Fundação Unirg - TO

Notícia:   Fundação UnirG - TO retifica seletiva 04/2014 para Professor de Educação Física

FUNDAÇÃO UNIRG - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

EDITAL DE ABERTURA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 04, DE 30 DE JANEIRO DE 2014

REITORIA - PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

PREENCHIMENTO DE VAGA PARA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR - EDUCAÇÃO FÍSICA

O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna pública a abertura de Processo Seletivo Simplificado para Preenchimento de Vaga para Docente do Ensino Superior, para provimento imediato, nos termos da Lei nº. 8.745/93 e alterações posteriores; Lei nº. 1.755/08; e Lei Ordinária nº. 2.080/13.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O processo seletivo simplificado será regido por este edital, coordenado pela Pró-reitoria de Graduação e Extensão e conduzido por banca examinadora composta por dois docentes do curso de Educação Física, um representante do corpo discente e um representante da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão.

1.2 Esta seleção pública compreenderá duas etapas: análise curricular e documental (1ª etapa); e prova didática (2ª etapa).

1.3 O processo seletivo em questão refere-se à contratação, não tendo valor de concurso público, com validade de 12 (doze) meses a contar da data de sua homologação.

1.4 O conteúdo programático consta do Anexo I deste Edital.

1.5 A prova didática será realizada em data e local a ser publicado juntamente com o resultado da primeira etapa.

2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

2.1 Currículo lattes, atualizado.

2.2 Disponibilidade para lecionar nos períodos das disciplinas ofertadas.

2.3 Possuir Graduação em Educação Física; e Especialização em área afim (às disciplinas ofertadas); ou Mestrado e/ou Doutorado em área afim (às disciplinas ofertadas).

2.4 Comprovar experiência profissional em área afim (às disciplinas ofertadas), mínima de 01 (um) ano.

2.5 Comprovar experiência em docência, preferencialmente no ensino superior.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1 As inscrições serão realizadas no período das 17h00min do dia 30 de janeiro às 23h59min do dia 04 de fevereiro de 2014.

3.2 As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico pgrad@unirg.edu.br, através do envio de:

3.2.1 Currículo lattes, atualizado;

3.2.2 Cópia legível e autenticada dos certificados de graduação, especialização e/ou mestrado e/ou doutorado;

3.2.3 Comprovação de experiência.

3.3 Não será cobrado qualquer valor a título de inscrição.

3.4 Será indeferida a inscrição que faltar qualquer um dos documentos constantes do subitem 3.2 do item 3 (da inscrição) e não atender aos requisitos, item 2, deste edital.

4. DAS VAGAS

4.1 Será disponibilizada 01 vaga para as disciplinas ofertadas no item 6 deste edital.

5. DA REMUNERAÇÃO

5.1 Os vencimentos, como segue a tabela abaixo, serão de acordo com o Plano de Cargos e Salários da Instituição e a Lei nº. 2.106, de 02 de outubro de 2013.

TITULAÇÃO

REGIME DE 40 HORAS*

Graduado com Especialização, Mestre e Doutor

R$ 4.210,00

* Valores brutos, sem descontos legais (INSS e imposto de renda).

6. DAS DISCIPLINAS OFERTADAS

6.1 As disciplinas ofertadas neste processo seletivo simplificado seguem abaixo:

CURSO

DISCIPLINA

DIA DA SEMANA

TURNO

HORÁRIO

CARGA HORÁRIA

Educação
Física

Aprendizagem Motora

Segunda Feira

Matutino

7:15 às 10:45

40 horas

Voleibol

Segunda

Matutino

10:45 às 12:25

Quarta

Matutino

10:45 às 12:25

Futebol

Terça

Vespertino

13:15 às 16:45

Jogos e Recreações

Terça

Noturno

19:15 às 22:45

Produção do Conhecimento em Educação Física I

Quarta

Matutino

7:15 às 10:45

Voleibol

Quinta

Noturno

19:15 às 22:45

Atletismo

Quarta

Noturno

21:05 às 22:45

Sábado

EAD

15:05 às 16:45

7. DA SELEÇÃO

7.1 A seleção será realizada em duas etapas:

7.1.1 Primeira etapa: análise curricular e documental, de caráter eliminatório;

7.1.2 Segunda etapa: prova de desempenho didático, de caráter prático-pedagógico eliminatório e classificatório;

7.1.2.1 Na prova de desempenho didático, o candidato aprovado na primeira etapa deverá ministrar uma aula teórica com duração mínima de 25 (vinte e cinco) e máxima de 30 (trinta) minutos sobre um tema referente às disciplinas ofertadas (item 6).

7.1.2.2 Apresentar plano de aula, em quatro cópias, à banca examinadora no momento da realização da prova didática.

7.1.2.3 O candidato poderá ser arguido ao final de sua exposição por qualquer membro da banca examinadora.

7.2 Os horários das apresentações obedecerão à ordem das inscrições.

7.3 O tema da prova didática será divulgado juntamente com a convocação para a segunda etapa.

7.4 O local, data e horário das bancas serão divulgados, juntamente com o resultado da primeira etapa por email e/ou pelo site da UnirG, em até 48 horas de antecedência.

7.5 Será disponibilizado expositor multimídia. Outros recursos como notebook são de inteira responsabilidade do candidato.

8. DO RESULTADO

8.1 O resultado da seleção será divulgado no site da UnirG, no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a prova didática.

8.2 Eventuais recursos deverão ser protocolados, pessoalmente, na Pró-Reitoria de Graduação e Extensão, devidamente fundamentados, no prazo máximo de 24 horas após a divulgação do resultado.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O prazo de validade do processo seletivo simplificado será de 12 (doze) meses, a partir da homologação do resultado final.

9.2 Os candidatos aprovados, que excederem ao número de vagas existentes no edital para cada disciplina, poderão ser contratados até o prazo de vigência deste edital em função da disponibilidade de vagas futuras.

9.3 O conteúdo programático, contendo as ementas das disciplinas, constam do Anexo I deste edital.

9.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Banca Examinadora.

9.5 À Pró-reitoria de Graduação compete coordenar o processo de seleção em consonância com a coordenação do respectivo curso e encaminhar o resultado à Fundação UnirG, que procederá a efetivação do contrato.

Informações: telefone (63) 3612-7686 / e-mail: pgrad@unirg.edu.br Gurupi, 30 de janeiro de 2014.

Jean Carlo Ribeiro
Pró-Reitor de Graduação e Extensão Centro Universitário UnirG

ANEXO I

Ementa e Bibliografia das disciplinas ofertadas:

1. APRENDIZAGEM MOTORA

Ementa: A disciplina visa analisar e conceituar os aspectos fundamentais da aprendizagem e do desenvolvimento motor. Serão analisados Conceitos e Teorias básicas da Aprendizagem Motora e problemas específicos de motricidade como Coordenação e Regulação Psíquica do Movimento, Atenção, Percepção e Imaginação do Movimento, Transferência, Memória Motora, Motivação e a Relação Professor - Aluno, bem como conseqüências didático-metodológicas determinantes no processo ensino-aprendizagem do movimento.

Bibliografia:

- BEZIERS, Marie-Madeleine; PIRET, Suzane. A coordenação motora: aspecto mecânico da organização psicomotora do homem. 2. ed. São Paulo: Summus, 1992.

- FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. 2. ed. rev. aum. São Paulo: Artes Médicas, 1998.

- MAGILL, Richard A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

2. VOLEIBOL MATUTINO

Ementa: Metodologia do ensino do Voleibol baseada nos conhecimentos históricos da modalidade, nos fundamentos e no seu desenvolvimento técnico visando à apreensão dos conteúdos e da didática de transmissão dos conhecimentos. Plano de aula explicitando o modelo mais adequado de ensino desta Modalidade Esportiva.

Bibliografia:

- BÁSICA BOJIKIAN, João Crisóstomo Marcondes. Ensinando voleibol. São Paulo: Phorte, 2003.

- BORSARI, José Roberto. Voleibol: Aprendizagem e treinamento - um desafio constante - variações do voleibol: vôlei de praia - futevôlei. [S.l.]: EPU, 1997.

- CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL. Regras oficiais de voleibol - 1999/2000. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

3. FUTEBOL

Ementa: Metodologia do ensino do futebol baseada nos conhecimentos históricos da modalidade, nos fundamentos e no seu desenvolvimento técnico visando à apreensão dos conteúdos e da didática de transmissão dos conhecimentos. Plano de aula explicitando o modelo mais adequado de ensino desta Modalidade Esportiva.

Bibliografia:

- FERNANDES, Jose Luis. Futebol: da "escolinha" de futebol ao futebol profissional. Sao Paulo: EPU, 2004.

- LEAL, Julio Cesar. Futebol: arte e ofício. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

- MELO, Rogério Silva. Jogos recreativos para futebol. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

- BOMPA, Tudor O. Periodização: teoria e metodologia do treinamento. Phorte: São Paulo, 2002. 423.

- ELLIOTT, Bruce; MESTER, Joachim. Treinamento no esporte: aplicando ciência no esporte. São Paulo:

Phorte, 2000. 474 p. - 6 exemplares

4. JOGOS E RECREAÇÕES

Ementa: Corpo e movimento no desenvolvimento humano. Ludicidade e potencial criativo. Teoria de jogo brincadeira e recreação nas diferentes idades. O Recreador e Brinquedista. Atividades pedagógicas para pequenos e grandes grupos nas instituições escolares e não escolares. Laboratório de ludicidade e movimento.

Bibliografia:

- BRAZ, Greicy Rose de Carvalho. Brincando e aprendendo com jogos Sensoriais. Rio de Janeiro: Sprint, 1998. BRUHNS, Heloisa Turini;

- GUTIERREZ, Gustavo Luis (Org.) Representações do lúdico: II ciclo de debates Lazer e motricidade. Campinas: Autores Associados, 2001. (Coleção Educação Física e esportes).

- CIVITATE, Héctor Pedro Oscar. Jogos recreativos: para clubes, academias, hotéis, acampamentos, spas e colônias de férias. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

5. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA II

Ementa: Análise e estudo teórico-metodológico das diversas formas de produção científica, sistematizadas e veiculadas pelos cursos de graduação e pós-graduação com vistas a instrumentalizar os acadêmicos em ações de investigação da realidade, pautadas pelos métodos interativos da pesquisa científica, social e educacional: pesquisa-ação, pesquisa participante e pesquisa qualitativa em Educação Física, Esportes & Saúde e Educação Física para portadores de necessidades especiais.

Bibliografia:

- MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

- SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2ª ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2002.

- THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 1ª ed. São Paulo: Cortez,. (Coleção temas básicos de pesquisa-ação).

6. VOLEIBOL NOTURNO

Ementa: Metodologia do ensino do voleibol a partir dos seus conhecimentos históricos, dos fundamentos técnicos e táticos e das regras. Inclusão e diversidade no ensino do voleibol. Medidas de segurança e introdução aos atendimentos de emergência decorrentes dos traumatismos e obstruções no sistema respiratório mais comuns desta prática. Formas de avaliação nesta modalidade esportiva. Plano de aula contendo a forma, os procedimentos, a avaliação e a didática de ensino.

Bibliografia:

- BOJIKIAN, João Crisóstomo Marcondes. Ensinando voleibol. São Paulo: Phorte, 2003.

- BORSARI, José Roberto. Voleibol: Aprendizagem e treinamento - um desafio constante - variações do voleibol: vôlei de praia - futevôlei. [S.l.]: EPU, 1997.

- CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL. Regras oficiais de voleibol - 1999/2000. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

7. ATLETISMO

Ementa: Metodologia do ensino do atletismo a partir dos seus conhecimentos históricos, sociais, dos fundamentos básicos (modalidades e estilos) e noções gerais sobre as regras. Inclusão e diversidade no ensino do atletismo. Medidas de segurança e introdução aos atendimentos de emergência decorrentes dos traumatismos nos inferiores mais comuns desta prática. Formas de avaliação nesta modalidade esportiva. Plano de aula contendo a forma, os procedimentos, a avaliação e a didática de ensino.

Bibliografia:

- FERNANDES, José Luis. Atletismo: arremessos. São Paulo, SP: E.P.U., 2003.

- FERNANDES, José Luis. Atletismo: corridas. São Paulo, SP: E.P.U., 2003.

- FERNANDES, José Luis. Atletismo: os saltos. São Paulo, SP: E.P.U., 2003.