URCA - Universidade Regional do Cariri - CE

Notícia:   76 vagas para Professor Temporário em sete diferentes cursos da Urca

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

EDITAL Nº 003/2012-GR, QUE FIXA AS NORMAS PARA AS INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA, APROVADO ATRAVÉS DO PROVIMENTO Nº 011/2012-GR, REFERENTE ÀS VAGAS REMANECENTES DO EDITAL Nº 01/2012-GR, PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL EM 29/02/2012, NOS SETORES DE ESTUDO QUE INDICA.

A REITORA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo Art.15, inciso V do Estatuto desta Universidade, aprovado pelo Decreto nº18.136, de 16/09/1986, publicado no Diário Oficial do Estado em 17/09/1986, e com fundamento na Lei Complementar nº14, de 15/09/1999, publicada no Diário Oficial da mesma data, alterada pela Lei Complementar nº105/2011, de 21/12/2011, publicada no Diário Oficial do Estado de 26/12/2011, torna público para o conhecimento dos interessados que estarão abertas por um período de 07 (sete) dias úteis, a ser iniciadas 05 (cinco) dias após a publicação deste Edital no Diário Oficial do Estado, as inscrições ao PROCESSO SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO, nos Setores de Estudos e respectivas Vagas indicadas no quadro abaixo:

1.QUADRO DE VAGAS

UNIDADE CURSO VAGAS P/CURSO SETOR DE ESTUDOSVAGA P/SETOR DE ESTUDOREGIME DE TRABALHO
IGUATU Ciências Econômicos09 Economia Brasileira 0140h
09 Macroeconomia 03 40h
09 Microeconomia 01 40h
09 Economia Regional 01 40h
09 Economia Política 01 40h
09 Metodologia da Pesquisa Econômica01 40h
09 Análise de Investimento e Projetos01 40h
Educação Física18 Biodinâmicas 03 40h
 Metodologia dos Esportes09 40h
 Metodologia da Educação Física06 40h
Enfermagem 29 Enfermagem em Saúde Coletiva 08 40h
29 Fundamentos de Enfermagem 03 40h
29 Assistência de Enfermagem 17 40h
29 Biologia Geral 01 40h
CAMPOS SALESCiências Biológicas03 ADS 01 40h
 Zoologia e Evolução01 40h
 Histologia e Embriologia01 40h
Letras 10 Língua Latina e História da Língua Portuguesa01 40h
10 Teoria de Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa 02 40h
10 Língua Estrangeira: Inglês01 40h
10 Formação Docente: Prática e Estágio02 40h
10 Produção e Apresentação de Trabalhos Acadêmico-Científicos01 40h
10 Língua Portuguesa01 40h
10 Linguística 02 40h
Matemática 05 Matemática Pura02 40h
 Educação Matemática02 40h
 Física Geral 01 40h
MISSÃO VELHA Ciências Biológicas e Letras01 Fundamentos Pedagógicos01 40h
Letras01 Língua Estrangeira: Inglês01 40h
TOTAL DE VAGAS    76 

2. Os setores de estudo constantes deste Edital são fixados exclusivamente para efeito deste Processo Seletivo, uma vez que as funções de nível superior não se vincularão a campos específicos de conhecimento, devendo as tarefas de ensino, pesquisa e extensão ser distribuídas de forma que harmonizem os interesses dos Cursos e as preocupações científico-culturais dominantes dos professores.

3. Poderão inscrever-se brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros com visto permanente, portadores de diploma de curso de nível superior de duração plena, mediante preenchimento de requerimento padronizado, indicando o Setor de Estudo em que concorrem a uma das vagas oferecidas neste Edital, acompanhado dos seguintes documentos:

a) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;

b) Cópia autenticada do diploma de graduação em curso superior de duração pleno, e respectivo histórico escolar, no qual se comprove que o candidato foi aprovado em disciplina do setor de estudos de sua opção;

c) Curriculum Vitae em uma via, relacionando os títulos obtidos e os trabalhos publicados pelo candidato, com cópias comprobatórias;

d) Cópia autenticada do documento de identidade de brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeira com visto permanente;

e) Cópia autenticada do CPF;

f) Cópia autenticada do título de eleitor, para os brasileiros;

g) Cópia autenticada do documento de quitação com o serviço militar, para os homens.

3.1. Não haverá prova de títulos, mas exclusivamente prova didática e escrita, na forma do regulamento da Universidade, consistente do artigo 2º da Resolução CEPE 001/2000. O curriculum exigido na alínea c do item 3 servirá, exclusivamente, para fins administrativos.

3.2. Em caso de empate entre candidatos, após a aferição da média das provas realizadas, será utilizado o seguinte critério de desempate, sucessivamente: a) maior nota obtida na prova escrita; b) a maior titulação, obtida em curso de pós-graduação de maior nível comprovado no histórico escolar do candidato e c) a maior idade, consistente do Artigo 17 da Resolução CEPE 001/2000.

3.3. O diploma de graduação, exigido neste item, poderá ser substituído excepcionalmente por uma certidão expedida pela Instituição de Ensino Superior de origem, devidamente reconhecida, comprovando que o candidato colou grau no período letivo antecedente ao das inscrições, e que indique a expedição regular e imediata do respectivo diploma e, ainda, a apresentação do histórico escolar comprobatório de integralização do curso.

4. A comprovação em setor de estudos, exigida na letra b do item 3, poderá ser dispensada, em nível de Graduação se comprovada a sua realização em nível de Pós-Graduação, que poderá ser aferida através de certidão e/ou declaração expedida pela Instituição promotora do curso. É indispensável anexar a cópia autenticada do diplima de graduação.

5. Os requerimentos de inscrição serão recebidos pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Contratação de Professor Temporário da URCA, no Campus do Pimenta, à Rua Cel. Antônio Luiz, Nº1161, CEP.: 63.105- 000, Crato/CE, telefone (88) 3102-1244, bem como na Unidade da URCA localizada na Cidade de Iguatu, sito à Rua Evaldo Gouveia, Nº21, Bairro São Sebastião, Iguatu-CE, CEP: 63500-000, telefone: (88) 3581-3552, no horário das 9h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min, de segunda a sexta feira, no prazo estabelecido neste Edital.

6. Será permitida a inscrição por procuração mediante apresentação do respectivo mandato, em que conste o setor de estudo para o qual o candidato se inscreve, acompanhado dos documentos indicados no item 3 deste Edital, e de cópia autenticada do documento de identidade do procurador.

7. Cada candidato poderá inscrever-se para concorrer apenas a uma das vagas oferecidas para um dos setores de estudos deste Edital.

8. A taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), deverá ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, mediante depósito em favor da Universidade Regional do Cariri-URCA, Conta Corrente nº369-2, agência 0919-9, devendo o comprovante de depósito ser afixado na ficha de inscrição.

9. A taxa de inscrição não será devolvida em nenhuma hipótese, qualquer que seja o motivo alegado.

10. Aplicam-se, analogicamente, ao presente Processo Seletivo as Normas das Resoluções CEPE sob os nº001/2000, de 18/01/2000 e 003/2000, de 10/02/2000 da URCA, além das instruções baixadas pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Contratação de Professor Temporário da URCA, do que não poderá o candidato alegar desconhecimento, implicando a inscrição na aceitação tácita de todas estas normas.

11. Os pedidos de inscrição serão analisados pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Contratação de Professor Temporário da URCA, que indeferirá preliminarmente a inscrição requerida sem a entrega de toda a documentação exigida, não admitindo a juntada de qualquer documento após o término do prazo estabelecido para as inscrições, no presente Edital.

12. No caso de indeferimento do pedido de inscrição, o candidato que se julgar prejudicado poderá recorrer, com efeito suspensivo, à Reitoria, dentro de 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir da hora da divulgação da decisão da Comissão de Seleção.

13. Os candidatos serão submetidos a uma Prova Escrita e a uma Prova Didática, ambas de caráter eliminatório. A nota mínima de aprovação em ambas as provas é 6 (seis).

13.1. A prova escrita, destinada a avaliar o grau de conhecimento dos candidatos em relação ao programa elaborado pelo setor de estudo para o processo seletivo, cujo conteúdo é objeto do Anexo 1 deste Edital, consistirá de uma dissertação e será realizada no mesmo dia e hora para todos os candidatos inscritos para a mesma vaga ofertada para este mesmo setor de estudo. Terá por objeto um único tema do referido programa, sorteado no momento de aplicação da prova.

13.2. A prova didática consistirá de uma aula com duração minima de 50 (cinquenta) e máxima de 60 (sessenta) minutos, sobre um tema do programa do respectivo setor de estudo, constante do Anexo 1 deste Edital, sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência de sua realização, para os candidatos aprovados na prova escrita.

13.3. Os pontos programáticos de todos os setores de estudo especificados no quadro de vagas do item 1 encontram-se no Anexo 1 deste Edital.

14. Caberá à Comissão de Seleção estabelecer o calendário de realização das Provas nos setores de estudos em que se processará a seleção.

14.1. O calendário de provas será divulgado no site da URCA: www.urca.br, cabendo aos candidatos o dever de acompanhar sua divulgação e atualização.

15. Não serão aceitos pedidos de revisão de prova, recontagem de pontos ou de segunda chamada.

15.1. Os candidatos poderão interpor recurso, com efeito suspensivo de decisão da Comissão Examinadora, para a Comissão de Seleção, no prazo de vinte e quatro horas e desta última Comissão para a Reitoria, no prazo de quarenta e oito horas, contados a partir da hora da divulgação dos resultados em cada um destes níveis de julgamento.

16. A seleção e a classificação dos candidatos far-se-ão de acordo com as Normas estabelecidas pelas Resoluções CEPE sob os nº001/2000, de 18/ 01/2000 e 003/2000, de 10/02/2000 da URCA que disciplinam este Processo Seletivo, observando-se as demais exigências, condições e critérios de julgamento nelas indicados.

17. O prazo de contratação de Professor Temporário será de até 12 (doze) meses, podendo ser prorrogável por período consecutivo até o máximo de 24 (vinte e quatro) meses de duração total do contrato.

18. O prazo de validade do Processo Seletivo será de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogável apenas uma vez por igual período.

19. O Regime de Trabalho do Professor Temporário será de 40 (quarenta) horas semanais de atividades, e sua remuneração será fixada no Anexo II deste Edital.

20. A Universidade responsabilizar-se-á pela guarda dos documentos apresentados até a conclusão e homologação do Processo Seletivo, providenciando a incineração dos documentos cuja devolução não tenha sido solicitada até 30 (trinta) dias após a homologação.

21. A aprovação no Processo Seletivo gera apenas expectativa de direito de ser contratado, ficando, para tanto, a critério da Administração, a contratação dos aprovados dentro do número de vagas existentes e do interesse público.

22. Os casos omissos serão resolvidos pela Reitoria, ouvida a Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Contratação de Professor Temporário.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIAI- URCA, em Crato/CE, 18 de maio de 2012.

Antonia Otonite de Oliveira Cortez
REITORA

PROVIMENTO Nº011/2012 -GR APROVA O EDITAL Nº003/2012-GR, QUE FIXA AS NORMAS PARA AS INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA, REFERENTE ÀS VAGAS REMANECENTFS DO EDITAL Nº0112012-GR, PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL EM 29/02/2012.

A REITORA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIAI-URCA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto e Regimento Geral desta 1ES e, tendo em vista o que deliberou este Conselho, CONSIDERANDO a carência de Professor nas Unidades Descentralizadas de Iguatu, Campos Sales e Missão Velha; RESOLVE: Art.1º- Aprovar o Edital nº003/2012-GR, que fixa as Normas para as inscrições ao Processo Seletivo para Contratação de Professor Temporário da Universidade Regional do Cariri, referente às vagas remanecentes do edital nº01/2012-gr, publicado no diário oficial em 29/ 02/2012, com base na Lei Complementar nº14, de 14 de setembro de 1999, publicada no Diário Oficial da mesma data, alterada pela Lei Complementar nº105, de 21 de dezembro de 2011, publicada no Diário Oficial do Estado de 26 de dezembro de 2011, o qual faz parte integrante desta Resolução.

Art. 2º - Este Provimento entra em vigor nesta data e revoga as disposições em contrário. UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIURCA, em Crato/CE, 21 de maio de 2012.

Antonia Otonite de Oliveira Cortez
REITORA

ANEXO 1 - DOS PONTOS DE ESTUDO

UNIDADE: IGUATU: CURSO: Ciências Econômicas -

Setor de Estudo: ECONOMIA BRASILEIRA- 1. O "Nacional Desenvolvimento" e o plano de Metas. 2. Política de estabilização nos anos de 1960: a experiência do PAEG 3. O milagre econômico brasileiro: 1968-1973. 4. A política econômica do H PND. 5. Ajuste externo e desequilíbrio interno: a economia brasileira entre 1980 e 1984. 6. Experiências heterodoxas de estabilização nos anos de 1980. 7. O Brasil sob a orientação do Consenso de Washington: as reformas institucionais dos anos de 1990. 8. As políticas de estabilização do governo Collor. 9. Plano Real: estrutura, inconsistências e sustentabilidade. 10. A política econômica do Governo Lula.

Setor de Estudo: MACROECONOMIA: 1. Meios de pagamento e atuação do banco Central no mercado brasileiro. 2. Modelos de determinação da renda: caso clássico. 3. Modelos de determinação da renda: caso Keynesiano. 4. Modelo IS-LM em economia fechada. 5. Política fiscal e política monetária no modelo IS-LM, em economia fechada. 6. Modelo IS-LM em economia aberta e impactos de políticas econômicas sobre diferentes regimes cambiais. 7. Oferta agregada e curva de Philips. 8. Ciclos econômicos. 9. Modelo de Crescimento de Harrod-Domar e Show. 10. Modelos de crescimento endógeno.

Setor de Estudo: MICROECONOMIA 1. Teoria do Consumidor. 2. Teoria da Produção. 3. Teoria dos Custos. 4. Maximização de lucros e oferta competitiva. 5. Monopólio e concorrência monopolística. 6. Modelos de oligopólio. 7. Teoria dos jogos e estratégia competitiva. 8. Equilíbrio geral e eficiência econômica.9. Mercado com informações assimétricas. 10. Externalidades e bens públicos.

Setor de Estudo: ECONOMIA REGIONAL-1. A Economia Regional no Contexto da Ciência Econômica e da Ciência Regional. 2. A Configuração do Espaço e a Conceituação de Região. 3. As Desigualdades Regionais no Processo de Desenvolvimento Nacional. 4. Teorias de Desenvolvimento Regional e Urbano. 5. Estruturas Locacionais e Custos de Transferência. 6. O Planejamento Regional e Urbano. 7. O Desenvolvimento Regional e Urbano no Brasil. 8. Clusters e APLs. 9. Sistemas Regionais de Inovação. 10. Cidade e Aglomerados Urbanos.

Setor de Estudo: ECONOMIA POLÍTICA -1. As origens da Economia Política Clássica. 2. Contribuições dos mercantilistas à análise econômica. 3. O pensamento fisiocrata. 4. Adam Smith e David Ricardo. 5. A crítica da economia política. 6. Lei geral da acumulação capitalista. 7. Processo de circulação do capital.8. Lei tendencial da queda da taxa de lucro. 9. Revolução marginalista e teoria do valor utilidade. 10. Schumpeter, a destruição criadora e o desenvolvimento econômico.

Setor de Estudo: METODOLOGIA DA PESQUISA ECONÔMICA -1. Ciência e conhecimento. 2. Positivismo. 3. Hermenêutica. 4. Dialética. 5. A metodologia da economia: o mainstream (Stuart.Mill, Neville Keynes, Robbins, Hutchison, Friedman) e seus críticos (Marx, Veblen, Weber, Knight e Keynes). 6. Etapas da Pesquisa Científica. 7. Elaboração do Projeto de pesquisa. 8. Técnicas de coleta e análises de dados. 9. Redação científica. 10. O papel da monografia na formação do Economista.

Setor de Estudo: ANÁLISE DE INVESTIMENTO E PROJETOS -1. Métodos de Análise de Investimento. 2. A Depreciação e o Imposto de Renda. 3. Análise de riscos ou incertezas. 4. Custo Médio Ponderado de Capital (WACC). 5. Noções de mercado de capitais.6. Elaboração de projetos públicos e privados. 7. Avaliação de projetos públicos e privados. 8. Projetos numa perspectiva ambiental. 9. Projetos Sociais. 10. Financiamentos de projetos. CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA -

Setor de Estudo: BIODINÂMICAS -1. Maturação Biológica: Sistemas, avaliação e pressupostos para o desenvolvimento motor humano ao longo da vida. 2. O processo de aquisição das habilidades motoras: Os padrões motores fundamentais e especializados. 3. Os componentes da constituição corporal: metodologia, técnicas e pressupostos para avaliação e prescrição de exercícios físicos. 4. A importância da análise dos aspectos cinesiológicos e biomecãnicos dos movimentos esportivos. 5. Sistema de produção de energia para o movimento humano. 6. Vias energéticas envolvidas na prática de exercícios em diferentes intensidades.7. Estrutura e mecanismo fisiológico da contração do músculo esquelético.8. Aspectos fisiológicos do exercício físico e da nutrição para o controle do peso e composição corporal. 9. Anatomia do sistema ósteo-articular. Implicações da prática de exercícios físicos. 10. O sistema músculo-esquelético. Estrutura e função.

Setor de Estudo: METODOLOGIA DOS ESPORTES- 1. A interdisciplinaridade das habilidades esportivas no ensino da educação física escolar. 2. O ensino do atletismo na escola: planejamento, execução e avaliação. 3. Aspectos pedagógicos e metodológicos para o ensino das Lutas. 4. O ensino da ginástica na escola: planejamento, execução e avaliação. 5. O ensino do voleibol na escola: planejamento, execução e avaliação. 6. Políticas públicas de esporte e lazer: questões conceituais e implicações práticas. 7. Planejamento e organização de eventos esportivos: programação, execução e avaliação. 8. O ensino da natação na escola: planejamento, execução e avaliação. 9. O treinamento esportivo: aspectos teóricos e metodológicos das diferentes modalidades esportivas para a performance e o rendimento. 10. Temas culturais emergentes como novas demandas para o ensino de Esportes na Escola: meio ambiente; esportes de aventura; mídia-educação; educação para o lazer.

Setor de Estudo: METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA- 1. A pesquisa enquanto princípio educativo na dinâmica curricular do curso de formação de professores em Educação Física. 2. A Formação do professor de Educação Física na educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.3. A Interdisciplinaridade como Mediadora de uma Proposta Curricular para a Educação Física Infantil. 4. As Diferenças no Pensamento de Piaget, Vigotsky, para organização do trabalho pedagógico na Educação Física Infantil.5. Educação Física e lazer: objetivos, conteúdos e princípios pedagógicos. 6. Formação Inicial em Educação Física: diferentes perspectivas de atuação profissional. 7. Os princípios elementares, os aspectos teóricos e metodológicos das diferentes modalidades esportivas para o treinamento, a performance e o rendimento. 8. Análise da teoria e da vivência prática das diversas modalidades esportivas como fator de desenvolvimento integral do ser humano. 9. O Papel da Pesquisa na Formação Docente: contribuições ao Estágio Curricular; Perspectivas na Prática Pedagógica. 10. O ensino das habilidades esportivas em contexto formal e não-formal: gestão, planejamento, participação e avaliação do processo ensino-aprendizagem. CURSO: ENFERMAGEM-

Setor de Estudo: ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA-1. Evolução histórica das políticas Públicas de saúde no Brasil. 2. Ações de enfermagem na Estratégia Saúde da Família. 3. Ações de enfermagem em saúde coletiva para acompanhamento ao portador de tuberculose. 4. Ações de enfermagem em saúde coletiva para a busca ativa e acompanhamento ao portador de hanseníase. 5.Ações de enfermagem em saúde coletiva para o acompanhamento de portadores de diabetes. 6. Ações de enfermagem em saúde coletiva para o acompanhamento de portadores de hipertensão. 7. Ações de enfermagem em saúde coletiva para o acompanhamento de portadores de DST/HIV. 8. Situação de saúde da população brasileira, do Ceará e da região do Cariri. 9. Acidentes e violência como um problema de saúde pública. 10. Programa Nacional de Imunização: atualizações do calendário vacinai para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Setor de Estudo: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM - 1. As teorias de Enfermagem e sua aplicabilidade nos processos cuidativos. 2. Políticas de Saúde Mental no Brasil. 3. Ética e Exercício da Enfermagem. 4. Teorias administrativas e sua influência na administração do serviço de Enfermagem. 5. O raciocínio crítico, o processo de Enfermagem e o planejamento do cuidado ao paciente. 6. Base científica para a prática de Enfermagem: avaliação de saúde e exame físico. 7. O Processo de Enfermagem no cuidado da higiene pessoal do paciente. 8. O processo de Enfermagem no atendimento as necessidade de eliminação urinária e intestinal. 9. O processo de Enfermagem na promoção da integridade cutânea e no cuidado de feridas. 10. O processo de Enfermagem na prevenção e controle de infecções e biossegurança.

Setor de Estudo: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM - 1- Assistência de Enfermagem ao paciente adulto no contexto cirúrgico.2. Assistência de Enfermagem direcionada aos pacientes com doenças cardiovasculares. 3- Assistência de Enfermagem em situações de urgência e emergência. 4- Assistência à mulher na prevenção do câncer de colo de útero e detecção precoce do câncer de mama. 5- Assistência à mulher em trabalho de parto e puerpério imediato. 6- Aplicações do processo de enfermagem nas situações de cuidado. 7- Assistência de enfermagem ao paciente idoso. 8- Assistência de enfermagem às doenças prevalentes da infância. 9- Assistência integral à saúde da criança da Criação: crescimento e desenvolvimento no primeiro ano de vida. 10-Assistência de Enfermagem a mulher no pré-natal de baixo risco.

Setor de Estudo: BIOLOGIA GERAL -1. Noções gerais de citologia: composição química, estrutura e função da célula; citoplasma; cromossomos: estrutura, função, tipos e classificação. 2. Mitose e meiose, duplicação, transcrição e tradução e mutações. 3. Metabolismo energético da célula. 4. Noções gerais de embriologia, ciclos sexuais feminino e masculino. 5. Desenvolvimento embrionário 1: fecundação e segmentação do zigoto, formação do blastocisto e implantação, formação do disco germinativo bilaminar e trilaminar.6. Desenvolvimento embrionário 1: derivados dos folhetos embrionários, delimitação do corpo do embrião, período embrionário e período fetal, membranas fetais: formação e histofisiologia. 7. Teratologia. 8. Estudo dos tecidos básicos que constituem o corpo humano: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido neural. 9. Introdução ao estudo da imunologia, antígenos e anticorpos, tecidos e órgãos linfóides, atividades imunológica dos linfócitos e interações celulares na resposta imune. 10. Função biológica do complexo de histocompatibilidade principal, sistema complemento, imunidade celular e às infecções, imunologia dos transplantes, dos tumorese e doenças auto-imunes.

UNIDADE: CAMPOS SALES: CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS-

Setor de Estudo: ADS-1. Saberes docentes, formação profissional e práticas pedagógicas no ensino de Ciências e Biologia. 2. Ensino de Ciências e Biologia: processo histórico, metodologias, práticas e novas perspectivas em diferentes espaços educativos. 3. Análise crítica das teorias da aprendizagem no contexto do ensino de Ciências e Biologia. 4. Interdisciplinaridade, Transdiciplinaridade e Multidisciplinaridade no ensino de Ciências e Biologia. 5. Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente no ensino de Ciências e Biologia. 6. Planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências e Biologia 7 Ensino de Ciências e Biologia: unindo a pesquisa e a prática. 8. O livro didático de Ciências no Brasil: fundamentos históricos, teóricos e metodológicos. 9. Instrumentação para o ensino de Ciências e Biologia. 10. A prática de Ensino, a Ação Docente e o Estágio Supervisionado no ensino de Ciências e Biologia.

Setor de Estudo: ZOOLOGIA E EVOLUÇÃO-1. Origem, diversidade e evolução dos protoctistas. 2. Filogenia, morfologia, anatomia, fisiologia, biologia, ecologia de Platyheminthes e Nemata. 3. Filogenia, morfologia, anatomia, fisiologia, biologia, ecologia de filogenia de Arthropoda. 4. Origem, diversidade e evolução dos vertebrados. 5. Chondrichthyes e Osteichthyes (Sarcopterygii e Actinopterygii). 6. Lissamphibia (anuros, cecílias e salamandras) e Testudines. 7. Archosauria (Crocodilia e Aves). 8. Mammalia. 9. Seleção natural, adaptação, coevolução, espécie e especiação. 10. Evolução, padrões de macroevolução, filogenias e conservação.

Setor de Estudo: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA-1. Introdução ao desenvolvimento animal. 2. Desenvolvimento dos anfíbios. 3. Generalidades do desenvolvimento dos peixes (teleósteos). 4. Desenvolvimento das aves. 5. Desenvolvimento dos mamíferos. 6. Teratologia. 7. Tecido epitelial e tecido nervoso. 8. Tecido conjuntivo e células do sangue. 9. Tecido adiposo e tecido cartilaginoso. 10. Tecido ósseo e tecido muscular. CURSO: LETRAS-

Setor de Estudo: LÍNGUA LATINA E HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 1. Pronúncias do Latim; alfabeto latino; a quantidade das sílabas. 2. As categorias gramaticais do latim. 3. A estrutura da frase latina: Comparação com o português. 4. As declinações e suas características temáticas. 5. Gênero e número dos nomes.6. Verbos: Tempos Primitivos e derivados. 7. O latim Clássico e o Latim Vulgar. 8. Português Arcaico. 9. Fonética, história e formação do léxico português: Morfologia. 10. Fonética, história e formação do léxico português: Vocalismo e Consonantismo.

Setor de Estudo: TEORIA DE LITERATURA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA-1. A Literatura e a Teoria da Literatura: Natureza e conceitos; Funções da Literatura; Texto Literário e correntes de abordagens literárias. 2. Os Gêneros Literários: conceitos, teorias e evolução. 3. Os Gêneros Literários: o Gênero Épico, o Gênero Lírico e o Gênero Dramático. 4. A literatura portuguesa contemporânea. 5. Presencismo, Regionalismo e Romance Social. 6. Aspectos estéticos do simbolismo em Portugal; Aspectos Sociais que contribuíram para o simbolismo português. 7. Análise estrutural do poema; poesia e modernidade; intertextualidade. 8. Elementos estruturais da narrativa. 9. Poesia e pensamento abstrato. 10. Evolução da crítica literária.

Setor de Estudo: FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICA E ESTÁGIO-1. Bases legais para o ensino no português: Estrutura curricular. 2. Análise de reflexão sobre a língua: porque ensinar Língua Portuguesa na escola; Linguagem, atividade discursiva e textualidade. 3. Os objetivos gerais da área para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. 4. A leitura do texto: ato de ler, a leitura literal, interpretativa e crítica. 5. Analise Linguística. 6. Concepção da literatura e seus objetivos. 7. Produção e interpretação textual no ensino fundamental. 8. A literatura no ensino médio. 9. Critérios para avaliação da produção textual. 10. Técnicas e métodos de ensino referentes à prática docente.

Setor de Estudo: PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADEMICO-CIENTÍFICOS -1.Tipos de Trabalhos Acadêmicos.2. Aspectos da Pesquisa Bibliográfica e Uso de citações em textos científicos.3. Procedimentos empíricos e apresentação de resultados em relatórios de pesquisa.4. Estrutura do Trabalho Científico.5. Procedimentos metodológicos e sua descrição no texto.6. Normas da ABNT e seu uso em trabalhos acadêmicos. 7. Utilização de elementos ilustrativos em trabalhos científicos.8. O projeto de pesquisa. 9. Etapas da pesquisa: da escolha do tema ao trabalho escrito.10. Apresentação oral de trabalhos acadêmicos.

Setor de Estudo: LÍNGUA PORTUGUESA‑1. Conceitos operacionais básicos: Aspectos formais e nacionais.2. Classificação dos vocábulos formais - sistema das classes em português.3. Semântica: conceito e objeto - As correntes semânticas.4. Aspectos semânticos da linguagem e aspectos vocabulários.5. Língua, Estilo e Escrita: Língua e Estilo.6. A escolha estilística: seleção e combinação.7. Simbolismo fonético.8. Estilística da palavra e da frase. 9. Semântica: conceito, objeto, evolução dos estudos semântica; a semântica lexical. 10. Texto e Textualidade.

Setor de Estudo: LINGUÍSTICA -1. A Linguagem Verbal - As línguas humanas e outros sistemas de comunicação. 2. A história dos estudos da linguagem - Da antiguidade ao século XIX. 3. A Linguística como ciência - A ramificações da Linguística. 4. Fonologia e Fonética da Língua Portuguesa - O fone e o fonema; relação letra/fonema. 5. A variação linguística e ensino da língua materna.6. Linguística Textual: fatores de textualidade. 7. Hierarquia Sintática. 8. Princípios de análise mórfica - a noção de morfema, morfe e alomorfia. 9. Princípios de análise sintática - A noção de sintagma. 10. A transcrição fonética. CURSO: MATEMÁTICA-

Setor de Estudo: MATEMÁTICA PURA- 1. Grupos, subgrupos e o teorema de Lagrange.2. Curvas no espaço e o triedro de Frenet.3. Limite e continuidade de funções.4. Seqüências de números reais.5. Teorema do Núcleo e da Imagem.6. Teorema fundamental do cálculo.7. Transformações Lineares.8. Volumes usando integral: o método do invólucro cilíndrico.9. Área de uma superfície de revolução e comprimento do gráfico de uma curva. 10. Funções Holomorfas e Equações de Cauchy-Riemann.

Setor de Estudo: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-1. Prática de ensino e estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em matemática.2. As teorias da educação e o ensino da matemática.3. A filosofia da matemática e da educação matemática.4. Psicologia da aprendizagem em matemática.5. Formação de professores de matemática: principais tendências.6. Seqüência didática para a introdução do conceito de integral.7. Metodologias no ensino da matemática.8. Tipos de demonstrações em matemática.9. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática do Ensino fundamental e médio: objetivos, principais ideias, orientações didáticas e análise crítica.10. A matemática e a informática educativa.

Setor de Estudo: FÍSICA GERAL-1. Termodinâmica.2. Hidrostática. 3. Leis de Newton.4. Cinemática da Partícula.5. Conservação da Energia.6. Eletricidade e Magnetismo. 7. Movimento Ondulatório.8. Óptica Geométrica.9. Oscilador Harmônico.10. Gravitação.

UNIDADE: MISSÃO VELHA-CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E LETRAS -

Setor de Estudo: FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS -1. Conceitos básicos de Educação e Pedagogia.2. A função social da Universidade e da Escola.3. As utopias pedagógicas no contexto da educação escolar brasileira.4. A importância da didática nos cursos de Ensino Superior.5. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96): avanços e desafios. 6. A relação Universidade e Escola: a questão do estágio supervisionado.7. Gestão democrática da escola: aspectos políticos e pedagógicos.8. Os fundamentos teóricos e metodológicos das práticas de ensino. 9. A pesquisa como base da ação docente. 10. A psicologia e as dificuldades de aprendizagem. CURSO: LETRAS-

Setor de Estudo: LÍNGUA ESTRAGEIRA: INGLÊS - 1. Técnicas de Leitura: Skimming, scanning, Pistas tipográficas, etc. 2. Estratégias de leitura: Ativação do conhecimento prévio, Inferência, dedução, vocabulário, reconhecimentos de gêneros e tipologias textuais, etc. 3. Aspectos gramaticais da língua inglesa: Grupos nominais, grupos verbais.4. Processo de formação de palavras: Prefixos e Sufixos.5. Aspectos semânticos: Palavras cognatas, falsos cognatos, palavras de múltiplos sentidos, contextualização.6. Os pronomes pessoais: Subject e object pronoun.7. Possessive adjectives, possessive pronouns, reflexive pronouns.8. Tempos verbais.9. Tópico frasa1.10. Ideia principal e periférica.

ANEXO II A QUE SE REFERE O ITEM 19 DO EDITAL Nº003/2012-GR

a) Graduado- 40h-R$ 1.404,77 (hum mil e quatrocentos e quatro reais e setenta e sete centavos);

b) Especialista- 40h-R$ 1.906,50 (hum mil e novecentos e seis reais e cinquenta centavos);

c) Mestre- 40h- R$ 3.010,24 (três mil e dez reais e vinte e quatro centavos);

d) Doutor-40h- R$ 4.013,63 (quatro mil e treze reais e sessenta e três centavos).