A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está realizando estudos para a realização de um novo concurso público destinado a técnico-administrativos. O processo de análise teve início no final de 2024.
Cargos com maior necessidade podem ser contemplados
Segundo informações da universidade, a seleção deverá abranger cargos considerados de alta demanda, especialmente aqueles em que o cadastro de reserva foi totalmente - ou quase totalmente - utilizado em chamadas anteriores.
De acordo com a coordenadora de Dimensionamento e Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ, Rejane de Barros, "Dando sequência ao preenchimento das vagas e conforme levantamento feito pelo Programa de Dimensionamento, está em andamento o estudo para a preparação de um novo edital". Essa afirmação foi divulgada por meio do site institucional da UFRJ em dezembro de 2024.
No momento, não foram disponibilizadas informações oficiais sobre a quantidade de vagas ou detalhes sobre os cargos que serão contemplados no próximo edital.
Na última sexta-feira, 25, a universidade comunicou que ainda não há previsão para a divulgação do cronograma do novo concurso.
Expectativa é de oportunidades para cargos como assistente em administração
Dados da Pró-Reitoria de Pessoal indicam que, até junho, existia o registro de 67 vagas em aberto para o cargo de assistente em administração, função que exige nível médio completo. A remuneração inicial é de R$ 4.029,90, valor este que já inclui o auxílio-alimentação de R$ 1.000, conforme política dos servidores federais.
Recuperação do quadro de pessoal na UFRJ
A universidade informou, em nota, que tem enfrentado nos últimos anos uma redução significativa em seu quadro funcional, provocada por extinção de postos, restrições provenientes de normas federais e vacância em cargos.
A crise foi intensificada durante a pandemia de Covid-19, um período no qual a necessidade por serviços públicos aumentou e a realização de concursos foi suspensa.
Somente no fim de 2022 a UFRJ retomou a nomeação de profissionais após a retomada das seleções, conforme relatou a coordenadora Rejane de Barros.
Com o retorno das nomeações, novos processos seletivos foram realizados a partir de 2022, possibilitando avanços na recomposição do quadro de servidores.
Em 2023, foram realizados dois concursos importantes para técnico-administrativos. Os aprovados tomaram posse ao longo do ano passado.
Mais de 400 profissionais tomaram posse nos cargos de técnico-administrativo em educação, sendo 247 convocados para vagas de nível superior e 195 para nível médio. O número ultrapassou, inclusive, as vagas ofertadas inicialmente.
A procura foi tão grande que todos os aprovados para cargos de nível médio, incluindo aqueles em cadastro reserva, já foram chamados.
Mesmo assim, a necessidade de reposição segue existente, e, para atender a essa demanda, 20 aprovados em concurso realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foram convidados a assumir o cargo de assistente administrativo na UFRJ.
Como foi o último concurso para técnico-administrativos da UFRJ
No último processo seletivo promovido pela UFRJ, foram abertas mais de 200 vagas imediatas para técnico-administrativos, distribuídas entre diferentes campi no Rio de Janeiro, Macaé e Duque de Caxias.
Distribuição das vagas:
Duque de Caxias
- técnico de laboratório Química (1 vaga);
- biólogo (1 vaga);
Macaé
- assistente em administração (1 vaga);
- técnico de laboratório Física (1 vaga);
- técnico de laboratório Química (1 vaga);
- bibliotecário-documentalista (2 vagas);
- biólogo (1 vaga);
- enfermeiro Medicina do Trabalho (1 vaga);
- engenheiro eletricista (1 vaga);
- nutricionista geral (1 vaga);
- técnico em assuntos educacionais (1 vaga);
Rio de Janeiro
- assistente de alunos (2 vagas);
- assistente em administração (25 vagas);
- técnico de tecnologia da informação áreas variadas (14 vagas);
- técnico em enfermagem Geral/Pediátrica (15 vagas);
- técnico em farmácia (10 vagas);
- técnico em radiologia Geral/Radioterapia (10 vagas);
- técnico de laboratório áreas diversas (9 vagas);
- administrador (3 vagas);
- analista de tecnologia da informação áreas diversas (15 vagas);
- arquiteto e urbanista (2 vagas);
- arquivista (2 vagas);
- assistente social (5 vagas);
- auditor (5 vagas);
- bibliotecário-documentalista (16 vagas);
- biólogo (5 vagas);
- biomédico (3 vagas);
- contador (2 vagas);
- economista (1 vaga);
- enfermeiro diversas áreas (37 vagas);
- engenheiro diversas áreas (6 vagas);
- estatístico (1 vaga);
- farmacêutico diversas áreas (8 vagas);
- fisioterapeuta (1 vaga);
- geógrafo (1 vaga);
- médico áreas variadas (43 vagas);
- músico Viola (1 vaga);
- músico Violino (2 vagas);
- músico Piano (1 vaga);
- nutricionista (3 vagas);
- odontólogo (5 vagas);
- pedagogo (2 vagas);
- produtor cultural (1 vaga);
- psicólogo Clínica (3 vagas);
- técnico desportivo (2 vagas);
- técnico em assuntos educacionais (9 vagas);
- tecnólogo assessoria de imprensa (1 vaga);
Para todos os cargos, exceto músico, os candidatos realizaram provas objetivas. A avaliação teve 50 questões, com conteúdo a ser respondido variando de acordo com o cargo escolhido.
Grande parte das provas abordou, de forma geral, tópicos de Língua Portuguesa e Legislação. Para cargos técnicos, foram aplicadas também questões específicas e, para assistentes, tópicos de Informática e Raciocínio Lógico.


































