IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - MG

Notícia:   IFTM abre oito vagas para Professor Temporário em Patrocínio

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

CAMPUS PATROCÍNIO

PROCESSO SELETIVO Nº 002/2012

EDITAL DE ABERTURA Nº 011/2012, 27 DE FEVEREIRO DE 2012

O REITOR do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, no uso de suas atribuições legais, conferida pela Portaria Ministerial nº 36 de 07/01/2009, publicada no DOU de 08/01/2009, torna público para conhecimento dos interessados, a realização de Processo Seletivo Simplificado, para contratação de Professor Temporário, nos termos da Lei 8.745, de 09/12/93, alterada pela Lei 9.849, de 26/10/99, a realizar-se no Campus Patrocínio, conforme distribuição a seguir:

Quadro I.

ÁREA

VAGAS

REQUISITOS EXIGIDOS

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

Regime de Trabalho Horas semanais

Contabilidade

03

Graduação em Ciências Contábeis ou mestrado ou doutorado na área específica.

Atuar como professor no Curso de Contabilidade e disciplinas de áreas afins e nos demais Cursos ofertados pelo IFTM/Campus Patrocínio

40

Direito

01

Graduação em Direito ou mestrado ou doutorado na área específica.

Atuar como professor no Curso de Contabilidade e áreas afins e nos demais Cursos ofertados pelo IFTM/Campus Patrocínio

40

Eletrônica

04

Bacharelado em Engenharia Elétrica ou mestrado ou doutorado na área específica, ou Bacharelado em Engenharia Eletrônica ou mestrado ou doutorado na área específica ou Bacharelado em Engenharia da Computação/Eletrônica ou mestrado ou doutorado na área específica ou Tecnologia em Eletrônica ou mestrado ou doutorado na área específica.

Atuar como professor no Curso de Eletrônica e áreas afins e nos demais Cursos ofertados pelo IFTM/Campus Patrocínio

40

1 - DAS INSCRIÇÕES:

1.1 - Período: 29/02/2012 a 15/03/2012.

1.2 - Horário: 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:00 horas.

1.3 - Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio, localizado na Avenida Líria Terezinha Lassi Capuano, no 255, Bairro Chácara das Rosas, CEP 38.740-000 em Patrocínio-MG, na secretaria.

1.4 - Os candidatos deverão entregar, no ato da inscrição, os títulos referidos neste Edital, itens 4.2.2 e 4.2.5, acompanhado de relação nominal dos mesmos, em envelope a ser lacrado no ato da entrega, bem como a identificação, endereço completo, telefone do candidato e cargo/área para o qual está concorrendo.

1.5 - Não serão aceitas inscrições via Fax, Internet ou Correios.

2 - DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO:

2.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado, nos termos da legislação em vigor, ou português, comprovada a condição de igualdade e gozo dos direitos políticos;

2.2 - Estar quite com as obrigações eleitorais para ambos os sexos, e com a situação militar para os candidatos do sexo masculino;

2.3 - Possuir o nível de escolaridade exigido, bem como a qualificação e titulação necessárias para o exercício profissional do cargo/área para o qual está se habilitando, conforme Quadro I.

2.4 - Apresentar aptidão física e mental condizente com o exercício das atribuições dos cargos, mediante apresentação de atestado médico.

2.5 - O candidato convocado deverá apresentar no ato da assinatura do contrato, os documentos originais comprobatórios de acordo com os requisitos fixados neste edital.

2.6 - Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, inclusive a habilitação e a classificação do candidato que não comprovar, no ato da assinatura do contrato, o preenchimento de todos os requisitos exigidos para a inscrição.

3 - DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

3.1 - Preencher e assinar a ficha de inscrição, a qual não poderá conter emendas, rasuras ou entrelinhas, anexando cópia legível da carteira de identidade, CPF e Carteira de Trabalho, conforme Anexo I.

4 - DA ESTRUTURA DO PROCESSO SELETIVO:

4.1 - O concurso constará das seguintes modalidades de avaliação: Avaliação de Títulos e Entrevista.

4.2 - Avaliação de Títulos:

4.2.1 - A prova de Títulos terá efeito classificatório;

4.2.2 - Os títulos deverão ser entregues por ocasião da Inscrição, relacionados conforme formulário do Anexo III, em envelope a ser lacrado no momento da entrega, contendo ainda seu Curriculum Vitae, Certificado de Habilitação na Área, diploma de graduação, Cursos de Aperfeiçoamento, Especialização, Mestrado, Doutorado e/ou outros cursos correlatos com a área do cargo pleiteado, comprovantes de experiência na área de magistério em geral e/ou na área em que o candidato estará concorrendo e comprovante de experiência na área profissional.

4.2.3 - Os títulos deverão ser apresentados em fotocópias autenticadas, não sendo aceitos documentos originais.

4.2.4 - A critério do candidato, as cópias dos documentos poderão ser autenticadas no posto de inscrição antes da entrega do envelope à comissão organizadora.

4.2.5 - Na prova de títulos serão distribuídos até 100 (cem) pontos, conforme critérios abaixo:

a) Curso de pós-graduação strictu sensu em área específica da habilitação requerida, em nível de Doutorado = 50 (cinquenta) pontos;

b) Curso de pós-graduação strictu sensu em área específica da habilitação requerida, em nível de Mestrado = 30 (trinta) pontos;

c) Certificado de pós-graduação latu sensu em área específica da habilitação requerida, em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas = 20 (vinte) pontos;

d) Experiência de Magistério acima de 01 (um) ano, na área específica da habilitação requerida para a qual o candidato estará concorrendo = 2,5 (dois e meio) pontos por ano completo de exercício até o limite de 25 (vinte e cinco) pontos;

e) Experiência de Magistério em geral acima de 02 (dois) anos = 1 (um) ponto por ano completo de exercício até o limite de 15 (quinze) pontos.

f) Experiência Profissional na área específica, diferente de magistério, da habilitação requerida para o qual o candidato estará concorrendo = 2,0 (dois) pontos por ano completo de atividade profissional até o limite de 10 (dez) pontos.

4.2.5.1 - Para a contagem do tempo de experiência no magistério em geral, magistério na área específica e experiência profissional na área específica da habilitação requerida para o qual o candidato estará concorrendo, será computado o tempo a partir da obtenção da graduação, conforme comprovado pela apresentação do diploma de graduação, a ser entregue junto com os títulos do item 4.2.5.

4.2.5.2 - Não será pontuado nesta fase o(s) título(s) correspondente(s) aos requisitos mínimos exigidos para a vaga.

4.2.5.3 - Nas alíneas "a", "b" e "c", do item 4.2.5, mesmo que o candidato possua múltiplas titulações, o título de maior grau apresentado eliminará os demais e o candidato obterá apenas os pontos relativos à sua titulação de maior grau;

4.2.5.4 - Os diplomas, certificados e/ou documentos em língua estrangeira relativos a cursos realizados no exterior só serão válidos se acompanhados de tradução feita por Tradutor Juramentado atendida à legislação nacional aplicável à espécie e devidamente revalidado por Instituição credenciada pelo MEC.

4.2.5.5 - Os atestados que comprovem a experiência a que se referem os itens "d", "e" e "f" do item 4.2.5, só serão analisados e pontuados, se deles constar a data com dia, mês e ano de início e término do vínculo empregatício que especifiquem os períodos de efetivo exercício de magistério e experiência profissional ou ainda que atestem o tempo líquido, em dias, de efetivo exercício no período.

4.2.5.6 - O tempo de experiência não será computado cumulativamente no caso de num mesmo período o candidato ter exercido atividades em mais de um estabelecimento de ensino.

4.2.5.7 - O tempo de experiência não ser computado cumulativamente no caso de num mesmo período o candidato ter exercido atividades profissionais, diferentes de magistério, em mais de um estabelecimento.

4.2.5.8 - O resultado da prova de título será divulgado no dia 19/03/2012 na secretaria localizada no IFTM Campus Patrocínio e no sítio www.iftm.edu.br, sendo responsabilidade do candidato, inteirar-se da data, local e horário de sua entrevista;

4.3 - Entrevista:

4.3.1 - A Entrevista terá caráter eliminatório e somente será realizada com:

a) os 22 (vinte e dois) primeiros classificados na prova de títulos da área de Contabilidade;

b) os 08 (oito) primeiros classificados na prova de títulos da área de Direito;

c) os 30 (vinte e quatro) primeiros classificados na prova de títulos da área de Eletrônica.

4.3.2 - No tempo destinado à entrevista, a banca examinadora verificará as potencialidades e expectativas do candidato, a experiência na área, a adequação ao cargo, o potencial pedagógico do candidato e o candidato poderá explanar sobre o seu currículo.

4.3.3 - A ordem de execução das entrevistas corresponderá à ordem de classificação dos candidatos na prova de títulos.

4.3.4 - Cada componente da banca avaliará o perfil do candidato, atribuindo-lhe de 0 (zero) a 100 (Cem) pontos. A média aritmética dos pontos atribuídos por todos os membros da banca examinadora será o total de pontos auferido pelo candidato nessa etapa.

4.3.5 - É vedada a presença de outros candidatos no recinto da aplicação da Entrevista.

4.3.6 - A data, horário e local das entrevistas serão divulgados no dia 22/03/2012 na secretaria localizado no IFTM Campus Patrocínio e no sítio www.iftm.edu.br, sendo responsabilidade do candidato, inteirar-se da data, local e horário de realização de sua entrevista.

4.3.7 - O candidato deverá se apresentar no local determinado para entrevista com no mínimo 10 (dez) minutos antes de seu início, apresentando à comissão organizadora o documento de identidade, CPF e o comprovante de inscrição.

4.3.8 - Haverá uma tolerância de 10 (dez) minutos para o início da entrevista e, decorrido esse tempo, caso o candidato não compareça, o mesmo será automaticamente eliminado do concurso.

4.3.9 - A entrevista será composta de 12 (doze) perguntas referentes ao programa da área (Anexo II), e cada candidato disporá de 30 (trinta) minutos para respondê-las, podendo ao final, se houver tempo disponível e se assim o desejar, fazer suas considerações finais complementando as respostas dadas ou mesmo detalhando suas experiências na área.

4.3.10 - As entrevistas dos candidatos serão gravadas e/ou filmadas.

5 - DO RESULTADO:

5.1 - Os resultados serão publicados no Diário Oficial da União, na secretaria localizado no IFTM Campus Patrocínio e no sítio oficial www.iftm.edu.br.

5.2 - O candidato ou seu procurador regularmente constituído poderão interpor recurso administrativo fundamentado, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas contadas a partir da data da publicação dos resultados.

5.3 - A peça recursal deverá ser dirigida à Direção do Campus Patrocínio e protocolada, em duas vias de igual teor e forma, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio, na secretaria, em dia útil e horário de expediente, das 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:00.

5.4 - Não se conhecerá de recurso intempestivo ou promovido por fax, Internet ou Correio.

6 - DA HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:

6.1 - Em caso de igualdade no total de pontos, para fins de classificação final o desempate será feito dando-se preferência, sucessivamente, ao candidato que:

a) obtiver maior número de pontos na Entrevista;

b) obtiver maior número de pontos na alínea "d" do item 4.2.5;

c) for mais idoso;

d)for casado.

6.2 - A classificação final do processo seletivo será na ordem decrescente do somatório dos pontos obtidos pelos candidatos, observados os mínimos exigidos para habilitação, os pesos estipulados para cada título e demais normas previstas e constantes do Edital.

7 - DA CONTRATAÇÃO:

7.1 - A contratação será efetuada mediante locação de serviço como profissional autônomo sem vínculo empregatício com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio. O contrato será regido pelos artigos 593 a 609 do Código Civil Brasileiro, Lei 8.112/90 e Lei 8.745/93;

7.2 - De acordo com o que dispõe a redação atual da Lei 8.745/93, é vedada a contratação de candidatos que tenham sido contratados na mesma natureza até 24 (vinte e quatro) meses antes do ajuste e/ou que tenha horário incompatível com outro cargo público que exerça;

7.3 - O contrato inicial terá validade de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado sucessivamente até o limite de 2 (dois) anos, conforme legislação vigente;

7.4 - O contrato pode ser rescindido a qualquer momento mediante avaliação de desempenho e/ou necessidade/interesse da instituição.

7.5 - Os pagamentos serão custeados na dotação orçamentária constante do orçamento anual fonte: 0112000000PTRE031171ND319004.

8 - DA REMUNERAÇÃO DO PROFESSOR TEMPORÁRIO:

8.1 - Será estipulada de acordo com a qualificação do contratado, equivalente ao vencimento do cargo efetivo acrescido das vantagens de Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Retribuição por titulação - RT, excluídas as vantagens de natureza individual, estabelecida para a Classe D I, Nível 001 (um) da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, conforme tabelas abaixo:

REGIME DE TRABALHO: 40 Horas

Titulação

Classe

Nível

VB (R$)

GEDBT (R$)

RT (R$)

Total (R$)

Graduação

D I

01

1.115,02

1.015,31

-

2.130,33

Aperfeiçoamento

D I

01

1.115,02

1.015,31

56,48

2.186,81

Especialização

D I

01

1.115,02

1.015,31

135,45

2.265,78

Mestrado

D I

01

1.115,02

1.015,31

652,64

2.782,97

Doutorado

D I

01

1.115,02

1.015,31

1.548,41

3.678,74

8.2 - O Regime de Trabalho de cada área será conforme descrito no Quadro I.

9 - DO PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO:

9.1 - O Processo Seletivo terá validade de 01 (um) ano, prorrogável por igual período.

10 - DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS:

10.1 - A classificação no processo seletivo não assegura ao candidato direito de contratação automática pelo IFTM, mas apenas a expectativa de ser contratado, segundo a ordem classificatória, ficando esse ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse, ao juízo e a conveniência da Administração.

10.2 - A partir da data da publicação do resultado homologado, o candidato aprovado, atendendo a ordem de classificação, será convocado a comparecer no Setor de Recursos Humanos do Campus Patrocínio, no prazo improrrogável de 02 (dois) dias úteis, para desfecho da contratação. O não comparecimento do candidato neste prazo implicará na perda do direito à ocupação da vaga e na convocação dos seguintes classificados sucessivamente.

10.3 - Os prazos fixados neste edital serão contados, sempre, excluindo-se o dia inicial e incluindo-se o do vencimento.

10.4 - A inscrição no concurso implica, desde logo, o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital.

10.5 - É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações, inclusive de endereço correto, completo e atualizado, não se responsabilizando o IFTM por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.

10.6 - Os turnos de trabalho serão estabelecidos pela Direção do IFTM Campus Patrocínio, de acordo com os horários de aulas e funcionamento dos cursos.

10.7 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Concurso em conjunto com o Serviço de Procuradoria e/ou Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

ROBERTO GIL RODRIGUES ALMEIDA
REITOR

ANEXO II

PROGRAMA

Área de Concentração: CONTABILIDADE

CONTABILIDADE DO AGRONEGÓCIOS

Atividade Rural

Conceitos Básicos

Empresas Rurais

Atividades Agrícola,

Atividade Zootécnica (criação de animais),

Atividade Agroindustrial. Contabilidade rural.

Ano Agrícola e Exercício Social.

Forma Jurídica de Exploração na Agropecuária

Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Fluxo Contábil na Atividade Agrícola

Culturas Temporárias, Culturas Permanentes.

Custo e Despesa.

Gastos Pré-Operacionais. Depreciação na Agropecuária.

Contabilidade da Pecuária

Classificação do gado no balanço patrimonial.

Método de Custo.

Plano de contas. Imposto de Renda

Agropecuária.

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo

A revolução do empreendedorismo

O empreendedorismo no Brasil

Análise histórica do surgimento do empreendedorismo

Diferenças e similaridades entre o administrador e o empreendedor

Conceituando Empreendedorismo

É possível ensinar empreendedorismo

O processo empreendedor

Atividades em grupo

Identificando oportunidades

Diferenciando idéias de oportunidades

Fontes de novas idéias

Conceito

Liderança

Definição

Características

Identificação de Oportunidades Perspectivas

Início e ciclo de vida de uma empresa

Fases do Ciclo de vidas das empresas

Nascimento da empresa-Microempresa.

Adolescência da empresa-fase da pequena empresa

Fase Adulta da empresa-empresa média

Velhice da empresa-Fase da grande empresa

O plano de negócios

Por que planejar?

A importância do plano de negócios.

Afinal, o que é plano de negócios?

Por que você deveria escrever um plano de negócios

A quem se destina o plano de negócios

Estrutura do plano de negócios.

O plano de negócios como ferramenta de gerenciamento

Criação do plano de negócios

Criando um plano de negócios eficiente

Capa

Sumário

Planejamento estratégico do negócio

Descrição da empresa Produtos e serviços Análise de Mercado Plano de Marketing Projeção de vendas

Diferenciais do produto ou serviço

Política de preços Canais de distribuição Estratégias de promoção

Comunicação e publicidade

Plano financeiro

Estratégia Empresarial

Evolução do pensamento estratégico

A gestão estratégica no novo milênio

Análise do ambiente externo

Análise do ambiente interno

PRÁTICAS CONTÁBEIS

Estudo de viabilidade econômica e financeira de empreendimentos.

Custeio Variável.

Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio.

Cálculo de Preço de Venda de Produtos.

Tipos de sociedades e suas particularidades e características frente ao Código Civil Brasileiro.

Processo de Abertura (simples e normal) e Encerramento de Sociedades nos órgãos competentes.

Rotinas Trabalhistas e Previdenciárias

Admissão de Pessoal.

Rotinas de Departamento de Pessoal.

Contratos

Quadro de horário Jornada de Trabalho CAGED

RAIS

Elaboração de Folhas de Pagamentos.

Férias

Décimo terceiro salário FGTS

Seguro Desemprego

Proteção do trabalho do menor

Proteção do trabalho da mulher

Rescisão de Contratos de Trabalho.

Processo manual e informatizado.

Processo informatizado de Prática Contábil e Fiscal.

Lançamentos Contábeis de empresa com apuração dos tributos (Comércio e Serviços).

Apuração dos Resultados e Elaboração das Demonstrações Financeiras.

CONTABILIDADE GERAL

Definição, Objeto e Campo de Aplicação da Contabilidade.

Contabilidade e o Técnico

Competências Profissionais Resolução CFC 560/83. Princípios Fundamentais de Contabilidade Resoluções CFC 750/93, 774/94. Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade

Resolução CFC 1156/2009 .

Código de Ética do Contabilista

Resolução CFC nº 803/96.

Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade. Patrimônio.

Conceito contábil e componentes Patrimoniais.

Itens Patrimoniais.

Ativo, Passivo e Situação Patrimonial Líquida.

Atos e Fatos Administrativos.

Conceitos de capital: (social ou nominal, próprio, de terceiros, total à disposição da entidade, capital realizado e a realizar e autorizado).

Diferença entre capital e patrimônio.

Escrituração contábil.

Conceito de Débito e Crédito.

Contas Contábeis: natureza e sua movimentação.

Plano de Contas.

Regime de Caixa e de Competência.

Métodos de escrituração.

Lançamentos contábeis: conceito, funções e elementos essenciais.

Principais Livros Contábeis.

Formalidades do Livro Diário.

Receitas e Despesas conceitos, classificação e contabilização.

Operações com Mercadorias

Inventário Permanente e Inventário Periódico.

Fatos que Modificam Compras e Vendas.

Descontos e Abatimentos

Descontos Financeiros, Descontos Incondicionais, Abatimentos sobre Compras e Vendas. Tributos Incidentes sobre Compras e Vendas Contabilização.

Apuração e contabilização do Custo de Mercadorias Vendidas e do Resultado com Mercadorias. Apuração do Resultado do Exercício.

Receitas Financeiras.

Despesas Financeiras.

Provisões.

Aspectos fiscais das provisões.

Provisões Referentes a Encargos Trabalhistas: Férias e Décimo

Terceiro Salário.

Registro de Valores a Receber de Curto e de Longo Prazo.

Principais Contas e Conceitos Contábeis Aplicados, Procedimentos de Avaliação.

Tratamento das Provisões Aplicáveis.

Registro de Receitas e Despesas Antecipadas.

Conceitos Contábeis Aplicados .

Tratamento dos Passivos de Curto e de Longo Prazo.

Principais Contas. Conceitos Contábeis Aplicados.

Provisões Aplicáveis.

Registro de Ativos Permanentes.

Classificação e Principais Contas.

Conceitos Contábeis Aplicados aos itens do grupo.

Depreciação

Cálculo e Taxas. Amortização

Conceito e Cálculo. Exaustão

Conceito e Cálculo.

Patrimônio Líquido.

Principais Grupos e Contas.

Classificação e Conceitos Contábeis Aplicados.

Lei n° 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações). Lei n° 11.638/07.

ECONOMIA APLICADA A CONTABILIDADE

Conceitos de Economia.

Funcionamento do Sistema Econômico.

Introdução à Microeconomia: demanda, oferta, preço, equilíbrio de mercado, produção e custos. Estruturas de mercado.

Introdução à Macroeconomia: produto e demanda agregada, contas nacionais, política fiscal e monetária, inflação, distribuição de renda, emprego.

Economia do Ponto de Vista Global: globalização da economia, integração econômica, Mercosul, ALCA, União Européia, fluxo de capitais internacionais, vulnerabilidade externa dos países e seu impacto na economia interna.

INFORMÁTICA APLICADA A CONTABILIDADE

Software específico de contabilidade:

cadastramento do plano de contas, dos centros de custos, históricos e lançamentos padrões; estruturação dos relatórios contábeis;

lançamentos contábeis;

emissão dos relatórios contábeis;

encerramentos e abertura das contas.

ESTRUTURA E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL

Elementos Fundamentais para Análise Financeira: Objetivos da análise de Balanço Patrimonial; Etapas das técnicas de análise de Balanço Patrimonial;

Metodologias de análise.

Estrutura das Demonstrações Contábeis Financeiras.

A interpretação das demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.

Complementos das Demonstrações Contábeis: Notas Explicativas e Parecer de Auditores, Relatório da Administração.

Preparação das Demonstrações Contábeis para a Análise Financeira: Análise Vertical e Horizontal. - Estudo dos Índices de Liquidez: Objetivos; Características e interpretação dos resultados. Índices de: Liquidez Imediata;

Liquidez Corrente;

Liquidez Seca e Liquidez Geral.

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Introdução à Contabilidade de Custos.

Princípios Fundamentais de Contabilidade Aplicados aos Custos.

Algumas Classificações e Nomenclaturas de Custos.

Esquema Básico da Contabilidade de Custos: A Separação entre Custos e Despesas.

A Apropriação dos Custos Diretos.

A Apropriação dos Custos Indiretos.

Contabilização de Custos.

Departamentalização. Critérios de Rateio.

Custeio Baseado em Atividades (ABC).

Aplicação de Custos Indiretos de Produção.

Materiais Diretos

Impostos na aquisição de materiais.

Mão-de-obra direta.

Custo fixo, lucro e margem de contribuição.

Custeio Variável.

Margem de Contribuição, Custos Fixos Identificados e Retorno sobre o Investimento.

Fixação do Preço de Venda.

Custos Imputados e Custos Perdidos.

Relação Custo/Volume/Lucro.

Implantação de Sistemas de Custos.

CONTABILIDADE COMERCIAL E DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Conceito de comércio

Classificação de Sociedades.

União de empresas

Fusão e Incorporação.

Revisão de escrituração contábil:

Contas de ativo,

Contas de passivo e de patrimônio líquido.

Plano de contas de empresas comerciais.

Constituição de Empresas

Livros obrigatórios para as empresas,

Livros obrigatórios para as sociedades anônimas, Livros auxiliares,

Livros fiscais.

Sociedade por quota de responsabilidade limitada Subscrição do capital,

Integralização do Capital.

Operações Típicas em Empresas Comerciais Impostos sobre Vendas.

Operações com Mercadorias

Inventário Permanente e Avaliação dos Estoques, Método Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS), Método Último a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS), Método do Custo Médio Ponderado Móvel. Comparação entre os métodos.

Avaliação do estoque no caso de inventário periódico:

Método do preço especifíco, PEPS(FIFO), UEPS(LIFO) e Média Ponderada Móvel. Apuração Contábil do Resultado

Encerramento das contas de resultado, Lançamentos de Encerramento,

Apuração do Resultado,

Contabilização do Resultado.

Demonstrações Financeiras

Balanço Patrimonial

Requisitos do Balanço Patrimonial , Grupo de Contas do Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado do Exercício

Apuração da Receita Líquida, Apuração do Lucro(Operacional) Bruto,

Apuração do Lucro(Operacional) Líquido. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.

Notas Explicativas e Outras Evidenciações. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional

Órgãos Normativos,

Instituições Financeiras.

Procedimentos Estabelecidos pelo Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF)

Objetivo e Características.

Operações de Crédito.

Títulos e Valores Mobiliários. Lei n° 4.595 de 13/12/64. Lei n° 4.728 de 14/07/65.

ÉTICA PROFISSIONAL CONTÁBIL

Perspectiva histórica e filosófica dos estudos em ética.

Atuação ética profissional. Código de ética do técnico. Ética e responsabilidade social nos negócios.

A ética empresarial em uma economia globalizada.

Ética na atividade econômica. Ética na relação com pessoas. Ética empresarial e desempenho da empresa.

GESTÃO EMPRESARIAL

A Administração Estratégica.

O Pensamento Estratégico.

O Planejamento como Processo Administrativo.

O Planejamento Estratégico Aplicado à Política de Negócios da Empresa.

As Etapas do Planejamento Estratégico e sua Implementação.

As Fases e os Níveis do Planejamento.

O Ambiente do Planejamento.

A Organização e a Operacionalização do Planejamento.

O Enlace Planejamento-Orçamento, Tendo em Vista os Negócios da Empresa.

A Política de Negócios Praticada pela Empresa.

A Avaliação das Estratégias e das Políticas Empresariais Vigentes.

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL Nota Fiscal Eletrônica:

Obrigatoriedade da emissão da NF-e; Prazo para adesão;

O que preciso para emitir a NF-e; Apresentação Dos Modelos Operacional;

Web Service;

Cancelamento de NF-e;

Inutilização de Numeração de NF-e; Consulta da Situação Atual da NF-e; Consulta do Status Do Serviço; Danfe;

Contingência;

Certificação Digital;

Relacionamento da NF-e com a contabilidade e suas penalidades.

Livros Contábeis na versão digital, transmissão,

validação e autenticação do arquivo digital,

plano de contas referencial,

prazo transmissão arquivo contábil digital,

penalidades fiscais;

SPED FISCAL:

obrigatoriedade do Sped Fiscal, Livros abrangidos pelo Sped Fiscal, periodicidade das informações, obrigações acessórias.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Significado e Objetivo da Administração Financeira,

A função financeira da empresa e o papel do administrador financeiro,

Principais áreas de decisões em administração financeira,

Noções básicas de planejamento financeiro,

Administração do Ativo Circulante,

Visão Geral da administração do capital de giro

Administração de contas a receber Administração de Estoques

Administração de caixa

Administração do Passivo Circulante Custo de Capital

Fontes de capital

Conceito de custo de capital

Custo de capital de empréstimos e debêntures

Custo de capital de ações preferenciais

Custo de capital de ações ordinárias e lucros retidos

Custo médio ponderado de capital Estrutura de Capital

Conceito de estrutura de capital Teorias de estrutura de capital

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Divisão Proporcional: Razão e Proporção.

Regra de Três Simples e Composta. Regra de Sociedade.

Juros Simples: Juros ordinário, comercial e exato.

Taxa percentual e unitária - nominal, proporcional e equivalente.

Prazo.

Taxa e capital médios. Montante. Valor atual.

Desconto comercial e racional. Equivalência de capitais.

Juros Compostos: Taxa proporcional, equivalente, efetiva e nominal.

Montante.

Valor atual.

Desconto racional.

Equivalência de capitais. Anuidade ou rendas certas

PROGRAMA

Área: DIREITO

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA, TRABALHISTA E TRIBUTÁRIA

Sistema tributário nacional: previsão constitucional;

atribuição de competência tributária,

princípios constitucionais tributários,

limitações ao poder de tributar.

Matérias reservadas à previsão por lei complementar.

Impostos de competência da União.

Impostos de competência dos Estados e do Distrito Federal.

Impostos de competência dos Municípios.

Repartição das receitas tributárias: receita da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

Receitas dos Estados distribuídas aos Municípios.

Tratados e convenções internacionais.

Legislação tributária:

lei complementar,

lei ordinária,

lei delegada;

decretos legislativos, resoluções do Senado Federal;

atos normativos de autoridades administrativas:

decretos e despachos normativos do executivo,

resoluções administrativas, portarias,

decisões administrativas.

Convênios interestaduais - CONFAZ.

Métodos de interpretação. Vigência, aplicação, interpretação e integração da legislação tributária.

Interpretação sistemática,teleológica e outras.

As normas do Código Tributário Nacional.

Tributo: definição e espécies impostos,taxas, contribuição de melhoria, empréstimos compulsórios, contribuições especiais.

Obrigação tributária: principal e acessória

- conceito.

Aspecto

objetivo:

fato gerador

- hipótese de incidência tributária:

incidência e não incidência,

isenção,

imunidade,

domicílio tributário. Aspecto subjetivo: competência tributária, sujeito ativo.

Capacidade tributária; sujeito passivo:

contribuinte e responsável; responsabilidade solidária, responsabilidade de terceiros,

responsabilidade por infrações;

substituição tributária.

Elemento valorativo: base de cálculo, alíquota.

Crédito tributário:

lançamento efeitos e modalidades.

Suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário.

Administração tributária fiscalização,

regulamentação,

competência,

limites,

procedimentos.

Dívida ativa

certidão negativa.

Impostos e contribuições Federais e Estaduais. Regulamento do ICMS.

LEGISLAÇÃO CIVIL E COMERCIAL

A Lei: vigência no tempo e no espaço.

Das pessoas.

Pessoas naturais e jurídicas.

Domicílio civil.

Das diferentes classes de bens.

Fatos e atos jurídicos.

Validade e defeitos dos negócios jurídicos.

Prescrição e decadência. Atos ilícitos.

Direito das Coisas. Posse.

Efeitos da posse.

Propriedade.

Direitos reais sobre coisas alheias.

Teoria Geral das obrigações.

Direito das obrigações. Modalidades das obrigações.

As formas de extinção das obrigações.

A inexecução das obrigações.

Transmissão das Obrigações.

Fontes das obrigações.

Contratos, atos unilaterais e responsabilidade civil. Responsabilidade contratual e extracontratual.

Teoria Geral dos contratos. Espécies de contratos. Contratos do Código Civil. Direito das Sucessões. Sucessão em geral.

Sucessão legítima. Sucessão testamentária.

Regimes de bens entre cônjuges. Inventário e partilha.

Comerciante: direitos e obrigações essenciais. Registro de comércio. Contratos mercantis: tipos principais, requisitos e formação. Sociedades comerciais: formação, tipos.

Propriedade industrial. Títulos de crédito.

Falência e concordata: características, processo e extinção.

PROGRAMA

Área: ELETRÔNICA

ELETRÔNICA ANALÓGICA
Diodo semicondutor:

Materiais semicondutores;

Polarização do diodo;

Diodos:

LED

Diodo Zener

Circuitos com diodos:

Retificação de meia onda; Retificação onda completa em ponte;

Filtros nas fontes de alimentação com retificação

Ceifador;

Grampeador;

Multiplicadores de tensão.

Transistor TBJ:

Estrutura básica;

Tensões no transistor; Configuração de ligação;

Polarização da base por corrente constante;

Correção do ponto de operação;

Cálculo dos componentes. Comparador de tensão; Configuração Darlington; Proteção de sobrecorrente.

Amplificadores lineares:

Amplificadores de sinais elétricos

Amplificador emissor-comum;

Amplificador cascata;

Propriedades do estágio coletor-comum.

SCR e TRIAC:

Funcionamento e símbolo; Circuitos em Corrente Contínua;

Circuitos em Corrente Alternada;

Amplificadores Operacionais Amplificador Inversor; Amplificador Não-Inversor; Somador Inversor;

Somador Não-Inversor; Subtrador;

Diferenciador

Integrador

Retificadores de meia-onda e onda completa ELETRÔNICA DIGITAL

Portas Lógicas: E. NE, OU, NOU, XOR e EXOR;

Tabelas Verdades;

Álgebra de Boole;

Diagramas de Karnaugh; Flip-Flops;

Contadores:

Síncronos;

Assíncronos;

Registradores de Deslocamento; Multiplexadores e Demultiplexadores;

Decodificador;

Codificadores e Decodificadores;

PROCESSAMENTO DE SINAIS ANALÓGICOS

Filtros Passivos

Osciladores

Modulação em Amplitude com Banda Lateral Dupla - AMDSB

Modulação em Amplitude com Portadora Suprimida - AMDSB/SC

Multiplicadores de Frequência

Modulação em Frequência - FM

Circuito Transmissor de FM

Demodulação FM

Demoduladores PLL

Modulação FSK

Demodulação FSK

PROCESSAMENTO DE SINAIS DIGITAIS

Modulações Pulsadas

Teorema da Amostragem

Modulação por Amplitude de Pulso - PAM

Modulação por Largura de Pulsos - PWM

Modulação por Posição de Pulso - PPM

Multiplexação por Divisão no Tempo - TDM

Modulação por Codificação de Pulso - PCM

Quantização. Codificação

Conversor Analógico Digital

Conversor Digital Analógico

Interface eletroóptica

Interface optoeletrônica

Sistema básico de transmissão de sinais por fibra óptica

Receptor com fibra óptica

LINHAS DE TRANSMISSÃO / ANTENAS

Equações Gerais da Linha de Transmissão Parâmetros das Linhas de Transmissão Reflexão de ondas

Relação de onda estacionária - SWR Características das Antenas

Radioenlace

MICROPROCESSADORES

Arquitetura de Computadores

Processador

Memórias

Barramentos

Dispositivos de Entradas e Saídas Microprocessador

Estrutura interna (Registradores) A linguagem assembly

Operações com Registradores

Operações envolvendo acesso a memória

Operações em dispositivos de Entradas e Saídas (interrupções) Instruções lógicas e aritméticas

Instruções de controle de fluxo Procedures

A pilha

MICROCONTROLADORES

Estrutura de um Microcontrolador Formas de programação

A linguagem C

Tipos primitivos da linguagem Comando de atribuição

Comandos lógicos e aritméticos Comandos condicionais

Comandos de repetição

Funções

Arrays

Microcontroladores da Família PIC

Funções para manipular entradas e saídas digitais

Funções de temporização (Timers) Comparadores

Funções para manipular entradas analógicas

Funções para a comunicação serial assíncrona

Saídas PWM

Funções para manipular interrupções

AUTOCAD

Configurações;

Comandos de Desenho de Entidades Básicas;

Linhas, Linhas infinitas e semi-infinitas; Arcos;

Círculos;

Polilinhas;

Barramentos;

Acerto da Visualização do Desenho;

Ampliação ou redução da janela de visualização;

Deslocamento da região observada;

entidades;

Edição e eliminação;

Cópias de entidades: simples, múltiplas e por espelhamento;

O controle das propriedades dos objetos;

Agrupamento de entidades;

Criação de blocos;

Criação e edição de bibliotecas de símbolos;

Utilização de atributos em blocos;

Criação de formatos de papel e carimbos;

Utilização de camadas para desenhos:

Criação, definição de cores, congelamento;

Bloqueio e configuração de espessuras;

Criação de sistemas de coordenadas diversas UCS;

Colocação de cotas em desenhos tipos de cotas, edição e criação de estilos; Colocação de textos em desenhos; Inserção de hachuras e sua edição; Impressão de desenhos

Visualização prévia da impressão;

ANEXO III

RELAÇÃO NOMINAL DE TÍTULOS

Candidato:_______________________________________________ N° Inscrição: _____/2012.

N° Ordem

Nome do Título

Nível

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

Visto em ___/___2012.

________________________________
Comissão Processo Seletivo

ANEXO IV

CRONOGRAMA PREVISTO PARA O CONCURSO

ETAPA

DATA INÍCIO

TÉRMINO

Data do Edital de abertura de inscrições

27/02/2012

27/02/2012

Publicação no jornal local do Extrato do Edital de abertura de inscrições

27/02/2012

27/02/2012

Publicação no DOU do Extrato do Edital de abertura de inscrições

28/02/2012

28/02/2012

Período de Inscrições

29/02/2012

15/03/2012

Divulgação de Inscritos (no mural e sítio)

15/03/2012

15/03/2012

Análise dos Títulos

16/03/2012

16/03/2012

Resultado da Prova de Títulos (no mural e sítio)

19/03/2012

19/03/2012

Interposição de Recursos

20/03/2012

20/03/2012

Divulgação do horário da Entrevista (no mural e sítio)

22/03/2012

22/03/2012

Realização da Entrevista

23/03/2012

26/03/2012

Resultado da Entrevista (no mural e sítio)

27/03/2012

27/03/2012

Resultado final do concurso (no mural e sítio)

28/03/2012

28/03/2012

Data do Edital de Homologação

28/03/2012

28/03/2012

Publicação no DOU do Edital de Homologação

30/03/2012

30/03/2012

ANEXO V

BANCA EXAMINADORA

MEMBROS TITULARES para Contabilidade e Direito:

1. Katia Cristina Gianvechio Cobo

2. Wagner Jacinto de Oliveira

3. Leonardo José Silveira

MEMBROS TITULARES para Eletrônica:

1. Romeu Toffano Júnior

2. Flamarion Assis Jerônimo Inácio

3. Rogério Melo Nepomuceno