Arte

1.
QPCI76236 Arte Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Viktor Lowenfeld (1903-1960), pesquisador do desenho infantil, defendeu a ideia de auto expressão no desenvolvimento da arte da criança. Valorizava mais a forma de expressão, que deve ser fruto das intenções do sujeito, do que o conteúdo, que pode ser imitado. Segundo Lowenfeld, a fase do desenvolvimento do desenho infantil em que a auto expressão acontece de forma mais autêntica é a fase por ele chamada de:
2.
QPCI132476 Arte Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Cristinápolis/SE

A pintura grega antiga aparecia como elemento decorativo e destacou-se especialmente na:
3.
QPCI132477 Arte Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Cristinápolis/SE

A arte medieval do período românico tinha a intenção de representar:
4.
QPCI193507 Arte Ano: 2019 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Teresina/PI

Para Fayga Ostrower, os elementos básicos da linguagem visual (linha; superfície; volume; luz e cor) constituem a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas. Com base no texto e em seus conhecimentos anteriores, faça uma leitura da imagem. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA segundo os elementos básicos que as compõem e segundo suas características formais.
OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. 24. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

Para Fayga Ostrower, os elementos básicos da linguagem visual (linha; superfície; volume; luz e cor) constituem a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas. Com base no texto e em seus conhecimentos anteriores, faça uma leitura da imagem. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA segundo os elementos básicos que as compõem e segundo suas características formais.
OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. 24. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004


Imagem 1:Noite Estrelada,1889, Van GoghDisponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Van_Gogh_-_Starry_Night_-_Google_Art_Project.jpg
Imagem 1:Noite Estrelada,1889, Van GoghDisponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Van_Gogh_-_Starry_Night_-_Google_Art_Project.jpg
5.
QPCI193521 Arte Ano: 2019 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Teresina/PI

A história da música se confunde com a história da humanidade. O homem, em sua ânsia de interagirracionalmente com o meio ambiente, buscando a razão pela qual as coisas são manifestadas, tanto no mundo racional quanto espiritual, (...) dá início a produção sonora, utilizando artefatos encontrados no meio ambiente.
Sobre a história da Música, analise as assertivas abaixo:

  1. A origem da música foi sensorial e vocal. A voz acaba sendo um gesto, e a arte musical veio das exclamações que o homem primitivo usou como sinais.
  2. Povos antigos de diversas partes do planeta desenvolveram instrumentos musicais com uma certa complexidade que perdura até hoje, a exemplo dos persas, chineses, egípcios e até mesmo dos sumérios, povos que viveram a 6.000 anos antes de Cristo em Ur (Mesopotâmia).
  3. Os poucos registros históricos que encontramos da música na antiguidade são apresentados em desenhos, escrita iconográfica, esculturas ou relatos bíblicos. Dos povos antigos, os que mais apresentam registros históricos são os Egípcios, que deixaram desenhos, afrescos e esculturas de instrumentos musicais e tocadores.
  4. O judaismo teve papel preponderante na passagem do período conhecido como Idade Antiga para aIdade Média com a retomada do império romano por Constantino. A música neste período se apresentava apenas como um canto Monofônico.
  5. Guido d’Arezzo (992- 1050) troca as letras do alfabeto por sílabas de um hino a São João composto por Pablo Diácono: Utqueantlaxis (somente no século XVIII, o Ut seria trocado pela sílaba Dó por JeanBatista Doni); Ressonarefibris; Mira gestorum Famulituorum; SolvipopuliLabiireatum; SancteIoannes.

Está(ão) CORRETA(S):a)
6.
QPCI193525 Arte Ano: 2019 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Teresina/PI

Movimento musical nascido no Brasil que teve seu auge na década de 1960. Enquanto o movimento estudantil estava na rua protestando contra o regime, os artistas desse movimento cantavam o amor, a fossa, as desilusões amorosas etc. Roberto Carlos e Erasmo Carlos são grandes nomes desse movimento. Em relaçãoà afirmação acima, marque a alternativa CORRETA.
7.
QPCI220733 Arte Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. Sant'Ana do Livramento/RS

Donatello foi um dos mais proeminentes artistas do período da Renascimento Cultural Italiano, ao lado de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael Sanzio. Em sua segunda fase artística, a tendência clássica torna se sua principal caraterística, figurada em sua obra mais destacada: a estátua de bronze, em tamanho real, de:
8.
QPCI220745 Arte Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. Sant'Ana do Livramento/RS

Sobre a Tragédia Grega, considere os excertos, abaixo:

  1. A Tragédia grega foi o primeiro gênero teatral que surgiu na Grécia. Depois dela, surge a comédia e a tragicomédia, ambos gêneros menores, segundo os gregos.
  2. Segundo o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322a.C.) a Tragédia era um gênero maior capaz de transmitir nas pessoas as sensações vividas pelas personagens.
  3. Todas elas possuíam uma característica comum: tensão permanente e o final infeliz e trágico.

Está CORRETO o que se afirma em:
9.
QPCI245924 Arte Ano: 2021 Banca: GS ASSESSORIA E CONSULTORIA Órgão: Pref. Saltinho/SC

O teatro pode ser considerado por professores e pesquisadores uma forma de fazer com que a criança se socialize, torne-se desinibida, decore falas, cante entre outras coisas que possam trazer benefícios para a alfabetização da criança. Sobre o ensino do teatro na educação básica assinale a alternativa incorreta:
10.
QPCI247342 Arte Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. Miguelópolis/SP

Observe as afirmações de Theodor W. Adorno sobreo belo natural na teoria estética:

“Belo, na natureza, é o que aparece como algo mais do que o que existe literalmente no seu lugar. Sem receptividade, não existiria uma tal expressão objetiva, mas ela não se reduz ao sujeito; o belo natural aponta para o primado do objeto na experiência artística subjetiva. Ele é percebido, ao mesmo tempo, como algo de compulsivamente obrigatório e como incompreensível, que espera interrogativamente a sua resolução. Poucas coisas se transferiram tão perfeitamente do belo natural para as obras de arte como este duplo caráter. Sob este aspecto, a arte é, em vez de imitação da natureza, uma imitação do belo natural.”
(ADORNO, Thedor W. Teoria Estética. Lisboa: Edições70, 1970, p. 87)

Na concepção do autor, a indicação do belo natural, ao se transpor para a arte, imprime uma categorização subjetiva da experiência daquele que contempla e, em si, é incompreensível. Neste sentido, o belo natural se configura: