O Diário Oficial do Estado, de 11 de setembro, publicou a autorização para contratar o Cebraspe como responsável pela organização do novo concurso administrativo da Polícia Civil de Minas Gerais.
Com a banca definida, os próximos passos são a assinatura do contrato e, em seguida, a divulgação do edital.
A seleção para a área administrativa da PCMG terá 104 vagas para o cargo de técnico assistente.
As especialidades que serão contempladas no edital ainda não foram informadas. Atualmente, o cargo abrange as seguintes áreas:
- apoio administrativo;
- auxiliar de perícia;
- auxiliar de dentista;
- auxiliar de mecânica; e
- técnico em segurança do trabalho.
No concurso de 2022, o vencimento básico do técnico assistente era de R$ 1.729,10, para jornada de 40 horas semanais.
Como foi o último concurso administrativo da PCMG?
Em 2022, a Polícia Civil de Minas Gerais promoveu concurso para a área administrativa com 165 vagas, sendo 114 para técnico assistente e 51 para analista.
Os cargos têm atribuições administrativas e não envolvem atividades típicas de investigação ou funções de Polícia Judiciária.
A distribuição das vagas de técnico assistente foi a seguinte:
- Apoio administrativo: 59
- Auxiliar de perícia: 40
- Auxiliar de dentista: 10
- Auxiliar de mecânica: 3
- Técnico em segurança do trabalho: 2
Requisitos: para apoio administrativo e auxiliar de perícia, exigiu-se ensino médio completo ou formação técnica de nível médio. Para auxiliar de dentista, auxiliar de mecânica e técnico em segurança do trabalho, foi requerida formação técnica específica.
O certame, organizado pela Fumarc, teve etapa única com provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Para técnico assistente, a avaliação contou com 60 questões, distribuídas em:
- Língua Portuguesa: 20
- Direitos Humanos: 10
- Legislação específica (Lei Orgânica da PCMG Lei Estadual 5.406/1969 e Lei Complementar 129/2013, com atualizações): 10
- Noções de Informática: 10
- Conteúdos específicos de cada área: 10


































