A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que está nos ajustes finais para lançar um novo concurso voltado à carreira de especialistas em saúde.
O anúncio foi feito durante a prestação de contas da pasta na Câmara Legislativa do DF, na quinta-feira, 21.
A seleção já tinha aval desde 2022, porém precisou ser reiniciada a pedido da Secretaria de Economia do DF, em razão das mudanças trazidas pela nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021).
Segundo a pasta, há um grupo de trabalho constituído para conduzir as etapas internas, como a elaboração do estudo técnico preliminar e a contratação da banca examinadora.
Está previsto que todos os cargos da carreira de especialista em saúde sejam contemplados no próximo edital.
Entre as funções que podem aparecer no edital:
- administrador;
- analista de sistemas;
- assistente social;
- bibliotecário;
- biólogo;
- biomédico;
- contador;
- economista;
- estatístico;
- farmacêutico bioquímico Farmácia;
- farmacêutico bioquímico Laboratório;
- físico;
- fisioterapeuta;
- fonoaudiólogo;
- nutricionista;
- psicólogo;
- técnico em assuntos educacionais;
- técnico em comunicação social;
- terapeuta ocupacional.
Os salários iniciais atualmente são de R$ 4.191,37 para jornada de 20 horas semanais e de R$ 8.382,78 para 40 horas.
Autorização prevê 2.379 oportunidades
Em junho de 2022 foi concedida autorização para um concurso com 2.379 vagas de especialista em saúde, sendo 322 para provimento imediato e 2.057 para cadastro de reserva.
A carreira exige nível superior completo nas áreas específicas de atuação.
Com o grupo de trabalho em andamento, o passo seguinte será a escolha e contratação da banca, que ficará responsável por receber inscrições e aplicar as provas. O edital só poderá ser publicado após essa contratação.
Como foi o último concurso (2018)
A última seleção para especialistas em saúde no DF ocorreu em 2018, com 72 vagas imediatas distribuídas da seguinte forma:
- administrador 10;
- analista de sistemas 10;
- contador 10;
- economista 5;
- estatístico 5;
- farmacêutico bioquímico 10;
- físico radiodiagnóstico 3;
- físico radioterapia 3;
- físico medicina nuclear 1;
- fonoaudiólogo 10;
- técnico em comunicação social 5.
A organização ficou a cargo do Iades, com aplicação de provas objetivas.
O exame teve 50 questões de múltipla escolha, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 25 de Conhecimentos Específicos.
Em Conhecimentos Básicos, cobraram-se Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático, Legislação aplicada aos servidores do DF, Sistema Único de Saúde e Atualidades.


































