O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou a abertura de um novo concurso para capelães da Polícia Militar. A autorização saiu em edição extra do Diário Oficial nesta segunda-feira (3).
Serão oferecidas sete vagas para ingresso no Estágio Probatório de Adaptação de Oficiais (EPAO) do Quadro de Capelães da Secretaria de Estado da Polícia Militar.
Com o aval, a PMERJ pode dar início aos procedimentos internos até a publicação do edital, como a formação da comissão organizadora e o processo de escolha da banca. Há possibilidade de a própria corporação conduzir o concurso.
Não há, por enquanto, prazo informado para a divulgação do edital.
Concurso PMERJ: requisitos usuais para capelães
Geralmente, os certames para capelães exigem:
- curso superior em Teologia;
- ser sacerdote católico romano ou pastor evangélico, com comprovação de ordenação ou ministério e, em regra, tempo mínimo de exercício.
O Tribunal de Justiça declarou inconstitucional a Lei Estadual 9.546/2022, que fixava idade máxima de 32 anos para ingresso em concursos da PMERJ e do CBMERJ. A corporação ainda não informou se adotará outro parâmetro etário.
O último concurso para capelães, realizado em 2010, ofereceu cinco vagas (três para sacerdotes católicos e duas para pastores evangélicos), e, à época, foi exigida idade máxima de 30 anos.
As etapas então previstas foram: prova escrita, exame antropométrico, teste físico, avaliação médica, investigação social e documental, exame psicológico e prova de títulos.
A avaliação escrita contou com uma prova discursiva com dez questões sobre Ciências da Religião, Filosofia e Teologia, além de uma redação.
O EPAO é o curso de formação realizado após a aprovação em todas as fases, com foco na adaptação do futuro oficial à rotina militar. Concluído o estágio, o candidato é nomeado 1º Tenente PM Capelão.
Concursos previstos para oficial e soldado
A PMERJ informou que o acesso ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) passará a ocorrer anualmente, com previsão de 50 vagas em 2026 e outras 50 em 2027.
Para soldado, o governo estadual antecipou um novo concurso em 2026 com 2 mil vagas. Há expectativa de 4 mil vagas no total, sendo 2 mil immediatas e o restante para cadastro de reserva. Os preparativos estão no início e detalhes como cronograma e requisitos serão divulgados posteriormente.


































