Estatuto da Criança e do Adolescente

1.
QPCI67759 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: Ganzaroli Órgão: Pref. Itapaci/GO

A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. São linhas de ação da política de atendimento:

  1. Serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social de garantia de proteção social e de prevenção e redução de violações de direitos, seus agravamentos ou reincidências.
  2. Serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração,abuso, crueldade e opressão.
  3. Serviço de identificação e localização de pais, responsável, crianças e adolescentes desaparecidos, visando a punição dos mesmos pela falta de compromisso com a criança.
  4. Proteção jurídico-social por entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente.
  5. Políticas e programas destinados a prevenir ou abreviar o período de afastamento do convívio familiar, visto que não é possível garantir o efetivo direito à convivência familiar de crianças e adolescentes.
  6. Campanhas de estímulo ao acolhimento sob forma de guarda de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar e à adoção, especificamente inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos.
Assinale a alternativa correta:
2.
QPCI173071 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: Pref. Mallet/PR Órgão: Pref. Mallet/PR

Com relação ao disposto na Lei Federal Nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. O direito à liberdade compreende-os seguintes aspectos, EXCETO:
3.
QPCI193767 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: Pref. Rio de Janeiro/RJ Órgão: Pref. Rio de Janeiro/RJ

Não tendo sido instalado Conselho Tutelar na comarca, segundo o ECA (Lei nº 8.069/90), as atribuições em defesa dos direitos das crianças e adolescentes cabem:
4.
QPCI193774 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: Pref. Rio de Janeiro/RJ Órgão: Pref. Rio de Janeiro/RJ

Sobre o acesso ao ensino obrigatório e gratuito, é INCORRETO afirmar que:
5.
QPCI193782 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: Pref. Rio de Janeiro/RJ Órgão: Pref. Rio de Janeiro/RJ

Com base no ECA (Lei nº 8.069/90), uma afirmação INCORRETA é que:
6.
QPCI194350 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: Fundação Hospitalar Getúlio Vargas

À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta em relação à adoção.
7.
QPCI203273 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: SELECON Órgão: Pref. Boa Vista/RR - SMAG

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/90 e atualizações, estabelece que as entidades de atendimento são responsáveis pela manutenção das próprias unidades, do planejamento e da execução de programas de proteção e socioeducativos destinados a crianças e adolescentes, em regime de:
8.
QPCI228963 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: FEPESE Órgão: SGA - Pref. Camboriú/SC

A inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente é considerado pelo ECA (Julho/1990):
9.
QPCI239998 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: ISE/AC

A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento. O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro. Sobre o apadrinhamento, é correto afirmar que:
10.
QPCI242994 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: ISE/AC

O agente socioeducativo que submete adolescente sob sua autoridade e vigilância a situação vexatória: