas e contagens, arranjos, permutações e combinações, binômio de Newton. Probabilidade: Noção e distribuição de probabilidades, probabilidade condicional e eventos independentes. Noções de estatística: distribuição de freqüência (média e mediana): medidas de dispersão (variância e desvio padrão). Sistemas lineares: resolução e discussão. Matrizes: operações e aplicações a sistema lineares. Determinante: propriedades. Sistema de Cramer. Geometria Analítica: utilização de coordenadas cartesianas para resolução de problemas geométricos simples na reta. Representação analítica de lugares geométricos: retas, circunferências e demais cônicas: regiões simples. Posições relativas. Distância (entre dois pontos e de ponto a reta), perpendicularismo e áreas. Noções de função. Gráficos. Funções crescentes e funções decrescentes. Máximo e mínimo. Funções lineares, afins e quadráticas, composição e inversão de funções, funções exponenciais e logarítmicas, equações e inequações exponenciais e logaritmiticas. Trigonometria: Arcos e ângulos: medida, relações. Funções trigonométricas: periodicidade. Fórmula de adição, subtração, duplicação e bisseção de arcos. Transformações de somas e funções trigonométricas em produto. Equações e inequações trigonométricas. Leis dos senos co-senos. Resolução de triângulos. Geometria: Figuras geométricas Planos: Retas, paralelismo, perpendicularismo, semi-retas, segmentos, ângulos. Relações métricas no triângulo, polígonos regulares, circunferência e círculo. Áreas de polígono, círculos e partes do círculo. Figuras geométricas espaciais: retas e planos, paralelismo, perpendicularismo, ângulos diédricos e poliédricos, poliedros, poliedros regulares. Prismas, pirâmides, cilindros, cones e respectivos troncos: cálculos de área e volume. Esfera, superfície esférica e parte da esfera cálculo de áreas e volumes. Semelhança de figuras planas e espaciais. Razões entre comprimento de área e volume. Noções elementares de cálculo. Conhecimentos Pedagógicos: Concepções de Educação e Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola. PCN (5ª a 8ª Série) Legislação: Constituição Federal/88 - artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 1 4/96.Lei Federal n° 9394, de 20/1 2/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal n.° 8069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II - arts.7° a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Título III; Lei Orgânica do Município - (área de Educação). Lei Federal n° 9424, de 24 de dezembro de 1996 - Dispõe sobre o Fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério.

EMPREGO: PROFESSOR PEB II - PORTUGUÊS

Código: 24

Vagas: 03 (três)

Escolaridade: Superior Completo com Habilitação Específica

Carga Horária: Hora/aula

Salário: R$ 7,09 p/ aula

Taxa de Inscrição: R$ 41,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Conhecimentos específicos: o conjunto de temas apresentado a seguir constitui-se em referencial para avaliar o candidato em relação aos conhecimentos específicos da área, sua aplicação didática e metodológica nas práticas de linguagem em sala de aula, bem como dos fundamentos que estruturam o trabalho com Língua Portuguesa no desenvolvimento do currículo da Educação Básica. LINGUAGEM, INTERLOCUÇÃO E DIALOGISMO: Língua e linguagem: função simbólica (representação de mundo) e função comunicativa (interação social, ação lingüística); dimensões da linguagem (semântica, gramatical e pragmática); discurso e texto; texto e elementos constitutivos do contexto de produção; gêneros do discurso: estrutura, seqüências discursivas predominantes e marcas lingüísticas recorrentes, dialogia e intertextualidade. VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, NORMA E ENSINO DA LÍNGUA: Modalidades, variedades, registros; concepções de gramática: normativa ou prescritiva, descritiva, internalizada; diferenças entre padrões do oral e do escrito; norma culta; organização estrutural dos enunciados: propriedades morfológicas (flexão e processos derivacionais) e sintáticas (forma e função dos elementos da estrutura da sentença e dos sintagmas constituintes); conexão entre orações e períodos: parataxe, coordenação e subordinação; léxico: campos lexicais, redes semânticas, arcaísmos, neologismos, estrangeirismos, regionalismos, jargões, gíria. PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE TEXTO - O texto como unidade de sentido: mecanismos de coesão e fatores de coerência; texto e leitor: procedimentos de leitura; tipos de atividades de escrita (transcrição, reprodução, paráfrase, resumo, decalque, criação); procedimentos de refacção do texto (substituição, acréscimo, eliminação, permutação). LITERATURA: A dimensão estética da linguagem; instâncias de produção e de legitimação da produção literária; pactos de leitura: leitor e obra; a literatura e sua história: paradigmas estéticos e movimentos literários em língua portuguesa; teatro e gênero dramático; romance, novela, conto e gêneros narrativos; poema e gêneros líricos; intertextualidade e literatura. Conhecimentos Pedagógicos: Concepções de Educação e Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola. PCN (5ª a 8ª Série); Legislação: Constituição Federal/88 - artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 1 4/96.Lei Federal n° 9394, de 20/1 2/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal n.° 8069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II - arts.7° a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Título III; Lei Orgânica do Município - (área de Educação). Lei Federal n° 9424, de 24 de dezembro de 1996 - Dispõe sobre o Fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do magistério.

EMPREGO: RECEPCIONISTA

Código: 25

Vagas: 02 (Duas)

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 393,39

Taxa de Inscrição: R$ 26,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Ortografia oficial, acentuação gráfica, estrutura das palavras, flexão, substantivo, adjetivos, verbos, termos da oração, concordância verbal e nominal, interpretação de texto. Matemática: conjunto, sistema de numeração, conjunto N, divisibilidade, números primos, maximização e minimização, conjuntos numéricos, conjunto dos números racionais absolutos, raiz quadrada, sistema métrico decimal, razões e proporções, regra de três, porcentagem e juros, números reais relativos, expressões algébricas, equações e inequações do 1° grau, fatoração MDC e MMC, equação 2° grau. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Prova Prática: Informática.

EMPREGO: SALVA VIDAS

Código: 26

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 380,00

Taxa de Inscrição: R$ 21,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Interpretação de texto (questões objetivas). Matemática: matemática básica do 1° grau, adição, subtração, multiplicação, divisão, fração e números decimais e regra de três, raiz quadrada, sistema métrico decimal, razões e proporções, regra de três, porcentagem e juros. Prova Prática.

EMPREGO: SECRETÁRIA ADMINISTRATIVA

Código: 27

Vagas: 02 (Duas)

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 707,33

Taxa de Inscrição: R$ 26,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Ortografia oficial, acentuação gráfica, estrutura das palavras, flexão, substantivo, adjetivos, verbos, termos da oração, concordância verbal e nominal, interpretação de texto. Matemática: conjunto, sistema de numeração, conjunto N, divisibilidade, números primos, maximização e minimização, conjuntos numéricos, conjunto dos números racionais absolutos, raiz quadrada, sistema métrico decimal, razões e proporções, regra de três, porcentagem e juros, números reais relativos, expressões algébricas, equações e inequações do 1° grau, fatoração MDC e MMC, equação 2° grau. Conhecimentos Gerais sobre a Atualidade. Prova Prática: Informática.

EMPREGO: TESOUREIRO

Código: 28

Vagas: 01 (uma)

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 1.030,83

Taxa de Inscrição: R$ 26,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Ortografia oficial, acentuação gráfica, estrutura das palavras, flexão, substantivo, adjetivos, verbos, termos da oração, concordância verbal e nominal, interpretação de texto. Matemática: conjunto, sistema de numeração, conjunto N, divisibilidade, números primos, maximização e minimização, conjuntos numéricos, conjunto dos números racionais absolutos, raiz quadrada, sistema métrico decimal, razões e proporções, regra de três, porcentagem e juros, números reais relativos, expressões algébricas, equações e inequações do 1° grau, fatoração MDC e MMC, equação 2° grau. Conhecimentos específicos: ORÇAMENTO E CONTABILIDADE PÚBLICA: Administração Pública: administração direta e indireta. Processo Orçamentário: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. Princípios Orçamentários. Classificação Orçamentária: Classificação institucional. Funcional-Programática, Econômica e por fonte de recursos. Receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias. Execução orçamentária e contábil: Estágios da Receita e da Despesa Pública; créditos adicionais. Patrimônio Público: aspectos qualitativos e quantitativos; variações patrimoniais; variações ativas e variações passivas. Dívida pública flutuante e fundada; plano de contas: função e funcionamento das contas. Escrituração contábil. Controle interno e controle externo. Prestação de contas e transparência na gestão fiscal: Relatório resumido da execução orçamentária; relatório de gestão fiscal e balanço geral do exercício. CONTABILIDADE GERAL: Princípios contábeis, regime de competência, plano de contas, conciliação contábil, registros contábeis. Controle contábil e registros do ativo imobilizado. Diferido e Patrimônio Líquido. Demonstrações contábeis. Estruturação e Movimentação das Contas Contábeis. Demonstração do Resultado do Exercício, Balanço Patrimonial. Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstrações de origens e aplicações de recursos. Análise e interpretação de demonstrações contábeis MATEMÁTICA FINANCEIRA: Juros e descontos simples, juros compostos e descontos compostos; equivalência financeira; sistema de amortização constante e tabela price; RESPONSABILIDADE FISCAL E SUAS PENALIDADES : Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000 e Lei Federal n° 10.028, de 19 de outubro de 2000. Prova Prática

EMPREGO: VIGIA

Código: 29

Vagas: 25 (Vinte e cinco)

Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 395,72

Taxa de Inscrição: R$ 21,47

Formas de Avaliação: Conhecimentos Básicos: Português: Interpretação de texto (questões objetivas). Matemática: matemática básica do 1° grau, adição, subtração, multiplicação, divisão, fração e números decimais e regra de três. Prova Prática: teste físico

EMPREGO: PINTOR

Código: 30

Vagas: 03 (Três)

Escolaridade: Alfabetizado

Carga Horária: 44 horas semanais

Salário: R$ 422,79

Taxa de Inscrição: R$ 16,47

Formas de Avaliação: Prova Prática: O candidato deverá demonstrar habilidades para: examinar as características da pintura a ser executada, orientando-se pelas especificações técnicas; ministrar tintas; executar os serviços de reparos, repinturas, em edificações das obras de alvenaria; executar os serviços de revestimento de massas corridas em paredes e tetos; executar trabalhos de manutenção corretiva de prédios e estruturas metálicas; armar e desmontar andaimes, se necessário, na execução das obras.