RJ autoriza concurso do CBMERJ com 50 vagas para CFO em 2026

Oportunidade atrai candidatos com ensino médio completo e sem limite de idade; remuneração inicial é de R$ 4.227,16 e processo seletivo inclui provas e testes rigorosos.
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025
RJ autoriza concurso do CBMERJ com 50 vagas para CFO em 2026

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou a realização de um novo concurso do Corpo de Bombeiros, com 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e ingresso previsto em 2026. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado em 1º de dezembro.

A autorização contou com parecer favorável da comissão responsável pelo acompanhamento econômico-financeiro do Regime de Recuperação Fiscal, além de análises jurídicas e orçamentárias.

Com o aval, o Corpo de Bombeiros deve instituir a comissão organizadora para conduzir os preparativos do edital e contratar a banca responsável pelas provas.

De acordo com a corporação, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) deve continuar responsável pelas avaliações objetivas e discursivas.

O edital mais recente do CFO foi publicado em dezembro de 2024. Mantida a prática dos últimos anos, o novo edital pode sair em dezembro e as etapas podem ocorrer no início de 2026.

Concurso CBMERJ: requisitos e remuneração dos oficiais

O requisito central para inscrição no CFO é ter ensino médio completo.

Até o edital de 2024, era exigida idade entre 18 e 32 anos. Em outubro, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro declarou inconstitucional a Lei Estadual 9.546/2022, que previa limite etário de até 32 anos para ingresso. Assim, não há mais idade máxima nos concursos da corporação.

Os aprovados ingressam como cadete bombeiro militar.

A remuneração inicial informada é de R$ 4.227,16, valor que inclui soldo, gratificações e adicionais da função.

Como foram as últimas provas para oficiais

O concurso anterior para o CFO também ofertou 50 vagas. Diferentemente de seleções em que o vestibular da UERJ foi aproveitado como etapa, o edital mais recente teve provas objetivas e discursivas organizadas diretamente pelo Departamento de Seleção Acadêmica da UERJ (DSEA/UERJ).

Na prova objetiva, foram 80 questões, distribuídas da seguinte forma:

  • Biologia: 10 questões
  • Física: 10 questões
  • Geografia: 10 questões
  • História: 10 questões
  • Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês): 10 questões
  • Língua Portuguesa/Literatura: 10 questões
  • Matemática: 10 questões
  • Química: 10 questões

A prova discursiva consistiu em uma redação.

A segunda fase, conduzida pelo CBMERJ, compreendeu:

  • Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório
  • Inspeção de saúde, de caráter eliminatório
  • Exame documental, de caráter eliminatório

Para o TAF, foram convocados os aprovados na primeira fase (objetiva e discursiva) em até quatro vezes o número de vagas.

Seleção do SMTV com 1.500 vagas

Além do CFO, a corporação prepara processo seletivo com 1.500 vagas para o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV), distribuídas entre praças e oficiais:

  • Soldado (praça): 1.122 vagas para combatentes, guarda-vidas e técnicos de enfermagem
  • Oficial: 378 vagas para médicos e enfermeiros

Está prevista a reserva de 30% das vagas para mulheres, 10% para candidatos de baixa renda e 20% para pessoas negras.

O Instituto AOCP foi definido como organizador, responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas.

O SMTV é um regime de serviço militar com duração inicial de um ano, prorrogável por períodos sucessivos até o limite de oito anos.

Compartilhe:
Aviso sobre o conteúdo
Esta notícia foi produzida com o auxílio de inteligência artificial e pode conter erros, imprecisões ou inconsistências.
Recomendamos sempre consultar os editais e fontes oficiais antes de tomar qualquer decisão relacionada aos concursos mencionados.