Prefeitura de Chiapetta - RS

Notícia:   Inscrições abertas na Prefeitura de Chiapetta - RS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHIAPETTA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL Nº 01/2008

O Prefeito Municipal de Chiapetta, Dr. José Valdir Maçalai, através da Secretaria de Administração, no uso de suas atribuições e nos termos do Art. 37, da Constituição Federal e Lei Orgânica Municipal e suas alterações, torna público que realizará Concurso Público sob regime estatutário, para provimento dos cargos abaixo relacionados, do Quadro Geral da Prefeitura Municipal de CHIAPETTA, o qual se regerá pelas Instruções Especiais contidas neste Edital, pelas disposições do Regulamento dos Concursos Públicos, e demais leis vigentes.

1 - DOS CARGOS

1.1 - O concurso destina-se ao provimento de vagas nos cargos descritos no quadro abaixo:

Cargos

Vagas

Taxa de inscrição R$.

Carga Horária semanal

Vencimento fevereiro 2008 R$

Padrão

Escolaridade

Assistente Social

01

60,00

40 h.

789,80

08

Curso Superior Específico - Registro no Conselho

Enfermeiro

02

60,00

40 h.

1.974,50

13

Curso Superior Específico - Registro no Conselho

Médico

02

60,00

20 h.

1.382,15

11

Curso Superior Específico - Registro no Conselho

Nutricionista

01

60,00

20 h.

789,80

08

Curso Superior Específico- Registro no Conselho

Inspetor Tributário

01

40,00

40 h.

1.184,70

10

Ensino Médio Completo e Certificado Curso de Informática.

Operador de Máquina Rodoviária

02

40,00

40 h.

592,35

07

Ensino Fundamental Incompleto- Carteira de Habilitação "C"

Operário

05

40,00

40 h.

236,94

01

Alfabetizado

Servente

05

40,00

40 h.

236,94

01

Alfabetizado

Tratorista Agrícola

01

40,00

40 h.

394,90

05

Ensino Fundamental Incompleto- Carteira de Habilitação "C"

Professor- Séries Iniciais

04

60,00

20 h.

434,38

 

Específica de Magistério ou Pedagogia Séries Iniciais

Professor- Séries Finais

 

 

 

 

 

 

Ciências

01

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp.na Disciplina

Computação

02

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

Educação Artística

01

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

Educação Física

01

60,00

20 h.

612,10

01

Nível Superior Esp. na Disciplina

Geografia

02

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

História

01

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

Inglês

01

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

Matemática

01

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp.na Disciplina

Música

02

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

Supervisão e Orientação Pedagógica

02

60,00

20 h

948,24

 

Nível Superior com graduação na área de atuação específica em Supervisão Escolar e Orientação Pedagógica.

2 - DAS NORMAS

O presente concurso, em todas as suas fases, reger-se-á pelo presente edital e pelo regulamento do concurso.

3 - DAS VAGAS

3.1 - O Concurso destina-se ao provimento de vagas existentes de acordo com o item 1.1 constante neste Edital e ainda das que vierem a existir no prazo de validade deste concurso público.

3.2 - A classificação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito à nomeação automática no cargo municipal, mas apenas a expectativa de ser nele nomeado, seguindo a rigorosa ordem de classificação, ficando a concretização do ato condicionada à observância das disposições legais e, sobretudo, ao interesse e necessidade do serviço público municipal.

4 - DA DIVULGAÇÃO

4.1 - A divulgação oficial do inteiro teor deste Edital e de todos os demais atos provenientes a todas as etapas deste Concurso Público, dar-se-ão através de afixação no painel de publicações no mural da Prefeitura. O Extrato do Edital de abertura será publicado junto a um Jornal de Grande Circulação e no Jornal da região..

5 - DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

5. 1. A síntese das atribuições dos cargos e condições de trabalho está definida no ANEXO I do presente Edital.

5.2. Os conteúdos Programáticos e as Sugestões Bibliográficas, estão definidos no ANEXO II do presente Edital.

6 - DAS INSCRIÇÕES

6.1 - Período de inscrições: De 07/03/2008 a 20/03/2008 - De segunda-feira a sexta-feira, das 8:00 às 12:00 .

6.2 - Local: Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal.

6.3 - A inscrição no Concurso implica, desde logo, no conhecimento e tácita aceitação pelo candidato, das condições estabelecidas neste Edital.

6.4 - São condições para inscrição no Concurso:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) CPF;

c) Ter no mínimo 18 (dezoito) anos de idade completos no ato da inscrição;

d) Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

e) Estar quite com obrigações eleitorais;

f) possuir, na ocasião da inscrição, habilitação para o cargo pretendido, conforme disposto no item 1.1 deste Edital;

g) Apresentar, no caso de deficiente físico, atestado de deficiência de que é portador, compatível com as atribuições do cargo;

h) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição junto a Tesouraria da Prefeitura.

6.5 - Documentos para inscrição

Para efetuar a inscrição, deverá o candidato, apresentar-se no local, horário e período estabelecidos nos itens 6.1 e 6.2, munidos com os seguintes documentos originais e suas respectivas cópias. O candidato poderá inscrever-se somente em um cargo.

a) Cópia da Carteira de Identidade;

b) Cópia do CPF;

c}Quitação eleitoral; ( Não serão aceitas justificativa eleitoral)

d) Cópia do Certificado de Reservista, (para o sexo masculino);

e) Cópia do Diploma ou Certificado referente ao Cargo Pretendido;

f) Duas fotos 3 x 4 recentes;

g) Comprovante de recolhimento do valor da taxa de inscrição.

h) Cópia do Registro no Conselho respectivo.

i) Curso de informática com no mínimo 30 hs para o Cargo de Inspetor Tributário.

j) Os candidatos portadores de deficiência, deverão apresentar atestado médico que comprove a deficiência alegada.

l) Magistério: apresentar os seus títulos no ato da inscrição;

m)OBS: Para a inscrição por procuração, apresentar-se-á documento de identidade do procurador, entregando-se o instrumento de mandado outorgado através de procuração com firma reconhecida e demais documentos do candidato.

6.6 - Somente serão aceitos como comprovantes de identidade, os seguintes documentos: carteiras expedidas pela Secretaria da Justiça - SJS e/ou SSP, pelos Ministérios Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.); .

6.7 - Não serão aceitas inscrições via postal, extemporâneas ou condicionais.

6.8 - As informações prestadas na Ficha de Inscrição, bem como o preenchimento dos requisitos determinados no item 6.4 deste Edital, são de total responsabilidade do candidato.

Nota: Ficam advertidos os candidatos de que, em caso de nomeação, a posse no cargo só lhes será deferida se exibirem provas de:

a) Haver cumprido as obrigações concernentes ao serviço militar;

b) Ter boa saúde, verificada segundo as normas adotadas pelo Município; c) Não estar enquadrado em nenhum impedimento legal.

Obs. A Administração Municipal poderá exigir outros documentos, a seu critério.

6.9 - Em nenhuma hipótese haverá devolução da importância paga no ato de inscrição.

6.10 - Após a efetivação da inscrição não serão aceitos pedidos de alterações das opções de cargo/disciplina.

6.11 - Das inscrições dos candidatos Portadores de Deficiências Físicas:

6.11.1 - É assegurado às pessoas portadoras de deficiência, nos termos do Art. 37, VIII, da Constituição Federal, o direito de se inscrever em concurso público para o provimento de cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.

6.11.2 - Os candidatos portadores de deficiência, deverão apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência, fazendo referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como da provável causa da deficiência de que são portadores, compatível com as atribuições do cargo. Ainda deverão anexar requerimento solicitando vaga especial, colocando na Ficha de Inscrição a indicação DF. Caso não o façam, perderão o direito a vaga e prova especial. Se aprovados, os candidatos serão submetidos à Junta Médica designada pela Prefeitura, quando do ato da posse.

NOTA: Não serão consideradas como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

6.11.3 - Quando houver inscritos nas condições do item 6.11.1, ficam-lhes asseguradas 10% (dez por cento) das vagas oferecidas em cada cargo, desde que após aplicação do percentual, resulte pelo menos uma vaga. Na hipótese de não atingir o percentual mínimo, os portadores de deficiência poderão inscrever-se, mas concorrerão em igualdade de condições com os demais candidatos.

6.11.4 - As nomeações obedecerão predominantemente à nota obtida na homologação final.

6.11.5 - Os demais critérios constantes do Edital público são de validade genérica para todos os candidatos..

7 - DAS ETAPAS

7.1 - O processo seletivo deste Concurso constitui-se das seguintes etapas:

Cargo

1ª Etapa

2ª Etapa

Assistente Social

Prova Escrita

XX

Enfermeiro

Prova Escrita

XX

Médico

Prova Escrita

XX

Nutricionista

Prova Escrita

XX

Inspetor Tributário

Prova Escrita

XX

Operador de Máquina Rodoviária

Prova Escrita

Prática

Operário

Prova Escrita

Prática

Servente

Prova Escrita

XX

Tratorista Agrícola

Prova Escrita

Prática

Professor

Prova Escrita

Títulos

Supervisão e Orientação Pedagógica

Prova Escrita

Títulos

7.1.1 - PROVA ESCRITA: OBJETIVA

Para os cargos de: Assistente Social, Enfermeiro, Médico e Nutricionista, somente será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos, e obtenha no mínimo 30 pontos na prova eliminatória. As provas de Português, e Legislação são classificatórias.

Para o cargo de: Inspetor Tributário e Servente, somente te será considerado habilitado o candidato que obtiver a nota final igual ou superior a 50 pontos, desde que tenha obtido no mínimo 20 ( vinte) pontos na prova eliminatória. As provas de Português, Legislação e Matemática, são classificatórias.

Para os cargos de Operador de Máquina Rodoviária, Tratorista Agrícola e Operário, somente será considerado o candidato que obtiver a nota final ou superior a 50 pontos, desde que tenha obtido no mínimo 30 (trinta) pontos na prova prática que é eliminatória. As provas de Legislação, Português e Matemática, são classificatórios.

Para o cargo de Professor Séries Finais, Orientador e Supervisor - Somente será considerado habilitado o candidato que obtiver a nota final igual ou superior a 50 pontos, e obtenha no mínimo 20 pontos na prova eliminatória. As provas de Didática, Português, Estrutura, são classificatórias.

Para o cargo de Professor- Séries Iniciais

Somente será considerado habilitado o candidato que obtiver a nota final igual ou superior a 50 pontos, e obtenha no mínimo 20 pontos na prova eliminatória. As provas de Português, Estrutura e Legislação , são classificatórias.

NOTA: Serão eliminados automaticamente os candidatos que obtiverem a nota ZERO em qualquer disciplina.

8. DAS PROVAS ESCRITAS

Cargo

Disciplinas

N.º de questões

Peso

Assistente Social, Enfermeiro, Médico e Nutricionista

Especifica (Eliminatória.)

20x3

60

Português

10x2

20

Legislação

10x2

20

Inspetor Tributário e Servente

Específica (Eliminatória.)

10x4

40

Português

10x2

20

Legislação

10x2

20

Matemática

10x2

20

Operador de Máquina Rodoviária, Operário e Tratorista Agrícola

Prática (Eliminatória)

05 quesitos

50

Português

10x2

20

Legislação

10x2

20

Matemática

10x1

10

Professor- Séries Iniciais

Didática (Eliminatória)

10x4

40

Português

10x2

20

Estrutura

10x2

20

Legislação

10x2

20

Professor- Séries Finais, Supervisão e Orientação Pedagógica.

Específica (Eliminatória.)

10x4

40

Didática

10x2

20

Português

10x2

20

Estrutura

10x2

20

8.1 - As provas serão realizadas em dia, local e horário, que serão divulgados após a homologação das inscrições.

8.2 - Não haverá provas fora dos locais indicados e nem em datas e/ou horário diferentes.

8.3 - Desde já os candidatos ficam convocados a comparecer com antecedência de 30 (trinta) minutos ao local das provas.

8.4 - Para a prova escrita, o ingresso na sala, só será permitido ao candidato que apresentar o documento de identidade que originou a inscrição e o documento de inscrição no Concurso, entregue quando do ato da inscrição.

8.5 - O candidato deverá comparecer ao local designado, munido de caneta esferográfica de cor azul ou preta, com ponta grossa.

8.6 - Não será admitido à prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido e, em nenhuma hipótese, haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado.

8.7 - Durante a prova não serão permitidas consultas, uso de máquinas eletrônicas, equipamentos de rádio tipo "walk-man", telefone celular ou qualquer tipo de equipamento de comunicação.

8.8 - O papel de rascunho é o espaço no qual o candidato poderá desenvolver todas as técnicas para chegar a resposta desejada, a qual deverá ser devolvida junto com o caderno de prova. É permitido o rabisco e a rasura em qualquer folha da prova , exceto na capa do caderno e no CARTÃO DE RESPOSTAS.

8.9 - Será atribuída nota ZERO a resposta que no cartão de respostas estiver em desacordo com as instruções, não estiver assinalada ou contiver mais de uma resposta assinalada, emenda, rasura ou alternativa marcada a lápis, ainda que esteja legível.

8.10 - Em nenhuma hipótese, será considerado para correção e pontuação o caderno de prova.

8.10.1 - O candidato deverá assinalar suas respostas no cartão com caneta esferográfica, com tinta azul ou preta, com ponta grossa.

8.10.2 - Será de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento correto do cartão de respostas.

8.10.3 - Ao terminar a prova escrita, o candidato devolverá ao fiscal da sala, juntamente com a grade de respostas, o caderno de questões, tendo em vista a obrigatoriedade de arquivo no município. É permitido aos candidatos copiar no verso de seu cartão de inscrição , as respostas assinaladas no cartão de respostas, para conferência do gabarito.

8.11 - Não serão fornecidas cópias das provas aos candidatos, mesmo após o encerramento do concurso, tendo em vista a segurança e de direitos autorais.

8.12 - Dentro do prazo recursal, os candidatos poderão examinar a sua prova, sob fiscalização da Secretaria de Administração.

8.13 - Será excluído do Concurso o candidato que:

a) Tornar-se culpado por incorreção ou descortesia com quaisquer dos fiscais, executores e seus auxiliares ou autoridades presentes;

b) For surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato ou terceiros, bem como utilizando-se de livros, notas, impressos ou equipamentos não permitidos;

c) Ausentar-se do recinto da prova sem o acompanhamento do fiscal.

d) Comparecer somente a uma das provas, seja ela escrita ou prática.

e) Tirar nota ZERO em qualquer das disciplinas da prova, escrita ou prática.

8.14 - Ao final das provas escritas, os dois últimos candidatos deverão permanecer no recinto, a fim de assinar o lacre do envelope com os cartões ópticos, juntamente com os fiscais, sendo liberados quando todos as tiverem concluído.

8.15 - O candidato, ao terminar a prova escrita, devolverá ao fiscal da sala o caderno de questões e o cartão Óptico, tendo em vista a obrigatoriedade de arquivo junto ao Município e, para segurança do processo, reserva-se o direito a todo o material de aplicação das provas. Se assim não proceder, o candidato será também passível de exclusão do Concurso.

9 - DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

9.1 Será considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo 50 (cinqüenta) pontos na soma final e obtenha no mínimo 50% (cinqüenta por cento) do valor da prova eliminatória. Nas provas práticas o valor da prova eliminatória será de 60 (sessenta) pontos.

9.2. As provas valerão até 100 (cem) pontos para todos os cargos

9.3. A lista final de classificação das provas do Concurso apresentará apenas os candidatos aprovados até o máximo de 40 (quarenta) em cada cargo.

9.4. Os candidatos serão classificados na ordem decrescente dos pontos obtidos.

9.5. - Caso ocorra empate de pontos na classificação final, será utilizado o seguinte critério para o desempate. Para os cargos: Assistente Social. Enfermeiro, Médico e Nutricionista.

a) a maior nota na Prova Específica;

b) a maior nota em Português;

c) a maior nota em Legislação;

d) a maior nota na Prova Específica nas questões de 05 a 10;

e)a maior nota na Prova de Português nas questões 25 a 30;

f) a maior nota na Prova de Legislação nas questões 35 a 40;

g) Sorteio Público.

Para o cargo de Inspetor Tributário e Servente:

a) a maior nota na Prova Específica;

b) a maior nota na Prova de Português;

c) a maior nota em Legislação;

d) a maior nota em Matemática

e) a maior nota nas questões de 05 a 10 da Prova Específica;

b) a maior nota nas questões 15 a 20 de Português;.

f) a maior nota nas questões de 25 a 30 de Legislação;

g) a maior nota nas questões 35 a 40 de Matemática.

h) Sorteio.

Para os cargos de Operador de Máquina Rodoviária, Operário e Tratorista Agrícola:

a) a maior nota na prova Prática;

b) a maior nota em Legislação;

c) a maior nota em Português;

d) a maior nota em Matemática;

e) a maior nota nas questões 05 a 10 da Prova de Legislação;

f) a maior nota nas questões 15 a 20 de Português;

g) a maior nota nas questões 25 a 30 de Matemática;

h) Sorteio.

Para o cargo de Professor Séries Finais, Supervisão e Orientação Pedagógica:

a) a maior nota na Prova Específica;

b) a maior nota na Prova de Didática;

c) a maior nota na Prova de Português;

d) a maior nota na Prova de Estrutura;

d) a maior nota na questões 05 a 10 de Específica;

e) a maior nota nas questões 15 a 20 de Didática;

f) a maior nota nas questões 25 a 30 de Português;

g) a maior nota nas questões 35 a 40 de Estrutura;

h) a maior nota em Títulos;

i) sorteio público.

Para o cargo de Professor- Séries Iniciais

a) a maior nota na Prova Didática;

b) a maior nota na Prova de Português;

c) a maior nota na Prova de Estrutura;

d) a maior nota na Prova de Legislação;

d) a maior nota na questões 05 a 10 de Didática;

e) a maior nota nas questões 15 a 20 de Português;

f) a maior nota nas questões 25 a 30 de Estrutura;

g) a maior nota nas questões 35 a 40 de Legislação;

h) a maior nota em Títulos;

i) sorteio público

10 - DA PROVA DE TÍTULOS PARA O CARGO DE PROFESSOR, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA :

10.1.A Prova de Títulos valerá até 10 (dez) pontos, não sendo computados os que excederem a esse limite.

10.2. Somente serão avaliados os títulos dos candidatos habilitados nas provas escritas.

10.3. O valor da nota de títulos será somada à nota da prova escrita, para fins de classificação.

11. Consideram-se Títulos:

a) Participação em congressos, simpósios, seminários, encontros, oficinas, palestras, ligados à área da educação, até o máximo de 10 (dez) pontos.

Até 20(vinte) horas, 01(um) ponto por comprovante;

Mais de 20(vinte) horas, 02(dois) pontos por comprovante;

b) Participação em cursos na área da educação, até o máximo de 10 (dez) pontos.

Cursos com 20(vinte) horas/aula até 40(quarenta) horas/aula, 02(dois) pontos por comprovante; Mais de 40 (quarenta) horas, 03 (três) pontos por comprovante.

11.1. Somente serão valorizados os títulos a partir do ano de 2002.

11.2. O título que for apresentado como condição de inscrição, não será valorizado.

11.3. EM QUALQUER HIPÓTESE, O MÁXIMO DE PONTOS QUE O CANDIDATO PODERÁ OBTER NA PROVA DE TÍTULOS, SERÁ DE 10 (DEZ) PONTOS;

11.4. Os títulos deverão serem apresentados em uma relação em duas vias, onde o encarregado do recebimento das inscrições, devolverá a segunda via ao candidato, devidamente rubricada, após verificar a autenticidade da cópia com a original, seguindo a 1ª via para a Comissão de Avaliação.

11.5. O candidato deverá numerar os seus títulos de 01 em diante, discriminando-os sucintamente na relação de títulos.

11.6. SOMENTE O CANDIDATO APROVADO NA PROVA ESCRITA, TERÁ OS SEUS TÍTULOS AVALIADOS.

11.7. O CANDIDATO DEVERÁ ENTREGAR OS SEUS TÍTULOS NO ATO DA INSCRIÇÃO. 11.8. É vedado anexar qualquer documento, após o encerramento das inscrições.

12- DOS RECURSOS

12.1 - Serão admitidos pedidos de recursos pelos candidatos, de acordo com os preceitos estabelecidos no Regulamento de Concurso do Município. Os recursos versarão sobre o indeferimento de inscrições e resultado das provas. O prazo para os recursos será estipulado no Edital de divulgação das inscrições e dos resultados. Os recursos deverão ser devidamente fundamentados e dirigidos ao Senhor Prefeito Municipal, que despachará para julgamento à Comissão Organizadora do Concurso. Os recursos deverão ser protocolados junto à Prefeitura Municipal de Chiapetta.

OBSERVAÇÃO: Não serão conhecidos os recursos que não contenham os dados supra mencionados e os fundamentos do pedido, determinando-se o respectivo arquivamento.

12.2. - Em caso de questões que possam vir a ser anuladas por decisão da Comissão Organizadora do Concurso, seja na fase de recurso ou aplicação de provas, as mesmas serão pontuadas como corretas a todos os candidatos. bem como no caso de mudança de gabarito, serão reconferidos todos os cartões, efetuando-se a republicação das notas de todos os candidatos.

12.3. - O prazo será de três dias úteis para interpor recurso, a contar do dia seguinte do ato publicado no mural ou na imprensa.

13 - DO PROVIMENTO DOS CARGOS

13.1 - O provimento dos cargos obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos aprova

13.2 - O candidato aprovado obriga-se a manter atualizado seu endereço junto à Secretaria de Administração de Chiapetta. ( Setor de Pessoal).

13.3 - A posse ocorrerá no prazo estabelecidos no Regime Jurídico dos Servidores Públicos de Chiapetta. Não ocorrendo a apresentação e a respectiva posse, o candidato perderá automaticamente a vaga, facultando ao Município o direito de convocar o próximo candidato por ordem de classificação.

13.4 - O candidato que não desejar assumir o cargo de imediato, poderá, mediante requerimento próprio e desde que tenha satisfeito o disposto no item 11.7 deste capitulo, solicitar para passar para o final da lista dos aprovados e para concorrer, observada sempre a ordem de classificação e a validade do Concurso, a novo chamamento.

13.5 - Decorrido o prazo retro e deixando o candidato chamado de apresentar-se regularmente, o não-comparecimento caracterizará renúncia, desistindo este da respectiva nomeação, operando-se automaticamente, a extinção plena de todos e quaisquer direitos relativos a este Concurso e/ou dele decorrentes.

13.6 - O concurso terá validade por até 02 (dois) anos a contar da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogável por até mais 02 (dois) anos, a critério da Prefeitura Municipal de Chiapeta.

13.7 - Ficam advertidos os candidatos de que, no caso de nomeação, a posse no cargo só lhes será deferida no caso de apresentarem entre outros:

a) A documentação comprobatória das condições previstas no item 6.4, deste Edital, acompanhado de fotocópia;

b) Atestado de boa saúde física e mental (a ser fornecido por junta médica da Prefeitura de Chiapetta, ou por esta designado, mediante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo; c) Declaração negativa de acumulação de cargo público;

OBS: A não apresentação dos documentos acima por ocasião da posse, implicará na impossibilidade do aproveitamento do candidato aprovado, anulando-se todos os atos ou efeitos decorrentes da inscrição do Concurso.

13.8 - Ficam advertidos os candidatos que cabe ao município no ato da nomeação, designar o local e o horário para o nomeado exercer as suas atividades.

14 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 - A habilitação no processo seletivo não assegura ao candidato a nomeação imediata, mas apenas a expectativa de ser admitido segundo as vagas existentes, na ordem de classificação, ficando a concretização deste ato condicionada às disposições pertinentes, sobretudo à necessidade e à possibilidade da administração.

14.2 - A inexatidão das informações e/ou irregularidades e documentos, ainda que verificados posteriormente, eliminarão o candidato do Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

14.3. - O candidato que não comparecer em qualquer das provas , fica eliminado da competição.

14.4 - As publicações sobre o processamento deste Concurso, tais como reabertura das inscrições, mudança na data de realização, local e horário das provas, prazos para recursos e homologação de resultados serão feitos por Edital, que será afixado no mural da Prefeitura, podendo ser veiculados pela imprensa Regional e local.

14.5. - Os casos omissos serão resolvidos pelo Chefe do Executivo Municipal.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CHIAPETTA, EM 06 DE MARÇO DE 2008.

Dr. JOSÉ VALDIR MAÇALAI
Prefeito Municipal

Registre-se e Publique-se

Secretário Municipal da Administração.

ANEXO I

DESCRIÇÃO DOS CARGOS

2.Características Gerais do Cargo: 2.1 Síntese dos Deveres:

ASSISTENTE SOCIAL - Planejar programas do Bem-Estar Social, promover a sua execução; estudar, planejar, diagnosticar e supervisionar a solução de problemas sociais.

ENFERMEIRO -Realizar atividades de nível superior, de grande complexidade, envolvendo a execução de trabalhos de enfermagem relativas à observação, ao cuidado e á educação sanitária dos doentes, à aplicação de tratamentos prescritos, bem como participação de programas voltados para a saúde pública.

MÉDICO - Prestar assistência médico-cirúrgica, fazer inspeções de saúde em candidatos a cargos públicos e em servidores municipais.

NUTRICIONISTA - Realizar atividades de grande complexidade, envolvendo a execução de trabalhos relacionados com a educação alimentar, nutrição e dietética, bem como em programas voltados para a saúde pública.

INSPETOR TRIBUTÁRIO - Orientar e exercer a fiscalização geral com respeito à aplicação das leis tributárias do Município, bem como no que diz respeito à fiscalização especializada.

OPERADOR DE MÁQUINA RODOVIÁRIA - Operar máquinas rodoviárias pesadas.

OPERÁRIO - Realizar trabalhos braçais em gerais.

SERVENTE - Executar trabalhos rotineiros de limpeza em geral; ajudar n remoção ou arrumação de móveis e utensílios.

TRATORISTA AGRÍCOLA - Operar tratores agrícolas.

PROFESSOR - Orientar a aprendizagem do aluno; Participar no processo de planejamento das atividades da escola; Organizar as operações inerentes ao processo ensino-aprendizagem; Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA - Executar atividades específicas de Supervisão - orientação educacional no âmbito da Rede Municipal de Ensino..

ANEXO II

PROGRAMAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Conteúdos Programáticos: ASSISTENTE SOCIAL, ENFERMEIRO, MÉDICO, NUTRICIONISTA

a) PORTUGUÊS:

Acentuação gráfica; Morfologia, Sinônimos e Antônimos, Substantivos, Adjetivos, Verbos, Coletivos, Pronomes, Pontuação, Crase, Hífen, Plural dos Substantivos e Adjetivos compostos, Estrutura e formação de palavras; Classe de palavras e seu emprego; Concordância Nominal e Verbal, Regência Verbal e Nominal; Abreviaturas, Correção de frases, Ortografia, Redação Oficial e Interpretação de textos.

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

1. BECHARA, Evanildo, Gramática da Língua Português- Ed. Nacional- Rio de Janeiro.

2. CARNEIRO, Agostinho Dias. Redação em construção. Ed. Moderna- São Paulo.

3. CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa- Fename- Rio de Janeiro.

4. FIORIN, José Luiz. SAVIOLI, Francisco Platão: Para entender o texto: Leitura e Redação- Ed. Ática- São Paulo.

5. PASCHOALIN & SPADOTO. Gramática, Teoria e Exercícios- Ed. FTD. São Paulo.

6. KASPARY, Adalberto. Português para Profissionais Atuais e Futuros- Ed. Ática- Porto Alegre- 2001.

7 - VARISCO, Armindo. COELHO, José Antônio. SILVA, Pedro Pinto. BARBA, Tamir Luiz de. FARINA, Sérgio - Prática de Português. Ed. Prodil 6ª Edição.

8. KASPARY, Adalberto J. Redação Oficial

9. BONA, Genésio. Práticas para Concursos. Evangraf.

LEGISLAÇÃO: Regime Jurídico Único dos Servidores de Chiapetta Sugestões de Bibliografia

b) LEGISLAÇÃO:

Regime Jurídico Único dos Servidores de Chiapetta

c) ESPECÍFICA PARA ASSISTENTE SOCIAL

1) Questão Social; 2) Política Social; 3) Ética; 4) Trabalho; 5) Controle Social; 6) Código de Ética; 7) Lei de Regulamentação da Profissão do Assistente Social; 8) Emergência do Serviço Social e condições histórico-sociais; 9) LOAS; 10) Trajetória ética-política do Serviço Social brasileiro; 11) SUS; 12) Planejamento; 13) Processos de trabalho do assistente social; 14) SUAS; 15) Conselhos; 16) ECA; 17) Assessoria e Consultoria.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

1- BONETTI, Dilséia Adeodata (org). Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

2- BRAVO, Maria Inez Souza & PEREIRA, Potyara Amazoneida (org). Política Social e Democracia. São Paulo: Cortez, 2001.

3 - CAMPOS, Edval Bernardino & MACIEL, Carlos A. Batista. Conselhos paritários: o enigma da participação e da construção democrática. In: Revista Serviço Social e Sociedade n. º 55. São Paulo: Cortez, 1997.

4 - CFESS. O Estudo Social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuição ao debate Judiciário, Penitenciário e na Previdência Social. São Paulo: Cortez, 2003.

5 - CRESS. Capacitação Profissional em Serviço Social. Porto Alegre, 1999.

6 - CRESS. Coletânea de Leis. Porto Alegre: 2005. (Lei de Regulamentação da Profissão do Assistente Social. Código de Ética Profissional. Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Sistema Único de Saúde - SUS. Estatuto do Idoso).

7 - GOMES, Ana Ligia. Os conselhos de políticas e de direitos. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social: Módulo 4: o trabalho do assistente social e as políticas sociais - Brasília: UNB, 2000.

8 - IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

9 - IAMAMOTO, Marilda V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

10 - NETO, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social: Módulo 1: Crise Contemporânea, Questão Social e Serviço Social. Brasília: CEAD, 1999.

11 - Política Nacional de Assistência Social.

12 - RAICHELIS, Raquel. Assistência social e esfera pública: os conselhos no exercício do controle social. In: Revista Serviço Social n.° 56 - março de 1998. São Paulo: Cortez.

13 - SARMENTO, Hélder B. de Moraes. Serviço Social, das tradicionais formas de regulação sócio política ao redirecionamento de suas funções sociais. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social: Módulo 4: o trabalho do assistente social e as políticas sociais - Brasília: UNB, 2000.

14 - SPOSATI, Aldaíza de Oliveira (org). A assistência social na trajetória das políticas sociais brasileiras: uma questão de análise. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

15 - SPOSATI, Aldaíza de Oliveira. Especificidade e intersetorialidade da política de assistência social. In: Revista Serviço Social e Sociedade n.° 77 - março de 2004. São Paulo: Cortez.

c) ESPECÍFICA PARA NUTRICIONISTA

Elaboração de programas de nutrição; Organização de cardápios; Elaboração de dietas alimentares; Controle de estoque de alimentos; Racionalidade, economicidade e melhoria protética dos regimes alimentares; Educação alimentar; Higiene dos alimentos; Seleção, aquisição, armazenamento, preparo e conservação dos alimentos; Infecções, Intoxicações e envenenamentos de origem alimentar e agentes causadores; Medidas preventivas na conservação dos alimentos; Nutrição como problema de saúde pública; Aspectos epidemiológicos das doenças carenciais; Sinais de alto risco pediátrico e materno; Vigilância nutricional ; Tabela de composição de alimentos ENDEF; Nutrição básica e aplicada; Doenças hipertensivas; Conhecimentos Gerais de Nutrição e Dietética

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

1. CHAVES, Nelson. Nutrição Básica e aplicada; Rio de Janeiro- Ed. Guanabara Koogan.

2. MITCHEL, Helen. Nutrição;

3. CLARK, Colotte, Aleitamento materno.

4. MARCONDES, Eduardo. Higiene alimentar;

5. Tabela de composição de alimentos do ENDEF.

6. SOLA, Jaime. Manual de Dietoterapia.

7. SÁ, Neide Guadence de. Nutrição e Dietética.

8. ANGELIS, Rebeca C. de. Fisiologia da nutrição.

9. BORNELLAS, Lieselotte H. Técnica Dietética e seleção e preparo de alimentos;

10. ARMANI, Tereza et alli. A força de trabalho em saúde no Rio Grande do Sul.

11. WILLIANS. SR. Fundamentos de Nutrição e Dietoterapia, 6ª edição -Ed.Artes Médicas- Porto Alegre, 1997,

12. TRIGO, VC. Manual Prático de Higiene e Sanidade nas Unidades de Alimentação e Nutrição. São Paulo, Varella, 1999

13. EVANGELISTA, José. Tecnologia de alimentos, Ed. Atheneu, 2 edição,1998-

14. WALTBERG, Dan Linetzki. Nutrição Oral, enteral e Parenteral na Prática Clínica, Ed. Atheneu, volumes 1,2 e 3, 3ª ed. São Paulo.

15- AUGUSTO, Ana Lúcia P. Alves, Denise C. MANNARINO, Ida C. Gerude- Terapia Nutricional - São Paulo- Ed. Atheneu

16 - BURTON, Benjamin T. - Nutrição Humana- Ed. Mc Graw-Hill do Brasil Ltda

17- KRAUSE, J. et ali - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 8ª edição- Ed. Rocca- São Paulo

18- CHIAVERINI, Reinaldo et ali- Doenças Hipertensivas- Ed. Atheneu- Rio de Janeiro

c) ESPECÍFICA PARA ENFERMEIRO

Assistência ao paciente hospitalizado; Assistência de Enfermagem a pacientes com problemas cárdio­respiratórias; Assistência de Enfermagem nos diversos tipos de choques; Assistência de Enfermagem a pacientes queimados; Doenças parasitárias; Programa Nacional de imunização; Atendimento de enfermagem em casos de urgência e emergência clínico-cirúrgica. Primeiros socorros; Métodos e esterilização de materiais; Administração de medicamentos; Assistência de Enfermagem em programas especiais: AIDS, Imunizações, Hipertensão, Diabetes, Pneumologia Sanitária; Ética Profissional; Assistência de Enfermagem na promoção e crescimento da criança; Assistência nas doenças Epidêmicas e Endemias; Saúde Pública; Saúde Preventiva; Higiene e Segurança do Trabalho; Assistência à gestante e ao recém-nascido; Sistema único de saúde; Conhecimentos Gerais de Enfermagem;

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA:

1. NASI, Luis Antonio. Rotinas de Pronto Socorro. Ed. Artes Médicas, Porto Alegre.

2. PARSON, Polly e WIERNER, Janine B. Segredos da terapia intensiva. Ed. Artes Médicas.

3.KURGANT, Paulina. Administração em enfermagem. Ed. Pedagógica e Universitária LTDA. 4.PASSOS, Mauro R. Leal. Doenças Sexualmente Transmissíveis.

5.BRUNNER/SUDDARTH Enfermagem Médico- Cirúrgica. Ed. Guanabara.

6.FORTES Julia Ikeda. Enfermagem em emergências. Ed. Pedagógica e Universitária LTDA.

7.GOMES, Alice Martins. Enfermagem na unidade de terapia intensiva. Ed. Pedagógica e Universitária LTDA.

8. GUYTON, Arthur C. Tratado de Fisiologia Médica. Ed. Interamericana.

9. GENS, Gessy e Brandão, Naira. Enfermagem para a promoção da saúde- Ed. Luzzato, 4ª edição

10. GUELLER, Rodolfo F. Grande Tratado de Enfermagem- 6ª edição- Editora Santos Maltese.

11. HORTA, Wanda de Aguiar. Processo de Enfermagem- Editora Pedagógica e Universitária.

12. HENDERSON, Virgínia. Princípios básicos sobre cuidados de enfermagem- Ed. Cortez.

13. Lei Federal 8.080- Sistema Único de Saúde.

14. VEIGA, Débora de Azevedo. Corseti, Maria da Graça. Manual de Técnica de Enfermagem. 4ª edição- Ed. Sagra D.C. Luzzato, 1993.

15. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Porto Alegre- Coren/RS.1996.

16- SMELTER, Suzane, C. & Bare, Brenda G. Tratado de Enfermagem Médico- Cirúrgica- Ed. Guanabara Koogan- Rio de Janeiro.

17- VEIGA , Débora de Azevedo, Corsetti, Maria da Graça. Manual de Técnicas de Enfermagem- 4ª Edição- Porto Alegre- Sangra DC Luzzato.,dE

c) ESPECÍFICA PARA MÉDICO

Saúde Pública; Medicina Preventiva; Atendimento a entidades assistenciais e comunitárias; Vacinação; Medidas de Higiene pessoal; Regimes dietéticos; Prevenção ao alcoolismo e uso de drogas; Prevenção a AIDS; Doença Infecto contagiosas; Doenças respiratórias; Doenças Gastro-intestinais; Doenças cardiovasculares; Diagnósticos e tratamento nas doenças que acometem o ser humano em todas as fases da vida; Prevenção, tratamento e reabilitação das doenças; Cólera; Ética Médica; Alterações de peso; Alterações sensitivas e motoras; Anoxeria; Saúde da mulher; Náuseas e vômitos; Astenia; Cefaléia; Disfagia; Dispnéia; Dor abdominal; Dor lombar ou cervical; Dores ósseas; Hemorragia digestiva; Insônia; Palpitação. Tontura, Tosse; Doença de Chagas; Endemias;

Doenças Virais; Doenças transmitidas sexualmente; Malária; Sarampo; Tabagismo; Tétano; Tuberculose; Verminoses; Sistema Único de Saúde.

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA;

1- BARKER, L. Randol et alli. Princípios de Medicina ambulatorial- 3ª edição. Porto Alegre- Ed. Artes Médicas, 1993.

2- WINGAARDDE. J. B. & Smith Jr. L. H. Cecil. Tratado de Medicina. Rio de Janeiro- Ed. Guanabara Koogan, 1997.

3- VAUGHAN. J. P. & MORROW, R. H. Epidemiologia para municípios, manual para gerenciamento dos distritos sanitários. São Paulo. Ed. Hucitec, 1992.

4- FIORI, R. M. et alli. Prática Pediátrica de Urgência, 4ª edição. Rio de Janeiro, Ed. Médica e Científica, 1991.

5- DUNCAN, Bruce B. et Alli. Medicina Ambulatorial: Condutas clínicas em atenção primária 2ª edição- Porto Alegre- Ed. Artes Médicas, 1996

6- HAMMERLY, Marcelo A . Novo Tratado Médico da Família- Santo André- Casa Publica dora Brasileira, Volumes I e II.

7- BEESON, Paul B. Modermott. Wassn. Tratado de Medicina. Cecil Lemb Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, Volumes, I e II.

8- BRACKLOW, A. B. Robert S. Macbryde- Sinais e Sintomas- Fisiologia Aplicada e Interpretação Clínica- Ed. Guanabara Koogan, 6ª edição. Rio de Janeiro. 1986.

9- HARRISON- Medicina Interna/ Compêndio- 14ª edição.

10- DINO GOMES, Consultas em Queimaduras, 2001;

11- BORK K. Dermatologia Clínica, 1998.

12- KANE K. S. Dermatologia Pediátrica- Testos e Atlas, 2004

ANEXO II

PROGRAMAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Conteúdos Programáticos:

PARA: INSPETOR TRIBUTÁRIO

a) PORTUGUÊS:

Acentuação gráfica; Morfologia, Sinônimos e Antônimos, Substantivos, Adjetivos, Verbos, Coletivos, Pronomes, Pontuação, Crase, Hífen, Plural dos Substantivos e Adjetivos compostos, Estrutura e formação de palavras; Classe de palavras e seu emprego;

Preenchimento de lacunas; Concordância Nominal e Verbal, Regência Verbal e Nominal; Abreviaturas, Correção de frases, Ortografia, Redação Oficial e Interpretação de textos.

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA PORTUGUÊS

1. BECHARA, Evanildo, Gramática da Língua Português- Ed. Nacional- Rio de Janeiro.

2. CARNEIRO, Agostinho Dias. Redação em construção. Ed. Moderna- São Paulo.

3. CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa- Fename- Rio de Janeiro.

4. FIORIN, José Luiz. SAVIOLI, Francisco Platão: Para entender o texto: Leitura e Redação- Ed. Ática- São Paulo.

5. PASCHOALIN & SPADOTO. Gramática, Teoria e Exercícios- Ed. FTD. São Paulo.

6. KASPARY, Adalberto. Português para Profissionais Atuais e Futuros- Ed. Ática- Porto Alegre- 2001.

7 - VARISCO, Armindo. COELHO, José Antônio. SILVA, Pedro Pinto. BARBA, Tamir Luiz de. FARINA, Sérgio - Prática de Português. Ed. Prodil 6ª Edição.

8. KASPARY, Adalberto J. Redação Oficial

9. BONA, Genésio. Práticas para Concursos. Evangraf.

b) LEGISLAÇÃO: Regime Jurídico Único dos Servidores de Chiapetta Lei Orgânica do Município de Chiapetta

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

LEGISLAÇÃO:

Regime Jurídico Único dos Servidores de Chiapetta Lei Orgânica do Município de Chiapetta

c) ESPECÍFICA PARA INSPETOR TRIBUTÁRIO

- Código Tributário do Município de Chiapetta - Código Tributário Nacional

d) MATEMÁTICA

1. Gráficos

1.1 Par ordenado

1.2 Sistema de coordenadas cartesianas

1.3 Gráfico cartesiano

1.4 Gráfico de barras ou colunas; segmentos e setores

2. Aritmética

2.1 Operações com números naturais: adição, subtração; multiplicação; divisão; potenciação; radiciação; resolução de problemas.

2.2 Múltiplos e divisibilidade; números primos; decomposição em números primos; mínimo múltiplo comum (m.m.c); resolução de problemas.

2.3 Números fracionários; equivalência de frações e simplificações.

2.4 Operações com números fracionários: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, resolução de problemas.

2.5 Números decimais: frações decimais e notação decimal de um número fracionário.

2.6 Operações com números decimais: adição, subtração, multiplicação, divisão, resolução de problemas;

2.7 operações com números inteiros: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, resolução de problemas.

2.8 Radicais: simplificação; operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação); racionalização.

3 Proporcionalidade

3.1 Razão e proporção (propriedade fundamental) resolução de problemas

3.2 escala: resolução de problemas

3.3 Regra de três (direta e inversa); resolução de problemas

3.4 Porcentagem; Juros, Taxa; Tempo; Capital - resolução de problemas

4. Álgebra: Conjuntos e conjuntos numéricos ( Domínio,imagem)

4.1 Valor numérico das expressões algébricas

4.2 Operações com polinômios: adição, subtração, multiplicação

4.3 Produtos notáveis: quadrado da soma; quadrado da diferença; produto da soma pela diferença

4.4 Equações do 1° grau com uma variável; resolução de problemas

4.5 Equações do 2° grau com uma variável (completa e incompleta); resolução de problemas.

4.6 Sistema de equações do 1° grau com duas variáveis.

4.7. Funções 1°. E 2°. Graus

5 Geometria e Medidas

5.1 Sistema de medidas: comprimento; área; volume; capacidade; massa e tempo; conversão de unidades; resolução de problemas

5.2 Ângulos: medidas; ângulos complementares e suplementares

5.3 triângulos: classificação quanto aos lados; congruência; semelhança; teoremas de Talles e Pitagoras; área; resolução de problemas

5.4 Quadriláteros: tipos; área; resolução de problemas

5.5 Círculo e circunferência: elementos (raio, diâmetro, etc.) ; comprimento da circunferência e área do círculo.

5.6. Progressão Aritmética e Progressão Geométrica.

6- Geometria

Sugestões de bibliografia:

1. BUJES, Paulo F.O. -Concurso Editora Livrosul

2. VASSEUR, Ubirajara, CUNHA, Floriano Jrieger, MOREIRA, Francisco. Matemática.

3. NETTO, Scipione Di Pierro e Goes, Célia Contin. Matemática- Processo Auto Instrutivo. Scipione Editores.

4. DOMENICO, Luiz Carlos de. Matemática. Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas.

5. NETTO, Scipione Di Pierro. Matemática. Conceitos Históricos.4ª edição

6. FAVILLI, Ubirajara. Volumes I,2 e 3 .

7. NETTO- Scipione Di Perro- Matemática- Conceitos e Histórias

8. LIMA, Reginaldo N. de Souza, VILA, Maria do Carmo. Matemática .

9. Outros livros didáticos de Matemática

ANEXO II

PROGRAMAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Conteúdos Programáticos:

PARA: OPERADOR DE MÁQUINAS RODOVIÁRIAS, TRATORISTA E OPERÁRIO

ANEXO II

PROGRAMAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Conteúdos Programáticos: OPERADOR DE MÁQUINA RODOVIÁRIA, TRATORISTA E OPERÁRIO.

a) PORTUGUÊS:

Acentuação gráfica; Pontuação; Morfologia; Sinônimos e Antônimos; Coletivos; Substantivos, Adjetivos, Verbos; Pronomes; Pontuação; Crase; Hífen; Plural dos substantivos e adjetivos compostos; Correção de Frases; Ortografia.

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA PORTUGUÊS

01.Novo Texto e Contexto de Português - TESOTO, Lídio. DISCINI, Norma- Editora do Brasil S/A

02.PERSUHN, Janice Janete. Linguagem Vivenciada. Editora do Brasil S/A

03.LUFT & Maria Helena. A Palavra é sua. Editora Scipione

04.HOSS, Myriam da Costa. Prática e Ensino da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Livros Técnicos e Científicos.

05.LUFT, Celso Pedro, Grande Manual de Ortografia. Porto Alegre-Editora Globo.

06.MEDEIROS, João Bosco. Comunicação Escrita. A Moderna Prática da Redação. São Paulo. Editora Atlas.

07.BERTOLDI, Nelo. Atos e Fatos da Língua Portuguesa;

08.SILVA, Antônio de Siqueira; BERTOLIN, Rafael- Português Essencial.

09. TESOTO, Lídio; DISCINI, Norma - Novo Texto e Contexto.

10.Outros livros didáticos de Português do Ensino Fundamental

b) MATEMÁTICA:

Operações fundamentais sobre números inteiros ou fracionários; Sistema legal de medidas; Regra de três simples; Porcentagem; Juros. Taxa, Tempo, Capital; Divisão Proporcional, Equações; Números Naturais.

MATEMÁTICA

1.GENS, Domênico Lago. Matemática Moderna. Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas.l

2.PASSOS, Célia. SILVA, Zeneide. Eu gosto de Matemática. Editora Nacional.

3.NETTO, Scipione Di Pierro e Goes, Célia Contin. Matemática- Processo Auto Instrutivo. Scipione Editores.

4. BONGIOVANNI, VISSOTO, LAUREANO. Matemática Vida- Editora Ática.

5. NETTO, Scipione Di Pierro. Matemática. Conceitos Históricos.4ª edição

6. BEZERRA, Manoel Jairo. Matemática - 1º grau.

7-. FAVILLI, Ubiraj ara. Volumes I,2 e 3 .

8. MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko- Matemática- Idéias e Desafios;

9. Outros livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental.

c) LEGISLAÇÃO:

Para Operário

Regime Jurídico Único - Art. 01 a 150

Legislação para Operador de Máquinas Rodoviária e Tratorista: Código de Trânsito Brasileiro;

Placas e Sinalização;.

d) PRÁTICA com materiais e equipamentos para: Operário, conforme planilhas, dentro das atribuições do cargo, podendo abranger::.Capina, Abertura de valas; Transporte de Materiais, Varrição, coleta de lixo, carregar e descarregar veículos, abastecimento de veículos e máquinas, Executar serviços de lacoura.

d) PRÁTICA: Operador de Máquina Rodoviária - com máquinas pesadas Conforme planilha, podendo abranger: Abrir valetas; Cortar taludes; Proceder terraplenagem; Carregar terra, saibro, pedra, compactação do solo, ajustes de máquinas.

d) Prática para Tratorista Agrícola-- Com tratores e equipamentos, Conforme planilha, podendo abranger: Serviços Agrícolas; Operar tratores equipados com arador ou subsolador, grade aradora pu niveladora; terraceador para base larga ou não, semeadeira, pulverizador, capinadeira..

ANEXO II

PROGRAMAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Conteúdos Programáticos: PARA: SERVENTE

ANEXO II

PROGRAMAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

SERVENTE

b) PORTUGUÊS:

Acentuação gráfica; Morfologia; Sinônimos e Antônimos; Coletivos; Substantivos, Adjetivos, Verbos; Pronomes; Pontuação; Crase; Hífen; Plural dos substantivos e adjetivos compostos; Ortografia.

b) MATEMÁTICA:

Operações fundamentais sobre números inteiros ou fracionários; Sistema legal de medidas; Regra de três simples; Porcentagem; Juros. Taxa, Tempo, Capital..

c) LEGISLAÇÃO: Regime Jurídico Único dos Servidores de Chiapetta - Art. 01 a 180..

d)ESPECÍFICA:: Questões objetivas envolvendo as atribuições do cargo, e questões correlatas, podendo abranger: Faxina; Limpeza em geral; arrumar banheiros e toaletes; lavar e encerar assoalhos; coletar lixo; varrer pátios, fazer café e eventualmente servi-lo, como Regime Jurídico Único..

ANEXO II

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

PORTUGUÊS

01.Novo Texto e Contexto de Português - TESOTO, Lídio. DISCINI, Norma- Editora do Brasil S/A

02.PERSUHN, Janice Janete. Linguagem Vivenciada. Editora do Brasil S/A

03.LUFT & Maria Helena. A Palavra é sua. Editora Scipione

04.HOSS, Myriam da Costa. Prática e Ensino da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Livros Técnicos e Científicos.

05.LUFT, Celso Pedro, Grande Manual de Ortografia. Porto Alegre-Editora Globo.

06.MEDEIROS, João Bosco. Comunicação Escrita. A Moderna Prática da Redação. São Paulo. Editora Atlas.

07.BERTOLDI, Nelo. Atos e Fatos da Língua Portuguesa;

08.SILVA, Antônio de Siqueira; BERTOLIN, Rafael- Português Essencial.

09. TESOTO, Lídio; DISCINI, Norma - Novo Texto e Contexto.

10.Outros livros didáticos de Português do Ensino Fundamental..

MATEMÁTICA

1.GENS, Domênico Lago. Matemática Moderna. Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas.l

2.PASSOS, Célia. SILVA, Zeneide. Eu gosto de Matemática. Editora Nacional.

3.NETTO, Scipione Di Pierro e Goes, Célia Contin. Matemática- Processo Auto Instrutivo. Scipione Editores.

4. BONGIOVANNI, VISSOTO, LAUREANO. Matemática Vida- Editora Ática.

5. NETTO, Scipione Di Pierro. Matemática. Conceitos Históricos.4ª edição

6. BEZERRA, Manoel Jairo. Matemática - 1º grau.

7. FAVILLI, Ubirajara. Volumes I,2 e 3 .

8. MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko- Matemática- Idéias e Desafios;

9. Outros livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental.

LEGISLAÇÃO :

Regime Jurídico dos Servidores de Chiapetta. do Art. 01 a 180.

ESPECÍFICA:

Questões objetivas envolvendo as atribuições do cargo, e questões correlatas, podendo abranger: Faxina; Limpeza em geral; arrumar banheiros e toaletes; lavar e encerar assoalhos; coletar lixo; varrer pátios, fazer café e eventualmente servi-lo, como Regime Jurídico Único..

Questões relacionadas com o Regime Jurídico Único Art. 01 a 120

ANEXO II

PROGRAMAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Conteúdos Programáticos:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA PROFESSOR, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO.

a) DIDÁTICA

1. Educação e realidade: Educação, Conceito , Objetivo e Valores; 2.Relação entre Educação e Prática Social; 2.1. Desafios da educação brasileira hoje; 2.1.1. Universalização do ensino; 2.1.2. Qualidade de ensino; 2.1.3. Democratização da escola; 2.1.4. Eliminação do fracasso escolar; 3. Concepções de Educação: 3.1. Comportamentalista; 3.2. Humanista; 3.3. Cognitivista; 3.4.Transformadora; 3.5. Sócio-interocionista. 4. A dinâmica do processo ensino-aprendizagem nas diferentes concepções da Educação; 4.1. Papel da escola; 4.2. Conteúdos de ensino; 4.3. Métodos de ensino; 4.4. Relacionamento Professor/Aluno; 4.5.Pressupostos de aprendizagem; 4.6.Sistema de avaliação. 5. Planejamento na Educação: 5.1. Função; 5.2. Projeto Político Pedagógico da Escola; 5.3. Etapas do planejamento: elaboração, execução e avaliação; 5.4. Planejamento e plano; 6.Estágios do desenvolvimento da criança e do adolescente; 7.Interdisciplinariedade; 8-Valores morais e espirituais; 9. Princípios básicos do triunfo humano; 10.Definição de Prioridades; 11. Metas; 12. Processo de Interpretação de textos; Fonemas; Encontros Vocálicos, Encontros aprendizagem, mudança e crescimento; 13. Atitudes: Fontes de riqueza; 14. Estratégias de ação; 15. Valorizando a existência; 16. Superando medos e barreiras.

b) PORTUGUÊS:

Consonantais; Dígrafos; Sílaba; Tonicidade; Classificação das Palavras quanto à posição da sílaba tônica, Divisão Silábica; Acentuação Gráfica; Ortografia; Emprego de z/s , j/g , c/ç , ss , x/ch; Processo de formação de palavras: Derivação, Composição, Hibridismo, Siglas, Abreviaturas; Classe das palavras: Substantivos, Adjetivos, Advérbios, Preposição, Interjeição, Verbos, Conjunções, Artigos, Numeral, Pronomes; Classificação e flexão de gênero, Número e Grau; Adjetivos: Classificação e Emprego; Numeral: Classificação e Flexão; Pronomes: Classificação, Emprego dos pronomes pessoais; Verbos : Regulares e Irregulares; Conjunções; Flexões: Número, Modo, Tempo, voz; Locuções Verbais; Preposições: Emprego das Preposições; Crase; Hífen; Pontuação; Concordância Verbal e Nominal; Regência Verbal e Nominal; Análise sintática do período; Classe das palavras.

c) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO

Fundamentos legais da Educação Brasileira; Fins da Educação; Princípios que regem a educação Brasileira; Deveres do Estado para com a Educação; Organização dos Sistemas de ensino nas esferas: Federal, Estadual e Municipal; Manutenção e desenvolvimento do ensino; Prioridades do Plano Nacional de Educação; Ensino Religioso; Parâmetros Curriculares Nacionais; Órgãos responsáveis pelos pareceres e resoluções relativas às questões educacionais e Sistema Educacional Brasileiro e ensino fundamental.

d) LEGISLAÇÃO - SOMENTE PARA PROFESSORES-SÉRIES INICIAIS - Plano de Carreira do Magistério;

- Estatuto da Criança e do Adolescente

e) ESPECÍFICA PARA PROFESSOR SÉRIES FINAIS: ANEXO II

Conteúdo Programático e Bibliografia

PROFESSOR POR DISCIPLINA- CIÊNCIAS

Introdução ao Corpo Humano; Alimentos; Aparelho: Digestivo, Respiratório, Circulatório; Excreções; Sistema: Ósseo, Muscular, Nervoso; Sentidos; Glândulas; Reprodução Humana; Evolução do Homem; Higiene do Corpo Humano; Composição da Matéria; Combinações dos Elementos e Reações Químicas; Funções Químicas; Formas de Energia da Natureza; Movimento, Forças e Trabalho; Ecologia.

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

1- El-HANI, C.N.; VIDEIRA, A. A..P. . O que é vida? Para entender a biologia do século XXi. Ed. Relume- Dumará- Rio de Janeiro.

2- SALZANO, F. M. Biologia, cultura e evolução. 2ª edição - Porto Alegre- Ed. da UFRGS, 1993.

3- NOVAIS, Vera Lúcia Duarte - Estrutura da Matéria- Editora Atual.

4- GOWDAK, Demétrio - Matéria, Formas de Energia, Iniciação a Mecânica- Ed. F.T.D.

5- LAGO, Samuel Ramos, ENS, Waldemar- O Homem- Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas- São Paulo.

6- ZEINUM, Renato. Ciências- Corpo Humano. Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas- São Paulo.

7- AMABIS, J. M. e MARTHO, G. R. Fundamentos da Biologia Moderna. Ed. Moderna - São Paulo

PROFESSOR POR DISCIPLINA- ESPECÍFICA COMPUTAÇÃO

Sistemas Operacionais Linux e Windows 9x/Me/XP -Desenvolvimento de Algoritmos- Funções; Procedimentos e Recursividade- Programação Estruturada- Programação Orientada a Objetos; Programação Shell Script- Análise Top-Down- Diagrama de Fluxo de Dados- Análise Orientada a Objetos; Análise de Requisitos- Teste e Manutenção de Software- Qualidade de Software- Projeto de Web Sites- Linguagem HTML, Protocolo http- Redes- Topologia de Rede; Meios Físicos de Transmissão- Arquiteturas de Redes de Computadores- Segurança em Redes de Computadores- Arquiteturas Ponto a Ponto; Construção de Sistemas Cliente-Servidor- Gerenciamento de Sistemas; Administração e Manutenção de Banco de Dados Relacional Desenvolvimento de Consultas; Projeto de Banco de Dados.

ESPECÍFICA

1-PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software- São Paulo: Makron Books do Brasil,1995

2- SOARES, Luiz F. G.; SOUZA FILHO, Guido L. de; COLCHER, Sérgio. Redes de Computadores: das LANs e WANs as redes ATM. 7 a Ed. Rio de Janeiro;.

3- ANUNCIAÇÃO, Heverton S. Linux: guia prático em Português- Ed. Érica- São Paulo;

4- COFFMAN, Gayle. SQL Server 7: completo e total. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2.000;

5- GRAHAM, lan S. HTML: a referência completa 3ª ed. Ed. Campus- Rio de Janeiro;

6- EVARISTO, Jaime; CRESPO, Sérgio. Aprendendo a Programar. Programando na linguagem algorítmica executável (ILA) Book Express- Rio de Janeiro .2.000;

7- LOWE, Doug. Cliente/Servidor para Leigos. São Paulo- Ed. Berkelev Brasil;

8- SALIBA, Walter L.C. Técnicas de Programação: uma abordagem estruturada- São Paulo Ed. Makron;

9- YORDON, Edward; CONSTANTINE, Larry L. Projeto Estruturado de Sistemas. Rio de Janeiro- Campus.

10- MANZANO, José A. N. G; MANZANO, André L. N. G. Estudo Dirigido de Windows Millennium. 2ª edição- Ed. Érica 2002- São Paulo.

11- LANs, MANs e WANs as redes ATM. 7ª Edição- Campus- Rio de Janeiro

PROFESSOR POR DISCIPLINA- ESPECÍFICA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Pintura; Serigrafia; Ensino de Arte; A Arte na História; Arte na Escola; Arte do Teatro; Arte Neoclássica; Canto; Ritmos; Arte na música; Recreação; Desenhos;

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA;

1- BARBOSA, Ana Mãe. A Imagem do ensino da Arte. Coleção de Estudos. Editora Perspectiva.

2- BARBOSA, Ana Mãe. Arte-Educação;

3- BARBOSA Ana Mãe. Teoria e Prática da Educação Artística. Ed. Culltrix - São Paulo

4- MÉREDIEU, Florence. O Desenho Infantil. Ed. Cultrix- São Paulo

5- FUSARI., Maria F. Resende & Ferraz, Maria H. C. de Toledo. Arte na Educação Escolar- Ed. Cortez. São Paulo.

6- FERRAZ, Maria Heloisa C. T. FUSARI, Maria F. de Resende - Metodologia do Ensino da Arte- Ed. Cortes

7- GOMBRICH . E. H. A história da Arte-= Editores Zahar- Rio de Janeiro.

PROFESSOR POR DISCIPLINA- ESPECÍFICA EDUCAÇÃO FÍSICA

A importância da Educação Física; Educação Física na Sociedade; Educação Física- Ensino Aprendizagem;Educação Física no Currículo Escolar; Metodologia do Ensino de Educação Física; Cultura Popular e educação física; Aspectos biológicos do desenvolvimento e o movimento humano; Esporte, crianças e adolescentes; Esportes diversos; Educação física para todos; Motivações para atividades físicas; Anatomia humana; Parâmetros curriculares nacionais; Aprendizagem motora; Papel da Educação Física; Concepções de Educação Física; Professor de Educação Física; Criatividade e Educação Física; O Corpo humano.

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

1- Parâmetros curriculares Nacionais- Educação Física;

2- FELDENKAIS, Moshe. Consciência pelo Movimento. Sumus- Editorial.

3- COLETIVO DE AUTORES - Metodologia do Ensino da Educação Física- São Paulo, Ed.Cortez.

4- FREIRE, J. B. Educação do Corpo inteiro- São Paulo. Ed. Scipione

5- FREIRE, Paulo. A Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro- Ed. Paz e Terra.

6- GAIARASA, José A. O que é o corpo. São Paulo Ed. Brasiliense.

7- GIRARDELLI JÚNIOR, Paulo. Educação Física e Pedagogia - A questão dos conteúdos- Revista Brasileira de Ciências do Esporte Vol. II

8 - HILDEBRANDT, Reiner R. Laging. Concepções Abertas no Ensino da Educação Física. Rio de Janeiro- Livros Técnicos.

PROFESSOR POR DISCIPLINA - ESPECÍFICA GEOGRAFIA

Introdução ao Estudo da Geografia: Evolução; Conceitos; Importância; Geografia Física; Características Geográficas do Brasil; O Meio Natural do Brasil; Geografia Humana- População Brasileira; Geografia Econômica; Pecuária; Extrativismo; Fontes de Energia; Comércio, Transportes e Educação; Análise do Espaço Geográfico; Parâmetros Curriculares nacionais; Paisagem e Território Geral e do Brasil; Dinâmica climática do Brasil; Geografia Geral e do Brasil; ; Brasil: Território e nação; Geografia e seu objeto de estudo; Dinâmica populacional e urbanização; Globalização;

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA:

1- SANTOS, Milton. Espaço e Sociedade. Petrópolis- Ed. Vozes;

2- BRUM, Argemiro I. O desenvolvimento Econômico Brasileiro- Petrepólis, Ed. Vozes- Ijuí- Fidene.

3- GONÇALVES, Carlos W. P. e BARBOSA, Jorge L. Geografia hoje 1,2, 3 e 4- Rio de Janeiro. Livros Técnicos.

4- PEREIRA, Diamantino et alii. Geografia: Ciência e Espaço: O Espaço Brasileiro. São Paulo

5- COIMBRA, Pedro e TIBÚRCIO, José Arnaldo M. Geografia- Uma Análise do Espaço Geográfico. Ed. Harbra.

6- COELHO, Marcos de Amorim, TERRA, Lygia. Geografia Geral- O Espaço Natural e Socioeconômico- Ed. Moderna.

7- MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil- Ed. Harbra

8- SCHAFFER, Neiva Otero- Geografia- Editora Sagra.

PROFESSOR POR DISCIPLINA - ESPECÍFICA HISTÓRIA

Pré-História; História Medieval; História Contemporânea, História do Brasil; Parâmetros Curriculares; Organização Histórica do Brasil; .

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

1- JÚNIOR, Caio Prado - História Econômica do Brasil. São Paulo, Ed. Editora Brasiliense.

2- SODRE, Nelson Werneck - Evolução Social do Brasil- Porto Alegre.

3- BRASIL- Parâmetros curriculares nacionais - Brasília Mec/Sef, 1998.

4- COSTA, Luís César Amad e MELLO, Leonel Itaussu. A Hisória do Brasil. Ed. Scipione.

5- PILETTI, Nelson. História do Brasil- Ed. Ática

6- PILETTI, Nelson e Claudino- História e Vida. Ed. Ática

7- VICENTINO, Cláudio. História Geral- Ed. Scipione

8- História do Brasil- Coleção de Zero Hora

9- ALENCAR, Francisco et alii. Brasil Vivo- Ed. Vozes

10- LUCCI, Elian Alabi- História Gertal- Processo Auto-Instrutivo - Editora Saraiva.

PROFESSOR POR DISCIPLINA - ESPECÍFICA INGLÊS

Parâmetros Curriculares Nacionais ; Vocabulário; Expressões idiomáticas; Aspectos Lingüísticos; Adjetivos, Pronomes; Verbos

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

1- Alexander, L. G. Right Word Wrong Word-Exxex Longman

2- McCarthy, Michael & O'Deel, Felicity English Vocabulary in use. Cambridge.

3- Murphi, Raymond English Grammar in use - Editora Cambridge University Press

4- MARQUES, Amadeu - English 1- Segundo Grau- Editora Ática

5- LILTLEJOHN, Andrew, Company To Company. Editora Cambridge University Press

PROFESSOR POR DISCIPLINA- ESPECÍFICA MATEMÁTICA

Conjuntos; Conjuntos numéricos; Intervalos; Par ordenado; Plano cartesiano; Produto Cartesiano; Funções; Função do 1° e 2° graus; Logaritmo; Trigonometria; Progressão Aritméticas; Progressão Geométrica; Matrizes; Geometria no Espaço; Números Binomiais; Geometria Analítica; Elipse; Parábola; Números Complexos; Polinômios.

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

1- UBIRAJARA FAVILLI- Volumes 1, 2 e 3

2- BEZERRA, Manoel Jairo - Matemática.

3- GIOVANNI, José Ruy - Matemática I.

4- BONJORNO, José Roberto - Matemática II.

5 - GIOVANNI, José Ruy. Matemática III.

8 -BASSO, Delmar e SANTOS; TULIO. Trigonometria, Álgebra, Geometria Espacial, Geometria Qualitativa.

9- BUJES, Paulo F. O. Matemática- Editora Livrosul.

10 - BOSCOLO, Alcides; CASTRUCCI, Benedito- Matemática Curso Moderno- Editora F..T.D.

PROFESSOR POR DISCIPLINA- MÚSICA

Elementos básicos da música; história e significado das formas musicais; Música Brasileira, Canções: Histórico, Características, Repertório; Coral; Harmonia; Arte;

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

1- MATTOS, Fernando Lewis - Harmonia - Porto Alegre- Instituto de Artes- Porto Alegrei

2- SESC SÃO PAULO- Canto, Canção, Cantoria- Como montar um coral infantil- São Paulo, SEC, 1997

3- Parâmetros Curriculares Nacionais- Arte- MEC/SED. 1997

4- BENNETT, Roy - Uma história da música- Ed. Zahar. Rio de Janeiro

5- BENNETT, Roy - Elementos básicos da música- Ed. Zahar- Rio de Janeiro

6- KIEFER, Bruno- História e significado das formas musicais, Porto Alegre- Movimento

7- Enciclopédia da Música Brasileira ( popular, erudita e folclórica) Art Editora e Publifolha- São Paulo

8- SOUZA NUNES, Helena de: Canções para a sala de aula: características, histórico, repertório- Porto Alegre- Instituto de Artes.

E) ESPECÍFICA PARA SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA.

1) Educação e Sociedade; 2) Bases filosóficas e sociológicas da educação; 3) Concepções Pedagógicas/Teorias de Aprendizagem; 4) Trajetória da Orientação Educacional no Brasil- Origem e Evolução; 5) Limites e Educação; 6) Avaliação e Fracasso Escolar; 7) Problemas de Desenvolvimento; 8) Inclusão Escolar.

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

- ALVAREZ, Mendez, J.M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir, Porto Alegre- Artes Médicas;

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra 1996.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro- Ed. Paz e Terra.

- RODHE Luiz Augusto P. BENCZIK, Edyleini B.P. - Transtorno de défict de atenção/hiperatividade: o que é como ajudar. Artes Médicas- Porto Alegre.

- SALVADOR, César Coll. Aprendizagem e Construção do Conhecimento- Artes Médicas- Porto Alegre.

- VASCONCELOS, Celso dos Santos- Avaliação e Aprendizagem- Ed. Liberta- São Paulo.

- WINNICOTT, D.W. A criança e o seu Mundo. Rio de Janeiro- LTC.

- MOYLES, Jane R. et ali. A Excelência do Brincar- Porto Alegre- Artmed.

- MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Ed. Cortez- São Paulo.

- GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento Infantil- Ed. Vozes- Rio de Janeiro.

- GRINSPUN, Miriam P. S. Zippin. A Prática dos Orientadores Educacionais- Ed. Cortez- São Paulo.

- SKLIAR, Carlos - Educação e Exclusão- Abordagem Sócio-antropológicas em Educação Especial- Ed. Mediação- Porto Alegre.

1) Educação e Sociedade; 2) Bases filosóficas e sociológicas da educação; 3) Concepções Pedagógicas/Teorias de Aprendizagem; 4) Projeto Político-Pedagógico; 5) Planejamento na Prática Educativa; 6) A Trajetória da Supervisão Escolar no Brasil- Origem e Evolução; 7) Papel do Supervisor Educacional; 8) Limites e Educação; 9) Avaliação e Fracasso Escolar; 10) Inclusão Escolar. 11) Gestão Escolar;

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

- ALVAREZ, Mendez, J.M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir, Porto Alegre- Artes Médicas;

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra 1996.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro- Ed. Paz e Terra.

- RODHE Luiz Augusto P. BENCZIK, Edyleini B.P. - Transtorno de défict de atenção/hiperatividade: o que é como ajudar. Artes Médicas- Porto Alegre.

- SALVADOR, César Coll. Aprendizagem e Construção do Conhecimento- Artes Médicas- Porto Alegre.

- VASCONCELOS, Celso dos Santos- Avaliação e Aprendizagem- Ed. Liberta- São Paulo.

- WINNICOTT, D.W. A criança e o seu Mundo. Rio de Janeiro- LTC.

- MOYLES, Jane R. et ali. A Excelência do Brincar- Porto Alegre- Artmed.

- MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Ed. Cortez- São Paulo.

- GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento Infantil- Ed. Vozes- Rio de Janeiro.

- GRINSPUN, Miriam P. S. Zippin. A Prática dos Orientadores Educacionais- Ed. Cortez- São Paulo.

- SKLIAR, Carlos - Educação e Exclusão- Abordagem Sócio-antropológicas em Educação Especial- Ed. Mediação- Porto Alegre.

- SILVA JR, Celestino A:. RANGEL, Mary (orgs) Nove olhares a supervisão- São Paulo;

- MOREIRA, Marco Antonio- Teorias de Aprendizagem- EPU- São Paulo;

- RANGEL, Mary- Supervisão Pedagógica: Princípios e pra´tiocas- Ed. Papirus- Campinas.

- SACRISTÁN, J. Gimeno; GOMEZ, A. I. Peres, Compreender e Transformar o ensino.Artes Médicas- Porto Alegre.

SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA

PROFESSOR SÉRIES FINAIS -

PORTUGUÊS- Gramática : Faraco, Carlos Emilio Moura, Francisco Marto de - Editora Ática Português-Instrumental: Martins, Dileta Zilberknop, Lubia Scliar - Editora Sagra. Todo mundo tem duvida inclusive você: Oliveira, Edison de - Editora Sagra

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa: Cegalla , Domingos P. - Editora Nacional. Grande Manual de Ortografia: Luft. Celso P. - Porto Alegre- Editora Globo -20- Moderna Gramática Portuguesa: Bechara, Evanildo- Companhia Editora Nacional Redação Oficial: Kaspary J.Adalberto- Livraria do Globo.

Gramática descritiva do Português: Perini, Mário A.- Editora Ática

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO

Educação e Dependência: Berger, M. - Porto Alegre: Difel / UFRGS.

BRANDÃO, Carlos da Fonseca- Estrutura e Funcionamento do Ensino- Editora Avercamp Educação Escolar; paixão, pensamento e prática. Mello, Guiomar Namo- São Paulo- Editora Cortez.

Educação Brasileira: Estrutura e Sistema: Saviani, Demerval- São Paulo- Editora Cortez. Parâmetros Curriculares Nacionais- Temas Tranversais.

Lei de Diretrizes e Bases- Lei Federal N.º 9394/96 com texto atualizado pela Lei Ordinária 03524/2004- PCNs até o vol. X.2- Módulo Ensino Fundamental.

Constituição Federal de 1988.-

DIDÁTICA - Psicologia & Epistemologia: por uma teoria

Do conhecimento Piaget,Jean.Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária O Ensino da Leitura e da escrita na fase inicial da escolarização: Abud, Maria José Millarez, São Paulo: E.P.U Alfabetização: Um desafio novo para um novo tempo. Feil, Iselda T. Sausen-Ijuí , Vozes/Fidene. Reflexões sobre alfabetização: Ferreiro, Emília - São Paulo: Editora CortezEducação e Mudança: Freire, Paulo- Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra

Planejamento como prática educativa: Gandin, Danilo, São Paulo: Editora Loyola

Por uma educação libertadora: Stein, Suzana Albornoz. Petrópolis : Editora Vozes Planejamento de ensino de avaliação: Godoy, Clodia Maria. Petropólis: Editora Vozes Fundamentos da educação: Cotrim, Gilberto e Mário Parisi. Editora Saraiva

Psicologia e Epistemologia: Piaget, Jean - Rio de Janeiro: Forense Universitária

Desafios Modernos da Educação: Domo, Pedro, Editora Vozes- 2ª Edição-1993

Avaliação Mediadora: Hoffmann, Jussara- Editora Educação e Realidade-1993.

Construção do Conhecimento em sala de aula- VASCONCELOS, Celso dos Santos- Editora Libertad, 1993 (cadernos pedagógicos do Libertad; 2)

Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo, Ed.Libertad (cadernos Pedagógicos do Libertad, 1)

Avaliação: Concepção Dialética Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. Ed.Libertad (cadernos Pedagógicos do Libertad).

COTSKY, Levy S. Pensamento e Linguagem Martins Fontes.

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicos- São Paulo- Editora Ática.

AZEVEDO, José Clóvis. Novos Mapas Culturais, Novas Perspectivas Educacionais. Ed.Vozes, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. A Democratização da Escola Pública. São Paulo, Ed.Loyola, 1985.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas Interdisciplinares na Escola. 2ª Edição. São Paulo- Editora Cortez-1 993.

FREIRE, Paulo- Pedagogia do Oprimido, Ed. Paz e Terra-1979.

Pedagogia da Autonomia- São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1979.

MELLO, Guiomar Namo- Magistério de 1º grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo, Ed.Cortez - 1985.

MARTINELLI, Marilu- Aulas de Transformação.

LEGISLAÇÃO - PROFESSOR - SÉRIES INICIAIS

Plano de Carreira do Magistério;

Estatuto da Criança e do Adolescente.

EXTRATO DO EDITAL nº.01/2008- Abertura de Concurso Público

O Prefeito Municipal de CHIAPETTA, faz saber aos interessados que estarão abertas no período de 07/03//2008 a 20/03/2008, as inscrições para o concurso público para os cargos abaixo relacionados.

Cargos

Vagas

Taxa de inscrição R$.

Carga Horária semanal

Vencimento fevereiro 2008 R$

Padrão

Escolaridade

Assistente Social

01

60,00

40 h.

789,80

08

Curso Superior Específico - Registro no Conselho

Enfermeiro

02

60,00

40 h.

1.974,50

13

Curso Superior Específico - Registro no Conselho

Médico

02

60,00

20 h.

1.382,15

11

Curso Superior Específico - Registro no Conselho

Nutricionista

01

60,00

20 h.

789,80

08

Curso Superior Específico- Registro no Conselho

Inspetor Tributário

01

40,00

40 h.

1.184,70

10

Ensino Médio Completo

Operador de Máquina Rodoviária

02

40,00

40 h.

592,35

07

Ensino Fundamental Incompleto- Carteira de Habilitação "C"

Operário

05

40,00

40 h.

236,94

01

Alfabetizado

Servente

05

40,00

40 h.

236,94

01

Alfabetizado

Tratorista Agrícola

01

40,00

40 h.

394,90

05

Ensino Fundamental Incompleto- Carteira de Habilitação "C"

Professor- Séries Iniciais

04

60,00

20 h.

434,38

 

Específica de Magistério ou Pedagogia Séries Iniciais

Professor- Séries Finais

 

 

 

 

 

 

Ciências

01

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp.na Disciplina

Computação

02

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

Educação Artística

01

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

Educação Física

01

60,00

20 h.

612,10

01

Nível Superior Esp. na Disciplina

Geografia

02

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

História

01

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

Inglês

01

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

Matemática

01

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

Música

02

60,00

20 h.

612,10

02

Nível Superior Esp. na Disciplina

Supervisão e Orientação
Pedagógica

02

60,00

20 h

948,24

 

Nível Superior com graduação na área de atuação específica em Supervisão Escolar e Orientação Pedagógica.

Horário para Inscrição: 8:00h às 12h00 - Local: Prefeitura Municipal de Chiapetta

Documentação: a) Cópia da Carteira de Identidade; b) Cópia do CPF; c) Quitação Eleitoral ( não será aceita justificativa eleitoral) d) Cópia do Certificado de Reservista, (para o sexo masculino);e) Cópia do Diploma/ Certificado, ou Registro no Conselho, referente ao Cargo Pretendido; f) Duas fotos 3 x 4 recentes; g) Comprovante de recolhimento do valor da inscrição, junto a Tesouraria da Prefeitura. h) Cópia do Registro no Conselho respectivo. i) Curso de informática com no mínimo 30 hs para o Cargo de Inspetor Tributário j) Os candidatos portadores de deficiência, deverão apresentar atestado médico que comprove a deficiência alegada.

l) Para os cargos do Magistério, apresentar os seus títulos no ato da inscrição.

m) OBS: Para a inscrição por procuração, apresentar-se-á documento de identidade do procurador, entregando-se o instrumento de mandado outorgado com firma reconhecida e demais documentos do candidato.

Maiores informações no endereço eletrônico www.pmchiapetta.com.br. Ou pelo fone 55-3784-1300

Chiapetta, EM 06 de março de 2008

Dr. JOSÉ VALDIR MAÇALAI
Prefeito Municipal

INSTRUÇÕES PARA RECEBIMENTO DAS INSCRIÇÕES

1- Numeração das inscrições é corrida, começando no número 01 em diante.

2- Como o concurso será pelo processo eletrônico, não pode haver inscrições com o acréscimo A/B

3- Dar uma verificada no edital.

4- Somente vai para o jornal O extrato

5- Na ficha de inscrição a parte de cima fica na Prefeitura e a de baixo e entregue ao candidato

6- Fazer uma pastinha para cada cargo, para efeitos de controle.

7- Qualquer dúvida, favor ligar.

9 - Os títulos do Magistério, devem ser entregues no ato da inscrição.

10- Também sugerimos abrir uma conta no Banco, somente para depositar os valores arrecadados das inscrições.

11 - Qualquer dúvida, favor ligar (51) 33.34.87.47 84.51.32.74 99.63.00.96