A Polícia Civil do Rio Grande do Sul vai abrir um novo concurso com 30 vagas para Delegado de Polícia. A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) foi contratada para organizar a seleção.
Segundo a proposta apresentada, estão previstas as seguintes etapas:
- Prova teórico-objetiva;
- Prova discursiva;
- Prova oral;
- Prova de títulos;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Avaliações psicológica e psiquiátrica.
As provas devem ocorrer em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
As provas objetivas seriam aplicadas em dois turnos, no mesmo domingo, com a seguinte divisão:
P1 (Língua Portuguesa)
- Língua Portuguesa: 40 questões.
P2 (demais disciplinas)
- Direito Penal: 20 questões;
- Direito Processual Penal: 20 questões;
- Direito Administrativo: 10 questões;
- Direito Constitucional: 10 questões;
- Direito Civil: 5 questões;
- Direitos Humanos e Criminologia: 5 questões;
- Medicina Legal Judiciária: 5 questões;
- Noções de Tecnologia Aplicável à Investigação Criminal: 5 questões.
Para a prova discursiva, a proposta prevê aplicação em dois dias consecutivos, com:
- Primeira parte: duas questões de Direito Penal, duas de Direito Administrativo, duas de Direito Processual Penal e duas de Direito Constitucional;
- Segunda parte: elaboração de uma peça profissional.
A prova oral deve abordar temas de Direito Penal e Direito Processual Penal.
No TAF, estão propostos os seguintes exercícios:
- Flexão abdominal;
- Flexão de braço na barra fixa (masculino) e isometria na barra (feminino);
- Impulso horizontal;
- Corrida de 12 minutos.
Concurso PC RS também terá 720 vagas para agentes
Além das vagas para delegado, há autorização para 720 oportunidades destinadas aos cargos de agente (escrivão e inspetor), distribuídas da seguinte forma:
- 360 vagas para inspetor de polícia;
- 360 vagas para escrivão de polícia.
Para ingresso nas carreiras é exigido nível superior completo.
A remuneração inicial prevista é de R$ 6.748,84, com possibilidade de evolução até R$ 14.724,74 ao longo da carreira.
A Fundatec também será responsável pelo concurso dos agentes.
Editais devem ser divulgados até setembro
Com a banca definida, os editais para delegados e agentes são esperados para breve, com estimativa de publicação em setembro. A Polícia Civil indicou que trabalha continuamente para recompor o efetivo, priorizando áreas mais demandadas.
Em comunicação oficial, a corporação sinalizou previsão de abertura com 720 vagas para agentes e 30 para delegados, destacando o compromisso com a reposição do quadro.
O governo estadual já estabeleceu um calendário de convocações para a Segurança Pública. No caso da Polícia Civil, as nomeações devem iniciar em fevereiro de 2026, com a seguinte previsão:
- Fevereiro de 2026: 160 inspetores, 180 escrivães e 30 delegados;
- Abril de 2026: mais 180 inspetores e 180 escrivães.
Último concurso para delegado ocorreu em 2017
O concurso anterior para Delegado foi realizado em 2017, com 100 vagas e organização da Fundatec. A seleção teve duas etapas: a primeira contou com provas de capacitação intelectual, TAF, sindicância da vida pregressa e atual, exames de saúde e avaliação psicológica; a segunda consistiu no curso de formação profissional.
A prova objetiva de Delegado cobrou conteúdos de:
- Língua Portuguesa;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Civil;
- Direitos Humanos;
- Medicina Legal Judiciária;
- Criminologia.
Para os cargos de escrivão e inspetor, o último concurso também ocorreu em 2017, com 1.200 vagas ofertadas.


































