Com base no texto, pode-se afirmar que:
A partir da afirmação em “Se não fosse o preço escandaloso do dólar!”, depreende-se que a narradora do texto:
O termo “Cidade Luz”, em “Falo Paris como país, porque ninguém dizia que ia para a França. Mas somente a Cidade Luz”, é um exemplo de:
Dentre as sentenças a seguir, aquela cujo elemento em destaque provoca a referenciação anafórica no texto é:
Considere o trecho “O período dedicado ao banho de civilização era em geral de seis meses.” A construção em destaque, no período em que ocorre, desempenha a função sintática de:
Considere as sentenças a seguir: I. Ele alegou que não se devem delatar comparsas. II. Quando saí de lá, já passavam das nove horas. III. Não se podem podar essas árvores. Está (estão) correta(s) apenas a(s) sentença(s):
Em uma cidade, haverá três eventos culturais no mesmo dia: um show, uma feira de livros e uma peça de teatro. Sabe-se que: • O evento que começa mais cedo é 2 horas antes da feira de livros. • A peça de teatro começa 1 hora depois da feira de livros. • O show não é o último a acontecer. Qual é a ordem dos eventos, do mais cedo para o mais tarde?
Assinale a alternativa que apresenta corretamente exemplos de custos diretos em um processo produtivo:
Um dos principais objetivos da contabilidade é fornecer informações úteis aos diversos usuários por meio das demonstrações contábeis. Para isso, os registros devem dar tratamento adequado aos dados oriundos dos atos e fatos contábeis. Nesse contexto, qual alternativa apresenta corretamente esse objetivo:
Na ciência contábil, existe um termo utilizado para designar a organização de recursos e esforços voltados para alcançar determinado propósito. Esse termo é definido corretamente em qual das alternativas abaixo:
Marque a alternativa que corretamente indica os elementos que compõem o Ativo de uma entidade, conforme os princípios contábeis:
No âmbito contábil, existe um procedimento destinado a registrar a diminuição do valor de determinados direitos e ativos intangíveis ao longo do tempo, de acordo com critérios previstos em lei e nas normas contábeis. Assinale a opção que define corretamente esse procedimento:
De acordo com o sistema tributário brasileiro, existem três espécies previstas na Constituição Federal que compõem o gênero tributo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas espécies:
Nas finanças públicas, as despesas governamentais são classificadas em correntes e de capital. Sobre essa classificação, assinale a alternativa que corresponde a uma despesa de capital:
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem papel fundamental no processo orçamentário brasileiro. Assinale a alternativa que melhor descreve as suas principais funções:
No âmbito da administração pública, os princípios orçamentários norteiam a elaboração e execução do orçamento. Considerando a seguinte afirmativa: “O orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado.” Qual princípio está relacionado a essa descrição?
No processo orçamentário público, a execução orçamentária deve observar o cumprimento dos alvos fiscais estabelecidos em lei. Sobre essa execução, assinale a alternativa correta:
De acordo com as normas aplicáveis ao setor público, o reconhecimento inicial de bens móveis ocorre quando:
No âmbito da administração pública, classificam-se como Restos a Pagar as despesas que foram empenhadas, mas não pagas até:
Conforme prevê a legislação aplicável à administração pública, no desempenho da função de arrecadar tributos ou outros valores destinados aos cofres públicos, os agentes da arrecadação têm o dever de:
A contabilidade pública desempenha papel fundamental ao registrar e demonstrar todos os eventos que envolvem a gestão dos recursos do Estado. Nesse contexto, ela deve evidenciar:
O projeto de lei de diretrizes orçamentárias (LDO) deve conter, obrigatoriamente, um Anexo de Metas Fiscais. Esse anexo tem a finalidade de:
Assinale a alternativa correta sobre os mecanismos que garantem a transparência na administração pública, especialmente durante o planejamento e a execução orçamentária:
Assinale a alternativa correta sobre os princípios que regem as licitações públicas segundo a Lei nº 14.133/2021:
Julgue a alternativa que define corretamente a forma como a Administração Pública se organiza para cumprir suas funções na sociedade:
Assinale a alternativa correta acerca do conceito de Receita Corrente Líquida (RCL) no contexto da gestão financeira pública:
Assinale a alternativa que indica o tipo de parecer de auditoria emitido quando o auditor conclui que as demonstrações financeiras não estão em conformidade com as normas contábeis aplicáveis ou não apresentam de forma adequada a situação financeira da empresa:
Indique a alternativa correta sobre o controle interno, conforme o artigo 77 da Lei nº 4.320/1964:
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o objetivo do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP):
































