Prefeitura de Itatiaiuçu - MG

Notícia:   36 vagas para professor na Prefeitura de Itatiaiuçu - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITATIAIUÇU

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL 001/2007

O Município de Itatiaiuçu - MG torna Público que estarão abertas, no período a seguir indicado, inscrições para Concurso Público para provimento dos cargos do Quadro de Pessoal, com n° de vagas inicial estipuladas nos termos das Leis: Lei Complementar 01 de 18 de outubro de 1.993, Lei Complementar n° 02 de 30 de novembro de 1.993, Lei Complementar n° 03 de 30 de novembro de 1993, Lei Complementar n° 40 de 09.04.07, demais legislações pertinentes e normas estabelecidas neste edital.

CONDIÇÕES GERAIS

1 . DOS CARGOS/ESPECIALIDADES E OUTROS DADOS

As atribuições dos cargos estão previstas nas Leis: Lei Complementar 01 de 18 de outubro de 1.993, Lei Complementar n° 02 de 30 de novembro de 1.993, Lei Complementar n° 03 de 30 de novembro de 1993, Lei Complementar n° 40 de 09.04.07. Os cargos, a remuneração mensal, jornada de trabalho e escolaridade e ainda os requisitos exigidos são os expostos abaixo:

I. Professor P-I

1. Remuneração: vencimento: R$ 380,00 - Gratificação "pó de giz": R$ 76,00 Abono Lei n° 1.02 1/07: R$ 50,00 Total da remuneração: R$ 506,00

2. Vagas: 20 (vinte);

3. Pré-requisito: Normal Superior, Magistério; Curso de Pedagogia com habilitação para magistério de 1ª a 4ª série ou - Curso de Pedagogia com estudo de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental, Metodologia do Ensino Fundamental e Estágio Supervisionado na Educação Básica, constituído de:

a) carga horária mínima de 300 horas para os cursos iniciados na vigência da Lei n°. 9394/96, aproveitando carga horária de prática cursada nas diversas especialidades para complemento das 300 horas ou

b) sem restrição de carga horária para os cursos iniciados antes da Lei n°. 9394/96.

4. Jornada de trabalho: 24 horas semanais.

II. Professor P-II de Matemática

1. Remuneração: vencimento: R$ 468,30 - Gratificação "pó de giz": R$ 93,66 Abono Lei n° 1.021/07: R$ 50,00 - Total da remuneração: R$ 611,96

2. Vagas: 03 (três);

3. Pré-requisito: Possuir Curso Superior (licenciatura plena) específica;

4. Jornada de trabalho: 24 horas-aula semanais.

III. Professor P-II de Língua Portuguesa

1. Remuneração: vencimento: R$ 468,30 - Gratificação "pó de giz": R$ 93,66 Abono Lei n° 1.021/07: R$ 50,00 - Total da remuneração: R$ 611,96

2. Vagas: 04 (quatro);

3. Pré-requisito: Possuir Curso Superior (licenciatura plena) específica;

4. Jornada de trabalho: 24 horas-aula semanais.

IV. Professor P-II de Inglês

1. Remuneração: vencimento: R$ 468,30 - Gratificação "pó de giz": R$ 93,66 Abono Lei n° 1.021/07: R$ 50,00 - Total da remuneração: R$ 611,96

2. Vagas: 02 (duas);

3. Pré-requisito: Possuir Curso Superior (licenciatura plena) específica;

4. Jornada de trabalho: 24 horas-aula semanais.

V. Professor P-II de Ciências

1. Remuneração: vencimento: R$ 468,30 - Gratificação "pó de giz": R$ 93,66 Abono Lei n° 1.021/07: R$ 50,00 - Total da remuneração: R$ 611,96

2. Vagas: 03 (três);

3. Pré-requisito:Possuir Curso Superior (licenciatura plena) específica;

4. Jornada de trabalho: 24 horas-aula semanais.

VI. Professor P-II de História

1. Remuneração: vencimento: R$ 468,30 - Gratificação "pó de giz": R$ 93,66 Abono Lei n° 1.021/07: R$ 50,00 - Total da remuneração: R$ 611,96

2. Vagas: 01 (uma);

3. Pré-requisito:Possuir Curso Superior (licenciatura plena) específica;

4. Jornada de trabalho: 24 horas-aula semanais.

VII. Professor P-II de Educação Física

1. Remuneração: vencimento: R$ 468,30 - Gratificação "pó de giz": R$ 93,66 Abono Lei n° 1.021/07: R$ 50,00 - Total da remuneração: R$ 611,96

2. Vagas: 02 (duas);

3. Pré-requisito:Possuir Curso Superior (licenciatura plena) específica;

4. Jornada de trabalho: 24 horas-aula semanais.

VIII. Professor P-II de Geografia

1. Remuneração: vencimento: R$ 468,30 - Gratificação "pó de giz": R$ 93,66 - Abono Lei n° 1.021/07: R$ 50,00 - Total da remuneração: R$ 611,96

2. Vagas: 01 (uma);

3. Pré-requisito:Possuir Curso Superior (licenciatura plena) específica;

4. Jornada de trabalho: 24 horas-aula semanais.

2.DO REGIME JURÍDICO: Estatutário

3.DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

3.1. Às pessoas portadoras de deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, e para fins do artigo 1° da Lei Complementar n° 683 de 18.09.92 e do artigo 37 do Decreto Federal 3298/99, é assegurado o direito de inscrição para os cargos em concurso, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. O candidato portador de deficiência concorrerá a todas as vagas existentes, sendo reservado o percentual de 5% (cinco por cento) em face da classificação obtida.

3.2. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4° do Decreto Federal 3298/99 com as alterações introduzidas pelo artigo 70 do Decreto n° 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

3.3. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a deficientes, estas serão preenchidas pelos demais concursados com estrita observância da ordem classificatória.

3.4. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso, desde que as deficiências de que são portadoras sejam compatíveis com as atribuições do cargo e declarado no ato da inscrição.

3.5. As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal 3298/99, particularmente em seu artigo de n° 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas, e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no referido artigo, parágrafos 1° e 2°, deverão ser requeridos por escrito, durante o período das inscrições, via SEDEX, ao CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS.

3.6. O candidato inscrito como portador de deficiência deverá comunicá-la especificando-a na ficha de inscrição e, no período das inscrições, e encaminhar via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), ao CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS à Av. Luiz Paulo Franco 500, 13 ° andar - B. Belvedere - CEP 30320.570, em Belo Horizonte:

a) Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova;

b) Solicitação de prova especial em Braile ou Ampliada.

3.6.1. Aos deficientes visuais (cegos), serão oferecidas provas no sistema Braile e suas respostas deverão ser transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção podendo, ainda, utilizar-se de soroban.

3.6.2. Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho de letra correspondente a corpo 24.

3.6.3 Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

3.7. Os candidatos que não atenderem os dispositivos, dentro do prazo do período das inscrições, mencionados no:

item 3.6 "A" - serão considerados como não portadores de deficiência.

Item 3.6 "B" - não terão a prova preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitados de realizar a prova.

3.8. A publicação do resultado final do Concurso Público será feita em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda somente a pontuação destes últimos.

3.9. O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição não declarar essa condição, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

3.10. Será excluído da lista de deficientes o candidato cuja deficiência, assinalada na ficha de inscrição, não se constate.

3.11. A 1ª (primeira) admissão de candidato classificado portador de deficiência deverá ocorrer quando da 10ª (décima) vaga de cada cargo contemplado neste Edital. As demais admissões ocorrerão na 30ª (trigésima) vaga, 50ª (qüinquagésima) vaga e assim por diante, durante o prazo de validade deste Concurso Público. Para tanto será convocado candidato portador de deficiência melhor classificado no cargo.

4.DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

4.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado.

4.2 Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.3 Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

4.4 Ter, na data da posse, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos.

4.5 Possuir a qualificação exigida para o cargo pretendido na data da posse.

5.DAS INSCRIÇÕES

5.1.Locais:

5.1.1 a) Em Itatiaiuçu: - Rua Otávio Antunes Moreira nº 55 - Centro Itatiaiuçu - MG - CEP 35.685-000

5.2 Período: De 28 de maio de 2007 a 08 de junho de 2007 exceto aos sábados, domingos e feriados.

5.3 Horário: de 12:00 às 17:00 horas.

5.4 Documentação exigida: O candidato deverá pagar a taxa referente ao cargo pretendido e apresentar os seguintes documentos, pessoalmente ou por procurador:

a) Requerimento de Inscrição corretamente preenchido (em modelo fornecido no local da inscrição), no qual declare atender às condições exigidas para a inscrição e submeter-se às normas expressas neste Edital.

b)Fotocópia legível e identificável (frente e verso) da Carteira de Identidade ou documento equivalente, de valor legal. São considerados documentos de identidade para efeito deste concurso unicamente as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública; pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores, pelas Polícias Militares, pelos Corpos de Bombeiros Militares a seus servidores; Passaporte; Certificado de Reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; além das carteiras expedidas por Ordens ou Conselho de Classe que, por lei federal, valham como documento de identidade/identificação, como por exemplo, as do CRE, CRC, CRA, CREA, OAB, Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei n.º 9.503/97).

c) comprovante de depósito da taxa de inscrição, que deverá ser efetuada no Banco n° 104 (Caixa Econômica Federal) - Agência n° 0124 - Operação n° 013 - conta n° 126750-3. A taxa de inscrição paga em desacordo com o estabelecido neste edital não será devolvida, seja qual for o motivo alegado.

Valor das taxas de inscrição:

CARGOS PRETENDIDOS VALOR R$

1

Professor P-I

25,00

2

Professor P-II

27,00

5 .5.Outras Informações:

a) Efetuar apenas o pagamento da Taxa de Inscrição não significa que o candidato esteja inscrito.

b) O preenchimento do Requerimento de Inscrição é de responsabilidade única do candidato ou de seu procurador legal. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no Requerimento de Inscrição, bem como a apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época.

c) Em hipótese alguma será devolvido o valor da Taxa de Inscrição já paga.

d) Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.

e) O Comprovante Definitivo de Inscrição deverá ser retirado no mesmo local da inscrição, nos dias 05 e 06 de julho de 2007. Não nos responsabilizamos por dados incorretos ou incompletos constantes desta ficha, que são de inteira responsabilidade do candidato.

f) É de responsabilidade do candidato conferir o Comprovante Definitivo de Inscrição no ato de seu recebimento, verificando os seguintes dados: nome, número do documento de identidade, e o nome do cargo; devendo comunicar ao CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS eventuais erros de digitação e opção do cargo, pelos telefones: 0.XX.31.3264.0482 ou 0.XX.31.3264.0602

6. Das Provas

6.1. O processo seletivo constará de Prova Escrita de Múltipla Escolha e de redação para todos os cargos.

6.2. A Prova Escrita de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório, SERÁ REALIZADA NO DIA 08 julho de 2007 (domingo). Essa prova, terá duração máxima de duas horas e será valorizada de 0(zero) a 100(cem) pontos. A constituição da prova está especificada, em função dos cargos, no Anexo I, que integra este Edital.

6.3. A prova Escrita de Múltipla Escolha será composta de 25 (vinte e cinco) questões. Em qualquer dos casos, as questões valerão 4 (quatro) pontos cada uma. A redação valerá 20 (vinte pontos).

6.4. Os Diplomas ou Certificados expedidos por Instituição de Ensino Superior ou registro de habilitação expedido por órgão competente, ou Declaração de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena, legalmente reconhecido, acompanhado de Histórico Escolar, deverão ser entregues em fotocópias autenticadas, ou em originais e fotocópias.

6.5 Estes Documentos constantes no item anterior deverão ser entregues quando da efetiva investidura do candidato ao cargo pleiteado, a não ser os títulos para contagem de pontos, que deverão ser entregues de acordo com o especificado no item 9.3, deste edital.

6.6. Para os todos cargos, haverá a soma dos valores da prova escrita de múltipla escolha, 100 (cem) pontos, dos títulos, 10 (dez pontos) e do valor da redação 20 (vinte) pontos, perfazendo o valor máximo de 130 (cento e trinta) pontos.

6.6. Os cadernos de prova de todos os cargos do concurso público estarão disponíveis na sede da empresa - CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS para consultas dos interessados após a realização das mesmas pelo prazo de 7 dias corridos.

7.Da Realização das Provas Escritas

7.1. O local das Provas Escritas será indicado no Comprovante Definitivo de Inscrição. Seu horário será às 13:00 horas e as mesmas serão realizadas no Município de Itatiaiuçu, tendo sua duração máxima de 2 (duas) horas.

7.2. O ingresso do candidato na sala onde se realizarão as provas só será permitido, no horário estabelecido, mediante a apresentação do Comprovante Definitivo de Inscrição e do Documento de Identidade (original) usado na inscrição.

7.3. Não haverá segunda chamada para as provas escritas.

7.4. Em hipótese alguma serão realizadas provas fora do local determinado.

7.5. Será excluído deste Concurso Público o candidato que, durante a realização das provas, for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, ou por gestos, por escrito ou por meio de equipamentos eletrônicos, ou ainda, que venha tumultuar a realização das provas; ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia de um fiscal; usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores, membros da Comissão Especial de Concurso, fiscais de salas, auxiliares e autoridades presentes; não devolver integralmente o material recebido.

7.6. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com, no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência, portando lápis preto nº 2, borracha e caneta esferográfica azul ou preta.

7.7. Não será permitido o uso de calculadora eletrônica ou qualquer instrumento de cálculo.

7.8. Não será permitido qualquer tipo de consulta.

7.9. Não será permitida a entrada de candidatos após o início das provas.

7.10. Ao terminar a prova o candidato entregará, obrigatoriamente, ao Fiscal da Sala, o seu Gabarito Oficial, sua prova de redação devidamente assinada, juntamente com seu caderno de provas.

7.11. Da Prova de Redação

7.11.1 A prova de redação de caráter eliminatório e classificatório, terá o valor máximo de 20(vinte) pontos.

7.11.2 Em sua correção serão distribuídos 10(dez) pontos para o conteúdo, em que serão avaliadas as condições de produção de texto definidas pela proposta da redação (compreensão geral da situação de interação proposta, execução do gênero solicitado, seleção e tratamento dos argumentos/informações). E 10(dez) pontos para a gramática, em que será descontado 0,5(meio) ponto por erro cometido.

7.11.3 Serão também distribuídos 10 (dez) pontos para a parte gramatical, em que serão avaliados os seguintes quesitos: ortografia, acentuação, concordância, regência, divisão silábica, colocação pronominal, plural dos substantivos e adjetivos compostos. Serão descontados 0,5 (meio) ponto por erro cometido e 0,25 (vinte e cinco décimos) por erros considerados menores, tais como: crase, emprego de demonstrativos, vírgula com termos deslocados, impropriedade vocabular e pontuação em geral.

7.11.4 A redação fora do tema proposto terá nota zero.

7.11.5 Será eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, nota 05(cinco) na redação.

7.11.6 A prova de redação deverá conter o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 (trinta) linhas, em letra legível, a respeito do tema a ser fornecido no ato da prova.

7.11.7 Só serão corrigidas as redações devidamente assinadas, escritas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta e dos candidatos que obtiveram a pontuação exigida na prova objetiva, item 8.1. deste Edital.

8.Do Processo de Classificação e Desempate

8.1. Será selecionado o candidato que obtiver a pontuação mínima exigida para a Prova Escrita de Múltipla Escolha, que é de 60 % (sessenta por cento) da pontuação total da prova. Caso o candidato não obtenha esse valor, não serão computados, para fins de classificação final a soma das provas de redação e títulos.

8.2. A classificação final será feita pela maior pontuação obtida na prova de múltipla escolha, com a soma das provas de redação e títulos.

8.3. Em caso de igualdade na nota final, para fins de classificação, a situação em que nenhum dos candidatos empatados possua, idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia da inscrição, o desempate se fará da seguinte forma:

a) maior pontuação na Prova de Português;

b) maior idade dentre os de idade inferior a 60 (sessenta) anos.

8.4. Em caso de igualdade da nota final, para fins de classificação na situação em que pelo menos um dos candidatos empatados possua idade igual ou superior 60(sessenta) anos, completos até o último dia de inscrição, o desempate se fará da seguinte forma:

a) maior idade dentre os de idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;

b) maior pontuação na prova de títulos se existente;

9.Dos Resultados

9.1. O gabarito oficial da Prova de Múltipla Escolha será afixado no quadro oficial de avisos da Prefeitura Municipal no dia seguinte à realização da mesma, e será divulgado no site www.libertas-mg.com.br, após às 12:00h.

9.2. As listagens com o resultado das Provas Escritas de Múltipla Escolha, dos pontos dos títulos e da prova de redação (quando for o caso), bem como o resultado final, serão afixadas na Sede da Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu, no quadro oficial de avisos, e divulgados no site supracitado.

9.3 Dos Títulos

9.3.1. Para todos os cargos de Professor, serão contados títulos, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu artigo 67, inciso I, para fins de caráter classificatório, perfazendo o valor máximo de 10 (dez) pontos, de acordo com o especificado a seguir;

9.3.2. Os títulos (cópias autenticadas) deverão ser entregues no prazo de 02 (dois) dias úteis após a divulgação da classificação das provas de múltipla escolha.

9.3.3. Os documentos de que tratam o item 9.3, deverão ser entregues no Departamento Adjunto de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu, SOB PROTOCOLO, endereçados à Comissão do Concurso em envelopes com os seguintes dizeres: "Títulos" e o nome do candidato e emprego público pretendido. Os documentos ficarão de posse do Departamento Adjunto de Educação e Cultura.

9.3.4. A entrega dos documentos referentes aos títulos não faz necessariamente que a pontuação postulada seja concedida, sendo que os documentos serão analisados de acordo com as normas estabelecidas neste edital.

9.3.5. A não apresentação dos títulos importará na atribuição de nota zero ao candidato na fase de avaliação de títulos, o que não possui caráter eliminatório, mas somente classificatório.

9.3.6. A classificação final dos candidatos será feita pelo somatório dos pontos obtidos na prova de Múltipla Escolha, da redação e dos Títulos em ordem decrescente (desde que o candidato obtenha 60% do valor das provas de Múltipla Escolha ).

Valores de pontos dos Títulos:

CARGO

ESPECIFICAÇÕES

COMPROVAÇÕES

CRITÉRIOS

MÁX PTS

Professor
P-I

Capacitação relacionada com Magistério com Carga Horária mínima de 120 horas

Certificado de participação em Curso com indicação de Carga Horária, expedida pela Instituição Mantenedora

0,5 ponto por
curso
Máximo de 2,0 pontos

10 pontos

Diploma de Curso Superior na área de Magistério

Certificação de conclusão ou declaração com indicação de C.H

1,0 ponto por curso
Máximo de 1,0 ponto

Curso de Pós Graduação Latu Sensu Mínimo de 360horas Certificação de conclusão ou
declaração com indicação de C.H.

Certificação de conclusão ou declaração com indicação de C.H

1,0 ponto por curso
Máximo de 2,0 pontos

Mestrado na área de Magistério

Certificação de conclusão ou declaração com indicação de C.H

2,0 pontos por curso
Máximo de 2,0 pontos

Doutorado na área de Magistério

Certificação de conclusão ou declaração com indicação de C.H

3,0 pontos por curso
Máximo de 3,0 pontos

 

CARGO

ESPECIFICAÇÕES

COMPROVAÇÕES

CRITÉRIOS

MÁX PTS

Professor P-II

Capacitação relacionada com Magistério com Carga Horária mínima de 120 horas

Certificado de participação em Curso com indicação de Carga Horária, expedida pela Instituição Mantenedora

0,5 ponto por curso
Máximo de 1,0 ponto

10 pontos

Curso de Pós Graduação Latu Sensu Mínimo de 360horas Certificação de conclusão ou declaração com indicação de C.H.

Certificação de conclusão ou declaração com indicação de C.H

2,0 pontos por curso
Máximo de 4,0 pontos

Mestrado na área de Magistério

Certificação de conclusão ou declaração com indicação de C.H

2,0 pontos por curso
Máximo de 2,0 pontos

Doutorado na área de Magistério

Certificação de conclusão ou declaração com indicação de C.H

3,0 pontos por curso
Máximo de 3,0 pontos

Obs.: Não serão aceitos certificados de cursos tais como: Word, Windows, Excel, digitação, etc. Somente serão computados títulos que se relacionem com atividades de magistério e não forem aqueles constantes dos requisitos obrigatórios para ingresso na carreira.

10.Dos Recursos

10.1. Caberá recurso ao Prefeito Municipal de Itatiaiuçu, dentro de 2 (dois) dias úteis, a contar do dia da divulgação oficial do gabarito no quadro Oficial de Avisos da Prefeitura Municipal , dos seguintes atos:

a)gabarito e questões da prova objetiva de múltipla escolha;

b) correção da prova de redação;

c) julgamento da prova de títulos;

d) erros ou omissões na classificação final.

10.2 Em qualquer dos casos, o recurso, devidamente fundamentado, deverá conter dados que informem a identidade do reclamante, o seu número de inscrição, bem como seu endereço completo, incluindo o respectivo CEP.

11.3 Admitir-se-á somente um único recurso para cada candidato, relativamente a cada um dos itens descritos acima (etapas), desde que devidamente fundamentado. Não serão aceitos recursos coletivos.

11.4. Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem redigidos em termos próprios ou não fundamentados, ou, ainda, aqueles a que se der entrada fora do prazo improrrogável de 2 (dois) dias úteis, a contar da publicação oficial do gabarito ou do resultado final.

11.5. As autoridades competentes para reconhecer e julgar os recursos são o Prefeito Municipal de Itatiaiuçu e a Comissão de Coordenação e Supervisão deste Concurso Público, designada pelo Prefeito, que terão o prazo de 4 (quatro) dias úteis para o julgamento dos mesmos.

11.6. O resultado dos recursos será afixado no quadro oficial de avisos da Prefeitura Municipal.

11.7. Os recursos deverão ser protocolados na sede da Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu, no horário de 13:00 às 17:00 horas.

12.Das Disposições Gerais

12.1 Este edital poderá ser impugnado administrativamente até 5(cinco) dias úteis anteriores à data de aplicação das provas.

12.2. O prazo de validade deste Concurso Público é de até 2 (dois) anos, a contar da data da sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

12.3. A aprovação neste Concurso Público não cria direito à nomeação, mas esta, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos.

12.4. O candidato aprovado deverá manter, junto a Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu, durante o prazo de validade deste Concurso Público, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações. Não caberá qualquer reclamação, caso não seja possível a Prefeitura convocá-lo por falta dessa atualização. A convocação será efetivada via A.R. ou pessoalmente.

12.5. Independentemente de sua aprovação/classificação neste Concurso Público, não será admitido candidato ex-servidor da Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu, que tenha sido demitido por justa causa.

12.6. O CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS será responsável pela elaboração, aplicação e avaliação das provas, bem como pelo fornecimento de todas as informações referentes a este

Concurso Público, pelos telefones 0.XX.31.3264.0482 ou 0.XX.31.3264.0602 , com o Dr. Gustavo Souto, Dr. Miguel Dianese ou Sra. Débora Dianese.

12.7. A Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu e a empresa não se responsabilizarão por quaisquer cursos, textos ou apostilas referentes a este Concurso Público, embora reconheçam sua importância.

12.8. O candidato aprovado, antes de ser nomeado, deverá submeter-se a exame médico admissional de caráter eliminatório;

12.9. O candidato aprovado, antes de ser nomeado, deverá apresentar, obrigatoriamente, para efeito de posse no cargo, os seguintes documentos:

a) CPF;

b) Título de Eleitor, com o comprovante de votação na última eleição;

c) Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

d) Carteira de Identidade;

e) Cartão de Cadastramento no PIS/PASEP(se tiver);

f) Laudo Médico favorável, fornecido por médico do trabalho credenciado pelo Instituto;

g) Fotocópia autenticada do respectivo registro profissional C.N.H expedido pelo órgão competente;

h) Comprovante de experiência, para os cargos que assim o exigirem, mediante registro na Carteira Profissional, ou documento hábil a critério da Comissão Coordenadora deste Concurso Público;

i) Duas fotos 3 x 4 recentes;

j) Certidão de Nascimento ou Casamento;

k) Certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos;

l) Comprovante de vacinação dos filhos menores de 14 anos; m) Comprovante de escolaridade exigido no pré-requisito.

12.10. A nomeação dos candidatos aprovados é feita de acordo com a conveniência administrativa, disponibilidade orçamentária e obedecerá à classificação final no concurso.

12.11. A posse no cargo é condicionada à apresentação de documentação comprobatória dos requisitos para a investidura e ao atendimento das demais condições constitucionais, legais, regulamentares e deste edital.

12.12. A falta de comprovação de requisito para a investidura até a data da posse acarreta anulação da inscrição, eliminação do concurso e anulação de todos os atos praticados pela Prefeitura com respeito ao candidato, ainda que já tenha sido homologado o resultado final do Concurso Público, sem prejuízo da sanção legal cabível.

12.13. É nulo ato de lotação inicial de candidato nomeado, praticado em desacordo com a indicação constante no Resultado Final do Concurso.

12.14. Os candidatos arcarão com todas as despesas resultantes de seus deslocamentos, obrigatórios ou voluntários, referentes ao concurso.

12.15. O candidato convocado terá 05 (cinco) dias corridos para assumir o cargo, a contar da data de sua convocação.

12.16. O candidato que não atender à convocação para posse, somente será convocado, para qualquer vaga subseqüente, após serem chamados todos os outros candidatos, na ordem de classificação e se o prazo do concurso ainda estiver em vigor.

12.17. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de Edital ou comunicado de convocação referente ao Concurso, no Diário Oficial (Minas Gerais), jornal de circulação local ou afixado na Sede da Prefeitura Municipal nos termos do art. 118 da Lei Orgânica do Município.

12.18 Fica permitida a publicação e divulgação de todos os atos relativos a este Concurso Público, inclusive a lista de aprovados e suas respectivas notas, nos meios eletrônicos e internet.

12.19 Os gabaritos oficiais e as provas deste Concurso Público, ficarão de posse da empresa CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS, pelo prazo de 1 (um) ano, quando serão incineradas.

12.20. As divulgações ocorridas no site www.libertas-mg.com.br não terão caráter oficial , sendo meramente informativas.

12.21. A inscrição no Concurso Público implica ciência e aceitação das normas contidas no presente edital.

Itatiaiuçu, 14 de Maio de 2007.

Wagner Mendonça Chaves
Prefeito Municipal de Itatiaiuçu

Magnus da Silva Guimarães
Diretor do Departamento Administrativo e Financeiro

ANEXO I

Código

Cargo

Nível

Vagas

Programa Solicitado

N°. De Questões

001

Professor P - I

Normal Superior, Magistério ou Pedagogia, nos termos da Clausula primeira Inciso 1.

20

Língua Portuguesa

08

Matemática

08

Conhec. de Ensino / Atualidades Redação

09

002

Professor de Matemática (P-II)

Superior Específico- licenc. Plena

03

Língua Portuguesa

05

Conhec. Específicos

12

Conhec. de Ensino e Atualidades

08

Redação

-

003

Professor de Educação Física (P-II)

Superior Específico- licenc. Plena

02

Língua Portuguesa

05

Conhec. Específicos

12

Conhec. de Ensino e Atualidades

08

Redação

-

004

Professor de Português (P-II)

Superior Específico- licenc. Plena

04

Conhec. Específicos

17

Conhec. de Ensino e Atualidades

08

Redação

-

005

Professor de Ciências (P-II)

Superior Específico- licenc. Plena

03

Língua Portuguesa

05

Conhec. Específicos

12

Conhec. de Ensino e Atualidades

08

Redação

-

006

Professor de História (P-II)

Superior Específico- licenc. Plena

01

Língua Portuguesa

05

Conhec. Específicos

12

Conhec. de Ensino e Atualidades

08

Redação

-

007

Professor de Geografia (P-II)

Superior Específico- licenc. Plena

01

Língua Portuguesa

05

Conhec. Específicos

12

Conhec. de Ensino e Atualidades

08

Redação

-

008

Professor de Inglês (P-II)

Superior Específico- licenc. Plena

02

Língua Portuguesa

05

Conhec. Específicos

12

Conhec. de Ensino e Atualidades

08

Redação

-

ANEXO II

PROGRAMAS

> PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I LÍNGUA PORTUGUESA

I. Estudo de texto.

II. Conhecimento da Língua:

1. Ortografia.

2. Pontuação.

3. Acentuação. Crase.

4. Formação e significação das palavras.

5. Emprego do nome.

6. Emprego do pronome.

7. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e do adjetivo

8. Classe de palavras: substantivo, numeral, artigo, pronome, adjetivo, advérbio, verbo, preposição, conjunção

9. Emprego dos tempos e modos do verbo.

10. Regência verbal e nominal: aspectos gerais e casos particulares.

11. Divisão silábica

12. Concordância verbal e nominal: aspectos gerais e casos particulares.

13. Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos.

14. Variação lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

1.CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1984.

2.FARACO, Carlos Emílio e MOURA, Francisco Marto de. Gramática. São Paulo: Ática, 1992. 3. Outras gramáticas e livros didáticos de Língua Portuguesa.

MATEMÁTICA

I. Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números naturais, percentagem.

II. Teoria dos números: múltiplos, divisores, divisibilidade, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum; problemas.

III. Números racionais: representação, simplificação, redução ao mesmo denominador, comparação; problemas.

IV. Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais na forma de fração e na forma decimal; problemas.

V. Sistema de medidas:

1. Unidades de: comprimento, volume, capacidade, massa e área; problemas.

2. Unidades usuais de tempo e ângulo: múltiplos e submúltiplos.

3. Valores monetários.

4. Problemas.

VI. Razões e proporções:

1. Razão de dois números, razão de suas grandezas, razões especiais (velocidade média, escala, densidade demográfica).

2. Proporções: termos, propriedade fundamental, cálculo de termos desconhecidos, terceira proporcional, quarta proporcional, resolução de sistemas usando propriedades.

3. Problemas.

VII. Proporcionalidade, regra de três e porcentagem; problemas.

VIII. Médias: aritmética simples, aritmética ponderada, geométrica; problemas.

IX. Matemática Financeira: termos usuais, juros simples, juros compostos; problemas.

X. Monômios, polinômios e frações algébricas: fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, operações, uso de fórmulas.

XI. Equações e inequações:

1. Resolução de equações e inequações de 1° e 2° graus com uma variável, equações redutíveis ao 1° e 2° graus.

2. Estudo do trinômio do segundo grau, representação gráfica, relação entre coeficientes e raízes, máximos e mínimos.

3. Problemas

XII. Sistemas: resolução de sistemas de equações e inequações de 1° e 2° graus; discussão; problemas.

XIII. Geometria Plana:

1. Teoria das paralelas.

2. Triângulos: relação entre lados e ângulos, congruência e semelhança.

3. Polígonos.

4. Relações métricas e trigonométricas em triângulos e retângulos.

5. Circunferência e disco: cordas, arcos e ângulos, relações métricas.

6. Áreas de triângulos, quadriláteros, polígonos retangulares, discos e suas partes.

7. Problemas.

XIV. Geometria sólida:

1. Áreas e volumes dos prismas e pirâmides.

2. Áreas e volumes dos cilindros e cones.

3. Esfera e bola: áreas e volumes.

4. Problemas.

XV. Funções:

1. Conceito da função.

2. Funções reais de variável real; estudo de gráficos de funções de 1° e 2° graus.

3. Funções definidas por duas ou mais leis.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Coleção: Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo: Atual.

BONJORNO, José Roberto;GIOVANNI, José Ruy. Matemática. Editora FTD S/A

IEZZI, Gelson, HAZZAN, Samuel. Fundamentos da Matemática Elementar - 2° Grau. Editora Atual

Outros livros didáticos com o programa proposto.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Fundamentos legais da Educação

1.1. Constituição Federal de 1988

1.2. Educação básica na Lei n° 9.394/96 (LDBEN) e atualizações

1.3. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação

1.4. Legislação suporte da educação - Decreto n° 43506 de 07 de agosto de 2003 - Estatuto da Criança e do Adolescente

III- Didática ;

IV- Fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação.

1.5. Concepções filosóficas da educação

1.6. Relação entre educação, sociedade e cultura

1.7. A escola como instituição social

1.8. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem

V - Fundamentos didáticos-metodológicos

1.9. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar

1.10. Avaliação do Processo educativo.

1.11. Tendências pedagógicas na prática escolar;

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: UE, NAFTA, MERCOSUL, etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. Questões sociais, culturais, políticas, climáticas do mundo em geral. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

______ . História da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. nº 9.394/96, de 24 de dezembro de 1996 e alterações

______ . Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANDAU, Vera M. (Org.) Sociedade, educação e cultura(s). Petrópolis: Vozes, 2002.

COUTINHO, Maria Tereza da Cunha. (Org.) Psicologia da Educação: um estudo dos processos psicológicos do desenvolvimento e aprendizagem humanos voltados para a educação. Belo Horizonte: Lê, 1992.

DAYRELL, Juarez. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1966.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

KRUPPA, Sônia Maria Portella. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

LDB: Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Cortez: Ande, 1990.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PIMENTA, Selma Garrido. De professor, pesquisa e didática. Campinas: Pairus, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 21 ed. São Paulo: Cortez, 1989.

VEIGA, Ilma A. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola. Campinas: Papirus, 1995.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. Jornais, revistas , internet, etc.

> PROFESSOR II - PORTUGUÊS

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.° 9394/96 e alterações;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI- O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: UE, NAFTA, MERCOSUL, etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. Questões sociais, culturais, políticas, climáticas do mundo em geral. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.° 9394/96 e alterações;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2° grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Estudo de texto.

2. Literatura - Estilos de época portugueses: trovadorismo, humanismo, classicismo, barroco, arcadismo, romantismo, realismo/naturalismo, simbolismo, modernismo. Estilos de época brasileiros: literatura de informação, barroco, arcadismo, romantismo, realismo/naturalismo/parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo.

3. Fatos Lingüísticos

3.1. - A modalidade oral da língua: características, sobretudo quanto à seleção lexical e morfossintática, nos registros específicos (formal, coloquial tenso, coloquial distenso e familiar).funções da linguagem; figuras de estilo

3.2 - A modalidade escrita da língua: características, sobretudo quanto à seleção lexical e morfossintática, nos registros específicos (literário, formal, semiformal, familiar). Convenção ortográfica em vigor. Regras de pontuação.

3.3 - Aspectos do léxico: polissemia, sinonímia, homonímia, hiperonímia, hiponímia.

3.4 - Aspectos da sintaxe: Processos de estruturação dos períodos na modalidade escrita formal (subordinação e coordenação), incluindo a abordagem de valor semântico dos conectivos coordenativos e dos subordinativos adverbiais, estrutura das orações relativas, coerência interna na estruturação dos períodos. Tipos de oração: imperativas, interrogativas, exclamativas, declarativas, optativas.

3.5 - Aspectos da morfossintaxe: Classes de palavras, incluindo a distinção entre palavras "variáveis" e "invariáveis". Morfemas lexicais e gramaticais. Flexão de gênero e número: substantivos, adjetivos. Flexão de número, pessoa, modo e tempo nos verbos. A expressão do grau: substantivos, adjetivos, advérbios. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Processos de formação de palavras: composição, derivação, recomposição, hibridismo, onomatopéia, abreviação vocabular, siglas.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Literatura, história e política; literatura de língua portuguesa no século XX. S. Paulo: Ática, 1989.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 3.ed. S. Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CHAUÍ, Marilena. Seminários. 2.ed. S. Paulo: Brasiliense, 1984.

GOMES, João Carlos Teixeira, Gregório de Matos; um estudo de plágio e criação intertextual. Petrópolis: Vozes, 1995.

JOBIM, J. L. Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

MATTA, Roberto da. O que faz o brasil, Brasil / 8.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira & identidade nacional. 5.ed. S. Paulo: Brasiliense, 1994.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro; a formação e o sentido do Brasil. S. Paulo: Companhia das Letras, 1995.

ROCHA, Everardo; GUIMARÃES, P. O que é etnocentrismo. S. Paulo: Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros Passos)

RONCARI, Luiz. Literatura brasileira dos primeiros cronistas aos últimos românticos. 2.ed. S. Paulo: EDUSP/FDT, 1995.

SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa; ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Nas malhas da letra; ensaios. S. Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Por uma literatura nos trópicos; ensaios sobre dependência cultural. S. Paulo: Perspectiva, 1978; Brasiliense (Coleção Primeiros Passos); Ática (Série Princípios).

CÂMARA JÚNIOR, Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. 10.ed. Petropólis: Vozes, 1990.

FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto; língua portuguesa para nossos estudantes. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto; leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990.

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. 16.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1995.

PRETTI, Dino. Sociolingüística; os níveis da fala. 6.ed. S. Paulo: Nacional, 1987.

SILVEIRA, Dileta et al. Português instrumental. Porto Alegre: Sagra, 1992.

CUNHA, Celso. Gramática da língua portuguesa. 4.ed. Rio de Janeiro: MEC/FENAME, 1977.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

> PROFESSOR II - INGLÊS LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 e alterações;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: UE, NAFTA, MERCOSUL, etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. Questões sociais, culturais, políticas, climáticas do mundo em geral. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.° 9394/96 e alterações ;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2° grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - INGLÊS

1 - Compreensão de textos contemporâneos escritos, de nível intermediário,

2 - Estruturas gramaticais:

2.1 - Frase nominal: substantivo (gênero e número), adjetivo (grau comparativo e superlativo), artigo definido e indefinido e outros modificadores

2.2 - Pronome

2.3 - Frase verbal: verbo (modo, tempo, aspecto), o auxiliar, modal; advérbio e locução verbal, voz ativa e passiva

2.4 - Conjunção: coordenação, subordinação

2.5 - Discurso indireto

2.6 - Frase declarativa e frase interrogativa

2.7 - Preposição e locução prepositiva

2.8 - Formação de palavras: composição e derivação

2.9 - Numerais cardinais e ordinais

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ABBS, Brian; FREEBAIRN, Ingrid. Blueprint one. Essex, U.K.: Longman, 1990.

ALLSOP, Jake. English grammar; Cassell' s students'. London: Cassell Publishers, 1990.

PINTO, Dilce et al. Grasping the meaning; compreensão inteligente de textos. Rio de Janeiro:

Ao Livro Técnico, 1988.

LEECH, Geoffrey; STARTVIK, Jan. A communicative grammar of english. Essex, U.K.: Longman, 1975.

EASTWOOD, John. Oxford practice grammar. Oxford: Oxford University Press, 1992.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use.Cambridge : Cambridge University Press, 1994.

THOMPSON, A. J.; MARTINET, A. V. A practical english grammar. Oxford: Oxford University Press, 1986.

WILLIS, Dave. Collins cobuild student's grammar. London: Harper Collins, 1991.

> PROFESSOR II - MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.° 9394/96 e alterações;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: UE, NAFTA, MERCOSUL, etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. Questões sociais, culturais, políticas, climáticas do mundo em geral. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.° 9394/96 e alterações ;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2° grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

I. Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números naturais.

II. Teoria dos números: múltiplos, divisores, divisibilidade, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum; problemas.

III. Números racionais: representação, simplificação, redução ao mesmo denominador, comparação; problemas.

IV. Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais na forma de fração e na forma decimal; problemas.

V. Sistema de medidas:

1. Unidades de: comprimento, volume, capacidade, massa e área; problemas.

2. Unidades usuais de tempo e ângulo: múltiplos e submúltiplos.

3. Valores monetários.

4. Problemas.

VI. Razões e proporções:

1. Razão de dois números, razão de suas grandezas, razões especiais (velocidade média, escala, densidade demográfica).

2. Proporções: termos, propriedade fundamental, cálculo de termos desconhecidos, terceira proporcional, quarta proporcional, resolução de sistemas usando propriedades.

3. Problemas.

VII. Proporcionalidade, regra de três e porcentagem; problemas.

VIII. Médias: aritmética simples, aritmética ponderada, geométrica; problemas.

IX. Matemática Financeira: termos usuais, juros simples, juros compostos; problemas.

X. Monômios, polinômios e frações algébricas: fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, operações, uso de fórmulas.

XI. Equações e inequações:

1. Resolução de equações e inequações de 1° e 2° graus com uma variável, equações redutíveis ao 1° e 2° graus.

2. Estudo do trinômio do segundo grau, representação gráfica, relação entre coeficientes e raízes, máximos e mínimos.

3. Problemas

XII. Sistemas: resolução de sistemas de equações e inequações de 1° e 2° graus; discussão; problemas.

XIII. Geometria Plana:

1. Teoria das paralelas.

2. Triângulos: relação entre lados e ângulos, congruência e semelhança.

3. Polígonos.

4. Relações métricas e trigonométricas em triângulos e retângulos.

5. Circunferência e disco: cordas, arcos e ângulos, relações métricas.

6. Áreas de triângulos, quadriláteros, polígonos retangulares, discos e suas partes.

7. Problemas.

XIV. Geometria sólida:

1. Áreas e volumes dos prismas e pirâmides.

2. Áreas e volumes dos cilindros e cones.

3. Esfera e bola: áreas e volumes.

4. Problemas.

XV. Funções:

1. Conceito da função.

2. Funções reais de variável real; estudo de gráficos de funções de 1° e 2° graus.

3. Funções definidas por duas ou mais leis.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Livros Didáticos de Matemática do Ensino Fundamental:

A conquista da Matemática; teoria e aplicação. José Ruy Giovanni, Benedito Castrucci, José Ruy Giovanni Jr. São Paulo;FTD. ( 5ª a 8ª série)1998.

Matemática e realidade. Gelson Iezzi, Antônio Machado. São Paulo. Atual. Coleção: Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo: Atual.

> PROFESSOR II - CIÊNCIAS

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.° 9394/96 e alterações;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: UE, NAFTA, MERCOSUL, etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. Questões sociais, culturais, políticas, climáticas do mundo em geral. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.° 9394/96 e alterações;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2° grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. O homem na natureza: estudo do corpo humano; o corpo em funcionamento. Células, tecidos, as funções de nutrição, o papel dos alimentos, metabolismo, o valor calórico dos alimentos, digestão , respiração, circulação, excreção, o sangue e a defesa do corpo, a locomoção, a coordenação e os sentidos, as glândulas endócrinas, a reprodução humana , a hereditariedade.

2. Biologia - Conhecimento científico; características dos seres vivos; célula; reprodução; embriologia; histologia; classificação dos seres vivos; vírus; bactérias; protistas; algas; fungos; reino vegetal; reino animal; anatomia e fisiologia humanas; genética e evolução; ecologia.

3. Noções de Química:

3.1 A matéria: estados físicos , propriedades

3.2 O átomo: a estrutura atômica, os elementos químicos, a tabela periódica dos elementos

3.3 As ligações químicas: ligações eletrovalentes ou iônicas, ligações covalentes ou moleculares; valência, massa molecular, as fórmulas das substâncias

3.4 Substâncias puras, misturas e combinações

3.5 As reações químicas : equações químicas, tipos de reações, leis das reações químicas

3.6 As funções químicas

4. Noções de física:

4.1. Mecânica:

4.1.1 O estudo das forças, diferença entre massa e peso, a gravidade, queda do corpo no vácuo, o equilíbrio das forças, lei da gravitação universal

4.1.2 O estudo dos movimentos: o atrito, inércia, força centrípeta e força centrífuga, o trabalho, a potência, energia cinética e potencial

4.2. Acústica: som, propagação, velocidade, qualidade, fontes sonoras, reflexão

4.3. Termologia : calor: fontes, propagação, unidades, dilatação. Equilíbrio térmico, calorimetria, termometria.

4.4.Óptica: Luz, espelhos, lentes, prisma: corpos luminosos e iluminados, translúcidos, transparentes e opacos. Luz: velocidade, propagação, reflexão, refração, decomposição, importância, definição. Lentes: aplicações, definições.

4.5. Eletricidade : origem, formação, condutores, corrente elétrica, corrente contínua e alternada, medicas de corrente, o eletroscópio, Lei de Ohm, os geradores de eletricidade .

4.6. Magnetismo: definição, ímãs naturais e artificiais, linhas de força, atração e repulsão dos pólos, fragmentação

5. Astronomia: evolução como ciência, instrumentos utilizados, medidas: tempo- espaço - velocidade, recursos para medir grandes distâncias.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.

BRASIL. MEC -SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais -Ciências (PCN). Brasília, 1997.

Brasília: MEC/SEF, 2000. Introdução: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências.

CARVALHO, A.M.P.; GIL PÉRES,D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo : Cortez, 1993.

CARVALHO, A.M.P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo : Scipione, 1998.

CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo : Moderna, 1994.

CRUZ, D. O meio ambiente. São Paulo : Ática, 2000. (Coleção ciência e educação ambiental).

GONÇALVES FILHO, Antônio & TOSCANO, Carlos. Física e Realidade. São Paulo: Scipione.

GOWDAK, Denétrio. Ciências: Livro 4. São Paulo: F.T.D., 1980

GOWDAK, Denétrio. Ciências: Livro 2. São Paulo: F.T.D., 1980

GUTIÉRREZ, F. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo : Cortez; Instituto Paulo Freire, 2000.

LAGO, Samuel Ramos , ENS Waldemar. Uma Nova Visão de Ciências. 1º Volume São Paulo: IBEP

MÁXIMO, Antônio e ALVARENGA, Beatriz. Física. São Paulo: Scipione.

MODESTO, Zulmira M.M. e BARALDI, Nilza J. CEB-Botânica. São Paulo: Editora: Pedagógica e Universitária LTDA.

PENTEADO, H. D. Meio Ambiente e formação de professores. São Paulo : Cortez, 2001.(Coleção questões da nossa época: v.38)

POZO, J. I. (Org). A solução de problemas nas ciências da natureza. Porto Alegre : Artmed. 1998.

PURVES, W.; SADAVA, D.; ORIANS, G.; HELLER, H. Vida: A Ciência da Biologia. Porto Alegre: Artmed editora, 2002.

RAVEN, P.; EVERT, R.; EICHHORN, S. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Editora: Guanabara Koogan, 1992.

REIGOTA, M. Meio Ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.

O que é educação ambiental. São Paulo : Brasiliense, 1994. (Coleção primeiros passos 292).

SASSON, Sezar , SILVA, César da Júnior. Biologia 1 . São Paulo: Atual Editora Ltda. 1981

SILVA JR., César e SASSON, Sezar. Biologia. São Paulo: Editora: Saraiva, 2003.

TITO & CANTO. Química: na abordagem do cotidiano. São Paulo: Moderna, 2000.

UZUMIAN, Armênio e BIRNER, Ernesto. Biologia. São Paulo: Harbra, 2004.

> PROFESSOR II - GEOGRAFIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.° 9394/96 e alterações;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: UE, NAFTA, MERCOSUL, etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. Questões sociais, culturais, políticas, climáticas do mundo em geral. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.° 9394/96 e alterações;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2° grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1 - Geografia - uma Ciência Voltada para o Estudo das Organizações Espaciais:

1.1 - Abordagem teórico-conceitual.

1.2 - A importância do estudo geográfico no cotidiano e suas aplicações. As interações da Geografia com as demais áreas do conhecimento humano. O espaço geográfico como produto da combinação de processos naturais e sociais.

1.3 - O significado das ordens de grandezas no estudo geográfico. Os movimentos da Terra e suas conseqüências geográficas. O zoneamento planetário em função da radiação solar. Os grandes subsistemas terrestres e suas interações. Paisagens naturais e humanizadas.

1.4 - Os principais recursos naturais, sua distribuição espacial e as conseqüências econômicas e geográficas de sua exploração. A poluição, os desequilíbrios ambientais e suas conseqüências nos grandes ecossistemas mundiais e nas sociedades contemporâneas.

1.5 - As inter-relações homem/meio na organização do espaço. A estrutura geológica, formas do relevo terrestre, tipos de clima, de vegetação e de solos. Os grandes ecossistemas terrestres e suas formas de apropriação pelas sociedades.

2 - A Organização do Espaço Mundial:

2.1 - A Transformação do Espaço Mundial: o espaço do capitalismo industrial e financeiro, a transformação do espaço socialista, a disputa e a formação dos grandes blocos de poder.

2.2 - A Geopolítica Mundial: noções gerais. Caracterização geral dos sistemas político- econômicos contemporâneos e suas áreas de influência e disputa. Os conflitos geopolíticos recentes, suas inter-relações e especialidades. Os conflitos étnicos atuais e a questão das nacionalidades.

2.3 - Industrialização e Acumulação: evolução da produção manufatureira até os grandes complexos industriais modernos. Antigos e novos fatores de localização industrial. Concentração espacial e concentração financeira da economia industrial.

2.4 - O Espaço Urbano: o sítio e a situação das cidades, rede e hierarquia urbanas, metropolização e problemas urbanos.

2.5 - O Espaço Agrário: diferentes formas de organização da agropecuária, formas de apropriação e exploração da terra. Importância do quadro natural na estruturação do espaço agrário, as relações com a indústria.

2.6 - A População no Espaço: fatores condicionantes da distribuição da população e dos movimentos migratórios internos e internacionais, estruturas da população. Crescimento demográfico (variações no tempo e no espaço). Formação e distribuição da população latino-americana.

2.7 - A Circulação no Espaço: meios de transportes. Comércio interno e comércio externo.

2.8 - Processo de Desenvolvimento/Subdesenvolvimento: indicadores, origens, divisão internacional do trabalho.

3 - Organização do Espaço Brasileiro:

3.1 - A Inter-relação entre os Elementos Formadores da Natureza e a Organização do Espaço Brasileiro: gênese e evolução do relevo brasileiro e o papel da ação antrópica na sua transformação. Os ecossistemas brasileiros e suas formas de apropriação pela sociedade. Os recursos hídricos brasileiros e sua importância econômica e geopolítica.

3.2 - A Questão Ambiental no Brasil: as grandes regiões naturais do Brasil, os recursos naturais brasileiros, sua distribuição territorial, formas de exploração e problemas ambientais. Desequilíbrios resultantes da ação antrópica, degradação e área de preservação. Políticas ambientais.

3.3 - Integração ao Processo de Internacionalização da Economia: industrialização dependente e aprofundamento das desigualdades sociais. Fatores responsáveis pela localização das indústrias. Evolução do processo de industrialização e repercussões na organização do espaço.

3.4 - A População no Espaço Brasileiro: crescimento populacional e políticas demográficas - ocupação territorial e distribuição da população. Estrutura da população, movimentos imigratórios e suas implicações espaciais e sociais.

3.5 - Urbanização: crescimento das cidades, redes urbanas e processo de metropolização. Problemas urbanos (marginalização), poluição ambiental.

3.6 - Transporte e Organização do Espaço: conexão entre locais de produção e de consumo, entre locais de moradia e de trabalho. Evolução e situação dos meios de transportes.

3.7 - Os Espaços Industriais: concentração e problemas de desconcentração industrial no Brasil.

3.8 - O Espaço Agrário: localização e diferentes formas de organização da produção agropecuária. Objetivos de produção agropecuária. Relações de produção capitalista no campo e suas conseqüências. Evolução da estrutura fundiária e relações de trabalho no campo. Dinâmica das fronteiras agrícolas.

3.9 - A Organização Geopolítica do Espaço Brasileiro: a ação do Estado e o planejamento territorial. Medidas e políticas de intervenção no espaço. Divisão regional do trabalho. Relações inter e intra-regionais. Relações internacionais - evolução e tendências atuais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ALMEIDA. Rosângela D. & PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico - ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1991 (Coleção Repensando o ensino).

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasil: MEC/SEF, 1998.

CARLOS, Ana Fani Alessandri & OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Reformas no mundo da educação: parânetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

COELHO, Marcos de Amorim. Geografia do Brasil. S. Paulo: Moderna, 1991.

COIMBRA, Pedro; TIBÚRCIO, J. A. M. Geografia: uma análise do espaço geográfico. São Paulo: Harbra, 1998.

DAMIANI, Amélia Luiza. População e Geografia. São Paulo: Contexto, 1991.

IANNI, Octávio. A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

MAGNOLI, Demétrio. O mundo contemporâneo. São Paulo: Atual, 2004

MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. A nova geografia: estudo de geografia geral. São Paulo: Moderna, 1991.

MAGNOLI, Demétrio. O novo mapa do mundo. São Paulo: Moderna, 1993.

_______ . A nova geografia: estudos de geografia da América. São Paulo: Moderna, 1995.

_______ . União européia: história e geopolítica. S. Paulo: Moderna, 1995.

_______ . Geografia: paisagem e território. S. Paulo: Moderna, 1993.

OLIC, Nelson Bacia. A desintegração do Leste: URSS, Iugoslávia, Europa Oriental. São Paulo: Moderna, 1994.

OLIVA, Jaime. Espaço e modernidade: temas da geografia mundial. S. Paulo: Atual, 1995.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Modo capitalista de produção e agricultura. São Paulo: Atica, 1996.

PEREIRA, Diamantino et al. Geografia - ciência do espaço: o espaço mundial. S. Paulo: Atual, 1988.

PEREIRA, Diamantino. Geografia - ciência do espaço: o espaço brasileiro. S. Paulo: Atual, 1988.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib & OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (org.) Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.

ROSS, Jurandyr L Sanches (org). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996

VESENTINI, J. William. Sociedade e espaço. 22.ed. S. Paulo: Ática, 1992.

_______ . Sociedade e espaço: geografia do Brasil. 16.ed.reform.atualiz. São Paulo: Ática, 1998.

_______ . A nova ordem mundial. S. Paulo: Ática, 1995.

> PROFESSOR II - HISTÓRIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 e alterações;

IV- Didática ;

V - Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: UE, NAFTA, MERCOSUL, etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. Questões sociais, culturais, políticas, climáticas do mundo em geral. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.° 9394/96 e alterações;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2° grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Construindo o pensamento histórico: reflexões sobre as grandes correntes da produção do conhecimento histórico.

2. As fontes da pesquisa histórica.

3. O ensino da História: a aprendizagem pela pesquisa.

4 Os Fundamentos Antigos da Civilização Ocidental: Legado Cultural da Antigüidade Oriental para a Civilização Ocidental ;- Legado Político e Cultural da Antigüidade Clássica para a Civilização Ocidental ; as contribuições de caráter socioeconômico, jurídico, artístico e religioso transmitidas pelas civilizações clássicas à civilização ocidental.

5. A estruturação e evolução das duas formas de sociedades contemporâneas: capitalismo e socialismo.- A Revolução Industrial As novas relações de produção e de classes, instaladas com a Revolução Industrial. A Revolução Americana frente às propostas do liberalismo e os movimentos de emancipação na América Latina. A Revolução Francesa - características e efeitos . A Era Napoleônica - transformações no quadro geopolítico europeu e efeitos sobre os movimentos de libertação das colônias da América Latina. As Políticas do Congresso de Viena: Legitimidade .

6 - A Primeira Guerra Mundial - A Revolução Russa de 1917 - As Principais Questões no Período entre Guerras: 1919-1939 - a internacionalização do movimento proletário. - A Segunda Guerra Mundial

7 - A sociedade pós-contemporânea: globalização e conflitos étnicos, religiosos e nacionais.

8. Dominação e resistência na América Latina colonial.

9. Brasil-Colônia: estruturas econômico-sociais.

10. América Latina e Brasil no século XIX: a formação do Estado Nacional.

11. Brasil contemporâneo: República Brasileira, aspectos políticos, econômicos, sócio-culturais.

12. O Movimento Militar de 1964: As Contradições Socioeconômicas e as Modificações Políticas - O projeto econômico dos governos militares e o aprofundamento das contradições sociais e regionais no Brasil. A crise estrutural responsável pela extinção dos governos militares.

13 - O Mundo Atual - O Fim da Guerra Fria .Os movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.O aparecimento das novas organizações supranacionais: CEE, NAFTA, MERCOSUL. Os elementos que possibilitaram a concretização da "aldeia global": as novas formas de comunicação do final do século. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. O mundo em guerra contra o terrorismo.

14. As questões teórico-metodológicas no ensino da História.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ALENCAR, Francisco et al. História da sociedade brasileira; 2° grau. 13.ed.rev.amp. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996.

AQUINO, R. S. L. de et al. História das sociedades; das comunidades primitivas às sociedades medievais. 15.ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.

_______ . História das sociedades; das sociedades modernas às sociedades atuais. 2.ed.rev.atualiz. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1983.

ARRUDA, José Jobson de A. História antiga e medieval. 4.ed. São Paulo: Ática, 1981

 BARRACLOUGH, Geoffrey. Introdução à História Contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização. As conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Zahar,1999.

BITTENCOURT, Circe (Org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

BRASIL. MEC -SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais -História (PCN). Brasília, 1997.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

CERQUEIRA, Adriano e LOPES, Marco Antônio. A Europa na Idade Moderna: do Renascimento ao Século das Luzes.

DELLA TORRE, M. B. L. O homem e a sociedade; uma introdução à sociologia. 11.ed. São Paulo: Nacional, 1983.

DAVIES, Nicholas (Org) Para além dos conteúdos no ensino de História. Niterói: EdUFF, 2000.

FONSECA, Thais Nivia L. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas (SP): Papirus, 2003.

FALCON, Francisco e MOURA, Gerson. A formação do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

FAUSTO, Bóris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1997.

FERREIRA, Olavo Leonel. História do Brasil. 17.ed.reform. São Paulo: Ática, 1995.

HOLANDA, Sérgio Buarque de et al. História geral da civilização; curso moderno. São Paulo: Nacional.

HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise M. F. História da América. São Paulo: Atual, 1979.

HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. 18.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982; 21.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986.

IGLÉSIAS, Francisco. Trajetória política do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

LINHARES, Mª Yedda Leite. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

KARNAL, Leandro (Org) História na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

MELLO, Leonel Itaussu; COSTA, Luís César Amad. História moderna e contemporânea. 3.ed. São Paulo: Scipione, 1993.

MENDES JÚNIOR, Antônio et al. (org.). Brasil história; texto e consulta. São Paulo: Brasiliense, 1979-81. v.1: Colônia; v.2: Império; v.3: República Velha; v.4: Era Vargas.

NADAI, Elza; NEVES, Joana. História geral: moderna e contemporânea; 2° grau. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 1985.

PRADO, Caio Jr. História Econõmica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994.

RÉMOND, René. O Século XIX. São Paulo: Cultrix, 1993.

RÉMOND, René. O Século XX. São Paulo: Cultrix, 1993.

SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o Século XXI. Rio de Janeiro: Cia. das Letras, 2004.

SILVA, Francisco Carlos Teixeira. O século sombrio: uma história do Século XX. Rio de Janeiro: Elsever, 2004.

SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Castelo a Tancredo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. ZAIDAN, Michel. A crise da razão histórica. São Paulo: Papiros, 2000.

> PROFESSOR II - EDUCAÇÃO FÍSICA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II-Fundamentos legais da Educação

1.12. Constituição Federal de 1988

1.13. Educação básica na Lei n° 9.394/96 (LDBEN) e atualizações

1.14. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação

1.15. Legislação suporte da educação

III- Didática ;

IV- Fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação. 1.16. Concepções filosóficas da educação

1.17. Relação entre educação, sociedade e cultura

1.18. A escola como instituição social

1.19. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem

V - Fundamentos didáticos-metodológicos

1.20. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar

1.21. Avaliação do Processo educativo.

1.22. Tendências pedagógicas na prática escolar;

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: UE, NAFTA, MERCOSUL, etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. Questões sociais, culturais, políticas, climáticas do mundo em geral. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

______ . História da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. n° 9.394/96, de 24 de dezembro de 1996 e alterações

______ . Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANDAU, Vera M. (Org.) Sociedade, educação e cultura(s). Petrópolis: Vozes, 2002.

COUTINHO, Maria Tereza da Cunha. (Org.) Psicologia da Educação: um estudo dos processos psicológicos do desenvolvimento e aprendizagem humanos voltados para a educação. Belo Horizonte: Lê, 1992.

DAYRELL, Juarez. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1966.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

KRUPPA, Sônia Maria Portella. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

LDB: Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Cortez: Ande, 1990.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PIMENTA, Selma Garrido. De professor, pesquisa e didática. Campinas: Pairus, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 21 ed. São Paulo: Cortez, 1989.

VEIGA, Ilma A. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola. Campinas: Papirus, 1995.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. Jornais, revistas , internet, etc.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Os objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental. O programa de Educação Física nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. O perfil do professor de Educação Física para o Ensino Fundamental. O programa extra-curricular em Educação Física. A função do planejamento na docência em Educação Física. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. Dimensões históricas da Educação Física. Dimensões filosóficas, antropológicas e sociais aplicadas à Educação e ao Esporte. Lazer e as interfaces com a Educação Física. Esporte, mídia e os desdobramentos na Educação Física. As questões de gênero e o sexismo aplicados à Educação Física. Corpo, sociedade e a construção da cultura corporal de movimento. Dimensões biológicas aplicadas à Educação Física e ao Esporte. As mudanças fisiológicas resultantes da atividade física. Nutrição e atividade física. Socorros de urgência aplicados à Educação Física. A Educação Física no currículo da Educação Básica: significados e possibilidades. As diferentes tendências pedagógicas da Educação Física na escola. Educação Física escolar e cidadania. Os objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação na Educação Física escolar. Esporte e jogos na escola: competição, cooperação e transformação didático - pedagógica. Crescimento e desenvolvimento motor. Legislação de ensino.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino fundamental; Educação Física. Brasília : MEC/SEF, 2001.

BROTTO, Fábio O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos : Projeto Cooperação, 2001

BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre : Artmed, 1998.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas : Papirus, 1991.

COSTE, Jean-Claude. A psicomotricidade. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1992.

DARIDO, Suraya C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2003. cap. 1, 2 e 4

DAÓLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas : Papirus, 1995.

FAZENDA, I. Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo : Cortez, 1993.

FREIRE, João B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo : Scipione, 1994.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo : Perspectiva, 1999.

KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo : Pioneira, 1998.

LE BOULCH, Jean. Educação Psicomotora. Porto Alegre : Artmed, 1988

ANEXO III
CRONOGRAMA DO CONCURSO

DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

14/05/2007

13:00h

Publicação do edital

Prefeitura Municipal, Internet e Imprensa Oficial

28/05 a 08/06/2007 (dias úteis)

12:00h às 17:00h

Período de Inscrições dos candidatos ao concurso.

Rua Otávio Antunes Moreira n° 55 - centro - Itatiaiuçu­MG

04/07/2007

13:00h

Divulgação da relação de inscrições

Prefeitura Municipal e Internet

05 e 06/07/2007

12:00h às 17:00h

Retirada do comprovante definitivo de inscrição

Rua Otávio Antunes Moreira n° 55 - centro - Itatiaiuçu-MG

08/07/2007

13:00h

Realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e Redação

A divulgar

09/07/2007

13:00h

Divulgação dos gabaritos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

Prefeitura Municipal e Internet

10 e 11/07/2007

13:00h às 17:00h

Prazo para recurso sobre os gabaritos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha

Prefeitura Municipal

17/07/2007

13:00h

Divulgação do julgamento dos recursos sobre os gabaritos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha

Prefeitura Municipal

18/07/2007

13:00h

Divulgação do resultado parcial da Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

Prefeitura Municipal e internet

19 e 20/07/2007

13:00h às 17:00h

Prazo para recurso sobre o resultado parcial da Prova Objetiva de Múltipla Escolha

Prefeitura Municipal

26/07/2007

13:00h

Divulgação do julgamento dos recursos sobre o resultado parcial da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e listagem dos candidatos classificados para entrega dos títulos.

Prefeitura Municipal

27 e 30/07/2007

13:00h às 17:00h

Prazo para entrega dos títulos

Prefeitura Municipal

03/08/2007

13:00h

Divulgação do resultado final da Prova

Objetiva de Múltipla Escolha, títulos e redação.

Prefeitura Municipal e internet

06 e 07/08/2007

13:00h às 17:00h

Prazo para recurso sobre o resultado final da Prova Objetiva de Múltipla Escolha, títulos e redação.

Prefeitura Municipal

10/08/2007

13:00h

Divulgação do julgamento dos recursos sobre o resultado final da Prova Objetiva de Múltipla Escolha

Prefeitura Municipal

13/08/2007

13:00h

Divulgação do Resultado Final Definitivo para homologação pelo Prefeito Municipal.

Prefeitura Municipal