UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei - MG

Notícia:   4 vagas para Professor de R$ 2.186,81 disponibilizadas na UFSJ - MG

UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DIVISÃO DE APOIO E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

EDITAL DE 23 DE NOVEMBRO DE 2010

CONCURSO PÚBLICO

A Fundação Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ torna público o presente Edital de Concurso Público para provimento de cargo de docente da Carreira do Magistério Superior, Classe AUXILIAR, para o CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU, a ser realizado de acordo com o disposto a Lei nº 8112 de 11/12/1990, o Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009.

1. DOS REQUISITOS BÁSICOS E DA INSCRIÇÃO

CPD nº 113/2010 (01 vaga) Processo nº 23122003791/2010-29

ÁREA DE CONHECIMENTO

PROVAS

HABILITAÇÃO EXIGIDA

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

1)Escrita (eliminatória) 2)Didática (classificatória)) 3)Títulos (classificatória)

Graduação em medicina com residência e/ou especialização em Ginecologia e Obstetrícia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ensino de Ginecologia e Obstetrícia para o Generalista
Prematuridade: Aspectos Atuais
Síndromes Hipertensivas: Aspectos Atuais
Abortamento e o Novo Código de Ética Médica
Abordagem do Casal Infértil

Abordagem da Paciente no Climatério
Rastreamento do Câncer Gionecológico
Abordagem da Dor Pélvica Crônica
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso Médico

CPD nº 114/2010 (03 vagas) Processo nº 23122003792/2010-74

ÁREA DE CONHECIMENTO

PROVAS

HABILITAÇÃO EXIGIDA

SAÚDE DA FAMÍLIA/SAÚDE DA COMUNIDADE

1)Escrita (eliminatória) 2)Didática (classificatória)) 3)Títulos (classificatória)

Graduação em medicina com residência e/ou especialização em Saúde da Família e/ou Saúde da Comunidade

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ética e bioética na atenção à saúde.
Integralidade na atenção à saúde da família.
Análise crítica das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso Médico
O médico generalista no Brasil - histórico, necessidades sociais, mercado de trabalho, adequação das instituições formadoras.
Controle da dengue: o papel da atenção primária.

1.2. Período de Inscrição: 25 de novembro de 2010 a 11 de fevereiro de 2011 (exceto finais de semanas, recessos e feriados)

1.3. A inscrição será efetuada mediante preenchimento da ficha de Inscrição (Anexo I deste Edital), dirigida ao Pró-reitor de Ensino de Graduação, informando o cargo pretendido, nome, profissão, formação, domicílio completo, telefone para contato e e-mail.

1.4. A Ficha de inscrição deverá ser acompanhada dos seguintes documentos:

1.4.1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional;

1.4.2. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor R$ 65,60 (sessenta e cinco reais e sessenta centavos). A taxa deve ser paga mediante o preenchimento do formulário da GRU (Guia de Recolhimento da União) no Banco do Brasil, disponível no endereço www.ufsj.edu.br/concursos_docentes.

1.4.2.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no concurso, uma vez que não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto em casos de cancelamento do concurso por conveniência da Administração.

1.4.3.Currículo vitae/Lattes (3 vias),

1.5. O envelope contendo os documentos descritos no item 1.4 e seus subitens deverão ser encaminhados, via SEDEX, ou entregues pessoalmente no horário de 9:00 às 11:00 e 14:30 às 17:00h, no seguinte endereço: Campus Centro Oeste Dona Lindu, Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Chanadour, Divinópolis, CEP 35501-296.1.5.1.

1.5.1. A inscrição poderá ser feita por procurador munido do respectivo instrumento de mandato, com firma do outorgante reconhecida em cartório.

1.6. O candidato receberá a confirmação de sua inscrição por meio de correio eletrônico (email); também haverá a divulgação no sítio www.ufsj.edu.br/concursos_docentes.

1.7. A documentação comprobatória do Currículo vitae/Lattes deverá ser entregue no primeiro dia do concurso, no horário de 14:00 às 16:00 horas, na Secretaria do Curso de Medicina, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Chanadour, Divinópolis

1.7.1. A documentação comprobatória (original e 1 cópia da cada documento) deverá vir acompanhada da relação de documentos entregues para conferência e declaração de recebimento dos mesmos.

1.8. O candidato poderá solicitar isenção da taxa de inscrição desde que atenda aos requisitos previstos no Decreto nº . 6.593 de 02 de outubro e 2008, publicado no Diário Oficial da União de 03 de outubro de 2008.

1.8.1.Será disponibilizado na página da UFSJ formulário próprio de requerimento para isenção da referida taxa.

1.8.2. O período para o pedido de isenção será de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2010.

1.8.3. A solicitação de isenção deverá ser enviada para a Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos, situada à Praça Frei Orlando, 170, Centro, CEP: 36.307-352, São João del-Rei -MG.

1.8.4. O resultado será divulgado na página da UFSJ em 10 de dezembro de 2010.

1.8.5. Caso não seja deferida, o pedido de isenção o candidato poderá recorrer da decisão, encaminhando o recurso até 3 (três) dias após o resultado, no endereço do item 1.8.3.

2. NÚMERO DE VAGAS, REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO INICIAL

2.1. Classe: Auxiliar

2.2. Regime de trabalho: 40horas semanais, de acordo com o Art. 14 do Plano único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos, PUCRCE, aprovado pelo Decreto 94.664, de 23/07/1987.

2.4. Remuneração inicial para classe Professor Adjunto: R$ 2.186,81 assim distribuídos:

2.4.1. Vencimento Básico: R$ 1115,02

2.4.2. RT: R$ 56,48

2.4.3. GEMAS: R$ 1015,31

2.5. Os candidatos habilitados serão nomeados rigorosamente de acordo com a classificação obtida, consideradas as vagas existentes, conforme disposto no Decreto nº 6944/2009.

2.5.1.Além da área/subárea para o qual foi nomeado, o candidato deverá, a critério da sua chefia na UFSJ, assumir disciplinas/aulas de áreas e subáreas correlatas desde que possua qualificação para isso.

2.6.Para investidura no cargo o candidato deverá possuir, no ato da posse, o Diploma de doutor ou certificado assinado por autoridade competente onde consta que o candidato faz jus ao título exigido no requisito básico.

2.7. As atribuições do cargo são as constantes no Art. 3º e seus incisos do Decreto 94.664 de 23 de julho de 1987.

3. DA BANCA EXAMINADORA

3.1. A realização do concurso ficará a cargo de uma Banca Examinadora designada pelo Reitor para esse fim, composta de 3 (três) membros efetivos e 1 (um) suplente.

3.2. A Portaria de Nomeação da Banca Examinadora será divulgada no sítio da UFSJ na internet.

3.3. Compete à Banca Examinadora:

3.3.1. Preparar, aplicar, corrigir e avaliar as provas estabelecidas;

3.3.2. Examinar o currículo vitae/lattes dos candidatos;

3.3.3. elaborar ata a cada etapa, em que constarão os critérios para avaliação e nota individual de cada membro da banca atribuída a cada candidato, com correção fundamentada.

4. DAS ETAPAS DO CONCURSO

4.1. O Concurso constará das seguintes provas:

4.1.1. Prova escrita;

4.1.2. Prova didática;

4.1.3. Prova de título;

4.2. A data prevista para o início das provas é 24 de fevereiro de 2011. O candidato receberá a confirmação da data, juntamente com o horário e o local das provas, por meio eletrônico (e-mail). As informações também serão divulgadas no sítio www.ufsj.edu.br/concursos_docentes.

5. DA PROVA ESCRITA (10 PONTOS)

5.1. A prova escrita será aplicada a todos os candidatos simultaneamente, com duração máxima de 4 (quatro) horas e versará sobre tema pertencente ao Conteúdo Programático.

5.1.1. O tema, que será comum a todos os candidatos, será sorteado por um deles, na presença dos demais.

5.2. O candidato terá direito a consultar material bibliográfico e fazer anotações, em folhas timbradas pela Banca Examinadora, pelo período de uma hora a contar do início desta.

5.2.1. A redação da prova escrita terá início imediatamente após o decurso do prazo de consulta, em folhas de papel pautado rubricadas pela banca, sendo permitida a consulta apenas às anotações realizadas nas folhas timbradas.

5.3. A prova escrita será anônima, identificada por número ou símbolo, para efeito de avaliação da banca examinadora.

5.4. As provas entregues pelos candidatos serão acondicionadas em envelope opaco, lacrado e rubricado pelos membros da Banca Examinadora, só podendo ser aberto por eles ao se iniciarem os trabalhos de correção e/ou julgamento.

5.5. A prova será pontuada de acordo com o Anexo II deste Edital.

5.6. Caberá recurso do resultado da prova escrita no prazo de 24 horas da divulgação do resultado, que deverá ser protocolado na Secretaria do Curso de Medicina, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Chanadour, Divinópolis

6. DA PROVA DIDÁTICA (10 PONTOS)

6.1.A prova didática terá duração mínima de 40 (quarenta) minutos e máxima de 50 (cinquenta) minutos, acerca de um tema pertencente ao Conteúdo Programático, sorteado com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.

6.1.1. Será facultado à Banca Examinadora um período de até 20 (vinte) minutos para arguição do candidato sobre sua Prova Didática.

6.2. A prova didática será realizada em sessão pública (exceto para os candidatos concorrentes) e gravada para efeito de registro e avaliação.

6.4. A ordem da realização da prova didática será a de inscrição.

6.5. A Prova Didática será pontuada conforme o Anexo III deste Edital.

6.6. Serão garantidos recursos os multimeios necessários para a realização da Prova Didática.

7. DA PROVA DE TÍTULOS (10 PONTOS)

7.1. Os originais da documentação comprobatória do Currículo vitae/Lattes deverão ser entregues no primeiro dia de prova, 14:00 às 16:00 horas, juntamente com uma cópia de cada um e uma relação dos mesmos, para declaração de recebimento. Não será recebido currículo após o horário estipulado, sob qualquer hipótese.

7.2. O candidato que não apresentar o diploma/certificado como comprovante de requisito no prazo estabelecido no item anterior, caso seja aprovado no concurso, deverá apresentá-lo no ato da posse, nos termos do art. 5º , inciso IV, c/c o art. 7º , ambos da Lei nº 8.112/90 e da Súmula nº 266 do Superior Tribunal de Justiça.

7.3. O simples desempenho de funções alheias à matéria do concurso, a apresentação de trabalhos cuja autoria não possa ser comprovada e/ou a exibição de atestados e certificados de comparecimento em congressos, simpósios, encontros, ou eventos similares, não constituem títulos.

7.4. Só serão considerados, para efeito de pontuação, os títulos efetivamente comprovados.

7.5. A pontuação será feita de acordo com o Anexo IV deste Edital.

7.6. É de inteira responsabilidade do candidato a documentação anexada ao currículo para pontuação na prova de títulos.

8. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CONCURSO

8.1. Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem, no mínimo, a média 7,0 (sete) e serão classificados na ordem decrescente das médias finais obtidas.

8.2. A Média Final de cada candidato far-se-á pela média aritmética das médias das três provas, calculada até a primeira casa decimal e sendo arredondada para cima apenas se a segunda casa decimal for maior ou igual a 5 (cinco).

8.3. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das Médias Finais.

8.4. As médias de todas as provas de todos os candidatos e o resultado do concurso serão divulgados em local e horário a ser estabelecido pela Banca Examinadora, em sessão pública.

9. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

9.1. O resultado final do concurso público será homologado e publicado no Diário Oficial da União com a relação dos candidatos aprovados no certame, classificados de acordo com o Anexo II do Decreto 6.944/2009, por ordem de classificação.

9.1.1. Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do Decreto 6.944/2009, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente desclassificados no concurso público.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

10.1. No caso de empate, a Banca Examinadora utilizará, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

10.1.1. melhor média na Prova Escrita;

10.1.2. melhor média na Prova Didática;

10.1.3. maior idade.

12. DOS RECURSOS

12.1. O candidato que desejar interpor recurso do resultado final, terá que fazê-lo no prazo de 5 (cinco) dias úteis após a divulgação no DOU, mediante requerimento formal dirigido ao Reitor, protocolado no mesmo endereço das inscrições.

12.2. Ouvida a Banca Examinadora e concluídos os autos do processo administrativo assim formado, tem o Reitor até cinco dias úteis para proferir decisão.

13. DA INVESTIDURA NO CARGO

13.1. A aprovação no concurso não assegurará ao candidato o direito ao ingresso automático no cargo, mas apenas a expectativa de ser admitido, observada a ordem de classificação e a disponibilidade orçamentária.

13.2. A contratação do candidato aprovado fica condicionada ao seu prévio comparecimento, no prazo determinado pela Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, para entrega da documentação exigida para a admissão.

13.3. A posse no cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial, só podendo ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo, e apresentação dos documentos pessoais exigida por Lei.

13.3.1. A posse ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da data da publicação do Ato de nomeação no Diário Oficial da União, tornando-se sem efeito se a mesma não ocorrer no prazo previsto, condicionada à disponibilidade orçamentária.

13.3.2. Será de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor empossado entrar em exercício, contados da data da posse.

13.3.3. No ato da posse será exigida declaração de inexistência de vínculo em cargo público, nas hipóteses previstas no Art. 37, incisos XVI e XVII da Constituição Federal (quando a posse se der em regime de quarenta horas) e declaração de bens.

13.4.Os candidatos aprovados serão nomeados sob a égide do Regime Jurídico Único dos servidores públicos civis da União, Autarquias e Fundações Públicas, instituído pela Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1. O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação dos resultados publicados no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da administração.

14.2. Devido ao número insuficiente de vagas destinadas a cada área do concurso, não será possível a reserva de vagas para candidatos deficientes, conforme previsto na legislação vigente, pelo fato de ultrapassar o percentual de 20% (vinte por cento) de que trata o art. 5º , § 2º , da Lei nº 8.112/90.

14.3. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso Público no Diário Oficial da União ou por meio eletrônico.

14.4. Os candidatos habilitados deverão manter atualizados os seus endereços na Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, durante o prazo de vigência do concurso.

14.5. Após a publicação da homologação do resultado do concurso, os candidatos terão um prazo de sessenta dias para retirar, na Secretaria do Curso de Medicina, as cópias dos documentos comprobatórios do Currículo vitae/ Lattes, depois do que estas serão descartadas.

Assim, ficam todos os interessados cientes de que encontram-se abertas as inscrições para o aludido concurso público para docente, no período anteriormente citado, expedindo-se o presente Edital que, para os devidos fins, será publicado no Diário Oficial da União e também divulgado em Entidades e Instituições de Ensino Superior, bem assim na sua íntegra na Internet, podendo ser acessado no portal eletrônico da UFSJ .

ADRIANA AMORIM DA SILVA
Diretora

ANEXO I

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO nº _____/______

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR , DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE

SÃO JOÃO DEL-REI- CPD ___________/2010

AO SENHOR PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO:

O(a) Senhor(a)
___________________________________________, nacionalidade ________________________, estado civil _______________________________ profissão ____________________________, CI Nº _______________________________, CPF Nº _______________________________, e-mail ___________________________, residente e domiciliado à Rua/Av. ______________________________ bairro: ___________________ na cidade de ______________________________________ Estado _______________, CEP Nº ____________, telefone [_] _____________________ celular [_] _____________________vem requerer sua inscrição como candidato ao concurso de provas e títulos para o Concurso Público para preenchimento de 01 vaga no cargo de professor ADJUNTO, CPD Nº ________/2010, na área _________________________________________, para o Unidade Acadêmica __________________________________ da Universidade Federal de São João del-Rei e para tanto faz anexar os seguintes documentos:

1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional.

2 Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição

3. Currículo Vitae/Lattes (3 vias)

São João del-Rei, ___ de ______________ de ________.

____________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - PROVA ESCRITA

Candidato (a):

Examinador:

Critério

Limite de pontos

Nota Obtida

1-Conteúdo aderente ao tema

20

 

2- Contextualização do tema

10

 

3- Estrutura do texto (Introdução, desenvolvimento e conclusão)

20

 

4- Domínio do conteúdo - quantidade, qualidade e atualidade das informações

30

 

5-Linguagem adequada, clara e observância de regras gramaticais

10

 

6- Capacidade analítica

10

 

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE PROVA DIDÁTICA

Candidato (a):

Examinador:

Critérios

Limite de pontos

Nota obtida

PLANO DE AULA

10 PONTOS

 

Título (coerência do título com o tema sorteado)

1,5

 

Objetivos

1,5

 

Conteúdo

2,0

 

Sequência lógica do conteúdo

3,0

 

Referências

1,0

 

Qualidade das referências

1,0

 

APRESENTAÇÃO ORAL

40 PONTOS

 

Clareza e objetividade

10

 

Uso da linguagem gramaticalmente correta

5

 

Uso de linguagem científica

5

 

Domínio e segurança na exposição

5

 

Adequação ao tempo definido no edital ***

15

 

CONTEÚDO

40 PONTOS

 

Adequação dos objetivos ao tema

5

 

Contextualização do tema (explicitação da relevância do tema proposto).

5

 

Apresentação sequencial do conteúdo (introdução, desenvolvimento e conclusão)

10

 

Exatidão do conteúdo apresentado

5

 

Distribuição adequada do tempo por objetivos

10

 

Cumprimento dos objetivos

5

 

USO DE RECURSOS INSTRUCIONAIS

10 PONTOS

 

Adequação e pertinência dos recursos

3

 

Qualidade da utilização do recurso escolhido - clareza, estética, observação de normas de quadros, gráficos e tabelas.

7

 

TOTAL

100 PONTOS

 

*** - O candidato que não cumprir o tempo mínimo de 40 minutos e máximo de 50 minutos automaticamente perderá os 15 pontos referentes a esse item.

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE PROVA DE TÍTULOS

Candidato (a):

Examinador:

 

Limite de pontos

Nota obtida em cada item

Total de pontos por área

1- TÍTULOS ACADÊMICOS

30 PONTOS

 

 

Especialista (360 horas ou mais)

20 pontos

 

 

Mestrado

4 pontos

 

 

Doutorado

6 pontos

 

 

2-EXPERIÊNCIA DOCENTE

10 PONTOS

 

 

Em pós-graduação lato senso

1 ponto a cada 10 horas aula ministradas

 

 

Graduação

1 ponto a cada 10 horas aula ministradas

 

 

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - concluído

1,0 ponto por cada até 4 pontos

 

 

Orientação de Trabalho de Iniciação Científica - concluído

1,0 ponto por cada trabalho até 4 pontos

 

 

Orientação de alunos em projetos de extensão

1 ponto por cada projeto até 4 pontos

 

 

Orientação de monitoria

0,5 ponto por aluno até 2 pontos

 

 

Monitoria

1 ponto por cada seis meses de monitoria

 

 

3- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

45 PONTOS

 

 

Na área objeto do concurso

9 pontos por ano até o máxi mo de 45 pontos

 

 

Na área da saúde

5 pontos por ano até o máximo de 25 pontos

 

 

4- PRODUÇÃO CIENTÍFICA

5 PONTOS

 

 

Periódicos quális A1

2 pontos por artigo

 

 

Periódicos quális A2

1,5 pontos por artigo

 

 

Periódicos quális B1

1,0 pontos por artigo

 

 

Periódicos quális B2

0,8 pontos por artigo

 

 

Periódicos quális B3

0,5 pontos por artigo

 

 

Periódicos quális B4

0,3 pontos por artigo

 

 

Periódicos quális B5

0,2 pontos por artigo

 

 

Livros completos na área do concurso - com ISBN

5 pontos por livro

 

 

Capítulos de livros na área do concurso

1 ponto por capítulo

 

 

Produção técnica (manuais, guidelines, rela- tórios técnicos)

0,7 pontos por produção

 

 

Publicações em anais de Congresso Internacional

0,5 pontos por trabalho

 

 

Publicações em anais de Congresso Nacional

0,3 pontos por trabalho

 

 

Publicações em anais de Congresso Regional

0,1 ponto por trabalho

 

 

5-APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM CONGRESSOS

5 PONTOS

 

 

5.1 Internacionais Apresentação oral

1 ponto por trabalho

 

 

Apresentação poster

0,5 pontos por trabalho

 

 

Palestra /conferência

1,5 pontos por palestra /conferência

 

 

5.2 Nacionais Apresentação oral

0,5 pontos por trabalho

 

 

Apresentação poster

0,25 pontos por trabalho

 

 

Palestra /conferência

1 ponto por palestra /conferência

 

 

6-CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

5 PONTOS

 

 

Carga horária superior a 40 horas

1 ponto por curso

 

 

TOTAL

100 PONTOS