Provas para Download

Prova Professor com Habilitação em Pedagogia - Anos Iniciais - Pref. São Borja/RS
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-com-habilitacao-em-pedagogia-anos-iniciais.pdf
PDF
professor-com-habilitacao-em-pedagogia-anos-iniciais.pdf
Ver gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-com-habilitacao-em-pedagogia-anos-iniciais.pdf
PDF
professor-com-habilitacao-em-pedagogia-anos-iniciais.pdf
Baixar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-com-habilitacao-em-pedagogia-anos-iniciais.pdf
PDF
professor-com-habilitacao-em-pedagogia-anos-iniciais.pdf
Compartilhar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 30 Q3099695 Q11 da prova

Analise as características abaixo em relação aos princípios e fins da educação:

  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
  • Valorização do profissional da educação escolar.
  • Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
  • Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
As características descritas acima referem-se:

Reportar Erro
Questão 2 de 30 Q3099696 Q12 da prova

De acordo com a LDBEN, em relação ao ensino fundamental, analise as assertivas abaixo a assinale a alternativa correta.

  1. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão.
  2. O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
  3. O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental.

Reportar Erro
Questão 3 de 30 Q3099697 Q13 da prova

De acordo com a LDBEN, a educação ________________________ será incluída entre os temas transversais.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Reportar Erro
Questão 4 de 30 Q3099698 Q14 da prova

Segundo a LDBEN, assinale a alternativa INCORRETA em relação ao que os sistemas de ensino deverão assegurar aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Reportar Erro
Questão 5 de 30 Q3099699 Q15 da prova

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto ao Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer da criança e do adolescente.

( )Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.
( )Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
( )É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 6 de 30 Q3099700 Q16 da prova

Casos como maus-tratos envolvendo os alunos do estabelecimento de ensino, elevados níveis de repetência, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares, deverão ser comunicados:

Reportar Erro
Questão 7 de 30 Q3099701 Q17 da prova

As metas previstas no Plano Nacional de Educação deverão ter como referência a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados. Nesse sentido, o poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações com deficiência de:

Reportar Erro
Questão 8 de 30 Q3099702 Q18 da prova

De acordo com a BNCC, assinale C, se correto, ou I, se incorreto, quanto às competências específicas de linguagens para o ensino fundamental.

( )Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
( )Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
( )Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 9 de 30 Q3099703 Q19 da prova

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta quanto aos princípios da Carreira do Magistério.

  1. Dedicação à causa educacional.
  2. Aperfeiçoamento periódico remunerado para esse fim.
  3. Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho e tempo de serviço.

Reportar Erro
Questão 10 de 30 Q3099704 Q20 da prova

Segundo o Plano de Carreira do Magistério do Município de São Borja, o profissional da educação gozará, anualmente de:

Reportar Erro
Questão 11 de 30 Q3099705 Q21 da prova

Segundo Mittler, atualmente, a inclusão é tema de muitos debates tanto no contexto social como no escolar. A ideia que se tem de inclusão é a de fazer parte, inserir-se numa totalidade. Nesse sentido, a inclusão, na perspectiva educacional, significa que as escolas devem possibilitar o acesso de todas as crianças aos meios regulares de ensino sem que haja barreiras de participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Com base nessa informação, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação à inclusão.

( )Não diz respeito a colocar as crianças nas escolas regulares, mas a mudar as escolas para tornálas mais responsivas às necessidades de todas as crianças.
( )Diz respeito a ajudar todos os professores a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as crianças nas suas escolas.
( )Diz respeito a preparar os professores para ensinarem aquelas crianças que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 12 de 30 Q3099706 Q22 da prova

Segundo Demo, sendo a aprendizagem “dinâmica reconstrutiva” que ocorre de dentro para fora, não é a realidade externa que simplesmente se impõe ao sujeito, mas é ele que, no processo de aprendizagem, a capta de modo:

  1. Reconstrutivo.
  2. Interpretativo.
  3. Hermenêutico.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 13 de 30 Q3099707 Q23 da prova

De acordo com Mittler, a escola inclusiva deve atender ____________________ do seu alunado e buscar respostas individuais para as necessidades especiais individuais.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Reportar Erro
Questão 14 de 30 Q3099708 Q24 da prova

Quanto às tendências pedagógicas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Renovada não diretiva.
2. Tecnicista.
3. Crítico-social dos conteúdos.
4. Libertária.

Coluna 2

( )A escola propicia práticas democráticas, pois acredita que a consciência política resulta em conquistas sociais. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais, cuja metodologia está relacionada com a vivência grupal. O professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas ideias e convicções.
( )Há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos.
( )A escola tem a tarefa de garantir a apropriação crítica do conhecimento científico e universal, tornando-se uma arma importante de luta. A classe trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético, esse que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade.
( )Enfatiza a profissionalização e modela o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 15 de 30 Q3099709 Q25 da prova

Segundo Veiga, sobre a construção/elaboração de um projeto, analise as características abaixo:

  • Estrutura organizacional.
  • Currículo.
  • As finalidades da escola.
  • Avaliação.
  • O tempo escolar.
Essas características definem o projeto:

Reportar Erro
Questão 16 de 30 Q3099710 Q26 da prova

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto aos processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar (currículo), de acordo com Veiga.

( )Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive.
( )A transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos.
( )As formas de assimilar esses conhecimentos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 17 de 30 Q3099711 Q27 da prova

De acordo com Veiga, em geral, nossas instituições têm sido orientadas a organizar o currículo de forma:

Reportar Erro
Questão 18 de 30 Q3099712 Q28 da prova

Segundo Libâneo, o _________________________é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos, enquanto que o ___________________________ é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Reportar Erro
Questão 19 de 30 Q3099713 Q29 da prova

De acordo com Luckesi, analise as características abaixo quanto ao processo de avaliação realizado atualmente:

  • Na maioria das escolas, a ação do professor é limitada a transmitir e corrigir.
  • O processo educativo se desenvolve em momentos estanques, sem elos de continuidade, desconectados em termos de progressão na construção do conhecimento.
  • Tem por finalidade verificar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo e classificá-lo em termos de aprovação ou reprovação, por conceitos, notas ou algo semelhante.
  • Todas as atividades escolares se voltam para um treinamento em solucionar questões de provas para preparar os alunos para o vestibular.
As características apresentadas referem-se a uma avaliação baseada em uma pedagogia:

Reportar Erro
Questão 20 de 30 Q3099714 Q30 da prova

Segundo Perrenoud, o ofício de professor está se transformando: trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem. Com isso, ele elenca competências que devem ser desenvolvidas pelos professores ao longo de sua carreira, quais sejam:

  1. Administrar a progressão das aprendizagens.
  2. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho.
  3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 21 de 30 Q3099715 Q31 da prova

A prática avaliativa é um assunto muito debatido na educação. Para Méndez (2002), deve-se entender que:

Reportar Erro
Questão 22 de 30 Q3099716 Q32 da prova

A formação das crianças e dos jovens ocorre através da sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social, ou seja, convivendo com pessoas. Assim sendo, sobre o ato de ensinar e de aprender, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 23 de 30 Q3099717 Q33 da prova

Sobre a interdisciplinaridade, Fazenda (2011) afirma: “Trata-se de um conceito extremamente polissêmico e, portanto, possível causador de equívocos em sua compreensão e consequente aplicação”. Assim sendo, conforme Fazenda, é INCORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 24 de 30 Q3099718 Q34 da prova

A inclusão escolar rompe com alguns paradigmas encontrados na escola durante muito tempo. Na perspectiva da inclusão, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 25 de 30 Q3099719 Q35 da prova

A escola é uma instituição que propicia a aprendizagem sistematizada e que já passou por diferentes etapas ao longo da história, porém, sempre busca realizar o seu papel da melhor maneira. As teorias da educação mostram características diversas frente às mudanças que já ocorreram e ocorrerão em relação à escola e à aprendizagem. Em Saviani (2008), encontramos as ideias que definem algumas teorias. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

Reportar Erro
Questão 26 de 30 Q3099720 Q36 da prova

Organizar uma prática que visa ensinar a criança a pensar é equipá-la de um recurso para que ela possa pensar, produtivamente, ao longo da vida inteira. Conforme Vickery (2016), várias atividades e momentos podem ser oferecidos para promover o desenvolvimento do referido recurso, quais sejam:

  1. Tarefas que tenham um grau de incerteza, bem como tarefas abertas que exigem o esforço das crianças para compreender a tarefa antes de escolher uma estratégia para encontrar uma solução.
  2. Fornecer diferentes oportunidades para que as crianças se envolvam no planejamento de trabalho do professor e sejam criativas e reflexivas.
  3. A necessidade de ajudar a criança a desenvolver uma linguagem que possa ser usada para descrever seu pensamento, o que pode ser feito por meio de modelagem, de intervenção e orientação do debate e do incentivo à colaboração e à reflexão.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 27 de 30 Q3099721 Q37 da prova

Depoimento de uma professora: “Assim, de repente, estou definitivamente no magistério, momento em que começam as primeiras angústias e preocupações com a minha prática: quando e de que modo os alunos realmente aprendem?” (SILVA, 2009). O professor, em seu ambiente de trabalho, muitas vezes, enfrenta situações para as quais não está preparado. Silva (2009), ao analisar várias pesquisas sobre a formação e a prática docente, considera INCORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 28 de 30 Q3099722 Q38 da prova

Lück (2013) estabelece alguns pontos sobre a questão do sucesso e do fracasso escolar, ponderando sobre o processo da aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa correta de acordo com o pensamento de Lück.

Reportar Erro
Questão 29 de 30 Q3099723 Q39 da prova

A nova realidade com as novas possibilidades de acesso à informação, refletem diretamente na maneira de fazer educação. Essas alterações resultam em uma cultura educacional que:

Reportar Erro
Questão 30 de 30 Q3099724 Q40 da prova

O significado do que é currículo no cotidiano escolar tem sido apresentado de forma muito diversa ao longo do tempo, mas, mesmo assim, existem aspectos comuns nessas definições. Um deles é a ideia de organização de experiências, situações de aprendizagem e conteúdos que são desenvolvidos pelos docentes e pelas redes de ensino para chegar à construção da aprendizagem do aluno. Muitos teóricos são conhecidos pelas suas ideias a respeito do que é e de como deve ser trabalhado um currículo escolar. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( )Dewey defende que o foco do currículo é a experiência direta da criança para superar o espaço que parece existir entre a escola e o interesse do aluno. O foco do currículo está na resolução de problemas.
( )Ralph Tyler estabelece um vínculo estreito entre avaliação e currículo, ou seja, a eficiência da implementação curricular está diretamente ligada à avaliação do rendimento do aluno.
( )Freire propõe uma concepção curricular capaz de tentar integrar o mundo da vida do sujeito às decisões curriculares.
( )César Coll defende a ideia de um currículo cuja função é preparar o aluno para a vida adulta economicamente ativa.
( )Perrenoud apresenta um currículo organizado linearmente e que dá atenção especial para determinadas disciplinas, pois acredita que estas propiciam ampliação da memória e do raciocínio lógico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota