CPSMA - Cons. Público de Saúde da Microrregião do Acaraú - CE

Notícia:   Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Acaraú - CE abre 16 vagas

CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ACARAÚ

ESTADO DO CEARÁ

EDITAL Nº. 001/2013

SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA/2013/CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ACARAÚ - CPSMA

O PRESIDENTE DO CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ACARAÚ - CPSMA, no uso de suas atribuições legais e considerando a importância de contratar empregados para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, em virtude do surgimento de vagas no Policlínica Regional de Acaraú / Dr. Plácido Marinho de Andrade, administrado pelo CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ACARAÚ - CPSMA, toma público, para conhecimento dos interessados, que realizará Processo Seletivo Simplificado, para contratação por prazo determinado em conformidade com o Inciso IX do Art. 37 da Constituição Federal, visando o preenchimento dos empregos públicos de Psicólogo, Médico Especialista em Clínica Médica, Médico Especialista em Cirurgia Geral, Médico Especialista em Traumatologia e Ortopedia, Médico Especialista em Gastroenterologia, Médico Especialista em Oftalmologia, Médico Especialista em Urologia, Médico Especialista em Otorrinolaringologia, Médico Especialista em Cardiologia, Médico Especialista em Cardiologia/Ergometria, Médico Especialista em Cardiodiológia/ Ecocardiográfia, Médico Especialista em Mastologia com quantitativos, especificações, requisitos, normas e condições estabelecidas neste Edital e seus anexos.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A Seleção Pública Simplificada, objeto deste edital, ocorrerá em duas etapas, consistindo a primeira em ANALISE CURRICULAR e DOCUMENTAL, de caráter classificatório e eliminatório, e a segunda, de caráter classificatório, em ENTREVISTA, a ser realizada com os candidatos aprovados e classificados na primeira etapa.

1.1.1 Compete à Comissão Coordenadora desta Seleção Pública realizar a Análise Curricular e Documental e a Entrevista dos candidatos.

1.2 Os candidatos aprovados e classificados nas duas etapas da Seleção estarão habilitados a serem contratados pelo CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ACARAÚ - CPSMA para ocuparem os empregos públicos de caráter temporário, de acordo com a ordem de classificação e dentro do número de vagas ofertadas.

1.3 Serão considerados aprovados e classificados os candidatos que atingirem a quantidade de vagas ofertadas, conforme o item 7.4 deste Edital.

1.4 Aos ocupantes dos empregos públicos definidos neste Edital, aplica-se o disposto na Lei Estadual nº 14.457, 15/09/09, e leis municipais: de Acaraú (Lei nº 1.316, de 09 de novembro de 2009), de Bela Cruz (Lei Municipal nº 681, de 14 de dezembro de 2009), de Cruz (Lei Municipal nº 364, de 07 de dezembro de 2009), de Itarema (Lei Municipal nº 450, de 08 de abril de 2010), de Jijoca de Jericoacora (Lei Municipal nº 258, de 22 de dezembro de 2009), de Marco (Lei Municipal nº 047, de 17 de dezembro de 2009), de Morrinhos (Lei Municipal nº 338, de 26 de novembro de 2009).

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 Para se inscrever, o candidato deverá dirigir-se à sede do CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ACARAÚ - CPSMA, localizada na Rua José Otacílio Martins Rocha, S/N, Bairro: Campo de Aviação, Acaraú-CE, preencher uma ficha de inscrição, e no ato de inscrição disponibilizar o currículo e a documentação comprobatória exigida, acompanhado das respectivas cópias autenticadas em Cartório.

2.2. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: cópia da identidade, cópia do CPF, comprovante de endereço, diploma de conclusão do ensino médio ou técnico, certificado de conclusão do curso de formação na área pretendida pelo candidato, 02 (duas) fotos 3x4 coloridas, bem como em original declarações ou certidões para comprovação de cursos ou experiências na área para qual o candidato está concorrendo.

2.3 A inscrição deverá ser efetuada no período de 2 de setembro de 2013 a 13 de setembro de 2013, durante o horário de expediente, ou seja, de 8:00h às 12h e das 13:00h ás 17h00, no endereço indicado no item 2.1.

.4 A inscrição poderá ser feita por procuração pública acompanhada de cópia legível e autenticada em cartório do documento de identidade do procurador.

2.5 A inscrição do candidato implica no conhecimento e na expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos, em relação as quais não poderá alegar desconhecimento, e, ainda, na concordância de que deverá apresentar todos os documentos comprobatórios exigidos para a sua inscrição no processo seletivo, conforme subitens abaixo discriminados:

2.5.1 Certificação de conclusão do Curso de Formação em Psicólogo, Médico Especialista em Clínica Médica, Médico Especialista em Cirurgia Geral, Médico Especialista em Traumatologia e Ortopedia, Médico Especialista em Gastroenterologia, Médico Especialista em Oftalmologia, Médico Especialista em Urologia, Médico Especialista em Otorrinolaringologia, Médico Especialista em Cardiologia, Médico Especialista em Cardiologia/Ergometria, Médico Especialista em Cardiodiológia/Ecocardiográfia, Médico Especialista em Mastologia a depender da área escolhida pelo candidato, devidamente reconhecido pelo Órgão competente, com registro do profissional no Conselho respectivo.

2.5.2 Curriculum Vitae (anexar comprovação das atividades relacionadas à área escolhida pelo candidato), conforme modelo do ANEXO V.

2.5.3 Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal.

2.5.4 Conhecer, atender e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.

2.5.5 Gozar de boa saúde física e mental, através de atestado médico.

2.5.6 Ter habilitação específica para o exercício do emprego concorrido, e estar com a situação regular junto ao Conselho respectivo.

2.5.7 Estar o candidato, do sexo masculino, em regular situação perante o serviço militar.

2.5.8 Estar em situação regular com as obrigações eleitorais.

2.5.9 Não ter qualquer restrição de ordem criminal que impeça o livre exercício de direitos.

2.6 O registro do candidato estará disponível a partir das 08h00min do primeiro dia de inscrição, permanecendo acessível até as 17h00min do último dia de inscrição, considerando-se o horário oficial local, devendo o candidato preencher e entregar os dados da ficha de inscrição até as 17h00min do último dia de inscrição no local definido no item 2.1.

2.7 O CPSMA não se responsabilizará por pedido de inscrição que não tenha sido recebido, falhas de comunicação ou por outros fatores que impossibilitem o recebimento dos dados.

2.8 O candidato assumirá total responsabilidade pelas informações prestadas no preenchimento dos dados que apresentará, arcando com as consequências de eventuais erros, omissões e declarações inexatas ou inverídicas.

2.9 - A qualquer tempo, a participação do candidato poderá ser vetada, com sua eliminação do processo, desde que verificada falsidade de declarações ou irregularidades nas informações e documentos.

2.10 - Não será cobrada taxa de inscrição.

2.11 - O CPSMA não se responsabilizará por pedido de inscrição que não tenha sido efetuado nos prazos e horários estabelecidos nos subitens anteriores.

3. DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

3.1 Do total de vagas previstas neste edital, 5% (cinco por cento) das vagas serão reservadas aos candidatos portadores de deficiências, compatíveis com o exercício da função, na forma prevista na Lei Nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, regulamentada pelo Decreto Federal nº 3.298/99, alterado pelo Decreto 5.296/2004.

3.2 Caso a aplicação do percentual de que trata o item anterior deste Edital resulte em número com fração, este será aproximado ao primeiro número inteiro antecedente.

3.3 O candidato portador de deficiência que desejar concorrer nesta condição deverá indicar na ficha de inscrição ser portador de deficiência que não o inabilite para o exercício do cargo para o qual está concorrendo.

3.4 O candidato que optar por concorrer como portador de deficiência participará da presente Seleção Pública em igualdade de condições com os demais candidatos, exceto no que se refere à reserva de vagas, à classificação e aos exames médicos admissionais.

3.5 O candidato que concorrer na condição de portador de deficiência, se habilitado pela junta pericial médica oficial designada pelo CPSMA e aprovado na seleção, além de figurar na lista geral de classificação, constará também na lista de classificação própria, nos termos da legislação vigente.

3.6 Na inexistência de candidato aprovado para a vaga reservada aos portadores de deficiência ou no caso de reprovação na perícia médica, a vaga reservada a que se refere o subitem 3.1 será ocupada pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.

3.7 A não observância do disposto nos itens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tais condições, mesmo que tenha escolhido tal opção.

3.8 Os candidatos que no ato de inscrição se declararem portadores de deficiência, se classificados nas etapas previstas neste Edital, além de figurarem nas listas de classificação, terão seus nomes publicados em relação à parte, observada a respectiva ordem de classificação.

3.9 Caso haja necessidade de condições especiais para se submeter à Segunda Etapa prevista neste Edital, o candidato portador de deficiência deverá solicitá-las por escrito ao CPSMA, por meio de requerimento, protocolado até o último dia de realização das inscrições, indicando claramente quais os recursos especiais necessários.

4. A CARGA HORÁRIA a ser cumprida pelos ocupantes dos empregos definidos no ANEXO I do presente Edital será de 20 (vinte) horas semanais de trabalho.

5. A REMUNERAÇÃO a ser auferida para cada contratado encontra-se relacionada no ANEXO I, cujo valor será reajustável na mesma data e nos mesmos índices aplicáveis às categorias profissionais respectivas.

5.1 Será acrescida à remuneração dos empregados contratados com base na presente Seleção Pública o adicional de insalubridade previsto na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em decorrência da comprovada atuação em ambiente insalubre de trabalho, com critérios, percentuais de aplicação e base de cálculo estabelecido em referido Diploma Normativo, bem como nas mais recentes decisões do Tribunal Superior do Trabalho atinentes à matéria.

5.2 Outros benefícios previstos na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT serão aplicados pelo CPSMA conforme o Estatuto da Entidade, e de acordo com a atual legislação e jurisprudência atinente à matéria.

6. A DESCRIÇÃO SUMARIA DAS ATIVIDADES a serem desenvolvidas pelos candidatos aprovados e classificados encontram-se definidas no ANEXO I e VI do presente Edital.

7. DAS VAGAS

7.1 As 16 (dezesseis) vagas ofertadas serão distribuídas, conforme tabela abaixo, que consta do ANEXO I do presente Edital:

NÍVEL MÉDIO/PROFISSIONALIZANTE/SUPERIOR - SERVIÇOS OPERACIONAIS A SAÚDE - RELAÇÃO POR: EMPREGO PÚBLICO - FUNÇÃO - REQUISITOS EXIGIDOS PARA CONTRATAÇÃO - QTD. - CARGA HORÁRIA - SALÁRIO - FORMA DE PROVIMENTO:

Psicólogo - Psicólogo - Graduação em psicologia, registro ou protocolo de registro (dentro do prazo de validade) no órgão profissional competente. - 1 - 20 - 1.542,05 - Seleção Pública.

Médico especialista em Clínica Médica - Médico especialista em Clínica Médica - Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Clínica Médica. - 2 - 20 - 4.151,67 - Seleção

Pública. Médico especialista em Cirurgia Geral - Médico especialista em Cirurgia Geral - Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Cirurgia Geral. - 2 - 20 - 4.151,67 - Seleção Pública.

Médico especialista em Gastroenterologia - Médico especialista em Gastroenterologia - Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Gastroenterologia. - 3 - 20 -4.151,67 - Seleção Pública.

Médico especialista em Oftalmologia - Médico especialista em Oftalmologia - Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Oftalmologia. - 1 - 20 - 4.151,67 - Seleção Pública.

Médico especialista em Urologia - Médico especialista em Urologia - Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Urologia - 1 - 20 - 4.151,67 - Seleção pública.

Médico especialista em Otorrinolaringologia - Médico especialista em Otorrinolaringologia - Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Otorrinolaringologia e/ou membro da sociedade brasileira de Otorrinolaringologia - 1 - 20 - 4.151,67 - Seleção Pública.

Médico especialista em Cardiologia - Médico especialista em Cardiologia - Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Cardiologia e/ou membro da sociedade brasileira de Cardiologia - 2 - 20 - 4.151,67 - Seleção Pública.

Médico Especialista em Cardiologia/Ergometria - Médico Especialista em Cardiologia/Ergometria - Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Cardiologia e/ou membro da sociedade brasileira de Cardiologia. - 1 - 20 - 4.151,67 - Seleção Pública.

Médico Especialista em Cardiografia/Ecocardiograma - Médico Especialista em Cardiografia/Ecocardiograma - Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Cardiologia e/ou membro da sociedade brasileira de Cardiologia. - 1 - 20 - 4.151,67 - Seleção Pública.

Médico Especialista em Mastologia - Médico Especialista em Mastologia - Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Mastologia - 1 - 20 - 4.151,67 - Seleção Pública.

8. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

8.1 Primeira Etapa: Análise Curricular e Documental:

8.1.1 A classificação dos candidatos inscritos será através da avaliação de currículos e documentos, constando de Titulação/ Aperfeiçoamento e Experiência Profissional do candidato, e será realizada, na data de 16 a 20 de setembro de 2013, pela Comissão Coordenadora da Seleção Pública Simplificada, formada por funcionários do CPSMA, conforme portaria a ser publicada, e, se for o caso, por colaboradores eventuais designados especificamente para tal atividade.

8.1.2 A Avaliação Curricular valerá até 10 (dez) pontos, e classificará até 02 (duas) vezes o número de vagas ofertadas para cada emprego selecionado.

8.1.3 A Avaliação Curricular dar-se-á exclusivamente através da análise das informações prestadas no ato da inscrição e constantes na Ficha de Inscrição (ANEXO III), obedecendo-se rigorosamente à Tabela de Pontos apresentada no ANEXO II deste Edital, não sendo aceita qualquer informação curricular que venha a ser encaminhada posteriormente.

8.1.4 Os candidatos aprovados nos diversos empregos público ora selecionados e que se enquadrem nos quantitativos descritos no ANEXO I, até o dobro do número de vagas ofertadas, serão imediatamente convocados para apresentar documentação comprobatória das informações prestadas.

8.1.5 Na Avaliação Curricular, somente serão pontuados os cursos e experiências profissionais que tiverem correlação com o cargo para o qual o candidato se inscreveu.

8.1.6 Só serão aceitos certificados e diplomas emitidos por instituição reconhecida pela autoridade pública competente.

8.1.7 Os comprovantes de cursos realizados fora do Brasil devem ser traduzidos e reconhecidos pela autoridade competente ou por ela oficialmente delegada.

8.1.8 O tempo de experiência profissional deverá ser comprovado nas formas a seguir:

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS; ou

b) Certidão ou Declaração de tempo de serviço público, emitida pela Unidade de Recursos Humanos da instituição em que o candidato trabalha ou trabalhou, no caso de servidor ou empregado público; ou

c) Certidão ou Declaração da instituição ou empresa em que trabalha ou trabalhou, acompanhada de tradução para a língua portuguesa, feita por tradutor juramentado, no caso de experiência profissional no exterior; ou

d) Certidão ou Declaração assinada pelo dirigente máximo da entidade à qual o candidato mantém atualmente ou já manteve anteriormente vínculo formal de trabalho, no caso de experiência como contratado. Não será contabilizado tempo de contrato de estágio.

8.1.8.1 Na hipótese de na empresa ou Instituição em que o candidato trabalha ou trabalhou não existir Unidade de Recursos Humanos, a Certidão ou Declaração acima referida deverá ser emitida, carimbada e assinada pela autoridade máxima da instituição ou empresa que fornecer o documento.

8.1.8.2 As Certidões ou Declarações deverão ser emitidas em papel timbrado da instituição ou empresa e assinada pelo responsável por sua emissão.

8.1.8.3 O tempo de experiência só será computado a partir de 06 (seis) meses, com no máximo 03 (três) anos.

8.1.9 Qualquer informação em desacordo com a realidade ou não comprovada gera a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

8.1.10 As informações constantes no currículo deverão ser comprovadas mediante a entrega dos documentos, conforme determinado no item 2, subitem 2.2 deste Edital.

8.1.11 O resultado da Análise Curricular será fixado às 15(quinze) horas do dia 20 de Agosto de 2013, no quadro de avisos do CPSMA no endereço elencado no item 2.1 deste edital e divulgado na imprensa local, ficando, desde já, os classificados convocados para a segunda etapa que se realizará nos dias 23 e 24 de Setembro de 2013.

8.2 Segunda Etapa: Entrevista:

8.2.1 A entrevista terá caráter classificatório e será aplicada, na data de 23 e 24 de Setembro de 2013, para todos os candidatos habilitados na Etapa 1 (Avaliação Curricular e Documental). Os referidos candidatos serão convocados através de termo fixado, no quadro de avisos do CPSMA, na mesma data e horário da divulgação do resultado da Primeira Etapa.

8.2.2 Estarão classificados para participarem da Etapa 2 (Entrevista) os candidatos aprovados na Etapa 1 (Avaliação Curricular) e em quantitativo de até 02 (duas) vezes o número de vagas estabelecido para os referidos empregos.

8.2.3 A Etapa 2 (Entrevista) será exclusivamente classificatória, conforme os critérios de análise no ANEXO II.

8.2.4 Não haverá em hipótese alguma convocação para Entrevista, senão através do Termo fixado no quadro de avisos do CPSMA quando divulgado o resultado da primeira etapa, se obrigando o candidato a verificar quanto sua classificação para a Segunda Etapa no quadro de avisos do CPSMA.

8.2.5 Estarão desclassificados os candidatos que não comparecerem à Entrevista.

8.2.6 A nota de cada entrevistador será dada individualmente, sendo feita a média aritmética das notas somadas pelos avaliadores.

8.2.7 Não haverá em hipótese alguma segunda convocação para entrevista.

9. DO JULGAMENTO FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS:

9.1 A ANALISE CURRICULAR - DOCUMENTAL E A ENTREVISTA serão avaliadas, pontuadas e consideradas para o julgamento final e classificação dos candidatos, conforme critérios estabelecidos no Anexo II deste Edital, sendo eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver nota inferior a 6 (seis) pontos.

9.2 A nota final será calculada pela média aritmética obtida na Análise Curricular e Documental e na Entrevista, sendo aprovados e classificados os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 6 (seis) pontos.

9.3 Os candidatos aprovados serão classificados segundo a ordem decrescente da nota final.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

10.1 Ocorrendo empate, considerar-se-á, como primeiro critério de desempate, o disposto no parágrafo único do Art. 27 da Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e, em seguida, a maior idade civil dos participantes empatados.

11. DO RESULTADO:

11.1 O resultado final da SELEÇÃO PUBLICA SIMPLIFICADA/2013/CONSORCIO PUBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ACARAÚ - CPSMA - EDITAL Nº 001/2013, será publicado no Diário Oficial do Estado - DOE e fixado no quadro de avisos do CPSMA.

12. DOS RECURSOS:

12.1 - Será admitido recurso administrativo sobre os resultados da Análise Curricular.

12.2 - Os recursos deverão ser interpostos no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contados da divulgação do respectivo resultado no quadro de avisos do CPSMA elencado no item 8.1.11.

12.3 - Os recursos deverão ser dirigidos ao Consórcio Publico de Saúde da Microrregião de Acaraú - CPSMA, através de requerimento redigido conforme ANEXO IV, e protocolado na sede da Entidade, situada na Rua José Otacílio Martins Rocha, s/n, Bairro: Campo de aviação, Acaraú-CE - CEP. 62.580-000 e estar fundamentado indicando com precisão o item sobre o qual versa a revisão, sob pena de não ser admitido. Não será acatado recurso fora do prazo.

12.4 - Os recursos relativos à Análise Curricular serão julgados pela Comissão do presente Processo Seletivo Público Simplificado.

12.5 - Se ficar provado o vício, irregularidade insanável ou preterição de formalidade substancial, o Processo Seletivo Público Simplificado será anulado de forma total ou parcial.

12.6 - O candidato que, visando interesses pessoais, lançar mão de falsas alegações e fatos inverídicos com o propósito de embargo do processo seletivo, após a apuração dos fatos, se não comprovados, poderá responder pelo ato, na forma da legislação atinente à matéria.

12.7 - A Comissão do presente Processo Seletivo Público Simplificado constitui-se a única e última instância recursal para julgar recursos, respectivamente, sendo soberana em sua decisão.

12.8 - A decisão relativa ao julgamento do recurso, quando do interesse de mais de um candidato, será dada a conhecer coletivamente.

13. DA HOMOLOGAÇÃO:

13.1 A Homologação do resultado final da SELEÇÃO PUBLICA SIMPLIFICADA/2013/CONSÓRCIO PUBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ACARAÚ - CPSMA - EDITAL Nº 001/2013, será publicado e divulgado no quadro de avisos do CPSMA e no DOE - Diário Oficial do estado.

14. DA CONVOCAÇÃO E CONTRATAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS:

14.1 A Convocação dos candidatos classificados no presente Processo Seletivo Público se dará por meio de Ato do Presidente do CPSMA, publicado no quadro de avisos do CPSMA e/ou no Diário Oficial do Estado - DOE.

15. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS -

15.1 O Processo Seletivo Público Simplificado terá validade de 12 (doze) meses, a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

15.2 Não haverá segunda chamada para as Etapas da presente Seleção. A ausência por qualquer motivo, inclusive moléstia ou atraso, resultará na eliminação do candidato faltoso do Processo Seletivo Simplificado.

15.3 É vedada a salda do candidato do recinto da Entrevista sem autorização e acompanhamento do fiscal.

15.4 Será excluído do Processo Seletivo Público Simplificado, por ato da Comissão, o candidato que cometer alguma das seguintes irregularidades:

a) Agir com incorreção ou descortesia para com os membros da Comissão e demais colaboradores, auxiliares ou autoridades presentes;

b) Utilizar ou tentar utilizar de meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros;

c) Ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente e em casos especiais, em companhia do fiscal;

15.5 Todos os documentos relativos a este Processo Seletivo Público Simplificado (edital de abertura, fichas de inscrições, avaliações, homologação de resultado final, entre outros) serão confiados, após seu término, à guarda do CPSMA, e serão mantidos pelo prazo de dois anos, findo o qual serão incinerados.

15.6 O candidato deverá observar rigorosamente o edital e retificações (caso ocorram) sendo de inteira responsabilidade o acompanhamento da publicação e divulgação de atos, comunicados e editais.

15.7 Será eliminado o candidato que, convocado, faltar no dia e hora marcados em qualquer fase do Processo Seletivo Público Simplificado ou não comparecer no período estabelecido para a assinatura do contrato de trabalho, bem como transgredir as normas e regras deste Processo Seletivo Público Simplificado.

15.8 O candidato que não comparecer para assumir a vaga para a qual foi selecionado, na data estabelecida no Edital de Convocação, será excluído do Certame.

15.9 Na vigência da validade deste Processo Seletivo Público Simplificado, o CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ACARAÚ - CPSMA reserva-se o direito de proceder às contratações em número que atenda aos seus interesses.

15.10 O candidato aprovado no limite das vagas ofertadas pelo CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ACARAÚ - CPSMA para preenchimento dos empregos públicos, poderá optar, no prazo de 30 dias, após a homologação do certame, pela sua inclusão no final da fila, por ordem de classificação geral, abdicando da classificação conquistada no Certame.

15.11 Os casos omissos, no que concerne aos aspectos técnicos e operacionais referentes ao Processo Seletivo Público Simplificado, serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Público Simplificado.

10.12 O Foro da Comarca de Acaraú-CE é o competente para decidir quaisquer ações judiciais interpostas com respeito ao presente Edital e respectivo Processo Seletivo Público Simplificado. Acaraú-CE, 5 de agosto de 2013.

Alexandre Ferreira Gomes da Silveira
PRESIDENTE DO CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ACARAÚ - CPSMA.

ANEXO I

- REQUISITOS PARA ADMISSÃO/VAGAS/CARGA HORÁRIA/PERFIL PROFISSIONAL/SALÁRIO:

RELAÇÃO POR:

EMPREGO PÚBLICO

FUNÇÃO

REQUISITOS EXIGIDOS PARA CONTRATAÇÃO

Q
T
D.

C
A
R
G
A

H
O
R
Á
R
I
A

S
A
L
Á
R
I
O

F
O
R
M
A

D
E

P
R
O
V
I
M
E
N
T
O:

Psicólogo

Psicólogo

Graduação em psicologia, registro ou protocolo de registro (dentro do prazo de validade) no órgão profissional competente.

1

20

1.542,05

Seleção Pública

Médico especialista em Clínica Médica

Médico especialista em Clínica Médica

Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Clínica Médica.

2

20

4.151,67

Seleção Pública

Médico especialista em Cirurgia Geral

Médico especialista em Cirurgia Geral

Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Cirurgia Geral.

2

20

4.151,67

Seleção Pública

Médico especialista em Gastroenterologia

Médico especialista em Gastroenterologia

Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Gastroenterologia.

3

20

4.151,67

Seleção Pública

Médico especialista em Oftalmologia

Médico especialista em Oftalmologia

Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Oftalmologia.

1

20

4.151,67.

Seleção Pública

Médico especialista em Urologia

Médico especialista em Urologia

Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ ou título de especialista em Urologia

1

20

4.151,67

Seleção Pública

Médico especialista em Otorrinolaringologia

Médico especialista em Otorrinolaringologia

Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Otorrinolaringologia e/ou membro da sociedade brasileira de Otorrinolaringologia

1

20

4.151,67

Seleção Pública

Médico especialista em Cardiologia

Médico especialista em Cardiologia

Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Cardiologia e/ou membro da sociedade brasileira de Cardiologia

2

20

4.151,67

Seleção Pública

Médico Especialista em Cardiologia/ Ergometria

Médico Especialista em Cardiologia/ Ergometria

Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Cardiologia e/ou membro da sociedade brasileira de Cardiologia.

1

20

4.151,67

Seleção Pública

Médico Especialista em Cardiografia/ Ecocardiograma

Médico Especialista em Cardiografia/ Ecocardiograma

Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Cardiologia e/ou membro da sociedade brasileira de Cardiologia.

1

20

4.151,67

Seleção Pública

Médico Especialista em Mastologia

Médico Especialista em Mastologia

Graduação em Medicina registro no órgão competente e CRM ativo, desejável residência médica e/ou título de especialista em Mastologia

1

20

4.151;67

Seleção Pública

ANEXO II

- CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO DA ANALISE CURRICULAR E DOCUMENTAL

A) FORMAÇÃO ACADÊMICA:

1. Doutorado e/ou Mestrado na área de atuação

2,5 pontos;

2. Pós-Graduação (ESPECIALISTA na Área de atuação a que se destina a vaga) concluída

3,0 pontos;

3. Pós-Graduação (cursando ESPECIALIZAÇÃO na Área de atuação a que se destina a vaga) a ser concluída

1,5 pontos = Subtotal A: 7 pontos;

B) EXPERIÊNCIA TÉCNICO-PROFISSIONAL:

5. Experiência de tempo RELACIONADA A ÁREA DE ATUAÇÃO em instituição pública ou privada nos últimos 03 anos (0,5 pontos por semestre completo, até 03 anos). Máximo de 3 pontos. Sub Total B: 3 pontos - TOTAL (A+B): 10 pontos.

ANEXO III

- FICHA REQUERIMENTO - INSCRIÇÃO - EDITAL 01/2013

DADOS PESSOAIS:

NOME ____________________________________________FILIAÇÃO: PAI . ______________________________________, MÃE . ____________________________________ DATA NASCIMENTO ____/_____/_______ CIDADE _____________________________, UF. _______ ESTADO CIVIL: (__) SOLTEIRO,(__) CASADO (__) OUTROS. PORTADOR DE DEFICIÊNCIA: (__) SIM (__) NÃO. CID:_______________ ENDEREÇO ___________________________________________, BAIRRO __________________________, CEP _________________ CIDADE:_____________________________ UF ________ TELEFONES P/ CONTATO: (__)___________________, _____________________ . DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA: RG _____________________, ÓRGÃO EMISSOR ____________________, DT.______________________ EMISSÃO ____ /______ /_______ CPF __________________ CONSELHO ______________ CTPS ______________, SÉRIE ____________ EMISSOR ___________ DT ______

__________________________________________
ASSINATURA:

____/_____/_____
DATA: 2013.

ANEXO IV

- FORMULÁRIO DE RECURSO

ADMINISTRATIVO
(Use uma folha para cada questão):

_____________________________________________________
Cargo de Opção do (a) Candidato (a):

_____________________________________________________
Número de Inscrição do Candidato (a):

Modalidade do Recurso: Revisão do resultado da Análise Curricular.

Justificativa Fundamentada do (a) Candidato(a) (Use folhas suplementares, se necessário __________________________________________________________________________________

Acaraú-CE _________ de ____________ de 2013

________ _________________________________________________
Assinatura do Candidato.

ANEXO V

- CURRICULUM VITAE:

CANDIDATO (A):________________________________________________.

EMPREGO/ESPECIALIDADE: ______________________________________.

I - FORMAÇÃO:

Curso concluído: __________________________ . Instituição: _____________________ .
DATA DA CONCLUSÃO: ________________________________________________.
TÍTULO DE ESPECIALISTA (__) sim (__) não.
Nome do curso(Especialista):_________________________________________________.

PÓS-GRADUAÇÃO ESTRICTO SENSU (Doutorado ou Mestrado) (Informar título do curso, cidade de realização, instituição promotora e período).

a)___________________________________________________________
b)___________________________________________________________
c)___________________________________________________________.

CURSOS RELACIONADOS A ÁREA DE ATUAÇÃO
(Informar título do curso, cidade de realização, instituição promotora, período e carga-horária).

a)__________________________________________________________
b) _________________________________________________________
c) __________________________________________________________
d) _________________________________________________________
e)__________________________________________________________
f)___________________________________________________________

II - EXPERIÊNCIA TÉCNICO-PROFISSIONAL

- EXPERIÊNCIA TÉCNICO-PROFISSIONAL DE TEMPO DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA/PRIVADA NA ÁREA DE ATUAÇÃO.
(Informar serviço, local e período de trabalho, com respectiva comprovação da instituição, assinada pelo responsável do setor correspondente e firma reconhecida).

a)__________________________________________________________
b) _________________________________________________________
c) __________________________________________________________
d) _________________________________________________________
e)__________________________________________________________
f)___________________________________________________________

Declaro, sob as penas da lei, que os títulos relacionados neste documento, para fins de atribuição de pontos da prova de títulos do Processo Seletivo para ingresso no CONSORCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ACARAÚ - CPSMA, órgão administrador da Policlínica Regional de Acaraú-CE, são a expressão fiel da verdade e que podem ser oportunamente comprovados, mediante originais e/ou cópias autenticadas.

_____________________ CE, ______de _______ de 2013.

__________________________________________________________
Assinatura do (a) candidato ou procurador (a).

OBS.: Documentos comprobatórios, em fotocópias autenticadas e ordenados, devem ser anexados para analise curricular.

ANEXO VI

ATIVIDADES INERENTES AOS EMPREGOS PÚBLICOS

PSICÓLOGO: 1)Psicologia clínica: relações humanas. 2)Trabalho em equipe interprofissional: relacionamento e competências. 3)Teoria e prática do psicodiagnóstico. 4)Teorias da Personalidade. 5)Psicopatologia: diagnóstico descritivos dos transtornos mentais em adultos, crianças e adolescentes. 6)Teorias e técnicas psicoterápicas. 7)Família: diagnóstico, estratégia de atendimento, acompanhamento, abordagem sistêmica. 8)Estatuto da Criança e do Adolescente(Lei 8.069/1990). 9)Psicologia Organizacional. 10)Processos Grupais. 11)Código de Ética Profissional dos Psicólogos. 12)Elaboração de documentos decorrentes de avaliações psicológicas. 13)Resolução CFP nº. 007/2003. 14)Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Lei 11.343/2006). 15)Política Nacional de Saúde Mental (Lei 10.216/2002).

MÉDICO - CIRURGIA GERAL: 1. Anestésicos locais e Anestesia loco regional. 2. Complicações cirúrgicas trans e pós-operatórias. 3. Imunologia e transplantes. 4. Parede abdominal. Omento. Mesentério e Retroperitônio. 5. Hérnias da parede abdominal. 6. Trauma abdominal, torácico, cervical. 7. Abdome agudo. 8. Obesidade mórbida. 9. Hemorragia digestiva. 10.Doenças do trato biliar. 11. Doença inflamatória intestinal. 12. Atendimento ao politraumatizado. 13. Cirurgia minimamente invasiva. 14. Hipertensão porta e cirrose. 15. Queimaduras. 16. Neoplasias da tireóide. 17. Neoplasias benignas e malignas do aparelho digestivo. 18. Doenças cirúrgicas do anus. 19. Doenças da via biliar. 20. Doenças benignas cirúrgicas do pâncreas - pancreatites. 21. Cirurgia do baço. 22. Melanomas e tumores cutâneos. 23. Doenças da mama. 24. Cirurgia na paciente grávida. 25. Obstrução arterial aguda. 26. Trombose venosa profunda. 27. Problemas cirúrgicos no paciente imunossuprimido. 28. Cirurgia no idoso Geral -1. Equilíbrios hidro-eletrolítico e ácido básico. 2. Choque: hipovolêmico, cardiogênico, por insuficiência supra-renal e por sepse. 3. Princípios hematológicos da cirurgia: hemostasia e coagulação. 4. coagulopatias, transfusão de sangue e hemoderivados. 5. Metabolismo e nutrição em pacientes cirúrgicos. 6. Cicatrização de feridas. 7. pré-operatório: avaliação pré-operatória, preparo pré-operatório, trans-operatório e cuidados pós-operatórios. 8. Antibioticoterapia e infecção em cirurgia. 9. Complicações cirúrgicas.

MÉDICO - CLÍNICA MEDICA: 1. Cuidados gerais com o paciente em medicina interna. 2. Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia iquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas. 3. Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abscessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar. 4. Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarréia, colelitíase, e colecistite, pancreatite, hepatites virais, e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica, cirrose hepática. 5. Doenças renais: insuficiência renal aguda, e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal, 6. Doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas para tireoides. 7. Doenças reumáticas: artrite reumatoide, espondiloartropatias, colagenoses, gota. 8. Doenças infecciosas e terapia antibiótica: abordagem do paciente febril, malária, estreptococcias, endocardite infecciosa, estafilococcia, meningites, tétano, Febre tifoide, tuberculose, DST, leptospirose, resfriado comum, influenza, malaria, micoses sistêmicas, herpes simples e varicela-zoster, doença de Chagas, leishmanioses, sida e principais infecções oportunista. 9. Distúrbios hidreletrolíticos e acidobásicos. 10. Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária. 11. Emergências clínicas. 12. Neoplasias: rastreamento e história natural das neoplasias ginecológicas, próstata, cólon e pulmão. 13. Relação médico-paciente. 14. Pré e pós-operatório: avaliação préoperatória, critérios e complicações da transfusão de hemoderivados, profilaxia e tratamento do tromboembolismo venoso.

MÉDICO - CARDIOLOGIA: 1. Abordagem do paciente: anamnese e exame fisico. 2. Dor: mecanismos e abordagem. 3. Abordagem do paciente com dor torácica. 4. Abordagem do paciente com cefaleia. 5. Abordagem do paciente com icterícia. 6. Bases farmacológicas do tratamento medicamentoso. 7. Cuidados com paciente terminal e sua família. 8.Exame médico periódico e os cuidados preventivos com a saúde. 9. Princípios básicos da resposta imune e inflamatória 10. Doenças infecciosas: cólera, dengue, estafilococcias, estreptococcias, infecção do trato urinário. 11. Diagnóstico por imagem. Cardiologia-1. Anatomia e Fisiologia do aparelho Cardiovascular. 2. Semiologia do aparelho Cardiovascular. 3. Métodos Diagnósticos: Eletrocardiograma, Ergometria. 4. Ecocardiograma, Radiologia, Cardiologia nuclear, Hemodinâmica. 5. Insuficiência Cardíaca Congestiva. 6. Arritmias Cardíacas, Marcapasso e Cardio desfibrilador. 7. Hipertensão Arterial Sistêmica. 8. Dislipidemias e Doença Cardiovascular. 9. Síndrome Coronariana Aguda. 10. Doença Orovalvular. 11. Cardiomiopatias. 12. Endocardite Infecciosa. 13. Doenças do Pericárdio. 14. Doenças da aorta. 15. Febre Reumática. 16. Embolia Pulmonar. Hipertensão Pulmonar. 17. Cardiopatias Congênitas. 18. Patologias Sistêmicas e o Aparelho Cardiovascular.

MÉDICO - CARDIOLOGIA/ ECOCARDIOGRAFIA: Cardiologia -1. Anatomia e Fisiologia do aparelho Cardiovascular. 2. Semiologia do aparelho Cardiovascular. 3. Métodos Diagnósticos: Eletrocardiograma, Ergometria. 4. Ecocardiograma, Radiologia, Cardiologia nuclear, Hemodinâmica. 5. Insuficiência Cardíaca Congestiva. 6. Arritmias Cardíacas, Marcapasso e Cardio desfibrilador. 7. Hipertensão Arterial Sistêmica. 8. Dislipidemias e Doença Cardiovascular. 9. Síndrome Coronariana Aguda. 10. Doença Orovalvular. 11. Cardiomiopatias. 12. Endocardite Infecciosa. 13. Doenças do Pericárdio. 14. Doenças da aorta. 15. Febre Reumática. 16. Embolia Pulmonar. 17. Hipertensão Pulmonar. 18. Cardiopatias Congênitas. 19. Patologias Sistêmicas e o Aparelho Cardiovascular. Ecocardiografia 1. Aspectos fisicos do US e Doppler. 2. Ecocardiograma normal: cortes transtorácicos, anatomia e padrões de fluxos. 3. Função sistólica e diastólica de VE e VD. 4. Doença Cardíaca Isquêmica. 5. Cardiomiopatias: dilatada, hipertrófica e restritiva. 6. Doença pericárdica. 7. Estenose e Regurgitação valvular. 8. Próteses valvares. 9. Endocardite Infecciosa. 10. Massas, tumores e origem em embolia cardíaca. 11. ECO Transesofágico. 12. ECO de Stress. 13. Hipertensão pulmonar. 14. Doenças da aorta.

MÉDICO - CARDIOLOGIA/ERGOMETRIA: Cardiologia-1. Anatomia e Fisiologia do Aparelho Cardiovascular. 2. Semiologia do Aparelho Cardiovascular. 3. Métodos Diagnósticos: Eletrocardiograma, Ergometria. 4. Ecocardiograma, Radiologia, Cardiologia nuclear, Hemodinâmica. 5. Insuficiência Cardíaca Congestiva. 6. Arritmias Cardíacas, Marcapasso e Cardio desfibrilador. 7. Hipertensão Arterial Sistêmica. 8. Dislipidemias e Doença Cardiovascular. 9. Síndrome Coronariana Aguda. 10. Doença Orovalvular. 11. Cardiomiopatias. 12. Endocardite Infecciosa. 13. Doenças do Pericárdio. 14. Doenças da aorta. 15. Febre Reumática. 16. Embolia Pulmonar. 17. Hipertensão Pulmonar. 18. Cardiopatias Congênitas. 19. Patologias Sistêmicas e o Aparelho Cardiovascular. Ergometria- 1. Fisiologia do exercício aplicada no teste ergométrico. 2. Metodologia do teste ergométrico. 3. Interpretação do eletrocardiograma frente ao teste ergométrico. 4. Interpretação dos distúrbios do ritmo e da condução durante o teste ergométrico. 5. Avaliação da resposta tensional ao esforço no teste ergométrico. 6. Avaliação da resposta cronotrópica ao esforço no teste ergométrico. 7. Avaliação pós-cirurgia de revascularização miocárdica e pós-angioplastia pelo teste ergométrico. 8. Avaliação pós-infarto do miocárdio pelo teste ergométrico. 9. Avaliação funcional dos pacientes portadores de miocardiopatia e doença oravalvar. 10. Avaliação funcional pelo ergoespirometria de indivíduos sadios (atletas) e cardiopatias.

MÉDICO - MASTOLOGIA: 1. Anatomia da mama, axila e parede torácica. 2. Fisiologia da mama, normal e anormal desenvolvimento e funções. 3. Descargas papilares 4. Ginecomastia. 5. Lesões prémalignas da mama. 6. Etiologia e conduta na dor mamária. 7. Aspectos histopatológicos do carcinoma intraductal e invasivo da mama. 8. Epidemiologia do câncer de mama. 9. Prevenção primária e secundária do câncer de mama. 10. Padrões de recorrência do câncer de mama. 11. Diagnóstico clínico e Imagenologia da patologia mamária. 12. Técnicas de biópsia mamária. 13. Tratamento cirúrgico do câncer de mama, cirurgia conservadora, mastectomia, técnicas de reconstrução. 14. Linfonodo sentinela, indicações, técnica e conduta. 15. Radioterapia para câncer de mama. 16. Tratamento sistêmico para câncer de mama. 17. Situações especiais em câncer de mama: ca. De mama masculino, gravidez e lactação e câncer de mama bilateral. 18. Reabilitação. 19. Seguimento da paciente com câncer de mama.

MÉDICO - GASTROENTEROLOGIA / ENDOSCOPIA DIGESTIVA: 1. Aspectos gerais: preparo da sala de exames; preparo do paciente; anestesia, sedação e monitorização; equipamentos e material acessório; biossegurança; limpeza e desinfecção dos endoscópicos. Cromoendoscopia. 2. Esôfago: esofagites, divertículo de Zenker, megaesôfago; corpo estranho; esôfago de Barrett; estenoses benignas; tumores de esôfago; varizes esofagogástricas; hérnia hiatal e doença do refluxo gastro­esofágico: abordagens diagnósticas e terapêuticas endoscópicas. 3. Estômago e duodeno: gastrites; duodenites, tumores de estômago; Linfoma MALT, úlcera péptica; hemorragia digestiva; estômago operado. Balão intragástrico. Gastropatia hipertensiva portal. Pesquisa de H. pylori. 4. Cólon e reto: colites; tumores do cólon; vigilância e rastreamento no câncer colorretal, doença diverticular; corpo estranho, doenças inflamatórias; terapêuticas nas lesões elevadas e planas do cólon, pólipos e polipose; colopatia iquêmica. Colonoscopia na urgência. 5. Vias biliares e pancreas: coledocolitíase; pancreatite aguda e crônica; tumor de papila; tumor de pancreas; tumor das vias biliares. Cateterismo da papila e esfincterotomia endoscópica. Diagnóstico e tratamento das lesões benignas e malignas das vias biliares. 6. Procedimentos endoscópicos: esofagogastroduodenoscopia; colonoscopia; retossigmoidoscopia; biópsia e citologia; mucosectomia; polipectomia; précorte e papilotomia; técnicas de hemostasia; dilatação; gastrostomia e passagem de cateter enteral; posicionamento de endopróteses esofagianas, biliares e enterais; complicações de procedimentos endoscópicos. 7. Achados endoscópicos nas doenças sistêmicas. 8. Hemorragia digestiva alta varicosa e não varicosa; hemorragia digestiva e baixa.

MÉDICO - OFTALMOLOGIA: 1. Conceitos básicos de oftalmologia. 2. Semiologia básica em oftalmologia. 3. Refração e óptica. 4. Córnea e doenças oculares externas. 5. Glaucoma. 6. Retina, coroide e vítreo(Patologias e tratamento). 7. Uveítes (patologias -seguimento e tratamento). 8. Cirurgias oftalmológicas. 9. Estrabismo e oftalmoplástica (seguimento e tratamento). 10. Neurooftalmologia. 11. Visão Subnormal.

MÉDICO - ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA: 1. Deformidades congênitas e adquiridas: etiologia e diagnóstico; pé torto congênito. 2. displasia do desenvolvimento do quadril; luxação congênita do joelho; pseudoartrose congênita tibial; talus vertical; aplasia congênita/ displasia dos ossos longos; polidactilia e sindactilia; escoliose. 3. Infecções e alterações inflamatórias osteoarticulares: etiologia, diagnóstico e tratamento; artrite piogênica, osteomielite aguda e crônica; tuberculose óssea; infecção da coluna vertebral; sinovites; artrite reumatóide. 4. Tumores ósseos e lesões pseudotumorais propriedades biológicas; classificação; diagnóstico, estagiamento e tratamento. 5. Osteocondroses: etiologia, diagnóstico e tratamento; membro superior, inferior e quadril. 6. Alterações degenerativas osteoarticulares: etiologia, diagnóstico e tratamento; artrose do membro superior, inferior e quadril. 7. Doenças osteometabólicas na prática ortopédica: etiologia, diagnóstico e tratamento. 8. Princípios do tratamento do paciente politraumatizado. 9. Fraturas e luxações da articulação do quadril e da coluna cervicotóraco-lombar: etiologia, diagnóstico e tratamento. 10. Fraturas, luxações, lesões capsulo-ligamentares e epifisárias do membro superior e inferior em adultos e crianças: etiologia, diagnóstico e métodos de tratamento.

MÉDICO - ORTOPEDISTA: Histologia óssea. Princípios para tratamento de fraturas. Classificação das Fraturas. Tratamento conservador das fraturas. Princípios de Fixação interna. Princípios de fixação externa. Cicatrização dos ossos e articulações. Amputações traumáticas. Fraturas expostas. Fraturas Patológicas.Luxações e subluxações. Infecções. Lesões vasculares e Síndrome compartimentai. Fraturas em crianças. Fraturas de cintura escapular. Fraturas do úmero proximal. Fraturas da diáfise umeral. Fraturas distais do número. Fraturas do cotovelo e antebraço proximal. Fraturas da diáfise do antebraço. Fraturas do punho e mão. Fraturas da coluna e Trauma raquimedular. Fraturas do anel pélvico. Fraturas do fémur proximal. Fraturas da diáfise e fémur distai. Fraturas do planalto tibial. Fraturas da diáfise da tíbia. Fraturas do pilão tibial. Fraturas do tornozelo. Fraturas do pé. Código de Ética Médica.

MÉDICO - OTORRINOLARINGOLOGIA: Anatomofisiologia clínica das fossas e seios paranasais, laringe, faringe e órgão da audição. 2. Semiologia, sintomatologia, diagnósticos e tratamento das principais afecções da laringe, glândulas salivares, órgão auditivo e seios paranasais. 3. Testes básicos da avaliação auditiva: caracterização audiológica das principais patologias do ouvido. 4. Câncer da laringe e hipofaringe: glândulas salivares e seios paranasais. 5. Doenças ulcerogranulomatosas em otorrinolaringologia. 6. Senescência e Senilidade em Otorrinolaringologia. 7. Otorrinolaringologia pediátrica. 8. Neuro anatomofisiologia do sistema vestibulo-coclear. 9. Afecções e síndromes otoneurológicas. 10. Paralisia facial periférica. 11. Afecções benignas do pescoço. 12. Distúrbios da deglutição, Laringoscopia e Nasofaringolaringoscopia funcional. 13. Manifestações otorrinolaringológicas na Aids e em imunocomprometidos.

MÉDICO - UROLOGIA: 1. Anatomia: Anatomia cirúrgica do retroperitôneo, rim e ureteres e adrenal e do trato urinário baixo e genitália masculina. 2. Exame urológico e técnicas diagnosticas: Avaliação do paciente urológico: história, exame fisico e Urinálises. Cistoscopia e instrumentação básica. Imagem do trato urinário - princípios básicos. 3. Fisiologia, patologia e tratamento das doenças do trato urinário alto: Fisiologia e patologia renal. 5. Hipertensão renovascular e nefropatia isquêmica. Transplante renal. Fisiologia e farmacologia do ureter e pelve renal. Fisiopatologia da obstrução do trato urinário. Tratamento da obstrução do trato urinário. 6. Infecções e inflamação do trato gênitourinário: Infecções do trato urinário. Prostatites. Cistite intersticial. Doenças sexualmente transmissíveis. Doenças cutâneas da genitália externa masculina. Tuberculose do sistema gênito-urinário. 7. Função e disfunção urinária: fisiologia e farmacologia da uretra e bexiga. Fisiopatologia da disfunção urinária. Fisiopatologia, avaliação e tratamento da incontinência urinária. Incontinência urinária pos-prostatectomia. Tratamento não cirúrgico da incontinência urinária. Cirurgia de suspensão retropúbica para incontinência urinária feminina. Sling pubovaginal. Implantação de esfincter artificial gênito-urinário. Cirurgia para fistula vesico-vaginal e uretro-vaginal. 8. Hiperplasia prostática benigna. 9. Função e disfunção reprodutiva. Função e disfunção sexual. 10. Urologia pediátrica: Avaliação do paciente pediátrico urológico. Infecção do trato urinário em crianças. Anomalias do trato urinário superior. Anomalias e cirurgia da junção ureteropélvica em crianças. Extrofia vesical e epispádias. Válvula de uretra posterior. Hipospádias. Oncologia urológica pediátrica. 11. Oncologia urogenital: Tumores renais. Tumores uroteliais do trato urinário. Tratamento do câncer superficial e invasivo da bexiga. Cirurgia do câncer vesical. Tratamento dos tumores uroteliais da pelve renal e ureter. Neoplasia de testículo. Tumores do pênis. Carcinoma da próstata. 12. Urolitíase e endourologia. 13. Cirurgia urológica: bases da cirurgia urológica laparoscópica. Cirurgia da supra-renal. Cirurgia do rim. Cirurgia laparoscópica do rim. Cirurgia da derivação urinária. 14. Trauma gênito urinário.