Os preparativos para um novo concurso público em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, começam a avançar. O processo de organização da seleção está previsto para acelerar no segundo semestre, com expectativa de que o certame aconteça em 2026.
Em uma reunião realizada no início de junho com representantes dos servidores municipais, o prefeito afirmou que vai se reunir novamente com a categoria em agosto, para debater a quantidade de vagas e as áreas que devem ser contempladas pelo concurso.
"O prefeito se comprometeu a nos chamar até agosto para iniciarmos uma nova conversa sobre a realização do concurso em 2026. Ainda não foi informado o número de vagas, por isso teremos esse novo encontro para discutir as quantidades", afirmou o presidente do sindicato dos servidores.
Até o momento, a Prefeitura de Teresópolis ainda não respondeu oficialmente sobre os prazos para o andamento do concurso.
Novo edital deve abranger a área da Saúde
Embora ainda não haja confirmação sobre todos os setores que farão parte do próximo concurso em Teresópolis, há uma forte expectativa de que a área da Saúde esteja incluída. Desde fevereiro de 2024, foram discutidas novas oportunidades nesse setor, junto ao envio do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Secretaria Municipal de Saúde.
Esse plano prevê a criação de 844 novas vagas na Saúde, além da exclusão de 544 vagas não utilizadas no antigo plano e a substituição de 469 contratos temporários por efetivos.
Último concurso de Teresópolis ocorreu em 2020 e 2021
A seleção pública anterior da Prefeitura de Teresópolis foi realizada entre 2020 e 2021, com foco na Secretaria Municipal de Educação. Naquele período, foram oferecidas 301 vagas para o cargo de professor, além da formação de cadastro de reserva.
Para candidatos com ensino médio na modalidade Normal ou formação em Pedagogia, foram ofertadas 219 vagas imediatas para professor II, das quais 208 foram para ampla concorrência e 11 para pessoas com deficiência.
O salário para a função naquele ano era de R$ 1.814,85 para uma jornada de trabalho de 22 horas semanais.
No nível superior, foram abertas 82 oportunidades para professor I, exigindo licenciatura plena em disciplinas específicas, sendo elas:
- Português (21 vagas)
- Matemática (18)
- Geografia (5)
- Ciências (11)
- História (7)
- Inglês (4)
- Educação Física (13)
- Educação Artística (3)
Para o cargo de professor I, a carga horária foi de 16 horas semanais, com remuneração inicial de R$ 2.572,40, conforme edital da época.
O processo seletivo anterior contou com provas objetivas de conhecimentos em Língua Portuguesa, Fundamentos da Educação e conteúdos específicos de cada área. Também houve avaliação de títulos.
O Instituto AOCP foi responsável por toda a organização e aplicação do concurso passado.


































