Previsão para novo edital de concurso SEDF é adiada

A expectativa inicial de publicação em 2025 enfrenta incertezas; proposta do governo inclui novas nomeações e reestruturação das carreiras docentes, além de prorrogação do edital de 2022.
Terça-feira, 24 de junho de 2025
Previsão para novo edital de concurso SEDF é adiada

O novo edital para efetivos da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), que estava previsto para 2025, poderá ser publicado apenas no primeiro semestre do próximo ano.

Essa previsão foi apresentada em uma proposta encaminhada pelo Governo do Distrito Federal durante as negociações para o encerramento da greve dos professores, iniciada em 2 de junho.

Detalhes sobre a proposta apresentada pelo governo

  • Segundo informações veiculadas pela rádio CBN Brasília, o governo sugeriu que o próximo edital para efetivos seja publicado em 2026;
  • A proposta também inclui a prorrogação do edital de 2022 por mais dois anos, ampliando sua validade até julho de 2027;
  • O governo sugeriu, ainda, a reestruturação da tabela de titulação desse grupo;
  • Está prevista a nomeação de, ao menos, 3 mil aprovados até dezembro deste ano.

Assembleias sindicais ainda irão analisar e votar as propostas, de modo que não há definições quanto à aceitação das mesmas.

Com essa possibilidade de adiamento do concurso para efetivos, segue aberta a chance de que um edital para contratação temporária seja divulgado ainda em 2024.

O Governo do Distrito Federal já concedeu autorização para a publicação desse processo seletivo, que irá contratar professores temporários para o ano letivo de 2026. Existe ainda a possibilidade de prorrogação para 2027, a depender da aprovação da Secretaria de Educação.

Último concurso SEDF contou com mais de 4 mil vagas

O certame anterior da Secretaria de Educação do DF ocorreu em 2022, com oferta de 4.254 oportunidades imediatas e para formação de cadastro reserva.

As vagas foram destinadas aos cargos de professor de educação básica, gestor em políticas e gestão educacional e orientador educacional.

  • Para professor de educação básica foram abertas 3.880 vagas (776 imediatas e 3.104 para cadastro reserva);
  • Para gestor em políticas e gestão educacional, a oferta foi de 274 vagas (16 imediatas e 258 para cadastro reserva);
  • No cargo de orientador educacional, havia 100 vagas (20 imediatas e 80 para cadastro reserva).

Todos os cargos exigiam nível superior. O salário inicial dos professores, para carga de 40 horas semanais, era de R$ 5.882,98, incluindo vencimento básico e gratificação por atividade pedagógica.

Gestores em políticas e gestão educacional recebiam remuneração inicial de R$ 4.477,19, também para jornada de 40 horas semanais.

O processo seletivo contou com provas objetivas, discursivas e avaliação de títulos. A banca responsável pela organização foi o Instituto Quadrix.

Compartilhe:
Aviso sobre o conteúdo
Esta notícia foi produzida com o auxílio de inteligência artificial e pode conter erros, imprecisões ou inconsistências.
Recomendamos sempre consultar os editais e fontes oficiais antes de tomar qualquer decisão relacionada aos concursos mencionados.