Prefeitura de Domingos Martins - ES

Notícia:   Emprego para Professor em Domingos Martins - ES

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

EDITAL Nº 01/2008

Edital de Abertura de Inscrição do Concurso Público para Ingresso nos Cargos de Provimento Efetivo do Plano de Cargos e Carreira do Magistério da Prefeitura Municipal de Domingos Martins - ES.

A Prefeitura Municipal de Domingos Martins, Estado do Espírito Santo, torna público que fará realizar Concurso Público, destinado ao Provimento de Cargos, de acordo com as vagas existentes conforme Plano de Carreira e Vencimentos do Magistério, Leis nº. 1438/1998, de 17 de abril de 1998 e 1.795/2006 de 28/06/2006.

O Concurso Público será realizado sob a responsabilidade da empresa Fokus Pesquisa e Serviços Ltda.

1 - DOS CARGOS - OBJETO DO CONCURSO PÚBLICO

1.1. O Quadro abaixo apresenta informações sobre os cargos, jornada de trabalho, escolaridade, pré-requisitos, salários e vagas.

1.2. As disciplinas e programas para estudo encontram-se nos quadros anexo constante deste edital.

Código

Cargo

Jornada de Trabalho / Semanal

Escolaridade Completa

Pré-Requisito

Salário R$

Vagas

01

Professor MAPA - Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries *

25 H

Nível médio na Modalidade Normal

Habilitação para o exercício do Magistério nas séries iniciais do ensino fundamental em nível médio ou Superior.

407,92

50

02

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - LÍNGUA PORTUGUESA

25 H

Superior

Licenciatura plena na área e/ ou formação/ complementação pedagógica na área específica para portadores de diplomas de Educação Superior que queiram dedicar-se à educação básica (Inciso II do art. 63 da LBD 9.394/96 e anexo II do art. 8° da Lei Municipal 1.438/98).

611,89

05

03

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - MATEMÁTICA

25 H

Superior

Licenciatura plena na área e/ ou formação/ complementação pedagógica na área específica para portadores de diplomas de Educação Superior que queiram dedicar-se à educação básica (Inciso II do art. 63 da LBD 9.394/96 e anexo II do art. 8° da Lei Municipal 1.438/98).

611,89

05

04

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - GEOGRAFIA

25 H

Superior

Licenciatura plena na área e/ ou formação/ complementação pedagógica na área específica para portadores de diplomas de Educação Superior que queiram dedicar-se à educação básica (Inciso II do art. 63 da LBD 9.394/96 e anexo II do art. 8° da Lei Municipal 1.438/98).

611,89

02

05

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série -HISTÓRIA

25 H

Superior

Licenciatura plena na área e/ ou formação/ complementação pedagógica na área específica para portadores de diplomas de Educação Superior que queiram dedicar-se à educação básica (Inciso II do art. 63 da LBD 9.394/96 e anexo II do art. 8° da Lei Municipal 1.438/98).

611,89

01

06

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - CIÊNCIAS

25 H

Superior

Licenciatura plena na área e/ ou formação/ complementação pedagógica na área específica para portadores de diplomas de Educação Superior que queiram dedicar-se à educação básica (Inciso II do art. 63 da LBD 9.394/96 e anexo II do art. 8° da Lei Municipal 1.438/98).

611,89

05

07

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - ARTES

25 H

Superior

Licenciatura plena na área e/ ou formação/ complementação pedagógica na área específica para portadores de diplomas de Educação Superior que queiram dedicar-se à educação básica (Inciso II do art. 63 da LBD 9.394/96 e anexo II do art. 8° da Lei Municipal 1.438/98).

611,89

04

08

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - EDUCAÇÃO FÍSICA**

25 H

Superior

Licenciatura plena na área e/ ou formação/ complementação pedagógica na área específica para portadores de diplomas de Educação Superior que queiram dedicar-se à educação básica (Inciso II do art. 63 da LBD 9.394/96 e anexo II do art. 8° da Lei Municipal 1.438/98).

611,89

08

09

Professor MAPP

25 H

Superior

Graduação em pedagogia/normal superior com habilitação para Administração/Gestão, Planejamento Escolar, Supervisor Escolar, Orientador Educacional e Inspetor Escolar ou em nível de pós graduação/especialização nas habilitações acima citadas e no mínimo 1 ano de experiência em docência, conforme dispõe a LDB/96.

611,89

11

* Em caso de aprovação o candidato deverá comprovar no momento da posse que possui no mínimo curso na área de Educação Infantil com carga horária de 120h fornecida por instituição de Ensino devidamente credenciada para tal fim ou formação superior na área, fornecida por instituição credenciada pelo MEC.

** Em caso de aprovação o candidato deverá comprovar no momento da posse registro no CREFIS.

2 - DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NOS CARGOS

2.1. O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este edital será investido no cargo, se atendidas as seguintes exigências:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado, ou atender a legislação em vigor;

b) ter na data da posse 18 (dezoito) anos completos;

c) estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;

d) possuir formação ou habilitação conforme o caso e comprová-la no momento da posse para o cargo a que concorre;

e) possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por médico do trabalho credenciado pelo Município;

f) declaração de órgão público, ao qual esteja vinculado o candidato à data da posse, de não estar respondendo a procedimento administrativo disciplinar (sindicância ou inquérito), nem ter sofrido penalidade administrativa de suspensão por fatos que possam comprometer a idoneidade do candidato para o exercício do cargo público ao qual concorre;

g) não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória, ou seja, 70 anos;

h) não receber proventos de aposentadoria oriunda de Cargo ou função exercidos perante a União, Estado, Distrito Federal, Município e suas Autarquias, Empresas ou Fundações, conforme preceito o art. 37, § 10 da Constituição Federal, ressalvadas as acumulações do Inciso XVI do citado dispositivo constitucional, os cargos eletivos e os Cargos em Comissão;

j) ser aprovado no processo seletivo;

j) declaração firmada pelo candidato, da qual conste não haver sofrido condenação definitiva por crime ou contravenção, nem penalidade disciplinar de demissão, no exercício de cargo ou de destituição de função pública;

k) apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse;

2.2. A falta de comprovação de qualquer de um dos requisitos especificados no subitem 2.1 e daqueles que vierem a ser estabelecido na letra "k", impedirá a posse do candidato.

3 - DAS INSCRIÇÕES

3.1 A inscrição será efetuada exclusivamente via Internet, conforme procedimentos especificados a seguir, ou conforme descrito no subitem 3.3.

3.1.1 TAXAS:

a) A tabela abaixo demonstra o valor da inscrição dos cargos, conforme o grau de escolaridade exigido:

GRAU DE ESCOLARIDADE

VALOR R$

Ensino médio

30,00

Ensino Superior

40,00

3.1.2 Será admitida a inscrição exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.fokusserv.com.br solicitada no período entre 10 horas do dia 28 de janeiro de 2008 e 23 horas e 59 minutos do dia 08 de fevereiro de 2008, observado o horário oficial de Brasília/DF.

3.1.3 A FOKUS não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

3.1.4 O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição exclusivamente por meio do depósito identificado, pelo qual será confirmada a inscrição efetuada via internet. Outra forma de pagamento não gera a confirmação da inscrição.

3.1.4.1 O boleto do depósito identificado é gerado automaticamente e exclusivamente no endereço eletrônico www.fokusserv.com.br após o correto preenchimento do formulário de inscrição. O boleto deverá ser impresso para o pagamento da taxa de inscrição imediatamente após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição online.

3.1.4.2 O depósito identificado poderá ser efetuado nas agências do Banestes ou nos postos credenciados.

3.1.4.3 O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 11 de fevereiro de 2008.

3.1.4.4 As inscrições efetuadas somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição.

3.2 O comprovante de inscrição do candidato estará disponível no endereço eletrônico www.fokusserv.com.br, à partir do dia 29/02/2008, desde que seja a referida inscrição acatada, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento, que indispensável para ter acesso ao local de prova.

3.3 Os interessados em se inscreverem no Concurso Público e não dispuserem de acesso à Internet, deverão se dirigir à EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth (antiga CNEC), localizada na Travessa Augusto Schwambach, n˚87 - Centro - Domingos Martins - ES - no horário de 08h às 17h munidos de documentos pessoais. Neste local a FOKUS disponibilizará uma equipe para realizar as inscrições, também via internet.

4 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO

4.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

4.1.1 O candidato que possuir habilitação poderá fazer inscrição para dois cargos, sendo que neste caso pagará duas taxas de inscrição.

4.1.2 As provas para o cargo de Professor MAPA - Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Professor MAPB Séries Finais do Ensino Fundamental ocorrerão no período matutino (manhã);

4.1.3 As provas para o cargo de Professor MAPP Pedagogo ocorrerão no período vespertino (tarde).

4.1.4 Uma vez efetivada a inscrição, não será permitida a sua alteração e, em nenhuma hipótese, serão aceitos pedidos de alteração.

4.2 É vedada a inscrição condicional, a extemporânea, a via postal, a via fax ou a via correio eletrônico.

4.3 É vedada a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros.

4.4 Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e RG do candidato.

4.5 As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a FOKUS do direito de excluir do Processo Seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e correta.

4.6 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Prefeitura Municipal de Domingos Martins.

4.7 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto nos casos previstos no Decreto Municipal nº 1223/2008, de 18 de janeiro de 2008, conforme procedimentos descritos a seguir.

4.7.1 Nos termos de Decreto 1223/2008, poderá solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição neste Processo Seletivo o candidato que se enquadra na condição de baixa renda.

4.7.1.1 Conforme define o Decreto, entende-se como baixa renda aquele que:

a) não possuir renda superior a dois salários mínimos vigente no país;

b) a renda familiar dos que residem sob o mesmo teto não ultrapassar 02 (dois) salários mínimos;

c) não estiver recebendo seguro desemprego, ou qualquer outro benefício previdenciário, seja ele público ou privado.

4.7.1.2 Para a concessão da isenção de que trata o Decreto, o candidato(a) deverá comprovar no momento da inscrição, que se enquadra na condição de baixa renda, mediante a apresentação de declaração formal e apresentação dos seguintes documentos:

a) Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e contrato de trabalho (no caso dos desempregados, deverão ser apresentadas as folhas em branco da carteira de trabalho, subseqüentes a última demissão), se houver;

b) Cópia do comprovante de inscrição no PIS/PASEP;

c) Cópia do Título de eleitor;

d) Cópia de uma conta de cobrança de serviços públicos (luz, água ou telefone) em nome do requerente ou de algum dos membros da família que reside sobre o mesmo teto;

e) cópia da publicação do ato que o(a) desligou do serviço público, se for o caso.

4.7.1.3 Os documentos constantes do subitem 4.7.1.2 poderão ser entregues por meio de cópia autenticada em cartório ou original acompanhado de cópia simples para conferência.

4.7.1.4 Recebida a documentação, a mesma será encaminhada à Comissão para Organização do Concurso Público que emitirá parecer definitivo e irrecorrível deferindo ou indeferindo a solicitação.

4.7.2 O interessado que preencher os requisitos dos dispositivos citados no subitem 4.7.1 e desejar isenção de pagamento da taxa de inscrição neste Processo Seletivo deverá comparecer à: EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth, localizada na Travessa Augusto Schwambach, n˚87 - Centro - Domingos Martins - ES - no horário de 08h às 17h, no período compreendido entre os dias 28 a 31 de janeiro de 2008, e entregar o requerimento de isenção disponibilizado no mesmo endereço, devidamente preenchido, instruindo-o com os documentos mencionados no subitem 4.7.1.2.

4.7.3 As informações prestadas no formulário, bem como a documentação apresentada, serão de inteira responsabilidade do candidato, respondendo este, por qualquer falsidade.

4.7.4 Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:

a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar e/ou falsificar documentação;

c) pleitear a isenção, sem apresentar cópia dos documentos previstos no subitem 4.7.1.2;

d) não observar o prazo e os horários estabelecidos no subitem 4.7.2 deste edital.

4.7.5 Não será permitida, após a entrega do requerimento de isenção e dos documentos comprobatórios, a complementação da documentação bem como revisão e/ou recurso.

4.7.6 Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição via postal, via fax ou via correio eletrônico.

4.7.7 Cada pedido de isenção será analisado e julgado pela Comissão Municipal responsável pelo acompanhamento do Concurso Público, designada pelo Decreto 1214/2008 de 08 de janeiro de 2008, que poderá utilizar do conhecimento de outros profissionais da Prefeitura Municipal de Domingos para assessorá-los nesta tarefa, exceto aqueles que tenham algum envolvimento direto ou indireto com qualquer fase do Concurso Público.

4.7.8 A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 07 de fevereiro de 2008, no endereço eletrônico www.fokusserv.com.br e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Domingos Martins e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

4.7.9 Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos, para efetivar a sua inscrição no Processo Seletivo, deverão acessar o endereço eletrônico www.fokusserv.com.br e imprimir o boleto de depósito identificado - opção 2ª via guia de depósito - para pagamento até o dia 11 de fevereiro de 2008, conforme procedimentos descritos neste edital.

4.7.10 O interessado que não tiver seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e no prazo estabelecidos no item anterior estará automaticamente excluído do Processo Seletivo.

4.8 O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado no local de realização das Provas Objetiva, Redação/Discursiva e Prova de Títulos.

4.9 O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo/formação por ocasião da prova de títulos, bem como, se aprovado for, no ato da posse.

5 - DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

5.1 Em cumprimento ao disposto no Art. 37, inciso VIII da Constituição da República Federativa do Brasil, ficam reservados 5% (cinco por cento) do total das vagas de cada cargo, destinadas ao candidato com deficiência, compatível com a atividade escolhida.

5.1.1 Na hipótese da aplicação do percentual resultar número fracionado, a fração será arredondada para 1 (uma), se a fração for igual ou superior a 0,5 (cinco décimos); se a fração for inferior a 0,5 (cinco décimos), será arredondada para baixo. Considerar-se-ão os arredondamentos, nas nomeações posteriores, esclarecendo-se tal circunstância por ocasião da ocorrência. As vagas serão preenchidas pelos demais aprovados, com estrita observância da ordem de classificação.

5.1.1.1 O candidato com deficiência concorrerá em igualdade de condições com os demais candidatos.

5.2 Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá:

a) no ato da inscrição, declarar-se com deficiência;

b) comprovar mediante laudo médico (original ou cópia autenticada), emitido nos últimos 03 (três) meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência, na forma do subitem 5.2.1. O laudo médico deverá atestar também a compatibilidade da deficiência com o exercício das atividades do cargo pretendido.

5.2.1 O fornecimento do laudo médico (original ou cópia autenticada), é de responsabilidade exclusiva do candidato, sendo que a FOKUS não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada do laudo a seu destino.

5.2.1.1 O Laudo deverá ser entregue no protocolo geral da Prefeitura Municipal de Domingos Martins impreterivelmente até o dia 08.02.2008, em envelope que contenha o nome do candidato e o cargo para o qual se inscreveu endereçado à FOKUS ou enviar via SEDEX com AR, para a Fokus Pesquisa e Serviços Ltda para o seguinte endereço: Rua 19 de novembro nº 19, 2º pavimento, Bairro Novo Horizonte, CEP 29902-190 Linhares/ES.

5.2.1.2 O laudo médico (original ou cópia autenticada) referido no subitem 5.2"b" poderá, ainda, ser entregue, até o dia 08 de fevereiro de 2008, das 8 h às 17 h, pessoalmente ou por terceiro, no endereço descrito no subitem anterior.

5.3 O laudo médico (original ou cópia autenticada) terá validade somente para este Processo Seletivo e não será devolvido, assim como não serão fornecidas cópias desse laudo.

5.3.1 A relação dos candidatos que tiveram a inscrição deferida para concorrer na condição de deficiente será divulgada na Internet, no endereço eletrônico www.fokusserv.com.br no dia 22 de fevereiro de 2008.

5.3.1.1 O candidato disporá de um dia a partir da divulgação da relação citada no subitem anterior para contestar o indeferimento, utilizando exclusivamente o sistema eletrônico de apresentação de recurso disponível no endereço eletrônico www.fokusserv.com.br. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.

5.4 A inobservância do disposto no subitem 5.2 e seus subitens acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tal condição.

5.5 Os candidatos que se declararem com deficiência se classificados no Concurso Público, serão convocados para se submeterem à perícia médica promovida por equipe multiprofissional, sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, formada por profissionais, que verificarão a sua qualificação como deficiente ou não, de acordo com o preconizado no Decreto Federal n.º 3.298/99 e suas alterações.

5.6 Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), conforme especificado no Decreto Federal n.º 3.298/99 e suas alterações, bem como à provável causa da deficiência.

5.7 A não-observância do disposto no subitem 5.6 deste edital, a reprovação na perícia médica ou o não-comparecimento à perícia acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

5.8 O candidato com deficiência reprovado na perícia médica por não ter sido considerado deficiente, figurará na lista de classificação geral por cargo/formação.

5.9 Os candidatos que, no ato da inscrição, declararem-se com deficiência, se classificados no Processo Seletivo e considerados com deficiência, terão seus nomes publicados em lista à parte.

5.10 As vagas definidas para pessoas com deficiência neste edital que não forem providas por falta de candidatos com deficiência aprovados serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação por cargo/formação.

6 - DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

6.1. O Concurso Público será constituído pelas seguintes fases:

FASES

CARÁTER

1- Prova Objetiva, Redação/ Discursiva

Eliminatória

2 - Prova de Títulos

Classificatória

7 - DAS PROVAS OBJETIVAS

7.1. As provas objetivas serão elaboradas em forma de testes, contendo 05 (cinco) alternativas e existindo apenas uma resposta correta a ser marcada em cada questão, sendo as mesmas de múltipla escolha, na forma estabelecida no Anexo I deste Edital.

7.1.1. A prova objetiva terá o total de 50 (cinqüenta) questões, subdivididas em disciplinas e com os pesos discriminados na forma deste edital.

7.1.2. As provas objetivas, Redação/Discursiva serão realizadas no dia 09/03/2008.

7.1.3. O local e o horário de realização das provas serão informados aos candidatos no ato da entrega dos Cartões de Inscrição e divulgados por meio de edital de convocação e no jornal A Tribuna.

7.2. A inviolabilidade das provas será comprovada no posto de execução, no momento do rompimento do lacre dos envelopes na presença dos candidatos.

7.3. Serão aprovados nas provas objetivas, redação/discursiva os candidatos que obtiverem aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) dos pontos.

7.4. As provas objetivas, redação/discursiva terão duração de 04 (horas) horas e serão realizadas exclusivamente nos locais previamente definidos não havendo sob qualquer pretexto, segunda chamada.

7.4.1. O não comparecimento do candidato às provas implicará em sua eliminação do Concurso Público.

7.5. Não serão permitidas durante a realização das provas, comunicação entre os candidatos, consultas a livros, revista ou similar, a utilização de máquina calculadora ou aparelhos eletrônicos. Infrações ao estabelecido no presente Edital, eliminarão o candidato do concurso público.

7.5.1. Não será permitido também, no dia de realização das provas a entrada de candidatos, portando armas e a utilização de aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, receptor, gravador, etc.).

7.6. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas, com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco minutos) do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais das provas, munido do cartão de inscrição e do documento de identificação (original), com o qual se inscreveu para o Concurso Público, além de lápis, borracha, caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

7.6.1. Em nenhuma hipótese, sob nenhum pretexto será permitido o acesso do candidato após o horário determinado para a realização das provas, que terá o portão de acesso fechado no horário marcado para o início da prova.

7.7. Ao terminar a prova o candidato entregará obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o seu Cartão Resposta que é o único documento válido para a correção das provas, bem como a redação/discursiva.

7.8. Será considerado faltoso o candidato que deixar de assinar a lista de presença, não preencher ou não devolver o Cartão Resposta.

7.9. Somente serão permitidos assinalamentos, nos Cartões Respostas, feitos pelo próprio candidato, preferencialmente de caneta esferográfica azul ou preta, vedada qualquer colaboração ou participação de terceiros.

7.10. Em nenhuma hipótese haverá substituição do Cartão Resposta por erro do candidato.

7.11. Em hipótese alguma o candidato poderá prestar provas fora do local, data e do horário estabelecido neste edital.

7.12. O candidato somente poderá ausentar-se do recinto de provas, depois de decorrido 2 h e 30 minutos do início das mesmas, por motivo de segurança.

7.13. Não será permitido o ingresso ou permanência de pessoas estranhas ao processo seletivo no estabelecimento de aplicação das provas sob nenhuma hipótese.

7.14. No dia de realização das provas não serão fornecidos, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas.

7.15. No decorrer da prova se o candidato observar qualquer anormalidade gráfica ou irregularidade na formulação de alguma questão, ou mesmo que não esteja ela prevista no programa, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala que anotará na ata para posterior análise da banca examinadora.

7.16. A prova objetiva será corrigida pelo Cartão Resposta por meio de Leitora Ótica de Cartões.

7.17. Não serão atribuídos pontos às questões com emendas, rasuras ou mais de uma resposta assinalada, no Cartão Resposta.

7.18. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente no cartão de resposta.

7.18.1 Serão consideradas marcações incorretas as que estiverem em desacordo com este edital e com o Cartão Resposta, tais como: dupla marcação, rasuras ou emendas e campo de marcação não preenchido integralmente.

7.19. O candidato eliminado na primeira fase do concurso não terá classificação alguma no processo seletivo.

7.20. Serão submetidos à 2ª fase, respectivamente, os candidatos que obtiverem a média para aprovação na 1ª fase do concurso.

7.21. Os resultados das provas de cada fase do concurso serão afixados em local próprio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins - ES e divulgados no site www.fokusserv.com.br. As listagens divulgadas indicarão: CARGO, NÚMERO DE INSCRIÇÃO, NOME DO CANDIDATO e pontuação obtida individualmente.

7.22. O resultado final do concurso além dos meios de comunicação citados no subitem anterior será divulgado também em jornal de grande circulação no Estado.

7.23. Será de inteira responsabilidade do candidato consultar as listagens dos resultados no site www.fokusserv.com.br, ou acompanhar as publicações dos atos pertinentes ao concurso nos órgãos de imprensa.

8 - DA PROVA DE REDAÇÃO/DISCURSIVA

8.1. A Prova de Redação/Discursiva será composta de 02 (dois) temas:

8.2. Será anulada a Redação/Discursiva:

8.2.1. Redigida fora do tema proposto;

8.2.2. Apresentada em forma de verso;

8.2.3. Assinada fora do local apropriado;

8.2.4. Escrita a lápis ou de forma ilegível;

8.2.5. Pré-moldada: Apresentando texto padronizado, comum a vários candidatos.

8.3. Elementos de Avaliação da Prova de Redação/Discursiva:

CRITÉRIOS

ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO

PONTOS

Aspectos formais

Estrutura

Observância das normas de ortografia; pontuação, regência e flexão.

25

Aspectos textuais

Paragrafação, estruturação de períodos, coerência e lógica na exposição de idéias.

25

Aspectos formais

Conteúdo

Pertinência da exposição relativamente ao tema e à ordem de desenvolvimentos propostos

50

Total de Pontos

100

8.4. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento nos pontos previstos de no mínimo 60% (sessenta por cento) na Prova Objetiva e 60% (sessenta por cento) na prova de Redação/Discursiva.

9- DA PROVA DE TÍTULOS

9.1 - A discriminação, o valor em pontos e as formas de comprovação dos títulos estão especificados nos Quadros abaixo:

ÁREAS

PONTOS

I - Formação Acadêmica

36

II - Experiência Profissional

20

I - FORMAÇÃO ACADÊMICA:

1. Considera-se como titulo todos os cursos exclusivamente de acordo com as habilitações escolhidas e realizadas.

ÁREAS

PONTOS

Titulo de Doutor, Mestre ou Curso de Pós Graduação, com duração mínima de 360 horas em área específica.

08

Titulo de Doutor, Mestre ou Curso de Pós Graduação, com duração mínima de 360 horas em área correlata.

07

Diploma de Licenciatura Plena, que não for pré-requisito para a inscrição no concurso.

05

Diploma de Licenciatura Curta.

04

Certificado de Estudos adicionais na área do Magistério com no mínimo 720h

3,5

Certificado de Conclusão de Curso de Capacitação acima de 120h - últimos 5 anos, em área específica.

3,0

Certificado de Conclusão de Curso de Capacitação acima de 120h - últimos 5 anos, em área correlata.

2,5

Certificado de Conclusão de Curso de Capacitação de 40 a 120h - últimos 5 anos, em área específica.

02

Certificado de Conclusão de Curso de Capacitação de 40 a 120h - últimos 5 anos, em área correlata.

01

Comprovação de Títulos desta área será feita mediante entrega de fotocópia do diploma ou certificado do curso, autenticado em cartório. Será aceito DECLARAÇÃO/HISTÓRICO ESCOLAR apenas para os concludentes no ano de 2007 ou de instituições que estejam sob intervenção do Ministério Público Federal e que os respectivos diplomas/certificados ainda não tenham sido emitidos. Em todos os casos poderá ser verificada junto à Instituição a veracidade das DECLARAÇÕES/HISTÓRICO ESCOLAR.

II - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

1. Considera-se como Título, o Tempo de Serviço Prestado na Área Pública ou Privada, comprovado na Carteira Profissional ou Certidão Funcional.

2. Tratando-se de candidato "servidor público" a comprovação poderá ser substituída por declaração fornecida pelo órgão responsável de assentamento funciona, devendo esta, conter o reconhecimento de firma do declarante.

Experiência Profissional -

Pontos

Professor PA e PB - 02 (dois) pontos por ano letivo completo de efetivo serviço em regência de classe exclusivamente na função equivalente ao cargo de inscrição do Candidato. Não é permitido arredondamento.

20

Professor PP - 02 (dois) pontos por ano letivo completo de efetivo serviço em regência de classe ou em função pedagógica. Não é permitido arredondamento

20

OBSERVAÇÃO: LIMITE MÁXIMO DE 10 ANOS EM AMBOS OS CASOS

9.2. O candidato se for Servidor Público, deverá apresentar fotocópia autenticada em cartório da certidão ou declaração expedida pelo órgão empregador, sendo obrigatória à indicação do tempo de exercício efetivo na função desempenhada.

9.3. O candidato para comprovar exercício em instituições privadas, deverá entregar fotocópia autenticada do Contrato de Trabalho, apresentando o original para conferência por meio da Carteira Profissional - CTPS, constando a função desempenhada, estando sujeito a verificação do registro no Ministério do Trabalho e Emprego.

9.4. Na contagem geral dos títulos apresentados, não serão computados os pontos que ultrapassarem o limite de pontos de cada área, nos termos do quadro constante do item 9.1 deste edital.

9.5. Não serão atribuídos pontos ao tempo de serviço concomitante.

9.6. Os títulos deverão ser entregues acondicionados em envelopes, contendo na parte externa o nome e o número de inscrição do candidato e o cargo para o qual está inscrito. A responsabilidade pela escolha dos documentos a serem apresentados na Prova de Avaliação de Títulos é exclusiva do candidato.

9.7. A quantidade de títulos apresentada será conferida na presença do candidato que assinará o respectivo termo de entrega.

9.8. Serão desconsiderados os títulos que não atenderem as exigências deste Edital.

9.9. A Prova de Títulos será realizada nos dias 10 e 11/04/2008 no horário das 9h às 17h no mesmo local das inscrições descrito no subitem 3.3.

10- DOS RECURSOS

10.1. Será admitido recurso quanto:

a) à aplicação das provas;

b) às questões das provas e gabaritos preliminares;

c) ao resultado das provas.

10.2. O prazo para interposição de recurso será de 02 (dois) dias úteis após a concretização do evento que lhes disser respeito (aplicação das provas, divulgação das questões das provas, divulgação dos gabaritos preliminares e divulgação do resultado das provas), tendo como termo inicial o 1º dia útil subseqüente à data do evento a ser recorrido.

10.3. Somente serão considerados recursos interpostos no prazo estipulado para a fase a que se referem.

10.4. Admitir-se-á um único recurso por candidato, para cada evento referido no item 10.1, devidamente fundamentado, sendo desconsiderado recurso de igual teor.

10.5. Os recursos deverão ser apresentados via eletrônica no site: www.fokusserv.com.br.

10.6. Não serão aceitos os recursos interpostos em prazo destinado a evento diverso do questionado.

10.7. A Banca examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

10.8. Os recursos interpostos em desacordo com as especificações contidas neste Capítulo não serão analisados.

10.9. Se do exame do recurso resultar anulação de questão, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos que efetivamente prestaram prova independentemente da formulação do recurso.

10.10. Se por força de decisão favorável as impugnações, houver modificação do gabarito divulgado antes dos recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo recurso dessa modificação decorrente das impugnações.

10.11. Na ocorrência do disposto no item 10.9, poderá haver, eventualmente, alteração da classificação inicial obtida para uma classificação superior ou inferior, ou ainda, poderá ocorrer à desclassificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida para a prova objetiva, redação/discursiva

11 - DO RESULTADO FINAL

11.1. A nota final do candidato, para classificação, corresponde à soma das notas obtidas na Prova Objetiva, Redação/Discursiva e de Títulos.

11.2. Concluído o concurso, será afixada a Classificação Final no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Domingos Martins - ES e divulgada nos demais meios de comunicação estabelecidos neste edital.

11.3. As listagens de classificação dos candidatos aprovados, serão elaboradas por ordem decrescente da nota obtida pelo candidato.

11.4. Havendo empate na classificação final dos candidatos aprovados para o mesmo cargo a preferência será do candidato, que conforme o caso e sucessivamente:

I - obtiver maior número de pontos na prova de conhecimento específico, quando houver;

II - obtiver maior número de pontos na prova de redação/discursiva;

III - obtiver maior número de pontos na Prova de matéria pedagógica;

IV - obtiver maior número de pontos na Prova de títulos;

V - que tiver maior idade.

12 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. A inscrição no Concurso vale, para todo e qualquer efeito, como forma expressa de aceitação, por parte do candidato, de todas as condições, normas e exigências constantes deste edital, dos quais, não poderá ser alegado desconhecimento, bem como de todos os atos em que forem expedidos sobre o Concurso.

12.2. O resultado final do Concurso Público será homologado pela autoridade competente na forma legal prevista.

12.3. O prazo de validade deste concurso é de 02 (dois) anos a contar da data de publicação da homologação, prorrogável por igual período, Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal.

12.4. A aprovação em Concurso Público não cria direito à nomeação, mas esta quando se der, respeitará a ordem de classificação do candidato.

12.5. Os candidatos aprovados serão lotados e terão exercício nas Unidades Educacionais, Programas Especiais e Projetos na Área de Educação da Prefeitura Municipal de Domingos Martins - ES.

12.6. A nomeação dos candidatos aprovados e classificados será feita com a real necessidade da administração e da disponibilidade orçamentária, obedecendo à ordem de classificação.

12.7. A posse no cargo estará condicionada à apresentação da documentação comprobatória dos requisitos para investidura e ao atendimento das demais condições constitucionais, legais, regulamentares e deste edital.

12.8. A falta de comprovação de requisito para investidura até a data da posse acarretará a eliminação do candidato no concurso público e a anulação de todos os atos a ele referentes, praticados pela Prefeitura Municipal, ainda que já tenha sido homologado o resultado final do Concurso, sem prejuízo da sanção legal cabível.

12.9. Não serão fornecidos atestados, cópias de documentos, certificados ou certidões relativos à nota dos candidatos.

12.10. Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativos à classificação ou notas de candidatos, valendo para tal fim os resultados publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Domingos Martins - ES e nos demais meios de comunicação já citados neste Edital.

12.11. Será excluído do concurso, por ato da autoridade competente, o candidato que:

a) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) agir com incorreção ou descortesia, para qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas;

c) for surpreendido, utilizando-se de um ou mais meios previstos no subitem 7.5 e 7.5.1 do edital;

d) for responsável pela falsa identificação funcional;

e) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação no processo seletivo;

f) não atender determinações regulamentares da Prefeitura Municipal de Domingos Martins - ES.

Domingos Martins - ES, 24 de janeiro de 2008.

Fábio Anselmo Trarbach
Prefeito Municipal em Exercício

Comissão para Organização do Concurso Público

Decreto Normativo n˚ 1214/2008

REALIZAÇÃO: FOKUS PESQUISA E SERVIÇOS LTDA.

www.fokusserv.com.br

ANEXO I

QUADRO DE PROVAS

CARGO

PROVA

DISCIPLINA

N. QUESTÃO / PONTOS

PESO

Professor MAPA - Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries.

Objetiva

Matéria Pedagógica

10

2

Língua Portuguesa

08

Matemática

08

História

08

Geografia

08

Ciências

08

Redação

 

100 Pontos

1

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - LÍNGUA PORTUGUESA

Objetiva

Conhecimentos específicos

30

2

Matéria Pedagógica

10

2

Conhecimentos Gerais

10

2

Redação

 

100 pontos

1

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - MATEMÁTICA

Objetiva

Conhecimentos específicos

30

2

Matéria Pedagógica

10

2

Conhecimentos Gerais

10

2

Redação

 

100 pontos

1

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - GEOGRAFIA

Objetiva

Conhecimentos específicos

30

2

Matéria Pedagógica

10

2

Conhecimentos Gerais

10

2

Redação

 

100 pontos

1

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - HISTÓRIA

Objetiva

Conhecimentos específicos

30

2

Matéria Pedagógica

10

2

Conhecimentos Gerais

10

2

Redação

 

100 pontos

1

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - CIÊNCIAS

Objetiva

Conhecimentos específicos

30

2

Matéria Pedagógica

10

2

Conhecimentos Gerais

10

2

Redação

 

100 pontos

1

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - ARTES

Objetiva

Conhecimentos específicos

30

2

Matéria Pedagógica

10

2

Conhecimentos Gerais

10

2

Redação

 

100 pontos

1

Professor MAPB - Séries finais do ensino fundamental - 5a a 8a série - EDUCAÇÃO FÍSICA

Objetiva

Conhecimentos específicos

30

2

Matéria Pedagógica

10

2

Conhecimentos Gerais

10

2

Redação

 

100 pontos

1

Professor MAPP

Objetiva

Conhecimentos específicos

30

2

Matéria Pedagógica

10

2

Conhecimentos Gerais

10

2

Discursiva

 

100 pontos

1

ANEXO II

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Professor MAPA Séries Iniciais: função de docência no âmbito da Educação Infantil, Creches e Pré-Escolas, nas quatro primeiras séries do ensino Fundamental, na Educação Especial;

Professor MAPB Séries Finais: função de docência no âmbito das quatro últimas séries do Ensino Fundamental, respeitada a habilitação específica;

Professor MAPP: função de natureza pedagógica no âmbito da Educação Infantil e Ensino Fundamental, em unidades escolares e na Secretaria Municipal de Educação.

ANEXO III

PROGRAMAS PARA ESTUDO

MATÉRIA PEDAGÓGICA - PARA TODOS OS CARGOS

Matérias Pedagógicas: Conteúdos: Educação, Pedagogia e Didática: conceitos. Evolução histórica e tendências atuais da Didática. A interação professor-aluno. Os procedimentos de ensino como oportunidade para uma aprendizagem integral. Planejamento do processo de ensino e aprendizagem. A elaboração de objetivos para o processo ensino-aprendizagem. Seleção e organização de conteúdos curriculares. Recursos audiovisuais. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Projeto Político-pedagógico. Educação inclusiva. Fundamentos da Educação. Legislação da Educação. Fundamentos da Educação: sociedade, estado e educação: concepções e funções. A História da educação no Brasil: fundamentos históricos. Educação, história e cultura afro-brasileira. Educação no mundo contemporâneo: desafios, compromissos e tendências da sociedade, do conhecimento e as exigências de um novo perfil de cidadão. A escola e a pluralidade cultural. Políticas públicas para educação. Função social e política da escola. Tendências da prática pedagógica. Currículo: elaboração e prática. O desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola. A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais. Aspectos do perfil profissional e competências para a atuação na docência. Educação inclusiva: fundamentos legais, conceito e princípios, adaptações curriculares, a escola inclusiva e o papel do professor. Princípios e práticas de gestão escolar. O processo didático pedagógico de ensinar e aprender: concepções e teorias da aprendizagem. As fases do desenvolvimento cognitivo e a organização dos processos de ensino e aprendizagem. Organização curricular: escola organizada por ciclos de formação humana. Organização curricular por áreas de conhecimento. Metodologia do trabalho pedagógico por meio de projetos temáticos. Planejamento de ensino: concepção e procedimento relativos às etapas do planejamento. As competências dos conselhos de classe e deliberativo da escola. O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente e da gestão escolar. Avaliação da aprendizagem: concepção e funções. A importância dos resultados da avaliação institucional e da avaliação do desempenho escolar no processo de melhoria da qualidade do ensino. O papel do professor na integração escola-família.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda Filosofia da Educação 2. ed. São Paulo: Moderna, 1997. BRASIL.(Ministério da Educação e do Desporto). BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. CANDAU, Vera Maria (org.). Somos todos iguais? Escola, discriminação e educação em Direitos Humanos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. de (Orgs.). Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislação educacional brasileira Rio de Janeiro: DP & A , 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Brasília, 2004. FERRAÇO, Carlos Eduardo (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários e prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998. GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002. HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 7. ed. São Paulo: Ática, 2002. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. Goiânia. Editora Alternativa, 2001. LOPES, Eliane Marta Santos Teixeira (Org.); FARIA FILHO, Luciano Mendes (Org.); VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica 2000. MENESES, João Gualberto de Carvalho et al. Estrutura e funcionamento da educação básica - leituras. 2. ed. atual. Sao Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 2003. MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. PADILHA, P.R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. Resolução do Conselho Nacional de Educação / Comissão de Educação Básica Nº 02 de 11 de setembro de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, em todas as etapas e modalidades. RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP& A , 2000. SASSAKI, Romeu Kasumi. Inclusão. Construindo uma sociedade para todos. 6. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2005. SCARPATO, Marta (Org). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004. SILVA, Tadeu Tomaz da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Repensando a didática. 20. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

PROFESSOR MAPA SÉRIES INICIAIS

Língua Portuguesa: CONTEÚDOS: Interpretação de texto; Gêneros discursivos (conforme PCN's); Alfabetização numa perspectiva sócio-interacionista construtivista; Morfologia; Ortografia; Pontuação; Acentuação; Regência nominal e verbal; Concordância nominal e verbal.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 28. ed. São Paulo: Nacional, 1983. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Vol. 2. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para o ensino fundamental / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol. 1: Introdução e vol. 2: Formação pessoal e social. CEREJA, William Roberto; COCHAR MAGALHÃES, Tereza. Gramática reflexiva. São Paulo: Atual, 1999. FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: ARTMED Editora, 1999. SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005.

Matemática: CONTEÚDOS: A Matemática na evolução dos tempos. O significado da Matemática na Educação Infantil. Numeralização. Estruturas operatórias envolvidas no processo de construção de número (conservação de quantidades de grandeza discreta e contínua, classificação, seriação e seqüenciação). A ciência dos números. Números naturais. Sistema de numeração decimal e não decimal. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão). O Quadro Valor de Lugar (QVL) (como recurso para o ensino das quatro operações fundamentais). Números racionas (as frações e os números decimais). Grandezas e medidas. Geometria. Tratamento da Informação. Resolver problemas: o lado lúdico do ensino da Matemática. O papel de lúdico no ensino da Matemática. A contribuição de jogos no ensino da Matemática. Parâmetros Curriculares Nacionais na área de Matemática.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

BICUDO, M.A.V. (Org.) Educação Matemática. São Paulo: Morais, 1987. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998, Vol. 3. CARRAHER T. CARRAHER D., SCHLIEMANN A. Na vida dez, na escola zero. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2001. CENTURION, M. Número e Operações: conteúdo e Metodologia da Matemática. 10. ed. São Paulo: Ática, 2000. DAMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à pratica. 6. ed. São Paulo: Papirus, 1996. GOLBERT, C. S. Novos Rumos na Aprendizagem da Matemática. Porto Alegre: Mediação, 2002. GOLBERT, C. S. Matemática nas Séries Iniciais: sistema decimal de numeração. Porto Alegre: Mediação, 1999. JARANDILHA, D. ; SPLENDORE, L. Matemática já não é problema. São Paulo: Cortez, 2005. KAMII, C. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. Trad. Regina A. de Assis. 32. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. KISHIMOTO, T.M. O jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1998. KISHIMOTO, T.M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1999. KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo e brincadeira. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. NUNES, T. et al. Educação Matemática: Números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005. RANGEL, A. C. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança: uma experiência em diferentes contextos sócio-econômicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. RONCA, P. A.; TERZI, C.A. O movimento lúdico. São Paulo: Esplan, 1995. ROSA. E. N. Didática da Matemática. 11. ed. São Paulo: Ática, 1998. STAREPRAVO, A. R. Jogos para Ensinar e Aprender Matemática. Curitiba: Coração Brasil Editora, 2006. STAREPRAVO, A. R. O lúdico na formação do educador. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. SMOLE, K. C. S. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Reimpr. Ver. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.

História: TEMPO E HISTÓRIA: O tempo na história, contando o tempo. O BRASIL TEM HISTÓRIA: Brasil 500 anos; os primeiros habitantes da América navegando pelo oceano. PASSEANDO PELA HISTÓRIA: a evolução das técnicas de navegação, o cotidiano em alto mar, os primeiros contatos entre indígenas e portugueses, as terras indígenas viram colônia de Portugal, um governo português na colônia, as vilas e cidades fundadas no século XVII. NA ÉPOCA DOS ENGENHOS: a produção agrícola no Brasil, a cana-de-açúcar chega a colônia, a vida dos engenhos defendendo as terras conquistadas, a ampliação do território no século XVII. PASSEANDO PELA HISTÓRIA: as lutas pela liberdade. O SÉCULO DO OURO: uma terra que dá ouro, no controle das minas, impostos na atualidade, a vida nas vilas e cidades minerais, o ouro muda a capital da Colônia, a crise na mineração. PASSEANDO PELA HISTÓRIA: primeiros conflitos na América portuguesa, a arte no século de ouro. BRASIL, DE COLÔNIA À REPÚBLICA: a corte portuguesa chega à capital da colônia, a colônia passa a ater um povo governante, o Brasil livre do domínio português, um imperador no governo do Brasil, um novo sistema de governo: as regências. PASSEANDO PELA HISTÓRIA: principais revoltas no período regencial, um novo imperador para o Brasil, a modernização das cidades no século XIX, a vida nas fazendas de café, a queda da Monarquia. UM SÉCULO DE REPUBLICA: Os primeiros tempos de República no Brasil. PASSEANDO PELA HISTÓRIA: conflitos nos primeiros anos da República, mudanças na capital do Brasil, o crescimento e a transformação das cidades; o lazer no inicio do século XX; o mais longo governo republicano do Brasil, um novo governo e uma nova capital para o Brasil, o governo nas mãos dos militares, a população luta por mais participação, a população escolhe seu novo governante, o Brasil do século XXI. Teoria e história: dos Annales a nova história cultural, novos objetos, metodologia, sua influência na historiografia brasileira e aplicabilidade no ensino fundamental e médio. História das relações sociais, da cultura e do trabalho. História das relações de poder entre nações, estados, povos e culturas. Conflitos internos e externos: lutas políticas, rebeliões, guerras e revoluções. A construção da cidadania e sua redefinição no tempo e nos diferentes espaços sociais. O cenário internacional no mundo contemporâneo: da bipolarização ao fenômeno da globalização e a nova ordem mundial. História da África e da cultura dos afro descentes. História dos povos indígenas do Brasil. A história do ensino de História. História nos PCNs. Capitalismo e consumismo. Ética e corrupção na sociedade brasileira. Conhecimentos gerais sobre a cultura, história e geografia do Município de Domingos Martins.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: historia e geografia. 2. ed. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 2000. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: historia - 1ª A 4ª séries. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol. 2: Formação pessoal e social e vol. 3: Conhecimento de mundo. CÁCERES, Florival. História do Brasil. São Paulo: Moderna, 1993. FALCÃO. Antônio César. História no Vestibular. São Paulo: Ciência Moderna, 2003. FERREIRA. Jorge. O Brasil Republicano. Vol. I,II,III. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. NOVAIS. A. Fernando. História da Vida Privada no Brasil. Vol. I, 2, 3 Rio de Janeiro: Cia das Letras. 2002. PRIORE, Mary Del. O Livro de Ouro da História do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro. 2001. SCHALLENBERGER. Erneldo. A Integração do Prata no Sistema Colonial. Paraná: Toledo, 1997. SILVA. N. Maria Beatriz (org.) Brasil-Colonização e Escravidão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

Geografia: MUNDO EM QUE VIVEM: A terra vista do espaço, a forma e as representações da Terra, oceanos e continentes, os paralelos e os meridianos, pontos cardeais e pontos colaterais, as coordenadas geográficas. O BRASIL NO MUNDO: a extensão territorial do Brasil; Brasil: um país de dimensões continentais; O Brasil na América; O Brasil na América do Sul. Os pontos extremos do Brasil; Representando o espaço; Interpretando imagem de satélite AS PAISAGENS BRASILEIRAS: Os elementos naturais e humanizados da paisagem, as paisagens são diferentes, a vegetação e as paisagens brasileiras, a transformação da vegetação e das paisagens brasileiras; O clima e a vegetação do Brasil, os tipos de clima do Brasil, o clima na vida dos brasileiros, as formas de relevo brasileiro, o relevo e as ações da natureza e do ser humano, as formas do litoral brasileiro. Representando o espaço, o que é um mapa altimétrico ou de altitudes, os rios e os relevos brasileiros, o clima e os relevos brasileiros, as grandes bacias hidrográficas brasileiras, a importância dos rios, como os rios são transformados. Brasil: um paraíso ameaçado. AS REGIÕES BRASILEIRAS: A divisão política do Brasil, o Distrito Federal, o nome dos estados e das capitais, a divisão do Brasil em regiões. Região Norte: a floresta e os rios da região norte, a agropecuária, a atividade madeireira e a devastação da floresta Amazônica, as cidades industriais da região Norte. Região Nordeste: Nordeste: uma região de muitos contrastes, o clima e os rios do nordeste. Região Centro-Oeste, a mineração e o turismo no Centro-Oeste, a população do Centro-Oeste. Região Sudeste: Sudeste- uma região muito industrializada, o Sudeste - uma região populosa e urbanizada. Região Sul: a população da Região Sul, a agricultura e a pecuária na Região Sul, a industria na Região Sul. As grandes regiões brasileiras interligadas pelas vias de transportes, como ocorre a interligação entre as regiões brasileiras, a interligação das regiões brasileiras pelos meios de comunicação, o desbravador, o diplomata e o território brasileiro. A POPULAÇAO BRASILEIRA: O Brasil - país populoso, o crescimento da população brasileira, porque a população brasileira cresceu tanto, os emigrantes e o crescimento da população brasileira, as origens da população brasileira, a distribuição da população brasileira a ocupação do território brasileiro, as migrações internas, as migrações do espaço urbano, o êxito rural e o crescimento desordenado das grandes cidades. Revelação da pirâmide etária brasileira. Aspectos culturais e o folclore do Brasil. O BRASIL ATUAL: Brasil: um pais rico mas com muitos contrastes, os contrastes no espaço rural brasileiro, a distribuição desigual das terras no Brasil, terras improdutivas e trabalhadores sem-terra, a importância da reforma agrária, a industria e o espaço brasileiro, os contrastes da industria no Brasil, as desigualdades sociais no Brasil. O Brasil é nosso. Conhecimentos gerais sobre a cultura, história e geografia do Município de Domingos Martins.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

ALVES, L. I. O.; CARVALHO, R. M.; LASMAR, I. E. Espaço em construção. São Paulo: Lê, 1997. ARAÚJO, R.; GUIMARÃES, R. B.; RIBEIRO, W. C. Construindo a Geografia. São Paulo: Moderna, 1999. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia - 1ª a 4ª séries. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia. 2. ed. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 2000. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. vol. 3: Conhecimento de mundo. GARCIA, H. C.; GARAVELO; T. M. Lições de Geografia. São Paulo: Scipione, 1996. MOREIRA, I. Construindo o espaço mundial. São Paulo: Ática, 2003. VESENTINI, J. M.; ULACH, V. Geografia crítica. São Paulo: Ática, 1997.

Ciências: Trabalho científico; idéias sobre alguns aspectos da aprendizagem, segundo Piaget; Período preparatório. Conteúdo programático: aprendendo ciências através de experimentações; Ecologia nas quatro primeiras séries; As infestações e doenças mais comuns nas escolas; Carlos Chagas e o saneamento rural; ajuda que a escola pode dar à comunidade; Alimentação.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Brasília, DF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: ciências naturais. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. BRASIL. HARLAN, Jean D; RIVKIN, Mary S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. Tradução de Regina Garcez. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. NIGRO, Rogério Gonçalves; CAMPOS, Maria Cristina da Cunha. Vivência e Construção. São Paulo: Ática, 2002. Vol. 1, 2, 3 e 4. OLIVEIRA, Nyelda Rocha; WYKROTA, Jordelina Lage Martins. Ciências: descobrindo o ambiente / ensino fundamental. Belo Horizonte: Formato, 1990. Vol. 1, 2, 3 e 4. SOARES, Jose Luis. Programas de Saúde. São Paulo: Ática, 1992.

PROFESSOR MAPB DE ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS:

LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: CONTEÚDOS: Interpretação de texto; Discurso e suas condições de produção, gênero e texto; Diversidade de gêneros; Reflexão gramatical na prática pedagógica; Conteúdos de Língua Portuguesa e temas transversais; Prática de produção de textos orais e escritos; Práticas de análise lingüística; Variações lingüísticas; (conforme PCN's); Estrutura de palavras; Morfologia; Sintaxe; Ortografia; Pontuação; Acentuação; Regência nominal e verbal; Concordância nominal e verbal; Figuras de linguagem; Acento indicativo da crase.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 28. ed. São Paulo: Nacional, 1983. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. . Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa - 5ª à 8ª séries. Brasília, DF: MEC/ SEF, 1998. CEREJA, William Roberto; COCHAR MAGALHÃES, Tereza. Gramática reflexiva. São Paulo: Atual, 1999. SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2005.

MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: CONTEÚDOS: Conjuntos Numéricos - Situação Problema; Os Números Naturais; Divisibilidade; Decomposição; Números Primos; Os Números Inteiros; Os números; Racionais; Tipos de Frações; Representação Decimal; Sistema de Medidas; Ângulos; Os números Irracionais; Os números Reais; notação Científica; relação de Ordem e Desigualdade; Cálculo das probabilidades; Possibilidades; Estatística; Potência; Raízes; Grandeza e Relações; Expressões Algébricas; equações e Inequações do Primeiro Grau; Grandezas proporcionais; Sistema de Equações; Gráficos de equações; Polinômios; Produtos Notáveis; Regra de Três; Porcentagem; Juros Simples e Compostos. Equações e Inequações do 2º Grau - Relações e Funções; Equações do 2º Grau; Inequação do 2º Grau; Teorema de Pitágoras; Teorema de Talles; Função do 2º Grau; Representação Gráfica de Equações; Gráfico de uma Função Real; Geometria; Perímetro; Área de Figuras Planas e Volume de Sólidos; Semelhança de Triângulos; Circunferência e Polígonos; Trigonometria; Relações trigonométricas no Triangulo Retângulo.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática - 5ª à 8ª séries. 2. ed. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 2000. GIOVANNI, José Ruy. A conquista da Matemática: Teoria e Aplicação. São Paulo: Editora Renovada, 1992. GIOVANNI & GIOVANNI Jr. Coleção matemática pensar e descobrir. São Paulo: FTD 2000. DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. São Paulo: Ática, 2000. CENTURIÓN. JAKUBO. LELLIS. Matemática na medida certa. São Paulo: Scipione, 2000.

GEOGRAFIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: CONTEÚDOS: Geografia do Brasil: Aspectos físicos: Geologia, geomorfologia, climas, hidrografia e vegetação, Grandes biomas brasileiros, Biodiversidade. Aspectos sócio-econômicos: divisões regionais (IBGE e Complexos regionais), Agricultura e pecuária, extrativismo vegetal e mineral, transportes, indústria, comércio, balança comercial. Geografia geral: Continentes: América Latrina e Anglo Saxônia, Europa Ocidental e Oriental, Ásia (Extremo Oriente, Sudeste Asiático, Ásia Meridional, Oriente Médio) África, Oceania. Características naturais: Clima, relevo, hidrografia e Vegetação. Aspectos socioeconômicos: População, distribuição e IDH, economia (agricultura, pecuária, recursos naturais e minerais, indústria e comercio Internacional). Atualidades: G-7. OMC, Terrorismo internacional, questão árabe-israelense, questões ambientais, Biomas mundiais, Racismo e Xenofobia.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia - 5ª à 8ª séries. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Historia e geografia. 2. ed. Brasília, DF: Secretaria de educação Fundamental, 2000. LUCCI, E. A., Geografia: O Homem no Espaço Global, 2º grau. São Paulo: Saraiva, 2000. MAGNOLLI, D. & ARAÙJO, R, Geografia Geral e do Brasil: Paisagem e Território. São Paulo: Moderna, 2003. DE SENE, E. & MOREIRA, J. C., Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo: Scipione, 2005. PEREIRA, D., SANTOS, D., CARVALHO, M., Geografia- Ciência do Espaço: O Espaço Mundial. São Paulo: Atual Editora, 2005.

HISTÓRIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: CONTEÚDOS: O homem e a sociedade: agente social, agente da história. Conceito de História. A história e o ofício do historiador. Importância da história e o caráter globalizante do processo histórico: As fontes históricas e o tempo histórico. As comunidades primitivas: Os caçadores e coletores; Os pastores e agricultores; A natureza das comunidades primitivas. As comunidades antigas: O modo de produzir, organizar-se e pensar dos incas e egípcios; O modo de produzir, organizar-se e pensar dos gregos e romanos. A transição do escravismo para o feudalismo: A decadência do Império Romano do Ocidente: a crise do escravismo; As penetrações bárbaras e a formação dos Impérios bárbaros (germanos); O oriente bizantino e árabe: contribuições para a cultura ocidental. As novas relações de trabalho na Europa ocidental e o feudalismo: Economia, sociedade e organização política; A cultura medieval; A igreja; A transição do feudalismo para o capitalismo: A crise feudal; A modernidade européia; O sistema colonial. A consolidação do capitalismo: O capitalismo: conceito e característica; A luta política da burguesia européia; A revolução industrial; As lutas do proletariado europeu; A conjuntura européia. A crise do sistema colonial. A expansão capitalista e a divisão internacional do trabalho (século XIX e início do XX): A abertura de novos mercados separa o capitalismo europeu ocidental - o imperialismo; A expansão territorial e a consolidação do capitalismo norte-americano; A estruturação do estado na América Latina - o caudilhismo; O império brasileiro, trabalho e economia brasileira no século XIX; A república brasileira (1889/1920). O capitalismo financeiro e monopolista, as suas crises estruturais: o Neo-Imperialismo e a vida socialista: A introdução ao mundo contemporâneo: quadro geral; A conjuntura européia do início do século XX; A disputa e o enfrentamento entre o capitalismo e o socialismo; O Neo-Imperialismo e a América Latina; O Neo-Imperialismo e a luta de libertação da Ásia e da África; O Brasil (1920/1960). O capitalismo dependente, o subdesenvolvimento e as vias de superação: revolução e alinhamento internacional: Processos revolucionários; Alinhamento; O Brasil de 1960 aos dias atuais; O mundo contemporâneo - questões atuais. Teoria e história: dos Annales a nova história cultural, novos objetos, metodologia, sua influência na historiografia brasileira e aplicabilidade no ensino fundamental e médio. História das relações sociais, da cultura e do trabalho. História das relações de poder entre nações, estados, povos e culturas. Conflitos internos e externos: lutas políticas, rebeliões, guerras e revoluções. A construção da cidadania e sua redefinição no tempo e nos diferentes espaços sociais. O cenário internacional no mundo contemporâneo: da bipolarização ao fenômeno da globalização e a nova ordem mundial. História da África e da cultura dos afro-descentes. História dos povos indígenas do Brasil. A história do ensino de História. História nos PCNs. Capitalismo e consumismo. Ética e corrupção na sociedade brasileira.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história - 5ª à 8ª séries. Brasília, DF: MEC/ SEF, 1998. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. 2. ed. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 2000. COTRIN. Gilberto. História e Consciência Do Mundo. Rio de janeiro: Saraiva. 1994. FALCÃO, Antonio César. História no Vestibular. São Paulo: Ciência Moderna. 2003. Hobsbawn. Eric. Era dos extremos. O breve século XX 1914-199. Rio De Janeiro: Cia das Letras, 1996. HUBERMAN, Leo. Historia da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: LTC., 1986. PILETTI. Nelson. Historia & vida - as Américas. Rio de janeiro: Ática. 1995. ROBERT, J. M. O livro de ouro da Historia do mundo da Pré-história à História contemporânea. Rio de janeiro: Ediouro, 2001.

CIÊNCIAS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: CONTEÚDOS: Trabalhando o corpo: Modificações externas do corpo; Alimentação; Atividades físicas do indivíduo e suas reações para o desenvolvimento harmônico do organismo; Relações entre saúde e nutrição; Higiene e saúde - abordagem biológica, social, política e econômica; Células/Tecidos/Órgãos/Aparelhos-Sistema; Célula animal e vegetal; Condições de vida determinante do estado de saúde. Organismo saudável/doente: Transformação e manutenção dos alimentos em energia básica; Importância e evolução da genética. Hereditariedade: Transmissão dos caracteres hereditários; Cromossomos; Genes recessivos e dominantes; Primeira lei de Mendel; Herança e meio; Herança ligada ao sexo; Grupos sangüíneos; Fator RH - Eristoblastose fetal; Casamento consangüíneo; Doenças sexualmente transmissíveis - sexualidade e DST - abordagem biológica, social, política e econômica. O meio e suas inter-relações. Relações ecológicas; Cadeia e teia alimentar; Flora e fauna do estado e do país; Utilização adequada dos recursos; Matéria; Transformações da energia no meio ambiente e suas aplicações; Força/movimento dos corpos; Segurança/primeiros socorros; Plantas tóxicas e medicinais; Vícios sociais; Animais peçonhentos; Microorganismos; Doenças causadas e ou transmitidas por: vírus, bactérias, protozoários, vermes, antrópodes. Matéria: Propriedades físicas e mudanças de estado da matéria; Estrutura da matéria; Substância simples e composta; Misturas e métodos de separação; Fenômenos físicos e químicos; Reações químicas; Ligações químicas - Valência; Funções químicas: óxidos, ácidos, sais e bases. Energia: Força/movimento dos corpos; Equilíbrio dos corpos; Trabalho e energia; Calor de temperatura; Ondas; Luz; Som; Eletricidade; Magnetismo. Explorando o universo: Viagem pelo espaço; As descobertas espaciais e suas influências; Desenvolvimento da astronáutica e suas implicações sociais, políticas e econômicas; Medidas: tempo, espaço, velocidade; Recursos usados para medidas a grandes distâncias; Importância dos satélites espaciais; Evolução de tempo e fenômenos metereológicos; Exploração Aero-fotogramétrica; Gravitação; Movimentos dos corpos celestes; Força de interação no movimento dos astros. Reinos: Animal, Vegetal e mineral. Seres vivos e ambiente. Características morfofisiológicas dos grupos de vírus aos mamíferos e de algas a gimnospermas e suas relações entre si e com o meio. Evolução: origem da vida; evolução humana. Misturas e substâncias: propriedades e processos de separação; átomos, moléculas e substâncias; reações químicas; átomo e eletricidade; gases e líquidos. Ondas e energia: ondas eletromagnéticas - luz, visão, espectro eletromagnético; óptica e suas leis; problemas da visão; ondas e comunicação; tipos de energia e suas transformações; propagação da energia. Terra - energia e vida; a terra e a luz no espaço, seus movimentos e suas conseqüências; atmosfera e pressão; a vida na terra e suas relações com a energia solar; camadas da terra; condições ambientais e condições de sobrevivência. Metodologia de ensino de Ciências Físicas e Biológicas: organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula; organização didático-pedagógica e o ensino integrado de ciências frente às exigências metodológicas do ensino-aprendizagem: o ensino globalizado e a formação da cidadania. Educação ambiental. O Projeto Genoma.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

ALVARENGA , J Procópio de et al. Ciências Naturais no dia-a dia.Paraná: Editora Positivo, 2002. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais - 5ª a 8ª séries. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. CANTO, Eduardo Leite do . Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano. São Paulo: Moderna, 2002. CRUZ, Daniel. Ciências & Educação Ambiental Química e Física. São Paulo: Ática, 2000. MARTINS, Eduardo, GOWDAK, Demétrio. Coleção Ciências Novo Pensar. São Paulo: FTD, 1999. SILVA, C. Jr ( Cezar, Sezar e Bedaque). Coleção Entendendo a Natureza . São Paulo: Saraiva, 2000.

ARTES

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: História do Ensino de Arte no Brasil: Arte no Brasil (Arte da Pré-história Brasileira, Arte indígena, Influência da Arte Européia no Brasil: Arte Holandesa no Brasil/ Barroco no Brasil/ Influência da Missão Artística Francesa); Arte no Espírito Santo e Folclore. As abordagens contemporâneas do ensino da arte na escola (métodos, conteúdos e avaliação): Expressão Plástica: Estudo das cores ( Primárias, secundárias e terciárias/ Cores quentes, frias e neutras/ Análogas e complementares) Tipos de letras e números (Bastão/ Na comunicação visual) Logotipos (Símbolos gráficos decorativos) História em quadrinhos (Personagens; Balões; Onomatopéias; Recursos gráficos); Releitura de obras de Arte. Música: A voz humana; Conjuntos vocais; Música popular; Trajetória das músicas brasileiras. Dança: Origem da dança; Tipos de dança; Principais correntes históricas da dança e as manifestações culturais populares e suas influências. Teatro: Origem do teatro; Sua evolução e importância na história e no desenvolvimento sociocultural; Tragédia e Comédia; Tipos de teatro; Caracterização de personagens.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

BARBOSA, A. M. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educacao Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: 3º e 4º ciclos. 2. ed. Brasília, DF: Secretaria de Educacao Fundamental, 1998. CALABRIA, Carla Paula; MARTINS, R. Vale. Arte, História e Produção, Arte Ocidental. São Paulo: FTD, 1997.V. 1 CALABRIA, Carla Paula; MARTINS, R. Vale. História e Produção, Arte Brasileira. São Paulo: FTD, 1997. V. 1 MARTINS, M; PICOSQUE, G; GUERRA, M.T. Didática do ensino de arte: a língua do mundo, poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 1997. ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.

EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: CONTEÚDOS: Educação física no currículo escolar: histórico da educação física, tendências pedagógicas, planejamento da educação física no contexto da escola; Abordagem metodológica: o ensino da educação física: elementos constitutivos da educação física: movimento humano - cultura corporal; O processo de ensino e aprendizagem em educação física, eixos temáticos: conhecimento do corpo, relações e interações sociais; vivência/construção de manifestações rítmicas, culturais e expressões corporais, vivência/construção de jogos em diferentes situações; Avaliação do processo ensino-aprendizagem no ensino da educação física. Esporte. Educação física inclusiva. Conhecimentos sobre o corpo (anatômicos, fisiológicos, bioquímicos, biomecânicos e afetivos). A cultura modular corporal da Educação Física. Conceitos e procedimentos das danças, jogos (cooperativos, recreativos e competitivos), lutas e ginásticas. A Educação Física com instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. A Educação Física: ética, saúde, orientação sexual, pluralidade cultural e meio ambiente. A Educação Física para alunos especiais e alunos do noturno (Educação de Jovens e Adultos). A corporalidade e a ludicidade no ambiente escolar. Linguagem corporal e cultura. Corpo e poder: disciplina e controle.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação fisica. 2. ed. Brasília, DF: Secretaria do Ensino Fundamental, 2000. CIDADE, Ruth Eugenia Amarante; FREITAS, Patrícia Silvestre de. Introdução a educação fisica e ao desporto para pessoas portadoras de deficiência. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2002. DARIDO, Suraya Cristina (Coord.); RANGEL, Irene Conceicao Andrade (Coord.). Educacao fisica na escola: implicacoes para a pratica pedagogica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. DARIDO, Suraya Cristina (Coord.); RANGEL, Irene Conceição Andrade (Coord.). Educacao fisica na escola: implicações para a pratica pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. GANDARA, Mari. Atividades ritmadas para crianças. Campinas: Atomo, 1999. GORGATTI, Marcia Greguol (Org.); COSTA, Roberto Fernandes da (Org.). Atividade fisica adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. Barueri: Manole, 2005. HILLMAN, Susan Kay. Avaliação, prevenção e tratamento imediato das lesões esportivas. Barueri, SP: Manole, 2002. KUNZ, Eleonor (Org.). Didática da educação fisica. Inijui, RS: Unijui, 1998. MCARDLE, William D; KATCH, Frank I; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Tradução de Giuseppe Taranto. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. MELLO, Alexandre Moraes de. Psicomotricidade, educacao fisica e jogos infantis. 4. ed. São Paulo: Ibrasa, 2002. Resolução do Conselho Nacional de Educação/Comissão de Educação Básica Nº 02 de 11 de setembro de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, em todas as etapas e modalidades. SAYÃO, Déborah T. (Org.) ; MOTA, M.R.ª (Org.); MIRANDA, O.(Org.). Educação Infância em debate: idéias, invenções e achados. Rio Grande/RS: Ed. Da FURG, [199-].v.1. SILVA, Jose Milton Ferreira da. A Linguagem do corpo na capoeira. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. SOARES, Carmen Lucia et al. Metodologia do ensino de educacao fisica. Sao Paulo: Cortez, 2002 (Coletivo de Autores). SOLER, Reinaldo. Jogos cooperativos. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

PROFESSOR MAPP - PEDAGOGO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: CONTEÚDOS: A Supervisão Educacional em uma perspectiva histórica. Educação e Supervisão. Processo de Supervisão Escolar: planejamento, organização, controle e avaliação. Objetivos da supervisão. Atuação da Supervisão Escolar. A supervisão Escolar no contexto da fragmentação das disciplinas à integração necessária. A Supervisão Escolar: um urgente desafio no contexto atual. A Orientação Educacional Face à Revolução Teórico-Prática de Educação. A Orientação Face o Cotidiano escolar, ao Fracasso Escolar, à Organização Escolar e às dimensões filosóficas, Políticas, Sociais e Pedagógicas da Escola. Necessidades e importância do planejamento em Orientação Escolar. Conceito de Administração Escolar. Gestão e Qualidade de ensino. A escola como sistema e a divisão de trabalho. Gestão Educacional: os desafios do cotidiano escolar. Gestão democrática de educação: ressignificando conceitos e possibilidades. Política e gestão da Educação: impasses, limites e desafios. Função do Inspetor Escolar.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS:

ALVES, Nilda (coord) Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2004. ESTEBAN, Maria Tereza. A avaliação no cotidiano escolar. In: Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. FAZENDA. Ivani Catarina. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1993. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Supervisão Educacional para uma escola de Qualidade: da formação à ação. (org). Trad. Sandra Valenzuela. São Paulo; 1999. FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (orgs) Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. GENTILI, Pablo; ALENCAR, Chico. Educar na Esperança em Tempos de Desencanto. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. 20. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003. LUCHESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 11. ed. São Paulo: Cortez, 1994. LUCK, Heloisa. Ação Integrada: administração, supervisão e orientação educacional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. LUCK, Heloisa. Planejamento em Orientação Educacional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. MACHADO, Lourdes Marcelino (coord); MAIA, Graziela Zambão Abdian. Administração e Supervisão: questões para o novo milênio. São Paulo: Pioneira, 2000. MARTINS, José do Prado. Administração Escolar: uma abordagem crítica do processo administrativo em educação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin. (org). A Prática dos Orientadores Educacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998. GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin. (org). Orientação Educacional (A) Conflitos de Paradigmas e Alternativas para a Escola. São Paulo: Cortez, 2000. LOFFREDI, Laís Esteves. Paradigma de Orientação Educacional: baseado no modelo de relação-de-ajuda de Carkhuff. 4. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1993. MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. NÉRIC, Imídeo Giuseppe. Introdução à Supervisão Escolar. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2000. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia de Projetos: etapas, papéis e atores. 2. ed. São Paulo: Érica, 2005. PARO, Henrique Vitor. Administração Escolar: introdução crítica. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2005. Parecer CNE/CP nº 5/2005. Parecer CNE/CP nº 3/2006. PIMENTA, Selma Garrida et al. Pedagogia Ciência da Educação? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. RANGEL, Mary (org) Supervisão Pedagógica: princípios e prática. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. RESOLUÇÃO Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória: desafios à teoria e prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez, 1988. SILVA, Celestino Alves Junior da. ; RANGEL, Junior Mary (orgs). Nove Olhares Sobre a Supervisão. Campinas, SP: Papirus, 1997.

PROGRAMA DE ESTUDOS: CONHECIMENTOS GERAIS PARA PROFESSOR MAPB E MAPP

CONTEÚDOS: Conhecimentos gerais sobre a cultura, o povo, a história e a geografia de Domingos Martins.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS: Pesquisas na Internet

Fábio Anselmo Trarbach

Prefeito Municipal em Exercício

Comissão para Organização do Concurso Público

Decreto Normativo n° 1214/2008

REALIZAÇÃO: FOKUS PESQUISA E SERVIÇOS LTDA.

www.fokusserv.com.br

CALENDÁRIO

EVENTO

DATA

OBSERVAÇÃO

Publicação do Edital Resumido

24/01/08

Diário Oficial e A Tribuna

Disponibilização na Internet

25/01/08

www.fokusserv.com.br

Inscrição

28/01 a 08/02

Presencial e Internet

Solicitação de isenção

28 a 31/01/08

 

Divulgação da solicitação de isenção

07/02/2008

www.fokusserv.com.br e mural PMDM e SECEDU

Entrega do Laudo para comprovar deficiência

08/02/2008

Protocolo da Prefeitura

Último dia para pagar inscrição

11/02/2008

Banco Banestes

Disponibilização da lista de inscritos com deficiência

22/02/2008

www.fokusserv.com.br e mural PMDM e SECEDU

Disponibilização da lista de inscritos

25/02/2008

www.fokusserv.com.br e mural PMDM e SECEDU

Disponibilização do cartão de inscrição

29/02/2008

www.fokusserv.com.br

Edital de Convocação para provas objetivas e Redação/Discursiva

29/02/008

www.fokusserv.com.br e mural PMDM e SECEDU

Realização das provas Objetivas e Redação/Discursiva

09/03/2008

Os locais e horários das provas constarão do Edital de Convocação

Divulgação do Gabarito

11/03/2008

www.fokusserv.com.br, mural PMDM e SECEDU e jornal A Tribuna

Recurso contra o gabarito

12 e 13/03/08

No site www.fokusserv.com.br

Divulgação do resultado prova objetiva e redação/discursiva

30/03/2008

www.fokusserv.com.br, mural PMDM e SECEDU

Recurso contra o resultado

31/03 e 01/04

No site www.fokusserv.com.br

Convocação para prova de títulos

06/04/2004

www.fokusserv.com.br e mural PMDM e SECEDU

Prova de Títulos

10 e 11/04/08

Na escola EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth

Divulgação do Resultado da Prova de Títulos

27/04/08

www.fokusserv.com.br e mural PMDM e SECEDU

Recurso contra o resultado

28 e 29/04

No site www.fokusserv.com.br

Divulgação do Resultado Final

11/05/08

www.fokusserv.com.br, jornal A Tribuna, mural PMDM e SECEDU

Recurso contra o resultado Final

12 e 13/05/08

No site www.fokusserv.com.br

Homologação do Concurso

A partir 18/05/2008

Diário oficial

OBS. O CALENDÁRIO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES EM VIRTUDE DO ANDAMENTO DO CONCURSO.