Arte

1.
QPCI13172 Arte
Ano:2019 Banca:UEPB Órgão:Pref. Pilõezinhos/PB

O pesquisador Ernest Hans Gombrich (1909-2001) é autor de um livro clássico (1950), sobre a história da arte, que foi atualizado e contempla desde a arte pré-histórica até a pós-moderna.

Trata-se da obra intitulada
2.
QPCI48033 Arte
Ano:2019 Banca:METROCAPITAL Órgão:Pref. Laranjal Paulista/SP

No que se refere à Educação Musical, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

  1. O repertório musical escolar deve coincidir com o repertório familiar dos alunos.
  2. Práticas musicais antagônicas podem prejudicar o desenvolvimento musical de uma criança.
  3. Nenhum aluno pode ser considerado um completo iniciante em música.
3.
QPCI66733 Arte
Ano:2019 Banca:CONSULPAM Órgão:Pref. Quadra/SP

Embasado nos grandes teóricos da Arte e analisando arte como disciplina, o conceito sobre a mesma está CORRETAMENTE apresentado em:
4.
QPCI66742 Arte
Ano:2019 Banca:CONSULPAM Órgão:Pref. Quadra/SP

Das diversas formas de se ensinar a arte, uma das características mais marcantes quando se transmite conhecimento sobre a Arte Contemporânea é:
5.
QPCI132484 Arte
Ano:2020 Banca:FUNDATEC Órgão:Pref. Cristinápolis/SE

A arte brasileira foi incluída no currículo escolar em 1971, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sob o nome de:
6.
QPCI152905 Arte
Ano:2020 Banca:FUNDATEC Órgão:Pref. Santo Augusto/RS

O vitral foi um elemento arquitetônico muito característico na arte do estilo:
7.
QPCI193535 Arte
Ano:2019 Banca:NUCEPE/UESPI Órgão:Pref. Teresina/PI

Técnica de dramatização criada por Augusto Boal em que a encenação baseia-se nas linguagens não verbais, a fim de comunicar-se. A partir da leitura da linguagem corporal, busca-se a compreensão dos fatos representados na imagem, sendo esta uma realidade existente e/ou vivenciada. Os participantes são levadosa pensar com imagens, a debater um problema sem o uso da palavra, usando apenas seus próprios corpos (posições corporais, expressões fisionômicas, distâncias e proximidades, etc.) e objetos.

Marque a alternativa CORRETA.
8.
QPCI226593 Arte
Ano:2021 Banca:MSCONCURSOS Órgão:Pref. Fátima do Sul/MS

Leia as alternativas e indique a que faz afirmação incorreta.
9.
QPCI246599 Arte
Ano:2021 Banca:AMEOSC Órgão:Pref. Anchieta/SC

Julgue o excerto abaixo.
Por muito tempo, no ensino de Arte não se trabalhava a leitura de imagens e outros gêneros. O foco estava mais em "colocar a mão na massa", ainda que de uma maneira descontextualizada.
Atualmente, por conta das novas reflexões nos meios acadêmicos e experiências em sala de aula, há um incentivo para que o professor de Arte adote gêneros plurais em suas aulas (imagem, texto verbal, filme, entre outros), a fim trabalhar a alfabetização estética dos estudantes.
Assinale a alternativa CORRETA.
10.
QPCI247349 Arte
Ano:2021 Banca:OMNI CONCURSOS Órgão:Pref. Miguelópolis/SP

A partir de 1927, no Brasil, o ensino de Arte passou a ser discutido devido ao processo de modernização das escolas. No avançar dos movimentos reformistas, a educação primária e a escola tornam-se o centro das atenções do que ficou conhecido como Escola Nova.
Sobre as perspectivas do ensino de artes no movimento da Escola Nova, é CORRETO afirmar que: