O governador Paulo Dantas informou nesta terça-feira, 7, que o maior concurso público da história de Alagoas será oficialmente apresentado no dia 28 de outubro, data em que se celebra o Dia do Servidor Público.
O anúncio foi antecipado durante o lançamento do programa Alagoas Conectada, no Centro de Convenções de Maceió, em encontro com gestores e representantes da rede estadual de ensino.
Segundo o chefe do Executivo, o edital abrangerá diferentes áreas do serviço público, com ênfase na Educação, além de oportunidades em Saúde, Administração, Economia, Direito e Engenharia.
De acordo com o governador, a seleção integrará uma das maiores iniciativas de valorização do funcionalismo e de fortalecimento da gestão estadual, representando também investimento direto na qualificação da força de trabalho.
Ele destacou que profissionais como professores, enfermeiros, administradores e engenheiros deverão encontrar oportunidades na futura seleção.
A intenção já havia sido adiantada em agosto, quando o governo informou que trabalhava na estruturação do edital, projetado para ser o maior já realizado no estado.
No anúncio de 28 de outubro, a gestão estadual deverá detalhar o quantitativo de vagas, os cargos e os órgãos contemplados.
Ainda não há definição sobre o cronograma completo nem sobre a banca organizadora.
Concurso pode ter vagas na Educação e no Detran
Na área da Educação, o governo prepara um concurso para professores efetivos, com adesão à Prova Nacional Docente (PND), instrumento do Governo Federal.
O edital deverá trazer informações sobre etapas, critérios de classificação, prazos e demais exigências legais.
A PND poderá ser utilizada como avaliação única ou combinada com provas práticas e avaliação de títulos, conforme decisão do estado.
No Detran-AL, foi instituída uma comissão em maio para conduzir o planejamento do concurso, incluindo definição de cargos e vagas, elaboração do projeto básico e posterior contratação da banca.
Em 2022, houve solicitação de 60 vagas para analista e assistente de trânsito. O órgão não realiza concurso há mais de duas décadas.
Segurança Pública terá novos editais
O governo também confirmou que novas seleções na área da Segurança Pública estão previstas até 2026.
Os números de vagas e os cargos ainda serão detalhados. Recentemente, foram encaminhados pedidos para novas seleções na Polícia Militar e na Polícia Civil.
A Polícia Militar solicitou 1.060 vagas, distribuídas entre soldados e cadetes, enquanto a Polícia Civil requisitou autorização para seleção de agentes e escrivães.
Com o aval do governo, as corporações poderão iniciar os preparativos internos, como definição de cargos, vagas e etapas.
Com base em concursos anteriores no estado, é esperado um processo com etapas rigorosas, como:
- provas objetivas
- Teste de Aptidão Física (TAF)
- avaliações médica e psicológica
- investigação social
- exames toxicológicos


































