A Polícia Militar do Estado de São Paulo instituiu uma comissão especial que ficará responsável pela organização do novo concurso público para o cargo de soldado, que contará com 2.200 vagas.
O ato oficializando a criação do grupo foi divulgado no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 17 de junho. Foram designados seis integrantes da corporação para compor a equipe encarregada de planejar e conduzir o processo seletivo.
A comissão terá como função centralizar as ações e providências necessárias para a publicação do edital do concurso, cuja divulgação está prevista para o mês de agosto.
Além disso, será contratada uma empresa para realizar as inscrições e aplicar as provas do certame.
Previsão de nomeação
Após todas as etapas do concurso, a expectativa é que os candidatos aprovados sejam nomeados em maio de 2026.
De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, autorizado em 15 de junho, a abertura de 4.400 vagas para soldados será feita de forma dividida:
- O primeiro edital terá 2.200 vagas, com comissão já definida e previsão de lançamento em agosto deste ano;
- O segundo edital está programado para janeiro de 2026, com posse em novembro do mesmo ano.
Requisitos para o cargo de soldado da PM SP
Para concorrer a uma vaga de soldado na Polícia Militar de São Paulo, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Nível médio completo;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias "B" a "E";
- Idade entre 17 e 30 anos;
- Altura mínima de 1,55 m para mulheres e de 1,60 m para homens.
O salário atual para soldado de 2ª classe é de R$ 4.825,21.
Detalhes do último concurso para soldado da PM SP
O certame anterior para soldado foi realizado em novembro de 2024, disponibilizando 2.700 vagas para o cargo.
A organização ficou sob responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV) e as fases do concurso incluíram:
- Prova objetiva;
- Prova dissertativa;
- Exames de aptidão física;
- Exames de saúde;
- Exames psicológicos;
- Avaliação da conduta social, reputação e idoneidade;
- Análise de documentos.
A prova objetiva totalizou 60 questões de múltipla escolha, abrangendo os seguintes conteúdos:
- Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (20 questões);
- Matemática (15 questões);
- Conhecimentos Gerais (15 questões);
- Noções Básicas de Informática (5 questões);
- Noções de Administração Pública (5 questões).
A prova dissertativa consistiu em uma redação em prosa, seguindo a norma padrão da Língua Portuguesa.
Todos os testes foram aplicados em diversos municípios do Estado de São Paulo e também em cidades de outras localidades do Brasil.
A expectativa para os próximos editais é que o formato das provas e a abrangência das cidades participantes seja mantida.





































