Hospital Beneficente Dr. César Santos - RS

Notícia:   138 vagas para o Hospital Beneficente Dr. César Santos - RS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO

HOSPITAL BENEFICENTE DR. CÉSAR SANTOS

AUTARQUIA MUNICIPAL LEI Nº 1.418 DE 04/08/1971

EDITAL Nº 01/2009 - CONCURSO PÚBLICO

O Diretor Geral do Hospital Beneficente Dr. César Santos faz saber que realizará Concurso Público, de prova escrita objetiva e prova de títulos, para fins de provimento de quadro permanente para os cargos Analista de Suporte, Assessor Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Escriturário, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Lavanderia, Auxiliar de Radiologia e Câmara Escura, Auxiliar de Copa e Cozinha, Biólogo, Contador, Costureira, Cozinheira, Enfermeiro, Escriturário, Farmacêutico Bioquímico, Farmacêutico Industrial, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em segurança do Trabalho, Telefonista, Vigilante.

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Concurso Público será regido por este Edital, seus Anexos, Editais complementares e eventuais retificações.

1.1. A aprovação e a classificação definitiva geram, para o candidato, apenas a expectativa de direito à contratação.

2. A relação de cargo, número de vagas, carga horária, salário inicial, requisito e descrição sumária de atividades, objeto do Concurso Público, constam do Anexo I deste Edital.

2.1.1. O candidato concorrerá à vaga apenas para a qual se inscrever, conforme Anexo I deste edital.

3. Aos candidatos portadores de deficiência serão destinadas 5% (cinco por cento) das vagas de cada cargo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.

3.1. Caso a aplicação do percentual de que trata o item anterior resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente.

3.2. O candidato portador de deficiência se habilitado, mas não classificado nas vagas reservadas para portador de deficiência estará automaticamente concorrendo às demais vagas existentes, sendo obedecida à ordem de classificação geral.

3.3. Na falta de candidatos habilitados para as vagas reservadas a portadores de deficiência, serão essas preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem classificatória.

3.4. A contratação dos candidatos habilitados obedecerá à ordem de classificação, devendo ser iniciada pela lista de pontuação geral, seguida da lista de candidatos portadores de deficiência, observando-se, a partir de então, sucessiva alternância entre elas, até o exaurimento das vagas reservadas. Em caso de surgimento de novas vagas no decorrer do prazo de validade do Concurso Público, aplicar-se-á a mesma regra e proporcionalidade prevista no item 2 deste Capítulo.

3.5. O candidato portador de deficiência aprovado e convocado para fim de contratação para a função, durante o período de experiência será submetido a avaliação por equipe multiprofissional prevista no artigo 43 do Decreto Federal n.º 3.298/99, que bem identificará a compatibilidade entre as atribuições da função/cargo e a deficiência apresentada.

3.6. Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser argüida para justificar a concessão de aposentadoria ou de adaptação em outro cargo, salvo as hipóteses excepcionais de agravamento imprevisível da deficiência que impossibilitem a permanência do servidor em atividade.

3.7. Na hipótese do não aproveitamento das vagas destinadas aos portadores de deficiência, por reprovação ou por não atender aos requisitos estabelecidos neste Edital, essas vagas serão utilizadas pelos demais candidatos, respeitada rigorosamente a classificação.

4. Os candidatos aprovados serão contratados pelo Regime Estatutário.

II. DO PRAZO, DO LOCAL, DOS REQUISITOS, DOS DOCUMENTOS E DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

1. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, através do site www.msconcursos.com.br, no período de 23/01/2009 a 21/02/2009.

2. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e em seus Anexos, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.1. Todas as informações constantes no documento de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato.

2.2. O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão, bem como pelas informações prestadas na ficha de inscrição.

3. A inscrição do portador de deficiência será feita no mesmo formulário dos demais candidatos.

3.1. Para efeito deste concurso, consideram-se deficiências, que assegurem o direito de concorrer às vagas reservadas, somente as conceituadas na medicina especializada, de acordo com os padrões internacionalmente reconhecidos.

3.2. O candidato deverá declarar, no ato da inscrição no campo próprio, o tipo da deficiência que é portador, código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID e a necessidade de condições especiais para se submeter às provas.

3.3. O candidato que não atender ao solicitado no item 3.2 não será considerado portador de deficiência, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação, bem como não terá sua prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado.

3.4. O candidato que necessitar de prova ampliada ou que depender de instrumentos específicos para leitura das provas deverá informar a especialidade e/ou tamanho da letra (fonte) no ato da inscrição, no campo próprio.

3.4.1. O candidato portador de deficiência visual total deverá indicar sua condição, informando no requerimento de inscrição a necessidade de realizar a prova com o auxílio de um ledor. Neste caso, o ledor transcreverá as respostas para o candidato, não podendo a empresa ser responsabilizada pelo candidato posteriormente, sob qualquer alegação, por eventuais erros de transcrição provocados pelo ledor.

3.4.2. As especialidades ampliadas ou em braile, quando solicitadas, serão disponibilizadas sem custo ao candidato.

3.5. O candidato que necessitar de condições especiais para escrever, deverá indicar sua condição, informando no requerimento de inscrição que necessita de auxílio para transcrição das respostas. Neste caso, o candidato terá o auxílio de um fiscal, não podendo a empresa ser responsabilizada pelo candidato posteriormente, sob qualquer alegação, por eventuais erros de transcrição provocados pelo fiscal.

3.6. O candidato deverá informar a(s) condição(ões) especial(ais) de que necessita, caso não seja(m) nenhuma das acima mencionadas.

3.7. Outras especialidades, quando autorizadas previamente pela Comissão Organizadora do Concurso, deverão ser providenciadas por iniciativa e às exclusivas expensas do candidato.

3.8. O candidato com dificuldade de locomoção deverá indicar sua condição, informando no requerimento de inscrição se utiliza cadeira de rodas ou se necessita de local de fácil acesso.

3.9. As condições especiais solicitadas pelo candidato para o dia da prova serão analisadas e atendidas, segundo critérios de viabilidade e razoabilidade, sendo comunicado em caso de não atendimento a sua solicitação.

3.10. O candidato portador de deficiência participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a: conteúdo; avaliação; horário e local de realização das provas.

4. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que necessitar amamentar e não levar acompanhante não poderá retirar-se da sala para tal procedimento.

5. Para efetivação da Inscrição o candidato deverá:

a) realizar o cadastro na Internet, gerando a ficha de inscrição (boleto bancário) para o cargo ao qual concorre.

b) pagar o boleto gerado com o cadastro, até a data de vencimento prevista no mesmo, nas agências da rede bancária, casas lotéricas, agências dos Correios ou via Internet.

5.1. Os valores das inscrições serão:

a) nível fundamental - R$ 13,50 (inscrição) + R$ 2,50 (emissão de boleto bancário);

b) nível médio - R$ 16,50 (inscrição) + R$ 2,50 (emissão de boleto bancário);

c) nível superior - R$ 23,50 (inscrição) + R$ 2,50 (emissão de boleto bancário).

5.2. Não será aceito comprovante de depósito realizado em caixa eletrônico, ou por qualquer outra forma que não a estabelecida neste Edital.

5.3. Não será devolvida em hipótese alguma a importância recolhida pelo candidato, referente à taxa de inscrição.

6. O deferimento da inscrição está vinculado à comprovação do pagamento do boleto bancário pela instituição bancária credora.

6.1. Não serão aceitos pedidos de isenção total ou parcial do pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

7. Não será aceita inscrição por fax, via postal, condicional ou fora do período estabelecido.

7.1. A Empresa Hilda Ferreira de Moura - ME, organizadora do concurso, não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

7.2. Será cancelada a inscrição se for verificado, a qualquer tempo, o não atendimento a quaisquer dos requisitos aqui fixados.

7.3. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, podendo ser excluído do Concurso Público aquele que preenchê-la com dados incorretos, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

8. O candidato fará inscrição somente para um cargo.

8.1. As inscrições só poderão ser efetuadas até as 24 horas (horário de Brasília), do dia 21/02/2009.

8.2. A inscrição só poderá ser paga até o terceiro dia útil posterior a data de encerramento das inscrições.

9. Após a confirmação do pagamento da inscrição, pela instituição bancária, não será aceito pedido de alteração do cargo ou cidade de aplicação da prova, indicados na ficha de inscrição.

10. O candidato que necessitar de declaração de participação no concurso, para efeito de comprovação no local de trabalho, deverá solicitar no ato da inscrição no campo próprio do formulário.

11. O extrato do edital de abertura do concurso será publicado no Jornal O Nacional Jornal Diário da Manhã.

11.1. As demais publicações nos sites www.msconcursos.com.br, www.hbcs.rs.gov.br e www.pmpf.rs.gov.br.

11.2. É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar todas as publicações referentes a este concurso.

12. III - DAS ETAPAS DO CONCURSO

1. A Seleção será constituída de duas etapas composta de:

1) Prova Objetiva;

2) Prova de Títulos.

2. DA PROVA OBJETIVA

2.1. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de áreas de conhecimento, conforme estabelecido no quadro de provas.

2.2. As questões da prova objetiva serão elaboradas pelo sistema de múltipla escolha, com 4(quatro) opções, A, B, C, D, e uma única resposta correta.

2.3. Os conteúdos das provas constam no Anexo II deste Edital.

2.4. À prova objetiva será atribuído valor máximo de 100 (cem) pontos.

2.4.1. A pontuação final da prova objetiva será obtida através da soma dos pontos de cada área de conhecimento.

2.5. Sobre os pontos obtidos pelos candidatos incidirão os pesos especificados no Quadro de Provas.

2.6. Será eliminado o candidato que não alcançar o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) da pontuação final da prova objetiva ou zerar em uma ou mais área de conhecimentos;

2.7. A pontuação relativa à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será atribuída a todos os candidatos presentes à prova.

2.8. QUADRO DE PROVAS

CARGO

TIPO DE PROVA/ÁREA DE CONHECIMENTOS

Nº. QUESTÕES

PESO

NÍVEL FUNDAMENTAL

Auxiliar de Copa e Cozinha, Auxiliar de Lavanderia, Costureira, Cozinheira, Telefonista, Vigilante

Objetiva:

Português104,0

Matemática

10

3,0

Legislação e Atualidades

10

3,0

NÍVEL MÉDIO

Auxiliar de Escriturário, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Radiologia e Câmara Escura, Escriturário, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em segurança do Trabalho

Objetiva:

Português104,0

Matemática

10

2,0

Conhecimentos de Informática

10

2,0

Legislação e Atualidades

10

2,0

NÍVEL SUPERIOR

Analista de Suporte, Assessor Administrativo, Assistente Social, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Bioquímico, Farmacêutico Industrial, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo

Objetiva:

Conhecimentos Específicos202,0

Português

10

3,0

Conhecimentos de Informática

10

1,5

Legislação e Atualidades

10

1,5

3. DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

3.1. A prova objetiva será realizada no dia 22/03/2009, na cidade de Passo Fundo - RS.

3.2. A confirmação de local e horário de realização das provas serão divulgados oportunamente nos sites www.msconcursos.com.br, www.hbcs.rs.gov.br e www.pmpf.rs.gov.br.

3.2.1. Só será permitida a realização da prova na data, no local e horário constantes na listagem de convocação.

3.3. As provas serão realizadas, com duração máxima de 04 (quatro) horas, incluído o tempo para a realização da prova objetiva e o preenchimento do cartão-resposta.

3.3.1. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em razão do afastamento do candidato da sala de provas, mesmo quando no caso previsto no capítulo II, item 4 deste Edital, ressalvado o previsto no item 3.2 do capítulo.

3.4. O candidato deverá comparecer ao local determinado trinta minutos antes da hora marcada, munido de documento original de identificação com foto, caneta esferográfica preta ou azul, lápis, borracha e comprovante de inscrição.

3.4.1. Só será permitida a realização das provas ao candidato que apresentar ao fiscal de sala o original de um dos seguintes documentos de identificação: Cédula de Identidade (RG), ou Carteira de Órgão ou Conselho de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Certificado Militar ou Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte, dentro do prazo de validade.

3.4.2. Somente será permitido ingresso na sala de prova o candidato que apresentar um dos documentos discriminados no item anterior, desde que o documento permita, com clareza, a sua identificação.

3.4.3. Como nenhum documento ficará retido, não serão aceitos protocolos, cópias dos documentos citados, ainda que autenticadas, ou quaisquer outros documentos diferentes dos anteriormente definidos, inclusive carteira funcional de ordem pública ou privada;

3.4.3.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá entregar uma cópia documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio, conforme Anexo IV deste Edital.

3.5. Não será admitido na sala de prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido no Edital de Convocação, não sendo admitido candidato retardatário, sob pretexto algum, após o fechamento dos portões.

3.5.1. Não haverá segunda chamada para realização das provas sob nenhuma hipótese.

3.6. Não será permitido ao candidato entrar na sala de prova portando armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, qualquer tipo de relógio com mostrador digital, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, ponto eletrônico, etc).

3.6.1. Caso o candidato porte algum dos itens acima mencionados deverá solicitar ao fiscal de sala um envelope inviolável no qual deverá acondicionar o (s) objeto (s) que estiver portando. Após identificar o envelope com seus dados pessoais, deverá lacrá-lo e manter sob sua guarda e responsabilidade.

3.6.1.1. A Empresa: Hilda Ferreira de Moura - ME não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos e/ou equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, nem por danos neles causados.

3.6.2 O descumprimento do descrito nos subitens 3.6 e 3.6.1 deste edital implicará na eliminação do candidato, constituindo tentativa de fraude.

3.6.3. Será, ainda, excluído do concurso público o candidato que:

a) fazer uso de consulta bibliográfica de qualquer espécie;

b) utilizar máquina calculadora ou outro equipamento eletrônico de qualquer tipo;

d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal:

e) for surpreendido em comunicação com outros candidatos;

f) fazer uso do celular, ou mantê-lo ligado, durante o tempo que permanecer no local de prova;

g) utilizar meios ilícitos para a execução da prova;

h) não acatar as determinações do edital do concurso;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

j) desacatar o(s) fiscal(is) e/ou membro (s) da equipe de coordenação.

3.7. Para que a questão seja considerada correta, apenas uma alternativa deverá estar assinalada no cartão-resposta.

3.7.1. Será desconsiderada a questão que:

a) não apresentar nenhuma alternativa assinalada;

b) apresentar alternativa (s) rasurada (s);

c) tiver mais de uma alternativa assinalada;

d) estiver assinalada diferente do proposto no cartão-resposta.

3.7.2. Somente terão validade as alternativas lançadas no cartão-resposta.

3.8. É de exclusiva responsabilidade do candidato assinar e preencher devidamente o cartão-resposta.

3.8.1. O candidato deverá ater-se às instruções contidas no cartão-resposta, no edital e no caderno de questões.

3.8.2. Em hipótese alguma será substituído o cartão-resposta.

3.9. Ao concluir a prova objetiva o candidato deverá entregar ao fiscal de sala o cartão-resposta.

3.10. O candidato somente poderá se retirar do local de realização das provas 1(uma) hora após o início da mesma.

3.10.1. O candidato somente poderá levar o caderno de provas após 1(uma) hora do início da mesma.

3.10.2. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos, após a conferencia de todos os documentos da sala e assinatura da ata.

3.11. O candidato não poderá ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um fiscal.

3.11.1. Poderá ser utilizado, pela empresa organizadora, aparelho detector de metais nos acessos às salas de prova, banheiro e bebedouro.

3.11.2. Quando o candidato necessitar se ausentar da sala de provas para ir ao banheiro, o mesmo deverá se submeter ao aparelho detector de metais na entrada e na saída do banheiro. Caso esteja portando aparelhos eletrônicos, mesmo desligados, o fiscal deverá recolher o equipamento e registrar a ocorrência na ata de sala. Ocorrendo tal fato, isso implicará no desligamento do candidato do certame.

3.12. Erros referentes a nome, documento de identidade ou data de nascimento, deverão ser comunicados apenas no dia de realização das provas, na sala de prova, junto ao fiscal.

3.12.1. O candidato que, eventualmente, necessitar corrigir algum dado constante da ficha de inscrição ou no cartão-resposta, ou ainda fizer alguma reclamação ou sugestão relevante, poderá efetuá-la na ata existente na sala de provas em posse dos fiscais de sala, para uso, se necessário.

3.12.2. O candidato que não solicitar a correção nos termos deste item deverá arcar, exclusivamente, com as conseqüências advindas de sua omissão.

4. DA PROVA DE TÍTULOS

4.1. A prova de títulos é de caráter classificatório.

4.1.1. Só serão publicados os pontos da prova de títulos dos candidatos aprovados na prova objetiva.

4.2. Só serão considerados os títulos relacionados no quadro abaixo:

TÍTULO

CARGA HORÁRIA MÍNIMA

PONTUAÇÃO POR TÍTULO

PONTUAÇÃO
MÁXIMA

Doutorado

-

0,6

0,6

Mestrado

-

0,5

0,5

Pós-Graduação, na área especifica para a qual se inscreveu.

360

0,4

0,4

Graduação, quando não for pré-requisito para a qual se inscreveu.

-

0,3

0,3

Ensino Médio, para os cargos de Nível Fundamental.

-

0,1

0,1

Cursos Seminários, Jornadas e Treinamentos realizados no período de 2004 a 2008, na área específica para a qual se inscreveu.

100

0,3

0,3

Cursos Seminários, Jornadas e Treinamentos realizados no período de 2004 a 2008, na área específica para a qual se inscreveu.

40

0,2

0,2

Cursos Seminários, Jornadas e Treinamentos realizados no período de 2004 a 2008, na área específica para a qual se inscreveu.

20

0,1

0,1

Curso de Digitação

20

0,1

0,1

Aprovação em concurso público federal, estadual ou municipal (comprovada através de termo de posse ou publicação oficial).

-

0,2

0,2

Experiência na função referente ao cargo para o qual se inscreveu (comprovada através de carteira de trabalho e/ou declaração expedida pelo órgão onde presta ou prestou o serviço)-0,5 por ano trabalhado0,5
Tempo de Serviço Público (comprovada através de carteira de trabalho e/ou declaração expedida pelo órgão onde presta ou prestou o serviço)-0,5 por semestre trabalhado2,0
PONTUAÇÃO MÁXIMA5,3

4.3. Demais informações a respeito da prova de títulos constarão no edital de convocação específico para essa etapa.

V - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. A Pontuação Final será obtida através da soma da pontuação da Prova Objetiva mais a pontuação da Prova de Títulos, conforme abaixo estabelecido:

PO + PT = PF

Legenda

PO: Prova Objetiva

PT: Prova de Títulos

PF: Pontuação Final

CF: Classificação Final

2. A Classificação Final dos aprovados, por ordem decrescente da pontuação final, será publicada nos sites www.msconcursos.com.br, www.hbcs.rs.gov.br e www.pmpf.rs.gov.br.

VI - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE DA PONTUAÇÃO FINAL

3. Em caso de igualdade da pontuação final, serão aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate ao candidato:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal nº. 10.741/2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) que obtiver maior número de acertos na área de Conhecimentos Específicos;

c) que obtiver maior número de acertos na área de Português;

d) que obtiver maior número de acertos na área de Conhecimentos de Informática;

e) que obtiver maior número de acertos na área de Conhecimentos de Legislação e Atualidades;

f) que obtiver maior pontuação na prova de títulos;

g) que tiver mais idade.

VII - DOS RECURSOS

1. O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis contados a partir da data seguinte à da publicação do fato que lhe deu origem.

2. Admitir-se-á um único recurso por candidato e de forma individualizada, ou seja, um recurso para cada evento que lhe deu origem.

2.1. Só será aceito recurso a respeito dos seguintes itens, a saber:

a) omissão do nome do candidato na relação de inscrição deferida ou indeferida;

b) o gabarito de resposta;

c) a pontuação atribuída à prova objetiva;

d) a pontuação final.

3. O recurso deverá ser apresentado no formulário próprio (Anexo III deste edital) disponível no site www.msconcursos.com.br

4. O recurso deverá estar digitado ou datilografado, não sendo aceito recurso interposto por fac-símile (fax), telex, internet, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

5. O recurso deverá ser encaminhado via sedex, ou entregue pessoalmente para a Banca Examinadora da Empresa Hilda Ferreira de Moura - ME, situada na rua 15 de novembro, 1138 - centro - Campo Grande/MS, CEP 79002-141.

6. Será indeferido recurso interposto fora dos prazos ou que não atenda o estipulado no Anexo III deste Edital.

7. A resposta do recurso será enviada para o endereço eletrônico (e-mail) do candidato.

VIII - DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A CONTRATAÇÃO

1. Para ser convocado o candidato deverá:

1.1.Ter sido aprovado neste concurso público;

1.2. Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do art. 12, § 1º, da Constituição Federal;

1.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as obrigações militares;

1.4. Comprovar, na data da contratação, possuir os requisitos exigidos para o cargo/especialidade e a comprovação de estar em dia com o órgão regulamentador da profissão, quando for o caso;

1.4.1. Apresentar cópia de registro expedido pelo respectivo conselho da categoria, para os cargos que assim o exige;

1.5. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da contratação;

1.6. Ser aprovado em exame médico admissional;

1.7. Não ter antecedentes criminais e achar-se em pleno gozo de seus direitos civis e políticos;

1.8. Apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, conforme declarado no ato da inscrição;

1.9. Apresentar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da contratação.

2. O candidato que, no decorrer do processo de contratação e admissão, desistir da ocupação da vaga, será automaticamente eliminado deste Concurso Público.

3. O não comparecimento aos exames médicos admissionais agendados ou a inexistência de conclusão, sem justificativas comprovadas e dentro do prazo previsto, caracterizarão desistência do processo e ensejarão eliminação do candidato do concurso.

IX - DA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS

1. Os candidatos serão convocados por cargo, pela ordem decrescente da classificação obtida.

2. A convocação para admissão será feita por edital. O não atendimento à convocação faculta ao Hospital Beneficente Dr. César Santos, após enviar correspondência com aviso de recebimento, convocar o candidato seguinte, excluindo da seleção aquele que não atender à convocação no prazo de (informar o prazo) dias, após o recebimento da mesma. Não haverá, em hipótese alguma, segunda convocação, por qualquer que seja o motivo.

2.1. A convocação será publicada em jornal de circulação no município de Passo Fundo/RS.

X - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. O prazo de validade deste Concurso Público será de 01 (um) ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.

2. Caberá ao Diretor Geral do Hospital Beneficente Dr. César Santos a homologação dos resultados deste Concurso Público.

3. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais atualizações ou retificações, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital próprio.

4. A Direção Geral do Hospital Beneficente Dr. César Santos e a Empresa Hilda Ferreira de Moura - ME não se responsabilizam por eventuais prejuízos ao candidato, inclusive quanto à eventual contratação, decorrentes de:

a) endereço não atualizado;

b) endereço de difícil acesso;

c) correspondência devolvida pela Empresa de Correios e Telégrafos por razões diversas de fornecimento e/ou endereço errado do candidato;

d) correspondência recebida por terceiros.

4.1. Durante o prazo de validade do Concurso Público o candidato aprovado deverá manter seu endereço atualizado, devendo em caso de alteração do mesmo comunicar oficialmente ao Setor de Recursos Humanos do Hospital Beneficente Dr. César Santos, no seguinte endereço: rua Alcides Moura, 100 - Bairro Popular - Passo Fundo/RS - CEP 99010-640.

5. Durante o prazo de validade do Concurso Público, a Direção Geral do Hospital Beneficente Dr. César Santos respeitará a ordem de classificação obtida pelos candidatos para as contratações nas vagas existentes ou que porventura vierem a existir para as funções abrangidas no processo, de acordo com suas necessidades e disponibilidade financeira, não havendo obrigatoriedade de contratação de todos os candidatos aprovados.

6. Decorridos 180 (cento e oitenta) dias da homologação e não caracterizando qualquer óbice, é facultada a destruição do cartão-resposta e demais registros escritos, mantendo-se, porém, pelo prazo de validade do Concurso Público, os registros eletrônicos.

7. É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações referentes a este concurso, sobre os quais não poderá alegar desconhecimento.

8. A legislação com vigência após a data de publicação deste Edital, bem como as alterações em dispositivos constitucionais, legais e normativos a elas posteriores não serão objeto de avaliação nas provas do Concurso.

9. Os casos não previstos serão resolvidos pela Comissão do Concurso Público, à luz da legislação vigente.

10. Os Anexos I, II, III e IV são partes integrantes deste edital.

Passo Fundo/RS, 22 de janeiro de 2009.

Leandro Bussolotto
DIRETOR GERAL

ANEXO I

EDITAL nº 01/2009

Grupo OperacionalCargoPadrãoVagasSalário
R$
Condições de TrabalhoInstruçãoDeveres e Atribuições do Cargo
NÍVEL FUNDAMENTAL
ServiçosAuxiliar de Copa e Cozinha0207470,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

6ª série do ensino fundamentalDeveres: Distribuir a alimentação aos pacientes obedecendo prescrição dietoterápica e auxiliar nos serviços de cozinha.

Atribuições: Identificar e diferenciar dietas prescritas, conferir dietas junto ao posto de enfermagem, mantendo o mapa de dietas atualizado a cada refeição; solicitar alimentos necessários à cozinha ou almoxarifado; servir a dieta aos pacientes, desjejum, merenda, lanche, jantar, ceia; rotular as baterias térmicas segundo a dieta no quarto e leito e levar para a cozinha para serem servidas; pegar os alimentos na cozinha, porcioná-los e montar as bandejas individualmente com todos os itens segundo dieta prescrita; ajudar a cozinheira no preparo da alimentação; separar os alimentos que serão usados em cada refeição; fazer o porcionamento e pré-preparo dos alimentos; preparar saladas cruas, obedecendo às normas de desinfecção, assim como as saladas cozidas; fazer a sobremesa e o lanche da pediatria; limpar louças, utensílios, móveis e equipamentos da cozinha, obedecendo às normas de higiênização; executar tarefas afins.

ServiçosAuxiliar de Lavanderia0207470,00a) 44 horas semanais

b) requisito para

provimento

4ª série do ensino fundamentalDeveres: Auxiliar no serviço de lavanderia.

Atribuições: Recolher e lavar todas as roupas de cama, uniformes, tolhas e demais pertences do Hospital.

ServiçosCostureira0201470,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

4ª série do ensino fundamentalDeveres: Efetuar costuras em geral nos pertences do hospital.

Atribuições: Costurar uniformes, aventais, lençóis, colchas.

ServiçosCozinheira0402557,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

6ª série do ensino fundamental Experiência comprovada de no mínimo 06 meses.Deveres: Elaborar os pratos para alimentação dos pacientes, com observância da dieta prescrita pelos profissionais da área da saúde.

Atribuições: Elaborar a alimentação para todo o Hospital; preparar e distribuir os alimentos para cada copa, seguindo o mapa de dietas fornecido pelo posto de enfermagem e os pedidos das copeiras; executar o cardápio do dia conforme estabelecido pela nutricionista; fazer a contagem do número de pacientes de acordo com os mapas de dietas e de funcionários comensais, antes de iniciar o preparo das refeições; identificar e diferenciar dietas livres, brandas ou leves, dietas modificadas, dietas especificas e individualizadas; separar os alimentos necessários à confecção do cardápio estabelecido; preparar a alimentação segundo o número de comensais para o dia, evitando sobras; servir as dietas diferenciadas nas baterias, de acordo com o rotulo de identificação; abastecer as cubas do carro térmico e coordenar a distribuição dois alimentos nas baterias; separar amostras de alimentos, identificando a data e guardando na geladeira; auxiliar na limpeza de materiais, utensílios, equipamentos e na faxina da cozinha; orientar, coordenar e ajudar no pré-preparo dos alimentos; receber e conferir a entrega de gêneros alimentícios, observando a quantidade e a qualidade e informar à nutricionista qualquer irregularidade; na falta de nutricionista, pode fazer pedidos de gêneros ao almoxarifado; informar ao nutricionista quando há falta de algum item para execução do cardápio; desenvolver atividades afins.

ServiçosTelefonista0302490,00a) 44 horas semanais

b) requisito para

provimento

Ensino Fundamental CompletoDeveres: Operar mesa telefônica; atender ao público; fornecer informações, receber e anotar recados, digitar avisos, memorandos.

Atribuições: Operar mesas e aparelhos telefônicos; estabelecer comunicações internas, locais e interurbanas; vigiar e manipular permanentemente painéis telefônicos; receber chamadas para atendimento urgente de ambulâncias, comunicando-se através de rádio, PX, registrando dados de controle; prestar informações relacionadas com o Hospital; responsabilizar-se pela conservação do equipamento utilizado; fornecer informações, receber e anotar recados, digitar avisos, memorandos; executar tarefas afins.

ServiçosVigilante0303490,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

4ª série do ensino fundamentalDeveres: Exercer a vigilância do prédio em que está instalado o Hospital.

Atribuições: Exercer vigilância em locais previamente determinados; realizar rondas de inspeção em intervalos fixados, adotando providências tendentes a evitar roubos, incêndios, danificações nos edifícios, praças, jardins, veículos, máquinas do Hospital; controlar a entrada e saída de veículos e outros equipamentos e pessoas pelos portões de acesso sob sua vigilância, verificando, quando necessário, as autorizações de ingresso e saída; verificar se as janelas, as portas e demais vias de acesso estão devidamente fechadas; investigar quaisquer situações anormais que tenha observado; levar ao imediato conhecimento das autoridades competentes qualquer irregularidade verificada; acompanhar funcionários quando necessário, no exercício de suas funções; exercer tarefas afins.

 

Grupo OperacionalCargoPadrãoVagasSalário
R$
Condições de TrabalhoInstruçãoDeveres e Atribuições do Cargo
NÍVEL MÉDIO
AdministraçãoAuxiliar de Escriturário0506625,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Ensino Médio CompletoDeveres: Executar trabalhos rotineiros de escritório; preencher livros e formulários em geral; realizar trabalhos de datilografia; orientar pacientes no balcão ou qualquer outro local de trabalho; executar serviços mecanizados e manuais.

Atribuições: Executar trabalhos de escritório, compreendidos em rotinas pré-estabelecidas que possam ser prontamente aprendidos e que requeiram alguma capacidade de julgamento; anotar informações rotineiras em expediente; auxiliar na elaboração de fichários; obter informações de fontes determinadas e fornecê-las aos interessados; executar serviços datilográficos variados, tais como: ofícios, cartas e etc.; proceder o recebimento e armazenamento de materiais e suprimentos em geral, controlando-os, medido-os e identificando-os; auxiliar na conferência de cheques, folhas de levantamento; preencher fichas, livros, boletins, formulários, quadros demonstrativos, guia de andamento de processos, mapas de controle de serviços e outros; executar relatórios com codificação de diárias, taxas e medicamentos; executar faturas de procedimento médicos e de prestadores de serviços; auxiliar na coleta de preços para aquisição de materiais; numerar e carimbar expedientes em geral; proceder e orientar as buscas e arquivamento de expedientes; executar tarefas afins.

Medicina e SaúdeAuxiliar de Farmácia0504625,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Ensino Médio CompletoDeveres: Auxiliar nos serviços de farmácia.

Atribuições: Receber, conferir, guardar, separar medicamentos e outros produtos farmacêuticos; atender ao público e aos prontuários médicos; zelar pela limpeza, higiênização e organização do setor farmacêutico; registrar e controlar os estoques de medicamentos e toda linha de produtos que circulam no âmbito do setor de farmácia; requisitar e separar medicamentos para todos os setores e postos do hospital; cadastrar informações e dados e realizar consultas junto aos sistemas informatizados de farmácia e do setor do almoxarifado; digitar informações atinentes às atividades do setor; executar tarefas afins.

Medicina e SaúdeAuxiliar de Radiologia e Câmara Escura0301490,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Ensino Médio completo e curso de auxiliar de câmara escuraDeveres: Auxiliar nos serviços de radiologia e câmara escura.

Atribuições: Operar tecnicamente equipamentos em radiologia; manipular filmes, chassi, écran revelador, fixadores e processadores de filmes.

AdministraçãoEscriturário0607692,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Ensino Médio completoDeveres: Executar trabalhos de escritório que envolvam responsabilidade e capacidade de julgamento; executar trabalhos datilográficos complexos e serviços mecanizados.

Atribuições: Redigir expedientes administrativos; emitir pareceres e informações; secretariar reuniões e lavrar atas; elaborar e manusear fichários; codificar documentos e cartões; extrair relações, vantagens financeiras e descontos determinados por lei; operar com máquinas registradoras e de contabilidade; elaborar slips; auxiliar na escrituração de livros contábeis; registrar freqüência de funcionários, fazendo as comunicações decorrentes; realizar coleta de preços e de materiais que possa, ser adquiridos sem concorrência; auxiliar no trabalho de aperfeiçoamento de rotinas; auxiliar os técnicos durante a implantação de novas normas de rotinas; proceder a conferência de trabalhos executados; lavrar termos de contrato; prestar atendimento ao público, recepcionar e encaminhar pacientes; realizar o preenchimento de documentos e formulários de entrada e saída de pacientes; controlar, distribuir, receber e conferir material de consumo interno e estoque; codificar procedimentos médicos e serviços em geral; relatar e codificar diárias, taxas e medicamentos; realizar a execução de faturas de procedimentos médicos e de prestadores de serviço; indexar e atualizar sistemas informatizados de faturamento; proceder reprografia de documentos de identificação e formulários em geral; preencher fichas de atendimento ambulatorial; encaminhar paciente aos postos de enfermaria e setores clínicos do hospital; realizar a autorização e encaminhamento de exames; executar tarefas afins.

ServiçosRecepcionista0318490,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Ensino Médio CompletoDeveres: Recepcionar visitantes, atender telefonemas, efetuar chamadas telefônicas.

Atribuições: Recepcionar e controlar visitantes; responder perguntas gerais sobre a hospital ou direcionar as perguntas para outros funcionários qualificados a responder; enviar e receber correspondências ou produtos; processar a correspondência recebida, organizá-los e distribuir para o destinatário; executar arquivamento de documentos; executar trabalhos de digitação; registrar informações; utilizar pagers, intercomunicadores, rádios e sistema de alto-falantes; manter atualizado os livros de registros de correspondência e registro de fax.

Medicina e SaúdeTécnico em Enfermagem0753760,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Técnico em Enfermagem em Nível Médio Registro no conselho da classe. Experiência comprovada de no mínimo 06 meses.Deveres: Executar serviços de enfermagem, empregando processos de rotina ou específicos, para possibilitar a proteção, promoção, e recuperação da saúde dos pacientes do Hospital.

Atribuições: Executar tarefas de enfermagem, fazer curativos, imobilizações; administrar medicamentos prescritos e observar efeitos; observar atentamente as prescrições medicas, recorrendo imediatamente à chefia de enfermagem em casos de duvida; executar os cuidados de enfermagem segundo o planejamento dos mesmos; fazer os controles de sinais vitais e hídrico; tomar conhecimento sobre a evolução dos serviços e do estado dos pacientes através das passagens de plantão; receber pacientes admitidos e orienta-los à Unidade de Enfermagem; preparar os pacientes para as cirurgias, prestando-lhes assistência no período pré e pós-operatório; preparar e acompanhar os pacientes submetidos à realização de exames complementares de diagnóstico; fornecer aos pacientes cuidados que proporcionem higiene e conforto, prevenindo os mesmos de complicações posteriores; executar tratamento prescritos e de rotina nas unidades de internação, sob supervisão do enfermeiro, tais como: aspiração no trato respiratório, preparo da pele para cirurgia, cuidados com traqueostomia, instalação e cuidados com dieta por sondas, remoção de sondas gástricas, entéricas e vesicais; colocação de sonda retal; instalação de soro para irrigação vesical contínua; edema por colostomia; troca de bolsa de ostomia; medicação de drenagem e reconstituição de vácuos de drenos; retirada de dreno simples de vácuo; punção intravenosa por cânula com mandril; realizar e proceder a leitura de testes para aferição de glicemia capilar; realizar o fechamento parcial do controle hídrico; verificar e anotar ( PVC); realizar curativos de menor complexidade técnica e retirada de pontos; anotar aspectos sobre volume de drenagem e eliminações; manter cuidados frente a prevenção das escaras de decúbito ( pele e articulações);comunicar à chefia as alterações observadas no estado geral do paciente; anotar nos prontuários dos pacientes os cuidados prestados e as observações feitas; zelar pela manutenção e limpeza das dependências de cada unidade; atender ao público e às visitas dos pacientes; participar dos treinamentos e reuniões convocadas pela chefia de enfermagem; executar tarefas afins.

Medicina e SaúdeTécnico em Radiologia0507625,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Técnico em Radiologia em Nível Médio Registro no conselho da classeDeveres: Executar serviços de radiologia; selecionar e controlar filmes; operar aparelhos de raio-X e revelação de chapas.

Atribuições: Selecionar filmes a serem utilizados, verificando a sua validade e tipo de radiografia; operar aparelhos e equipamentos de raio-x, observando instruções de funcionamento; revelar, fixar e verificar a qualidade das chapas radiográficas; controlar o estoque dos filmes, contrastes e outros materiais; organizar o arquivo de radiografia; auxiliar no cadastramento dos pacientes; ajudar na preparação dos pacientes para exames, utilizando a técnica conveniente para cada caso; manter a ordem e a higiene do ambiente de trabalho seguindo normas e instruções para evitar acidentes; executar outras tarefas correlatas.

Medicina e SaúdeTécnico em segurança do Trabalho0701760,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Técnico em Segurança do Trabalho em Nível Médio Registro no conselho da classeDeveres: Ordenar e coordenar o sistema de Segurança do Trabalho, investigando os riscos e causas de acidente e analisando esquemas de prevenção para garantir a integridade do pessoal dos empregados do Hospital.

Atribuições: Inspecionar locais, instalações e equipamentos do Hospital observando as condições de trabalho para determinar fatores e riscos de acidentes; estabelecer normas e dispositivos de segurança para prevenir acidentes; inspecionar extintores e equipamentos de proteção contra incêndio; fiscalizar o uso de equipamentos de proteção individual - EPIS; investigar acidentes examinando as condições de ocorrência; registrar irregularidades ocorridas anotando em formulários próprios e elaborando estatísticas de acidentes; instruir funcionários do Hospital sobre normas de segurança ministrando palestras e treinamentos; orientar o desenvolvimento de hábitos de prevenção de acidentes, conforme normas técnicas e operacionais implantadas nos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais; realizar demais atividades afins.

 

Grupo OperacionalCargoPadrãoVagasSalário
R$
Condições de TrabalhoInstruçãoDeveres e Atribuições do Cargo
NÍVEL SUPERIOR
AdministraçãoAnalista de Suporte08011.642,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Ciências da Computação, Informática ou Analista de SistemasDeveres: Dar assistência e manutenção em área de informática, incluindo software e hardware.

Atribuições: Configurar e instalar computadores; diagnosticar e avaliar defeitos em equipamentos de informática; desenvolver atividades relacionadas com coordenação, implantação, manutenção em sistemas operacionais de equipamentos de informática; elaborar plano de trabalho especificando prazos para a conclusão, no que se refere a manutenção em sistema operacional de equipamentos de informática; levantar informações relativas a utilização dos equipamentos de informática, propondo as melhorias e contratação de novas soluções tecnológicas, visando obter uso dos recursos computacionais disponíveis; coordenar, implantar e analisar produtos de software; aplicar correções nos sistemas operacionais e produtos de software implantados nos sistema de informática; formalizar procedimentos de cópias e recuperação de dados nos equipamentos de informática; otimizar recursos de software e hardware instalados, visando a utilização plena dos recursos disponíveis; documentar orientações de procedimentos para operadores e executar outras atividades correlatas.

Administração Assessor Administrativo 08 011.642,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Administração Registro no Conselho Regional de AdministraçãoDeveres: Orientar, opinar, supervisionar e executar atividades relacionadas com pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento e coordenação, implantação e controle dos trabalhos de administração em geral; assessorar autoridades superiores em assuntos inerentes às técnicas de administração.

Atribuições: Estudar a organização estrutural da administração do Hospital para identificar e propor correções; analisar o trabalho das repartições para aperfeiçoar rotinas; prestar assistência técnica durante a implantação de normas e métodos de trabalho; fazer estudos gerais para composição de salários; planejar medidas referentes à administração do pessoal; emitir pareceres; colaborar nos trabalhos de instalação de repartições; orientar e coordenar trabalhos de pesquisas efetuadas; exercer assessoramento em assuntos relacionados com aplicação de técnicas de administração; executar tarefas afins.

Medicina e SaúdeAssistente Social08011.642,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Serviço Social Registro no Conselho Regional de Serviço SocialDeveres: Prestar serviços de âmbito social a indivíduos, família e grupos.

Atribuições: Auxiliar no tratamento da saúde física ou mental dos pacientes do Hospital, aplicando os processos básicos de serviço social para facilitar a recuperação do paciente e promover sua reintegração ao meio social, familiar e de trabalho; tratar e prevenir problemas de origem psicossocial e econômica que interferem no tratamento médico, para facilitar a recuperação do paciente e sua reintegração social; participar de programas de saúde física e mental da comunidade hospitalar, promovendo e divulgando os meios profiláticos, preventivos e assistenciais para mobilizar os recursos necessários à complementação do tratamento; assistir o trabalhador referente à readaptação profissional por diminuição da capacidade de trabalho proveniente de moléstia ou acidente; acompanhar a evolução psicológica de indivíduos em convalescença, proporcionando-lhes os recursos necessários para ajudar sua integração ao meio social, desenvolver outras atividades afins.

Medicina e SaúdeBiólogo08011.642,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Ciências Biológicas Registro no Conselho da categoriaDeveres: Realizar o controle do ambiente hospitalar, prevenindo infecções; orientar na destinação dos resíduos biológicos.

Atribuições: Propor e orientar os meios de controle biológico, visando a defesa e controle do ambiente hospitalar; realizar perícias e emitir laudos técnicos; cuidar das condições da água; orientar na destinação correta de resíduos biológicos contamináveis ou não; auxiliar no controle de infecção hospitalar; responsabilizar-se por equipes necessárias à execução das atividades própria do emprego; realizar supervisão na área de vigilância sanitária e atividades afins, inclusive as editadas no respectivo regulamento da profissão, seguindo as normas técnicas adotadas pelo Hospital.

AdministraçãoContador08011.642,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Contabilidade Registro no Conselho Regional de ContabilidadeDeveres: Realizar atividades contábeis e financeiras atinentes a profissão.

Atribuições: Realizar serviços de contabilidade, executar funções contábeis complexas; planejar e executar atividades de âmbito da contabilidade do Hospital; dar parecer em assuntos contábeis, coordenar as atividades inerentes a contabilidade; reunir informações para decisões em matéria de contabilidade; elaborar planos de contas e preparar normas de trabalho de contabilidade; escriturar ou orientar a escrituração de livros contábeis de escrituração cronológica ou sistemática; fazer levantamentos, organizar e assinar balanços e balancetes patrimoniais e financeiros; fazer revisão de balanço; efetuar perícias contábeis; participar de trabalho de tomada de contas dos responsáveis por bens ou valores do Hospital; preparar relatórios informativos sobre a situação financeira e patrimonial do Hospital; orientar, do ponto de vista contábil, o levantamento dos bens patrimoniais do Hospital; realizar estudos e pesquisas para o estabelecimento de normas diretoras de contabilidade do Hospital; planejar modelos e fórmulas para uso dos serviços de contabilidade; estudar sob o aspecto contábil, a situação financeira do Hospital; executar tarefas afins.

Medicina e SaúdeEnfermeiro08091.642,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Enfermagem Registro no Conselho Regional de EnfermagemDeveres: Prestar serviços de enfermagem nos diversos setores do hospital.

Atribuições: Exemplos de atribuições: fazer curativos, aplicar vacinas e injeções; responder pela observância de doentes; supervisionar a esterilização de matérias e equipamentos; auxiliar os médicos nas intervenções cirúrgicas; promover o abastecimento de material de enfermagem; supervisionar as requisições dos medicamentos, materiais, serviços e estoque do setor; orientar serviços de isolamento de doentes; promover grupos de gestantes, hipertensos, diabéticos, etc; realizar atividades de educação em saúde; realizar atividades administrativas e de gerenciamento dos postos do hospital; supervisionar o trabalho de auxiliares e técnicos de enfermagem nos postos do hospital; verificar a prestação dos serviços junto aos pacientes, através de visitas diárias; organizar, planejar coordenar e avaliar o desempenho da equipe de funcionários do Corpo de Enfermagem; executar tarefas afins.

Medicina e SaúdeFarmacêutico Bioquímico08011.642,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Farmácia, habilitação em bioquímica Registro no Conselho Regional de FarmáciaDeveres: Realizar manipulações farmacêuticas e fiscalizar a quantidade dos produtos farmacêuticos.

Atribuições: Manipular drogas de várias espécies; aviar receitas de acordo com as prescrições médicas; manter registro permanente do estoque de drogas; fazer requisições de medicamentos, drogas e materiais necessários à farmácia; examinar, conferir, guardar, distribuir drogas e abastecimentos entregues à farmácia; ter em custódia, drogas tóxicas e narcóticos; realizar inspeções relacionadas coma a manipulação farmacêutica e aviamento de receituário médico; efetuar análises clínicas ou outras, dentro de sua competência; executar testes e exames hematológicos, sorológicos, bacteriológicos, parasitológicos, citológicos e outros; orientar e supervisionar o trabalho de auxiliares na realização de exames e testes relativos a patologia clínica; elaborar relatórios, pareceres e diagnósticos, resultantes de testes, análises e experiências; preencher e assinar laudos resultantes dos exames realizados no laboratório; participar da programação e execução do aperfeiçoamento de pessoal; requisitar material, equipamentos e aparelhos necessários ao desenvolvimento das atividades de laboratório, bem como providenciar a manutenção dos mesmos; zelar pela limpeza, ordem e controle do local de trabalho; comunicar qualquer irregularidade detectada; executar tarefas correlatas a sua área de competência.

Medicina e SaúdeFarmacêutico Industrial08011.642,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Farmácia, habilitação em farmácia industrial Registro no Conselho Regional de FarmáciaDeveres: Coordenar a linha de produção de medicamentos e atuar no controle de qualidade.

Atribuições: Atuar na assistência farmacêutica à comunidade, vigilância sanitária, produção artesanal e industrial de medicamentos e controle de qualidade sobre drogas, insumos e produtos acabados; realizar todas as atividades relacionadas a medicamentos; gerenciar e coordenar a produção de remédios; preparar medicamentos específicos para determinados tipos de tratamento; executar tarefas diversas relacionadas com a composição e fornecimento de medicamentos e outros preparados semelhantes à análise de toxinas, de substâncias de origem animal e vegetal, de matérias primas e produtos acabados, valendo-se de técnicas e aparelhos especiais e baseando-se em formulas estabelecidas para atender as receitas médicas e odontológicas a dispositivos legais, a finalidades industriais e a outros propósitos; manipular insumos farmacêuticos como medicação, pesagem, mistura, utilizando instrumentos especiais e fórmulas químicas para atender à produção de remédios e outros preparados; analisar produtos farmacêuticos acabados e em fase de elaboração ou seus insumos, valendo-se de métodos químicos para verificar qualidade, teor, pureza e quantidade de cada elemento; realizar outras atividades afins.

Medicina e SaúdeFonoaudiólogo08011.642,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Fonoaudiologia Registro no Conselho de FonoaudiologiaDeveres: Atividades de pesquisa, supervisão, coordenação e execução relativas à prevenção e recuperação da saúde individual e coletiva, no que se refere à área de comunicação oral e escrita, voz e audição.

Atribuições: Desenvolver trabalhos de prevenção no que se refere a área de comunicação oral e escrita, voz e audição; participar de diagnóstico, realizando a avaliação da comunicação oral e escrita, voz e audição; realizar aperfeiçoamento dos padrões de voz e fala; realizar terapia fonoaudiológica dos problemas de comunicação oral e escrita, voz e audição; colaborar em assuntos fonoaudiólogos ligados a outras ciências; projetar e dirigir os serviços de fonoaudiologia do Hospital; efetuar pesquisas fonoaudiólogas; dar parecer fonoaudiológico na área de comunicação oral e escrita, voz e audição; realizar atividades inerentes a sua formação curricular universitária; realizar atividades vinculadas às técnicas psicomotoras, quando destinadas à correção de distúrbios auditivos ou de linguagem; participar de equipes multidisciplinares de recuperação do paciente; realizar demais atividades afins a sua área de atuação.

Medicina e SaúdeNutricionista08011.642,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Nutrição Registro no Conselho de NutriçãoDeveres: Planejar refeições para a coletividade sadia e enferma; avaliar a dieta, por meio de diferentes métodos, diagnosticando sua adequação frente às necessidades nutricionais e dietoterápicas; planejar e organizar serviços especializados: lactário, creches e banco de leite; supervisionar a produção e distribuição das refeições.

Atribuições: Planejar os cardápios para os pacientes; prescrever dietas livres, brandas ou leves, dietas modificadas, dietas específicas e individualizadas; adequar a oferta dos alimentos à prescrição dietética de cada paciente; analisar os perigos e pontos críticos de controle do Sistema de Alimentação e Nutrição do Hospital; apurar e analisar os custos do Sistema de Alimentação e Nutrição - SAN; determinar os tipos de alimentos e a quantidade a ser adquirida considerando aspectos como sazonalidade e perenidade; determinar a quantidade e o modo que as refeições devem ser preparadas; supervisionar todo o processo de produção, da distribuição das refeições; treinar os funcionários para preservação, produção e porcionamento dos alimentos; controlar a qualidade dos alimentos; realizar demais atividades afins a sua área de atuação.

Medicina e SaúdePsicólogo08011.642,00a) 44 horas semanais

b) requisito para provimento

Psicologia Registro no Conselho de PsicologiaDeveres: Promover o atendimento da saúde mental dos pacientes e dos empregados do Hospital; atender os pacientes portadores de sofrimentos psíquicos, trabalhar na reabilitação e na reinserção social dos mesmos.

Atribuições: Elaborar parecer psicológico e psicossocial dos pacientes; realizar atendimento psicoterapêutico nos pacientes; prestar assistência a pacientes e familiares que necessitem de internação no período de pré-internação, internação e pós-alta; elaborar diagnóstico institucional; atendimento individual ou em grupo aos empregados do Hospital; fazer ou acompanhar inspeção de saúde mental em candidatos a ingresso nos serviços do Hospital, bem como acompanhá-los durante estágio probatório; promover capacitação e processos de educação continuada para os empregados do Hospital; promover e realizar palestras para esclarecimento de assunto pertinente a sua área; executar tarefas afins.

ANEXO II

EDITAL nº. 01/2009

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGOCONTEÚDO
NÍVEL FUNDAMENTAL
Auxiliar de Copa e Cozinha, Auxiliar de Lavanderia, Costureira, Cozinheira, Telefonista, VigilantePortuguês: Acentuação. Artigo. Classes gramaticais. Palavra com grafia semelhante. Concordância nominal. Concordância verbal. Divisão silábica. Flexões de gênero, número e grau. Fonema e letra. Ortografia. Pontuação. Sinônimos e antônimos. Uso das palavras. Uso de dois pontos. Uso de parágrafos. Utilização das letras maiúsculas e minúsculas. Valores fonéticos das letras do alfabeto. Vocabulário. Interpretação de textos.
Matemática: Sistema posicional. Adição. Subtração. Divisão. Multiplicação. Conceito de múltiplo de um número natural. Conceito de números fracionários. Conceito de porcentagem. Figuras geométricas. Frações. Medidas padronizadas - metro, litro, quilo. Múltiplos e divisores. Noções de simetria. Números decimais. Números naturais. Números pares e ímpares. Números primos. Seriação. Sistema de medidas de tempo. Sistema de numeração decimal. Sistema monetário. Sólidos geométricos. Resolução de Problemas. Unidade. Dezena. Centena. Dúzia. Dobro. Triplo. Ordem crescente e decrescente. Sistema de numeração romano.
Legislação e Atualidades: Legislações Municipal: Lei Orgânica do Município de Passo Fundo/RS, Lei Complementar nº. 203/2008, Conselho Municipal de Saúde de Passo Fundo/RS. Constituição Federal. Estatuto da Criança e do Adolescente. Sistema Único de Saúde. Aspectos Sócio-Cultural-Político-Econômico sobre: o mundo, o Brasil, o estado e o município. Conhecimentos gerais sobre o município. Atualidades: política, direito, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, segurança, história, ecologia, artes, literatura. Informações atuais divulgadas nos meios de comunicação sobre o município, estado, Brasil e o mundo.
NÍVEL MÉDIO
Auxiliar de Escriturário, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Radiologia e Câmara Escura, Escriturário, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em segurança do TrabalhoPortuguês: Compreensão e Interpretação de diversos gêneros textuais: literários (crônica, poesia, narrativas, romances, contos, novelas), jornalísticos (reportagens, notícias, artigos de divulgação científica, artigos de opinião, cartas, verbetes, legendas, gráficos), ocupacional (instruções, regulamentos, receitas, bulas, listas de procedimentos compostas ou não por textos complementares). Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição, tempo e modo verbais, pronomes e advérbios. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período: termos essenciais da oração, termos integrantes da oração, termos acessórios, período composto, período simples, orações coordenadas, orações subordinadas. Problemas gerais encontrados na língua culta. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Significação das palavras. Redação de correspondências oficiais. Conotação e denotação, figuras de pensamento e de linguagem. Divisão silábica.
Matemática: Aplicação do conceito de quadrado em quadrilátero. Áreas de figuras planas. Classificação de figuras planas e não planas. Classificação dos sólidos geométricos. Composição de figuras com equivalência de áreas. Composição e decomposição de figuras planas. Compreensão do sistema posicional. Conceito de altura. Conceito de múltiplo de um número natural. Conceito de números fracionários. Conceito de porcentagem. Conceito de unidade de contínuo. Construção e conceito do quadrado. Equação do 1° grau. Equivalência entre figuras geométricas. Figuras geométricas planas. Frações. História do sistema de numeração decimal. Identificação de polígono entre figuras planas. Identificação do cubo. Identificação do paralelogramo, do trapézio e do triângulo. Média aritmética. Medidas padronizadas - metro / litro / grama. Múltiplos e divisores. Noções de simetria. Números decimais. Números decimais. Números naturais. Números pares e ímpares. Números primos. Números racionais. Planificações de cubos. Porcentagem. Relações entre as faces opostas de um paralelepípedo. Resolução de Problemas. Seriação. Sistema de medidas de tempo. Sistema de numeração decimal. Sistema de numeração decimal. Sistema monetário. Sistemas de medidas não-decimais. Sistemas não decimais de numeração. Sólidos geométricos. Subtração. Uso do m.d.c. Uso do m.m.c. Tabelas e gráficos.
Conhecimentos de Informática: Microsoft Word 2003 e/ou versões superiores: estrutura dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras (seção e página), numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, caixas de texto. Microsoft Excel 2003 e/ou versões superiores: estrutura das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação. Windows 2003: pastas, diretórios e subdiretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, painel de controle. Navegação na internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Redes Microsoft (compartilhamento de pastas e arquivos); localização e utilização de computadores e pastas remotas; mapeamento de unidades da rede. Correio eletrônico: envio de mensagens (anexação de arquivos, cópias). Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e Intranet. Conhecimento de Word, Excel e PowerPoint.
Legislação e Atualidades: Legislações Municipal: Lei Orgânica do Município de Passo Fundo/RS, Lei Complementar n° 203/2008, Conselho Municipal de Saúde de Passo Fundo/RS. Constituição Federal. Estatuto da Criança e do Adolescente. Sistema Único de Saúde. Aspectos Sócio-Cultural-Político‑Econômico sobre: o mundo, o Brasil, o estado e o município. Conhecimentos gerais sobre o município. Atualidades: política, direito, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, segurança, história, ecologia, artes, literatura. Informações atuais divulgadas nos meios de comunicação sobre o município, estado, Brasil e o mundo.
NÍVEL SUPERIOR
Analista de Suporte, Assessor Administrativo, Assistente Social, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Farmacêutico Industrial, Fonoaudiólogo, Nutricionista, PsicólogoPortuguês: Compreensão e Interpretação de diversos gêneros: literários (crônica, poesia, narrativas, romances, contos, novelas), jornalísticos (reportagens, artigos de opinião, cartas, verbetes notícias, artigos de divulgação científica, legendas, gráficos), ocupacional (instruções, regulamentos, receitas, bulas, listas de procedimentos compostas ou não por textos complementares). Habilidades para interpretação de diversos gêneros textuais: reconhecer informação explícita e implícita no texto; identificar o objetivo do texto, o assunto ou tese defendida; estabelecer relações lógico-discursivas, marcadas no texto pelo uso de advérbios, conjunções, pronomes, tempos verbais; inferir os efeitos de ironia ou humor no texto; inferir o sentido de palavra ou expressão no contexto do texto; inferir o efeito de sentido produzido no texto pelo uso de pontuação expressiva ou de outras notações gráficas; identificar tema, conflito gerador ou outros elementos da organização e estrutura da narrativa; reconhecer o efeito de sentido produzido no texto, decorrente da escolha de palavra ou expressão; reconhecer o efeito de sentido produzido no texto, decorrente da exploração de recursos gráficos ou ortográficos ou morfossintáticos; estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; estabelecer relação causa / conseqüência entre partes ou elementos do texto; distinguir fato de opinião no texto; identificar a finalidade do texto, considerando seu gênero, estrutura, tema / assunto, possível interlocutor / leitor. Os vários tipos de textos e suas características. Problemas na formulação das frases: inadequação vocabular, ambigüidades, falta de coesão e coerência, colocação inadequada de termos, repetição (anáfora e catáfora). Reescrita de frases. Ortografia e acentuação. Uso de sinais gráficos. Conceito, classificação e emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição, tempo e modo verbais, pronomes e advérbios. Colocação pronominal. Sintaxe da oração e do período: termos essenciais da oração, termos integrantes da oração, termos acessórios, período composto, período simples, orações coordenadas, orações subordinadas. Problemas gerais encontrados na língua culta. Formação de palavras. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Pontuação. Linguagem figurada. Funções da linguagem e variação lingüística. Redação de correspondências oficiais.
Conhecimentos de informática: Microsoft Word 2003 e/ou versões superiores: estrutura dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras (seção e página), numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, caixas de texto. Microsoft Excel 2003 e/ou versões superiores: estrutura das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação. Windows 2003: pastas, diretórios e subdiretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, painel de controle. Navegação na internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Redes Microsoft (compartilhamento de pastas e arquivos); localização e utilização de computadores e pastas remotas; mapeamento de unidades da rede. Correio eletrônico: envio de mensagens (anexação de arquivos, cópias). Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e Intranet. Conhecimento de Word, Excel e PowerPoint.
Legislação e Atualidades: Legislações Municipal: Lei Orgânica do Município de Passo Fundo/RS, Lei Complementar nº. 203/2008, Conselho Municipal de Saúde de Passo Fundo/RS. Constituição Federal. Estatuto da Criança e do Adolescente. Sistema Único de Saúde. Aspectos Sócio-Cultural-Político‑Econômico sobre: o mundo, o Brasil, o estado e o município. Conhecimentos gerais sobre o município. Atualidades: política, direito, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, segurança, história, ecologia, artes, literatura. Informações atuais divulgadas nos meios de comunicação sobre o município, estado, Brasil e o mundo.
Analista de Suporte Conhecimentos Específicos: Modelagem de dados: diagrama de fluxo de dados, modelo entidade/relacionamento. Banco de dados: conceitos e arquitetura para sistemas de dados: características de SGBD, categorias de modelos de dados. Arquitetura cliente - servidor (conceitos). SQL SERVER 2000 e 2005. Redes de computadores - arquitetura de redes, topologias (lógica e física), tecnologias e projetos de redes locais e longa distância. Arquitetura TCP/IP (alguns protocolos que considero importantes: DNS, DHCP, SMTP, HTTP, HTTPS, FTP). Equipamentos: switches, roteadores, firewall, filtros de conteúdo. Redes sem fio, protocolos aplicados à voz (áudio) e vídeo em tempo real. Planejamento e Projeto de Cabeamento, sistemas operacionais (envolvendo instalação, configuração e administração de sistemas operacionais Windows, Unix e Linux), sistemas de arquivos (envolvendo direitos de acesso, segurança e integridade). Multitarefa, multiusuário, núcleo e dispositivos como arquivos. Gerenciamento de serviços de rede (servidor de arquivos, servidor de impressão e servidor de aplicação), ambiente de gerenciamento Microsoft e Linguagens de Script. Gestão de TI: gerenciamento de projetos (análise de viabilidade, estimativas de prazo e custo, processos da gerência de projetos, planos do projeto, gerenciamento do escopo). Análise de impactos, custos, riscos e benefícios de mudança. Segurança física e lógica - Firewall e Proxies. Protocolos certificação digital, criptografia. Políticas de segurança de informação (disponibilidade, integridade, confidencialidade, plano de contingência, controle de acesso, auditoria, rotinas de backup). A questão do vírus, spywares, rootkit, etc. Desenvolvimento de Sistemas: engenharia de software (requisitos, análise e projeto orientado a objetos, implementação, testes, etc). Rotinas de Backup.
Assessor AdministrativoConhecimentos Específicos: Fundamentos da Administração. O ambiente das organizações. Administração Estratégica. O papel da Administração no desempenho empresarial. Sistemas de Gestão Empresarial. Planejamento estratégico - BSC, tático e operacional. Funções, papéis e responsabilidade. Desenho Organizacional. Autoridade e Responsabilidade. Delegação e Descentralização. Departamentalização. Elaboração de Plano de Cargos e Salários, Gestão por Competências, Avaliação de Desempenho, Gestão de Projetos, Organização, Sistemas e Métodos. Processo Decisório. Administração de Recursos Humanos. Administração da Produção e Operações. Mudança Organizacional. Conflito: dimensões organizacionais e pessoais. Motivação. Liderança. Controle Estratégico, Tático e Operacional. Sistema de Informações Gerenciais. Administração da Qualidade. Ética e Responsabilidade Social. Processo de Licitação. Código de Ética Profissional.
Assistente SocialConhecimentos Específicos: A prática institucionalizada do assistente social nas organizações públicas. Assuntos correlatos à respectiva área, atividades cotidianas do Serviço Social. Correntes Teórico-Metodológicas no Serviço Social. Instrumentos de planejamento social (plano, programa e projeto). Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Metodologia e Ideologia do Serviço Social. Política Social e Serviço Social. Política Social: perfil histórico das políticas sociais no Brasil. Relação teoria-prática no Serviço Social. Serviço Social e Instituição a questão da participação. Serviço Social e interdisciplinaridade. Serviço Social junto à Comunidade. Serviço Social junto à Família. Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Serviço Social na escola. Código de Ética Profissional.
BiólogoConhecimentos Específicos: Citologia: a natureza das ciências biológicas e seus estudos; métodos de estudos na biologia; a composição química da matéria viva; a organização celular; estrutura e função dos componentes citoplasmáticos; o núcleo e as divisões celulares; citoesqueletos e movimentos celulares. Bioquímica processos de obtenção de energia na célula; principais via metabólicas; fotossíntese; regulação metabólica. Os vírus. Gametogênese; fecundação, segmentação e gastrulação; organogênese; anexos embrionários; desenvolvimento embrionário humano. Programa de saúde: alimentação/nutrição; doenças carenciais, viróticas e bacterianas; protozooses; drogas. Imonologia: celular e humoral; vacinas. Genética: conceitos básicos; primeira lei de Mendel; alelos múltiplos; grupos sanguíneos dos sistemas ABO, Rh e MN; determinação do sexo; herança dos cromossomos sexuais; doenças genéticas. Microbiologia: esrutura bacteriana, isolamento, identificação e classificação de bactérias, esterilização, desinfecção antisepsia; bactérias pyogênicas:Stapylococcus, e Streptococcus, Coccus e bastonetes Gram-negativos, bacilos álcool ácidos resistentes, infecções bacterianas por anaeróbicos esporulados. Biologia molecular: princípio, fundamentos e aplicação na área de saúde. Código de Ética Profissional.
ContadorConhecimentos Específicos: Contabilidade Geral - Conceitos e usuários; Evolução histórica da Contabilidade; Princípios fundamentais de Contabilidade: conceitos, evolução e interpretação; Os órgãos envolvidos na regulamentação da Profissão Contábil no Brasil; Aspectos gerais das Normas Brasileiras de Contabilidade; Normas técnicas e normas profissionais; Escrituração contábil; Demonstrações contábeis e relatórios complementares; Análise das demonstrações contábeis; Ética Geral e Profissional do Contabilista. Contabilidade Pública - Orçamento Público: conceitos, princípios e conteúdo; ciclo orçamentário; tipos de créditos orçamentários; lei orçamentária anual; lei de diretrizes orçamentária; plano plurianual; Contabilidade Pública: conceito, objeto, regime contábil, exercício financeiro e campo de aplicação; contabilização das principais operações típicas; Receita Pública: conceito, classificação, estágios e contabilização; dívida ativa; Despesa Pública: conceito, classificação, estágios e contabilização; dívida passiva; despesas de exercícios anteriores; suprimento de fundos; Receitas e Despesas Extra-orçamentárias: conceito e contabilização; Variações Patrimoniais: variações ativas e passivas; variações orçamentárias e extra-orçamentárias; Sistemas de Contas: financeiro, orçamentário, patrimonial e compensação; Plano de Contas da Administração Federal: conceito, estrutura e contas; Demonstrações Contábeis: balanço orçamentário, financeiro, patrimonial e demonstração das variações patrimoniais. Código de Ética Profissional.
EnfermeiroConhecimentos Específicos: A Saúde como direito do cidadão e dever do Estado. Administração de Medicamentos. Soroterapia, oxigenoterapia, inaloterapia, termoterapia. Assistência de Enfermagem nas emergências: Queimados, reanimação cardio-respiratória, choque, edema agudo do pulmão, acidente vascular encefálico, politraumatismo. Assistência de Enfermagem no pré, trans e pós-operatório: Mediatos e imediatos. Troca de Curativo. Cuidados com Ostomias,Cálculos em drogas e soluções. Campos de atuação de Saúde Pública. Criança: Aleitamento materno e desmame, diarréia e TRO, infecções respiratórias agudas, crescimento e desenvolvimento. Doenças segundo isolamento: Identificação e cuidados. Elementos de Administração. Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Mulher: Pré-natal, parto, puerpério, câncer ginecológico, câncer de mama, planejamento familiar. Enfermagem na Assistência Integral à Saúde do Adulto e do Idoso: Hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melius (DM). Enfermagem nos programas Nacionais de Controle da Tuberculose e Hanseníase. Programa Nacional de Imunização. Metodologia do processo de enfermagem: Sistematizazçção da Assistência de Enfermagem. Anamnese, exame físico, diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem, evolução e prognóstico. Métodos e Meios em Educação Sanitária. Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Municipalização da Saúde. Princípios gerais de Administração. Sinais e sintomas: Conceitos e alterações. Sistema Único de Saúde. Tipos e técnicas de isolamento em doenças transmissíveis. Visita domiciliar. Acidentes de trabalho. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Epidemiologia. Legislação Brasileira de Enfermagem. Leis de Diretrizes e Bases.
Farmacêutico BioquímicoConhecimentos Específicos: Conhecimentos básicos sobre farmácia: Conceito, objetivos e atribuições da Farmácia. Farmácia Hospitalar e controle de infecções hospitalares. Germicidas de uso hospitalar. Seleção e padronização de medicamentos e correlatos. Parâmetros de identificação dos medicamentos para o controle de estoque. Armazenamento de medicamentos e correlatos - exigências legais, normas técnicas e funcionais. Conhecimento quanto à origem, à química, à atividade farmacológica, aos mecanismos de ação, ao emprego terapêutico e à toxicidade dos medicamentos, necessária ao desenvolvimento da assistência farmacêutica. Incentivo a assistência farmacêutica. Política Nacional de Medicamentos. Programas Estratégicos de Responsabilidade do Ministério da Saúde. Programas para aquisição dos Medicamentos Essenciais da Saúde. Colheita e separação de material biológico. Controle de qualidade em Patologia Clínica. Bioquímica Clínica. Determinações bioquímicas no sangue. Análise de urina. Estudo do Metabolismo e da Função Hormonal. Microbiologia Clínica. Fontes de material. Meios de cultura. Cultura utilizando diferentes materiais biológicos. Antibiograma. Parasitologia Clínica. Métodos de pesquisa de parasitos na urina, sangue e tecidos. Helmintos e Protozoários. Hematologia Clínica. Hemograma. Leucograma. Plaquetograma. Hemoglobinopatias. Hemossedimentação. Testes de Coagulação. Imunologia e Virologia clínicas. Sorologia das Doenças Reumáticas e das Doenças Infecciosas (reações de precipitação, aglutinação, hemólise, imunofluorescência e imunoenzimáticas). Parâmetros para o funcionamento do SUS. Código de Ética Profissional.
Farmacêutico IndustrialConhecimentos Específicos: Técnicas de produção (fabricação e embalagem) e de controle de qualidade de formas farmacêuticas sólidas, líquidas, semisólidas e injetáveis. Legislação de Saúde (ANVISA e Ministério da Saúde). Conhecimentos básicos sobre farmácia: Conceito, objetivos e atribuições da Farmácia. Farmácia Hospitalar e controle de infecções hospitalares. Germicidas de uso hospitalar. Seleção e padronização de medicamentos e correlatos. Parâmetros de identificação dos medicamentos para o controle de estoque. Armazenamento de medicamentos e correlatos - exigências legais, normas técnicas e funcionais. Conhecimento quanto à origem, à química, à atividade farmacológica, aos mecanismos de ação, ao emprego terapêutico e à toxicidade dos medicamentos, necessária ao desenvolvimento da assistência farmacêutica. Incentivo a assistência farmacêutica. Política Nacional de Medicamentos. Programas Estratégicos de Responsabilidade do Ministério da Saúde. Programas para aquisição dos Medicamentos Essenciais da Saúde. Colheita e separação de material biológico. Controle de qualidade em Patologia Clínica. Bioquímica Clínica. Determinações bioquímicas no sangue. Análise de urina. Estudo do Metabolismo e da Função Hormonal. Microbiologia Clínica. Fontes de material. Meios de cultura. Cultura utilizando diferentes materiais biológicos. Antibiograma. Parasitologia Clínica. Métodos de pesquisa de parasitos na urina, sangue e tecidos. Helmintos e Protozoários. Hematologia Clínica. Hemograma. Leucograma. Plaquetograma. Hemoglobinopatias. Hemossedimentação. Testes de Coagulação. Imunologia e Virologia clínicas. Sorologia das Doenças Reumáticas e das Doenças Infecciosas (reações de precipitação, aglutinação, hemólise, imunofluorescência e imunoenzimáticas). Parâmetros para o funcionamento do SUS. Código de Ética Profissional.
FonoaudiólogoConhecimentos Específicos: Sistema do aparelho auditivo: Bases anatômicas e funcionais. Audiologia educacional, neurofisiologia do sistema motor da fala, funções neurolingüísticas, sistema sensório-motor-oral, etapas evolutivas, desenvolvimento da linguagem. Deformidades craniofaciais. Características fonoaudiólogas, avaliação e fonoterapia, distúrbios de linguagem, da fala e da voz, decorrentes de fatores neurológicos congênitos, psiquiátricos, psicológicos e sócio-ambientais, desvios fonólogos; fisiologia de deglutição, desequilíbrio da musculatura orofacial e desvios da deglutição, distúrbios da aprendizagem da linguagem estrita: prevenção, diagnóstico e intervenção fonoaudióloga. Aleitamento materno. Código de Ética Profissional.
NutricionistaConhecimentos Específicos: Administração do Serviço de Nutrição. Avaliação Nutricional. Conservação de alimentos pelo uso de aditivos. Desnutrição: Conceito, nomenclatura, classificação. Dieta normal. Digestão, absorção e metabolismo. Dietoterapia. Fundamentos do Comportamento Alimentar. Higiene dos Alimentos. IDR. Imunonutrição. Legislação Brasileira. Microbiologia de alimentos. Intoxicação alimentar. Microbiologia e Bromatologia. Nutrição básica. Finalidades e Leis. Nutrição dos grupos etários. Nutrição durante as doenças do lactente e da criança. Nutrição Enteral e Parenteral. Nutrição Materno Infantil. Nutrientes. Principais carências nutricionais. Produção de Lactário. Técnica Dietética. Tecnologia dos Alimentos. Código de Ética Profissional.
PsicólogoConhecimentos Específicos: Psicologia e ética nas organizações: fundamentos da psicologia organizacional; relações de trabalho do psicólogo organizacional num contexto interdisciplinar; psicologia organizacional e saúde mental; atuação do psicólogo nas organizações, segundo o código de ética que rege a profissão. Psicologia social: fundamentos; inserção da psicologia social nas organizações. Grupos operativos: noções básicas; utilidade e aplicação nas organizações. Campos de atuação do psicólogo organizacional: recrutamento; seleção; treinamento; avaliação de desempenho; análise de cargo. Testes psicológicos e técnicas projetivas: diferença entre testes e técnicas e respectivos usos no contexto organizacional; elaboração de baterias; avaliação dos instrumentos utilizados com base em elementos da psicometria, psicologia clínica e psicopatologia; diagnóstico e elaboração de laudos nas organizações. Atuação do psicólogo organizacional na área de educação: noções básicas de metodologia e técnicas empregadas no processo ensino/aprendizagem; noções de orientação profissional. Dinâmica de grupo e relações interpessoais: noções básicas; objetivos; aplicabilidade; aplicação em contextos organizacionais. Processos em Gestão de Pessoas; Processos Grupais e Relações Interpessoais; Cultura e Clima organizacional; Comportamento Organizacional. Código de Ética profissional.
Todos os CargosBibliografia: a critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.

FERREIRA DE MOURA CONSULTORIA E NEGÓCIOS

ANEXO III - EDITAL nº. 01/2009 - CONCURSO PÚBLICO

FORMULÁRIO DE RECURSO

Concurso _____________________________________________________________ Edital _______/200____

Número da inscrição ________________________________________________________________________

Candidato(a) ______________________________________________________________________________

CPF ________________________________________ RG _________________________________________

Cargo: ___________________________________________________________________________________

Endereço_________________________________________________________________________________

Telefone ( )_______________________ e-mail___________________________________________________

Número da questão_________________________________________________________________________

Fundamentação e/ou embasamento legal, com as devidas razões do recurso ______________________________
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Local e data _____________________________ Assinatura do Candidato _____________________________

Atenção: O não atendimento a qualquer dos itens acima e ao disposto no edital implicará no indeferimento do recurso.

ESPAÇO RESERVADO Ã BANCA EXAMINADORA

Elaborador________________________________________________________________________________

indeferido ( )

anulado ( )

gabarito alterado ( )

ANEXO IV - EDITAL nº. 01/2009 - CONCURSO PÚBLICO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO ESPECIAL

Número da inscrição _________________________________________________________________________

Candidato(a) _______________________________________________________________________________

CPF________________________________________RG___________________________________________

Cargo: ____________________________________________________________________________________

Endereço __________________________________________________________________________________

Telefone ( )__________________ e-mail__________________________________________________________

Impressão digital

Registro da ocorrência em órgão policial, em anexo, conforme item 2.3.4.3.1. capítulo III do Edital.

Local e data ___________________________________________

Assinatura do Candidato __________________________________

Observação: Este documento deverá ser preenchido de forma legível