Prefeitura de Ipiaú - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPIAÚ

ESTADO DA BAHIA

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL Nº 001/2007

Notícia:   539 vagas até R$ 1.157,91 para Ipiaú - BA

A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE IPIAÚ, Estado da Bahia, através do Prefeito Municipal José Andrade Mendonça, nos termos da Lei n°. 892 de 20/04/1992, da Lei Orgânica do Município e mediante as condições estipuladas neste Edital, respaldadas no art. 37, inciso II da Constituição Federal de 1988, TORNA PÚBLICO que, no período de 27/11/2007 a 13/12/2007, estarão abertas as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS para o provimento de cargos públicos do Quadro de Servidores da Prefeitura do Município

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O referido Concurso será realizado pela Prefeitura Municipal de Ipiaú através e sob a responsabilidade da RESULTT - Resultado Consultoria Educacional Ltda, conforme Contrato n° 161/07, com a supervisão e coordenação da Comissão Examinadora do Concurso da Prefeitura instituída pelo Decreto n°. 3.976 de 10 de agosto de 2007.

1.2 Para todos os efeitos serão obedecidas as normas do presente Edital, cujo extrato será publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia e a íntegra nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de Ipiaú, e no sitio www.resultt.com.br.

1.3 O Concurso Público será realizado, em todas as suas etapas, no Município de Ipiaú, Estado da Bahia.

2 DOS CARGOS

2.1 O Concurso destina-se ao provimento dos Quadros de Cargos de Servidores Municipais criados, pelas Leis 1.855 de 27 de fevereiro de 2007 - Plano de Cargos e Salários dos Servidores Civis do Município de Ipiaú e pela Lei 1.856 de 27 de Fevereiro de 2007 - Estatuto dos Servidores Civis do Município de Ipiaú.

2.2 Os Cargos e respectivos pré-requisitos, graus de escolaridade, vagas, vencimentos básicos e carga horária postos em Concurso estão apresentados no Quadro constante do Anexo I.

3 DA DIVULGAÇÃO

A divulgação oficial do concurso dar-se-á através do Diário Oficial do Estado da Bahia e em jornais de grande circulação no município, e a íntegra nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de Ipiaú e no sitio www.resultt.com.br.

4 DA INSCRIÇÃO

4.1 A inscrição no concurso implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação, pelo candidato, das condições estabelecidas neste edital.

4.2 INSCRIÇÃO

A inscrição será via INTERNET, através do endereço eletrônico www.resultt.com.br e deverá ser solicitada entre 08:00h do dia 27/11/2007 até às 22:00h do dia 13/12/2007.

4.2.1 A inscrição solicitada via internet, através do preenchimento da ficha de inscrição específica, somente será confirmada após o pagamento da respectiva taxa.

4.2.1.1 O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 14/12/2007, no horário de atendimento bancário, mediante depósito bancário identificado e em espécie em favor da Prefeitura Municipal de Ipiaú, Caixa Econômica Federal, Agência Ipiaú, n° 0636 Conta Corrente Pessoa Jurídica n° 129-6 - Operação 006. Não será acatado o depósito feito em cheque, transferência bancária ou em terminais de auto-atendimento bancário (Caixa Rápido, Banco 24 horas, etc.). Podendo, entretanto, serem utilizados os pontos oficiais autorizados pela CAIXA, como as casas lotéricas.

4.2.2 A solicitação de inscrição, cujo pagamento for efetuado após a data e horário estabelecida no subitem anterior não será aceita.

4.2.3 Procedimentos para realizar a Inscrição

Após o preenchimento da ficha de inscrição específica no sitio www.resultt.com.br, o candidato deverá encaminhar os documentos abaixo elencados, via sedex para Resultado Consultoria Educacional Ltda., Rua Santos Dumont, n 57, sala 202, Centro, Ilhéus-BA, CEP: 45653-380 ou entregá-los pessoalmente na Prefeitura Municipal de Ipiaú. Só serão considerados recebidos os documentos postados ou entregues até o dia 14/12/2007.

DOCUMENTOS:

· Cópia da ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada;

· Comprovante original de depósito bancário;

· Cópia reprográfica do documento de identidade;

· Cópia reprográfica do CPF (Cadastro de Pessoa Física);

· Cópia reprográfica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "C" no caso de candidato ao cargo de Motorista I e (CNH) categoria "D" para os candidatos aos cargos de Motorista II, Operador de Máquinas e Motores, Operador de Máquinas e Motores Pesados e Operador de Máquinas Pesadas;

· Títulos em cópias reprográficas autenticadas para candidatos que exigem nível superior.

4.2.4 Será disponibilizado terminal de computador e pessoal para orientar e auxiliar o preenchimento da ficha de inscrição, para aqueles que o desejarem no seguinte endereço: Rua Ângelo Jaqueira n° 66, mesma rua da Prefeitura, no horário das 8h00 às 11 h00 e no horário das 14h00 às 16h00, observados os itens 4.7, 4.8 e 4.9 deste edital.

4.2.5 A RESULTT- Resultado Consultoria Educacional Ltda., não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

4.3 DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

a. Ser brasileiro nato ou naturalizado, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do Artigo 12, da Constituição Federal;

b. Estar em dia com as obrigações eleitorais; c. Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;

c. Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;

d. Optar, na ficha de inscrição, obrigatoriamente, por um único Cargo;

e. Estar ciente de que, se aprovado, quando da nomeação, deverá comprovar que preenche todos os requisitos exigidos para o cargo, inclusive a comprovação do grau de instrução exigido para provimento, constantes do presente edital, sob a pena de perda do direito à vaga;

f. Não estar com idade de aposentadoria compulsória nos termos da Constituição Federal;

g. Ter 18 anos completos no término do prazo de inscrição.

h Estar devidamente inscrito no órgão de classe, quando for o caso, na data da inscrição.

4.4 Serão aceitos como documentos de identidade as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados, pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores, além das carteiras expedidas por Órgãos e Conselhos de Classe que, por Lei Federal, valem como identidade e Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo aprovado pela Legislação de Trânsito) ou passaporte, na forma da Lei.

4.4.1 Não serão aceitos como documentos de identidade certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras funcionais sem valor de identidade, protocolos de solicitação de documentos, bem como, documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados.

4.5 A declaração falsa ou inexata dos dados constantes da FICHA DE INSCRIÇÃO, bem como a apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época, sujeitando-se o requerente à ação penal.

4.6 O candidato é o único responsável pelos dados apresentados em sua ficha de inscrição, bem como pelo seu preenchimento.

4.7 Não será aceita solicitação de inscrição em caráter condicional, extemporânea, pendente de documentação, em desacordo com as normas do presente Edital, e para mais de um Cargo.

4.8 O deferimento da inscrição dependerá do correto preenchimento da ficha de inscrição, da apresentação e entrega de todos os documentos determinados por este Edital e da efetivação do pagamento da taxa de inscrição dentro dos prazos estabelecidos.

4.9 Não será aceita solicitação, sob qualquer hipótese, de alteração da inscrição já efetivada. Em havendo duplicidade de inscrições para o mesmo candidato, será considerada a última inscrição.

4.10 Em hipótese alguma, será devolvida a taxa de inscrição.

4.11 Não serão considerados a inscrição e/ou pagamento de forma diferente do determinado no presente Edital.

4.12 Taxa de Inscrição

Os valores das taxas de inscrição são aqueles constantes do Anexo I.

5 DA INSCRIÇÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

5.1 Às pessoas Portadoras de Necessidades Especiais é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, conforme Constituição Federal, artigo 37, VII: C, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

5.2 Ficam reservadas 5% das vagas ofertadas no Concurso para candidatos portadores de necessidades especiais.

5.3 A ocupação das vagas referidas no item anterior fica condicionada à aprovação prévia no Concurso Público, de acordo com as aptidões do candidato.

5.4 No caso de não haver candidatos inscritos para as vagas reservadas para portadores de necessidades especiais, serão elas destinadas aos demais candidatos, respeitada a ordem de classificação.

5.5 O candidato portador de necessidades especiais deverá, ao se inscrever, estar ciente das atribuições do cargo pretendido, e de que, caso venha a exercê-lo, estará sujeito à avaliação pelo desempenho dessas atribuições, para fins de habilitação no estágio probatório.

5.6 As pessoas portadoras de necessidades especiais deverão declarar o tipo de incapacidade que apresentar, acompanhado de devido laudo médico, bem com indicar as condições necessárias para a realização da prova, em campo específico, no formulário de requerimento da inscrição, que serão atendidas se viáveis.

5.7 O candidato portador de necessidades especiais participará do Concurso, em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, avaliação, período de prova, horário e local de realização das provas.

5.8 O candidato que não informar, por ocasião das inscrições, de sua condição de portador de necessidades especiais, não será tratado como tal.

5.9 Não serão considerados como necessidades especiais os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

6 DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E DO CARTÃO INFORMATIVO DO CANDIDATO

6.1 A relação de inscrições homologadas será publicada, pelos respectivos números de inscrição, nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de Ipiaú e no sitio www.resultt.com.br, no dia 21/12/2007.

6.1.1 As inscrições que não satisfizerem às exigências contidas neste Edital, serão indeferidas por ato da Comissão Examinadora, constando o motivo do indeferimento.

6.2 No CARTÃO INFORMATIVO DO CANDIDATO, constará todos os dados imprescindíveis, quais sejam, dados de identificação, cargo pretendido, data, horário e local da realização da prova, sendo de inteira responsabilidade do candidato a sua obtenção e conferência.

6.2.1 O CARTÃO INFORMATIVO DO CANDIDATO Deverá ser obtido no sítio www.resultt.com.br a partir de 07/01/08 ou retirado na Rua Ângelo Jaqueira nº 66, mesma rua da Prefeitura, no horário das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00 no período de 07/01/08 a 11/01/08.

7 DO ACESSO AO LOCAL DE PROVAS

7.1 Só terá acesso aos locais de provas os candidatos que comparecerem munidos de: cartão de identificação e documento de identificação oficial (com foto) em sua ORIGINAL.

7.2 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido, há no máximo 30 dias.

7.2.1 No caso do item anterior o candidato será submetido à coleta de impressão digital e de assinaturas em formulário próprio.

8 DOS PROGRAMAS

8.1 Os programas das matérias sobre os quais versarão as Provas Objetivas integram o presente Edital, na forma do Anexo III.

9 DAS PROVAS

9.1 O Concurso Público de que trata este Edital será constituído de Provas Objetivas e Prova Prática (apenas para o cargo de Operador de Computador), ambas de caráter eliminatório; e Prova de Títulos, de caráter classificatório, somente para candidatos a cargos de nível superior conforme anexo II e IV.

9.2 Serão submetidos à Prova Prática aqueles candidatos aprovados na Prova de Conhecimentos.

9.2.1 Serão convocados para a Prova Prática os primeiros colocados do cargo de Operador de Computador em número equivalente à 3 (três) vezes as vagas oferecidas.

10 DAS PROVAS OBJETIVAS

10.1 Data: 27/01/2008 (domingo).

10.2 Horário: das 8 (oito) às 12 (doze) horas.

10.3 Duração: 4 (quatro) horas, contadas após a entrega do Caderno de Questões

10.4 Local: aquele a ser informado no CARTÃO INFORMATIVO DO CANDIDATO.

10.4.1 Não serão fornecidas informações sobre os locais de provas através de telefone, e-mail ou fax.

10.5 As Provas Objetivas serão avaliadas na escala de 0 a 100 pontos. O total de pontos alcançados pelo candidato será o da soma de todas as sub-provas.

10.6 Será reprovado no Concurso Público o candidato que obtiver nota igual à zero, em uma das sub-provas ou não alcançar 50 % (cinqüenta por cento) de acerto do total de questões.

10.7 As Provas Objetivas, serão constituídas por questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas, classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e), das quais apenas uma é correta.

10.7.1 Será atribuída nota ZERO às questões das provas objetivas que contenham mais de uma resposta assinalada, emendas e/ou rasuras, e às questões que não forem transcritas do caderno de provas para a Folha de Respostas, bem como aquelas cujos campos de marcação não foram preenchidos integralmente, com caneta esferográfica azul ou preta.

10.8 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da Prova com antecedência mínima de trinta minutos do horário estabelecido para o seu início, munido de caneta esferográfica azul ou preta e, obrigatoriamente, do Documento de Identidade ORIGINAL (o mesmo utilizado para a inscrição) e do Cartão Informativo do Candidato.

10.9 O candidato que não apresentar o Documento de Identidade com o qual se inscreveu e o Cartão de Identificação do Candidato não fará a Prova.

10.10 Os portões de acesso serão fechados às 08:00h, não sendo admitido, a partir de então, o ingresso de candidatos retardatários.

10.11 Não será permitida a realização da Prova fora do local, horário e data divulgados para o Concurso, assim como o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao processo no local de aplicação da Prova.

10.12 É proibida a comunicação entre candidatos e consulta a qualquer material impresso como livro, legislação, manual, folheto, caderno e outros. Também não é permitido ao candidato o uso de boné, chapéu, máquinas calculadoras, celulares, pagers, ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico.

10.12.1 O descumprimento da determinação de que trata o item anterior implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se como tentativa de fraude.

10.13 Os pertences do candidato serão colocados em uma carteira escolar, à entrada de cada sala de aplicação. A RESULTT - Resultado Consultoria Educacional Ltda. se exime de responsabilidade por eventual extravio de material recolhido e/ou esquecido durante a realização do concurso de que trata este Edital.

10.14 O candidato que por qualquer motivo, ausentar-se do ambiente em que se realiza o Concurso, sem autorização do fiscal, não poderá retornar para concluir as provas, nem concluí-la fora daquele ambiente.

10.15 Somente serão permitidas marcações na Folha de Respostas feitas pelo próprio candidato, vedada qualquer colaboração ou participação de terceiros.

10.16 A Folha de Respostas constitue-se no documento oficial para correção da prova, não podendo, portanto, ser rasurada, amassada, molhada, rabiscada, não sendo permitida a substituição da Folha de Respostas.

10.17 As orientações contidas no caderno de provas são parte integrante deste edital. 10.18 É de responsabilidade do candidato a leitura e conferência do seu caderno de provas.

10.19 O candidato é o único responsável pela entrega da Folha de Respostas, devidamente preenchida e assinada, ao fiscal da sala, após concluir a Prova.

10.20 A permanência mínima obrigatória do candidato no local de prova é de 01 (uma) hora após o seu início, ampliada para duas (02) horas caso o candidato deseje levar o Caderno de Provas.

10.21 A divulgação das notas das provas objetivas será no dia 06/02/2008 para os candidatos que serão submetidos à prova prática e no dia 25/02/2008 para os demais candidatos.

10.22 Os Cadernos de Provas não levados pelos candidatos serão incinerados.

11 DA PROVA PRÁTICA

11.1 Data: 10/02/2008 (domingo).

11.2 Horário: das 8 (oito) às 17 (dezessete) horas.

11.3 Local: a ser informado quando da convocação, que ocorrerá no dia 06/02/2008.

11.4 A prova prática terá critério de avaliação que determinará se o candidato está APTO ou INAPTO para exercício do cargo.

11.4.1 Será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. Será considerado inapto o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) dos pontos.

11.5 Prova Prática de Digitação

11.5.1 Constará da digitação de um texto com aproximadamente 2.000 caracteres, em microcomputador do tipo PC, em ambiente Windows e teclado com configurações ABNT 2, em 10 (dez) minutos.

11.5.2 Os erros serão observados caractere a caractere, comparando ao texto original, considerando erro toda e qualquer divergência com o texto original.

11.5.2.1 Para cada erro cometido ou omissão de caractere, será descontado 0,05 pontos.

11.5.2.2 O texto digitado deverá ser impresso e assinado pelo candidato e entregue ao fiscal para futuras conferências.

12 DA PROVA DE TÍTULOS

12.1 Para os cargos de nível superior de escolaridade haverá Prova de Títulos, de caráter classificatório, conforme Anexo IV. Os pontos apurados nesta prova serão somados ao escore global atingido pelo candidato nas Provas Objetivas para cálculo da Nota Final.

12.2 A não-apresentação dos títulos implicará que o candidato obterá pontuação zero nesta prova e terá como Nota Final o resultado obtido na Prova de Conhecimentos.

12.3 Cada título será considerado uma única vez.

12.4 Somente serão considerados como títulos, aqueles que têm relação direta com o cargo em concurso.

12.5 Não serão atribuídos pontos aos títulos apresentados como requisito mínimo para inscrição. 12.6 Não serão considerados os títulos entregues fora do prazo previsto.

12.7 Somente serão aceitos documentos de instituições e/ou órgãos específicos, se apresentados em papel timbrado e deles constarem todos os dados necessários à identificação das instituições e dos órgãos e à perfeita avaliação do título.

12.8 Os atestados/certidões/declarações devem estar datados e assinados.

12.9 Para comprovação de Curso de Mestrado e/ou Doutorado será considerado seu reconhecimento pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC . Serão admitidos os respectivos Diplomas ou Certificado/Declaração de conclusão de curso, acompanhado de Histórico Escolar completo incluindo-se documentação relativa à aprovação da Dissertação ou Tese.

12.10 Os Títulos expedidos por organismos estrangeiros, para que sejam avaliados, deverão ser traduzidos para o Português por tradutor juramentado e revalidados de acordo com a legislação educacional, no caso de cursos de Graduação e de Pós Graduação.

12.11 A comprovação da experiência profissional será feita mediante a apresentação da Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CTPS), de Contrato de Trabalho/Prestação de Serviços, ambos apresentados em fotocópias autenticadas, ou por Declaração firmada por Órgão de Pessoal, que informe o período (inicio e fim) de trabalho e especifique a função/atividade desempenhada para que se possa analisar em função do cargo ao qual o candidato concorre.

12.12 Para efeito de experiência profissional apenas receberá pontuação o período de um ano completo, assim compreendido 12 (doze) meses de efetiva atividade profissional. Períodos inferiores a 12 (doze) meses completos não sofrerão qualquer pontuação.

12.13 Não será considerado como experiência profissional o tempo de estágio, de monitoria e de bolsa de estudo.

12.14 Para curso de atualização, aperfeiçoamento e curso de pós-graduação lato sensu, serão observadas as cargas horárias explicitadas no Anexo IV.

12.15 Não serão pontuados títulos referentes à participação em Simpósios, Congressos, Seminários, e congêneres, na condição de estudante de graduação.

12.16 Na avaliação dos títulos não serão computados aqueles que ultrapassarem o limite máximo de pontos estabelecidos.

12.17 Serão desconsiderados os títulos que não foram autenticados em Cartório, assim como aqueles que não atenderem às especificações deste Edital.

12.18 A responsabilidade pela escolha dos documentos a serem avaliados na Prova de Títulos é exclusiva do candidato.

12.19 Serão recusados, liminarmente, os títulos que não atenderem às exigências deste Edital.

12.20 Em hipótese alguma, a documentação referente a títulos será devolvida aos candidatos, após a realização do concurso.

13 DA APURAÇÃO DOS RESULTADOS E DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO

13.1 A Nota Final se constituirá do somatório das notas das Provas Objetivas somada à pontuação da Prova de Títulos, quando for o caso.

13.2 Será considerado habilitado o candidato que não tiver sido eliminado, desclassificado ou excluído do Concurso.

13.3 O candidato habilitado será classificado em ordem decrescente da Nota Final, em listas especificas por Cargo.

13.4 As listas com o Resultado Final do Concurso serão publicadas nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal e no sitio www.resultt.com.br no dia 28/02/2008.

13.5 O Prefeito do Município de Ipiaú se reserva o direito de proceder às nomeações de acordo com o número de vagas oferecidas, observadas a necessidade do serviço, sua disponibilidade orçamentária e financeira, respeitadas as disposições contidas neste Edital.

13.6 Em caso de igualdade de pontos na Nota Final, originando empate na Classificação Final do candidato, serão utilizados, os seguintes critérios de desempate, sucessivamente:

a. Maior pontuação na Sub-Prova de Conhecimentos Específicos.

b. O de idade mais elevada.

c. Sorteio na presença dos interessados.

14 DA EXCLUSÃO DO CONCURSO

14.1 Será excluído, sumariamente, do Concurso, sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, civil e criminal o candidato que:

a. Não atender aos procedimentos determinados para realização da inscrição, conforme previsto no presente Edital.

b. Não apresentar qualquer um dos documentos exigidos para a inscrição;

c. Não comparecer nas datas, locais e horários determinados para a realização das Provas de Conhecimentos munidos dos documentos exigidos no item 10.8 do presente edital;

d. Ausentar-se do local de realização de provas sem a autorização do fiscal, bem como cometer incorreção ou descortesia para com quaisquer dos executores, seus auxiliares ou autoridades presentes durante a realização de qualquer etapa do Concurso;

e. Não devolver a Folha de Respostas devidamente preenchida e assinada;

f. Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

g. Deixar de atender a qualquer uma das determinações previstas neste Edital;

h. Se comunicar, durante as provas, com outro candidato, utilizar meios ilícitos para a sua realização ou praticar atos contra as normas ou a disciplina determinadas para o Processo.

15 DOS RECURSOS

15.1 É admitido recurso quanto:

a. Ao indeferimento de inscrição;

b. Ao gabarito;

c. Ao resultado das notas das provas objetivas;

15.2 Os recursos deverão ser interpostos no prazo de dois dias. Os prazos iniciam-se no dia seguinte ao da divulgação oficial de cada evento.

15.2.1 Os recursos interpostos fora do prazo estabelecido não serão aceitos.

15.3 Os recursos deverão ser dirigidos à Comissão Examinadora do Concurso, por petição fundamentada, contendo ainda, o nome do candidato, seu número de inscrição e cargo para o qual se inscreveu. Estes documentos deverão ser protocolados no Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Ipiaú, BA.

15.4 Não será analisado o Recurso apresentado:

a. fora do prazo;

b. manuscrito;

c. sem assinatura do requerente;

d. sem os dados referidos no item 15.3;

e. sem justificativa;

f. em conjunto com outros candidatos, isto é, recurso coletivo;

g. sem especificação da questão e da sub prova a qual se refere, se do gabarito.

h. através de e-mail, fax ou por outra forma diferente da definida neste Edital.

15.5 Os resultados das análises de cada Recurso, serão divulgados no sítio www.resultt.com.br e no quadro de Avisos da Prefeitura Municipal. As decisões dos recursos serão dadas a conhecer coletivamente e apenas quanto aos pedidos que forem deferidos.

15.6 Se do recurso resultar anulação de questão, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos presentes à prova. Se houver alteração do gabarito oficial, por força da impugnação, as provas serão recorrigidas.

15.7 A Banca Examinadora constitui última instância para recursos, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

16 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

16.1 Após a correção das provas os resultados contendo as notas e média final serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no sítio www.resultt.com.br e no dia 28/02/08.

16.2 O resultado final do Concurso Público será homologado pelo Prefeito Municipal, e seu resumo será publicado no Diário Oficial do Estado, em jornais de grande circulação no município e, integralmente, no sítio www.resultt.com.br e no quadro de avisos da Prefeitura.

17 DA CONVOCAÇÃO E DA NOMEAÇÃO

17.1 Se aprovado e convocado, o candidato, por ocasião da posse, deverá apresentar, além dos documentos constantes no presente Edital, os seguintes:

a. Título Eleitoral e comprovante de ter votado nas últimas eleições, quitação com o serviço militar, CPF, prova de escolaridade e habilitação legal, Inscrição definitiva no órgão de classe nos casos exigidos, duas fotos 3x4, declaração de que não ocupa outro cargo público, exceto os acúmulos permitidos pela lei, laudo médico atestando capacidade física e mental para o exercício das atribuições do cargo, atestado de antecedentes policiais e criminais e demais documentos necessários e que forem solicitados, sob pena de perda do direito à vaga.

17.2 A aprovação no Concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância rigorosa da ordem classificatória, das disposições legais pertinentes, do prazo de validade do Concurso, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, e da disponibilidade financeira da Prefeitura.

17.3 A convocação será feita através de edital fixado no paço municipal, determinando o horário, dia e local para a apresentação do candidato.

17.4 Perderá os direitos decorrentes do Concurso o candidato que não comparecer na data ao local estabelecido pela Prefeitura Municipal de Ipiaú;

17.5 Por ocasião da nomeação, o candidato, sob as penas da Lei, deverá declarar:

a. Não haver sofrido, no exercício de atividade pública, penalidade por atos incompatíveis com o serviço público;

b. Não ser aposentado por invalidez.

17.6 Por ocasião da nomeação, serão exigidos dos candidatos os documentos relativos à confirmação das condições estabelecidas no item 4.4. A não apresentação de quaisquer deles importará na exclusão do candidato da lista de classificados.

17.7 Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos, nem fotocópias não-autenticadas.

17.8 É facultado ao Município de Ipiaú exigir dos candidatos, na nomeação, além da documentação prevista neste Edital, outros documentos comprobatórios de bons antecedentes que julgar necessário.

17.9 Na nomeação, o candidato será submetido à inspeção de saúde, de caráter eliminatório, para avaliação de suas condições físicas e mentais.

17.10 Os candidatos Portadores de Necessidades Especiais serão submetidos à avaliação, perante uma junta multidisciplinar que fornecerá o laudo comprobatório de sua capacidade para o exercício das funções inerentes ao cargo no qual venha a ser investido.

17.11 O candidato habilitado no concurso público, e convocado para a Posse, poderá desistir do respectivo certame seletivo. A desistência deverá ser efetuada mediante requerimento endereçado à Secretaria de Administração, até o dia útil anterior à data da posse.

17.12 Os candidatos classificados até o limite das vagas serão convocados para nomeação e, no ato, deverão apresentar documentação que comprove as suas habilitações, assim como os devidos documentos de identificação.

17.13 Os candidatos habilitados neste Concurso, e convocados para nomeação, serão regidos pelo Estatuto do Servidor Público do Município de Ipiaú.

17.14 Caso o Município de Ipiaú tenha necessidade de preencher vagas estabelecidas em seu quadro de pessoal já aprovado, promoverá as convocações necessárias, durante o período de validade do Concurso, obedecendo-se, rigorosamente, à ordem de classificação.

17.15 No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não atender às condições especificadas neste Edital.

18 DA POSSE

18.1 A posse do candidato convocado ocorrerá no prazo máximo de até 30 (trinta) dias, contados da data da publicação do ato de nomeação, ficando sem efeito o ato de nomeação, se assim não ocorrer.

19 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

19.1 Este Edital poderá sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência do evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Comunicado ou Aviso Oficial, oportunamente divulgado pela Prefeitura nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de Ipiaú, em jornais de grande circulação no município e no sitio www.resultt.com.br.

19.2 Uma vez nomeado, o servidor será submetido a Estágio Probatório por um período de trinta e seis meses, durante o qual será avaliado na sua aptidão e capacidade profissional.

19.3 A inexatidão ou falsidade documental, ainda que verificadas posteriormente à realização do Concurso, implicará na eliminação sumária do candidato, sendo declarada nula de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

19.4 O candidato que recusar a nomeação, ou ainda deixar de entrar no exercício de sua função imediatamente após a nomeação, será considerado desistente.

19.4.1 A eliminação do candidato habilitado, nomeado ou não, bem como sua desistência, por escrito, importará na convocação daquele que o suceder na ordem de classificação, durante o período de validade do Concurso.

19.5 A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa concordância do candidato, com todas as condições, normas e exigências constantes no presente Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento, em momento algum.

19.5.1 O concurso terá validade de 02 (dois) anos, a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período (Inciso III, do art. 37 da Constituição Federal), a critério da Prefeitura do Município de Ipiaú.

19.5.2 A homologação do Concurso se dará através de ato próprio do Prefeito do Município de Ipiaú.

19.6 O Foro competente para dirimir dúvidas será o da Comarca de Ipiaú, BA.

19.7 O cronograma do presente concurso público integra este edital, na forma do anexo V.

19.8 Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria de Administração, ouvidas a Comissão Examinadora do Concurso e a RESULTT, e mediante homologação do Prefeito.

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
Prefeitura Municipal de Ipiaú (BA)
Em 26 de novembro de 2007

José Andrade Mendonça
Prefeito Municipal de Ipiaú

ANEXO I

QUADRO DE CARGOS PÚBLICOS

CÓD.

DENOMINAÇÃO

VAGA(S)

VENC. (R$)

C/H EM HORAS

TAXA INSCRIÇÃO (R$)

REQUISITOS

01

Gari

4

R$ 380,00

44

R$ 20,00

Alfabetizado

02

Magarefe

18

R$ 380,00

44

R$ 20,00

Alfabetizado

03

Vigia

82

R$ 380,00

44

R$ 20,00

Alfabetizado

04

Auxiliar de Serviços Gerais

189

R$ 380,00

44

R$ 20,00

Escolaridade mínima de 4ª série do ensino fundamental.

05

Motorista I

14

R$ 408,43

40

R$ 20,00

Escolaridade mínima de 4ª série do ensino fundamental. Carteira Nacional de Habilitação definitiva, categoria "C"

06

Motorista II

1

R$ 538,25

40

R$ 20,00

Escolaridade mínima de 4ª série do ensino fundamental. Carteira Nacional de Habilitação definitiva, categoria "D"

07

Operador de Máquinas e Motores

1

R$ 408,43

40

R$ 20,00

Escolaridade mínima de 4ª série do ensino fundamental. Carteira Nacional de Habilitação definitiva, categoria "D"

08

Operador de Máquinas e Motores Pesados

1

R$ 665,89

40

R$ 20,00

Escolaridade mínima de 4ª série do ensino fundamental. Carteira Nacional de Habilitação definitiva, categoria "D"

09

Operador de Máquinas Pesadas

1

R$ 467,50

40

R$ 20,00

Escolaridade mínima de 4ª série do ensino fundamental. Carteira Nacional de Habilitação definitiva, categoria "D"

10

Carpinteiro

2

R$ 408,43

40

R$ 20,00

Escolaridade mínima de 4ª série do ensino fundamental.

11

Pedreiro

8

R$ 408,43

40

R$ 20,00

Escolaridade mínima de 4ª série do ensino fundamental.

12

Pintor

1

R$ 408,43

40

R$ 20,00

Escolaridade mínima de 4ª série do ensino fundamental.

13

Eletricista de Instalações

1

R$ 456,62

40

R$ 20,00

Escolaridade mínima de ensino fundamental completo

14

Assistente Administrativo

24

R$ 598,74

40

R$ 30,00

Escolaridade mínima de ensino médio completo.

15

Auxiliar Administrativo

34

R$ 408,43

40

R$ 30,00

Escolaridade mínima de ensino médio completo.

16

Inspetor de Saneamento

2

R$ 408,43

40

R$ 30,00

Escolaridade mínima de ensino médio completo.

17

Operador de Computador

34

R$ 496,12

40

R$ 30,00

Escolaridade mínima de ensino médio completo.

18

Auxiliar de Enfermagem

26

R$ 469,92

40

R$ 30,00

Ensino médio completo com Curso de Auxiliar de Enfermagem e registro definitivo no COREN.

19

Técnico de Enfermagem

23

R$ 663,06

40

R$ 30,00

Ensino médio completo com Curso de Técnico em Enfermagem e registro definitivo no COREN.

20

Técnico em Controle Interno

6

R$ 898,08

40

R$ 30,00

Curso Técnico Profissionalizante de Administração, Contabilidade, Estatística e outros da mesma natureza, exceto da área de Magistério, de Saúde Artes Cênicas e Música. Registro no Conselho Regional quando exigido por lei.

21

Assistente de controle Interno

2

R$ 598,74

40

R$ 30,00

Curso Técnico profissionalizante de Contabilidade ou outros correlatos da área das Ciências Humanas, exceto magistério ou áreas das Ciências Exatas, de Saúde Artes Cênicas e Música. Registro no Conselho Regional quando exigido por lei.

22

Técnico Administrativo

3

R$ 898,08

40

R$ 30,00

Curso Técnico profissionalizante de administração, Contabilidade ou outros correlatos da área das Ciências Humanas, exceto Magistério ou áreas das Ciências Exatas, de Saúde Artes Cênicas e Música. Registro no Conselho Regional quando exigido por lei.

23

Arquiteto

1

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Arquitetura. Registro no Conselho de Classe.

24

Assistente Social

4

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Serviço Social. Registro no Conselho de Classe.

25

Auditor de Controle Interno

2

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Administração, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia ou Economia. Registro no Conselho de Classe.

26

Auditor Fiscal

2

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Administração, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia ou Economia. Registro no Conselho de Classe.

27

Contador

1

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Ciências Contábeis. Registro no Conselho de Classe.

28

Enfermeiro

12

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Enfermagem. Registro no Conselho de Classe.

29

Engenheiro

1

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Engenharia Civil. Registro no Conselho de Classe.

30

Farmacêutico

2

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Farmácia. Registro no Conselho de Classe.

31

Fisioterapeuta

1

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Fisioterapia. Registro no Conselho de Classe.

32

Médico Cirurgião Geral

2

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Medicina. Com Residência ou especialização na área. Registro no Conselho de Classe.

33

Médico Clínico

6

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Medicina. Registro no Conselho de Classe.

34

Médico da Saúde da Família

5

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Medicina. Registro no Conselho de Classe.

35

Médico Gastroenterologista

1

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Medicina. Com Residência ou especialização na área. Registro no Conselho de Classe.

36

Médico Ginecologista

4

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Medicina. Com Residência ou especialização na área. Registro no Conselho de Classe.

37

Médico Pediatra

4

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Medicina. Com Residência ou especialização na área. Registro no Conselho de Classe.

38

Médico Psiquiatra

1

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Medicina. Com Residência ou especialização na área. Registro no Conselho de Classe.

39

Médico Ultra- Sonografista

2

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior em Medicina. Com Residência ou especialização na área. Registro no Conselho de Classe.

40

Nutricionista

2

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior de Nutrição. Registro no Conselho de Classe.

41

Odontólogo

6

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior de Odontologia. Registro no Conselho de Classe.

42

Psicólogo

3

R$ 1.157,91

40

R$ 60,00

Curso Superior de Psicologia. Registro no Conselho de Classe.

ANEXO II

QUADRO DE PROVAS

CARGOS

PROVAS OBJETIVAS: COMPOSIÇÃO, VALORAÇÃO, NÚMERO DE QUESTÕES

PROVA PRÁTICA

PROVA DE TÍTULOS

L
Í
N
G
U
A

P
O
R
T
U
G
U
E
S
A

M
A
T
E
M
Á
T
I
C
A

C
O
N
H
E
C
I
M
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T
O
S

G
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R
A
I
S

C
O
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H
E
C
I
M
E
N
T
O
S

E
S
P
E
C
Í
F
I
C
O
S

C
O
N
H
E
C
I
M
E
N
T
O
S

P
R
Á
T
I
C
O
S

TOTAL DE PONTOS

VALOR POR QUESTÃO

Gari

15

15

10

 

-

100

2,5

-

-

Magarefe

15

15

-

-

10

100

2,5

-

-

Vigia

15

15

10

-

-

100

2,5

-

-

Auxiliar de Serviços Gerais

15

15

10

-

-

100

2,5

-

-

Motorista I

10

10

-

20

-

100

2,5

-

-

Motorista II

10

10

-

20

-

100

2,5

-

-

Operador de Máquinas e Motores

10

10

-

20

-

100

2,5

-

-

Operador de Máquinas e Motores Pesados

10

10

-

20

-

100

2,5

-

-

Operador de Máquinas Pesadas

10

10

-

20

-

100

2,5

-

-

Carpinteiro

15

15

-

-

10

100

2,5

-

-

Pedreiro

15

15

-

-

10

100

2,5

-

-

Pintor

15

15

-

-

10

100

2,5

-

 

Eletricista de Instalações

15

15

-

-

10

100

2,5

-

-

Assistente Administrativo

15

10

-

15

-

100

2,5

-

-

Auxiliar Administrativo

15

10

-

15

-

100

 

-

 

Inspetor de Saneamento

15

15

-

10

-

100

2,5

-

-

Operador de Computador

15

15

-

10

-

100

2,5

SIM

-

Auxiliar de Enfermagem

10

10

-

20

-

100

2,5

-

-

Técnico de Enfermagem

10

10

-

20

-

100

2,5

-

-

Técnico em Controle Interno

15

10

-

15

-

100

2,5

-

-

Assistente de controle Interno

15

10

-

15

-

-

-

-

Técnico Administrativo

15

10

 

15

-

100

2,5

-

-

Arquiteto

10

10

-

20

-

100

2,5

-

SIM

Assistente Social

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Auditor de Controle Interno

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Auditor Fiscal

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Contador

10

10

-

20

-

100

2,5

-

SIM

Enfermeiro

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Engenheiro

10

10

-

20

-

100

2,5

-

SIM

Farmacêutico

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Fisioterapeuta

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Médico Cirurgião Geral

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Médico Clínico

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Médico da Saúde da Família

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Médico Gastroenterologista

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Médico Ginecologista

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Médico Pediatra

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Médico Psiquiatra

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Médico Ultra- Sonografista

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Nutricionista

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Odontólogo

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

Psicólogo

15

-

-

25

-

100

2,5

-

SIM

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Para os Cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Gari e Vigia.

Conhecimentos Gerais: Conhecimentos relacionados com a realidade municipal, regional e brasileira, envolvendo aspectos históricos, geográficos e sociais; Questões emergenciais do mundo contemporâneo: assuntos de interesse geral nacional ou internacional, amplamente veiculados pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local - rádio, televisão, jornais, e/ou revistas. Noções de segurança e higiene do trabalho.

Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; Significação das palavras no contexto lingüístico: sinônimos e antônimos, polissemia/denotação e conotação; Linguagem e comunicação: linguagem verbal e não-verbal/língua escrita e língua oral/variação lingüística; Ortografia; Emprego dos sinais de pontuação no texto; Acentuação gráfica; Coerência e coesão: emprego do substantivo, adjetivo, pronome, verbo, conjunções e preposições); Colocação dos pronomes oblíquos átonos; Concordância: nominal e verbal.

Matemática: Conjunto dos números naturais: quatro operações fundamentais - resolução de problemas sobre as quatro operações; Sistema de numeração decimal: números até bilhão; Noções de: dúzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte; Medidas de: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo - transformações - problemas; Número decimal: operações. Sistema Monetário Nacional - Real; Perímetro e área de quadrado e retângulo; Operações com frações; Operações com números decimais; leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

Para os Cargos de Carpinteiro, Eletricista de Instalações, Magarefe, Pedreiro, Pintor.

Língua Portuguesa (para todos os cargos): Compreensão e interpretação de textos; Significação das palavras no contexto lingüístico: sinônimos e antônimos, polissemia/denotação e conotação; Linguagem e comunicação: linguagem verbal e não-verbal/língua escrita e língua oral/variação lingüística; Ortografia; Emprego dos sinais de pontuação no texto; Acentuação gráfica; Coerência e coesão: emprego do substantivo, adjetivo, pronome, verbo, conjunções e preposições); Colocação dos pronomes oblíquos átonos; Concordância: nominal e verbal.

Matemática (para todos os cargos): Conjunto dos números naturais: quatro operações fundamentais - resolução de problemas sobre as quatro operações; Sistema de numeração decimal: números até bilhão; Noções de: dúzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte; Medidas de: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo - transformações - problemas; Número decimal: operações. Sistema Monetário Nacional - Real; Perímetro e área de quadrado e retângulo; Operações com frações; Operações com números decimais; leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

Conhecimentos práticos- Magarefe

Conhecimentos sobre o abate de bovinos e aves, funcionamento das máquinas no matadouro, controle de temperatura das Câmaras Frigoríficas, técnicas de desossamento, classificação das peças. Noções de higiene e segurança no trabalho.

Conhecimentos práticos- Carpinteiro

Interpretação de desenhos, esboços, modelos e especificações, seqüência de operações em trabalhos gerais de carpintaria realizado em oficinas e canteiros de obras, conhecimentos sobre madeiras, ferramentas e equipamentos utilizados em carpintaria. Encaixes. Noções de higiene e segurança no trabalho.

Conhecimentos práticos- Pedreiro

Leitura e Interpretação de projetos; Alvenaria de fundação; Impermeabilização de baldrame; Alvenaria de elevação, com tijolos cerâmicos e blocos de concreto; Armação de aço para estrutura em concreto armado; Confecção de vigas e pilares; Laje nível zero; Revestimentos com argamassas convencional e industrializada; Piso morto e contra piso; Regularização de piso; Confecção de argamassas; Reboco e embôço. Noções de higiene e segurança no trabalho.

Conhecimentos práticos- Pintor

Composição básica da tinta; Características fundamentais; Acessórios para pintura; Preparação de superfícies; Cuidados fundamentais antes da pintura; Problemas comuns de pintura; Sistemas de pintura; Sistema de tingimento universal; Tintas alquidicas, foscas e semibrilho; Removedor e desoxidante; Textura; Sistemas de pinturas; Cores de segurança; Problemas comuns de aplicação; Orçamento. Noções de higiene e segurança no trabalho

Conhecimentos práticos- Eletricista de Instalações

Eletricidade -Grandezas e unidades elétricas; Circuito elétrico; Potência elétrica; Conversão de unidades de potência; Condutores isolantes; Magnetismo e eletromagnetismo; Gerador elementar; Arco elétrico; Corrente alternada; Efeito capacitivo e efeito corona; Medidor de energia; Geração trifásica; Sistema trifásico; Transformador; Motores; Sistemas e Rede Elétrica. Segurança do trabalho; Equipamentos de Proteção Individuais e Equipamentos sinalizadores; Segurança em manobras do sistema elétrico; O choque elétrico; Prevenção; Controle e Combate a Princípios Incêndio; Aterramento temporário; Primeiros Socorros; Manuseio, transporte e utilização de Escadas.

Para os Cargo de Motorista I, Motorista II, Operador de Máquinas e Motores, Operador de Máquinas e Motores Pesados, Operadores de Máquinas Pesadas.

Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; Significação das palavras no contexto lingüístico: sinônimos e antônimos, polissemia/denotação e conotação; Linguagem e comunicação: linguagem verbal e não-verbal/língua escrita e língua oral/variação lingüística; Ortografia; Emprego dos sinais de pontuação no texto; Acentuação gráfica; Coerência e coesão: emprego do substantivo, adjetivo, pronome, verbo, conjunções e preposições); Colocação dos pronomes oblíquos átonos; Concordância: nominal e verbal.

Matemática: Conjunto dos números naturais: quatro operações fundamentais - resolução de problemas sobre as quatro operações; Sistema de numeração decimal: números até bilhão; Noções de: dúzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte; Medidas de: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo - transformações - problemas; Número decimal: operações. Sistema Monetário Nacional - Real; Perímetro e área de quadrado e retângulo; Operações com frações; Operações com números decimais; leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

Conhecimentos Específicos

Novo Código Nacional de Trânsito: administração de trânsito, regras gerais para circulação de veículos, os sinais de trânsito, condutores de veículos - deveres e proibições, infrações à legislação de trânsito, penalidades e recursos. Controle das condições de funcionamento do veículo (manutenção e limpeza). Direção Defensiva. Noções de segurança e higiene do trabalho.

Para os Cargos de Técnico Administrativo, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Técnico em Controle Interno, Assistente de Controle Interno, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Inspetor de Saneamento, Operador de Computador.

Língua Portuguesa (para todos os cargos): Compreensão de textos verbais e não-verbais; Relação entre sentido e contexto: sinonímia / antonímia/ polissemia / conotação e denotação; Linguagem e comunicação: linguagem verbal e não-verbal/língua escrita e língua oral/variação lingüística; Figuras de Linguagem; Ortografia - dificuldades da língua (mas, mais / a fim, afim / a par, ao par / acerca, a cerca/ ao invés, em vez, dentre outras); Pontuação; Acentuação gráfica; Emprego da crase; Significação dos elementos mórficos das palavras (sufixo, prefixo e radical); Aspectos morfossintáticos (substantivo, adjetivo, pronome, verbo/período simples: termos associados ao nome e ao verbo); Sintaxe de colocação dos pronomes oblíquos átonos (ênclise, mesóclise e próclise); O processo de coordenação e subordinação (emprego dos conectivos); Sintaxe de concordância: nominal e verbal; Sintaxe de regência: nominal e verbal; Elementos da textual idade: coesão, coerência, clareza, precisão/armadilhas do texto(ambigüidade e redundância).

Matemática (para todos os cargos): Conjuntos: Representação; subconjuntos; união e interseção. Conjunto dos números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação; fatoração, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Conjunto dos números inteiros: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação; raízes quadradas e cúbicas. Conjunto dos números racionais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação; raízes quadradas e cúbicas. Equações e inequações de 1o. grau: Resolução e problemas. Sistemas de equações de 1o. grau: Resolução e problemas. Funções de 1o. grau: Gráficos. Razão e proporção: Porcentagem. Medidas de Comprimento, Superfície, Volume, Massa e Tempo: Transformações e problemas; perímetro e área de figuras planas; volume de corpos geométricos. Sistema monetário nacional. gráficos e tabelas: Leitura e interpretação. Noções de geometria: Retas, ângulos, polígonos, circunferência e círculo.

Conhecimentos Específicos - Técnico Administrativo

Conhecimento de atividades administrativas. Administração Pública: conceito, natureza, fins e princípios. Noções de arquivologia: informação, documentação, classificação, arquivamento, registros, tramitação de documentos. Correspondência Oficial. Redação Oficial. Formas de Tratamento. Abreviações. Expressões e Vocábulos de uso freqüente nas Comunicações Administrativas Oficiais. Documentos Oficiais mais comumente utilizados (atas, memorandos, ofícios, comunicados, etc.). Noções de contabilidade. Conceitos básicos de informática, os componentes funcionais de computadores (hardware e software), periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados. Conceitos básicos de editores de texto, de planilhas eletrônicas. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas eletrônicas. Intranet e internet: conceitos básicos e suas ferramentas de acesso. Lei Orgânica do município de Ipiaú. Estatuto dos Servidores Públicos Civis do município de Ipiaú (Lei Complementar n 1856/2007).

Conhecimentos Específicos - Assistente Administrativo

Conhecimento de atividades administrativas. Administração Pública: conceito, natureza, fins e princípios. Noções de arquivologia: informação, documentação, classificação, arquivamento, registros, tramitação de documentos. Correspondência Oficial. Redação Oficial. Formas de Tratamento. Abreviações. Expressões e Vocábulos de uso freqüente nas Comunicações Administrativas Oficiais. Documentos Oficiais mais comumente utilizados (atas, memorandos, ofícios, comunicados, etc.). Conceitos básicos de informática, os componentes funcionais de computadores (hardware e software), periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados. Conceitos básicos de editores de texto, de planilhas eletrônicas. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas eletrônicas. Intranet e internet: conceitos básicos e suas ferramentas de acesso. Lei Orgânica do município de Ipiaú. Estatuto dos Servidores Públicos Civis do município de Ipiaú (Lei Complementar n 1856/2007).

Conhecimentos Específicos - Auxiliar Administrativo

Conhecimento de atividades administrativas. Noções de arquivologia: informação, documentação, classificação, arquivamento, registros, tramitação de documentos. Correspondência Oficial. Redação Oficial. Formas de Tratamento. Abreviações. Expressões e Vocábulos de uso freqüente nas Comunicações Administrativas Oficiais. Documentos Oficiais mais comumente utilizados (atas, memorandos, ofícios, comunicados, etc.). Conceitos básicos de informática, os componentes funcionais de computadores (hardware e software), periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados. Conceitos básicos de editores de texto, de planilhas eletrônicas. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas eletrônicas. Intranet e internet: conceitos básicos e suas ferramentas de acesso. Lei Orgânica do município de Ipiaú. Estatuto dos Servidores Públicos Civis do município de Ipiaú (Lei Complementar n 1856/2007).

Conhecimentos Específicos - Técnico em Controle Interno

Noções de Direito Administrativo. Noções de Administração Pública. Agentes Públicos: agentes políticos e agentes administrativos. Noções de poder de polícia e de ato administrativo. Noções básicas sobre gestão pública. Licitações e contratos: dos princípios; das Modalidades, Limites e Dispensa; Da formalização dos contratos. Noções de Contabilidade. Receita e despesa pública: conceito, classificação econômica e estágios. Lei Orgânica do município de Ipiaú. Estatuto dos Servidores Públicos Civis do município de Ipiaú (Lei Complementar n 1856/2007).

Conhecimentos Específicos - Assistente de Controle Interno

Noções de Direito Administrativo. Noções de Administração Pública. Agentes Públicos: agentes políticos e agentes administrativos. Noções de poder de polícia e de ato administrativo. Noções básicas sobre gestão pública. Licitações e contratos: dos princípios; das Modalidades, Limites e Dispensa; Da formalização dos contratos. Noções de Contabilidade. Receita e despesa pública: conceito, classificação econômica e estágios. Lei Orgânica do município de Ipiaú. Estatuto dos Servidores Públicos Civis do município de Ipiaú (Lei Complementar n 1856/2007).

Conhecimentos Específicos - Auxiliar de Enfermagem e Técnico de Enfermagem

Ética Profissional; Relações Humanas no Trabalho; Noções de epidemiologia; Microbiologia: desinfecção e esterilização de materiais; Preparo e manuseio de materiais para procedimentos; Técnicas Básicas de Enfermagem; Programas de saúde pública; Imunizações; Pediatria: o crescimento e o desenvolvimento infantil, nutrição, agravos mais comuns, berçários e lactários. Atendimento à mulher no ciclo gravídico-puerperal; Socorros de Urgência; Saúde mental e enfermagem psiquiátrica. Noções de segurança e higiene do trabalho.

Conhecimentos Específicos - Operador de Computador

Conceitos de computação e microinformática. Conhecimento da arquitetura de um PC. Sistemas operacionais MS Windows. Conhecimentos de Microsoft Word para Windows e posteriores. Conhecimentos de Microsoft Excel para Windows e posteriores. Operação de equipamentos de processamentos de dados: computadores e periféricos. Conhecimento sobre os principais periféricos: modelos e utilidades. Conhecimentos de manutenção de computadores. Conceitos de operação de computador. Linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas para a web (HTML, XML, Java script, JSP, PHP e perl). Macromedia Studio 8 (Dreamweaver, Flash, fireworks), bancos de dados (mySQL e PostgreSQL).Sistemas de redes. Arquitetura de microcomputadores: A Placa Mãe, O Processador, As memórias, Os discos rígidos, As placas de vídeo, As placas de som, As placas de rede, As placas SCSI, O drive de CD-ROM, O chipset; Periféricos: Unidade CD-ROM removível, Scanner, Modem, Impressora, Unidade de disco removível, Unidade de gravação de CD-ROM, Monitor, Teclado, Mouse; Configuração básica do microcomputador: Formatação do disco rígido, Funcionamento da BIOS, Configuração dos elementos de hardware através do sistema operacional; Sistemas operacionais e ambientes: WINDOWS 98/2000/XP; Aplicativos: Word, Excel; Redes: Topolog ias, Protocolos, Cabeamento; Segurança de Equipamentos: Estabilizadores, Filtro de linha, No-break.

Conhecimentos Específicos - Inspetor de Saneamento

Noções de epidemiologia; Conhecimentos sobre doenças veiculadas pela água e alimentos; Vigilância da qualidade da água e mananciais; Noções sobre doenças transmitidas por vetores; Controle de vetores; Condições sanitárias para o funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços de saúde; Noções de biossegurança.

Para os Cargos de Arquiteto, Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Auditor Fiscal, Contador, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo.

Língua Portuguesa (para todos os cargos): Compreensão de textos escritos de natureza literária, técnica e científica; Significação das palavras no contexto lingüístico: Sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; hiponímia e hiperonímia; polissemia/denotação e conotação; Figuras de Linguagem; Linguagem e comunicação: linguagem verbal e não-verbal / língua escrita e língua oral / variação lingüística; Funções da Linguagem; Ortografia; Divisão silábica (no texto); Emprego dos sinais de pontuação no texto; Acentuação gráfica; Emprego da crase; Significação dos elementos mórficos das palavras (sufixo, prefixo e radical); Aspectos morfossintáticos (função do: substantivo, adjetivo, pronome, verbo/período simples: termos associados ao nome e ao verbo) - Sintaxe de colocação dos pronomes oblíquos átonos (ênclise, mesóclise e próclise) - A função do "que" e do "se" - O processo de coordenação e subordinação (emprego dos conectivos) - Sintaxe de concordância: nominal e verbal - Sintaxe de regência: nominal e verbal. Elementos da textualidade: coesão, coerência, clareza, precisão/armadilhas do texto (ambigüidade e redundância).

Matemática (para os cargos de Arquiteto e Engenheiro): Álgebra Linear: sistemas de equações lineares, espaços vetoriais, transformações lineares, autovalores e autovetores; Cálculo Diferencial e Integral: funções reais de uma variável, limites de funções, derivadas, aplicações da derivada, integrais, aplicações da integral, funções reais de várias varáveis reais, derivadas parciais, diferenciabilidade, máximos e mínimos, integrais múltiplas, campos vetoriais, integrais de linha e integrais de superfície.

Conhecimentos Específicos - Arquiteto

Patrimônio Cultural Urbano. Percepção do ambiente e da paisagem natural e edificada; visão crítica do espaço arquitetônico. A arquitetura e o urbanismo e seus condicionantes físico-ambientais. Planos e projetos urbanísticos e arquitetônicos. Noções básicas de estrutura de concreto, alvenaria, madeira e aço. Acompanhamento de obras e de desenvolvimento de projetos complementares. Conhecimentos da Legislação urbanística: em especial as referentes às áreas de interesse social; Plano Diretor; parcelamento, uso e ocupação do solo; regularização de loteamentos; atribuição dos poderes públicos. Métodos e técnicas de representação em arquitetura e urbanismo, desenho e projeto. Noções de técnicas e estruturas construtivas; noções de topografia; noções de conforto ambiental nas edificações; noções de paisagismo; noções de infra-estrutura urbana e viária; equipamentos e serviços urbanos.

Conhecimentos Específicos - Assistente Social

Teoria do Serviço Social; pressupostos e fundamentos; A prática profissional do Assistente Social na Instituição: possibilidades e limites. A Instituição e as Organizações Sociais. Análise e fundamentação das relações sociais no âmbito das Instituições: Prática Profissional x Prática Social x Prática Institucional. Metodologia do Serviço Social: métodos utilizados na ação direta com indivíduos, grupos e segmentos populacionais. Instrumentos, técnicas e entrevistas utilizadas na prática do Serviço Social. Pesquisa em Serviço Social do Trabalho: metodologias aplicadas e técnicas de pesquisas. Política Social e planejamento: a questão social e a conjuntura brasileira; a Instituição e o Estado; movimentos sociais; a prestação de serviços e a assistência pública; projetos e programas em Serviço Social: saúde, habitação, criança/adolescente, idoso, trabalho, assistência pública. Programas de prevenção e acompanhamento na área de Serviço Social. O Serviço Social na Instituição: características e fundamentos. Administração e Serviço Social: concepção de burocracia. As Instituições burocráticas e o Serviço Social. O Assistente Social no desempenho das funções administrativas: Serviço Social e interdisciplinaridade. O Serviço Social e as relações de trabalho: o papel do profissional, o indivíduo e o grupo, elementos de produtividade, o coletivo, direitos sociais previstos na Constituição. O Serviço Social e a administração de benefícios. Ética e Serviço Social: os valores universais da Profissão e seus aspectos éticos e normativos. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n° 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02.

Conhecimentos Específicos - Auditor de Controle Interno

Direito Administrativo: conceito, codificação, fontes, relação com o Direito Constitucional. Administração Pública: noções gerais; Administração direta, Administração indireta, órgãos e entidades públicas. Agentes Públicos: agentes políticos e agentes administrativos. Noções de poder de polícia e de ato administrativo. Noções básicas sobre gestão pública. Licitações e contratos: Dos princípios; Das Modalidades, Limites e Dispensa; Da formalização dos contratos. Receita e despesa pública: conceito, classificação econômica e estágios. Lei Orgânica do município de Ipiaú. Estatuto dos Servidores Públicos Civis do município de Ipiaú (Lei Complementar n 1856/2007).

Conhecimentos Específicos - Auditor Fiscal

Sistema Tributário Nacional: normas gerais e competência (entes tributantes). Princípios Tributários. Obrigação tributária. Hipótese de incidência. Fato imponível. Sujeitos ativo e passivo. Responsabilidade tributária. Desconsideração de Atos e/ou Negócios Jurídicos no Direito Tributário. Crédito tributário. Lançamento. Suspensão da exigibilidade. Extinção. Repetição de indébito. Exclusão. Garantias e privilégios do crédito tributário. Administração tributária. Impostos de competência dos municípios. Legislação Tributária do Município: conceituação; conteúdo; fontes contribuintes; tributos municipais; isenção; não-incidência; fato gerador; arrecadação e recolhimento dos tributos; responsabilidade solidária; recolhimento de tributos fora do prazo; livros fiscais; documentos fiscais; notificação de lançamento de débito; parcelamento de tributos; decadência e prescrição; restituição e compensação de tributos; infrações à legislação; recursos das decisões administrativas; dívida ativa: inscrição e execução judicial.

Conhecimentos Específicos - Contador

Instrumentos de planejamento e orçamentos: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual; fundamentos legais e técnicos de contabilidade pública: conceito, objetivos, princípios, métodos de escrituração e sistemas de contas; sistema de controle público externo e interno: fiscal, administrativo, contábil, de auditoria e gerencial; classificação legal da receita e classificação legal da despesa - classificação institucional, funcional, programática e econômica; créditos adicionais; Lei Complementar Federal n° 101, de 2000; análise dos demonstrativos contábeis do setor público: balanço orçamentário, financeiro, patrimonial, variações patrimoniais, relatório resumido da execução orçamentária e relatório de gestão fiscal; prestação de contas do setor público. Procedimentos e registros contábeis dos componentes patrimoniais das pessoas jurídicas de direito privado, de acordo com a Lei 6.404/76. Lei Orgânica do município de Ipiaú. Estatuto dos Servidores Públicos Civis do município de Ipiaú (Lei Complementar n 1856/2007).

Conhecimentos Específicos - Enfermeiro

A deontologia e seus fundamentos; Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional; Lei do Exercício Profissional; Epidemiologia; Educação em saúde; Fundamentos de Enfermagem: farmacologia, técnicas de enfermagem; Planejamento da assistência de enfermagem (processo de enfermagem); Enfermagem médico-cirúrgica: clínica médica, doenças transmissíveis; Clínica cirúrgica: centro cirúrgico e centro de material; Enfermagem em emergências; Enfermagem materno-infantil: ginecologia, planejamento familiar, obstetrícia, pediatria, herbiatria; Enfermagem em geriatria e gerontologia; Enfermagem psiquiátrica e Saúde Mental; Enfermagem em saúde coletiva: políticas de saúde, o SUS - princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n°. 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02; Programas de saúde no Brasil; Programa de Saúde da Família; Planejamento e administração em saúde; Saneamento e meio ambiente; Administração aplicada à Enfermagem: princípios e elementos de administração, administração de pessoal, e de recursos materiais.

Conhecimentos Específicos - Engenheiro

Estruturas (reconhecimento e identificação): noções em estruturas, sistemas de carregamento, muros de arrimo, dimensionamento de lajes, vigas, pilares. Saneamento e meio ambiente: redes de esgoto, estação de tratamento de esgoto, lagoas de estabilização, sistemas de abastecimento de água, sistemas de limpeza urbana. Drenagem Urbana. Arquitetura e Urbanismo: gerenciamento de inspeção técnica de obras municipais. Sistemas de proteção de taludes (plantio e vegetação, drenagem e ângulo de talude). Geologia e geotécnica para engenheiro (sondagens, classificação de materiais de escavação, proteção contra deslizamentos de camadas). Materiais de construção. Técnicas de construção: fundações (superficiais e profundas), alvenaria, estruturas, escoramentos etc. Fases de uma construção: orçamento, planilhas, fluxogramas, controles. Organização de canteiro de obras. Solos: características, plasticidade, consistência etc.

Conhecimentos Específicos - Farmacêutico

A Farmácia como Estabelecimento de Saúde (inclui atividades em farmácia comunitária e hospitalar); Gerência e Planejamento das Atividades da Farmácia. Administração de Estoques. Administração de Recursos Humanos. Central de Abastecimento Farmacêutico. Seleção de Medicamentos em todos os Níveis de Atenção à Saúde e Padronização. Sistemas de Distribuição e Dispensação de Medicamentos em Farmácia; Erros de Medicação. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas, Considerações Gerais e Biofarmacêuticas. Desenvolvimento Farmacotécnico e Boas Práticas de Fabricação; Cálculos em Farmácia. Sistemas de Liberação de Fármacos. Suporte Nutricional. Preparo de Agentes Antineoplásicos e Atendimento ao Paciente. Centro e/ou Serviço de Informação sobre Medicamentos. Fundamentos e Métodos de Farmacologia Clínica. Farmacologia Geral. A Prescrição Médica, Aspectos Gerais e Legais. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Controle de Infecção Hospitalar. Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância. Material Médico Sanitário. Implantação ou Reestruturação de uma Farmácia Hospitalar. Legislação Farmacêutica. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n° 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

Conhecimentos Específicos - Fisioterapeuta

Conceituação, recursos e objetivos. Reabilitação: objetivos, sociologia, processo e equipe técnica. Papel dos serviços de saúde. Modelos alternativos de atenção à saúde das pessoas deficientes. Processo de fisioterapia: semiologia exame e diagnósticos das anomalias posturais (patomecânica e correção). Processos incapacitantes mais importantes (processos de trabalho, na infância, doenças infecto contagiosas, crônico-degenerativas e as condições de vida). Papel dos serviços da saúde. Trabalho multidisciplinar em saúde. Papel profissional e as instruções de saúde. Avaliação respiratória e tratamento. A aplicação da Fisioterapia nas diversas áreas médicas: neurologia; pneumologia; afecções reumáticas, etc. Seqüelas de A V C, fraturas de M.M.I.I., paralisia celebral (avaliação e conduta). Doenças de Parkinson e doenças de Alzheimer (avaliação e conduta) e Metodologia Bobath. Ética profissional. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n° 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

Conhecimentos Específicos - Médico Cirurgião Geral

Princípios da cirurgia. Propedêutica e avaliação do paciente cirúrgico. Transfusão. Controle hidroeletrolítico e nutricional do paciente cirúrgico. Antimicrobianos em cirurgia geral. Anestésicos locais. Anestesia loco regional. Fios de sutura: aspectos práticos do seu uso. Curativos: técnica e princípios básicos. Pré e pós-operatório em cirurgias eletivas e de urgência/emergência. Complicações cirúrgicas trans e pós-operatórias. Imunologia. Cirurgia abdominal: esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, cólon, reto e ânus, fígado e vias biliares, pâncreas. Cirurgia de cabeça e pescoço de urgência. Urologia. Aspectos cirúrgicos em outras situações: hérnias da parede abdominal.. Urgência: Traumatismo Abdominal. Síndrome compartimental do abdome. abdome agudo. Doenças que simulam abdome agudo. Apendicite aguda. Úlcera péptica perfurada. Pancreatite aguda. Isquemia mesentérica. Obstrução intestinal. Doença diverticular dos cólons. Diverticulite. Coleciste. Litíase biliar. Retocolite ulcerativa. Doença de Crohn. Atendimento ao politraumatizado. Choque. Traumatismo torácico. Traumatismo do pescoço Traumatismo crânio-encefálico e raqui-medular. Videolaparoscopia diagnóstica e cirúrgica. Hipertensão porta e cirrose. Queimaduras.. Urgências cardiorrespiratórias. Sistema de atendimento pré-hospitalar. Resposta metabólica ao trauma. Hemorragia digestiva. Doenças da via biliar. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n° 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

Conhecimentos Específicos - Médico Clínico

Conhecimentos básicos de Clínica Médica. Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares. Hipertensão arterial. Doenças pulmonares Doenças do sistema digestivo; Doenças renais e distúrbios hidroeletrolíticos e ácido básico, Doenças metabólicas e do sistema endócrino: obesidade, dislipidemias, hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotireoidismo, hipertireoidismo, doenças da hipófise e da adrenal; Distúrbios hematológicos; Doenças reumatológicas; Doenças neurológicas e distúrbios psiquiátricos: cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias, alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; Doenças infecciosas e transmissíveis; doenças sexualmente transmissíveis; Parasitoses; Doenças dermatológicas de importância epidemiológica; Afecções ginecológicas e da mama; Intercorrências no ciclo gravídico; noções de vigilância epidemiológica; Noções de geriatria e gerontologia; Ética Profissional. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n° 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02.

Conhecimentos Específicos - Médico da Saúde da Família

Abordagem da Família (a criança, o adolescente, o adulto, o idoso no contexto familiar). Promoção à Saúde. A Educação em Saúde na Prática da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Sistema de Informação da Atenção Básica. Noções Básicas de Epidemiologia. Vigilância Epidemiológica. Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. Abordagem Ambulatorial do Paciente com: Enfermidades do Aparelho Digestivo (alterações da cavidade oral, sintomas dispépticos, esofagites, gastrite, úlceras, câncer); Enfermidades do Aparelho Cardiovascular (cardiopatia isquêmica, Insuficiência cardíaca, Arteriosclerose, Hipertensão arterial, trombo flebites); Enfermidades do Aparelho Respiratório (Doenças do Trato Respiratório Superior, Insuficiência Respiratória, Asma Brônquica, Doença Pulmonar Obstrutiva. Pneumonias, Câncer de Pulmão); Enfermidades dos Rins e Vias Urinárias (Litíase Renal, GNDA, Infecção Urinária); Enfermidades do Sistema Nervoso Central (Acidente Vascular Cerebral, Meningites, Epilepsia, Vertigens, Cefaléia); Enfermidades Hematológicas (Anemias, Distúrbios da Hemostasia, Leucemia); Enfermidades Metabólicas e Endócrinas (Diabetes Mel itus, Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Dislipidemias, Obesidade, Hipoavitaminose, Desnutrição); Doenças Infecciosas e Parasitárias, Doenças Sexualmente Transmissíveis; Enfermidades Reumáticas (Artrite Reumática, Febre Reumática); Enfermidades Ostroarticulares (Dores musculoesqueléticos, Afecção da Coluna Cervical, Lombalgia, Osteoporose); Enfermidades Dermatológicas (Micose da Pele, Dermatites, Eczema, Escabiose, Pediculose, Urticária); Enfermidades Psiquiátricas (Transtornos Ansiosos, Depressão). Atenção do Médico nos Programas de Saúde Pública: Tuberculose, Hanseníase, Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Atenção à Saúde da Mulher, Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso. Vacinação na Criança e no Adulto. Tabagismo, Alcoolismo, Dependência às Drogas. Saúde do Trabalhador. Saúde da Família na busca da Humanização e da Ética na Atenção a Saúde. Atenção do Médico da ESF nas Emergências: Cardiovasculares, Respiratórias, Ginecológicas, Obstétricas, Neurológicas, Metabólicas, Endocrinológicas e Gastroenterológicas, das Doenças Infecciosas, dos Estados Alérgicos, dos Politraumatizados. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. Programas de saúde no Brasil; Programa de Saúde da Família; O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n°. 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02

Conhecimentos Específicos - Médico Gastroenterologista

Doença ácido-péptica; Doenças esofágicas; Neoplasias gastrointestinais; Doença pancreática: câncer, pancreatite; Doença hepática e do trato biliar. Hepatites (A, B e C), vacinas, cirrose, abscesso hepático piogênico; Tumores neuro-endócrinos, síndrome carcinóide; Hemorragias digestivas, sangramento por varizes gastrointestinais; Náuseas, vômitos, obstrução intestinal; AIDS, lupus eritematoso sistêmico, manifestações gastrointestinais, vasculites; Álcool , sua repercussão no trato digestivo e seus efeitos. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n° 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

Conhecimentos Específicos - Médico Ginecologista

Conhecimentos básicos de Clínica Médica. Ginecologia endócrina: anomalias congênitas do aparelho reprodutor feminino, vaginites e cervicites, câncer do colo uterino, tumores do ovário, câncer de mama, hiperplasia endometrial, doenças sexualmente transmissíveis. Puberdade, esterilidade conjugal, endometriose. Pré-natal normal e patológico. Seguimento, controle, intercorrências, assistência ao parto, infecções e gravidez, D.S.T. e gravidez, gravidez na adolescência e na mulher com mais de 35 anos de idade; eclampsia, sofrimento fetal, coriomas, climatério, imunização. Planejamento familiar. Aleitamento materno. Alterações menstruais. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n° 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02.

Conhecimentos Específicos - Médico Pediatra

Condições de saúde da criança. Organização da atenção à criança na rede básica de saúde. Alimentação da criança Nutrição e seus Desvios. Programa de Imunização. Crescimento e Desenvolvimento. Desnutrição Protéico-Calórica. Anemias na Infância. Diarréia Aguda e Crônica na Criança. Cardiopatia na criança. Doenças respiratórias na criança. Doenças do trato genital-urinário na criança. Doenças auto-imunes e colagenoses na criança. Doenças Infecto - contagiosas mais freqüentes na criança. Parasitoses intestinais. Dermatoses mais freqüentes na criança. Convulsões na criança. Principais problemas ortopédicos na criança. Diagnóstico diferencial e procedimentos frente aos sinais e sintomas mais freqüentes na criança. Patologias cirúrgicas mais freqüentes na criança. Doenças Reumáticas. Doenças Alérgicas na Infância. Cetoacitose Diabética.. Acidentes na Infância: Prevenção e Tratamento. Abordagem da Criança Pol itrau matizada. Ressuscitação Card iopul monar .Mortalidade na Infância. Distúrbios Metabólicos. Emergências Cirúrgicas na Infância. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n° 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

Conhecimentos Específicos - Médico Psiquiatra

Epidemiologia. Psicanálise. Teorias da personalidade e psicopatologia. Exame do paciente psiquiátrico. Manifestações clínicas de transtornos psiquiátricos. Classificação dos transtornos mentais. Avaliação clínica; diagnóstico. Transtornos mentais e de comportamento: Transtornos mentais orgânicos, incluindo sintomáticos. Transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa. Esquizofrenia, transtornos esquisotípico e delirantes. Transtornos do humor (afetivos). Transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatoformes. Síndromes comportamentais associadas a perturbações fisiológicas e fatores físicos. Transtornos de personalidade e de comportamento em adultos. Retardo mental. Transtornos do desenvolvimento psicológico. Transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência. Transtornos psiquiátricos relacionados ao envelhecimento. Esquizofrenia. Outros transtornos psicóticos. Transtornos do humor. Transtornos de ansiedade. Transtornos psicossomáticos. Psiquiatria e outras especialidades. Emergências psiquiátricas. Psicoterapias. Terapias biológicas. Psiquiatria infantil. Retardo mental transtornos da aprendizagem e comunicação. Psiquiatria geriátrica. Psiquiatria hospitalar e comunitária. Transtorno mental não especificado. Emergências em psiquiatria. Drogadição.Reabilitação psicossocial. Serviços residenciais terapêuticos. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n° 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02.

Conhecimentos Específicos - Médico Ultra-Sonografista

Noções de física das radiações: definição e produção dos raios X, ampola de raios X; propriedades gerais. Efeitos biológicos das radiações; noções de radioproteção; equipamentos radiológicos; formação de imagem. Ossos e articulações: normal e métodos de exames; anomalias e displasias ósseas; infecções e osteocondrites; doenças articulares; tumores benignos e malignos; alterações ósteo-articulares nas hemopatias; alterações ósseas nas endocrinopatias; trauma esquelético; contribuição da tomografia computadorizada dos ossos e articulações; Tórax: tórax normal e métodos de exame; patologias de pleura; infecção e infestação pulmonar; lesões alveolares e do interstício pulmonar; bronquite crônica e enfisema; tumores no pulmão; lesões mediastinais; trauma torácico; patologia do diafragma; contribuição da tomografia computadorizada do tórax. Sistemas cardiovasculares; métodos de exame. Coração e circulação normais. Pericárdio: alterações gerais, aumento individual de câmaras cardíacas; doenças cardíacas congênitas e adquiridas. Patologia vascular. Trato gastrintestinal e abdômen: técnicas de exame; glândulas salivares, faringe e esôfago; estômago e duodeno; intestino delgado. Cólon; abdômen agudo; trato biliar, pâncreas, fígado e baço; glândulas adrenais; contribuição da tomografía computadorizada no trato gastro-intestinal e abdômen. Trato Urogenital: métodos de exame. Lesões congênitas. Tumores dos rins e ureteres. Doenças císticas dos rins. Cálculo renal. Infecção renal. Bexiga e próstata. Obstrução do trato urinário. Radiologia obstétrica; contribuição da tomografia computadorizada no trato urogenital. Pediatria: métodos de exame; doenças congênitas; doenças adquiridas. Generalidades: Ultra-sonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Ultra-sonografia em Medicina Interna. Generalidades: a natureza do ultra-som. Princípios básicos, técnicas e equipamentos. Indicações da ultra-sonografia. Dopller. Ginecologia e Obstetrícia: anatomia ultra-sonográfica da pele feminina, estudo ultra-sonográfico do útero normal e patológico, estudo ultra-sonográfico do ovário normal e patológico. Doenças inflamatórias pélvicas, contribuição do ultra-som nos dispositivos intra-uterinos. Diagnóstico diferencial das massas pélvicas ao ultra-som. Ultra-sonografia nas doenças ginecológicas malignas. Endometriose. Ultra-sonografia e esterilidade. Estudo ultra-sonográfico da mama normal e patológica. Anatomia ultra-sonográfica do saco gestacional e do embrião. Anatomia ultra­sonográfica fetal. Avaliação da idade gestacional. Estudo ultra-sonográfico das patologias da primeira metade da gestação. Crescimento intra-uterino retardado. Gestação de alto-risco. Gestação múltipla. Anomalias fetais e tratamento pré-natal. Placenta e outros anexos do concepto. Medicina Interna: estudo ultra-sonográfico, olho, órbita, face e pescoço, tórax, crânio, abdômen superior (fígado, vias biliares, vesícula biliar, pâncreas e baço), estudo ultra-sonográfico da cavidade abdominal, vísceras ocas, coleções e abcesso peritoneais. Reproperitôneo, rins e bexiga. Próstatas e vesículas seminais. Escroto, pênis, extremidades. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n° 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

Conhecimentos Específicos - Nutricionista

O exercício da profissão de nutricionista; Regulamentação da profissão de nutricionista; Código de ética do nutricionista; Condições higiênico-sanitárias dos alimentos; Manual de boas práticas nos serviços de alimentação; Avaliação de perigos e pontos críticos; Contaminação dos alimentos. Higiene do manipulador; Higiene na operação de preparo dos alimentos; Fatores ligados à presença, número e proporção dos microorganismos; Cálculo para dimensionamento do pessoal e número de substitutos; Educação em serviço e treinamento; Custos e produtividade no serviço de alimentação controle de qualidade; Planejamento de um lactário; Fator de correção dos alimentos; Macro e micronutrientes; Cálculo do número de refeições diárias; Nutrição nos diferentes ciclos da vida; Terapia nutricional em doenças cardiovasculares, metabólicas, renais, hepáticas, infecto-contagiosas, câncer, desnutrição e queimaduras; Nutricão e Atividade Física; Indicações e técnicas de ministracão de nutrição enteral; Vias de acesso e complicações em nutrição enteral e parenteral; Nutrição enteral e parenteral em Pediatria, insuficiência renal, hepática e cardíaca; Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde; O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde; Lei 8.080/90. Lei 8.142/90; Portaria n° 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006; NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02; Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

Conhecimentos Específicos - Odontólogo

Exame bucomaxilofacial: anamnese, exame clínico, exames complementares. Anatomia de cabeça e pescoço. Fisioterapia da mastigação e A.T.M. Etiopatogenia da cárie dental e doenças periodontais. Semiologia, tratamento e prevenção da cárie dentária e das doenças periodontais. Preparo cavitário. Materiais odontológicos: forradores e restauradores. Interpretação radiográfica. Cirurgia Oral Menor em Odontologia. Terapêutica e farmacologia odontológica de interesse clínico. Conhecimentos odontopediátricos - diagnóstico e tratamento em dentes decíduos. Anestesias locais em Odontologia. Exodontia: indicações, contra-indicações, tratamentos dos acidentes e complicações. Traumatismos dento-alveolares: diagnóstico e tratamento. Noções sobre Traumatologia. Noções sobre câncer bucal. Odontologia Social. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n°. 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

Conhecimentos Específicos - Psicólogo

O desenvolvimento humano - a infância, a adolescência, a idade adulta e a velhice: as teorias de desenvolvimento, suas diversas abordagens. Psicologia Social e Institucional - seus temas e os campos de atuação. Processos grupos: as contribuições de Kurt Lewin e Pichon Rivière. Abordagens diagnósticas: a entrevista, métodos e técnicas projetivas e não-projetivas; A psicoterapia breve - suas abordagens; A atuação do psicólogo em equipe interdisciplinar: os modelos de atenção. A proteção à criança e ao adolescente garantidas em lei. Ética Profissional. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria n° 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02.

ANEXO IV

TABELA DE AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

TÍTULOS/EXPERIÊNCIAS NA ÁREA PRETENDIDA

QUANTIDADE MÁXIMA DE TÍTULOS

VALOR UNITÁRIO

VALOR MÁXIMO

Doutorado

1

5,0

5,0

Mestrado

1

4,0

4,0

Especialização (carga horária mínima de 360 h)

2

1,5

3,0

Aperfeiçoamento (Carga horária de 180 até 359 h)

2

1,0

2,0

Atualização (Carga horária de 80 a 179 h)

3

0,5

1,5

Aprovação em concurso público

1

0,5

0,5

Participação em Simpósios, Conferências, Congressos, Mesas Redonda/Científica e congêneres, como debatedor, conferencista, palestrante, mediador ou como ouvinte nos últimos 05 anos (se referentes ao Cargo objeto da inscrição).

4

0,25

1 ,0

Experiência profissional no Cargo pretendido

5

1,0 por ano

5,0

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS

22,0

ANEXO V

CRONOGRAMA

CRONOGRAMA DO CONCURSO

EVENTO

DATA

Publicação do Edital de Abertura das Inscrições

26/11/2007

Inscrição

27/11/2007 a 13/12/2007

Entrega de Títulos

27/11/2007 a 13/12/2007

Divulgação das Inscrições Homologadas

21/12/2007

Interposição de recurso

26 e 27/12/2007

Divulgação do parecer ciência do recurso das Inscrições

28/12/2007

Divulgação das Inscrições Homologadas após recurso

28/12/2007

Entrega dos Cartões de Identificação do Candidato na rua Ângelo Jaqueira nº 66

07 a 11/01/2008

Divulgação dos cartões de Identificação do Candidato no sítio www.resultt.com.br

A partir de 07/01/2008

Aplicação da Prova de Conhecimentos

27/01/2008

Divulgação dos gabaritos

27/01/2008

Interposição de recurso

28 e 29/01/2008

Divulgação do parecer ciência do recurso do gabarito

3 1/01/2008

Divulgação da relação dos Candidatos que serão submetidos à prova prática

06/02/2008

Divulgação do Edital de Convocação dos candidatos para Prova Prática

06/02/2008

Aplicação da Prova Prática

10/02/2008

Divulgação das notas e média final

18/02/2008

Interposição de recurso

19/02/2008 e 20/02/2008

Divulgação do parecer ciência do recurso

21/02/2008

Divulgação do resultado final do concurso após recurso

21/02/2008

Homologação do resultado final

22/02/2008

91133

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231