CIRAU - Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai - RS

Notícia:   CIRAU - Consórcio Intermunicipal oferece 2 vagas de nível Médio e Superior

CIRAU - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA REGIÃO DO ALTO URUGUAI

SELEÇÃO PÚBLICA Nº 001/2010

EDITAL Nº 001/2010

INIDIO PEDRO MUNARI, Presidente do Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai - CIRAU de Itatiba do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO que estarão abertas as inscrições para a SELEÇÃO PÚBLICA a ser realizado sob Regime Celetista, destinado ao preenchimento de vagas existentes e classificação de candidatos às vagas futuras para o Quadro Geral de funcionários do Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai - CIRAU de Itatiba do Sul, para os empregos de COORDENADOR REGIONAL e CONTADOR, e sob regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), nos termos das normas contidas no presente Edital e pelas demais legislações pertinentes.

1 - EMPREGOS PÚBLICOS - Regime CLT:

Empregos Públicos

Vagas

Escolaridade e exigências mínimas

Área de Atuação

Carga Horária Semana

Salário Base Mensal (R$)

Valor da Inscrição (R$)

Contador

01

Superior

CIRAU

20 horas

1.500,00

70,00

Coordenador Regional

04

Ensino Médio Completo

CIRAU

40 horas

2.000,00

70,00

2 - SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES DO EMPREGO:

As sínteses das atribuições de cada emprego desta seleção constam nos Anexos deste Edital.

3 - DA DIVULGAÇÃO:

A divulgação oficial desta Seleção Pública se dará em forma de Editais publicados nos seguintes locais:

3.1 - No painel de publicações do Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai - CIRAU- de Itatiba do Sul, situado na Avenida América, nº 845 - Itatiba do Sul - RS.

3.2 - Nos painéis de publicações das Prefeituras dos municípios consorciados (ITATIBA DO SUL; PAIM FILHO; BENJAMIN CONSTANT DO SUL; PONTE PRETA; JACUTINGA; SEVERIANO DE ALMEIDA; CENTENÁRIO; MACHADINHO; IBIAÇÁ; ERVAL GRANDE; MARIANO MORO; MAXIMILIANO DE ALMEIDA; CAMPINAS DO SUL; CERRO GRANDE; CRUSALTENSE; EREBANGO; ERECHIM, FLORIANO PEIXOTO; FONTOURA XAVIER; GAURAMA; LAJEADO DO BUGRE; NOVO TIRADENTES; SERAFINA CORREÁ).

3.3 - E JORNAL BOM DIA.

4 - DAS INSCRIÇÕES:

4.1 - Período, horário e local:

As inscrições deverão ser realizadas no período de 08 de junho de 2010 á 22 de junho de 2010, de segunda a sexta-feira, das 08 às 11hs30min e das 13hs30min às 17hs30min na sede do Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai- CIRAU, sito na Avenida América, nº 845 na cidade de Itatiba do Sul, RS.

4.2 - Procedimento de inscrição:

4.2.1 - Comparecer no período, local e horário determinado portando os seguintes documentos:

a) Fotocópia de documento de identidade com foto (acompanhada do original para simples conferência);

b) 01 (uma) foto 3x4, recente.

4.2.2 - Recolher o valor da taxa de inscrição no setor administrativo do - CIRAU.

4.2.3 - Os candidatos portadores de deficiência deverão anexar ao Formulário de Inscrição, Atestado Médico em receituário próprio (original), especificando claramente a deficiência de que é portador, nos termos da Classificação Internacional de Doenças (CID).

4.2.4 - Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato receberá o comprovante de sua inscrição, que deverá ser apresentado pelo candidato no dia da realização da Prova.

4.3 - Condições de inscrição:

4.3.1 - O candidato deverá se inscrever apenas para um emprego, visto que todas as provas serão realizadas na mesma data e horário.

4.3.2 - O candidato deverá possuir a idade mínima de 18 anos até o último dia de inscrição.

4.3.3-O candidato deverá possuir todos os pré-requisitos para o emprego em que está concorrendo, conforme o item 1 deste Edital.

4.3.4 - Não serão aceitos pagamentos das taxas de inscrição realizadas com cheques.

4.3.5 - Não serão aceitas inscrições condicionais, por correspondência, fac-símile (fax) ou por qualquer outro meio eletrônico.

4.3.6- No caso de inscrição por procuração, deverá ser apresentado o documento de identidade do procurador, o instrumento de mandato de procuração, com a firma do outorgante devidamente reconhecida em cartório e a fotocópia autenticada do documento de identidade do candidato, além dos demais documentos citados no subitem 4.2.1.

4.3.7 - O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, mesmo que o candidato não efetive sua inscrição ou não tenha sua inscrição homologada, salvo se a seleção não seja realizada.

4.3.8 - É vedado aos candidatos á anexação de documentos após o período de inscrições.

4.3.9 - Uma vez efetuada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração quanto ao emprego pretendido e/ou quanto à identificação do candidato.

4.3.10 - O candidato assinará, no Formulário de Inscrição, declaração de que está de acordo com as exigências e condições previstas neste Edital.

4.4 - Das vagas destinadas aos candidatos portadores de deficiência:

4.4.1 - É assegurado o direito de inscrição às pessoas portadoras de deficiência, nos termos da Legislação vigente, observada a compatibilidade do cargo com a deficiência de que é portadores, devendo esta deficiência ser comprovada com atestado médico.

4.4.2 - O candidato que necessitar de condições especiais para a realização da prova, deverá preencher o campo específico no Formulário de Inscrição e a empresa responsável pelo Concurso analisará a viabilidade de atendimento à solicitação.

4.4.4 - Os candidatos portadores de deficiência participarão da Seleção em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere o conteúdo, avaliação, duração, local e horário de realização da prova.

4.4.5 - Não ocorrendo á aprovação de candidatos portadores de deficiência para preenchimento das vagas previstas, estas serão preenchidas pelos demais aprovados.

4.5 - Homologação das inscrições:

4.5.1 - A homologação das inscrições será divulgada por Edital, a ser afixado na sede do Consórcio Intermunicipal Da Região do Alto Uruguai-CIRAU de Itatiba do Sul e nos painéis de publicações das Prefeituras Municipais Consorciadas ((ITATIBA DO SUL; PAIM FILHO; BENJAMIN CONSTANT DO SUL; PONTE PRETA; JACUTINGA; SEVERIANO DE ALMEIDA; CENTENÁRIO; MACHADINHO; IBIAÇÁ; ERVAL GRANDE; MARIANO MORO; MAXIMILIANO DE ALMEIDA; CAMPINAS DO SUL; CERRO GRANDE; CRUSALTENSE; EREBANGO; ERECHIM, FLORIANO PEIXOTO; FONTOURA XAVIER; GAURAMA; LAJEADO DO BUGRE; NOVO TIRADENTES; SERAFINA CORREÁ; ) no dia 24 de junho de 2010, contendo informações sobre as inscrições homologadas, relação das indeferidas e o motivo dos indeferimentos.

5 - DAS PROVAS:

O Concurso Público consistirá de exames de conhecimentos, mediante aplicação de Provas Objetivas.

5.1. DA PROVA OBJETIVA

Para Coordenador Geral e Contador: é de caráter eliminatório, ou seja, o candidato que atingir MÉDIA INFERIOR a 50% em cada uma da provas será considerado REPROVADO.

Consistirá na resolução de questões objetivas baseadas no programa constante do ANEXO II deste Edital e serão valorizados na escala de 0 a 100 pontos cada prova.

MÉDIA FINAL

Só será considerado APROVADO o candidato que obtiver média igual ou superior a 50% na soma das notas obtidas nestas provas, obedecendo aos seguintes pesos:

Para os cargos de Coordenador Geral e Contador:

Disciplina

Nº Questões

Mínimo para Aprovação

Peso

Prova de Legislação

20 (vinte)

10 (dez)

04 (quatro)

Prova de Português

10 (dez)

05 (cinco)

02 (dois)

Prova de Matemática

10 (dez)

05 (cinco)

02 (dois)

Prova de Informática

10 (dez)

05 (cinco)

02 (dois)

OBS: Em caso de empate terá preferência, pela ordem, o candidato que tiver maior nota na prova de:

- Legislação;

- Português;

- Matemática;

- Informática;

Persistindo o empate ocorrerá: SORTEIO PÚBLICO

9 - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS:

9.1 OBJETIVAS:

a) O candidato deverá comparecer ao local determinado para a realização das provas, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o início dos trabalhos, munido de comprovante de pagamento, carteira de identidade (civil ou militar), caneta esferográfica azul ou preta.

b) Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Institutos de Identificação, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordem, Conselho, etc) passaporte; certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação, desde que com foto. O documento deverá estar legível, não podendo estar danificado.

c) Não haverá prova fora do local designado, nem em datas e/ou horários diferentes.

d) O tempo de duração das provas objetivas será de 03 (três) horas.

e) Será proibido o acesso ao local de realização das provas aos candidatos que se apresentarem em horário diferente do estabelecido para o seu início, seja qual for o motivo alegado.

f) Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado.

g) Durante as provas não serão permitidas consultas de nenhuma espécie, utilizar-se de telefone celular ou qualquer outro aparelho eletroeletrônico, bem como utilizar instrumentos próprios, salvo os expressamente permitidos.

h) O caderno de provas é o espaço no qual o candidato poderá desenvolver todas as técnicas para chegar à resposta adequada, permitindo-se o rascunho e a rasura em qualquer folha, EXCETO, na capa do caderno e na GRADE DE RESPOSTAS.

i) Será atribuída nota 0 (zero) à resposta que, na grade de respostas estiver em desconformidade com as instruções, não estiver assinalada ou que contiver mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura ou alternativa marcada a lápis, ainda que legível.

j) Em nenhuma hipótese, será considerado para correção e respectiva pontuação o caderno de provas.

k) O candidato, ao terminar a prova objetiva, devolverá ao fiscal de sala, juntamente com a grade de resposta, o caderno de provas, tendo em vista a obrigatoriedade do arquivamento pela Prefeitura Municipal;

l) Será permitido aos candidatos copiar sua grade de respostas, para conferência com o gabarito oficial, no verso do documento de inscrição no Concurso Público;

m) Ao final das provas objetivas, os dois últimos candidatos deverão permanecer no recinto, a fim de assinar o lacre do envelope das provas juntamente com os fiscais, sendo liberados quando todos as tiverem concluído;

9.2 Será excluído do Concurso o candidato que:

a) for surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato, bem como se utilizando de consultas;

b) utilizar-se de quaisquer recursos ilícitos ou fraudulentos em qualquer etapa de sua realização;

c) ausentar-se, a não ser momentaneamente, em casos especiais e acompanhados do fiscal de sala;

d) portar-se inconvenientemente perturbando de qualquer forma, o bom andamento dos trabalhos;

9.3 Será desclassificado do Concurso o candidato que:

a) Preencher o Cartão de Respostas a lápis;

b) Assinar, rubricar, escrever o nome, número de inscrição, número de identidade e/ou fizer qualquer tipo de marcação que não seja a indicada nas instruções gerais que acompanham o caderno de provas;

c) Furar ou rasgar o Cartão de Respostas;

d) Assinalar ou alterar a marcação que existe logo abaixo do número do Cartão de Respostas;

9.4 Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais não serão fornecidas cópias das provas a candidatos ou instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Concurso.

9.5 Não será permitida a permanência de acompanhantes do candidato ou pessoas estranhas ao Concurso, nas dependências do local onde forem aplicadas as provas.

10 DA REVISÃO DAS PROVAS

10.1 O prazo para pedido de revisão da prova Objetiva será de 02 (dois) dias úteis, a contar do primeiro dia subsequente ao da publicação do respectivo resultado.

10.2 O pedido de revisão deverá ser dirigido ao Sr. Presidente, mediante requerimento encaminhado através de protocolo na sede do CIRAU, contendo:

a) Nome completo e número de inscrição;

b) Indicação do concurso em realização;

c) Objetivo do pedido e exposição detalhada das razões que o motivaram;

10.3 Não serão considerados os pedidos de revisão formulados fora do prazo, ou que não contenham os elementos indicados no subitem 10.2.

10.4 Não serão aceitos recursos interpostos por fac-símile, telegrama, internet, ou por qualquer meio eletrônico que não o específico neste edital.

10.5 Durante o prazo para recurso referente ao item 10.2, será dada ao candidato, vista das provas-padrões, sob fiscalização.

10.6 Fica expressamente vedado aos candidatos, no recinto de vistas das provas-padrão e durante o processamento deste trabalho, estabelecer discussões orais em torno das questões ou critérios de correção e julgamento, bem como formularem reclamações sobre tais assuntos aos servidores encarregados do aludido serviço.

10.7 Somente serão deferidos os recursos que comprovarem que houve erro da Comissão Examinadora e/ou atribuições diferentes para soluções iguais.

10.8 Os pontos relativos à questão eventualmente anulada pela Comissão Examinadora do Concurso serão atribuídos a todos os candidatos que realizarem a mesma prova. No caso de haver alteração no Gabarito Oficial, todas as grades de respostas serão novamente corrigidas de acordo com o Gabarito Oficial definitivo.

10.9 Do resultado de qualquer prova objetiva cabem os seguintes recursos, desde que fundamentados, conforme subitem 11.2.

a) Revisão das provas, pela Banca Examinadora;

11 PRAZO DE VALIDADE

O Concurso terá validade por 02 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez por igual período, a critério do CIRAU.

12 DISPOSIÇÕES GERAIS

Este Concurso reger-se-á pelas normas deste Edital.

12.1 Qualquer cidadão, diretamente ou via postal, poderá denunciar irregularidade ou ilegalidade, eventualmente ocorrida neste Concurso Público, perante o Tribunal de Contas do Estado na forma da Lei n.º 9.478/91.

12.2 A classificação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito de admissão automática no cargo público, mas apenas a expectativa de ser nele admitido, seguindo rigorosamente a ordem de classificação, ficando a concretização deste ato condicionada a observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse do serviço público municipal.

12.3 Observado o número de vagas existentes ou que venha a ocorrer, o candidato aprovado será convocado por carta registrada para o endereço constante na ficha de inscrição ou por resultante de posterior atualização, ficando obrigado a declarar por escrito se aceita ou não o cargo para o qual obteve habilitação. O não comparecimento ou falta de pronunciamento do interessado no prazo máximo de 05 (cinco) dias a contar do recebimento da comunicação ou a contar da publicação do Edital de Convocação, em caso de não ser localizado o candidato, implicará em exclusão automática do processo seletivo. Não haverá segunda convocação para admissão, salvo hipótese do candidato que, ao comparecer e não aceitar a sua indicação, optar pela inclusão no final da relação, reposicionamento este que deverá ser requerido por escrito.

12.4 Ficam advertidos os candidatos de que, no caso de nomeação, a posse no cargo só lhes será deferida no caso de exibirem:

13 DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA PARA TODOS OS CARGOS:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) Possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos e, no máximo 50 (cinquenta) anos até a data do encerramento das inscrições;

c) Possuir Escolaridade mínima exigida e Habilitação Legal em cada cargo, na data da posse;

d) Estar em dia com as obrigações eleitorais, na data da posse;

e) Estar em dia com as obrigações militares (para os candidatos do sexo masculino);

f) Atestado de boa saúde física e mental a ser fornecido, por Médico ou Junta Médica do Município ou ainda, por esta designada, mediante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo, bem como a compatibilidade para os casos de deficiência física;

g) Declaração negativa de acumulação de cargo público, conforme disciplina a Constituição Federal, em seu artigo 37, XVI;

h) Alvará de folha corrida judicial, atualizado;

i) A não apresentação dos documentos acima na ocasião da posse, implicará na impossibilidade de aproveitamento do candidato aprovado, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes de sua inscrição no concurso.

14 DO CONCURSO

14.1. Provas Objetivas

DATA: 03 de julho de 2010
HORÁRIO: 9 horas
LOCAL: Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves de Itatiba do Sul/RS.

15 CRONOGRAMA DE EVENTOS

15.1. Período de inscrições: 08 de junho até 22 de junho de 2010.

15.2. Homologações das inscrições: 24 de junho de 2010.

- disponível nos site www.sellector.com.br

15.3. Recurso de inscrições não homologadas: 28 de junho até 30 de junho de 2010.

- disponível no site www.sellector.com.br

15.4. Realização da prova objetiva: 03 de julho de 2010.

15.5. Divulgação do gabarito: 05 de julho de 2010.

- disponível no site www.sellector.com.br

15.6. Identificação da prova objetiva na sede do CIRAU às 14:00h: 08 de julho de 2010.

- disponível no site www.sellector.com.br

15.7. Recurso para Revisão da provas objetivas: 12 até 14 de julho de 2010.

15.8. Pedido de Reconsideração: 12 de fevereiro de 2010.

15.9. Sorteio Público para o caso de empate: 16 de julho de 2010.

15.10. Homologação do resultado final: 20 de julho de 2010

- disponível no site www.sellector.com.br;

Itatiba do Sul/RS, em 07 de junho de 2010.

INIDIO PEDRO MUNARI
Presidente

Registre-se e Publique-se:

ANEXO I

SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DE COORDENADOR REGIONAL E CONTADOR

I - Auxiliar no planejamento e propor estratégias e ações necessárias ao cumprimento das finalidades do Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai - CIRAU;

II - Auxiliar no planejamento e propor estratégias e programas comuns aos municípios membros do Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai - CIRAU;

III - Prestar consultoria ao Conselho Fiscal, quando solicitado;

IV - Prestar consultoria e emitir pareceres, quando solicitado, ao Conselho de Prefeitos.

- Contador (a) - Auxiliar o Presidente e/ou Secretário (a) Executivo (a) na Elaboração do Plano de a na Proposta Orçamentária Anual; Elaborar os Balanços Anuais; Elaborar os Balancetes Mensais; Elaborar as Prestações de Contas dos Auxílios e Subvenções Concedidas ao Consórcio; Realizar a Emissão e Liquidação de Empenhos; Adotar as normas, orientações e demais regulamentações Legais da Contabilidade Pública conforme a Legislação vigente para esta atividade; Fornecer as informações necessárias aos consorciados, para o cumprimento do § 4. º, art. 8. º da Lei Federal 11.107;

- Coordenador Regional: Auxiliar o Presidente (a), Secretario (a) Executivo (a) e o Diretor (a) Administrativo (a) a redigir ofícios, contratos, organizar documentos, elaborar planilhas de acompanhamento e controle, reunir ou preparar informações ou expedientes que se fizerem necessários, organizar reuniões, encontros, correspondências, acessar e-mails, organizar e orientar a elaboração de fichários e arquivos de documentação; Orientar levantamentos de bens patrimoniais; levantar dados sobre receitas e despesas; redigir atas; atender ao público interno ou externo; elaborar a escala de férias do pessoal; colecionar Legislações afeitas ao Consórcio Intermunicipal; protocolar e organizar documentos; realizar serviços de pagamentos junto a bancos e demais órgão públicos; realizar visitas técnica e de acompanhamento nos municípios que fazem parte do Consórcio e outras tarefas afins.

ANEXO II

A Bibliografia básica é apresentada apenas com o intuito de orientar o candidato, não significando que as provas se basearão exclusivamente nessas referências, sendo, portanto, de caráter indicativo.

COORDENADOR GERAL

PROVA DE LEGISLAÇÃO

A Prova será constituída de questões escritas objetivas, a critério da Banca Examinadora:

Estatuto Social do Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai, na íntegra.

Lei Federal 11.107 de 06 de abril de 2005 e suas alterações.

Decreto Federal 6.170 de 25 de julho de 2007.

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 56 , DE 5 DEZEMBRO DE 2007

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 165, DE 20 DE JUNHO DE 2008

Lei Federal 0.790, de 13 de março de 1999

Lei federal 11.578 de 26 de novembro de 2007.

PROVA DE PORTUGUÊS

Ortografia Oficial. Relação entre fonemas e grafias. Acentuação Gráfica. Separação de Sílabas. Reconhecimentos de Classes de Palavras: Nome, Pronome, Verbo, Preposição e Conjunções. Pronomes: colocação, uso, formas pronominais de tratamento. Concordância nominal e verbal. Emprego de tempos e modos. Vozes do verbo. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Estrutura do vocábulo: radicais e afixos. Formação de palavras: composição e derivação. Termos da oração. Tipos de predicação. Estrutura do período: coordenação e subordinação. Nexos oracionais: valor lógico e sintático das conjunções. Semântica: sinonímia e antonímia Interpretação de texto: variedades de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões.

PROVA DE MATEMÁTICA:

As questões de Matemática versarão sobre o seguinte programa:

Conjunto dos Números Naturais - Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

Conjunto dos Números Inteiros - Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

Conjunto dos Números Racionais - Frações e números decimais: equivalência, comparação, adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Equações do 1º e 2º graus.

Sistemas de equação do 1º grau.

Razões e Proporções

Grandezas direta e indiretamente proporcionais. Regra de três simples e composta, direta e inversa. Porcentagem. Juros simples.

Medidas - Comprimento (metro e seus múltiplos e submúltiplos). Massa (grama e seus múltiplos e submúltiplos). Capacidade (litro e seus múltiplos e submúltiplos). Tempo (horas, minutos e segundos).

Geometria: perímetro, área, volume.

Progressões Aritméticas, Progressões Geométricas.

Análise Combinatória - Arranjos, Combinações e Permutações Simples.

PROVA DE INFORMÁTICA:

Conhecimentos básicos de microcomputadores equipamentos e operacionalização;

Noções de Sistema Operacional Windows

Microsoft Word: Barra de menus e ferramentas; Formatação e configuração de páginas e textos;

Microsoft Excel: Barra de menus e ferramentas; Fórmulas (soma, se, máximo, mínimo, médio, etc.); Formatação e configuração de células e planilhas; Conhecimentos básicos de INTERNET

Outlook Express: conhecimentos gerais.

Bibliografia Sugerida

- GIOVANNI, José Ruy; GIOVANNI JR., José Ruy; CASTRUCCI, Benedito. A mais nova conquista da matemática: 6ª, 7ª e 8ª séries. São Paulo: FTD, 2002.

- GIOVANNI, José Ruy; BONJORNO, José Roberto. Matemática Fundamental 2º grau - volume Único - versão trigonometria e vol. 2 - versão progressões. São Paulo: FTD, 2000.

- BECHARA, Evanildo, Gramática da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, Ed. Nacional, 2007.

- CARNEIRO, Agostinho Dias, Redação em construção, Moderna, SP, 1992.

. CUNHA, Celso Ferreira, Gramática da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, Fename, 1980.

CEGALLA, DOMINGOS PASCOA, NOVÍSSIMA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, SÃO PAULO, ED. NACIONAL, 1993.

CONTADOR

PROVA DE LEGISLAÇÃO

Esta constará de questões escritas, objetivas, retiradas das atribuições do cargo a critério da Banca Examinadora.

Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964

Orçamento; Proposta Orçamentária; Elaboração da Lei de Orçamento; Exercício Financeiro; Créditos Adicionais; Execução do Orçamento; Controle da Execução Orçamentária;Contabilidade

Lei Federal Nº 12.017, de 12 de agosto de 2009.

Lei Federal Nº 11.578, de 26 de novembro de 2007.

Decreto Nº 6.619, de 29 de outubro de 2008

Portaria Interministerial Nº 23, de 19 de janeiro de 2010.

Instrução Normativa - TCU Nº 56, de 05 de dezembro de 2007.

PROVA DE PORTUGUÊS

Ortografia Oficial. Relação entre fonemas e grafias. Acentuação Gráfica. Separação de Sílabas. Reconhecimentos de Classes de Palavras: Nome, Pronome, Verbo, Preposição e Conjunções. Pronomes: colocação, uso, formas pronominais de tratamento. Concordância nominal e verbal. Emprego de tempos e modos. Vozes do verbo. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Estrutura do vocábulo: radicais e afixos. Formação de palavras: composição e derivação. Termos da oração. Tipos de predicação. Estrutura do período: coordenação e subordinação. Nexos oracionais: valor lógico e sintático das conjunções. Semântica: sinonímia e antonímia Interpretação de texto: variedades de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Redação Oficial: ofícios, memorandos, relatórios, despachos, exposição de motivos e outros.

PROVA DE MATEMÁTICA:

Conjunto dos Números Naturais - Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

Conjunto dos Números Inteiros - Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

Conjunto dos Números Racionais - Frações e números decimais: equivalência, comparação, adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Equações do 1º e 2º graus. Sistemas de equação do 1º grau.

Razões e Proporções - Grandezas direta e indiretamente proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples.

Medidas - Comprimento (metro e seus múltiplos e submúltiplos). Massa (grama e seus múltiplos e submúltiplos). Capacidade (litro e seus múltiplos e submúltiplos). Tempo (horas, minutos e segundos).

Perímetro e Área do quadrado e do retângulo.

Progressões Aritméticas, Progressões Geométricas

Análise Combinatória - Arranjos, Combinações e Permutações Simples.

PROVA DE INFORMÁTICA CONTEÚDO: WINDOWS: Fundamentos do Windows: Operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho; Trabalho com pasta e arquivo: localização de arquivos e pastas; movimentação e cópia de arquivos e pastas; criação e exclusão de arquivos e pastas; configurações Básicas do Windows: resolução da tela, cores, fontes, impressoras; Windows Explorer* será tomada como base à versão Windows em português, com as características a partir do Windows 98.

WORD: Área de trabalho, barras de ferramentas, botões e menus do WORD; formatação de documentos: recursos de margens, tabulação, recuo e espaçamento horizontal e vertical.

EXCEL: Área de trabalho, barras de ferramentas, botões e menus do EXCEL; deslocamento do cursor na planilha, seleção de células, linhas e colunas; introdução de números, textos, fórmulas e datas na planilha, referência absoluta e relativa; principais funções do EXCEL; Edição de planilhas: operações de copiar, colar, recortar, limpar, marcar; classificação de dados nas planilhas; Gráficos. *Será tomada como base à versão de WORD e EXCEL em português, com as características a partir do WORD 97 e EXCEL 97.

Acesso a Redes de Computadores: estrutura de Redes de Computadores: Redes locais e Internet; mecanismos de cadastramento e acesso a redes. Protocolos e serviços de Internet: Mail, Http, Correio Eletrônico.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

- BECHARA, Evanildo, Gramática da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, Ed. Nacional, 2007.

- CARNEIRO, Agostinho Dias, Redação em construção, Moderna, SP, 1992.

- CUNHA, Celso Ferreira, Gramática da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, Fename, 1980.

- FIORIN, José Luiz, SAVOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação, São Paulo, Ed. Ática, 1990.

- GIOVANNI, José Ruy; GIOVANNI JR., José Ruy; CASTRUCCI, Benedito. A mais nova conquista da matemática: 6ª, 7ª e 8ª séries. São Paulo: FTD, 2002.

- GIOVANNI, José Ruy; BONJORNO, José Roberto. Matemática Fundamental 2º grau - volume Único - versão trigonometria e vol. 2 - versão progressões. São Paulo: FTD, 2000.

- MEIRELES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. Ed. Atual, São Paulo, Malheiros, 2001.

DI Pietro, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. SP. Ed. Atlas, 2001.

ANEXO III

FORMULÁRIO PARA ENTREGA DE RECURSOS

NOME:

Nº. INSC:

EMPREGO:

SELEÇÃO PÚBLICA Nº.: 01/2010

Marque com X somente um tipo de recurso, conforme desejado.

[_] Contra o indeferimento da Inscrição

[_] Contra o Gabarito Oficial

[_] Contra as Questões Objetivas

O formulário deve ser preenchido de acordo com o item 7.2 do presente Edital.
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
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Obs.: Preencha com letra de forma todos os campos acima e entregue 2 (duas) vias do formulário.

________________, _____ de ______________ de 2010.

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Assinatura do candidato

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Assinatura do responsável pelo recebimento