Fundamentos da Educação

1.
QPCI70508 Fundamentos da Educação Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. de Gramado/RS

Segundo Luckesi, a avaliação da aprendizagem, por ser uma avaliação, é:
2.
QPCI70516 Fundamentos da Educação Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. de Gramado/RS

Antunes propõe um novo caminhar para a construção de um sistema educacional no qual o aluno seja o protagonista da história, tendo, assim, autonomia para interferir diretamente no processo do seu desenvolvimento. Com base nessa afirmação, ele apresenta perspectivas que norteiam esse caminhar, quais sejam:

  1. Acredita-se que todo aluno opera múltiplas inteligências e que todo educador deve acreditar-se responsável pelo estímulo delas.
  2. Pensar na avaliação através de uma visão construtivista, em que a aprendizagem humana somente aconteça à medida que o educando for capaz de construir significados e atribuir sentido ao conteúdo da aprendizagem.
  3. Acredita-se que a escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, representa um espaço de vivência para o trabalho, um ambiente de estímulos epistemológicos e, sobretudo, um centro de sociabilidade. Apenas dentro dessa visão, pensar em avaliação faz sentido.
Quais estão corretas?
3.
QPCI76143 Fundamentos da Educação Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Para Martha Gabriel, o principal combustível do educador frente à revolução digital que vivemos hoje é:
4.
QPCI83078 Fundamentos da Educação Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Pref. Conde/PB

“A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado” (UFRGS – Teoria de Piaget). Quanto à assimilação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( )É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes.
( )É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento etc.) a um esquema ou estrutura do sujeito.
( )É o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
5.
QPCI83373 Fundamentos da Educação Ano: 2019 Banca: MSCONCURSOS Órgão: Pref. Juti/MS

Atribua verdadeiro (V) ou falso (F) aos itens e marque a alternativa correta:

( ) Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito,solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país.
( ) Para que os estudantes possam aprender e assumir os princípios éticos, são necessários pelo menos dois fatores: 1) que os princípios se expressem em situações reais, nas quais possam ter experiências enas quais possam conviver com a sua prática; 2) que haja um desenvolvimento da sua capacidade de autonomia moral, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.
( ) A escola pode e deve ter um papel fundamental na construção de valores de ética e de cidadania que auxiliem os membros que ali convivem a pautarem sua vida pessoal e coletiva no respeito às diferenças provocadoras de exclusão.
6.
QPCI102828 Fundamentos da Educação Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Bagé/RS

Vasconcellos (2012) salienta que um projeto de ensino-aprendizagem será melhor quanto mais:
7.
QPCI141606 Fundamentos da Educação Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. São Borja/RS

De acordo com Luckesi, analise as características abaixo quanto ao processo de avaliação realizado atualmente:

  • Na maioria das escolas, a ação do professor é limitada a transmitir e corrigir.
  • O processo educativo se desenvolve em momentos estanques, sem elos de continuidade, desconectados em termos de progressão na construção do conhecimento.
  • Tem por finalidade verificar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo e classificá-lo em termos de aprovação ou reprovação, por conceitos, notas ou algo semelhante.
  • Todas as atividades escolares se voltam para um treinamento em solucionar questões de provas para preparar os alunos para o vestibular.
As características apresentadas referem-se a uma avaliação baseada em uma pedagogia:
8.
QPCI152321 Fundamentos da Educação Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santo Augusto/RS

De acordo com Moran, as tecnologias propiciam:

  1. A reconfiguração da prática pedagógica.
  2. A abertura e plasticidade do currículo
  3. O exercício da coautoria de professores e alunos.

Quais estão corretas?
9.
QPCI152468 Fundamentos da Educação Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santo Augusto/RS

Segundo Perrenoud, habilidades como: conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem, trabalhar a partir das representações dos alunos e trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem fazem parte de qual competência de referência?
10.
QPCI157542 Fundamentos da Educação Ano: 2020 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Timon/MA

“Para trabalhar probabilidades com turmas de 2o ano, por exemplo, Elcie recorreu ao volante da Megassena,que informa: quem faz o jogo mínimo de seis números tem uma chance em mais de 50 milhões de ganhar o maior prêmio. "Proponho fazer as contas para descobrir como se chega a essa conclusão", explica. Logo fica fácil constatar que, quanto mais números a aposta tiver, maiores são as chances de acertar as seis dezenas.A aula prossegue com os jovens testando outras variáveis para entender por que a probabilidade de alguém se tornar um milionário sobe, vertiginosamente, para uma em 10 mil se a pessoa puder pagar pela aposta máxima de 15 números.” Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7193/contextualizar-o-conteudo. Acesso em: 22/12/19).

O texto apresenta um exemplo de contextualização do conhecimento. Esse princípio representa no cenário didático