A seleção de uma empresa organizadora para o próximo concurso da Câmara Municipal de Goiânia está cada vez mais próxima. Isso porque a contratação está agora prevista no Plano de Contratações Anual de 2025.
Andamento do processo para escolha da banca
Segundo informações administrativas da própria Câmara, a necessidade de formalizar o vínculo com uma banca organizadora era um dos últimos requisitos para que o certame pudesse avançar. O orçamento relacionado ao processo já estava reservado desde 2024.
Anteriormente, a contratação da banca não foi realizada em virtude de problemas e irregularidades detectadas durante o andamento do processo, conforme apontamento do setor financeiro da Casa Legislativa.
Após ajustes nos trâmites internos, o concurso está conseguindo avançar, tendo foco na ampliação do quadro de servidores administrativos da Câmara Municipal.
Instituições demonstraram interesse em organizar o concurso
No mês de abril, foi registrado que onze instituições enviaram propostas para organizar o certame, e o Instituto Verbena/UFG apresentou a melhor dentre elas. No entanto, até o momento, ainda não houve confirmação oficial sobre a contratação desse instituto.
Com a formalização da previsão no Plano de Contratações, espera-se que a definição da organizadora ocorra em breve.
Possibilidade de aumento de vagas
Inicialmente, a previsão era de 54 vagas, mas a comissão responsável recomendou que todas as posições atualmente desocupadas e aquelas que devem se abrir em função de futuras aposentadorias também sejam incluídas no edital, aumentando o total para 62 oportunidades.
As oportunidades, conforme proposta mais recente da comissão, estão distribuídas da seguinte forma:
Vagas de nível médio/técnico
- Agente Administrativo: 9 vagas
- Agente de Manutenção: 1 vaga
- Agente de Segurança do Plenário: 2 vagas
- Agente para Assuntos Legislativos: 1 vaga
- Atendente de Recepção e Cerimonial: 4 vagas
- Editor de Vídeo: 3 vagas
- Fotógrafo: 1 vaga
- Motorista: 2 vagas
- Operador de Áudio e Vídeo: 1 vaga
- Operador de Switcher: 2 vagas
- Cinegrafista: 4 vagas
- Operador de Caracteres: 2 vagas
- Técnico em Eletroeletrônica: 2 vagas
- Técnico em Iluminação: 2 vagas
- Técnico em Telecomunicação: 2 vagas
Vagas de nível superior
- Analista de Comunicação: 1 vaga
- Assistente Social: 1 vaga
- Psicólogo: 1 vaga
- Contador: 2 vagas
- Analista de Sistemas: 6 vagas
- Analista Técnico Legislativo: 2 vagas
- Economista: 1 vaga
- Médico do Trabalho: 2 vagas
- Revisor de Texto: 1 vaga
- Tradutor e Intérprete de Libras: 2 vagas
- Cerimonialista: 1 vaga
- Analista de Suporte de Rede e de Sistemas: 1 vaga
- Arquivista: 2 vagas
- Designer Gráfico e Animação: 1 vaga
De acordo com o último levantamento, os salários iniciais previstos são de R$ 6.015,33 para cargos de nível médio e R$ 9.254,36 para funções de nível superior.
Sobre o concurso anterior da Câmara de Goiânia
A edição anterior do concurso foi realizada em 2018 e ofertou 121 vagas no total, sendo 75 para contratação imediata e 46 para formação de cadastro de reserva.
As vagas daquela edição contemplaram cargos de assistente técnico legislativo (nível médio e técnico), assessor técnico legislativo e procurador jurídico (nível superior), com atuação em diferentes áreas como:
- Nível médio: agente administrativo; agente de segurança do plenário; editor de vídeo (com experiência); e operador de switcher (com experiência)
- Nível médio/técnico: fotógrafo; técnico em segurança do trabalho
- Nível superior: procurador jurídico legislativo; administrador; analista de sistemas; assessor geral; assistente social; biblioteconomista; cerimonialista; contador; designer gráfico; economista; educador físico; enfermeiro do trabalho; médico do trabalho; revisor de texto; secretário executivo; tradutor e intérprete de Libras; web designer
A seleção foi conduzida pelo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (UFG), e os participantes enfrentaram provas objetivas com questões de múltipla escolha em Conhecimentos Básicos e Específicos.
Além das provas escritas, alguns cargos exigiram também avaliações práticas, como editor de vídeo, fotógrafo, operador de switcher e tradutor e intérprete de Libras. Para os concorrentes ao cargo de designer gráfico, foi solicitada apresentação de portfólio.
Posteriormente, foi necessário lançar um edital complementar, após revisão relacionada à reserva de vagas para pessoas com deficiência, passando a ofertar dez vagas exclusivas para esse público.
O novo concurso da Câmara de Goiânia segue no aguardo da definição da banca organizadora e deve trazer novidades em breve.


































