Prefeitura de Ipu - CE

Notícia:   596 vagas de até R$ 10.475,00 para Prefeitura de Ipu - CE

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPU

ESTADO DO CEARÁ

CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 001/2009 RETIFICADO

O PREFEITO MUNICIPAL DE IPU, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais e de acordo com o art. 37, inciso II, da Constituição Federal de 1988, torna público, estabelece e retifica normas inerentes as inscrições e a realização de Concurso Público de Provas e Títulos, destinados a selecionar candidatos para o provimento de vagas, relativas aos cargos definidos no Anexo I, parte integrante deste Edital, dos quadros permanentes de pessoal, da Prefeitura Municipal de Ipu, da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania do Município de Ipu - AMCI e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE e formação dos cadastros de reservas, observadas as disposições constitucionais e, em particular, as normas contidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Concurso Público de Provas e Títulos, regido por este Edital, será assessorado pelo Serviço de Acompanhamento e Assessoria Pública - SERAP, com sede na Rua João Cordeiro nº 1545, Fortaleza - Ceará.

1.2. Compete à Prefeitura, a coordenação do Concurso Público, através da Comissão Organizadora do Concurso, constituída por Ato do Prefeito Municipal de Ipu (Portaria nº 458/2009) e ao SERAP, a execução dos procedimentos relativos ao processamento das inscrições, elaboração, aplicação e correção das provas, avaliação de títulos, bem como, a emissão das listagens com os resultados, parcial e final, e classificação final dos candidatos, para cada cargo, conforme contrato celebrado entre as partes, para este fim.

1.3. O Anexo I, parte integrante deste Edital, define, também, a carga horária semanal, número de vagas, requisitos de qualificação, o vencimento básico de cada cargo e o respectivo valor da taxa de inscrição.

1.4. Os candidatos aprovados no Concurso, após o seu provimento, terão as suas relações de trabalho regidas pelo Regime Estatutário, estabelecido pela Lei Municipal nº 095/2001, de 28/12/2001 (Estatuto dos Servidores Públicos), resguardando-se ao Município, no futuro, o direito de realizar as alterações que achar convenientes, através de Lei Municipal, nas normas que regulam as suas relações com os seus servidores, obedecidos os limites impostos pela Constituição Federal e legislação vigente.

1.5. O Concurso destina-se ao provimento dos cargos públicos, atualmente vagos, que vierem a vagar ao forem criados, dentro do prazo de validade previsto neste Edital.

1.6. Os cargos públicos ofertados neste Concurso são os constantes no Anexo I deste Edital e tiveram as suas vagas criadas pela Lei Municipal nº 253/2009, de 13/11/2009.

1.7. A lotação dos aprovados far-se-á, por Ato da Administração Pública de Ipu, respeitando os parâmetros estabelecidos neste Edital.

1.8. Além do vencimento básico, definido no Anexo I, os Servidores do Quadro Efetivo do Poder Executivo Municipal, poderão ter direito a outras vantagens, desde que estabelecidas pela legislação municipal pertinente à matéria.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições, estabelecidas neste Edital, em relação às quais, não poderá alegar desconhecimento, ainda que atue, mediante procurador.

2.2. Período das inscrições:

a) Inscrições presenciais de 14 de dezembro de 2009 a 08 de janeiro 2010;

b) Inscrições via Internet de 21 de dezembro de 2009 a 08 de janeiro de 2010.

2.3. As inscrições presenciais ou por procuração, serão efetuadas no período de 14 de dezembro de 2009 a 08 de janeiro de 2010 das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, exceto sábados, domingos e feriados, no Prédio Sede da Guarda Municipal, sito a Rua Cel. Pedro Aragão, 1396, Centro, no Município de Ipu - Ce.

2.4. Os candidatos que optarem por inscrições presenciais, deverão efetuar o depósito bancário, no valor da taxa de inscrição, correspondente ao cargo escolhido, na conformidade do Anexo I, em favor:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
PMI - CONCURSO PÚBLICO - 2010
AGENCIA 1423
CONTA CORRENTE 200.090-5

devendo proceder à entrega do comprovante, no ato da inscrição, juntamente com um documento de Identidade e o formulário de inscrição, devidamente preenchido, junto aos operadores de informática, disponibilizados no local de inscrição.

2.5. Objetivando evitar ônus desnecessários, o candidato deverá orientar-se, no sentido, de pagar a taxa de inscrição, somente após tomar conhecimento de todas as normas e requisitos exigidos para o Concurso. Em hipótese alguma, será devolvido o valor pago pela inscrição.

2.6. Não serão aceitos recolhimentos de depósitos bancários efetuados em terminais de auto-atendimento, podendo, no entanto, utilizá-los, na hipótese de transferências.

2.7. São requisitos para inscrição, no Concurso Público e para a investidura no Cargo:

I. Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português, a quem foi conferida igualdade, nas condições previstas no art. 12, inciso II, § 1º da Constituição Federal;

II. Ter no mínimo 16 (dezesseis) anos na data da inscrição e no mínimo 18 (dezoito) anos na data da nomeação ao cargo público;

III. Estar em dia com as obrigações eleitorais, exceto para os candidatos com idade inferior a 18 anos;

IV. Estar em dia com as obrigações militares, exceto para os candidatos do sexo feminino e para os candidatos com idade inferior a 18 anos;

V. Apresentar, até a data prevista para a nomeação, comprovante de habilitação (qualificação), exigida para o desempenho das atribuições do cargo, de acordo com o Anexo I;

VI. Declarar, na Ficha de Inscrição que possui os requisitos exigidos para o cargo pretendido e que conhece e aceita as normas constante deste Edital.

VII. Apresentar, no momento da inscrição fotocópia nítida da Cédula de Identidade.

VIII. Apresentar, por ocasião da inscrição, comprovante do pagamento da mesma.

IX. Os candidatos não poderão registrar condenação por crime doloso, transitada em julgado.

X. Apresentar comprovante de Aptidão física compatível com as funções inerentes ao cargo pretendido e estar em pleno gozo da saúde mental;

XI. Apresentar fotocópia da Carteira de Habilitação de Motorista, apenas para os candidatos que concorrem ao cargo de Motorista;

XII. Apresentar declaração de deficiência física, se for o caso;

XIII. Comprovar residência, apenas para os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde;

XIV. Apresentar, no ato da nomeação, Certidão de Adimplência com o Fisco Municipal/ Nada Consta, fornecida pela Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças do Município.

2.8. Os candidatos poderão optar pelas inscrições, via Internet, devendo acessar, para tanto, o site www.serap.com.br, até as 20:00 horas ( horário local) do dia 08 de janeiro de 2010, último dia de inscrição, devendo prestar as informações cadastrais, de forma correta e completa, indicando seu nome, sem abreviações.

2.9. A pessoa com deficiência deverá formalizar sua inscrição, de forma presencial, comprovando, através de atestado médico, sua condição de deficiente.

2.10. O SERAP não se responsabilizará por solicitações de inscrição, via Internet, não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como, outros fatores, de ordem técnica, que impossibilitem a transferência de dados.

2.11. Após o preenchimento da ficha de inscrição on-line, o candidato deverá imprimir o boleto bancário, que poderá ser pago até a data do vencimento do Boleto, sob pena do cancelamento da inscrição, caso não se confirme o pagamento.

2.12. No ato da inscrição não serão solicitados comprovantes das exigências contidas nos incisos I, II, III, IV, V, IX, X, XIII e XIV, todos relativos ao item 2.7, no entanto, o candidato que não as satisfizer, no ato da nomeação será, automaticamente, eliminado, observado o disposto nos itens 6.4, 6.8, 6.9 e 7.5 deste Edital.

2.13. Os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde deverão residir na área da comunidade em que atuarão, desde a data publicação do Edital do Concurso, em atenção ao disposto no inciso I da Lei Federal nº 11.350 de 10/10/2006, combinado com o art. 2º da Emenda Constitucional nº 51 de 14/02/2006 e dos parágrafos 4º, 5º e 6º do art. 168 da Constituição Federal (com a redação dada pela EC nº 51).

2.14. As áreas de atuação do Agente Comunitário de Saúde estão definidas no Anexo I, parte integrante deste Edital.

2.15. Não será aceita inscrição condicional ou por correspondência, admitindo-se, contudo, a inscrição através de Procuração, mediante a apresentação do respectivo instrumento procuratório, com firma reconhecida, e fotocópia autenticada das cédulas de identidade, do Candidato e do Procurador.

2.16. As inscrições dos candidatos portadores de deficiência serão condicionadas à legislação especifica, devendo atender os seguintes dispositivos:

a) os deficientes físicos poderão concorrer às vagas que lhe são reservadas, correspondendo a cinco por cento do total de vagas ofertadas, em cada cargo, na conformidade do inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, Lei nº 7835/89 e Decreto Nº 3298, de 20/12/99, com as alterações introduzidas pelo Decreto Nº 5.296/2004;

b) na aplicação do percentual de cinco por cento, deve ser desprezada a parte decimal, inferior a cinco décimos, arredondando-se, no entanto, para mais, aquela igual ou superior a tal valor.

c) quando do preenchimento do Formulário de Requerimento de Inscrição, o Candidato portador de deficiência deverá indicar sua condição no campo apropriado a este fim. Obrigatoriamente, deverá indicar se deseja concorrer às vagas reservadas aos portadores de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) vigente, bem como a provável causa da deficiência;

d) quando convocados, os portadores de deficiência submeter-se-ão a exame médico oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do Candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência e de compatibilidade para o exercício do cargo;

e) consideram-se deficiências aquelas conceituadas na medicina especializada, de acordo com os padrões, mundialmente estabelecidos, e que constituam inferioridade que implique grau acentuado de dificuldade para integração social;

f) não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual, passíveis de correção;

g) a perícia será realizada pela Junta Médica Oficial do Município, preferencialmente por especialista na área de deficiência de cada Candidato, devendo o laudo ser proferido, no prazo de 05 (cinco) dias úteis da realização do exame;

h) quando a Perícia concluir pela inaptidão do Candidato para o respectivo cargo, havendo Recurso, será constituir-se-á Junta Médica para nova inspeção, da qual poderá participar profissional indicado pelo interessado;

i) a Junta Médica deverá apresentar laudo dentro de 05 (cinco) dias;

j) o Candidato, cuja deficiência não for reconhecida pela Perícia Médica Oficial, constará apenas da Lista de Convocação Geral, com a ressalva de inaptidão ao cargo, ficando excluído do percentual de 5% (cinco por cento) constante no item 2.11, letra "a";

k) as vagas definidas para os portadores de deficiência que não forem preenchidas por falta de candidatos, por reprovação no Concurso ou no exame médico, serão preenchidas pelos demais concursados, observada a ordem geral de classificação;

l) caso necessite de condições especiais para se submeter às provas subjetivas, o Candidato deverá solicitá-las, via SEDEX, à Prefeitura Municipal de Ipu, localizada na Praça Abílio Martins, s/n, Centro, Ipu - CE, até a data de encerramento das inscrições;

m) o Candidato que necessitar de tempo adicional, para a realização das provas, deverá requerê-lo, no prazo acima citado, com justificativa acompanhada de laudo, emitido por especialista da área de sua deficiência;

n) o Candidato que não solicitar condições especiais, para a prova, no prazo estabelecido, de acordo com sua condição, não as terá preparada, seja qual for sua alegação.

o) na hipótese de não se viabilizar o atendimento, no que se referem aos itens acima o Candidato será, devidamente comunicado.

p) serão considerados inabilitados, os candidatos portadores de deficiência, que não possuam condições individuais, para execução das atribuições do cargo e de realização das provas do Concurso.

2.17. O período de inscrições poderá ser prorrogado, a critério da Administração Municipal, de acordo com o SERAP.

2.18. A Prefeitura Municipal de Ipu poderá, de acordo com suas necessidades, lotar os aprovados no Concurso Público em quaisquer unidades Gestoras do Município e em quaisquer Distritos, Bairros ou Localidades, com exceção dos candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde que, em razão de legislação específica, deverão residir nas respectivas localidades de atuação.

2.19. O número de vagas para cada cargo, a nomenclatura, os pré-requisitos, a escolaridade, a remuneração e carga horária são os estabelecidos no Anexo I deste Edital, bem como o valor da Taxa de Inscrição estabelecido para cada cargo.

2.20. O Candidato assumirá a responsabilidade por todos os dados fornecidos no ato da inscrição, nomeação e posse.

2.21. As informações prestadas, na Ficha de Inscrição, são de inteira responsabilidade do candidato, cabendo à Prefeitura o direito de excluir do Concurso Público, aquele que preenchê-la, com dados incorretos, bem como, aquele que prestar informações inverídicas, ainda, que o fato seja constatado, posteriormente.

2.22. Ao inscrever-se, o candidato concorrente ao Cargo de Agente Comunitário de Saúde deverá indicar no Formulário de Inscrição, o código da área da atuação para a qual pretende concorrer, conforme informações constantes no Anexo I deste Edital

2.23. Não haverá isenção, total ou parcial, do valor da taxa de inscrição.

2.24. Os candidatos poderão concorrer, se assim o quiserem, para duas opções, de cargas horárias, desde que no mesmo cargo, devendo, para tanto, inscrever-se duas vezes. Nessa hipótese o candidato poderá concorrer aos cargos abaixo, nas jornadas de 20 e 40 horas:

a) Advogado;

b) Cirurgião Dentista

c) Cirurgião Dentista - Buco-Maxilo-Facial

d) Cirurgião Dentista - Ortodontista

e) Cirurgião Dentista - Periodontista

f) Cirurgião Dentista - Protesista

g) Enfermeiro

h) Médico

i) Técnico em Contabilidade

j) Terapeuta Ocupacional

2.25. Só será procedida a alteração de cargos, na hipótese em que os dados expressos pelo candidato em sua Ficha de Inscrição, tenham sido transcritos, erroneamente, pelo SERAP.

2.26. O campo " REGISTRO GERAL", constante da Ficha de Inscrição, poderá ser preenchido com o número de registro de qualquer um dos documentos de identificação referidos no item 3.5.

2.27. A divulgação oficial do inteiro teor deste Edital e os demais editais, relativos às informações referentes às etapas deste Concurso Público, dar-se-ão com a afixação nos quadros de avisos da Prefeitura e seus extratos serão publicados, em jornal de grande circulação, bem como, via internet pelos sites www.serap.com.br e www.ipu.ce.gov.br.

3. DAS PROVAS

3.1. A avaliação do nível de conhecimento e capacitação profissional dos candidatos será verificada com a aplicação de provas objetivas de múltipla escolha e Prova de Títulos:

Das Provas Objetivas

3.2. As provas objetivas, têm caráter eliminatório e estão distribuídas nas seguintes áreas de conhecimentos.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

15

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Noções de Direito Administrativo Noções de Licitação Pública Regime Único dos Servidores

10

Noções de Informática

05

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

05

CARGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

10

Saúde Pública

05

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

05

CARGO: ADMINISTRADOR DE ESPORTES, AGENTE DE DESPORTO, AGENTE RURAL E AUXILIAR DE BIBLIOTECÁRIO

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGO: AGENTE DE TURISMO, GUIA DE TURISMO, LEITURISTA (SAAE), MESTRE DE CERIMONIA, RECEPCIONISTA, RECEPCIONISTA DE EVENTOS, TELEFONISTA

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Língua Portuguesa

20

Matemática

10

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGO: AGENTE DE TRANSITO (AMCI)

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Legislação do Trânsito

15

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGOS: AUXILIAR DE ENFERMAGEM, AUXILIAR DE LABORATÓRIO, AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL, TÉCNICO EM RADIOLOGIA, TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

10

Saúde Pública

05

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

05

CARGO: AUXILIAR DE FARMÁCIA, CINEGRAFISTA, FOTOGRAFO

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Língua Portuguesa

15

Matemática

15

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGO: CERIMONIALISTA

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

10

Noções de Informática

05

CARGO: DIGITADOR

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

05

Noções de Informática

15

CARGO: FISCAL DE OBRAS E POSTURAS

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Noções do Código de Posturas do Município

10

Língua Portuguesa

15

Matemática

10

Perfil do Município

05

CARGO: FISCAL DE TRIBUTOS

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Noções de Legislação Tributária

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGO: FISCAL SANITÁRIO

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Noções de Vigilância Sanitária

10

Saúde Pública

05

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGO: MESTRE MECÂNICO

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

10

CARGO: MONITOR INFANTIL

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGO: MUSICO INSTRUMENTISTA

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Teoria Musical Nível I

20

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

05

CARGO: OPERADOR DE SOM

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

10

Noções de Informática

10

CARGO: PROFESSOR DE INSTRUMENTO MUSICAL e PROFESSOR DE INICIAÇÃO MUSICAL

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Teoria Musical Nível II

15

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGOS: PROFESSOR DE ARTES PLASTICAS, PROFESSOR DE CAPOEIRA, PROFESSOR DE CORAL, PROFESSOR DE DANÇA, PROFESSOR DE TEATRO

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGO: PROTÉTICO

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

15

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

05

CARGO: SECRETÁRIO ESCOLAR

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Noções de Estatística

05

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGO: TÉCNICO AGRÍCOLA e TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

15

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGOS: TÉCNICO DE CONTABILIDADE, TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

CARGO: TÉCNICO DE INFORMÁTICA

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

10

CARGO: TÉCNICO EM PROJETOS NA ÁREA ECONÔMICA

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Noções de Direito Constitucional Noções de Direito Tributário Noções de Licitação Pública Noções de Direito Administrativo Lei de Responsabilidade Fiscal

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Noções de Informática

05

Perfil do Município

05

CARGOS: MECÂNICO DE MAQUINAS PESADAS, MECÂNICO DE VIATURAS LEVES E MENSAGEIRO

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Língua Portuguesa

15

Matemática

15

Perfil do Município

10

CARGOS: AGENTE DE CONSERVAÇÃO DE LOGRADOUROS, AGENTE DE VIGILÂNCIA PUBLICA, AGENTE DE CALCETEIRO, ARTESÃO, AUXILIAR DE BOMBEIRO HIDRÁULICO, AUXILIAR DE MECÂNICO, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, BOMBEIRO HIDRÁULICO, BORRACHEIRO, CALCETEIRO, COZINHEIRO, ELETRICISTA, ELETRICISTA DE MOTORES PESADOS (SAAE) ENCANADOR (SAAE), FEITOR DE OBRAS, MERENDEIRA, OPERADOR DE SISTEMA (SAAE) PEDREIRO, PINTOR, PORTEIRO, SERVENTE DE OBRAS (SAAE) E SOLDADOR

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Língua Portuguesa

15

Matemática

15

Perfil do Município

10

CARGO: MESTRE GERAL

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

10

Língua Portuguesa

15

Matemática

10

Perfil do Município

05

CARGOS: MOTORISTA B/D, OPERADOR DE PÁ MECÂNICA/ESCAVADEIRA, OPERADOR DE PATROL, OPERADOR DE TRATOR S/ESTEIRA, OPERADOR DE TRATOR S/PNEUS

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Legislação de Transito

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Perfil do Município

10

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA (EDUCAÇÃO INFANTIL E SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL)

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Didática/Legislação

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Ciências

05

Perfil do Município

05

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - ÁREA DE CIÊNCIAS

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Didática/Legislação

10

Ciências Naturais

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

05

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Didática/Legislação

10

Educação Física

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

05

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - ÁREA DE GEOGRAFIA

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Didática/Legislação

10

Geografia

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

05

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - ÁREA DE HISTÓRIA

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Didática/Legislação

10

História

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

05

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - ÁREA DE LÍNGUA INGLESA

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Didática/Legislação

10

Língua Inglesa

10

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

05

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Didática/Legislação

10

Língua Portuguesa

20

Matemática

05

Perfil do Município

05

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - ÁREA DE MATEMÁTICA

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Didática/Legislação

10

Matemática

15

Língua Portuguesa

10

Perfil do Município

05

CARGO: PSICOPEDAGOGO

Área de Conhecimentos

Nº de questões

Conhecimentos Específicos

15

Língua Portuguesa

10

Matemática

05

Perfil do Município

05

Noções de Informática

05

3.3. O conteúdo programático relativo às áreas de conhecimentos das provas objetivas está definido no Anexo III;

3.4. As provas objetivas serão aplicadas em dia(s) e locais, a serem oportunamente divulgados, devendo o candidato comparecer ao local designado, com antecedência mínima de (01) uma hora do horário fixado para o início das provas, munido de caneta esferográfica (azul ou preta), do comprovante de inscrição, juntamente com o documento de identidade de valor legal, que contenha a fotografia do candidatado, indispensáveis para prestação do exame.

3.5. Somente será admitido ingressar ou permanecer no local de realização de provas o candidato que apresentar documento que bem o identifique (com fotografia) como: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade, expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, Cédula de Identidade para Estrangeiros, Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as do CRP, CREA, CRC, OAB, etc.; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como, Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia - na forma da Lei nº 9.503/97), não sendo admitido como documento de identificação, sob qualquer hipótese, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.

3.6. As provas objetivas terão duração máxima de 04 (quatro) horas.

3.7. Ao terminar as provas objetivas, o candidato deverá entregar o cartão-resposta e o caderno de prova, ambos devidamente assinados, bem como assinar a lista de presença, sob pena de ser eliminado do certame, por ato da Comissão Organizadora do Concurso Público.

3.8. O desempenho do candidato na prova objetiva, será apurado pelo preenchimento do cartão- resposta (gabarito), único e personalizado, entregue ao candidato.

3.9. Na prova objetiva, anular-se-á a questão do candidato que, no cartão-resposta, contiver mais de uma resposta assinalada, emenda ou rasura ou, ainda, se nenhuma opção for marcada, para a questão.

3.10. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos; aquele que não observar esta disposição, insistindo em sair do local de aplicação das provas, deverá assinar um termo desistindo do Concurso e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado por dois outros candidatos, pelo Aplicador de Provas e Coordenador e ser excluído do concurso, com base na alínea "c" do item "7.4", deste Edital.

3.12. A correção do cartão-resposta, das provas objetivas, preenchido pelo candidato, dar-se-á por via eletrônica (leitura ótica).

3.13. Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na prova objetiva serão divulgados no máximo em 72 (setenta e duas) horas após a realização da prova no site "www.serap.com.br" e no site da Prefeitura Municipal de Ipu "www.ipu.ce.gov.br.

3.14. Não haverá segunda chamada de prova, nem realização de provas fora da data, horário e locais estabelecidos e o não comparecimento a qualquer das provas, implica na eliminação do candidato do Processo seletivo.

3.15. Não será permitida, ao candidato, a consulta a livros, textos comentados, apontamentos ou papéis de qualquer natureza, bem como portar aparelhos eletrônicos de comunicação, chapéus, bonés, calculadora e papéis em branco. Na hipótese de acionamento de celulares, o candidato será eliminado, sumariamente, do Concurso.

3.16. As provas objetivas terão caráter eliminatório e classificatório e as provas de títulos terão caráter somente classificatório.

3.17. Os pontos auferidos nas provas objetivas serão somados aos pontos auferidos na prova de títulos, para os cargos de Magistério e de Nível Superior.

3.18. Os pontos auferidos na prova objetiva serão somados, também, aos pontos auferidos, na pontuação relativa a experiência comprovada em relação aos conhecimentos práticos dos cargos:

a) Agente Rural

b) Artesão

c) Bombeiro Hidráulico

d) Borracheiro

e) Calceteiro

f) Cerimonialista

g) Cozinheiro

h) Eletricista

i) Eletricista de Motores Pesados - SAAE

j) Encanador - SAAE

k) Mecânico de Maquinas Pesadas

l) Mecânico de Viaturas Leves

m) Mestre Geral

n) Mestre Mecânico

o) Músicos Instrumentistas

p) Operador de Pá Mecânica/Escavadeira

q) Operador de Patrol

r) Operador de Sistema - SAAE

s) Operador de Trator s/Esteira

t) Operador de Trator s/Pneus

u) Pedreiro

v) Pintor

w) Professor de Artes Plásticas

x) Professor de Capoeira

y) Professor de Coral

z) Professor de Dança

aa) Professor de Iniciação Musical

bb) Professor de Instrumentos Musicais

cc) Professor de Teatro

dd) Soldador

3.19. Para efeito de aferição de notas, as provas objetivas terão variação de "0,00 a 10,00" pontos.

3.20. O conteúdo programático determina o limite de abrangência das matérias cobradas nas provas, entretanto, não existe obrigatoriedade de que a prova aplicada abranja (contenha) todos os tópicos descritos no conteúdo programático.

3.21. Os eventuais erros cometidos pelo SERAP relacionados a digitação de nomes, número do documento de identidade, sexo, data do nascimento e outros, deverão ser corrigidos somente no dia da prova, mediante apresentação do documento competente.

3.22. O candidato não poderá alegar desconhecimento sobre a realização da prova, como justificativa de sua ausência.

3.23. O horário de início das provas será definido, dentro de cada sala de aplicação, observado o tempo de duração, estabelecido para as provas.

3.24. No dia da realização das provas, na hipótese de o candidato não constar nas listagens oficiais, relativas aos locais de provas, o SERAP procederá à inclusão do referido candidato, mediante a apresentação da Ficha de Inscrição.

3.25. A inclusão de que trata o presente item, será realizada de forma condicional e será confirmada pelo SERAP, na fase do julgamento das provas objetivas, com o objetivo de se verificar a pertinência da referida inclusão;

3.26. Constatada a improcedência da inscrição, de que trata o referido item, a mesma será, desconsiderada, automaticamente, sem direito a reclamação, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrente;

Das Provas de Títulos

3.27. Os documentos comprobatórios da prova de títulos dos candidatos concorrentes aos cargos de Magistério e de Nível Superior, que atingirem o perfil de 50% em relação as provas objetivas, deverão ser encaminhados, no período a ser divulgado, após o resultado das provas objetivas, através do formulário discriminativo (Anexo II), à Comissão Organizadora do Concurso, em envelope lacrado, para a Sede da Prefeitura Municipal de Ipu, situada na Praça Abílio Martins, s/n, Centro - Ipu - CE, ou por SEDEX para a Sede do SERAP.

3.28. Serão rejeitados, liminarmente, os títulos entregues fora do prazo previsto no item anterior deste Edital.

3.29. Não serão recebidos documentos avulsos nem curriculum vitae.

3.30. A comprovação dos títulos será feita mediante apresentação de fotocópia autenticada de documentos legais que certifiquem os títulos constantes do item "3.33" deste Edital.

3.31. O candidato deverá entregar cópia autenticada dos títulos, especificando-os no formulário contido no "Anexo II", para a devida conferência.

3.32. O formulário, contido no "Anexo II", estará disponível para os candidatos, após resultado das provas objetivas, nos sites www.serap.com.br, www.ipu.ce.gov.br e no flanelógrafo da Prefeitura Municipal de Ipu.

3.33. O julgamento dos títulos, para os concorrentes aos cargos de Magistério e de Nível Superior obedecerá aos seguintes critérios de pontuação:

I. cursos de capacitação com duração de 40 a 80 horas ( 0,20 pontos) por curso, até o limite de 3 cursos.

II. cursos de capacitação com duração acima 80 horas ( 0,30 pontos) por curso, até o limite de 3 cursos.

III. cursos de especialização, "Lato sensu": (0,50 pontos) por título até o limite de 2 títulos.

IV. curso de mestrado: (1,0 ponto) até o limite de 1 título

V. curso de doutorado: (1,5 pontos) até o limite de 1 título

3.34. Serão desprezados os pontos que ultrapassarem os limites referidos nos incisos "I" a "V" do item anterior, observado, em qualquer caso, o disposto no item "3.28".

3.35. Outras informações sobre a Prova de Títulos:

I. Os comprovantes de conclusão de cursos deverão ser expedidos por instituição oficial ou reconhecida.

II. Cada título será computado uma única vez, situação em que fica vedada a cumulatividade de créditos.

III. Os títulos acadêmicos (diplomas de especialização, mestrado e doutorado) devem estar devidamente registrados. Serão aceitas declarações, atestados ou protocolos de conclusão do curso, devidamente autenticadas e com firmas reconhecidas, emitidas por instituições oficiais, devendo ser entregue, apenas uma única cópia de cada título apresentado, a qual não será devolvida em hipótese alguma.

IV. Os documentos em língua estrangeira, somente serão considerados, quando traduzidos para a Língua Portuguesa, por tradutor juramentado.

V. Será considerada, para efeito da prova de títulos, experiência comprovada para os cargos, objeto do item 3.18, com a finalidade de avaliar os conhecimentos práticos. Para efeito de pontuação será considerado, 1,00 ponto por ano de experiência, até o limite de 5 anos.

VI. A prática musical deverá ser comprovada, através de registro na Carteira Profissional de Trabalho e/ou tempo de registro na Ordem dos Músicos do Brasil e/ou através de declaração de dirigente musical, maestro e regente de banda, devidamente registrado na Ordem dos Músicos do Brasil.

VII. Para os demais cargos não ligados a área de música - como o cargo de Cerimonialista e outros ofertados neste Edital - a prática profissional deverá ser comprovada através registro na Carteira Profissional de Trabalho, declaração de órgãos públicos da administração pública direta ou indireta, certidões do INSS, certidões de impostos sobre serviços - ISS, declaração de Imposto sobre Renda e cópias de contratos de trabalho.

3.36. A pontuação total dos títulos, que somente será contabilizada para os candidatos aprovados nas provas objetivas, não ultrapassará a 5,00 (cinco) pontos, desprezando-se os pontos que excederem a este limite.

4. DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

4.1. Somente será aprovado o candidato que obtiver nas provas objetivas, nota igual ou superior a 5,00 (cinco), não sendo computado, para este cálculo, o somatório de pontos previstos no item "3.27."

4.2 Será considerado reprovado o candidato que não obtiver nota mínima fixada no item anterior.

4.3 Dentre os candidatos aprovados, a classificação será feita em função do somatório dos pontos obtidos nas provas objetivas, acrescida da pontuação referente à prova de títulos.

4.4. O candidato será classificado em ordem decrescente de pontos, de acordo com o desempenho obtido.

4.5. Ocorrendo empate no total de pontos, o desempate beneficiará, sucessivamente:

a) O concorrente mais idoso.

b) O concorrente que obtiver maior pontuação na prova objetiva.

c) Maior prole.

5. DOS RECURSOS

5.1. Caberá recurso, na forma do Anexo IV, desde que devidamente fundamentado, contra qualquer questão da prova objetiva no prazo de até 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação de seu gabarito nos sites www.serap.com.br, "www.ipu.ce.gov.br" e na sede da Prefeitura Municipal de Ipu.

5.2. Caberá recurso, na forma do Anexo IV, desde que devidamente fundamentado, contra a prova de títulos e/ou contra a classificação final no prazo de até 02 (dois) dias úteis a contar da publicação do resultado oficial.

5.3. Os recursos deverão ser entregues e protocolados, na sede da Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças do Município de Ipu, dentro dos prazos definidos nos itens "5.1" e "5.2".

5.4. Não serão avaliados recursos sem fundamentação e que não estejam cumprindo as devidas formalidades contidas no Anexo IV. Será concedida vista da prova, aos candidatos que a requererem, desde o façam no prazo do item "5.1" e no formulário de recurso;

5.5. Serão rejeitados, liminarmente, os recursos: entregues fora do prazo, os que não contiverem dados necessários à identificação do candidato e os que não utilizarem o formato do formulário contido no Anexo IV.

5.6. Havendo alteração no resultado oficial do Concurso, em razão do julgamento de recursos apresentados à Comissão de Concurso, este deverá ser republicado com as alterações que se fizerem necessárias.

6. DA NOMEAÇÃO

6.1. É assegurado o direito de preferência, no preenchimento das vagas, que obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação, sendo realizado o chamamento, atendendo ao interesse da Administração, cabendo a esta, decidir o momento oportuno e conveniente para a nomeação, em razão das carências apresentadas e de acordo com as suas disposições orçamentárias.

6.2. A investidura do candidato dependerá de inspeção médica a ser realizada pela Junta Médica Oficial do Município de Ipu, só podendo ser nomeado aquele que for julgado apto, física e mentalmente, para o exercício do cargo.

6.3. Os candidatos que se inscreveram como portadores de deficiência deverão comparecer à Perícia Médica, munidos do Laudo Médico que originou a fotocópia entregue no momento da inscrição (exigência do inciso XII do item "2.7.") ou de outra fotocópia autenticada deste documento.

6.4. A não observância do disposto no item anterior ou a reprovação na perícia médica acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

6.5. O candidato aprovado deverá apresentar, quando convocado para o início dos procedimentos preparatórios dos atos de investidura no respectivo cargo, os seguintes documentos:

a) Fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento e/ou da Certidão de Casamento.

b) Fotocópia autenticada do título de eleitor bem como comprovante de quitação (estar em dia) com a Justiça Eleitoral.

c) Fotocópia autenticada do certificado de reservista para o candidato do sexo masculino.

d) Fotocópia da Carteira de Identidade.

e) Fotocópia do Cartão do CPF.

f) Fotocópia autenticada do Certificado de Conclusão do Curso exigido pelo Edital (Anexo I).

g) 02 (duas) fotografias 3X4, idênticas e recentes.

h) Fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento do(s) filho(s), caso os possua.

i) Outros documentos listados no ato convocatório.

6.6. A investidura dos aprovados será condicionada à sua apresentação, no prazo estipulado pelo edital de convocação a ser baixado pelo Prefeito Municipal de Ipu ou pelo Secretário de Administração, Planejamento e Finanças do Município, munidos dos documentos relacionados no item anterior, bem como de outros exigidos em Lei, enumerados por ocasião da convocação.

6.7. Convocado para apresentar os documentos necessários para investidura, conforme item "6.5", o candidato que não possuir a habilitação legal exigida para o exercício do Cargo, poderá requerer, por escrito, ao Prefeito Municipal de Ipu, para que seja reclassificado, passando a figurar na última posição da lista de classificação dos aprovados, relativa ao cargo para o qual prestou o concurso, e assim sucessivamente quanto aos candidatos que venham a ser convocados e peçam reclassificação.

6.8. A reclassificação prevista no item anterior somente poderá ser requerida uma vez, pelo candidato aprovado. Na próxima convocação para apresentar os documentos necessários à nomeação e posse, conforme item "2.7", o candidato que não apresentar a habilitação legal exigida para o exercício do cargo, dentro do prazo estabelecido no ato convocatório, perderá o direito de ocupar o cargo para o qual concorreu.

6.9. O candidato que, convocado, não apresentar a habilitação legal exigida para o exercício do cargo e não requerer a reclassificação dentro do prazo estabelecido no ato convocatório, perderá o direito de ocupar o cargo para o qual concorreu.

6.10. As atividades, desenvolvidas nos cargos, estão descritas no Anexo V, parte integrante deste Edital.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

7.1. O concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.

7.2. A diferença entre o número de aprovados e o de convocados constituir-se-á em cadastro de reserva, para substituir eventuais desistências ou abertura de novas vagas no prazo de validade do concurso.

7.3. A relação dos candidatos aprovados será divulgada oficialmente, em ordem de classificação nos sites do SERAP, www.serap.com.br e da Prefeitura Municipal de Ipu, www.ipu.ce.gov.br.

7.4. Será excluído do concurso, a qualquer momento, o candidato que:

a) fixar em qualquer documento (inclusive na ficha de inscrição) declaração falsa ou inexata;

b) deixar de apresentar, quando solicitado, quaisquer dos documentos que comprovem o atendimento aos requisitos do item "2.7";

c) ausentar-se do recinto da prova sem permissão ou praticar ato de incorreção ou descortesia para com qualquer Aplicador, Fiscal, Coordenador (ou quaisquer de seus auxiliares) incumbidos da realização das provas;

d) utilizar-se de qualquer fonte de consultas não autorizadas;

e) durante a realização das provas for surpreendido em comunicação verbal, escrita, eletrônica, por gestos ou de qualquer outra forma com outro candidato;

f) quebrar o sigilo da prova, mediante qualquer sinal, que possibilite a identificação;

g) não devolver o Caderno de Provas e o Cartão-Resposta devidamente assinados;

h) ausentar-se do local de prova, sem o acompanhamento do fiscal, após o início da prova;

i) utilizar processos ilícitos na realização das provas, segundo se comprovar, posteriormente, mediante análise por meio eletrônico, estatístico, mecânico, visual ou grafotécnico;

j) utilizar, no local de aplicação da prova, telefone celular, BIP ou quaisquer outros meios que sugiram possibilidade de comunicação;

k) for apanhado utilizando-se de qualquer meio na tentativa de burlar a prova;

l) recusar-se a trocar de carteira (no momento da realização da prova), após a solicitação de fiscal ou coordenador do Concurso.

m) insistir em desobedecer os procedimentos padronizados adotados pela organização do concurso, causando tumulto ou atrapalhando os demais candidatos.

n) deixar de seguir as instruções contidas no frontispício do caderno de provas.

7.5. A inscrição do candidato implicará no conhecimento das normas deste Edital e o compromisso de aceitar as condições do concurso, tais como se acham postas nos dispositivos supracitados.

7.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Presidência da Comissão de Organização do Concurso, no que concerne à aplicação e julgamento do presente concurso.

Paço da Prefeitura Municipal de Ipu, 15 de dezembro de 2009.

HENRIQUE SAVIO PEREIRA PONTES
Prefeito Municipal de Ipu

ANEXO I

CARGOS EM CONCURSO

GRUPO I

ATIVIDADES DE NÍVEL SUPERIOR-ANS

CARGO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

Nº DE VAGAS

VAGAS RESERVADAS P/ PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

VENCIMENTO BASE

QUALIFICAÇÃO EXIGIDA

TAXA DE INSCRIÇÃO

Administrador Hospitalar

40

01

-

3.000,00

Graduação em Administração Hospitalar e Registro Profissional

100,00

Advogado

20

01

-

1.800,00

Graduação em Direito e Registro Profissional

100,00

Advogado

40

01

-

3.600,00

Graduação em Direito e Registro Profissional

100,00

Analista de Sistemas

40

01

-

1.200,00

Graduação em Ciências da Computação ou Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Registro Profissional

100,00

Arquiteto

20

01

-

2.000,00

Graduação em Arquitetura e Registro Profissional

100,00

Arquiteto

40

01

-

4.000,00

Graduação em Arquitetura e Registro Profissional

100,00

Assistente Social

40

07

-

2.250,00

Graduação em Serviço Social e Registro Profissional

100,00

Bibliotecário

40

03

-

1.200,00

Graduação em Biblioteconomia e Registro Profissional

70,00

Cirurgião Dentista

20

01

-

1.500,00

Graduação em Odontologia e Registro Profissional

100,00

Cirurgião Dentista

40

01

-

3.000,00

Graduação em Odontologia e Registro Profissional

100,00

Cirurgião Dentista - Buco-Maxilo-Facial

20

01

-

2.000,00

Graduação em Odontologia, com Especialização em Buco-Maxilo-Facial e Registro Profissional

100,00

Cirurgião Dentista - Buco-Maxilo-Facial

40

01

-

4.000,00

Graduação em Odontologia, com Especialização em Buco-Maxilo- Facial e Registro Profissional

100,00

Cirurgião Dentista - Endodontia

20

01

-

2.000,00

Graduação em Odontologia, com Especialização em Endodontia e Registro Profissional

100,00

Cirurgião Dentista - Ortodontista

20

01

-

2.000,00

Graduação em Odontologia, com Especialização em Ortodontia e Registro Profissional

100,00

Cirurgião Dentista - Ortodontista

40

01

-

4.000,00

Graduação em Odontologia, com Especialização em Ortodontia e Registro Profissional

100,00

Cirurgião Dentista - Periodontista

20

01

-

2.000,00

Graduação em Odontologia, com Especialização em Periodontia e Registro Profissional

100,00

Cirurgião Dentista - Periodontista

40

01

-

4.000,00

Graduação em Odontologia, com Especialização em Periodontia e Registro Profissional

100,00

Cirurgião Dentista - Protesista

20

01

-

2.000,00

Graduação em Odontologia, com Especialização em Prótese e Registro Profissional

100,00

Cirurgião Dentista - Protesista

40

01

-

4.000,00

Graduação em Odontologia, com Especialização em Prótese e Registro Profissional

100,00

Contador

40

02

-

1.500,00

Graduação em Ciências Contábeis e Registro Profissional

100,00

Educador Físico

40

01

-

2.250,00

Graduação em Educação Física e Registro Profissional

100,00

Enfermeiro

20

02

-

1.125,00

Graduação em Enfermagem e Registro Profissional

100,00

Enfermeiro

40

03

-

2.250,00

Graduação em Enfermagem e Registro Profissional

100,00

Engenheiro Agrônomo

40

01

-

2.000,00

Graduação em Engenharia Agronômica e Registro Profissional

100,00

Engenheiro Civil

40

01

-

4.000,00

Graduação em Engenharia Civil e Registro Profissional

100,00

Farmacêutico- Bioquímico

40

01

-

2.250,00

Graduação em Farmácia com Especialização em Análises Clínicas e Registro Profissional

100,00

Fisioterapeuta

20

02

-

1.125,00

Graduação em Fisioterapia e Registro Profissional

100,00

Fonoaudiólogo

40

01

-

2.250,00

Graduação em Fonoaudiologia e Registro Profissional

100,00

Intérprete - Espanhol

40

01

-

700,00

Graduação em Língua Espanhola

70,00

Intérprete - Inglês

40

01

-

700,00

Graduação em Língua Inglesa

70,00

Maestro

40

01

-

700,00

Registro profissional na Ordem dos Músicos do Brasil

70,00

Maestro Adjunto

40

01

-

600,00

Registro profissional na Ordem dos Músicos do Brasil

70,00

Médico

20

02

-

5.237,50

Graduação em Medicina e Registro Profissional

100,00

Médico

40

02

-

10.475,00

Graduação em Medicina e Registro Profissional

150,00

Médico Auditor

20

01

-

4.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Auditoria Medica e Registro Profissional

120,00

Médico Cardiologista

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Cardiologia e Registro Profissional

150,00

Médico Dermatologista

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Dermatologia e Registro Profissional

150,00

Médico Endocrinologista

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Endocrinologia e Registro Profissional

150,00

Médico Endoscopista

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Endoscopia e Registro Profissional

150,00

Médico Ginecologista

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Ginecologia e Registro Profissional

150,00

Médico Mastologista

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Mastologia e Registro Profissional

150,00

Médico Ortopedista

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Ortopedia e Registro Profissional

150,00

Médico Otorrinolaringologista

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Otorrinolaringologia e Registro Profissional

150,00

Médico Pediatra

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Pediatria e Registro Profissional

120,00

Médico Perito

20

01

-

4.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Perícia Medica e Registro Profissional

150,00

Médico Psiquiatra

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Psiquiatria e Registro Profissional

150,00

Médico Radiologista

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Radiologia e Registro Profissional

150,00

Médico Ultrassonografista

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Ultrassonografia e Registro Profissional

150,00

Médico Urologista

20

01

-

7.000,00

Graduação em Medicina com Especialização em Urologia e Registro Profissional

150,00

Medico Veterinário

40

03

-

2.000,00

Graduação em Medicina Veterinária e Registro Profissional

100,00

Nutricionista

40

02

-

2.250,00

Graduação em Nutrição e Registro Profissional

100,00

Psicólogo

40

03

-

2.250,00

Graduação em Psicologia e Registro Profissional

100,00

Tecnólogo em Alimentos

40

03

-

1.800,00

Graduação em Tecnologia de Alimentos e Registro Profissional

100,00

Terapeuta Ocupacional

20

04

-

1.125,00

Graduação em Terapia Ocupacional e Registro Profissional

100,00

Terapeuta Ocupacional

40

04

-

2.250,00

Graduação em Terapia Ocupacional e Registro Profissional

100,00

Zootecnista

40

01

-

2.000,00

Graduação em Zootecnia e Registro Profissional

100,00

GRUPO II

ATIVIDADES DE NÍVEL MÉDIO - ANM

CARGO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

Nº DE VAGAS

VAGAS RESERVADAS P/ PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

VENCIMENTO BASE

QUALIFICAÇÃO EXIGIDA

TAXA DE INSCRIÇÃO

Administrador de Esportes

40

01

-

465,00

Nível Médio acrescido de Curso Especifico

40,00

Agente Administrativo

40

43

2

550,00

Nível Médio completo

40,00

Agente Comunitário de Saúde (*)

40

02

-

465,00

Nível Médio

40,00

Agente de Combate as Endemias

40

02

-

722,01

Nível Médio Completo

50,00

Agente de Desporto

40

01

-

465,00

Nível Médio acrescido de Curso Especifico

40,00

Agente Rural

40

02

-

700,00

Nível Médio completo com conhecimentos práticos

50,00

Agente de Trânsito

40

10

1

600,00

Nível Médio completo e Carteira Nacional de Habilitação A/B

50,00

Agente de Turismo

40

01

-

700,00

Nível Médio Profissionalizante E Registro Profissional

50,00

Auxiliar de Bibliotecário

40

04

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Auxiliar de Enfermagem

40

13

1

600,00

Nível Médio completo e Curso de Auxiliar de Enfermagem e Registro Profissional

50,00

Auxiliar de Farmácia

40

08

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Auxiliar de Laboratório

40

02

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Auxiliar de Saúde Bucal

40

08

-

465,00

Nível Médio completo e Curso de Auxiliar de Saúde Bucal e Registro Profissional

40,00

Cerimonialista

40

02

-

930,00

Nível Médio completo

60,00

Cinegrafista

40

01

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Desenhista(cadista)

40

01

-

700,00

Nível Médio Completo acrescido De Curso Técnico Especifico

50,00

Digitador

40

13

1

550,00

Nível Médio completo

40,00

Fiscal de Obras e Posturas

40

01

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Fiscal de Tributos

40

01

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Fiscal Sanitário

40

01

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Fotografo

40

01

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Guia de Turismo

40

03

-

465,00

Nível Médio acrescido de Curso Específico

40,00

Mestre de Cerimônia

40

01

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Mestre Mecânico

40

01

-

1.200,00

Nível Médio Completo com conhecimentos práticos na área

100,00

Monitor Infantil

40

01

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Operador de Som

40

01

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Professor de Acordeon

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Professor de Artes Plásticas

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com conhecimentos práticos na área

40,00

Professor de Baixo Elétrico

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Professor de Bateria

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Professor de Capoeira

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com conhecimentos práticos na área

40,00

Professor de Cavaquinho

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Professor de Coral

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com conhecimentos práticos na área

40,00

Professor de Dança

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com conhecimentos práticos na área

40,00

Professor de Guitarra

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Professor de Iniciação Musical

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com conhecimentos práticos na área

40,00

Professor de Percussão

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Professor de Teatro

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com conhecimentos práticos na área

40,00

Professor de Teclado

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Professor de Violão

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Professor de Violino

20

01

-

465,00

Nível Médio completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Protético

40

02

-

800,00

Nível Médio Completo Acrescido de Curso de Prótese Dentária

60,00

Recepcionista

40

04

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Recepcionista de Eventos

40

02

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

Secretário Escolar

40

03

-

600,00

Nível Médio Completo com Habilitação de Secretário de Estabelecimento de Ensino e Registro Profissional

50,00

Técnico Agrícola

40

02

-

900,00

Nível Médio Profissionalizante e Registro Profissional

80,00

Técnico em Agropecuária

40

02

-

900,00

Nível Médio Profissionalizante e Registro Profissional

80,00

Técnico em Contabilidade

20

01

-

500,00

Nível Médio Profissionalizante e Registro Profissional

50,00

Técnico em Contabilidade

40

01

-

1.000,00

Nível Médio Profissionalizante e Registro Profissional

80,00

Técnico em Edificações

40

01

-

900,00

Nível Médio Profissionalizante e Registro Profissional

40,00

Técnico em Informática

40

11

1

600,00

Nível Médio Completo com Curso Especifico na área

60,00

Técnico em Projetos- Área Econômica

40

01

-

600,00

Nível Médio Completo com Curso Específico na área

60,00

Técnico em Radiologia

30

01

-

1.200,00

Nível Médio Profissionalizante e Registro Profissional

100,00

Técnico em Saúde Bucal

40

06

-

700,00

Nível Médio Profissionalizante e Registro Profissional

60,00

Telefonista

40

01

-

465,00

Nível Médio completo

40,00

LOCALIDADES E ÁREA DE ABRANGÊNCIAS PARA OS CANDIDATOS AO CARGO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

ÁREA

LOCALIDADE DE EXERCÍCIO (*)

VAGAS

01

Distrito Abílio Martins

01

02

Sítio Cajueiros

01

(*) Áreas da Comunidade em que irá atuar ( localidade de exercício). Além dos requisitos previstos no Anexo I - Grupo II, em conformidade com o artigo VI da Lei Federal nº 11350 de 5/10/2006 e com a Emenda Constitucional nº 51 de 14/02/2006, o Agente Comunitário deverá residir na área da comunidade em que irá atuar (localidade de exercício – micro-área), desde a data da publicação do Edital do Concurso, observado o disposto no item 2.8 do Edital do Concurso.

GRUPO III

ATIVIDADES DE NÍVEL FUNDAMENTAL - ANF

CARGO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

Nº DE VAGAS

VAGAS RESERVADAS P/ PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

VENCIMENTO BASE

QUALIFICAÇÃO EXIGIDA

TAXA DE INSCRIÇÃO

Mecânico em Maquinas Pesadas

40

01

-

930,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática na área

70,00

Mecânico de Viaturas Leves

40

01

-

700,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática na área

60,00

Mensageiro

40

11

1

465,00

Nível Fundamental Completo

40,00

Musico Instrumentista Acordeon

40

01

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Bandolim

40

01

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Bombardino

40

01

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Cavaquinho

40

01

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Clarinete

40

02

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Flauta

40

02

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Percussão

40

02

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Sax alto

40

01

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Sax barítono

40

01

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Sax tenor

40

01

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Trombone de vara

40

01

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Trompa

40

01

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Trompete

40

01

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

Musico Instrumentista Violão

40

01

-

465,00

Nível Fundamental Completo com comprovação de prática instrumental

40,00

GRUPO IV

ATIVIDADES DE NÍVEL ALFABETIZAÇÃO - ANA

CARGO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

Nº DE VAGAS

VAGAS RESERVADAS P/ PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

VENCIMENTO BASE

QUALIFICAÇÃO EXIGIDA

TAXA DE INSCRIÇÃO

Agente de Conservação de Logradouros

40

11

1

465,00

Alfabetizado

30,00

Agente de Vigilância Pública

40

40

2

465,00

Alfabetizado

30,00

Ajudante de Calceteiro

40

01

-

465,00

Alfabetizado

30,00

Artesão

40

01

-

465,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

30,00

Auxiliar de Bombeiro Hidráulico

40

01

-

465,00

Alfabetizado

30,00

Auxiliar de Mecânico

40

01

-

465,00

Alfabetizado

30,00

Auxiliar de Serviços Gerais

40

49

2

465,00

Alfabetizado

30,00

Bombeiro Hidráulico

40

02

-

465,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

30,00

Borracheiro

40

01

-

465,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

30,00

Calceteiro

40

01

-

550,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

30,00

Cozinheiro

40

02

-

465,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

30,00

Eletricista

40

03

-

600,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

50,00

Feitor de Obras

40

01

-

465,00

Alfabetizado

30,00

Merendeira

40

12

1

465,00

Alfabetizado

30,00

Mestre Geral

40

01

-

550,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

50,00

Motorista Categoria - B

40

12

1

550,00

Alfabetizado com Habilitação Profissional Categoria - B

40,00

Motorista Categoria - D

40

10

1

800,00

Alfabetizado com Habilitação Profissional Categoria - D

70,00

Operador de Pá Mecânica /Escavadeira

40

01

-

1.400,00

Alfabetizado com Habilitação Profissional Categoria - D com conhecimentos práticos na área

100,00

Operador de Patrol

40

01

-

1.400,00

Alfabetizado com Habilitação Profissional Categoria - D com conhecimentos práticos na área

100,00

Operador de Trator s/Esteira

40

01

-

1.400,00

Alfabetizado com Habilitação Profissional Categoria - D com conhecimentos práticos na área

100,00

Operador de Trator s/Pneus

40

01

-

1.400,00

Alfabetizado com Habilitação Profissional Categoria - D com conhecimentos práticos na área

100,00

Pedreiro

40

03

-

465,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

30,00

Pintor

40

03

-

465,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

30,00

Porteiro

40

05

-

465,00

Alfabetizado

30,00

Soldador

40

01

-

465,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

30,00

GRUPO V

ATIVIDADES DE MAGISTÉRIO - MAG

CARGO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

Nº DE VAGAS

VAGAS RESERVADAS P/ PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

VENCIMENTO BASE

QUALIFICAÇÃO EXIGIDA

TAXA DE INSCRIÇÃO

Professor de Educação Básica I

20

70

4

475,00

Nível Médio Pedagógico

50,00

Professor de Educação Básica Área de Ciências

20

04

-

517,75

Licenciatura Plena em Ciências ou Curso de Pedagogia, com Habilitação em Ciências

80,00

Professor de Educação Básica Área de Educação Física

20

04

-

517,75

Licenciatura Plena em Educação Física ou Curso de Pedagogia, com Habilitação em Educação Física

80,00

Professor de Educação Básica Área de Geografia

20

04

-

517,75

Licenciatura Plena em Geografia ou Curso de Pedagogia, com Habilitação em Geografia

80,00

Professor de Educação Básica Área de Historia

20

04

-

517,75

Licenciatura Plena em História ou Curso de Pedagogia, com Habilitação em História

80,00

Professor de Educação Básica Área de Língua Inglesa

20

04

-

517,75

Licenciatura Plena em Letras - (Língua Inglesa) ou Curso de Pedagogia, com Habilitação em Língua Inglesa

80,00

Professor de Educação Básica Área de Língua Portuguesa

20

10

1

517,75

Licenciatura Plena em Letras - (Língua Portuguesa) ou Curso de Pedagogia, com Habilitação em Língua Portuguesa

80,00

Professor de Educação Básica Área de Matemática

20

8

-

517,75

Licenciatura Plena em Matemática ou Curso de Pedagogia, com Habilitação em Matemática

80,00

Psicopedagogo

40

1

-

1.200,00

Graduação Superior e Especialização em Psicopedagogia

100,00

GRUPO VI

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO

CARGO

CARGA H/ SEM.

Nº DE VAGAS

VAGAS RESERVADAS P/ PORT. DE NECESSIDADES ESPECIAIS

VENCIMENTO BASE

QUALIFICAÇÃO EXIGIDA

TAXA DE INSCRIÇÃO

Eletricista de Motores Pesados

40

01

-

465,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

30,00

Encanador

40

01

-

465,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

30,00

Leiturista

40

01

-

600,00

Ensino Médio Completo

50,00

Operador de Sistema (*)

40

05

-

465,00

Alfabetizado com conhecimentos práticos na área

30,00

Servente de Pedreiro

40

02

-

465,00

Alfabetizado

30,00

OBSERVAÇÃO: (*) As vagas disponibilizadas para o Cargo de Operador de Sistema atenderão as localidades de Abílio Martins, Boa Vista, Engenho dos Belém, Flores, Ingazeiras, Lages, Macaco, Marruás, Mato Grosso, Mulungu, Santa Rosa e Várzea do Jiló.

ANEXO II

DISCRIMINAÇÃO DE TÍTULOS

CANDIDATO

CPF

CARGO

INSCRIÇÃO

1. Cursos de Capacitação com duração de 40 a 80 horas (0,20 pontos por curso), até o limite de 3 cursos

( Informar título do Curso, local de realização, instituição promotora e carga horária)

Título do Curso

Local de Realização

Instituição Promotora

Período

 

 

 

 

 

Título do Curso

Local de Realização

Instituição Promotora

Período

 

 

 

 

 

Título do Curso

Local de Realização

Instituição Promotora

Período

 

 

 

 

2. Cursos de Capacitação com duração acima de 80 horas ( 0,30 pontos por curso), até o limite de 3 cursos ( Informar título do Curso, local de realização, instituição promotora e carga horária)

Título do Curso

Local de Realização

Instituição Promotora

Período

 

 

 

 

 

Título do Curso

Local de Realização

Instituição Promotora

Período

 

 

 

 

 

Título do Curso

Local de Realização

Instituição Promotora

Período

 

 

 

 

3. Cursos de Especialização lato sensu ( 0,5 ponto por curso ), até o limite de 2 cursos Informar título do Curso, local de realização, instituição promotora e carga horária

Título do Curso

Local de Realização

Instituição Promotora

Período

 

 

 

 

 

Título do Curso

Local de Realização

Instituição Promotora

Período

 

 

 

 

4. Curso de Mestrado stricto sensu ( 1,00 ponto). Informar título do Curso, local de realização, instituição promotora e carga horária

Título do Curso

Local de Realização

Instituição Promotora

Período

 

 

 

 

5. Cursos de Doutorado ( 1,5 pontos). Informar título do Curso, local de realização, instituição promotora e carga horária

Título do Curso

Local de Realização

Instituição Promotora

Período

 

 

 

 

6. Experiência para os cargos, objeto do item 3.18 deste Edital, em relação aos conhecimentos práticos.

Órgão/Empresa

Período de experiência

Tempo de experiência

Pontuação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL DE PONTOS DA PROVA DE TÍTULOS _____________ PONTOS

- Serão desprezados os pontos que excederem ao limite de 5.00 (cinco) pontos.

ATENÇÃO: 1. Os documentos comprobatórios dos títulos discriminados, deverão ser anexados a este formulário, sob pena de não ser considerada sua pontuação.

2. Apresentação dos títulos pelos candidatos, far-se-á, somente, durante o período estabelecido, na forma do item 3.27, deste Edital, através da entrega dos documentos comprobatório, junto ao formulário discriminativo, pelo candidato, a Comissão Organizadora do Concurso, no período a ser divulgado, após a realização das provas. A entrega de títulos, fora do prazo estipulado, será desconsiderado, na Prova de Títulos.

3. A pontuação total dos títulos só será contabilizada para os candidatos aprovados nas provas objetivas

DECLARAÇÃO

Declaro, sob as penas da Lei, que os títulos relacionados, neste documento, são a expressão fiel da verdade e que estão comprovados, mediante copias autenticadas, em Anexo, para fins de atribuição de pontos, na Prova de Títulos. Tenho pleno conhecimento de todas as normas, deste Edital, do qual este formulário é parte integrante.

Ipu, ____ de _____________ de 2009

___________________
(assinatura do candidato)

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

CONHECIMENTOS GERAIS

NÍVEL DE ALFABETIZADO

MATEMÁTICA:

- Medida de tempo

- Multiplicativos

- Operações fundamentais com números naturais

- Resoluções de problemas com quatro operações

- Sistema Monetário Brasileiro

- Sistema de numeração

- Expressões numéricas simples

PORTUGUÊS:

- Alfabeto

- Aumentativo e Diminutivo

- Divisão Silábica

- Flexão Nominal: gênero e número

- Numerais

- Provérbios

- Sinônimos e Antônimos

PERFIL DO MUNICÍPIO

- História do Município de Ipu

- Aspectos religiosos no Município

- Aspectos econômicos e demográficos

- Aspectos culturais

- Localização geográfica

- Aspectos turísticos

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

MATEMÁTICA:

- Juros Simples

- Operações fundamentais (números naturais, fracionários e decimais)

- Porcentagem

- Potenciação

- Radiciação

- Regra de três simples

- Regra de Sociedade

- Resolução de problemas

- Sistema Legal de Medidas

- Divisão Proporcional

PORTUGUÊS

- Acentuação gráfica

- Crase

- Divisão silábica

- Dígrafos

- Encontros vocálicos e consonantais

- Flexão nominal: gênero, número e grau.

- Flexão verbal

- Fonemas (vogais, consoantes e semivogais)

- Gentílicos

- Homófonos e parônimos

- Ortografia

- Pontuação

- Sinônimos e antônimos

- Interpretação de Texto

SAÚDE PÚBLICA

ESPECIFICO

- Noções básicas sobre Saúde Pública

- Saúde do Idoso

- Indicadores epidemiológicos

- Parâmetros pertinentes ao Programa Saúde da Família

- Doenças sexualmente transmissíveis

- Campanhas de Imunizações

- Doenças infecciosas

LEGISLAÇÃO

- Constituição Federal de1988 (arts. 196 a 200)

- Lei 8080 de 19/09/90 - do Sistema Único de Saúde

- Lei 8142 de 28/12/80

- Controle do câncer de colo de útero e mama - Redução da mortalidade infantil

- Política Nacional de Atenção Básica - Portaria nº 648/GM de 28/3/2006

- Saneamento ambiental.

PERFIL DO MUNICÍPIO

- História do Município de Ipu

- Aspectos religiosos no Município

- Aspectos econômicos e demográficos

- Aspectos culturais

- Localização Geográfica

- Aspectos Turísticos

NÍVEIS MÉDIO COMPLETO E PROFISSIONALIZANTE

MATEMÁTICA

- Equações de 1º e 2º Graus - Juros simples e compostos

- Médias (aritmética simples e ponderada).

- Porcentagem

- Potenciação

- Radiciação

- Razão e Proporção

- Regra de sociedade

- Regra de três (simples e compostas)

- Resolução de problemas

- Sistema Legal de Medidas

- Divisão Proporcional

PORTUGUÊS

1- FONÉTICA

- Acentuação gráfica

- Classificação dos vocábulos, quanto à posição do acento tônico.

- Crase

- Dígrafos

- Divisão silábica

- Encontros consonantais

- Encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato - Fonema (vogais, consoantes e semivogais)

- Ortografia

2- MORFOLOGIA

- Adjetivo

- Advérbio

- Artigo

- Conjunção

- Numeral

- Preposição

- Pronome

- Substantivo

- Verbo

3- PONTUAÇÃO

4- SEMÂNTICA

- Antônimos e sinônimos

- Homônimos e parônimos

5- SINTAXE

- Concordância (nominal e verbal)

- Orações (nominal e verbal)

- Termos da oração

6- INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

- Noções de microcomputador; dispositivos de entrada e saída, periféricos;

- Ambiente MS-Windows; execução de aplicativos e acessórios; manipulação de arquivos e pastas;

- MS-Word; utilização de janelas e menus; barra de ferramentas; operações com arquivos; criação e utilização de modelos de documentos; configuração de página; impressão de documentos; edição de textos; voltar e repetir últimos comandos; exibição da página; características e modos de exibição; utilização do Zoom; utilização da régua; utilização de cabeçalho e rodapé; formatação no Word;

- Noções de Excel - criação e manipulação de tabelas.

- Noções a respeito de vírus de computador - Definição e programas antivírus.

- Noções de acesso à Internet.

SAÚDE PÚBLICA

ESPECIFICO

- Noções básicas sobre Saúde Pública

- Saúde do Idoso

- Indicadores epidemiológicos

- Parâmetros pertinentes ao Programa Saúde da Família

- Doenças sexualmente transmissíveis

- Campanhas de Imunizações

- Doenças infecciosas

LEGISLAÇÃO

- Constituição Federal de1988 (arts. 196 a 200 )

- Lei 8080 de 19/09/90 - do Sistema Único de Saúde

- Lei 8142 de 28/12/80

- Controle do câncer de colo de útero e mama - Redução da mortalidade infantil

- Política Nacional de Atenção Básica - Portaria nº 648/GM de 28/3/2006

- Saneamento ambiental.

PERFIL DO MUNICÍPIO

- História do Município de Ipu

- Aspectos religiosos no Município

- Aspectos econômicos e demográficos

- Aspectos culturais

- Localização Geográfica

- Aspectos Turísticos

NÍVEL SUPERIOR

PORTUGUÊS

1- FONÉTICA

- Acentuação gráfica

- Classificação dos vocábulos, quanto à posição do acento tônico

- Crase

- Dígrafos

- Divisão silábica

- Encontros consonantais

- Encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato

- Fonema (vogais, consoantes e semivogais)

- Ortografia

2- MORFOLOGIA

- Adjetivo

- Advérbio

- Artigo

- Conjunção

- Numeral

- Preposição

- Pronome

- Substantivo

- Verbo

3- PONTUAÇÃO

4- REGÊNCIA

- Nominal

- Verbal

5- SEMÂNTICA

- Antônimos e sinônimos

- Homônimos e parônimos

6- SINTAXE

- Concordância (nominal e verbal)

- Orações (nominal e verbal)

- Termos da oração

7- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

PERFIL DO MUNICÍPIO

- História do Município de Ipu

- Aspectos religiosos no Município

- Aspectos econômicos e demográficos

- Aspectos culturais

- Localização Geográfica

- Aspectos Turísticos

MATEMÁTICA

- Equações de 1º e 2º Graus - Juros simples e compostos

- Médias (aritmética simples e ponderada).

- Porcentagem

- Potenciação

- Radiciação

- Razão e Proporção

- Regra de sociedade

- Regra de três (simples e compostas)

- Resolução de problemas

- Sistema Legal de Medidas

- Divisão Proporcional

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

- Noções de microcomputador; dispositivos de entrada e saída, periféricos;

- Ambiente MS-Windows; execução de aplicativos e acessórios; manipulação de arquivos e pastas;

- MS-Word; utilização de janelas e menus; barra de ferramentas; operações com arquivos; criação e utilização de modelos de documentos; configuração de página; impressão de documentos; edição de textos; voltar e repetir últimos comandos; exibição da página; características e modos de exibição; utilização do Zoom; utilização da régua; utilização de cabeçalho e rodapé; formatação no Word;

- Noções de Excel - criação e manipulação de tabelas.

- Noções a respeito de vírus de computador - Definição e programas antivírus.

- Noções de acesso à Internet.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

GRUPO I

ATIVIDADES DE NÍVEL SUPERIOR - ANS

CARGO: ADVOGADO

ESPECÍFICA

- A Constituição Federal de 1988: Princípios fundamentais;

- Direitos e garantias fundamentais;

- Organização do Estado;

- Repartição de competências. Intervenção nas esferas de poder.

- Organização dos Poderes.

- Competência da União dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

ÉTICA DO SERVIDOR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

- Princípios constitucionais de natureza ética: moralidade, impessoalidade, probidade e publicidade;

- Normas penais relativas ao servidor público.

Dos Crimes contra a Administração Pública;

- A Lei Nº 8.429, de 02 de junho de 1992, (dispõe sobre os atos de improbidade administrativa);

- Regime administrativo disciplinar. Direitos e deveres dos servidores (lei nº 1.101, de 10 de outubro de 1990);

- Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, (crimes contra a Ordem tributária, Capítulo I, Seção II);

- Lei Nº 10.028, de 19/10/2000 (Crimes contra as Finanças Públicas).

REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

- Lei 8.112, de 11 de dezembro e 1990; Lei 9.527, de 10 de dezembro de 1997.

DIREITO CIVIL

- Das Pessoas;

- Dos Bens

- Dos Fatos Jurídicos

PROCESSO CIVIL

- Processo de Conhecimento

- Processo de Execução - Execução em Geral

- Processo Cautelar

- Dos Procedimentos Especiais

- Das Disposições Finais e Transitórias

DIREITO ADMINISTRATIVO

- Organização Administrativa - Administração Direta - Administração Indireta - Fundações;

- Conceitos e Princípios Básicos da Administração Pública; legalidade - modalidade administrativa - finalidade pública - publicidade-poderes e deveres dos agentes administrativos.

- Poderes administrativos: vinculados - discricionários - hierárquico - disciplinar-regulamentar e de polícia;

- Atos Administrativos: conceito - elementos: competência, finalidade, forma, motivo, objeto. Atributo: presunção de legalidade, imperatividade, auto-executoriedade. Mérito administrativo.

- Atos administrativos vinculados a atos administrativos normativos - ordinários - negócios-enunciativos - punitivos.

- Invalidação dos Atos Administrativos: Revogação - anulação - efeitos. Controle judicial dos atos administrativos: mandado de segurança - ação popular.

- Orçamento Público - características: receita e despesa. Tribunal de contas da União e do Estado.

- Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101, de 04/5/2000).

- Emenda Constitucional nº 19, de 04 de junho de 1998 (Princípios e Normas da Administração Pública).

- Licitação: conceito, finalidade, princípios, formas, obrigatoriedade, dispensa e inexigibilidade.(Lei nº 8.666, de 21/06/1993).

- Contratos administrativos. Bens de domínio público. Intervenção do Estado na propriedade e no domínio econômico. Processo Administrativo.

DIREITO DO TRABALHO

- Contrato Individual de Trabalho. Duração do trabalho. Férias anuais. Prescrição. Proteção ao trabalho da mulher à maternidade. Salário e remuneração. Adicionais compulsórios. Representação sindical. Acordo e convenção coletivos. Princípios e singularidades do Direito Processual do Trabalho. Procedimentos nos Dissídios Individuais. Recursos no Processo do Trabalho. Processo de Execução Trabalhista.

DIREITO PENAL

- Fontes e princípios. Normas penais: classificação e características. Aplicação e Interpretação da Lei Penal. Âmbito de eficácia da Lei Penal no tempo e no espaço. Do Crime: conceito, requisitos, concurso de crimes e pessoas, sujeitos e qualificação legal e doutrinaria. Do objeto do delito: conceito e espécies. Dos crimes contra administração pública. Das causas extintivas de punibilidade.

Da prescrição. Das excludentes de antijuridicidade.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

- Fontes. Princípios. Do processo dos crimes de competência do Tribunal de Júri. Da competência da Justiça Militar Estadual: ênfase na Emenda Constitucional 45/2004. Da produção da prova. Do inquérito policial e da ação penal. Do Ministério Público do Processo Criminal. Da Liberdade Provisória. Da Influência do julgado penal, nos âmbitos, civil e administrativo. Da prisão: em flagrante delito, preventiva e temporária. Da competência dos juizados especiais criminais. Dos regimes Jurídicos da Pena. Da inimputabilidade Penal. Dos prazos processuais.

LEGISLAÇÃO

- Legislação referente à profissão do Advogado;

- Código de Ética Profissional do Advogado.

CARGO: ADMINISTRADOR HOSPITALAR

ESPECIFICA

Organização e Administração Hospitalar. Fundamentos de Administração de Serviços Médico-Hospitalares. Prática de Custos e Desempenho Hospitalar. Faturamento Hospitalar. Gestão Hospitalar e seus Aspectos Globais e Específicos. Visão Sistêmica da Organização. Sistema de Informações Gerenciais. Documentação Médica. Transporte. Administração de Lavanderia Hospitalar. Noções de Infecção Hospitalar. Limpeza. Manutenção. Nutrição. Serviços Meios e de Apoio. Arquivo Médico Estatístico. Arquitetura Hospitalar. Ética Profissional e Sistema Único de Saúde - SUS (princípios e diretrizes).

CARGO: ANALISTA DE SISTEMAS

ESPECIFICA

Sistemas de Computação: Hardware e Software. Hardware: definição, constituição, componentes, características, funções e funcionamento dos computadores e periféricos. Software: definição, tipos de software, funções e características. Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) e Banco de Dados: Arquitetura de um SGBD (características, componentes, vantagens e desvantagens e funcionalidades). Bancos de dados: fundamentos, características componentes e funcionalidades. Modelos de Bancos de Dados. Projeto de Banco de Dados: conceitual, lógico e físico. Modelo relacional e modelo entidade-relacionamento. Linguagem de consulta estruturada (SQL). Projeto de banco de dados relacional. Banco de Dados Distribuídos. Engenharia de Software: Evolução e características, Ciclo de vida, Metodologias e técnicas de especificação. Projeto de software: planejamento, requisitos, arquiteturas, elaboração do projeto, validação e análise de risco. Teste e medidas de software. Sistemas de Informação: conceitos e tipologia (Sistema de Informação Gerencial, Executivo e Empresarial, Sistema Transacional, Sistema de Apoio à Decisão). Análise, projeto e desenvolvimento de sistemas de informação utilizando os conceitos, metodologias, arquiteturas, técnicas, fases, ferramentas, diagramas e notações da Análise Estruturada, Engenharia da Informação, Análise Essencial e Análise e Projeto Orientados a Objetos (UML). Ferramentas Case. Intranet, Groupware, Data Warehouse e Data Mining. Administração de Informática: funções da administração e fatores críticos de sucesso. Redes de Computadores: conceitos básicos, tipos de redes, componentes e transmissão de dados. Protocolos: o modelo OSI da ISO, TCP/IP (fundamentos, endereçamento IP, máscara de rede, protocolos IP, ARP, ICMP, UDP, TCP, DNS, Telnet, FTP, SMTP e HTTP). Sistemas operacionais: Windows (98, NT 4.0, 2000 e XP), Unix e Linux (distribuições conectivas e Hed Hat). Gerência de projetos: Estatísticas, Técnicas de controle, Projeção de custos, Métricas de sistema, de projeto, de implementação e de resultados. Algoritmos: conhecer, elaborar e interpretar algoritmos utilizando pseudocódigo (Portugol), Fluxograma, utilizando estruturas de controle básicas (sequência, seleção e repetição), vetores e matrizes. Estrutura de dados: representação e manipulação de matrizes, listas, filas, pilhas e árvores. Linguagens de programação: Java, Pascal, C++, PHP, Delphi

CARGO: ARQUITETO

ESPECIFICA

Projeto de Arquitetura: métodos e técnicas de desenhos e projetos; programação de necessidades físicas das atividades; estudos de viabilidade técnico-financeira; informática aplicada à arquitetura; controle ambiental das edificações ( térmico, acústico e luminoso).

Projetos complementares: especificação de materiais e serviços e dimensionamento básico; instalações elétricas e hidrossanitárias;

elevadores; ventilação/exaustão; ar condicionado, telefonia; prevenção contra incêndio;

Programação, controle e fiscalização de obras: orçamento e composição de custos, levantamento de quantitativos, planejamento e controle físico-financeiro.

Acompanhamento de Obras: Construção e organização do canteiro de obras; coberturas e impermeabilização; esquadrias; pisos e revestimentos.

Legislação e pericia: Normas técnicas; legislação profissional; Legislação ambiental e urbanística. Projeto de urbanismo: métodos e técnicas de desenho e projeto urbano; noções de sistema cartográfico e de geoprocessamento; dimensionamento e programação dos equipamentos públicos e comunitários; sistema viário (hierarquização dimensionamento e geometria); sistemas de infra-estrutura de parcelamentos urbanos: energia, pavimentação e saneamento ambiental ( drenagem, abastecimento, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação de resíduos sólidos); Planejamento urbano: uso do solo; gestão urbana e instrumentos de gestão (planos diretores, análise de impactos ambientais urbanos, licenciamento ambiental, instrumentos econômicos e administrativo); aspectos sociais e econômicos do planejamento urbano; sustentabilidade urbana (Agenda Habitat e Agenda 21):

Conhecimentos gerais de planejamento urbano e meio ambiente.

Legislação ambiental municipal, estadual e federal.

Plano de gestão e de conservação de cidades.

Conhecimento de AutoCAD.

Legislação referente à profissão do Arquiteto;

Código de Ética

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

ESPECÍFICA

Processos de investigação social; elaboração de projetos, métodos e técnicas qualitativas e quantitativas;

Propostas de intervenção na área social: planos, programas, projetos e atividades de trabalho; Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: abordagem individual, trabalho com grupos, trabalho com redes, trabalho com famílias e documentação;

Estratégias de trabalho institucional: conceitos de instituição; uso de recursos institucionais e comunitários;

Programas educativos e promoção de saúde;

Política Social: relação estado / sociedade; contexto atual e neoliberalismo; seguridade social.

Políticas Públicas de Saúde e Saúde Pública

LEGISLAÇÃO

Legislação do Sistema de Previdência Social;

- Emenda Constitucional Nº 20/98.

- LOAS; Política de Saúde e SUS.

- Estatuto da Criança e do Adolescente

- Legislação referente à profissão do Assistente Social;

- Norma de Operação Básica - NOB/SUAS

- Código de Ética

- Estatuto do Idoso

CARGO: BIBLIOTECÁRIO

ESPECÍFICA

Planejamento e execução da aquisição de material bibliográfico;

Execução de serviços de catalogação e classificação de manuscritos, livros raros ou preciosos, mapotecas, publicações oficiais e seriados;

Organização de fichários, catálogos e índices;

Compilação de bibliografias brasileiras e estrangeiras gerais ou especializadas;

Elaboração de vocabulário controlado, com determinação de palavras-chaves, com análise

de termos mais relevantes, para fins de indexação e controle da terminologia especifica;

Encadernação de livros e documentos para conservação do material bibliográfico;

Difusão do acervo da biblioteca;

LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão do Bibliotecário;

Código de Ética

CARGO: CIRURGIÃO DENTISTA

ESPECÍFICA

Diagnóstico bucal; Métodos de prevenção da cárie da doença periodental.

Técnicas de anestesia intra-oral.

Princípios básicos do atendimento em odontopediatria.

Princípios gerais do preparo cavitário.

Emergências médicas em odontologia;

Medicação e antibioticoterapia sistêmica;

Técnicas radiográficas intra e extra-orais.

Efeitos biológicos dos raios X e interpretações radiográficas;

Infecções bucais: terapêutica medicamentosa;

Terapêutica de emergência / urgência em odontologia.

Cuidados com instrumental, equipamentos e superfícies.

Exame clínico e radiográfico.

Atendimento ao paciente de risco.

Conduta frente a acidentes de trabalho.

Políticas Públicas de Saúde e Saúde Pública

LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão do Cirurgião Dentista;

Código de Ética

CARGO: CIRURGIÃO DENTISTA - BUCO-MAXILO-FACIAL

ESPECÍFICA

Sutura de face; Queimadura de face; reimplante de dente avulsionado, traumaticamente; abcesso dento-facial; colocação de barra de Eric; exodontia de 3º molar incluso; técnicas cirúrgicas de fraturas de nariz; técnicas cirúrgicas de afundamento de malar.

CARGO: CIRURGIÃO DENTISTA - ENDODONTIA

ESPECÍFICA

Endodontia Pré-Clínica;

Semiologia Endodôntica;

Endodontia Clínica I;

Endodontia Clínica II;

Cirurgia Parendodôntica;

Clínica Endodôntica;

Radiologia em Endodontia;

Emergência Médica em Odontologia;

Microbiologia / Imunologia;

Terapêutica Medicamentosa ;

Histologia / Patologia ;

Ética e Legislação Odontológica;

Metodologia;

Bioética;

Patologia Bucal.

CARGO: CIRURGIÃO DENTISTA - ORTODONTISTA

ESPECÍFICA

Crescimento e desenvolvimento do complexo crânio-maxilo-facial;

Diagnóstico e plano de tratamento;

Desenvolvimento da oclusão;

Etiologia das más-oclusões;

Mantenedores e recuperadores de espaço.

CARGO: CIRURGIÃO DENTISTA - PERIODONTISTA

ESPECÍFICA

Anatomia periodontal macroscópica e microscópica. Aspectos normais clínicos e radiográficos do periodonto. Exame clinico das alterações gengivoperiodontais. Exame radiográfico em Periodontia. Diagnóstico diferencial em Periodontia. Epidemiologia da doença periodontal. Etiopatogenia das doenças periodontais. Classificação das doenças periodontais. Placa e calculo dentais. Microbiologia da doença periodontal. Periodontia do acometimento precoce. Doença periodontal necrosante. Trauma de oclusão. Cirurgia periodontal. Terapia mucogengival. Tratamento periodontal regenerativo. Estética no tratamento periodontal. Tratamento de dentes com envolvimento de furca. Terapia oclusal. Aspectos técnicos do tratamento com coroas e pontes. inter-relação Ortodontia e Periodontia. Bases cientificas do tratamento periodontal. Controle químico e mecânico da placa dental. Raspagem e alisamento radicular. Antibioticoterapia em Periodontia. GNA e emergências agudas em Periodontia. Gengivite. Periodontite. Lesões de furcas, classificação e tratamento. Instrumental. O espaço biológico. Gengivectomia e gengivoplastia. Cirurgia mucogengival. Regeneração tecidual guiada. Manutenção periodontal. Defeitos ósseos e regeneração óssea guiada. Trauma oclusal. Influencia da doença periodontal nas lesões sistêmicas. Terapia periodontal de suporte. A natureza dos tecidos periodontais na saúde e na doença. Patogênese das doenças periodontais. Efeitos das condições sistêmicas sobre o periodonto. Periodontia preventiva. Considerações gerais na terapia periodontal. Tratamento de infecções periodontais. Terapia oclusal. Estrutura e função gengival. O aparelho de inserção periodontal. Formação e alterações do periodonto. Alterações ultra-estruturais nas doenças periodontais. Saliva e películas dentais. Sensibilidade dos micro-organismos periodontais aos antibióticos e a outros agentes antimicrobianos. Doenças da pele e mucosas com manifestações orais. Tumores com ocorrências periodontais.

CARGO: CIRURGIÃO DENTISTA - PROTESISTA

ESPECÍFICA

Princípios científicos e artísticos aplicados a odontologia estética. Diagnostico e plano de tratamento de problemas estéticos. Substituição de coroas defeituosas. Coroas metalocerâmicas. Coroas cerâmicas em lâmina. Comunicação com o laboratório dental. Prova e seleção de cor. Tratamento dos tecidos para região ântero-superior. Moldagens para dentes anteriores. Estabelecendo uma aparência gengival estética. Princípios biomecânicos dos preparos. Linhas de determinação e o periodonto. Instrumentos cortantes rotatórios. Coroa total veneer. Coroas parciais. Modificações de preparos em dentes danificados. Modificações dos preparos para situações especiais. Prótese total - clinica e laboratório. Prótese parcial removível - clinica e laboratório. Tecidos de sustentação da prótese. Materiais de moldagem para próteses parciais ou totais. Materiais e técnicas de moldagem funcional e condicionamento tecidual. Próteses provisórias e próteses de tratamento. Planos de oclusão. Resinas para bases de próteses planejamento das próteses fixas ou removíveis. Oclusão arcofaciel e articulador. Enceramento progressivo. Prótese sobre implante. Oclusão e ATM em implantodontia. inter-relação dos fatores oclusais, estéticos e fonéticos. Sobredentaduras implantadas na mandíbula. Fonética na prótese implantosuportada. Anatomia aplicada aos implantes dentais osseointegrados. Sistemas cerâmicos atuais. Facetas laminadas cerâmicas. Cerâmicas dentais.

CARGO: CONTADOR

ESPECÍFICA

Noções de planejamento, organização, coordenação e avaliação, fiscalização e controle na área de serviço contábil, emissão de empenhos, registros, auditorias, balanço, balancete, patrimônio, serviços bancários, ordens bancárias e cheques, receitas e despesas. Arquivo de documentos, ordens de pagamento, despesas de pessoal, material de consumo, serviço de terceiros, elementos do orçamento municipal, permutas e transferências, bens móveis, convênios, arrecadação, normas gerais sobre contratos, siglas, órgãos governamentais: federal, estadual e municipal, Direito tributário, Impostos e taxas, déficit financeiro e orçamentário, liquidação da despesa, lei 4.320/64, classificação funcional programática, vinculação da receita de impostos em educação e saúde, Fundef, excesso de arrecadação, orçamento municipal anual e plurianual, fundos municipais, disposições sobre Tribunal de Contas do Estado - Lei Orgânica, Regimento Interno e Resolução, normas gerais sobre licitações, alienações, lei de diretrizes, controle interno e externo, exercício financeiro e fiscal, normas gerais de Direito financeiro público, créditos suplementares, especiais e extraordinários, prestação de contas, aplicações financeiras, classificação de receitas e despesas, técnica contábil, informatização contábil, conferência de balancetes e balanços, noções sobre dispositivos da lei orgânica municipal, constituições estadual e federal. Lei Federal n. 8.666/93.Lei Complementar Federal nº 101.

CARGO: EDUCADOR FÍSICO

ESPECÍFICA

Educação Física, esporte e sociedade;

Historia da Educação Física do Brasil; Função Social da Educação Física;

Relações entre Educação Física e Laser Educação Física e Corporeidade Educação Física e Ludicidade;

Aprendizagem Motora;

Programas para portadores de necessidades educacionais especiais;

Conteúdos da educação física: dança, jogos/recreação, esportes e ginásticas;

Ética Profissional

Legislação: Sistema de Previdência Social, Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto do Idoso.

CARGO: ENFERMEIRO

ESPECIFICA

Enfermagem Materno-Infantil:

Consulta de Enfermagem ao pré-natal: cálculo de idade gestacional, data provável do parto, acompanhamento nutricional da gestante, crescimento uterino, manobras de Leopold, exames laboratoriais de rotina, prevenção do tétano neonatal, risco gestacional, toxemia gravídica, prê-eclâmpsia, eclâmpsia; cuidados de Enfermagem à mulher no puerpério.

Cuidados de Enfermagem em Pediatria: puericultura, aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, desnutrição, controle das doenças diarreicas e desidratação, Infecção Respiratória Aguda (IRA).

Enfermagem Médico-Cirúrgica:

Administração de medicamentos em geral. Assistência de Enfermagem no pré, trans e pós-operatório; avaliação física (exame físico); manejo de pacientes com distúrbio das vias aéreas superiores, com distúrbios cardíacos (angina pectoris, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva).

Cuidados de Enfermagem a pacientes com distúrbios e patologias gástricas (úlcera péptica, varizes esofágicas, colostomias) e sondagem gástrica.

Cuidados de Enfermagem a pacientes com manifestações neurológicas (tumores intracranianos, Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Manejo de pacientes com doenças infecciosas;

Cuidados de Enfermagem a portadores de integridade da pele prejudicada (curativos).

Enfermagem de Primeiros Socorros

Atuação do enfermeiro em situações de hemorragia e choque hipovolêmico, queimaduras, envenenamento, fraturas e afogamento.

Enfermagem em Saúde Pública

- Lei 8080 e Lei 8142 - Sistema Único de Saúde (SUS)

- Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.

- Política Nacional de Atenção Básica - Portaria nº 648/GM de 28/3/2006.

- Esquema básico de imunização; Rede de frio local.

- Atuação do enfermeiro nas ações de prevenção e controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer do colo do útero e mama, tuberculose, hanseníase, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Atenção ao planejamento familiar.

- Atenção ao idoso.

- Sistemas de Informação em Saúde (SIAB, SINASC e SINAN).

Administração em Enfermagem

Supervisão e administração de pessoal; administração dos cuidados de enfermagem.

Legislação em Enfermagem Lei do Exercício Profissional. Código de Ética dos Profissionais e Enfermagem.

CARGO: ENGENHEIRO AGRÔNOMO

ESPECIFICA

- Métodos e técnicas de cultivo;

- Adaptabilidade de cultivos;

- Efeitos da rotatividade, drenagem, irrigação, adubagem e condições climáticas sobre cultura agrícolas;

- Tipos de solo;

- Combate às ervas daninhas, enfermidades da lavoura, pregas e insetos;

- Sistemas e técnicas de exploração agrícola;

- Legislação sobre a profissão do Engenheiro Agrônomo.

LEGISLAÇÃO

- Legislação referente à profissão do Engenheiro Agrônomo;

- Código de Ética

CARGO: ENGENHEIRO CIVIL

ESPECIFICA

Conhecimento sobre planejamento, orçamento, licitação ( noções sobre a Lei nº8666/93), contrato, fiscalização e gerenciamento de obras. Projetos arquitetônicos; planta baixa, cortes, faixadas, diagrama de situação e planta de situação;

Noções de calculo estrutural; calculo de momentos, dimensionamento de viga, laje e pilar;

Topografia;

Terraplenagem; corte e aterro, vales e taludes, escoramento e obras de infra-estrutura urbana Fundações; diretas e indiretas;

Execução de obras civis;

Infra-estrutura, super estrutura, alvenaria, revestimentos;

Materiais de construção; propriedades e resistências

Instalações prediais; hidrosanitárias, elétricas, telefônicas e lógicas.

Tecnologia do concreto; propriedades, dosagem, preparo, lançamento e controle de resistência.

Barragens de terra

Estradas e pavimentações

Plano Diretor, disciplina e ordenamento do solo e legislação de obras e edificações

LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão do Engenheiro Civil;

Código de Ética

CARGO: FARMACÊUTICO/BIOQUÍMICO

ESPECÍFICA (Farmácia)

FARMACOTÉCNICA - Princípios básicos, comprimidos, drágeas, soluções, xaropes, colírios, injetáveis, cremes, pomadas. HEMATOLOGIA E IMUNOHEMATOLOGIA: Coleta de sangue: anticoagulantes, esfregaços e técnica de coloração de sangue periférico e medula óssea, contagem de eritrócitos, leucócitos, plaquetas e reticulócitos (alterações e interpretações clínicas).

Determinação da hemoglobina: hematócitos, índices hermatimétricos, hemossedimentações (alterações e interpretação clínica).

Hemostasia e coagulação: coagulograma (alterações e interpretações clínicas), hemograma completo (alterações e interpretações clínicas); tipagem sanguínea, prova de Coombs direto e indireto.

Técnicas de esterilização e desinfecção; Padronização e controle de qualidade em laboratório de análises clínicas.

Políticas Públicas de Saúde e Saúde Pública ESPECÍFICA (Bioquímica)

Composição, funções e processos químicos dos organismos vivos;

Experiências, testes e análises em organismos vivos; mecanismos químicos de suas funções vitais (respiração, digestão, crescimento e envelhecimento), para determinação da sua composição química.

Análise dos aspectos químicos da formação de anticorpos no sangue e outros fenômenos bioquímicos, para verificação das efeitos produzidos no organismo.

Purificação e tratamento de águas residuais para aplicação na medicina, saúde pública e outros campos.

Coleta de material, fixadores, conservadores, técnica para diagnóstico laboratorial de parasitoses e helmitoses de importância médica.

LEGISLAÇÃO

Legislação referente às profissões do Bioquímico e Farmacêutico;

Lei nº8080 sobre o Sistema Único de Saúde Código de Ética

CARGO: FISIOTERAPEUTA

ESPECÍFICA

Fundamentos nas ciências;

Conhecimentos básicos: anatomia, fisiologia, histologia, bioquímica, neuroanatomia, patologia. Conhecimentos em anatomofisiopatologia das alterações musculoesqueléticas, neurológicas e mentais, cardiorrespiratórias, angiológicas e pediátricas.

Fundamentos de Fisioterapia.

Técnicas básicas em: cinesioterapia motora, manipulações, cinesioterapia respiratória, fisioterapia respiratória em UTI. Técnicas preventivas nas: alterações musculoesqueléticas, prevenção de escaras de decúbito, complicações do aparelho respiratório. Técnicas de treinamento em locomoção e de ambulação: treinamento com muletas e andadores, treinamento com cadeiras de rodas e outros.

Técnicas específicas para a área ambulatorial: conhecimentos básicos em eletro, foto e termoterapia.

Conhecimentos básicos em mecanoterapia e em métodos e técnicas cinesioterápicas que promovam a reeducação funcional nos diferentes aspectos clínicos e cirúrgicos (fase hospitalar ou ambulatorial).

Atendimento nas fases pré e pós-operatórias nas diversas patologias.

Ortopedia e traumatologia;

Pacientes submetidos à tração transesquelética, osteossínteses e fixadores externas amputações e alterações neurológicas periféricas.

Clínicas médicas - pacientes com alterações cardiorrespiratórias, metabólicos, infectocontagiosas, com sequelas ou não. Neurocirurgia e Neuroclônica - pacientes com alterações de consciência ou não, submetidosa tratamento clínico, pré ou pós-operatório de patologias neurológicas, sequelados ou não, com vários graus de acometimento.

Pediatria - pacientes com alterações respiratórias, motoras ou metabólicas decorrentes de afecções cirúrgicas, neurológicas, ortopédicas e outros.

Clínica cirúrgica;

Pacientes em pré ou pós-operatórios de cirurgias abdominais ou torácicas com alterações respiratórias ou não.

Políticas Públicas de Saúde e Saúde Pública LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão do

Fisioterapeuta;

Código de Ética

CARGO: FONOAUDIÓLOGO

ESPECÍFICA

Anatomofisiologia: Da orelha humana; Do sistema estomatognático e da produção vocal. Avaliação, classificação e tratamento: das disfonias, dos transtornos de motricidade oral e da linguagem. Métodos de intervenção terapêutica: das disfonias, dos transtornos de motricidade oral e da linguagem. Fonoaudiologia Hospitalar. Prevenção dos distúrbios da comunicação. Exames audiológicos. Patologia do sistema auditivo. Processamento auditivo. Aparelhos de ampliação sonora individual. Fonoaudiologia e Saúde Pública. Atuação Fonoaudiológica em Saúde Coletiva. Legislação e Normas

Fonoaudiológicas. Notificações SIAB. Vigilância em Saúde. Assistência Farmacêutica. Sistemas e Serviços. Dengue.

Crescimento e desenvolvimento das estruturas orofaciais.

Patologias da linguagem: distúrbios de origem neurológica, distúrbios articulatórios, distúrbios da voz, gagueira e deficiência auditiva.

Alterações na comunicação gráfica. Fonoaudiologia e a instituição escolar.

LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão do

Fonoaudiólogo;

Código de Ética.

CARGO: INTÉRPRETE - ESPANHOL

ESPECÍFICA

Interpretação de textos;

Gramática Espanhola;

Concepções de Linguagem,;

A Língua como forma de interação;

Gêneros textuais, orais e escritos; A realidade escrita;

Fala, leitura e produção de textos; Ler, falar e escrever.

CARGO: INTÉRPRETE - INGLÊS

ESPECÍFICA

The pronoun: personal, possessive, reflexive, interrogative. The noun: possessive case, plural of nouns. The adjetive: oposites, comparative. The verbs: regular and irregular, verbs: to be, to have. Modal verbs: can, do. Tenser. The simple present, past and future. The present, past continuors. Present perfect. The adverb: of frequency. The preposition ( the most common ). Vocabulary. Comprehension. Interpretation. Translation.

CARGO: MAESTRO/MAESTRO ADJUNTO

ESPECIFICA

Música: qualidade definição do som

Organologia - estudo dos timbres dos instrumentos

Formação de banda - instrumentos;

Instrumento transpositores

Repertorio musical;

Históricos das bandas de Música;

Função social da banda de música;

Banda como instrumento de formação cívica, lúdica e musical;

Importância da banda no contexto da comunidade como organismo vivo.

LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão de Maestro; Código de Ética

CARGO: MÉDICO

ESPECIFICA

Cuidados gerais com o paciente em medicina interna;

Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas;

Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica, embolia pulmonar, pneumonias e abscessos pulmonares, doença pulmonar intersticial, hipertensão pulmonar;

Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarreia, colelitíase e colecistite, pancreatite, hepatites virais e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica;

Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, síndrome neufrótica, litíase renal.

Doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireodismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas paratireoides;

- Doenças reumáticas: artrite reumatoide, espondiloartropatias, colagenoses, gota.

- Doenças infecciosas e terapia antibiótica.

- Distúrbios hidroeletrolíticos e ácido - básicos.

- Exames complementares invasivos e não invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária.

- Emergências clínicas.

- Doenças sexualmente transmissíveis.

- AIDS.

- Hepatite.

- Saúde Pública

LEGISLAÇÃO

- Legislação referente à profissão do Médico

- Código de Ética

CARGO: MÉDICO AUDITOR

ESPECIFICA

- Auditoria e analise de contas médico-hospitalares;

- Auditoria aplicada à estatística

- Medicina preventiva;

- Informática aplicada à auditoria médica;

- Acreditação hospitalar;

- Materiais especiais, órteses e próteses;

- Lista de procedimentos médicos AMB/92/96/99

- Guia Farmacêutico Brasindice;

- Gestão de custos médico-hospitalar

- LEGISLAÇÃO ( Constituição Federal de 88 - arts. 196 a 200; Lei Orgânica do SUS; Leis Federais 8080 e 81142; norma Operacional Assistência a Saúde ( NOAS-SUS_01/02)

- Saúde Pública

CARGO: MÉDICO CARDIOLOGISTA

ESPECIFICA

Anatomia, Fisiologia e Semiologia do Aparelho Cardiovascular;

Métodos Diagnósticos: Eletrocardiografia,

Ecocardiografia, Medicina Nuclear, Hemodinâmica, Ressonância Magnética;

Cardiopatia Congênitas Cianóticas e Acianóticas: Diagnóstico e Tratamento.

Hipertensão Arterial;

Doença Coronariana;

Doença Reumática;

Valvulopatias;

Diagnóstico e Tratamento;

Miocardiopatias: Diagnóstico e Tratamento;

Insuficiência Cardíaca Congestiva;

Doença de Chagas;

Arritmias Cardíacas: Diagnóstico e Tratamento; 3

Marca-passos Artificiais;

Endocardite Infecciosa;

Hipertensão Pulmonar;

Sincope;

Doença do Pericárdio; Doença da Aorta; Embolia Pulmonar;

Cor Pulmonale;

Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus ;

Vigilância e Saúde;

Assistência Farmacêutica;

Sistemas e Serviços Dengue

Saúde Pública

LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão do Médico Código de Ética

CARGO: MÉDICO DERMATOLOGISTA

ESPECIFICA

Anatomia e fisiologia da pele; Erupções eczematosas; Erupções eritêmato-escamosas; Erupções eritêmato-purpúricas; Erupções pápulo-pruriginosas; Erupções vesico-bolhosas; Distúrbios atróficos e escleróticos; Acne e erupções acneiformes; Discromias; Lúpus eritematoso, dermatomiosite, esclerodermias, doenças do tecido conectivo e subcutâneo; Afecções vasculares; Afecções granulomatosas e inflamatórias não-infecciosas; Piodermites e outras infecções bacterianas; Hanseníase, tuberculose cutânea e outras micobacterioses; Infecções bacterianas e doenças sexualmente transmissíveis; Sífilis e outras treponematoses; Micoses superficiais; Leishmaniose tegumentar americana e outras dermatoses zooparasitárias; Erupções por drogas e toxinas; Tumores benignos e malignos da pele; Linfomas e outros processos malignos; Doenças dos lábios e da cavidade oral; Dermatoses ocupacionais; Dermatoses da pele infantil; Dermatoses da pele idosa; Reações aos agentes mecânicos, calor e frio.

Conhecimentos gerais de Clínica Médica. Do Sistema Único de Saúde - SUS.

Código de Ética .

CARGO: MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA

ESPECIFICA

Princípios de ação hormonal. Fisiologia da regulação do eixo hipotálamo-hipófise. Neuroendocrinologia: Crescimento normal e patológico. Acromegalia. Síndromes hiperprolactinêmicas. Diabetes insipidus. Testes de função hipofisária. Tumores hipofisários e suprahipofisários, com ou sem repercussão endócrina. Tireoide: Fisiologia tireoidiana. Hiper e hipotireoidismo. Tireoidites. Bócios.

Neoplasias tireoidianas. Paratireoides: Fisiologia de regulação do cálcio, fósforo e magnésio. Hiperparatireoidismo e hipoparatireoidismo. Diagnóstico diferencial das hipercalcemias. Doenças osteo metabólicas (Piaget, osteoporose, raquitismo). Pâncreas: Diabetes mellitus tipos 1 e 2: fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e suas complicações. Adrenal: Biossíntese esteroide e sua regulação. Regulação hormonal do metabolismo da água e eletrólitos. Insuficiência adrenal e Síndrome de Cushing. Síndrome de excesso de mineralocorticóides. Hiperplasia adrenal congênita. Tumores do córtex adrenal. Feocromocitoma. Puberdade e diferenciação sexual: Distúrbios da puberdade e da diferenciação sexual. Endocrinologia feminina: Ciclo menstrual normal e patológico.

Síndromes anovulatórias. Amenorreias

Infertilidade. Síndromes hiperandrogênicas.

Tumores ovarianos. Menopausa. Endocrinologia da gestação. Andrologia: Fisiologia do eixo hipotálamo / hipófise / testículos. Hipogonadismo, métodos, diagnósticos e tratamento. Infertilidade masculina. Disfunção erétil. Ginecomastia. Obesidade: Tipos, fisiopatologia, tratamento. Dislipidemias. Endocrinologia do envelhecimento: Principais alterações hormonais da terceira idade. Desordens endócrinas paraneoplásticas: Apudomas. Hipertensão de origem endócrina. Síndrome metabólica.

CARGO: MÉDICO ENDOSCOPISTA

ESPECIFICA

Esofagite de refluxo

Hérnia de hiato e esôfago de Barret Esofagites específicas

Lesões químicas do esôfago Divertículos do esôfago

Corpo estranho no esôfago Gastrites

Úlcera Péptica Gástrica

Úlcera Duodenal

Outras patologias do Duodeno

Hemorragias digestiva alta varicosa e não varicosa

Esofagogastroduodenoscopia em pediatria

CARGO: MÉDICO GINECOLOGISTA

ESPECÍFICA

- Atenção integral à saúde da mulher e o Sistema Único de Saúde.

- Diretrizes do programa de atenção integral à saúde da mulher.

- Organização do serviço de assistência ao pré-natal de alto e baixo risco.

- Controle de câncer de colo do útero e mama.

- Citologia oncótica.

- Seguimento dos casos.

- Assistência Ginecológica.

- Consulta ginecológica.

- DST/AIDS. - Leucorreias

- Amenorreia;

- Hemorragia uterina disfuncional

- Dismenorreia e síndrome de tensão pré-menstrual;

- Síndrome dos ovários policísticos

- Menopausa

- Hiperandrogenismo;

- Tuberculose genital;

- Incontinência urinária;

- Exames laboratoriais específicos.

- Concepção e contracepção.

- Métodos contraceptivos.

- Planejamento Familiar;

- Infertilidade.

- Infecção das vias genitais;

- Assistência ao climatério e a velhice.

- Educação em saúde - área da mulher.

LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão do Médico Ginecologista;

Código de Ética

CARGO: MÉDICO MASTOLOGISTA

ESPECÍFICA

- Básico de Mastologia: anatomia e embriologia da mama.

- Histologia e Fisiologia da mama. Anomalias do desenvolvimento mamário.

- Fundamentos de estatística aplicada.

Interpretação de ensaios clínicos. Propedêutica:

- anamnese e exame físico. Diagnóstico clínico das alterações mamárias. Métodos

- diagnósticos complementares. Técnica e interpretação de mamografias. Imagiologia

- mamária. Propedêutica invasiva. Patologias benignas: Alterações funcionais benignas da mama. Histopatologia das lesões benignas da mama. Neoplasias benignas.

- Doenças infecciosas da mama. Dor mamária. Necrose gordurosa da mama. Fluxos

- papilares. Cirurgias das alterações benignas da mama. Patologia mamária na infância

- e na adolescência. Patologia mamária no homem. Oncologia Mamária: carcinogênese

- mamária; história natural do câncer de mama; biologia celular e molecular no câncer

- de mama; genética e câncer de mama; imunologia do câncer de mama; epidemiologia

- e fatores de risco do câncer de mama; sinais e sintomas do câncer de mama;

- prevenção primária do câncer de mama; detecção precoce do câncer de mama;

- lesões não palpáveis de mama; tumor filodes e sarcomas; carcinoma in situ de mama;

- estadiamento do câncer de mama; fatores prognósticos do câncer de mama; cirurgia

- do câncer de mama; linfonodo sentinela; hormonioterapia do câncer de mama;

- princípios de quimioterapia; quimioterapia do câncer de mama; carcinoma inflamatório;

- câncer de mama na gravidez e lactação; câncer oculto de mama; Doenças de Piaget;

- citologia e histopatologia do câncer de mama; câncer de mama nas jovens e idosas;

- câncer de mama bilateral. Princípios de Radioterapia. Radioterapia no câncer de mama. Recidivas locais pós cirurgia. Seguimento após câncer de mama. o Cirurgia Oncoplástica. Reabilitação e suporte.

Linfedema de membro superior: prevenção e - tratamento; fisioterapia no câncer de mama; Aspectos psicosociais do câncer de

- mama. Tratamento Paliativo. Cirurgia

plástica das mamas: reconstrução mamária; - Princípios de cirurgia estética das mamas.

CARGO: MÉDICO ORTOPEDISTA

ESPECÍFICA

Fraturas e luxações do membro superior; Fraturas e luxações do membro inferior; fraturas e luxações da coluna; fraturas e luxações da bacia; Fraturas e luxações na criança; Contusões entorses e ferimentos em geral; História natural da postura e dos desvios angulares fisiológicos da criança; Doenças osteometabólica (Distúrbio do metabolismo do cálcio e do fósforo); Malformações congênitas do membro superior; Malformações congênitas do membro inferior; Malformações congênitas do esqueleto axial; Paralisia cerebral; Doenças musculares; Doenças de Legg-Calvé-Perthes; Epifisiolistese proximal do fêmur; Osteomielites e Pioartrites; Tumores ósseos benignos e malignos; Artrite reumatoide juvenil e do adulto; Osteoartrose; Malformações adquiridas; Osteocondrites e osteocondroses em geral; Doenças infecciosas específicas do aparelho locomotor (Tuberculose, Sífilis, Hansen, Brucelose). Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do cargo.

CARGO: MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA

ESPECÍFICA

Embriologia e anatomia: conjunto crânio facial, orelha externa, média, interna, cavidades nasal e paranasal, boca e faringe, laringe e microcirúrgica da base do crânio. Fisiologia: da orelha externa, média e interna, nariz e cavidades paranasais, boca, faringe, anel linfático de Waldeyer, laringe e deglutinação. Microbiologia, fisiopatologia, diagnóstico, abordagem e tratamento das doenças da orelha externa, média, interna, cavidade nasal, seios paranasais, boca, faringe e laringe. Exames complementares e de imagem em otologia, otoneurologia, audiologia, rinologia, bucofaringologia e cabeça e pescoço. Endoscopia nasal e laríngea. Anatomia cirúrgica e técnicas operatórias em otologia, rinologia, bucofaringologia, cabeça e pescoço, plástica e base do crânio. Antibióticos, antifúngicos, antiviróticos, antinflamatórios, antihistamínicos, desongestionantes nasais, corticosteróides e anestesias em otorrinolaringologia. Emergências em otorrinolaringologia. A relação médico-paciente. PAIR: legislação, abordagem e diagnóstico. Doenças sistêmicas e sua interrelação com alterações otorrinolaringológicas. Neoplasias em otorrinolaringologia - diagnóstico e tratamento. Massas cervicais, diagnóstico clínico, estadiamento e diagnóstico diferencial. Código de Ética médica

CARGO: MÉDICO PEDIATRA

ESPECÍFICA

Morbidade e mortalidade infantil;

Crescimento e desenvolvimento:

Neuropsicomotor, normalidade e distúrbios mais comuns, monitorização do crescimento, puberdade;

Alimentação: necessidades e higiene alimentar; Aleitamento materno: aspectos nutricionais, imunológicos, psicoafetivos e socioeconômicos;

Imunização: composição das vacinas, contra-indicações;

Higiene do ambiente físico: habitação, creche, escola;

Neonatologia: exame físico e diagnóstico das condições do recém-nascido (RN), cuidados ao RN de termo e prematuro;

Acidentes na infância: causas mais comuns e prevenção;

Distrofias: desnutrição protéico-calórica, raquitismo carencial;

Distúrbios hidroeletrolíticos e do equilíbrio ácido-básico: desidratação, terapia de reidratação oral (TRO), fluidoterapia parenteral;

Afecções agudas do aparelho respiratório mais comuns na infância;

Afecções agudas do aparelho digestivo mais comuns na infância;

Afecções ortopédicas na infância: infecciosas (osteomielite e artrite), congênitas e posturais (pé torto, luxação do quadril, pés planos, escoliose);

Afecções do aparelho cardio-circulatório:

endocardite infecciosa, cardiopatias congênitas, insuficiência cardíaca congestiva;

Afecções do aparelho urinário: infecções do trato urinário, gromerulonefrite aguda, síndrome nefrótica;

Afecções endocrinológicas: diabetes mellitus, hipotireoidismo congênito;

Afecções do sistema nervoso central: síndrome convulsiva, meningite e encefalite;

Imunopatologia: AIDS (aspectos epidemiológicos), asma, febre reumática, artrite reumatoide juvenil;

Doenças onco-hematológicas: anemia ferropriva, anemia falciforme, diagnóstico precoce das neoplasias mais frequentes na infância;

Doenças infecto-contagiosas próprias da infância e tuberculose, parasitoses mais comuns na infância: aspecto clínicos e epidemiológicos; Afecções dermatológicas mais comuns na infância;

Afecções cirúrgica de urgência mais comuns na infância;

Relação médico-paciente;

A criança vitimizada.

LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão do Médico Pediatra;

Código de Ética

CARGO: MÉDICO PERITO

ESPECÍFICA

Cuidados gerais com o paciente em medicina interna;

Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas;

Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica, embolia pulmonar, pneumonias e abscessos pulmonares, doença pulmonar intersticial, hipertensão pulmonar;

Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarreia, colelitíase e colecistite, pancreatite, hepatites virais e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica;

Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, síndrome neufrótica, litíase renal.

Doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireodismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas paratireoides;

- Doenças reumáticas: artrite reumatoide, espondiloartropatias, colagenoses, gota.

- Doenças infecciosas e terapia antibiótica.

- Distúrbios hidroeletrolíticos e ácido - básicos.

- Exames complementares invasivos e não invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária.

- Emergências clínicas.

- Doenças sexualmente transmissíveis.

- AIDS.

- Hepatite.

- Saúde Pública

LEGISLAÇÃO

- Legislação referente à profissão do Médico

- Código de Ética

CARGO: MÉDICO PSIQUIATRA

ESPECIFICA

A reforma psiquiátrica e a constituição dos CAPS Os conceitos de normal e patológico

Etiologia dos transtornos mentais em psicologia e psiquiatria

A função do diagnóstico em psiquiatria Psicanálise e psiquiatria

Técnicas de aconselhamento psicológico A função social da psiquiatria

Técnicas de intervenção comunitária

Dinâmica de grupo

Técnicas de abordagem familiar

Farmacologia direcionada aos transtornos mentais

Medicina social e preventiva

Legislação de saúde mental

Ética e reabilitação psicossocial

Portaria GM nº 154 de 24/01/2008 (Criação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família- NASF)

CARGO: MÉDICO RADIOLOGISTA

ESPECIFICA

- Conhecer os princípios físicos da obtenção dos seguintes

- exames: Radiografia; Ultra-sonografia; Tomografia Computadorizada e Ressonância

- Magnética. Conhecer a fisiopatologia e os achados de imagem das doenças em

- Radiologia

- convenciona

- contrastada,

- Ultrassonografia,

- Tomografia

- Computadorizada, Ressonância Magnética e Mamografia nos seguintes órgãos,

- sistemas e aparelhos: Sistema Nervoso Central; Cabeça e Pescoço, Pediatria,

- Aparelho Respiratório, Abdômen e Sistema Gastrintestinal; Aparelho Urinário, Sistema

- Músculoesquelético; Sistema

Cardiovascular; Ginecologia e Obstetrícia e Mamas

CARGO: MÉDICO ULTRASSONOGRAFISTA

A natureza do ultra-som: princípios básicos. Técnica e equipamentos. Indicações de ultrassonografia. Doppler. Obstetrícia e ginecologia: anatomia ultrassonográfica do saco gestacional e do embrião. Anatomia ultrassonográfica fetal. Anatomia da idade gestacional. Anomalias fetais: propedêutica e tratamento pré-natal. crescimento intra-uterino retardado. Gestação de alto risco. Gestação múltipla. Placenta e outros anexos do concepto. Anatomia e ultrassonografia da pélvis feminina. Doenças pélvicas inflamatórias. Contribuição do ultra-som nos dispositivos intra-uterinos. Princípios do diagnóstico diferencial das massas pélvicas pela ultrassonografia. Ultrassonografia nas doenças ginecológicas malignas.

Endometriose. Estudo ultrassonográfico do útero normal e patológico. Estudo ultrassonográfico do ovário normal e patológico. Ultrassonografia e esterilidade. Estudo ultrassonográfico das das patologias da primeira metade da gestação. Medicina interna. Estudo ultrassonográfico do: crânio, olho, órbita, face e pescoço, tórax, escroto e pênis, extremidades, abdômen superior (fígado, vias biliares, pâncreas e baço), retroperitôneo. Estudo ultrassonográfico da cavidade abdominal: vísceras ocas, coleções e abcessos peritoneais, rins e bexiga, próstata e vesículas seminais

CARGO: MÉDICO UROLOGISTA

ESPECIFICA

- Anatomia Cirúrgica do Retroperitônio, Rins e Ureteres.

- Anatomia Cirúrgica das glândulas supra-renais, trato urinário inferior e genitália

- masculina. Anatomia Cirúrgica da pelve óssea, parede anterior do abdômen, tecidos

- moles da pelve, circulação e inervação pélvica. Víscera pélvica e períneo. Exame

- urológico e Técnicas diagnósticas. Fisiologia, Patologia e Tratamento das Doenças do

- Trato Urinário superior. Infecção e Inflamação do Trato Genito-urinário. Infecções e

- inflamações do Trato Genito-urinário. Função e disfunção Miccional. Hiperplasia

- Prostática Benigna. Função e disfunção reprodutora. Urologia Pediátrica. Oncologia

- urológica. Carcinoma da Próstata. Litíase urinária e endourologia. Cirurgia Urológica

CARGO: MÉDICO VETERINÁRIO

ESPECIFICA

Fomento e assistência técnica relacionados com a pecuária e a saúde pública;

Projetos agropecuários e referentes ao Crédito Rural, com vistas à produções racionais e lucrativas dos alimentos;

Profilaxia, de diagnóstico e tratamento de animais em geral;

Exames clínicos e de laboratórios;

Coleta de materiais para análises anatomopatológicas, histopatológicas, hematológicas e imunológicas;

Técnicas para melhoramento do gado; Inseminação artificial;

Fiscalização sanitária nos locais de produção, manipulação, armazenamento e comercialização de produtos de origem animal;

Formulação, produção e comercialização de produtos veterinários (vacinas, soros, medicamentos, insumos e outros);

LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão do Veterinário; Código de Ética

CARGO: NUTRICIONISTA

ESPECIFICA

Caracterização e conhecimento do valor nutritivo de elementos naturais ou industrializados, destinados à alimentação humana, definidas a conveniência e a oportunidade em que possam ser ingeridos, resguardadas a integridade física e a saúde do consumidor.

Planejamento de programas de nutrição com base na análise de carências alimentares e no aproveitamento dos recursos dietéticos disponíveis.

Procedimentos para melhoria protética, racionalidade e economicidade de regimes alimentares.

Elaboração de cardápios e dietas especiais, observando técnicas para a introdução de produtos naturais mais nutritivos e econômicos.

Medidas para assegurar a higiene dos alimentos e para melhoria do padrão técnico dos serviços de preparo e distribuição de refeições.

Recebimento, armazenagem e distribuição de gêneros alimentícios.

Condições recomendadas para ordenamento e manutenção de boas condições de higiene das instalações destinadas aos serviços de alimentação.

LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão do Nutricionista;

Código de Ética

CARGO: PSICOLOGO

ESPECÍFICA

Princípios e técnicas psicológicas no âmbito da saúde e da educação;

Desenvolvimentos intelectuais, sociais e emocionais do indivíduo;

Psicologia da personalidade;

Reeducação escolar e familiar;

Motivação da aprendizagem;

Métodos de planejamento pedagógico, treinamento, ensino e avaliação;

Características dos indivíduos portadores de necessidades especiais;

Orientação profissional e educacional;

Aspectos psicológicos das gestantes; Postulações clínico-psicoanalíticos da neurose;

Características clínicas das psicoses e esquizofrenias;

Psicologia fenomenológica;

Técnicas psicoterápicas;

Técnicas e sessão analítica;

Instrumentos do psicodiagnóstico;

Atendimento psicológico no trabalho e sua prática clínica;

Psicanálise;

Problemas de saúde ocupacional;

Prevenção da saúde no trabalho.

LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão do Psicólogo; Código de Ética

CARGO: TECNÓLOGO EM ALIMENTOS

ESPECÍFICA

Aspecto genérico da tecnologia de alimentos (importância da tecnologia de alimentos, causas de alterações dos alimentos);

Microbiologia de alimentos (Decomposição dos alimentos, curva de crescimento dos micros organismos, fatores que afetam a multiplicação dos micros organismos);

Doenças transmitidas por alimentos ( Doenças infecciosas toxinogênicas), toxinfecções, tóxicas);

Ferramentas para a segurança de alimentos (sistema APPCC e os POPs);

Limpeza e sanitização na industria de alimentos (pré-lavagem, limpeza, lavagem e sanitização);

Enzimas ( classificação);

Embalagens para alimentos (a lata e o vidro como material de embalagem e embalagens flexíveis, para alimentos);

Métodos de conservação de alimentos ( conservação de alimentos pelo uso de calor, frio, açúcar, fermentação, aditivos, irradiação, métodos inovadores e outros métodos).

CARGO: TERAPEUTA OCUPACIONAL

ESPECÍFICA

Métodos de tratamento, desenvolvimento e reabilitação de pacientes portadores de deficiências físicas e/ou psíquicas.

Atividades recomendadas para a ajuda na recuperação e integração social de pacientes. Programas ocupacionais destinados a pacientes confinados em hospitais ou outras instituições; terapêutica recomendada para desenvolver ou incentivar interesse por determinados trabalhos; Planejamento e orientação individual ou de pequenos grupos, conforme prescrição médica, para a realização de trabalhos criativos (manuais, mecanográficos, hortigranjeiros e outros), para redução ou cura de deficiências. Organização de programas recreativos para melhoria do estado psicológico de pacientes.

LEGISLAÇÃO

Legislação referente à profissão do Terapeuta Ocupacional;

Código de Ética

CARGO: ZOOTECNISTA

Morfofisiologia: Anatomia dos Animais

Domésticos; Citologia, Histologia e Embriologia; Fisiologia Animal; Ezoognósia; e Bioclimatologia Animal. Profilaxia e Higiene: Microbiologia Básica; Noções de Parasitologia; Higiene, Profilaxia e Imunologia. Ciências do Ambiente: Zoologia; Ecologia; Planejamento; Gestão e Manejo dos Recursos Ambientais. Ciências Agronômicas: Botânica e Sistemática Vegetal; Fisiologia Vegetal; Solos; Fertilidade e Adubação do Solo; Forragicultura; Mecanização e Implementos Agrícolas; Agrometeorologia; Conservação e Planejamento do Uso da Terra. Genética e Melhoramento Animal: Genética Básica e Evolução; Genética Quantitativa; Estatística Experimental; Engenharia Genética; Melhoramento Genético Animal; Fisiologia da Reprodução. Nutrição, Alimentação e Industrialização: Química Geral e Analítica; Bioquímica; Bromatologia; Alimentos e Aditivos; Nutrição Animal (ruminantes e não ruminantes, herbívoros, carnívoros e onívoros); Alimentação Animal; Formulação de Rações; Tecnologia e Industrialização de Produtos de Origem Animal. Produção Animal: Bovinocultura de Leite; Bovinocultura de Corte; Bubalinocultura; Suinocultura; Avicultura de Corte e de Postura; Piscicultura Continental e Marinha; Carcinocultura; Metilicultura; Helicicultura; Caprinocultura; Ovinocultura; Eqüideocultura; Apicultura; Sericicultura; Cunicultura; Produção de Animais Silvestres entre outras, a critério das IES.

GRUPO II ATIVIDADES DE NÍVEL MÉDIO - ANM

CARGO: ADMINISTRADOR DE ESPORTES E AGENTE DE DESPORTO

ESPECIFICA

Noções gerais sobre as regras dos esportes - (futebol, voleibol, basquetebol, futebol de salão e atletismo)

Metodologia prática de esportes;

Relação entre os esportes e o lazer

Educação Física, esporte e sociedade; Educação Física e corporeidade e Educação Física e ludicidade;

Aprendizagem motora; Programas portadores de necessidades educacionais especiais

Noções básicas de fisiologia do esforço; Conteúdos da educação física:

a) Dança escolar;

b) Jogos/recreação;

c) Esportes;

d) Ginásticas;

e) Lutas;

Ética Profissional.

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO

ESPECIFICA

Administração de Almoxarifado Recebimento, guarda e entrega de materiais; Sistema Métrico e Sistema Inglês de Medidas; Inventário;

Organização do Almoxarifado

Conceito de Estoque Médio;

Arquivo e Protocolo

Arquivamento e Distribuição de Documentos;

Organização de Protocolo e Arquivo.

Controles Administrativos

Redação Oficial

Noções de Direito Administrativo: Agentes públicos;

Licitação Pública - Lei 8.666/93; Art. 37 da Constituição Federal.

CARGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

ESPECIFICA

Noções básicas sobre saúde e saneamento; saúde física, mental e social; higiene na prevenção das doenças.

Necessidades nutricionais; amamentação; medidas profiláticas ( tipos de vacinas e soros); Importância da imunidade e tipos de imunidade; tipos de doenças adquiridas; vírus e principais viroses;

Bactérias patogênicas (principais doenças bacterianas);

Doenças sexualmente transmissíveis;

Doenças parasitárias;

Epidemiologia (epidemia, endemia e pandemia); Qualidade de vida ( prevenindo a hipertensão e diabetes);

Planejamento familiar (métodos contraceptivos); Noções de primeiros socorros.

CARGO: AGENTE RURAL

ESPECIFICA

APICULTURA : A importância da Apicultura; Biologia das abelhas; Materiais apícolas; Instalação do Apiário; Povoamento do Apiário: captura de enxames fixos e divisão artificial; Manejo do apiário; Flora apícola; Produção, extração e análise do mel;

Produção e extração da própolis;

Produção e extração do pólen;

Produção e extração de cera;

Produção e extração de geleia real;

Produção, banco e introdução de rainhas; OVINO-CAPRINOCULTURA: Caracteres distintivos entre Capra hircus e Ovis áries. Fatores favoráveis à exploração caprina e ovina. Fatores limitantes à exploração caprina e ovina. Raças caprinas e ovinas: quanto a função produtiva e quanto as características morfológicas.

Nutrição e manejo alimentar de caprinos e ovinos: sistema digestivo, seletividade comportamento alimentar, consumo alimentar. eficiência digestiva, requerimentos nutricionais, utilização de pastagens, manejo alimentar (crias, matrizes e reprodutoras).

Reprodução e manejo reprodutivo de caprinos e ovinos: fatores relacionados com atividade reprodutiva, ciclo sexual e cio, puberdade e maturidade reprodutiva, cobrição e estação de monta, gestação e desenvolvimento fetal, parto e intervalo entre partos, eficiência reprodutiva e produtiva (índices zootécnicos).

Sanidade e manejo sanitário de rebanhos caprinos e ovinos: higiene geral e periódica, manejo sanitário (crias, matrizes e reprodutores).

Instalações e equipamentos de uma exploração caprina e ovina (em sistemas extensivos, semi-intensivo e intensivo de criação).

Produção e produtos de origem caprina e ovina (leite, carne, pele, pêlo e lã).

BOVINOCULTURA:

FRUTICULTURA

CULTURA DE HORTALIÇAS E

TURBERCULOS

CARGO: AGENTE DE TRANSITO

ESPECIFICA

Sistema Nacional de Transito: Finalidade, Composição, Competências, Noções de Direção Defensiva;

Educação no Transito;

Uso Correto do Veiculo;

Normas Gerais de Circulação e Conduta; Sinalização de Transito;

Habilitação: Requisitos, Aprendizagem, Exames, Permissão para Dirigir, Categorias;

Primeiros Socorros;

Proteção ao Meio Ambiente;

Cidadania;

Noções de Mecânica Básicas de Autos;

CARGO: AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS

Prevenção e Controle de Saúde Pública; Enfermidades transmitidas entre animais e o homem;

Agravos ao homem pela ação de animais peçonhentos;

Vacinação

CARGO: AUXILIAR DE BIBLIOTECARIO

ESPECIFICA

Noções sobre serviços de catalogação e classificação de manuscritos, livros raros ou preciosos, mapotecas, publicações oficiais e seriados;

Organização de fichários, catálogos e índices; Compilação de bibliografias brasileiras e estrangeiras gerais ou especializadas;

CARGO: AUXILIAR DE ENFERMAGEM

ESPECIFICA

Cuidados em Enfermagem em tratamentos diversos: aplicações quentes e frias; lâmpadas de raios infravermelhos; cateterismo vesical; lavagem intestinal e lavagem gástrica.

Sinais vitais: pulso, respiração, pressão arterial, temperatura, pupilas, coloração da pele, estado de consciência, capacidade de movimentação, e reação à dor.

Preparo, conservação e cuidados de enfermagem na administração de medicamentos; Regras gerais;

Cuidados na administração de medicamentos; Cuidados na diluição de drogas;

Antibióticos.

Registro dos medicamentos: cuidados; controle de saídas pelo receituário;

Materiais, métodos e cuidados na administração de medicamentos: via oral, bucal, via sublingual, via gástrica, via retal, via vaginal, via tópica ou cutânea, via nasal, via ocular, via auricular, via parenteral.

Problemas e riscos na administração de medicamentos: infecções, fenômenos alérgicos, má absorção de drogas, embolias e traumas. Aplicação de injeção endovenosa em pacientes com soro;

Medidas de prevenção das infecções hospitalares.

Cuidados no pré, trans e pós-operatório: complicações pós-operatório;

Enfermagem em emergências: parada cardio-respiratório (sinais e sintomas; procedimentos); hemorragias.

CARGO: AUXILIAR DE LABORATÓRIO

ESPECIFICA

Noções gerais para coleta de material: preparação do paciente; tipos de anti-coagulantes e sua proporção em relação ao volume de sangue; técnicas de segurança na coleta e manipulação de sangue, liquor, urina, secreções e fezes; coleta para gasometria; identificação, separação, acondicionamento, conservação e transportes das amostras. Identificação e utilização de vidrarias, equipamentos e materiais de laboratório.

CARGO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL

ESPECIFICA

Boletim de produção;

Triagem de pacientes;

Conhecimento e identificação de equipamentos e instrumentos odontológicos;

Princípios básicos de esterilização e desinfecção;

Material e ambiente;

Técnica de aplicação de medicamentos: Vias de administração de medicamentos;

Conhecimentos e processamentos da revelação de radiografias.

Legislação

Ética profissional;

Saúde Pública

CARGO: CERIMONIALISTA

ESPECIFICA

Noções de Relações Humanas

Noções de Atendimento ao Público

Técnicas de Cerimonial e Protocolo;

Qualidade no Atendimento;

A imagem do Recepcionista;

A agenda;

Comunicação e Relações Públicas;

Barreiras a Comunicação;

Formas de Atendimento

Fraseologia adequada para o Cerimonialista;

CARGO: DESENHISTA CADISTA

ESPECIFICA

Desenho básico de projeto: formatos, escalas, símbolos e convenções. Normas ABNT. Representação de projetos. Projetos de modificação e acréscimos. Elementos básicos do projeto: etapas de projeto, plantas baixa e de situação, fachadas, cortes e detalhes. Noções de topografia. Levantamento arquitetônico e urbanístico. Locação de obras. Tecnologia das construções. Conhecimento do sistema AUTOCAD.

CARGO: DIGITADOR

ESPECÍFICA

- Noções de microcomputador: componentes internos, dispositivos de entrada e saída, periféricos;

- Ambiente MS-Windows: Execução de aplicativos e acessórios; manipulação de arquivos e pastas; uso dos recursos da rede.

- MS-Word; utilização de janelas e menus; barra de ferramentas; operações com arquivos; criação e utilização modelo de documentos; configuração de página; impressão de documentos e configuração da impressora; edição de textos; voltar e repetir últimos comandos; exibição da página; características e modos de exibição; utilização do Zoom; utilização da régua; utilização de cabeçalho e rodapé; formatação no Word;

- Noções de Excel - criação e manipulação de tabelas.

- Noções a respeito de vírus de computador - Definição e programas antivírus.

- Noções de acesso à Internet.

CARGO: FISCAL DE OBRAS E POSTURAS

ESPECIFICA

Código de Posturas do Município: Funcionamento de Clubes Recreativos;

Horário e Forma de Funcionamento de Bancas de Jornal, Teatros, Circos, Farmácias, Parques, etc;

Comercio Ambulante;

Aferição de Pesos e Medidas;

Visita em Estabelecimentos em geral que produzam bens, Mercadorias ou serviços para consumo;

Função Social da Propriedade;

Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo Urbano; Desapropriação e Servidão;

Operações Urbanas;

Infra-Estrutura e Serviços Urbanos;

Assuntos relativos arquitetura e construção civil.

CARGO: FISCAL DE TRIBUTOS

ESPECIFICA

Impostos;

Taxas;

Emolumentos;

Contribuição de Melhoria;

Lei 8666 - Licitações;

Código Tributário Nacional;

Tributos na Constituição Federal;

Legislação Tributária Municipal.

Ética Profissional

Legislação

CARGO: FISCAL SANITÁRIO

Fiscalização sobre vigilância sanitária em relação a: saúde e doenças;

Nutrição dietética;

Higiene e profilaxia; nutrimentos e suas funções no organismo; saneamentos básicos e agravos a saúde; doenças infecto-contagiosas; doenças transmissíveis e sexualmente transmissíveis;

Noções de anatomia e fisiologia humana; Noção geral de Influencia de má nutrição, na determinação e distribuição de distúrbios de saúde;

Noções básicas sobre vacinação e prevenção de doenças;

Controle de Dengue;

Febre amarela;

Malaria

CARGO: MESTRE MECÂNICO

ESPECIFICA

Conhecimentos teóricos e práticos do funcionamento dos sistemas e componentes que compõem os veículos, (motores em geral, transmissões, sistemas hidráulicos de máquinas, sistema elétrico e agregados), manutenção preventiva e corretiva, bem como, de operação dos mesmos.

Conhecimentos de instrumentos de medição e ferramentas de uso geral.

Conhecimentos teóricos e práticos de soldagem por eletrodo, arco submerso e oxiacetilênica.

CARGO: MONITOR INFANTIL

ESPECIFICA

Estatuto da Criança e do Adolescente

A criança como sujeito de direitos. O adulto como mediador entre a criança e o mundo. A relação educativa como uma relação de cumplicidade.

O desenvolvimento infantil: desenvolvimento sócio-afetivo, cognitivo e psico-motor.

Linhas norteadoras da ação educativa com crianças: o sono, o choro, o bico, a higiene, a alimentação, a sexualidade, as atividades lúdicas.

A organização do tempo e do espaço na escola/instituição de educação infantil.

A literatura infantil, as artes plásticas, a música e o teatro na educação das crianças.

A brincadeira e a construção do conhecimento. O brincar na construção da cidadania.

Os brinquedos, os jogos, os materiais, os tempos e os espaços de brincar.

O perfil e o papel do Auxiliar de Educação Infantil, enquanto educador.

CARGO: PROFESSOR DE ARTES PLÁSTICAS

ESPECIFICA

Introdução à pintura e gravura Estudo de métodos de Fotografia Introdução ao desenho e escultura Fundamentos da linguagem visual História da Arte

Fundamentos de linguagens artísticas

Introdução à filosofia

Desenho Geométrico

Serigrafia, litografia, xilogravura e calcografia

Cenografia Matérias artísticos

Desenho técnico

Introdução ao Design

Cultura Brasileira

Antropologia

Teoria da Arte

Estética e Cultura de Massa Introdução a Psicologia Criatividade

Física e Química (noções gerais) aplicadas às artes plásticas Produção de Textos

Análise Musical

Introdução à linguística

CARGO: PROFESSOR DE CAPOEIRA

ESPECIFICA

A capoeira enquanto manifestação da cultura corporal afro-brasileira

O surgimento da capoeira

A repressão à capoeira

As principais vertentes de capoeira

A institucionalização da capoeira

A capoeira na atualidade

O processo de escolarização da capoeira

Os programas de institucionalização da capoeira nas escolas

O vínculo com a Educação Física

A ludicidade

A especificidade

Aspectos psicomotores

Qualidades físicas intervenientes na capoeira Referências significativas da capoeira Cosmovisão afro-brasileira

Integração jogo & luta & dança

Cantiga Interativa

Ludicidade rebelde

Fundamentos da Capoeira

Fundamentos técnicos

Fundamentos ritualísticos

Fundamentos musicais

Fundamentos de roda

Organização da capoeira

Os Grupos e as instituições corporativas Processos identitários, estilos e vertentes Sistemas de classificações e hierarquizações A roda de Capoeira

Os rituais e fundamentos consagrados Formação e disposição da orquestra

O jogo da capoeira em jogo - o corpo que dança na luta

CARGO: PROFESSOR DE CORAL

ESPECIFICA

Atividades de canto com auxilio de equipamentos e instrumentos, tais como: sons, violões, teclados, flautas e microfones; e demais periféricos;

Obras musicais específicas, que abranjam repertório solo e de câmara e os extratos de orquestra ou coral;

Planejamento, organização e realização apresentações de todo tipo de música (populares, clássicas, raízes, Hinos, e outras);

Pré-seleção das letras musicais, voltadas para a aprendizagem pedagógica e cultural da criança e do adolescente.

CARGO: PROFESSOR DE DANÇA

ESPECIFICA

A Dança na Vida; A Dança como Meio de Educação;

A Dança na Arte;. A Noção de Ritmo

Evolução da Dança no Brasil;

CARGO: PROFESSOR DE INICIAÇÃO MUSICAL

ESPECIFICA

A educação musical no contexto atual; Contribuições da musica na formação do individuo;

A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento;

Música: qualidade definição do som

Organologia - estudo dos timbres dos instrumentos

Formação de banda - instrumentos;

Instrumento transpositores

Repertorio musical;

CARGO: PROFESSOR DE MÚSICA ( instrumentos diversos)

Didática e Metodologia de Teoria Musical: Musica e Movimento;

A música no Desenvolvimento Cognitivo; Musicalização Adaptada;

Sensibilidade Musical;

Ritmo no Instrumento Prático;

Percepção Sonora;

O Som - Procedência natural, cultural; Qualidades: duração, intensidade, altura e Tibre;

Percepção musical;

A Musica - Os elementos: melodia, ritmo, harmonia;

Tipos: vocal, instrumental e mista;

Gênero: erudito, popular, tradicionalista, sertanejo e folclórico.

Formas Musicais;

Notação Musical;

Os instrumentos musicais

CARGO: PROFESSOR DE TEATRO

ESPECIFICA

Evolução do Teatro Brasileiro; Linguagem Corporal;

Autores Teatrais; Formas de Encenação Teatral

CARGO: PROTÉTICO

ESPECIFICA

Anatomia Dental - acrilização classificação dos dentes- recortes e polimentos características

Ortodontia

Metaloplástica - aparelhos removíveis fundição - técnica de construção técnicas de preparo Metalocerâmica provisório - fundição

Dentaduras Completas - técnicas de aplicação enceramento - acabamento escultura e montagem dos dentes Equipamentos e Instrumental ajuste da oclusão

Materiais Dentários inclusão

Considerações Gerais da Área

CARGO: SECRETÁRIO ESCOLAR

ESPECIFICA

Administração Escolar:

- Controle de frequência dos corpos docente e discente

- Controle sobre arquivamento de processos em geral

- Assistência e apoio material para o corpo docente

- Atendimento em relação ao corpo discente

- Controle sobre suprimento de material necessário ao funcionamento da escola Indicadores Educacionais:

- Controle sobre os dados necessários à determinação de taxas educacionais ( matriculas, movimentação de alunos, repetência, evasão de alunos e outras).

- Participação, junto à direção escolar, na determinação dos indicadores educacionais. Noções de Estatística:

- Calculo de medidas de tendência central ( medias aritméticas e ponderadas)

- Elaboração de tabelas e gráficos estatísticos

Legislação Básica do Ensino:

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Nº 9.394/96, de 20/12/96. - Medida Provisória nº 2.100-32 de 24/05/2001.

- Plano de Carreiras e Remuneração do Magistério.

- Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Municipais.

- Lei nº 0.424/96, de 24/12/96 - Fundo de Manutenção ao Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.

CARGO: TÉCNICO AGRÍCOLA

ESPECIFICA

Ciência das plantas daninhas;

Manejo integrado de pragas. Uso seguro e correto de agrotóxicos e afins;

Zonas de baixa prevalência de pragas; Agricultura orgânica. Organismos geneticamente modificados;

Armazenamento e transporte de produtos de origem vegetal, seus produtos, subprodutos e resíduos de valor econômico;

Metodologia de amostragem e análise de produtos de origem vegetal;

Legislação Federal sobre defesa sanitária vegetal;

Padronização e classificação de produtos de origem vegetal.

CARGO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

ESPECIFICA

- Ciência das plantas daninhas;

- Manejo integrado de pragas. Uso seguro e correto de agrotóxicos e afins;

- Zonas de baixa prevalência de pragas;

- Agricultura orgânica. Organismos geneticamente modificados;

- Armazenamento e transporte de produtos de origem vegetal, seus produtos, subprodutos e resíduos de valor econômico;

- Metodologia de amostragem e análise de produtos de origem vegetal e animal;

- Legislação Federal sobre defesa sanitária vegetal e animal;

- Padronização e classificação de produtos de origem vegetal e animal.

- Produtos de uso veterinário: soros, vacinas e antígenos.

- Defesa animal: prevenção e controle.

CARGO: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

ESPECIFICA

CONTABILIDADE GERAL

- Conceito, Objetivo, Campo de Aplicação, Análise de Demonstrativos Contábeis (quocientes de liquidez e endividamento).

- Patrimônio e suas variações. Princípios e Convenções Contábeis. Escrituração. Apuração de Resultados e Demonstrativos Contábeis.

- Orçamentos: Conceito e Princípios,

Regimes Financeiros. Classificação da Receita. Classificação da Despesa: Institucional, Funcional-Programática e por

Natureza. Créditos Adicionais: Espécies,

Características e recursos de Cobertura.

- Contabilidade Pública: Características. Receitas e Despesas Orçamentárias Efetivas e de Mutações, Variações Independentes de Execução orçamentária.

- Registros Extrapatrimoniais. Apuração de Resultado e de demonstrativos Contábeis.

- Auditoria no Setor Público: Princípios,

Normas Técnicas, Procedimentos, Avaliação de Controles Internos, Papéis de Trabalho: Relatório e Pareceres.

CARGO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

ESPECIFICA

Solo características físicas e mecânicas; estabilidade de taludes; trenagem. Topografia: métodos de levantamento; medida direta das distâncias; teodolito; bússola; cálculo das coordenadas; altimetria; avaliação de áreas. Desenho: instrumentos e sua utilização; escalas;

codificação de obras; desenho de projeto; perspectiva; leitura de planta. Máquinas e equipamentos: tecnologia das máquinas operatrizes;

tecnologia dos instrumentos; ferramentas, equipamentos e veículos. Construção: tecnologia das construções; resistência dos materiais.

CARGO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Memória do computador: Utilização; bit, bytes e palavras; tamanho e posições da memória; memórias internas e auxiliares; programas em memória ROM; memória virtual; cache de memória e tempo de acesso e ciclo de memória. Unidade Central de Processamento: Execução das instruções; velocidade de processamento; registradores; clock; barramentos; microcomputadores; sistemas operacionais em microcomputadores; instalação de microcomputadores. Unidades de Entrada/Saída e Periféricos: introdução; tipos de dispositivos de entrada, tipos de dispositivo de saída e dispositivos de entrada/saída. Sistemas Operacionais e Linguagens de Programação: Apresentação e conceitos fundamentais; a evolução dos computadores; o software; as linguagens de programação; linguagens da WEB; programas compilados e programas interpretados; ferramentas do escritório moderno; linguagens orientadas a objeto. Organização da Informação: Arquivos e registros; organização dos arquivos; procedimentos nos diversos arquivos; bancos de dados e bancos de dados orientado a objetos. Funcionamento do Computador: O suporte do processamento; a carga do sistema; os programas; instruções; multiprogramação e multiprocessamento; conceitos básicos em relação à configuração de setup e montagem do microcomputador. Introdução à Lógica de Programação: Algorítimos, tipos de lógica, instrumentos da lógica de programação, fluxogramas, lógica estruturada, árvores e tabelas de decisão.

Concepção e programação: Redes de comunicação de dados, meios de comunicação, Internet (definição, funcionamento, serviços e protocolos), elementos de uma rede, conectividade, utilização de microcomputador em rede, estruturas de rede (topologia), padrões e interfaces, conceituação de redes locais, arquiteturas e topologias de redes, modelo físico; sistemas operacionais de rede, protocolos e segurança nas redes. principais componentes: hubs, "switches", pontes, amplificadores, repetidores e gateways. Meios físicos de transmissão: par trançado, cabo coaxial, fibra ótica, wireless, outros meios de transmissão, ligação ao meio, ligações ponto a ponto, ligações multiponto, ligações em rede de fibra ótica; sistemas operacionais de rede: servidores de aplicações, servidores de arquivos e sistemas de arquivos, discos e partições; Sistemas Operacionais Windows NT/2000, Novell e Linux: Conceitos. Utilitários Microsoft em português: MS Access 2000: implementação de banco de dados, criação e manutenção de tabelas, conceitos da linguagem SQL, uso da barra de ferramentas, atalhos e menus; MS Word 2000; MS Excel 2000; MS Power Point 2000 - Conceitos básicos. Sistema Operacional Windows: MS Windows 95/98/ME/XP/2000, em português: uso de ambiente gráfico; execução de programas,aplicativos e acessórios; conceitos de pastas, diretórios, arquivos e atalhos; uso dos recursos de rede; área de trabalho; configuração do ambiente gráfico; área

CARGO: TÉCNICO EM PROJETOS - ÁREA ECONÔMICA

ESPECIFICA

Contabilidade Pública: Orçamento público. Princípios Orçamentários. Receita e Despesa Pública. Licitações. Empenho de Despesa. Adiantamento. Plano de Contas. Administração Financeira: Conceitos Fundamentais. Ativos Financeiros. Orçamento de Capital. Estrutura de Capital e Técnicas de Analise e Previsão de Mercado. Análise de Localização de Projetos. Análise Econômico-Financeira de Projetos. Análise de Relação Custo-Volume-Lucro. Financiamento de Projetos. Gerência de Execução de Projetos. Avaliação de Projetos Públicos. Princípios orçamentários. Execução orçamentária. Administração direta e indireta; centralização e descentralização. Administração de Serviços: Política de Dividendos. Planejamento Financeiro e Administração de Capital de Giro. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Planejamento. Ajuste dos demonstrativos financeiros. Análise horizontal e vertical. Administração de Projetos Públicos: Projetos Estratégicos. Estudo de Mercado Sistema de Prestação de Serviços. Instalações de Apoio. Localização de instalações de serviços.

Gerenciamento de Projetos de Serviços. Previsão de Demanda para Serviços. Modelos de Filas e Planejamento de Capacidade. Modelos de Programação

Linear em Serviços. Administração:

CARGO: TÉCNICO EM RADIOLOGIA

ESPECIFICA

Conceitos básicos em radiologia: Propriedades dos raios x, unidade de radiação, gerador de raios x, transformadores de alta voltagem e de filamento.

Aparelhos de raios x, noções básicas e técnicas. Aplicações.

Bases anatômicas em radiologia.

Radiologia, do corpo inteiro: cabeça e pescoço, encéfalo e medula espinhal, tórax, abdome e pelve, partes moles (sistema músculo-esquelético), tireoide, testículos e mama.

CARGO: TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

ESPECIFICA

Princípios da higiene dental;

Métodos de prevenção de cárie e da doença periodental;

Terapêutica medicamentosa na rotina de tratamento das principais infecções bucais; Terapêutica de emergência/urgência em odontologia;

Medidas de precaução universal: lavagem de mãos (técnicas); uso de barreiras protetoras; cuidados com instrumental, equipamentos e superfícies; descarte de lixo e de material perfuro cortante;

Conduta frente a acidentes de trabalhos; Técnicas de anestesia intra-oral;

Preparos protéticos: materiais e técnicas de moldagem de próteses fixas e removíveis. Legislação

Ética profissional

Saúde Pública

GRUPO III ATIVIDADES DE NÍVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO - ANF

CARGO: MÚSICO (instrumentos diversos)

ESPECÍFICA

Musica e Movimento;

A música no Desenvolvimento Cognitivo; Musicalização Adaptada;

Sensibilidade Musical;

Ritmo no Instrumento Prático;

Percepção Sonora;

O Som - Procedência natural, cultural; Qualidades: duração, intensidade, altura e Tibre; Percepção musical;

GRUPO IV ATIVIDADES DE NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO - ANA

CARGO: MESTRE GERAL

ESPECÍFICA

Trabalhos de alvenaria, assentando pedras ou tijolos de argila ou concreto, em camadas superpostas e rejuntando-os com argamassa, para levantar muros, paredes, pisos e outros similares.

Materiais básicos.

Instalações diversas.

Noções de Segurança e Proteção.

CARGO: MOTORISTA B e D, OPERADOR DE PÁ MECÂNICA/ESCAVADEIRA, OPERADOR DE PATROL, OPERADOR DE TRATOR S/ESTEIRA E S/PNEUS

ESPECÍFICA

Regras básicas de direção e disciplina de trânsito;

Conhecimento da Legislação de Trânsito: Código Nacional e disposições legais complementares; Sinalização de trânsito: conhecimento da sinalização viária oficialmente adotada, em placas, marcação do solo, semáforos, gestos e sinais sonoros;

Direção Defensiva;

Primeiros Socorros;

Noções básicas de mecânica, manutenção e conservação de veículos motorizados

GRUPO V ATIVIDADES DE MAGISTÉRIO - MAG

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - EDUCAÇÃO INFANTIL E SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DIDÁTICA/LEGISLAÇÃO

Educação, Escola, Professores e Comunidade; Papel da Didática na Formação de Educadores; A Revisão da Didática; O Processo de Ensino; Os Componentes do Processo Didático: Ensino e Aprendizagem; Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática; Aspectos Fundamentais da Pedagogia; Didática e Metodologia;

Disciplina, uma questão de autoridade ou de participação?; O Relacionamento na Sala de Aula; O Processo de Ensinar e Aprender; O Compromisso Social e Ético dos professores; O Currículo e seu Planejamento; O Projeto Pedagógico da Escola; O Plano de Ensino e Plano de Aula;

Relações Professor-Aluno: A atuação do Professor como incentivador e aspectos sócio-emocionais.

O Planejamento Escolar: Importância; Requisitos Gerais; Os Conteúdos de Ensino;

A Relação Objetivo-Conteúdo - Método; Avaliação da Aprendizagem; Funções da Avaliação; Princípios Básicos da Avaliação; Superação da Reprovação Escolar.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei Nº 9.394/96, de 20/12/96;

Da Educação Infantil

Do Ensino Fundamental;

Da Educação de Jovens e Adultos;

Da Educação Especial;

A LDB e a Formação dos Profissionais da Educação.

CIÊNCIAS

Água (composição, ciclo e importância). Ar (Propriedade, poluição e importância). Seres vivos (características gerais). Noções de Anatomia e Fisiologia Humana. Ecologia (conceitos básicos - biosfera, ecossistema, "habitat", nicho ecológico, população, comunidade e poluição). Vetores, conceitos básicos de força, movimento, som, luz, calor, magnetismo e eletricidade. Estudo da matéria, combinações, substâncias, misturas e funções químicas.

MATEMÁTICA

Operações básicas para a construção do conceito de número: conservação de grandezas, classificação ( classe e inclusão de classes, construção de sequências e seriação. Sistema de Numeração Decimal: operação com números naturais, inteiros e racionais ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação e resolução de problemas). Divisibilidade. Comprimento, capacidade e massa.

Classificação de figuras em planos e não planos. Identificação de fronteira, exterior e interior, em figuras planas. Calculo do perímetro de figuras planas. Identificação de cubos, prismas, pirâmides e cones. Identificação de faces, arestas e vértices.

PORTUGUÊS

Leitura - compreensão de textos (literal, interpretativa e critica). Identificação das relações de coerência. Ideia principal e detalhes de apoio. Relações de causas, efeito, comparação e contraste. Sequência temporal e espacial. Identificação das relações de coesão: referência, substituição, elipse e repetição. Identificação do significado de palavras no contexto. Identificação do sentido entre palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, hiponímia e campo semântico. Denotação e conotação. Reconhecimento da natureza dos gêneros textuais: narrativo, descritivo e dissertativo. Reconhecimento do propósito do autor.

Gramática - Fonologia - Identificação de fonemas e letras. Acentuação gráfica. Ortografia. Homófonos e parônimos. Morfologia - Identificação das classes das palavras. Flexões de nomes e verbos. Emprego dos pronomes de tratamento. Reconhecimento do valor conectivo do pronome, da preposição e da conjunção.

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - ÚLTIMAS SERIES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TODAS AS ÁREAS

DIDÁTICA/LEGISLAÇÃO

Papel da Didática na Formação de Educadores; A revisão da didática;

Objetivo de Estudos: O processo de Ensino; Os componentes do processo didático; Tendências pedagógicas no Brasil e a Didática;

A Prática Pedagógica: Dimensões e Desafios: A Dimensão Técnica da prática docente; A Metodologia enquanto ato político da prática educativa;

Disciplina: uma questão de autoridade ou de participação?;

Os Processos Didáticos Básicos: Ensino e Aprendizagem; O Processo de Ensino e o Estudo Ativo; O Fracasso Escolar precisa ser derrotado; O Compromisso Social e Ético dos professores;

O que é Currículo?; O Projeto Pedagógica da Escola;

O Plano de Ensino e o Plano de Aula;

Relações Professor-Aluno: Aspectos cognoscitivos da interação, aspectos sócio-emocionais.

O Planejamento Escolar: Importância; Requisitos Gerais; Os conteúdos de Ensino; A Relação Objetivo Conteúdo - Método; Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Educacional Escolar: para além do autoritarismo; O paradigma da Avaliação Emancipatória: Avaliação enquanto Mediação: uma concepção de erro construtivo; Superação da Reprovação Escolar.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - Lei nº 9394/96, 20/12/1996: da Educação Infantil; do Ensino Fundamental; da Educação de Jovens e Adultos; da Educação Especial; Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas. A LDB e a Formação dos Profissionais da Educação. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais: da Educação Infantil, do Ensino Fundamental; Educação de Jovens e Adultos.

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA ÁREA DE CIÊNCIAS

BIOLOGIA - Bioquímica: Água, sais minerais, carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleicos; respiração; fotossíntese,; replicação, transcrição e tradução. Citologia e Histologia: componentes estruturais e funcionais da célula, célula procariota e eucariota; gametogênese; embriologia; tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Anatomia e fisiologia: humana e animal comparadas. Os seres vivos: Sistemas de classificação e regras de nomenclatura. Características principais e taxonômicas dos reinos Monera, Protista e Fungi; Reino Plantae: Sistemática, anatomia, histologia, morfologia, fisiologia, reprodução e evolução; Reino animália: Sistemática, morfologia, reprodução e evolução; Vírus. Genética: Natureza do DNA, dos genes, dos genomas e dos cromossomos; Herança Genética, recombinação, interação gênica, mutações; tecnologia do DNA recombinante; genética de populações e evolutiva. Ecologia: Biosfera, ecossistema, comunidade, população; Fluxo de matéria e energia nos ecossistemas, cadeias e teias alimentares; relações ecológicas, biomas. O Homem e o ambiente: biodiversidade, poluição e degradação ambiental.

FÍSICA - A construção de competências e habilidades no ensino-aprendizagem da física. Mecânica: dinâmica da partícula; dinâmica do corpo rígido,; leis de conservação; momento linear, momento angular e energia; trabalho e energia; oscilações: Movimento harmônico simples e amortecido; oscilações forçadas e ressonância; ondas: Princípio de superposição; ondas estacionáveis; ressonância; estática e dinâmica dos fluidos; gravitação. Termodinâmica: calor, trabalho e primeira lei da termodinâmica: Teoria cinética dos gases; entropia e 2ª Lei da termodinâmica; transformações reversíveis e irreversíveis; Maquinas térmicas; O Ciclo de Carnot . Eletricidade: Campo Elétrico; Lei de Gauss; Potencial Elétrico; Corrente Elétrica; Campo magnético; Fluxo de campo magnético; Campo magnético produzido por correntes; Força de Lorentz; A lei de Biot-Savart; Lei de Ampere; Lei de Faraday; Ondas eletromagnéticas. Óptica - a natureza da luz: Modelo corpuscular e ondulatório; A luz e as demais radiações; Processos luminosos de interação luz-materia: reflexão, refração, absorção, difração, interferência e polarização da luz; Óptica da visão. Física moderna - o nascimento da teoria quântica: Quantização e constante de Planck; Dualidade onda-partícula; A natureza ondulatória da matéria.

QUIMICA - Propriedades gerais e especificas da matéria. Estados da matéria e mudanças de estado. Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias Químicas: classificação. Leis ponderais e volumétricas. Fórmulas químicas: mínima, centesimal e molecular. Hipótese de Avogrado: estudo físico dos gases. Cálculo estequiométrico. Modelos Atômicos. Estrutura Atômica. Evolução dos modelos atômicos .

Estrutura eletrônica e tabela periódica: propriedades periódicas e aperiódicas. Ligações químicas e estrutura molecular. Polaridade das ligações. Interações Intermoleculares. Compostos inorgânicos: ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Tipos de reações químicas: classificações e balanceamento. Soluções e dispersões. Concentração das soluções. Diluição e mistura de soluções. Análises volumétricas e gravimétricas. Propriedades coligativas das soluções. Termoquímica: entalpia, lei de Hess, entropia e energia livre. Reações eletroquímicas e suas aplicações tecnológicas. Cinética, equilíbrio químico e pH. Radioatividade e energia nuclear. Estudo dos compostos de carbono. Características gerais dos compostos orgânicos. Estrutura e propriedade dos compostos orgânicos. Principais funções orgânicas. Isomeria e Reações Orgânicas.

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ESPECIFICA

Educação Física no contexto geral da educação;

Educação Física, esporte e sociedade;

O Papel do professor na aprendizagem;

História da Educação Física do Brasil;

Função social da Educação Física;

Metodologia e didática do ensino da Educação Física;

Relações entre Educação Física e lazer, Educação Física e corporeidade e Educação Física e ludicidade;

Aprendizagem motora;

Planejamento do ensino da Educação Física; Conteúdos; Avaliação.

Programas portadores de necessidades educacionais especiais

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA ÁREA DE GEOGRAFIA

ESPECIFICA

A Geografia e sua evolução histórica: determinismo, possibilismo e Geografia critica. Concepções teóricas da Geografia. Perspectivas atuais da Geografia. As grandes diferenças sócio-econômicas do Espaço Geográfico Mundial. Os países capitalistas desenvolvidos - características principais, sociedade de consumo, o capitalismo monopolista. A Europa e a nova ordem econômica: as transformações do leste europeu. Os países subdesenvolvidos: os diferentes conceitos de subdesenvolvimento. As origens históricas. As relações comerciais e financeiras. Região - divisão regional do Brasil. A ocupação e organização do espaço geográfico brasileiro. Antecedentes históricos. A industrialização e a urbanização. O aproveitamento econômico do espaço brasileiro. Os países de industrialização original e planificada da Europa, Ásia e África e de industrialização tardia. Divisão internacional do trabalho e a industrialização do terceiro mundo. Brasil - país do terceiro mundo. A questão urbana no Brasil. Os problemas sociais urbanos ( favelas, violência e prostituição ). As atividades agrárias no Brasil: a estrutura fundiária. Os conflitos pela posse de terras. O racismo no Brasil. A África e o processo de descolonização. A questão do racismo na África do Sul. As

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA ÁREA DE HISTORIA

ESPECIFICA

Compreensão do conceito de História. Características políticas, sociais e econômicas, religiosas e culturais da Antiguidade Clássica: grega e romano. O modo de produção feudal e a crise do feudalismo. A transição do feudalismo ao capitalismo. A acumulação primitiva de capital. A política mercantilista e a expansão comercial e marítima e europeia nos séculos XV, XVI e XVII. Colonização europeia na América e o sistema colonial. Renascimento e reforma. Revolução industrial e capitalismo. O processo de independência da América Latina. A expansão imperialista da Europa. A primeira Guerra Mundial. A crise de 1929 e suas consequências. Os regimes totalitários: Nazismo e Fascismo. A Segunda Guerra Mundial: o pós - Guerra e os tratados de paz. A ONU.

A descolonização da África e da Ásia. América Latina Contemporânea: descobrimento do Brasil com um episódio de expansão marítima e comercial da Europa nos tempos modernos. A montagem da estrutura agrária ( latifúndio e escravidão). A situação dos índios brasileiros antes e depois da chegada dos portugueses no Brasil. Os movimentos nativistas e pré-independentes. A vinda da família real portuguesa. Abertura dos portos. A revolução de 1817 no Ceará. A independência política do Brasil e o processo de reconhecimento. O império brasileiro. As revoltas políticas e sociais. Política interna e externa. A transição do Império para a República: economia e cafeicultura e as atividades industriais. A extinção do tráfico negreiro e o fim do escravismo no Brasil: conseqüências sociais da abolição. Imigração e o trabalho assalariado. República velha: a Segunda Republica. O Estado Novo. O populismo e a crise de 1964. A redemocratização do Brasil: de Sarney a Fernando Henrique Cardoso. Economia: a industrialização brasileira, o capitalismo no Brasil. Evolução recente da economia brasileira: privatização. As classes sociais e a marginalização: violência e prostituição. A luta pela a reforma agrária.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA ÁREA DE LÍNGUA INGLESA

ESPECIFICA

Interpretação de texto. Conhecimento da língua. Ortografia, estrutura e formação das palavras. Classificação. Substantivos, artigos, adjetivos, pronomes e verbos. O uso do will , can e may.

Forma negativa e interrogativa. A palavra there. " Tag Questions". Contrações. Numerais. Preposições. Advérbios. Os dias da semana e os meses do ano.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESPECIFICA

I - Leitura - Compreensão de textos ( literal, interpretativa e critica ). Identificação das relações de coerência. Ideia principal e detalhes de apoio . Relações de causa, efeito, comparação e contraste. Sequência temporal e espacial. Identificação das relações de coesão: Referência substituição, elipse e repetição. Identificação do significado de palavras no contexto. Identificação no sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, hiponímia e campo semântico. Denotação e conotação. Reconhecimento da natureza dos gêneros textuais: narrativo, descritivo e dissertativo. Reconhecimento do propósito do autor. Reconhecimento das informações

implícitas. II - Gramática: Fonologia -

Identificação de fonemas e letras.

Reconhecimento de valores fonéticos de alguns fonemas. Acentuação gráfica. Ortografia. Homófonos e parônimos. Morfologia - Identificação das classes das palavras. Flexões de nomes e verbos. Emprego dos pronomes de tratamento. Reconhecimento do valor conectivo do pronome, da preposição e da conjunção. Reconhecimento dos elementos mórficos das palavras. Distinção entre composição e derivação. Reconhecimento dos cognatos das palavras. Sintaxe - Frase, oração e período. Reconhecimento dos termos da oração no período. Crase. Regência. Concordância. Colocação.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA ÁREA DE MATEMÁTICA

ESPECIFICA

Conjuntos: Noções básicas de conjuntos. Operações com conjuntos: união, interseção, diferença, complementação e produto cartesiano. Conjuntos Numéricos: Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais e reais. Operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Propriedades destas operações. Médias (aritméticas e ponderadas). Sistema de medidas; comprimento, superfície, volume, tempo e massa. Teoria elementar dos números: Números primos. Critérios de divisibilidade. Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC). Proporcionalidade: Razões e proporções: propriedades. Relações e funções: Relações binárias. Domínio, contradomínio e imagem de funções reais de variável real. Gráficos de relações e funções. Funções injetivas, sobrejetivas, bijetivas, pares, impares e periódicas. Composição de funções. Funções invertíveis. Polinômios: Conceitos. Funções lineares e quadráticas- propriedades, raízes e gráficos. Equações biquadradas. Adição e multiplicação de polinômios. Algoritmo da divisão. Fatoração. Relações entre coeficientes e raízes. Raízes reais e complexas. Raízes racionais de polinômios com coeficientes inteiros. combinatória: Principio geral de contagem. Arranjos, permutações e combinações simples. Binômio de Newton. Triangulo de Pascal. Geometria plana: Triângulos e quadriláteros. Igualdade e semelhança de triângulos. Propriedades dos ângulos, lados, alturas e medianos de triângulos. Relações métricas nos triângulos. Circunferências, polígonos regulares e relações métricas. Áreas e perímetros.

CARGO: PSICOPEDAGOGO

DIDÁTICA/LEGISLAÇÃO

Papel da Didática na Formação de Educadores; A revisão da didática;

Objetivo de Estudos: O processo de Ensino; Os componentes do processo didático; Tendências pedagógicas no Brasil e a Didática;

A Prática Pedagógica: Dimensões e Desafios: A Dimensão Técnica da prática docente; A Metodologia enquanto ato político da prática educativa;

Disciplina: uma questão de autoridade ou de participação?;

Os Processos Didáticos Básicos: Ensino e Aprendizagem; O Processo de Ensino e o Estudo Ativo; O Fracasso Escolar precisa ser derrotado; O Compromisso Social e Ético dos professores;

O que é Currículo?; O Projeto Pedagógica da Escola; O Plano de Ensino e o Plano de Aula; Relações Professor-Aluno: Aspectos cognoscitivos da interação, aspectos sócio-emocionais.

O Planejamento Escolar: Importância; Requisitos Gerais; Os conteúdos de Ensino; A Relação Objetivo Conteúdo - Método; Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Educacional Escolar: para além do autoritarismo; O paradigma da Avaliação Emancipatória: Avaliação enquanto

Mediação: uma concepção de erro construtivo; Superação da Reprovação Escolar.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - Lei nº 9394/96, 20/12/1996: da Educação Infantil; do Ensino Fundamental; da Educação de Jovens e Adultos; da Educação Especial; Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas. A LDB e a Formação dos Profissionais da Educação. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais: da Educação Infantil, do Ensino Fundamental; da Educação de Jovens e Adultos. Definição da psicopedagogia educacional;

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Campo de atuação do Psicopedagogo;

O papel do Psipedagogo;

O pensamento reflexivo na práxis psicopedagógica;

O que é ser Educador Psicopedagógico;

O que é propiciar a ação do pensamento, dentro de uma atuação psicopedagogica;

O que é trabalhar um projeto psicopedagógico na escola;

Técnicas psicopedagógicas;

Ética profissional

MODELO DE RECURSO

RECURSO DA PROVA

( ) OBJETIVA

( ) DE TÍTULOS

Nome:______________________________________________ Inscrição:____________________________

Cargo: Data:___/___/__

Orientações:

1. Leia, atentamente o Edital do Concurso

2. Use outras folhas deste formulário, em caso de espaço insuficiente. Não utilize folhas em branco.

3. Assine e identifique-se em cada folha usada.

4. Anulada uma questão de Prova Objetiva, os pontos a ela correspondente serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente , de terem recorrido.

5. O julgamento dos recursos será divulgado na sede da Prefeitura Municipal de Ipu e na paginawww.serap.com.br

6. Encaminhe o recurso de acordo com as instruções contidas no item 5 e subitens deste Edital

No caso de recurso interposto sobre a Prova Objetiva:

Área de Conhecimento Alternativa ________________________________ Nº da Questão ________________

Fundamentação do recurso
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

Fonte(s) que embasa(m) argumentação do candidato
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

___________________
Assinatura do Candidato

ANEXO V

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CARGOS

GRUPO I

ATIVIDADES DE NÍVEL SUPERIOR - ANS

CARGO

DESCRIÇÃO

Advogado

Acompanhamento jurídico de processos judiciais, em todas as instâncias e em todas as esferas, cível, federal, e trabalhista, onde a Autarquia é ré, autora ou mesmo litisconsorte (defesas, audiências, recursos, etc...); Acompanhamento jurídico de processos administrativos externos, Tribunal de Contas e Ministério Público, onde a Autarquia é ré ou autora (defesas, audiências, recursos, etc...); Acompanhamento jurídico de processos administrativos internos, referentes ao setor pessoal (comissões e apurações de vários tipos); Acompanhamento jurídico de processos administrativos internos, referente às licitações; Elaboração de contratos administrativos; Elaboração de pareceres de maneira geral e principalmente, referente aos Tribunais de Contas, possibilidade de contratação direta, contratos administrativos em andamento, requerimentos de funcionários, etc. Gerenciamento de contratos, de maneira parcial, (apenas de controle de prazos de vigência); Orientação Jurídica aos demais setores, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Administrador Hospitalar

Dirigir e coordenar atividades realizadas no ambiente hospitalar. Planejar e organizar a(s) gerência(s) das instituições hospitalares. Supervisionar o desempenho das questões burocráticas e administrativas de instituições hospitalares. Controlar quadro de funcionários do hospital. Cuidar da manutenção dos equipamentos e dos estoques de materiais, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Analista de Sistemas

desenvolver sistema de processamento de informações, coletar dados, formular padrões de fluxo de informações. elaborar programas e projetos para computador. elaborar fluxogramas manuais e instruções de sistemas de processamento de dados. implantar, treinar, acompanhar e controlar o processamento junto ao usuário. definir elementos ou subsistemas para o suporte do sistema. analisar e atualizar sistemas de informações implantadas. desempenhar outras tarefas correlatas.

Arquiteto

Elaborar, executar e fiscalizar e acompanhar a execução de projetos arquitetônicos de Edificações interiores e outras obras, estudando características e preparando programas e métodos de trabalho e especificando os recursos necessários para permitir a construção, montagem e manutenção das mencionadas obras.

Assistente Social

Prestar serviços de âmbito social à indivíduos e grupos, em tratamento de saúde física ou mental, a menores carentes ou infratores e a alunos considerados casos - problemas, identificando e analisando situações e necessidades materiais, psíquicas e de outra ordem e aplicando métodos e processos básicos do Serviço Social, para prevenir ou eliminar desajustes de natureza biopsicossocial e promover a integração ou reintegração dessas pessoas à sociedade, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Bibliotecário

Organizar, dirigir e executar trabalhos técnicos relativos às atividades biblioteconômicas, desenvolvendo um sistema de catalogação, classificação, referenda e conservação do acervo bibliográfico, para armazenar e recuperar informações de caráter geral ou específico e colocá-las à disposição dos usuários, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Cirurgião Dentista

Atuar junto aos programas de saúde mantido pelo município ou conveniados com este, entre eles os destinados a atenção básica de saúde, realizando os procedimentos definidos por programas, além de promover os procedimentos padrões inerentes a atividades de odontologia; promover atendimentos emergenciais; realizar cirurgias ambulatoriais; executar as ações de assistência integral, aliando a atuação clinica a saúde coletiva; coordenar ações coletivas voltadas para a promoção e prevenção em saúde bucal; capacitar as equipes de saúde da família no que se refere as ações educativas e preventivas em saúde bucal e supervisionar o trabalho efetuado pelos agentes auxiliares; emitir laudos, pareceres e atestados sobre assuntos de sua competência; atuar, ainda, em outras atividades correlatas. Diagnosticar e tratar afecções da boca, dentes e região maxilofacial, utilizando processos clínicos e cirúrgicos, a fim de promover e recuperar a saúde bucal e geral; orientar o usuário sobre o tratamento realizado; executar as ordens de serviço emanadas nos níveis superiores, propondo adaptações, quando necessário, conforme características locais; observar e responsabilizar-se pelas normas de segurança, cuidando para que sua saúde, bem como da equipe e a do usuário não sejam postas em risco; participar de levantamento epidemiológico de odontologia sanitária, quando solicitado; cumprir e fazer cumprir, pelo seu pessoal imediato, as normas, instruções e rotinas de trabalho; fornecer atestados de sanidade oral e laudos periciais judiciais, segundo determinação superior; emitir pareceres e informes técnicos, sempre que necessário.

Cirurgião Dentista - Buco-Maxilo-Facial

Exercer as atribuições dispostas na Legislação específica da profissão de Odontólogo Cirurgião Buco Maxilo Facial; Realizar consultas e atendimentos odontológicos; emitir diagnósticos, prescrever medicamentos, promover o tratamento de patologias relacionadas às seguintes situações: anatomia do terço médio e inferior da face; infecções de origem dental; dentes inclusos; periapicopatias; cistos e tumores benignos dos maxilares e dos tecidos moles da face das afecções do seio maxilar traumatologia buco maxilo facial; ortodôntico-cirúrgico das deformidades dentofaciais; das alterações das articulações temporomandibulares; anestesiar local da região buco maxilo facial; realizar pré-operatório em cirurgia buco maxilo facial; transplantar;implantar; exercer suas atribuições e outras compatíveis com sua especialização profissional nas unidades de saúde municipais

Cirurgião Dentista - Endodontia

Realizar atividades e procedimentos conservadores da vitalidade pulpar; procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares, procedimentos cirúrgicos para endodônticos e tratamento dos traumatismo dentários. Tratamento da doença periodontal em crianças e adultos. Executar outras atividades correlatas.

Cirurgião Dentista- Ortodontista

Atuar junto aos programas de saúde mantido pelo município ou conveniados com este, entre eles os destinados a atenção básica de saúde, realizando os procedimentos definidos por programas, além de promover os procedimentos padrões inerentes a atividades de odontologia-ortodôntica; coordenar ações coletivas voltadas para a promoção e prevenção em saúde bucal; emitir laudos, pareceres e atestados sobre assuntos de sua competência; atuar, ainda, em outras atividades correlatas; cumprir e fazer cumprir, pelo seu pessoal imediato, as normas, instruções e rotinas de trabalho; fornecer atestados de sanidade oral e laudos periciais judiciais, segundo determinação superior; emitir pareceres e informes técnicos, sempre que necessário.

Cirurgião Dentista- Periodontista

Atuar junto aos programas de saúde mantido pelo município ou conveniados com este, entre eles os destinados a atenção básica de saúde, realizando os procedimentos definidos por programas, além de promover os procedimentos padrões inerentes a atividades de odontologia-periodôntica; coordenar ações coletivas voltadas para a promoção e prevenção em saúde bucal; emitir laudos, pareceres e atestados sobre assuntos de sua competência; atuar, ainda, em outras atividades correlatas; cumprir e fazer cumprir, pelo seu pessoal imediato, as normas, instruções e rotinas de trabalho; fornecer atestados de sanidade oral e laudos periciais judiciais, segundo determinação superior; emitir pareceres e informes técnicos, sempre que necessário.

Cirurgião Dentista- Protesista

Atuar junto aos programas de saúde mantido pelo município ou conveniados com este, entre eles os destinados a atenção básica de saúde, realizando os procedimentos definidos por programas, além de promover os procedimentos padrões inerentes a atividades de odontologia-protesísitca; coordenar ações coletivas voltadas para a promoção e prevenção em saúde bucal; emitir laudos, pareceres e atestados sobre assuntos de sua competência; atuar, ainda, em outras atividades correlatas; cumprir e fazer cumprir, pelo seu pessoal imediato, as normas, instruções e rotinas de trabalho; fornecer atestados de sanidade oral e laudos periciais judiciais, segundo determinação superior; emitir pareceres e informes técnicos, sempre que necessário.

Contador

Planejar o sistema de registro de operações, atendendo às necessidades administrativas e às exigências legais; Supervisionar os trabalhos de contabilidade dos documentos, analisando-os e orientando seu procedimento; Controlar e participar dos trabalhos de análise e conciliação de contas; Proceder e orientar a classificação e avaliação de despesas; Supervisionar os cálculos de reavaliação do ativo e depreciação de veículos, máquinas, utensílios e instalações; Organizar e assinar balancetes, balanços e demonstrativos de contas; Elaborar relatórios sobre a situação patrimonial econômica e financeira da Prefeitura. Executar outras atribuições correlatas à sua função

Educador Físico

Planejar atividades de desporto e desenvolve-las coletivamente junto à sociedade, elaborar e executar projetos em consonância com o programa político / pedagógico da Prefeitura Municipal; elaborar relatórios, além de outras tarefas específicas que lhe forem atribuídas.

Enfermeiro

Executar e orientar as ações de saúde desenvolvidas pela equipe de enfermagem no centro de saúde, como recepção, pré-consulta, imunização, curativos, administração de medicamentos, coleta de material para exames laboratoriais, limpeza, acondicionamento e esterilização de material, uso adequado de equipamentos e soluções, organização do ambiente de trabalho, atividades educativas e atendimento de enfermagem. Executar e coordenar as ações de saúde desenvolvidas pela equipe de enfermagem em atividades externas ao centro de saúde, como visita domiciliar, programa de saúde em creches e escolas, reuniões com a comunidade, ações de vigilância epidemiológica. Participar de equipe multiprofissional, no estabelecimento de ações de saúde, a serem prestadas ao individuo, família e comunidade, na elaboração de projetos e programas de saúde, na supervisão e avaliação dos serviços de saúde e na capacitação e treinamento de recursos humanos. Realizar e/ou colaborar em pesquisa cientifica na área da saúde. Opinar, tecnicamente, nos processos de padronização, aquisição distribuição de equipamentos e materiais utilizados pela enfermagem. Participar na elaboração e execução de programas de treinamento e aprimoramento do pessoal de enfermagem e do programa de educação da equipe de saúde. Participar da elaboração e execução de medidas de prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados aos pacientes durante a assistência de enfermagem. Coordenar e/ou participar da prevenção e controle de infecção, em posto de saúde; Realizar consulta, de enfermagem, através de identificação de problemas no processo saúde-doença, prescrevendo e implementando medidas que contribuam a promoção, proteção, recuperação ou reabilitação do individuo, família ou comunidade. Prescrever medicamentos estabelecidos em programas de saúde publica, quando estejam em rotina aprovada pela instituição. Organizar e dirigir os serviços de enfermagem e suas atividades auxiliares. Registrar sistematicamente, as atividades desenvolvidas. Participar de programas de atendimento a comunidades atingidas por situações de emergência ou calamidade publica. Participar de debates, junto a população, profissionais e entidades representantes de classe, sobre temas de saúde. Participar da avaliação do desempenho técnico, com cada componente de enfermagem, sob sua responsabilidade. Participar da discussão de projetos de construção ou reformas de centros de saúde. Desempenhar outras atividades correlatas.

Engenheiro Agrônomo

Elaborar, executar e dirigir projetos de recomposição vegetal, preservação e recuperação dos recursos hídricos e ambientais do Município. Executar outras tarefas correlatas.

Engenheiro Civil

Elaborar, executar e dirigir projetos de Engenharia Civil relativos a obras viárias, sistemas de águas e esgotos, construção de prédios e outros, estudando características e preparando planos, métodos de trabalhos e demais dados requeridos para possibilitar, orientar e fiscalizar a construção, manutenção e reparos, assegurando os padrões técnicos exigidos.

Farmacêutico / Bioquímico

Realizar pesquisas sobre a composição, funções e processos químicos dos organismos vivos, desenvolvendo experiências, testes e analises; estudar a ação química de alimentos, medicamentos e outras substancias sobre tecidos e funções vitais, para determinar suas aplicações praticas na medicina e outros campos. Realizar fiscalização sanitária e ambiental do comércio e serviços de saúde, verificando condições sanitárias de funcionamento e impacto ambiental; controlar o almoxarifado de medicamentos e materiais no que diz respeito à aquisição, adequação, acondicionamento e distribuição de medicamentos e materiais; realizar e supervisionar a assistência farmacêutica, desde a manipulação até a dispensação de medicamentos e materiais; executar tarefas correlatas.

Fisioterapeuta

Trata meningites, encefalites, doenças reumáticas, paralisias, sequelas de acidentes vascular-cerebrais e outros, empregando ginástica corretiva, cinesioterapia, eletroterapia, hidroterapia, mecanoterapia, massoterapia, fisioterapia desportiva e técnicas especiais de reeducação muscular, para obter o máximo de recuperação funcional dos órgãos e tecidos afetados, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Fonoaudiólogo

Realizar avaliação e elaborar programas de atendimento da comunicação oral e escrita, voz e audição dos educandos, emitindo parecer diagnostico. Atender educandos que necessitem de reabilitação de reeducação fonoaudiológica, encaminhando para serviços ou para profissionais específicos quando necessário. Orientar o corpo docente e administrativo das escolas do ensino regular e outras instituições quanto as características do desenvolvimento dos alunos avaliados, bem como sugerir estratégias diferenciadas para serem trabalhadas com o educando na escola, em classe de ensino regular ou em modalidades de atendimento em educação especial.

Orientar a família quanto atitudes e responsabilidades no processo de educação e/ou reabilitação do educando. Acompanhar o desenvolvimento do educando na escola regular e/ou outras modalidades de atendimento em educação especial. Analisar e elaborar relatórios específicos da sua área de atuação, individualmente ou em conjunto com outros profissionais. Participar de equipe multidisciplinar visando a avaliação diagnostica, estudo de caso, atendimento e encaminhamento de educandos. Participar e contribuir junto à comunidade em programas de prevenção, identificação, encaminhamento e atendimento de educandos portadores de excepcionalidade. Realizar assessoramento psicoeducacional junto aos profissionais que atuam diretamente com o educando portador de excepcionalidade. Desempenhar outras atividades correlatas.

Intérprete - Espanhol

Desenvolver atividades envolvendo planejamento, supervisão, coordenação, controle e assessoramento referentes ao desenvolvimento de atividades de tradução português-espanhol, interpretação e versão de documentos legislativos e administrativos de interesse do Município, tradução português-espanhol simultânea, além de outras atividades que sejam correlatas.

Intérprete - Inglês

Desenvolver atividades envolvendo planejamento, supervisão, coordenação, controle e assessoramento referentes ao desenvolvimento de atividades de tradução português-inglês, interpretação e versão de documentos legislativos e administrativos de interesse do Município, tradução português-inglês simultânea, além de outras atividades que sejam correlatas.

Maestro

Dirigir bandas musicais, observando e orientando seus componentes na maneira de executarem peças ou arranjos musicais, para assegurai' uma interpretação fiel ac espírito da obra musical; proceder à seleção de instrumentistas, submetendo-os s exercícios de execução de peças ou trechos musicais, selecionar as composições musicais a serem interpretadas; efetuar arranjos ou adaptar partituras ás exigências e estilo do grupo musical.

Maestro Adjunto

Atuar junto à direção de bandas musicais, sob a supervisão ou em substituição do Maestro, observando e orientando seus componentes na maneira de executarem peças ou arranjos musicais, para assegurai' uma interpretação fiel ac espírito da obra musical; proceder à seleção de instrurrierítistas, submetendo-os s exercícios de execução de peças ou trechos musicais, selecionar as composições musicais a serem interpretadas; efetuar arranjos ou adaptar partituras ás exigências e estilo do grupo musical.

Médico

Prestar assistência médica preventiva e curativa em ambulatórios, hospitais ou outros estabelecimentos públicos, examinando os pacientes, segundo as técnicas de semiologia médica, utilizando os instrumentos adequados e disponíveis, diagnosticando e recomendando as terapêuticas necessárias, encaminhando, em nível de maior complexidade de atendimento, quando esgotadas as condições diagnosticas e / ou terapêuticas; participar de cursos de capacitação, projetos de treinamento e programas educativos; observar as normas do sistema único de saúde; proceder ao registro dos procedimentos realizados, segundo a legislação vigente e às determinações da chefia imediata; participar, quando solicitado, como consultor de junta médica, na sua área de competência, quando designado; atuar como consultor, na sua especialidade, para equipe multiprofissional de atendimento domiciliar, acompanhando a visita domiciliar, quando necessário; observar as normas administrativas, quanto ao preenchimento de laudos, relatórios, fichas de atendimento, requisições de exames subsidiários e documentos afins; dirigir equipes, quando designado; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações, quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas, quando designado na sua área de atuação; executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Auditor

Auditar os serviços hospitalares, ambulatoriais públicos ou privados, procedimentos de alto custo, hemoterapia, órtese-prótese (prontuários médicos, laudos médicos, fichas clínicas, fichas de atendimentos ambulatoriais), de acordo com a legislação aplicável pelo Sistema Único de Saúde (SUS); verificar "in loco" por amostragem, a qualidade do atendimento prestado ao usuário do sistema. Autorizar ou não o internamento hospitalar, verificar o preenchimento adequado do laudo médico para a emissão da Autorização de Internação Hospitalar (AIH) em seus diversos campos, analisar os dados nele contidos, comparar os sinais e sintomas apresentados pelo paciente e outras tarefas afins.

Médico Cardiologista

Prestar assistência médica preventiva e curativa em ambulatórios, hospitais ou outros estabelecimentos públicos dentro de sua área de especialidade, examinando os pacientes, segundo as técnicas de semiologia médica, utilizando os instrumentos adequados e disponíveis, diagnosticando e recomendando as terapêuticas necessárias, encaminhando, em nível de maior complexidade de atendimento, quando esgotadas as condições diagnosticas e / ou terapêuticas; participar de cursos de capacitação, projetos de treinamento e programas educativos; observar as normas do sistema único de saúde; proceder ao registro dos procedimentos realizados, segundo a legislação vigente e às determinações da chefia imediata; participar, quando solicitado, como consultor da junta médica, na sua área de competência, quando designado; atuar como consultor, na sua especialidade, para equipe multiprofissional de atendimento domiciliar, acompanhando a visita domiciliar, quando necessário; observar as normas administrativas, quanto ao preenchimento de laudos, relatórios, fichas de atendimento, requisições de exames subsidiários e documentos afins; dirigir equipes, quando designado; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações, quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas, quando designado na sua área de atuação; executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Dermatologista

Prestar assistência médica preventiva e curativa em ambulatórios, hospitais ou outros estabelecimentos públicos dentro de sua área de especialidade, examinando os pacientes, segundo as técnicas de semiologia médica, utilizando os instrumentos adequados e disponíveis, diagnosticando e recomendando as terapêuticas necessárias, encaminhando, em nível de maior complexidade de atendimento, quando esgotadas as condições diagnosticas e / ou terapêuticas; participar de cursos de capacitação, projetos de treinamento e programas educativos; observar as normas do sistema único de saúde; proceder ao registro dos procedimentos realizados, segundo a legislação vigente e às determinações da chefia imediata; participar, quando solicitado, como consultor da junta médica, na sua área de competência, quando designado; atuar como consultor, na sua especialidade, para equipe multiprofissional de atendimento domiciliar, acompanhando a visita domiciliar, quando necessário; observar as normas administrativas, quanto ao preenchimento de laudos, relatórios, fichas de atendimento, requisições de exames subsidiários e documentos afins; dirigir equipes, quando designado; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações, quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas, quando designado na sua área de atuação; executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Endocrinologista

Prestar assistência médica preventiva e curativa em ambulatórios, hospitais ou outros estabelecimentos públicos dentro de sua área de especialidade, examinando os pacientes, segundo as técnicas de semiologia médica, utilizando os instrumentos adequados e disponíveis, diagnosticando e recomendando as terapêuticas necessárias, encaminhando, em nível de maior complexidade de atendimento, quando esgotadas as condições diagnosticas e / ou terapêuticas; participar de cursos de capacitação, projetos de treinamento e programas educativos; observar as normas do sistema único de saúde; proceder ao registro dos procedimentos realizados, segundo a legislação vigente e às determinações da chefia imediata; participar, quando solicitado, como consultor da junta médica, na sua área de competência, quando designado; atuar como consultor, na sua especialidade, para equipe multiprofissional de atendimento domiciliar, acompanhando a visita domiciliar, quando necessário; observar as normas administrativas, quanto ao preenchimento de laudos, relatórios, fichas de atendimento, requisições de exames subsidiários e documentos afins; dirigir equipes, quando designado; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações, quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas, quando designado na sua área de atuação; executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Endoscopista

Prestar assistência médica preventiva e curativa em ambulatórios, hospitais ou outros estabelecimentos públicos dentro de sua área de especialidade, examinando os pacientes, segundo as técnicas de semiologia médica, utilizando os instrumentos adequados e disponíveis, diagnosticando e recomendando as terapêuticas necessárias, encaminhando, em nível de maior complexidade de atendimento, quando esgotadas as condições diagnosticas e / ou terapêuticas; participar de cursos de capacitação, projetos de treinamento e programas educativos; observar as normas do sistema único de saúde; proceder ao registro dos procedimentos realizados, segundo a legislação vigente e às determinações da chefia imediata; participar, quando solicitado, como consultor da junta médica, na sua área de competência, quando designado; atuar como consultor, na sua especialidade, para equipe multiprofissional de atendimento domiciliar, acompanhando a visita domiciliar, quando necessário; observar as normas administrativas, quanto ao preenchimento de laudos, relatórios, fichas de atendimento, requisições de exames subsidiários e documentos afins; dirigir equipes, quando designado; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações, quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas, quando designado na sua área de atuação; executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Ginecologista

Prestar assistência médica preventiva e curativa em ambulatórios, hospitais ou outros estabelecimentos públicos dentro de sua área de especialidade, examinando os pacientes, segundo as técnicas de semiologia médica, utilizando os instrumentos adequados e disponíveis, diagnosticando e recomendando as terapêuticas necessárias, encaminhando, em nível de maior complexidade de atendimento, quando esgotadas as condições diagnosticas e / ou terapêuticas; participar de cursos de capacitação, projetos de treinamento e programas educativos; observar as normas do sistema único de saúde; proceder ao registro dos procedimentos realizados, segundo a legislação vigente e às determinações da chefia imediata; participar, quando solicitado, como consultor da junta médica, na sua área de competência, quando designado; atuar como consultor, na sua especialidade, para equipe multiprofissional de atendimento domiciliar, acompanhando a visita domiciliar, quando necessário; observar as normas administrativas, quanto ao preenchimento de laudos, relatórios, fichas de atendimento, requisições de exames subsidiários e documentos afins; dirigir equipes, quando designado; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações, quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas, quando designado na sua área de atuação; executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Mastologista

Prestar assistência médica preventiva e curativa em ambulatórios, hospitais ou outros estabelecimentos públicos dentro de sua área de especialidade, examinando os pacientes, segundo as técnicas de semiologia médica, utilizando os instrumentos adequados e disponíveis, diagnosticando e recomendando as terapêuticas necessárias, encaminhando, em nível de maior complexidade de atendimento, quando esgotadas as condições diagnosticas e / ou terapêuticas; participar de cursos de capacitação, projetos de treinamento e programas educativos; observar as normas do sistema único de saúde; proceder ao registro dos procedimentos realizados, segundo a legislação vigente e às determinações da chefia imediata; participar, quando solicitado, como consultor da junta médica, na sua área de competência, quando designado; atuar como consultor, na sua especialidade, para equipe multiprofissional de atendimento domiciliar, acompanhando a visita domiciliar, quando necessário; observar as normas administrativas, quanto ao preenchimento de laudos, relatórios, fichas de atendimento, requisições de exames subsidiários e documentos afins; dirigir equipes, quando designado; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações, quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas, quando designado na sua área de atuação; executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Ortopedista

Prestar assistência médica preventiva e curativa em ambulatórios, hospitais ou outros estabelecimentos públicos dentro de sua área de especialidade, examinando os pacientes, segundo as técnicas de semiologia médica, utilizando os instrumentos adequados e disponíveis, diagnosticando e recomendando as terapêuticas necessárias, encaminhando, em nível de maior complexidade de atendimento, quando esgotadas as condições diagnosticas e / ou terapêuticas; participar de cursos de capacitação, projetos de treinamento e programas educativos; observar as normas do sistema único de saúde; proceder ao registro dos procedimentos realizados, segundo a legislação vigente e às determinações da chefia imediata; participar, quando solicitado, como consultor da junta médica, na sua área de competência, quando designado; atuar como consultor, na sua especialidade, para equipe multiprofissional de atendimento domiciliar, acompanhando a visita domiciliar, quando necessário; observar as normas administrativas, quanto ao preenchimento de laudos, relatórios, fichas de atendimento, requisições de exames subsidiários e documentos afins; dirigir equipes, quando designado; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações, quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas, quando designado na sua área de atuação; executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Otorrinolaringolo- gista

Prestar assistência médica preventiva e curativa em ambulatórios, hospitais ou outros estabelecimentos públicos dentro de sua área de especialidade, examinando os pacientes, segundo as técnicas de semiologia médica, utilizando os instrumentos adequados e disponíveis, diagnosticando e recomendando as terapêuticas necessárias, encaminhando, em nível de maior complexidade de atendimento, quando esgotadas as condições diagnosticas e / ou terapêuticas; participar de cursos de capacitação, projetos de treinamento e programas educativos; observar as normas do sistema único de saúde; proceder ao registro dos procedimentos realizados, segundo a legislação vigente e às determinações da chefia imediata; participar, quando solicitado, como consultor da junta médica, na sua área de competência, quando designado; atuar como consultor, na sua especialidade, para equipe multiprofissional de atendimento domiciliar, acompanhando a visita domiciliar, quando necessário; observar as normas administrativas, quanto ao preenchimento de laudos, relatórios, fichas de atendimento, requisições de exames subsidiários e documentos afins; dirigir equipes, quando designado; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações, quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas, quando designado na sua área de atuação; executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Pediatra

Prestar assistência médica preventiva e curativa em ambulatórios, hospitais ou outros estabelecimentos públicos dentro de sua área de especialidade, examinando os pacientes, segundo as técnicas de semiologia médica, utilizando os instrumentos adequados e disponíveis, diagnosticando e recomendando as terapêuticas necessárias, encaminhando, em nível de maior complexidade de atendimento, quando esgotadas as condições diagnosticas e / ou terapêuticas; participar de cursos de capacitação, projetos de treinamento e programas educativos; observar as normas do sistema único de saúde; proceder ao registro dos procedimentos realizados, segundo a legislação vigente e às determinações da chefia imediata; participar, quando solicitado, como consultor da junta médica, na sua área de competência, quando designado; atuar como consultor, na sua especialidade, para equipe multiprofissional de atendimento domiciliar, acompanhando a visita domiciliar, quando necessário; observar as normas administrativas, quanto ao preenchimento de laudos, relatórios, fichas de atendimento, requisições de exames subsidiários e documentos afins; dirigir equipes, quando designado; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações, quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas, quando designado na sua área de atuação; executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Perito

Participar de junta médica, emitindo relatórios e pareceres destinados à consessão de licenças para servidores do Município, além de afastamento por problemas de Saúde; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações, quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas, quando designado na sua área de atuação; executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Psiquiatra

Fazer diagnóstico e aplicar terapia em pacientes; acompanhar o andamento dos tratamentos prescritos; determinar as dosagens dos medicamentos a serem ministrados aos pacientes e observar e analisar as reações apresentadas; aplicar psicoterapia através de entrevistas com o paciente; examinar os pacientes encaminhados ou que recorram a serviços de orientação educacional ou profissional, classificando-os no seu aspecto clinico e tipológico; prepara registros dos exames feitos para fins de diagnose e discussão; participar de reuniões para debates dos casos em tratamento; propor baixas e altas de pacientes em hospitais; atender aos familiares dos pacientes informando-os sobre o doente; fornecer dados e relatórios sobre o número de pacientes, seus progressos e formas de tratamento adotado; prestar o devido atendimento aos pacientes encaminhados por outro especialista; participar de juntas médicas; exercer censura sobre produtos médicos de acordo com sua especialidade; participar de programas voltados para saúde pública; solicitar exames especializados; executar outras tarefas pertinentes à profissão.

Médico Radiologista

Prestar assistência médica preventiva e curativa em ambulatórios, hospitais ou outros estabelecimentos públicos, examinando os pacientes segundo as técnicas de semiologia médica, utilizando os instrumentos adequados e disponíveis, diagnosticando e recomendando as terapêuticas necessárias, encaminhando em nível de maior complexidade de atendimento quando esgotadas as condições diagnósticas e / ou terapêuticas; participar de cursos de capacitação, projetos de treinamento e programas educativos; observar as normas do sistema único de saúde; proceder o registro dos procedimentos realizados segundo a legislação vigente e as determinações da chefia imediata; participar como consultor da junta médica na sua área de competência quando designado; atuar como consultor na sua especialidade para equipe multiprofissional de atendimento domiciliar acompanhando a visita domiciliar, quando necessário; observar as normas administrativas quanto ao preenchimento de laudos, relatórios, fichas de atendimento, requisições de exames subsidiários e documentos afins; dirigir equipes quando designado; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas quando designado na sua área de atuação; executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Ultrassonografista

Realizar, diagnosticar e emitir laudos de exames ultrassonográficos abrangendo a ecografia geral e/ou específica (pélvica obstétrico abdominal, pediátrico, peq. partes etc.) empregando técnicas específicas da medicina preventiva e terapêutica, a fim de promover a proteção, recuperação ou reabilitação da saúde.

Médico Urologista

Prestar assistência médica preventiva e curativa na sua área de especialidade, em ambulatórios, hospitais ou outros estabelecimentos públicos, examinando os pacientes, segundo as técnicas de semiologia médica, utilizando os instrumentos adequados e disponíveis, diagnosticando e recomendando as terapêuticas necessárias, encaminhando, em nível de maior complexidade de atendimento, quando esgotadas as condições diagnosticas e / ou terapêuticas; participar de cursos de capacitação, projetos de treinamento e programas educativos; observar as normas do sistema único de saúde; proceder ao registro dos procedimentos realizados, segundo a legislação vigente e às determinações da chefia imediata; participar, como consultor da junta médica, na sua área de competência, quando designado; atuar como consultor, na sua especialidade, para equipe multiprofissional de atendimento domiciliar, acompanhando a visita domiciliar, quando necessário; observar as normas administrativas, quanto ao preenchimento de laudos, relatórios, fichas de atendimento, requisições de exames subsidiários e documentos afins; dirigir equipes, quando designado; prestar socorros urgentes; observar as normas e designações, quanto a local e horário de trabalho; participar de projetos de pesquisas, quando designado na sua área de atuação, além de executar outras atividades pertinentes à profissão.

Médico Veterinário

Planejar, organizar, supervisionar e executar programas de defesa sanitária, proteção, aprimoramento e desenvolvimento da pecuária, realizando estudos e pesquisas, aplicando conhecimentos, dando consultas, fazendo relatórios, exercendo fiscalização e empregando outros métodos, para assegurar a sanidade do rebanho, a produção racional e econômica de alimentos e a saúde da comunidade.

Nutricionista

Planejar, orientar e supervisionar a elaboração e execução de planos e programas de nutrição, alimentação e dietética nos campos hospitalares, de saúde pública e de educação, avaliando, permanentemente o conteúdo nutricional e as carências alimentares, a fim de contribuir para a melhoria das condições de saúde, racionalidade e economicidade dos regimes alimentares dos diversos segmentos da população.

Psicólogo

Proceder ao estudo e à análise dos processos intra e interpessoais e nos mecanismos de comportamento, elaborando e ampliando técnicas psicológicas, como testes para determinação de características efetivas, intelectuais, sensoriais ou motoras, técnicas psicoterapias e outros métodos de verificação, para possibilitar a orientação, seleção e treinamento no campo profissional, no diagnóstico e na identificação e interferência nos fatores determinantes na ação do indivíduo, em sua história pessoal, familiar, educacional e social.

Tecnólogo de Alimentos

Trabalha na aplicação de métodos e na técnica para preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização dos alimentos. Desempenhar outras atividades correlatas.

Terapeuta Ocupacional

Desenvolver e executar programas destinados a reabilitação de pacientes portadores de deficiências físicas e/o psíquicas, promovendo atividades com fins específicos, para ajudá-los na recuperação e integração social; avaliar pacientes, quanto às suas capacidades e deficiências, observando suas condições gerais, através de exames físicos, neurológicos e psicossociais

Zootecnista

Planejar, dirigir e realizar pesquisas que visem a informar e a orientar a criação dos animais domésticos, em todos os seus ramos e aspectos, promover e aplicar medidas de fomento à produção dos mesmos, instituindo ou adotando os processos e regimes, genéticos e alimentares, que se revelarem mais indicados ao aprimoramento das diversas espécies e raças, inclusive com o condicionamento de sua melhor adaptação ao meio ambiente, com vistas aos objetivos de sua criação e ao destino dos seus produtos, promover o melhoramento dos rebanhos, abrangendo conhecimentos bioclimatológicos e genéticos para produção de animais precoces, resistentes e de elevada produtividade, elaborar, orientar e administrar a execução de projetos agropecuários na área de produção animal.

GRUPO II ATIVIDADES DE NÍVEL MÉDIO - ANM

CARGO

DESCRIÇÃO

Administrador de Esportes

Executar serviços de limpeza e manutenção nas áreas, aparelhos e equipamentos destinados à atividade esportiva. Efetuar o tratamento da água da piscina, utilizando métodos apropriados, conforme a necessidade identificada por meio de aparelho específico; Ligar e desligar a bomba de filtragem de água para a piscina; Limpar a piscina utilizando o aspirador próprio, bem como as imediações da mesma; Efetuar a limpeza e manutenção em pistas de atletismo, quadras de esporte, salas de ginástica e outros locais destinado às atividades esportivas; Prestar apoio às atividades esportivas, preparando previamente o material necessário à prática das mesmas; Controlar o acesso dos usuários no local das atividades esportivas, observando as normas estabelecidas para esse fim; Proceder à manutenção dos aparelhos e equipamentos das diversas modalidades esportivas, limpando e lubrificando, executando pequenos reparos e regulagens, para conservá-los em perfeito estado de funcionamento; Zelar pela guarda dos aparelhos, equipamentos, instrumentos e materiais peculiares ao trabalho, bem como dos locais; E executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade ou correlatas determinadas pelo superior imediato, em todo âmbito do município, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Agente Administrativo

Redigir expedientes sumários, correspondências, pareceres, documentos legais e outros significativos para o órgão; Atender ao público interno e externo, pessoalmente ou por telefone, prestando Informações, anotando recados, recebendo correspondências e efetuando encaminhamentos; Arquivar processos, leis, publicações, atos normativos e documentos diversos de interesse da unidade administrativa, segundo normas preestabelecidas; Receber, classificar, conferir e registrar a tramitação de papéis, fiscalizando o cumprimento das normas referentes a protocolo; Encaminhar os processos às unidades administrativas competentes e registrar sua tramitação; Operar microcomputador, digitando documentos diversos, utilizando programas básicos e aplicativos, para incluir, alterar e obter dados e informações, bem como consultar registros; Receber e distribuir material solicitado pela unidade em que serve, guardando-os em perfeita ordem, e verificar a diminuição do estoque, solicitando providências para sua reposição; Realizar, sob orientação específica, coleta de preços e concorrências públicas e administrativas para aquisição de material; Receber o material dos fornecedores e conferir as especificações dos materiais mais complexos, inclusive de qualidade e quantidade, com os documentos de entrega; Controlar registro de frequência do pessoal, reparar folhas de pagamento, registro de férias e executar outras atividades afins; Fazer inscrições para cursos de treinamento e outros, seguindo instruções impressas, conferindo a documentação recebida e transmitindo instruções; Agendar entrevistas e reuniões; Assistir a reuniões, quando solicitado, e elaborar as respectivas atas; Elaborar ou colaborar na elaboração de relatórios parciais e anuais, gráficos, mapas e quadros demonstrativos das atividades atendendo às exigências ou às normas da unidade administrativa; Averbar, conferir todos os documentos comprobatórios das operações realizadas, de natureza orçamentária ou não, de acordo com o plano de contas da Prefeitura; Preparar relação de cobrança e de pagamentos efetuados pela Prefeitura, especificando os saldos, para facilitar o controle financeiro e escriturar contas correntes diversas; Examinar empenhos de despesa e a existência de saldos nas dotações orçamentárias. Participar da elaboração ou desenvolvimento de estudos, levantamentos, planejamento e implantação de serviços e rotinas de trabalho, elaborando programas e pesquisas diversas; Examinar a exatidão de documentos, conferindo, efetuando registros; observando prazos, datas, posições financeiras, informando sobre o andamento do assunto pendente e, quando autorizado pela chefia, adotar providências de interesse da Prefeitura; Zelar pelos equipamentos sob sua guarda, comunicando à Chefia imediata a necessidade de consertos e reparos; Orientar os servidores que o auxiliam na execução das tarefas típicas da classe. Executar outras atribuições afins.

Agente Comunitário de Saúde

Realizar mapeamento de sua área; Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; Identificar área de risco; Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontólogico, quando necessário; Realizar ações e atividades, no nível de suas competências, nas áreas prioritárias da Atenção Básicas; Realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das família acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco; Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras; Traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Agente de Desporto

Promove prática de ginástica e outros exercícios físicos e de jogos em geral, entre estudantes e outras pessoas interessadas, ensinando-lhes os princípios e as regras práticas e técnicas dessas atividades desportivas e orientando a execução das mesmas, possibilitando desenvolvimento harmônico do corpo e a manutenção de boas condições físicas e mentais; estuda a capacidade física dos alunos, atentando para a compleição orgânica dos mesmos, aplicando exercícios de verificação do tono respiratório e muscular e examinando fichas médicas, para determinar um programa esportivo adequado; elabora o programa de atividades esportivas, baseando-se na comprovação das necessidades e capacidade e nos objetivos visados, para ordenar a execução dessas atividades; instrui os alunos sobre os exercícios e jogos programados, inclusive sobre a utilização de aparelhos e instalações de esportes, fazendo demonstrações e acompanhando a execução dos mesmos pelos alunos; efetua testes de avaliação física; cronometrando cada teste. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade ou correlatas determinadas pelo superior imediato, em todo âmbito do município, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Agente Rural

Desempenhar, sob orientação técnica, atividades de apicultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura, fruticultura, cultura de hortaliças e tuberculos

Agente de Trânsito

cumprir a legislação de trânsito, no âmbito da competência territorial da AMCI; ou além dela, mediante convênio; executar, mediante prévio planejamento da Unidade competente, operações de trânsito, objetivando a fiscalização do cumprimento das normas de trânsito; lavrar auto de infração, mediante declaração com preciso relatório do fato e suas circunstâncias; aplicar as medidas administrativas previstas em lei, em decorrência de infração em tese; realizar a fiscalização ostensiva do trânsito com a execução de ações relacionadas à segurança dos usuários das vias urbanas; interferir sobre o uso regular da via, com medidas de segurança, tais como controlar, desviar, limitar ou interromper o fluxo de veículos sempre que, em função de acidente automobilístico, se fizer necessário, ou quando o interesse público assim o determinar; tratar com respeito e urbanidade os usuários das vias públicas, procedendo a abordagem com os cuidados e técnica devidos; cooperar e manter o espírito de solidariedade com os companheiros de trabalho; proceder, pública e particularmente, de forma que dignifique a função pública; levar ao conhecimento da autoridade superior procedimentos ou ordem que julgar irregulares na execução das atribuições do cargo; zelar pela livre circulação de veículos e pedestres nas vias urbanas do Município de Ipu, representando ao chefe imediato sobre defeitos ou falta de sinalização, ou ainda, imperfeições na via que coloquem em risco os seus usuários; exercer sobre as vias urbanas do Município de Ipu os poderes da polícia administrativa de trânsito, cumprindo e fazendo cumprir o Código de Trânsito Brasileiro e demais normas pertinentes; participar de campanhas educativas de trânsito; elaborar relatório circunstanciado sobre operações que lhe forem incumbidas, apresentando-o ao seu chefe imediato; apresentar-se ao serviço trajando uniforme específico, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Agente de Turismo

Desempenhar atividades de planejamento, organizacional e administração de programas e projetos, com o objetivo de desenvolver o turismo no município elaborar programas turísticos, com o objetivo de identificar sua importância come fator econômico e cultural, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Agente de Combates as Endemias

Efetuar visitas domiciliares, com objetivo de estimular medidas de notificação das doenças epidêmicas e conseqüente controle sobre as mesmas, segundo ortentação da Organização Mundial de Saúde - OMS, para possibilitar a identificação e controle de processos mórbidos; verificar o sistema de abastecimento simplificado de água e fossas sépticas, orientando os munícipes, sobre as ações de saneamento básico participar de treinamento de pessoal de nível médio e básico na área de saneamento; realizar trabalhos educativos com grupos comunitários, sobre saneamento básico, discutindo sua importância, na saúde da população, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Auxiliar de Bibliotecário

Orientar os alunos quanto à utilização de livros, estimulando sua adoção; Elaborar relatório de análise do desenvolvimento pedagógico dos alunos, dando sugestões para a melhoria do Plano de Ensino; Participar das interações educativas junto a comunidade; Solicitar novos livros para atualização da biblioteca; Zelar pela conservação de todos os materiais utilizados; Executar o trabalho dentro de normas de higiene e segurança no trabalho; Executar outras atividades afins.

Auxiliar de Enfermagem

Realizar atividades similares de enfermagem em unidades hospitalares e ambulatoriais, sob a supervisão de profissional da área de saúde. Executar a higienização ou preparação dos pacientes para exames ou atos cirúrgico. Cumprir as prescrições relativas aos pacientes. Zelar pela limpeza, conservação e assepsia do material e do instrumental. Executar e providenciar a esterilização de saias e do instrumento adequado às intervenções programada. Manter atualizada o prontuário dos pacientes. Verificara temperatura, pulso e respiração, registrando os resultados nos prontuário. Ministrar medicamentos, aplicar imunizantes e fazer curativos, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Auxiliar de Farmácia

Confecção dos pedidos de medicamentos e material médico-hospitalar ao serviço de farmácia de acordo com o cronograma da Unidade. Recebimento, conferência e correto armazenamento dos medicamentos e materiais. Controle de validade de produtos estocados. Organização da área de estocagem da farmácia da unidade. Entrega dos medicamentos à população e orientação quanto ao uso correto dos medicamentos de acordo com a prescrição médica. Cordialidade no atendimento aos munícipes e/ou demais colegas. Arquivamento de documentos. Cumprimento rigoroso dos procedimentos operacionais existentes.

Auxiliar de Laboratório

Preparar o ambiente para manipulação; auxiliar nas pesagens e diluições; auxiliar nos envasamentos dos produtos líquidos e sólidos; limpar e arrumar a área do laboratório, após manipulação, atender nas dispensações.

Auxiliar de Saúde Bucal

promover e colaborar em programas educativos e de saúde bucal. instrumentar o Odontólogo e o técnico em higiene dental junto a cadeira operatória. proceder a limpeza e a anti-sepcia de campo operatório antes e apos ato cirúrgico. manipular materiais de ferramenta e restauradores. cuidar da manutenção e conservação do equipamento odontológico. fazer aplicação de métodos preventivos a carie dentaria. proceder a desinfecção e esterilização de materiais e instrumentais contaminados realizar marcação de consultas e retornos. executar revelação de placa bacteriana. fazer instrução de técnica de escovação e uso de fio dental nas escolas, nas clinicas e a comunidade. preencher fichas clinicas. fazer o controle de material permanente e de consumo das clinicas odontológicas. realizar palestras educativas e preventivas em odontologia, nas escolas, creches e comunidade em geral, quando acompanhadas pela thd ou Odontólogo realizar profilaxia aplicação de flúor e celantes na presença de Odontólogo; realizar visitas domiciliares na comunidade. desempenhar outras atividades correlatas.

Cerimonialista

Planejar, coordenar e executar, as atividades relativas ao serviço de Cerimonial da Prefeitura Municipal, zelando pela observância e aplicação das normas do cerimonial público e da ordem geral de precedência; manter atualizados todos os cadastros e informações pertinentes e necessários ao correto e regular desenvolvimento das ações de cerimonial, incluindo, para fins de correspondência protocolar as autoridades civis, militares e eclesiásticas e, especialmente, aquelas vinculadas à Prefeitura Municipal; colaborar na organização, redação, expedição e arquivo da correspondência protocolar e social afeta ao Gabinete do Prefeito; supervisionar a agenda do Prefeito, especialmente no que se refere aos seus compromissos externos, eventos, solenidades e visitas, providenciando e propiciando-lhe, quando solicitados, os meios e informações necessárias; organizar, em ocasiões especiais, sempre que lhe for determinado, recepções formais ou informais a autoridades em visita à Prefeitura Municipal de Ipu; participar, mediante autorização ou a pedido do Prefeito Municipal, da coordenação e promoção de eventos cívicos, sociais, esportivos e recreativos promovidos pela Prefeitura Municipal; além de outras atividades compatíveis com o cargo.

Cinegrafista

Responsabilizar-se pela captação de imagens por meio de operação de câmaras em transmissões ao vivo, eventos externos, reportagens e estúdio. Montagem e operação de equipamentos de iluminação em externas e estúdio. Captação e ajuste de áudio em gravações externas e reportagens; além de outras atividades que lhe são correlatas.

Desenhista (cadista)

Elaborar desenhos de arquitetura e engenharia civil utilizando softwares específicos para desenho técnico, assim como executar plantas, desenhos e detalhamentos de instalações hidrossanitárias e elétricas e desenhos cartográficos; coletar e processar dados e planejar o trabalho para a elaboração do projeto como, por exemplo, interpretar projetos existentes, calcular e definir custos do desenho, analisar croqui e aplicar normas de saúde ocupacional e normas técnicas ligadas à construção civil, podendo atualizar o desenho de acordo com a legislação. Emprego Público/função - Digitador//Teledigitador/Teledigitalizador

Digitador

Operar equipamentos eletrônicos de processamento de dados, interpretando as mensagens e acionando os comandos necessários, orientando e assistindo os operadores de menor nível, de acordo com a programação do trabalho.

Fiscal de Obras e Posturas

efetuar vistorias em obras e edificações conduzidas, a partir de roteiro de visitas estabelecido, anotando os dados de processo de alvará de construção, verificando se a obra foi executada conforme projeto aprovado pela prefeitura.

- informar processos de alvará quanto aos dados obtidos nas vistorias "in loco", apontando as irregularidades encontradas.

- lavrar autos de infração, registrando em livro/documento próprio as irregularidades verificadas, em conformidade com a legislação vigente.

- informar processos e expedientes sobre a localização de atividades comerciais diante da legislação em vigor.

- lavrar termos de interdição de obras, registrando os motivos e solicitando ao interessado providencias corretiva.

- realizar levantamentos e pesquisas de dados e situações objeto de fiscalização e efetuando cálculos de valores.

- elaborar relatórios.

- desempenhar outras atividades correlatas.

Fiscal de Tributos

Realizar lançamento, cobrança e fiscalização dos tributos de competência do município e fazer com que se observem o código tributário municipal e nacional e demais leis, normas e regulamentos, orientando e penalizando para se fazer cumprir a legislação sobre o assunto; Fiscalizar estabelecimentos residenciais, comerciais, industriais, prestação de serviços entre outros no que tange o recolhimento dos impostos incidentes sobre os mesmos; Penalizar, aplicar multas, proceder a interdição e ou fechamento, tudo dentro da competência legal pertinente; Realizar levantamentos e pesquisas de dados e situações objeto de fiscalização e efetuando cálculos de valores; Informar ao público em geral, bem como realizar o atendimento sob a situação dos mesmos com a municipalidade; Cumprir e fazer cumprir o regulamento, normas e rotinas em vigor; Atender e encaminhar as partes que desejam falar com a chefia da unidade e executar outras atribuições afins; Fazer cumprir a legislação tributaria municipal, mediante: lavra de auto de infração e a imposição de penalidade, informação de processo tributário administrativo, orientação ao sujeito passivo de obrigação tributária acessória ou principal; coletar dados e informações necessárias ao cadastro técnico municipal e executar outras tarefas afins. Desempenhar outras atividades correlatas.

Fiscal Sanitário

Executar serviços profilaxia e política sanitária sistemática, inspecionar estabelecimentos onde sejam fabricados alimentos, para verificar as condições sanitárias dos seus interiores, limpeza do equipamento, refrigeração adequada para alimentos perecíveis, suprimento de água para lavagem de utensílios, gabinetes sanitários e condições de asseio e saúde dos que manipulam alimentos, inspecionar estabelecimentos de ensino, verificando suas instalações, alimentos fornecidos aos alunos, condições de ventilamento e gabinetes sanitários; investigar queixas que envolvam situações contrárias à saúde pública, sugerir medidas para melhorar as condições sanitárias consideradas insatisfatórias, comunicar a quem de direito os casos de infração que constar, identificar problemas e apresentar soluções às autoridades competentes, realizar tarefas de educação e saúde; realizar tarefas administrativas ligadas ao programa de Saneamento Comunitário; participar na organização de comunidade e realizar tarefas de saneamento junto às Unidades Sanitárias e Prefeitura Municipal, participar do desenvolvimento de programas sanitários, fazer inspeções rotineiras nos açougues e matadouros, fiscalizar os locais de matança, verificando as condições sanitárias de seus interiores, limpeza e refrigeração convenientes ao produto e derivados; zelar pela obediência ao regulamento sanitário, reprimir matanças clandestinas, adotando as medidas que se fizerem necessárias; apreender carnes e derivados que estejam a venda sem a necessária inspeção, vistoriar os estabelecimentos de venda de produtos e derivados; orientar, coordenar e supervisionar trabalhos a serem desenvolvidos pelo auxiliares de saneamento; executar outras tarefas semelhantes

Fotografo

atender a demanda da instituição, segundo objetivos artísticos, técnicos, jornalísticos, científicos dentre outros; dominar técnicas de iluminação, enquadramento e composição de cena; criar imagens fotográficas de acontecimentos, pessoas, objetos e outros temas, em branco e preto ou coloridas; retocar negativos de filmes, tirar, ampliar cópias; criar efeitos gráficos em imagens obtidas por processos digitais e reproduzi-las sobre papel ou outro suporte; realizar atividades de apoio técnico operacional; executar outras atividades correlatas ao cargo.

Guia de Turismo

Acompanhar grupos de turistas ou visitantes, no itinerário pela cidade ou em visitas a lugares de interesse histórico ou geral, fornecendo-lhes breves explicações, durante o trajeto e dando-lhes a assistência requerida para tornar interessante e proveitoso o roteiro turístico, além de outras atividades que lhe sejam correlatas.

Mestre -de -Cerimônia

Realizar a locução de eventos e solenidade Oficiais do Município Ipu, além de outras atividades que lhe sejam correlatas.

Mestre Mecânico

Supervisionar as atividades de manutenção mecânica preventiva e corretiva de veículos, distribuindo, coordenando acompanhando a execução das tarefas dos mecânicos e demais oficiais, para assegurar o desenvolvimento regular e eficiente dos respectivos serviços.

Monitor Infantil

Executar atividades na área de monitoria a todas as séries da Educação Infantil (Maternal I, Maternal II, Maternal II, 1º Período e 2º Período), através da docência e apoio pedagógico, realizar procedimentos de higiene infantil, banho, escovação; executar os trabalhos de servir refeições, lanches, merenda e outros tipos de alimentação para crianças; dar alimentação e mamadeiras às crianças; manter as instalações de uso das crianças devidamente arrumadas e limpas, especialmente em relação à proteção e segurança no uso de brinquedos e material didático-pedagógico, bem como outras atividades correlatas.

Operador de Som

Orientar a montagem e a operação da aparelhagem de som antes e durante a realização de espetáculos cênicos, de teatro e dança, para assegurar, aos mesmos, a trilha sonora planejada. Estudar a trilha sonora dos eventos com os diretores e orientar a instalação de microfones e outros aparelhos para dotar o espetáculo dos efeitos sonoros previstos. Participar dos ensaios dos eventos, observando a movimentação e as necessidades sonoras, para subsidiar suas atividades durante os mesmos. Verificar as condições de funcionamento da aparelhagem de som, testando os mecanismos, observando as caixas acústicas, para solicitar manutenção técnica e assegurar o desempenho correto dos mesmos durante os eventos. Identificar o equipamento de som existente, estudando seu potencial de reprodução e ampliação, para adequá-lo ao espaço físico de atuação, além de executar outras tarefas correlatas conforme necessidades do serviço e orientação superior.

Professor de Acordeon

Ministrar aulas de teoria musical e habilitação para Acordeón; participar da elaboração do projeto Político-Pedagógico, elaborar e cumprir seu Plano de Trabalho docente; zelar pela aprendizagem dos alunos; cumprir os dias letivos e carga horária de efetivo trabalho, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo

Professor de Artes Plásticas

Planejar e ministrar aulas de Artes Plásticas; supervisionar a utilização de equipamentos de laboratórios e salas de aula; participar das atividades de capacitação de pessoal na sua área de atuação; participar da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, propostas, programas e políticas educacionais; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo.

Professor de Baixo Elétrico

Ministrar aulas de teoria musical e habilitação para Baixo Elétrico; participar da elaboração do projeto Político-Pedagógico, elaborar e cumprir seu Plano de Trabalho docente; zelar pela aprendizagem dos alunos; cumprir os dias letivos e carga horária de efetivo trabalho, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo

Professor de Bateria

Ministrar aulas de teoria musical e habilitação para Bateria; participar da elaboração do projeto Político-Pedagógico, elaborar e cumprir seu Plano de Trabalho docente; zelar pela aprendizagem dos alunos; cumprir os dias letivos e carga horária de efetivo trabalho, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo

Professor de Capoeira

Planejar e ministrar aulas de Capoeira; supervisionar a utilização de equipamentos de laboratórios e salas de aula; participar das atividades de capacitação de pessoal na sua área de atuação; participar da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, propostas, programas e políticas educacionais; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo.

Professor de Cavaquinho

Ministrar aulas de teoria musical e habilitação para Cavaquinho; participar da elaboração do projeto Político-Pedagógico, elaborar e cumprir seu Plano de Trabalho docente; zelar pela aprendizagem dos alunos; cumprir os dias letivos e carga horária de efetivo trabalho, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo

Professor de Coral

Planejar e ministrar aulas de Canto em Coral; supervisionar a utilização de equipamentos de laboratórios e salas de aula; participar das atividades de capacitação de pessoal na sua área de atuação; participar da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, propostas, programas e políticas educacionais; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo.

Professor de Dança

Planejar e ministrar aulas de Dança; supervisionar a utilização de equipamentos de laboratórios e salas de aula; participar das atividades de capacitação de pessoal na sua área de atuação; participar da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, propostas, programas e políticas educacionais; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo.

Professor de Guitarra

Ministrar aulas de teoria musical e habilitação para Guitarra; participar da elaboração do projeto Político-Pedagógico, elaborar e cumprir seu Plano de Trabalho docente; zelar pela aprendizagem dos alunos; cumprir os dias letivos e carga horária de efetivo trabalho, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo

Professor de Iniciação Musical

Planejar e ministrar aulas de iniciação musical; supervisionar a utilização de equipamentos de laboratórios e salas de aula; participar das atividades de capacitação de pessoal na sua área de atuação; participar da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, propostas, programas e políticas educacionais; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo.

Professor de Percussão

Ministrar aulas de teoria musical e habilitação para Percussão; participar da elaboração do projeto Político-Pedagógico, elaborar e cumprir seu Plano de Trabalho docente; zelar pela aprendizagem dos alunos; cumprir os dias letivos e carga horária de efetivo trabalho, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo.

Professor de Teatro

Ministrar aulas de teoria musical e habilitação para Percussão; participar da elaboração do projeto Político-Pedagógico, elaborar e cumprir seu Plano de Trabalho docente; zelar pela aprendizagem dos alunos; cumprir os dias letivos e carga horária de efetivo trabalho, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo.

Professor de Teclado

Ministrar aulas de teoria musical e habilitação para Teclado; participar da elaboração do projeto Político-Pedagógico, elaborar e cumprir seu Plano de Trabalho docente; zelar pela aprendizagem dos alunos; cumprir os dias letivos e carga horária de efetivo trabalho, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo

Professor de Violão

Ministrar aulas de teoria musical e habilitação para Violão; participar da elaboração do projeto Político-Pedagógico, elaborar e cumprir seu Plano de Trabalho docente; zelar pela aprendizagem dos alunos; cumprir os dias letivos e carga horária de efetivo trabalho, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo

Professor de Violino

Ministrar aulas de teoria musical e habilitação para Violino; participar da elaboração do projeto Político-Pedagógico, elaborar e cumprir seu Plano de Trabalho docente; zelar pela aprendizagem dos alunos; cumprir os dias letivos e carga horária de efetivo trabalho, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo

Protético

Montar modelos em articuladores anatômicos; confeccionar diversas peças protéticas e processar polimento; confeccionar coroas de jaqueta em porcelana e acrílico, dentadura em resina acrílica, pontes móveis, etc.; escolher dentes, observando a estética; além de executar outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo.

Recepcionista

Atividades gerais de assessoria de imprensa, compreendidas a divulgação de atividades e/ou ações de interesse do Executivo Municipal, redação e encaminhamento de releases, contatos com a mídia e tarefas afins; Outras atividades gerais, tais como participações em reuniões e comissões pertinentes às atividades de divulgação das profissões e/ou eventos sociais; Redação de textos para publicações em geral; realizar atividades correlatas.

Recepcionista De Eventos

Atuar na recepção de eventos promovidos pelo Município, auxiliar o mestre-de-cerimônias na execução do evento, atendimento direto de convidados, palestrantes e autoridades, execução de atividades administrativas relativas à sua área de atuação, verificação de traslado de convidados, executar tarefas designadas pela chefia imediata, além de outras tarefas compatíveis com a natureza do cargo.

Secretário Escolar

Assistir os órgãos de administração, a direção, a equipe-pedagógica, o corpo docente, os funcionários do estabelecimento de ensino e a clientela (pais e alunos); proceder à matrícula escolar dos alunos; controlar e guardar os livros registro de classe, livro-ponto e documentos pertinentes às rotinas da escola; manter os registros atualizados dos prontuários dos alunos, professores e funcionários; Manter em dia, o arquivo e os registros das fichas de avaliações e fichas individuais dos alunos, por período letivo, de acordo com o Regimento Escolar; fazer o controle das ocorrências diárias da escola: faltas de funcionários, professores e alunos; representar o estabelecimento de ensino nas relações entre este e a comunidade escolar; expedir e assinar documentos previamente solicitados, tais como: declarações, históricos escolares e outros; encaminhar ao órgão competente os documentos de rotina e outros que forem solicitados; executar a redação e a gestão de correspondência; elaborar atas de reuniões; articular a comunidade interna; divulgar as informações pertinentes recebidas; manter os quadros estatísticos da escola em dia; manter atualizados e organizados os arquivos de legislação e da vida da escola; manter afixado em edital os atos oficiais do estabelecimento de ensino, além de outras tarefas compatíveis com a natureza do cargo.

Técnico Agrícola

Realizar serviços de caráter técnico relativo à programação, assistência técnica e controle dos trabalhos agrícolas, orientando nas tarefas de preparação dos solos destinados ao plantio, colheita, beneficialmente de espécies vegetais, combate a parasitas, auxiliando os especialistas de formação superior no desenvolvimento da produção agrícola.

Técnico em Agropecuária

Realizar serviços de caráter técnico relativo à programação, assistência técnica e controle dos trabalhos agropecuários, orientando nas tarefas de preparação dos solos destinados à pastagem e beneficiamento de espécies vegetais, combate a parasitas e outras pragas e na criação de gado, auxiliando os especialistas de formação superior no desenvolvimento da produção agropecuária.

Técnico em Contabilidade

Executar e participar da elaboração de rotinas contábeis, realizar controle dos Bens Patrimoniais e respectivos registros, conferir processos de compras em seus aspectos financeiros, conferir as NF's de Bens e Serviços, arquivar documentos afins, além de realizar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade compatíveis com o cargo.

Técnico em Edificações

Participar do planejamento, desenvolvimento e legalização de projetos de edificações; bem como da elaboração do orçamento e aquisição de suprimentos, fazer levantamentos topográficos e planialtimétricos, além de realizar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade compatíveis com o cargo.

Técnico em Informática

Consertar e instalar aparelhos eletrônicos; desenvolver dispositivos de circuitos eletrônicos, fazer manutenções corretivas, preventivas e preditivas; sugerir mudanças no processo de produção; criar e implementar dispositivos de automação; redigir documentação técnica; organizar o local de trabalho. Executar atividades de monitorização em carrinhos de anestesia; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade do serviço e orientação superior. Emprego Público/Função - Técnico em Informática

Técnico em Projetos-área Econômica

Atuar na elaboração e realização de projetos de desenvolvimento econômico e social e na execução de atividades técnicas e administrativas, que exijam conhecimentos especializados, de acordo com a sua formação profissional, compreendendo a análise técnica, estudos de viabilidade e avaliações, emissão de relatórios técnicos, para apreciação do gestor da Unidade.

Técnico em Radiologia

Operar aparelhos de raios x, sob supervisão direta, acionando seus comandos e observando as instruções de funcionamento para provocar a descarga de radíativid3de correta sobre a área a ser radiografada, preparar pacientes, observando a correta posição do corpo no aparelho, utilizando técnicas especifica a cada tipo de exame, medindo distancia para focalização, visando obter chapas nítidas, revelar, sob orientação superior, chapas e filmes radiológicos em câmara escura, submetendo-os ao processo apropriado de revelação, fixação e secagem, encaminhando ao medico para leitura, controlar radiografias realizadas, registrando numero, discriminação do tipo e requisitante, zelar pela conservação e manutenção do aparelho de raios-X e seus componentes, solicitando material - radiográfico identificando e comunicando problemas a supervisão, além de desempenhar outras atividades correlatas

Técnico em Saúde Bucal

desenvolver programas educativos e de saúde bucal.

- participar na realização de levantamentos epidemiológicos.

- orientar os pacientes ou grupos de pacientes sobre saúde.

- fazer demonstração de técnicas de escovação.

- orientar e promover a prevenção da carie dental através de aplicação de flúor e outros métodos e produtos.

- executar a remoção de indutos, placas e cálculos dentários.

- supervisionar o trabalho dos auxiliares de consultório odontológico.

- participar no treinamento dos auxiliares de consultório dentário.

- instrumentar o Odontólogo junto a cadeira operatória.

- realizar profilaxia bucal.

- inserir, condensar, esculpir e dar polimento em substancias restauradoras.

- proceder a limpeza e anti-sepsia do campo operatório antes e apos atos cirúrgicos.

- remover suturas.

- preparar materiais de forramento e restauradores.

- cuidar da manutenção e conservação do equipamento odontológico.

- executar revelação de placa bacteriana.

- fazer controle de material permanente e de consumo das clinicas odontológicas.

- realizar visitas domiciliares na comunidade.

- desempenhar outras atividades correlatas.

Telefonista

Atender a chamados telefônicos internos e externos, operando em troncos e ramais, verificar defeitos nos ramais e nas mesas, comunicando ao superior imediato sobre os mesmos, receber e transmitir telegramas por telefone, prestar informações gerais sobre a Unidade em que for lotado, manter registro de ligações locais interurbanas, registrar pedidos de ligações particulares, encaminhando a relação ao superior imediato, para providenciar a respectiva cobrança, manter equipamentos elétricos e eletrônicos ligados ou desligados, conforme orientação técnica, ou para segurança do prédio, bem como executar outras atividades correlatas.

GRUPO III

ATIVIDADES DE NÍVEL FUNDAMENTAL - ANF

CARGO

DESCRIÇÃO

Mecânico de Maquinas Pesadas

Executar a manutenção de maquinas pesadas ( tratores, pás mecânicas, escavadeiras e patrol), reparando, substituindo e ajustando suas peças, utilizando ferramentas comuns e especiais, aparelhagem de testes e outros equipamentos, para assegurar a esses veículos, condições de funcionamento regular.

Mecânico de Viaturas Leves

Executar a manutenção de motocicletas e veículos ( automóveis, caminhões, ônibus e outros) reparando, substituindo e ajustando suas peças, utilizando ferramentas comuns e especiais, aparelhagem de testes e outros equipamentos, para assegurar a esses veículos, condições de funcionamento regular.

Mensageiro

Executar todos os tipos de serviços relacionados MENSAGERIA, como receber, selecionar, cadastrar, foto copiar, arquivar e proceder à distribuição interna e externa das correspondências; executar outras atividades relacionadas com a função como receber e expedir malotes, recolher, limpar e guardar os utensílios e equipamentos após o uso, mantendo a ordem e a higiene das instalações; zelar pela organização e pela conservação e perfeita execução dos serviços, além de outras atividades que lhe sejam correlatas

Musico Instrumentista Acordeon

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Bandolim

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Bombardino

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Cavaquinho

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Clarinete

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Flauta

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Percussão

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Sax alto

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Sax barítono

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Sax tenor

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Trombone de vara

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Trompa

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Trompete

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

Musico Instrumentista Violão

Tocar instrumento musical especificado, imprimindo uma interpretação pessoal à obra ou de acordo com instruções de um regente, para interpretar peças musicais, como solista acompanhante ou componente de bandas musicais; Estudar e ensaiar a partitura, afinando convenientemente, seu instrumento

GRUPO IV

ATIVIDADES DE NÍVEL ALFABETIZAÇÃO - ANA

CARGO

DESCRIÇÃO

Agente de Conservação de Logradoures

Efetuar limpezas de ruas, parques, jardins e outros logradouros públicos, varrendo-os e coletando o lixo ali acumulado, para manter os referidos locais em condições de higiene e transito.

Agente de Vigilância Pública

Exercer vigilância sobre bens patrimoniais, fiscalizando a movimentação de pessoas e a circulação de materiais e veículos; atuar de forma preventiva inspecionando adotando ou solicitando as providências cabíveis, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Ajudante de Calceteiro

Auxiliar na execução de trabalhos necessários para o assentamento de paralelepípedos ou alvenarias poliédricas, assentamento de pedras irregulares, lajes, moisacos e pedras portuguesas, fazer rejuntamento de paralelepípedos com asfalto, abrir, repor e consertar calçamento de meio-fio. Executar outras atividades correlatas

Artesão

Ministrar Curso de artesanato utilizando a técnica topeária e de cerâmica; Ministrar Curso de Culinária (geleia e frutas cristalizadas); Ensinar técnicas de conservação e embalagem de geleias e frutas cristalizadas; Ensinar noções de segurança e higiene; Trabalhar em equipe; Produzir relatórios e documentos necessários ao serviço e demais instrumentos técnico-operativos; Realizar monitoramento e avaliação do serviço; Desenvolver atividades sócio-educativas de apoio, acolhida, reflexão e participação que visem o fortalecimento familiar e a convivência comunitária, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Auxiliar de Bombeiro Hidráulico

Auxiliar na manutenção preventiva e corretiva dos conjuntos moto-bomba. Auxiliar na manutenção de tubulações destinadas à condução de água, esgoto, cloro-gás e soluções químicas. Instalar dosadores de soluções químicas. Aferir hidrômetros. Auxiliar na instalação de conjuntos moto-bomba, bem como, trocar peças de reposição tais como: selo mecânico, anel de vedação, eixo mancal, rolamento, rotor, etc.

Auxiliar de Mecânico

Auxiliar na execução de atividades de conservação na área de mecânica e na de eletricidade em veículos automotores a álcool e a gasolina, utilizando ferramentas e materiais necessários à execução dos trabalhos; auxiliar na execução de consertos, e troca de peças, auxiliar nos trabalhos de reparo e reformar de estruturas, peças, latarias e componentes diversos;

Auxiliar de Serviços Gerais

Proceder a limpeza, conservação e arrumação dos locais de trabalho e instalações, mantendo limpos os equipamentos, materiais e máquinas da autarquia, de acordo com a necessidade; realizar trabalhos de natureza manual ou braçal, nas áreas em que estiver lotado; realizar tarefas simples de montagem e desmontagem de motores, executando a lavagem de peças e ferramentas; manter em ordem, limpeza e condições de uso os equipamentos e ferramentas da área; proceder a lavagem, secagem,pulverização lubrificação e limpeza interna dos veículos e máquinas pesadas, assim como executar atividades de encerar e polir; outras atividades afins.

Bombeiro Hidráulico

Executar manutenção preventiva e corretiva dos conjuntos moto-bomba. Manter e conservar tubulações destinadas à condução de água, esgoto, cloro-gás e soluções químicas. Instalar dosadores de soluções químicas. Aferir hidrômetros. Instalar conjuntos moto-bomba, bem como trocar peças de reposição tais como: selo mecânico, anel de vedação, eixo mancal, rolamento, rotor, etc. Dar manutenção em registros, comportas, etc. Montar e conservar tubulações destinadas a condução de água, esgoto, cloro-gás e soluções químicas. Instalar dosadores, aferições, reparos, substituições de peças dos hidrômetros defeituosos, corrigir vazamentos de água no hidrômetro.

Borracheiro

Executar serviços de borracharia; montar e desmontar pneus; reparar, conferir e corrigir o controle do estado de conservação dos pneus e das câmaras de ar, em veículos leves e pesados; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade do serviço e orientação superior.

Calceteiro

Fazer trabalhos necessários para o assentamento de paralelepípedos ou alvenarias poliédricas, assentar pedras irregulares, lajes, moisacos e pedras portuguesas, fazer rejuntamento de paralelepípedos com asfalto, abrir, repor e consertar calçamento de meio-fio, orientar e supervisionar auxiliares, controlar o uso de área. Executar outras atividades correlatas.

Cozinheiro

Manter a higiene pessoal ao manusear alimentos, utilizar adequadamente os equipamentos e utensílios básicos da cozinha; Apresentar-se sempre uniformizado e limpo; Efetuar o controle dos gêneros alimentícios necessários ao preparo e fornecimento da alimentação, recebendo-os e armazenando-os de forma adequada (prazo de validade), segundo as instruções previamente definidas; realizar pré-preparo de alimentos, modelar e assar alimentos de conformidade com cardápio oferecido; Preparar refeições, selecionando, lavando, cortando, temperando e cozinhando os alimentos, de acordo com orientações recebidas; Preparar refeições dentro das normas técnicas de higiene, atendendo rigorosamente, aos horários da entidade a que presta serviço; Verificar o estado de conservação dos alimentos, separando os que não estejam em condições adequadas de utilização, a fim de assegurar a qualidade das refeições evitando contaminação; Registrar a quantidade de refeições servidas, alimentos recebidos e quantidades utilizadas, em impressos Previamente fornecidos, para possibilitar o efetivo controle e cálculos estatísticos; Zelar pela conservação e limpeza da cozinha, utensílios, equipamentos, geladeiras e freezers, bem como colaborar (quando solicitado) na limpeza do refeitório; requisitar material e gêneros alimentícios, quando necessário; dispor adequadamente os restos de comida e lixo da cozinha (em recipientes com tampa), de forma a evitar a proliferação de insetos; lavar todos os guardanapos, panos de prato e demais panos utilizados na cozinha, mantendo-os em perfeitas condições de asseio; cumprir todas as determinações que receber do Gestor, relativas aos serviços de sua especialidade; participar de reuniões e capacitações técnicas oferecidas pela Administração; executar outras atividades relacionadas às atribuições do cargo

Eletricista

Montar e reparar instalações de baixa e alta tensão, em edifícios e outros locais, guiando-se por esquemas e outras edificações, utilizando ferramentas manuais comuns e especiais, aparelhos de medição elétrica e eletrônica, material isolante e equipamento de solda, para possibilitar o funcionamento das mesmas. Conhecimentos Específicos em eletricidade.

Feitor de Obras

Supervisionar, as atividades dos trabalhadores de obras, distribuindo, coordenando e orientado as diversas fases do trabalho, para assegurar o desenvolvimento do processo da obras dentro dos prazos

Merendeira

Preparar e servir merenda escolar; fazer trabalhos de limpeza nas diversas dependências e prédios públicos; limpar pisos, vidros, lustres, móveis, instalações sanitárias, etc; remover lixo e detritos e encarregar-se da reciclagem; lavar encerrar assoalhos; fazer arrumações em locais de trabalho; proceder à remoção e conservação de móveis, máquinas e matérias em geral; fazer a limpeza de pátios; zelar para que os utensílios utilizados estejam sempre em boas condições de higiene e uso; operara com fogões, aparelhos de preparação ou manipulação de gêneros alimentícios, refrigeração e outros a recolher, lavar e guardar utensílios da merenda, encarregando-se da limpeza geral da cozinha e do refeitório; executar outras tarefas correlatas

Mestre Geral

Supervisionar, na construção civil, as atividades dos oficiais (eletricistas, bombeiros hidráulicos, carpinteiros, pedreiros e outros trabalhadores de obras, distribuindo, coordenando e orientado as diversas etapas da construção, para assegurar o desenvolvimento do processo da obras dentro dos prazos.

Motorista Categoria B

Dirigir veículos automotores de transporte de carga ou de passageiros, acionando os comandos de marcha e direção e conduzindo-o em trajeto determinado, de acordo com as regras de trânsito e as instruções recebidas; examinar as condições de funcionamento do veículo, efetuando o abastecimento, regularmente; proceder à manutenção primária e adotando as providencias cabíveis para manutenção e/ou corretiva.

Motorista Categoria D

Dirigir veículos pesados (ônibus e caminhões), para transporte de carga ou de passageiros, acionando os comandos de marcha e direção e conduzindo-o em trajeto determinado, de acordo com as regras de trânsito e as instruções recebidas; examinar as condições de funcionamento do veículo, efetuando o abastecimento, regularmente; proceder à manutenção primária e adotando as providencias cabíveis para manutenção e/ou corretiva.

Operador de Pá Mecânica /Escavadeira

Operar pás mecânicas/escavadeiras, manipulando os comandos de cortes e elevação, para remover terra, pedras, área, cascalho e materiais análogos.

Operador de Patrol

Operar patrol, manipulando os comandos de macha e direção, para nivelar terreno, nas construções de estradas, pistas e outras obras correlatas.

Operador de Trator s/Esteira

Operar trator s/esteira, manipulando os comandos de macha e direção, para nivelar terreno, nas construções de estradas, pistas e outras obras correlatas.

Operador de Trator s/Pneu

Operar trator s/pneu, manejando seus controles e movimentando os implementos, a medida que vão sendo adaptados ao mesmo, para lavrar a terra, regulando o peso e a bitola do trator, graduando os dispositivos de conexão, selecionando os implementos desejados, separando os diversos tipos, de acordo o a textura do solo e as espécies de cultura.

Pedreiro

Trabalhar com instrumentos de nivelamento e prumo; construir e preparar alicerces, paredes, murospisos e similares; preparar ou orientar a preparação de argamassa; fazer reboco; preparar e aplicar caiações; fazer blocos de cimento; construir formas e armações de ferro para concreto; colocar telhas, azulejos e ladrilhos; armar andaimes; assentar e recolocar aparelhos sanitários, tijolos, telhas e outros; trabalhar com qualquer tipo de massa a base de cal, cimento e outros materiais de construção; cortar pedras; armar formas para a fabricação de tubos; remover materiais de construção; instalar e reparar condutores de água e esgoto; assentar manilhas; reparar cabos e mangueiras; colocar registros, torneiras, pias, caixas sanitárias, sifões e demais instalações hidráulicas e sanitárias; assentar assoalhos e madeiramentos em prédios e obras públicas; montar e assentar esquadrias; colocar vidros; preparar e montar assoalhos, tetos e telhados; responsabilizar-se pelo material utilizado; calcular orçamento e organizar pedidos de material; responsabilizar-se por equipes auxiliares necessárias a execução das atividades próprias do cargo; executar trabalhos de concreto armado, misturando cimento, brita, areia e água, nas devidas proporções, fazendo a armação, dispondo, traçando e prendendo com arame as barras de ferro; orientar o ajudante a fazer argamassa; construir alicerces para a base de paredes, muros e construções similares; armar e desmontar andaimes de madeiras ou metálicos;fazer armações de ferragens; executar serviços de modelagem, utilizando argamassa de cimento, areia ou gesso, nas formas de madeira ou ferro previamente o tempo necessário para sua fixação no solo e laterais, de acordo com a planta apresentada; controlar com nível e prumo a obra que está sendo executada para garantir a correção do trabalho; perfurar paredes, visando a colocação de canos para água e fios elétricos; preparar e nivelar pisos e paredes, retirando com sarrafo o excesso de massa; fazer rebocos de paredes e outros; assentar piso, azulejos, pias e outros; fazer serviços de acabamento em geral; fazer colocação de telhas; impermeabilizar caixas d'água, paredes, tetos e outros; ler e interpretar plantas de construção civil observando medidas e especificações; participar de reuniões e grupos de trabalho; responsabilizar-se pelo controla e utilização dos equipamentos e materiais colocados à sua disposição; exercer o controle funcional da instalação de equipamentos; orientar e coordenar as atividades dos trabalhadores sob sua responsabilidade na realização de obras; fazer observar as rotinas de trabalho, as rotinas de prazos estabelecidos e propor alterações convenientes ou a aplicação de novos processos de trabalho para a solução de problemas de aperfeiçoamento ou de produtividade; orientar os servidores de categoria inferior, assistindo-os nas suas dificuldades funcionais; exercer fiscalização constante sobre higiene, limpeza e ordem nos locais de trabalho, bem como sobre a conservação do material e das máquinas e observância de medidas de segurança contra acidentes; elaborar e rever orçamentos, fazer estimativas de custos; organizar especificações complementares para a execução de obras; propor programas de treinamento de pessoal, quando aconselhável; encaminhar soluções para os problemas de conduta no trabalho; informar processos e dar pareceres sobre assuntos de sua especialidade; executar tarefas afins

Pintor

Preparar tintas e vernizes em geral, combinar tintas de diferentes cores, lavar, emassar e preparar superfícies para pinturas, remover pinturas antigas, aplicar tintas decorativas ou de proteção, esmaltes, etc., em paredes, estruturas, objetos de madeira ou de metal, fazer retoque em trabalhos antigos, emassar, laquear, esmaltar ou pintar móveis, portas, janelas, postes de sinalização, meios-fios, faixas de rolamento, etc., lixar, fazer tratamento anticorrosivo, pintar à pistola, com tinta sintética ou duco, conservar e limpar os utensílios que utiliza, executar outras tarefas afins.

Porteiro

Executar serviços de recepção e triagem na portaria, baseando-se em regras de conduta predeterminadas, para assegurar a ordem e a segurança; fiscalizar a entrada e saída de pessoas, procurando identificá-las para vedar a entrada de pessoas suspeitas; atender sempre todos, indistintamente, com urbanidade e respeito, prestar informações solicitadas e auxiliando-os sempre que possível; executar o serviço de separação de correspondência e classificação de documentos, podendo efetuar a entrega de correspondência e encomenda no seu posto de serviço; não abandonar o seu posto, para atender favores a qualquer pessoa; preencher mapa para passagem de serviço a seu substituto, registrando informações sobre as ocorrências havidas, para assegurar continuidade ao trabalho. Não manter conversação íntima com condôminos, locatários ou empregados em horário de serviço, evitando comentários que não forem relacionados com seus afazeres. Tratar sempre todos, indistintamente, com urbanidade e respeito, além de outras atividades correlatas e compatíveis com o cargo

Soldador

Efetuar serviços de soldas em veículos, soldando equipamentos do Serviço Público. Zelar pela segurança no local de trabalho. Executar soldas comuns elétricas e a oxigênio, inclusive solda com prata, alumínio, etc. Manejar maçaricos e outros instrumentos de soldagens. Preparar as superfície a serem soldadas. Executar outras atividades correlatas.

GRUPO IV ATIVIDADES DE MAGISTÉRIO - MAG

CARGO

DESCRIÇÃO

Professor de Educação Básica I

Ministrar aulas das matérias que compõem as faixas de comunicação e expressão integração social, matemática e iniciação às ciências, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, transmitindo os conteúdos pertinentes, de forma integrada e através de atividades, para proporcionar aos alunos os meios elementares de comunicação, instruindo-os sobre os princípios básicos da conduta científica e social.

Professor de Educação Básica Área de Ciências

Planejar e ministrar aulas nas últimas séries do Ensino Fundamental na área de Ciências da Natureza, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, utilizando materiais e instalações apropriadas, para desenvolver a formação dos alunos, sua capacidade de análise crítica e suas aptidões; Elaborar planos de aula, selecionando o assunto e determinando metodologia, com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino. Elaborar e aplicar testes provas e outras técnicas usuais de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, a fim de verificar o aproveitamento dos alunos e constatar a eficácia dos métodos adotados. Participar das reuniões de país, procurando colocá-los a par da situação escolar de seus filhos e estimulando a família a colaborar na educação dos adolescentes. Debater nas reuniões de planejamento os programas e métodos a serem adotados ou reformulados analisando as situações - problemas da classe, sob sua responsabilidade. Efetuar exercícios práticos complementares induzindo os alunos a expressarem suas ideias ativas de debates, questionários redações e outras técnicas similares.

Professor de Educação Básica Área de Educação Física

Planejar e ministrar aulas nas últimas séries do Ensino Fundamental na área de Educação Física, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, utilizando materiais e instalações apropriadas, para desenvolver a formação dos alunos, sua capacidade de análise crítica e suas aptidões; Elaborar planos de aula, selecionando o assunto e determinando metodologia, com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino. Elaborar e aplicar testes provas e outras técnicas usuais de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, a fim de verificar o aproveitamento dos alunos e constatar a eficácia dos métodos adotados. Participar das reuniões de país, procurando colocá-los a par da situação escolar de seus filhos e estimulando a família a colaborar na educação dos adolescentes. Debater nas reuniões de planejamento os programas e métodos a serem adotados ou reformulados analisando as situações - problemas da classe, sob sua responsabilidade. Efetuar exercícios práticos complementares induzindo os alunos a expressarem suas ideias ativas de debates, questionários redações e outras técnicas similares.

Professor de Educação Básica Área de Geografia

Planejar e ministrar aulas nas últimas séries do Ensino Fundamental na área da Geografia, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, utilizando materiais e instalações apropriadas, para desenvolver a formação dos alunos, sua capacidade de análise crítica e suas aptidões; Elaborar planos de aula, selecionando o assunto e determinando metodologia, com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino. Elaborar e aplicar testes provas e outras técnicas usuais de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, a fim de verificar o aproveitamento dos alunos e constatar a eficácia dos métodos adotados. Participar das reuniões de país, procurando colocá-los a par da situação escolar de seus filhos e estimulando a família a colaborar na educação dos adolescentes. Debater nas reuniões de planejamento os programas e métodos a serem adotados ou reformulados analisando as situações - problemas da classe, sob sua responsabilidade. Efetuar exercícios práticos complementares induzindo os alunos a expressarem suas ideias ativas de debates, questionários redações e outras técnicas similares

Professor de Educação Básica Área de História

Planejar e ministrar aulas nas últimas séries do Ensino Fundamental na área da História, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, utilizando materiais e instalações apropriadas, para desenvolver a formação dos alunos, sua capacidade de análise crítica e suas aptidões; Elaborar planos de aula, selecionando o assunto e determinando metodologia, com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino. Elaborar e aplicar testes provas e outras técnicas usuais de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, a fim de verificar o aproveitamento dos alunos e constatar a eficácia dos métodos adotados. Participar das reuniões de país, procurando colocá-los a par da situação escolar de seus filhos e estimulando a família a colaborar na educação dos adolescentes. Debater nas reuniões de planejamento os programas e métodos a serem adotados ou reformulados analisando as situações - problemas da classe, sob sua responsabilidade. Efetuar exercícios práticos complementares induzindo os alunos a expressarem suas ativas de debates, questionários redações e outras técnicas similares

Professor de Educação Básica Área de Língua Inglesa

Planejar e ministrar aulas nas últimas séries do Ensino Fundamental na área de Língua Inglesa, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, utilizando materiais e instalações apropriadas, para desenvolver a formação dos alunos, sua capacidade de análise crítica e suas aptidões; Elaborar planos de aula, selecionando o assunto e determinando metodologia, com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino. Elaborar e aplicar testes provas e outras técnicas usuais de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, a fim de verificar o aproveitamento dos alunos e constatar a eficácia dos métodos adotados. Participar das reuniões de país, procurando colocá-los a par da situação escolar de seus filhos e estimulando a família a colaborar na educação dos adolescentes. Debater nas reuniões de planejamento os programas e métodos a serem adotados ou reformulados analisando as situações - problemas da classe, sob sua responsabilidade. Efetuar exercícios práticos complementares induzindo os alunos a expressarem suas ideias ativas de debates, questionários redações e outras técnicas similares

Professor de Educação Básica Área de Língua Portuguesa

Planejar e ministrar aulas nas últimas séries do Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, utilizando materiais e instalações apropriadas, para desenvolver a formação dos alunos, sua capacidade de análise crítica e suas aptidões; Elaborar planos de aula, selecionando o assunto e determinando metodologia, com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino. Elaborar e aplicar testes provas e outras técnicas usuais de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, a fim de verificar o aproveitamento dos alunos e constatar a eficácia dos métodos adotados. Participar das reuniões de país, procurando colocá-los a par da situação escolar de seus filhos e estimulando a família a colaborar na educação dos adolescentes. Debater nas reuniões de planejamento os programas e métodos a serem adotados ou reformulados analisando as situações - problemas da classe, sob sua responsabilidade. Efetuar exercícios práticos complementares induzindo os alunos a expressarem suas ideias ativas de debates, questionários redações e outras técnicas similares

Professor de Educação Básica Área de Matemática

Planejar e ministrar aulas nas últimas séries do Ensino Fundamental na área da Matemática, transmitindo os conteúdos teórico-práticos pertinentes, utilizando materiais e instalações apropriadas, para desenvolver a formação dos alunos, sua capacidade de análise crítica e suas aptidões; Elaborar planos de aula, selecionando o assunto e determinando metodologia, com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino. Elaborar e aplicar testes provas e outras técnicas usuais de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, a fim de verificar o aproveitamento dos alunos e constatar a eficácia dos métodos adotados. Participar das reuniões de país, procurando colocá-los a par da situação escolar de seus filhos e estimulando a família a colaborar na educação dos adolescentes. Debater nas reuniões de planejamento os programas e métodos a serem adotados ou reformulados analisando as situações - problemas da classe, sob sua responsabilidade. Efetuar exercícios práticos complementares induzindo os alunos a expressarem suas ideias ativas de debates, questionários redações e outras técnicas similares

Psicopedagogo

Diagnosticar os problemas de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo, implícitos no processo de ensino-aprendizagem, no sentido de realizar intervenções psicopedagógicas, junto aos alunos, professores pais e servidores, com o objetivo de propiciar um desenvolvimento sadio e um processo de escolaridade normal.

GRUPO VI

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO

CARGO

DESCRIÇÃO

Eletricista de Motores Pesados

Efetuar a manutenção preventiva e corretiva da rede elétrica predial, máquinas, motores e equipamentos elétricos, inversores de frequência, soft starter, controladores lógicos programáveis, apurando diagnósticos dos defeitos, efetuando consertos, troca de componentes, sempre que necessário.

Encanador

Executar tarefas de redes de água e esgoto. Instalar e consertar encanamentos, fazer ligações de água e esgoto e instalar padrões de medição, executar assentamento de tubos, manilhas e conexões. Executar e reparar ramais domiciliares. Corrigir vazamentos em redes de água, bem como desobstruir as redes de esgoto, executar outras tarefas correlatas.

Leiturista

proceder a leitura periódica dos hidrômetros instalados, de acordo com as normas e regulamentos do SAAE; proceder a entrega das notificações, avisos de conta de água e esgoto dos usuários; efetuar o fechamento ou reabertura das ligações prediais de água, quando determinadas pela Chefia imediata; vistoriar as instalações prediais de água e esgoto, quando solicitado; efetuar a retirada de hidrômetros para a aferição e reparo; proceder à leitura periódica dos hidrômetros instalados, utilizando-se dos sistemas adotados pelo SAAE, de acordo com as normas e regulamentos da Autarquia; proceder à entrega de contas, notificações, avisos e outros comunicados aos usuários dos serviços de água e esgotos; Efetuar o fechamento ou reabertura de ligações prediais de água, quando determinadas por sua Diretoria; Inspecionar as instalações de hidrometria - cavalete e hidrômetro - dos imóveis usuários dos serviços de água, e, da mesma forma, observar a normalidade do trecho de superfície do terreno compreendido entre o meio da rua até o local de instalação do cavalete; efetuar a retirada e a substituição de hidrômetros para aferição e reparo; conhecer a legislação referente à tributação, às rotinas aos procedimentos com relação à tarifação do consumo de água e disposição e tratamento de esgotos, zelar pela ordem e manutenção dos locais e equipamentos de trabalho; executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Operador de Sistema

Ligar e desligar os conjuntos mot-bombas. Estudar e orientar os trabalhos de manutenção preventiva dos equipamentos de estação elevatória de água e ou esgoto. Verificar periodicamente os sistemas de segurança e proteção dos equipamentos elétricos ou mecânicos e propor medidas para melhorá-los. Zelar pela limpeza e conservação das áreas dos elevatórios e das instalações. Executar outras atividades correlatas.

Servente de Pedreiro

Auxiliar o profissional pedreiro no que for solicitado, demolir edificações de concreto, alvenaria e outras, preparar canteiros de obras, limpar a área e compactar solos, efetuar manutenção de primeiro nível, limpando máquinas e ferramentas, verificar condições dos equipamentos e reparar eventuais defeitos mecânicos simples, realizar escavações, preparar massa de concreto e de outros materiais, além de executar outras tarefas compatíveis com a natureza do cargo.