Prefeitura de Três Coroas - RS

Notícia:   75 vagas para a Prefeitura de Três Coroas - RS

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS COROAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2009

SÚMULA: Dispõe sobre a abertura de vagas para o Concurso Público Municipal de nº 001/2009, e dá outras providências.

Rogério Grade, Prefeito Municipal de Três Coroas, Estado do Rio Grande do Sul, no uso das atribuições legais, resolve:

TORNAR PÚBLICO

Este Edital destinado a abertura de vagas através do Concurso Público Municipal de nº 001/2009, de Provas e Provas e Títulos para o preenchimento de vagas no quadro de pessoal, de provimento efetivo da Administração Pública Municipal, regido pela Lei Municipal nº 2108 de 14/12/2001 e suas posteriores alterações, como segue:

1 DOS CARGOS A SEREM PROVIDOS

VAGAS CARGO

REQUISITOS MÍNIMOS

CH

Salário Inicial (R$)

Taxa de Inscrição (R$)

04

Médico Estratégia da Família

Superior Completo em Medicina e registro no órgão fiscalizador da classe, quando da posse

40

6.180,00

50,00

03

Enfermeiro

Superior Completo em Enfermagem e registro no órgão fiscalizador da classe, quando da posse

40

2.788,14

50,00

02

Técnico de Enfermagem

Ensino Médio e Curso Técnico em Enfermagem e registro no órgão fiscalizador da classe, quando da posse

44

904,37

25,00

01

Fiscal Sanitarista

Ensino Médio Completo, quando da posse

40

1.510,57

25,00

01

Odontólogo

Superior Completo em Odontologia e registro no órgão fiscalizador da classe, quando da posse

20

2.586,73

50,00

01

Ronda

Ensino Fundamental Completo, quando da posse

44

483,78

5,00

01

Agente Administrativo

Ensino Médio Completo, quando da posse

40

789,84

25,00

01

Operador de Máquinas

4ª Série do Ensino Fundamental Completo - Carteira Nacional de Habilitação "C", quando da posse

44

904,37

25,00

01

Motorista

4ª Série do Ensino Fundamental Completo - Carteira Nacional de Habilitação "C" ou "D", quando da posse

44

649,64

25,00

10

Servente

4ª Série do Ensino Fundamental Completo, quando da posse

44

454,16

5,00

01

Topógrafo

Curso Técnico em Topografia e registro no órgão fiscalizador da classe, quando da posse

35

1.062,33

25,00

02

Secretário de Escola

Ensino Médio Completo, quando da posse

44

789,84

25,00

01

Pedagogo - Orientação Educacional

Graduação em Pedagogia, com habilitação em Orientação; ou em Pedagogia, com especialização em orientação e experiência comprovada em atividade docente de, no mínimo, 2 anos, quando da posse

30 ou 44

30 h 1.382,22

44h 1.570,68

50,00

01

Pedagogo - Supervisor Escolar

Graduação em Pedagogia, com habilitação em supervisão; ou em Pedagogia, com especialização em supervisão e experiência comprovada em atividade docente de, no mínimo, 2 anos, quando da posse

30 ou 44

30h 1.382,22

44h 1.570,68

50,00

05

Professor Nível 1 - Educação Infantil

Licenciatura específica em Pedagogia, com habilitação em Educação Infantil, ou habilitação de curso médio, na modalidade normal.

44

1.086,03

25,00

02

Professor Nível 2 - Educação Física

Superior Completo com Licenciatura plena em educação física e registro no órgão fiscalizador da classe, quando da posse

22

888,57

50,00

02

Professor Nível 2 - Língua Portuguesa

Superior Completo com licenciatura plena em letras/português, quando da posse

22

888,57

50,00

02

Professor Nível 2 - Língua Estrangeira

Superior Completo com licenciatura plena em letras/língua estrangeira (inglês), quando da posse

22

888,57

50,00

02

Professor Nível 2 - Matemática

Superior Completo com licenciatura plena em matemática, quando da posse

22

888,57

50,00

03

Professor Nível 2 - Ciências Físicas e Biológicas

Superior Completo com licenciatura plena em ciências (física/biologia), quando da posse

22

888,57

50,00

01

Professor Nível 2 - Artes

Superior Completo com licenciatura plena em educação artística, quando da posse

22

888,57

50,00

01

Professor Nível 2 - Ensino Religioso

Superior Completo com licenciatura plena em ensino religioso, quando da posse

22

888,57

50,00

03

Professor Nível 2 - Geografia

Superior Completo com licenciatura plena em geografia, quando da posse

22

888,57

50,00

01

Professor Nível 2 - História

Superior Completo com licenciatura plena em história, quando da posse

22

888,57

50,00

04

Professor Nível 2 - Informática

Superior Completo em licenciatura plena em computação, quando da posse

22

888,57

50,00

2 DAS INSCRIÇÕES

2.1 DOS REQUISITOS

Para candidatar-se aos cargos públicos do quadro de servidores da Prefeitura, o candidato deverá atender os requisitos abaixo, sendo que a falta de comprovação de qualquer um deles, haverá impedimento da posse:

2.1.1 Ter nacionalidade brasileira ou ser naturalizado.

2.1.2 Estar em gozo com seus direitos políticos.

2.1.3 Estar quite com a Justiça Eleitoral.

2.1.4 Quando do sexo masculino, haver cumprido suas obrigações quanto ao Serviço Militar.

2.1.5 Ter completado 18 (dezoito) anos de idade, até a data da posse, se aprovado.

2.1.6 Não ter sofrido no exercício da função pública, penalidade por prática de atos desabonadores.

2.1.7 Apresentar no ato da posse as certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Estadual e Justiça Federal, de onde o candidato residiu nos 5 (cinco) últimos anos.

2.1.8 Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo e o respectivo Registro no Órgão de Classe, quando for o caso, no ato da posse.

2.1.9 Gozar de boa saúde física e mental, comprovada mediante exame médico.

2.1.10 Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, no decorrer do certame ou quando da posse e ter atendido outras condições prescritas em lei.

2.2 DO PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL

As inscrições serão realizadas de 22 de janeiro de 2009 a 06 de fevereiro de 2009, através do site www.exatuspr.com.br, sendo que no dia 06, as inscrições encerrar-se-ão às 15 horas. As mesmas poderão ser realizadas no horário das 13.h às 18h, na Prefeitura Municipal de Três Coroas, sito à Av, João Corrêa, nº 380, centro, na cidade de Três Coroas, Estado do Rio Grande do Sul.

2.3 Não haverá inscrição condicional, por correspondência, por fac-simile ou fora do prazo. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados, será a mesma cancelada.

2.4 Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato indicará o cargo para o qual se inscreveu, vedada qualquer alteração posterior.

2.5 O candidato que não apresentar as informações necessárias ou não realizar o pagamento da inscrição na data prevista no boleto bancário, terá seu pedido de inscrição indeferido.

2.6 Os pedidos de inscrição serão recebidos pelo site www.exatuspr.com.br, cabendo ao Prefeito Municipal decidir sobre o seu deferimento ou não.

2.7 O candidato somente poderá inscrever-se para concorrer a um único cargo, esclarecendo-se que as provas serão realizadas no mesmo dia.

2.8 Após o encerramento das inscrições haverá publicação da homologação das inscrições pelo Prefeito Municipal, publicando-se a lista dos nomes e números de inscrições dos candidatos aptos a realizarem as provas. Aludida publicação ocorrerá em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e no site www.exatuspr.com.br.

2.9 Do indeferimento do pedido de inscrição caberá recurso ao Prefeito Municipal, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da data da publicação que por último se realizar na forma referida no item 2.8.

3. DAS PROVAS

3.1 Para os cargos elencados neste Edital o concurso será realizado da seguinte forma:

3.1.1 Para os cargos de Ronda, Agente Administrativo, Secretario de Escola, Operador de Máquinas, Motorista, Servente e Topógrafo o concurso será realizado em duas etapas, sendo uma prova objetiva, será de caráter eliminatório e classificatório, e outra, sendo prova prática, será de caráter eliminatório e classificatório.

3.1.2 Para os cargos de Professor Nível 1 - Educação Infantil; Professor Nível 2 - Educação Física, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Artes, Ensino Religioso, Geografia, História, Informática; Pedagogo Orientação Educacional; Pedagogo Supervisor Escolar o concurso será realizado em duas etapas, uma sendo prova objetiva, será de caráter eliminatório e classificatório, e outra, sendo prova de títulos, será de caráter classificatório.

3.1.3 Para os demais cargos elencados no presente Edital, o concurso será realizado em uma única etapa, sendo prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

3.2 A prova objetiva para os cargos de Professor Nível 1 e 2 consistirá de 25 (vinte e cinco) questões de múltipla escolha, com quatro alternativas (a,b,c,d) sendo uma só correta, valendo cem pontos, avaliados na escala de zero a oitenta, com duração de três horas improrrogáveis.

3.2.1 A prova objetiva versará sobre português, legislação, didática e conhecimentos específicos inerentes ao cargo respectivo, sendo trinta questões no total, distribuídas da seguinte forma:

Conhecimentos Específicos - 10 (dez) questões - 3,2 (três vírgula dois pontos) cada questão

Português - 05 (cinco) questões - 3,2 (três vírgula dois pontos) cada questão

Legislação - 05 (cinco) questões - 3,2 (três vírgula dois pontos) cada questão

Didática - 05 (cinco) questões - 3,2 (três vírgula dois pontos) cada questão

3.2.2 Serão considerados aprovados, os candidatos que na matéria de conhecimento específico obtiver 50% (cinqüenta por cento) de acerto e na somatória dos acertos, obtiver nota igual ou superior a 40,00 (quarenta) pontos na prova objetiva.

3.2.3 Para os cargos de Professor Nível 1 e 2 haverá prova de redação, valendo 20,00 (vinte) pontos, onde será avaliado:

3.2.3.1 Em casos de fuga ao tema, de não haver texto ou de identificação em local indevido, o candidato receberá nota zero na prova de redação avaliada.

3.2.3.2 Serão avaliados a apresentação, a estrutura textual, o desenvolvimento do tema e o domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa.

3.2.3.3 A avaliação do domínio da modalidade escrita de Língua Portuguesa considerará aspectos tais como: acentuação, grafia, pontuação, concordância, regência, morfossintaxe, propriedade vocabular e translineação.

3.2.3.4 Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de linhas estabelecida no caderno de provas.

3.2.3.5 A prova de redação, deverá ser feita à mão, em letra legível, obrigatoriamente com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. A prova não poderá ser assinada, rubricada e/ou conter qualquer palavra e/ou marca que a identifique em outro local que não seja o cabeçalho da folha de texto definitivo, sob pena de ser anulada. Caso o candidato faça a sua redação em letra de forma, deverá distinguir claramente as letras maiúsculas das minúsculas.

3.2.3.6 A folha de texto definitivo da prova de redação não poderá ser assinada, rubricada nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulação da prova. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição de texto definitivo acarretará a anulação da prova de redação.

3.2.3.7 O candidato eliminado na prova de redação estará automaticamente eliminado e não terá classificação alguma no concurso.

3.2.4 Será avaliada a prova de redação apenas dos candidatos aprovados na prova objetiva, ou seja, que atingiram 50% (cinqüenta por cento) de acerto na matéria de conhecimento específico e na somatória dos acertos, obtiver nota igual ou superior a 40,00 (quarenta) pontos.

3.3 A prova objetiva para os demais cargos elencados neste Edital consistirá de 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com quatro alternativas (a,b,c,d) sendo uma só correta, valendo cem pontos, avaliados na escala de zero a cem, com duração de três horas improrrogáveis.

3.3.1 A prova objetiva versará sobre português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos inerentes ao cargo respectivo, sendo trinta questões no total, distribuídas da seguinte forma:

Conhecimentos Específicos - 16 (dezesseis) questões - 4 (quatro pontos) cada questão

Português - 06 (seis) questões - 2 (dois pontos) cada questão

Matemática - 04 (quatro) questões - 2 (dois pontos) cada questão

Conhecimentos Gerais - 04 (quatro) questões - 4 (quatro pontos) cada questão

3.3.2 Serão considerados aprovados, os candidatos que na matéria de conhecimento específico obtiver 50% (cinqüenta por cento) de acerto e na somatória dos acertos, obtiver nota igual ou superior a 50,0 (cinqüenta) pontos.

3.4 Quando da realização das provas, o candidato deverá comparecer uma hora antes do horário munido de:

3.4.1 Comprovante de inscrição, impresso através do site www.exatuspr.com.br.

3.4.2 Cédula de identidade (ou documento de identificação com foto - ex: Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação).

3.4.3 Caneta esferográfica preta ou azul.

3.4.4 Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

3.5 A prova objetiva será realizada em dia, local e horário a serem divulgados junto com o Edital de Homologação das Inscrições a ser publicado em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e através do site www.exatuspr.com.br.

3.5.1 As portas e/ou portões do recinto de realização das provas serão fechados 30 minutos antes do início das provas. O candidato que chegar após este horário não poderá realizar as provas.

3.5.2 Não haverá provas em outros horários por conta de enfermidade do candidato.

3.6 Os candidatos somente poderão ausentar-se do recinto das provas, após decorrida uma hora do início das mesmas.

3.7 Na prova objetiva, os três últimos candidatos deverão permanecer na sala, para assinatura da ata e lacre dos envelopes com os cartões respostas e provas, comprovando a regularidade de aplicação da provas.

3.8 Será concedida fiscalização especial aos candidatos que, a critério médico, devidamente comprovado junto a Comissão Especial, que estiver impossibilitado por motivos de saúde, de realizar a prova em sala de aula com os demais candidatos.

3.9 Os gabaritos com as devidas respostas das provas, tornar-se-ão públicos, após a aplicação das provas, em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e no site www.exatuspr.com.br

3.10 Para os cargos de Professor Nível 1 - Educação Infantil; Professor Nível 2 - Educação Física, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Artes, Ensino Religioso, Geografia, História, Informática; Pedagogo Orientação Educacional; Pedagogo Supervisor Escolar, será realizada a prova de títulos, sendo considerado além do previsto no artigo 19, Parágrafo 1º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Federal - 2,00 (dois vírgula zero zero) pontos no total, a freqüência e conclusão em cursos relacionados diretamente com a área de atuação, conforme segue abaixo:

I - Freqüência e conclusão em cursos relacionados diretamente com a área de atuação:

CURSOS PONTOS
De 08 a 20 horas

0,10 cada

De 21 a 40 horas

0,20 cada

De 41 a 80 horas

0,30 cada

De 81 a 160 horas

0,40 cada

Mais de 160 horas

0,50 cada

Curso de Graduação (desde que não seja pré-requisito ao cargo)

0,70 cada

Curso de Pós Graduação - Especialização

1,00 cada

Curso de Pós Graduação - Mestrado

2,00 cada

Curso de Pós Graduação - Doutorado

3,00 cada

3.10.1 Os títulos serão devidamente comprovados e deverão guardar direta relação com as atribuições dos cargos em Concurso. Serão avaliados os títulos ligados a área de educação.

3.10.2 A somatória da pontuação dos Títulos fica fixada no máximo de 20,00 (vinte) pontos, não podendo em hipótese alguma ser ultrapassado esse limite, mesmo que o candidato apresente títulos cuja somatória venha ultrapassar esse limite.

3.10.3 Os candidatos deverão apresentar xérox autenticado em cartório dos títulos (diplomas, certificados, cursos da área e outros documentos), no dia de realização da contagem de títulos, conforme previsto no Edital de Convocação para Entrega de Títulos.

3.10.4 Somente serão julgados os títulos dos candidatos aprovados na primeira etapa.

3.10.5 Os candidatos deverão apresentar juntamente com os títulos o documento que comprove a habilitação para ingresso no cargo.

3.11 A prova prática versará sobre:

3.11.1 Para os cargos de Motorista e Operador de Máquina serão avaliados os seguintes pontos:

I - Verificação dos acessórios do veículo

II - Verificação da situação mecânica do veículo

III - Habilidade na condução do veículo

IV - Cuidados básicos na condução do veículo

Cada critério acima mencionado terá a validade de 25,00 (vinte e cinco) pontos, sendo no total 100,00 (cem) pontos.

3.11.2 Para os cargos de Ronda, Servente e Topógrafo serão avaliados os seguintes pontos:

I - Habilidade com equipamentos

II - Eficiência/qualidade

III - Aptidão

IV - Organização na execução dos trabalhos

V - Conhecimento especifico na área

Cada critério acima mencionado terá a validade de 20,00 pontos, sendo no total 100,00 pontos.

3.11.3 Para os cargos de Agente Administrativo e Secretario de Escola, será avaliado os seguintes pontos:

I - Preparação do computador para uso

II- DIGITAÇÃO USANDO O MICROSOFT WORD - Digitação e Formatação de um texto com, aproximadamente 1.000 caracteres (margens; alinhamento do título e do corpo do texto; espaçamento entre linhas; tipo, tamanho e estilo da fonte).

III - ELABORAÇÃO DE PLANILHAS USANDO O MICROSOFT EXCEL - Formatação (margens; orientação da página, tamanho do papel e centralização na página); - Criação de Fórmulas e Gráficos.

IV - Gravação dos arquivos.

Cada critério acima mencionado terá a validade de 25,00 (vinte e cinco) pontos, sendo no total 100,00 (cem) pontos.

A data, local e horário da prova prática será divulgado no Edital de Convocação para prova prática.

3.12 O candidato que não atingir 50% (cinqüenta por cento) de aproveitamento na prova prática está eliminado do Concurso Público.

3.13 A ausência e a recusa do candidato em participar da prova objetiva e prova prática implicará, automaticamente, na sua exclusão do concurso.

4 DA CLASSIFICAÇÃO

4.1 Os candidatos aprovados serão classificados em lista nominal, na ordem decrescente, como segue abaixo:

4.1.1 Para o cargos de Professor Nível 1 e 2, será NF = NO + NR + NT, sendo NF = nota final, NO = nota da prova objetiva, NR = nota da redação e NT = nota prova de títulos, podendo haver nota superior à 100,00 (cem) pontos.

4.1.2 Para os cargos de Pedagogo Orientação Educacional e Pedagogo Supervisor Escolar, será NF = NO + NT, sendo NF = nota final, NO = nota da prova objetiva e NT = nota prova de títulos, podendo haver nota superior à 100,00 (cem) pontos.

4.1.3 Para os cargos de Ronda, Agente Administrativo, Secretario de Escola, Operador de Máquinas, Motorista, Servente e Topógrafo, será NF = (NO + NP)/2, sendo NF = nota final, NO = nota da prova objetiva e NP = nota prova prática.

4.1.4 Para os demais cargos elencados neste edital será NF = NO, sendo NF = nota final, NO = nota da prova objetiva.

4.2 Em caso de empate de notas, na classificação, como critério de desempate, terá preferência o candidato com a maior nota:

4.2.1. Maior nota na prova de maior relevância, quando houver;

4.2.2. Maior nota na prova de títulos, quando houver;

4.2.3. Sorteio.

4.2.4. Nos termos do art. 27 da Lei nº 10.741/2003, o primeiro critério de desempate entre os candidatos com mais de 60 (sessenta) anos completados até o último dia do prazo de inscrição e entre estes e os demais candidatos será o de idade mais elevada, considerando-se o ano, o mês e o dia do nascimento.

4.3 O resultado do concurso e a classificação dos candidatos aprovados serão publicados em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e no site www.exatuspr.com.br

4.3.1 O Órgão de Pessoal providenciará a expedição de atestado ou certificado de habilitação aos candidatos aprovados que o solicitarem, mas valerá para fim de classificação os resultados publicados em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e no site www.exatuspr.com.br.

4.4 A posse respeitará a ordem de classificação final.

4.5 Para fins de comprovação de classificação no concurso, valerá a publicação da homologação do resultado final, conforme previsto no item 4.3 deste edital.

5 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 O preenchimento da ficha-requerimento de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato.

5.2 O pedido de inscrição será indeferido a qualquer tempo, se o candidato não satisfizer as exigências legais contempladas neste Edital.

5.2.1 O candidato que fizer em qualquer documento, declaração falsa ou inexata, deixar de apresentar os documentos exigidos, ou deixar de atender os requisitos exigidos por este edital, ainda que verificado posteriormente, será excluído do concurso, com a conseqüente anulação do ato de investidura no cargo, pela autoridade competente, sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, civil e criminal.

5.3 O simples requerimento de inscrição do candidato implicará o conhecimento do Regulamento Geral, Editais, Erratas e deste Edital e sua aceitação.

5.4 O candidato aprovado e classificado, quando convocado para posse, será submetido ao regime estatutário.

5.4.1 O candidato aprovado e convocado, deverá apresentar os seguintes documentos para admissão e posse, além de observar o previsto no item 2.1 deste Edital:

I - Cédula de Identidade (R.G.) e fotocópia autenticada.

II - Certificado de reservista e fotocópia autenticada, quando couber.

III - Título de eleitor e fotocópia autenticada.

IV -- Comprovante de voto na última eleição ou a justificativa da ausência.

V -- Cadastro de Pessoa Física (C.P.F.) e fotocópia autenticada.

VI - Comprovante de escolaridade e habilitação exigida.

VII - Registro no órgão de classe e fotocópia autenticada.

VIII - Certidão de nascimento ou casamento e fotocópia.

IX - Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos e fotocópia, quando couber.

X - Uma fotografia 3X4 recente, tirada de frente.

XI - Atestado de sanidade física.

XII - certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Estadual e Justiça Federal, onde o candidato residiu nos 5 (cinco) últimos anos.

XIII - Declaração sobre o exercício de outro cargo, emprego ou função pública e, nos casos que a lei indicar, declaração de bens e valores que constituam seu patrimônio.

5.5 Para efeito de admissão o candidato aprovado e convocado fica sujeito à aprovação em todos os exames médicos realizados por ocasião do exame admissional.

5.5.1 A aprovação nos exames médicos é de caráter eliminatório, considerando-se aprovado o candidato tido como apto.

5.6 Para o provimento do cargo concursado, o candidato deverá atender as condições necessárias, quais sejam: i) atendimento aos requisitos para inscrição de acordo com o item 2 e seus subitens constantes deste Edital; ii) apresentação da documentação exigida para posse conforme dispõe o subitem 6.4.1 deste Edital; e iii) aprovação nos exames de saúde de acordo com o item 6.5 e seus subitens do presente Edital.

5.7 O candidato aprovado e convocado deverá comparecer na Prefeitura Municipal no prazo de dez dias, para ser empossado, submetendo-se a estágio probatório de 36 (trinta e seis) meses período em que será avaliado quanto ao exercício de suas atribuições assiduidade, disciplina, pontualidade, capacidade de iniciativa e eficiência e, se aprovado, será considerado efetivo.

5.8 O concurso terá validade por dois anos a contar da data da homologação, prorrogável, uma única vez, pelo mesmo período.

5.9 Após a realização das provas e divulgação do gabarito, haverá a sessão de identificação das provas que será convocada através de Edital, o qual mencionará a data, local e horário da mesma.

5.10 Somente haverá revisão de notas atribuídas ao candidato, mediante requerimento fundamentado à Banca Examinadora do Concurso Público, que após análise das justificativas deliberará a respeito.

5.10.1 O prazo de interposição de pedido de revisão será o estabelecido no aviso para a sessão de identificação das provas.

5.10.2 O pedido de revisão deverá conter argumentação lógica e consistente, indicando, precisamente, a questão ou ponto sobre o qual versa a reclamação, e será apresentado no protocolo da Prefeitura Municipal.

5.10.3 O pedido de revisão destituído de fundamentação será liminarmente indeferido.

5.10.4 Se provido o pedido de revisão, a Comissão Especial do concurso determinará as providências devidas.

5.10.5 Serão rejeitados os pedidos de revisões que não estiverem redigidos em termos, bem como, os requerimentos que derem entrada fora do prazo.

5.10.6 Se dos exames de recursos resultar em anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido ou não, desde que já não tenham recebido a pontuação correspondente a questão anulada quando da correção dos gabaritos.

5.10.7 Só será deferido o requerimento se o candidato comprovar que houve erro da Banca Examinadora ou atribuição de notas diferentes para soluções iguais.

5.11 Poderá haver pedido de reconsideração dirigido ao Prefeito Municipal nos mesmos moldes do item anterior.

5.11.1 O Pedido de reconsideração é de 48 horas após o despacho do Prefeito no recurso de revisão.

5.12 Não haverá segunda chamada para prova, importando a ausência por qualquer motivo, inclusive moléstia ou atraso, na exclusão do candidato no concurso.

5.13 Não será permitido o uso de máquinas calculadoras, equipamentos e/ou aparelhos eletrônicos, ou outros instrumentos similares, consulta a qualquer tipo de material e, ainda, não será admitida qualquer espécie de consulta, inclusive legislação seca ou comunicação entre os candidatos.

5.14 Será atribuída nota zero, quando no cartão resposta for assinalada mais de uma resposta ou rasura, intenção de marcação, ainda que legível, bem como aquela que não for assinalada no cartão resposta, ou assinalada a lápis.

5.14.1 Em hipótese nenhuma, haverá substituição do cartão resposta em caso de erro ou rasura do candidato.

5.14.2 Somente será permitido assinalamento nos cartões respostas feitos pelos próprios candidatos.

5.15 É vedada a comunicação do candidato com qualquer pessoa, durante a realização da prova.

5.16 As salas de prova serão fiscalizadas por pessoas especialmente nomeadas pela Comissão Especial do Concurso, sendo vedado o ingresso de pessoas estranhas ao concurso.

5.17 Nenhum candidato poderá ausentar-se do recinto da prova a não ser momentaneamente e acompanhado por fiscal.

5.18 Ao terminar a prova, o candidato entregará obrigatoriamente ao Fiscal de Sala todo o material recebido.

5.19 Por razões de ordem técnica e direitos autorais, não será fornecido exemplares das provas a candidatos ou a instituições públicas ou privadas, mesmo após o encerramento do Concurso Público.

5.20 Eventuais erros de digitação de nomes e números de inscrições deverão ser corrigidos no dia das provas, em Ata, pela Comissão Especial.

5.21 Será excluído do concurso público, por ato da Comissão Especial do Concurso, o candidato que cometer alguma das irregularidades constantes abaixo:

I - Agir com incorreção ou descortesia, para com qualquer membro da equipe encarregada na aplicação das provas;

II - Utilizar ou tentar utilizar por meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo;

III - Não devolver integralmente o material recebido no dia das provas escritas;

IV - Comunicar-se com os demais candidatos, ou pessoas estranhas ao Concurso, bem como consultar livros ou apontamentos;

V - Ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente, em casos especiais e em companhia do fiscal;

VI - Efetuar o pagamento da inscrição com cheque com insuficiência de saldo bancário;

VII - Colocar no corpo da prova o seu nome, assinatura, ou qualquer outro sinal que possa identifica-lo.

5.22 As notas das provas e dos títulos, bem como a nota final, não sofrerão aproximações ou arredondamentos, considerando-se as quatro casas.

5.23 Serão publicadas as notas obtidas pelos candidatos e o nome dos candidatos que não estiveram presentes no dia da prova.

5.24 A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese alguma. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

5.25 A elaboração, aplicação e correção das provas será realizada por empresa contratada, a qual terá autonomia sobre a elaboração e julgamento das provas.

5.25.1 Os cartões respostas depois de colocados em sobrecarta fechada e rubricada, ficarão sob a guarda da Empresa Contratada.

5.26 Todas as provas objetivas, títulos e gabaritos referentes ao concurso serão confiados, após seu término, à guarda da Empresa Contratada, serão mantidos pelo prazo de três meses da homologação, findo o qual, serão incinerados. Os demais documentos como: edital de abertura, homologação das inscrições, fichas de inscrições, homologação de resultado final, resolução e portaria da comissão especial entre outros, serão mantidos à guarda, por um prazo de dois anos após a homologação, findo o qual serão incinerados.

5.27 A aprovação no concurso assegurará apenas a expectativa do direito a posse, ficando a concretização desse ato condicionada à observância da conveniência e oportunidade em faze-lo das disposições legais pertinentes, da rigorosa classificação e do prazo de validade do concurso.

5.28 O candidato que, convocado, recusar a posse ou deixar de assumir o exercício da função no prazo estipulado, será incluso no final da lista de aprovados.

5.29 O candidato que estiver investido em dois cargos públicos ativos ou em um cargo público efetivo e um aposentado, quando da sua convocação, não poderá assumir sua vaga se não renunciar a um dos vínculos anteriores.

5.30 Os prazos fixados neste edital poderão ser prorrogados a juízo do Prefeito Municipal, através de publicidade prévia e ampla.

5.31 É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanhar os editais, portarias, decretos, comunicados e demais publicações referente a este concurso através em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e no site www.exatuspr.com.br.

5.32 As normas deste edital poderão sofrer eventuais alterações, atualização ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disserem respeito.

5.33 O resultado final das provas escritas será divulgado em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e no site www.exatuspr.com.br

5.34 Todos os atos do concurso público serão praticados pela Empresa Contratada ou pela Comissão Especial.

5.35 Todas as provas ficarão, desde a elaboração, sob a guarda e responsabilidade da Empresa Contratada.

5.36 Os conteúdos básicos para as provas objetivas são os constantes do Anexo I deste Edital e estarão disponíveis no dia 27/01/2009 no site www.exatuspr.com.br. e em Edital na Prefeitura Municipal de Três Coroas.

5.37 As sugestões bibliográficas para as provas objetivas são as constantes do Anexo II deste Edital e estarão disponíveis 27/01/2009 no site www.exatuspr.com.br. e em Edital na Prefeitura Municipal de Três Coroas.

5.38 Durante o prazo de validade do concurso de que trata este edital, nada impede que outro seja aberto, levado a efeito e classificados os aprovados, sendo que não se nomeará dentro desse prazo, os classificados de um concurso posterior, enquanto existir concursado anterior com direito à posse.

5.39 Os casos omissos serão resolvidos pelo Executivo Municipal de conformidade com este Edital e da legislação vigente.

Prefeitura Municipal de Três Coroas, em 21 de janeiro de 2009.

Registre-se e Publique-se

Data Supra.

Rogério Grade
Prefeito Municipal

Stela Mares de Oliveira Kern
Secretaria Municipal

EDITAL Nº 003/2009 - CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2009.

Publica a bibliografia e o conteúdo para as provas, referente Edital de Concurso Público nº 001/2009.

ROGÉRIO GRADE, Prefeito Municipal de Três Coroas, no uso das suas atribuições legais, resolve:

TORNAR PÚBLICO

Este Edital destinado a publicação da bibliografia e o conteúdo para as provas, referente Edital de Concurso Público nº 001/2009, como segue:

1. PORTUGUÊS

CARGOS: RONDA, MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINAS, SERVENTE.

Ortografia (escrita correta das palavras). Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica. Flexão do substantivo (gênero - masculino e feminino; Número - singular e plural); Concordância Nominal e Verbal; Emprego dos Pronomes e Interpretação de Texto.

BIBLIOGRAFIA:

SEGALLA, Domingos. Novíssima Gramática. Editora Nacional. 33ª ed. 1990; AMARAL, Emília; ANTONIO, Severino; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo. Português - Novas Palavras. Editora FTD. 2000. São Paulo: Ática, 1996; INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada ao texto. 3ª ed. São Paulo: Scipione. 1996; Do texto ao texto - Curso Prático de Leitura e Redação. São Paulo: Scipione, 1991; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º Graus. São Paulo: Cortez, 1995;CUNHA, Celso Ferreira da. Gramática da Língua Portuguesa. Editora FAE. 9ª ed. 1983.

CARGOS: MÉDICO ESTRATÉGIA DA FAMÍLIA, ENFERMEIRO, TÉCNICO DE ENFERMAGEM, FISCAL SANITARISTA, ODONTÓLOGO, AGENTE ADMINISTRATIVO, TOPÓGRAFO, SERCRETÁRIO DE ESCOLA, PEDAGOGO - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, PEDAGOGO - SUPERVISOR ESCOLAR, PROFESSOR NÍVEL 1 - EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR NÍVEL 2 - EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSOR NÍVEL 2 - LÍNGUA PORTUGUESA, PROFESSOR NÍVEL 2 - LÍNGUA ESTRANGEIRA(INGLÊS), PROFESSOR NÍVEL 2 - MATEMÁTICA, PROFESSOR NÍVEL 2 - CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS, PROFESSOR NÍVEL 2 - ARTES, PROFESSOR NÍVEL 2 - ENSINO RELIGIOSO, PROFESSOR NÍVEL 2 - GEOGRAFIA, PROFESSOR NÍVEL 2 - HISTÓRIA, PROFESSOR NÍVEL 2 - INFORMÁTICA.

Interpretação de Texto; Ortografia; Acentuação Gráfica; Flexão da palavra: gênero, número e grau; Concordância Nominal e Verbal; Emprego dos Pronomes; Análise Sintática: termos essenciais da oração; Coordenação e Subordinação; Regência Nominal e Verbal.

BIBLIOGRAFIA:

SEGALLA, Domingos. Novíssima Gramática. Editora Nacional. 33ª ed. 1990; AMARAL, Emília; ANTONIO, Severino; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo. Português - Novas Palavras. Editora FTD. 2000. São Paulo: Ática, 1996; INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada ao texto. 3ª ed. São Paulo: Scipione. 1996; Do texto ao texto - Curso Prático de Leitura e Redação. São Paulo: Scipione, 1991; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º Graus. São Paulo: Cortez, 1995;CUNHA, Celso Ferreira da. Gramática da Língua Portuguesa. Editora FAE. 9ª ed. 1983.

2. MATEMÁTICA

CARGOS: MÉDICO ESTRATÉGIA DA FAMÍLIA, ENFERMEIRO, TÉCNICO DE ENFERMAGEM, FISCAL SANITARISTA, ODONTÓLOGO, AGENTE ADMINISTRATIVO, TOPÓGRAFO, SERCRETÁRIO DE ESCOLA, PEDAGOGO - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, PEDAGOGO - SUPERVISOR ESCOLAR.

Sistema de Numeração Decimal; Problemas envolvendo as quatro operações; Números Decimais e fracionários; Noções básicas de geometria; Juros e Porcentagens; Regra de Três; Sistema de Medidas; Razão e Proporção; divisão proporcional; Números inteiros e racionais.

BIBLIOGRAFIA

Bianchini, Edvaldo - A Conquista da Matemática - Editora Moderna; Bigode, Antonio Lopes - Matemática hoje é feita assim - FTD; Giovanni, J. Rui - Matemática - Editora FTD; Hole, Volkei - Como ensinar matemática no Básico e no Secundário; Levvi, Gelson e outros - Matemática - Editora Atual; Machado, A dos Santos - Matemática: Temas e metas - Editora Atual; Marcondes, Gentil e Sérgio: Matemática - Editora Ática; Obras literárias que tratam do assunto.

CARGOS: RONDA, MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINAS, SERVENTE.

Sistema de Numeração Decimal; Problemas envolvendo as quatro operações; Números Decimais e fracionários; Noções básicas de geometria; Juros e Porcentagens; Regra de Três; Sistema de Medidas.

BIBLIOGRAFIA

Bianchini, Edvaldo - A Conquista da Matemática - Editora Moderna; Bigode, Antonio Lopes - Matemática hoje é feita assim - FTD; Giovanni, J. Rui - Matemática - Editora FTD; Hole, Volkei - Como ensinar matemática no Básico e no Secundário; Levvi, Gelson e outros - Matemática - Editora Atual; Machado, A dos Santos - Matemática: Temas e metas - Editora Atual; Marcondes, Gentil e Sérgio: Matemática - Editora Ática; obras literárias que tratam do assunto.

3. CONHECIMENTOS GERAIS

CARGOS: MÉDICO ESTRATÉGIA DA FAMÍLIA, ENFERMEIRO, TÉCNICO DE ENFERMAGEM, FISCAL SANITARISTA, ODONTÓLOGO, AGENTE ADMINISTRATIVO, TOPÓGRAFO, SERCRETÁRIO DE ESCOLA, PEDAGOGO - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, PEDAGOGO - SUPERVISOR ESCOLAR, RONDA, MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINAS, SERVENTE.

Atualidades e Aspectos Políticos: País, Estado do Rio Grande do Sul e Município de Três Coroas; História e Geografia do País, Estado do Rio Grande do Sul e Município de Três Coroas.

BIBLIOGRAFIA

Apostilas e livros didáticos que tratam do assunto; jornais, revistas e Internet.

4. DIDÁTICA

CARGOS: PROFESSOR NÍVEL 1 - EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR NÍVEL 2 - EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSOR NÍVEL 2 - LÍNGUA PORTUGUESA, PROFESSOR NÍVEL 2 - LÍNGUA ESTRANGEIRA(INGLÊS), PROFESSOR NÍVEL 2 - MATEMÁTICA, PROFESSOR NÍVEL 2 - CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS, PROFESSOR NÍVEL 2 - ARTES, PROFESSOR NÍVEL 2 - ENSINO RELIGIOSO, PROFESSOR NÍVEL 2 - GEOGRAFIA, PROFESSOR NÍVEL 2 - HISTÓRIA, PROFESSOR NÍVEL 2 - INFORMÁTICA.

Tendências pedagógicas e suas manifestações na Prática educativa; Escola: um espaço em transformação: Escola tradicional e escola contemporânea - caracterização; Inter-relações dos elementos transformadores da escola: sociedade, cultura, conhecimento, ensino-aprendizagem, professor-educador-aluno; organização da prática educativa: Planejamento escolar - importância, etapas do planejamento: diagnóstico, objetivos, seleção de conteúdos, procedimentos, recursos e avaliação pedagógica.

BIBLIOGRAFIA

1. CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto,2007.

2. DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir. São Paulo : Cortez, 1996.

3. GANDIN D. Planejamento como prática educativa. São Paulo : Loyola, 1998.

4. LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo : Cortês, 1998.

5. MELCHIOR, M.C. Da avaliação dos saberes a construção de competências. Porto Alegre : Mercado Aberto, 2003.

6. MELCHIOR, M.C. O sucesso escolar através da avaliação e da recuperação. 2.ed. P.A: Premier, 2004.

7. PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre : Artmed, 2000.

8. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.

9. Obras literárias e sites que tratam do assunto.

5. LEGISLAÇÃO

CARGOS: PROFESSOR NÍVEL 1 - EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR NÍVEL 2 - EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSOR NÍVEL 2 - LÍNGUA PORTUGUESA, PROFESSOR NÍVEL 2 - LÍNGUA ESTRANGEIRA(INGLÊS), PROFESSOR NÍVEL 2 - MATEMÁTICA, PROFESSOR NÍVEL 2 - CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS, PROFESSOR NÍVEL 2 - ARTES, PROFESSOR NÍVEL 2 - ENSINO RELIGIOSO, PROFESSOR NÍVEL 2 - GEOGRAFIA, PROFESSOR NÍVEL 2 - HISTÓRIA, PROFESSOR NÍVEL 2 - INFORMÁTICA.

Conhecimento e compreensão da legislação indicada

BIBLIOGRAFIA

1. TRÊS COROAS, Plano de Carreira do Magistério Público do Município.

2. TRÊS COROAS, Regime Jurídico Municipal. 3. LDB. Lei 9394/96

4. Parecer CNE/CEB nº 4- Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

5. Parecer nº 644/2006 do CEED- RS

6. Lei nº 10.639.

7. Lei nº 9.394/96.

8. Lei nº 8.069/90.

6. CONHECIMENTO ESPECÍFICO:

Professor Nível 2 - Língua Portuguesa

I - LÍNGUA PORTUGUESA

1. Conceitos gerais

1.1. Linguagem, língua, discurso. As funções da linguagem

1.2. Unidade e variedade da língua. O uso padrão. A noção de correto

1.3. As modalidades falada e escrita da língua

2. Fonética e fonologia

3. Ortografia

4. Estrutura e formação de palavras

4.1. Derivação e composição

5. Frase, oração e período

5.1. Os termos da oração

6. As classes gramaticais

6.1. Classificação e flexão das palavras

7. O período e sua construção

7.1. Períodos simples e composto

7.2. Coordenação e subordinação

7.3. Orações reduzidas e desenvolvidas

8. Concordância nominal e concordância verbal

9. Regência verbal e regência nominal

10. Colocação pronominal

11. Pontuação

12. Discurso direto, discurso indireto, discurso indireto livre

13. Aspectos cognitivos da leitura

13.1. O conhecimento prévio da leitura

13.2. Interação na leitura de textos.

14. Texto e discurso

14.1. Condições de produção textual. Os gêneros textuais

14.2. Mecanismos de coesão textual

14.3. Coerência textual

15. Semântica e estilística

15.1. A significação das palavras

15.1.1. Paráfrase e polissemia

15.1.2. Denotação e conotação, sentido literal e sentido figurado, figuras de estilo

15.1.3. Sentido e contexto: pressupostos e implícitos (subentendidos)

II - LITERATURA BRASILEIRA

1. Os gêneros literários (lírico, épico e dramático)

2. Influências na literatura brasileira

2.1. A tradição clássica

2.2. A tradição medieval

2.3. A herança portuguesa: Luís de Camões, Eça de Queiroz e Fernando Pessoa

3. Origens e formação

3.1. A carta de Pero Vaz de Caminha

3.2. A Literatura Jesuítica

4. Barroco

5. Arcadismo

6. Romantismo

7. Realismo / Naturalismo

8. Parnasianismo

9. Simbolismo

10. Pré-modernismo e modernismo

11. Tendências contemporâneas

BIBLIOGRAFIA

I - LÍNGUA PORTUGUESA

1. AZEREDO, José Carlos (Org.). Língua portuguesa em debate. Conhecimento e ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

2. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

3. CÂMARA JÚNIOR, J. Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1983.

4. ______. Problemas de lingüística descritiva. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.

5. CHALHUB, Samira. Funções da linguagem. 11. ed. São Paulo: Ática, 2001.

6. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

7. DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros literários &Ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

8. FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à Lingüística: objetos teóricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003, v. I.

9. ______ (Org.). Introdução à Lingüística: princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003, v.II

10. ______; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997.

11. GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. 7. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1978.

12. ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica. 2. ed. São Paulo: Ática, 1986.

13. KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 1992.

14. KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1990.

15. NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do Português. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.

16. TRAVAGLIA, Luiz Carlos; KOCH, Ingedore Villaça. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.

II - LITERATURA BRASILEIRA

17. BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1985.

18. CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. 6. ed. Belo Horizonte, MG: Itatiaia, 1981.

19. TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1972.

20. MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 1986.

Professor Nível 2 - Ciências Físicas e Biológicas

Meio Físico: ar, água e terra. Seres vivos: ecologia, célula, funções vitais. Sistemas biológicos. Noções de Física. Fundamentos de mecânica: termologia, eletricidade e ondas.

BIBLIOGRAFIA

1. BARROS, Carlos. Coleção de Ciências - O corpo Humano. Quarto volume. São Paulo. Siciliano: 2002.

2. GOWDAK, Demétrio. Ciências. Ed. FTD.

3. VALLE, Cecília. Ed. Positivo.

Professor Nível 2 - História

Fundamentação Teórica da História - As correntes historiográficas para a a formação do pensamento histórico.

BIBLIOGRAFIA

1. BITTENCOURT, Maria Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos, São Paulo: Cortez, 2004.

2. HOBSBAWM, Eric. Sobre a História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

3. LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre (orgs.). História: novos problemas, novos objetos, novas abordagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

4. RÜSE, Jorn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

5. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CANIELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.

6. THOMSON, Edward P. Costumes em Comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

7. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - com a elboração das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC, 1998.

8. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília - DF, 2005.

9. SOUZA, Marina de Mello. África e Brasil Africano. Editora Ática, 2006.

10. AZEVEDO, Gislaine Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História (Volume único). Editora Ática, 2007.

11. ARRUDA, José Jobson de A. e PILETTI, Nelson. Toda a História (História Geral e História do Brasil). Editora Ática, 1997.

12. SCHMIDT, Mario. História Crítica. Editora Nova Geração, 2005.

13. COTRIN, Gilberto. História Global (Brasil e Geral). Editora Saraiva, 2007.

Professor Nível 2 - Artes

Histórico do ensino das artes no Brasil e suas perspectivas atuais. Teoria e prática do ensino das artes escolas brasileiras. Critérios para seleção de conteúdos no ensino das artes. Organização do tempo e do espaço na prática do ensino das artes. Critérios para avaliação no ensino das artes.

BIBLIOGRAFIA

1. BARBOSA, A. M. e SALES, H. M. (orgs.) - O ensino da arte e sua história. São Paulo: MAC/USP, 1990.

2. BRASIL.. SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL - Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997.

3. FERRAZ, M. H. C. T. e SIQUEIRA, I. - Vivência, experimentação ou livro didático? SP, Loyola, 1987.

4. FUSARI, M. F. R e FERRAZ, M. H. C. T. - Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

5. READ, H. - Educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

6, TATIT, A.e MACHADO, M. S. - 300 Propostas em arte visuais. SP. Loyola.

7. BRASIL - MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais, Artes.

Professor Nível 2 - Educação Física

1. Conhecimentos Específicos: 1.1 Fundamentos da Educação Física; 1.2 Concepções da Educação Física; 1.3 Objetivos da Educação Física;

2. Aspectos técnicos, políticos e pedagógicos da educação física escolar;

3. Esportes (regras oficias);

4. Desenvolvimento Humano - aprendizagem motora;

5. Recreação Escolar;

6. Anatomia/fisiologia do exercício;

7. Qualidade de Vida;

8. Parâmetros curriculares nacionais.

BIBLIOGRAFIA

1. FREIRE, JOÃO BATISTA. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

2. MATTOS, M. G. e NEIRA, M. G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000.

3. TANI, GO (et alii). Educação Física escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU / EDUSP, 1988.

4. GALAHUE, DAVID L. E OZMUN, JOHN. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. (Terceira Edição). Phorte Editora, 2005

5. MCARDLE WD, KATCH FI, KATCH VL. Fisiologia do exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 4ªed,.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

6. FOX, EDWARD L. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 6 ed. Rio de Janeiro, Guanabara. 2000

7. Parâmetros Curriculares Nacionais- Vol 7.

8. MONTEIRO, Walace David e outros. Fisiologia e Avaliação Funcional. 4º edição, 2000.

9. ROBERT A. ROBERGS e outros. Fisiologia do Exercício para Aptidão, Desempenho e Saúde.

10. Livro Nacional de Regras de Futsal. Confederação Brasileira de Futebol de Salão - Futsal.

11. OZMUN, John C. e outros. Compreendendo o Desenvolvimento Motor - Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos.

12. CANALLARI, Vinícius Ricardo e outros. Trabalhando com a Recreação. 2003.

13. Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica em revisão.

14. Coletivo de Autores Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo; CORTEZ, 1992.

Professor Nível 2 - Geografia

1. A relação entre a sociedade e natureza;

2. As transformações tecnológicas;

3. A construção do espaço geográfico;

4. A paisagem geográfica;

5. A Velha Ordem Mundial;

6. Capitalismo e economia de mercado;

7. Socialismo e a economia planificada;

8. A Globalização;

9. As etapas da industrialização mundial e brasileira;

10. Transportes e comunicação mundial e brasileira;

11. A Urbanização das grandes cidades;

12. A dinâmica dos fenômenos naturais;

13. A superfície terrestre: clima, relevo e solo;

14. O Protocolo de Kioto;

15. As unidades regionais do Brasil;

16. O Brasil na economia globalizada;

17. A ocupação do espaço brasileiro;

18. A paisagem natural brasileira em seu clima, relevo e ecossistema;

19. Recursos naturais brasileiros;

20. As bases da cartografia do Brasil.

BIBLIOGRAFIA

1. KRAJEWSKI, Ângela Corrêa e outros. Geografia - Pesquisa e Ação. Ed. Moderna.

2. GARCIA, Hélio Carlos e outros. Geografia - de olho no mundo do trabalho. Ed. Scipione.

3. VESENTINI, José William. Geografia - Série Brasil. Ed. Ática.

4. VESENTINI, José William. Geografia Geral e do Brasil. Ed. Ática.

5. TERRA, Lygia e outro. Geografia Geral e Geografia do Brasil. Ed. Moderna.

6. MOREIRA, João Carlos e outro. Geografia. Ed. Scipione.

7. BOLIGIAN, Levon. Geografia - Espaço e Vivência. Ed. Atual.

8. MENDES, Ivan Lazzari e outro. Geografia Geral e do Brasil. Ed. FTD.

9. MENDONÇA, Cláudio e outros. Território e sociedade o mundo globalizado. Ed. Saraiva

10. MAGNOLI, Demétrio e outro. Geografia - A Construção do Mundo. Ed. Moderna.

Professor Nível 2 - Matemática

Números naturais e números inteiros: divisibilidade, máximo divisor comum, decomposição em fatores primos. Números racionais. Noção elementar de números reais: operações e propriedades, relação de ordem, valor absoluto desigualdade. Regra de Três, Porcentagem. Números Complexos; Seqüências: progressões aritméticas, progressões geométricas; Polinômios e Equações Algébricas; Análise Combinatória, Binômio de Newton, Probabilidades, Sistemas Lineares: matrizes e determinantes; Noções de função; Funções Exponenciais e Logarítmicas. Arcos e ângulos: medida, relações. Funções Trigonométricas; Arco Duplo e Arco Metade Geometria plana e espacial. Geometria Analítica Noções de Análise Matemática: Limites, derivadas e Integrais.

BIBLIOGRAFIA

1. Bianchini, Edvaldo - A Conquista da Matemática - Editora Moderna;

2. Bigode, Antonio Lopes - Matemática hoje é feita assim - FTD;

3. Giovanni, J. Rui - Matemática - Editora FTD;

4. Hole, Volkei - Como ensinar matemática no Básico e no Secundário;

5. Levvi, Gelson e outros - Matemática - Editora Atual;

6. Machado, A dos Santos - Matemática: Temas e metas - Editora Atual;

7. Marcondes, Gentil e Sérgio: Matemática - Editora Ática.

Professor Nível 2 - Informática:

Sistemas Operacionais: Conhecimentos básicos avançados em Microsoft Windows 98, Microsoft Windows 2000, Microsoft Windows XP, MS-Dos e Linux; Softwares: Conhecimentos avançados em Microsoft Office 2003; Internet: Conhecimentos básicos de configuração, browsers, protocolos e configuração de e-mails; Hardware: Configurar equipamentos (microcomputadores, impressoras e outros), configuração/manutenção de hardware, conhecimentos de periféricos (entrada e saída); Redes: Conhecimento de redes Microsoft Windows e Novell; Linguagens de Programação: Noções sobre linguagens de programação (nome, descrição e utilidades); Banco de Dados: Sistemas de Banco de Dados, estrutura de banco de dados e nomes de bancos mais utilizados;

BIBLIOGRAFIA

1. www.clubedohardware.com.br

2. www.microsoft.com

3. www.novell.com

4. www.portaljava.com

5. www.portaldaprogramacao.com.br

6. Office 2003 - Mariana dos Santos Martins de Oliveira

7. Revista Info - 2003 a 2005

8. Obras literárias e sites que tratam do assunto

Professor Nível 1 - Educação Infantil

Diferenças individuais: fatores determinantes e capacidades mentais. Desenvolvimento da inteligência. Estágios do desenvolvimento da criança. O processo de socialização. A teoria de Piaget sobre a linguagem e o pensamento da criança. O desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. Pensamento e palavra. Princípios e fundamentos dos referenciais curriculares. Noções básicas do cargo de professor de educação infantil.

BIBLIOGRAFIA

1. FERREIRO, EMILIA. - Com Todas as Letras. São Paulo, Cortez Editora, 1998.

2. FERREIRO, EMILIA - Alfabetização em Processo. São Paulo, Cortez Editora, 1996.

3. LURIA, LEONTIEV, VIGOTSKY e outros. Psicologia e Pedagogia. São Paulo, Moraes, 2003.

4. ROSSETI-FERREIRA, MARIA CLOTILDE e MELLO, ANA MARIA (orgs.) Os Fazeres da Educação Infantil: Editora Cortez 1998.

5. OLIVEIRA, ZILMA DE M; MELLO, ANA MARIA; VITÓRIA, TELMA e FERREIRA, MARIA C.R. - Creches-Crianças, Faz de Conta e Cia. Editora Vozes 1992.

6. VYGOTSKY, L. S. - Pensamento e Linguagem. Martins Fontes, 1989.

7. PIAGET, JEAN - Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

8. ARROYO, M. Ciclos de Desenvolvimento Humano e Formação de Educadores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 143-161, dez. 1999.

9. FERREIRO, E. Reflexões sobre a Alfabetização. São Paulo, Cortes: Autores Associados, 1988.

10. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. 14ª ed. Porto Alegre, 1998.

11. PIAGET, J. Psicologia da Criança. Rio de Janeiro, Dielf, 1978.

12. VYGOTSKY, Leontiv. Lúria-linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem, Scipione, RJ, 1988.

13. VYGOTSKY, Leontiv. Pensamentos e Linguagem;

14. VYGOTSKY, Leontiv. A Formação Social da Mente;

15. VASCONCELOS, Celso. Planejamento: Plano de Aprendizagem e Projeto Educativo.

Professor Nível 2 - Língua Estrangeira (INGLÊS)

1. Compreensão de textos contemporâneos: livros, jornais, periódicos.

2. Estruturas gramaticais: 2.1. Substantivos, caso possessivo. 2.2. Adjetivos: indefinidos, interrogativos. Graus comparativos. 2.3. Pronomes: pessoais, possessivos, reflexivos, indefinidos, interrogativos, relativos. 2.4. Verbos (modos, tempos e formas): regulares e irregulares, auxiliares, modais. Voz ativa e voz passiva. Discurso direto e indireto. Sentenças condicionais. 2.5. Advérbios. 2.6. Preposições. 2.7. Conjunções. 2.8. Formação de palavras: composição e derivação.

BIBLIOGRAFIA

1. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª. V.2. Brasília: MEC/SEF, 2002.

2. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos (5ª a 8ª série) do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

3. ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes, 1993.

4. CORACINI, M. J. (org). O Jogo Discursivo na Aula de Leitura: Língua Materna e Língua Estrangeira. Campinas: Pontes, 1995.

5. FREEDMAN, A ; PRINGLE, I. e YALDEN, J. (eds). Learning to write: first language/second language. Nova York: Longman, 1993.

6. Jornais e revistas digitais (na Internet).

7. Obras literárias e sites que tratam do assunto.

Professor Nível 2 - Ensino Religioso

Conhecimento específico na área de atuação. Conhecimentos que condizem com a formação exigida no cargo.

BIBLIOGRAFIA

1. BARROS, Sandra dos Reis: ENSINO RELIGIOSO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO. www.aec-sp.org.br/downloads/aec/cidadao.pdf

2. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - Ensino Religioso. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. 1996. www.aster-to.org.br/download/parametroscurricularesnacionais.doc

3. Lei de Diretrizes e Bases, 1997, artigo 33. www.planalto.gov.br/ccvil_03/LEIS/19394.htm

4. Religião. http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o

5. Deus. http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus

6. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO RELIGIOSO. http://free.7host06.com/VINIMAX/santajoanadarc/gerinho.htm

Pedagogo - Orientação Educacional

Conhecimento específico na área de atuação. Conhecimentos que condizem com a formação exigida no cargo. O significado histórico-social da Orientação Educacional: Origem e trajetória da O E no Brasil, Dimensões Filosóficas, Políticas, Sociais e Pedagógicas, Tendências e desafios atuais da Orientação Educacional. Campos de atuação e a prática do Orientador Educacional: A função do Orientador educacional, A Orientação Educacional em face à Legislação Educacional de País, A Orientação Educacional e as Formas Alternativas da Educação. A Orientação Educacional e a revolução teórica-prática da educação: A OE e a organização escolar, Ação integrada da OE, Nova dimensão da OE

BIBLIOGRAFIA

1. ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Ars. Poética.

2. ANDRÉ, Marli. (org.) Pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas,SP: Papirus.

3. ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação. Rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Ed. Vozes.

4. FERNANDEZ, Alicia. A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas. 1.ed.

5. FIGUEIREDO, Márcio Xavier Bonorino. A corporeidade na escola. Porto Alegre: UFRGS.

6. GRINSPUN, Mirian Paura S.Zippin (org.). Supervisão e Orientação Educacional- Perspectivas de Integração na Escola. São Paulo: Cortez.

7. TIBA, Içami. Disciplina: Limite na medida certa. São Paulo: Editora gente.

8. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: Construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad.

9. ZAGURY, Tânia. Educar sem culpa: A gênese da época. Rio de Janeiro: Record.

10. ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito: parceria com os pais. Rio de Janeiro\; Record.

11. ZORZO, Cacilda Maria, SILVA, Lauraci Donde e POLENZ, Tâmara (Orgs.). Pedagogia em Conexão. Canoas, Ed, da ULBRA.

12. ALMEIDA, Laurinda Ramalho de e PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (orgs.) O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo, Loyola.

13. ALVES, Nilda. O fazer e o pensar dos supervisores e orientadores educacionais. São Paulo: Loyola.

14. BOCK, Silvio Duarte. Orientação Profissional: a abordagem sócio-histórica. São Paulo: Cortez.

15. GENTILI, Pablo. Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ, Vozes.

16. GRINSPUN, Mírian P.S. Zippin. A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez.

17. GRINSPUN, Mírian P.S. Zippin. Orientação Educacional-Conflito de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo: Cortez.

18. LIBÂNEO, José Carlos. A organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia/GO: Alternativa.

19. LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira de e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez.

20. LUCK, Heloisa. Ação Integrada: Administração, Supervisão e Orientação Educacional. Petrópolis/RJ: Vozes.

21. PLACCO, Vera Maria N. de Souza. Formação e prática do educador e do orientador. Campinas, Papirus.

22. RANGEL, Mary e SILVA JR. Celestino Alves da. Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, Papirus.

23. SACRISTÁN, J. Gimeno. Educar e Conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed.

Pedagogo - Supervisor Escolar

Conhecimento específico na área de atuação. Conhecimentos que condizem com a formação exigida no cargo. A prática da supervisão escolar: reflexão e análise com base em princípios teóricos. A ação supervisora nos níveis e nas modalidades de ensino: educação infantil, ensino fundamental, educação especial e educação de jovens e adultos. Laboratórios de aprendizagens e brinquedoteca. O supervisor escolar no cotidiano da escola: reuniões, calendário escolar, conselho de classe, organização das turmas, entrevistas, formação continuada, questões de planejamento( PPP, planos de estudos, plano de trabalho e estudos de recuperação), avaliação,registros. Projeto de supervisão escolar para o ensino fundamental e educação infantil.

BIBLIOGRAFIA

1. ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e Supervisão: uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Lisboa: Porto Editora.

2. ALVES, Nilda.(Org.) Educação e Supervisão: O trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez.

3. BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade. Porto Alegre, 19(1): 89-96.

4. BRUNO, Eliane B. G., ALMEIDA, Laurinda Ramalho e CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. O Coordenador Pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola.

5. GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática.

6. GRINSPUN, Mirian Paura S.Zippin (org.). Supervisão e Orientação Educacional- Perspectivas de Integração na Escola. São Paulo: Cortez.

7. JUNIOR, Celestino Alves da Silva e RANGEL, Mary (Orgs.). Nove olhares sobre a supervisão. Campinas-SP: Papirus.

8. LIBÃNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola.: Teoria e Prática.Goiânia: Editora Alternativa.

9. RANGEL, Mary (Org.) Supervisão Pedagógica: Princípios e Práticas. Campinas:Papirus.

10. VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação concepção dialética - libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad.

11. VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do Conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad.

12. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad.

13. ZORZO, Cacilda Maria, SILVA, Lauraci Donde e POLENZ, Tâmara (Orgs.). Pedagogia em Conexão.Canoas, Ed, da ULBRA.

14. MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e da sala de aula. O fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed.

Técnico de Enfermagem

1. Principais responsabilidades da atenção básica: Ações de Saúde da Criança; Ações de Saúde da Mulher Estrutura mínima de unidade de saúde da família. Base das ações da equipe de saúde da família e equipe de saúde bucal: Planejamento das ações; Saúde, Promoção e Vigilância à saúde; Trabalho interdisciplinar em equipe; abordagem integral da família;

2. Atribuições específicas do Técnico de Enfermagem;

3. Imunização: conceito, importância, tipos, principais vacinas e soros utilizados em saúde pública (indicação, contra-indicações, doses, vias de administração, efeitos colaterais), conservação de vacinas e soros (cadeia de frio);

4. Doenças transmissíveis: agente, forma de transmissão, prevenção, sinais e sintomas, assistência de enfermagem e vigilância epidemiológica das principais doenças transmissíveis;

5. Assistência de enfermagem à mulher: na prevenção do Câncer cérvico-uterino e de Mama, no Pré-natal no planejamento familiar;

6. Assistência de enfermagem à criança: no controle do crescimento e desenvolvimento, no controle das doenças diarréicas, no controle das infecções respiratórias agudas (pneumonia, otites, amigdalites, infecções das vias aéreas superiores), no controle das principais verminoses (ascaradíase, oxioríase, estrogiloidíase, giardíase, amebíase e esquitossomose), na alimentação da criança (aleitamento materno e orientação para o desmame);

7. Assistência de enfermagem ao adulto: diabetes mellitus; Controle da Hipertensão; Controle da Diabetes Mellitus; Controle da Tuberculose; Eliminação da Hanseníase;

8. Procedimentos básicos de enfermagem: verificação de sinais vitais: pressão arterial, pulso, temperatura e respiração, curativos (técnicas, tipos de curativos), administração de medicamentos (diluição, dosagem, vias e efeitos colaterais); terminologia de enfermagem;

9. Legislação em Enfermagem: Lei do exercício profissional; Conceitos matemáticos aplicados à prática profissional.

10. Sistema Único de Saúde: Lei nº 8.080 de 19/09/90, Lei nº 8.142 de 28/12/90, Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB-SUS de 1996, Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS - NOAS-SUS de 2002, Programa de Controle de Infecção Hospitalar.

BIBLIOGRAFIA

- Guia para Controle de Hanseníase - Caderno de Atenção Básica - Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2002.

- Guia para controle da Diabetes mellitus - Caderno de Atenção Básica - Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2002.

- Caderno de Atenção Básica - Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde, 2a edição revisada, Brasília - DF, 2008.

- Dermatologia na Atenção Básica - Caderno de Atenção Básica - Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2002.

- Assistência em Planejamento Familiar - Manual Técnico - 4a Edição, Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2002.

- Manual de Hipertensão Arterial e Diabetes mellitus - Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2002.

- Guia de Vigilância Epidemiológica - FUNASA, Vol. I e II. Brasília - DF, 2002.

- Diretrizes para o Controle da Sífilis Congênita - Manual de Bolso, Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2007.

- Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST, Manual de Bolso, 2a edição, Brasília - DF, 2006.

- Guia de Utilização de Medicamentos e Imunobiológico na Área de Hanseníase, Ministério da Saúde - Brasília - DF, 2001.

- Pré-Natal e Puerpério - Atenção Qualificada e Humanizada - Manual Técnico - Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2006.

- Diretrizes Operacionais do Pacto pela Saúde 2006, Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOB 01/96 - site www.saude.gov.br

- Sistema Único de Saúde - SUS: Lei 8080 de 19/09/90 - site www.saude.gov.br

- Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS, SUS 2002, www.saude.gov.br

- Regulamentação do Exercício Profissional - Coren, site www.coren.gov.br

Caderno de Atenção Básica nº. 16 - Diabetes mellitus, Ministério da Saúde - Brasília - DF, 2006.

- Caderno de Atenção Básica nº. 14 - Prevenção Clínica de Doença Cardiovascular, Cerebrovascular e Renal Crônica - Ministério da Saúde - Brasília - DF, 2006.

- Doenças Infecciosas e Parasitárias, 6a edição - Ministério da Saúde - Brasília, DF, 2006.

- Medicina Ambulatorial - condutas de atenção primária baseadas em endência - 3ª edição, editora artmed, 2004.

Secretária de Escola

1. Escrituração Escolar.

2. Conceito Fundamentação Legal.

3. Classificação dos Registros Individual: Guia de transferência, Ficha Individual, Histórico Escolar, Ficha de Aptidão Física, Boletim/Caderneta, diploma/Certificado.

4. Coletivo Diário de Classe. Livros: Atas do Conselho de Classe, Atas de Resultados Finais, Outros.

5. Execução dos Registros dos fatos Escolares.

6. Modos de Registrar: Normas Gerais de Organização, Escrituração e Procedimentos: Comuns e Especiais.

7. Eventos Escolares Objeto de Registro: Matrícula, Transferência, Aproveitamento de Estudos, Equivalência de Estudos, Adaptação, Curricular, Verificação do Rendimento, Circulação de Estudos: Ensino Regular / Ensino Supletivo;

08. Conhecimentos sobre a lei n° 9.394/96,

10. Relações Humanas;

11. Código de Ética;

12. Estatuto da Criança e do Adolescente

13. Noções básicas de informática

BIBLIOGRAFIA

1. LDB - Lei nº 9394/96

2. Deliberações do Conselho Estadual de Educação e da Secretária Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

3. Estatuto da Criança e do Adolescente

4. Apostilas, sites e livros didáticos sobre o assunto

Operador de Máquinas

1. Conhecimentos básicos inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro, Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito; 2. Operar veículos motorizados especiais, tais como: guindastes, máquinas de limpeza de rede de esgoto, retroescavadeira, carro plataforma, motoniveladora, pá-carregadeira, trator de esteira e outras máquinas rodoviárias e executar outras atividades correlatas.

BIBLIOGRAFIA

Código de Trânsito Brasileiro

Resoluções, deliberações, portarias e leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito

Apostilas e livros didáticos sobre o assunto

Motorista

1. Conhecimentos básicos inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro;

2. Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito;

3. Direção defensiva;

4. Noções gerais de circulação e conduta;

5. Noções de mecânica de autos;

6. Noções de primeiros socorros;

7. Manutenção e Limpeza de veículos.

BIBLIOGRAFIA

Código de Trânsito Brasileiro

Resoluções, deliberações, portarias e leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito

Apostilas e livros didáticos sobre o assunto

Servente

1. Atividades específicas teóricas inerentes ao cargo;

2. Boas Maneiras;

3. Comportamento no ambiente de trabalho;

4. Organização do local de trabalho;

5. Noções básicas de preparação de alimentos;

6. Coleta e armazenamento e tipos de recipientes;

7. Materiais utilizados na limpeza em geral;

8. Trabalho de Cozinha: preparo de café, lanches e refeições em geral;

9. Guarda e conservação de alimentos;

10. Controle de Estoque de Material de Limpeza e de cozinha;

11. Relatório de pedidos de materiais de consumo, limpeza e gêneros alimentícios;

12. Higiene Pessoal, ambiental e de materiais de consumo.

13. Noções básicas de limpeza de prédios públicos.

BIBLIOGRAFIA

Apostilas e livros didáticos sobre o assunto

Ronda

1. Atividades específicas inerentes ao cargo, boas maneiras, comportamento no ambiente de trabalho, noções básicas de vigilância, noções básicas de atendimento ao púbico.

BIBLIOGRAFIA

Apostilas e livros didáticos sobre o assunto

Odontólogo

Endodontia; Cirurgia Geral Bucal; Radiologia Bucal; Anestesiologia Bucal; Periodontia; Prótese; Anatomia, Fisiologia, Dentística, Clínica Odontológica.

BIBLIOGRAFIA

1. ENDODONTIA CLINICA - Carlos Roberto Berger e colaboradores;

2. ESTOMATOLOGIA - Acyr Lima de Castro;

3. MANUAL DE ANESTESIA LOCAL - Stanley F. Malamed;

4. Atualizaçao na clínica odentológica- Elenice A. Nogueira Gonçalves- Cristina Feller;

5. Fundamentos de Prótese Total- José Ceratti Turano -Luiz Martins Turano

6. Anatomia Bucal - Harry Sicher 6ª edição.

Médico Estratégia da Família

1. Epidemiologia & saúde;

2. Medicina ambulatorial: condutas clínicas em atenção primária;

3. Atenção Primária, equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços-tecnologia;

4. Controle das doenças sexualmente transmissíveis: DST/AIDS;

5. Famílias: funcionamento & tratamento;

6. Saúde da Mulher;

7. Epidemiologia e Saúde;

8. Doenças Infecto Contagiosas;

9. Hipertensão Arterial e Diabete;

10. Imunização;

11. Crescimento e Aleitamento da Criança;

12. Semiologia Pediátrica e Desenvolvimento da Criança;

13. Pediatria do desenvolvimento e preventiva: crescimento e desenvolvimento; imunizações; desordens emocionais e psicossociais.

14. Nutrição e distúrbios nutricionais: alimentação do lactente normal; desnutrição; obesidade e avitaminoses.

15. Fisiopatologia dos Líquidos corporais: terapia de reidratação oral e parenteral; equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido-básico e suas desordens; acidentes: afogamento, queimaduras e envenenamento.

16. Erros inatos do metabolismo.

17. Doenças infecciosas na infância: prevenção; doenças bacterianas; doenças virais ou presumivelmente virais.

18. Sistema imunológico: doença reumática e do tecido conjuntivo; desordens alérgicas e doenças devidas à deficiência imunológica inclusive síndrome da imunodeficiência adquirida.

19. Sistema Único de Saúde: Lei nº 8.080 de 19/09/90, Lei nº 8.142 de 28/12/90, Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB-SUS de 1996, Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS - NOAS-SUS de 2002, Programa de Controle de Infecção Hospitalar;

20. Código de Ética Profissional.

BIBLIOGRAFIA

- Cecil Tratado de Medicina Interna, L. Goldman & D. Ausiello, Editora Elsevier, 22ª. Edição, 2005.

- Harrison - Medicina Interna (2 volumes), A Fauci & D. Kasper, Editora McGraw-Hill, 16ª Edição, 2005.

- Tratado de Clínica Médica, A. C. Lopes, Editora Roca, 2006.

- Current Medical Diagnosis & Treatment 2007, L. M. Tierney, Editora McGraw-Hill, 46ª Edição, 2006.

- Epidemiologia Clínica, R. H. Fletcher, S. W. Fletcher & E. H. Wagner, Editora Artmed, 4ª Edição, 2006.

- Lei 8080/90

- Lei 8142/90

- DUNCAN, Bruce B. et al. Medicina ambulatorial: condutas clínicas em atenção primária. 3ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.

- STARFIELD, Barbara. Atenção Primária, equilíbrio entre necessidades de saúde, serviçostecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. 726p.

- ROQUAYROL, Maria Zélia & ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia & saúde. 6ª ed. Rio de Janeiro, Medsi, 2003. 728p.

- Código de Ética Médica do CFM.

- BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças Infecciosas e Parasitárias: guia de bolso. Brasília: Ministério da Saúde 2005. disponível na Internet.

- BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº. 648, de 28 de março de 2006. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

Enfermeiro

1. Atuação do Enfermeiro nos programas Ministeriais: Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão, Diabetes. Doenças transmissíveis: medidas preventivas, diagnóstico diferencial;

2. Ética e Código de Deontologia de Enfermagem, Lei do exercício profissional;

3. Saúde da Criança e do Adolescente - Puericultura, controle de crescimento e desenvolvimento, saúde do escolar e saúde do adolescente, Intervenções da Enfermagem na assistência à Criança nos aspectos preventivos e curativos: doenças preveníveis por imunização: vacinas, (rede de frio, via de administração, validade, rede de frio e esquema do M.S);

4. DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis: HIV e AIDS, Prevenção, Transmissão e Tratamento; Sifilis; Cancro mole e duro, Vulvovaginites;

5. Noções Básicas de: Vigilância epidemiológica e Vigilância Sanitária;

6. Atenção a Saúde da Mulher: Gravidez, modificações fisiológicas e psicológicas na gestação, gravidez de baixo e alto risco, pré-natal, puerpério (normal e patológico) e amamentação;

7. Saúde do Adolescente, Adulto e Idoso - Assistência à Saúde para melhor qualidade de vida: alimentação saudável, exercícios psicofísicos e controle emocional. Atenção ao adulto: hipertensão arterial, Diabetes, noções de oncologia;

8. Consulta em enfermagem: Anamnese, exame físico, diagnóstico e tratamento de enfermagem;

9. Atenção a Saúde em paciente psiquiátrico: Assistência de Enfermagem e controle de medicamentos;

10. Papel do enfermeiro no processo de educação em saúde: importância, métodos, atuação, resultados.

BIBLIOGRAFIA

- Guia para controle de Hanseníase - Caderno de Atenção Básica - Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2002.

- Guia para controle da Diabetes mellitus - Caderno de Atenção Básica - Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2002.

- Caderno de Atenção Básica - Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde, 2a edição revisada, Brasília - DF, 2008.

- Dermatologia na Atenção Básica - Caderno de Atenção Básica - Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2002.

- Assistência em Planejamento Familiar - Manual Técnico - 4a Edição, Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2002.

- Manual de Hipertensão Arterial e Diabetes mellitus - Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2002.

- Guia de Vigilância Epidemiológica - FUNASA, Vol. I e II. Brasília - DF, 2002.

- Enfermagem Comunitária, Coordenadora Emilia Emi Kawamoto, Editora EPU - Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1995.

- Diretrizes para o Controle da Sífilis Congênita - Manual de Bolso, Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2007.

- Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST, Manual de Bolso, 2a edição, Brasília - DF, 2006.

- Guia de Utilização de Medicamentos e Imunobiológico na Área de Hanseníase, Ministério da Saúde - Brasília - DF, 2001.

- Hepatites Virais: O Brasil está Atento, 2a edição - Ministério da Saúde - Brasília - DF, 2005.

-Parâmetros Técnicos para Programação de Ações de Detecção do Câncer de Mama - INCA - Ministério da Saúde - Rio de Janeiro - RJ, 2006.

- Falando sobre o câncer de Mama - INCA - Ministério da Saúde - Rio de Janeiro, 2000.

- Pré-Natal e Puerpério - Atenção Qualificada e Humanizada - Manual Técnico - Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2006.

- Diretrizes Operacionais do Pacto pela Saúde 2006, Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOB 01/96 - site www.saude.gov.br

- Sistema Único de Saúde - SUS: Lei 8080 de 19/09/90 - site www.saude.gov.br

- Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS, SUS 2002, www.saude.gov.br

- Regulamentação do Exercício Profissional - Coren, site www.coren.gov.br

- Enfermagem em Doenças Transmissíveis - Editora Pedagógica e Universitária Ltda - EPU, 1986.

- Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE: Evolução e Tendências - autora Tâmara Ivanow Cianciarulo et al, Editora Ícone, 2001.

- Caderno de Atenção Básica nº. 16 - Diabetes mellitus, Ministério da Saúde - Brasília - DF, 2006.

- Caderno de Atenção Básica nº. 14 - Prevenção Clínica de Doença Cardiovascular, Cerebrovascular e Renal Crônica - Ministério da Saúde - Brasília - DF, 2006.

- Manual Técnico Operacional - Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola no Brasil, 2008 - Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2008.

-Dengue - Diagnóstico e Manejo Clínico - adulto e criança - Ministério da Saúde, 3a edição - Brasília - DF, 2007.

- Saúde Integral de Adolescentes e Jovens - Orientações para Organização de Serviços, 1a edição - Secretaria de Atenção a Saúde - Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2007.

- Doenças Infecciosas e Parasitárias, 6a edição - Ministério da Saúde - Brasília, DF, 2006.

- O Trabalho de Agente Comunitário de Saúde - Ministério da Saúde - Secretaria de Políticas de Saúde - O Departamento de Atenção Básica - Brasília, DF, 2006.

- Formulário Terapêutico Nacional, 2008 - RENAME 2006, Ministério da Saúde - Brasília - DF, 2008.

- Medicina Ambulatorial - condutas de atenção primária baseadas em endência - 3ª edição, editora artmed, 2004.

Agente Administrativo

Lei nº 4.320/64; Lei nº 8.666/93 (e suas alterações) - Licitações; Lei nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal; Lei Orgânica do Município Três Coroas; Noções básicas de portaria, decreto, ofício, arquivo; Constituição Federal; Noções básicas de atendimento ao público; Boas maneiras, comportamento no trabalho e relações humanas; Noções básicas de informática.

BIBLIOGRAFIA

1. Lei nº 4.320/64;

2. Lei nº 8.666/93 (e suas alterações) - Licitações;

3. Lei nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal;

4. Lei Orgânica do Município de Três Coroas;

5. Constituição Federal;

6. Obras literárias, apostilas e sites que tratam do assunto.

Topógrafo

Introdução a Topografia: Escalas, Unidades de medida, Cartas, mapas e plantas, Representação cartográfica, Sistemas de coordenadas cartesianas, Modelo Esférico, Elipsoidal, Geoidal, Plano, Erros de Medição, Precisão e Acurácia, Orientação, Azimute e Rumo, Aparelhos utilizados na Topografia, Medições de distância: diretas e indiretas, Levantamento Planimétrico: Método de Irradiação, Método de Caminhamento, Levantamento e Cálculo de Poligonais Fechadas, Levantamento da Poligonal, Cálculo da Poligonal, Verificação do Erro de Fechamento Angular, Azimutes, Cálculo das Coordenadas Parciais, Verificação do Erro de Fechamento Linear, Correção do Erro Linear, Cálculo de Áreas. Levantamento Altimétrico: Introdução ao Levantamento Topográfico Altimétrico, Nivelamento Geométrico, Métodos de Nivelamento Geométrico, Representação do Relevo, Curvas de nível, Métodos de Interpolação. Levantamento Planialtimétrico. Introdução ao Georeferenciamento: Métodos de Posicionamento, Receptores de GPS, Datuns, Coordenadas Geográficas, Coordenas UTM. Fotointerpretação: Aplicações nas ciências agrárias, Fundamentos, valoração.

BIBLIOGRAFIA

1. ABNT. Normas Técnicas: NBR 13133 - Execução de Levantamentos Topográficos.

2. BORGES, A.C. Topografia. Vol. I e II. São Paulo. Ed. Blücher Ltda.

3. COMASTRI, J.A.; TULER, J.C. Topografia - Altimetria. 3.ed. Ed. da UFV, 2003, 200p.

4. GARCIA, G.J. PIEDADE, C. Topografia aplicada às ciências agrárias. São Paulo-SP. Ed. Nobel. 1989, 257p.

5. GARCIA, G.J. Sensoriamento Remoto: Princípios e Interpretação de Imagens. São Paulo-SP. Ed. Nobel. 1982, 357p.

6. JÚNIOR, J.G.; CAMOASTRI, J.A. Topografia Aplicada-Medição, divisão e demarcação. Ed. UFV. 1.ed. 1990, 203p.

7. LOCH, C.; CORDINI, J. Topografia Contemporânea: Planimetria. 2.ed. Ed. Da UFSC, Santa Catarina-SC, 2000.

8. MARCHETTI, D.A.B.; GARCIA, C.J. Princípios de fotogrametria e fotointerpretação. Ed. Nobel, 1990, 257p.

9. MOREIRA, M. A. Fundamentos do Sensoriamento Remoto: e metodologias de aplicação. 3.ed. Ed. da UFV. 2005, 320p

Fiscal Sanitarista

Saúde pública; práticas médico-sanitárias e ações preventivas; biossegurança; bioética; riscos do trabalho da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde; problemas sanitários, médicos e sociais; epidemiologia; regulamentação e fiscalização da saúde; normas e padrões de interesse sanitário e da saúde; aspectos burocrático-normativos em saúde pública; vigilância sanitária, epidemiológica e da saúde; falhas, defeitos, ilicitudes e riscos na fabricação, transporte, estocagem e comercialização de alimentos, medicamentos e insumos à indústria e comércio; instrumentalização legal e noções de risco em saúde pública; consciência sanitária; sistemas de informação, monitoramento e coleta de dados clínicos e laboratoriais em saúde pública; conceitos e abrangência em saúde pública e vigilância sanitária; conceitos e indicadores de nocividade e inocuidade; modelos assistenciais e vigilância da saúde, normatização e controle de aspectos do meio-ambiente seu uso e preservação; tecnologias em saúde, epidemiologia, fiscalização e vigilância sanitária, epidemiológica e da saúde; código sanitário municipal.

BIBLIOGRAFIA

1. ALMEIDA FILHO, Rouquayrol, M.Z.Introdução à Epidemiologia Moderna. RJ: COOPMED/APCE/Abrasco. 2ª ed.

2. ARTMANN, E. AZEVEDO, C.S; SÁ, M.C. Possibilidades de Aplicação do enfoque estratégico de planejamento no nível local de saúde: análise comparada de duas experiências. RJ. Caderno de Saúde Pública. 13 (4).

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4. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria MS nº 399. Normatiza as atribuições das autoridades sanitárias competentes, na aplicação da Legislação Sanitária e especialmente da Lei nº 6437/77.

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- ROSEN, G. 1994. Uma história da Saúde Pública. SP: UNESP/HUCITEC, ABRASCO.

- ROUQUAYROL, M.Z. Epidemiologia e Saúde. RJ: MEDSI.

- TEIXEIRA, C. F. 1993. Planejamento e programação situacional em distritos sanitários. In: Mendes, E. V. Distrito Sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. SP: HUCITEC/ABRASCO.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS COROAS, 27 de janeiro de 2009.

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Data Supra.

Rogério Grade
Prefeito Municipal

Stela Mares de Oliveira Kern
Secretaria de Administração