O texto de Martha Medeiros tem como objetivo:
De acordo com o texto, é CORRETO afirmar que a autora:
NÃO é um conceito referente à educação financeira segundo o texto:
A autora do texto se considera uma milionária porque:
“Nada a ver com fortuna em banco, e sim em poder desfrutar essas duas condições fundamentais para meu equilíbrio.” ( § 1)
O trecho grifado acima faz referência a:
“Faço apenas o que quero e gosto, sem ser regida pelo mais + mais + mais.” (§ 3)
A autora, no trecho acima, repetiu a palavra “mais” e o sinal “+” com a intenção de:
“Dormir tranquila sem me preocupar com dívidas e poder viajar de vez em quando: é o que faz de mim uma milionária, no meu ponto de vista.” (§ 1)
No trecho acima, os dois pontos foram utilizados para introduzir:
Assinale a alternativa em que a relação entre o trecho sublinhado e o comen tário feito entre parênteses é estabelecida de forma INCORRETA:
“Hoje, posso abrir mão daquilo que sei que não realizaria com prazer.” (§ 3)
No trecho acima, o termo sublinhado é um advérbio que exprime uma circunstância de:
Dentre as expressões utilizadas no texto, assinal e aquela que NÃO é utilizada n a forma coloquial:
“A maior parte delas , a vida inteira.” (§ 4)
No trecho acima, a palavra sublinhada refere -se a:
“Pagar as contas em dia era uma religião, só se gastava com o supérfluo o que sobrasse – se sobrasse.” (§ 5)
No trecho acima, a expressão sublinhada foi utilizada com sentido de:
Assinale a alternativa em que NÃO ocorre erro ortográfico em nenhuma das palavras:
“Expressões como calote, agiota e ficar no vermelho não faziam parte do vocabulário da família.” (§ 5)
As expressões mencionadas no trecho acima nã o fazem parte do dia a dia da família porque ela era:
“[...] só se gastava com o supérfluo o que sobrasse – se sobrasse.” (§ 5)
Na passagem acima, o termo sublinhado pode ser substituído, sem mudança de sentido, por:
“Posso pagar um convênio de saúde particular e investir em livros, cursos, shows.” ( § 2)
No fragmento acima, a palavra sublinhada introduz a ideia de:
“Dívidas só eram contraídas com o objetivo de investir, nunca para consumir. ” (§ 5)
Na passagem acima ocorre um uso linguístico em que as relações de concordância verbal e nominal estão de acordo com a norma -padrão. Assinale a alternativa na qual essas concordâncias também são observadas:
Um servidor público , nascido em 10/10/1963, ingressou no cargo de Auxiliar em Administração em uma Universidade Federal em 10/10/1986, dia do seu aniversári o. Considerando que não houve outras contribuições à previdência além das referentes ao car go ocupado nessa instituição e o fato de que esse servidor não mud ou de cargo durante sua carreira, sua aposentadoria por tempo de contribuição com proventos integra is com data mais próxima será em:
Analise as afirmativas a seguir e m rela ção à L ei nº. 12.618/2012, que trata do regime de previdência complementar para os servidores públicos:
Uma servidora ingressou no cargo de Auxiliar em Administração em uma Universidade Fede ral em agosto de 2015. Em janeiro de 2016, teve filhos gêmeos e foi orientada a requerer o benefício de aux ílio natalidade que, nes se caso, de acordo com a Lei nº . 8.112/ 1990, deverá ser pago no valor equivalente :
Um servidor público ocupa o cargo de Assistente em Administração em uma Universidade Federal desde agosto de 2013. Ele possui graduação em Administração de Empresas e recebe o Incentivo à Qualificação no valor correspondente a 25% do seu vencimento básico. Em dezembro de 2016, esse servidor concluirá o curso de Mestrado em Administração Pública, que tem relação direta com o ambiente organizacional em que atua. Esse título lhe possibilitará um percentual de Incentivo à Qualificação de:
Sobre o ingresso e o desenvolvimento dos Servidores no Plano de Carreira dos Cargos Técnico -Administrativos em Educação, de acordo com a Lei nº. 11.091/2005, considere as afirmativas a seguir :
Um servidor aposentado d e uma Universidade Federal casou -se com uma mulher de 35 anos de idade. Passados quatro anos de casados, esse servidor faleceu, tendo a esposa requerido o benefício de pensão civil, que , de acordo com a Lei nº . 13.135/20 15:
Conforme preceitua a Constituiç ão Federal de 1988 em seu art. 5° , inciso XXXIII, todos têm direito de receber dos órgãos públicos informações que sejam :
Conforme se depreende do inciso LXXIII, do art. 5° da Constituição Federal de 1988, é CORRETO apontar como instrumento constitucional para anular ato lesivo ao patrimônio público , à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural:
O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, com base no Decreto n° 1.171/1994, expõe que a moralidade da administração pública não se limita à distinção entre o bem e o mal. A conduta do servidor público deverá, segundo tal Decreto , buscar o equilíbrio entre:
A Lei n°. 9.784/1999 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. De acordo com essa legislação , são legitimados como interessados no processo administrativo:
De acordo com a Lei nº. 9.784/1999, é CORRETO afirmar que os recursos administrativos, que não possuem disposição legal específica:
De acordo com a Lei n°. 8.112/ 1990, o servidor inabilitado em estágio probatório , mas que já era estável em cargo anteriormente ocupado , será:
Para participar de curso de capacitação, c onforme a L ei n°. 8.112/1 990, após cada quinquênio de efetiv o exercício, o servidor poderá:
São princípios expressamente previstos no caput do art. 37 da Constitu ição Federal de 1988 como norteadores da administração pública direta e indireta :
Considere as afirmativas abaixo relacionadas ao gerenciador de arquivo s Nautilus , utilizado no sistema operacional Ubuntu Linux :
Um usuário, utilizando o gerenciador de arquivos Nautilus , selecionou uma pasta de nome “teste”, usando o mouse . A referida pasta continha apenas um arquivo de nome “teste”. Imediatamente após a seleção, o usuário apertou a tecla “Del” e confirmou a operação . Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o resultado após essas operações :
Em relação às funcionalidades do editor de textos LibreOffice , assinale a afirmativa INCORRETA :
Após marcar um trecho de texto em uma página web aberta em um navegador, um usuário pretende copiar o trecho de texto para o editor de textos LibreOffice , mas sem a formatação de tamanho de letra e cor utilizados na página. A seleção CORRETA, para chegar ao ponto onde será possível efetuar essa ação, é:
Um arquivo de texto puro (sem nenhuma opção de formatação) foi aberto no editor de textos do LibreOffice e verificou-se que ele possui 52 páginas. Foram utilizadas, na ordem mostrada abaixo, apenas as seguintes opções: I. “Inserir” -> “Cabeçalho” -> “Todos” II. “Inserir” -> “Campos” -> “Total de Páginas ” III. “Inserir” -> “Campos” -> “Número da Página” Logo após, o texto foi salvo e enviado para uma impressora. Em relação à quarta página que foi impressa , é CORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa que apresenta um elemento recomendável para s er utilizado a fim de se definir uma senha segura:
“Um programa ou parte de um programa de computador que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos” (Fonte: Cert.br, Cartilha de Segurança para Internet, 2012) corresponde à definição de:
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre o programa Thunderbird :
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre o programa Mozilla :
Assumindo que o programa Mozilla está configurado para fazer pesquisas no Google , assinale a afirmativa INCORRETA sobre a utilização do campo de pesquisa do Mozilla :
Uma equação do segundo grau é definida como . Considere a tabela do LibreOffice Calc abaixo onde as células A1, B1 e C1 contêm os valores de a, b e c, respectivamente, de uma equação do segundo grau. As duas raízes reais da equação são mostradas em A2 e B2.
































