Direito Civil

1.
QPCI98 Direito Civil
Ano:2019 Banca:VUNESP Órgão:Pref. Guarulhos/SP

José alugou uma casa de sua propriedade para Pedro. Em 01.03.2010, ao saber que José sofreu um acidente automobilístico que lhe levou ao coma, Pedro parou de pagar o aluguel. Em 01.03.2019, José saiu do coma e se recuperou. José procurou seu advogado que, em 01.04.2019, propôs uma ação judicial visando obter a desocupação do imóvel e cobrança dos aluguéis relativo são período de janeiro de 2010 a março de 2019. É correto afirmar que
2.
QPCI33495 Direito Civil
Ano:2019 Banca:UFPR Órgão:TJ/PR

Romário e Flávia estão noivos e desejam celebrar casamento. Para tanto, resolvem fazer um pacto antenupcial. Levando em consideração o assunto, assinale a alternativa correta.
3.
QPCI33720 Direito Civil
Ano:2019 Banca:UFPR Órgão:TJ/PR

A Teoria Geral dos Contratos, para o Direito Civil, representa um marco teórico, principio lógico e normativo. Dela nascem muitas outras espécies de contratos, regrados algumas vezes por legislações específicas e até resoluções. Vários são os exemplos dessa constatação, a saber, o contrato de seguro de vida, que decorre do gênero estipulação em favor de terceiros, e o contrato de shows artísticos, que decorre da promessa de fato de terceiro. Em relação a essas duas bases contratuais e com fundamento no Código Civil brasileiro, assinale a alternativa correta.
4.
QPCI48800 Direito Civil
Ano:2019 Banca:UFT/COPESE Órgão:Câmara de Palmas/TO

Sobre a Lei Complementar nº 101/2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, assinale a alternativa CORRETA.
5.
QPCI48817 Direito Civil
Ano:2019 Banca:UFT/COPESE Órgão:Câmara de Palmas/TO

De acordo com o que dispõe a Lei Complementar Municipal nº 285/2013, assinale a alternativa INCORRETA.
6.
QPCI82188 Direito Civil
Ano:2019 Banca:COMPERVE/UFRN Órgão:Pref. Parnamirim/RN

Segundo recente alteração da Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, na interpretação de normas sobre gestão pública, serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo, sem prejuízo dos direitos dos administrados. Nesse sentido, na aplicação de sanções, serão
7.
QPCI148518 Direito Civil
Ano:2019 Banca:MP/SC Órgão:MP/SC

Nos termos do Código Civil é considerado nulo o mandato em causa própria, quando o mandatário realiza o negócio consigo mesmo.
8.
QPCI169365 Direito Civil
Ano:2019 Banca:QUADRIX Órgão:CRO/AC

A respeito das pessoas naturais e jurídicas, da personalidade, da capacidade, dos direitos de personalidade e do domicílio, julgue os itens 103 e 104.

Suponha‐se que um servidor do Conselho Regional de Odontologia tenha desaparecido em um passeio de barco, estando esgotadas as buscas, e que a esposa desse servidor tenha requerido diretamente à autarquia a declaração de ausência do servidor para fins de pensão. Nesse caso, a autarquia poderá, por ato administrativo, reconhecer a morte presumida desse servidor.
9.
QPCI224712 Direito Civil
Ano:2021 Banca:QUADRIX Órgão:CORE/PR

Julgue os itens de 101 a 105, relativos à responsabilidade civil por danos morais.

Pessoas jurídicas podem ser sujeitos passivos de ofensa à sua honra objetiva, incluídas nessa possibilidade as entidades de direito público.
10.
QPCI267285 Direito Civil
Ano:2021 Banca:UFPR Órgão:Policia Civil/PR

Os bens econômicos podem ser classicamente considerados como aqueles passíveis de apropriação, que possuem um valor econômico e que admitem comercialização no mercado. Modernamente, o princípio da dignidade da pessoa humana integra a noção de bem econômico, o que representa a capacidade que os bens possuem de realizarem o indivíduo em sociedade, a partir de sua fruição em benefício próprio, atentando-se sempre para a preservação do princípio da função social.

(KOLLER, Carlos Eduardo; RIBEIRO, Marcia Carla Pereira. Derecho antelos desafios de la globalización, 2017, p. 232.)

A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

  1. São singulares os bens que, embora reunidos, se consideram de per si, independentemente dos demais.
  2. Constitui universalidade de fato a pluralidade de bens singulares que, pertinentes à mesma pessoa, tenham destinação unitária.
  3. Constitui universalidade de direito o complexo de relações jurídicas, de uma pessoa, desprovidas de valor econômico.
  4. São pertenças os bens que, não constituindo partes integrantes, destinam-se, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro.
Assinale a alternativa correta.