Saúde Pública

1.
QPCI14154Saúde Pública
Ano:2019Banca:REIS & REISÓrgão:Pref. Conceição da Aparecida/MG

“............................ tem como um de seus objetivos, descrever o estado nutricional da população com particular referência a subgrupos que são identificados como estando sob risco, permitindo o conhecimento do problema nutricional.

Marque a alternativa que completa corretamente o enunciado acima:
2.
QPCI46489Saúde Pública
Ano:2019Banca:METRÓPOLEÓrgão:IPREV Maceió/AL

São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais: 

  1. Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. 
  2. Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres e perigosas, na forma da lei. 
  3. Seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do trabalhador, sem excluir a indenização, a cargo do empregador, que está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.
  4. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 16 anos e de qualquer trabalho a menores de 14 anos. 
Está correto apenas em:
3.
QPCI91361Saúde Pública
Ano:2018Banca:UNILAVRASÓrgão:Pref. Itambé do Mato Dentro/MG

A hanseníase e a tuberculose são doenças infecciosas causadas por bactérias transmitidas pela via respiratória. Apesar de curáveis, elas constituem grave problema de saúde pública no país, em razão do número de infectados. Muitas pessoas desconhecem que são portadoras dos bacilos transmissores e acabam disseminando a enfermidade. Outras vezes, por se considerarem curados, os doentes abandonam o tratamento. As duas doenças podem ser tratadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em relação a essas patologias, é incorreto afirmar que
4.
QPCI94732Saúde Pública
Ano:2018Banca:MACHADO DE ASSISÓrgão:Pref. Floriano/PI

As doenças crônicas podem ser classificadas em duas categorias: transmissíveis ou infecto contagiosas e não transmissíveis. Assinale a alternativa que apresenta uma doença crônica não transmissível:
5.
QPCI101436Saúde Pública
Ano:2018Banca:Gestão de ConcursosÓrgão:Pref. Bom Jesus do Amparo/MG

No campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), estão incluídas a execução de ações de:

  1. Vigilância sanitária.
  2. Vigilância epidemiológica.
  3. Saúde do trabalhador.
  4. Assistência terapêutica integral.
Estão corretas as ações:
6.
QPCI101451Saúde Pública
Ano:2018Banca:Gestão de ConcursosÓrgão:Pref. Bom Jesus do Amparo/MG

Analise, a seguir, o trecho da Constituição brasileira.

“A saúde é 'direito de todos' e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

O termo destacado pode ser substituído, sem alteração do sentido original do trecho, por:
7.
QPCI107068Saúde Pública
Ano:2020Banca:OBJETIVAÓrgão:Pref. Sentinela do Sul/RS

De acordo com Cadernos de Atenção Básica nº 21: Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose, sobre oque são atribuições do Agente Comunitário de Saúde, analisar a sentença abaixo:

Realizar atividades de identificação e mapeamento de coleções hídricas de importância epidemiológica (1ª parte). Desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle das doenças/agravos, em sua área de abrangência (2ª parte).

A sentença está:
8.
QPCI111825Saúde Pública
Ano:2020Banca:GUALIMPÓrgão:Pref. Quissamã/RJ

A instituição dos conselhos de saúde atende à exigência legal estabelecida para o repasse de recursos financeiros, estaduais ou federais, ao setor Saúde.

Analise as características abaixo:

  1. É uma instância colegiada do Sistema Único de Saúde (SUS).
  2. Reúne-se a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes
  3. Tem sua organização e normas de funcionamento definidas em lei específica, aprovadas pelo Ministério da Saúde.
São características dos Conselhos de Saúde:
9.
QPCI111863Saúde Pública
Ano:2020Banca:GUALIMPÓrgão:Pref. Quissamã/RJ

A operacionalização da vigilância epidemiológica das doenças imunopreveniveis compreende um ciclo de funções específicas e inter complementares, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, para que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia.

Sobre estas doenças, analise as afirmativas abaixo:

  1. O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa e bastante comum na infância. É uma doença com distribuição universal, com variação sazonal. Nos climas temperados, observa-se aumento da incidência no período compreendido entre o final do inverno e o início da primavera. Nos climas tropicais, a transmissão parece aumentar depois da estação chuvosa.
  2. A transmissão da Poliomielite ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.
  3. A Tuberculose afeta exclusivamente os pulmões. É uma doença de transmissão aérea: ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculose pulmonar ou laríngea. Somente pessoas com essas formas de tuberculose ativa transmitem a doença.
Estão CORRETAS as afirmativas:
10.
QPCI114176Saúde Pública
Ano:2020Banca:EDUCAÓrgão:Pref. Cabedelo/PB

Analise o seguinte fragmento: conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. Trata-se de: