NUTRICIONISTA

1.
QPCI66716 NUTRICIONISTA Ano: 2019 Banca: Pref. Arapiraca/AL Órgão: Pref. Arapiraca/AL

A anemia é uma doença de expressiva prevalência e atinge diversos grupos populacionais, sobretudo crianças menores de 5 anos, mulheres e gestantes. Dentre as diversas formas em que a doença se apresenta, a mais comum é a anemia ferropriva. A respeito do nutriente envolvido nesse agravo, assinale a opção INCORRETA:
2.
QPCI137723 NUTRICIONISTA Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Chuí/RS

De acordo com o Ministérios da Saúde, nos procedimentos de diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de idosos, a Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN utilizará como critério prioritário a classificação do IMC. Qual é o ponto de corte para o diagnóstico nutricional de baixo peso para a faixa etária dos idosos?
3.
QPCI176434 NUTRICIONISTA Ano: 2019 Banca: CETREDE Órgão: Pref. Juazeiro do Norte/CE

A deficiência de iodo foi um grave problema de saúde pública no século 20. A carência do mineral estava por trás do bócio, um inchaço na região da garganta, e até retardo mental em bebês. A tireóide usa o iodo para produzir os hormônios T3 e T4. Se a substância está em excesso, o órgão sofre um processo de inflamação. O sistema imunológico manda anticorpos para a região, que acabam atacando a própria glândula. Quando isso ocorre, é denominado de
4.
QPCI181958 NUTRICIONISTA Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: Pref. Jataí/GO

Em relação aos procedimentos de preparação do alimento, é correto afirmar, segundo a RDC n.º 216/2004, da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que
5.
QPCI202813 NUTRICIONISTA Ano: 2019 Banca: SELECON Órgão: Pref. Boa Vista/RR - SMAG

Interações entre fármacos e alimentos podem ser determinantes na obtenção do sucesso terapêutico, devido a interferências tanto no metabolismo de fármacos quanto na absorção denutrientes. Para uma dieta à base de pães, biscoitos e carnes, o efeito esperado no uso de antidepressivo é:
6.
QPCI211428 NUTRICIONISTA Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE

Na gravidez, as necessidades nutricionais aumentam para apoiar o crescimento e desenvolvimento do bebê, bem como o metabolismo materno. Deve-se considerar as diferenças individuais de cada mulher na hora de realizar recomendações alimentares e nutricionais. Sobre este assunto, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

  1. O estilo de vida saudável é fundamental, antes, durante e depois da gravidez, contribuindo para redução de riscos de complicações materno-infantil.
  2. O consumo de energia adicional é recomendado apenas no segundo e no terceiro trimestre de gestação.
  3. Apesar da necessidade de proteína estar aumentada no segundo e terceiro trimestre de gestação, a dieta habitual da gestante consegue suprir esses aumentos e a biodisponibilidade proteica.
7.
QPCI252834 NUTRICIONISTA Ano: 2021 Banca: IPEFAE Órgão: Pref. Águas da Prata/SP

Gestantes acima do peso e obesas correm maior risco para morte fetal intrauterina ou aborto. Os riscos para o diabetes gestacional , hipertensão induzida pela gravidez e cesariana aumentam nesse mesmo grupo. O risco deum bebê nascer prematuro (<32 semanas) ou de um bebê com problema cardíaco ou macrossomia também aumentam em mulheres obesas. Com o intuito de reduzira mortalidade infantil a partir do ganho de peso materno, o Institute of Medicine (IOM) divulgou, em 1990,orientações para ganho de peso ideal na gravidez, que foram reavaliadas em 2009 e utilizadas mundialmente até esta data. A faixa de ganho de peso recomendada durante a gestação para mulheres obesas é de:
8.
QPCI257523 NUTRICIONISTA Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

Dietas ricas em fibras promovem saciedade auxiliando na perda de peso, além do que, as fibras solúveis contribuem na redução dos níveis de colesterol sérico e LDL-Colesterol.
Todas as alternativas são fibras solúveis exceto:
9.
QPCI257524 NUTRICIONISTA Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

Fibrose Cística (FC )é uma doença hereditária, caracterizada por uma doença pulmonar supurativa crônica, insuficiência pancreática e aumento dos níveis de sódio e cloro no suor, que incide em crianças e adultos jovens. 
Marque a alternativa incorreta diante dos cuidados nutricionais para pacientes com ( FC ):
10.
QPCI284366 NUTRICIONISTA Ano: 2021 Banca: QUADRIX Órgão: Pref. de Tijucas do Sul/PR

Assinale a alternativa que não apresenta uma estratégia que pode ser utilizada no tratamento de uma criança com obesidade, sem outras comorbidades.