O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguatins-TO, no uso de suas atribuições legais, que lhe foram conferidas pela Portaria Ministerial n° 350 de 30/06/2010, publicada no Diário Oficial da União de 01 de julho de 2010, torna público para conhecimento dos interessados, a realização de Processo Simplificado, para contratação de Professor nos termos da Lei n° 8.745, de 09/12/93 alterada pela Lei 9.849 de 26 de outubro, publicada em 27 de outubro de 1999, a abertura de inscrições ao Processo Seletivo, destinado à seleção de Candidatos para a Contratação de Professor Substituto, por tempo determinado, conforme segue abaixo:
1 - DO OBJETIVO
1.1 Contratação de Professor Substituto por prazo determinado, até 31 de dezembro de 2011, podendo ser prorrogado, por termo aditivo.
2 - DA VALIDADE
2.1 O Processo Seletivo terá validade somente no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Araguatins - TO, exclusivamente para atender suas necessidades.
3 - DAS VAGAS, REGIME DE TRABALHO E HABILITAÇÃO
N° VAGAS | DISCIPLINA / ÁREA | CARGA HORÁRIA | HABILITAÇÃO |
01 | Língua Portuguesa, Literatura e Redação | 40 h | Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa. |
01 | Matemática | 20 h | Licenciatura em Matemática. |
01 | Zootecnia | 20 h | Licenciatura em Ciências Agrárias, Bacharelado em Zootecnia ou Medicina Veterinária. |
4 - DAS INSCRIÇÕES
4.1 Será realizada nos dias 18 e 19 de janeiro de 2011, no horário: 8:00h às 11:00h e 14:00h às 17:00h, na Coordenadoria Geral de Recursos Humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Araguatins - TO;
4.2 No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente:
· Documento oficial de RG e CPF (original ou fotocópia autenticada);
· Comprovante de quitação das obrigações junto à justiça Eleitoral, apresentando o comprovante de votação da última eleição;
· Duas (2) fotografias 3 x 4 recentes;
· Documento de habilitação legal correspondente à disciplina/área (fotocópia autenticada) de que trata o edital;
· Recibo de pagamento da taxa de inscrição, através de Guia de Recolhimento da União (GRU), conforme procedimento abaixo:
Na internet entrar no sítio www.stn.fazenda.gov.br
Selecionar a janela "SIAFI" - Sistema de Administração Financeira, que aparece a esquerda;
Selecionar "Guia de Recolhimento da União", antepenúltimo item na lista à esquerda;
Selecionar "impressão - GRU" para abrir o formulário
Observação: O preenchimento dos campos marcados com asterisco (*) é obrigatório.
UG: 158337
Gestão: 26424 (o nome da Unidade será gerado automaticamente)
Recolhimento Código: 288837 (a descrição do recolhimento será gerada automaticamente)
Clique no botão avançar
Número de referência: 416005000
Competência: preencher com o mês e o ano em que será feito o pagamento (mm/aaaa)
Vencimento: 19/01/2011
Dados do contribuinte: CPF do candidato e nome do candidato;
(=) Valor Principal: R$ 30,00
(-) Descontos/Abatimentos: não preencher
(-) Outras deduções: não preencher
(+) Mora/Multa: não preencher
(+) Juros/Encargos: não preencher
(+) Outros Acréscimos: não preencher
Valor Total: R$ 30,00
Clicar no "Emitir GRU", para gerar o arquivo com código de barras, e imprimi-lo;
Pagar a guia no Banco do Brasil, e apresentá-la no ato da inscrição
4.3 Valor da taxa de inscrição: R$ 30,00
4.4 Serão aceitas inscrições por procuração, devendo ser apresentado neste caso: Instrumento de Mandato e Fotocópia Autenticada da Identidade de procurador, além dos demais documentos citados no item 4.3.
5 - DO PROCESSO SELETIVO
5.1 O concurso público será realizado em 2 (duas) etapas:
5.1.1 1ª Etapa: Prova de Títulos;
5.1.2 2ª Etapa: Prova de Desempenho Didático
5.2 A prova de desempenho será composta de uma aula com duração máxima de 30 minutos com um tema referente à disciplina/área que o candidato concorre (ANEXO I) e será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Araguatins - TO, perante a Banca Examinadora, podendo também ser assistida pela Comissão Organizadora, no dia 20 de janeiro de 2011, a partir das 14h, conforme Cronograma (Anexo II).
5.3 Na prova de desempenho serão considerados os aspectos a seguir
relacionados com as respectivas pontuações máximas:
a) Plano de Aula - 10 pontos.
b) Introdução e Desenvolvimento - (motivação, apresentação dos objetivos, clareza, segurança, linguagem técnica, adequação ao nível da turma, interação professor/aluno, seqüência lógica, técnicas adequadas, uso adequado de recursos didáticos e tempo hábil) - 70 pontos.
c) Conclusão - (síntese, avaliação, reavaliação e bibliografia) - 20 pontos.
5.3.1 Para ser classificado o candidato deverá obter aproveitamento mínimo de 50% dos pontos na prova de desempenho didático.
5.4 O candidato deverá apresentar antes do início da prova de desempenho, a ficha de inscrição e o documento de identidade à banca examinadora, bem como fazer a entrega do plano de aula em 3 (três) vias;
5.5 O valor atribuído à prova de desempenho será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos membros da Banca Examinadora no valor de 0 (zero) a 100 (cem).
5.6 O sorteio dos temas para a prova de desempenho será às 15h do dia 19 de janeiro de 2011, conforme Cronograma (Anexo II). Nesse mesmo momento será realizado também o sorteio da ordem de apresentação dos candidatos. O assunto será extraído do programa (ANEXO I) recebido pelo candidato no ato da inscrição.
5.7 No ato da inscrição o candidato apresentará, caso tenha, as cópias dos títulos em envelope fechado, constando na frente o nome do candidato e a relação nominal dos documentos contidos juntamente com os originais para validação dos mesmos. Contará para a pontuação da prova de título apenas o maior título.
5.8 Os títulos apresentados serão considerados uma única vez, mesmo que o candidato tenha formação múltipla, sendo considerado apenas o de maior valor.
5.9 A ordem em que os títulos deverão ser apresentados e especificações dos valores a serem atribuídos conforme tabela abaixo:
Título | Pontuação |
Doutorado | 40 pontos |
Mestrado | 30 pontos |
Especialização | 20 pontos |
Aperfeiçoamento | 10 pontos |
5.10 O resultado final para efeito de classificação será o somatório do resultado da prova de desempenho didático e de títulos.
5.11 Considerada sua natureza, não caberá recurso para a Prova de Desempenho Didático.
5.12 Em caso de empate entre 2 (dois) ou mais candidatos terão preferência, para efeito de desempate, de acordo com a ordem alfabética abaixo, o candidato que:
a) Obtiver maior número de pontos na prova de desempenho;
b) Obtiver maior número de pontos na prova de títulos;
c) Comprovar maior idade.
6 - DO CONTRATO
6.1 O contrato terá prazo de terminado, até 31/12/2011, podendo ser prorrogado conforme a Lei, a contar da data de assinatura do mesmo na forma de prestação de serviço com remuneração equivalente a Classe "D I", Nível 1, do Cargo de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
Titulação | Classe/Nível | Remuneração | |
20 horas | 40 horas | ||
Graduação | DI - 1 | R$ 1.518,63 | R$ 2.124,20 |
Aperfeiçoamento | DI - 1 | R$ 1.570 ,30 | R$ 2.178,45 |
Especialista | DI - 1 | R $ 1.596,81 | R $ 2.206,29 |
Mestre | DI - 1 | R$ 1.690,27 | R$ 2.551,34 |
Doutor | DI - 1 | R$ 2.006,39 | R$ 3.542,75 |
6.2 O professor fará jus à remuneração correspondente à classe de ingresso na função, sendo vedada qualquer alteração posterior em razão de titulação superveniente.
7 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 O Professor Substituto, nomeado nos termos deste Edital, ministrará aulas práticas e teóricas-práticas, em todas as disciplinas, módulos e/ou blocos na área que for habilitado, de acordo com as necessidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Araguatins - TO
7.2 Fica assegurado às pessoas portadoras de necessidades especiais o direito de inscrição no presente concurso público, desde que a deficiência seja compatível com a atividade docente;
7.3 Se aprovados e classificados nas vagas respectivas, os candidatos portadores de deficiência serão submetidos a exame médico, perícia específica, para averiguação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo.
7.4 Os candidatos deverão comparecer ao local da prova 30 (trinta) minutos antes do horário.
7.5 Na prova de desempenho serão permitidas apenas a presença dos(as) candidatos(as), dos componentes da Banca Examinadora e da Comissão Organizadora do Concurso.
7.6 A efetivação da inscrição implica, desde logo, na concordância das condições fixadas à realização do concurso, não podendo desta forma, sob hipótese alguma, alegar desconhecimento das mesmas;
7.7 A falsidade de afirmativa e ou documentos, ainda que verificada posteriormente à realização do concurso, implicará na eliminação sumária do candidato. E serão declarados nulos de pleno direito a inscrição e todos os atos dela decorrente, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.
7.8 O fato de os títulos serem recebidos pelo responsável no ato da inscrição, não assegura sua aceitação pela banca especializada que farão a avaliação dos mesmos.
7.9 No caso de devolução, por qualquer motivo, de cheque utilizado para pagamento da taxa de inscrição, será esta considerada nula.
7.10 No ato da inscrição o candidato receberá o comprovante de inscrição, cópia deste Edital e o conteúdo programático.
7.11 Não haverá restituição do valor da taxa de inscrição.
7.12 O não comparecimento do candidato nos dias e horários marcados implicará na sua desclassificação;
7.13. A classificação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito de ingresso imediato no cargo, nem assinatura do contrato, mas apenas a expectativa de ser contratado;
7.14 Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Araguatins - TO.
Araguatins/TO, 13 de janeiro de 2011.
Décio Dias dos Reis
Diretor Geral
IFTO/Campus Araguatins - TO
ANEXO I - TEMAS PARA SORTEIO POR DISCIPLINA/ÁREA
LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E REDAÇÃO
1. Novo acordo ortográfico
2. Acentuação gráfica
3. Classes de palavras: emprego e valor semântico-discursivo
4. Estrutura e formação de palavra
5. Termos essenciais da oração
6. Concordância: nominal e verbal.
7. Literatura Portuguesa: Modernismo e Fernando Pessoa
8. Literatura Brasileira: Tendências contemporâneas
9. Funções da linguagem
10. Redação: A dissertação
MATEMÁTICA
1. Operações com intervalos
2. Trigonometria no triângulo retângulo
3. Logaritmos
4. Progressão geométrica
5. Progressão aritmética
6. Operação com matrizes
7. Função quadrática
8. Equação exponencial
9. Cálculo de área e volume de figuras não-circular
10. Determinantes
ZOOTECNIA
1. O desenvolvimento da Apicultura na Região do Bico do Papagaio.
2. Biologia das abelhas.
3. História da Apicultura.
4. Instalação do apiário e materiais apícolas.
5. Povoamento do apiário: captura de enxames fixos e divisão artificial.
6. Manejo do apiário.
7. Planejamento, gerenciamento e legislação da atividade apícola.
8. Administração rural: importância social, econômica e ambiental das atividades no meio rural.
9. Empreendimentos rurais: tradicional, em transição e moderno.
10. Elaboração e acompanhamento de projetos rurais
ANEXO II - CRONOGRAMA
Etapa/Atividade | Data da Realização | Horários |
1. Inscrição | 18 e 19/01/2011 | De 8h às 11h e de 14h as 17h |
2.Sorteio dos Temas para prova de desempenho didático | 19/01/2011 | 15:00h |
3. Prova de Desempenho Didático | 20/01/2011 | A partir das 14h |
4. Divulgação do Resultado Final | 21/01/2011 | A partir das 8h |