Marinha do Brasil retifica Concurso Público para Comando de Fuzileiros Navais

Novas atualizações incluem mudanças na distribuição de vagas do certame; veja como fica
Segunda-feira, 26 de outubro de 2020 às 11h16
Marinha do Brasil retifica Concurso Público para Comando de Fuzileiros Navais

O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN), da Marinha do Brasil, divulgou uma nova retificação do Concurso Público destinado à admissão de 960 profissionais para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais.

De acordo com o documento (retificação II), houve atualização na distribuição de vagas entre duas organizações militares, que passam a constar da seguinte forma: 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas - Manaus - AM (80); Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal - RN (54). Demais informações podem ser consultadas no documento oficial, disponível em nosso site.

Segundo o documento divulgado anteriormente (comunicado III), o exame de escolaridade (EE), anteriormente suspenso (comunicado II) em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), agora está previsto para ser realizado no dia 27 de outubro de 2020.

De acordo com outra publicação (retificação I), foram determinadas instruções para realização das provas escritas. A etapa está prevista para ser aplicada na mesma data do exame de escolaridade, 27 de outubro de 2020, com início às 10h e terá duração de três horas

Vale ressaltar que conforme consta em documento anterior, um novo calendário de datas deve ser divulgado em momento oportuno, enquanto isso, os candidatos podem tirar dúvidas por meio de ligação para o Posto de Recrutamento (número especificado no edital), bem como pelo endereço de e-mail cpesfn.concurso@marinha.mil.br.

O Concurso

É importante destacar que para que possam participar do certame, é necessário que os interessados sejam do sexo masculino, tenham 18 anos completos e menos de 22 anos, altura mínima de 1,54 e máxima de 2 metros; Ensino Médio completo e outros requisitos especificados no edital.

Após o curso de formação ser concluído com aproveitamento, o Aprendiz-Fuzileiro Naval será nomeado a Soldado Fuzileiro Naval (SD-FN) e cumprirá Estágio Inicial de 12 meses e então, só assim, passará a atuar na carreira naval do Serviço Ativo da Marinha.

Este edital visa o atendimento das vagas abaixo discriminadas, distribuídas de acordo com os seguintes locais de realização do Estágio Inicial:

  • 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas - Manaus - AM (80);
  • 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas - Belém - PA (37);
  • 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas - Ladário - MS (33);
  • Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (BtlDefNBQR) - Aramar (14);
  • Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal - RN (54);
  • Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande - RS (50);
  • Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador - BA (44);
  • Unidades da MB em Brasília - DF (79);
  • Unidades da MB no Rio de Janeiro (569).

Interessados puderam se inscrever a partir das 8h do dia 19 de fevereiro de 2020 até o dia 20 de março de 2020 (horário de Brasília - DF), exclusivamente via internet, no endereço eletrônico da Marinha do Brasil. Também havia postos de inscrição nas localidades de Marataízes - ES e Rio Novo - MG, de 17 a 19 de março de 2020. O valor da taxa a ser paga foi de R$ 25,00.

Vale ressaltar que houve isenção do valor da taxa de inscrição para os candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional; bem como para os candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Para selecionar os candidatos, será realizado Exame de Escolaridade, de caráter eliminatório e classificatório; Verificação de Dados Biográficos; Inspeção de Saúde; Avaliação Psicológica; Teste de Aptidão Física de Ingresso; Verificação de Documentos; e Procedimento de Heteroidentificação (PH) complementar à autodeclaração para os candidatos negros autodeclarados pretos ou pardos, todas as etapas terão caráter eliminatório.

Jornalista: Jady Eduarda Alves
Compartilhe: