UEPA - Universidade do Estado do Pará - PA

Notícia:   135 vagas para Professores de Ensino Superior na UEPA

UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

SECRETARIA DO GABINETE

EDITAL Nº 031/2010-UEPA

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGO DE PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR - CAMPI DA CAPITAL

A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, em conformidade com o que dispõe o artigo 37, inciso II da Constituição Federal; o artigo 34, parágrafo 1º da Constituição do Estado do Pará; a Lei nº 6.839/2006 de 15 de março de 2006 (Plano de Cargos e Salários dos servidores da UEPA); o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do Pará - RJU, o artigo 58 do Estatuto da UEPA e a artigo 98 do Regimento Geral da UEPA, torna pública a realização de Concurso Público para Provimento de 63 (sessenta e três) vagas em Cargo de Professor do Ensino Superior, conforme dispõe o presente Edital e seus anexos, ficando a(s) nomeação(s) condicionada(s) à disponibilidade orçamentário-financeira da Universidade do Estado do Pará, durante o prazo de validade do concurso. Candidatos aprovados e não classificados dentro das 63 vagas ofertadas, poderão ser convocados conforme o interesse e necessidade da Instituição, de acordo com a estrutura do órgão, dentro do prazo de validade do Concurso e obedecendo rigorosamente a ordem de classificação, na conformidade do disposto no art. 169, § 1º, inciso II, da Constituição Federal de 1988.

I - DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições serão realizadas de 04 a 20/05/2010.

1.2. A inscrição ao presente concurso deverá ser realizada somente por meio eletrônico (Internet), por meio do site www.uepa.br/concursodocente2010, onde estarão disponíveis para preenchimento e download o Edital e os seus anexos, a Ficha de Inscrição e o Termo de compromisso obrigatório.

1.3. Devido à concomitância da realização das provas deste certame, o candidato só terá condições de concorrer com um único número de inscrição. Nos casos em que o candidato tenha pago mais de uma taxa de inscrição será homologada a mais recente, considerando data e hora.

1.4. Encerrado o prazo de inscrição ao Concurso Público, as solicitações de inscrições efetuadas serão apreciadas pelas Bancas examinadoras e Comissão Executiva do Concurso, que concluindo os trabalhos, publicará no endereço eletrônico www.uepa.br e no Diário Oficial do Estado, até 27/05/2010, a relação dos inscritos, cujos pedidos atenderam às exigências contidas nos termos deste Edital.

1.5. O candidato firmará termo de compromisso no qual declarará, sob as penas da lei, que preenche os requisitos exigidos para a inscrição e que possui os originais dos documentos comprobatórios dos mesmos, que serão entregues no período e local citados no item 1.13 deste edital, obrigatoriamente, como critério para posse, em caso de nomeação.

1.6. A inexatidão de declarações ou dados e a irregularidade verificada na documentação em qualquer etapa da seleção implicarão, sem prejuízo das sanções penais, na eliminação automática do candidato. Caso a irregularidade seja constada após o ato de nomeação e posse, a mesma será apurada em competente processo administrativo, nos termos da legislação em vigor, sem prejuízo das outras sanções aplicáveis.

1.7. Valor da Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

1.8. O candidato deverá proceder da seguinte maneira para a realização da inscrição:

1.8.1. Acessar o endereço eletrônico www.uepa.br das 10h00min do dia 04 até as 23h59min59seg do dia 20/05/2010, observando o horário local, e executar a sequência de procedimentos ali descrita, pois não serão acatados pedidos de inscrição após o dia 20/05/2010.

1.8.2. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição em qualquer agência bancária, no período de 04 a 21/05/2010.

1.9. A UEPA não se responsabilizará por inscrições via internet não recebidas por fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados, como falhas de comunicação, congestionamento de linhas ou de serviços, falta de energia elétrica e outros, ou devido ao não cumprimento, por parte dos candidatos, dos procedimentos estabelecidos para inscrição.

1.10. As inscrições somente serão homologadas, pela comissão do concurso, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

1.11. Em nenhuma hipótese haverá devolução dos valores pagos pela taxa de solicitação de inscrição, ressalvados os casos de cancelamento ou anulação do Concurso Público.

1.12. Após o envio do formulário de inscrição, caracterizar-se-á uma aceitação expressa por parte do candidato de todas as normas e procedimentos publicados pela UEPA, através de Edital e/ou Termo Aditivo e Notas Públicas, não cabendo ao mesmo, entrar com recursos, alegando desconhecimento de informações.

1.13. O candidato deverá entregar o comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição, o Termo de Compromisso, o Currículo Lattes atualizado em 03 (três) vias acompanhadas das cópias dos documentos comprobatórios, sendo 01 (uma) via autenticada, no período de 04 a 21/05/2010, no horário de 9h às 14h, das seguintes maneiras:

1.13.1. No protocolo da Reitoria da UEPA, destinado à Diretoria de Desenvolvimento do Ensino, localizada na Rua do Una, 156 - Bairro: Telégrafo, CEP: 66.113-200 - Belém-Pa. Telefone: (91) 3244-8957

1.13.2. Por SEDEX, no endereço acima, com postagem até o dia 21/05/2010.

1.13.3. Sob nenhuma hipótese será permitida a entrega dos documentos constantes no item 2.7, fora do período e locais definidos neste edital.

2. DA ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

2.1. Não haverá isenção da taxa de inscrição, exceto para o candidato que comprovar:

2.1.1. Ser portador de deficiência ou necessidade especial, nos termos da Lei Estadual n.º 6.988, de 2 de julho de 2007, publicada no Diário Oficial do Estado de 4 de julho de 2007.

2.1.2. Ser hipossuficiente, ou declarar ser membro de família de baixa renda e comprovar participar do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, de acordo com o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

2.1.3. O candidato portador de deficiência ou necessidade especial, hipossuficiente ou de baixa renda que requerer isenção da taxa de inscrição, deverá encaminhar impreterivelmente no período de 04 a 12/05/2010, ao endereço do item 1.13 os seguintes documentos:

2.1.3.1. Cópia do documento de identidade, da carteira ou declaração de cadastramento da instituição à qual pertence por ser deficiente, se for o caso.

2.1.3.2. Declaração de hipossuficiência financeira (Anexo 06) juntamente com o boleto bancário gerado no momento da inscrição, acompanhada da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, se for o caso.

2.1.4. Será deferido o pedido de isenção de apenas uma taxa de inscrição para cada candidato pleiteante, de que trata o subitem 2.1, desde que seja comprovada deficiência ou necessidade especial por meio do encaminhamento da documentação especificada nos subitens acima.

2.1.5. Se houver mais de uma solicitação será considerada a data da primeira. Caso o encaminhamento tenha sido feito por SEDEX será considerada a data da primeira postagem no correio.

2.2. As informações prestadas pelo candidato, bem como a autenticidade da documentação apresentada, serão de sua inteira responsabilidade, podendo o candidato, a qualquer momento, se comprovada alguma ilegalidade, ser eliminado do concurso, sem prejuízo de outras sanções legais na órbita penal e civil.

2.3. Será desconsiderada a inscrição com isenção de taxa de candidato que:

2.3.1. Omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

2.3.2. Fraudar e/ou falsificar documentação;

2.3.3. Pleitear a isenção sem apresentar cópia dos documentos solicitados neste Edital.

2.4. Não será recebida qualquer documentação de candidato após o prazo mencionado neste Edital.

2.5. A divulgação do resultado dos pedidos de isenções será feita até o dia 17/05/2010, no Diário Oficial do Estado e site www.uepa.br.

2.6. Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos só poderão interpor recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis, após a publicação deste resultado no Diário Oficial do Estado e site www.uepa.br, tendo a comissão do concurso o prazo de até 02 (dois) dias úteis para respondê-los.

2.7. Não será dado qualquer prazo adicional de inscrição no concurso para o candidato que tiver seu recurso indeferido.

3. REQUISITOS PARA HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

3.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado ou português, nos termos da Constituição Federal.

3.2. Comprovar os requisitos constantes no anexo 01 - quadro de vagas e requisitos mínimos.

4. PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

4.1. Com base na Constituição Federal, Art. 37, inciso VIII, Lei nº 7853/89, de 24/10/1989 e Decreto nº 3298/99, de 20/12/99, alterado pelo Decreto Federal nº 5296/2004 e na Lei Estadual nº 5.810/94, aos candidatos Portadores de necessidades especiais será assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público, para concorrer a cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a necessidade especial de que são portadores, reservando-lhes, por conseguinte, o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas, para provimento dos cargos, resultando em 04 (quatro) vagas.

4.2. Serão consideradas como pessoas portadoras de necessidades especiais, aquelas que se enquadrarem nas categorias referidas no Decreto Federal nº 3298/99, alterado pelo Decreto federal nº 5296/2004.

4.3. Os candidatos portadores de necessidades especiais, no ato da inscrição, deverão:

4.3.1. Especificar o tipo de necessidade na Ficha de Inscrição;

4.3.2. Declarar a necessidade e o tipo de atendimento compatível para a realização das provas na Ficha de Inscrição;

4.4. Os candidatos portadores de necessidades especiais deverão entregar Laudo Médico (original e cópia), atestando a espécie, o grau e/ou nível de necessidade, juntamente com os demais documentos solicitados no item 1.13 deste edital.

4.5. As pessoas portadoras de necessidades especiais, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto nº 3.298/99, alterado pelo decreto federal nº 5296/2004, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo da(s) prova(s), a avaliação e critérios de aprovação, ao local de aplicação da(s) prova(s) e a nota mínima exigida para todos os candidatos.

4.6. A inscrição realizada em desacordo com as instruções constantes do item 4., e subitens, não dá ensejo a qualquer irresignação do candidato em favor de sua situação.

4.7. No ato da posse será eliminado da lista de portadores de necessidades especiais o candidato cuja necessidade assinalada na Ficha de Inscrição não seja comprovada, devendo o mesmo constar apenas da lista de classificação geral /final.

II. DO PROCESSO SELETIVO

5. O Processo Seletivo compreenderá as seguintes etapas:

5.1. Etapa de caráter eliminatório:

5.1.1. Prova Escrita.

5.1.2. Prova Didático-Prática - com arguição

5.2. Etapa de caráter classificatório:

5.2.1. Prova de Títulos.

III. DAS BANCAS EXAMINADORAS

6. As bancas examinadoras serão constituídas de 03 (três) professores que possuam titulação igual ou superior às exigidas aos candidatos, sendo 02 (dois) professores pertencentes ao quadro efetivo da UEPA e 01 (um) professor integrante do quadro docente de outras Instituições de Ensino Superior, selecionados pela Comissão Executiva do Concurso dentre nomes indicados pelo departamento acadêmico a que pertencer a área do conhecimento/disciplina objeto da seleção.

6.1. No caso da não existência de professores no quadro efetivo da UEPA que atendam aos requisitos acima para a composição das bancas, a Comissão Executiva do Concurso complementará a lista de indicações com membros externos, considerando os requisitos do item 6.

6.2. Na banca da Prova Didática ou Didático-Prática, será incluído um pedagogo pertencente ao quadro docente ou técnico da UEPA ou de outra IES, designado pela Comissão Executiva do Concurso.

6.3. Caberá à Comissão Executiva a indicação do Presidente e do Relator da Banca Examinadora, ficando o terceiro integrante como Membro, respeitando-se, para essa indicação, a titulação acadêmica.

6.4. Não poderá participar de Banca Examinadora, para a área de conhecimento respectiva, o docente que:

6.4.1. Seja parente de candidato, consanguíneo até o terceiro grau ou por afinidade.

6.4.2. Seja orientador de candidato em programa de pós-graduação.

6.5. A composição da Banca Examinadora será anunciada aos candidatos inscritos, com antecedência mínima de 07 (sete) dias, da data de realização da Prova Escrita, por meio de divulgação no endereço eletrônico: www.uepa.br e nos locais de realização das provas.

6.6. O candidato terá até 02 (dois) dias úteis após a divulgação da composição da Banca Examinadora para apresentar recurso relativo ao item 6.4, à Comissão Executiva.

6.7. Os recursos serão analisados e divulgados pela Comissão Executiva no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis.

6.8. Em caso de impedimento de qualquer membro das bancas, o departamento indicará outro membro à Comissão Executiva do concurso.

6.9. As Bancas Examinadoras só poderão instalar-se e tomar qualquer tipo de decisão com a totalidade de seus membros.

6.10. Fica assegurada a fiscalização pelas entidades sindicais, representativas de servidores públicos, em todas as fases deste certame, na forma do Art. 11, parágrafo 3º da Lei nº 5. 810/94.

IV. DAS PROVAS

7. Os candidatos deverão observar o ANEXO 01 - Quadro de vagas, para definir a especificidade da vaga a concorrem e a qual departamento pertence.

7.1. IMPORTANTE: Somente terão acesso aos locais da Prova Escrita, os candidatos com inscrição homologada e que apresentarem à Banca Examinadora documento comprobatório de identidade.

7.2. São considerados documentos comprobatórios de identidade os seguintes: Carteiras de Identidades expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares, Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, além das expedidas por Ordens ou Conselhos criados por lei federal e controladores do exercício profissional, desde que contenham fotografia e o número da identidade que lhes deu origem.

8. A Prova Escrita, de caráter eliminatório, será simultânea para todos os candidatos da mesma área de conhecimento/disciplina objeto do Concurso, terá duração de 04 (quatro) horas e versará sobre um tema sorteado no momento inicial da prova por um dos candidatos, perante a Banca Examinadora, dentre os temas constantes no ANEXO 03 do referido Edital.

8.1. A Prova Escrita terá início às 08h00min do dia 06/06/2010 com o sorteio do tema, não sendo mais admitido, após esse horário, o ingresso de qualquer candidato no local de realização da prova, independentemente de quaisquer motivos porventura alegados.

8.2. O candidato que faltar a Prova Escrita estará automaticamente eliminado do concurso.

8.3. A Prova Escrita deverá ser manuscrita, com letra legível, obrigatoriamente feita com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Caso o candidato utilize letra de forma, deverá distinguir claramente as letras maiúsculas das minúsculas.

8.4. Os candidatos farão a leitura de sua Prova escrita perante a banca examinadora e demais candidatos, às 14h00min do dia da realização da prova escrita, em ordem determinada por sorteio realizado no momento da leitura.

8.5. A Prova Escrita será avaliada pela Banca Examinadora, no prazo máximo de 2 (dois) dias após a sua conclusão, de acordo com os critérios apresentados no Anexo 02.

8.6. A nota da Prova Escrita será a média aritmética das notas atribuídas por cada membro da Banca Examinadora, na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), considerando duas casas decimais sem arredondamento.

8.7. O candidato que não obtiver a nota mínima 7,0 (sete) na Prova Escrita será eliminado, ficando impedido de prestar as demais provas.

8.8. O resultado da avaliação da Prova Escrita será emitido pela Comissão Executiva do Concurso e divulgado no endereço eletrônico: www.uepa.br, nos Núcleos dos municípios do interior e publicado no Diário Oficial do Estado, conferindo-se prazo recursal de 1 (um) dia útil.

8.9. No ato de divulgação do resultado da Prova Escrita, a Comissão Executiva do Concurso fará constar datas, horários e locais do Sorteio do tema e da ordem de apresentação da Prova Didático-Prática para os candidatos aprovados.

8.10. Os candidatos aprovados na prova escrita entregarão no momento do sorteio do tema da prova didático-prática, seu projeto de trabalho para a atuação na UEPA, incluindo ações de ensino, pesquisa e extensão, para ser objeto da arguição, parte integrante da prova didático-prática.

9. A Prova Didático-Prática, de caráter eliminatório, terá arguição como parte integrante e objetivará a verificação da capacidade de planejamento, organização e defesa dos conteúdos a partir de um tema, sorteado 24 (vinte e quatro) horas antes de sua realização, de acordo com lista de temas constantes no ANEXO 03 deste edital, excluindo-se o tema sorteado na prova escrita.

9.1. A ausência do candidato na hora do sorteio do tema da Prova Didático-Prática implicará na sua eliminação do Concurso.

9.2. Na Prova Didático-Prática, de caráter público, será permitido o ingresso de interessados, excetuando-se os candidatos que ainda não a realizaram, sem, contudo, direito a manifestações.

9.3. Todos os candidatos deverão entregar o plano de aula e o material instrucional (caso haja) até 10 minutos antes do início da Prova Didático-Prática.

9.4. As Provas Didático-Práticas deverão ter duração de prevista de 50 (cinquenta) minutos para as provas que consistam apenas de exposição teórica e de 60 (sessenta) a 90 (noventa) minutos para as provas que exijam demonstrações práticas, dependendo do previsto no Plano de Aula e 30 (trinta) minutos de arguição.

9.5. A arguição consistirá em 04 (quatro) perguntas, sendo 2 (duas) relativas ao momento de aula e 02 (duas) relativas ao plano de trabalho apresentado no momento do sorteio do tema da Prova Didático-Prática.

9.6. Estas perguntas e respostas serão registradas em formulário próprio, assinado pelos avaliadores e pelo candidato.

9.7. A Prova Didático-Prática será avaliada pela Banca Examinadora de acordo com os critérios definidos no Anexo 05.

9.8. A nota da Prova Didático-Prática será a média aritmética das notas atribuídas por cada membro da Banca Examinadora, na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), considerando duas casas decimais sem arredondamento.

9.9. O candidato que faltar a Prova Didático-Prática estará automaticamente eliminado do concurso.

9.10. O candidato que não obtiver a nota mínima 7,0 (sete) na Prova Didático-Prática será eliminado, ficando impedido de realizar as demais provas.

9.11. O resultado da Prova Didático-Prática será divulgado no endereço eletrônico: www.uepa.br e publicado no Diário Oficial do Estado em até 48 horas após sua conclusão.

9.12. Não serão apreciados recursos relacionados aos resultados da Prova Didático-Prática.

10. A Prova de Títulos, de caráter classificatório, constituir-se-á na apuração dos títulos apresentados no currículo lattes no período de inscrição e atendendo pontuação conforme instrumento de registro de avaliação da Prova de Títulos constante no ANEXO 04.

10.1. A nota da Prova de Títulos será atribuída por cada membro da Banca Examinadora, na escala de 0,0 (zero) a 5,0 (cinco), considerando duas casas decimais sem arredondamento.

10.2. O resultado da Prova de Títulos será divulgado juntamente com a nota da prova Didático-Prática, cabendo o prazo recursal de 1 (um) dia útil para a prova de títulos.

10.3. Os Títulos de Pós-Graduação obtidos no exterior só serão aceitos mediante a apresentação de comprovante de revalidação expedidos por Universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior e acompanhado de tradução pública juramentada.

V. PROCESSO CLASSIFICATÓRIO

11. A pontuação para a classificação do candidato será obtida pela média aritmética simples entre as notas atribuídas às provas Escrita e Didático-Prática, cuja média final não poderá ser menor que 7,0 (sete), acrescida da pontuação obtida na prova de títulos.

11.1. Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente, considerando a pontuação obtida.

11.2. Em caso de empate será considerado, na ordem em que são apresentados, os seguintes critérios de desempate, o candidato que:

11.2.1. Tiver idade superior a sessenta anos, conforme artigo 27, parágrafo único, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;

11.2.2. For mais idoso, considerando o dia, o mês e o ano;

11.2.3. Obtiver a maior nota na prova didática.

11.2.4. Obtiver a maior nota na prova escrita;

VI - DO INGRESSO

12. O candidato classificado para ingressar no Quadro de Pessoal Docente da Universidade do Estado do Pará deverá satisfazer os requisitos previstos no artigo 17 da Lei nº 5.810, de 24/01/94, que dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará.

12.1. O candidato classificado ingressará na instituição para atuar nos campi da UEPA situados na Região de Integração para a qual fez o concurso, devendo nela residir, não sendo permitida transferência, remoção ou cessão, excetuando-se quando de interesse da Instituição e nos termos da Lei 5810/94.

12.2. Os candidatos aprovados e não classificados, ou seja, os que não alcançarem o número de vagas ofertadas neste edital, poderão ser convocados conforme o interesse e necessidade da Instituição, de acordo com a estrutura do órgão, dentro do prazo de validade do Concurso e obedecendo rigorosamente a ordem de classificação, na conformidade do disposto no art. 169, § 1º, inciso II, da Constituição Federal de 1988.

12.3. As condições para a posse do cargo ocorrerão conforme o disposto no Art. 22, parágrafos 1º, 2º, 3º, 4º da Lei nº 5.810, de 24/01/94 - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Pará, combinado com o artigo 169, parágrafo 1º, inciso II da Constituição Federal. No dia da posse o candidato deve apresentar:

12.3.1. Fotocópia e original do documento de identificação comprobatório de nacionalidade brasileira, nata ou naturalizada ou portuguesa que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e o gozo dos direitos políticos.

12.3.2. Fotocópia e original do Diploma de Curso de Graduação Plena e respectivo Histórico Escolar.

12.3.3. Fotocópia e original do Certificado de Curso de Especialização (Lato Sensu) e/ou Diploma do Curso de Mestrado e/ou de Doutorado, Histórico Escolar correspondente, folha de rosto e sumário da dissertação de Mestrado e/ou Tese de Doutorado.

12.3.3.1. O Certificado de Curso de Especialização (Lato Sensu) deve ser emitido pela Instituição, devidamente credenciada, que ministrou o curso, obedecendo ao disposto no §1ºdo art. 7 da Resolução CES/CNS nº 01/2007.

12.3.3.2. Poderão ser aceitos Certificados / Declarações de Conclusão ou Ata de Defesa, ambos emitidos pela instituição responsável pelo curso, constando que os cursos são reconhecidos pela CAPES/MEC ou autorizados e reconhecidos por órgãos de Educação Estaduais ou Federais, que o candidato cumpriu todos os requisitos para outorga do grau até o último dia da inscrição no concurso e prazo para expedição do diploma.

12.3.3.3. Títulos de pós-graduação obtidos no exterior, só serão aceitos mediante a apresentação de comprovante de revalidação correspondente, expedido por instituição de ensino superior oficial e acompanhado de tradução pública juramentada.

12.3.4. Fotocópia e originais dos documentos que comprovem a situação do candidato de estar regular com as obrigações eleitorais.

12.3.5. Fotocópia e originais dos documentos que comprovem a situação do candidato, do sexo masculino, de estar regular com as obrigações do Serviço Militar.

12.3.6. Declaração de tempo de serviço expedida pelo órgão ou entidade de origem para os empregados públicos ou servidores públicos.

VII - DISPOSIÇÕES GERAIS

13. O candidato será eliminado do Concurso Público se:

13.1.1. Agir com descortesia e falta de decoro ou proceder desrespeitosamente em relação a qualquer pessoa investida de autoridade/ função neste concurso.

13.1.2. Apresentar declaração falsa ou inexata.

13.1.3. Apresentar falsa identificação.

13.1.4. Promover qualquer tipo de comunicação que caracterize atitude fraudulenta durante a realização das provas.

13.1.5. Faltar a uma das Provas, sorteio e entrevista prevista pelo Concurso, por qualquer motivo, inclusive problemas de saúde, não sendo admitido a realização das referidas provas em local diverso do indicado pela Comissão Organizadora do Concurso;

13.2. O resultado do Concurso Público será homologado pelo Conselho Superior Universitário - CONSUN da Universidade do Estado do Pará.

13.3. Não tomará posse o candidato que nos últimos cinco (5) anos, na forma da legislação vigente:

13.3.1. Tiver sido responsável por atos julgado irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas dos Estados, do Distrito Federal ou, ainda, do Conselho de Contas de Município.

13.3.2. Tiver sofrido sanção impeditiva ao exercício de cargo público.

13.3.3. Tiver sido condenado em processo criminal, por sentença transitada em julgado, pela prática de crimes contra a Administração Pública, capitulados no Título XI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, na Lei 7.492, de 16 de junho de 1985, na Lei 8.429, de 02 de junho de 1992, sem prejuízo de outras disposições legais aplicáveis à espécie.

13.4. Os vencimentos mensais referentes aos Regimes de Trabalho praticados na UEPA, estão expostos no ANEXO 07.

13.5. O Concurso Público terá validade de 2 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado, expressamente, uma única vez por igual período.

13.6. A publicação do resultado do Concurso Público no Diário Oficial do Estado constituir-se-á, para qualquer fim, como documento comprobatório da aprovação/ classificação do candidato, o que vedará o fornecimento de qualquer outro documento similar.

13.7. A divulgação do resultado do Concurso Público será feita por meio da publicação no Diário Oficial do Estado, e no site www.uepa.br.

13.8. Serão admissíveis recursos, devidamente fundamentados, contra as decisões da Comissão julgadora nas seguintes hipóteses:

13.8.1. Indeferimento, preliminar da inscrição, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após divulgação do indeferimento;

13.8.2. do resultado da prova escrita, nos prazos estabelecidos no presente edital;

13.8.3. do resultado final do concurso, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a partir da data da divulgação.

13.9. Os recursos deverão ser protocolados perante a Presidência da Comissão Executiva do Concurso, e entregue no Protocolo Geral da Universidade do Estado do Pará, sito a Rua do Una,156 - Telégrafo - Belém-Pa, no horário de 8:00h às 14:00h.

13.10. O recurso também poderá ser interposto por procurador desde que devidamente habilitado.

13.11. O recurso interposto fora do prazo estipulado neste Edital será imediatamente indeferido pela Comissão;

13.12. As normas para realização deste Concurso Público e a homologação de seu resultado competem ao Conselho Universitário, conforme previsão contida no Art. 23, XII do Estatuto da Universidade do Estado do Pará - UEPA.

13.13. Os candidatos classificados, após nomeação e posse, deverão participar de Encontros pedagógicos de integração e Seminários de Estudos Avançados sobre Docência de Ensino Superior, um dos objetos de avaliação do período probatório, a ser realizado pela Universidade do Estado do Pará - UEPA.

13.14. A Comissão Executiva não assumirá a responsabilidade por erros de informações relativas ao Concurso Público, advindos da divulgação feita por terceiros.

13.15. Os candidatos habilitados deverão manter atualizado o seu endereço na Diretoria de Gestão de Pessoas da UEPA, durante o prazo de vigência do Concurso.

13.16. Se for constatado, a qualquer momento dentro do prazo de validade do concurso, a existência de declaração ou documento falso, o candidato responsável será eliminado do concurso.

13.17. Após publicação do resultado final do concurso no Diário Oficial do Estado, os candidatos terão o prazo de 40 (quarenta) dias para retirar, no Protocolo Geral da UEPA, o Currículo Lattes e documentação entregue no ato da inscrição. Após este prazo os documentos serão descartados.

13.18. Fica designado o Foro da Comarca de Belém, Estado do Pará, para dirimir quaisquer dúvidas, excluindo-se qualquer outro por mais privilegiado que seja.

13.19. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do Concurso Público.

Belém, 30 de abril de 2010.

MARÍLIA BRASIL XAVIER
Reitora da Universidade do Estado do Pará

EDITAL Nº 031/2010 - UEPA- ANEXO 01- QUADRO DE ÁREAS DO CONHECIMENTO- CAMPI DA CAPITAL E LOCAIS DE PROVAS

Região de Integração: Metropolitana
Campi a serem atendidos: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia e Centro de Ciências Sociais e da Educação

Departamento

Nº de Vagas

Área de conhecimento

Perfil

Titulação Mínima /R.T

Lotação no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
Local de Provas para as áreas abaixo: CAMPUS III - Escola Superior de Educação Física -Av. João Paulo II, 817, entre Vileta e Timbó - Marco-Belém - fones: (91) 3246 2579

Depto. de Artes Corporais e Recreação

1

Prática Pedagógica I e II aplicada à Educação Física

Licenciado Pleno em Educação Física com Mestrado na mesma área de formação ou área afim, que possa desenvolver atividades acadêmico-científica em pesquisa e prática pedagógica aplicada à Educação Física.

Mestrado/40h

Depto. de Artes Corporais e Recreação

1

Estágio Supervisionado I em Educação Física

Licenciado Pleno em Educação Física com Mestrado na mesma área de formação ou área afim, que possa desenvolver atividades acadêmico-científica em Estágio Supervisionado na área da Educação Física, na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Mestrado/40h

Depto. de Artes Corporais e Recreação

1

Pesquisa e Prática Pedagógica III e IV na Educação Física

Licenciado Pleno em Educação Física com doutorado na mesma área de formação ou área afim, que possa desenvolver atividades acadêmico-científicas em pesquisa e prática pedagógica aplicada à Educação Física. Estágio Supervisionado.

Doutorado/40h

Depto. de Artes Corporais e Recreação

1

Estágio Supervisionado II aplicado à Educação Física.

Licenciado Pleno em Educação Física com doutorado na mesma área de formação ou área afim, que possa desenvolver atividades acadêmico-científicas em Estágio Supervisionado aplicados à Educação Física, nas últimas séries do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Doutorado/40h

Depto. de Desportos

1

Estágio Supervisionado em Educação Física relacionado à promoção da saúde.

Licenciado Pleno em Educação Física com Doutorado na área de conhecimento ou área afim, que possa desenvolver atividades acadêmico-científicas em Estágio Supervisionado na Educação Física em ambientes educacionais ligados a instituições e/ou programas de atividades físicas relacionadas à educação para promoção da saúde. A

Doutorado/40h

Depto. de Desportos

1

Estágio Supervisionado em Educação Física, Esporte e Lazer

Licenciado Pleno em Educação Física com Doutorado na área de conhecimento ou área afim, que possa desenvolver atividades acadêmico-científicas em Estágio Supervisionado na Educação Física em ambientes educacionais ligados a instituições e/ou projetos de lazer e esporte educacional.

Doutorado/40h

Lotação no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
Local de Provas para as áreas abaixo: Campus IV - Enfermagem - Av. José Bonifácio, nº1289 - Guamá. Fones: (91) 3229 1131; 3249 0236/9660

Depto. de Enfermagem Comunitária

2

Enfermagem em Saúde Pública

Graduado em Enfermagem com Mestrado em Enfermagem ou áreas afins. Ter conhecimento e aplicabilidade em metodologias ativas direcionadas às práticas de saúde voltadas ao Sistema Único de Saúde.

Mestrado/40h

Depto. de Enfermagem Comunitária

1

Enfermagem em Saúde Mental

Graduado em Enfermagem com Mestrado em Enfermagem ou áreas afins e conhecimento e aplicabilidade em metodologias ativas direcionadas às práticas de saúde voltadas ao Sistema Único de Saúde.

Mestrado/40h

Depto. De Enfermagem Hospitalar

1

Fundamentos Teóricos e metodológicos da Enfermagem: Semiologia e Semiotécnica na Enfermagem

Graduado em Enfermagem com especialização na área de Enfermagem, Saúde ou educação, Mestrado em enfermagem, Saúde ou Educação. Conhecimento e aplicabilidade em metodologias ativas direcionadas ao SUS.

Mestrado/40h

Depto. De Enfermagem Hospitalar

1

Assistência integral a saúde da criança e do adolescente: Enfermagem Pediátrica.

Graduado em Enfermagem com especialização em Pediatria e Neonatologia, Mestrado em Enfermagem, Saúde ou Educação. Conhecimento e aplicabilidade em metodologias ativas direcionadas ao SUS

Mestrado/40h

Depto. De Enfermagem Hospitalar

1

Assistência à saúde da mulher nas diversas fases da vida: Enfermagem Obstétrica e Neonatal

Graduado em Enfermagem com especialização em Obstetrícia e Neonatologia, Mestrado em Enfermagem, Saúde ou Educação. Conhecimento e aplicabilidade em metodologias ativas direcionadas ao SUS.

Mestrado/40h

Depto. De Enfermagem Hospitalar

1

Saúde de Adulto: Enfermagem nas Clinicas Médica e Cirúrgica

Graduado em Enfermagem com especialização em área afim ou correlata. Doutorado em Enfermagem, Saúde ou Educação Conhecimento e aplicabilidade em metodologias ativas direcionadas ao SUS.

Doutorado/40h

Lotação no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
Local de Provas para as áreas abaixo: Campus II - Tv. Perebebuí, 2623 - CEP 66.050-420 Bairro: Marco, entre av. Almirante Barros e av. 25 de setembro -fones: 91-3276-2023

Depto. de Ciências do Movimento Humano

2

Movimento humano

Graduado em Fisioterapia e Mestrado na área de conhecimento ou saúde

Mestrado/40h

Depto. de Patologia

1

Anatomia Patológica

Graduados em Medicina, com especialização e/ou residencia medica em anatomia patológica (patologia).

Especialista/40h

Depto. de Terapia Ocupacional

1

Terapia Ocupacional Aplicada

Graduado em Terapia Ocupacional, com conhecimento voltado para os três níveis de complexidade da saúde abordando Programa Saúde da Família, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador, atividades e Recursos Terapêuticos, Motricidade Humana, Tecnologia Assistiva, Metodologias ativas de ensino aprendizagem e mestrado em áreas afins (Ciências Biológicas, Saúde, Educação, Social, psicologia ou Antropologia)

Mestrado/40h

Depto. de Terapia Ocupacional

1

Estágio Supervisionado em Terapia ocupacional

Graduado em Terapia Ocupacional, com conhecimento dos Fundamentos técnicos e procedimentos de terapia ocupacional no contexto hospitalar, ambulatorial e psicossocial e mestrado em áreas afins (Ciências Biológicas, Saúde, Educação, Social, Psicologia ou Antropologia)

Mestrado/40h

Depto de Saúde Comunitária

1

Saúde Coletiva - atuação em Internato

Graduado em Medicina com mestrado em Ciências Biológicas ou da Saúde ou Saúde Pública ou áreas afins.

Mestrado/40h

Depto de Saúde Comunitária

1

Estágios em estratégias de Saúde da Família (I, II e III)

Graduado em Medicina com mestrado em Ciências Biológicas, Saúde Pública ou áreas afins.

Mestrado/40h

Depto de Saúde Comunitária

1

Saúde Coletiva II

Graduado na área da Saúde ou Informática ou estatística, com Doutorado em Ciências da Saúde ou Ciências da Informação ou Ciencias da Computação.

Doutorado/40h

Depto de Saúde Comunitária

1

Medicina Legal

Graduado em Medicina com Mestrado em Medicina Legal, Ciências Biológicas ou Saúde Pública ou áreas afins.

Mestrado/40h

Depto. de Saúde Especializada

1

Ginecologia/obstetrícia Atuação em internato

Graduado em Medicina com Residência e/ou título de especialista em ginecologia/obstetrícia e Mestrado em Ciências da Saúde ou Biológicas ou Educação.

Mestrado/40h

Depto. de Saúde Especializada

1

Ginecologia/obstetrícia Atuação em internato

Graduado em Medicina com Residência e/ou título de especialista em ginecologia/obstetrícia e Mestrado em Ciências da Saúde ou Biológicas ou Educação.

Mestrado/20h

Depto. de Saúde Especializada

1

Doenças Infecciosas e Parasitárias

Graduado em Medicina com Residência e/ou título de especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Ciências da Saúde ou Biológicas.

Doutorado/40h

Depto. de Saúde Especializada

1

Psiquiatria

Graduado em Medicina com Residência e/ou título de especialista em Psiquiatria.

Especialista/20h

Depto. de Saúde Integrada

1

Internato Urgência Emergência

Graduação Em Medicina com Especialização e/ou Residência Em Terapia Intensiva, Clínica Médica Ou Cirurgia.

Especialista/40h

Depto. de Saúde Integrada

1

Internato Urgência Emergência

Graduação em Medicina Com Especialização E/Ou Residência Em Terapia Intensiva. Mestrado em Clínica Médica e/ou clínica Cirúrgica e/ou áreas afins.

Mestrado/40h

Depto. de Saúde Integrada

1

Internato Clínica Cirúrgica

Graduação em Medicina Com Especialização E/ou Residência Cirurgia Geral e Doutorado em Clínica Cirúrgica e/ou áreas afins.

Doutorado/40h

Depto. de Saúde Integrada

1

Internato Clínica Médica

Graduação em Medicina Com Especialização e/ou Residência em Clínica Médica e Mestrado em Clínica Médica e/ou áreas afins.

Mestrado/40h

Lotação no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT
Local de Provas para as áreas abaixo: Campus V - Tv. Enéias Pinheiro, 2626 - CEP 66.095-1000 - Bairro: Marco. Fones: (91) 3276 4832/0283/9511

Depto. de Tecnologia de Alimentos

1

Ciência e Tecnologia de Alimentos

Graduação em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Tecnologia de Alimentos ou Agronomia, Mestrado na área de alimentos, com conhecimentos das operações unitárias dos processos de produção de alimentos; tecnologia e conservação de alimentos; tratamentos dos resíduos das indústrias de alimentos; tecnologia de produtos de origem vegetal; embalagens de alimentos.

Mestrado/40h

Depto. de Tecnologia de Alimentos

1

Ciência e Tecnologia de Alimentos de produtos de origem de animal

Graduação em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Tecnologia de Alimentos ou Agronomia, Doutorado na área de alimentos, com conhecimentos de microbiologia de alimentos, controle de qualidade da matéria prima e dos alimentos processados; tecnologia e conservação de alimentos; higiene e legislação de alimentos; tecnologia de produtos de origem animal; análise sensorial dos alimentos; estatística.

Doutorado/40h

Depto. de Tecnologia de Alimentos

1

Ciência e Tecnologia de Alimentos de produtos de origem vegetal

Graduação em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Tecnologia de Alimentos, Agronomia, com conhecimentos de operações unitárias que compõem os diferentes processos da produção de alimentos; princípios básicos da tecnologia e conservação de alimentos; tratamentos dos resíduos gerados nas indústrias de alimentos; diferentes tecnologias direcionadas para produtos de origem vegetal; principais embalagens utilizadas nas indústrias de alimentos.

Doutorado/40h

Depto. de Tecnologia da Madeira

1

Propriedade da madeira, Processos de transformação e controle industrial de madeira

Eng. Florestal, Tecnologia da Madeira, Engenharia Industrial da Madeira, Eng. Mecânico, com conhecimentos sobre Processos de transformação e controle industrial de madeira; ter experiência em elaboração e execução de projetos, produção científica

Doutorado/40h

Depto. de Desenho Industrial

1

Comunicação Visual / Produção Gráfica

Graduação em Design / Arquitetura / Comunicação Social com Hab. em Publicidade e Propaganda/ Artes Visuais e Tecnologia da Imagem, com Conhecimento em Sistemas de Comunicação Visual; fundamentos do planejamento visual; etapas da produção gráfica analógica e digital

Especialista/40h

Depto. de Engenharia

1

Gestão de Projetos, Tecnologia e Informação

Ciência da Computação, com conhecimento dos principais elementos e fundamentos da computação e capacitar o aluno para utilizar os programas de informática aplicados à engenharia (CAD/Gestão de Projetos/Simulação)/Conhecimento dos principais sistemas e aplicativos que compõem os sistemas de informações empresariais e Inovação Tecnológica

Doutorado/40h

Depto. de Engenharia

1

Fenômenos de Transporte

Engenheiro Civil ou Sanitarista ou Mecânico ou Elétrico com conhecimentos básicos em mecânicas dos fluidos e hidráulica

Mestrado/40h

Lotação no Centro de Ciências Sociais e da Educação - CCSE
Local de Provas para as áreas abaixo: Campus 1- Tv. Djalma Dutra s/n - CEP 66.113-200 - Bairro: Telégrafo. Fones: 4009 9500/9501

Depto. de Matemática, Estatística e Informática

1

Educação Matemática

Bacharel ou Licenciado em Matemática, com Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas ou Educação Matemática ou educação.

Mestrado/40h

Depto. de Matemática, Estatística e Informática

1

Educação Matemática

Bacharel ou Licenciado em Matemática, com Doutorado em Educação Matemática ou educação.

Doutorado/40h

Depto. de Matemática, Estatística e Informática

1

Matemática

Bacharel ou Licenciado em Matemática, com Doutorado em Matemática.

Doutorado/40h

Depto. de Ciências Naturais

1

Física e Ensino de Física

Licenciado em Física ou Ciências Naturais - Habilitação em Física com Doutorado em Educação ou Física ou Bacharel em Física com Doutorado em Educação ou áreas afins.

Doutorado/40h

Depto. de Ciências Naturais

1

Química e Ensino de Química

Licenciado em Química ou Ciências Naturais - Habilitação em Química com Doutorado em Educação ou Química ou Bacharel em Química com Doutorado em Educação ou áreas afins

Doutorado/40h

Depto. de Ciências Naturais

1

Biologia e Ensino de Biologia

Licenciado em Biologia ou Ciências Naturais - Habilitação em Biologia com Mestrado em Educação ou Biologia ou Bacharel em Biologia com Mestrado em Educação ou áreas afins.

Mestrado/40h

Depto. de Ciências Naturais

1

História e Epistemologia da Ciência

Licenciado ou Bacharel em Física, Química ou Biologia ou Ciências Naturais com Mestrado em História da Ciência, Epistemologia, Educação em Ciências ou História Social.

Mestrado/40h

Depto. de Ciências Naturais

1

Introdução em Geociência

Graduado em Geologia ou Geofísica ou Química, com Mestrado em Geociência

Mestrado/20h

Depto. de Psicologia

1

Psicologia

Graduação em Formação de Psicólogo. Doutorado na Área de Psicologia ou Educação.

Doutorado/40h

Depto. de Língua e Literatura

1

Literatura

Graduação em Letras com Doutorado em Literatura ou áreas afins.

Doutorado/40h

Depto. de Língua e Literatura

1

Língua Inglesa

Graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa e Mestrado em Língua Portuguesa ou áreas afins.

Mestrado/40h

Depto. de Língua e Literatura

1

Língua Portuguesa

Graduação em Letras com Doutorado em Língua Portuguesa ou áreas afins ou Educação.

Doutorado/40h

Depto. de Língua e Literatura

2

Língua Portuguesa

Graduação em Letras com Mestrado em Língua Portuguesa ou áreas afins ou Educação.

Mestrado/40h

Depto. de Artes

1

Evolução da Música (música Europeia, MPB e MPP)

Bacharel ou Licenciado em Música ou Educação Artística com Habilitação em Música, com Mestrado em Música, Etnomusicologia ou Artes com concentração em música.

Mestrado/40h

Depto. de Artes

1

Prática em conjunto e Teoria Musical (análise e leitura)

Bacharel ou Licenciado em Música ou Educação Artística com Habilitação em Música com Doutorado em Música, Educação Musical, Etnomusicologia ou Artes com concentração em música.

Doutorado/40h

Depto. de Artes

1

Estruturação, Percepção Musical, Improvisação e Arranjo

Bacharel ou Licenciado em Música ou Educação Artística com Habilitação em Música, com Doutorado em Música, Educação Musical, Etnomusicologia ou Artes com concentração em música.

Doutorado/40h

Depto. de Educação Geral

1

Estágio Supervisionado

Graduação em Pedagogia e conhecimento nas áreas de Prática de Ensino, Educação Infantil, Planejamento Educacional e Gestão Educacional.

Mestrado/40h

Depto. de Educação Geral

1

Didática

Graduação em Pedagogia e conhecimento nas áreas de Didática, Prática de ensino, Educação Infantil, Planejamento educacional e Currículo com Doutorado em Educação.

Doutorado/40h

Depto. de Filosofia e Ciências Sociais

1

Sociologia

Bacharel ou Licenciado em Ciências Sociais com Doutorado em Sociologia ou Ciências Sociais ou Ciências Humanas

Doutorado/40h

Depto. de Filosofia e Ciências Sociais

1

Filosofia Da Educação

Bacharel ou Licenciado Pleno em Pedagogia ou Filosofia com Doutorado em Educação

Doutorado/40h

de Filosofia e Ciências Sociais

1

História da Educação

Bacharel ou Licenciado Pleno em Pedagogia com Doutorado em Educação ou História

Doutorado/40h

Depto. de Filosofia e Ciências Sociais

1

História

Bacharel ou Licenciado Pleno em História com Mestrado em História

Mestrado/40h

Depto. de Filosofia Ciências Sociais

1

Geografia

Bacharel ou Licenciado Pleno em geografia com Mestrado em Geografia ou áreas afins

Mestrado /40h

Depto. de Filosofia e Ciências Sociais

1

Antropologia

Bacharel ou Licenciado em Ciências Sociais ou Geografia ou História ou Pedagogia ou Filosofia com Doutorado em Antropologia ou Ciências Sociais.

Doutorado/40h

Depto. de Filosofia e Ciências Sociais

1

Filosofia

Bacharel ou Licenciado em Filosofia com Doutorado em Filosofia ou Ciências Humanas

Doutorado/40h

ANEXO 2 - REGISTRO DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA

CANDIDATO(A):___________________________________________________________________________

ÁREA/DISCIPLINA:_________________________________________________________________________

TEMA SORTEADO:_________________________________________________________________________

DATA:___/___/___

CRITÉRIOS

AFERIÇÃO

ESPECIFICAÇÕES

Não Atendeu

Atendeu parcialmente

Atendeu

1. Adequação entre o tema desenvolvido e o solicitado (Pontuação máxima 1,0)

0,0

0,5

1,0

2. Aborda aspectos relevantes relacionados ao tema da prova (Pontuação máxima 1,0)

0,0

0,5

1,0

3. Domínio e aprofundamento teórico do conteúdo (Pontuação máxima 1,5)

0,0

0,75

1,5

4. Clareza e consistência na exposição das ideias (Pontuação máxima 1,0)

0,0

0,5

1,0

5. Citação de autores (Pontuação máxima 1,0)

0,0

0,5

1,0

6. Sequência lógica de raciocínio e organização adequada do conteúdo (Pontuação máxima 1,0)

0,0

0,5

1,0

7.Linguagem (propriedade, uso adequado da norma) (Pontuação máxima 1,0)

0,0

0,5

1,0

8. Reflexão crítica e atual no processo de desenvolvimento do tema (Pontuação máxima 1,5)

0,0

0,75

1,5

9. Articulação do tema com a realidade sócio-educacional (Pontuação máxima 1,0)

0,0

0,5

1,0

NOTA FINAL DO CANDIDATO

 

OBS: Caberá a cada membro da Banca Examinadora atribuir a sua nota, na escala de O (zero) a 10 (dez), sendo a nota final o resultado da Média Aritmética das mesmas, considerando duas casas decimais sem arredondamento.

Avaliador:_____________________________________________________ Função: [_] Presidente [_]Membro

________________________
Assinatura:

EDITAL Nº 031/2010 - UEPA - ANEXO 03 - TEMAS PARA AS PROVAS - CAMPI DA CAPITAL

Região de Integração: Metropolitana

DEPTO

ÁREA DE CONHECIMENTO

TEMAS

Lotação no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS

Depto. de Artes Corporais e Recreação

Prática Pedagógica I e II aplicada à Educação Física

1.Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos.
2- Formas de trabalhos científicos.
3- A formação do professor de Educação Física: pesquisador crítico e reflexivo.
4- O desenvolvimento do pensamento científico.
5- O surgimento e as bases epistemológicas do estatuto da ciência moderna.
6- Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Pedagógica em Educação Física.
7- A produção científica no campo da Educação Física.
8- O eixo epistemológico das pesquisas em Educação Física: empírico-analítica, fenomenológica-hermenêutica e crítico-dialética.
9- As abordagens teórico-metodológicas da Educação Física.
10- Os ambientes educacionais da Educação Física e as estratégias de ensino para a pesquisa.

Depto. de Artes Corporais e Recreação

Estágio Supervisionado I em Educação Física

1-Diversidade cultural e novas práticas pedagógicas nos ensinos infantil e fundamental de 1ª a 4ª séries.
2-A Educação Física e a prática do professor crítico-reflexivo
3-O projeto político-pedagógico e a formação do cidadão
4-As abordagens da Educação Física e suas implicações para a prática pedagógica
5-A importância do planejamento da ação docente
6-A avaliação como instrumento de reflexão no ofício do professor
7-Os conteúdos da Educação Física Escolar e os ensinos infantil e fundamental de 1ª a 4ª séries
8-A importância do estágio supervisionado nos ensinos infantil e fundamental de 1ª a 4ª séries para a formação do profissional na atualidade
9-LDB e os avanços da Educação Física Escolar
10-Diretrizes Curriculares para a formação em Educação Física

Depto. de Artes Corporais e Recreação

Pesquisa e Prática Pedagógica III e IV na Educação Física

1- Leis e teorias: natureza, objetivos e funções.
2- Abordagens da pesquisa: quantitativa, qualitativa, quanti-qualitativa.
3- As Técnicas de pesquisa.
4- Tipos de análise e interpretação dos dados.
5- O projeto de pesquisa e seus elementos fundamentais.
6- Os aspectos éticos da pesquisa em Educação Física.
7- Aspectos do Relatório de Pesquisa.
8- Elaboração de Artigo Científico.
9- A atitude investigativa frente aos campos de aplicação pedagógica escolares e não escolares da Educação Física.
10- Estratégias de formação de professores de Educação Física pesquisadores.

Depto. de Artes Corporais e Recreação

Estágio Supervisionado II aplicado à Educação Física.

1-Os objetivos da Educação Física no ensino fundamental de 5ª a 8ª séries e no ensino médio
2-Temas transversais e Educação Física Escolar
3-As dimensões conceituai, procedimental e atitudinal e os conteúdos da Educação Física
4-Aspectos legais da Educação Física e a prática do professor
5-Cultura corporal de movimento e Educação Física no ensino fundamental de 5ª a 8ª séries e no ensino médio
6-Multiculturalismo e Educação Física: prática pedagógica e inclusão
7-O planejamento no ofício do professor: traçando os caminhos da prática docente
8-A importância da pesquisa para ação docente: problematizando as aulas de Educação Física
9-Escola pública brasileira: realidade e possibilidades
10-A importância do estágio supervisionado no ensino fundamental de 5ª a 8ª séries e ensino médio para a formação do professor de Educação Física

Depto. de Desportos

Estágio Supervisionado em Educação Física relacionado à promoção da saúde.

1-Políticas de Formação e perspectivas de intervenção do professor de Educação Física nos Programas de Saúde.
2-Competências do professor de Educação Física em equipe multidisciplinar na atenção à saúde.
3-O estágio curricular em Educação Física relacionado à promoção da saúde como campo de conhecimento: diferentes concepções.
4-Importância e estrutura do projeto de estágio supervisionado relacionado à promoção da saúde.
5-Bases, regras, composição e elementos que compõem o relatório do estágio em Educação Física relacionado à promoção da saúde.
6-O estágio curricular obrigatório em Educação Física: organização didático-pedagógica dos conteúdos em Educação Física relacionado à promoção da saúde.
7- Educação Física e Saúde: estreita contribuição para com a Saúde Social.
8-A articulação dos componentes curriculares, fecundando o trabalho educativo, a ação pedagógica e a pesquisa científica na promoção da saúde.
9- Estágio em Educação Física relacionado à promoção da saúde: o que ensinar?
10-Diretrizes para a Formação na área da saúde.

Depto. de Desportos

Estágio Supervisionado em Educação Física, Esporte e Lazer

1-Políticas de Formação e perspectivas de intervenção do professor de Educação Física nos Programas de Saúde.
2-Competências do professor de Educação Física em equipe multidisciplinar na atenção à saúde.
3-O estágio curricular em Educação Física relacionado à promoção da saúde como campo de conhecimento: diferentes concepções.
4-Importância e estrutura do projeto de estágio supervisionado relacionado à promoção da saúde.
5-Bases, regras, composição e elementos que compõem o relatório do estágio em Educação Física relacionado à promoção da saúde.
6-O estágio curricular obrigatório em Educação Física: organização didático-pedagógica dos conteúdos em Educação Física relacionado à promoção da saúde.
7- Educação Física e Saúde: estreita contribuição para com a Saúde Social.
8-A articulação dos componentes curriculares, fecundando o trabalho educativo, a ação pedagógica e a pesquisa científica na promoção da saúde.
9- Estágio em Educação Física relacionado à promoção da saúde: o que ensinar?
10-Diretrizes para a Formação na área da saúde.

Depto. de Enfermagem Comunitária

Enfermagem em Saúde Pública

1.Assistência ao Pré-natal
2.Assistência ap Planejamento Familiar
3.Atendimento a criança dentro da abordagem da Atenção Integrada as doenças prevalentes na Infância
4.Controle de Agentes Imunobiológicos e cadeia de frio
5.Assistência de Enfermagem na Prevenção e Controle da Tuberculose
6.Assistência de Enfermagem na Prevenção e Controle da Hanseníase
7.Assistência no Controle do crescimento e desenvolvimento infantil, de 0 a 2 anos de vida
8.Histórico das Políticas de Saúde no Brasil
9.PACS E PSF como Estratégias de Reorganização do modelo de Atenção Básica
10.Vigilância Epidemiológica no Controle da Raiva Humana

Depto. de Enfermagem Comunitária

Enfermagem em Saúde Mental

1. Políticas de saúde mental e oferta de serviços de saúde mental
2.Saúde /doença mental: o paradigma em mudança
3. Os transtornos mentais e comportamentos e o impacto na qualidade de vida
4. Formação de recursos humanos em saúde e a atuação em saúde mental
5. Relacionamento terapêutico e saúde mental: o papel da equipe interdisciplinar
6. A importância da família no tratamento e ressocialização do portador de transtornos mentais
7. Integração da saúde mental na atenção primária de saúde
8. A equipe dos transtornos mentais e comportamentos na atualidade
9. Centros de atenção psicossocial - caps: o papel desses espaços no contexto da saúde mental
10. O tratamento do portador de transtornos mental: recursos biológicos, psicológicos e sociais utilizados na atualidade.

Depto. de Enfermagem Hospitalar

Fundamentos Teóricos e metodológicos da Enfermagem: Semiologia e Semiotécnica na Enfermagem

1 Instrumentos básicos para o cuidar de enfermagem
2. Mecanismos de adaptação do paciente no hospital: aspectos biopsicossociais e físicos;
3. Medidas para manter o meio ambiente hospitalar biologicamente seguro;
4. O prontuário do paciente na perspetiva atual;
5. Necessidade da integridade da pele e mucosas;
6. Necessidade de oxigenação: manutenção da respiração espontânea
7. Necessidade de manutenção da temperatura e circulação
8. Necessidade de .manutenção da eliminação
9 Cuidados de enfermagem relacionados à terapêutica medicamentosa nas vias oral e parenteral;
10 Metodologia aplicada à assistência de enfermagem: enquanto dimensão para o cuidar:.
Fases e aplicabilidade do processo de enfermagem

Depto. de Enfermagem Hospitalar

Assistência integral a saúde da criança e do adolescente: Enfermagem Pediátrica.

1. Humanização da assistência de enfermagem;
2. Noções básicas sobre UTI Neonatal e berçário patológico;
3. Assistência de enfermagem ao recém-nascido na UTI Neonatal;
4. Assistência ao recém-nascido e na criança com dor;
5. Prevenção e controle de infecção hospitalar no recém-nascido e na criança;
6. Assistência de enfermagem nos distúrbios gastrointestinais e nutricionais em pediatria: Fissura lábio-palatal;
7. Assistência de enfermagem humanizada nos distúrbios renais pediátricos;
8. Assistência de enfermagem humanizada nos distúrbios Neurológicos em pediatria;
9. Assistência de enfermagem nas afecções cardiovasculares;
10. Assistência de enfermagem nas afecções respiratórias.

Depto. de Enfermagem Hospitalar

Assistência à saúde da mulher nas diversas fases da vida: Enfermagem Obstétrica e Neonatal

1. A gravidez normal: aspectos físicos e psicológicos;
2. Doenças hemorrágicas da 1ª metade da gravidez
3. Doenças hemorrágicas da 2ª metade da gravidez;
4. Gestação de alto risco;
5. Assistência de Enfermagem humanizada a gestante com Diabetes, Cardiopatias, Nefropatias, HIV, Sífilis, Rubéola e Toxoplasmose.
6. Assistência de Enfermagem humanizada à mulher no pré-parto, parto e puerpério normal;
7. Assistência de Enfermagem humanizada0 ao recém-nascido normal: cuidados imediatos de enfermagem. Escala de Apgar;
8. Assistência de enfermagem humanizada no ciclo puerperal normal
9. Ações de Enfermagem humanizada nas intercorrências e acidentes ocasionados no parto e puerpério;
10. Puerpério patológico: infecções mais frequentes

Depto. de Enfermagem Hospitalar

Saúde de Adulto: Enfermagem nas Clinicas Médica e Cirúrgica

1. Assistência Sistematizada de Enfermagem em Pressão Venosa Central;
2. Assistência Sistematizada de Enfermagem aos portadores de Insuficiência renal: Tratamentos Dialíticos;
3. Assistência Sistematizada de Enfermagem aos portadores de desequilíbrios hidroeletrolíticos e ácido-básico;
4. Assistência Sistematizada de Enfermagem aos portadores de Câncer Gástrico;
5. Assistência Sistematizada de Enfermagem em casos de acidentes por picada de animais peçonhentos;
6. Assistência de Enfermagem no atendimento Pré-hospitalar: Suporte Básico de Vida em Trauma;
7. Assistência Sistematizada de Enfermagem no período Peri-operatório;
8. Central de Material Esterilizado: dinâmica do serviço de enfermagem;
9. Processamento de artigos médicos hospitalares;
10. Medidas de Prevenção de controle das Infecções Hospitalares.

Depto. de Ciências do Movimento Humano

Movimento humano

Conteúdos para prova Escrita:
1. A saúde no Brasil e a realidade amazônica;
2. A Reforma Sanitária Brasileira
3. Atenção Primária em Saúde - APS
4. Toque Terapêutico: suas implicações biológicas, fisiológicas e psicológicas.
5. Amplitude articular de movimento: Elementos de restrições de amplitude articular;
6. Desenvolvimento neuropsicomotor;
7. Teorias Biológicas do Envelhecimento Humano.
Conteúdos para Didático-Prática:
1. A marcha humana: Análise cinesiológica e biomecânica da marcha normal,
2. Noção de globalidade: A fáscia, cadeias musculares,
3. Mecanismos causais e fisiopatológicos das afecções traumato-ortopédicas e reumatológicas.
4. Espasticidade tratamento clínicos e técnicas neuromotoras,
5. Estratégias para melhorar o controle motor e a aprendizagem motora,
6. Amputações: conceitos, causas, complicações, avaliação, tratamento fisioterapêutico e protetização de MMII.
7. Metodos e técnicas para o diagnóstico cinético-funcional.

Depto. de Patologia

Anatomia Patológica

1) Acidentes Vasculares Encefalicos
2) Doencas Isquemicas do Miocardio e Aterosclerose
3) Pneumonias e Broncopneumonias
4) Cancer de Pulmao
5) Gastrite e Ulcera Gastrica
6) Hepatites Virais
7) Cancer Gastrico
8) Neoplasias do Intestino
9) Glomerulonefrites
10) Patologia da Cervice e Corpo Uterino

Depto. de Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional Aplicada

1. Terapia Ocupacional e Programa Saúde da Família (PSF E NASF):
Desenvolvimento e perspectivas com base nas Políticas Sociais e Públicas de Saúde.
2. Atuação da Terapia Ocupacional com populações em situações de vulnerabilidade Social.
3. Atuação da Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador a organização do.
4. Atividades e Recursos Terapêuticos na Clinica da Terapia Ocupacional.
5. Atividades de expressão corporal e Atividades lúdicas (lazer, brincadeiras, brinquedos e jogos) e seu potencial enquanto Recursos Terapêuticos Ocupacionais.
6. Contextos metodológicos atuais: Domínio e Processo da Terapia Ocupacional - 1ª e 2ª edição.
7. Terapia Ocupacional e os Recursos da Tecnologia Assistiva na Assistência de crianças portadoras de alterações músculo-esqueléticas e cognitivas.
8. A Terapia Ocupacional junto à pessoa idosa: Orientação e Treinamento das AVD’S e AIVD’S.
9. Terapia Ocupacional e a atenção Hospitalar as pessoa com acometimentos Neurológicos: enfermarias e UTI.
10. A Terapia Ocupacional e as Políticas Públicas Atuais em Saúde Mental.

Depto. de Terapia Ocupacional

Estágio Supervisionado em Terapia ocupacional

1 Terapia Ocupacional e as Atividades de Vida Diária com paciente hospitalizado: Avaliação e Treino.
2- Atuação da Terapia Ocupacional na Assistência-Materno Infantil no contexto hospitalar.
3-Intervenção Terapêutica Ocupacional em atenção básica: UBS, PFS E NASF.
4-Terapia Ocupacional em Saúde Mental nos CAPS e NAPS.
5-Avaliação prescrição e treino de recursos da tecnologia Assistiva no contexto ambulatorial e domiciliar.
6-Terapia Ocupacional e a epidemiologia dos processos de Saúde e doença das populações na Amazônia.
7-Abordagem Psicossocial e Terapia Ocupacional com pacientes HIV positivo.
8- Contextos metodológicos atuais: Domínio e Processo da Terapia Ocupacional - 1ª e 2ª edição.
9- Terapia Ocupacional nos cuidados e orientações ao Idoso portador de Alzheimer e cuidadores.
10-Intervenção Terapêutica Ocupacional no tratamento de queimados.

Depto. de Saúde Comunitária

Saúde Coletiva - atuação em Internato

1. Sistema Único de Saúde e a Estratégia Saúde da Família;
2. Processo Saúde doença/história natural das doenças;
3. Epidemiologia das Doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis;
4. Doenças endêmicas: Depto. de Engenhariaue, malária; doença de Chagas- vigilância epidemiológica;
5. Tuberculose Pulmonar - vigilância epidemiológica;
6. Hanseniase - Vigilância Epidemiológica;
7. Doenças redutíveis por saneamento básico: hepatite orofecal, Depto. de Engenhariaue,
cólera, leptospirose, parasitoses;
8. Sistemas de informações em saúde e indicadores de saúde;
9. Saúde do trabalhador: investigação epidemiológica da relação saúde e trabalho, vigilância em saúde do trabalhador, riscos e doenças ocupacionais.
10. Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS

Depto. de Saúde Comunitária

Estágios em estratégias de Saúde da Família (I, II e III)

1. Sistema Único de Saúde e a Estratégia Saúde da Família;
2. Processo Saúde doença/história natural das doenças;
3. Epidemiologia das Doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis;
4. Doenças endêmicas: Depto. de Engenhariaue, malária; doença de Chagas- vigilância epidemiológica;
5. Tuberculose Pulmonar - vigilância epidemiológica;
6. Hanseniase - Vigilância Epidemiológica;
7. Doenças redutíveis por saneamento básico: hepatite orofecal, Depto. de Engenhariaue, cólera, leptospirose, parasitoses;
8. Sistemas de informações em saúde e indicadores de saúde;
9. Saúde do trabalhador: investigação epidemiológica da relação saúde e trabalho, vigilância
em saúde do trabalhador, riscos e doenças ocupacionais.
10.Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS

Depto. de Saúde Comunitária

Saúde Coletiva II

1. Conceitos básicos em epidemiologia: medidas de frequência de doenças, distribuição das
doenças no espaço e tempo,
2. Epidemiologia e meio ambiente.
3. Pesquisa epidemiológica: Medidas de efeito e associação. Inferência causal
4. Pesquisa epidemiológica: Validade de estudos epidemiológicos
5. Pesquisa epidemiologica: Delineamentos de estudos epidemiológicos (estudos transversais, caso-controle, coorte, ecológicos, ensaios clínicos, metanálise)
6. Estatística em epidemiologia: Inferência estatística . Tamanho da amostra em estudos epidemiológicos, randomização. Associação Estatística em epidemiologia
7. Informática em saúde: Sistemas de gerenciamento de banco de dados. Sistemas de informação em saúde
8. Técnicas de análise Espacial em saúde: Modelagem. Dados espaciais em saúde. Geoestatística e Georeferenciamento
9.Sistema de informação geográfica em saúde
10. Espaço geográfico e Epidemiologia

Depto. de Saúde Comunitária

Medicina Legal

1. Documentos médicos-legais;
2. Energias de ordem mecânica: lesões produzidas por ações perfurante, cortante, contundente, pérfuro-cortante, pérfuro-contundente, e corto-contundente;
3. Energias de ordem físico-química: conceito. Asfixia em geral. Fisiopatologia e sintomatologia.
Classificação. Asfixia em espécie: por afogamento, por enforcamento, por estrangulamento, por esganadura, por confinamento, por monóxido de carbono, por soterramento;
4. Crimes contra liberdade sexual: estupro, posse sexual mediante fraude, atentado violento ao pudor- conceito - perícia;
5. Gravidez, parto e puerpério: aspectos médicos-legais e perícia;
6. Aborto legal e aborto criminoso: introdução, conceito, legislação, tipos de aborto, meios abortivos, complicações, perícias na viva e na morta;
7. Infanticídio- Conceito, legislação, objetivos periciais;
8. Diagnóstico da realidade de morte: conceito, fenômenos abióticos, imediatos e mediatos;
9. Estimativa do tempo de morte: esfriamento do cadáver, loivores de hipóstase, rigidez cadavérica, gases de putrefação, perda de peso, mancha verde abdominal, cristais no sangue putrefeito, crescimento dos pelos da barba, crioscopia do sangue, conteúdo estomacal, conteúdo vesical, fundo de olho, líquido cefalo raquiano, fauna cadavérica, flora cadavérica,
calendário da morte;
10. Necropsia médico legal-finalidade, obrigatoriedade nas mortes violentas, instrumental,
técnica, exame das vestes, necropsia branca, morte coletiva e morte catastrófica.

Depto. de Saúde Especializada

Ginecologia / obstetrícia Atuação em internato

1. Eixo Neuroendócrino e suas correlações com o Ciclo Menstrual e seus Desvios.
2. Tumores Genitais Benignos e Malformações Genitais.
3. DST (Virótica e Não Virótica) e Doenças Inflamatórias Genitais Altas e Baixas.
4. Doenças Mamárias Benignas e Malignas.
5. Climatério.
6. Diabetes na gestação
7. Estudo Clínico Assistência ao Parto
8. Puerpério Fisiológico e Patológico.
9. Distócias
10. Hipertensão na Gravidez - DHEG

Depto. de Saúde Especializada

Doenças Infecciosas e Parasitárias

1. Doença de Chagas
2. Doenças Emergentes de interesse no Brasil
3. Doenças sexualmente transmissiveis
4. Febres hemorragicas na Amazônia
5. Hepatites Virais
6. HIV/AIDS
7. Leishmanioses
8. Malária
9. Micoses Sistêmicas
10. Viroses respiratórias

Depto. de Saúde Especializada

Psiquiatria

1. Exame clínico do paciente psiquiátrico (anamnese, exame do estado mental e exames complementares em psiquiatria)
2. Transtornos mentais devido a uma condição médica geral.
3. Transtornos relacionados a substâncias (álcool e outras drogas)
4. Esquizofrenia
5. Outros transtornos psicóticos.
6. Transtornos de humor.
7. Transtornos de ansiedade.
8. Transtornos somatomorfos, factícios e dissociativos.
9. Emergências psiquiátricas.
10. Transtornos psicossomáticos

Depto. de Saúde Integrada

Internato Urgência Emergência (Especialista e Mestrado)

01. Reanimação cardio-pulmonar e cerebral;
02. Atendimento inicial ao politraumatizado;
03. Edema agudo pulmonar cardiogênico;
04. Crise de asma severa;
05. Emergência hipertensiva;
06. Atendimento de emergência no infarto agudo do miocárdio;
07. Cetoacidose diabética;
08. Choque hipovolêmico;
09. Trauma crânio-encefálico;
10. Acesso (manejo) da via aérea.

Depto. de Saúde Integrada

Internato Clínica Cirúrgica

01. Pré e pós-operatório em cirurgia
02. Hérnias inguinais
03. Câncer gástrico
04. Úlcera péptica
05. Resposta endócrina e metabólica ao trauma
06. Abdômen agudo
07. Pancreatite aguda
08. Equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico
09. Princípios de cirurgia oncológica
10. Icterícia obstrutiva extra hepática

Depto. de Saúde Integrada

Internato Clínica Médica

01. Insuficiência cardíaca
02. Hipertensão arterial
03. Valvulopatias
04. Gastrite
05. Úlcera péptica
06. Cirrose hepática
07. Insuficiência renal
08. Síndrome nefrótico
09. Glomerulonefrites
10. Asma brônquica

 

Lotação no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT

Depto. de Tecnologia De Alimentos

Ciência e tecnologia de alimentos

1.Carboidratos: Conceito, classificação, características químicas, nutricionais e tecnológicas. Digestão e absorção.
2.Proteínas: Conceito, classificação, características químicas, nutricionais e tecnológicas. Digestão e absorção.
3.Lipídios: Conceito, classificação, características químicas, nutricionais e tecnológicas. Digestão e absorção.
4.Alimentos funcionais. Probióticos, prebióticos e simbióticos
5.Conservação dos alimentos pelo calor e pelo frio
6.Conservação e preservação dos alimentos
7. Processamento mínimo de vegetais
8.Produtos fermentados de frutas e hortaliças
9.Produção de derivados não fermentados de frutas
10.Materiais de embalagem para alimentos

Depto. de Tecnologia De Alimentos

Ciência e tecnologia de alimentos de produtos de origem animal

1.Deterioração microbiana dos alimentos - Teoria das barreiras
2.Métodos de análise microbiológica de alimentos
3.Microrganismos deterioradores e patogênicos nos alimentos
4.Princípios gerais da higienização de alimentos
5.Conservação dos alimentos pelo calor e pelo frio
6.Conservação e preservação dos alimentos
7.Características físico-químicas, nutricionais e microbiológicas da carne de bovinos. Tecnologia dos produtos derivados da carne de bovinos.
8.Características físico-química, nutricional e microbiológica do leite. Tecnologia de produtos lácteos.
9.Características físico-química, nutricional e microbiológica da carne de pescados. Tecnologia dos produtos derivados da carne de pescado
10.Métodos sensoriais

Depto. De Tecnologia De Alimentos

Ciência e tecnologia alimentos de produtos de origem vegetal

1.Operações de preparo das matérias primas: seleção, limpeza, descascamento e cominuição
2.Separação e concentração dos componentes dos alimentos
3.Reologia dos fluidos alimentares
4.Tratamento dos resíduos sólidos e líquidos gerados na produção de alimentos
5.Conservação dos alimentos pelo calor e pelo frio
6.Conservação e preservação dos alimentos
7.Processamento mínimo de vegetais
8.Produtos fermentados de frutas e hortaliças
9.Produção de derivados não fermentados de frutas
10.Materiais de embalagem para alimentos e interações entre embalagens e alimentos

Depto. De Tecnologia Da Madeira

Propriedade da madeira, Processos de transformação e controle industrial de madeira

1.Branqueamento da celulose e métodos químicos para a obtenção de celulose para a fabricação de papel
2.Influência da umidade nas características da madeira e a importância da secagem para o setor madeireiro
3.Fatores que influenciam na colagem da madeira
4.Produção de chapas de madeira compensada, sarrafeados, a aglomerada, de fibras de madeira, OSB (Oriented Strand Board) etc
5.Teoria da carbonização
6.Propriedades e composição química do carvão
7.Tipos de fornos usados na carbonização da madeira;
8.Constituição de uma serraria
9.Planejamento e implantação de projetos de indústria madeireiras
10.Tipo de efluentes da indústria madeireira : formas de controle e aproveitamentos

Depto. De Desenho Industrial

Comunicação Visual / Produção Gráfica

1.Identidade corporativa;
2.Construtivismo: momento histórico e impacto no design gráfico;
3.Deconstrutivismo: justificativas e impacto no design gráfico;
4.Design editorial e tipografia tradicional
5.Tipografia: história, diferentes técnicas e suas consequências
6.Fluxograma de Trabalho da gráfica
7.Processamento de imagens para editoração eletrônica
8.Preparação de fôrmas de impressão
9.Controle de qualidade em produção gráfica
10.Processos de reprodução

Depto. De Engenharia

Gestão de Projetos, Tecnologia e Informação

1.Usos estratégicos de sistemas de informações.
2.Gestão da Inovação Tecnológica
3.Gestão do Conhecimento
4.Sistemas de informações gerenciais
5.Sistema de suporte a decisão
6.Desenvolvimento de Sistemas de Informações Empresariais (SIE’S)
7.Redes de comunicação (Internet, Extranet e Intranet)
8.Gestão de Projetos
9.Gerenciamento de Sistemas de Informações Empresariais
10.Métodos Multicriteriais de Apoio à Decisão

Depto. De Engenharia

Fenômenos de Transporte

1.Propriedades dos Fluídos
2.Análise Dimensional na Mecânica dos Fluidos (MLT E FLT e Sistemas de Unidades
Fundamentais)
3.Estática dos Fluídos
4.Medidas das Pressões
5.Escoamento dos Fluidos
6.Medidas de Vazão Pelo Método do Volume e do Peso
7.Perda de Carga em Tubulações Sob Pressão (Fórmula Universal e Fórmulas Empíricas)
8.Perda de Carga Localizada
9.Orifícios
10.Bocais

 

Lotação no Centro de Ciências Sociais e da Educação - CCSE

Depto. De Matemática, Estatística E Informática

Educação Matemática

1. Educação Matemática: Fundamentos históricos e epistemológicos.
2. Fundamentação matemática e alternativas metodológicas para o ensino de Geometria.
3. Fundamentação matemática e alternativas metodológicas para o ensino de Aritmética.
4. Fundamentação matemática e alternativas metodológicas para o ensino de Álgebra.
5. Fundamentação matemática e alternativas metodológicas para o ensino de Função.
6. Avaliação em Educação matemática: Avaliação Somativa, Avaliação Formativa, avaliação Diagnóstica, Procedimentos e Instrumentos Avaliativos.
7. O jogo enquanto instrumento didático para o ensino da matemática: Fundamentos teóricos e diretrizes gerais para o ensino.
8. A História da Matemática como Metodologia de Ensino: Fundamentos teóricos e diretrizes gerais para o ensino.
9. Matemática e Resolução de Problemas como estratégia didática: Fundamentos teóricos e diretrizes gerais para o ensino.
10. A Modelagem Matemática como Metodologia de Ensino: Fundamentos teóricos e diretrizes gerais para o ensino.
11. A Etnomatemática como Metodologia de Ensino: Fundamentos teóricos e diretrizes gerais para o ensino.
12. Noções de didática da Matemática: Contrato Didático, Situação Didática, Situação A didática, Obstáculos Didáticos e Campo Conceitual.

Depto. De Matemática, Estatística E Informática

Educação Matemática

Depto. De Matemática, Estatística E Informática

Matemática

1.A integral de Riemann: os Teoremas Fundamentais do Cálculo e suas aplicações;
2.As integrais de linha e superfície e suas aplicações;
3.Números reais: Historia e Cortes de Dedekind;
4.Autovalores e Autovetores. Diagonalização.
5.O teorema fundamental da Aritmética e suas consequências;
6.Formas bilineares e o produto tensorial;
7.Teorema de Gauss-Bonnet e suas aplicações;
8.Funções multilineares e determinantes;
9. P-grupos e teorema de Sylow.
10. Integração numérica.

Depto. De Ciências Naturais

Física e Ensino de Física

1. Conservação da Energia
2. Equilíbrio dos Corpos Rígidos
3. Estática e dinâmica dos fluidos
4. Corrente Elétrica, Resistência Elétrica, Lei de OHM e circuitos elétricos
5. A dualidade onda partícula e o Princípio de incerteza
6. A formação para a cidadania e o Ensino de Física
7. O papel do conhecimento prévio e das concepções alternativas na aprendizagem dos alunos
8. O papel da História e da Filosofia da Ciência no Ensino de Física
9. O Ensino de Física Moderna: tendência e realidade.
10. A experimentação no ensino de Física: concepções e tendências.

Depto. De Ciências Naturais

Química e Ensino de
Química

1-Estrutura da Matéria: A natureza elétrica e os modelos atômicos
2-Estudo dos Ácidos e bases: classificação e reações de neutralização.
3-Pilhas e baterias
4- Química ambiental: Poluição atmosférica e poluição das águas.
5- Reações de compostos orgânicos não-oxigenados.
6- O papel do estágio supervisionado na formação de professores de Química.
7- Ciência, Tecnologia e Sociedade como meio estruturador de conteúdos químicos.
8- A experimentação no ensino de química: concepções construtivistas e problematizadoras.
9- Objetos de aprendizagem aplicados no ensino de química
10- Contextualização no ensino de Química.

Depto. De Ciências Naturais

Biologia e Ensino de
Biologia

1. Distribuição geográfica dos seres vivos na terra
2. Origem e evolução do seres vivos
3. Taxonomia e nomenclatura botânica e zoológica
4. Escolas sistemáticas e filogenia
5. Ecossistemas amazônicos: conceitos e caracterização
6. Seres vivos e meio ambiente: sinecologia e autoecologia
7. Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Biologia
8. A importância dos acervos científicos e didáticos para o ensino de biologia
9. A pesquisa e o Ensino de Biologia
10. As temáticas ambientais na escola: desafios para o ensino de Biologia

Depto. De Ciências Naturais

História e
Epistemologia da
Ciência

1. Revolução Copernicana E O Universo Heliocêntrico, Galileu, A Crítica Ao Saber Medieval E As
Grandes Navegações.
2. Revolução Científica E Ideias Mecanicistas.
3. História Natural E Darwinismo.
4. Pasteur E Oswaldo Cruz: Manguinhos E A Gênese Das Ciências Biomédicas Experimentais No Brasil.
5. Rompimento Com A Mecânica Newtoniana E Os Novos Conceitos De Espaço, Tempo E Incerteza Na Virada Para O Século Xx.
6. Era Nuclear, Energia Atômica E Impacto Social.
7. Críticas Ao Conceito Mecanicista De Ciência E Ideia De Ciência Pos-Moderna.
8. Kuhn e os Paradigmas Científicos.
9. Ciências No Brasil, Espaços E Instituições.
10. Primórdios da Pesquisa Científica Na Amazônia: Naturalistas e o Museu Paraense.

Depto. De Ciências Naturais

Introdução em
Geociência

1. A importância das Geociências para a sociedade.
2. Origem e formação do Planeta Terra - As Camadas Concêntricas - Constituição Química.
3. Principais componentes da superfície terrestre.
4. Tectônicas de Placas - Formação de Montanhas - Terremotos - Escala Geológica.
5. Rochas magmáticas - Principais rochas magmáticas - Textura e estrutura das rochas magmáticas - Plutonismo - Vulcanismo - Tipos de vulcões - Produto doa vulcões.
6. Minerais - Classificação - Principais minerais formadores das rochas - Propriedades físicas, química e ótica dos minerais - Os setes sistemas cristalinos.
7. Rochas sedimentares - Ambientes de Deposição - Principais rochas sedimentares (clásticas e químicas) - Tabela de Atterberg e wentworth - Ciclo das rochas sedimentares - Processos metamórficos - Tipos de metamorfismo - Rochas metamórficas - Principais rochas metamórficas - Intemperismo - Ciclo das rochas.
8. Recursos minerais - Minério, Ocorrências, Jazida, Mina e Beneficiamento - A importância da mineração - A mineração no Pará - Geomorfologia - Forças endóginas e exógenas - Relevo - Principais formas de relevo - Carvão mineral - Estruturas para armazenamento de petróleo.
9. Recursos energéticos - energia Nuclear - energia geométrica - Energia Eólica - Energia solar
- Hidroeletricidade - Ciclo hidrológico - Arquiferos - Superfície Piezométrica - Poços Tubulares
- Poços jorrantes - Porosidade total, porosidade efetiva e retenção específica.
10. Paleontologia - Conceitos fundamentais - Importância - Fósseis - Processos de fossilização
- Conceitos de paleobiologia, paleecologia, paleoclimatologia, Paleogeografia e Bioestratigrafia.

Depto. De Psicologia

Psicologia

Contextualização histórica da Psicologia da Educação.
2. Psicologia da Educação e formação de educadores.
3. As teorias psicogenéticas (Piaget, Vygotsky e Wallon) e a educação.
4. Relações interpessoais, processo grupal e contextos educativos.
5. O desenvolvimento do juízo moral na ótica piagetiana.
6. As inter-relações entre afetividade e inteligência.
7. Dificuldades de aprendizagem e fracasso escolar.
8. Psicanálise e educação.
9. Análise do comportamento e educação.
10. Abordagens humanistas - fenomenológicas e educação.

Depto. De Língua E Literatura

Literatura

1- Literatura, mimese e verossimilhança
2- A poética de Aristóteles
3- A tradição renascentista na épica Camoniana
4- O realismo em Machado de Assis
5- O fenômeno da heteronímia em Fernando Pessoa
6- Pós Modernismo: a geração de 30
7- Dalcídio Jurandir e o Ciclo do Extremo Norte: o universal e o local
8- A literatura infantil: lugares, fronteiras e suportes
9- Poéticas orais no Brasil: narradores, performances e repertórios
10- Literatura, ópera e cinema - possibilidades e aproximações.

Depto. De Língua e Literatura

Língua Inglesa

01. Teaching EFL through interactive resources.
02. Integrating the four skills in the EFL class.
03. Teaching English for Specific Purposes.
04. Ways of developing the learners’ communicative competence in the EFL.
05. An overview of EFL Teaching Methods.
06. Teaching EFL from a genre-based approach.
07. Teaching EFL through anglophone literature.
08. Learning styles and strategies in the EFL class.
09. Interrelationship between Acquisition and Learning and its Implications.
10. Competencies and skills to be developed in Modern Foreign Languages according to the PCN.

Depto. De Língua e Literatura

Língua Portuguesa

1.Concepções de língua, linguagem, gramática e ensino
2.As interfaces entre a semântica e a sintaxe
3.A formação discursiva no quadro geral da análise do discurso
4.Gêneros discursivos e textuais: práticas sociais e perspectivas contemporâneas
5.Gramaticalização: princípio e mecanismo
6.O texto como unidade de análise linguística
7.Variação, mudança e norma
8.Letramento e ensino aprendizagem da língua materna
9.A percepção da intertextualidade e suas marcas
10.Multilinguismo, políticas linguísticas e construção de identidades no Brasil contemporâneo

Depto. de Artes

Prática em Conjunto e
Teoria Musical (análise
e leitura)

1) Intervalos, escalas (diatônicas e modais; jazzísticas e exóticas) e construção de acordes aplicados à execução instrumental; Escalas cromáticas: construção dos diversos tipos com exposição sobre os respectivos procedimentos. Noções gerais sobre o tempo (pulso, andamento, ritmo); Figuras musicais e equivalência de valores; ponto de aumento e ligadura de valor.
2) Extensão e transposição dos instrumentos, Instrumentação e transcrição; desenvolvimento do quarteto de cordas: histórico e conceitos relacionadas à instrumentação. Noção de compasso (barras, unidade de tempo); Fórmula de compasso simples; Fórmula de compasso composto; Fórmula de compasso misto.
3) Articulação e golpes de arco para os instrumentos de cordas friccionadas; Articulação e problemas de ataque relacionados a instrumentos de sopros; desenvolvimento de grupos de percussão: conceitos relacionados aos diversos grupos dos instrumentos de percussão.
4) O Temperamento: tom e semitom enquanto unidades de medida; Modos naturais e armadura de claves; Combinações instrumentais: afinidades sonoras: Classificação dos instrumentos pela emissão sonora; Equilíbrio da intensidade sonora dos instrumentos.
5) Grupos instrumentais que incluam o piano; O piano como ferramenta de co-repetição. Formas Musicais. Formas Clássicas, expandidas, populares e novas Linguagens instrumentais.
6) Técnicas de ensaio para grupos instrumentais. Adaptação Instrumental. Padrões de Regência. Noção de compasso (barras, unidade de tempo); Fórmula de compasso simples; Fórmula de compasso composto; Fórmula de compasso misto.
7) Secções e Naipes instrumentais. Criação e (re) criação para grupos instrumentais. Metodologia de Ensaio
8) Pulsação sincopada brasileira. Pulsação sincopada centro-americana. Pulsação Swingada. Pulsação Funkeada.
9) Acentos na dinâmica. Mudanças súbitas na dinâmica. Estudo sobre formas de articulação: Stacatto, legatto, Depto. de Tecnologia de Alimentosché.
10) Música Paraense: Erudita, Popular, (Regional). Planejamento e elaboração de arranjo para conjunto. Síncope e contratempo; Quiálteras.
Obs: Em todos os tópicos da prova didática, quando for o caso, os candidatos devem executar_exemplos_musicais_em_instrumento_harmônico

Depto. de Artes

Estruturação, Percepção Musical, Improvisação e Arranjo

1) Escala Geral; Intervalos, escalas (diatônicas e modais, jazzísticas e exóticas) e construção de acordes aplicados à execução instrumental.
2) Escalas cromáticas: construção dos diversos tipos com exposição sobre os respectivos procedimentos; Relação entre as tonalidades.
4) Acordes principais e secundários. Formação, Função e aplicação em harmonizações.
5) Acordes: Tríades, tétrades, acordes de sexta e inversão de acordes; Dominantes secundárias e dominantes substitutas.
6) Cadências e suas variantes. Construção, definição com exposição sobre os respectivos procedimentos.
7) Progressões harmônicas comuns, com acordes das três leis tonais (1ª, 2ª e 3ª).
8) Tipos de modulação: aplicação com exemplificação em harmonizações.
9) Harmonização e (re) Harmonização; Análise Harmônica, formal e contrapontística.
10) Linha de improviso: notas do acorde, notas de passagem, aproximação cromática e diatônica e resolução retardada.
Obs: Em todos os tópicos da prova didática, os candidatos devem executar_exemplos_musicais_em_instrumento_harmônico.

Depto. de Artes

Evolução da Música (Música Europeia, MPB e MPP)

1. MÚSICA OCIDENTAL E BRASILEIRA: Antiguidade - Música Religiosa e Música Profana; Principais povos; Função Social da Música na Antiguidade; Música indígena no Brasil antes de 1500.
2. MÚSICA DA IDADE MÉDIA: Era Cristã e o Cantochão; Notação Musical; Trovadores e Troveiros; Presença feminina no canto medieval; Técnicas composicionais; Organa, descante, Motetos; Escola de Notre Dame.
3. MÚSICA DO PERÍODO RENASCENTISTA: Renascimento Europeu, Principais compositores, obras e características do período; Musica sacra e profana; Musica instrumental; Reforma e contra reforma; Formas musicais do período; Principais compositores e obras na música vocal e instrumental.
4. MÚSICA COLONIAL NO BRASIL: Música colonial (antes de D. João VI), Principais compositores, obras e características do período; Música na Corte de D. João VI, Musica litúrgica e profana, Principais compositores, obras e características do período. Música na Belém colonial; Principais compositores, obras e características do período.
5. MÚSICA DO PERÍODO BARROCO: A música vocal religiosa; Música vocal profana; A música instrumental; Principais gêneros musicais; Monteverdi, Purcell, Haendel, Bach e Principais obras; A orquestra barroca.
6. MÚSICA NO TEMPO DO IMPÉRIO: Música na corte de D. Pedro I; Música na corte de D. Pedro II; Vida e obra de Carlos Gomes; Música instrumental e musica vocal; Principais compositores, obras e características do período.
7. MÚSICA DO PERÍODO CLÁSSICO E ROMÂNTICO: O rococó em foco, Classicismo e rupturas; Principais gêneros e formas musicais; Mozart, Haydn e Beethoven; Rupturas e Ideais do romantismo; A democratização da vida musical; Nacionalistas europeus e brasileiros; Semana de arte moderna; Heitor Villa - Lobos; Camargo Guarnieri, Mario de Andrade.
8. MOVIMENTOS MUSICAIS ERUDITOS NO BRASIL PÓS SEMANA DE 22: Grupo de música nova de São Paulo; Grupo de compositores da Bahia; Movimento musical no Rio de Janeiro; Movimento musical em Brasília; Movimento musical em Minas Gerais.
9. CULTURA MUSICAL PARAENSE: Música na Belle Époque, características, principais compositores e obras; Música em Santarém do século XIX, características, principais compositores e obras; Música Regional, características, principais compositores e obras; Velha guarda paraense: W. Fonseca, W. Henrique e A. Pimenta, características, principais compositores e obras.
10. O SECULO XX E SUA MUSICA: A virada do século e sua consequência musical; Debussy um compositor de paradigmas; A escola de Viena; E. Satie; Messiaen, I. Stravinsk, E. Varese e J. Cage; O jazz, a Musica eletrônica, aleatória e atonal; Música moderna no Brasil.

Depto. De Educação Geral

Estágio Supervisionado

1.O Estágio e sua importância na formação profissional .
2. Pressupostos teórico-filosóficos e pedagógicos do estágio.
3.O Estágio : dilemas e perspectivas da prática docente na educação superior.
4.O Estágio e a formação da identidade docente.
5.O Estágio como prática pedagógica; do praticismo à prática reflexiva.
6. Estágio como eixo articulador da relação teoria e prática na formação do educador.
7. Estágio e a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
8. O Estágio na legislação brasileira vigente.
9. O Estágio e ambientes não escolares: desafios e perspectivas.
10. Estágio, prática pedagógica e o cotidiano da escola pública.

Depto. De Educação Geral

Didática

1. Formação do Professor no contexto histórico, político e educacional no Brasil.
2. Teorias Educacionais e as didáticas na modernidade e pós-modernidade
3. A Prática Pedagógica: Dimensões e Desafios
4. Planejamento e Avaliação do Ensino numa Perspectiva Emancipatória
5. Paradigmas Curriculares e suas influências na Educação
6. O papel da Avaliação no Processo Ensino Aprendizagem
7. A ação didática nas Teorias da Aprendizagem
8. Avaliação da Aprendizagem: pressupostos teórico-práticos
9. A Avaliação escolar e suas funções.
10. Avaliação na Educação Infantil numa perspectiva construtivista

Depto. De Filosofia E Ciências Sociais

Sociologia

01 - A Formação da Sociologia como disciplina científica
02 - Sociedade e Meio Ambiente.
03 - Estratificação e Estrutura de Classe.
04 - Movimentos Sociais no Contexto Amazônico.
05 - Educação, Sociedade e Ideologia.
06 - Religião na Perspectiva Sociológica.
07 - A Condição da Modernidade e Pós-Modernidade na Sociologia.
08 - A Sociologia no Brasil: Breve introdução.
09 - A Sociologia das Relações de Gênero.
10 - Principais tradições intelectuais no pensamento sociológico

Depto. De Filosofia E Ciências Sociais

Filosofia da Educação

01 - Filosofia e Educação: Interfaces
02 - O projeto católico da Filosofia da Educação no Brasil
03 - A Filosofia como pensar crítico radical
04 - Filosofia da Educação no Brasil entre os anos 70 e 80
05 - Filosofia com/para crianças
06 - A propósito das relações entre ética e educação
07 - Deleuze e a educação
08 - Multiculturalismo e a educação
09 - Epistemologia e Educação
10 - Filosofia da Educação no Brasil no contexto atual: Principais Tendências

Depto. De Filosofia E Ciências Sociais

História da Educação

1- História da Educação como campo de possibilidades investigativas: novos olhares, novas abordagens
2- As formulações de Rousseau na base da pedagogia moderna: o Emílio
3- As propostas de Educação de La Salle e Lancaster: a pedagogização da infância.
4- A influencia da proposta comeniana de educação na construção da escola moderna.
5- O projeto católico e o projeto liberal para a educação brasileira
6- O Estado Novo e a organização da educação nacional
7- O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 193
8- Do mestre-escola ao professor licenciado: origens e desenvolvimento da profissão docente no Brasil;
9- A história da feminização do magistério no Brasil;
10- Profissionalização, regulação e o processo de construção da identidade profissional;

Depto. De Filosofia E Ciências Sociais

História

01. Montagem do sistema colonial no Brasil
02. As sociedades indígenas: vida, cultura, trabalho, escravidão e resistência
03. A escravidão negra: trabalho, cultura e resistência
04. A construção da ordem imperial
05. Messianismo e movimento social na Primeira República
06. Coronelismo e lutas de classes no campo
07. Classes operárias, trabalhismo e populismo no Brasil
08. A cidadania no Brasil: Movimentos sociais na cidade e no campo: Direitos políticos, sociais e civis
09. O golpe de 64: Memórias da Ditadura Militar
10. Redemocratização da sociedade brasileira: Os movimentos sociais na contemporaneidade

Depto. De Filosofia E Ciências Sociais

Geografia

1- O desenvolvimento do meio técnico-cientifico-informacional e as diferenciações do território brasileiro;
2-A regionalização para fins de planejamento e ação;
3-A formação do território brasileiro;
4-As formas de regionalização do espaço brasileiro;
5-Políticas territoriais e grandes projetos: fronteira e movimentos sociais na Amazônia contemporânea;
6- Globalização, fragmentação e a dinâmica regional do mundo contemporâneo;
7-Populações tradicionais na Amazônia: diferentes territorialidades na organização dos espaços locais e regionais;
8-Paisagem, espaço, território e região: discussões epistemológicas sobre os conceitos de geografia e seu ensino;
9. Concepções teórico-metodológicas para o ensino da geografia nas séries iniciais.
10. Do rural ao urbano: industrialização e transformações na organização do espaço brasileiro.

Depto. De Filosofia E Ciências Sociais

Antropologia

1. Antropologia e Ciências Sociais: discutindo as fronteiras do conhecimento.
2. Cultura: uma discussão antropológica.
3. Representações Sociais: uma abordagem antropológica.
4. Identidade: uma abordagem antropológica.
5. Religiões: possíveis leituras antropológicas.
6. Cotidiano e Gênero: uma discussão antropológica.
7. A “Democracia Racial”: uma discussão antropológica do ethos brasileiro.
8. Etnografia, a marca da Antropologia.
9. Antropologia da saúde e da doença
10. Cultura erudita, cultura popular de massa: articulações e exclusões

Depto. De Filosofia E Ciências Sociais

Filosofia

1. Mito e pensamento entre os gregos: Jean-Pierre Vernant
2. Teoria do conhecimento: Platão
3. O primeiro motor imóvel: Aristóteles
4. A prova ontológica da existência de Deus: Santo Anselmo
5. A questão de Deus nas Meditações Metafísicas: Descartes
6. A morte de Deus: Nietzsche
7. A ontologia: Heidegger
8. A questão hermenêutica: Paul Ricoeur
9. O existencialismo: Sartre
10. A teoria crítica: Habermas