UNIUV - Centro Universitário de União da Vitória - PR

Notícia:   22 vagas para o Centro Universitário de União da Vitória - PR

FUNDAÇÃO MUNICIPAL CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA

EDITAL Nº 013/2008

O Professor Jairo Vicente Clivatti, Reitor da Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória - UNIUV, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições e, CONSIDERANDO o artigo 96, do Estatuto da Fundação e artigo 155, 158 e 159 do Regimento Geral bem como o disposto no artigo 8 e seu parágrafo único, do Plano de Carreira do Pessoal Docente, aprovado pela Lei Municipal n.º 2.603/98 de 30.11.98, e demais disposições legais aplicáveis;

TORNA PÚBLICO

1. Fica aberto o CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos para funções docentes de Ensino Superior, nas áreas abaixo especificadas:

Nº VagasÁreaRequisitos BásicosCarga Horária Semanal MínimaRemuneração básica mensal equivalente (R$)1
02AdministraçãoGraduado em Administração, com mestrado na área.08326,64
02ArquiteturaGraduado em Arquitetura, com mestrado na área.08326,64
02Ciências Contábeis Graduado em Ciências Contábeis, com especialização na área.08 289,10
01Direito Graduado em Direito, com mestrado na área. 08326,64
01Educação Física Graduado em Educação Física, com mestrado na área.08326,64
02Engenharia Ambiental Graduado em Engenharia Ambiental, com mestrado na área 08326,64
02Engenharia Civil Graduado em Engenharia Civil, com mestrado na área.08326,64
01Engenharia Elétrica Graduado em Engenharia Elétrica ou Eletrônica, com mestrado na área.08326,64
01Engenharia Florestal Graduado em Engenharia Florestal, com mestrado na área.08326,64
01Engenharia Mecânica Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado na área.08326,64
02Física Graduado em Física, com mestrado na área 08326,64
01Jornalismo Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, com mestrado na área. 08326,64
02MatemáticaGraduação em Matemática, com mestrado na área.08326,64
01 Publicidade e Propaganda Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, com mestrado na área.08326,64
01Secretariado Executivo Graduado em Secretariado Executivo, com especialização na área. 08 289,10

Notas: 1 Valores referentes a 04 (quatro) horas aulas semanais. Na remuneração básica não estão incluídas as gratificações por conclusão de curso de pós-graduação.

2. Período, Locais e Horários de Inscrição: As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou por terceiros, mediante procuração, no período de 13 de novembro a 03 de dezembro de 2008, na Secretaria da Instituição, sita na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856, Bairro São Basílio Magno, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12 horas, das 14h às 17 horas e das 19h às 21 horas.

3. Taxa de inscrição: a taxa de inscrição para o concurso será de R$ 80,00 (Oitenta reais) que deverá ser recolhida no ato da inscrição, nos locais e horários especificados no item 2.

4. Dos Documentos de Inscrição: No ato de inscrição para o CONCURSO PÚBLICO, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

a) requerimento de inscrição em formulário padronizado;

b) fotocópia da carteira de identidade;

c) fotocópia do CPF;

d) curriculum vitae com documentos comprobatórios na ordem do modelo do Anexo II;

e) Fotocópia do título de eleitor com comprovante da última votação.

5. Dos requisitos básicos: a comprovação dos requisitos básicos constantes tabela do item 1 deverá ser feita por ocasião da nomeação do candidato, quando deverão ser apresentados os seguintes documentos:

a) Duas (02) fotos recentes, tamanho 3 X 4;

b) Carteira de Trabalho - Original e fotocópia;

c) PIS/PASEP - Original e Fotocópia;

d) Comprovação de aptidão de saúde física e mental de capacidade laboral, mediante laudos médicos e exames laboratoriais (custeados pelo candidato), necessários para o exercício do cargo;

e) Certidão de Nascimento (quando solteiro/a) - original e fotocópia;

f) Certidão de Casamento e Certidão de Nascimento dos filhos menores de (vinte e um) anos - original e fotocópia);

g) Atestado de vacinação dos filhos menores de 14 anos - Original e fotocópia;

h) Comprovação de Nacionalidade Brasileira (em caso de estrangeiro);

i) Título de Eleitor com o comprovante da última votação - original e fotocópia;

j) Carteira de Identidade - Original e Fotocópia;

k) Cadastro da Pessoa Física - CPF - original e fotocópia;

l) Carteira de reservista (para o sexo masculino) - Original e Fotocópia;

m) n.º de conta bancária, n.º da agência e n.º do Banco;

n) Comprovante de endereço e telefone ;

o) Declaração negativa registrar antecedentes criminais - Estadual e Federal (atestado de antecedentes), achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

p) Declaração negativa de acumulação de cargo público ou de condição de acumulação amparada pela constituição;

q) Diploma de Curso Superior e Histórico Escolar - Original e fotocópia;

r) Certificado de Especialização e/ou Diploma de Mestrado com respectivos históricos - Original e fotocópia;

s) Curriculum vitae atualizado;

5.1 Por ocasião da nomeação, deverá ser comprovada a conclusão do curso de mestrado e/ou especialização conforme o requisito do quadro constante no item 1, mediante apresentação do diploma de mestrado ou certificado de especialização.

5.2 Para a comprovação da conclusão de curso de mestrado, só serão válidos cursos devidamente reconhecido pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

5.3 Os documentos obtidos no exterior serão aceitos se convalidados pelo Ministério da Educação ou Instituição de Ensino Superior Oficial e acompanhados de tradução pública juramentada, exceto os diplomas amparados pelo Decreto Presidencial nº 5.518/05, de 23/08/05 - publicado no D.O.U nº 163 de 24/08/05.

6. Número de Inscrições: O candidato pode inscrever-se em apenas uma área correspondente a sua área de graduação.

7. Documentação por Fax: Não será aceita inscrição via fax. Qualquer documento, eventualmente anexado à pasta do candidato, deve ser necessariamente substituído por fotocópia até a data de 03.12.2008.

8. Da homologação das Inscrições e Recursos: Após o encerramento das inscrições, os requerimentos com os respectivos documentos são apreciados pela Comissão do CONCURSO PÚBLICO, designada pelo Reitor da Instituição, que publica em edital a relação dos candidatos com inscrição homologada e outra relação dos candidatos cujas inscrições não foram homologadas. O referido edital será afixado no quadro próprio, nas dependências da UNIUV e também na internet, no dia 4 de dezembro, a partir das 20h. Os recursos contra a não homologação de inscrição terão efeito suspensivo, devendo ser interpostos no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, contados da data de publicação do aludido Edital, devidamente protocolados na secretaria da Uniuv e serão julgados pela Reitoria da Instituição, de cuja decisão não caberá pedido de reconsideração. A resposta ao recurso poderá ser retirada na Secretaria da Uniuv, também sob protocolo, dia 9/12 a partir das 10 horas.

9. Conteúdo Programático das Disciplinas: No ato da inscrição o candidato recebe uma cópia dos Editais Nº 013/2008 e 007/2008 - C.P.S.A., juntamente com a cópia do conteúdo programático da disciplina, do qual serão sorteados os itens para as provas escritas e didáticas do CONCURSO PÚBLICO.

10. Do Período das Provas: As provas do CONCURSO PÚBLICO ocorrerão no período de 10 A 16 DE DEZEMBRO DE 2008, nas instalações próprias do prédio sede da UNIUV, situada na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856, Bairro São Basílio Magno; nos horários a serem estabelecidos por meio de Edital.

11. Do Acesso às Provas do CONCURSO PÚBLICO: Podem submeter-se às provas somente os candidatos cujas inscrições tenham sido aceitas, conforme o edital da homologação da Comissão do CONCURSO PÚBLICO, respeitado o disposto no artigo 37, incisos XVI e suas letras e XVII, da Constituição Federal.

12. As Provas do CONCURSO PÚBLICO constam de:

a) Prova escrita com duração máxima de 3 (três) horas.

b) Prova didática com duração de 40 à 50 minutos.

c) Exame de títulos.

13. Da Nota Mínima da Prova Escrita: É eliminado do CONCURSO PÚBLICO o candidato que não obtenha, na prova escrita, nota mínima 6,0 (seis vírgula zero).

14. Da nota mínima para aprovação do CONCURSO PÚBLICO: É considerado aprovado o candidato que obtenha nota final 5,0 (cinco vírgula zero) inteiros, no mínimo e será observada a ordem decrescente da média final. Havendo igualdade de pontos na classificação, o desempate será feito:

1) Maior experiência no magistério superior;

2) Titulação;

3) Maior tempo de serviço prestado à UNIUV.

15. Dos resultados: Os resultados, homologados pelo Reitor são publicados em ordem de classificação, consignando-se as notas finais dos candidatos, via Edital afixado publicamente, no Quadro próprio da Instituição, dia 17/12, a partir das 20h, e publicados no Diário Oficial do Município.

16. Dos recursos: Os recursos contra os resultados das provas e do resultado final, deverão ser interpostos no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, contados da data de publicação do Resultado no edital próprio da instituição e na home page www.uniuv.edu.br. Os recursos deverão ser devidamente protocolados na secretaria da Uniuv e serão julgados pela Reitoria da Instituição, de cuja decisão não caberá pedido de reconsideração. A resposta ao recurso poderá ser retirada na Secretaria da Uniuv, também sob protocolo, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após a data de protocolo de recebimento do recurso na Secretaria da Uniuv.

17. Da remuneração: a remuneração dos docentes admitidos em virtude do CONCURSO PÚBLICO será fixada de acordo com o Plano de Carreira do Pessoal Docente da Instituição, obedecidos os critérios de enquadramento previstos no aludido plano.

18. Da validade do CONCURSO PÚBLICO: Os resultados do CONCURSO PÚBLICO tem validade pelo período de 01 (um) ano, prorrogável para mais um ano, conforme interesse da Instituição, contados a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado, da homologação do resultado final.

19. A classificação no CONCURSO PÚBLICO não implica a obrigatoriedade, para a UNIUV, da contratação dos candidatos classificados, ainda que a vaga permaneça.

20. A carga horária semanal em que o candidato será nomeado é definida pela Instituição, de acordo com a necessidade dos cursos.

20.1 A nomeação implica a disponibilidade do contratado em desempenhar suas funções no campus universitário de União da Vitória e/ou no núcleo universitário de São Mateus do Sul e nos horários dos cursos da Fundação.

21. A inscrição no CONCURSO PÚBLICO implica o conhecimento do disposto neste Edital, no Edital Complementar Nº 007/2008 - C.P.S.A. que será disponibilizado ao candidato no ato da inscrição e no compromisso tácito por parte do candidato, de aceitar as condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas e, ainda, em concordância do candidato com mudanças de regime jurídico que possam vir a ocorrer.

Publique-se.

União da Vitória, 13 de novembro de 2008.

Prof. Jairo Vicente Clivatti
Reitor da Uniuv

EDITAL N.º 007/2008 - C.P.S.A

O Presidente da Comissão Permanente de Seleção e Avaliação do CONCURSO PÚBLICO para preenchimento de vagas do Pessoal Docente, no uso de suas atribuições e de conformidade com o item 21 do Edital Nº 013/2008 de 13/11/2008,

RESOLVE:

TORNAR PÚBLICO o presente Edital que estabelece normas e instruções complementares e específicas para o Concurso Público de provas e títulos para provimento de cargos públicos na Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória - UNIUV, Estado do Paraná, descritos no item 1 do aludido Edital N.º013/2008;

1. LOCAL, DATA E HORÁRIO DAS PROVAS:

As provas do CONCURSO PÚBLICO serão realizadas nos dias 10 a 16 de dezembro de 2008, nas dependências próprias do campus universitário, situado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, Bairro São Basílio Magno, nos horários estabelecidos em Edital.

2. INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou por terceiros, mediante procuração, no período de 13/11/2008 a 03/12/2008, na Secretaria da Instituição, sita na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856, Bairro São Basílio Magno, de Segunda a Sexta-feira, das 9 às 12 horas, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas. A taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 (Oitenta reais) deverá ser recolhida diretamente na tesouraria da Fundação.

2.2. No ato de inscrição para o CONCURSO PÚBLICO, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

a) requerimento de inscrição em formulário

b) fotocópia da carteira de identidade;

c) fotocópia do C.P.F.;

d) curriculum vitae com documentos comprobatórios na ordem do modelo do Anexo II;

e) Fotocópia do título de eleitor com comprovante da última votação.

2.3 A comprovação dos requisitos básicos do candidato, conforme quadro constante no item 1 do edital Nº 013/2008, deverá ser feita por ocasião da nomeação do candidato.

2.4 A avaliação da grade curricular dos inscritos na sua área de conhecimento ficará a cargo da respectiva comissão.

2.5 A documentação dos inscritos será encaminhada à Comissão Organizadora que, após apreciação, publicará, em edital, uma relação das inscrições homologadas e outra dos candidatos cujas inscrições não foram homologadas. O edital estará disponível no dia 4 de dezembro, a partir das 20h, em mural nas dependências da Uniuv e também na home page: www.uniuv.edu.br

2.5.1 Quando da não homologação, a Comissão Organizadora deverá explicitar os requisitos do Edital não atendidos pelo candidato.

2.5.2 Os recursos contra a não homologação de inscrição terão efeito suspensivo, devendo ser interpostos no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, contados da data de publicação do Edital mencionado no item 2.5, na secretaria da Uniuv e serão julgados pelo Reitor da Instituição, de cuja decisão não caberá pedido de reconsideração. A resposta ao recurso poderá ser retirada na Secretaria da Uniuv, também sob protocolo, dia 8/12 a partir das 20h.

2.5.3 Somente poderão submeter-se às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido homologadas e que estiverem portando cédula de identidade.

2.6 A inscrição implicará conhecimento do disposto neste Edital - Regulamento, no Edital Nº 013/2008 do Reitor da UNIUV e no compromisso tácito por parte do candidato, de aceitar as condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas e, ainda, em concordância do candidato com mudanças de regime jurídico que vierem a ocorrer.

3 DAS ÁREAS DO CONCURSO PÚBLICO

3.1 Fica aberto o CONCURSO PÚBLICO de provas e títulos para as funções docentes de Ensino Superior nas áreas abaixo relacionadas.

Nº Vagas

Área

Requisitos Básicos

Carga Horária Semanal Mínima

Remuneração básica mensal equivalente (R$)1

02

Administração

Graduado em Administração, com mestrado na área.

08

326,64

02

Arquitetura

Graduado em Arquitetura, com mestrado na área

08

326,64

02

Ciências Contábeis

Graduado em Ciências Contábeis, com especialização na área.

08

289,10

02

Física

Graduado em Física, com mestrado na área

08

326,64

01

Direito

Graduado em Direito, com mestrado na área.

08

326,64

01

Educação Física

Graduado em Educação Física, com mestrado na área.

08

326,64

02

Engenharia Civil

Graduado em Engenharia Civil, com mestrado na área.

08

326,64

01

Engenharia Elétrica

Graduado em Engenharia Elétrica ou Eletrônica, com mestrado na área.

08

326,64

01

Engenharia Florestal

Graduado em Engenharia Florestal, com mestrado na área.

08

326,64

01

Engenharia Mecânica

Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado na área.

08

326,64

02

Engenharia Ambiental

Graduado em Engenharia Ambiental, com mestrado na área

08

326,64

01

Jornalismo

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, com mestrado na área.

08

326,64

02

Matemática

Graduação em Matemática, com mestrado na área.

08

326,64

01

Publicidade e Propaganda

Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, com mestrado na área.

08

326,64

01

Secretariado Executivo

Graduado em Secretariado Executivo, com especialização na área.

08

289,10

Notas: 1 Valores referentes a 04 (quatro) horas aulas semanais. Na remuneração básica não estão incluídas as gratificações por conclusão de curso de pós-graduação.

4. DAS PROVAS

4.1 O Concurso constará de:

I - Prova escrita;

II - Prova didática;

III - Exame de títulos.

4.1.1 O candidato que não obtiver na prova escrita igual ou superior a 6,0 ( seis vg zero ) será eliminado do Concurso.

4.2 Os programas das provas serão constituídos por 05 (cinco) itens e terão conteúdo amplo e representativo da área de conhecimento, sendo elaborados por representantes dos Colegiados envolvidos.

4.3 A prova escrita, de caráter eliminatório, será dia 11/12, às 8h30min, nas dependências da Uniuv e terá duração de até 03 (três) horas. Será única para todos os candidatos à área objeto de Concurso e versará sobre o item do programa, sorteado publicamente pela banca examinadora, no momento de sua realização.

4.3.1 Após o sorteio do item da prova, o candidato terá o prazo de 01 (uma) hora para consulta a livros e a outros textos comentados ou anotados.

4.3.2 Passado o prazo de 01 (uma) hora para a consulta, o candidato deverá realizar a prova no prazo máximo de 02(duas) horas, sendo vedado qualquer tipo de consulta a livros e outros textos comentados ou anotados, a partir de seu início.

4.3.3 O item sorteado da prova escrita será automaticamente excluído da prova didática.

4.3.4 Os resultados das provas serão divulgados no local do concurso, até 24 (vinte e quatro) horas de sua realização, mediante Edital, do qual deverão constar o dia e a hora de publicação.

4.4 A prova prática terá duração de 40 (quarenta) a 50 (cinqüenta) minutos para exposição, e versará sobre o item do programa sorteado para cada área, com antecedência de 24 (vinte e quatro) horas de sua realização.

4.4.1 O sorteio será feito em público, perante a banca examinadora, em dia, hora e local determinados.

4.4.2 Ao iniciar a prova didática, o candidato fornecerá a cada membro da banca examinadora o plano de aula, que deverá ser anexado à ata da referida prova.

4.4.3 A prova prática, de caráter público, não poderá ser interrompida, nem ser objeto de questionamento pela Banca Examinadora antes de o candidato tê-la concluída. Após sua conclusão, pelo prazo de 10 ( dez ) minutos, cada membro da Banca Examinadora poderá solicitar esclarecimentos relacionados ao conteúdo exposto.

4.4.4 Terminada a prova prática por parte de todos os candidatos, o presidente da Banca Examinadora providenciará a publicação das notas em ata a ser encaminhada a Comissão Organizadora.

4.5 Não haverá segunda chamada e nem realização de provas escritas em lugar diferente do indicado no item 10 do Edital Nº 013/2008 de 13/11/2008, seja qual for a razão ou motivo alegados.

4.6 O candidato que se recusar a realizar a prova escrita ou prova prática, ou que se retirar do recinto durante o desenvolvimento de qualquer parte delas, sem autorização do fiscal da prova, fica automaticamente eliminado do concurso, não cabendo recurso de qualquer natureza.

4.7 É eliminado o candidato que usar incorreção ou descortesia para com a Comissão do Concurso, fiscal de prova ou autoridade presente ou que for surpreendido em comunicação, por qualquer forma, com os demais participantes ou pessoas estranhas, durante a realização da prova, salvo se expressamente permitido.

4.8 O candidato que não comparecer, ou comparecer com atraso, será automaticamente eliminado.

4.9 Os candidatos deverão apresentar-se no local da realização das provas escritas ou práticas com 15 (quinze) minutos de antecedência a seu início, trazendo caneta azul ou preta esferográfica, carteira de identidade e o protocolo de identificação expedido pela UNIUV.

4.10 Somente os candidatos com inscrição aprovada poderão realizar as provas.

4.11 Das decisões da Comissão Organizadora do Concurso, cabe recurso ao Reitor da UNIUV, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após a decisão da aludida Comissão.

5 JULGAMENTO

5.1 A cada prova, cada examinador atribuirá ao candidato uma nota na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

6 TÍTULOS

6.1 A valorização dos títulos far-se-á de acordo com o Anexo I do presente edital, atribuindo-se maior valor aos mais diretamente relacionados com as áreas de atuação da Instituição.

6.1 .1 Somente serão avaliados os títulos dos candidatos aprovados na prova escrita.

6.2 No exame de títulos, a Comissão atribuirá ao candidato uma nota igual ao somatório dos pontos obtidos, divididos por 100 (cem).

6.3 Somente serão computados no exame de títulos, os títulos devidamente comprovados e discriminados no curriculum vitae conforme modelo anexo II.

7 HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

7.1 A nota final, atribuída individualmente pelos examinadores a cada candidato, será calculada da seguinte maneira:

a) média aritmética das notas atribuídas às provas (teórica e didática);

b) média ponderada entre a notas do exame de títulos, que terá o peso 03 (três) e a média obtida de acordo com alinea a), que terá o peso 07 (sete);

7.1.1 O grau final do candidato será a média aritmética das notas atribuídas pelos examinadores.

7.1.2 Será considerado aprovado o candidato que obtiver o grau final igual ou superior a 5,0 (cinco vg. zero)

7.1.2.1 Em caso de empate, o critério de desempate será:

1) Titulação;

2) Maior experiência no magistério superior;

3) Maior tempo de serviço prestado a UNIUV.

7.2 A banca examinadora terá o prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contados da realização do Exame de Títulos, para encaminhar o resultado final a Direção.

7.3 Os resultados serão publicados em edital por ordem de classificação, consignando-se os graus finais dos candidatos, dia 17/12, a partir das 20 horas.

7.4 A aprovação em Concurso não implicará a obrigatoriedade de contratação do candidato.

8 PRAZO DE VALIDADE

8.1 O prazo de validade do presente concurso será de 01 (um) ano, a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado pelo Reitor da UNIUV, após ouvido o Colegiado do Curso e referendado pelo Conselho Universitário para mais 01 (um) ano.

8.1.1 As contratações obedecerão a ordem classificatória e serão efetivadas nos níveis iniciais das diferentes classes, de acordo com as normas vigentes no Plano de Carreira Docente.

9 CASOS OMISSOS

9.1 Os casos omissos deste Edital serão solucionados pela Comissão Organizadora, com anuência do Reitor da Uniuv.

União da Vitória, 13 de novembro de 2008.

José Pedro Ramos
Presidente da Comissão Permanente de Seleção e Avaliação

ANEXO I

EXAME DE TÍTULOS

1. FORMAÇÃO ACADÊMICA (LIMITE 600 PONTOS)

ITENS A SEREM ANALISADOS:

ITENS A SEREM ANALISADOS:Pontuação mínimaPontuação máxima
Diploma de curso de doutorado
Concluído, na área de atuação da UNIUV350350
Concluído, em outra área300300
Em curso250250
Diploma de curso de mestrado
Concluído, na área de atuação da UNIUV250250
Concluído, em outra área200200
Em curso150150
Diploma ou certificado de especialização com carga horária igual ou superior a 360 horas:
Concluído, na área de atuação da UNIUV100200
Concluído, em outra área75150
Em curso5050
Aperfeiçoamento concluído (mínimo de 360 horas)5050

2. ATIVIDADES DOCENTES UNIVERSITÁRIAS (LIMITE 200 PONTOS) ITENS A SEREM ANALISADOS:

ITENS A SEREM ANALISADOS:Pontuação mínimaPontuação máxima
Docência no Ensino de Graduação20(por 100 ano)
Exercício de monitoria no Ensino de Graduação15(por 75 ano)
Participação em projetos de pesquisa (coordenador, colaborador)1050
Participação em projetos de extensão universitária1050
Orientação de trabalhos em nível de graduação e/ou em nível de especialização10 50
Participação em bancas examinadoras de concursos1050

3. TRABALHOS E PUBLICAÇÕES NA ÁREA (LIMITE 200 PONTOS) ITENS A SEREM ANALISADOS:

ITENS A SEREM ANALISADOS:Pontuação mínimaPontuação máxima
Livros editados (autor, colaborador, organizador ou tradutor)50100
Artigos publicados em revistas e/ou periódicos 15 75
Apresentação de trabalhos em eventos de natureza técnico-científica (autor, co-autor, orientador)1545
Outras publicações10 30

ANEXO II

CURRICULUM VITAE

1. DADOS PESSOAIS

NOME: ______________________________________________________________________________

DATA DE NASCIMENTO: _____/_____/_____

NATURALIDADE: _____________________________________________________________________

FILIAÇÃO: ___________________________________________________________________________

IDENTIDADE:_________________________________ UF: ____________________________________

TÍTULO ELEITORAL: __________________________________ ZONA: ____________ UF: __________

QUITAÇÃO MILITAR: ___________________________ REGIÃO: ______________________________

DATA: ____/____/_____

CPF: ________________________________________ ESTADO CIVIL: __________________________

ENDEREÇO RESIDENCIAL: _____________________________________________________________

TELEFONE: ___________________________________________________________________________

2. CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO

GRAU: ________________________________________________________________________________

INSTITUIÇÃO/UNIDADE/LOCALIDADE: ___________________________________________________

DATA DE CONCLUSÃO: _____/_____/_____

3. FORMAÇÃO ACADÊMICA (Preencher de acordo com cursos relevantes para o exame de títulos, conforme item 1 do Anexo I)*

CURSOTOTAL DE HORASINSTITUIÇÃO/LOCALIDADEPERÍODO
    
    
    
    

4. ATIVIDADES DOCENTES UNIVERSITÁRIAS (Preencher de acordo com atividades relevantes para o exame de títulos, conforme item 2 do Anexo I)*

______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

5. TRABALHOS E PUBLICAÇÕES NA ÁREA (Preencher de acordo com trabalhos relevantes para o exame de títulos, conforme item 3 do Anexo I)*

______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

6. OBSERVAÇÕES (INDICAR DADOS QUE CONSIDERE RELEVANTES)

______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

* ANEXAR OS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS COM FOTOCÓPIAS AUTENTICADAS

PARA O EXAME DE TÍTULOS.

Local e data: ________________________________, ________ DE _______________________ DE 2008.

Assinatura: _________________________________

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: TURISMO

1) Aspectos Econômicos do Turismo

2) Empreendedorismo e Gestão Empresarial no Turismo

3) Planejamento, Organização e Gestão do Turismo

4) Turismo e Meio ambiente

5) Marketing e comercialização de produtos e serviços turísticos

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

ACERENZA, M. A. Administração do turismo: conceituação e organização. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

BALANZÁ, I. M.; NADAL, M. C. Marketing e comercialização de produtos turísticos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003

CASTELLI, G. Administração hoteleira. 9.ed. Caxias do Sul: Educs, 2001.

FERNANDES, I. P.; COELHO, M. F. Economia do turismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

PETROCCHI, M. Turismo: planejamento e gestão. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.

RUSCHMANN, D. V. de M. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. 11. ed. Campinas: Papirus, 2004.

TOMELIN, C. A. Mercado de agências de viagens e turismo: como competir diante das novas tendências. São Paulo: Aleph, 2001.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: ENGENHARIA AMBIENTAL

1) Introdução a Engenharia Ambiental

2) Controle de Qualidade Ambiental

3) Ciência do Meio Ambiente

4) Avaliação de Impactos Ambientais

5) Gestão Ambiental

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: cnceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2007.

BRAGA, B. et al. Introdução à engenharia ambiental. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DE ANDRADE, R. O. B; TACHIZAWA,T.; DE CARVALHO, A. B. Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2002.

DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.

DO VALLE, C. E. Qualidade ambiental: o desafio de ser competitivo protegendo o meio ambiente. São Paulo: Pioneira, 1995.

FELLENBERG, G. Introdução aos problemas da poluição ambiental. São Paulo: EPU, 2003.

_____. Impactos ambientais urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

_____. Avaliação e perícia ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

VITERBO JÚNIOR, E. Sistema integrado de gestão ambiental. São Paulo: Aquariana, 1998.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: ARQUITETURA E URBANISMO

1) TECNOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES: Materiais e Técnicas de Construção; Sistemas Construtivos; Técnicas Retrospectivas; Resistência dos Materiais; Estruturas: Sistemas Estruturais de Concreto e Metálicos; Fundações; Planejamento e Orçamento de Obra; Topografia; Instalações (Elétricas, Telefonia, Cabeamento Lógico, Hidráulicas, Gás, Águas Pluviais); Conforto Térmico: Desempenho de Materiais e Ventilação Natural; Acústica Arquitetônica; Iluminação Natural e Artificial; Eficiência Energética e Automação Predial.

2) PROJETO DE ARQUITETURA: Linguagem e metodologia do projeto de arquitetura; Domínio Público e Privado; Aspectos Psico-sociais do Meio Ambiente; (Uso Ambiental); Sustentabilidade e suas aplicações projetuais na arquitetura; Desenvolvimento Sustentável pelo Projeto de Arquitetura; Estruturas e a Ordenação do Espaço Edificado na Paisagem Urbana; Programa de necessidades físicas das atividades e dimensionamento básico; Layout; Ergonomia; Fundamentos para Inclusão Social de Pessoas com Deficiência e de Outros com Mobilidade Reduzida; Elementos de Acessibilidade a Edificações, Espaço e Equipamentos Urbanos; Conhecimentos em computação gráfica aplicados à arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e comunicação Visual.

3) DESENHO EM ARQUITETURA E URBANISMO: Observa-se o desenho como transmissor de ideais e conceitos, servindo de suporte na análise crítica de obras de arte e arquitetura. Construções fundamentais do desenho geométrico, aplicação do sistema de projeções cotadas e do sistema descritivo Mongeano em retas e planos, sólidos, superfícies e curvas espaciais. A correta utilização dos instrumentos de desenho, criando referenciais que venham a contribuir para a leitura e interpretação de plantas e planos com rapidez e rendimento. Desenvolvimento da precisão nas medidas, nos detalhes técnicos e nos traços. Estrutura e perspectiva como meio de representação gráfica, auxiliando ao entendimento do espaço projetado, contribuindo para melhorar a comunicação no projeto de arquitetura.

4) HISTÓRIA E ANÁLISE CRÍTICA DA ARQUITETURA: Arquitetura: Seus Significados Históricos e Críticos do Período Moderno; Medieval; Ao Período Modernista na Europa Ocidental e nas Américas; Arquitetura Depois do Período Moderno Modernista no Contexto da Mundialização; Arquitetura Contemporânea e Seus Aspectos Estéticos e Culturais; Arquitetura Brasileira e Suas Contribuições do Passado à Contemporaneidade; História e Teoria do Urbanismo.

5) TEORIA E PRÁTICA DE PLANEJAMENTO URBANO: Reforma Urbana: a Constituição de 88 e o Estatuto da Cidade teoria e prática; O Plano Diretor e o processo de planejamento questões conceituais e metodológicas; A participação popular no planejamento e gestão das cidades; Legislação federal de parcelamento do solo; Densidade urbana; Regularização Fundiária; Sistema de informações para o planejamento; Sistema de gerenciamento urbano.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

ARGAN, G. C. Projeto e destino. São Paulo: Ática, 2001.

BENEVOLO, L. História da arquitetura moderna. São Paulo: Perspectiva, 1998.

FRANCO, M. de A. R. Desenho ambiental: uma introdução à arquitetura da paisagem com paradigma ecológico. São Paulo: Annablume/FAPESP, 1997.

GIEDION, S. Espaço, tempo e arquitetura: o desenvolvimento de uma nova tradição. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LOPES, M. de S. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

MASCARÓ, J. L. Loteamentos urbanos. Porto Alegre: L. Mascaró, 2003.

MONTANER, J. M. Depois do movimento moderno: arquitetura da segunda metade do século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2007.

MONTENEGRO, G. Desenho arquitetônico para cursos técnicos de 2° grau e faculdades de arquitetura. São Paulo: Edgard Blucher, 1978.

NESBITT, K. (Org.) Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac & Naify, 2006.

SCULLY JR., V. Arquitetura moderna: a arquitetura da democracia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

SOLANO, S. V.; GONÇALVES, J. C. S. Iluminação e arquitetura. São Paulo: Geros, 2001.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: FÍSICA

1) Energia cinética, potencial e conservação da energia.

2) Gravitação.

3) Primeira lei da termodinâmica.

4) Lei de Coulumb.

5) Equilíbrio do corpo extenso.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

HALLIDAY, D. Fundamentos de física: mecânica. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. V. 1.

_____. Fundamentos de física: mecânica. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. V. 2.

_____. Fundamentos de física: mecânica. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. V. 3.

TIPLER, P. A. Física para cientistas e engenheiros: mecânica, oscilações e ondas termodinâmicas. 4.ed.Rio de Janeiro: LTC, 2000. V. 1.

_____. Física para cientistas e engenheiros: mecânica, oscilações e ondas termodinâmicas. 4.ed.Rio de Janeiro: LTC, 2000. V. 2.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

1) Objetivos que levam as pessoas a procurar academia e como desenvolver sistemas de treinamento contra resistência adequados a iniciantes: conhecimento e responsabilidade profissional.

2) Importância da nutrição no auxílio ao desempenho de atletas durante o treinamento: diferenciação do papel dos diversos nutrientes no organismo humano.

3) Conceitos básicos em desenvolvimento motor e a importância do profissional de Educação Física nas seguintes instâncias: crescimento, maturação, tipos de mudança, aprendizagem motora, desenvolvimento e controle motor.

4) Noções básicas da ginástica escolar, tipos de atividades recomendadas e formas de aplicação.

5) Concepção de aptidão física e atividade física no desenvolvimento de programas de promoção da saúde. Visão do profissional sobre como trabalhar os elementos que fazem parte dessas duas variantes para melhorar a qualidade de vida humana.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

BREGOLATO, R. A. Cultura corporal da ginástica. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2006. v.2.

CONCEIÇÃO, R. B. Ginástica escolar. 4. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

COSSENZA, C. E. Musculação, métodos e sistemas. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

GALLAHUE, D.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.

GUEDES, D. P. Exercício físico na promoção da saúde. Londrina: Midiograf, 1995.

KATCH, F. I.; McARDLE, W. D. Nutrição, exercício e saúde. Rio de Janeiro: MEDSI, 1996.

MATVEEV, L. P. Preparação desportiva. Londrina: centro de informações desportivas, 1996.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: DIREITO

1) Legislação Social e Previdenciária: Direito do Trabalho Princípios Fundamentais. Do Empregado, Do empregador, Trabalho eventual, Avulso, Autônomo, Doméstico, Funcionário Público, Autárquico e Fundacional. Da diferenciação entre o regime CLT e estatuto dos Servidores Públicos, profissionais liberais, dos contratos de trabalho. Direito previdenciário - Da Previdência Social. Segurados: qualidade de segurados. Dependentes do segurado. Espécies de Benefícios.

2) Direito Tributário: Sistema Tributário Nacional definições. Tributos: Impostos, Taxa, Contribuições sociais, Contribuição de Melhoria e Empréstimo Compulsório. Princípios fundamentais do Direito Tributário. Crédito Tributário.

3) Direito Empresarial: Conceito. O Direito Empresarial no Novo Código Civil. Do empresário. Requisitos para caracterização do empresário. Tipos de Empresários.

4) Direito Comercial: Da Falência. Da recuperação da empresa (espécies). Configuração do Estado de Falência (pressupostos). Efeitos da Sentença Declaratória da Falência.

5) Direito Internacional Público e Privado: Conceito. Os Sujeitos em Direito Internacional Público. Espaços sob a Soberania dos Estados e Espaços Internacionais Comuns. Direito de navegação.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

BULGARELLI, W. Sociedades comerciais. São Paulo: Atlas, 2003.

CARRION, V. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. São Paulo: Saraiva, 2002.

CELESTINO, J. B. Direito tributário das escolas. 4.ed. São Paulo: Sugestões Literárias, 2002.

DOWER, N. G. B. Instituições de direito público e privado. Rio de Janeiro: Nelpa, 2004.

LAZARIN, A. Introdução ao direito tributário. São Paulo: Atlas, 1992.

MIRANDA JUNIOR, D. A.. Curso de direito comercial. São Paulo: Saraiva, 1992.

NASCIMENTO, A. M. Curso de direito do trabalho. 10.ed. São Paulo: Saraiva, 1992.

OLIVEIRA, A. de. Manual prático da seguridade social. São Paulo: Atlas, 1992.

PINTO, A. L. de T. (Colab.) Constituição da República Federativa do Brasil. 29.ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

REZEK, J. F. Direito internacional público: curso elementar. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: SECRETARIADO EXECUTIVO

1) Gestão da Informação

2) Definições, Responsabilidades e Delegação das Tarefas na Organização

3) Processo de Planejamento e Processo de Organização

4) Estrutura e Desenvolvimento Organizacional

5) Planejamento e Desenvolvimento de Projetos na Empresa

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

CARVALHO, A. P. de (Org.), et al. Manual do secretariado executivo. São Paulo: D´Livros, 2000.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

GIL, A. L. Qualidade total nas organizações: indicadores de qualidade; gestão econômica da qualidade; sistemas de gestão da qualidade. São Paulo: Atlas, 1993.

HINDLE, T. Como gerenciar equipes. 3.ed. São Paulo: Publifolha, 2002

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MEDEIROS, J. B.; HERNANDES, S. Manual da secretária. São Paulo: Atlas, 2003.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

AREA: PUBLICIDADE E PROPAGANDA

1) Produção Publicitária em rádio

2) Produção Publicitária em Cinema

3) Produção Publicitária em TV

4) Redação Publicitária

5) Teorias da comunicação

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

ANDREW, J. D. As principais teorias do cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

LEIGHTON, D. G.; MEYER, C. O filme publicitário. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MARTINS, J. S. Redação publicitária: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 1997.

MATTELART, A. História das teorias da comunicação. 3.ed. São Paulo: Loyola, 2000.

McLEISH, R. Produção de rádio. São Paulo: Summus, 2001.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: JORNALISMO

1) Controle da informação nos meios de comunicação de massa

2) Os novos modelos propostos pelo jornalismo contemporâneo

3) Modelos de comunicação e suas variadas correntes teóricas

4) Jornalismo digital e a nova linguagem da imprensa na era do conhecimento

5) Tendências teóricas da comunicação contemporânea

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

BERLO, D. K. O processo da comunicação: introdução, teoria e prática. 8.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BORDENAVE, J. D. O que é comunicação. 5.ed. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1984.

COELHO NETTO, J. T. Semiótica, informação e comunicação: diagrama da teoria do signo. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.

DE FLEUR, M. L. Teorias de comunicação de massa. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

DINES, A. O papel do jornal: uma releitura. 6.ed. São Paulo: Summus, 1996.

GOLDENSTEIN, G. T. Do jornalismo político à indústria cultural. São Paulo: Summus, 1987.

MACHADO, E. (org.). Modelos de jornalismo digital. Salvador: CNPQ, 2003.

MARCONDES FILHO, C. Comunicação e jornalismo: a saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker, 2000.

MEDINA, C. Notícia, um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial. 4.ed. São Paulo: Summus, 1988.

SILVA, C. E. L. da. O adiantado da hora: a influência americana sobre o jornalismo brasileiro. 2.ed. São Paulo: Summus, 1991.

SOUSA, J. P. Teorias da notícias e do jornalismo. Chapecó, SC: Argos, 2002.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: MATEMÁTICA

1) Probabilidade Condicional

2) Testes de hipótese: testes unilaterais e bilaterais

3) Juros compostos: montante e desconto composto

4) Limites

5) Vetores

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

DOWNING, D.; CLARK, J. Estatística aplicada. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

LEITHOLD, L. O cálculo com geometria analítica. 3.ed. São Paulo: Harbra, 2002.

LIPSCHUTZ, S. . Álgebra linear. 3.ed. SÃO PAULO: MAKRON BOOKS, 2002.

MATHIAS, W.F. Matemática financeira. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MORETTIN, L. G. Estatística básica: probabilidade. 7.ed. São Paulo: Makron, 1999.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1) Princípios fundamentais de contabilidade.

2) Normas de tributação do (irpj) imposto de renda pessoa jurídica.

3) Avaliação de investimento pelo patrimônio líquido (equivalência patrimonial).

4) Demonstrativos contábeis básicos (balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício e Demonstrações das origens e aplicações de recursos).

5) Elementos básicos e classificação dos custos.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

ALOE, A.; VALLE, F. Contabilidade industrial. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1974.

ALONSO, R.; PLACCO, S. Contabilidade industrial. São Paulo: Estrutura, 1997.

FABRETI, L. C. Contabilidade tributária. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

FRANCO, H. Contabilidade industrial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

HENDRIKSEN, E. S.; BREDA, M. F. V. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.

HORNGREN, C. T. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 1978, v.2.

IUDÍCIBUS, S. de; MARION, J. C. Introdução à teoria da contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

_____. Teoria da contabilidade. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LEONE, G. S. G. Custos Planejamento, implantação e controle. São Paulo: Atlas.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. São Paulo, Atlas, 1998.

_____. Contabilidade de custos. São Paulo, Atlas, 1998.

NAKAGAWA, M. ABC: custo baseado em atividades. São Paulo: Atlas, 1995.

NEVES, S. das; VICECONTI, P. E, V. Contabilidade avançada. 8. ed. São Paulo: Frase, 1999.

PEREZ JÚNIOR, J. H.; OLIVEIRA, L. M. de. Contabilidade avançada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

_____. Gestão estratégica de custos. São Paulo: Atlas, 1999.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: ENGENHARIA ELÉTRICA

1) Materiais e medidas elétricas

2) Eletricidade e Magnetismo

3) Eletrônica

4) Automação industrial

5) Instalações elétricas

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

HAYT JÚNIOR, W. H. Eletromagnetismo. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1983.

MELO, M. Eletrônica digital. São Paulo: Makron Books. NATALE, F. Automação industrial. São Paulo: Érica, 2000.

QUEVEDO, C. P. Circuitos elétricos. Rio de Janeiro: Guanabara, 1983. v.8.

STOUT, M. B. Curso básico de medidas elétricas. Rio de Janeiro: Livros Tecnicos e Cientificos, 1974. 2 v.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: ENGENHARIA MECÂNICA

1) Sistemas Numéricos

2) Programação de CLP

3) Circuitos e Dispositivos Especiais em CLPs

4) Equipamentos de Campo

5) Sistemas de Redes de Automação

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

BONACORSO, N. G. Automação eletropneumática. 5. ed. São Paulo: Erica, 2001.

GERORGINI, M Automação aplicada Descrição e implementação de sistemas seqüenciais com PLCs. 4.ed. São Paulo: Érica.

MELO, M. Eletrônica digital. São Paulo: Makron Books.

NASH, W. A. Resistências dos materiais. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1982.

NATALE, F. Automação industrial. São Paulo: Érica, 2000.

SILVEIRA, P. R. da; SANTOS, W. E. dos. Automação e controle discreto. São Paulo: Érica.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: ENGENHARIA CIVIL

1) Análise de tensões e deformações

2) Torção

3) Tensões e deformações de vigas

4) Método de esforços

5) Método de deslocamento

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BEER, F. P.; JOHNSTON, E. R. Resistência dos materiais. São Paulo: Makron Books, 1996.

RESNICK, R.; HALLIDAY, D.. Fisica. 3. ed. Rio de Janeiro: São Paulo: LTC, 1981. 4v.

SUSSEKING, J. C. Curso de análise estrutural. Rio de Janeiro: Globo, 1984. v.1-3

TIMOSHENKO, S. P.; GERE, J. E. Mecânica dos solos. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1984. V. 1-2

TIPLER, P. A. Física. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1984. 2v.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: ENGENHARIA FLORESTAL

1) Propriedades da madeira

2) Ferramentas e processos de corte da madeira

3) Secagem e preservação da madeira

4) Tecnologia da madeira

5) Industrialização e utilização da madeira

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

DINIZ, A. E. Técnicas de usinagem de materiais 3 ed. São Paulo: Artliber, 2001.

FERRARESI, D. Fundamentos de usinagem dos metais. São Paulo: Edgard-Bluch, 2006.

____. Técnicas de serrarias. Curitiba: Fupef, 2001 (Série Didática).

FRANZOI, L. C. N. A secagem da madeira. Curitiba: SENAI CETEMO-NIT/MM, 1992.

ROCHA, M. P Biodegradação e preservação da madeira. Curitiba: Fupef, 2001 (Série Didática).

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: ENGENHARIA QUÍMICA

1) Termodinâmica

2) Resistência dos Materiais

3) Operações Unitárias

4) Cinética Aplicada e Reatores

5) Projetos de Indústrias Químicas

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

SMITH, J. M.; VAN NESS,, H.C.; ABBOTT, M. M. Introdução à termodinâmica da engenharia química. 4 ed. LTC Livros Técnicos e Científicos S.A. Rio de Janeiro, 2000.

FOUST, A. S. Princípios das operações unitárias. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982.

HIMMELBLAU, D. M. Engenharia química: princípios e cálculos. 4. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1984.

SILVEIRA, B. I. da. Cinética química das reações homogêneas. São Paulo : E. Blucher, 1996.

VAN WYLEN, G. J. Fundamentos da termodinâmica clássica. 2.ed.São Paulo: Edgard Blucher, 1976.

PROGRAMA DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES

ÁREA: QUÍMICA

1) Estados físicos, composição e transformação da matéria

2) Interações químicas e moleculares

3) Reações químicas

4) Reações de oxidação-redução

5) Compostos orgânicos

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

FELTRE, Ricardo. Fundamentos da química. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2001.

SARDELLA, A.; FALCONE, M. Química: série Brasil. São Paulo: Ática, 2004.

USBERCO, J.; SALVADOR, E. Química: química geral. 11.ed. São Paulo: Saraiva, 2005. v.1.

USBERCO, J.; SALVADOR, E. Química: química orgânica. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. v.3

UTIMURA, T. Y.; LINGUAMOTO, M.. Química fundamental. São Paulo: FTD, 1998.