IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - PE

Notícia:   IFPE abre seleção com 10 vagas docentes

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

EDITAL Nº 57, DE 7 DE JUNHO DE 2013

A REITORA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, em conformidade com a Lei nº. 11.892, de 29/12/2008, publicada no D.O.U. de 30/122008, seção 1, páginas 1 a 3, nomeada pelo Decreto Presidencial de 11/10/2011, publicado no D.O.U. de 13/10/2011, seção 2, página 3, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, e de acordo com o disposto no artigo 37, inciso IX da Constituição Federal, dos preceitos específicos da Lei nº. 8.745, de 09/12/1993 (D.O.U. de 10/12/1993) e suas alterações posteriores, o disposto no artigo 7º, inciso 11 do Decreto nº. 7.312, de 22/092010 (D.O.U. de 23/092010) e no Decreto nº. 6.944/2009, toma pública a abertura do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, em caráter temporário, para os Campi Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Recife e Vitória de Santo Antão, conforme discriminação a seguir.

1. QUADRO DEMONSTRATIVO DE VAGAS

1.1. CAMPUS BARREIROS

Eixo Profissional

Disciplina(s)

Cód. Opção

Nº. Vagas

Carga Horária

Titulação Exigida

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

Matemática

101

01

40 horas semanais

Licenciatura em Matemática

1.2. CAMPUS BELO JARDIM

Eixo Profissional Disciplina(s)

Cód. Opção

Nº. Vagas

Carga Horária

Titulação Exigida

Linguagens, Códigos e Instrumentos I a VIII e disciplinas teóricas. suas Tecnologias

201

01

40 horas semanais

Graduação em Música com ênfase em Guitarra e Violão Popular.

1.3. CAMPUS CARUARU

Eixo Profissional

Disciplina(s)

Cód. Opção

Nº. Vagas

Carga Horária

Titulação Exigida

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Educação Física

301

01

40 horas semanais

Licenciatura em Educação Física

1.4. CAMPUS RECIFE

Eixo Profissional

Disciplina(s)

Cód. Opção

Nº. Vagas

Carga Horária

Titulação Exigida

Gestão e Negócios

Empreendedorismo; Planejamento Econômico-Financeiro; Marketing; Relações Humanas no Trabalho; Gestão de Negócios; Gestão de Qualidade; Teoria da Administração I e II; Relações Organizacionais I e II; Gestão de Pessoas; Sistemas e métodos; Planejamento Estratégico; Logística.

401

01

40 horas semanais

Graduação em Administração.

Ambiente, Saúde e Segurança

Noções de Direito; Legislação Aplicada; Psicologia do Trabalho; Desenvolvimento Interpessoal; Programas de Treinamento.

402

01

40 horas semanais

Graduação em Administração ou em Direito.

Ambiente, Saúde e Segurança

Higiene e Segurança do Trabalho; Segurança na Agroindústria; Ergonomia Aplicada; Fundamentos de Controle de Emergências; Fundamentos de Proteção contra Incêndios; Higiene Industrial; Saúde e Higiene do Trabalho; Investigação e Análise de Acidentes; Programas de Segurança do Trabalho; Programas de Saúde no Trabalho; Segurança na Construção Civil; Elementos de Gestão Ambiental; Sistema de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho; Técnicas de Segurança Industrial.

403

01

40 horas semanais

Graduação em Engenharia ou em Arquitetura e Urbanismo (essas duas com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) ou em Tecnologia em Segurança do Trabalho.

1.5. CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Eixo Profissional

Disciplina(s)

Cód. Opção

Nº. Vagas

Carga Horária

Titulação Exigida

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Geografia.

501

01

40 horas semanais

Licenciatura em Geografia.

Linguagens, Códigos e
suas Tecnologias

Educação Física

502

02

20 horas semanais

Licenciatura em Educação Física

Recursos Naturais

Agroindústria.

503

01

40 horas semanais

Graduação em Engenharia de Alimentos, ou em Tecnologia de Alimentos, ou em Agroindústria, ou Licenciatura em Agronomia, ou em Economia Doméstica ou em Zootecnia.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. Período: de 25 a 28 de junho de 2013.

2.2. Horário: das 9h00min às 12h00min e das 13h00min às 16h00min.

2.3. Local: nos Campi do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE -, conforme endereços abaixo:

IFPE / Campus Barreiros (81) 3675-1268
Fazenda Sapé, s/nº - Zona Rural - Barreiros - PE.

IFPE / Campus Belo Jardim - (81) 3726-1355
Av. Sebastião Rodrigues da Costa, s/nº - Bairro São Pedro - Belo Jardim - PE.

IFPE / Campus Caruaru - (81) 2125-2529
Estrada do Alto do Moura, s/nº, Bairro Alto do Moura - Caruaru - PE.

IFPE / Reitoria - (81) 2125-1641
Av. Prof. Luiz Freire, 500 - Curado - Recife-PE.

IFPE / Campus Vitória de Santo Antão - (81) 3523-1130
Propriedade Terra Preta, s/nº. - Zona Rural - Vitória de Santo Antão - PE.

2.4. O Edital de Abertura do Processo Seletivo estará disponível no sitio do IFPE (www.ifpe.edu.br).

2.5. Requisitos.

2.5.1. A validade da participação no Processo Seletivo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado ou, se de nacionalidade portuguesa, amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, de acordo com o Decreto nº. 70.436/72;

b) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

c) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d) possuir escolaridade e habilitação legal exigida para lecionar no eixo profissional/código de opção de sua preferência, conforme Item 1 deste Edital;

e) não ser ocupante de cargo efetivo integrante das carreiras de magistérios das Instituições Federais de Ensino, nos termos do inciso I, Parágrafo 1º, Art. 6º da Lei nº. 8.745/93;

f) ter encerrado contrato de professor substituto num prazo igual ou superior a 24 (vinte e quatro) meses, nos termos do inciso III do Art. 9º da Lei nº. 8745/93, se for o caso.

2.6. Formalização para a Isenção da Taxa de Inscrição.

2.6.1. De acordo com o Decreto nº. 6.593, de 02/10/2008, os candidatos que forem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadUnico - e forem membros de família de baixa renda, poderão solicitar ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO, através de requerimento próprio, a ser protocolado em um dos Campi IFPE, nos endereços relacionados no subitem 2.3 deste Edital -, nos dias e /06/2013, das miàs mine das minas min. Neste requerimento, o candidato deverá:

a) indicar o Número de Identificação Social - NIS - atribuído pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadUnico - (Decreto nº. 6.135, de 26/06/2007, D.O.U. de 27/06/2007);

b) declarar que é membro de família de baixa renda de acordo com o que dispõe o Decreto nº. 6.135, de 26/06/2007, D.O.U. de 27/06/2007.

2.6.2. O IFPE consultará o órgão gestor do CadUnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no Parágrafo Único do Artigo 10, do Decreto nº. 83.936, de 06/09/1979.

2.6.3. O resultado da solicitação de ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO será divulgado no sitio do IFPE www.ifpe.edu.br) , na data provável de 21/06/2013.

2.6.4. A solicitação de ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO, mesmo que aprovada pelo órgão gestor do CadUnico, não implica na inscrição automática do candidato no Processo Seletivo, devendo o mesmo formalizar sua inscrição conforme subitem 2.7 deste Edital, excluindo-se a letra "a" do subitem 2.7.2.

2.7. Formalização da Inscrição.

2.7.1. O candidato deverá formalizar sua inscrição em um dos Campi IFPE, conforme endereços constantes no 2.3 deste Edital.

2.7.2. Para formalizar sua inscrição, o candidato deverá:

a) efetuar o recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais), através da Guia de Recolhimento da União - GRU, no sitio do IFPE (www.ifpe.edu.br). O recolhimento da taxa de inscrição poderá ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia /06/2013;

b) entregar o Formulário de Inscrição (disponível no sitio do IFPE - www.ifpe.edu.br), devidamente preenchido e assinado (utilizar caneta esferográfica de cor azul ou preta), sem rasuras e omissões, no horário descrito no subitem 2.2 deste Edital. Neste ato, o candidato deverá, também, entregar o comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, bem como os títulos relacionados no subitem 3.2.1 deste Edital;

c) receber o comprovante de inscrição devidamente autenticado pelo servidor responsável.

2.7.3. Somente serão aceitas inscrições realizadas até o dia 28/06/2013e cujo pagamento seja feito até o dia28/06/2013, em horário bancário. ao serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento.

2.7.4. Em caso de inscrição por procuração, deverá ser apresentado o original da procuração outorgada pelo candidato para este fim, com firma reconhecida em Cartório e cópias xerográficas dos documentos de identidade do procurador e do candidato. O procurador deverá assinar no local de assinatura do candidato.

2.7.5. As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, cabendo ao IFPE o direito de excluir da seleção aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível, ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

2.7.6. Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição, salvo no caso de cancelamento do Processo Seletivo por conveniência do IFPE.

2.7.7. Caso exista mais de uma inscrição, só será formalizada a última, não sendo consideradas as demais.

2.7.8. Serão nulos, sumariamente, a qualquer época, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que, à data de assinatura do contrato, atendia a todos os requisitos fixados no subitem 2.5.1 deste Edital, não considerando qualquer situação adquirida após aquela data.

3. DA ESTRUTURA DO PROCESSO SELETIVO

3.1. O Processo Seletivo se dará através de duas etapas distintas: Análise de Títulos (classificatória com peso 4) e Prova de Conhecimentos Práticos Específicos (eliminatória e classificatória com peso 6).

3.2. Da Análise de Títulos

3.2.1. O candidato será avaliado através de seu Curriculum Vitae / Lattes, sendo conferidos valores de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, assim distribuídos:

Nº. Ordem

Títulos

Valor Unitário

Pontuação Máxima

a)

Doutorado no Eixo Profissional objeto do Processo Seletivo ou na área de Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior, reconhecidos pelo MEC.

70

70

b)

Mestrado no Eixo Profissional objeto do Processo Seletivo ou na área de Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior, reconhecidos pelo MEC.

60

c)

Especialização (Lato Sensu) no Eixo Profissional objeto do Processo Seletivo ou na área de Educação, ministrado por instituição de Ensino Superior, reconhecidos pelo MEC, com carga horária mínima de 360 horas.

50

d) Licenciatura no Eixo Profissional objeto do Processo Seletivo, ministrada por Instituição de Ensino Superior, reconhecidas pelo MEC. 40
e) Graduação superior no Eixo Profissional objeto do Processo Seletivo, ministrada por Instituição de Ensino Superior, reconhecidas pelo MEC. 40
f) Experiência profissional docente comprovada no Eixo Profissional objeto do Processo Seletivo - 04 (quatro) pontos por ano completo, até o limite de 5 (cinco) anos. 4 pontos por ano 20
g) Experiência profissional docente comprovada fora do Eixo Profissional objeto do Processo Seletivo - 02 (dois) pontos por ano completo, até o limite de 5 (cinco) anos. 2 pontos por ano 10

3.2.2. Os títulos deverão ser apresentados, em pasta tipo classificador ou encadernados, em cópias xeroficas legíveis e autenticadas, relacionados e organizados, seguindo rigorosamente a ordem prevista no subitem 3.2.1 deste Edital, contendo como folha de rosto a identificação do candidato e nome da(s) disciplina s)/Código de Opção objeto do Processo Seletivo. As autenticações das cópias dos títulos especificados nas alíneas "a", "b", "c", "d" e "e", poderão ser feitas em Cartório ou, no ato da entrega, pelo servidor responsável pela inscrição, mediante a apresentação dos originais. Não serão aceitos comprovantes de títulos que não estejam relacionados no subitem 3.2.1 deste Edital.

3.2.3. A pontuação da Análise de Títulos dar-se-á mediante o somatório dos títulos apresentados pelos candidatos, conforme os pontos atribuídos a cada título indicado no quadro do subitem 3.2.1 deste Edital.

3.2.4. O candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, a titulação exigida constante no item 1 deste Edital, acompanhada do seu respectivo histórico, mesmo sendo detentor de outras titulações.

3.2.5. Cada um dos títulos especificados nas alíneas "a", 'b", "c", "d" e "e", somente serão considerados uma única vez, prevalecendo o título maior no seu respectivo grau, mesmo que o candidato seja detentor de formação múltipla.

3.2.6. Os diplomas, certificados e comprovantes outros de conclusão de cursos, inclusive de Mestrado e Doutorado, somente serão válidos quando oriundos de Instituições de Ensino Superior Públicas ou Privadas, reconhecidos pelo MEC (Cursos e Instituições), e observadas as normas que lhes regem a validade, dentre as quais, se for o caso, as pertinentes ao respectivo registro.

3.2.7. Os diplomas e os certificados conferidos por Instituições Estrangeiras somente serão válidos quando traduzidos para o vernáculo por tradutor público juramentado, convalidados para o território nacional e atenderem ao disposto na Resolução CNE/CES nº. 1, de 28/01/2002, do Conselho Nacional de Educação.

3.2.8. Somente será considerada a experiência profissional de que tratam as alíneas "f' e "g", exercidas após a conclusão da titulação exigida no Item 1 deste Edital.

3.2.9. Para comprovação da experiência profissional de que tratam as alíneas "f' e "g", somente serão consideradas cópias autenticadas dos seguintes documentos:

a) Termo de Posse, acompanhado de certidão de tempo de serviço;

b) Carteira de Trabalho, com data de admissão e rescisão. Não havendo data de rescisão na Carteira de Trabalho, deverá ser apresentado o último comprovante de pagamento;

c) Contrato de Trabalho, sempre acompanhado do último comprovante de pagamento ou da rescisão do contrato de trabalho ou de declaração do Órgão ou Pessoa Jurídica competente, com firma devidamente reconhecida em Cartório.

OBSERVAÇÕES: Só serão válidos os documentos comprobatórios de experiência profissional formal e que tenham relação com atividades de docência. Qualquer tipo de declaração apresentada deverá estar digitada em papel timbrado da Instituição, constando o carimbo do CNPJ da mesma. Não serão aceitas declarações ou qualquer outro tipo de documento, cujos vínculos não foram devidamente formalizados de acordo com a legislação pertinente.

3.2.10. Os documentos que comprovem a experiência profissional de que tratam as alíneas "f' e "g", deverão conter, explicitamente, o início e o fim do tempo de serviço profissional, bem como a(s) disciplina(s)/Eixo Profissional ministrada(s).

3.2.11. Não serão aceitas atividades de "Monitoria", "Bolsas" e/ou "Estágio", para efeito de pontuação.

3.2.12. A divulgação do resultado da Análise dos Títulos ocorrerá na data provável de 08/07/2013, a partir das 17h00min, no sitio do IFPE (www.ifpe.edu.br).

3.2.13. Será facultado ao candidato apresentar um único recurso quanto à Análise de Títulos, devidamente fundamentado. O recurso deverá ser interposto até as 17h00min do dia subseqüente ao da divulgação do resultado da Análise de Títulos, dirigido à Reitora do IFPE, e entregue no Protocolo Geral de um dos Campido IFPE, nos endereços indicados no subitem 2.3 deste Edital. ao será aceito recurso via postal, via fax ou correio eletrônico.

3.2.14. O resultado dos recursos será divulgado juntamente com o resultado final da Análise de Títulos, na data provável de 12/07/2013, a partir das 17h00min, no sitio do IFPE (www.ifpe.edu.br).

3.3. Da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos

3.3.1. O Calendário da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos será divulgado juntamente com o resultado final da Análise de Títulos.

3.3.2. Para elaboração do Calendário da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos, será considerada a ordem crescente do número de inscrição dos candidatos classificados.

3.3.3. Prestarão Prova de Conhecimentos Práticos Específicos os candidatos classificados na Análise de Títulos de cada eixo profissional, até 5 (cinco) vezes o número de vagas estabelecidas no Item 1 deste Edital.

3.3.4. Em caso de haver empate na pontuação da Análise de Títulos, todos os candidatos empatados serão convocados para a Prova de Conhecimentos Práticos Específicos.

3.3.5. A Prova de Conhecimentos Práticos Específicos consistirá em uma aula de 45 (quarenta e cinco) minutos, teórica e/ou prática, em nível de Ensino Tecnológico, ministrada perante Banca Examinadora, formada por 2 (dois) docentes pertencentes ao eixo profissional e 1 (hum) pedagogo, podendo ter ou não a presença de alunos.

3.3.6. De acordo com o § 3º do Artigo 13, do Decreto nº. 6.944/2009, a Prova de Conhecimentos Práticos Específicos será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação.

3.3.7. Os pontos para a Prova de Conhecimentos Práticos Específicos constantes no ANEXO I, deste Edital, serão sorteados pelo candidato, 24 (vinte e quatro) horas antes da sua realização, na estrita obediência ao Calendário da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos.

3.3.8. O sorteio de que trata o subitem 3.3.7 deste Edital, poderá ser realizado por procuração, mediante apresentação do original da procuração outorgada pelo candidato para este fim, com firma reconhecida em Cartório e cópias àficas dos de identidade do procurador e do candidato. O procurador deverá assinar no local da assinatura do candidato.

3.3.9. Antes do início da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos, o candidato deverá apresentar à Banca Examinadora o cartão de inscrição e o documento oficial de identidade, bem como entregar seu plano de aula 03 (três) vias.

3.3.10. A avaliação da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos, cuja pontuação será de 100 (cem) pontos, será feita pelos membros da Banca Examinadora e consistirá da análise dos seguintes itens, com as respectivas pontuações:

ITEM ANALISADO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

Plano de Aula

05 pontos

Domínio do Conteúdo

15 pontos

Clareza e Objetividade na Abordagem

15 pontos

Adequação da Situação Didática ao Conteúdo

15 pontos

Adequação Técnica e Pedagógica dos Recursos Didáticos Utilizados

10 pontos

Articulação Teoria e Prática

10 pontos

Capacidade de Interação com a Turma

05 pontos

Utilização Adequada do Tempo

05 pontos

Adequação da Abordagem do Conteúdo ao Nível da Turma

10 pontos

Processo de Avaliação

10 pontos

TOTAL

100 pontos

3.3.11. A nota da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos será calculada através da média aritmética obtida a partir das notas individuais atribuídas pelos avaliadores.

3.3.12.Será considerado ELIMINADO na Prova de Conhecimentos Práticos Específicos, o candidato que obtiver uma pontuação menor que 60 (sessenta) pontos.

3.3.13. O IFPE não fornecerá ao candidato qualquer material didático para a Prova de Conhecimentos Práticos Específicos, exceto quadro e apagador. No entanto, será permitido ao candidato trazer os materiais e/ou equipamentos que julgar necessário para a realização da sua prova.

3.3.14. O IFPE não se responsabilizará por quaisquer imprevistos ou danos causados aos materiais e/ou equipamentos trazidos pelo candidato para a realização de sua prova e que possam inviabilizar a utilização destes.

3.3.15. O resultado da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos será divulgado na data provável de 24/07/2013, a partir das 17h00min, no sitio do IFPE (www.ifpe.edu.br).

3.3.16. Será facultado ao candidato apresentar um único recurso, devidamente fundamentado, relativo ao resultado da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos. O recurso deverá ser interposto até as 17 h00min do dia subseqüente ao da divulgação do resultado da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos, dirigido à Reitora do IFPE e entregue no Protocolo Geral de um dos Campido IFPE, nos endereços constantes no subitem 2.3 deste Edital. ao será aceito recurso via postal, via fax ou correio eletrônico.

3.3.17. A divulgação do resultado da análise dos recursos ocorrerá na data provável de 29/07/2013, a partir das 17h00min, no sitio do IFPE (www.ifpe.edu.br).

3.3.18. Não havendo candidatos classificados, quando da realização da Prova de Conhecimentos Práticos e Específicos, e, restando candidatos classificados na Análise de Títulos, ao IFPE outorga-se o direito de convocar tais candidatos a realizarem a Prova de Conhecimentos Práticos Específicos, observando-se rigorosamente a ordem de classificação e o quantitativo estabelecido no subitem 3.3.3 deste Edital.

3.3.19. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado na data provável de 29/07/2013, a partir das 17h00min, no sitio do IFPE (www.ifpe.edu.br).

4. DA HABILITAÇÃO/CLASSIFICAÇÃO

4.1. A classificação do candidato far-se-á em ordem decrescente da pontuação final.

4.2. A pontuação final dos candidatos habilitados será obtida através da média ponderada da Análise de Títulos (peso 4) e da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos (peso 6), de acordo com a seguinte fórmula:

NF = (AT.4 + NPCPE.6), 10

onde,

NF = Nota Final;

AT = Análise de Títulos e

NPCPE = Nota da Prova de Conhecimentos Práticos Específicos.

4.3. Para efeito de classificação, a pontuação final será a obtida conforme o subitem 4.2 deste Edital, calculada até a casa dos centésimos.

4.4. Em caso de igualdade no total de pontos, terá preferência, para efeito de classificação, o candidato com:

a) maior número de pontos na Prova de Conhecimentos Práticos Específicos;

b) maior tempo de atividade docente no eixo profissional objeto do Processo Seletivo;

c) maior número de pontos na Análise de Títulos;

d) maior idade.

OBSERVAÇÃO: Havendo candidatos que se enquadrem na condição de idoso, nos termos da Lei nº. 10.741/2003, e em caso de igualdade no total de pontos, o primeiro critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada. Os demais critérios seguirão a ordem estabelecida no subitem 4.4 deste Edital.

5. DA HOMOLOGAÇÃO

O resultado final, com a classificação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo, será homologado pela Reitora do IFPE e publicado, através de Edital, no Diário Oficial da União.

6. DA VALIDADE

O prazo de validade do Processo Seletivo será de até 1 (um) ano, a contar da data da publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

7. DA CONTRATAÇÃO DO CANDIDATO HABILITADO

7.1. O candidato será convocado para contratação como Professor Substituto, rigorosamente de acordo com a classificação final obtida, considerando-se as necessidades imediatas e as vagas oferecidas no eixo profissional/código de opção objeto do Processo Seletivo.

7.2. A classificação do candidato não assegurará o direito à sua contratação automática no cargo para o qual se habilitou, mas, apenas, a expectativa de ser contratado.

7.3. Será firmado o contrato com o candidato pelo período de 12 (doze) meses, podendo o contrato ser prorrogado por igual período, de acordo com o interesse do IFPE, observado o disposto no Artigo 4º, da Lei nº. 8.745/1993 e suas alterações.

7.4. O candidato será contratado conforme jornada de trabalho e remuneração estabelecidos no quadro a seguir. A remuneração é referente ao valor da Classe/Padrão D-101, da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, pertencente ao Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal (Lei nº. 12.772, de 28/12/2012 - D.O.U. de 31/12/2012).

Código de Opção

Jornada de Trabalho

Remuneração Vencimento Básico + Retribuição por Titulação)

Graduarão

Aperfeiçoamento

Especialização

Mestrado

Doutorado

101 / 501 / 503 / 201 / 301 / 401 / 402 / 403/

40 horas semanais

R$ 2.714,89

RS 2.825,11

R$ 2.968,02

R$ 3.549,94

R$ 4.649,65

502

20 horas semanais

R$ 1.914 58

R$ 1.984,40

R$ 2.066 93

R$ 2.342 65

R$ 2.700,51

7.5. O candidato contratado não poderá pleitear qualquer vantagem pecuniária por não residir na localidade onde ocupará a vaga.

7.6. Para efetivação da contratação, o candidato deverá:

a) declarar não ser ocupante de cargo efetivo integrante da carreira de magistério, regido pela Lei nº. 11.784, de 22/09/2008 e suas alterações;

b) ter encerrado contrato de professor temporário ou substituto (Lei nº. 8.745/1993) num prazo igual ou superior a 24 (vinte e quatro) meses, se for o caso.

7.7. As atribuições do professor substituto são as atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, no âmbito, predominantemente, das instituições federais de ensino, nos termos do Artigo 111, da Lei nº. 11.784/2008.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. O IFPE poderá realizar diligências a fim de esclarecer dúvidas porventura existentes nos documentos apresentados. Contudo, estas diligências não poderão complementar informações omissas no ato de entrega dos Títulos.

8.2. A inexatidão ou falsidade documental, ainda que verificadas posteriormente à realização da seleção, implicará a eliminação sumária do candidato, sendo declarados nulos de pleno direito a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais medidas de caráter judicial.

8.3. Será excluído da seleção, por ato da Reitora do IFPE, o candidato que:

a) tornar-se culpado de incorreção ou descortesia para quaisquer dos examinadores, dos servidores do IFPE, seus auxiliares ou autoridades presentes durante a realização do Processo Seletivo;

b) não comprovar que, à data do último dia de inscrição, atendia a todos os requisitos exigidos no subitem 2.5.1 deste Edital.

8.4. O candidato classificado será convocado para contratação via Edital, a ser publicado no Diário Oficial da União, e deverá comparecer na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus para o qual concorreu, obrigando-se a declarar, escrito, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data da publicação, se aceita ou não a contratação. O seu não pronunciamento nesse prazo permitirá ao IFPE convocar o candidato seguinte, na rigorosa ordem de classificação.

8.5. No ato da declaração de sua aceitação, mencionada no subitem 8.4 deste Edital, o candidato receberá relação de exames que terá de realizar, cujos resultados deverão ser apresentados ao Setor Médico do IFPE, até 10 (dez) dias úteis, a contar da data da assinatura do seu Termo de Aceitação. Caso não seja obedecido o prazo ora estabelecido, o IFPE convocará o próximo candidato, na estrita ordem de classificação.

8.5.1. Neste ato, também, o candidato receberá relação dos documentos que deverá providenciar, bem como demais formulários que deverá preencher.

8.5.2. Os documentos mencionados no subitem 8.5.1 poderão ser autenticados pelo servidor da CGPE do Campus para o qual concorreu, mediante a apresentação dos originais.

8.5.3. O IFPE não areará com despesas que porventura o candidato aprovado virá a ter com realização dos exames admissionais mencionados no subitem 8.5 deste Edital.

8.6. O candidato contratado que não assumir imediatamente, será automaticamente substituído pelo candidato seguinte, na rigorosa ordem de classificação.

8.7. O IFPE fará tantas convocações, quantas se fizerem necessárias ao preenchimento total das vagas oferecidas.

8.8. Os candidatos contratados cumprirão horários e atividades estabelecidas pelo IFPE.

8.9. Por necessidade do ensino e de acordo com a especialidade do candidato habilitado, este poderá ser remanejado para disciplina(s) diversa(s), porém do mesmo eixo profissional para o qual prestou o Processo Seletivo.

8.10. As pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em Processo Seletivo Simplificado para o desempenho de contrato temporário, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. Entretanto, não cabe, neste Processo Seletivo, o disposto no parágrafo 2º, Artigo 5º, da Lei nº. 8.112/1990, em função do número de vagas oferecidas.

8.11. Os candidatos portadores de deficiência física, convocados para contratação, serão submetidos a uma Junta Médica Oficial do IFPE, para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo.

8.12. Serão selecionados, no Eixo Profissional/Código de Opção, para CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PUBLICO, nos termos da Lei nº. 8.745, de 09/12/1993 (D.O.U. de 10/12/93), alterada pela Lei nº. 9.849, de 26/10/1999 (D.O.U. de 27/10/99) e pela MP nº. 525, de 14/02/2011, como Professor Substituto, por prazo certo e determinado, aqueles que obtiverem maior número de pontos.

8.13. A inscrição neste Processo Seletivo Simplificado implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

CLAUDIA DA SILVA SANTOS

ANEXO I

PONTOS PARA AS PROVAS DE CONHECIMENTOS PRÁTICOS ESPECÍFICOS

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS (Opção 101)

1. FUNÇÃO - 1.1. Conceito, Domínio, Contradomínio, Imagem, Gráfico e Variação; 1.2. Função Afim; 1.3. Função Quadrática; 1.4. Função Exponencial; 1.5. Função"Logarítmica; 1.6. Função Composta; 1.7. Função Inversa. 2. SEQUENCIAS - 2.1. Progressão Aritmética; 2.2. Progressão Geométrica. 3. MATRIZES - Operações. 4. DETERMINANTES - Teorema de Laplace. 5. SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES - Escalonamento. 6. ANALISE COMBINATÓRIA. 7. BINÔMIO DE NEWTON. 8. PROBABILIDADE -8.1. Conceito; 8.2. Probabilidade Condicional. 9. NÚMEROS COMPLEXOS - 9.1. Forma Algébrica; 9.2. Forma Trigonométrica. 10. POLINÔMIOS - Equações Polinomiais. 11. INTRODUÇÃO AO CALCULO - 11.1. Conceito de Limites; 11.2. Continuidade de Funções; 11.3. Conceito de Derivadas; 11.4. Conceito de Integral. 12. GEOMETRIA PLANA - 12.1. Congruências; 12.2. Semelhança; 12.3. Equivalência de Figuras Planas. 13. GEOMETRIA ESPACIAL MÉTRICA - 13.1. Princípio de Cavalieri e Volume dos Sólidos; 13.2. Poliedros de Platão; 13.3. Sólidos de Revolução. 14. GEOMETRIA ANALÍTICA - 14.1. Estudo das Retas; 14.2. Circunferência; 14.3. Elipse; 14.4. Hipérbole; 14.5. Parábola. 15. TRIGONOMETRIA -15.1. Trigonometria no Triângulo Retângulo; 15.2. Trigonometria no Ciclo Trigonométrico; 15.3. Equações Trigonométricas.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (Opção 201)

1. Técnicas de Execução com os Dedos da Mão Direita "fmgerstyle" (Guitarra ou Violão). 2. Técnicas de Execução com Uso da 'Palheta" para Guitarra Elétrica. 3. Métodos 'Nacionais" para o Estudo da Improvisação. 3. Os Métodos dedicados ao Estudo do Violão Brasileiro. 4. Os Métodos 'Nacionais" dedicados ao Estudo da Guitarra Elétrica. 5. 0 Estudo das Tétrades [Acordes com Sétima] (Violão ou Guitarra). 6. A Aplicação das Escalas Pentatônicas na Improvisação (Violão ou Guitarra). 7. Padrões Rítmicos para o Acompanhamento da Música Popular (Violão ou Guitarra). 8. A Aplicação dos Modos na Improvisação (Violão / Guitarra). 9. 0 Violão e a Música Brasileira Popular.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (Opção 301)

1. Conhecimento e Especificidade da Educação Física. 2. 0 Jogo (Cooperativo e Competitivo) na Educação Física para o Ensino Médio. 3. Os Esportes Alternativos como Conteúdo da Educação Física para o Ensino Médio (Rugby e Tchoulball). 4. Ginástica - Prática Contemporânea: Modismos, Tendências (Discursos e o Mercado do Corpo). 5. Luta como Conteúdo das Aulas de Educação Física. 6. Esporte, Saúde, Qualidade de Vida e a Influência da Mídia (Corpolatria, Distúrbios Alimentares, Doenças Hipocinéticas, Sedentarismo, Doping - seus Efeitos e Prejuízos à Saúde). 7. Dimensões Biológicas Aplicadas à Educação Física. 8. As Mudanças Fisiológicas Resultantes da Prática Regular do Exercício Físico. 9. Compreensão e Respeito à Diversidade Cultural, Racial, Social, Etária e de Gênero na Educação Física para o Ensino Médio. 10. Planejamento e Organização de Competições e Eventos Esportivos.

GESTÃO E NEGÓCIOS (Opção 401)

1. O Plano de Negócios. 2. Principais Ferramentas de Gestão da Qualidade. 3. Princípios de Taylor, Fayol, Ford, Weber e Maslow. 4. Administração e Conceitos Modernos/Contemporâneos. 5. Questões Ambientais e Organizacionais sob a Ótica dos Direitos Humanos. 6. 0 Mix e o Ambiente de Marketing. 7. Evolução das Estruturas Organizacionais. 8. Escopo de Planejamento Econômico-Financeiro para Empresas. 9. Recrutamento e Seleção de Pessoal. 10. Acondicionamento de Produtos e Controles de Estoques.

AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA (Opção 402)

1. Fundamentos da República Federativa do Brasil. 2. Direitos e Garantias Fundamentais. 3. Direitos Sociais e Direito dos Trabalhadores. 4. Culpabilidade e Responsabilidade. 5. Beneficios Previdenciários. 6. Fato Jurídico, Ato Jurídico, Ato Ilícito, Negócio Jurídico. 7. Fiscalização Administrativa das Normas de Segurança e Medicina do Trabalho, Órgãos de Fiscalização - Atribuições. 8. Fiscalização Cível das Normas de Segurança e Medicina do Trabalho; Ministério Público do Trabalho - Atribuições. 9. Inspeção Prévia; Embargo e Interdição; SESMT; CIPA. 10. Psicologia - definições e áreas de aplicação. 11. A comunicação no trabalho. 12. Comunicação Aplicada: como falar em público. 13. Processos de Recrutamento e Seleção de Pessoal. 14. Psicologia do Trabalho e Organizacional: definições e aplicações. 15. Treinamento: necessidades, planejamento e execução. 16. A Psicologia Organizacional e a sua influência na Segurança e Saúde Ocupacional. 17. 0 Autoconhecimento e a sua importância para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional. 18. Síndrome de Burnout: causas, consequências e profilaxia.

AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA (Opção 403)

1. História da Segurança e Medicina do Trabalho. 2. Riscos Físicos: Identificação e Controle. 3. Riscos Químicos e Biológicos: Identificação e Controle. 4. Riscos Ergonômicos e Mecânicos: Conceitos e Princípios. 5. Ergonomia: Sistema OWAS. 6. Princípios de Análise de Arvore das Causas. 7. Princípios de Trabalhos em Altura. 8. PPRA, PCMAT e PCMSO: Diretrizes e Aplicações. 9. CIPA: Formação e Manutenção. 10. Equipamentos de Proteção Individual. 11. OHSAS 18.000: Diretrizes e Aplicações. 12. Teoria do Fogo e Combate à Incêndios. 13. Formação de Brigada de Emergências. 14. Teoria Heinrich e Bird. 15. Teoria de James Reason (Queijo Suiço). 16. Leis sobre Segurança e Medicina do Trabalho. 17. Normas Regulamentadoras.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (Opção 501)

1. Globalização. 2. Meio-Ambiente. 3. Urbanização Brasil. 4. Hidrografia Brasil. 5. Climatologia Brasil. 6. Fontes de Energia. 7. Agropecuária. 8. Relevo Brasileiro. 9. Migrações no Brasil. 10. Blocos Econômicos.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (Opção 502)

1. Jogos Populares. 2. Dança. 3. Capoeira. 4. Musculação. 5. Judô. 6. Basquete. 7. Handebol. 8. Voleibol. 9. Jogos de Salão. 10. Saúde na Escola.

RECURSOS NATURAIS (Opção 503)

1. Produção Higiênica do Leite e Legislação Vigente. 2. Triagem de Leite - Plataforma de Recepção. 3. Derivados do Leite. 4. Fabricação de Pão Francês, Pão Doce e Pão de Queijo. 5. Fabricação de Polpa de Frutas Tropicais e Doces em Calda. 6. Abate Humanitário de Bovinos e Bubalinos. 7. Abate Humanitário de Suínos e Aves. 8. Despesca, Abate, Filetagem e Produtos Derivados do Pescado. 9. Fabricação de Embutidos/Defumados e Presuntos/Apresuntados. 10. Produtos Derivados da Mandioca.