Prefeitura de Santo Antonio de Pádua - RJ

Notícia:   665 vagas para a Prefeitura de Santo Antônio de Pádua - RJ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DE PÁDUA

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

EDITAL

DISPÕE SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DO QUADRO DE PESSOAL PERMANENTE DE NÍVEIS SUPERIOR, MÉDIO, FUNDAMENTAL COMPLETO E FUNDAMENTAL INCOMPLETO, PARA EXERCÍCIO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DE PÁDUA, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela legislação em vigor, em conformidade com a Lei nº 3.219, de 26 de junho de 2008, torna pública a realização de Concurso Público destinado ao provimento de cargos efetivos de níveis Superior, Médio, Fundamental Completo (1º ao 9º ano), e Fundamental Incompleto (1º ao 5º ano), com vistas ao preenchimento de 665 (seiscentos e sessenta e cinco) vagas, para exercício na Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, mediante as condições estabelecidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Concurso Público será regido por este Edital e executado pela Fundação Escola de Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro -FESP - RJ, conforme o calendário previsto no Cronograma apresentado no Anexo I deste Edital.

1.2. O Concurso Público destina-se ao provimento efetivo de 95 (noventa e cinco) vagas para profissionais de nível superior, 130 (cento e trinta) vagas para profissionais de nível médio, 44 (quarenta e quatro) vagas para profissionais de nível fundamental completo e 396 (trezentas e noventa e seis) vagas para profissionais de nível fundamental incompleto .

1.3. O Concurso Público constará de três etapas: Prova Objetiva, Prova Prática e Avaliação de Títulos, a primeira para todos os cargos e as duas últimas somente para alguns cargos, em conformidade com o item 6 (seis) deste Edital.

1.4. Os cargos, as vagas, a qualificação mínima, a carga horária e os vencimentos estão estabelecidos no Anexo II deste Edital.

1.5. Os candidatos deverão utilizar o telefone 08002822299 para consultas relativas ao certame e os telefones (21) 2334-7125/7128/7130 para envio de fax, no horário das 10h às 16h (horário de Brasília), de segunda a sexta-feira.

1.6. As atribuições de cada cargo constam do Anexo IV deste Edital.

2. DA PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS DEFICIENTES

2.1. Em cumprimento ao Decreto nº 3.298/99, de 20/12/1999, publicado no D.O.U. de 21/12/1999, fica reservado aos candidatos deficientes o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas, conforme discriminado no Anexo II.

2.2. O Candidato Deficiente participará do Certame em igualdade de condições com os demais Candidatos, no que se refere ao conteúdo das Provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário, ao local de aplicação, ao tempo de realização das Provas e à nota mínima exigida para todos os Candidatos, sendo-lhe, porém, assegurada acessibilidade ao recinto onde se realizarão as Provas.

2.3. O acesso às Provas e sua eventual aprovação não implicam o reconhecimento da deficiência declarada e/ou da compatibilidade da deficiência com a atividade pertinente à vaga, a qual será determinada por meio de Exame Médico.

2.4. Os Candidatos que se declararem Deficientes, se habilitados, além de figurarem na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados em relação à parte, observada a rigorosa ordem de classificação.

2.5. Os Candidatos que se declararem Deficientes, se aprovados e classificados, quando convocados, serão submetidos a Exame Médico, realizado por Junta de Especialistas, promovido pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua, devendo estar munidos de laudo médico original, expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término das inscrições.

2.5.1. O laudo a que se refere o subitem 2.5. deverá atestar a espécie e o grau/nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente, segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID).

2.6. As vagas para os Deficientes, definidas neste Edital, que não forem providas por falta de Candidatos aprovados, serão preenchidas pelos demais Candidatos, observada a rigorosa ordem de classificação.

3. DOS REQUISITOS PARA A ADMISSÃO

Para admissão no cargo, o candidato deverá atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

3.1. Ter sido aprovado e classificado no Concurso Público na forma estabelecida neste Edital.

3.2. Ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos nos termos do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972 e na forma do disposto do art. 12 § 1º da Constituição Federal e Emenda Constitucional nº 19 de 04/06/1998, art. 3º.

3.3. Estar quite com as obrigações eleitorais.

3.4. Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino.

3.5. Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos, no ato da posse.

3.6. Possuir a qualificação mínima exigida no ato da posse, em conformidade com o disposto no Anexo II deste Edital.

3.7. Possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria "B", "C", "D" ou "E" atualizada - para o cargo de Motorista de Carro e categoria "C", "D" ou "E" para os cargos de Motorista de Caminhão, Tratorista e Operador de Máquinas Pesadas.

3.8. Ter situação regularizada perante o Órgão fiscalizador do exercício profissional (Conselho Regional da Classe), quando for o caso.

3.9.Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições típicas do cargo, comprovadas em exame médico pré-admissional realizado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua.

3.10. Ter situação regularizada perante ao Conselho Regional de Classe, quando for o caso, na forma da legislação específca.

3.11. Não possuir antecedentes criminais.

4. DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO

4.1. Valor da Taxa de Inscrição:

NÍVEL

Taxa de Inscrição (R$)

SUPERIOR

45,00

MÉDIO

35,00

FUNDAMENTAL COMPLETO E INCOMPLETO

20,00

4.2. A inscrição do candidato implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, das instruções específicas para exercer o cargo e das demais informações que porventura venham a ser divulgadas, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

4.3. Antes de inscrever-se, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos neste Edital, para o cargo a que concorre.

4.4. Ao Inscrever-se o candidato, deverá indicar no requerimento de inscrição, o tipo de vaga (regular ou deficiente), sendo de sua inteira responsabilidade o correto preenchimento.

4.5. O candidato, caso necessite de prova em condições especiais, deverá no ato do preenchimento da ficha de inscrição, assinalar sua condição no campo apropriado a este fim.

4.5.1. No caso de deficiência visual, indicar, se necessário, sua opção pelo método de realização da prova ampliada ou com ledor, e, no caso do deficiente auditivo, com intérprete de LIBRAS. Os que não o fizerem não terão as provas preparadas, seja qual for o motivo alegado.

4.5.2. Solicitar a realização da prova em sala de fácil acesso, no caso de dificuldade de locomoção.

4.5.3. A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4.5.4.O candidato que, no requerimento de inscrição, não declarar ser deficiente, concorrerá somente às vagas regulares.

4.5.5. O candidato deverá indicar, no requerimento de inscrição, o cargo para exercício, sendo de sua inteira responsabilidade o correto preenchimento

4.6. O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da administração pública.

4.7. O candidato poderá inscrever-se:

4.7.1. Via INTERNET

4.7.1.1. As inscrições serão feitas, pela Internet, no sítio eletrônico www.fesp.rj.gov.br

4.7.1.2. O processo de inscrição estará disponível a partir das 10 horas do primeiro dia previsto para Inscrição, constante do Cronograma do Concurso Público Anexo I deste Edital.

4.7.1.3. O candidato deverá acessar o site www.fesp.rj.gov.br, selecionando a opção Inscrição Concurso Público Prefeitura Santo Antônio de Pádua.

4.7.1.4. Preencher corretamente todos os dados solicitados pelo sítio e solicitar o registro da inscrição.

4.7.1.5. Imprimir o boleto bancário disponibilizado ao término do procedimento de inscrição.

4.7.1.6. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição em qualquer Agência Bancária, dando preferência às agências do Banco ITAU, obrigatoriamente por meio do boleto bancário.

4.7.1.7. Não serão aceitas transferências bancárias de computador, DOC ou outros meios de pagamento.

4.7.1.8. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizado na data prevista para vencimento no boleto bancário, observado o horário do expediente da Agência Bancária.

4.7.1.9. A inscrição só será efetivada após a confirmação, pela instituição bancária, do pagamento do boleto bancário.

4.7.1.10. Os candidatos devem procurar fazer as inscrições com antecedência, evitando sobrecarga dos mecanismos de inscrição nos últimos dias do prazo de inscrição.

4.7.1.11. A FESP não se responsabiliza por solicitação de inscrição via INTERNET não recebida, por qualquer motivo, seja de ordem técnica dos equipamentos, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados por procedimento indevido dos usuários.

4.7.2. Via Posto de Inscrição "online"

4.7.2.1. Dirigir-se ao Posto de Inscrição, solicitar ficha de inscrição, apresentando o documento oficial de identidade original.

4.7.2.1.1. Postos de Inscrição:

. Santo Antonio de Pádua

Praça Visconde Figueira nº. 57 - Térreo - Centro

. Sede da FESP RJ

Rua Carlos Peixoto nº. 54 - Térreo - Botafogo

4.7.2.2. Preencher e assinar a Ficha de Inscrição, que deverá ser entregue ao Agente responsável pela sua digitação.

4.7.2.3. Receber o Comprovante de Inscrição e o Boleto Bancário para pagamento da taxa de inscrição.

4.7.2.4. Pagar o boleto em qualquer Agência Bancária, dando preferência às agências do Banco ITAU.

4.7.2.5. Opcionalmente, o candidato poderá comparecer ao posto com o comprovante de pagamento para obter o Manual do Candidato.

4.7.2.6. A inscrição deverá ser efetuada pelo próprio candidato ou, em caso de impedimento do mesmo, através de Procurador, mediante entrega da respectiva procuração acompanhada de cópia de documento de identidade do candidato e apresentação da identidade do Procurador.

4.7.2.7. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador na Ficha de Inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento do documento.

4.8. Emissão de Segunda Via do Boleto Bancário

Caso o boleto impresso pelo candidato se extravie, é possível emitir uma segunda via. Para tal, o candidato deve seguir os seguintes passos:

4.8.1. Acessar o sítio www.fesp.rj.gov.br, e, a seguir, o link para - Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua.

4.8.2. Acessar o link "Segunda via de boleto bancário".

4.8.3. Informar o CPF utilizado no preenchimento da ficha de inscrição e clicar em "Gerar boleto".

4.8.4. Imprimir o boleto apresentado.

4.8.5. Pagar o boleto em qualquer Agência Bancária, dando preferência às agências do Banco ITAU.

4.9. O candidato é responsável pelas informações prestadas no requerimento de inscrição, arcando com as conseqüências advindas de eventuais erros.

4.9.1 O candidato antes do pagamento deverá conferir, se as informações constantes no boleto bancário estão corretas.

4.10 Qualquer alteração de informações, constantes dos itens 4.4 ao 4.5.5, posterior ao pagamento da inscrição, só poderá ser realizada nos 2(dois) dias úteis subseqüentes ao primeiro dia de divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição (vide Anexo I), através de solicitação devidamente justificada, cabendo à FESP o deferimento ou indeferimento do pedido.

4.10.1 Os pedidos previstos no item 4.10 devem ser encaminhados via fax.

4.11 Caso pretenda, nos termos do dispositivo normativo expresso pelo art. 72 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado do Rio de Janeiro de 1989, obter isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá protocolizar requerimento, nos postos de inscrição, no período previsto no Cronograma do Concurso Público, constante do Anexo I deste Edital.

4.12. A Portaria FESP/RJ nº 8.291, de 11 de março de 2008, que estabelece os critérios para concessão de isenção do pagamento da taxa de inscrição dos concursos públicos realizados pela FESP RJ, assim como a Ordem de Serviço DRS nº 001 de 04 de abril de 2008 que define os indicadores para a comprovação da hipossuficiência, estarão disponibilizadas aos interessados no sítio www.fesp.rj.gov.br

4.13. O requerimento será dirigido ao Diretor da Diretoria de Recrutamento e Seleção da FESP-RJ e incluirá a qualificação completa do requerente, os fundamentos do pedido de isenção, cópia do comprovante de residência, cópia de comprovante de renda do requerente e/ou de quem este dependa economicamente, declaração de dependência econômica firmada por quem provê o sustento do requerente (quando for o caso), declaração de renda do núcleo familiar e demais documentos eventualmente necessários à comprovação da alegada hipossuficiência de recursos.

4.13.1. O Requerimento de que trata o subitem anterior estará disponível a todos os candidatos interessados no sítio eletrônico www.fesp.rj.gov.br;

4.14. O candidato deverá, primeiramente, efetuar sua inscrição pela Internet, para posteriormente requerer a Isenção pretendida.

4.15. O candidato que pretender obter a isenção da taxa de inscrição ficará responsável, civil e criminalmente, pelas informações e documentos que apresentar.

4.16. Não será concedida isenção do pagamento da taxa de inscrição ao candidato que:

4.16.1. omitir informações ou torná-las inverídicas;

4.16.2. fraudar e/ou falsificar qualquer documento exigido;

4.16.3. deixar de apresentar os documentos previstos no art. 3º da Ordem de Serviço DRS nº 001 de 04 de abril de 2008;

4.16.4. não observar o prazo estabelecido para requerimento da isenção da taxa de inscrição, previsto no Cronograma - Anexo I deste Edital.

4.17. Não será permitida a entrega de documentos ou a sua complementação em data posterior ao término do prazo previsto para requerer isenção;

4.18. Após o término do período de isenção, a FESP-RJ providenciará, em seu sítio e no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a divulgação e a publicação das isenções deferidas;

4.19. Deferido o pedido de isenção da taxa de inscrição, o candidato deverá retirar o Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI, com a data, horário e local de realização da prova.

4.20. Em caso de indeferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição, será concedido ao candidato o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para, caso for do seu interesse, efetuar o recolhimento da taxa de Inscrição.

5. DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

5.1. Via Internet

5.5.1. O candidato inscrito deverá imprimir através do sítio www.fesp.rj.gov.br o seu Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), que conterá os dados do candidato e informações quanto à data, horário e local de realização da Prova Objetiva.

5.5.2. É dever do candidato confirmar se as informações declaradas no momento da inscrição estão corretas.

5.5.3. Havendo inexatidão nas informações constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição, o candidato deverá proceder à necessária correção "online", através do e-mail Concursospúblicos@fesp.rj.gov.br

5.5.4. O CCI devidamente retificado será disponibilizado na Internet.

5.5.5. Serão de responsabilidade exclusiva do candidato as conseqüências advindas da não verificação do Cartão de Confirmação de Inscrição, bem como da não solicitação da correção no prazo estabelecido no Cronograma do Concurso Público.

5.2. Via Posto de Inscrição

5.2.1. O candidato deverá retornar ao Posto onde realizou a sua inscrição, das 10h às 16h, para a retirada do Cartão de Confirmação de Inscrição.

5.2.2. É obrigação do candidato conferir os dados constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição, verificando se estão corretos. Havendo inexatidão nas informações do Cartão, solicitar de imediato as retificações necessárias para correções posteriores.

5.2.3. Serão de responsabilidade exclusiva do candidato as conseqüências advindas do não comparecimento ao Posto de Inscrição para a retirada do Cartão de Confirmação de Inscrição, bem como da não solicitação da correção, se for o caso, no prazo determinado.

6. DAS PROVAS

O Concurso Público constará das seguintes etapas:

6.1. PROVA OBJETIVA ( para TODOS os cargos de nível Superior, Médio e fundamental completo e incompleto)

6.1.1 A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos de nível superior, exceto para o cargo de Professor de 6º ao 9º ano, constará de 10 (dez) questões de Português, 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais e 30 (trinta) questões de Conhecimentos Específicos, num total de 50 (cinqüenta) questões.

6.1.2 A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para o cargo de Professor de 6º ao 9º ano, constará de 10 (dez) questões de Português, 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais, 5 (cinco) questões de Conhecimentos Pedagógicos e 25 (vinte e cinco) questões de Conhecimentos Específicos, num total de 50 (cinqüenta) questões.

6.1.3 A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos de nível médio, exceto para os cargos de Professor de 1º ao 5º ano e Professor de Educação Infantil, constará de 10 (dez) questões de Português, 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais e 20 (vinte) questões de Conhecimentos Específicos, num total de 40 (quarenta) questões.

6.1.4. A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Professor de 1º ao 5º ano e de Professor de Educação Infantil, constará de 10 (dez) questões de Português, 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais e 30 (trinta) questões de Conhecimentos Específicos, num total de 50 (cinqüenta) questões.

6.1.5. A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para o cargo de Agente de Saúde, de nível fundamental completo, constará 10 (dez) questões de Português, 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais e 20 (vinte) de Conhecimentos Específicos , num total de 40 (quarenta) questões.

6.1.6. A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Agente Auxiliar e Encarregado, de nível fundamental completo, constará 10 (dez) questões de Português, 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais e 10 (dez) de Conhecimentos Específicos, num total de 30 (trinta) questões.

6.1.7. A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Artífice de Alvenaria, Artífice de Pavimentação, Eletricista, Merendeira, Operador de Máquinas Pesadas, Servente, Trabalhador Braçal e Tratorista, de nível fundamental incompleto, constará 10 (dez) questões de Português, e 10 (dez) de Matemática , num total de 20 (vinte) questões.

6.1.8. A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Motorista de Carro e Motorista de Caminhão, de nível fundamental incompleto, constará 10 (dez) questões de Português e 10 (dez) de Legislação de Trânsito , num total de 20 (vinte) questões.

6.1.9. A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Mecânico de Automóvel e Mecânico de Máquinas Pesadas, de nível fundamental incompleto, constará 10 (dez) questões de Português e 10 (dez) de Conhecimentos Específicos , num total de 20 (vinte) questões.

6.1.10. Todas as questões valerão 1,0 (um) ponto cada e constarão de 05 (cinco) alternativas e uma única opção correta.

6.1.11. Será considerado habilitado o candidato que alcançar, na Prova Objetiva, o número mínimo de acertos estabelecido, conforme o ANEXO III

6.1.12. Será eliminado do Concurso Público o candidato que não alcançar a pontuação mínima estabelecida no ANEXO III.

6.1.13. As questões serão elaboradas com base no Conteúdo Programático constante do Anexo V.

6.2. PROVA PRÁTICA PARA OS CARGOS DE DIGITADOR, MERENDEIRA, OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS, TRATORISTA, MOTORISTA DE CARRO, MOTORISTA DE CAMINHÃO, ARTÍFICE DE ALVENARIA, ARTÍFICE DE PAVIMENTAÇÃO E ELETRICISTA.

6.2.1. A Prova Prática terá caráter eliminatório e classificatório.

6.2.2. Somente farão esta prova os candidatos habilitados e classificados na Prova Objetiva, de acordo com o subitem 6.2.3.

6.2.3. Serão convocados para a Prova Prática os candidatos habilitados na Prova Objetiva, obedecendo ao quantitativo apresentado no quadro a seguir, respeitada rigorosamente a ordem de classificação.

6.2.4. Na convocação de que trata o subitem anterior, em caso de empate com o último classificado, serão convocados para a Prova Prática todos os candidatos que obtiveram a mesma nota.

Cargo

Convocação para Prova Prática

Digitador

30 candidatos

Merendeira

80 candidatos

Operador de Máquinas Pesadas

30 candidatos

Tratorista

24 candidatos

Motorista de Carro

80 candidatos

Motorista de Caminhão

30 candidatos

Artífice de Alvenaria

24 candidatos

Artífice de Pavimentação

24 candidatos

Eletricista

24 candidatos

6.2.5. A Prova Prática, para o cargo de Digitador, valerá 20 (vinte) pontos, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver, no mínimo, 10 (dez) pontos.

6.2.6. A Prova Prática, para os cargos de Artífice de Alvenaria, Artífice de Pavimentação, Eletricista, Merendeira, Operador de Máquinas Pesadas, Tratorista, Motorista de Carro e Motorista de Caminhão, valerá 10 (dez) pontos, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver, no mínimo, 05 (cinco) pontos.

6.3. AVALIAÇÃO DE TÍTULOS - Para os Cargos de Professor de 6º ao 9º ano (todas as disciplinas), Professor de 1º ao 5º ano e Professor de Educação Infantil.

6.3.1. A Avaliação dos Títulos é de caráter apenas classificatório e valerá 10 (DEZ) pontos, ainda que a soma dos valores dos Títulos avaliados seja superior a esse valor.

6.3.2. A Avaliação dos Títulos será realizada em conformidade com os critérios determinados nas tabelas abaixo:

Professor de 6º ao 9º ano - Nível Superior

Títulos

Carga Horária

Pontos por Título

Nº Máximo de Títulos

Nº Máximo de Pontos

Doutorado na Área de Educação (concluído) - Strictu Senso

-

3

1

3

Mestrado na Área de Educação (concluído) - Strictu Senso

-

2

1

2

Pós-Graduação na Área de Educação (concluído)- Lato Senso

360h

1

2

2

Certificado de Curso de Extensão na Área de Educação- Lato Senso

120h

1

3

3

TOTAL DE PONTOS

10

Professor 1º ao 5º ano / Educação Infantil - Nível Médio

Títulos

Carga Horária

Pontos por Título

Nº Máximo de Títulos

Nº Máximo de Pontos

Pós-Graduação na Área de Educação (concluído) - Lato Senso

360h

3

2

6

Diploma de Licenciatura Plena

-

2

1

2

Certificado do Curso de Aperfeiçoamento e/ou Capacitação na Área de Educação Especial, Educação Infantil e Alfabetização

80h

2

1

2

TOTAL DE PONTOS

10

6.3.3. Para a entrega de Títulos deverão ser adotados os seguintes procedimentos:

6.3.3.1. Serão avaliados somente os Títulos dos candidatos habilitados na Prova Objetiva.

6.3.3.2. Somente serão aceitos os Títulos relacionados no subitem 6.3.2., em fotocópias autenticadas que não serão devolvidas.

6.3.3.3. Os títulos serão entregues em envelope, tamanho ofício, com o formulário apresentado no Anexo VI deste Edital colado em sua parte externa.

6.3.3.4. No ato da entrega do envelope, o candidato deverá preencher e assinar devidamente o formulário, no qual indicará a quantidade de Títulos apresentados.

6.3.3.5. O envelope deverá ser lacrado pelo responsável da FESP RJ ou da Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, no ato da entrega dos documentos.

6.3.3.6. Não serão considerados os títulos entregues fora do período, local e data estipulados no Edital de convocação para a Apresentação dos Documentos.

6.3.3.7. Não serão aceitos títulos encaminhados via fax e/ou via correio eletrônico.

6.3.3.8. Os Títulos enviados via SEDEX só serão analisados, se postados até o último dia do período estabelecido no ANEXO I - Cronograma do Concurso.

6.3.3.9. Os títulos enviados por SEDEX também deverão ser autenticados.

6.3.3.10. Os Títulos deverão ser entregues no período estabelecido no cronograma do concurso, constante do Anexo I deste Edital, nos locais, endereços e horários abaixo discriminados ou enviados via SEDEX para o endereço da FESP RJ.

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Local: Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Rua Benjamin Constant s/n (Ponte Velha)
Horário: 10h às 16h

RIO DE JANEIRO

Local: Sede da FESP RJ - Protocolo
Endereço: Avenida Carlos Peixoto, nº 54 - Térreo - Botafogo - Rio de Janeiro.
CEP: 22.290-090
Horário: 10h às 16h

6.3.3.11. Não serão avaliados, sob qualquer pretexto, os títulos que não atenderem ao disposto no subitem 6.3.2.

6.3.3.12. Os candidatos que não comparecerem para a apresentação de títulos, se habilitados, serão classificados somente pela pontuação obtida na Prova Objetiva.

6.3.3.13. Para a comprovação da conclusão do Curso de Pós-graduação em nível de Doutorado ou de Mestrado, será aceito o diploma, devidamente registrado, expedido por Instituição reconhecida pelo MEC, ou ata de defesa de tese/certificado/declaração de conclusão de Curso de Mestrado ou Doutorado, expedido por Instituição reconhecida pelo MEC, acompanhado do histórico escolar do candidato, no qual conste o número de créditos obtidos, as disciplinas em que foi aprovado e as respectivas menções, o resultado dos exames e do julgamento da dissertação ou da tese.

6.3.3.14. Para receber a pontuação relativa ao Título de Pós-Graduação Lato Senso, em nível de Especialização, serão aceitos somente os certificados/declarações em que constem a carga horária mínima de 360 horas, em conformidade com as normas do CNE.

6.3.3.15. Os diplomas de conclusão de curso expedidos em Língua Estrangeira somente serão considerados quando traduzidos para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado, atendida a Legislação vigente.

6.3.3.16. Para comprovação da conclusão do Título de Extensão, só serão aceitos os certificados/certidões/ declarações expedidos ou chancelados por uma Instituição Universitária, em que conste a carga horária mínima de 120 (cento e vinte) horas.

6.3.3.17. A avaliação dos documentos será realizada por Banca Examinadora nomeada pela FESP RJ.

7. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

7.1. O Candidato deverá comparecer ao local de Prova com antecedência mínima de uma hora do horário determinado para seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) e do documento de identidade original.

7.2. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelo Corpo de Bombeiros; Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista (sexo masculino), Passaporte (dentro da validade), Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo) e cédulas de identidade expedidas por Órgãos ou Conselhos de Classe.

7.3. O documento de identidade deverá estar em perfeito estado de conservação, de forma a permitir, com clareza, a identificação do Candidato (retrato e assinatura).

7.4. Não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos que impossibilitem a identificação do Candidato, bem como a verificação de sua assinatura.

7.5. Nenhum candidato fará Prova fora do dia, horário e local fixado.

7.6. Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada nem justificativa de falta, sendo considerado eliminado do Concurso Público o candidato que faltar à Prova.

7.7. Após o fechamento dos portões, não será permitida a entrada dos Candidatos, sob hipótese alguma.

7.8. Somente decorrida 01 (uma) hora do início da Prova, o candidato poderá retirar-se da sala de Prova, mesmo que tenha desistido do Concurso Público.

7.9. O tempo de duração da Prova Objetiva, incluindo a marcação do Cartão de Respostas, será de 3 (três) horas para todos os cargos de Nível Superior e Nível Médio e para Agente de Saúde, e de 2 (duas) horas para todos os cargos de Nível Fundamental Completo e Incompleto.

7.10. No caso de Prova realizada com o auxílio de um fiscal ledor, este, além de auxiliar na leitura da Prova, também transcreverá as respostas para o Cartão de Respostas do Candidato, sempre sob a supervisão de outro fiscal devidamente treinado. Ao término da Prova, será lavrado um termo no qual o Candidato concordará com as marcações que foram efetuadas.

7.11. Em nenhuma hipótese haverá substituição do Cartão de Respostas, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações efetuadas incorretamente, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

7.12. O candidato poderá levar o Caderno de Questões da Prova Objetiva após decorrida uma hora de realização de Prova.

7.13. Ao terminar a Prova, o Candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o Cartão de Respostas devidamente assinado.

7.14. Os 03 (três) últimos Candidatos deverão permanecer em sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído a Prova ou o tempo tiver se esgotado e após serem registrados seus nomes na Ata das Provas, pela fiscalização.

7.15. O Candidato que insistir em sair da sala, descumprindo os dispostos nos subitens 7.8 e 7.14 deste item, deverá assinar o Termo de Desistência e, caso se negue, será lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado por dois outros Candidatos, pelos fiscais e pelo Executor do local.

7.16. Qualquer observação por parte dos Candidatos será igualmente lavrada na Ata, ficando seus nomes e números de inscrição registrados pelos fiscais.

7.17. Não será permitido o ingresso de pessoas estranhas ao Concurso Público no local de Prova, com exceção dos acompanhantes dos Candidatos Deficientes e das Candidatas que estejam amamentando, que ficarão em dependências designadas pelo Executor.

7.18. . Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação das Provas, inclusive aquele decorrente de afastamento do Candidato da sala de Prova.

7.19. O Candidato não poderá alegar desconhecimento dos locais de realização das Provas como justificativa por sua ausência. O não - comparecimento à Prova, qualquer que seja o motivo, será considerado como desistência do Candidato e resultará em sua eliminação do Concurso Público.

7.20. Durante a realização da Prova, não será permitida a comunicação entre os Candidatos, o empréstimo de qualquer material, a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta.

8. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA PROVA PRÁTICA

8.1. Para esta Prova, o candidato deverá comparecer, munido de documento de identificação, em data, local e horário a serem determinados em Edital de Convocação a ser publicado no meio de comunicação oficial da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua e também disponibilizado no sítio www.fesp.rj.gov.br,.

8.2. Para os cargos de Motorista de Carro, Motorista de Caminhão, Tratorista e Operador de Máquinas Pesadas, o candidato, no ato da Prova Prática, deverá estar portando, obrigatoriamente, a Carteira Nacional de Habilitação correspondente à Categoria exigida, dentro do prazo de validade.

8.3. A Prova Prática visa avaliar a experiência e os conhecimentos técnicos do candidato e constará da demonstração prática de sua habilidade na execução de tarefas diretamente relacionadas ao cargo a que concorre e selecionadas pela Banca Examinadora.

8.3.1. As tarefas a serem cumpridas pelos candidatos e os critérios de avaliação serão divulgados quando da publicação do Edital de Convocação, de acordo com o Cronograma do Concurso.

9. DA EXCLUSÃO DO CONCURSO

Será excluído do Concurso Público o candidato que:

9.1. Faltar ou chegar atrasado às Provas Objetiva e Prática, seja qual for a justificativa, pois em nenhuma hipótese haverá segunda chamada.

9.2. Utilizar, no local das Provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda eletrônica, notebook, calculadora, palmtop, relógio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicação.

9.3. Dispensar tratamento incorreto ou descortês a qualquer pessoa envolvida ou autoridade presente à aplicação das Provas, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

9.4. Utilizar-se, no decorrer das Provas, de qualquer fonte de consulta, máquinas calculadoras ou similares, ou for surpreendido em comunicação verbal, escrita ou gestual com outro Candidato.

9.5. . Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Cartão de Respostas.

9.6. . Ausentar-se da sala, após ter assinado a Lista de Presença, sem o acompanhamento do fiscal.

9.7. Recusar-se a entregar o Cartão de Respostas ao término do tempo destinado para a realização das Provas.

9.8. Deixar de assinar, concomitantemente, o Cartão de Respostas e a Lista de Presença.

9.9. Estabelecer comunicação com outros Candidatos, tentar ou usar meios ilícitos ou fraudulentos, efetuar empréstimos de material ou, ainda, praticar atos de indisciplina contra as demais normas contidas neste Edital.

9.10. Comportar-se de maneira desrespeitosa ou inconveniente.

9.11. Utilizar-se de processos ilícitos, constatados após a Prova, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafotécnico, o que acarretará a anulação de sua Prova e a sua eliminação automática do Concurso Público.

9.12. Deixar de apresentar-se, quando convocado, ou não cumprir, nos prazos estabelecidos, os procedimentos necessários para a convocação.

9.13. Deixar de apresentar qualquer um dos documentos que atendam aos requisitos estipulados neste Edital.

10. DO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

10.1. O Candidato que julgar-se prejudicado poderá recorrer, após a publicação do gabarito, no período descrito no Cronograma do Concurso.

10.2. O requerimento deverá ser redigido em formulário próprio, por questão, com indicação precisa daquilo em que o Candidato julgar-se prejudicado, e devidamente fundamentado.

10.3. O Candidato deverá comprovar as alegações com a citação de artigos de legislação, itens, páginas de livros, nomes de autores, juntando, sempre que possível, cópias dos comprovantes.

10.4. O Candidato inscrito via Internet deverá utilizar-se do modelo que estará disponível no sítio www.fesp.rj.gov.br, e entregá-lo no Protocolo da FESP - RJ, situado na Avenida Carlos Peixoto, nº 54, Botafogo - Rio de Janeiro, até as 16 h do último dia da data prevista no cronograma constante do Anexo I, de 2ª a 6ª feira, no horário de 10 h às 16h.

10.5. O candidato inscrito via Posto de Inscrição "online" deverá dirigir-se ao Posto no qual realizou sua inscrição , no período, dias e horário descritos no item anterior.

10.6. O recurso da Prova Objetiva deverá vir acompanhado do comprovante original de pagamento, no valor correspondente a 30% (trinta por cento) da Taxa de Inscrição, por matéria, depositado em espécie, em qualquer Agência do Banco Itaú, na conta n.º 03626-4, Agência 5673, em favor da FESP - RJ.

10.6.1. Ficam dispensados do recolhimento da taxa os candidatos beneficiados pela isenção da taxa de inscrição.

10.7. O recolhimento incorreto da referida taxa acarretará o indeferimento do recurso.

10.8. A taxa relativa ao recurso não será devolvida em hipótese nenhuma, exceto se o recurso for julgado procedente.

10.9. Será indeferido liminarmente o recurso que não estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo previsto no Cronograma, ou que contiver como fundamentação, cópia dos argumentos apresentados em outros recursos.

10.10. Não serão aceitos recursos encaminhados por fax ou Internet.

10.11. Constitui última instância, para recursos, a decisão da Banca Examinadora, que é soberana em suas decisões, razão pela qual serão indeferidos liminarmente recursos adicionais.

10.12. Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os Candidatos, indistintamente. Se houver alteração, por força de impugnações, do gabarito oficial, tal alteração valerá para todos os Candidatos, independentemente de terem recorrido.

10.13. Os pareceres dos recursos julgados indeferidos serão anexados aos respectivos processos, que ficarão à disposição dos Candidatos, para ciência, no protocolo da FESP - Rj e/ou no Posto de Inscrição "online", nos endereços constantes dos subitens 10.4. e 10.5.

11. DA RECONTAGEM DE PONTOS DA PROVA PRÁTICA E DA PROVA DE TÍTULOS

11.1. Após a publicação do Resultado Preliminar da Prova Prática, será concedido aos candidatos o direito à recontagem dos pontos, exclusivamente para retificação de eventual erro material, no prazo de até 02 (dois) dias úteis, contados a partir do dia posterior ao da publicação/divulgação dos Resultados da Prova Prática, constante do cronograma do concurso. Neste caso, o candidato deverá dirigir-se ao protocolo da FESP RJ, situado na Av. Carlos Peixoto, nº 54 -Térreo, no horário de 10 às 16 h ou na Secretaria Municipal de Educação situado na Rua Benjamin Constant s/n (Ponte Velha), no horário: 10h às 16h.

11.2. Após a publicação do Resultado Preliminar da Avaliação de Títulos, será concedido aos candidatos ao cargo de Professor o direito à recontagem de pontos, exclusivamente para a retificação de eventual erro material, no prazo de até 02 (dois) dias úteis, contados a partir do dia posterior ao da publicação/divulgação do Resultado da Avaliação dos Títulos, constante do cronograma do concurso. Neste caso, o candidato deverá dirigir-se ao protocolo da FESP RJ, situado na Av. Carlos Peixoto, nº 54 -Térreo, no horário de 10 às 16 h ou na Secretaria Municipal de Educação situado na Rua Benjamin Constant s/n (Ponte Velha), no horário: 10h às 16h.

11.3. Será indeferida, liminarmente, qualquer solicitação para Recontagem de Pontos fora dos prazos estabelecidos nos subitens anteriores.

12. DO RESULTADO FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO

12.1. O Resultado Final e a Classificação para todos os cargos serão publicados no Órgão Oficial do Município de Santo Antônio de Pádua e disponibilizados no sítio www.fesp.rj.gov.br, sendo relacionados apenas os Candidatos aprovados.

12.2. Os candidatos aprovados serão classificados em rigorosa ordem decrescente de suas notas.

12.3. Os Candidatos que forem submetidos apenas à Etapa da Prova Objetiva, e considerados habilitados, serão classificados mediante a soma dos pontos obtidos na Prova Objetiva.

12.4. Os candidatos que forem submetidos às Etapas das Provas Objetiva e Prática, considerados habilitados, serão classificados em rigorosa ordem decrescente das notas finais, resultante da soma dos pontos obtidos nas Provas Objetiva e Prática.

12.5. Os candidatos ao cargo de Professor, considerados habilitados, serão classificados em rigorosa ordem decrescente das notas finais, resultante da soma dos pontos obtidos nas Provas Objetiva e de Títulos.

12.6. Em caso de igualdade de pontos na classificação final, serão adotados os seguintes de desempate, nessa ordem:

Para todos os cargos, com exceção dos cargos de Digitador, Merendeira, Motorista de Carro, Motorista de Caminhão, Operador de Máquinas Pesadas, Tratorista, Artífice de Alvenaria, Artífice de Pavimentação e Eletricista:

1º) maior idade dentre aqueles com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em atendimento à Lei nº 10.741 de 01 de outubro de 2003;

2º) maior número de pontos no conteúdo de Conhecimentos Específicos;

3º) maior número de pontos no conteúdo de Português;

4º) maior idade, dentre os candidatos com idade inferior a 60 (sessenta) anos.

Para os cargos de Digitador, Merendeira, Motorista de Carro, Motorista de Caminhão, Operador de Máquinas Pesadas, Tratorista, Artífice de Alvenaria, Artífice de Pavimentação e Eletricista:

1º) maior idade dentre aqueles com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em atendimento à Lei nº 10.741 de 01 de outubro de 2003;

2o maior número de pontos na Prova Prática;

3º)maior número de pontos no conteúdo de Conhecimentos Específicos;

4º) maior idade, dentre os candidatos com idade inferior a 60 (sessenta) anos.

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. O prazo de validade do Concurso Público será de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo este prazo ser prorrogado por igual período na forma do artigo 37 III da Constituição Federal.

13.2. A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua e a FESP RJ se reservam o direito de promover as correções que se fizerem necessárias, em qualquer fase do concurso ou posterior ao concurso, em razão de atos ou fatos não previstos, respeitados os princípios que norteiam a Administração Pública no exercício de suas atividades.

13.3. Os avisos e resultados pertinentes às aplicações das Provas serão publicados no Órgão Oficial do Município e também disponibilizados no sítio eletrônico www.fesp.rj.gov.br. ficando sob a responsabilidade do candidato acompanhar as publicações referentes ao Certame.

13.4. As Convocações para a posse são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua.

13.5. Os candidatos convocados serão submetidos à Exame Médico pré-admissional a ser realizado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua.

13.5.1. Para o candidato inscrito como Deficiente será emitido laudo sobre a compatibilidade da deficiência declarada com as atribuições do cargo.

13.6. A Coordenação do Concurso Público divulgará, sempre que necessário, normas complementares, listas de classificados e avisos oficiais sobre o Concurso Público.

13.7. A prestação de declaração falsa ou inexata e/ou a não apresentação de qualquer documento exigido importará em insubsistência de inscrição, nulidade de habilitação e perda dos direitos decorrentes, sem prejuízo das sanções aplicáveis à falsidade de declaração, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

13.8. O Candidato é responsável pela atualização de endereço residencial durante a realização do Concurso Público junto à FESP-RJ, e, após a homologação, junto à Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua. A não atualização poderá gerar prejuízos ao candidato, sem nenhuma responsabilidade para a FESP - RJ e para a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua.

13.9. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar as publicações de todos os atos pertinentes ao concurso.

13.10. Os casos omissos serão resolvidos pela FESP - RJ e pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua.

Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2008.

Prefeito

ANEXO I

CRONOGRAMA

Atividades Períodos /Datas Previstos 2008

Inscrição

04/11/2008 a 21/11/2008

Período para pedido de isenção de taxa de inscrição

04/11/2008 a 07/11/2008

Divulgação do Resultado da Avaliação dos Pedidos de Isenção de Taxa de Inscrição

18/11/2008

Confirmação de Inscrição e/ou Retificação de Dados Cadastrais dos Candidatos inscritos

04/12/2008

Alteração de Dados Cadastrais

05/12/2008 a 09/12/2008

Realização da Prova Objetiva

14/12/2008

Divulgação / Publicação do Gabarito

16/12/2008

Recebimento de Recursos da Prova Objetiva

16/12/2008 a 23/12/2008

Divulgação/Publicação da Avaliação dos Recursos e do Resultado Preliminar da Prova Objetiva, Convocação para a Prova Prática e Convocação para a apresentação de Títulos.

12/01/2009

Interposição de Recursos contra a contagem de pontos da prova objetiva

12/01/2009 a 13/01/2009

Recebimento de Títulos - Professor (1ª a 4ª série) e (5ª a 8ª série)

13/01/2009 a 16/01/2009

Realização da Prova Prática

24/01/2009 e 25/01/2009

Divulgação/Publicação do Resultado Final para todos os cargos exceto, Professor de Educação Infantil, Professor de 1º ao 5º ano e de 6º ao 9ª ano, Mecânico de Automóvel, Mecânico de Máquinas Pesadas, Merendeira, Motorista de Carro, Motorista de Caminhão, Operador de Máquinas Pesadas e Tratorista, Digitador, Artífice de Alvenaria, Artífice de Pavimentação e Eletricista.

26/01/2009

Publicação do Resultado da Prova Prática e da Avaliação de Títulos

02/02/2009

Período de Recontagem de pontos da Prova Prática e da Avaliação de Títulos

03/02/2009 a 04/02/2009

Divulgação/Publicação da Recontagem de pontos da Prova Prática e da Avaliação de Títulos

10/02/2009

Divulgação/Publicação do Resultado Final para os cargos deProfessor de Educação Infantil, Professor de 1º ao 5º ano e de 6º ao 9ª ano, Mecânico de Automóvel, Mecânico de Máquinas Pesadas, Merendeira, Motorista de Carro, Motorista de Caminhão, Operador de Máquinas Pesadas e Tratorista, Digitador, Artífice de Alvenaria, Artífice de Pavimentação e Eletricista.

13/02/2009

ANEXO II

Cargos, Nº de Vagas, Qualificação Mínima, Carga Horária e Vencimentos

NÍVEL SUPERIOR

Cargo

Vagas

Qualificação Mínima

Carga Horária

Vencimentos

R

PD

Advogado

2

-

Graduação em Direito + Registro Profissional na OAB.

30h

1.311,40

Arquiteto

2

-

Graduação em Arquitetura + Registro Profissional no CREA.

30h

1.311,40

Assistente Social

4

-

Graduação em Serviço Social + Registro Profissional no CRESS

30h

1.133,08

Bioquímico

2

-

Graduação em Bioquímica + Registro Profissional no CRF

30h

1.133,06

Contador

2

-

Graduação em Ciências Contábeis + Registro Profissional no CRC

40h

1.311,40

Dentista

7

1

Graduação em Odontologia + Registro Profissional no CRO

30h

1.311,40

Enfermeiro

6

1

Graduação em Enfermagem + Registro Profissional no COREN

30h

1.133,06

Engenheiro Civil

2

-

Graduação em Engenharia Civil + Registro Profissional no CREA

30h

1.311,40

Fisioterapeuta

5

1

Graduação em Fisioterapia + Registro Profissional no CREFITO

30h

1.133,06

Fonoaudiólogo

2

-

Graduação em Fonoaudiologia + Registro Profissional no CRFa

30h

1.133,06

Nutricionista

2

-

Graduação em Nutrição + Registro Profissional no CRN

30h

1.133,06

Psicólogo

4

-

Graduação em Psicologia + Registro Profissional no CRP

30h

1.133,06

Veterinário

2

-

Graduação em Medicina Veterinária + Registro Profissional no CRMV

40h

1.311,40

 

NÍVEL SUPERIOR

Cargo

Vagas

Qualificação Mínima

Carga Horária

Vencimentos

R

PD

Médico

Angiologista

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Angiologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Cardiologista

2

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Cardiologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Clínico Geral

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Clínica Geral + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Dermatologista

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Dermatologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Endocrinologista

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Endocrinologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Gastroenterologista

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Gastroenterologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Ginecologista / Obstetra

4

1

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Ginecologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Infectologista

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Infectologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Nefrologista

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Nefrologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Neurologista

2

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Neurologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Oftalmologista

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Oftalmologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

NÍVEL SUPERIOR

Cargo

Vagas

Qualificação Mínima

Carga Horária

Vencimentos

R

PD

Médico

Ortopedista

3

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Ortopedia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Pediatra

4

1

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Pediatria + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Pneumatologista

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Pneumologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Psiquiatra

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Psiquiatria + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Radiologista

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Radiologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Ultrassonografista

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Ultrassonografia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Urologista

1

-

Graduação em Medicina + Título de Especialista e/ou Residência Médica na área de Urologia + Registro Profissional no CRM

20h

1.311,40

Professor

6º/9º ano

Português

1

-

Licenciatura Plena em Língua Portuguesa

22h

700,00

Inglês

2

-

Licenciatura Plena em Inglês

22h

700,00

Educação Artística

2

-

Licenciatura Plena em Educação Artística

22h

700,00

Educação Física

6

-

Licenciatura Plena em Educação Física

22h

700,00

Matemática

3

-

Licenciatura Plena em Matemática

22h

700,00

Ciências

2

-

Licenciatura Plena em Ciências

22h

700,00

História

2

-

Licenciatura Plena em História

22h

700,00

Geografia

2

-

Licenciatura Plena em Geografia

22h

700,00

 

NÍVEL MÉDIO

Cargo

Vagas

Qualificação Mínima

Carga Horária

Vencimentos

R

PD

Professor de Educação Infantil

14

1

Ensino Médio Completo (Magistério)

22,30h

600,00

Professor (1º ao 5º ano)

14

1

Ensino Médio Completo (Magistério)

22,30h

600,00

Agente Administrativo

19

1

Ensino Médio Completo

40h

708,17

Digitador

9

1

Ensino Médio Completo

40h

708,17

Fiscal de Tributos

19

1

Ensino Médio Completo

40h

509,88

Técnico de Enfermagem

47

3

Ensino Médio Completo + Curso Técnico de Enfermagem + Registro Profissional no COREN

40h

509,88

 

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

Cargo

Vagas

Qualificação Mínima

Carga Horária

Vencimentos

R

PD

Agente Auxiliar

19

1

Ensino Fundamental Completo

40h

509,88

Agente de Saúde

19

1

Ensino Fundamental Completo

40h

450,00

Encarregado

4

-

Ensino Fundamental Completo

40h

509,88

 

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Cargo

Vagas

Qualificação Mínima

Carga Horária

Vencimentos

R

PD

Artífice de Alvenaria

7

1

Ensino Fundamental Incompleto

40h

509,88

Eletricista

7

1

Ensino Fundamental Incompleto

40h

509,88

Artífice de Pavimentação

7

1

Ensino Fundamental Incompleto

40h

509,88

Trabalhador Braçal

190

10

Ensino Fundamental Incompleto

40h

415,00

Servente

57

3

Ensino Fundamental Incompleto

40h

415,00

Mecânico de Automóvel

2

-

Ensino Fundamental Incompleto

40h

655,00

Mecânico de Máquinas Pesadas

2

-

Ensino Fundamental Incompleto

40h

655,00

Merendeira

38

2

Ensino Fundamental Incompleto

40h

415,00

Motorista de Carro

38

2

Ensino Fundamental Incompleto + CNH (B)

40h

509,88

Motorista de Caminhão

9

1

Ensino Fundamental Incompleto + CNH (C ou D)

40h

509,48

Operador de Máquinas Pesadas

9

1

Ensino Fundamental Incompleto + CNH (C, D ou E)

40h

708,17

Tratorista

7

1

Ensino Fundamental Incompleto + CNH (C, D ou E)

40h

509,88

Legendas:

R - Vagas Regulares

D - Vagas para Deficientes:

Observações:

1) Os diplomas de conclusão de curso, devidamente registrados, deverão ser fornecidos por Instituição de Ensino reconhecida.

2) Os certificados de conclusão de curso expedidos no exterior somente serão considerados quando traduzidos para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado e atendida a Legislação vigente.

3) O candidato deverá apresentar, quando exigido, Registro no Conselho de sua Categoria Profissional.

ANEXO III

QUADRO DE PROVAS

Nível

Cargo

Área de Atuação

Tipo de Prova

Conteúdo

Nº de Questões

Mínimo de Acertos para Habilitação

No Total da Prova

Superior

Advogado

Arquiteto

Assistente Social

Bioquímico

Contador

Dentista

Enfermeiro

Engenheiro Civil

Fisioterapeuta

Fonoaudiólogo

Nutricionista

Psicólogo

Veterinário

 

Objetiva

Português

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

10

10

30

25

Médico

Angiologista

Cardiologista

Clínico Geral

Dermatologista

Endocrinologista

Gastroenterologista

Ginecologista

Infectologista

Nefrologista

Neurologista

Oftalmologista

Ortopedista

Pediatra

Pneumologista

Psiquiatra

Radiologista

Ultrassonografista

Urologista

Professor (6º / 9º ano)

Ciências

Educação Artística

Educação Física

Geografia

História

Inglês

Matemática

Português

Objetiva

Português

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Pedagógicos

Conhecimentos Específicos

10

10

05

25

25

 

Nível

Cargo

Tipo de Prova

Conteúdo

Nº de Questões

Mínimo de Acertos para Habilitação

No Total da Prova

Médio

Agente Administrativo

Fiscal de Tributos

Técnico de Enfermagem

Objetiva

Português

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

10

10

20

20

Digitador

Objetiva

Português

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

10

10

20

20

Prática

 

Professor (1º / 5º ano)

Professor Educação Infantil

Objetiva

Português

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

10

10

30

25

Fundamental Completo

Agente de Saúde

Objetiva

Português

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

10

10

20

20

Agente Auxiliar

Objetiva

Português

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

10

10

10

15

Encarregado

Objetiva

Português

Conhecimentos Gerais

Matemática

10

10

10

15

 

Nível

Cargo

Tipo de Prova

Conteúdo

Nº de Questões

Mínimo de Acertos para Habilitação

No Total da Prova

Fundamental Incompleto (1º / 5º ano)

Artífice de Alvenaria

Artífice de Pavimentação

Eletricista

Merendeira

Operador de Máquinas Pesadas

Tratorista

Objetiva

Português

Matemática

10

10

10

Prática

 

 

 

Mecânico de Automóvel

Mecânico de Máquinas Pesadas

Objetiva

Português

Conhecimentos Específicos

10

10

10

Motorista de Carro

Motorista de Caminhão

Objetiva

Português

Legislação de Trânsito

10

10

10

Prática

 

 

 

Servente

Trabalhador Braçal

Objetiva

Português

Matemática

10

10

10

ANEXO IV

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

NÍVEL SUPERIOR

ADVOGADO

Atribuições Genéricas do Cargo: O ocupante deste cargo é responsável por prestar assistência jurídica à Empresa, nos diversos ramos do Direito, assegurando-lhe a defesa, nos efetivos e potenciais litígios/conflitos, nas várias instâncias forenses, apoiando-se em códigos regulamentadores, leis, sentenças, interpretações, instruções e outros recursos/procedimentos normativos cabíveis, de maneira a assegurar, de um lado, que as partes interessadas operem dentro dos aspectos legais, tendo em vista suas relações e, por outro, que as sentenças reflitam o puro e inquestionável cumprimento das leis.

ARQUITETO

Atribuições Genéricas do Cargo: Planejamento, execução, acompanhamento e controle de atividades da Administração ligadas à arquitetura, respeitadas a formação e legislação profissional e os regulamentos do serviço planejamento, execução, acompanhamento e controle de atividades da Administração ligadas à arquitetura, respeitadas a formação e legislação profissional e os regulamentos do serviço

ASSISTENTE SOCIAL

Atribuições Genéricas do Cargo: Prestar serviços de âmbito social a indivíduos e grupos, identificando e analisando problemas e necessidades materiais, psíquicas e de outra ordem e aplicar métodos e processos básicos do serviço social, para prevenir ou eliminar desajustes de natureza biopsicossocial e promover a integração ou reintegração dessas pessoas à sociedade. Conhecimentos Básicos em informática. Conhecimentos Específicos na área de Assistência Social em geral.

BIOQUÍMICO

Atribuições Genéricas do Cargo: Planejamento, execução, acompanhamento, avaliação e controle nas áreas técnicas-administrativas relativas à hemoterapia, hematologia e de análises clínicas e de produtos em geral de procedimentos técnicos relativos às diversas áreas da saúde e de materiais e substâncias utilizados, respeitadas a formação, legislação profissional e regulamentos de serviço.

CONTADOR

Atribuições Genéricas do Cargo: Planejamento, execução, acompanhamento e controle de atividades administrativas voltadas às finanças, contabilidade pública, planejamento e controle interno, respeitadas a formação e legislação profissional e os regulamentos do serviço.

DENTISTA

Atribuições Genéricas do Cargo: Planejamento, execução, acompanhamento, avaliação e controle das atividades relacionadas à prática odontológica, realizando exames e procedimentos, implementando programas e atividades de educação da saúde bucal, cirurgias bucomaxilofaciais, respeitadas a formação, legislação profissional e regulamentos do serviço.

ENFERMEIRO

Atribuições Genéricas do Cargo: Prestar assistência ao paciente e/ou usuário em clínicas, hospitais, ambulatórios, postos de saúde e em domicílio, realizar consultas e procedimentos de maior complexidade, prescrevendo ações; implementar ações para a promoção da saúde junto à comunidade. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ENGENHEIRO CIVIL

Atribuições Genéricas do Cargo: Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades da Administração voltadas à ciência, à extensão, à infra-estrutura, à tecnologia, à produção e ao desenvolvimento, respeitadas a formação e legislação profissional e os regulamentos do Serviço.

FISIOTERAPEUTA

Atribuições Genéricas do Cargo: Planejamento, execução, acompanhamento e controle dos serviços gerais de fisioterapia e da área técnico-administrativa relacionada, respeitadas a formação, legislação profissional e os regulamentos do serviço.

FONOAUDIÓLOGO

Atribuições Genéricas do Cargo: Planejamento, coordenação, avaliação, controle e execução dos serviços gerais de Fonoaudiologia e da área técnico-administrativa relacionada, respeitadas a formação, legislação profissional e regulamentos do serviço.

MÉDICO (Todas as Especialidades)

Atribuições Genéricas do Cargo: Planejamento, execução e controle dos procedimentos de diagnósticos e tratamento utilizando recursos de medicina preventiva e terapêutica. Pode atuar em pesquisas e elaboração de laudos e pareceres. Obriga-se ainda às determinações das normas legais pertencentes ao exercício da medicina e do Conselho Regional de Medicina e regulamentos do serviço.

NUTRICIONISTA

Atribuições Genéricas do Cargo: Planejamento, acompanhamento, avaliação, execução e controle das atividades relacionadas à nutrição, programas de educação preventiva, vigilância nutricional e de reeducação alimentar, respeitadas a formação, legislação profissional e regulamentos do serviço.

PROFESSOR DE 6º AO 9º ANO (Todas as Disciplinas)

Atribuições Genéricas do Cargo: Desenvolver atividades de ensino, ministrando aulas, fazendo avaliações e participando da elaboração da proposta pedagógica da escola, pertinentes ao Ensino Fundamental do 6º. ao 9º ano (anos finais - 5ª à 8ª série).

PSICÓLOGO

Atribuições Genéricas do Cargo: Planejamento, execução, acompanhamento, avaliação e controle das atividades relacionadas à psicologia aplicada à área clínica de atuação nas unidades de saúde do âmbito municipal, respeitadas à formação, legislação profissional e regulamentos do serviço.

VETERINÁRIO

Atribuições Genéricas do Cargo: Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades da Administração voltadas à ciência, à extensão, à saúde, ao bem-estar social e à produção na área de veterinária, respeitadas a formação e legislação profissional e os regulamentos do Serviço.

NÍVEL MÉDIO AGENTE ADMINISTRATIVO

Atribuições Genéricas do Cargo: Executar atividades de apoio administrativo, técnico e operacional, de nível médio, compreendendo a execução auxiliar de trabalhos relativos à aplicação de normas legais e regulares, referentes à administração geral, operacional e de manutenção. Conhecimentos Básicos em informática. Conhecimentos específicos em serviços auxiliares de administração em geral.

DIGITADOR

Atribuições Genéricas do Cargo: Noções gerais de operação do editor de textos Word 2000: principais comandos aplicáveis ao texto, tabelas, mala direta. Noções gerais de operação do sistema operacional Windows 2000: uso de arquivos, pastas e operações mais freqüentes. Noções gerais de operação da planilha. Excel 2000: digitação e edição de dados, construção de fórmulas para cálculos de valores, formatação de dados e gráficos. Noções gerais de utilização de Internet. Utilização do correio eletrônico.

FISCAL DE TRIBUTOS

Atribuições Genéricas do Cargo: Atuar na fiscalização dos estabelecimentos e contribuintes visando a boa arrecadação dos tributos municipais, lavrando autos, exercendo o poder de polícia.

PROFESSOR DE 1º AO 5º ANO

Atribuições Genéricas do Cargo: Desenvolver atividades de ensino, ministrando aulas, fazendo avaliações e participando da elaboração da proposta pedagógica da escola, pertinentes ao Ensino Infantil e de 1º ao 5º ano (anos iniciais 1ª à 4ª série) do Ensino Fundamental.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Atribuições Genéricas do Cargo: Estimular a aprendizagem nos níveis de pré-educação básica, nas Creches e Pré-Escola utilizando técnicas pedagógicas compatíveis com a realidade do Município, na busca preparação do usuário, para ingresso na escola regular. TÉCNICO DE ENFERMAGEM Atribuições Genéricas do Cargo: Desenvolver atividades auxiliares e técnicas nos serviços de enfermagem, através de participação em programas que visem a preservação, manutenção, recuperação e elevação do nível de saúde da coletividade, promovendo atividades de apoio ao tratamento médico e cirúrgico, sob a supervisão de Enfermeiro. Conhecimentos Específicos de técnico em enfermagem. Conhecimentos Básicos em informática. NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

AGENTE AUXILIAR

Atribuições Genéricas do Cargo: Executar atividades de apoio administrativo, compreendendo a execução auxiliar de trabalhos relativos à aplicação de normas legais e regulares, referentes à administração geral, operacional e de manutenção. Conhecimentos Básicos em informática. Conhecimentos específicos em serviços auxiliares de administração em geral.

AGENTE DE SAÚDE

Atribuições Genéricas do Cargo: Contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva e prevenção de doenças, através de visitas domiciliares de orientação, cuidados e ações de combate a doenças.

ENCARREGADO

Atribuições Genéricas do Cargo: Atividade de natureza repetitiva, relacionadas com execução, sob supervisão de trabalhos de limpeza, manutenção e conservação de edifícios em que funcionem repartições públicas, logradouros e outras atividades relacionadas com a supervisão de serviços executado por servidores sob sua direção.

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

ARTÍFICE DE ALVENARIA

Atribuições Genéricas do Cargo: Executar serviços de calçamento de ruas, observar e cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho e executar tarefas correlatas, a critério do superior imediato

ARTÍFICE DE PAVIMENTAÇÃO

Atribuições Genéricas do Cargo: Executar tarefas na área de alvenaria, revestimentos de edificação, instalações hidráulicas e hidrosanitária, madeiramento no âmbito da construção civil, obras de artes e grandes estruturas. Conhecimentos Específicos em serviços de construção civil

ELETRICISTA

Atribuições Genéricas do Cargo: Montar e reparar instalações de baixa e alta tensão, em edifícios e outros locais, guiando-se por esquemas e outras edificações, utilizando ferramentas manuais comuns e especiais, aparelhos de medição elétrica e eletrônica, material isolante e equipamento de solda, para possibilitar o funcionamento das mesmas. Conhecimentos Específicos em eletricidade.

MECÂNICO DE AUTOMÓVEL

Atribuições Genéricas do Cargo: Prestar assistência aos veículos dos órgãos públicos municipais, revisando, trocando peças, levando às oficinas, fazendo pedido de materiais, consertando, reparando e mantendo em bom estado de funcionamento os motores e veículos. Conhecimentos Específicos de mecânica.

MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS

Atribuições Genéricas do Cargo: Prestar assistência as Maquinas pesadas dos órgãos públicos municipais, revisando, trocando peças, levando às oficinas, fazendo pedido de materiais, consertando, reparando e mantendo em bom estado de funcionamento os motores e veículos. Conhecimentos Específicos de mecânica

MERENDEIRA

Atribuições Genéricas do Cargo: Preparar refeições, utilizando ingredientes e alimentos, para servir as crianças, adolescentes e outros, observando as condições de higiene, quantidades e aproveitamento, servir as refeições em horários pré-estabelecidos ou quando solicitado, promover a limpeza de pratos, talheres, copos, xícaras e demais instrumentos e equipamentos da cozinha, realizar o controle de alimentos, verificando prazos de validades e tempo de duração, e solicitado à devolução quando não estiverem de acordo com as especificações das normas vigentes.

MOTORISTA DE CARRO

Atribuições Genéricas do Cargo: Dirigir automóvel de passeio, furgão ou similar, ambulância, acionando os comandos de marcha e direção, e conduzindo-o em trajetos determinados e segundo as regras de trânsito, para transportar passageiros ou cargas. Conhecimentos Específicos de mecânica. Condução de veículos automotores leves e noções de primeiros socorros, CNH, nível "B".

MOTORISTA DE CAMINHÃO

Atribuições Genéricas do Cargo: Dirigir caminhão ou ônibus, acionando os comandos de marcha e direção, e conduzindo-o em trajetos determinados e segundo as regras de trânsito, para transportar passageiros ou cargas. Conhecimentos Específicos de mecânica. Condução de veículos automotores pesados , CNH, nível " C ou D".

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

Atribuições Genéricas do Cargo: Operar máquinas, implementos agrícolas e rodoviários, como: tratores, pás-mecânica, retroescavadeiras, motoniveladora , máquinas de Beneficiamento agrícola e outros similares. Na operação e manutenção de máquinas e implementos rodoviários. Portador de CNH de nível "C, D ou E''.

TRATORISTA

Atribuições Genéricas do Cargo: Operar máquinas, implementos agrícolas e rodoviários, como: tratores, pás-mecânica, retroescavadeira, motoniveladora, máquinas de Beneficiamento agrícola e outros similares. Na operação e manutenção de máquinas e implementos rodoviários. Portador de CNH de nível "C,D ou E ''.

SERVENTE:

Atribuições Genéricas do Cargo: Executar atividades e serviços gerais de nível primário, envolvendo orientação e execução de serviços operacionais Semi qualificados de infra-estrutura e outros serviços afins de portaria, limpeza de prédio e confecção de merenda escolar. Conhecimentos Específicos em alimentação, construção civil e zeladoria.

TRABALHADOR BRAÇAL

Atribuições Genéricas do Cargo: Atividade de natureza repetitiva, envolvendo execução de serviços braçais.

ANEXO V

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

NÍVEL SUPERIOR

PORTUGUÊS (PARA TODOS OS CARGOS)

Compreensão e interpretação de texto. Modos de organização textual: descrição, narração e dissertação/argumentação.Coerência e coesão textual. Intertextualidade. Níveis de linguagem.Uso e adequação da língua à situação de comunicação. Discurso direto e indireto. Adequação vocabular. Prosódia e semântica: denotação, conotação e ambigüidade. Polissemia. Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Ortoepia e prosódia. Paralelismo. A norma culta. Sistema ortográfico vigente.Relação grafema/fonema. Acentuação gráfica e sinais diacríticos.Pontuação. Estrutura e formação das palavras. Classes de palavras.Emprego das classes gramaticais. Flexão nominal e flexão verbal. Verbos regulares, irregulares, defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos compostos.Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação (valores sintáticos e semânticos). Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal.

Sugestões Bibliográficas:

ABREU, Antônio Suárez: Curso de redação.11 ed. São Paulo: Ática, 2001.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed.Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2000.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2000.

GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna.19 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 4 ed. São Paulo: Ática, 2000.

PLATÃO & FIORIN. Para entender o texto: leitura e redação. 4 ed. São Paulo: Ática, 1990.

SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática.15 ed. São Paulo: Atual Editora, 1999.

CONHECIMENTOS GERAIS (PARA TODOS OS CARGOS)

Lei Orgânica do Município de Santo Antônio de Pádua - Disposições Preliminares. Da Competência Municipal. Do Governo Municipal: Dos Poderes Municipais. Do Poder Legislativo: Da Câmara Municipal: Das Atribuições da Câmara Municipal; Das Sessões; Do Presidente da Câmara Municipal; Dos Vereadores (Disposições Gerais). Do Processo Legislativo: Disposição Geral; Da Emendas da Lei Orgânica; Das Leis. Do Poder Executivo: Do Prefeito Municipal. Das Licenças; Da Competência Privativa do Prefeito. Da Administração Municipal: Disposições Gerais; Dos Atos Municipais e Publicidade; dos Tributos Municipais. Do Planejamento Municipal. Das Políticas Municipais: Da Política de Saúde; Da Política Educacional, Cultural e Desportiva; Do Desporto, Lazer e Turismo; Da Política de Assistência Social da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso; Da Política Econômica; Da Política Urbana; Da Política do Meio Ambiente; Da Política Agrícola;

Decreto nº 004/SMA/2001 - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Santo Antônio de Pádua - Do Regime Jurídico. Do Provimento. Da Nomeação. Da Posse e do Exercício. Da Estabilidade. Da Readaptação. Do Estágio Probatório. Do Tempo de Serviço. Da Vacância. Dos Direitos e Vantagens: Do Vencimento e da Remuneração. Da Aposentadoria. Das Vantagens (artigos 51 a 77). Das Licenças (artigos 78 a 96). Das Férias. Do Regime Disciplinar (artigos 123 a 149).

O Município de Santo Antônio de Pádua: histórico municipal, aspectos geográficos, dados estatísticos, atividades econômicas, patrimônio histórico, arte e cultura, turismo, símbolos do município. Informações gerais sobre o Município.

Sugestões Bibliográficas:

Decreto nº 004/SMA/2001 - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Santo Antônio de Pádua.

Lei Orgânica do Município de Santo Antônio de Pádua.

Site da Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua ( www.camarapadua.rj.gov.br ).

Site da FESP RJ: "O Município de Santo Antônio de Pádua"

História da Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua. 1 ed. Maria Thereza Caldas Vellasco e Marinice Vieira Daher. Capítulo I (O Município de Santo Antônio de Pádua). Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua: 2007 - www.camarapadua.rj.gov.br

ADVOGADO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. DIREITO CONSTITUCIONAL

1) Teoria da Constituição. 2) Conceito, classificação objeto e elementos da Constituição. 3) Supremacia da Constituição. 3) O Estado Democrático. 4) Poder Constituinte. 5) Separação de Poderes. 4) Aplicabilidade das normas constitucionais. 5) Direitos e garantias fundamentais. 6) Direitos de nacionalidade e direitos políticos. 7) Direitos Sociais. 8) Ordem econômica e financeira. 9) Organização, funções, funcionamento e competências dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. 10) Controle da Constitucionalidade. 11) Sistema Brasileiro de Controle de Constitucionalidade. 8) Inconstitucionalidade face à Lei Orgânica. 6) Reforma da Constituição. 7) Organização político-administrativa do Estado brasileiro. 17) Defesa do Estado e das instituições democráticas. 18) Direito de propriedade. 19) Políticas urbana, agrícola, fundiária e da reforma agrária. 20) O Município na Constituição Federal e na Constituição Estadual. 21) Princípios de organização e competências municipais. 22) Lei Orgânica do Município de Santo Antônio de Pádua e normas relativas aos Poderes Executivo e Legislativo Municipal.

2. DIREITO ADMINISTRATIVO

1) Direito Administrativo. 2) Função administrativa. 3) Princípios do Direito Administrativo. 4) Organização administrativa da Administração Pública Direta e Indireta. 5) Poderes, deveres e responsabilidade dos administradores públicos. 6) Poder de Polícia. 7) Ato administrativo. 8) Contrato administrativo e convênio. 9) Bens públicos. 10) Serviços Públicos. 11) Contratos de gestão e termos de parcerias. 12) Entidades parestatais e terceiro setor. 13) Licitação. 14) Responsabilidade civil do Estado. 15) Intervenção do Estado na Propriedade. 16) Atuação do Estado no Domínio Econômico. 17) Tombamento, servidão e desapropriação. 18) Servidores Públicos. 19) Processo administrativo. 20) Improbidade administrativa. 21) Garantias e ações constitucionais dos administrados. 22) Controle da Administração Pública. 23) O controle de legalidade pelo habeas corpus, mandados de segurança individual e coletivo, habeas data, mandado de injunção, ação popular e ação civil pública. 24) Direito de petição aos Poderes Públicos. 25) Legislação Administrativa Municipal. 26) Código de Postura Municipal.

3. DIREITO CIVIL E EMPRESARIAL

1) Direito objetivo e subjetivo. 2) Lei de Introdução ao Código Civil 3) Pessoas físicas e jurídicas. 4) Domicílio e residência. 5) Coisas e bens 6) Fatos, negócios e atos jurídicos. 7) Prescrição e decadência. 8) Direito das obrigações. 9) Contratos e suas classificações. 10) Contratos em espécie. 11) Direitos das coisas. 12) Responsabilidade civil. 13) Direito das empresas. 14) Teoria Geral do Direito Societário. 15) Títulos de crédito. 16) Código de Defesa do Consumidor. 17) Parcelamento do solo urbano. 18) Registro.

4. DIREITO PROCESSUAL CIVIL

1) Teoria Geral do Processo. 2) Princípios de Direito Processual 3) Jurisdição. 4) Ação. 5) Processo. 6) Competência. 7) Sujeitos do processo. 8) Fatos e atos processuais. 9) Nulidades. 10) Procedimentos. 11) Direito Probatório. 12) Sentença. 13) Coisa Julgada. 14) Processo nos tribunais. 9) Recursos. 15) Recurso extraordinário e especial. 10) Ação rescisória 13) Processo e medidas cautelares. 12) Processo de Execução. 13) Execução contra a Fazenda Pública e Autarquias. 14) Execução fiscal. 15) Processo Cautelar. 16) Ação de desapropriação. 17) Ação de usucapião. 18) Proteção de interesses difusos e coletivos. 19) Ações de controle judicial da Administração Pública.

5. DIREITO TRIBUTÁRIO E FINANCEIRO

1) O Estado e o Poder de Tributar. 2) Fontes do Direito Tributário. 3) Sistema Tributário Nacional. 4) Distribuição da competência legislativa tributária. 5) Repartição das receitas tributárias. 6) Princípios constitucionais e gerais do Direito tributário. 7) Processo legislativo tributário 8) Controle da constitucionalidade da lei tributária. 9) Normas gerais, vigência, aplicação, interpretação e integração da legislação tributária. 10) Obrigação e crédito tributários. 11) Fiscalização tributária e dívida ativa. 12) Impostos, taxas, contribuição de melhoria e outras espécies de tributos. 13) Infrações e sanções em matéria tributária. 14) Processo administrativo tributário e processo judicial tributário. 15) Ilícitos tributários. 16) Código Tributário Nacional. 17) Legislação tributária municipal. 18) Princípios financeiros de Direito Financeiro. 19) Programação financeira. 20) Lei de Responsabilidade Fiscal. 21) Orçamento Público. 22) Lei no 4.320/64. 23) Receitas e despesas públicas. 24) Precatórios judiciais. 25) Crédito Público. 26) Competência do Senado Federal sobre dívida pública. 27) Fiscalização financeira e orçamentária. 28) Poder Legislativo e Tribunais de Contas. 29) Controle interno.

6. DIREITO DO TRABALHO E PROCESSUAL DO TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1) Direito do Trabalho. 2) Princípios e fontes. 4) Interpretação e aplicação do Direito do Trabalho. 5) Organização da Justiça do Trabalho no Brasil. 6) Agentes Públicos. 7) Regime Estatutário e Trabalhista. 8) Servidores Públicos Municipais. 9) Empregados Públicos Municipais. 10) Terceirização. 11) Regime jurídico do servidor público municipal. 12) Responsabilidade administrativa e penal dos servidores públicos. 13) Direito individual do trabalho 14) Direito tutelar do trabalho. 15) Direito coletivo do trabalho. 16) Aposentadoria. 17) Regime Previdenciário do Servidor Publico. 18) Regime Geral da Previdência Social. 19) Ação, processo e jurisdição trabalhista. 20) Aplicação subsidiária do Código de Processo Civil. 21) Procedimentos trabalhistas. 22) Execução. 23) Coisa julgada formal e material da sentença trabalhista. 24) Recursos trabalhistas. 25) Ação Rescisória. 26) Mandado de segurança e ação civil pública no Direito do Trabalho. 27) Legislação de Pessoal de Santo Antônio de Pádua.

7. DIREITO URBANÍSTICO E DIREITO AMBIENTAL

1) Fundamentos do Direito Urbanístico. 2) Regime jurídico do planejamento urbanístico. 3) Planos urbanísticos. 5) Ordenação jurídico-urbanísticos do solo. 6) Ordenação de áreas de interesse urbanístico especial. 7) Instrumentos de intervenção urbanística. 5) Código de Obras de Santo Antônio de Pádua. 4) Lei de Parcelamento de Solo de Santo Antônio de Pádua. 8) Função social da propriedade e meio ambiente. 9) Propedêutica do Direito Ambiental. 10) Direito Ambiental das cidades. 11) Competência constitucional dos municípios e matéria ambiental. 12) Tutela civil do meio ambiente. 13) Tutela do meio ambiente natural, cultural e artificial. 14) Tutela administrativa do meio ambiente. 15) Tutela processual do meio ambiente. 16) Lei de Obrigações da Secretaria de Meio Ambiente de Santo Antônio de Pádua.

Sugestões Bibliográficas:

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil brasileiro. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2008. Vol. 1 a 7

DINIZ, Maria Helena. Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro Interpretada. 13a ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

BRASIL. [CÓDIGO CIVIL (2002)]. Código Civil anotado e legislação extravagante. Nelson Nery Júnior (Comp.); Rosa Maria de Andrade Nery (Comp.). 6 ed. São Paulo: R. dos Tribunais, 2008.

COELHO, Fábio Ulhôa. Manual de Direito Comercial. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 49 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008. Vol. I a III

CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. 18 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. Vol. I a III

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 20 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 21 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 25 ed. São Paulo: Malheiro, 2008.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 23 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 31 ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

TORRES, Ricardo Lobo. Curso de Direito Financeiro e Tributário. 15 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. 29 ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

CASSAR, Vólia Bomfim. Direito do Trabalho. 2ed. Niterói: Impetus, 2008

MARTINS, Sérgio Pinto. Direito Processual do Trabalho - Doutrina e Prática Forense. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 9ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de Direito Ambiental. 6ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

SILVA, José Afonso da. Direito Urbanístico brasileiro. 5ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

ARQUITETO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Levantamento - Noções de Topografia. Levantamento arquitetônico e urbanístico. Locação de obras. Dados geoclimáticos e ambientais. Legislação arquitetônica e urbanística. Instalações de obras e construções auxiliares. Serviços preliminares. Canteiro de obras. Marcação de obras. Movimentos de terra. Escoramentos. Projeto de arquitetura - Fases e etapas de desenvolvimento do projeto. Análise e escolha do sítio. Adequação do edifício às características geoclimáticas do sítio e do entorno urbano. Sistemas construtivos. Especificação de materiais e acabamentos. Sistemas construtivos. Especificação de materiais e acabamentos. Sistemas prediais de redes. Acessibilidade para portadores de deficiências físicas. Projeto urbanístico - Desenho urbano. Morfologia urbana, análise visual. Redes de infra-estrutura urbana, circulação viária, espaços livres, percursos de pedestres. Renovação e preservação urbana. História da Arquitetura. Meio ambiente. Loteamentos, remembramento e desmembramento de terrenos. Projeto paisagístico - Arborização urbana, equipamentos e mobiliário urbanos. Projetos de reforma, revitalização e restauração de edifícios. Fiscalização e gerenciamento - Acompanhamento, coordenação e supervisão de obras. Aceitação dos serviços. Administração de contratos de execução de projetos e obras. Caderno de Encargos. Atividades e serviços adicionais - Estimativas de custos. Orçamentos. Laudos e pareceres técnicos. Noções de computação gráfica: AutoCAD.

Sugestões Bibliográficas:

ABNT. Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura - NBR 13531/1995.

ABNT. Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos - NBR 9050/1994.

ABNT. Representação de projetos de arquitetura - NBR 6492.

As BEA. Manual de Contratação de Serviços de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: Editora Pini Ltda. 2000.

BENÉVOLO, Eduardo. História de la Arquictetura Moderna. Editorial Gustavo Gili S.A., 2ed., 1974

BORGES, Alberto de Campos. Prática de pequenas construções. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda., 1981.

BORGES, Alberto de Campos. Topografia aplicada à engenharia civil. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda., 1992, 2v.

CARDÃO, Celso. Técnica da Construção. Belo Horizonte: Edições Engenharia e Arquitetura, 1983, 2v.

CORBELLA, Oscar. Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos - conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

DEL RIO, Vicente. Introdução ao Desenho Urbano no Processo de Planejamento. São Paulo: Editora Pini Ltda., 1999.

FERRARI, Célson. Curso de Planejamento Municipal Integrado. São Paulo: Editora Pioneira, 2 ed., 1979.

FUNDAÇÃO ESTADUAL DE ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE. Vocabulário Básico de Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Petrobrás, Serviço de Comunicação Social, 1992.

GUEDES, Milber F. Caderno de Encargos. São Paulo: Editora Pini Ltda., 1994.

LEI FEDERAL Nº 6766, de 19 de dezembro de 1979. Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano.

LEI MUNICIPAL N° 1415/1981 - Código de Obras e Edificações do Município de Santo Antônio de Pádua, atualizada pela Lei Municipal n° 2873/2003.

LEI MUNICIPAL N° 1509/1982 - Lei de Parcelamento e Ocupação do Solo do Município de Santo Antônio de Pádua, atualizada pela Lei Municipal n° 2865/2003.

LEI FEDERAL Nº10257, de 10 de julho de 2001 - Estatuto da Cidade.

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE SANTA ANTÔNIO DE PÁDUA.

GYMPEL, Jan. Histoire de l'architeture, de l'antiquité à nos jours. Könemann, 1997.

MACINTYRE, Archibald Joseph. Instalações Hidráulicas Prediais e Industriais. Rio de Janeiro: Editora Guanabara S.A, 2ed.

MASCARÓ, Juan. Desenho Urbano e Custos de Urbanização. Brasília: MHU, 1987.

MASCARÓ, Lúcia R. de. Luz, Clima e Arquitetura. São Paulo: Projeto, 1985.

NEUFERT, Ernst. Les éléments des projects de construction. Dunod, Paris. 7ed., 1996.

NISKIER, Julio e MACINTYRE, Archibald Joseph. Instalações Elétricas. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 2ª ed., 1992.

OMURA, George. AutoCAD 2000 - Guia de Referência. São Paulo: Editora Makron Books.

PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA.

SANTOS, Carlos N. F. dos. A Cidade como um jogo de cartas. Niterói/São Paulo: EDUFF/Projeto, 1988.

ASSISTENTE SOCIAL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Mundialização do Capital e suas repercussões. Constituição e (contra) reforma do Estado brasileiro. Questão Social e suas múltiplas expressões. Política social no Brasil: história, fundamentos e intervenção profissional. Gestão e Controle Social de Políticas Públicas. Avaliação de políticas e programas sociais. Trajetória histórica da Seguridade social e desafios para o Serviço Social. Reforma sanitária e política de saúde na atualidade. História do Serviço Social no Brasil. Debate teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo do exercício profissional na contemporaneidade. Instrumentalidade do Serviço Social. Consultoria e Assessoria em Serviço Social. A atuação do Serviço Social na área de Saúde. Aspectos contemporâneos sobre família e sociedade. Leis, regulamentações, estatutos e demais resoluções relacionadas ao trabalho profissional do Assistente Social.

Sugestões Bibliográficas:

BEHRING, Elaine Rossetti e BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006.

BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contra - reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo. Editora Cortez, 2003. Cap. 4 e 5.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

BRASIL. Estatuto do Idoso. Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.

BRASIL. Lei 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e dá outras providências.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

BRASIL. Lei no 8.742, de 07 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências.

BRAVO, Maria Inês Souza. Serviço Social e Reforma Sanitária: Lutas Sociais e Práticas Profissionais. São Paulo: Cortez,1996, Cap. I: p. 25 a 118.

BRAVO, Maria Inês Souza; PEREIRA, Potyara Amazoneida. (Orgs.). Política social e democracia. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: Uerj, 2001. Parte 1: p.25 a 135.

CFESS. Código de Ética Profissional do Assistente Social - Resolução CFESS nº 273/1993.

CFESS. Estudo Social em perícias, laudos e pareceres técnicos - 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 41-51.

CFESS. Lei de regulamentação da profissão. Lei nº 8.662, de 07 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências.

GUERRA, Yolanda. Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço Social. Serviço Social e Sociedade n. 62, São Paulo: Cortez, 2000.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998. Parte I, cap, 1 e 2.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de Capital Fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007. Cap. 2 e 4.

KOGA, Dirce, NAKANO, Kazuo. Perspectivas territoriais e regionais para políticas públicas brasileiras. Revista Serviço Social e Sociedade nº 85. São Paulo: Cortez, 2006.

MATOS, Maurílio Castro de. Assessoria e consultoria: reflexões para o Serviço Social. In: BRAVO, M. I; MATOS, M.C. de (org.). Assessoria, consultoria e serviço Social. Sete Letras: Rio de Janeiro, 2006

MOTTA, Ana Elizabete.et al. Serviço Social e Saúde. Formação e Trabalho Profissional. São Paulo: Cortez, 2006.

NETTO, J. P. Transformações societárias e Serviço Social. Notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. Serviço Social e Sociedade, n. 50. São Paulo: Cortez, 1996.

SALES, Mione A.; MATOS, Maurílio C. de & LEAL, Maria Cristina (orgs.) Política social, família e juventude: Uma questão de direitos. 2 ed., São Paulo: Cortez, 2006. Parte I.

BIOQUÍMICO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Biossegurança e Boas Práticas em Laboratório Clínico. Bioquímica - Valores de referência. Fundamentos metodológicos, metabolismo e correlações clínico-patológicas às análises bioquímicas (enzimas, carboidratos, uréia, creatinina, ácido úrico, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, potássio, cloro, ferro, colesterol, bilirrubinas e proteínas) eletroforese de proteínas, equilíbrio ácido-básico, gasometria. Interferências nas determinações laboratoriais, função hepática. Bioquímica dos líquidos biológicos. Urinálise - Coleta, exame físico, exame químico, exame microscópico do sedimento. Microbiologia - Técnicas de esterilização, coleta, transporte e processamento de amostras para exames microbiológicos. Métodos de coloração. Características morfotintoriais das bactérias. Taxonomia e classificação bacteriana. Características, significado clínico e diagnóstico de estafilococos, estreptococos, enterobactérias, bacilos gram-negativos não fermentadores, Neisseria, Haemophilus e micobactérias. Hemocultura. Coprocultura. Urinocultura. Exame microbiológico do líquor. Testes utilizados para identificação bacteriana. Testes de sensibilidade a antimicrobianos. Imunologia - Resposta imune. Células e tecidos do sistema imune. Antígeno. Anticorpo. Sistema complemento. Imunidade humoral . Imunidade celular. Células T e B. Imunodeficiências. Imunologia nas doenças infecciosas e hematológicas. Técnicas sorológicas de precipitação, floculação, hemólise. ELISA, hemaglutinação, imunofluorescência, turbidimetria e nefelometria. Testes sorológicos para diagnóstico da sífilis, doença de Chagas, toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola, hepatites virais, HTLV e HIV. Hematologia - Hematopoiese. Hemograma e sua interpretação clínica. Pesquisa de anticorpos irregulares. Teste de Coombs, prova cruzada, e outras técnicas utilizadas em laboratórios de hemoterapia clínica. Alterações patológicas da série eritróide e da série leucocitária. Classificação das anemias. Hemoglobinopatias. Coloração e principais anticoagulantes usados em hematologia. Testes diagnósticos e distúrbios da hemostasia. Classificação sangüínea ABO/Rh. Pesquisa de anticorpos irregulares. Teste de Coombs. Prova cruzada..

Sugestões Bibliográficas:

ABUL, Abbas. Imunologia Celular e molecular. Editora Revinter, 3. ed. 2000.

CARLI, Geraldo Atílio de. Parasitologia Clínica. Editora Atheneu - 2 ed. São Paulo.

FERREIRA, A. W. & ÁVILA, S. L. M. Diagnóstico Laboratorial das Principais Doenças Infecciosas e Auto-imunes. Editora Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 1996.

HENRY, J. B. (Ed.) Tood-Sanford-Davidson Diagnósticos Clínicos & tratamentos por métodos laboratoriais. 20. ed. São Paulo: Editora Manole, 2008.

INMETRO - Comissão Técnica de Análises Clínicas e de Patologia - CTLE-04. BPLC - Boas Práticas de Laboratórios Clínicos e Listas de Verificação para Avaliação. Rio de Janeiro. Editora Qualitymark, 1998.

JAWETZ, E. Microbiologia Médica. Editora Guanabara Koogan: Rio de Janeiro. 21. ed., 2000.

KONEMAN, elmer W. et al. Diagnóstico Microbiológico. Texto e Atlas colorido. Editora Panamericana. 2. ed., 1989.

MOURA, R. A. A colheita de material para exames de laboratório. Editora Atheneu: Rio de Janeiro. 1995.

MOURA, R. A. Técnicas de laboratório. Editora Atheneu. 3. ed., 1994.

NEVES, D. P. Parasitologia Humana. Editora Atheneu: São Paulo. 10. ed., 2000.

OLIVEIRA LIMA, A. et. al. Métodos laboratoriais aplicados à clínica. Técnica e interpretação. Editora Guanabara Koogan. 1992.

REY, L. Parasitologia. Editora Guanabara Koogam: Rio de Janeiro. 4. ed.

SILVA, C. H. P. Bacteriologia. Um texto ilustrado. Editora Eventos: Rio de Janeiro. 3. ed., 2000.

STRASINGER, S. K. Uroanálise e fluidos biológicos. Ed. Premier: São Paulo. 3. ed. 2000.

TEIXEIRA, Pedro & VALLE, Sílvio. Biossegurança. Uma abordagem multidisciplinar. Editora Fiocruz. Rio de Janeiro. 1996.

TIETZ, N. W., BURTIS, C. A. & ASHWOOD, E. R. Fundamentos de Química Clínica. São Paulo: Editora Guanabara Koogan, 6. ed., 2008.

CONTADOR - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Contabilidade Geral: Conceito, objetivos, campo de atuação, princípios fundamentais. Patrimônio: Conceito, Formação, composição, Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, Equações e Variações Patrimoniais. Escrituração e Lançamentos Contábeis: métodos e elementos básicos. Receitas, Despesas. Principais aspectos Contábeis das Contas Patrimoniais. Estrutura e Elaboração das Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido - conceitos, objetivos e forma de apresentação.

Contabilidade e Orçamento Público: Conceito, Noções Gerais, Campo de Atuação. Orçamento Público: conceito, Ciclo Orçamentário, Exercício Financeiro, Princípios Orçamentários, Créditos Adicionais. Tipos de Orçamento. Orçamento-Programa: conceito, finalidade e objetivos. Instrumentos de Planejamento Governamental: Plano Plurianual (PPA), Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Receita Pública: Conceito, Classificações, Receita Orçamentária e Extra-orçamentária. Classificação por Categoria Econômica. Estágios da Receita. Divida Ativa. Despesa Pública: Conceito e classificações. Despesa Orçamentária e Extra-orçamentária. Classificação por Categoria Econômica. Estágios da Despesa. Restos a Pagar ou Dívida Passiva. Adiantamento ou Suprimento de Fundos. Despesas de Exercício Anteriores. Dívida Pública. Sistemas de Contas: Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e Compensado. Escrituração dos principais fatos. Variações Patrimoniais. Demonstrações Contábeis: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e a Demonstração das Variações Patrimoniais. Bens Públicos: conceito, classificações e inventário.

A Lei de Responsabilidade Fiscal. A Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

Contabilidade de Custos: Terminologias utilizadas em Custos: Gastos, Custo, Despesa e Perda. Classificações de Custos e de Despesas. Custos Primários, de Transformação e de Produtos Fabricados. Custeios por Absorção e Variável. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio.

Sugestões Bibliográficas:

ANDRADE, Nilton de Aquino. Contabilidade Pública na Gestão Municipal. Editora Atlas. 1ª ed. 2002.

FRANCO, Hilário. Contabilidade Geral. Editora Atlas. 23ª ed. 1996.

GIACOMONI, James. Orçamento Público. Editora Atlas. 9 ed. 2000

KOHAMA, Heilio. Balanços Públicos - Teoria e prática. Editora Atlas. 2.ed. 2000.

KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pública - Teoria e Prática. Editora Atlas. 9ª ed. 2003.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. Editora Atlas. 10ª ed. 2003

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9 ed. São Paulo. Atlas. 2003

PADOVEZE, Clóvis Luís. Manual de Contabilidade Básica. Editora Atlas. 5ª ed. 2004.

SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental: Um Enfoque Administrativo. Editora Atlas. 6ª ed. 2003.

SLOMSKI, Valmor. Manual de Contabilidade Pública - Um Enfoque na Contabilidade Municipal. Editora Atlas. 2ª ed. 2003

Lei n.º 6.404, de 15 de dezembro de 1976.

Lei n.º 4.320, de 17 de março de 1964.

Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.

Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Portaria nº. 42, de 14/04/1999, do Ministério do Orçamento e Gestão.

Portaria Interministerial nº. 163, de 04/05/2001 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

DENTISTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Anatomia: pares cranianos, vascularização e músculos da face, embriologia; anestesia: drogas; equipamento; técnicas de anestesia regional em Odontologia; Complicações; biossegurança: conceitos usados em biossegurança, equipamentos de proteção individual (EPI), métodos de esterilização, classificação de Spaulding de objetos e áreas segundo os níveis de desinfecção e esterilização, infecção cruzada, descarte do lixo; PGRSS; cirurgia: princípios da cirurgia; princípios da exodontia; infecções; tratamento das lesões patológicas orais; traumatologia oral e maxilofacial; deformidades dentofaciais; desordens temporomandibulares e dor facial; tratamento do paciente hospitalizado; dentística: uso do flúor; carie dental; nomenclatura das cavidades, instrumentos, preparo e isolamento do campo operatório, materiais restauradores, proteção do complexo dentina / polpa, restaurações diretas, restaurações indiretas, oclusão; endodontia: procedimentos para o diagnóstico; emergência em dor orofacial de natureza odontogênica: diagnóstico e tratamento endodôntico; endodontia e dor facial de natureza não-odontogênica; seleção de casos e plano de tratamento; morfologia dentária e cavidades de acesso; desenvolvimento, estrutura e função da polpa; patologia periapical; microbiologia e imunologia; instrumentos, materiais e aparelho; resposta da polpa à cárie e aos procedimentos odontológicos; traumatismo dentário; farmacologia em endodontia; cirurgia em endodontia; controle da dor e da ansiedade; clareamento de dentes vitais e não vitais; restauração do dente tratado endodonticamente; farmacologia: princípios e macanismos da antibioticoterapia e prescrição de antibióticos, interações medicamentosas, controle da dor e da inflamação, utilização de medicamentos em pacientes medicamente comprometidos e em Odontopediatria; imunologia: sistema imune; inflamação; resposta imunológica aos micróbios; reações de hipersensibilidade; auto-imunidade; imunodeficiências; histologia: desenvolvimento, estrutura e função dos dentes e tecidos associados; odontopediatria: cronologia da erupção, métodos preventivos e restauradores; periodontia: anatomia do periodonto; etiologia e patogênese das doenças periodontais; microbiologia; efeitos das condições sistêmicas sobre o periodonto; tratamento das infecções periodontais; interelação entre periodontia e outras especialidades; patologia: lesões pulpoperiapicais, alterações de desenvolvimento dos dentes, manifestações bucais de doenças sistêmicas, cistos e tumores odontogênicos, lesões de tecidos moles, patologia óssea; saúde coletiva: caracterização e hierarquização de problemas, epidemiologia aplicada à odontologia, índices e indicadores, promoção de saúde e prevenção das doenças bucais, PGRSS.

Sugestões Bibliográficas:

ABO. Odontologia Integrada. Rio de Janeiro: Medsi, 2003

ANDRADE, Eduardo Dias de. Terapêutica medicamentosa em odontologia. 2. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2006.

BARATIERI, Luiz N./ et al. Odontologia Restauradora- Fundamentos e Possibilidades. São Paulo: Ed Santos, 2003.

BARCELLOS, Pablo ( Org). Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos. Brasília: Ministério da Saúde. ANVISA.Vários colaboradores. ISBN 84 334-1050-6. 2006

BRASIL RDC 306 de 07/12/2004. Regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Publicada em Diário Oficial da União (DOU) de 07/12/2004. Brasília, DF

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Câncer de boca. Manual de Detecção de Lesões suspeitas. 2 ed. Rio de Janeiro: INCA/Pro Onco, 1996.

CATE, Richard Ten. Histologia bucal desenvolvimento estrutura e função. São Paulo: Guanabara Koogan, 5 Ed, 2001.

COHEN, Stephen; BURNS, Richard C.. Caminhos da polpa. Tradução: Edson Jorge Lima Moreira. 7. ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

FONSECA, Antonio Salazar e cols. Odontologia Integrada - Atualização Multidisciplinar para o clínico e o Especialista. 3 v. Rio de Janeiro:Medsi, 2003.

FRAGA, Ricardo C; LUCA-FRAGA, Lucíola R. Dentística: bases biológicas e aspectos clínicos. 2. ed . Rio de Janeiro: MEDSI, 2001.

GENCO, Robert J.; COHEN, D. Walter; GOLDMAN, Henry M. Periodontia Contemporânea. 3 ed. São Paulo: Ed. Santos, 1999.

GORCZYNSKY, Reginald; STANLEY, Jaqueline. Imunologia Clínica. Rio de Janeiro: Reichman & Affonso Ed., 2001.

GUIMARÃES, Jayro Jr. Biossegurança e controle de infecção cruzada em consultórios. 1. ed. São Paulo: Ed Santos, 2001.

ISSAO, Myaki; PINTO, Antonio C. G. Manual de Odontopediatria. 9 ed. Ed Pancast, 1994.

LINDHE, Jan. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 4. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

LOPES, Helio P.; JUNIOR, José F. S. Endodontia. Biologia e Técnica. 1 ed. Rio de Janeiro: ED Medsi, 1999

MALAMED, Stanley F; QUINN, Christine L. Manual de anestesia local. 5. ed. Rio de Janeiro: Mosby, 2005

.MCDONALD, Ralph E.; AVERY, David R. Odontopediatria. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Condutas . Controle de infecções e a prática odontológica em tempos de AIDS. Brasília-DF, 2000.

NEIDLE, Enid Anne; YAGIELA, John A. Farmacologia e terapêutica para dentista. Tradução Cláudia Lucia Caetano Araujo. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

NEVILLE, Brad W. et al. Patologia Oral e Maxilafacial. 2. ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

PASLER, Friedrich A , VISSER, H. Radiologia Odontológica, 2 ed. Ed Artmed, 2006

PEREIRA A C. et al. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. 1 ed. Porto Alegre: Artmes, 2003.

PETERSON, Larry J. et al. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

PINTO Antônio Carlos G. Odontopediatria clínica. APCD vol 11. 1 ed. Artes Médicas, 1998.

PINTO, Victor G. Saúde Bucal Coletiva. 4. ed. São Paulo: Santos, 2000.

SICHER, Harry. Anatomia oral. 8. ed São Paulo: Artes Médicas, 1991.

TORTAMANO, Nicolau; ARMONIA, Paschoal L. Guia Terapêutico Odontológico. 14 ed. São Paulo: Ed Santos, 2001.

ENFERMEIRO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Epidemiologia: Bases epidemiológicas da saúde pública. Vigilância epidemiológica. Processo de Enfermagem: Aplicação do processo. Elaboração de diagnósticos e planos de enfermagem. Administração em Serviços de Enfermagem: Princípios fundamentais. Atribuições e atividades dos componentes de enfermagem. Gerenciamento de recursos humanos e materiais. Enfermagem em Saúde Pública: Políticas e programas nacionais de atenção à saúde. Assistência de enfermagem nos programas de saúde. Enfermagem Médico-Cirúrgica: Assistência de Enfermagem a pacientes em unidades de clínica médica e cirúrgica. Assistência de Enfermagem nas unidades de emergência. Assistência de Enfermagem nas unidades psiquiátricas. Enfermagem Materno-Infantil: Assistência de Enfermagem no ciclo gravídico-puerperal (pré-natal, parto, puerpério). Amamentação. Cuidados com o recém-nascido de baixo e alto risco. Assistência de Enfermagem à criança nas unidades de internação de baixo, médio e alto risco. Assistência de Enfermagem nas unidades de emergência pediátrica.

Sugestões Bibliográficas:

ALFARO-LEFEVRE, Rosalinda. Aplicação do Processo de Enfermagem - Promoção do cuidado colaborativo. Porto Alegre: Artmed. 2005.

BRASIL, Ministério da Saúde. Pré-Natal e Puerpério - Atenção Qualificada e Humanizada. Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos - Caderno nº 5. Brasília: 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Vigilância Epidemiológica dos Eventos Adversos Pós-Vacinação. Brasília. 2ª ed. 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil. Brasília; Ministério da Saúde; 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência em Planejamento Familiar - Manual Técnico. Brasília, 4ª ed. 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso: método mãe-canguru. Manual do curso. 1ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção integrada às doenças prevalentes na infância: AIDPI: Módulos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7,. Brasília, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. FREBASGO. Urgências e emergências maternas. Um guia para o diagnóstico e conduta em situações de morte materna. 2ª ed. Secretaria de Políticas Públicas. Área Técnica da Saúde da Mulher. Brasília. 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gestação de Alto Risco. Brasília, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Controle da Hanseníase. Brasília, 3ª ed. 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. Brasília, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Assistência ao Recém-nascido. Brasília, 1994.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Normas de Vacinação. Brasília, 3ª ed. 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Parto, Aborto e Puerpério - Assistência Humanizada à Mulher.Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Brasil 2005 - Uma análise da situação de saúde no Brasil. Brasília, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília: Ministério da Saúde. 2002

BRASIL. Ministério da Saúde. Tuberculose - Guia de Vigilância Epidemiológica. Brasília, 2002.

CARPENITO-MOYET; Lynda Juall. Diagnóstico de Enfermagem. Porto Alegre: Artmed. 10ª ed. 2006

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Código de Ética. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <www.coren-rj.org.br/site/codigo_etica.pdf> Documento eletrônico acessado em 19/09/08.

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Resoluções COFEN. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <www.coren-rj.org.br/site/legislacao_resolucoes_cofen.htm> Documento eletrônico acessado em 19/09/08.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. LEI nº 7.498/86 - Lei do Exercício de Enfermagem.

FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de (org.) Ensinando a Cuidar em Saúde Pública - Série Práticas de Enfermagem. São Paulo: AB editora. 2005.

FUKUDA, Ilza Marlene Kuae; ARANTES, Evalda Cançado; STEFANELLI, Maguida Costa. Enfermagem Psiquiátrica em suas Dimensões Assistenciais. São Paulo: Manole. 2008

HOCKENBERRY, Marilyn J.; WILSON, David; WINKELSTEIN, Marilyn L.. WONG Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. Rio de Janeiro e São Paulo: Elsevier. 7ª ed. 2006.

KAWAMOTO, Emilia Emi; SANTOS, Maria Cristina Honório dos; MATTOS, Thalita Maia de. Enfermagem Comunitária. São Paulo: EPU.

KNOBEL, Elias. Terapia Intensiva: Enfermagem. Rio de Janeiro: Atheneu. 2006.

KURCGANT, Paulina (coord.). Gerenciamento em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabra Koogan, 2005.

KURCGANT, Paulina. Administração em Enfermagem. São Paulo: EPU, 1991.

OGUISSO, T. & SCHMIDT, M. J. O Exercício da Enfermagem - Uma Abordagem Ético-Legal. São Paulo: LTR, 1999.

PORTARIA 2616/GM de 12/05/98 - Programa de Controle de Infecção Hospitalar.

ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia e Saúde. 4a ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1994.

SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda. Brunner e Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005

TAMEZ, R N., SILVA, M P. Enfermagem na UTI Neonatal: Assistência ao Recém-nascido de Alto-risco. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan,1999.

ENGENHEIRO CIVIL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

I - Projeto e Execução de Obras Civis e Topografia: locação de obra; sondagens; instalações provisórias; canteiro de obras; depósito e armazenamento de materiais; fundações profundas; fundações superficiais; escavações; escoramento; elementos estruturais; estruturas especiais; estruturas em concreto armado; alvenaria estrutural; concreto - controle tecnológico; argamassas; formas; armação; instalações prediais; alvenarias; paredes; esquadrias; revestimentos; coberturas; pisos; impermeabilização; equipamentos e ferramentas; segurança e higiene no trabalho; engenharia de custos. II - Materiais de Construção Civil: aglomerantes: gesso, cal, cimento portland; agregados; argamassa; concreto; dosagem; tecnologia do concreto; aço; madeira; materiais cerâmicos; vidros; tintas e vernizes. III - Mecânica dos Solos: origem e formação dos solos; índices físicos; caracterização de solos; propriedades dos solos arenosos e argilosos; pressões nos solos; prospecção geotécnica; permeabilidade dos solos; compactação dos solos; compressibilidade dos solos; adensamento nos solos; estimativa de recalques; resistência ao cisalhamento dos solos; empuxos de terra; estrutura de arrimo; estabilidade de taludes; estabilidade das fundações superficiais e estabilidade das fundações profundas. IV - Resistência dos Materiais: tensões normais e tangenciais: deformações; teoria da elasticidade; análise de tensões; tensões principais; equilíbrio de tensões; compatibilidade de deformações; relações tensão x deformação - Lei de Hooke; Círculo de Mohr; tração e compressão; flexão simples; flexão composta; torção; cisalhamento e flambagem. V - Análise Estrutural: esforços seccionais - esforço normal, esforço cortante e momento fletor; relação entre esforços; apoios e vínculos; diagramas de esforços; estudo das estruturas isostáticas (vigas simples, vigas gerber, quadros). VI - Dimensionamento do Concreto Armado: características mecânicas e reológicas do concreto; tipos de aços para concreto armado; fabricação do aço; características mecânicas do aço; concreto armado - fundamentos; estados limites; aderência; ancoragem e emendas em barras de armação; detalhamento de armação em concreto armado. VII - Instalações Prediais: instalações elétricas; instalações hidráulicas; instalações de esgoto; instalações de telefone e instalações especiais. VIII - Obras hidráulicas e sanitárias, incluído o dimensionamento hidráulico de dutos fechados, canais abertos, redes de abastecimento de água e esgotos sanitários, estações de tratamento de água e esgotos, obras marítimas, redes de drenagem pluvial, hidrologia continental e marítima, obras de captação e descarga, vertedores, orifícios, válvulas, bombas e etc. IX - Estruturas de Aço. X - Estruturas de Madeira.

Sugestões Bibliográficas:

AZEREDO, Hélio Alves. O Edifício até sua cobertura. Edgar Blücher Ltda.

AZEREDO, Hélio Alves. O Edifício e seu acabamento. Edgard Blücher Ltda.

AZEVEDO NETTO, José Martiniano; Manual de Hidráulica. Editora Edgard Blücher Ltda.

BORGES, Alberto de Campo. Topografia Aplicada à Engenharia Civil. Vols. I e II. Editora Siciliano.

CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos Solos e suas Aplicações. Vols. I a IV. Editora Livros Técnicos e Científicos.

CARDÃO, Celso. Técnica da Construção. Editora Engenharia e Arquitetura, v. 1 e 2.

CARVALHO, Manoel Pacheco. Curso de Estradas. Vols. I e II. Editora Científica.

CREDER, Hélio. Instalações Elétricas. Livros Técnicos e Científicos Editora S/A.

CREDER, Hélio. Instalações Hidráulicas e Sanitárias. Livros Técnicos e Científicos Editora S/A.

ESPARTEL, Lelis. Curso de Topografia. Editora Globo.

MACINTYRE, A. J. Instalações Hidráulicas. Guanabara.

NORMAS TÉCNICAS da ABNT.

PETRUCCI, Eládio G. Concreto de Cimento Portland. Editora Globo.

PETRUCCI, Eládio G. Materiais de Construção. Editora Globo.

PFEIL, Walter. Concreto Protendido. Livros Técnicos e Científicos S/A.

PFEIL, Walter, PFEIL, Michèle. Estruturas de Madeira. Livros Técnicos e Científicos S/A.

PFEIL, Walter, PFEIL, Michèle. Estruturas de Aço. Livros Técnicos e Científicos S/A.

PINTO, Carlos de S. Curso Básico de Mecânica dos Solos. Ed. Oficina de Textos.

PINTO, Nelson L. de Souza et al.. Hidrologia Básica. Editora Edgard Blüchner.

SUSSEKIND, J. C. Curso de Análise Estrutural. Vols. 1, 2 e 3. Editora Globo.

SUSSEKIND, J. C. Curso de Concreto. Vols. I e II. Editora Globo.

TIMOSHENKO, S. P. e GERE, J. E. Mecânica dos Sólidos. Vols. 1 e 2. Editora LTC.

FISIOTERAPEUTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1-Fisioterapia em Neurologia:

1.1- Anatomia Macroscópica, 11.1- sistema nervoso central, 1.1.2- Sistema de suporte, 1.2- Neurônio, 1.2.1- classificação, 1.2.2- neurotransmissão sináptica e não sináptica, 1.2.3- neurotransmissores, 1.3- Sistemas sensoriais, 1.3.1- receptores sensoriais do sistema Antero-lateral e vias, 1.3.1.1- neurônios aferentes primários, 1.3.1.2- correlações clínicas( síndromes sensoriais), 1.4- sentidos somáticos, 1.4.1- tato discriminatativo, 1.4.2- propriocepção, 1.5- sentidos especiais (sistema vestibular), 1.6- sistemas motores, 1.6.1- centros inferiores, 1.6.2- centros superiores, 1.6.3- distúrbios clínicos dos neurônios motores,1.6.4- treinamento do controle motor e mensurações, 1.6.4.1- exercícios relacionados à tarefa e ao treinamento, 1.6.4.2- deficiências e incapacidades associadas à lesão cerebral, 1.6.4- Avaliação e tratamento dos distúrbios dos neurônios motores 1.6.5- sistema nervoso autônomo, 1.7- funções cognitivas superiores, 1.7.1- emoções, 1.7.2- Neuroplasticidade, 1.7.2.1- recuperação da lesão 1.7.2.1- aprendizado e memória, 1.8- mecanismos neurais da linguagem, 1.9- Controle postural, 1.10-Facilitação Neumomuscular Proprioceptiva,- 1.10.1-Técnicas específicas, 1.10.1.1-Iniciação rítmica, 1.10.1.2- combinação de isotônicas, 1.10.1.3- reversão de antagonistas, dinâmica, de estabilizações, 1.10.1.4- estabilização rítmica, 1.10.1.5- estiramento repetido: (contrações repetidas), no início da amplitude, durante a amplitude, 1.10.1.6- contrair-relaxar: tratamento direto e indireto, 1.10.1.7- manter-relaxar: tratamento direto e indireto, 1.10.2- Princípios de tratamento, 1.10.2.1-avaliação, 1.10.2.2- objetivos do tratamento

2 - Fisioterapia em Geriatria:

2.1 - Aspectos biológicos do envelhecimento, 2.1.1- teorias do envelhecimento, 2.1.2- anatomia e fisiologia do envelhecimento, 2.2- avaliação do idoso, 2.2..1- anamnese do idoso, 2.2.2 avaliação da dor e performance física, 2.3- fisiologia do exercício aplicada ao idoso, 2.3.1- capacidade funcional, 2.3.2- efeitos do exercício aplicado ao idoso, 2.4- quedas, 2.4.1- aspetos fisiológicos ambientais determinantes da queda, 2.4.2- formas de avaliação do risco de queda, 2.5- recursos eletrotermoterápicos em idosos, 2.5.1- correntes elétrias em idosos, 2.5.2- ultra-som em idosos, 2.5.3- ondas curtas em idosos, 2.5.4- laser de baixa freqüência, 2.5.5- radiação ultravioleta e infravermelha. 2.6- Fisioterapia no idoso com disfunção neurológica, 2.7- Fisioterapia no idoso portador de doença reumática, 2.8- Fisioterapia no idoso portador de doença traumato-ortopédica, Fisioterapia no idoso portador de doença cardiovascular, 2.9- Revitalização geriátrica, 2.9.1- programa de revitalização, 2.9.2- efeitos da revitalização geriátrica, 2.9.3- efeitos prejudiciais do exercício físico.

3- Fisioterapia Cardiorespiratória:

3.1- Avaliação do paciente cardiopata, 3.1.1- Paciente cardiopata crítico, 3.2- Fisioterapia Cardiorespiratória no paciente crítico, 3.2- Ventilação Mecânica invasiva e não invasiva aplicada ao paciente Cardiopata, 3.2.1- Desmame do paciente cardiopata, 3.4- Pré e pós-operatório do paciente cardiopata, 3.5- Reabilitação Cardiovascular, 3.5.1- Fase I, 3.5.2- Fase II, 3.5.3- Fase III, 3.6- Doenças Valvares, 3.6.1- Fisioterapia no pré e pós-operatório de doenças valvares, 3.7- Fisioterapia no pré e pós-operatório de resseccções pulmonares e transplante pulmonar, 3.8- Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgia neurológica, 3.9-Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica e abdominal, 3.10- Técnicas e recursos para remoção de secreção brônquica, 3.10.1- expansão pulmonar 3.10.2- treinamento muscular respiratório, 3.11- avaliação Fisioterapêutica em UTI, 3.12- Ventilação Mecânica, 3.12.1- estratégias ventilatórias avançadas, 3.12.2- modos ventilatórios básicos, 3.12.3- Cuidados com a via aérea artificial, 3.13- Insuficiência respiratória aguda, 3.14- Ventilação Mecânica invasiva e não invasiva aplicada ao paciente asmático, 3.14.1- DPOC, 3.14.2- SDRA, 3.14.3- edema agudo de pulmão.

Sugestões Bibliográficas:

ADLER, Susan, BECKERS, Dominiek, BUCK, Math. PNF- Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva-Um Guia Ilustrado. 2ª. Edição, Editora Manole, São Paulo, 2007.

AZEREDO, Carlos Alberto Caetano. Fisioterapia Respiratória Moderna, 4ª. Edição, Editora Manole, São Paulo, 2002.

CARR, Janet, SHEPHERD, Roberta. Reabilitação Neurológica-Otimizando o desempenho motor. 1ª.edição, Editora Manole, São Paulo, 2008.

COHEN, Helen. Neurociências para Fisioterapeutas- Incluindo correlações clínicas, 2ª. Edição, Editora Manole, São Paulo, 2001.

KAUFFMAN, Timothy. Manual de Reabilitação Geriátrica, 1ª. Edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2001

PULZ, Cristiane, GUIZILINI, Solange, PERES, Paulo Alberto Tayar. Fisioterapia em Cardiologia-Aspectos Práticos, 1ª. Edição, Editora Atheneu Rio de Janeiro, 2006.

REBELATTO, José Rubens; MORELLI, José Geraldo da Silva - Fisioterapia em Geriatria, a prática da assistência ao idoso, 1ª. edição, Editora Manole, São Paulo, 2004.

SARMENTO, George Jerre Vieira. Fisioterapia Hospitalar- Pré e Pós-operatório. 1ª. Edição, São Paulo, 2008.

SARMENTO, George Jerre Vieira. Fisioterapia Respiratória no paciente crítico. 3ª. Edição, São Paulo, 2008.

SHUMWAY, Cook, Anne, Woollacott, Marjorie. Controle Motor-Teoria e aplicações práticas, 2 edição, Editora Manole, São Paulo, 2003.

FONOAUDIÓLOGO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fonoaudiologia Clínica: Anatomofisiologia aplicada à Fonoaudiologia em suas especialidades. - Audiologia Clínica : Anatomofisiologia do Sistema Auditivo, noções básicas de acústica, psicoacústica, avaliação audiológica, imitanciometria,, triagem auditiva neonatal, avaliação eletrofisiológica, processamento auditivo central e patologias do sistema auditivo. - Voz : Anatomofisiologia de trato vocal, distúrbios da voz e seus aspectos clínicos, avaliação, diagnóstico diferencial, prevenção, intervenção e conduta terapêutica nos distúrbios vocais. - Motricidade Oral : Anatomofisiologia do sistema estomatognático, avaliação dos órgãos fonoarticulatórios e das funções neurovegetativas, diagnóstico diferencial, prevenção, intervenção e conduta terapêutica nos distúrbios de motricidade oral. Linguagem : Teorias de aquisição da linguagem e aprendizagem, desenvolvimento lingüístico, bases biológicas para aquisição da linguagem, distúrbios de linguagem e seus aspectos clínicos, avaliação, diagnóstico diferencial, prevenção, intervenção e abordagens terapêuticas nos distúrbios da linguagem e aprendizagem. Fonoaudiologia aplicada à : Neonatologia: Desenvolvimento sensório-motor oral e das funções estomatognáticas, reflexos orais, conceito, etiopatogenia e repercussões das principais patologias em neonatos, prematuridade e aleitamento materno. Avaliação, diagnóstico diferencial, prevenção, intervenção e conduta fonoaudiológica. Neurologia: Neuroanatomia e neurofisiologia aplicada aos distúrbios fonoaudiológicos, SNC/Periférico, especialização e funções hemisféricas. Aspectos clínicos, fatores etiológicos, classificação, repercussões motoras, lingüísticas e cognitivas das doenças degenerativas, afasias, disartrias, apraxias e disfagias orofaríngeas. Intervenção Hospitalar: Avaliação clínica e complementar, diagnóstico diferencial, prevenção, intervenção e conduta terapêutica nos casos de neonatos, crianças, adolescentes, adultos e idosos hospitalizados em enfermarias e unidades de terapia intensiva. Legislação e Normas Fonoaudiológicas.

Sugestões Bibliográficas:

BEHLAU M. O Livro do Especialista Vol. I. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

BEHLAU M. O Livro do Especialista Vol. II. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.

FROTA S. Fundamentos em Fonoaudiologia: Audiologia. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

GOLDFELD M. Fundamentos em Fonoaudiologia: Linguagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

JACOBI JS, LEVY DS, SILVA LMC. Disfagia: avaliação e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2003.

JAKUBOVICZ R. Avaliação em voz, fala e linguagem. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

LEI FEDERAL 6965 de 09 de dezembro de 1981.

LOPES FILHO OC. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo:Roca,1997

MARCHESAN IQ. Fundamentos em Fonoaudiologia: Aspectos Clínicos em Motricidade Oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

ORTIZ, KARIN ZAZO, Distúrbios Neurológicos Adquiridos - Linguagem e Cognição, 1ª ed. São Paulo: Manole, 2005

ORTIZ, KARIN ZAZO, Distúrbios Neurológicos Adquiridos - Fala e Deglutição, 1ª ed. São Paulo: Manole 2006

SANTOS MT. & NAVAS ALGP. Distúrbios da leitura e escrita: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2002.

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO FONOAUDIÓLOGO

NUTRICIONISTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Nutrientes: definições e classificação; funções, digestão, absorção, transporte e excreção. Energia. Água, eletrólitos e equilíbrio ácido-base. Fontes alimentares. Deficiência e toxicidade. Nutrição: alterações fisiológicas nos diversos ciclos de vida: primeiro ano de vida, pré-escolar, escolar, adolescente, gestante, nutriz, adulto e idoso; recomendações nutricionais. Avaliação Nutricional: conceitos, métodos de avaliação nos diferentes ciclos de vida; Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Terapia Nutricional: nas patologias cardiovasculares e pulmonares; nas patologias do sistema digestivo e glândulas anexas; nas afecções endócrinas e do metabolismo; nas patologias do sistema renal e das vias urinárias; nas doenças infectoparasitárias; na doença neoplásica; na obesidade; nas anemias; no estresse metabólico; nas alergias e intolerâncias alimentares; na desnutrição protéico-energética. Métodos de Suporte Nutricional. Epidemiologia dos Distúrbios Nutricionais: obesidade, desnutrição protéico-energética; anemia ferropriva; hipovitaminose A. Controle Higiênico-Sanitário: fundamentos microbiológicos; contaminação, alteração e conservação de alimentos; toxinfecções alimentares. Técnica Dietética: conceitos, classificação, características dos alimentos; pré-preparo e preparo dos alimentos. Educação, Saúde e Nutrição: aspectos, conceitos e métodos de ensino envolvidos na prática da Educação e Saúde. Integralidade. Evolução e mudanças nos hábitos alimentares. Políticas, Programas e Projetos de Saúde: SUS; Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Programa Saúde da Família; Bolsa Família; Programa Saúde do Adolescente; Programa de Saúde do Idoso, Programa de Saúde da Mulher; Projeto de Promoção da Saúde; Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento; Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

Sugestões Bibliográficas:

ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA. Nutrição em obstetrícia pediátrica. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2002.

BEATTIE, B. L. & LOUIE, V. Y. Nutrição e Envelhecimento. In.: GALLO, J. J. et al. Reichel Assistência ao Idoso. Aspectos clínicos do envelhecimento. 5ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

BATISTA FILHO, M.; RISSIN, A. A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, Supl. 1, p. S181-S191, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília: Ministério da Saúde, 1997b

______. Ministério da Saúde. Assistência pré-natal: manual técnico. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2000.

______ .Ministério da Saúde. Dez passos para uma alimentação - Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

______. Ministério da Saúde. Vigilância alimentar e nutricional - SISVAN: orientações básicas para a coleta, processamento, análise de dados e informação em serviços de saúde- Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

______. Ministério da Saúde. Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

______ .Ministério da Saúde Secretaria-Executiva Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Política Nacional de Humanização. A Humanização como Eixo Norteador das Práticas de Atenção e Gestão em Todas as Instâncias do SUS. HumanizaSUS Brasília - DF 2004, Série B. Textos Básicos de Saúde [www.saude.gov.br/bvs].

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira : Promovendo a alimentação saudável. Brasília : Ministério da Saúde, 2005. 236p. - (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Obesidade- Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 108 p. il. - (Cadernos de Atenção Básica, n. 12) (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

BRASIL, Portaria nº 710 de 10/06/1999. Política Nacional de Alimentação e Nutrição, 1999.

BRASIL Portaria 1395/GM de 10/12/1999 - Política de Saúde do Idoso, 1999.

BRASIL, Projeto de Lei da Câmara n. 81 de 2006. Cria o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional.

BUSS, P.M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Cadernos de Saúde Coletiva, n 5,n.1, p 163-177, 2000.

CONSEA. Princípios e diretrizes de uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília: Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 2004.

SILVA Jr, E.R. Manual de controle higiênico-sanitário em alimentos. 2ª edição. São Paulo, 1996.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Análise da disponibilidade domiciliar de alimentos e do estado nutricional no Brasil: pesquisa de orçamentos familiares 2002-2003. Rio de Janeiro, 2004. < www.ibge.org.br >

MAHAN, L.K.; ALIN, M.T. KRAUSE. Alimentos, nutrição e dietoterapia. 10a ed. São Paulo: Rocco, 2002.

CUPPARI, L. Nutrição - Nutrição clínica no adulto. 1a edição. Manole. São Paulo, 2003.

SILVA, S.M.C.S. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 1a edição. Roca. São Paulo, 2007.

MATTOS, R.A . Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca dos valores que merecem ser defendidos. In: Pinheiro, R; Mattos R.A. (org) Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ/ABRASCO, 2001, p 39-64.

PHILIPPI, ST.Nutrição e técnica dietética. 2ª edição. São Paulo: Manole, 2006.

REGO, J.D. Aleitamento Materno. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001.

ROSA, G. et al. Avaliação nutricional do paciente hospitalizado - Uma abordagem teórico-prática. 1ª edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2008.

SANTOS, Ligia Amparo da Silva. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Rev. Nutr., Campinas, 18(5):681-692, set./out., 2005

SILVA, D. O. et al. SISVAN: Instrumento para o Combate aos Distúrbios Nutricionais em Serviço de Saúde. O Diagnóstico Coletivo. Rio de Janeiro: Centro de Referência de Alimentação e Nutrição - Região Sudeste, 2000.

SMEKE, E. L. M.; OLIVEIRA, N. L. S. Educação em saúde e concepções de sujeito. In: VASCONCELOS, E. M. A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede educação popular e saúde. São Paulo: Hucitec, 2001.

VALENTE, F. L. S. Direito humano à alimentação: Desafios e conquistas. São Paulo: Cortez, 2002.

MÉDICO (ANGIOLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

O endotélio vascular: funções fisiológicas; disfunção endotelial nas doenças vasculares. Mecanismo normal da hemostasia e da fibrinólise. Fisiopatologia da trombose. Tromboembolismo venoso.Trombose venosa e embolia pulmonar; fatores de risco; quadro clínico; métodos diagnósticos; tratamento.Anticoagulantes e fibrinolíticos.Aterosclerose. Metabolismo lipídico. Aterosclerose: biologia celular e formação da placa. Epidemiologia. Síndrome isquêmica aguda das extremidades. Aneurisma da aorta e seus ramos. Impotência vasculogênica. Doença cerebrovascular. Síndrome da compressão neurovascular da cintura escapular. Úlceras de origem vascular. Síndrome da insuficiência venosa crônica. Varizes. Linfangites e erisipelas. Linfedemas. Vasculites. Trauma vascular. Alterações vasoespásticas. Fenômeno de Raynaud. Semiologia vascular: o exame do paciente: métodos diagnósticos invasivos e não-invasivos. Interconsulta. Programas Preventivos- Prevenção de amputações em pacientes com diabetes.

Sugestões Bibliográficas:

BRITO CJ, Duque A, Merlo I, Rossi M, Fonseca Filho VL. Cirurgia Vascular. Cirurgia Endovascular. Angiologia. 2.ed. Rio de Janeiro. Revinter. 2008.

MAFFEI FHA, Lastória S, Yoshida WB, Rollo HÁ, M. Gianninni, R. Moura. Doenças Vasculares Periféricas. 4.ed. Rio de Janeiro. Guanabara-Koogan.

RUTHERFORD, RB. Vascular Surgery. 5.ed. W.B. Saunders Company. 2000.

BROWSE NL, Burnand KI, Allan T. Doenças Venosas. 2.ed.

CLEMENT DL y Shepherd JT. Vascular Diseases in the Limbs. Mechanisms and Principles of Treatment. 2.ed. Mosby Year Book.

LOSCALZO J, Creager MA, Dzau VJ. Vascular Medicine- A Textbook of Vascular Biology and Diseases. 3.ed. Boston. Little, Brown and Company.

MELLO NA. Síndromes Vasculares. Editora Byk. 1999.

MELLO NA. Angiologia. Editora Guanabara Koogan. 1998

VASCULAR MEDICINE. Creager M, Dzau V, Loscalzo J. Braunwald's - Heart Disease - Saunders Elsevier: 2006.

MÉDICO (CARDIOLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Cardiologia Preventiva: Distúrbios lipídicos; Exercício e atividade física; Hipertensão Arterial Sistêmica: fisiopatologia, perfil clínico, princípios do tratamento, hipertensão secundária, emergências hipertensivas; Diabetes mellitus e o coração; Estrogênio e Cardiopatia; tabagismo; Princípios de Reabilitação Cardiovascular. Insuficiência Cardíaca: fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Síndromes Isquêmicas: Estáveis, Síndrome Coronárias Agudas sem Elevação do Segmento ST, Infarto Agudo do Miocárdio. Valvopatias: Mitral, Aórtica, Tricúspide, Pulmonar. Endocardite Infecciosa: Fisiopatologia, Perfil Clínico, Princípios do tratamento. Febre Reumática. Miocardites e Miocardiopatias: Dilatada, Hipertrófica e Restritiva. Doenças do Pericárdio Hipertensão Pulmonar e Cor Pulmonale . Cardiopatia Congênita na criança e no adulto. Coração e gestação. Coração e Outros Órgãos e Sistemas: Sistema Endócrino, Distúrbios Hematológicos e Oncológicos, Sistema Renal, Distúrbios Neurológicos e Doenças Reumáticas. Coração e Doenças Infecciosas. Drogas ilícitas e o Coração . Traumatismos do Coração. Coração de Atleta. Envelhecimento do Sistema Cardiovascular. Arritmias Cardíacas. Farmacologia Clínica Cardiovascular. Eletrocardiografia. Métodos de Imagem Cardiovascular: Radiografia Simples do Tórax, Ecocardiografia, Medicina Nuclear e Angiografia Coronária, Cateterismo Cardíaco e Avaliação Hemodinâmica.

Sugestões Bibliográficas:

Deccache,W. & Crasto, M.C.V. Eletrocardiograma. Semiótica e Clínica. Revinter, 1993.

Tranchesi, J. Eletrocardiograma Normal e Patológico - Noções de Vetorcardiograma. Atheneu, 1975.

Hallake, J. Eletrocardiografia. MEDSI, 1994;

Braunwald, E. Heart Disease A Textbook of Cardiovascular Medicine. W.B. Saunders Company, 6ª ed., 2001.

Schlant, R. C. & Alexander, R.W. Hurt`s The Heart. McGraw.Hill, 8ª ed., 1994.

Porto, C. C. Doenças do Coração. Prevenção e Tratamento. Editora Guanabara Koogan, 6ª ed., 2005.

Crawford, P. A. The Washington ManualTM Série Consultas Cardiologia, tradução de Hennemann, T.L.A., 2005.

Pádua Filho, W.C., Barbosa, M.M., Chula, E.D. Cardiologia: Sociedade Mineira de Cardiologia, 2005.

Topol, E. J. Tratado de Cardiologia. Editora Guanabara Koogan, 2ª ed., 2005.

Fonseca, F. H. Doenças Cardiovasculares: Terapêutica Clínica. Editora Planmark, 2006.

Fonseca, F. H. Doenças Cardiovasculares: Apoio ao Diagnóstico. Editora Planmark, 2008.

Passarelli Jr., O. Fonseca, F.A.H., Colombo, F.M.C., Scala, L.C. N., Povoa, R. Hipertensão Arterial de Difícil Controle: Da Teoria à Prática Clínica, Segmento Farma, 2008.

Revistas da SOCERJ. 14) Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

MÉDICO (CLÍNICO GERAL) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Parada Cardiorrespiratória, arritmias cardíacas, insuficiência coronariana aguda, infarto agudo do miocárdio, dissecção aórtica, emergências hipertensivas, choques. SARA, oxigenioterapia, insuficiência respiratória aguda, embolia pulmonar. Cetoacidose diabética, coma hiperosmolar, crise tireotóxica, insuficiência supra-renal. Infecção no hospedeiro imuno comprometido, sepse, infecções hospitalares, endocardite infecciosas, meningites. Distúrbio hidroeletrolítico e ácido-base, insuficiência renal aguda. Insuficiência hepática, pancreatite aguda, hemorragia digestiva alta e baixa, abodmen agudo. Distúrbios da hemostasia, indicações do uso do sangue e derivados. Comas, acidentes vasculares encefálicos, estado de mal epilético. Sedação e analgesia. Gastroenterologia: doenças do esôfago, doença péptica, câncer gástrico, síndrome disabsortiva, doenças inflamatórias do intestino, câncer do colon, hipertensão porta, diagnóstico diferencial das icterícias, cirrose hepática. Pneumologia: asma brônquica, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonias, câncer de pulmão, doenças da pleura. Reumatologia: diagnóstico diferencial das artrites, artrite reumatóide, lupus eritematoso sistémico, gota. Cardiologia: insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, cardiomiopatias. Hematologia: diagnóstico diferencial das anemias, interpretação clínica do hemograma, diagnóstico diferencial das linfoadenopatias e esplenomegalias. Neurologia: cefaléias, epilepsias, polineuropatias. Nefrologia: insuficiência renal crônica, síndrome nefrítica, síndrome nefrótica, infecção urinária. Endocrinologia: diabetes mellitus, distúrbios da tireoide. Infectologia: síndrome da imunodeficiência adquirida, febre de origem obscura, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, leptospirose, toxoplasmose, mononucleose infecciosa, citomegalovirose, dengue, doença inflamatória pélvica, antibioticoterapia e drogas antivirais. Interpretação dos exames complementares básicos e principais métodos de imagem, fundamentos da farmacologia e terapêutica aplicada. Febre amarela.

Sugestões Bibliográficas:

ISSELBACHER, K. J. Harrison´s principles of internal medicine. 16. ed. N. York: McGraw Hill Book Company. 2005.

WYNGAASRDEN, J. B. & SMITH, L. H. Cecil textbook of medicine. 23. ed. Philadelphia: W. B. Saunders Company. 2007.

PRADO, Cintra. Atualização Terapêutica. 1998.

MÉDICO (DERMATOLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fisiopatologia da pele. Embriologia e Histologia da pele. Semiologia cutânea. Métodos diagnósticos nas doenças da pele. Imunopatologia da pele. Doenças inflamatórias e pruriginosas. Doenças eritemato- escamosas. Dermatites liquenóides. Dermatites espongióticas. Dermatoses neutrofilicas. Dermatoses purpúricas. Dermatoses ocupacionais. Procedimentos em cirurgia dermatologica. Dermatoses por agentes químicos , físicos e mecânicos. Dermatoses infecciosas e parasitárias. Dermatoses do período gestacional. Doenças de pele do neonato. Doenças dos anexos cutâneos. Doenças da queratinização. Doenças sexualmente transmissíveis. Úlceras de pele. Doenças das cartilagens. Doenças do couro cabeludo. Dermatoses palmares e plantares. Dermatoses esclerosantes. Dermatoses atrofiantes. Doenças da cavidade oral. Hipodermites e vasculites . Dermatoses por hipersensibilidade. Doenças que acometem o sistema elástico. Doenças de pele associadas com o vírus da Imunodeficiência Humana- AIDS). Colagenoses. Eritemas figurados. Dermatoses do períneo e região anal. Dermatoses da região genital. Paraneoplasias. Genodermatoses. Infiltração linfocítica da pele. Granulomas não infeccciosos. Angioedema e urticária. Hamartomas, cistos, hiperplasias e malformações. Tumores malignos e benignos. Envelhecimento cutâneo. Histiocitoses. Discromias. Mastocitoses. Terapêutica Dermatológica. Hanseníase.

Sugestões Bibliográficas:

Azulay & Azulay- DERMATOLOGIA- 5a Edição revisada e atualizada, Guanabara Koogan S.A Rio de Janeiro,2008.

Cuzzi-Maya T., Piñero, Maceira J. Dermatopatologia- Bases para o Diagnóstico morfológico. Editora Roca 2001.

ElderD, Elenitsas R,et al:LEVER HISTOPATHOLOGY OF THE SKIN, 9ºEd.,Lippinctt-Willims &WWilkins, Philadelphia.2005.

Fitzpatrick TB, Eisen AZ et al: FITZPATRICK's DERMATOLOGY IN GENERAL MEDICINE,7ºEd. Mc Graw Hill, New York,.2007.

Hanseníase- Atividades de controle e manual de procedimentos - Ministério da Saúde - Ed. 2001.

Sinésio Talhari-René Garrido Neves,Hanseníase-Dermatologia Tropical- -4ªedição 2006

MÉDICO (ENDOCRINOLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Princípios de ação hormonal. Fisiologia da regulação do eixo hipotálamo-hipófise. Neuroendocrinologia: Crescimento normal e patológico. Acromegalia. Síndromes hiperprolactinêmicas. Diabetes insipidus. Testes de função hipofisária. Tumores hipofisários e suprahipofisários, com ou sem repercussão endócrina. Tireóide: Fisiologia tireoidiana. Hiper e hipotireoidismo. Tireoidites. Bócios. Neoplasias tireoidianas. Paratireóides: Fisiologia de regulação do cálcio, fósforo e magnésio. Hiperparatireoidismo e hipoparatireoidismo. Diagnóstico diferencial das hipercalcemias. Doenças osteometabólicas (Paget, osteoporose, raquitismo). Pâncreas: Diabetes mellitus tipos 1 e 2: fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e suas complicações. Adrenal: Biossíntese esteróide e sua regulação. Regulação hormonal do metabolismo da água e eletrólitos. Insuficiência adrenal e Síndrome de Cushing. Síndrome de excesso de mineralocorticóides. Hiperplasia adrenal congênita. Tumores do córtex adrenal. Feocromocitoma. Puberdade e diferenciação sexual: Distúrbios da puberdade e da diferenciação sexual. Endocrinologia feminina: Ciclo menstrual normal e patológico. Síndromes anovulatórias. Amenorréias. Infertilidade. Síndromes hiperandrogênicas. Tumores ovarianos. Menopausa. Endocrinologia da gestação. Andrologia: Fisiologia do eixo hipotálamo / hipófise / testículos. Hipogonadismo, métodos, diagnósticos e tratamento. Infertilidade masculina. Disfunção erétil. Ginecomastia. Obesidade: Tipos, fisiopatologia, tratamento. Dislipidemias. Endocrinologia do envelhecimento: Principais alterações hormonais da terceira idade. Desordens endócrinas paraneoplásticas: Apudomas. Hipertensão de origem endócrina. Síndrome metabólica.

Sugestões Bibliográficas:

Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia - Revista de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Bandeira, Francisco (et al). Endocrinologia e Diabetes - 1ª edição, Medsi, 2003.

GREENSPAN, Francis S & GARDNER, David G. Endocrinologia Básica e Clínica. 7th ed. McGraw-Hill Interamericana do Brasil, 2006.

VILAR, Lucio (et al). Endocrinologia Clínica. 3 ed. MEDSI Editora Médica e Científica Ltda, 2006.

Saad, MJA (et al). Endocrinologia.Editora Atheneu, 2007.

MÉDICO (GASTROENTEROLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Procedimentos de investigação diagnóstica e terapêutica na gastroenterologia: endoscopia digestiva, ultra-sonografia abdominal, radiologia diagnóstica e terapêutica intervencionista na gastroenterologia. Estomatites infecciosas e cáusticas. Disfagia: diagnóstico, terapêutica. Acalasia: diagnóstico diferencial e tratamento. Distúrbios motores do esôfago; critérios diagnósticos e tratamento. Esofagites: péptica, cáustica, actínica, infecciosa. Hérnia de hiato e doença do refluxo gastroesofagiano. Carcinoma do esôfago. Gastrites e úlcera péptica. Helicobacter pylori e as doenças digestivas associadas. Carcinoma gástrico. Lesões gastrointestinais induzidas pelos antiinflamatórios não esteróides. Síndrome de imunodeficiência adquirida e o aparelho digestivo. Hemorragia digestiva alta aguda e hemorragia digestiva baixa aguda. Hipertensão porta. Parasitoses intestinais. Diarréia aguda e crônica: diagnóstico diferencial e tratamento. Síndrome de má-absorção. Insuficiência vascular mesentérica. Síndrome do intestino curto. Doença inflamatória intestinal idiopática e específicas. Doença diverticular do cólon. Obstrução e pseudo-obstrução intestinal. Pólipos epiteliais do cólon e carcinoma do cólon. Apendicite aguda. Hepatites agudas e crônicas: infecciosas, por drogas, autoimunes. Doença hepática metabólica e alcoólica. Cirrose hepática e transplante hepático. Hepatocarcinoma. Pancreatite aguda e crônica. Colelitíase e coledocolitíase. Doenças colestáticas auto-imunes. Câncer das vias biliares e do pâncreas. Linfoma gastrointestinal. Sugestões Bibliográficas:

Clinics in Liver Disease - últimos 6 anos.

Current Diagnosis and Treatment in Gastroenterology - Scott Friedman, Kenneth McQuaid, James Grendell, Lange Medical Books / McGraw-Hill, 2003

Gastroenterologia e Hepatologia - Diagnóstico e Tratamento - Moisés Mincis - 4a edição, 2008

Gastroenterology. Clinics of North America - últimos 6 anos

ISSELBACHER, K. J. Harrison´s principles of internal medicine. 16. ed. N. York: McGraw Hill Book Company. 1997.

SCHIFF, Eugene. Schiff´s Diseases of the Liver. 9ª ed

SLEISENGER. Gastrointestinal Disease. 7ª ed.

YAMADA. Textbook of Gastronterology. 4ª ed.

MÉDICO (GINECOLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Ginecologia - Anatomia. Embriologia do sistema urogenital e mamário. Semiologia. Fisioloigia. Bioesteroidogênese e farmacologia dos hormônios. Puberdade normal e anormal. Climatério. Amenorréias. Hiperandrogenismo. Hiperprolactinemias. Estados interssexuais. Infertilidade. Anticoncepção. Doenças sexualmente transmissíveis. Patologia benigna de mama. Patologia benigna de vulva. Patologia benigna de vagina. Patologia benigna de colo uterino. Patologia benigna de corpo uterino. Patologia benigna de ovário. Patologia maligna de mama. Patologia maligna de vulva e vagina. Patologia maligna de colo uterino. Patologia maligna de corpo uterino. Patologia maligna de ovário. Distopias genitais. Dor pélvica. Emergências ginecológicas. Ginecologia operatória. Aspectos éticos e médico - legais em ginecologia.

Obstetrícia - Embriogênese e desenvolvimento fetal. Anexos do embrião e feto. Trocas materno ovulares. Endocrinologia do ciclo gestativo. Estudo da bacia. Estática fetal. Contratilidade uterina. Mecanismo de parto. Alterações do organismo materno na gravidez. Propedêutica na gravidez: Diagnóstico de gravidez, anamnese, exame físico, exames complementares. Assistência pré-natal. Parto e puerpério e lactação normais (estudo clínico e assistência). Analgesia e anestesia. Doenças intercorrentes do ciclo grávido puerperal (ver no e-mail). Doença hipertensiva (específica e não específica) da gestação. Abortamento. Prenhez ectópica. Neoplasia trofoblástica gestacional. Implantações heterotrópicas da placenta. DPP. Distúbios da hemocoagulação, embolia amniótica e choque. Polidramnia, oligodramnia e amniorrexe prematura. Prematuridade. Gemelidade. Hidropsia fetal imune e não imune. Gravidez prolongada. Patologia da membranas, placenta e cordão umbilical. Anomalias congênitas. Gravidez de alto risco. Medicina fetal. Patologias do parto, puerpério e lactação. Tocurgia. Indicações de cirúrgias no ciclo gestativo. Mortalidade materna e perinatal. Aspectos médico-legais e éticos em obstetrícia.

Sugestões Bibliográficas:

FREBASGO. Manuais Técnicos. Manual de Assistência ao Parto e Tocurgia, 2002.

FREBASGO. Manuais Técnicos. Assistência Pré-Natal, 2000.

FREBASGO. Manuais Técnicos. Climatério, 2004.

FREBASGO. Manuais Técnicos. DST/AIDS, 2004.

FREBASGO. Manuais Técnicos. USO DO Misoprostol, 2005.

FREBASGO. Manuais Técnicos. Anticoncepção, 2005.

FREITAS, Fernando, et al, Rotinas em Obstetrícia. 5ª ed., 2006, Artmeid

HALBE, HANS. Tratado de ginecologia. Ano 2000. Editora Roca.

OLIVEIRA, H. C. e LEMGRUBER, L. (eds). Tratado de Ginecologia da FEBRASCO. Ano 2000, Editora Revinter.

BARROS, CARLOS S. D. Mastologia Condutras - Sociedade Brasileira de Mastologia. Ano 1999. Editora Revinter.

RESENDE, Jorge. Obstetrícia. 8 ed. Reimpressão 2000. Guanabara Koogan.

______. Obstetrícia fundamental. 8 ed. Guanabara Koogan, 1999.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manuais técnicos: assistência pré-natal, gravidez de alto risco, puerpério, urgências médicas. 3 ed., 2000.

MÉDICO (INFECTOLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Epidemiologia das doenças infecciosas. Mecanismos de Transmissão. Reservatórios. Veículos e Vetores. Incidência, prevalência ou probabilidade pré-teste. Morbidade, mortalidade, letalidade, gravidade. Vigilância Epidemiológica. Fatores determinantes da endemia e epidemias. Medidas de controle. Mecanismos de agressão e defesa nas doenças infecciosas. Imunologia das doenças infecciosas. Solicitação e interpretação de exames complementares. Microbiologia clínica. Imunodiagnóstico. Métodos moleculares. Testes de sensibilidade aos antimicrobianos. Cálculo de sensibilidade, especificidade, valor preditivo ou probabilidade pós-teste. Manifestações clínicas das doenças infecciosas. Diagnóstico diferencial. Síndrome febril. Febre de origem obscura. Tratamento das doenças infecciosas. Antibióticos e quimioterápicos antiinfecciosos. Classificação. Mecanismo de ação. Resistência. Efeitos colaterais. Princípios gerais de uso. Associações. Emprego em situações especiais. Uso profilático. Infecções causadas por vírus. Viroses respiratórias. Viroses exantemáticas. Raiva. Caxumba. Infecções pelos Herpesviridae. Dengue. Febre amarela. Retroviroses. Hepatites virais. Infecções causadas por bactérias. Estreptococcias. Estafilococcias. Febre tifóide. Leptospirose. Tuberculose. Infecções por micobactérias atípicas. Infecções por Chlamydia spp. Infecções por Mycoplasma spp. Riquetsioses e infecções por agentes relacionados às riquétsias. Sepse. Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica. Endocardites. Meningoencefalites e supurações intracranianas. Infecção urinária. Pneumonia, abscesso pulmonar e derrame pleural. Infecções causadas por fungos. Paracoccidioidomicose. Criptococose. Histoplasmose. Candidíase. Pneumocistose. Infecções causadas por protozoários. Malária. Doença de Chagas. Toxoplasmose. Leishmanioses. Enteroprotozooses. Babesiose. Infecções causadas por helmintos. Esquistossomose mansônica. Geo-helmintíases. Teníases e cisticercose. Filarioses. Larva migrans cutânea e visceral. Toxiinfecções. Tétano. Botulismo. Difteria. Cólera. Toxiinfecções alimentares. Infecções sexualmente transmissíveis. Infecções transfusionais. Síndrome de imunodeficiência adquirida. Infecções no hospedeiro imunocomprometido. Síndrome de mononucleose infecciosa. Diarréias infecciosas. Infecções e trauma. Mordeduras de animais e acidentes causados por animais peçonhentos. Complicações infecciosas das queimaduras. Conduta antiinfecciosa em vítimas de abuso sexual. Infecções Hospitalares. Complicações Infecciosas do Tratamento Médico. Urgências em Doenças Infecciosas. Profilaxia das doenças infecciosas. Isolamento. Quarentena. Imunizações. Quimioprofilaxia. Aconselhamento de viajantes. Normas de biossegurança. Cuidados universais com materiais biológicos. Conduta nos acidentes pérfuro-cortantes. Imunizações em médicos e profissionais de Saúde.

Sugestões Bibliográficas:

enepi/Funasa. Normas Técnicas de Tratamento Profilático Anti-Rábico Humano Brasília 2002. Pode ser obtido em: 200.189.113.52/ftp/Saudeambiental/NORMA_TECNICA_DA_RAIVA_%202002.doc.

Coura, J.R. Dinâmica das Doenças Infecciosas e Parasitárias. Rio de Janeiro, Guanabara-Koogan, 2006.

Couto, R.C., Pedrosa, T.M.G., Nogueira, J.M. Infecção Hospitalar e outras complicações não infecciosas da doença. Epidemiologia, controle e tratamento, 3ª ed., Rio de Janeiro, Medsi, 2003.

Kasper, D.L., Braunwald, E., Fauci, A.S., Hauser, S.L., Longo, D.L., Jamenson, J.L., Loscalzo, J. Harrison's Principles of Internal Medicine, 17ª ed., New York, McGraw-Hill, 2008.

Mandell, G.L., Bennett, J.E. & Dolin, R. Mandell, Douglas and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, 6ª ed., Philadelphia, Elsevier-Churchill-Livingstone, 2005.

Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Coordenação Nacinonal de DST e AIDS. Recomendações para Profilaxia da Transmissão Vertical do HIV e Terapia Anti-Retroviral em Gestantes - 2006. Pode ser obtido em www.aids.gov.br/data/Pages/LUMISFB7D5720PTBRIE.htm.

Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Coordenação Nacinonal de DST e AIDS. Recomendações para Terapia Anti-Retroviral em Adultos e Adolescentes Infectados pelo HIV - 2007/2008. Pode ser obtido em: www.aids.gov.br/data/Pages/LUMISFB7D5720PTBRIE.htm.

Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Coordenação Nacinonal de DST e AIDS. Recomendações para Terapia Anti-Retroviral em Crianças Infectadas pelo HIV - 2006. Pode ser obtido em www.aids.gov.br/data/Pages/LUMISFB7D5720PTBRIE.htm.

Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids. Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis ‑ 4ª edição. Brasília, 2006. Pode ser obtido em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/aids/pub_destaques.php.

Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos 2a edicão revisada - Brasília outubro 2001. Pode ser obtido em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1133.

Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de Terapêutica da Malária 6a edicão revisada - Brasília dezembro 2001 Pode ser obtido em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1133.

Mistério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Norma técnica: prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes. Brasília, 2005. Pode ser obtido em www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS66E64764PTBRIE.htm.

Pereira, M.G. Epidemiologia, Teoria e Prática. Rio de Janeiro, Guanabara-Koogan, 1995.

Rey, L. Parasitologia, 2ª ed., Rio de Janeiro, Guanabara-Koogan, 1991.

Schechter, M., Rachid, M. Manual de HIV/AIDS. 9ª ed., Rio de Janeiro, Revinter, 2008.

Tavares, W. e Marinho, L.A.C. Rotinas de Tratamento das Doenças Infecciosas e Parasitárias. 2ª ed., São Paulo, Atheneu, 2007.

Tavares, W. Manual de Antibióticos e Quimioterápicos Antiinfecciosos, 3ª ed., São Paulo, Atheneu, 2001.

Nota: links acessados em outubro de 2008

MÉDICO (NEFROLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Distúrbios hidroeletrolíticos. Acidose e alcalose. Insuficiência renal aguda. Insuficiência renal crônica. Diálise. Transplante renal. Doenças glomerulares. Doenças tubulares. Doenças tubulointersticiais. Doença vascular do rim. Nefrolitíase. Infecção do trato urinário. Pielonefrite. Obstrução do trato urinário. Doença hipertensiva vascular. Carcinoma da célula renal e da bexiga. Aterosclerose: patogênese, prevenção e tratamento. Púrpura trombocitopênica trombótica. Síndrome hemolítica urêmica. Sepse. Coagulação intravascular disseminada. Infecção pelo HIV/Sida. Colagenoses. Mieloma múltiplo. Diabete melito. Insuficiência hepática. Infecção em imunossuprimidos .

Sugestões Bibliográficas:

Nefrologia. Jenner Cruz, José Nery Praxedes, Helga Maria Mazzarolo Cruz. Ed. Sauvier, 2ª. Ed., 2006.

Harrison's Principles of Internal Medicine. McGraw-Hill, 16th ed., 2005.

Brenner and Rector's The Kidney. Barry M Brenner. Ed. Salenders, 8th. Ed., 2007.

MÉDICO (NEUROLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Síndrome de hipertensão intracraniana. Doenças vasculares cerebrais e medulares. Doenças infecciosas e parasitárias: meningites, encefalite, abscessos, tromboflebites, cisticercose, esquistossomose, tuberculose e viroses. Doenças dos músculos, da junção neuromuscular, das raízes, dos plexos e dos nervos periféricos. Doenças digestivas: esclerose lateral amiotrófica. Waming-Hoffman. Kugelberg-Walender, Siringomielia. Degenerações espinocerebelares. Tumores intracranianos, raquimedulares e dos nervos periféricos (primitivos e metastáticos). Doenças do sistema nervoso autônomo: hipotensão ortostáticaneurogênica, neuropatias autonômicas, disautonomia familiar e bexiga neurogênica. Malformações congênitas e anormalidades do desenvolvimento / paralisia cerebral, retardo mental e hidrocefalias. Traumatismos cranioencefálicos e raquimedulares. Traumatismos dos nervos periféricos. Hérnias discais, mielo-radiculopatias espondilóticas. Estenose do canal raquiano. Noções de neuroimagem e de eletrofisiologia: eletroencefalografia, eletromiografia, estudos da neurocondução e potrenciais evocados.

Sugestões Bibliográficas:

A Neurologia que todo clínico deve saber - Ricardo Nitrini & Luiz Alberto Bacheschi. Editora Ateneu, 2ª ed. 1995.

Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID 10. Ed. Artes Médicas, 1993.

Neuroanatomia funcional. Ângelo Machado. Editora Guanabara S/A, 1996.

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM IV. Artes Médicas, 1995.

Tratamento das Doenças Neurológicas. Sebastião Eurico de Melo-Souza. Editora Guanabara Koogan, 2000.

ROWLAND, Merri. Tratado de Neurologia. 9 ed. RJ: Guanabara Koogan, 1997.

MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. RJ: Guanabara Koogan, 1997.

MÉDICO (OFTALMOLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Embriologia. Anatomia, fisiologia e patologia: da órbita; das pálpebras; das vias lacrimais; da musculatura extrínseca; da conjuntiva; da esclera; da córnea; da úvea; do cristalino; da retina; do vítreo; do disco óptico; das vias ópticas. Refração Ocular. Lentes de Contato. Glaucoma. Urgências. Neuro-oftalmologia. Tumores oculares. Oftalmo-pediatria. Manifestações Oculares das Doenças Sistêmicas. Terapêutica médica em Oftalmologia. Cirurgia em Oftalmologia. Exame Ocular - Técnicas e Testes Diagnósticos. Exames Complementares em Oftalmologia. Epidemiologia em oftalmologia / Prevenção da cegueira.

Sugestões Bibliográficas:

ALVES, Aderbal A. Refração. 3 ed. Cultura Médica, 2000.

NEWELL, Frank. Ophthalmology - Principles and Concepts. 8 ed.

TASMAN, William & JAEGER, Edward A. Duane's Ophthalmology. Lippincot Williams and Wilkins - atualização em 2001

KANSKI, Jack J. Oftalmologia Clínica .Elsevier. 6 ed.. COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS DO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA

Vários autores: Cultura Médica.

Doenças Externas Oculares e Córnea - vol. 1 e 2; Estrabismo; Glaucoma; Neuro-Oftalmologia - vol. 1 e 2; Óptica e refração Ocular; Repercussões Oculares das Moléstias Gerais; Retina e Vítreo; Visão Subnormal: Cristalino e catarata;Patologia Ocular; Sistema lacrimal e de drenagem; lentes de contato;

ORÉFICE, Fernando & JR, Rubens Belfort. Uveítes: Ed. Cultura Médica 2ª ed..

FARAH, ALLEMAN, BELFORT - Exames e Diagnósticos em Oftalmologia Ed. Cultura Médica

SPALTON, DAVID - Atlas de Oftalmologia Clínica - Elsevier - 3 ed.

MÉDICO (ORTOPEDISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Histologia: histopatologia e embriologia do aparelho locomotor. Fisiologia e mineralização do osso. Anatomia do aparelho locomotor. Semiologia e propedêutica do aparelho locomotor. Doenças osteometabólicas. Infecção osteoarticular. Tromboembolismo. Anomalias congênitas do membro superior. Anomalias congênitas da coluna vertebral. Anomalias congênitas do membro inferior. Displasias. Líquido sinovial. Artrites. Tendinites e tenossinovites. Bursites. Sinovites. Osteocondrites. Osteonecrose. Miosites. Espondilites. Entesopatias. Artrose. Patologias degenerativas do aparelho locomotor. Síndromes compressivas neurológicas. Paralisia cerebral. Tumor ósseo maligno. Tumor ósseo benigno. Pseudotumores. Doença de Paget. Síndromes compartimentais. Paralisia obstétrica. Artrogripose. Necrose avascular. Patologias da fise. Deformidades de eixo dos membros inferior e superior. Desvios da coluna vertebral. Lombalgia e lombociatalagia. Hérnia discal. Espondilólise. Espondilolistese. Estenose de canal vertebral. Discrepância de comprimento dos membros. Deformidades adquiridas do pé. Metatarsalgia. Marcha normal. Distúrbios da marcha. Amputações. Artroscopia. Artroplastia. Enxertia óssea e cutânea. Cintigrafia óssea. Radiologia ortopédica. Tomografia computadorizada do esqueleto. Ressonância magnética osteoarticular. Lesões nervosas relacionadas à hanseníase. Tratamento de deformidades e seqüelas da hanseníase. Lesões ortopédicas relacionadas ao diabetes. Pé diabético. Consolidação das Fraturas. Cicatrização tendinosa e ligamentar. Biomecânica das fraturas. Classificação das fraturas. Fraturas expostas. Atendimento ao politraumatizado. Fraturas por arma de fogo. Fraturas patológicas. Fratura por estresse. Gangrena gasosa. Complicações da fratura e das luxações. Tromboembolismo. Infecção pós-traumática. Fixação interna das fraturas. Fixação externa. Métodos de tratamento de fraturas e luxações. Técnica AO. Princípios de osteossíntese. Planejamento pré-operatório. Astroscopia. Amputações. Fraturas e luxações do membro inferior. Fraturas e luxações da pelves. Fraturas e luxações da cintura escapular. Fraturas e luxações do membro superior. Fraturas e luxações da coluna vertebral. Lesões meniscais. Lesões ligamentares. Lesões tendinosas. Instabilidade articular. Luxação recidivante. Descolamento epifisário. Trauma fisário. Fratura em galho verde. Fratura sub-perióstica. Deformidade plástica. Fratura obstétrica. Síndrome da criança espancada.

Sugestões Bibliográficas:

Journal of Bone and Joints Surgery (últimos 5 anos)

Journal of American Academy of Orthopaedic Surgeons (últimos 5 anos)

The Spine Journal (últimos 5 anos)

Revista Brasileira de Ortopedia (últimos 5 anos)

Rüedi e Murphy; Princípios AO do Tratamento de Fraturas; Artmed Editora, 2002

Muller et al.; Manual de Osteossíntese : técnicas recomendadas pelos Grupos AO-ASIF; 3° edição, Editora Manole

Wiss, Donald; Fraturas . Master Techniques in Orthopaedic Surgery; Editora Revinter, 2003

Callaghan, Rosenberg e Rubash; The Adult Hip; 2° edição, Lippincott Williams & Wilkins, 2007

Barros, Tarcisio e Lech; Exame Físico em Ortopedia; Editora Sarvier, 2001

Hebert, Sizínio et. al.; Ortopedia e traumatologia. Princípios e Prática; 3° edição; Artmed Editora, 2003

Campbell, Willis et. al.; Cirurgia Ortopédica de Campbell; 10° edição; Editora Manole, 2007

Rockwood, Charles et. al.;Fraturas; 5° edição; Editora Manole, 2006

Lovell e Winter; Ortopedia Pediátrica; 5° edição; Editora Manole

MÉDICO (PEDIATRA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Ações básicas de saúde: Aleitamento materno. Imunizações. Crescimento e desenvolvimento. Terapia de reidratação oral. Infecções respiratórias agudas. Prevenção de acidentes. Adolescência: Anorexia e bulimia. Crescimento e desenvolvimento. Uso de drogas ilícitas. Contracepção. Doenças sexualmente transmissíveis. Vulvovaginites. Alergia e Imunologia. Asma. Rinite. Dermatite atópica. Urticária e angioedema. Reações a drogas. Imunodeficiências primárias. Cardiologia: Cardiopatias congênitas. Insuficiência cardíaca. Hipertensão arterial. Dermatologia: Infecções bacterianas. Infecções fúngicas. Infecções virais. Zoodermatoses. Reações a insetos. Emergência: Aspiração e ingestão de corpo estranho. Choque e suporte hemodinâmico. Distúrbios hidreletrolíticos e ácido-básicos. Ressuscitação cardiopulmonar. Politraumatismo. Traumatismo crânio encefálico. Coma. Queimaduras. Cetoacidose diabética. Insuficiência supra-renal. Crises cianóticas. Anafilaxia. Abdome agudo. Intoxicações exógenas. Endocrinologia: Baixa estatura. Puberdade precoce. Hiperplasia adrenal congênita. Diabetes mellitus. Genética: Erros inatos do metabolismo. Síndrome de Down e outras síndromes cromossômicas. Gastroenterologia e hepatologia: Diarréia aguda, persistente e crônica. Dor abdominal. Constipação intestinal. Refluxo gastroesofágico. Doença péptica. Doença celíaca. Encoprese. Alergia alimentar. Hematologia e oncologia: Anemias carenciais e hemolíticas. Púrpuras. Desordens hemorrágicas. Leucemias. Linfomas. Tumor de Wilms. Tumores de sistema nervoso central. Infectologia: Febre de origem obscura. Adenomegalias. Dengue. Febre amarela. Infecções de vias aéreas superiores (virais, otites, sinusites, amigdalites). Laringites. Epiglotite. Sarampo. Rubéola. Exantema súbito. Eritema infeccioso. Escarlatina. Estafilococcias. Estreptococcias. Endocardite. Varicela. Infecção por herpes simples e zoster. Hepatites. Caxumba. Difteria. Coqueluche. Mononucleose infecciosa. Citomegalovirose. Tétano. Raiva. Sífilis. Toxoplasmose. Parasitoses intestinais. Coxsakioses. Sepse. SIDA/AIDS. Infecções osteo-articulares. Meningites. Encefalites. Leptospirose. Nefrologia e urologia: Infecção do trato urinário. Síndrome nefrítica. Síndrome nefrótica. Hematúria. Insuficiência renal. Urolitíase. Fimose. Balanopostite. Enurese noturna. Neonatologia: Assistência ao recém-nascido na sala de parto. Recém-nascido a termo, pré e pós-termo; PIG,AIG e GIG. Asfixia perinatal. Infecções congênitas e adquiridas. Distúrbios respiratórios. Distúrbios metabólicos. Sepse. Patologias cirúrgicas. Icterícia fisiológica e patológica. Neurologia: Convulsões. Cefaléia. Desordens motoras. Desvios do desenvolvimento psicomotor. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Distúrbios do sono. Autismo. Dificuldade de aprendizado escolar. Nutrologia: Alimentação no lactente e na criança. Desnutrição. Dislipidemias. Obesidade. Ortopedia: Luxação congênita do quadril. Pé torto congênito. Escoliose. Doenças do joelho e quadril. Pneumologia: Pneumonias. Derrame pleural. Bronquiolites. Abscesso pulmonar. Fibrose cística. Tuberculose. Reumatologia:. Febre reumática. Artrite idiopática juvenil. Lupus eritematoso sistêmico. Dermatomiosite. Doença de Kawasaki. Psicologia: Transtornos de ansiedade. Transtorno bipolar. Depressão. Esquizofrenia. Abuso e negligência.

Sugestões Bibliográficas:

NELSON Texbook of Pediatrics - Behrman, Kliegman & Jenson. 17th Ed. Ed. Saunders, 2004.

TRATADO DE PEDIATRIA - SBP - Fabio Ancona Lopez & Dioclécio Campos Júnior. Manole, 2007.

PRÁTICAS PEDIÁTRICAS - Vera L.T. Aires - Atheneu, segunda edição, 2006.

MÉDICO (PNEUMOLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de Anatomia do Pulmão. Mecanismo de defesa do aparelho respiratório. Diagnóstico clínico. Diagnóstico radiológico. Tomografia computadorizada do tórax. Ressonância magnética e ultra-sonografia. Métodos diagnósticos não invasivos. Função pulmonar. Métodos invasivos de diagnóstico. Diagnóstico broncoscópio, tabagismo e doenças pulmonares. Infecções das vias respiratórias superiores, pneumonias, bronquiectasias. Abcesso de pulmão. Pneumonias da infância, pneumonias no período neonatal. Antimicrobianos nas infecções pulmonares. Pneumopatias nos imunocomprometidos Tuberculose, manifestações pulmonares na AIDS. Pneumopatias nas helmintíases e protozooses. Micoses pulmonares, broncopneumonias Eosinofílicas. Asma brônquica. Manifestações torácicas do refluxo gastroesofágico. Fibrose cística. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Distúrbios respiratórios do sono. Reabilitação pulmonar. Fisioterapia respiratória. Metástases torácicas. Síndromes paraneoplásicas. O pulmão nas hemopatias malignas. Nódulo pulmonar solitário. O pulmão do paciente cirúrgico. Carcinoma brônquico. Tratamento cirúrgico do carcinoma brônquico. Outras neoplasias do pulmão. Cirurgia redutora do volume pulmonar. Transplante pulmonar. Mesotelioma pleural. Infiltrações pulmonares difusas. Colagenoses. Vasculites. Sarcoídose. Doenças respiratórias ocupacionais. Proteinose alveolar. Fibrose pulmonar. Idiopática. Síndrome de angústia respiratória do adulto (SARA). Insuficiência respiratória. Ventilação mecânica. Alterações circulatórias do pulmão. Tromboembolismo pulmonar. Cor pulmonale crônico. Hipertensão pulmonar. Derrames pleurais. Penumotórax. Empiema pleural. Mediastino. Diafragma. Pneumopatias latrogênicas. Traumatismos torácicos.

Sugestões Bibliográficas:

Capone D. Mogami R. Miyagui T. Tomografia Computadorizada de Alta Resolução nas Doenças Difusas Pulmonares - Correlação Anatomopatológica. Atheneu, Rio de Janeiro, 2003.

Tarantino, AB. Doenças Pulmonares. Editora Guanabara-Koogan, 6ª Ed. Rio de Janeiro, 2008.

The Lung - Radiologic-Pathologic Correlations. Heitzman ER. Mosby Company, 1973, atualizada em 1992.

Diagnóstico Radiológico das Doenças do Tórax. Muller, Fraser, Colman e Pare. Editora Guanabara-Koogan,2003.

Fisiologia Pulmonar. Michael G. Levitzky. 6ª edição, Editora Manole Ltda, São Paulo.

Trauma Torácico. Giovanni Antonio Marsico. Editora Revinter, 2006.

Pneumologia. Diagnóstico e Tratamento. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Atheneu, 2006.

Controle da Tuberculose - Uma Proposta de Integração Ensino-Serviço. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Educação à Distancia, Rio de Janeiro, EAD/ENSP, 2008.

PNEUMO-AIDS. Clínica - Radiologia - Patologia. Livraria e Editora Revinter. Rio de Janeiro, 2004.

RADIOLOGIA e Diagnóstico por Imagem. Aparelho Respiratório. Sociedade Brasileira de Radiologia. Livraria e Editora Rubio. Rio de Janeiro, 2004.

MÉDICO (PSIQUIATRA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

O campo da saúde mental: políticas, práticas e saberes. Princípios de epidemiologia e bioestatística. Epidemiologia psiquiátrica. Organização anatômica e funcional do sistema nervoso central. História da Psiquiatria. Classificações em Psiquiatria e Escalas de Avaliação Psiquiátrica. Diagnóstico Sindrômico e Nosológico em Psiquiatria. Psicopatologia. Exame do paciente psiquiátrico. Transtornos mentais orgânicos, incluindo sintomáticos. Aspectos Neuropsiquiátricos de Infecção do HIV no SIDA. Transtornos mentais e do comportamento decorrentes do uso de álcool e substâncias psicoativas. Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes. Transtornos do humor (afetivos). Transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatoformes. Transtornos Alimentares. Transtornos do Sono. Transtornos Mentais e do Comportamento associados ao Puerpério.Transtornos de personalidade e de comportamento em adultos. Retardo mental. Transtornos do desenvolvimento psicológico. Transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência. Transtornos da Identidade e Preferência Sexual. Transtornos Factícios e Simulação.Psicogeriatria. Psicofarmacologia e psicofarmacoterapia. Psicoterapias. Reabilitação psicossocial. Tratamentos biológicos em Psiquiatria. Emergências psiquiátricas. Psiquiatria de ligação e interconsulta. Psiquiatria forense e ética médica. Assistência em saúde mental: legislação, reestruturação e políticas públicas no Brasil. Direitos civis dos doentes mentais. Reforma psiquiátrica no Brasil e no mundo. Legislação referente aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Sugestões Bibliográficas:

KAPLAN, HI. & SADOCK, B. Compêndio de Psiquiatria. 9ª edição.Porto Alegre, Artes Médicas, 2007.

HALES RE, YUDOFSKY SC. Tratado de Psiquiatria Clínica. 4˚ ed, Porto Alegre, Artmed., 2006.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 - Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. Tradução de Dorgival Caetano. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1993.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais 4o Edição (DSM-IV). Tradução de Dayse Batista. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1994.

JASPERS, K. Psicopatologia geral: psicologia compreensiva, explicativa e fenomenologia. 2o Edição. Tradução de Samuel Penna Reis. 2 vol. Rio de Janeiro: Livraria Ateneu. 1979.

SCHNEIDER, K. Psicopatologia Clínica. Tradução de Emanuel Carneiro Leão. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1968.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 2000.

CHENIAUX J.R., ELIE, Manual de Psicopatologia. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002.

SCHATZBERG AF, NEMEROFF CB. Fundamentos de Psicofarmacologia Clínica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002.

BOTEGA, N.J.Prática psiquiátrica no hospital geral. 2ª. ed.Artmed, 2006.

REIS DE OLIVEIRA I, SENA EP. Manual de Psicofarmacologia Clínica. 2˚ ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan,2006.

ROSENBAUM, J. F.; ARANA, G. W.; HYMAN, S. E.; LABBATE, L. A.; FAVA, M. Handbook of Psychiatric Drug Therapy. 5th edition. Lippincott Williams & Wilkins, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Legislação em saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2a ed., 2001.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS / ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE - OPAS. Relatório sobre a saúde no mundo 2001. Saúde mental: nova concepção, nova esperança. Genebra, 2001. Tradução do Ministério da Saúde/Brasil (Coordenação de Saúde Mental).

MORAES, T (ed.). Ética e psiquiatria forense. Rio de Janeiro: Edições IPUB/CUCA, 2001.

CHALUB, M.; ABDALLA-FILHO, E.; TABORDA J. G. V (eds). Psiquiatria Forense. Porto Alegre: Artmed, 2004. BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Institui o Sistema Único de Saúde. ______. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. ______. Lei nº 10.216, de 06 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. ______. Lei nº 10.708, de 31 de julho de 2003 - De Volta para Casa. Institui o auxílio-reabilitação psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internações. ______. Portaria GM/ MS nº. 189, de 20 de março de 2002. Inclui na Tabela de Procedimentos do SIH-SUS os procedimentos que podem ser cobrados pelos Centros de Atenção Psicossocial cadastrados no SUS, instituindo nova sistemática de financiamento. ______. Portaria/GM nº 336, de 19 de fevereiro de 2002. Define e estabelece diretrizes para o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial. ______. Portaria MS nº 399 - Pacto pela Saúde. Diário Oficial da União, de 22 de fevereiro de 2006. ______. Portaria GM/MS nº 648, de 28 de março de 2006. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família - PSF. ______. Portaria/SAS nº 728, de 10 de Outubro de 2002 - Oficinas Terapêuticas. Inclui na tabela SIA/SUS o procedimento de Oficina Terapêutica para pessoas com transtornos mentais. ______. Portaria GM nº 1.169, de 7 de julho de 2005. Destina incentivo financeiro para os municípios que desenvolvam projetos de inclusão social pelo trabalho destinado a pessoas com transtornos mentais ou transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. ______. Portaria nº 2.077, de 31 de outubro de 2003. Regulamenta a Lei nº 10.708, de 31 de julho de 2003 (Programa de Volta para Casa), definindo os critérios de inclusão de beneficiários no Programa, o fluxo de solicitação de inclusão dos usuários, a operacionalização do pagamento do auxílio-reabilitação e as competências federais, estaduais e municipais. ______. Portaria n° 2.197/GM de 14 de outubro de 2004. Institui, no âmbito do SUS, o Programa de Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas.

MÉDICO (RADIOLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Aparelho Osteoarticular - Displasias ósseas: infecção óssea em geral, tuberculose, sífilis, sarcoidose; necrose asséptica: doenças articulares; artografia; tumores ósseos benignos; tumores ósseos malignos; lesões pseudotumorais; esqueleto nas doenças metabólicas e endrócrinas; fraturas e luxações. O tórax - Exame radiológico do tórax; patologia da parede torácica, diafragma e pleura; pneumonia alveolar e intersticial, broncopneumonia, abscesso pulmonar, tuberculose pulmonar, micoses pulmonares; doença pulmonar obstrutiva crônica; tumores do pulmão; doenças pulmonares por alteração da atividade imunológica, pulmão hipersensível; edema pulmonar, tromboembolismo pulmonar; pneumoconiose, pneumopatias ocupacionais; o tórax no pós-operatório; síndrome de angústia respiratória do adulto; radiolgia do mediastino; doenças pulmonares de etiologia desconhecida. Sistema Cardiovascular - O coração normal, métodos de exames; radiologia da circulação pulmonar, radiologia das cardiopatias congênitas; radiologia das cardiopatias adquiridas; radiologia do pericárdio. Aparelho Digestivo e Abdome - Radiologia do esôfago; radiologia do estômago e duodeno; radiologia do intestino delgado; radiologia do intestino grosso; radiologia das vias biliares e do pâncreas; o abdome agudo. Aparelho Genitourinário - Métodos de exames; lesões congênitas; urolitíase nefrocalcionosa; glomerulonefrite crônica, pielonefrite crônica, pielonefrite xantogranulomatosa; hipertensão renovascular, massas expansivas renais, cistos renais, hipernefroma; patologia vesical e prostática, uretrocistografia, cistouretrografia miccional; radiologia em ginecologia, histerossalpingografia, anomalias congênitas uterinas, adenomiose, miomatose, câncer do endométrio, patologia tubária. Radiologia em Otorrinolaringologia - Radiologia da laringe; radiologia dos seios da face; radiologia das mastóides; o osso temporal. Neurorradiologia - Radiologia do crânio normal; calcificações intracranianas normais e patologias; lesões supra e intratentoriais; angiografia cerebral normal e patologia; anielografia. Física dos Raios X - Produção de Raios X; circuito básico de um aparelho de Raios X; propriedade dos Raios X; efeitos biológicos das radiações; radiobiologia: meios de proteção em radiologia; absorção dos Raios X; antidifusores; exames intensificadores; filmes radiográficos; formação da imagem radiológica. Tomografia Computadorizada do corpo inteiro.

Sugestões Bibliográficas:

PAUL-JUHL. Interpretação Radiológica.

SUTTON. Textobook of Radiology.

TEPLICK, Haskin-Schment. Roentegenologic Diagnosis.

Capone D. Mogami R. Miyagui T. Tomografia Computadorizada de Alta Resolução nas Doenças Difusas Pulmonares - Correlação Anatomopatológica. Atheneu, Rio de Janeiro, 2003.

The Lung - Radiologic-Pathologic Correlations. Heitzman ER. Mosby Company, 1973, atualizada em 1992.

Diagnóstico Radiológico das Doenças do Tórax. Muller, Fraser, Colman e Pare. Editora Guanabara-Koogan,2003.

Segredos em Radiologia. Douglas A. Katz, Kevin R Math, Stuart A. Groskin. Editora Artes Médicas, Porto Alegre, RS, 2000.

Tomografia Computadorizada do Corpo em Correlação com Ressonância Magnética. Joseph K. T. Lee. Ed. Guanabara-Koogan, 2001.

EDEIKEN, Hodes. Diagnóstico Radiológico de las enfermidades de los huesos.

MÉDICO (ULTRASSONOGRAFISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A natureza do ultra-som: princípios básicos. Técnica e equipamentos. Indicações de ultrassonografia. Doppler. Obstetrícia e ginecologia: anatomia ultrassonográfica do saco gestacional e do embrião. Anatomia ultrassonográfica fetal. Anatomia da idade gestacional. Anomalias fetais: propedêutica e tratamento pré-natal.crescimento intra-uterino retardado. Gestação de alto risco. Gestação múltipla. Placenta e outros anexos do concepto. Anatomia e ultrassonografia da pélvis feminina. Doenças pélvicas inflamatórias. Contribuição do ultra-som nos dispositivos intra-uterinos. Princípios do diagnóstico diferencial das massas pélvicas pela ultrassonografia. Ultrassonografia nas doenças ginecológicas malignas. Endometriose. Estudo ultrassonográfico do útero normal e patológico. Estudo ultrassonográfico do ovário normal e patológico. Ultrassonografia e esterilidade. Estudo ultrassonográficodas das patologias da primeira metade da gestação. Medicina interna. Estudo ultrassonográfico do: crânio, olho, órbita, face e pescoço, tórax, escroto e pênis, extremidades, abdômen superior (fígado, vias biliares, pâncreas e baço), retroperitôneo. Estudo ultrassonográfico da cavidade abdominal: vísceras ocas, coleções e abcessos peritoneais, rins e bexiga, próstata e vesículas seminais.

Sugestões Bibliográficas:

TRATADO DE ULTRASSONOGRAFIA DIAGNÓSTICA. Carol Mumak. Mosby. Elsevier Ed. 2006, RJ.

Cerri GG; Oliveira IRS. Ultrassonografia abdominal. Rio de Janeiro, Revinter, 2002.

MÉDICO (UROLOGISTA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Anatomia cirúrgica do sistema urogenital. Embriologia do sistema urogenital. Anomalias congênitas do sistema urogenital. Tumores de rim. Tumores do urotélio. Tumores do pênis. Tumores do testículo. Câncer de próstata. Hiperplasia prostática benigna. Patologia da supra-renal. Transplante renal. Traumatismos do sistema urogenital. Infecções do sistema urogenital. Tuberculose urogenital. Doenças sexualmente transmissíveis. Infertilidade masculina. Disfunção erétil. Uroneurologia. Imaginologia do sistema urogenital. Incontinência urinária na mulher. Litíase renal. Endourologia e laparoscopia urológica. Uropediatria. Sugestões Bibliográficas:

BARATA, H. S. e CARVALHAL, G. F. (Editors). Urologia - Princípios e Prática. Artes Médicas Sul : Porto Alegre, Brasil, 1999.

TANAGHO, E.A. e McANINCH, J. W. (Editors). Smith's General Urology. Lange Medical Books/McGraw-Hill, 15th edition, Columbus, USA, 2000.

WALSH, P. C. et al. (Editors). Campbell's Urology. W. B. Saunders, 8th edition, Philadelphia, USA, 2002.

PSICÓLOGO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Teorias e técnicas psicológicas. Psicanálise. Psicopatologia geral. O campo da saúde mental. A instituição hospitalar. A prática clínica em instituições de assistência à saúde. O código de ética profissional do psicólogo.

ALBERTI, S. e FIGUEIREDO, A. C. (org.) Psicanálise e saúde mental: uma aposta. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2006.

ALTOÉ, S. e MELLO DE LIMA, M. (org.) Psicanálise, clínica e instituição. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.

AMARANTE, P. Saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.

_________. (org.) Archivos de saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Nau, 2005.

ANGERAMI-CAMON, V. A. (org.) Psicologia da saúde: um novo significado para a prática clínica. São Paulo: Pioneira, 2002.

BLEGER, J. Temas de psicologia: entrevista e grupos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Cadernos IPUB, n. 17. A clínica da recepção nos dispositivos de saúde mental. Rio de Janeiro: IPUB/UFRJ, 2000.

Código de ética profissional do psicólogo. Disponível em: www.crprj.org.br.

CRUZ, M. S. e FERREIRA, S. M. B. (org) Álcool e drogas: usos, dependências e tratamentos. Rio de Janeiro: Edições IPUB, 2001.

DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001.

FIGUEIREDO, A. C. e SILVA FILHO, J. F. (org) Ética e saúde mental. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.

FOUCAULT, M. Doença mental e psicologia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

FREUD, S. A dinâmica da transferência (1912). ESB, v. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

_________. Sobre o início do tratamento (1913). ESB, v. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

_________. Recordar, repetir e elaborar (1914). ESB, v. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

_________. Neurose e psicose (1924[1923]). ESB, v. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

_________. A perda da realidade na neurose e na psicose (1924). ESB, v. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 2007.

NUNES FILHO, E. P., BUENO, J. R. e NARDI, A. E. Psiquiatria e saúde mental: conceitos clínicos e terapêuticos fundamentais. São Paulo: Atheneu, 2005.

ROMANO, B. W. Princípios para a prática da psicologia clínica em hospitais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

TUNDIS, S. A. & COSTA, N. R. (org.) Cidadania e loucura: políticas de saúde mental no Brasil. Petrópolis: Vozes,2000.

VETERINÁRIO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Médico (Veterinário) - Conhecimentos Específicos: Planejamento e desenvolvimento de campanhas de serviços de fomento e assistência: técnicas básicas e elementos essenciais de Extensão Rural, metodologia de produção com ênfase em manejo, instalações, nutrição, reprodução, seleção e melhoramento genético. Profilaxia e diagnóstico de doenças: sanidade animal focada em clínica veterinária, zoonoses e epidemiologia. Fiscalização sanitária: noções básicas dos principais Programas Nacionais do órgão ministerial de Defesa Sanitária Animal; inspeção sanitária de carnes e seus derivados, assim como suas alterações; técnicas de inspeção "ante e pós-mortem"; higiene das operações de matança, de pessoal e da industria; inspeção, julgamento e destinação das carcaças, de vísceras e de resíduos; inspeção sanitária e alteração do pescado e seus derivados; inspeção sanitária de leite e produtos lácteos, cuidados higiênicos-sanitários na obtenção, processamento e demais operações. Vigilância sanitária: sapiência em saúde pública baseado nas endemias vigentes da população com mister de reconhecimento e controle dos principais vetores, veículos e pragas; boas práticas de fabricação (BPF), higiene de manipulação; fiscalização e inspeção dos estabelecimentos de indústria e comércio como também de produtos conservados e preservados, de origem animal; conhecimento do Sistema Único de Saúde. Sugestões Bibliográficas: BRASÍLIA. Ministério da Saúde. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde/NOB-SUS 96. 34p, 1997.< www.saude.rj.gov.br/Docs/Legislação/nob.pdf>BRASIL CF. Lei nº 8.080, de19 de setembro de1990. <www.saude.rj.gov.br/Docs/Legislação/nob.pdf>RIISPOA - Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Aprovado pelo Decreto nº 30.691, de 29-03-52, alterado pelos Decretos nºs 1.255 de 25-06-62, 1.236 de 02-09-94, nº 1.812 de 08-02-96 e nº 2.244 de 04-06-97). Legislação inclusa (Emendas, correções, adendos e normativas) www.agricultura.gov.br/portal/page?_pageid=33,959510&_dad=portal&_schema=PORTALacesso acesso em 15/02/2008PORTARIA nº 1428, de 26 de novembro de 1993: D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 02 de dezembro de 1993, MS - Ministério da Saúde regulamentada(o) por:Resolução RDC nº 175, de 08 de julho de 2003RESOLUÇÃO RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002: D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 23 de outubro de 2003, ANVISA - Agência Nacional de Vigilância SanitáriaPORTARIA nº 326, de 30 de julho de 1997: D.O.U. - Diário Oficial daUnião; Poder Executivo, de 01 de agosto de 1997, SVS/MS - Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária regulamentada(o) por:Resolução RDC nº 175, de 08 de julho de 2003RESOLUÇÃO RDC nº 173, de 13 de setembro de 2006 D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 15 de setembro de 2006, ANVISA - Agência Nacional de Vigilância SanitáriaDECRETO nº 5741, de 30 de março de 2006: D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 30 de março de 2006, Presidência da RepúblicaPORTARIA nº 2535, de 24 de outubro de 2003: D.O.M - Diário Oficial do Município, de 24 de outubro de 2003, Secretário Municipal da SaúdeRESOLUÇÃO RDC nº 12, de 02 de janeiro de 2001: D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 10 de janeiro de 2001, ANVISA - Agência Nacional de Vigilância SanitáriaPORTARIA nº 1428, de 26 de novembro de 1993: D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 02 de dezembro de 1993, MS - Ministério da Saúde www.anvisa.gov.br/legis/index.htm acesso em 15/02/2008ROZENFELD S. Fundamentos da Vigilância Sanitária ed Fiocruz. Rio de Janeiro 2006SILVA E. A. Manual de controle higiênico-sanitário em serviço de alimentação Editora Varela 2007GERMANO P. M. L & Germano M. I. S.. Higiene e vigilância sanitária em alimentos. Editora manole 2008BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Manual de controle de roedores. -Brasília 132p. 2002. <http://200.214.130.38/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21184>acesso16/02/2008GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-Secretaria de Estado de Saúde-subsecretaria de saúde coordenação de vigilância ambiental em saúdedivisão de fatores de riscos biologicos Manual para manejo de morcegos e controle da raiva www.saude.rj.gov.br/Docs/cvas/MANUAL%20DE%20MORCEGO%20ATUALIZADO.pdf16/02/2008 BRASIL. Ministério da Saúde/ Fundação Nacional de Saúde. Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos 2001 <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manu_peconhentos.pdf>16/02/2008BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Programa Nacional de Sanidade Avícola PNSA <www.agricultura.gov.br> acesso em 16/02/2008ANDRIGUETTO; PERLY; MINARDI; FLEMMING; GEMAEL; SOUZA; BONAFILHO. As bases e os fundamentos da nutrição animal. V 1 e v 2. Editora NobelPEREIRA, J. C. C. Melhoramento Genético Aplicado a Produção Animal. Editara FEP MVZ,2004.BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose - PNCEBT <www.agricultura.gov.br> acesso em 16/02/2008BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa - PNEFA <www.agricultura.gov.br> acesso em 16/02/2008BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Programa Nacional de Sanidade dos Eqüinos - PNSE <www.agricultura.gov.br> acesso em 16/02/2008BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Programa Nacional de Sanidade Suídea - PNSS <www.agricultura.gov.br> acesso em 16/02/2008BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias <www.agricultura.gov.br> acesso em 16/02/2008BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos-PNSCO <www.agricultura.gov.br> acesso em 16/02/2008CLAUDIO Severo Lombardo Barros e GUILHERME Henrique Figueiredo Marques Procedimentos para o diagnóstico das doenças do sistema nervoso central de bovinos -- Brasília : MAPA/SDA/DDA, 2003.50 p.BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Manual Técnico para o Controle da PORTARIA DAS nº 168. Raiva dos Herbívoros ,- Brasília: MAPA/SDA/DSA, 2005. 104 p. :BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. MANUAL TÉCNICO DO PNCEBT , 2006BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina SISBOV, 39 p.2002 Rey L. Parasitologia, editora Guanabara Koogan 888p. 2001RADOSTITS, O. M./Gay, C. C./Blood, D. C./Hinchcliff, K.ç W.Clínica Veterinária - Um Tratado de Doenças dos Bovinos, Ovinos, Suínos, Caprinos e Eqüinos. editora Guanabara Koogan 1770 p. 2002ACHA P. N. y Szyfres B. Zoonosis y enfermedades transmisibles comunes al hombre y a los animales, vol.I, II e III 3a edición editora Nova Alexandria 2002Beer J. Doenças Infecciosas em Animais Domésticos editora roca 398 p.1999BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. - 6. ed. - Brasília. 816p. 2005PEREIRA, M.G. Epidemiologia - Teoria e Prática. Rio de Janeiro: editora Guanabara Koogan, 2003.NELSON E COUTO, Medicina Interna de Pequenos Animais ( livro todo colorido) 3ª ed. Editora Elsever 2006EMATER-MG Livraria virtual: apicultura, suinocultura, avicultura (avicultura de postura), bovinocultura e caprinocultura. 2000. www.emater.mg.gov.br/doc/intranet/upload/LivrariaVirtual/criação%20de%20abelhas.pdf> acesso 16/02/2008BORDENAVE, J.E.D. Extensão Rural: modelos e métodos. UFRRJ: Imprensa Universitária, 1995. 32p.

PROFESSOR - 6º AO 9º ANO (TODAS AS DISCIPLINAS) - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Aspectos Filosóficos da Educação - o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências atuais:liberais e progressistas. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar. Aspectos Sociológicos da Educação - as bases sociológicas da Educação, a Educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. Educação e Sociedade no Brasil. Aspectos Psicológicos da Educação - a relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem - a formação de conceitos, crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. O desenvolvimento cognitivo e afetivo. Aspectos do Cotidiano Escolar - a avaliação como processo, a relação professor / aluno; a democratização da escola: participação, autonomia e autogestão; os direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação - A LDB atual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma. Psicologia da educação. São Paulo : Cortez, 1990.

DEL-CAMPO, Eduardo Roberto; OLIVEIRA, Thales Cezar. Estatuto da Criança e do Adolescente: Provas e Concursos. São Paulo: Atlas, 2007.

FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e Trabalho Pedagógico. Atual, 1997.

GADOTTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo : Ática, 1999.

GADOTTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo : Ática, 2002.

GADOTTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo : Cortez, 2001.

GOMES, Cândido Alberto. A Educação em Novas Perspectivas Sociológicas. São Paulo: EPU, 2005,

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio. Porto Alegre: Mediação, 2002.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Mediação, 1998.

LEI FEDERAL nº 9394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo : Cortez, 2002.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Brasília, 1996.

MEC. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

PARECER CNE/CEB 04/98. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental

PILETTI, Nelson. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 2006.

TOSCANO, Moema. Introdução à Sociologia Educacional. Petrópolis: Vozes.

PROFESSOR - 6º AO 9º ANO (CIÊNCIAS) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Ciências no Ensino Fundamental - caracterização da área; fases e tendências dominantes; ciências naturais, cidadania e tecnologia; aprender e ensinar ciências naturais: a experi-mentação; Ciências e métodos científicos; abordagem metodológica de conteúdos; temas e atividades; objetivos gerais, conteúdos e avaliação para o ensino fundamental ; orientações didáticas. O Universo - origem. O Sistema Solar, o Sol como fonte de energia, movimentos da Terra e da Lua e suas conseqüências. Rochas e solos - origem e estrutura da Terra, origem, tipos, composição e modificações das rochas, exploração e conservação do solo, combustíveis fósseis. Ar atmosférico - composição, relações com os seres vivos, poluição do ar, pressão atmosférica e suas variações, ventos, noções básicas de meteorologia. Água - propriedades físicas e químicas, ciclo da água, relações com os seres vivos, poluição da água, purificação da água, tratamento de água e esgoto. Meio Ambiente e Sociedade - conceitos ecológicos, ciclos biogeoquímicos, estudo das populações, interações, cadeias, teias e pirâmides ecológicas, relações entre os seres vivos, reciclagem, energias alternativas, poluição e desequilíbrio ecológico. Seres vivos - Evolução: Lamarck e Darwin, mutação e seleção natural, biodiversidade. Citologia: célula, membrana, citoplasma e núcleo, atividades celulares, reprodução e desenvolvimento. Animais e vegetais: classificação e caracterização geral dos filos, funções vitais, adaptações ao ambiente e representantes mais característicos. Biologia humana - origem e evolução do homem, anatomia e fisiologia humanas, doenças carenciais e parasitárias: métodos de prevenção e tratamento. Saúde no Ensino Fundamental - concepção, objetivos, conteúdos, avaliação, orientações didáticas. Orientação Sexual no Ensino Fundamental - concepção, objetivos, conteúdos, orientações didáticas. Genética - Leis de Mendel, grupos sangüíneos, sexo e herança genética. Fundamentos de Química - estrutura e propriedades da matéria, estrutura atômica, elementos químicos, íons, moléculas, átomos isótopos, isóbaros e isótonos, tabela periódica, misturas e combinações: separação de misturas, reações químicas, óxidos, bases, ácidos e sais. Fundamentos de Física - força, movimento, energia cinética e potencial, gravidade, massa e peso, trabalho e potência, máquinas simples, movimentos ondulatórios, fenômenos luminosos, calor e termodinâmica, estados físicos da matéria e mudanças de estado, eletricidade, magnetismo.

Sugestões Bibliográficas:

ALVARENGA, B. e MÁXIMO, A. Curso de Física. São Paulo: Scipione, 2000.

AMABIS e MARTHO. Biologia - vols 1, 2 e 3. São Paulo: Moderna, 1997.

CRUZ, Daniel. Ciências: Educação Ambiental - O Meio Ambiente. São Paulo: Ática, 2004.

CRUZ, Daniel. Ciências: Educação Ambiental - Os Seres Vivos. São Paulo: Ática, 2004.

CRUZ, Daniel. Ciências: Educação Ambiental - O Corpo Humano. São Paulo: Ática, 2003.

CRUZ, Daniel. Ciências: Educação Ambiental - Química e Física. São Paulo: Ática, 2003.

DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2000.

GASPAR, Alberto. Experiências de Ciências para o Primeiro Grau. São Paulo: Ática, 1992.

GASPAR, Alberto. Física - Volume Único. São Paulo: Ática, 2001.

GEWANDSZNAJDER, F. Coleção Ciências - O Planeta Terra, A Vida na Terra, Nosso Corpo, Matéria e Energia. 2 Ed. São Paulo: Ática: 2004.

HARTWIG, D., SOUZA, E. e MOTA, R. Química - vols 1, 2 e 3. São Paulo: Scipione, 1999.

LINHARES, S. e GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje - Programa Completo. São Paulo: Ática, 1999.

MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais : Ciências Naturais; Meio Ambiente e Saúde; Orientação Sexual. Brasília : MEC/SEF, 1998.

PERUZZO, T. e CANTO, E. Química - Na Abordagem do Cotidiano - Volume Único. São Paulo: Moderna, 1996.

SARIEGO, J.C. Educação Ambiental: as ameaças ao planeta azul. São Paulo: Scipione, 1995.

VASCONCELLOS, J. e GEWANDSZNAJDER, F. Programa de Saúde, São Paulo: Ática, 1999.

PROFESSOR - 6º AO 9º ANO (EDUCAÇÃO ARTÍSTICA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Ensino de Arte. Procedimentos pedagógicos em Arte: conteúdos, métodos e avaliação. A ARTE NA HISTÓRIA UNIVERSAL: da pré-história à atualidade. Principais manifestações artísticas, características das tendências e artistas representantes. A ARTE NA HISTÓRIA BRASILEIRA: do período colonial à contemporaneidade. ARTE, COMUNICAÇÃO E CULTURA: As linguagens artísticas na atualidade. Manifestações artístico-culturais populares. Elementos: da visualidade, da Música (estrutura e forma) e do Teatro.

Sugestões Bibliográficas:

ALBIN, Ricardo Cravo. O Livro de Ouro da MPB. Rio de Janeiro. Ediouro, 2003.

BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Cadernos de Música da Universidade de Cambridge. Jorge Zahar, 1986.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

FUZARI, Maria F. de Resende e FERRAZ, Maria Heloisa. Arte na Educação Escolar. São Paulo. Cortez, 1990.

GARCEZ, Lucília e OLIVEIRA, Jô. Explicando a Arte Brasileira. Rio de Janeiro. Ediouro, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte - terceiro e quarto ciclos do ensino Fundamental: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

PAZ, A. Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: metodologias e tendências. Brasília. Editora MusiMed, 2000.

PROENÇA, Graça. História da Arte. Rio de janeiro. Ática, 1995.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1979.

PROFESSOR - 6º AO 9º ANO (EDUCAÇÃO FÍSICA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Educação Física e sociedade; fundamentos didático-pedagógicos da educação física; atividade física e saúde; crescimento e desenvolvimento; aspectos da aprendizagem motora; aspectos sócio-históricos da educação física; política educacional e educação física; cultura e educação física; aspectos da competição e cooperação no cenário escolar.

Sugestões Bibliográficas:

ASSIS de OLIVEIRA, Sávio. A reinvenção do esporte: possibilidade da prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2001.

BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999.

CASTELLANI FILHO, Lino. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 1998.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1993.

DAÓLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA Jr, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física. Campinas: Papirus, 2007.

FARIA JUNIOR, Alfredo Gomes de, et al. Pratica de ensino em educação física: estágio supervisionado. Rio de Janeiro, Interamericana, 1982.

FARIA JUNIOR, Alfredo Gomes de, et al. Uma introdução à Educação Física. Niterói: Corpus, 1999.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. Teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1997.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2003.

HILDEBRANT - STRAMANN, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. Ijuí: Unijuí, 2003.

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Consenso e conflito - educação física brasileira. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

PROFESSOR - 6º AO 9º ANO (GEOGRAFIA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A história do pensamento geográfico - Conceitos, temas e teorias da Geografia. A questão do método e a crítica do conhecimento. Meio ambiente, natureza e pensamento geográfico. A Geografia, os Parâmetros Curriculares e a Cartografia - A Geografia no contexto dos Parâmetros Curriculares (5ª a 8ª Séries): O conhecimento geográfico e sua importância social. Categorias. Objetivos Gerais. Metodologia. Cartografia: os mapas e as visões de mundo - Localização: coordenadas geográficas. Escalas. Projeções. O Espaço Mundial - A Geopolítica Mundial: Da Guerra Fria à nova ordem mundial: do mundo bipolar ao mundo multipolar. As transformações políticas no mundo contemporâneo; blocos econômicos supranacionais; a atual divisão internacional do trabalho. Meio natural, meio técnico e meio técnico-científico-informacional. A era da Globalização. A produção da globalização; a globalização e território na América Latina. Conflitos étnicos atuais, a questão das nacionalidades; movimentos separatistas; terrorismo. O Espaço Industrial: localização das indústrias (fatores determinantes); tipos de indústria; o processo de industrialização nos países pioneiros; grandes potências industriais; os países de industrialização recente e os subdesenvolvidos. Os diferentes modelos de produção industrial. A revolução técnico-científica. A produção mundial de energia e suas diferentes fontes. O Espaço Agrário: as novas relações cidade x campo; os sistemas agrícolas; a agropecuária em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A modernização das atividades agrícolas. Os Espaços Urbano e Regional: as cidades e as metrópoles; urbanização em países desenvolvidos e subdesenvolvidos; rede e hierarquia urbana; megacidades e cidades globais. Segregação no ambiente urbano. Infraestrutura e serviços urbanos. Região e organização espacial. A População e Espaço Geográfico: dinâmica, crescimento, distribuição e estrutura da população; teorias demográficas; migrações internacionais. O Espaço da Circulação: transportes e comunicação no mundo atual. A Geografia das redes.A natureza e sua importância para o homem: Os diferentes componentes do quadro natural (clima, vegetação, relevo, geologia, solos, hidrografia, águas oceânicas). Quadro natural: recursos e aproveitamento econômico. Domínios morfoclimáticos; natureza/questões socioculturais; problemas ambientais urbanos; mudanças ambientais globais e meio ambiente. A natureza da globalização e a globalização da natureza. Impactos das sociedades sobre o meio ambiente. Estratégias de uso e conservação na natureza.

O Espaço Geográfico do Brasil - A Natureza do Território Brasileiro: grandes paisagens naturais; geomorfologia, relevo e solos; domínios morfoclimáticos; principais bacias hidrográficas e águas territoriais brasileiras. A Formação territorial do Brasil: A ocupação e a construção do território nacional. A organização do Estado brasileiro. O Brasil e suas diferentes regionalizações. Políticas territoriais. As regiões brasileiras e os contrastes regionais. O Brasil na Economia Global: O Brasil na economia-mundo. O Brasil e o mercado mundial. O Espaço Industrial Brasileiro: O processo de industrialização no Brasil. Concentração e dispersão espacial da indústria; o Sudeste como pólo industrial do país e a desconcentração industrial; as fontes de energia no Brasil. O Espaço Agrário Brasileiro: A produção agropecuária no Brasil; modernização do espaço agrário; as relações de trabalho no campo; a reforma agrária. Conflitos no campo. O Espaço Urbano Brasileiro: A organização do espaço urbano. Hierarquia e rede urbana; funções urbanas; urbanização, favelização, periferização e metropolização; estrutura interna das cidades brasileiras. Problemática socioespacial das metrópoles brasileiras. A questão do trabalho nas cidades: a expansão da economia informal. Segregação nas cidades brasileiras. A População e o Espaço Geográfico Brasileiro: Estrutura da população; dinâmica demográfica. Investimentos e políticas demográficas; distribuição da população pelo território. Migrações. Meio Ambiente: Questões e problemas ambientais no campo e nas cidades. Desenvolvimento urbano e impactos ambientais nas metrópoles brasileiras. A sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. O planejamento ambiental no Brasil. Sugestões Bibliográficas:

BECKER, Bertha K. e EGLER, Cláudio. Brasil - uma nova potência regional na economia mundo. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 1993.

BECKER, Bertha e MIRANDA, Mariana (orgs). A Geografia Política do desenvolvimento sustentável. Editora UFRJ. Rio de Janeiro, 1997.

BECKER, Bertha K. et alii (orgs). Geografia e Meio Ambiente no Brasil. HUCITEC. São Paulo, 1995.

BOLIGIAN, L. e ALVES, A.. Geografia - espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2007.

CASSETI, V. Ambiente e Apropriação do Relevo. São Paulo: Contexto, 1991.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Volume I. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTRO, Iná Elias et alii (org). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1994.

CAMARGO, L.H.R. A ruptura do meio ambiente. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 2005.

CASTRO, I.E., GOMES, P.C.C. e CORRÊA, R.L. (orgs.) Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blucher, 2ª ed.1980.

COELHO, M. A.. e TERRA, L.. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1999.

CORRÊA, R. L. Região e Organização Espacial. São Paulo: Ática, 1986.

CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 1997.

CUNHA, Sandra Baptista e GUERRA, Antonio José Teixeira (organizadores). Geomorfologia do Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2ª ed. 2001.

DREW, D. Processos interativos Homem-Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

GEIGER, P.P. As formas do espaço brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

GOMES, P.C.C. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 2002.

GOMES, P.C.C. Geografia e modernidade. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 1996.

GUERRA, Antônio José Teixeira e CUNHA, Sandra Baptista da (organizadores). Geormofologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 3a ed. 2000.

GUERRA, Antônio José Teixeira e CUNHA, Sandra Baptista da (organizadores). Geormofologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 4a ed. 2001.

HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. São Paulo, Ed. Loyola, 1992.

IANNI, O. A era do globalismo. 5ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.

MAGNOLI, D. e ARAÚJO, R. Geografia: a construção do mundo - Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005.

MAGNOLI, D. e ARAÚJO, R. Projeto de Ensino de Geografia. Natureza, Tecnologias, Sociedades. Geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005.

MAGNOLI, D. e ARAÚJO, R. Projeto de Ensino de Geografia. Natureza, Tecnologias, Sociedades. Geografia Geral. São Paulo: Moderna, 2005.

MAGNOLI, D. O mundo contemporâneo: os grandes acontecimentos mundiais da Guerra Fria aos nossos dias. São Paulo: Atual, 2004.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª série) - Geografia. Brasília, 1998.

MORAES, A.C.R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1991.

MOREIRA, I. O Espaço Geográfico. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 2002.

MOREIRA, J. C. e SENE, E. Geografia para o ensino médio - Geografia geral e do Brasil - Série Parâmetros. São Paulo: Editora Scipione, 2002.

PORTO-GONÇALVES, C. W. O desafio ambiental. Rio de Janeiro: Record, 2004.

PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 2006.

ROSS, J.L.S. Geomorfologia: Ambiente e Planejamento. São Paulo: Contexto, 1990.

ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo; razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002.

SANTOS, M. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2002.

SANTOS M. Técnica, espaço, tempo: Globalização e meio técnico científico informacional, São Paulo, Hucitec, 1994.

SANTOS, M. e SILVEIRA, M. L. O Brasil. Território e Sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SENE, E. e MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil. Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo: Scipione, 2006.

SILVEIRA, M. L. (org.). Continente em chamas - globalização e território na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SOUZA, M. L. O desafio metropolitano: um estudo sobre a problemática socioespacial nas metrópoles brasileiras. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

SPOSITO, E.S. Geografia e Filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: UNESP, 2004.

TAMDJIAN, J.O e MENDES, I.L. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2004.

PROFESSOR - 6º AO 9º ANO (HISTÓRIA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Historiografia e Metodologia da História. Antiguidade Clássica: o mundo greco-romano. O período medieval: a Alta e a Baixa Idade Média. O mundo Moderno: o antigo Regime e o absolutismo; a expansão européia; os sistemas coloniais na América; o Renascimento; a Reforma Protestante. Brasil: colônia,império e República Velha.A Revolução Industrial; o iluminismo; Ilustração. O Mundo Contemporâneo: Revolução Francesa; Nacionalismo ; Liberalismo ; Imperialismo;1ª Guerra Mundial. A Revolução russa; a crise de 1929-1933.2ª Guerra Mundial; o período entreguerras.Nazismo.Fascismo. A Guerra Fria; O Brasil: Estado Novo. Golpe de 1964 e a nova República. Crise do socialismo. Crise da social democracia. A descolonização afro-asiática; o Oriente Médio.A América Latina no século XX; a nova ordem econômica internacional.Globalização.Neoliberalismo. A 3ª Revolução Industrial. Atualidades do Brasil e do Mundo.

Sugestões Bibliográficas:

ANDERSON, Perry. Passagem da Antiguidade ao Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1985.

AQUINO, Rubim Santos Leão e outros. História das sociedades - das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro : Ao Livro Técnico, 1978.

AQUINO, Rubim Santos Leão e outros. História das sociedades americanas. Rio de Janeiro : Livraria Eu & Você, 1981.

ARAUJO, Maria Celina Soares D'. O Estado Novo. RJ. Jorge Zahar Ed.2000.

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Uma Introdução à História. São Paulo: Brasiliense, 1982.

CARDOSO, Ciro Flamarion e BRIGNOLI, Héctor Pérez. História econômica da América Latina. Rio de Janeiro : Edições Graal, 1988.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CARVALHO, José Murilo de, Cidadania no Brasil:o longo caminho.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.2001.

CATANI, Afrânio Mendes. O Que é Capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1999.

DELUMEAU, Jean. A Civilização do Renascimento. 2 vols. Lisboa : Editora Estampa, 1994.

FALCON, Francisco e RODRIGUES, A. Edmilson, A Formação do Mundo Contemporâneo. A construção do Mundo Moderno XIV ao XVIII. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.

FLORENZANO, Maria Beatriz B. O mundo antigo: economia e sociedade. Série: Tudo é História. Editora Brasiliense : São Paulo, 1986.

FLORENZANO, Modesto, As Revoluções burguesas. Série: Tudo é História. São Paulo, brasiliense, 1981.

FRANCO Jr., Hilário. A Idade Média - o nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1986.

GLOTZ, Gustave. A cidade grega. Rio de Janeiro : DIFEL, 1980.

GREMAUD, Amaury Patrick et all. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Atlas, 1997.

HOBSBAUM, Eric. A Era das Revoluções: 1789/1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

HOBSBAUM, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HOBSBAUM, Eric. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1979.

HOBSBAUM, Eric. A Era dos Impérios 1875-1914. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1989.

KOSHIBA, Luiz. História: origens, estruturas e processos. SP. Ed. Atual.2000.

KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise Manzi Frayse. (org).História do Brasil no Contexto da História Ocidental. SP. ED. Atual.2003.

LESSA, Renato. A Invenção Republicana. São Paulo: Vértice / IUPERJ, 1988.

LINHARES, M. Yedda (org.). História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

MASSOULIÉ, François. Os conflitos do Oriente Médio. São Paulo : Ática, 1994.

MATTOS, Ilmar Rohloff de, O tempo saquarema. São Paulo, HCITEC, 1987.

MELLO, João Manuel Cardoso de.O Capitalismo Tardio. SP. Brasiliense.1982.

MENDONÇA, Sônia Regina de e FONTES, Virgínia. História do Brasil Recente - 1964-1992. São Paulo: Ática, 1996.

MENDONÇA, Sônia Regina de. Estado e economia no Brasil: opções de desenvolvimento. Rio de Janeiro : Graal, 1985.

MOTA, Carlos Guilherme. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Moderna, 1986.

PEDRO, Antonio; CÁCERES, Florival (org). História Geral. SP. Ed. Moderna.1986.

PRADO, Maria Lígia. O Populismo na América Latina. São Paulo: Brasiliense, 1981.

QUEIROZ, Tereza Aline Pereira de. As heresias medievais. São Paulo : Atual, 1988.

REIS FILHO, Daniel A., FERREIRA, Jorge e ZENHA, Celeste (org). O Século XX: o tempo das certezas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v.I.

REIS FILHO, Daniel A., FERREIRA, Jorge e ZENHA, Celeste (org). O Século XX: o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v.II.

REIS FILHO, Daniel A.; FERREIRA, Jorge e ZENHA, Celeste (org.). O Século XX: o tempo das dúvidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v.III.

REIS , Daniel A. Ditadura militar, esquerdas e sociedade. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 2000.

ROSTOVTZEFF, M. História de Roma. 4. ed. Rio de Janeiro : Zahar Ed., 1977.

SAES, Décio. República da Capital: Capitalismo e Processo Político no Brasil. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2001.

SILVA, Janice Theodoro da. Descobrimentos e civilização. Sâo Paulo: Ática, 1987. (Série Princípios)

SILVA, Sergio. Expansão Cafeeira e Origens da Indústria no Brasil. São Paulo: Alfa Omega, 1981.

STONE, Lawrence, Causas da Revolução Inglesa 1529-1642. São Paulo, EDUSC, 2000.

VIOTTI DA COSTA, Emília. Da Monarquia à República: Momentos Decisivos. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

PROFESSOR - 6º AO 9º ANO (INGLÊS) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Métodos e abordagens de ensino da língua inglesa e sua relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais - língua estrangeira. Compreensão de textos. Relação texto-contexto. Conceito de gênero textual e de tipo de texto. Verbos: tempo, modo e voz; auxiliares modais; ‘phrasal verbs'. Substantivos, pronomes, artigos, adjetivos, possessivos, numerais. Expressando tempo, maneira e lugar: os advérbios e preposições. Subordinação e coordenação. Coesão. Marcadores discursivos. Discurso direto e relatado. Inglês escrito e falado: contrastes principais.

Sugestões Bibliográficas: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. (1998) Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf NUTTALL, C. (1996) Teaching Reading Skills in a Foreign Language. London : Heinemann. Parte 3.

RICHARDS, J., ROGERS, T., SWAN, M (2001) Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge : Cambridge University Press. 2nd edition capítulos 1 a 5

UR , P. (1996) A Course in Language Teaching: practice and theory. Cambridge : Cambridge University Press. Partes 1, 2 e 3.

Ou HARMER, J. (1997) How to Teach English. London : Longman.

SINCLAIR, J. (Org.) (1990) Collins Cobuild English Grammar. London: Harper Collins.

PROFESSOR - 6º AO 9º ANO (MATEMÁTICA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Lógica - Sentenças e proposições. O uso de conectivos, a negação, a conjunção e a disjunção. Equivalência de proposições. Proposições condicionais e bicondicionais. Quantificadores. Conjuntos numéricos - Os sistemas de numeração. Números naturais, inteiros, racionais e reais. Conceitos, operações e propriedades. Estimativas com números e aproximações numéricas aplicadas à situações-problema. Progressões - Seqüência. Progressões aritmética e geométrica. Aplicações. Funções - Relações. Par ordenado. Plano Cartesiano. Produto cartesiano. Relações binárias. Relações de equivalência e de ordem. Representação gráfica. Aplicações de funções na resolução de problemas. Domínio, contradomínio, imagem. Sobrejeção, injeção, bijeção, função inversa e função composta. Função constante e função idêntica. Análise das representações gráfica, tabular e algébrica de funções de 1º e 2º graus, polinomiais, trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Equações, inequações e sistemas. Inequação produto e inequação quociente. Estatística - Construção e interpretação de tabelas e gráficos. Inferências e medições com base em amostras. Média, mediana e moda. Variância e desvio padrão. Aplicação de probabilidade e combinatória. Princípio multiplicativo, arranjo, combinação e permutação. Proporcionalidade. Contagem. Razões e proporções. Regra de três simples e composta. Porcentagem e fator de correção. Juros. Matrizes. Sistemas lineares e determinantes - Aplicações de diferentes tipos de matrizes. Determinantes. Operações. Propriedades. Sistemas lineares. Geometria Analítica - Distância entre dois pontos e entre ponto e reta. Divisão de segmentos. Coeficiente angular. Condição de alinhamento. Equações da reta e da circunferência. Posições relativas. Perpendicularidade. Tangência. Lugares geométricos. Elipse. Hipérbole. Parábola. Geometria - Conceitos primitivos e axiomática euclidiana. Medida e forma. Retas. Triângulos, quadriláteros e demais polígonos. Circunferências e círculos. Definições. Aplicações de propriedades geométricas. Construção de modelos geométricos. Representações planas e espaciais em desenhos e mapas. Congruência e semelhança. Sólidos geométricos. Poliedros, prismas, pirâmides. Cilindro, cone e esfera. Ângulos. Definições, aplicações e propriedades. Relações métricas. Perímetros, áreas e volumes. Unidades de medidas de Sistema Internacional. Resolução de problemas - A resolução de problemas como postura metodológica do professor. Construção, equação e interpretação de problemas. Sugestões Bibliográficas:

BOYER, C.B., EVES, H. e outros. Coleção Tópicos de história da Matemática para uso em sala de aula. Sâo Paulo: Editora Atual, 1999.

LIMA, Elon Lages e outros. A Matemática do Ensino Médio. Volumes 1, 2 e 3. Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2002.ISBN 85-85818-10-7.

MACHADO, Antonio dos Santos. Matemática no Ensino Médio. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Editora Atual.

PAIVA, Manoel. Matemática: conceitos, linguagem, aplicações. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Editora Moderna, 2002.

PROFESSOR - 6º AO 9º ANO (PORTUGUÊS) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Compreensão e interpretação de texto. Modos de organização textual: descrição, narração e dissertação.Argumentação. Qualidades do parágrafo e da frase em geral. Unidade, coerência e ênfase. Coesão, concisão, paralelismo sintático e semântico.Coerência e coesão textual. Intertextualidade. Concisão. Clareza. Níveis de linguagem. Valor semântico e emprego dos conectivos. Frase, período e oração.Estrutura sintática da frase; ordem direta e indireta da estrutura frasal. A construção do texto: o parágrafo como unidade de composição; tópico frasal e suas diferentes feições. Como desenvolver o parágrafo. Semântica: o sentido das palavras - adequação vocabular, denotação, conotação, polissemia e ambigüidade. Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Generalização e especificação - o concreto e o abstrato. Paralelismo. Vocabulário: paráfrase, resumo e ampliação.A norma culta. Ortografia oficial. Pontuação. Acentuação gráfica e sinais diacríticos. Prosódia e ortoepia. Emprego das classes gramaticais. Flexões nominais. Flexão verbal: verbos regulares, irregulares, defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos compostos. Processos de coordenação e subordinação (valores sintáticos e semânticos). Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Sintaxe de colocação: deslocamento e valor semântico-gramatical - posição do pronome átono. Sintaxe da oração e do período. Estrutura e formação de palavras.

Sugestões Bibliográficas:

ABREU, Antônio Suárez: Curso de redação.11 ed. São Paulo: Ática, 2001.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed.Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2000.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2000.

GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna.19 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

HOUAISS, Antônio.Dicionário Houaiss da língua portuguesa.Rio de Janeiro: Objetiva: 2001.

PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 4 ed. São Paulo: Ática, 2000.

PLATÃO & FIORIN. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 1990.

SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática.15 ed. São Paulo: Atual Editora, 1999.

NÍVEL MÉDIO

PORTUGUÊS (PARA TODOS OS CARGOS)

Compreensão de texto. Modos de organização textual: descrição, narração e dissertação. Coesão e coerência. Níveis de linguagem. Uso informal e formal da língua. Norma culta. Uso da língua e adequação ao contexto. Elementos da Comunicação. Funções da Linguagem. Figuras de linguagem. Processos de coordenação e subordinação (valores semânticos). Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras. Flexão das palavras. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Ortografia. Relação fonema/letra. Acentuação gráfica e tônica. Divisão silábica. Encontros vocálicos, consonantais, dígrafos. Significação de palavras: antonímia, sinonímia, homonímia, paronímia. Polissemia. Denotação e conotação. Emprego de palavras e expressões. Pontuação.

Sugestões Bibliográficas:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro : Editora Lucena, 2000.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2000.

PLATÃO & FIORIN. Para entender o texto. 1. ed. São Paulo : Editora Ática, 1990.

SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramática. 15. ed. São Paulo : Atual Editora, 1999.

CONHECIMENTOS GERAIS (PARA TODOS OS CARGOS)

Lei Orgânica do Município de Santo Antônio de Pádua - Disposições Preliminares. Da Competência Municipal. Do Governo Municipal: Dos Poderes Municipais. Do Poder Legislativo: Da Câmara Municipal: Das Atribuições da Câmara Municipal; Das Sessões; Do Presidente da Câmara Municipal; Dos Vereadores (Disposições Gerais). Do Processo Legislativo: Disposição Geral; Da Emendas da Lei Orgânica; Das Leis. Do Poder Executivo: Do Prefeito Municipal. Das Licenças; Da Competência Privativa do Prefeito. Da Administração Municipal: Disposições Gerais; Dos Atos Municipais e Publicidade; dos Tributos Municipais. Do Planejamento Municipal. Das Políticas Municipais: Da Política de Saúde; Da Política Educacional, Cultural e Desportiva; Do Desporto, Lazer e Turismo; Da Política de Assistência Social da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso; Da Política Econômica; Da Política Urbana; Da Política do Meio Ambiente; Da Política Agrícola;

Decreto nº 004/SMA/2001 - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Santo Antônio de Pádua - Do Regime Jurídico. Do Provimento. Da Nomeação. Da Posse e do Exercício. Da Estabilidade. Da Readaptação. Do Estágio Probatório. Do Tempo de Serviço. Da Vacância. Dos Direitos e Vantagens: Do Vencimento e da Remuneração. Da Aposentadoria. Das Vantagens (artigos 51 a 77). Das Licenças (artigos 78 a 96). Das Férias. Do Regime Disciplinar (artigos 123 a 149).

O Município de Santo Antônio de Pádua: histórico municipal, aspectos geográficos, dados estatísticos, atividades econômicas, patrimônio histórico, arte e cultura, turismo, símbolos do município. Informações gerais sobre o Município.

Sugestões Bibliográficas:

Decreto nº 004/SMA/2001 - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Santo Antônio de Pádua.

Lei Orgânica do Município de Santo Antônio de Pádua.

Site da Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua (www.camarapadua.rj.gov.br/).

Site da FESP RJ: "O Município de Santo Antônio de Pádua"

História da Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua. 1 ed. Maria Thereza Caldas Vellasco e Marinice Vieira Daher. Capítulo I (O Município de Santo Antônio de Pádua). Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua: 2007 - www.camarapadua.rj.gov.br/

AGENTE ADMINISTRATIVO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Redação própria de correspondências e documentos em geral. Normas para elaboração de textos, envelope e endereçamento postal. Relatórios. Redação Oficial - Correspondência e Atos Oficiais, Modelos Oficiais, Ofícios e Requerimentos. Abreviaturas, siglas e símbolos. Documentos Oficiais - Leis, Decretos, Resoluções, Portarias, Apostilas, etc. Introdução ao Telemarketing : Atendimento ao usuário, planejamento e equipamentos. Relações Humanas. Eficácia nas comunicações administrativas. Documentação e Arquivo. Organização funcional do espaço de trabalho: rotinas de documentos. Trabalho em equipe e delegação de funções. Elaboração de atas e relatórios. Ética Profissional. Administração do tempo. Controle de materiais e planejamento de estoque; inventário.

Microinformática: Conceitos básicos sobre hardware, operação de microcomputadores, interfaces, conexões, componentes e dispositivos de entrada e saída. Proteção do microcomputador: cuidados, backup, equipamentos de informática. Ambiente Windows. Execução de procedimentos operacionais de rotina, utilizando software ou aplicativos instalados nas áreas de atuação. Conhecimentos sobre o Word: criação, digitação e manipulação de arquivos. Estilos. Fontes. Tabelas. Atalhos de teclado. Edição. Formatação. Ferramentas. Impressão. Salvar arquivos. Cartas e correspondências. Etiquetas. Mala Direta. Emprego dos recursos. Internet: conceitos, modalidades e técnicas de acesso à Internet, browsers, navegação, pesquisa, atalhos de teclado, e-mail, funcionalidades, catálogo de endereços, utilização dos recursos. Vírus. Medidas de segurança.

Sugestões Bibliográficas:

CANTALICE, Wagner. Manual do Usuário. Brasport, 2006.

CASTIGLIONI, José Antonio de Mattos. Assistente Administrativo 4ª ed. São Paulo: Érica, 2007

COSTA, Renato da. Informática para Concursos: guia prático. Érica, 2006.

DIGERATI. 101 Dicas: Microsoft Word, Digerati, 2006

MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - aprovado pelo Decreto Estadual nº 28.169 de 20 de abril de 2001.

MANUAIS TÉCNICOS E HELP/AJUDA DO SOFTWARE.

MEDEIROS, J. Bosco e HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária - 9 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

MEDEIROS, J. Bosco. Correspondência - Técnicas de Comunicação Criativa. 18 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006

MUELLER, John Paul. Aprenda Microsoft Windows XP em 21 dias, Makron Books, 2003.

SAWAYA, Márcia Regina. Dicionário de Informática e Internet: Inglês/Português, Nobel, 2003.

STANEK, William R. Micorosoft Windows XP Professional, Guia de Bolso do Administrador, Bookman, 2006.

VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003.

DIGITADOR - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Microinformática: Conceitos básicos sobre hardware, operação de microcomputadores, interfaces, conexões, componentes e dispositivos de entrada e saída. Proteção do microcomputador: cuidados, backup, equipamentos de informática. Ambiente Windows. Execução de procedimentos operacionais de rotina, utilizando software ou aplicativos instalados nas áreas de atuação. Word 2000 BR: criação, digitação, manipulação de documentos. Arquivos. Menus. Estilos. Fontes. Tabelas. Imagens e figuras. Atalhos de teclado. Edição. Formatação. Recursos. Ferramentas. Impressão. Salvar arquivos. Cartas e correspondências. Etiquetas. Mala Direta. Emprego dos recursos. Excel 2000 BR: criação, digitação, manipulação de planilhas. Arquivos. Menus. Estilos. Fontes. Fórmulas. Imagens e figuras. Atalhos de teclado. Edição. Formatação. Recursos. Ferramentas. Impressão. Salvar arquivos. Gráficos. Correio eletrônico e Internet X Intranet: browsers, navegação, pesquisa, atalhos de teclado, e-mail, WebMail e Outlook, funcionalidades, catálogo de endereços, utilização dos recursos. Vírus. Medidas de segurança.

Sugestões Bibliográficas:

CANTALICE, Wagner. Manual do Usuário. Brasport, 2006.

COSTA, Renato da. Informática para Concursos: guia prático. Érica, 2006.

DIGERATI. 101 Dicas: Microsoft Word, Digerati, 2006

MUELLER, John Paul. Aprenda Microsoft Windows XP em 21 dias, Makron Books, 2003.

SAWAYA, Márcia Regina. Dicionário de Informática e Internet: Inglês/Português, Nobel, 2003.

STANEK, William R. Microsoft Windows XP Professional, Guia de Bolso do Administrador, Bookman, 2006.

VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003.

MANUAIS TÉCNICOS E HELP/AJUDA DO SOFTWARE.

FISCAL DE TRIBUTOS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Direito Constitucional: Conceito, classificação objeto e elementos da Constituição. Separação de Poderes. Direitos e garantias fundamentais. Direitos Sociais. Administração Pública. Ordem econômica e financeira. Organização, funções, funcionamento e competências dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Lei Orgânica do Município de Santo Antônio de Pádua e normas relativas aos Poderes Executivo e Legislativo Municipal. Direito Administrativo: Função administrativa. Princípios do Direito Administrativo. Poderes, deveres e responsabilidade dos administradores públicos. Poder de Polícia. Ato administrativo. Licitação. Servidores Públicos. Lei de Pessoal de Santo Antônio de Pádua. Improbidade administrativa. Direito Tributário: O Estado e o Poder de Tributar. Fontes do Direito Tributário. Sistema Tributário Nacional. Distribuição da competência legislativa tributária. Repartição das receitas tributárias. Princípios constitucionais e gerais do Direito Tributário. Normas gerais, vigência, aplicação, interpretação e integração da legislação tributária. Obrigação e crédito tributários. Fiscalização tributária e dívida ativa. Impostos, taxas, contribuição de melhoria e outras espécies de tributos. Infrações e sanções em matéria tributária. Ilícitos tributários. Código Tributário Nacional. Legislação tributária municipal.

Sugestões Bibliográficas:

Código Tributário Nacional.

Código Tributário do Município de Santo Antônio de Pádua.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 21 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 31 ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. 29 ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Cálculo e administração de medicamentos. Coleta de dados de pacientes: elaboração de relatório e estatísticas de atendimento. Instrumentação cirúrgica. Controle de materiais e equipamentos. Coleta de amostras para exame laboratorial. Processamento de artigos e superfícies: descontaminação, desinfecção e esterilização. Aferição de sinais vitais.

Sugestões Bibliográficas:

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Assistência à Saúde. Processamento de artigos e superfícies em estabelecimentos de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 1994.

CESEARTETTI, Isabel Umbeina Ribeiro. Enfermagem na Unidade de Centro Cirúrgico. São Paulo: EPU 2ª Ed. 1997.

LIMA, Idelmina Lopes de. MATÃO, Maria Eliane Liégio (orgs.). Manual do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. São Paulo: AB Editora. 8ª Ed. 2007.

MILLER, Donna. Administração de Medicamentos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso. 2002.

SILVA, Maria D´Apparecida Andrade e; RODRIGUES, Aparecida Laureci;

UTYAMA, Iwa Keiko Ainda; OHNISHI, Mitsuko; SATO, Hissae. Matemática Aplicada à Enfermagem - Cálculo de Dosagens. Rio de Janeiro: Atheneu. 2003.

PROFESSOR 1º AO 5º ANO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS)

Aspectos Filosóficos da Educação - o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências atuais:liberais e progressistas. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar. Aspectos Sociológicos da Educação - as bases sociológicas da Educação, a Educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. Educação e Sociedade no Brasil. Aspectos Psicológicos da Educação - a relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem - a formação de conceitos, função simbólica, o papel da brincadeira no desenvolvimento, o processo de alfabetização. Aspectos do Cotidiano Escolar - a avaliação como processo, o fracasso na alfabetização; a relação professor / aluno; a democratização da escola: participação, autonomia e autogestão; os direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação - A LDB atual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental e para a Educação Infantil.

Sugestões Bibliográficas:

DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma. Psicologia da educação. São Paulo : Cortez, 1990.

DEL-CAMPO, Eduardo Roberto; OLIVEIRA, Thales Cezar. Estatuto da Criança e do Adolescente: Provas e Concursos. São Paulo: Atlas, 2007.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1991.

FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e Trabalho Pedagógico. Atual, 1997.

GADOTTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo : Ática, 1999.

GADOTTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo : Ática, 2002.

GADOTTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo : Cortez, 2001.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio. Porto Alegre: Mediação, 2002.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Mediação, 1998.

LEI FEDERAL nº 9394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo : Cortez, 2002.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Brasília, 1996.

MEC. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

PARECER CNE/CEB 04/98. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental

PILETTI, Nelson. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 2006.

TOSCANO, Moema. Introdução à Sociologia Educacional. Petrópolis: Vozes.

PROFESSOR 1º AO 5º ANO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS / METODOLOGIA (LINGUAGEM)

A constituição do Leitor/Autor - O processo de aquisição da leitura e da escrita. Diferentes concepções. As funções sociais da linguagem. As produções da leitura. Elaboração e análise de atividade integrando os vários tipos de linguagem do processo de interlocução: verbal-oral e escrita; não-verbal-plástica, cênica, musical, gestual. Variabilidade lingüística - As modalidades escrita e falada. As variantes históricas, regionais, socioculturais, situacionais. Caráter criativo e produtivo da linguagem. Os diversos tipos de texto: cartas bilhetes, narrativas literárias, poemas, reportagens. Elementos e Relação da Estruturação Gramatical: o conteúdo semântico de aspectos morfossintáticos da Língua Portuguesa - Os fonemas e grafemas da Língua Portuguesa. A convenção ortográfica. A palavra: classe, estrutura e processos de formação. A frase e sua estrutura. O período e sua construção: coordenação e subordinação.

Sugestões Bibliográficas:

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1991.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Scipione, 2002.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.

GARCIA, Regina Leite (org.). Alfabetização dos alunos das classes populares, ainda um desafio. São Paulo: Cortez, 1993.

SOARES, Magda. Linguagem e escola - uma perspectiva social. São Paulo: Editora Ática, 1988.

PROFESSOR 1º AO 5º ANO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS / METODOLOGIA (MATEMÁTICA)

A Matemática no ensino fundamental - Números naturais. Operações. Espaço e forma. Grandezas e medidas. Múltiplos e divisores. Números racionais. Conceito e operações. Avaliação em Matemática. Orientações didáticas. Tratamento da informação. Resolução de problemas: objetivos, tipos de problemas, como propor e solucionar problemas em classe. A matemática em uma visão construtivista. Matemática concreta. A aritmética e a geometria na pré-escola e nas primeiras séries do ensino fundamental. Conteúdos e objetivos de matemática no ensino fundamental. Sugestões Bibliográficas:

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de problemas de Matemática - 1ª a 5 séries. 10 ed. São Paulo: Ática , 1998.

MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais - 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental - Matemática. Brasília, 1998.

NETO, Ernesto Rosa. Didática da Matemática. 11 ed. São Paulo: Ática, 1998.

BIGODE, A. J. L. Matemática hoje é feita assim. 5ª série. São Paulo: FTD, 2000.

PROFESSOR 1º AO 5º ANO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS / METODOLOGIA (CIÊNCIAS)

Ciências Naturais no Ensino Fundamental - caracterização da área; fases e tendências dominantes; ciências naturais, cidadania e tecnologia; aprender e ensinar ciências naturais: a experimentação; Ciências e métodos científicos; abordagem metodológica de conteúdos; temas e atividades; objetivos gerais, conteúdos e avaliação para o ensino fundamental (ciclos ou séries); orientações didáticas. A Questão Ambiental - meio ambiente no ensino fundamental: objetivos, conteúdos, avaliação, orientações didáticas; meio ambiente e sociedade; conceitos ecológicos; ciclos biogeoquímicos; cadeias, teias e pirâmides ecológicas; reciclagem; desequilíbrio ecológico. Saúde no Ensino Fundamental - concepção, objetivos, conteúdos, avaliação, orientações didáticas. Orientação Sexual no Ensino Fundamental - concepção, objetivos, conteúdos, orientações didáticas. Universo - sistema solar; o Sol como fonte de energia; movimentos da Terra e da Lua. Rochas e Solos - origem , tipos, composição e modificações; combustíveis fósseis. Ar Atmosférico - composição; relações com os seres vivos; pressão atmosférica; ventos; poluição do ar. Água - propriedades físicas e químicas; relações com os seres vivos; ciclo da água; poluição da água; tratamento de água e esgoto. Seres Vivos - características gerais; classificação; animais unicelulares e pluricelulares (invertebrados e vertebrados): características e principais representantes; organização geral dos vegetais; os grandes grupos vegetais e principais representantes; animais e vegetais parasitas. Biologia Humana - noções elementares de anatomia e biologia humanas; doenças parasitárias e carenciais; noções de higiene e prevenção. Fundamentos de Química e Física - estrutura e propriedades da matéria; estados físicos da matéria e mudanças de estado; elementos químicos e substâncias; misturas e combinações; forças; movimento retilíneo uniforme; massa e peso (gravidade); máquinas simples; luz; som; calor; eletricidade; magnetismo.

Sugestões Bibliográficas:

CRUZ, Daniel. Ciências: Educação Ambiental - O Meio Ambiente. São Paulo: Ática, 2004.

CRUZ, Daniel. Ciências: Educação Ambiental - Os Seres Vivos. São Paulo: Ática, 2004.

CRUZ, Daniel. Ciências: Educação Ambiental - O Corpo Humano. São Paulo: Ática, 2003.

CRUZ, Daniel. Ciências: Educação Ambiental - Química e Física. São Paulo: Ática, 2003.

DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2000.

GASPAR, Alberto. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2003.

GEWANDSZNAJDER, F. Coleção Ciências - O Planeta Terra, A Vida na Terra, Nosso Corpo, Matéria e Energia. 2 Ed. São Paulo: Ática: 2004.

MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais - 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental ; Ciências Naturais; Meio Ambiente; Saúde; Orientação Sexual

VASCONCELLOS, J. e GEWANDSZNAJDER, F. Programa de Saúde. São Paulo: Ática, 1999.

PROFESSOR 1º AO 5º ANO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS / METODOLOGIA (GEOGRAFIA E HISTÓRIA)

Unidade I - A Geografia e a História no Ensino Fundamental - Objetivos e estudo. Categorias da Geografia: paisagem, território, lugar. Conceitos fundamentais da História: fato histórico, sujeito histórico, tempo histórico. Metodologia. Recursos didáticos. Unidade II - Espaço - Localização e orientação - diferentes relações espaciais (topológicas, projetivas e euclidianas). Organização espacial: ação dos diferentes grupos sociais; espaços do cotidiano; relação organização espacial x classes sociais. Linguagem cartográfica: o aluno como mapeador; o aluno como usuário de mapas; interpretação de mapas (símbolos, legenda, orientação, escala). Unidade III - Tempo - O tempo físico: noções temporais (ordem e sucessão, duração, simultaneidade, qualificação do tempo). O tempo social: caracterização de épocas na vida da cidade, do município, do estado. Unidade IV - Grupos Sociais - O indivíduo em diferentes grupos, relações entre os elementos, regras. Grupos e classes sociais, em diferentes sociedades no Brasil.

Sugestões Bibliográficas:

ALMEIDA, R. D. et al. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1998.

ANTUNES, Aracy do Rego et al. Estudos Sociais: teoria e prática. Rio de Janeiro: Acess, 1998.

PENTEADO, Heloísa D. Metodologia do Ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 1994.

SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL - Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

História da criança e os vários conceitos sobre infância. História e política da Educação Infantil. Legislação da Educação Infantil no Brasil. As principais tendências pedagógicas voltadas para a Educação Infantil. O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. A avaliação na Educação Infantil. O significado do brincar e das brincadeiras na Educação Infantil. O contexto escolar na Educação Infantil. O desenvolvimento e a constituição do conhecimento na infância. O currículo na Educação Infantil.

Sugestões Bibliográficas:

ARIÈS, Philippe. A história social da criança e da família. 2ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2006.

BRASIL, Lei nº 8069/ 90. Estatuto da Criança e do Adolescente.

BRASIL, (1996). Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL, (1998). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

FONTANA, Roseli e CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

LIMA, Elvira Souza. A criança pequena e suas linguagens. São Paulo: Ed. Sobradinho, 2003.

LIMA, Elvira Souza. Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: Ed. Sobradinho, 2001.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. A criança e seu desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2000.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. 2º Ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PANIAGUA, Gema e PALACIOS.Jesus. Educação Infantil: Respostas Educativas à Diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ROSA, Sanny S. da. Brincar, conhecer, ensinar. 3º Ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SEBER, Maria da Glória. Psicologia do pré-escolar: uma visão construtivista. São Paulo: Ed.Moderna, 1995.

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

PORTUGUÊS (PARA TODOS OS CARGOS)

Compreensão do texto. Linguagem verbal e não verbal. Signo lingüístico: significante e significado. Significação das palavras: sinonímia, antonímia, paronímia e homonímia. Funções da linguagem. Figuras de linguagem. Denotação e conotação. Polissemia. Uso formal e informal da língua. Norma culta. Língua escrita e língua falada. Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras, frases, oração e período. Flexão das palavras. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Processos de coordenação e subordinação (valores semânticos). Ortografia. Relação fonema/letra. Dígrafos. Encontros vocálicos e consonantais. Acentuação gráfica. Pontuação.

Sugestões Bibliográficas:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramática. 254. Ed. São Paulo: Atual Editora, 1999.

CONHECIMENTOS GERAIS (PARA TODOS OS CARGOS)

Lei Orgânica do Município de Santo Antônio de Pádua - Disposições Preliminares. Da Competência Municipal. Do Governo Municipal: Dos Poderes Municipais. Do Poder Legislativo: Da Câmara Municipal: Das Atribuições da Câmara Municipal; Dos Vereadores (Disposições Gerais). Do Processo Legislativo: Das Emendas da Lei Orgânica; Das Leis. Do Poder Executivo: Do Prefeito Municipal. Da Competência Privativa do Prefeito. Da Administração Municipal: Das Políticas Municipais: Da Política de Saúde; Da Política Educacional, Cultural e Desportiva; Do Desporto, Lazer e Turismo; Da Política de Assistência Social da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso; Da Política Urbana; Da Política do Meio Ambiente; Da Política Agrícola;

Decreto nº 004/SMA/2001 - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Santo Antônio de Pádua - Do Regime Jurídico. Do Provimento. Da Nomeação. Da Posse e do Exercício. Da Estabilidade. Do Estágio Probatório. Do Tempo de Serviço. Dos Direitos e Vantagens: Do Vencimento e da Remuneração. Da Aposentadoria. Das Vantagens (artigos 51 a 77). Das Licenças (artigos 78 a 96). Das Férias. Do Regime Disciplinar (artigos 123 a 149).

O Município de Santo Antônio de Pádua: histórico municipal, aspectos geográficos, dados estatísticos, atividades econômicas, patrimônio histórico, arte e cultura, turismo, símbolos do município. Informações gerais sobre o Município.

Sugestões Bibliográficas:

Decreto nº 004/SMA/2001 - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Santo Antônio de Pádua.

Lei Orgânica do Município de Santo Antônio de Pádua.

Site da Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua (www.camarapadua.rj.gov.br/).

Site da FESP RJ: "O Município de Santo Antônio de Pádua"

História da Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua. 1 ed. Maria Thereza Caldas Vellasco e Marinice Vieira Daher. Capítulo I (O Município de Santo Antônio de Pádua). Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua: 2007 - www.camarapadua.rj.gov.br/

MATEMÁTICA (PARA O CARGO DE ENCARREGADO)

Conjuntos - Relações de pertinência e inclusão. Igualdade de conjuntos. Partição de um conjunto. Operações com conjunto: união, interseção e diferença. Complemento. Propriedade. Sistemas de numeração. Números Naturais - Conceito. Adição e subtração, multiplicação e divisão. Divisores e múltiplos. Divisibilidade. Números Primos. Decomposição em fatores primos. MDC. MMC. Números inteiros - Módulos. comparação. Operações. Números Racionais - Conceito. Frações e Números Decimais. Equivalência. Ordenação. Operações. Números Reais - Conceito. Operações. Representações na reta. Potenciação e radiciação. Geometria Plana - Noções fundamentais. Semi-reta. Segmento de reta. Curvas. Poligonal. Polígonos. Congruência. Semelhança. Ângulos. Cálculo de perímetro e áreas de polígonos, de comprimento de circunferências e de áreas de círculos. Geometria Espacial - Cálculo de volumes. Grandezas e Medidas - Comprimento. Área. Volume. Capacidade. Massa. Equações e inequações de 1º e de 2º graus - Sistemas de equações e de inequações. Função de 1º e de 2º graus - Sistema cartesiano. Domínio e Imagem. Representações gráficas. Valor numérico. Cálculo algébrico - Expressões algébricas. Polinômios e suas operações. Produtos notáveis. Fatoração. MDC. MMC. . Proporcionalidade - Razões e proporções. Porcentagem e fatores de correção. Juros. Noções de estatística e probabilidade. Possibilidades e chances. Gráficos e tabelas para tratamento da informação.

Sugestões Bibliográficas:

BIGODE, A.J.L. Matemática hoje é feita assim. 5a a 8a séries. FTD. São Paulo, 2000.

BORDEAUX, A.L. et all. Matemática na vida e na escola 5a a 8a séries. Ed. do Brasil. São Paulo, 1999.

IMENES, L.M. e LELLIS, M. Matemática. 5a a 8a séries. Ed. Scipione. São Paulo, 1999.

MACHADO, N.J. IMENES, L.M. e LELLIS, M. Coleção Vivendo a matemática. Ed. Scipione. São Paulo, 2000.

AGENTE AUXILIAR - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Redação própria de correspondências e documentos em geral. Envelope e endereçamento postal. Redação Oficial - Correspondência e Atos Oficiais, Modelos Oficiais, Ofícios e Requerimentos. Abreviaturas, siglas e símbolos. Documentos Oficiais - Leis, Decretos, Resoluções, Portarias, Apostilas, etc. Introdução ao Telemarketing : Atendimento ao usuário, planejamento e equipamentos. Documentação e Arquivo. Organização funcional do espaço de trabalho: rotinas de documentos. Controle de materiais e planejamento de estoque; inventário.

Microinformática: Conceitos básicos sobre hardware, operação de microcomputadores, interfaces, conexões, componentes e dispositivos de entrada e saída. Proteção do microcomputador: cuidados, backup, equipamentos de informática. Ambiente Windows. Execução de procedimentos operacionais de rotina, utilizando software ou aplicativos instalados nas áreas de atuação. Conhecimentos sobre o Word: criação, digitação e manipulação de arquivos. Estilos. Fontes. Tabelas. Atalhos de teclado. Edição. Formatação. Ferramentas. Impressão. Salvar arquivos. Cartas e correspondências. Etiquetas. Mala Direta. Emprego dos recursos. Internet: conceitos, modalidades e técnicas de acesso à Internet, browsers, navegação, pesquisa, atalhos de teclado, e-mail, funcionalidades, catálogo de endereços, utilização dos recursos. Vírus. Medidas de segurança.

Sugestões Bibliográficas:

CANTALICE, Wagner. Manual do Usuário. Brasport, 2006.

CASTIGLIONI, José Antonio de Mattos. Assistente Administrativo 4ª ed. São Paulo: Érica, 2007

COSTA, Renato da. Informática para Concursos: guia prático. Érica, 2006.

DIGERATI. 101 Dicas: Microsoft Word, Digerati, 2006

MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - aprovado pelo Decreto Estadual nº 28.169 de 20 de abril de 2001.

MANUAIS TÉCNICOS E HELP/AJUDA DO SOFTWARE.

MEDEIROS, J. Bosco e HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária - 9 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

MEDEIROS, J. Bosco. Correspondência - Técnicas de Comunicação Criativa. 18 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006

MUELLER, John Paul. Aprenda Microsoft Windows XP em 21 dias, Makron Books, 2003.

SAWAYA, Márcia Regina. Dicionário de Informática e Internet: Inglês/Português, Nobel, 2003.

STANEK, William R. Micorosoft Windows XP Professional, Guia de Bolso do Administrador, Bookman, 2006.

VELLOSO, F. C. Informática - Conceitos Básicos, 6ª ed. Campus, 2003.

AGENTE DE SAÚDE - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Processo saúde-doença e seus determinantes/condicionantes; Promoção, prevenção e proteção à saúde; Princípios e Diretrizes do SUS; Conceito de territorialização, micro-área e área de abrangência; Indicadores epidemiológicos; Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para enfrentamento dos problemas; Intersetorialidade: conceito e dinâmica político-administrativa do município; Noções de ética e cidadania; Visita domiciliar; Controle Social; A Estratégia Saúde da Família, como re-orientadora do modelo de atenção básica à saúde; Sistemas de informação em saúde; Vigilância em Saúde.

Sugestões Bibliográficas:

BRASIL, Constituição Federal de 1988 - capítulo II, Seção II, artigos 196 a 200.

BRASIL, Lei Federal nº 8.080, de 19/09/1990.

BRASIL, Lei Federal nº 8.142, de 28/12/1990.

BRASIL, Portaria nº. 687, de 30 de março de 2006. Aprova a Política de Promoção da Saúde (texto completo).

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria MS/GM nº 648 de 28 de março de 2006.

Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de saúde (PACS). Diário Oficial da república Federativa do Brasil. Brasília, nº 61, p 71, 29 de março de 2006. Seção I.

BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. Ministério da Saúde. - Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_integra_direitos_2006.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Dengue - Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), FUNASA, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde, Portaria SVS n° 5 de 21 de fevereiro de 2006 - Inclui doenças na relação nacional de notificação compulsória, define doenças de notificação imediata, relação dos resultados laboratoriais que devem ser notificados pelos laboratórios de referência nacional ou regional e normas para notificação de casos.

BRASIL. Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Básica / - Brasília : Ministério da Saúde, 2007. 199 p.: il. - (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 21).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. SIAB: Manual do Sistema de Informação de Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - 1. Ed., 4. ª reimpressão. - Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO (1º AO 5º ANO)

PORTUGUÊS (PARA TODOS OS CARGOS)

Compreensão do texto. Linguagem verbal e não verbal. Significação das palavras: sinonímia e antonímia. Classes de palavras. Tipos de frases. Frase, oração e período. Flexão das palavras. Verbos regulares e irregulares. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Valores semânticos de conjunções e preposições. Ortografia. Relação fonema/letra. Dígrafos. Encontros vocálicos e consonantais. Acentuação gráfica. Pontuação.

Sugestões Bibliográficas:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramática. 254. Ed. São Paulo: Atual Editora, 1999.

MATEMÁTICA (PARA OS CARGOS DE ARTÍFICE DE ALVENARIA, ARTÍFICE DE PAVIMENTAÇÃO, ELETRICISTA, MERENDEIRA, OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS, TRATORISTA, SERVENTE E TRABALHADOR BRAÇAL)

MATEMÁTICA - FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Conjuntos, operações simples com conjuntos. Números naturais, operações, múltiplos e divisores. Números primos, fatoração. Frações, operações com frações. Números mistos.

Números decimais, operações. Medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo. Sistema monetário brasileiro. Geometria: ângulos, triângulos, polígonos. Sólidos simples.

Sugestões Bibliográficas:

CENTURIÓN, Marília. Matemática: Porta Aberta. Editora FTD, 2006. ISBN: 85-322-5653-8.

MARSICO, Maria Teresa e outros. Marcha da Criança.- Matemática. Editora Scipione, 2006. ISBN: 85-262-5893-1.

SANCHEZ, Lucília e outros. Aprendendo e Compreendendo a Matemática. Editora Saraiva, 2005. ISBN: 85-02-05290-X.

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO (PARA OS CARGOS DE MOTORISTA DE CARRO E MOTORISTA DE CAMINHÃO)

O Sistema Nacional de Trânsito: competências dos diferentes órgãos executivos e das diferentes entidades da federação. Normas gerais de circulação e conduta. Sinalização de trânsito. Veículos: registro, licenciamento, condução de escolares. Habilitação. Infrações, penalidades, medidas administrativas, processo administrativo, crimes de trânsito. Distribuição de competência dos órgãos executivos de trânsito.

Sugestões Bibliográficas:

Código de Trânsito Brasileiro - anexos e alterações.

Decreto Federal nº 6.488, de 19/06/2008 - Regulamenta artigos do Código de Trânsito Brasileiro.

Lei Federal nº 11.705, de 19/06/08 - Altera artigos do Código de Trânsito Brasileiro.

Resoluções CONTRAN:

- nº 30/98 - Campanhas de Segurança no Trânsito

- nº 66/98 - Tabela de distribuição de competência dos órgãos executivos de trânsito

- nº 121/01 - Altera a Resolução nº 66/98

- nº 149/03 - Procedimento administrativo da lavratura do auto de infração, etc.

- nº 166/04 - Diretrizes da Política Nacional de Trânsito

- nº 202/06 - Regulamenta a Lei nº 11.334/06

MECÂNICO DE AUTOMÓVEL - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questões que simulam as atividades de rotina diária do trabalho; Motores de combustão interna. Conceitos e fundamentos aplicados à manutenção de instalações e sistemas mecânicos. Critério de manutenção. Lubrificantes e combustíveis. Materiais, equipamentos e dispositivos eletrônicos; circuito elétrico; grandezas elétricas; instrumentos de medidas elétricas e suas ligações; Motores de Combustão Interna. Funcionamento de Motores. Motor gasolina, álcool, bicombustível e diesel. Sistema de transmissão. Diferencial. Freio. Embreagem. Caixa de mudanças. Direção. Suspensão. Ignição. Rodas e pneus. Resfriamento. Lubrificação. Sistema de arrefecimento. Sistema Elétrico. Combustível, fluidos e lubrificantes. Manutenção e Lubrificação. Noções básicas sobre segurança e higiene no trabalho. Uso de Equipamentos de Proteção Individual, EPIs. Procedimentos de Segurança.

Sugestões Bibliográficas:

Manual de Tecnologia Automotiva. 25ª ed. / BOSCH, Robert. Edgar Blücher, 2005

Manual completo do automóvel: mecânica, especificação, manutenção / Pugliesi, Marcio. São Paulo: Hemus, 1997

Manual completo do eletricista de automóveis 2ª ed. / Arthur W. Judge. Hemus

Mecânica Diesel - Caminhões - Pick-ups - Barcos / Marco Rache A. M. Hemus

Curso Prático e Profissional para Mecânicos de Automóveis - O veículo e seus componentes / H. M. Chollet. Hemus

Curso Prático e Profissional para Mecânicos de Automóveis - O motor e seus acessórios / H. M. Chollet. Hemus

Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego - NR 04 , NR 06 e NR 12.

MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questões que simulam as atividades de rotina diária do trabalho; Motores de combustão interna. Conceitos e fundamentos aplicados à manutenção de instalações e sistemas mecânicos. Critério de manutenção. Lubrificantes e combustíveis. Materiais, equipamentos e dispositivos eletrônicos; circuito elétrico; grandezas elétricas; instrumentos de medidas elétricas e suas ligações; Motores de Combustão Interna. Funcionamento de Motores. Motor gasolina, álcool, bicombustível e diesel. Sistema de transmissão. Diferencial. Freio. Embreagem. Caixa de mudanças. Direção. Suspensão. Ignição. Rodas e pneus. Resfriamento. Lubrificação. Sistema de arrefecimento. Sistema Elétrico. Combustível, fluidos e lubrificantes. Manutenção e Lubrificação. Noções básicas sobre segurança e higiene no trabalho. Uso de Equipamentos de Proteção Individual, EPIs. Procedimentos de Segurança.

Sugestões Bibliográficas:

Manual de Tecnologia Automotiva. 25ª ed. / BOSCH, Robert. Edgar Blücher, 2005

Manual completo do automóvel: mecânica, especificação, manutenção / Pugliesi, Marcio. São Paulo: Hemus, 1997

Manual completo do eletricista de automóveis 2ª ed. / Arthur W. Judge. Hemus

Mecânica Diesel - Caminhões - Pick-ups - Barcos / Marco Rache A. M. Hemus

Curso Prático e Profissional para Mecânicos de Automóveis - O veículo e seus componentes / H. M. Chollet. Hemus

Curso Prático e Profissional para Mecânicos de Automóveis - O motor e seus acessórios / H. M. Chollet. Hemus

Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego - NR 04 , NR 06 e NR 12.