O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Emerson Fernandes, confirmou a realização de um novo concurso em 2026 com 500 vagas efetivas. O anúncio foi feito em 19 de dezembro, durante a formatura de 328 novos soldados após o Curso de Formação de Praças.
A corporação ainda definirá se a seleção contemplará vagas para soldados, oficiais ou ambas as carreiras.
Para o cargo de soldado, no último edital, exigiu-se nível superior completo em qualquer área. A remuneração inicial foi de R$ 6.000. Já para oficial, requeria-se bacharelado em Direito. A remuneração inicial foi de R$ 16.306.
Além da escolaridade, o concurso anterior para soldados e oficiais cobrou idade entre 18 e 30 anos (até o último dia de inscrição), Carteira Nacional de Habilitação e altura mínima de 1,60 m para mulheres e 1,65 m para homens.
Serviço Militar Temporário na PM SC: como vai funcionar
De acordo com o comandante-geral, será publicado um edital com 1.500 vagas para policiais militares temporários. Em agosto de 2025, a Lei Complementar nº 880/2025 instituiu o Serviço Militar Estadual Temporário (SEMET).
A distribuição das vagas ainda não foi informada. Entre os requisitos previstos estão nacionalidade brasileira, idade entre 18 e 40 anos e CNH.
O processo seletivo deverá incluir etapas teóricas, físicas, psicológicas e de curso de formação. Os contratos poderão durar até oito anos, com o objetivo de reforçar o efetivo em áreas de demanda específica e suprir necessidades pontuais.
Pelo regramento, os temporários não atuarão no policiamento ostensivo em viaturas, motos ou cavalos, nem nos setores de inteligência, programação, estratégia ou organização de operações policiais.
Como foi o último concurso para soldado e oficial
O edital mais recente foi publicado em maio de 2023, com 550 vagas, sendo 500 para soldados e 50 para oficiais. A divisão por gênero prevista inicialmente foi revogada após decisão do Supremo Tribunal Federal.
Com organização do Cebraspe, as provas objetivas e discursivas ocorreram em agosto de 2023. A avaliação objetiva contemplou as seguintes disciplinas:
- Noções de Direito Constitucional: 8 questões
- Noções de Direito Penal Comum: 8 questões
- Noções de Direito Processual Penal Comum: 8 questões
- Legislação Institucional: 8 questões
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Informática: 8 questões
- Raciocínio Lógico: 8 questões
Os aprovados na etapa escrita foram submetidos às demais fases, como:
- avaliação física
- exame de saúde
- exame toxicológico
- investigação social
- avaliação psicológica

































