Concurso PC AL pode ter vagas para agente e escrivão após parecer da Procuradoria-Geral

Concurso PC AL avança com chances para agente e escrivão
Quinta-feira, 18 de junho de 2026
Concurso PC AL pode ter vagas para agente e escrivão após parecer da Procuradoria-Geral

Mesmo com a discussão sobre a unificação de cargos na Polícia Civil de Alagoas, o próximo concurso pode ofertar oportunidades para agente e escrivão.

A indicação consta de parecer assinado pela procuradora-geral de Alagoas, Samya Suruagy do Amaral, publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, dia 18.

No documento, a chefe da Procuradoria-Geral não referendou um despacho jurídico anterior que condicionava a publicação do edital à unificação dos cargos para a criação da especialidade de oficial investigador de polícia civil.

Segundo a manifestação, o concurso, atualmente em estruturação, não deve ser travado por causa da tramitação legislativa sobre a unificação, devendo apenas observar a legislação vigente no momento da publicação do edital.

A unificação de cargos está prevista na Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, sancionada no fim de 2023, que orienta os estados a adequarem seus quadros às especialidades de oficial investigador de polícia, delegado e perito oficial criminal. A norma, porém, não estipulou prazo para a implementação das mudanças.

Organizadora cotada

Ainda sem definição oficial, o Cebraspe é apontado como possível banca, em razão de ter conduzido outras seleções recentes no estado, como as da Seplag, PM, Detran, Alagoas Previdência e Corpo de Bombeiros.

Autorizado em 2025, o concurso da Polícia Civil de Alagoas prevê 300 vagas para agente e escrivão, com exigência de nível superior em qualquer área. Com o parecer da procuradora-geral favorável à continuidade, a expectativa é avançar na escolha da organizadora e na publicação do edital.

Como foi o último concurso

O edital mais recente, divulgado em 2021 e organizado pelo Cebraspe, trouxe 500 vagas para agente e escrivão, com remuneração inicial de R$ 3.800.

Distribuição das oportunidades:

  • agente de polícia: 368 vagas;
  • escrivão de polícia: 126 vagas.

Etapas de seleção aplicadas na época incluíram:

  • provas objetivas e discursiva;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • prova prática de digitação;
  • avaliação médica;
  • avaliação psicológica;
  • entre outras fases de caráter eliminatório e classificatório.

Conteúdos cobrados nas provas objetivas:

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direitos Humanos;
  • Noções de Informática;
  • Atualidades (somente para a prova discursiva).

Conhecimentos Específicos

  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Legislação.
Compartilhe:
Aviso sobre o conteúdo
Esta notícia foi produzida com o auxílio de inteligência artificial e pode conter erros, imprecisões ou inconsistências.
Recomendamos sempre consultar os editais e fontes oficiais antes de tomar qualquer decisão relacionada aos concursos mencionados.