Hospital das Clínicas - SP

Notícia:   Estendidos prazos de inscrições dos concursos 017 e 018 /2012 do HC - USP

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

COMISSÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS - CCP

CONCURSO PÚBLICO: TÉCNICO DE ENFERMAGEM

EDITAL HCFMUSP Nº 17/2012-CCP

ABERTURA DE INSCRIÇÕES

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP, através da Comissão de Concursos Públicos - CCP, nos termos do Decreto n.º 21.872, de 6.1.84, Portaria HCFMUSP 02, de 25.4.84 e autorização governamental constante do processo SS - 1870/07, torna pública a abertura do concurso público para preenchimento de 02 (duas) funções-atividades de TÉCNICO DE ENFERMAGEM do Quadro de Servidores deste Hospital, sob regime da CLT, para a DIVISÃO DE HOSPITAL AUXILIAR DE SUZANO.

As inscrições deverão ser enviadas pelo correio, CARTA REGISTRADA + AVISO DE RECEBIMENTO (AR), no período de 23/01/2012 a 10/02/2012, podendo, a critério da Banca Examinadora, serem prorrogadas.

As datas de postagem deverão corresponder ao período de inscrição acima.

O concurso público será regido pelas Instruções Especiais n.º 17/2012-CCP, a seguir transcritas:

Instruções Especiais n.º 17/2012-CCP

1. Estas Instruções Especiais regem o concurso público para preenchimento de 02 (duas) funções-atividades de TÉCNICO DE ENFERMAGEM para a DIVISÃO DE HOSPITAL AUXILIAR DE SUZANO do Quadro de Servidores do HCFMUSP, das quais 5% (cinco por cento) destinam-se às pessoas portadoras de deficiência nos termos das Leis Complementares 683, de 18/9/1992 e 932, de 08/11/2002.

DA FUNÇÃO-ATIVIDADE

2. O concurso público destina-se ao preenchimento de 02 (duas) funções-atividades de TÉCNICO DE ENFERMAGEM para a DIVISÃO DE HOSPITAL AUXILIAR DE SUZANO, mais as que vagarem ou forem criadas durante a vigência do seu prazo de validade.

DAS ATRIBUIÇÕES

3. As atribuições da função-atividade de TÉCNICO DE ENFERMAGEM para a DIVISÃO DE HOSPITAL AUXILIAR DE SUZANO, serão as seguintes:

TRABALHO DE EXECUÇÃO OPERACIONAL QUE CONSISTE EM PRESTAR CUIDADOS DIRETOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE POR DELEGAÇÃO E SOB SUPERVISÃO DO ENFERMEIRO.

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

- Receber e passar o plantão;

- Prestar cuidados integrais ao paciente, de acordo com as rotinas e/ou plano Assistencial elaborado pelo Enfermeiro e/ou prescrição médica;

- Aferir e anotar os parâmetros vitais;

- Fazer o controle das eliminações fisiológicas;

- Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente e zelar por sua segurança, inclusive: alimentá-lo ou auxiliá-lo a alimentar-se;

- Preparar e ministrar medicamentos por via oral e parenteral;

- Instalar e controlar a infusão de hemocomponentes;

- Realizar controle hídrico;

- Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas e comunicar ao Enfermeiro alterações que possam determinar riscos ao paciente;

- Executar procedimentos diversos, tais como: punção venosa, administração de medicamentos, curativos simples, sondagem vesical, sondagem gástrica, aspiração de vias aéreas, enteroclisma, enema, aplicação de calor e frio, entre outros.

- Executar tarefas referentes à conservação e aplicação de imunobiológicos;

- Realizar glicemia capilar para subsídio de diagnóstico;

- Colher e encaminhar material para exames laboratoriais;

- Preparar, encaminhar e acompanhar pacientes para exames, consultas e tratamentos;

- Auxiliar a equipe médica e o Enfermeiro nos procedimentos de rotina e de emergência;

- Levar, receber, conferir, distribuir e/ou guardar material proveniente do CME e suprimentos;

- Zelar e executar a limpeza e a conservação dos materiais e equipamentos utilizados na Unidade de trabalho;

- Realizar a reposição de materiais nas unidades;

- Prestar cuidados pós-morte;

- Proceder a limpeza concorrente da Unidade após alta, óbito e transferência de paciente;

- Auxiliar o Enfermeiro na execução dos programas de educação para a saúde;

- Participar de reuniões e aulas de aprimoramento, quando convocado;

- Fazer desinfecção de painéis de reprocessamento;

- Providenciar os materiais necessários para o trabalho diário, conforme orientação do enfermeiro;

- Receber e guardar roupas vindas da rouparia;

- Manter o estoque de roupas em ordem e abastecido;

- Realizar monitorização não invasiva do paciente;

- Auxiliar no posicionamento do paciente para o início do procedimento anestésico e cirúrgico;

- Auxiliar as equipes anestésica e cirúrgica durante o procedimento;

- Verificar as conexões dos cabos e acessórios nos equipamentos que serão utilizados e retirar o excesso de material da sala;

- Proceder a lavagem e desinfecção do instrumental cirúrgico e materiais em geral;

- Participar da programação da assistência de Enfermagem;

- Participar da orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar;

- ASSISTIR O ENFERMEIRO:

- No planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de Enfermagem

- Na prestação de cuidados diretos de Enfermagem a pacientes em estado grave

- Na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral em programas de vigilância epidemiológica

- Na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar

- Na prevenção e controle sistemática de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde

- Participação nos programas e nas atividades de assistência integral à saúde individual e de grupos específicos, particularmente daqueles prioritários e de alto risco

- Participação nos programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e de doenças profissionais do trabalho

RESPONSABILIDADES

- Cumprir e fazer cumprir o regulamento do Hospital das Clínicas e demais normas da DIVISÃO DE HOSPITAL AUXILIAR DE SUZANO no que se refere às ordens de serviço gerais e as específicas;

- Respeitar as diretrizes do Código de Ética de Enfermagem;

- Respeitar o sigilo das informações pertinentes à área e ao paciente/família;

- Manter organizada a documentação do paciente sob sua responsabilidade, bem como a documentação da instituição;

- Zelar pelo equipamento, material e ambiente de trabalho.

DOS SALÁRIOS

4. A remuneração o inicial para a função-atividade de TÉCNICO DE ENFERMAGEM, em jornada de trabalho de 30 (trinta) horas semanais é de R$ 961,44 mensais e, corresponde ao Padrão 3-A, da Escala de Vencimentos - Nível Intermediário, da Área Saúde e gratificações, conforme legislação vigente.

DAS INSCRIÇÕES

5. São condições para inscrição:

5.1. ser brasileiro, nato ou naturalizado ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições de lei, no caso de estrangeiros;

5.2. possuir idade mínima de 18 anos, até a data de encerramento das inscrições;

5.3. quando do sexo masculino, haver cumprido as obrigações para com o Serviço Militar; 5.4. estar quites com a Justiça Eleitoral;

5.5. ter o DIPLOMA ou CERTIFICADO ou ATESTADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO, expedido por escola oficial ou reconhecida;

5.6. ter DIPLOMA ou CERTIFICADO ou ATESTADO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM;

5.7. ter CÉDULA DE IDENTIDADE DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM - TÉCNICO DE ENFERMAGEM - COREN OU DA FRANQUIA PROVISÓRIA DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE;

5.8. ter CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA;

5.9. a apresentação dos documentos comprobatórios das condições exigidas nos itens 5.1 a 5.4 será feita em data a ser fixada por Edital, publicado no Diário Oficial do Estado, após a HOMOLOGAÇÃO do concurso público e antes da admissão;

5.10. a não apresentação dos documentos na data fixada, eliminará o candidato do concurso público, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

6. Para inscrever-se o candidato deverá:

6.1. preencher a ficha que deverá ser extraída do site www.hcnet.usp.br e o preenchimento, a data e a assinatura devem ser sem rasuras, de forma legível, correta e completa, utilizando caneta esferográfica azul ou preta.

6.2. grampear na ficha de inscrição;

a. cópia da CÉDULA DE IDENTIDADE OU PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO;

b. cópia do DIPLOMA ou CERTIFICADO ou ATESTADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO, expedido por escola oficial ou reconhecida;

c. cópia do DIPLOMA ou CERTIFICADO ou ATESTADO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM;

d. cópia da CÉDULA DE IDENTIDADE DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM - TÉCNICO DE ENFERMAGEM - COREN OU DA FRANQUIA PROVISÓRIA DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE;

e. original do comprovante de depósito bancário individual da taxa de inscrição para cada inscrição a favor da Agência 7044-0 - Conta 130007-5 no valor de R$40,57 (quarenta reais e cincoenta e sete centavos), de acordo com a Tabela da CAT - Coordenadoria de Administração Tributária, efetuado em qualquer AGÊNCIA do BANCO DO BRASIL S.A. de preferência próxima a residência do candidato exceto nas agências Clovis Bevilacqua, Matriz, Secretaria da Saúde e as localizadas em Forum;

f. o candidato portador de deficiência deverá verificar se as atribuições do cargo, são compatíveis com a deficiência de que é portador e deverá ANEXAR A FICHA DE INSCRIÇÃO ORIGINAL DO ATESTADO MÉDICO descrevendo o tipo e o grau de deficiência que apresenta, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como se necessita ou não de condições especiais para submeter-se às provas e na ausência desse atestado médico o candidato não poderá usufruir do que dispõem as Leis Complementares n.º 683, de 18/9/92 e 932, de 08/11/2002 e será considerado como não portador de deficiência. O candidato que não declarar ser portador de deficiência, no ato da inscrição, e/ou não atender ao solicitado, não será considerado portador de deficiência, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação, não terá as condições especiais solicitadas providenciadas, não concorrerá às vagas reservadas, seja qual for o motivo alegado.

g. o candidato amparado pela Lei Estadual 12.782 de 20 de dezembro de 2007 deverá juntar comprovantes comprobatórios solicitados no subitem 6.6.

h. o candidato amparado pela Lei Estadual 12.147 de 12 de dezembro de 2005 deverá juntar comprovante comprobatório solicitado no subitem 6.7.

6.3. declarar que: tomou ciência do Edital e Instruções Especiais; as informações prestadas são verídicas; possui os documentos comprobatórios das condições exigidas para inscrição, conforme item 5 do presente edital.

6.4. colocar a ficha de inscrição e documentos grampeados dentro de envelope e enviar pelo correio, CARTA REGISTRADA + AVISO DE RECEBIMENTO (AR), para o seguinte endereço: Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 225 - 1º. andar - Prédio da Administração - Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 05403-010.

6.5. o comprovante de inscrição para o concurso público será o comprovante fornecido pelo correio (AR) e o número de inscrição será o mesmo.

6.6. em atendimento à Lei Estadual 12.782, de 20 de dezembro de 2007, o candidato terá direito à redução de 50% (cinqüenta por cento) do valor do pagamento da taxa de inscrição, desde que, CUMULATIVAMENTE, atenda aos seguintes requisitos:

a. SEJAM ESTUDANTES, assim considerados os que se encontrem regularmente matriculados em uma das séries do ensino fundamental ou médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação E cumulativamente PERCEBAM REMUNERAÇÃO MENSAL INFERIOR A 2 (DOIS) SALÁRIOS MÍNIMOS OU ESTEJAM DESEMPREGADOS;

b. para a comprovação das condições acima estabelecidas, o CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR: certidão ou declaração expedida por instituição de ensino pública ou privada comprovando sua condição estudantil ou carteira de identidade estudantil ou documento similar expedido por instituição de ensino pública ou privada ou por entidade de representação discente

E cumulativamente o comprovante de renda especificando perceber remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou declaração por escrito da condição de desempregado.

6.7. em atendimento à Lei Estadual 12.147, de 12 de dezembro de 2005, o candidato terá direito a isenção do pagamento de taxa de inscrição desde que, comprove a doação de sangue, que não poderá ser inferior a 3 (três) vezes em um período de 12 (doze) meses e para comprovação da qualidade de doador de sangue, deverá apresentar documento expedido somente pela entidade coletora credenciada pela União, pelo Estado ou por Município.

7. O Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos publicará no Diário Oficial do Estado as inscrições deferidas e indeferidas.

7.1 Serão consideradas deferidas as inscrições postadas pelas agências do correio durante o período determinado para inscrições de acordo com o Edital e Instruções Especiais.

7.2 O candidato terá sua inscrição indeferida se:

a. não for brasileiro nato ou naturalizado ou não gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições de lei, no caso de estrangeiros;

b. não possuir idade mínima de 18 anos até o último dia de inscrição;

c. a data de postagem do envio da ficha de inscrição CARTA REGISTRADA + AR (Aviso de Recebimento), não estiver dentro do prazo de inscrição;

d. não apresentar o comprovante original e individual de depósito bancário;

e. o valor do depósito bancário referente a taxa de inscrição não for correspondente à função pleiteada;

f. o deposito bancário não corresponder ao período de inscrição;

g. não apresentar os documentos comprobatórios necessários à concessão da redução da taxa de inscrição, bem como, o valor do depósito bancário não corresponder ao valor da taxa reduzida;

h. não apresentar documento comprobatório necessário à isenção do pagamento de taxa de inscrição;

i. não apresentar cópia do Certificado ou Diploma de conclusão da escolaridade, curso de especialização ou capacitação, comprovante de experiência na função quando exigidos nas Instruções Especiais;

j. não apresentar cópia da Cédula de Identidade do Conselho Regional de Classe ou da franquia provisória dentro do prazo de validade, exigida para o exercício da função pleiteada;

k. não apresentar o original da ficha de inscrição preenchida;

l. as inscrições forem por telegrama, fac-simile (original ou cópia), Internet e outras formas.

8. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será restituída em hipótese alguma. DAS PROVAS

9. As provas serão escritas e realizadas em DUAS partes:

- PROVA A - CONHECIMENTOS GERAIS (atualidades e conhecimentos básicos de informática) - sendo 15 QUESTÕES de MÚLTIPLA ESCOLHA valendo 2 pontos cada questão, conforme programa anexo, avaliada de 0 (zero) a 30 (trinta) pontos.

- PROVA B - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - sendo 35 QUESTÕES de MÚLTIPLA ESCOLHA valendo 2 pontos cada questão, conforme programa anexo, avaliada de 0 (zero) a 70 (setenta) pontos

DA BANCA EXAMINADORA

10. As provas serão realizadas por Banca Examinadora.

11. Não poderá integrar a Banca Examinadora, o profissional que:

11.1. tenha relação de parentesco até terceiro grau, inclusive por afinidade, com algum dos candidatos inscritos no concurso (art. 134, V, do Código de Processo Civil, art. 18, II da Lei n.º 9784/99 e Edital do Ministério Público);

11.2. seja cônjuge ou companheiro de algum candidato (art. 134, V, do Código de Processo Civil, art. 18, II da Lei n.º 9784/99 e Edital do Ministério Público);

11.3. seja amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer dos candidatos (art. 135, I, do Código de Processo Civil, art. 20, da Lei n.º 9784/99 e Código de Ética da USP);

11.4. tenha vinculação funcional atual com o candidato (art. 135, V, do Código de Processo Civil e Código de Ética da USP).

12. Compete ao indicado a compor a Banca Examinadora declarar-se impedido ou suspeito nas hipóteses elencadas no item anterior, sob pena de ensejar a anulação do certame, incidir em falta grave com a respectiva responsabilização funcional.

DO JULGAMENTO DAS PROVAS

13. A PROVA A será avaliada na escala de 0 a 30 (trinta) pontos, a PROVA B será avaliada na escala de 0 a 70 ( setenta) pontos.

14. O candidato portador de deficiência participará do concurso juntamente com os demais candidatos em igualdade de condições no que diz respeito ao conteúdo e avaliação das provas.

DA HABILITAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO

15. Será considerado aprovado o candidato que obtiver NOTA MÍNIMA DE 70 (SETENTA) PONTOS A PARTIR DA SOMATÓRIA DAS PROVAS A e B.

16. Os candidatos habilitados serão classificados de acordo com a média final.

17. Em caso de igualdade de classificação terá preferência para ingresso, sucessivamente o candidato que:

17.1. obtiver maior nota na PROVA A;

17.2. obtiver maior nota na PROVA B;

17.3. tiver maior número de filhos;

17.4. for casado;

17.5. maior idade.

18. Haverá duas listas uma geral com a relação de todos os candidatos aprovados e uma especial com a relação dos portadores de deficiência aprovados.

19. As vagas reservadas nos termos do artigo 1o da Lei Complementar n.º 683, de 18.9.92, ficarão liberadas se não tiver ocorrido inscrição no concurso, ou aprovação de candidatos portadores de deficiência.

20. Na hipótese prevista no parágrafo anterior, será elaborada somente 1 (uma) lista de classificação geral.

21. Após a publicação no Diário Oficial do Estado das listas geral e especial, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da data da convocação publicada no Diário Oficial do Estado, os candidatos que no ato da sua inscrição declararam sua deficiência deverão submeter-se a perícia médica para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições da função.

22. A perícia será realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT do HCFMUSP, por especialista na área de deficiência de cada candidato, devendo o laudo ser proferido no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados do respectivo exame.

23. Quando a perícia concluir pela inaptidão do candidato, constituir-se-á, no prazo de 5 (cinco) dias úteis junta médica para nova inspeção, da qual poderá participar profissional indicado pelo interessado.

24. A indicação do profissional pelo interessado deverá ser feita no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da ciência do laudo elaborado pela junta médica.

25. A junta médica deverá apresentar conclusão no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da realização do exame.

26. Não caberá qualquer recurso da decisão proferida pela junta médica.

27. Findo o prazo estabelecido no item anterior o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos publicará o resultado final no Diário Oficial do Estado com as listas de classificação geral e especial, das quais serão excluídos os portadores de deficiência considerados inaptos na perícia médica.

28. O candidato cuja deficiência for configurada para a função na qual se candidatou e considerado apto pela perícia médica, constará das listas de classificação geral e especial.

29. O candidato cuja deficiência não for configurada para a função na qual se candidatou, constará apenas da lista de classificação geral.

30. O concurso só poderá ser homologado depois da realização dos exames mencionados nos itens 21 à 25.

DA HOMOLOGAÇÃO

31. O Superintendente do HCFMUSP, homologará o Concurso Público, a vista do relatório apresentado, a partir da publicação do resultado final.

DO PRAZO DE VALIDADE

32. O prazo de validade do concurso será de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação.

33. O prazo mencionado no item anterior poderá ser prorrogado por igual período, segundo a legislação vigente.

DA EXECUÇÃO DAS PROVAS

34. A convocação para as provas será feita através de Edital, publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis.

35. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar pelo Diário Oficial do Estado ou pela Internet no site www.imesp.com.br as publicações de todas as etapas referentes a este concurso, não sendo aceita como justificativa de ausência a alegação de desconhecimento ou comparecimento em datas, locais e horários incorretos, uma vez que a comunicação oficial dar-se-á através de publicações no Diário Oficial do Estado.

36. Os candidatos deverão comparecer ao local das provas, pelo menos 30 minutos antes do horário determinado, MUNIDOS DE UM DOS SEGUINTES DOCUMENTOS NO ORIGINAL: documento hábil de identidade original (Carteira de Identidade - RG) ou Carteira do Órgão de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação, com fotografia, expedida nos termos da Lei Federal n.º 9503, de 23 de setembro de 1997 e caneta esferográfica azul ou preta, não sendo permitido o uso de qualquer crachá de identificação funcional.

37. Os documentos deverão estar em perfeitas condições de forma a permitir a identificação do candidato com clareza.

38. Não será permitido o ingresso do candidato à sala de prova:

38.1. sem a apresentação de um dos documentos hábeis de identificação definidos no item 36; 38.2. após o horário estabelecido.

39. O candidato será eliminado do concurso quando:

39.1. ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal ou antes de decorridos trinta minutos do início da prova;

39.2. durante a realização da prova for surpreendido em comunicação com outro, verbalmente, por escrito ou qualquer outra forma, bem como utilizando-se de livros ou apontamentos, impressos, calculadoras, pagers, telefones celulares, ou qualquer outro meio eletrônico;

39.3. não devolver integralmente o material recebido;

39.4. perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

40. Não haverá segunda chamada ou repetição de provas, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

41. Concluída a avaliação das provas as notas obtidas pelos candidatos serão publicadas no Diário Oficial do Estado e disponibilizadas na Internet no site www.imesp.com.br.

42. O candidato poderá apresentar pedido de revisão de notas ao Superintendente do HCFMUSP, no prazo de 3 (três) dias úteis, a contar da data da publicação das notas das provas no Diário Oficial do Estado.

43. O pedido de revisão de notas apresentado fora do prazo estabelecido no item anterior não será aceito seja qual for o motivo alegado.

44. A decisão do pedido de revisão de notas será publicada no Diário Oficial do Estado.

45. A decisão publicada poderá, eventualmente, alterar a nota/classificação inicial obtida pelo candidato para uma nota/classificação superior ou inferior, ou ainda poderá ocorrer a desclassificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida para habilitação

46. Esgotado o prazo previsto no item anterior será publicado no Diário Oficial do Estado, o resultado final do concurso com a indicação do número de inscrição, nome do candidato, número do RG, nota obtida na prova A, nota obtida na prova B, média e a classificação.

DOS RECURSOS

47. Realizadas as provas do concurso público, terá o candidato prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data da realização da prova, para apresentar recurso.

48. O recurso interposto fora do prazo estabelecido no item anterior não será aceito seja qual for o motivo alegado.

49. A matéria do recurso será restrita à alegação de irregularidade insanável ou de preterição de formalidade essencial e não terá efeito suspensivo.

50. O recurso, devidamente instruído, deverá ser dirigido ao Superintendente do HCFMUSP.

51. O Superintendente deverá proferir decisão fundamentada sobre o assunto, no prazo de 20 (vinte) dias, a contar da data do protocolamento do recurso, com a determinação, se for o caso, da anulação parcial ou total do concurso público.

52. A decisão do recurso será publicada no Diário Oficial do Estado. DA ADMISSÃO

53. A Divisão de Recursos Humanos, por meio do Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal, convocará, através da publicação no Diário Oficial do Estado, os candidatos para a contratação, respeitada sempre a ordem rigorosa de classificação do resultado final.

54. O candidato terá exaurido os direitos decorrentes de sua habilitação no concurso público, para efeito de ingresso, quando se recusar expressamente à contratação ou deixar de atender ao disposto no item anterior.

55. O HCFMUSP reserva-se o direito de não admitir o candidato que já tenha sido seu servidor e que tenha tido seu contrato de trabalho rescindido.

56. Os candidatos convocados na forma do item 53 serão submetidos a exame médico a ser realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT do HCFMUSP e somente serão admitidos aqueles que forem considerados aptos para a função-atividade.

57. Os candidatos que forem considerados aptos pelo SESMT, serão admitidos sob o regime da CLT por prazo determinado de 90 (noventa) dias para prestar serviços essenciais no HCFMUSP, de acordo com as escalas de serviço e dentro dos horários determinados que poderão variar entre diurno, noturno e misto ou na forma de revezamento.

58. Os candidatos admitidos, após treinamento e avaliação de desempenho do período experimental de 90 (noventa) dias considerada satisfatória terão seus contratos de trabalho transformados em contrato por tempo indeterminado.

59. Os candidatos que já exercem cargo ou função no serviço público em geral poderão ser contratados após consulta ao Grupo de Análise de Acumulação de Cargos do HCFMUSP e publicação de parecer favorável desse Grupo no Diário Oficial do Estado.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

60. A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do concurso público, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

61. A inscrição implicará no conhecimento das presentes instruções e no compromisso da aceitação das condições do concurso público aqui estabelecidas.

62. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concursos Públicos, ouvidas as autoridades competentes.

PROGRAMA

CONHECIMENTOS GERAIS

1. Conhecimentos Gerais (atualidades e micro informática - ambiente Windows: Word e Excel)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Fundamentos de Enfermagem

2. Ética e Legislação Profissional

3. Enfermagem na Saúde do Adulto

4. Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material

5. Enfermagem na Saúde do Recém-Nascido, da Criança e Adolescente

6. Enfermagem na Saúde da Mulher

7. Enfermagem na Saúde Coletiva

8. Enfermagem na Saúde do Idoso

9. Enfermagem na Família

10. Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiatria

11. Enfermagem na Assistência do paciente crítico

12. Cuidados de Enfermagem no Preparo e Administração de Medicamentos

13. Segurança do Paciente

14. Humanização na Assistência de Enfermagem

15. Administração em Enfermagem

BIBLIOGRAFIA

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- BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Calendários Básicos de Vacinação da criança, do adolescente , do adulto e do idoso. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude

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- COREN-SP. Anotações de Enfermagem. Plenário 2008-2011. Disponível em: http://inter.corensp

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- COREN-SP; REBRAENSP. 10 Passos para a Segurança do Paciente, 2010. Disponível em: http://inter.corensp.gov.br/sites/default/files/10 passos seguranca paciente.pdf (Janeiro/2011)

- GIOVANI, Arlete Mazzini Miranda. Medicamentos: Cálculo de Dosagens-Guia de Consulta Rápida. 3ª Ed. São Paulo, Scrinium, 2006.

- IRON, GLENN. Feridas - Novas Abordagens, Manejo Clinico e Atlas em cores. Edit. Guanabara Koogan S.A.

- MINISTERIO DA SAUDE. Secretaria de Políticas de Saúde. Saúde da Criança - Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Série Cadernos da Atenção Básica; nº 11. Série A. Normas e Manuais Técnicos, nº. 173. Brasília - DF. 2002.

- OGUISSO, Taka; ZOBOLI, Elma. Ética e Bioética: Desafios para a Enfermagem e a Saúde. 1ª Ed., Sã Paulo, Manole, 2006.

- PROFAE, Profissionalização de Auxiliares de Enfermagem: cadernos do aluno, Fundamentos de Enfermagem. - 2a ed. Brasília, Ministério da Saúde: Rio de Janeiro : Fiocruz, 2003. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pae cad6.pdf (Janeiro/2011)

- STEFANELLI, Magda Costa; FUKUDA, Ilza Marlene Kaue; ARANTES; Evalda Cançada. Enfermagem Psiquiátrica em suas dimensões assistenciais. 1ª Ed. São Paulo, Manole, 2008.

- KURCGANT PAULINA - Administração em Enfermagem - Editora EPU - 1991

- VOLPATO A.C.P. - Enfermagem em Emergência - Editora Martinari, 2010

CONHECIMENTOS GERAIS: assuntos de destaque nacional e internacional veiculado na imprensa falada e escrita no Brasil desde outubro de 2011 até atualmente.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA

- Braga, William César. Informática elementar: Windows XP, Word 2003 e Excel 2003. 2ª. Edição. São Paulo: Atlas Books, 2003

- SILVA, Mário Gomes da. Informática: terminologia básica, Windows XP, Word XP, Excel XP, 5ª. Edição. São Paulo: Érica, 2005

AS PROVAS SERÃO ESCRITAS E REALIZADAS EM DUAS PARTES:

- PROVA A - CONHECIMENTOS GERAIS (atualidades e conhecimentos básicos de informática) - sendo 15 QUESTÕES de MÚLTIPLA ESCOLHA valendo 2 pontos cada questão, conforme programa anexo, avaliada de 0 (zero) a 30 (trinta) pontos.

- PROVA B - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - sendo 35 QUESTÕES de MÚLTIPLA ESCOLHA valendo 2 pontos cada questão, conforme programa anexo, avaliada de 0 (zero) a 70 (setenta) pontos