O edital da Polícia Penal da Paraíba está previsto para ser publicado até dezembro de 2025. A seleção será organizada pelo Idecan, conforme informou o secretário de Administração, Tibério Limeira.
Segundo o secretário, o cronograma ainda depende da aprovação da revisão da Lei Orgânica da Polícia Penal estadual na Assembleia Legislativa, etapa necessária para definir regras e quantitativos.
Há necessidade de reforço do efetivo, especialmente por conta do novo presídio de Gurinhém. Para essa unidade, a estimativa de necessidade gira entre 700 e 900 policiais penais, número que só será confirmado após a atualização da lei.
Concurso pode ofertar mil vagas
O secretário de Administração Penitenciária, João Alves, apontou a possibilidade de a seleção oferecer cerca de mil vagas para policiais penais, sendo aproximadamente 500 para provimento imediato e o restante para cadastro de reserva. A configuração final depende da nova Lei Orgânica e do anúncio oficial do governo.
Atualmente, o cargo exige nível superior completo em qualquer área, sem limite de idade para participação.
A remuneração inicial é de R$ 4.670,32, podendo alcançar R$ 7.985,90 ao longo da carreira.
Último concurso foi em 2008
O concurso anterior, quando o cargo ainda era denominado agente de segurança penitenciária, ocorreu em 2008 e ofertou 2 mil vagas. As etapas incluíram prova objetiva, avaliação psicológica e curso de formação.
Na prova objetiva, caíram conteúdos de Língua Portuguesa (20 questões), Atualidades (15) e Legislação Específica, como a Lei de Execução Penal, a Lei Estadual nº 5.022/1988, o Decreto nº 12.832/1988 e a Resolução nº 001/CECP/07. A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).


































