Direito Eleitoral

1.
QPCI17754 Direito Eleitoral Ano: 2019 Banca: UFT/COPESE Órgão: Câmara de Palmas/TO

Analise as afirmativas a seguir. João, brasileiro nato, pretende se candidatar a Vereador do Município de Palmas. Nesse sentido, são condições de elegibilidade:

I. pleno exercício dos direitos políticos.
II. domicílio eleitoral na circunscrição.
III. estar filiado a um partido político.
IV. ter a idade mínima de 30 anos.

Assinale a alternativa CORRETA.
2.
QPCI104281 Direito Eleitoral Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CRP-PR

Com relação à administração financeira e à execução orçamentária, julgue os itens de 111 a 120.

Relatórios resumidos da execução orçamentária devem ser publicados, a cada quadrimestre, pelo Poder Executivo.
3.
QPCI148415 Direito Eleitoral Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

Dispõe a Lei n. 4.737/1965 que o serviço de qualquer repartição, federal, estadual, municipal, autarquia, fundação do Estado, sociedade de economia mista, entidade mantida ou subvencionada pelo poder público, ou que realiza contrato com este, inclusive o respectivo prédio e suas dependências não poderá ser utilizado para beneficiar partido ou organização de caráter político. A violação deste disposto não incorre na prática de crime eleitoral.
4.
QPCI148416 Direito Eleitoral Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

De acordo com a Lei n. 9.096/1995, perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito. Consideram-se justa causa para a desfiliação partidária somente as seguintes hipóteses: mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação política pessoal; e mudança departido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.
5.
QPCI148418 Direito Eleitoral Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

Segundo a Súmula n. 46 do TSE, é ilícita a prova colhida por meio da quebra do sigilo fiscal sem prévia e fundamentada autorização judicial, podendo o Ministério Público Eleitoral acessar diretamente apenas a relação dos doadores que excederam os limites legais, para os fins da representação cabível, em que poderá requerer, judicialmente e deforma individualizada, o acesso aos dados relativos aos rendimentos do doador.
6.
QPCI148419 Direito Eleitoral Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

Estabelece a Lei n. 4.737/1965 que o alistamento e o voto são obrigatórios para os brasileiros de um e outro sexo, salvo: I - quanto ao alistamento: os enfermos; os maiores de setenta anos; os que se encontrem fora do país; II - quanto ao voto: os inválidos; os que se encontrem fora do seu domicílio; e os funcionários civis e os militares, em serviço que os impossibilite de votar.
7.
QPCI148421 Direito Eleitoral Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

Nos termos da Lei Complementar n. 64/1990, caberá a qualquer eleitor, candidato, partido político, coligação ou Ministério Público, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicação do pedido de registro do candidato, impugná-lo em petição fundamentada.
8.
QPCI148422 Direito Eleitoral Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

Consoante a Lei Complementar n. 64/1990, alterada pela Lei Complementar n. 135/2010, são inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão.
9.
QPCI148424 Direito Eleitoral Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

Prevê a Lei Complementar n. 64/1990 que o Ministério Público e a Justiça Eleitoral darão prioridade, sobre quaisquer outros, aos processos de desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade até que sejam julgados, ressalvados somente os processos de habeas corpus.
10.
QPCI249638 Direito Eleitoral Ano: 2021 Banca: INSTITUTO CONSULPLAN Órgão: Câmara de Arcos/MG

“A Constituição Federal estabelece idade mínima com condição de elegibilidade para vários cargos. A Lei nº 9.504,de 30 de setembro de 1997, também cuidou do assunto no§ 2º do seu art. 11, estatuindo que a idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da____________, salvo quando fixada em dezoito anos, hipótese em que será aferida na data-limite para__________________.”

Dissertando sobre o tema, explica a doutrina que:

“o assunto é realmente palpitante a acaba alimentando boa discussão na doutrina. Como se disse, não há dúvida de que a condição de elegibilidade, ou seja, requisito que o brasileiro precisa preencher para dizer-se com capacidade eleitoral passiva, quando passa a ter o direito de ser votado. E os candidatos recebem votos do eleitorado no dia marcado para a eleição. Ali, naquele momento, são eleitos, ou não. Nessa linha de raciocínio, se a idade mínima é condição de elegibilidade, a data da posse dos eleitos nada tema ver com o assunto”.

(in CASTRO, Edson Resende. Curso de Direito Eleitoral. 10ª
ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2020, p. 214.)


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.