O novo concurso da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural avançou com a escolha da organizadora. O Instituto Exata será responsável pela seleção, definida por meio de pregão eletrônico realizado em agosto.
Estão previstas oportunidades para os cargos de assistente e analista, de níveis médio e superior, respectivamente. A proposta inicial contempla 50 vagas imediatas, com especialidades a serem divulgadas no edital.
Além das vagas imediatas, haverá formação de cadastro de reserva, permitindo convocações adicionais conforme a necessidade.
Com a aprovação do novo organograma e a implementação de projetos, a projeção é de que o quadro de pessoal alcance cerca de 150 colaboradores.
O edital deverá prever provas objetivas e ou discursivas, com conteúdos específicos de acordo com o cargo escolhido.
A Anater é um órgão federal vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com foco em assistência técnica e extensão rural em todo o país.
Veja o que é e o que faz a Anater
Criada pela Lei nº 12.897/2013, a agência atua na integração entre União, estados e municípios para fortalecer a produção rural sustentável, com ênfase na inclusão social e produtiva de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais.
Entre suas atribuições, destacam-se:
- promover ações de assistência técnica e extensão rural em âmbito nacional;
- qualificar o serviço prestado ao produtor rural;
- estimular a inovação tecnológica no campo;
- coordenar e executar programas de capacitação;
- apoiar a formulação e a execução de políticas públicas para o setor.
Embora seja uma agência federal, a Anater não exerce função regulatória. É classificada como agência executiva, com perfil operacional e de fomento, atuando diretamente na implementação de políticas públicas.
A expectativa é de que o novo concurso reforce a estrutura de pessoal para dar suporte às metas e iniciativas em expansão, especialmente voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.





































