Direito Tributário

1.
QPCI177 Direito Tributário
Ano:2019 Banca:VUNESP Órgão:Pref. Guarulhos/SP

O crédito tributário
2.
QPCI33470 Direito Tributário
Ano:2019 Banca:UFPR Órgão:TJ/PR

As técnicas de integração da lei tributária encontram previsão expressa na legislação tributária brasileira. Na ausência de disposição legal tributária expressa:
3.
QPCI56664 Direito Tributário
Ano:2019 Banca:CRESCER CONSULTORIAS Órgão:Pref. Jijoca de Jericoacoara/CE

Conforme as disposições do Código Tributário do Município de Jijoca de Jericoacoara, analise as afirmativas abaixo como sendo Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

( )A ação para cobrança do crédito tributário prescreve em 2 (dois) anos, contados da data da sua constituição definitiva.
( )A prescrição será interrompida por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor.
( )O servidor fazendário responderá civil e administrativamente pela prescrição de créditos tributários sob sua responsabilidade, cabendo-lhe indenizar o Município pelos créditos tributários que deixaram de ser reconhecidos.
A sequência correta corresponde a:
4.
QPCI87100 Direito Tributário
Ano:2019 Banca:VUNESP Órgão:Pref. Arujá/SP

Conforme determina o Código Tributário do Município de Arujá:
5.
QPCI138914 Direito Tributário
Ano:2019 Banca:QUADRIX Órgão:CREA/TO

Acerca do direito tributário, julgue os itens de 106 a 110.

Conforme o Código Tributário Nacional (CTN), a lei tributária, quando interpretativa, se aplica ao ato ou fato pretérito, excluída a aplicação da penalidade à infração dos dispositivos interpretados.
6.
QPCI148406 Direito Tributário
Ano:2019 Banca:MP/SC Órgão:MP/SC

Nos casos de evasão tributária mediante fraude (sonegação fiscal penalmente tipificada), o sujeito ativo do delito será o sujeito passivo da obrigação tributária.
7.
QPCI153618 Direito Tributário
Ano:2020 Banca:Gestão de Concursos Órgão:Pref. Barão de Cocais/MG

Sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( )O locatário não possui legitimidade ativa para discutir a relação jurídico-tributária de IPTU e de taxas referentes ao imóvel alugado nem para repetir indébito desses tributos
( )A incidência do IPTU sobre imóvel situado em área considerada pela lei local como urbanizável ou de expansão urbana está condicionada à existência dos melhoramentos públicos elencados Código Tributário Nacional.
( )É defeso, ao município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária.
( )O contribuinte do IPTU é notificado do lançamento pelo envio do carnê ao seu endereço.
Assinale a sequência correta.
8.
QPCI180773 Direito Tributário
Ano:2019 Banca:QUADRIX Órgão:Pref. Jataí/GO

O CT é a formalização da obrigação tributária (dever de pagar o tributo ou a penalidade pecuniária), depois que esta é tornada líquida, certa e exigível pelo lançamento. É por isso que o art. 139 do Código Tributário Nacional afirma que o CT decorre da obrigação principal e tem a mesma natureza desta. É o lançamento que transforma a obrigação tributária, ainda ilíquida, incerta e não exigível, em crédito tributário, autônomo enquanto realidade formal, mas substancialmente decorrente da obrigação que lhe deu origem.

Hugo de Brito Machado Segundo. Manual de direito
tributário. 10.ª ed., rev., atual. e ampl. São
Paulo: Atlas, 2018 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca do CT, de acordo com o Código Tributário Nacional.
9.
QPCI197980 Direito Tributário
Ano:2019 Banca:IDCAP Órgão:Pref. São Roque do Canaã/ES

É o conjunto de débitos de pessoas jurídicas e físicas com órgãos não pagos espontaneamente, de natureza tributária ou não:
10.
QPCI216978 Direito Tributário
Ano:2021 Banca:CEBRASPE Órgão:CODEVASF

Considerando as normas e os princípios de direito tributário estabelecidos na Constituição Federal de 1988, no Código Tributário Nacional e na Lei Complementar n.º 123/2006, julgue-os itens a seguir.

O sujeito ativo da obrigação principal é a pessoa física ou jurídica que, tendo praticado o fato gerador, fica obrigada ao pagamento do tributo.